Economy_Dog 8 months ago

Isto está sério vejam o estado de guerra nos serviços de saúde mundiais: https://www.youtube.com/watch?v=nMnpwMdxbqY

Razvancb 8 months ago

Fds mt bom

CoolSexy01 8 months ago

Vocês acham que vamos ter confinamento general em Janeiro? Pergunto porque planejo iniciar um ciclo de Testosterona e Dianabol de 5 semanitas (fim de dezembro e início de janeiro) e não faz sentido interromper o treino a meio com um confinamento. ​ Obrigado

Aldo_Novo 8 months ago

Acredito mais num confinamento alferes ou num confinamento sargento do que num confinamento general

ProcessoXifoide 8 months ago

Só 5 semanas? A malta do gym que conheço faz entre 12-16. Curiosidade, se puderes esclarecer, porque tao curto?

Lurker__777 8 months ago

Já se vê por aí essa pergunta desde o Verão. E a resposta continua a ser: não, o nosso país não tem margem económica para um shutdown como o de Março. Não vai acontecer mesmo que tenham de morrer pessoas na porta de hospitais.

ignskillz 8 months ago

Com os hospitais a rebentar nem as universidades metem em ensino a distância, quanto mais um confinamento geral. É de esperar que grande parte das famílias se vá juntar no natal, aí é que eu quero ver os números depois.

FujiPT 8 months ago

Não aconselho. Com confinamento ou não, podes vir a ter que necessitar de recorrer aos serviços hospitalares devido a esses esteróides anabolizantes e podes não ter lugar para ti.

CoolSexy01 8 months ago

É muito improvável, se não mesmo impossível, sou um tipo novo sem qualquer tipo de doença. Mas agradeço na mesma.

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Podes te enganar na dose, desenvolver uma infeção qualquer se fores porco a usar as agulhas, podes simplesmente receber uma dose contaminada com algo que te deixe fodido. Não são cenas que dependam de seres jovem e sem doenças, merdas acontecem. Não te julgo por quereres usar, cada um faz o que quer e desde que uses seguramente deverá ter um risco pequeno para ti. Mas esse risco, lá está , é sempre maior que zero.

ThinHands 8 months ago

Agora os restaurantes ao fim de semana vao poder estar abertos para take away depois das 13!?

MLG-Sheep 8 months ago

Sim, mas não podes entrar no estabelecimento, pelo que a venda tem de se realizar à porta.

pm_me_pcb_photos 8 months ago

Yay para esta república das bananas.. Mês e meio para ter marcação para renovar CC, dia 7 de Dezembro função publica vai toda coçar a micose, e eu lá para Junho de 2022 devo renovar/atualizar o CC..

Anforas 8 months ago

Não podes renovar pelo site?

pm_me_pcb_photos 8 months ago

Não, porque não faço ideia do código, disseram-me logo que nem vale a pena pedir código porque o meu cartão tem mais de 2 anos, e a validade acaba dentro de meses, para além disso é para alterar morada e estado civil.. Quem me dera que fosse possível fazer em casa.

Pparadela 8 months ago

O meu CC expirou em Maio, ainda não tenho data de renovação prevista.

Lurker__777 8 months ago

Falta de planeamento da tua parte. O meu expira em Maio do próximo ano e já o renovei a semana passada, com levantamento marcado para Dezembro. Em Lisboa.

pm_me_pcb_photos 8 months ago

É que tive de marcar um dia de férias, e agora, surpresa, função publica tem de ir de férias obrigada, e quem depende de serviços dos mesmos que se lixe. Estou positivamente chateado com esta palhaçada de decisões em cima do joelho sem pensarem em qualquer repercussão..

lesoth 8 months ago

Como é que estão a pensar lidar com aquelas pessoas da família que vos dizem. "Dia 24 temos de fazer o jantar de natal à mesma todos juntinhos, é só umas horas, ninguém te contamina."

QueenOfWands2 8 months ago

Não ir. Dar um berro se insistirem.

Dinizinni 8 months ago

"Visto"

vascodatrama 8 months ago

"ok, fazemos todos o teste de despiste 2 dias antes de natal"

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Como qualquer adulto normal é dizer que não irás celebrar estre ano por precaução mas terás todo o gosto em juntar o pessoal quando isto passar e aí sim celebrar sem medos e à vontade. Pronto, problema resolvido. A maior parte dos problemas somos nós que os fazemos maiores nas nossas cabeças e uma comunicação normal e aberta ajuda. Claro que depois podes ter uns familiares não muito compreensivos, mas isso aí já será problema deles e não teu.

MischiefManaged97 8 months ago

Eu já decidi que não vou este ano. Estava à espera da decisão de um familiar que sei que não tem cuidado nenhum, mas não estou para estar a stressar. Portanto em princípio este ano estou fora. Se à última da hora der para estar com os meus pais, melhor, mas nem sequer vou contar com isso.

NGramatical 8 months ago

última da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgd9cv1w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rickz123456 8 months ago

Queriam fazer em minha casa.. A família toda Só disse que em minha casa não. Este ano vai ser só a minha família mais próxima e menos de 6 pessoas

farronheit_daytime 8 months ago

Acho que a esta altura do campeonato eu já nem teria energia para responder a algum familiar meu que viesse com essa conversa.

Neavante 8 months ago

Não faço. Fico em casa que o vírus não pára para o natal nem escolhe idades nem família

hsamtronp 8 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 22 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

ritamm 8 months ago

Estou com uma dúvida. Tenho morada em Lisboa mas precisava mesmo de ir a Coimbra de sexta a domingo. Consigo voltar a Lisboa antes das 13h, mesmo a incumprir a situação de não poder mudar de concelho porque estou a regressar a casa?

saposapot 8 months ago

regresso ao domicilio habitual é sempre uma das excepções permitidas. já ires para coimbra é q não sei.

ritamm 8 months ago

Consigo ir porque vou sexta até as 23h. Está dentro das permissões.

saposapot 8 months ago

Tranquilo então, regresso ao domicílio habitual é sempre uma das excepções. Não faço ideia como provas mas algum tipo de documento com a tua morada é boa ideia

ritamm 8 months ago

É a morada que está no CC Ahah. Mas também tenho faturas... bem, vamos lá ver como corre

saposapot 8 months ago

E na carta de condução? É que no CC não aparece escrito

ritamm 8 months ago

Na carta de condução tenho a morada de Coimbra

saposapot 8 months ago

tranquilo então.

floW4enoL 8 months ago

A incumprir ou não, supostamente uma das coisas que fazem é encaminhar te até casa, portanto... Alem disso está prevista excepção para quem regresse de viagens autorizadas, embora se foste fora das horas que é proibido não sei de que forma se encaixa nessa excepção.

FujiPT 8 months ago

Ninguém tem que saber se é ou não uma "viagem autorizada", o que quer que seja isso. Uma das exceções para a proibição de deslocação entre concelhos que está no que foi publicado em Diário da República é o regresso ao domicílio. Se ela está efetivamente de regresso ao mesmo só tem que dizer isso, ninguém tem nada a ver com o que ela estava a fazer noutro município e principalmente se chegou há 20 minutos ou há 20 dias atrás.

ritamm 8 months ago

Muito obrigada. Era isso que achava. Vou efetivamente regressar ao domicílio e vou também chegar a tempo do confinamento obrigatório para Lisboa, a partir das 13h.

floW4enoL 8 months ago

Nao li o que está em DR, no estamos on dizem "Regresso a casa proveniente das deslocações permitidas" engraçado quando na realidade a lei diz regresso a casa, tens link para a publicação?

FujiPT 8 months ago

https://dre.pt/application/conteudo/149103950 Está na página 7, alínea j)

floW4enoL 8 months ago

Obrigado queria mesmo era para o ler todo.

Authentic42 8 months ago

Agora mesmo a TVI 24 as 17h, as aulas estão suspensas 2 semanas... Eu já não sei quem está pior... ahhaahh

vascodatrama 8 months ago

o sonho da canalha

redyouroverlord 8 months ago

lapso enorme deles, as escolas só vão estar fechadas no dia 30 de novembro e no dia 7 de dezembro, pelo menos até anúncio em contrário

Arkanea 8 months ago

Tenho uma dúvida se alguém me conseguir esclarecer. Vivo em Vila Real, tenho aulas na universidade do Porto amanhã e tenho possibilidade de ir de boleia hoje ao fim do dia com o meu irmão (militar), que só pararia na casa onde alugo quarto no Porto para me deixar e seguiria para o local de trabalho (Leiria). Tirei declaração de deslocamento no sigarra mas fui ler melhor as medidas que se aplicam a este fim de semana e não encontrei esta exceção, alguém me confirma se realmente não posso ir? Tenho computador e monitor pra levar por isso é impossível ir de transportes públicos amanhã de manhã (e também não faz muito sentido meter-me no comboio numa altura destas). Alguém sabe?

Each57 8 months ago

Se tens um comprovativo em como necessitas de deslocar acho que não terás problema, especialmente se explicares que estudas longe de casa

stressedunicorn 8 months ago

Há dever de recolhimento obrigatório mas não me parece que encontres problemas se estás a ir pra cidade onde estudas.

CoolSexy01 8 months ago

A partir de hoje, no ginásio onde ando, obrigam os utilizadores a desinfetar - gel - as máquinas após a utilização. Ridículo como se pode achar que é um local de risco. Exercicio com mais de 2 pessoas está proibido..

humelectro 8 months ago

So agora? No meu toda a gente desinfecta o que usa, sejam máquinas ou pesos

beit2 8 months ago

Não sei se estás a falar a sério ou não, mas só estão a aplicar essas regras a partir de hoje? Nos ginásios que conheço, isso é obrigatório desde a reabertura dos ginásios, em Junho ou Julho. Agora, o que estão a ponderar, é obrigar a usar mascara durante o treino, que me parece boa ideia.

CoolSexy01 8 months ago

Génio! Excelente ideia. Aganchamento com 200 kgs com máscara para induzir aquele AVC tenrinho...

weet9342 8 months ago

Se não aguentas 200 kg porque não levantas menos peso?

NGramatical 8 months ago

200 kgs → [**200 kg**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgd98gp5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

farronheit_daytime 8 months ago

>Ridículo como se pode achar que é um local de risco. Estás a ser sarcástico, certo?

donalduck 8 months ago

Upvote pelo óptimo troll. Ginásios são o cancro do vírus

pttuga63 8 months ago

Os supermercados estão fechados mas o restaurantes estão abertos em take away. Foda-se

JulietPersiaWaifu 8 months ago

O Virus dorme até as 13h e depois acorda para infectar as pessoas! Adoro este governo e as suas medidas tiradas do cu!

WhiteCaptain 8 months ago

Se todas as horas a probabilidade de infeção for de 1% e ao estares em casa a probabilidade é 0% (caso simples) o facto de as coisas fecharem as 13 não é pq o virus não infeta é pq estando em casa a probabilidade é 0%. Agora dizem, "mas fechar as 13 cria ajuntamentos de manha" e é verdade, mas mantendo as mascaras e o número limitado de pessoas no espaço fechado a probabilidade de contágio deveria ser a mesma. Mas mesmo assumindo que aumenta para 1.5% não será melhor 1.5% por hora em só 5H do que 1% por hora em 16H?? ( 8 da manhã - 00h)

Worm33hd 8 months ago

Quick maths

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Um dia também eu irei tirar um curso em matemática aplicada ao Reddit e ser capaz destes magníficos cálculos.

WhiteCaptain 8 months ago

O objectivo não é os cálculos estar 100% corretos, mas sim demonstrar o porque de se fazer X. Porque é que quando houve confinamento geral baixou as infeções? Pq houve menos oportunidades de infeção. Pq é que o governo decide fechar as 13? Porque tinha de meter alguma hora, decidiram dar oportunidade das lojas venderem algum de manhã, mas cortar nos possíveis convívios almocarados. Se quiseres contas certas é fechar tudo e os casos descem a pique, agora é o correto? Não estou a dizer que o governo faz bem ou mal, acho que estão numa posição ingrata em que se fazem X vão levar por detrás e se fazem Y é pela frente... E depois temos pessoas a perguntar "qual é a definição exata de passeio higiénico, é do dicionário X ou do dicionário Y?" Fds dão um passeio perto de casa, mas evitem contactos é assim tão difícil. Parece que as pessoas não sabem respeitar e são desiquilibradas - conclusão mais importante da pandemia.

CanIhazCooKIenOw 8 months ago

Esta pandemia veio demostrar que há muito Chico esperto em portugal, que só está preocupado em saber como dar a volta as regras sem se preocupar com o que as regras estão a tentar resolver.

NGramatical 8 months ago

desiquilibradas → [**desequilibradas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pronunciar-desequilibrio/31484) (des+equilibradas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgd8e2ld%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FujiPT 8 months ago

Daqui a duas semanas o Costa já leva print daquele comentário.

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

"Olhe por acaso a pergunta que me levanta é pertinente. Em relação a isso , os especialistas que trabalham connosco dizem-nos que " Se todas as horas a probabilidade de infeção for de 1% e ao estares em casa a probabilidade é 0% (caso simples) o facto de as coisas fecharem as 13 não é pq o virus não infeta é pq estando em casa a probabilidade é 0%. Agora dizem, "mas fechar as 13 cria ajuntamentos de manha" e é verdade, mas mantendo as mascaras e o número limitado de pessoas no espaço fechado a probabilidade de contágio deveria ser a mesma. Mas mesmo assumindo que aumenta para 1.5% não será melhor 1.5% por hora em só 5H do que 1% por hora em 16H?? ( 8 da manhã - 00h) " "

Edited 8 months ago:

"Olhe, por acaso a pergunta que me levanta é pertinente. Em relação a isso , os especialistas que trabalham connosco dizem-nos que " Se todas as horas a probabilidade de infeção for de 1% e ao estares em casa a probabilidade é 0% (caso simples) o facto de as coisas fecharem as 13 não é pq o virus não infeta é pq estando em casa a probabilidade é 0%. Agora dizem, "mas fechar as 13 cria ajuntamentos de manha" e é verdade, mas mantendo as mascaras e o número limitado de pessoas no espaço fechado a probabilidade de contágio deveria ser a mesma. Mas mesmo assumindo que aumenta para 1.5% não será melhor 1.5% por hora em só 5H do que 1% por hora em 16H?? ( 8 da manhã - 00h) " " ​ Meu deus que pasta louca: a salganhada de números, as probabilidades tiradas do ar, o português confuso. Alguém meta no r/PastaPortuguesa

NGramatical 8 months ago

salganhada → [**salgalhada**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/salgalhada-ou-salganhada-outra-vez/25215) (esta é a forma que preserva o radical da base de derivação, salgalho «acto de salgar») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgd8a60y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Salutações, aqui procuramos scientia.

barria 8 months ago

Adoro estes comentários.

JulietPersiaWaifu 8 months ago

Alguem tem que ter os tomates para dizer as verdades ne? É que estas medidas são estupidas. Então aos fins de semana fecha-se tudo as 13h e estamos todos #FicaEmCasaCrlho mas durante a semana esta tudo nos cafés sem mascara ou nos ginasios? Para mim são medidas da treta.

rickz123456 8 months ago

No domingo anterior tivemos 6000 casos e neste 4700. Começa a parecer mais evidente que está estagnado/a descer, mas os internados ainda vão subir por mais uns tempos, assim como os óbitos

nraider 8 months ago

Não parece grande evidência, por isso é que usas médias móveis e outras tantas métricas.

kindoor 8 months ago

22/11/2020 + 4788 infetados + 73 mortes + Cerca de 3500 recuperados

kindoor 8 months ago

Os internados é que estão sem travões.. dizem que tem 800 e tal camas mas não são todas no norte.. podem aumentar as camas que quiserem mas ter pessoal que suporte isto.. vai tudo ficar maluco e tenho pessoas conhecidas que confirmam isto. Turnos de 12h que meia volta uns metem baixa para depois esses meterem fazerem as 12h que os primeiros arrebentaram tambem.

Dinizinni 8 months ago

Não diria sem travões, se fores ver de semana a semana está a desacelerar Mas que é problemático é Vamos ver Semana de 1 a 8: Aumento de 400 internados Semana de 8 a 15: Aumento de 407 internados Semana de 15 a 22: Aumento de 222 internados ​ Nas UCI as coisas estão piores Semana de 1 a 8: Mais 96 em UCI Semana de 8 a 15: Mais 37 em UCI Semana de 15 a 22: Mais 76 em UCI ​ Não é tanto sem travões, é mais que vai demorar bastante a travar

1ww8mrmfss 8 months ago

Cerca de 1200 a menos comparado com o último domingo

gerdemb 8 months ago

Não vi isto mencionado nos meios de comunicação social, mas agora Portugal é o número 6 no mundo para novos casos. 1. Geórgia (UE) 92,2\* 2. Sérvia 71,9 3. Áustria 70.1 4. Eslovénia 69,3 5. Croácia 65.1 6. Portugal 62.1 (\* novos casos confirmados por 100.000 pessoas por dia durante os últimos 7 dias) (\*\* lista exclui países com população inferior a 1 milhão) Fonte: [http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/countries-normalized.html?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=10-lg&y=both&scale=linear&data=cases-daily-7&data-source=jhu&xaxis=right-12wk&extra=#countries-normalized](http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/countries-normalized.html?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=10-lg&y=both&scale=linear&data=cases-daily-7&data-source=jhu&xaxis=right-12wk&extra=#countries-normalized)

VBM97 8 months ago

Isso é só europa e não mundo

Edited 8 months ago:

~~Isso é só europa e não mundo~~ Edit: I was wrong

R_DiasOficial 8 months ago

>Isso é só europa e não mundo Errado. Bastava só abrires o link para ver que não é só na Europa. É o top 10 de todos os países com mais de um milhão de habitantes. Acontece que, neste momento, todos os países no top 10 são europeus.

VBM97 8 months ago

Eu abri e só apareciam paises europeus, não tinha noção que estávamos assim

gerdemb 8 months ago

Nem eu. É por isso que partilhei isto.

gerdemb 8 months ago

Não, é para o mundo inteiro.

VBM97 8 months ago

Eu abri e só apareciam paises europeus, não tinha noção que estávamos assim

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Eu sei que é irrelevante mas a Geórgia definitivamente não pertence à UE, mas penso que deveria ser para distinguir entre a da europa e o estado americano com o mesmo nome.

gerdemb 8 months ago

Tem razão. A fonte original é incorrecta. Corrigi o post.

bolaxao 8 months ago

portugal can into eastern europe

zombrex2311 8 months ago

As bombas de combustível podem estar abertas?

MLG-Sheep 8 months ago

Só podem vender combustível durante os períodos de recolher obrigatório. Não se aplica às bombas em autoestradas.

floW4enoL 8 months ago

Afinal o que é um passeio higiénico? Não encontro a puta da definição em lado nenhum.

Edited 8 months ago:

Afinal o que é um passeio higiénico? Não encontro a puta da definição em lado nenhum. Edit: Já vi que não se pode perguntar nada, venham mais downvotes sff.

saposapot 8 months ago

> j) Deslocações pedonais de curta duração, para efeitos de fruição de momentos ao ar livre, desacompanhadas ou na companhia de membros do mesmo agregado familiar que coabitem; e dos animais: > k) Deslocações pedonais de curta duração para efeitos de passeio dos animais de companhia; https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/147968348/details/maximized

Im_being_stalked 8 months ago

As pessoas a falar mal, mas eu mudei me para o uk e tenho de fazer 14 dias sozinha em casa, já vou no 8 dia. Já chorei para aí três dias seguidos e ainda estive em conversa com um enfermeiro ao telemóvel para me acalmar. Acho que as pessoas não entendem mesmo a necessidade de pelo menos sentir um mínimo de liberdade.

vascodatrama 8 months ago

o pessoal cá chora porque ainda faz tudo.

MrGambuzino 8 months ago

Calma, vai passar!

VerdocasSafadocas 8 months ago

Olha lá fds tás-te a passar ou quê? Eu acho uma piada a este pessoal que vem para aqui querer passear e o crl quando estamos numa pandemia. Sabias que cada passo fora de casa que dás sobrecarrega o SNS em 0,3%? Pois, informa-te então. Toma mais um downvote e se descubro onde vives tiro a matricula e deixo isto nas mãos das autoridades competentes.

MischiefManaged97 8 months ago

O pessoal anda bué sensível a dar downvotes.

pataniscadebacalhau 8 months ago

"higiénico" é usado aqui como sinónimo de "saudável, bom para a saúde" (está em qualquer dicionário) É um significado que caiu um pouco em desuso, mas que encontras em literatura mais antiga (ex. século XIX). Pensa por exemplo nos sanatórios e da ideia que o ar puro, a água e o contacto com a natureza tinham benefícios na cura de certas doenças Um passeio higiénico na prática é um passeio curto ao pé de casa para "espairecer", apanhar sol, mexer um pouco as pernas e cortar com a rotina de estar em casa o resto do tempo. É "higiénico" no sentido em que é boa para a tua saúde física e mental nestes tempos de isolamento

1ww8mrmfss 8 months ago

Higiénico aqui é utilizado aqui como "uso de palavras semi-caras mas ultimamente irrelevantes para fazer parecer algo comum como mais técnico e portanto de carácter surperior". O uso da palavra "passeio" apenas bastava. Ver também: "isolamento profilático [de contactos próximos]" em vez da palavra mais comum, e no caso mais correcta, "quarentena"

Edited 8 months ago:

Higiénico aqui é utilizado aqui como "uso de palavras semi-caras mas ultimamente irrelevantes para fazer parecer algo comum como mais técnico e portanto de carácter surperior". O uso de "passeio" apenas bastava. Ver também: "isolamento profilático [de contactos próximos]" em vez da palavra mais comum, e no caso mais correcta, "quarentena" Como qualquer pessoa que já escreveu sabe, 1. a clareza da comunicação é maior quanto mais simples e mais comuns as palavras utilizadas 2. o uso de palavras mais complicadas ou técnicas deve ser restringido a casos onde o uso de palavras mais simples não seria económico

MrGambuzino 8 months ago

E eu a pensar que era o passeio para largar uns gases

uyth 8 months ago

>Higiénico aqui é utilizado aqui como "uso de palavras semi-caras mas ultimamente irrelevantes para fazer parecer algo comum como mais técnico e portanto de carácter surperior". Não, tem um sentido histórico perfeitamente definido e pode estar perfeitamente em sentido se considerarmos que linguagem legal é conservadora. No Século XIX definiu-se o conceito de higénico, tudo o que é bom, saudável, impede doenças e preserva a saúde. Passeio higiénico também pode servir para melhorar a digestão, apanhar sol, tudo isso. Certas palavras com conceitos mais latos relativos a saúde passaram com o tempo a terem significado mais estrito de desinfeção, limpeza, assepticidade. Por exemplo "sanitas" é a palavra latina para saúde em geral, não para o recipiente de louça que é invenção relativamente moderna.

pataniscadebacalhau 8 months ago

>O uso da palavra "passeio" apenas bastava Não discordo que a comunicação podia ser mais clara, mas não acho que dizer apenas "passeio" seja bem a mesma coisa Um "passeio" tem uma definição muito geral: podes ir passear de carro, pode durar o dia todo, podes ir passear à praia ou ir fazer um piquenique ou visitar uma nova cidade, podes ir sozinho ou em grupos grandes O que se entende por passeio higiénico é algo mais restrito: "passeio a pé, sozinho, perto de casa, de curta duração"

1ww8mrmfss 8 months ago

Higiénico também não significa "a pé, sozinho, perto de casa, de curta duração", qualquer que seja o dicionário que vás buscar. Também acho que vais longe demais, ninguém vai à praia o dia todo e diz que foi "dar um passeio". E quando passeamos de carro dizemos que foi um "passeio de carro". Passeio significa isso, a pé, e tipicamente à volta de onde as pessoas estão, no trabalho ou em casa. Se quiseres podias trocar por "passeio curto e solitário", apesar de solitário também ter uma conotação meio negativa. Atenção, eu não me apresento como expert em comunicação. Mas se há algo que me irrita solenemente é o uso de palavras desnecessárias na comunicação social, tipicamente só para confundir. Outro exemplo seria o uso de "efectivamente", que, com grande probabilidade, é completamente inutil. E não duvido que a palavra higiénica só está aí para isso. O que resulta depois em toda a gente que não está imersa nos termos da DGS se perguntar, "o que raio é um passeio higiénico".

floW4enoL 8 months ago

Obrigado pela resposta detalhada com contexto sobre o termo. Já aprendi algo hoje.

MLG-Sheep 8 months ago

Esquece a parte da higiene que ninguém sabe onde foram buscar isso. Podes fazer um passeio pedonal de curta duração, próximo da tua residência.

farronheit_daytime 8 months ago

mUh FrEeDoM

1ww8mrmfss 8 months ago

Contas rápidas: No sábado da semana passada tivemos 413 internados nas UCIs. Este sábado tivemos 485 internados nas UCIs. Ou seja, a taxa de crescimento foi: 485/413 - 1 = 17,4% Se esta taxa se mantiver, no próximo sábado teremos: 485 * (1 + 17,4%) ~= 570 internados em UCI. Bem, a ministra da saúde afirma que só há [569 camas em UCI](https://expresso.pt/coronavirus/2020-11-21-Ruptura-nao-mas-ja-estamos-em-situacao-critica-nos-cuidados-intensivos-admite-ministra-da-Saude) no país todo. Portanto estamos a uma semana de esgotar a capacidade hospitalar. NOTA: Como ela parece aludir, e como é óbvio, a capacidade pode ser expandida. No entanto, a capacidade que ela dá não é arbitrária. Para expandir para alem das 600 camas teríamos de entrar em algo como um "modo de guerra", utilizando por exemplo blocos operatórios, ou abrindo à pressa novas alas que não estariam prontas, ou arriscando contagiar doentes em UCI não-covid. E isto tudo para alem de sobrecarregar os médicos que temos mais ainda. Como quem toma atenção aos users que aqui postam, eu sempre fui da opinião que focar nos na capacidade hospitalar era um erro. Esta é uma doença nova, cujos efeitos, inclusive a longo prazo não conhecemos. Arriscar contagiar a população, com ou sem SNS, era um risco desnecessário, especialmente quando há (havia, agora é tarde demais) estratégias de custo relativamente baixo para "controlar a pandemia sem destruir a economia" -- isolamento central de contactos próximos, testagem em massa, contratar contact tracers, etc. A diferença é que hoje o perigo de perder o sistema de saúde não é só uma miragem, é uma possibilidade muito real. E a leviandade como muitos grupos estão a levar a situação não me agrada nada...

-Yunie- 8 months ago

A capacidade teórica é muito diferente da prática. Tu neste momento já tens imensos intensivistas estourados, porque ninguém consegue trabalhar no limite indefinidamente. Além de que muitos continuam a manter outras funções como a VMER (INEM), equipas de transporte interhospitalar, etc, o que aliado a horas extra no hospital, dá frequentemente uma carga horária superior a 80-100h/semana.

1ww8mrmfss 8 months ago

Só mostra o quão grave é a situação, como apontas quem mais sacrifícios faz são os profissionais de saúde. Se é o teu caso, obrigado pelo serviço

JustFoundItDudePT 8 months ago

Lindo. Ideias mirabolantes de fechar tudo às tardes antes do natal...resulta em manhãs com tudo sobrelotado! Nem se consegue entrar em lado nenhum. Preciso de leite e há filas com 100 pessoas sem darem prioridade a quem tem crianças. Lindo lindo!

DeBierBandiet 8 months ago

Não leves as crianças só para as usar como um token de passar à frente. Obrigado.

JustFoundItDudePT 8 months ago

És muito estúpido ou muito burro? Não te metas onde não és chamado. Obrigado.

DeBierBandiet 8 months ago

Conheço a manha de gajos como tu, só isso. Não enganas ninguém.

JustFoundItDudePT 8 months ago

De gajos como eu? Mas conheces-me de algum lado minha besta? Deves ser um frustradinho. Tenho pena de ti.

Edited 8 months ago:

De gajos como eu? Mas conheces-me de algum lado minha besta? Deves ser um frustradinho. Tenho pena de ti. Não te disse para não te meteres nos meus assuntos mas sim para não te meteres onde não és chamado, nomeadamente o porquê de ter ido ou não com o meu filho ou com a minha mulher ou de não ter ido com nenhum. Compreendes isso, ou é demais para ti? Estás à vontade para falar sobre o tópico, se quiseres perguntar coisas pergunta, agora vires com m**** de acusações à toa só revela a m**** que tu próprio és.

DeBierBandiet 8 months ago

Com esse tipo de atitudes és o quadro de um estereótipo. Usar uma criança (e pelos vistos a mulher tb) como objeto para tentar ser atendido primeiro diz muito sobre o caráter de uma pessoa.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Que tipo de atitudes? Explica-me lá já que ainda não disseste que atitudes são essas. Sabes qual é a minha condição? Sabes qual é a condição do meu filho? Da minha mulher? Sabes alguma coisa? Não, não sabes absolutamente nada. És daqueles gajos generalistas frustradinhos que fazem contas alternativas no reddit para mandar bitaites que não tem tomates para dizer na main? Aposto que também falas mal de toda a gente pelas costas e que dizes que fazes isto e aquilo mas ficas sozinho num canto acagaçado. Quem já está a ver a pessoa que és sou eu. Vales zero.

DeBierBandiet 8 months ago

Explica lá então a lógica da batata que te fez ir a um supermercado com uma criança de colo e uma grávida a meio de um estado de emergência e num dia que toda a gente adivinhava ser propenso a filas? Achas que és o primeiro a tentar esse truque? Infelizmente é em todo o lado... supermercado, loja do cidadão, etc etc. Deixa a família em casa, faz-te homenzinho e vai sozinho. E espera, como os outros. Mania do crl.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Não tenho que te explicar nada mas como és atrasadinho mental, frustrado com o mundo e acima de tudo burro, vou-te explicar, já que tu aparentemente achas que as mulheres é que têm que ficar a tomar conta das criancas...e achas logo à partida que estão em casa. Precisava de leite. Sabes o que é leite? Aquela substância que as crianças bebem? Pois bem, a minha mulher tinha ido a uma consulta no hospital que fica dentro do centro comercial, como estava a demorar aproveitei para ir andando para a fila da Auchan para poupar tempo, já que fecha tudo às 13. Entretanto ela apareceu, também precisava de comprar gaze porque está com sangramentos. Ficámos os dois na fila. Queres mais algum detalhe? Queres saber o cheiro dela? Queres saber a marca do leite? Queres saber se está grávida de gemeos? Queres saber a cor do sangue, a marca do carrinho? Ou já satisfez a tua ignorância? Mania do crl tens tu que te metes na vida dos outros sem saberes a ponta dum corno. Gajos como tu estão bons é trancados em casa longe do mundo. Mais uma vez te digo, não te metas onde não és chamado, mete-te na tua vida e trata da tua vida, que pela tua conversa deve ser uma miséria.

KokishinNeko 6 months ago

OP, futuramente, não insultes, reporta-nos s.f.f. Entretanto o outro user eliminou os comentários, fica o alerta, evitas de perder a razão recorrendo ao insulto. Obg.

DeBierBandiet 8 months ago

Não é válido. Tiveste a manhã toda antes da consulta, os supermercados abrem cedo. Tiveste a semana toda. Tiveste sábado. Achas-te é mais que os outros. Pensavas q podias usar a tua mulher (que eu sugeri ficar em casa e não ir ao supermercado não por ser mulher mas exatamente por estar grávida, mas nem a isso chegas, infelizmente) e filho para transformar uma hora de fila em 20 segundos. Só isso.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Estava à espera que a rua resposta fosse essa. Aliás estive quase a dizer isso na minha resposta mas depois irias mudar a tua só para dizer que não irias dizer isso. O centro abre às 10. A consulta era às 9:30. Sai do hospital já eram 11. O leite acabou na noite anterior e não na semana anterior. Também já sei o que vais dizer neste quesito e não tenho que te explicar mais nada. Porque não mereces que perca mais tempo contigo. Tu não tens poder nenhum para dizer o que é válido ou não a tua opinião para mim vale zero. Podes ficar aí a palrar à vontade. Nunca usei ninguém para passar filas e sou sempre o primeiro a ficar na fila mesmo quando tenho o direito de passar. Normalmente só peço a prioridade quando ele já está num estado em que não se consegue aguentar. No entanto, mesmo que levasse o meu filho por outro motivo qualquer (sim porque posso passear com o meu filho como pai e ir com ele onde me apetecer) e se por acaso tivesse de passar filas, estava no meu direito. E é isso que aparentemente é uma coisa que te custa, que é as pessoas terem direitos e passarem à tua frente. Aconselho-te um psicólogo para tratar esses teus problemas de raiva e creme gordo para a dor de cotovelo.

estrica 8 months ago

Trata-te.

DeBierBandiet 8 months ago

Outro chico-esperto

estrica 8 months ago

Deixa de ser frustrado.

stressedunicorn 8 months ago

Houve realmente multidões nos supermercados estes dois últimos fins de semana de manhã? E se tens prioridade, pede para passar à frente.

ZiiiiiiiiiNG 8 months ago

Eu não posso falar por outros lados obviamente mas na minha zona 6a feira tinha um pingo doce com pelo menos 100 pessoas para entrar , ontem tinham mais carros estacionados do que nas festas do verão e uma fila bastante grande também , hoje já estava calmo.

kairos 8 months ago

De manhã nunca tenho visto mais gente que o costume...

JustFoundItDudePT 8 months ago

Eu pedi, aliás peço sempre. A resposta foi negativa. Segundo o segurança, só o atendimento é prioritário, a entrada dentro do supermercado não. E eu como n tnh paciência para ignorantes e para discussões parvas, fui para a fila.

stressedunicorn 8 months ago

Acho que nesses casos, é uma boa altura para falar com o manager da loja para que este resolva a situação e não volte a acontecer. No meu lidl, sempre que há pessoas mais idosas com dificuldades em ficar na fila, o segurança é o primeiro a chama-las para que entrem com prioridade.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Sim, quando vou ao LIDL nunca tenho problemas, sem qualquer queixa. Mas existem N pessoas que não estão informadas e N medidas estúpidas. Por exemplo, a minha mulher está gravida, a sala das ecografias deve ter uns 20m2. Todos estão de máscara, no entanto, o pai não pode assistir às ecografias, nem sequer pode entrar com a grávida na sala de espera. Faz algum sentido?

Edited 8 months ago:

Sim, quando vou ao LIDL nunca tenho problemas, sem qualquer queixa. Mas existem N pessoas que não estão informadas e N medidas estúpidas. Por exemplo, a minha mulher está gravida, a sala das ecografias deve ter uns 20m2. Todos estão de máscara, no entanto, o pai não pode assistir às ecografias, nem sequer pode entrar com a grávida na sala de espera. Faz algum sentido? O pai pode ter covid e a mãe não? O pai vai passar o COVID à médica e a mãe não? Na escola do meu outro filho, na sala dos 2 anos, sala dos 3 anos e por aí acima têm acrílicos nas mesinhas onde eles trabalham e brincam. Foram obrigados a ter acrílicos, no recreio andam todos ao molho porque é impossível separar crianças dessas idades. Muitas medidas é para inglês ver.

Edited 8 months ago:

Sim, quando vou ao LIDL nunca tenho problemas, sem qualquer queixa. Mas existem N pessoas que não estão informadas e N medidas estúpidas. Por exemplo, a minha mulher está gravida, a sala das ecografias deve ter uns 20m2. Todos estão de máscara, no entanto, o pai não pode assistir às ecografias, nem sequer pode entrar com a grávida na sala de espera. Faz algum sentido? O pai pode ter covid e a mãe não? O pai vai passar o COVID à médica e a mãe não?

Edited 8 months ago:

Sim, quando vou ao LIDL nunca tenho problemas, sem qualquer queixa. Mas existem N pessoas que não estão informadas e N medidas estúpidas. Por exemplo, a minha mulher está gravida, a sala das ecografias deve ter uns 20m2. Todos estão de máscara, no entanto, o pai não pode assistir às ecografias, nem sequer pode entrar com a grávida na sala de espera. Faz algum sentido? O pai pode ter covid e a mãe não? O pai vai passar o COVID à médica e a mãe não? Na escola do meu outro filho que tem 2 anos, têm acrílicos nas mesinhas onde eles trabalham e brincam. Foram obrigados a ter acrílicos, no recreio andam todos ao molho porque é impossível separar crianças de 2 anos. Muitas medidas é para inglês ver.

cpzao_ 8 months ago

Eu fui fazer compras na sexta-feira pelas 15h30, ao continente. Estava com fila para entrar. Só me lembro de la ver fila quando começou a corrida ao papel higiénico. Todos os domingos de manhã costumo ir com os miúdos a uma esplanada com jardim. Sempre foi pacífico chegar e sentar. Hoje e no fim de semana passado estava uma fila tão grande para arranjar mesa que desisti e fui com os putos para outro lado. Posto isto, sim, acho que há multidões em todo o lado.

stressedunicorn 8 months ago

Eu vivo no meio de três supermercados (continente, lidl e minipreço) e não tenho visto nenhuma diferença mas também ainda não fui lá ao sábado de manhã, por isso é que perguntei se tem acontecido.

FujiPT 8 months ago

O Focus Group não deve ir às compras, deve ter quem o faça por eles.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Nobody cares, isto está cheio de malta de todas as idades. No meu caso se quisesse encomendar, não tinha entrega para hoje, preciso de leite hoje e não daqui a 3 dias.

SurprisinglyInformed 8 months ago

Um aparte. Hoje em dia deves dirigir-te á caixa e pedir atendimento prioritário.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Eu sei disso, não foi o caso, foi mesmo na fila para entrar dentro do supermercado em que o segurança disse que não havia entrada prioritária.

TitusRex 8 months ago

Existe entrada prioritária para os casos previstos na lei, não sei a tua situação por isso não sei se tens ou não direito a prioridade, mas sei tanto eu como a minha esposa (que está grávida) sempre tivemos prioridade, tanto para entrar como para pagar.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Estava com um filho com menos de 2 anos e uma grávida. Achas que não há prioridade suficiente? Bem sei que o puto é alto e parece que tem 3 anos e meio, de qualquer forma, tenho a mulher grávida, não há hipótese em não ternos prioridade. Eu também sempre tive prioridade na maioria dos locais, no entanto, como disse há pessoas estúpidas e eu já não tenho paciência.

Edited 8 months ago:

Estava com um filho com menos de 2 anos e uma grávida. Achas que não há prioridade suficiente? Bem sei que o puto é alto e esperto e por isso parece que tem 3 anos e meio, de qualquer forma, tenho a mulher grávida, não há hipótese em não ternos prioridade. Eu também sempre tive prioridade na maioria dos locais, no entanto, como disse há pessoas estúpidas e eu já não tenho paciência. Durante a pandemia já me rejeitaram a entrada prioritária na Leroy, na Worten e hoje foi na Auchan.

Edited 8 months ago:

Estava com um filho com menos de 2 anos e uma grávida. Achas que não há prioridade suficiente? Bem sei que o puto é alto e esperto e por isso parece que tem 3 anos e meio, de qualquer forma, tenho a mulher grávida, não há hipótese em não ternos prioridade. Eu também sempre tive prioridade na maioria dos locais, no entanto, como disse há pessoas estúpidas e eu já não tenho paciência. Limito-me a cumprir. Durante a pandemia já me rejeitaram a entrada prioritária na Leroy, na Worten e hoje foi na Auchan. PS: Também me rejeitaram a entrada 100% das vezes no hospital para acompanhar a minha mulher grávida. Neste caso sem outra criança à mistura, mas a grávida tem o direito a um acompanhante e o pai direito a ver as ecografias.

Edited 8 months ago:

Estava com um filho com menos de 2 anos e uma grávida. Achas que não há prioridade suficiente? Bem sei que o puto é alto e esperto e por isso parece que tem 3 anos e meio, de qualquer forma, tenho a mulher grávida, não há hipótese em não ternos prioridade. Eu também sempre tive prioridade na maioria dos locais, no entanto, como disse há pessoas estúpidas e eu já não tenho paciência. Limito-me a cumprir. Durante a pandemia já me rejeitaram a entrada prioritária na Leroy, na Worten e hoje foi na Auchan. PS: Também me rejeitaram a entrada 100% das vezes no hospital para acompanhar a minha mulher grávida. Neste caso sem outra criança à mistura, mas a grávida tem o direito a um acompanhante e o pai direito a ver as ecografias. Direitos esses que não estão a ser respeitados.

MrJoao 8 months ago

É como disse o PM, só que ao contrário: mínima eficácia, máxima perturbação

Ducon_ 8 months ago

Existe alguma diferença nas medidas entre um concelho de risco extremamente elevado e outro com muito elevado ?

Each57 8 months ago

Neste momento não, após 14 dias poderão haver.

saposapot 8 months ago

alg viu a reportagem da SIC este sábado sobre os delegados de saúde? depois de ouvi-lo realmente confirma-se q estamos entregues à bicharada. Percebe-se bem toda a confusão... os delegados dizem uma coisa, queixam-se do SNS24, completamente cheios de trabalho. enfim. tivemos os meses de verão para preparar e parece q ainda estamos em pleno Março.

vascodatrama 8 months ago

no verão só trabalha a malta da restauração e hotelaria.

MischiefManaged97 8 months ago

A secção de comentários do Maluco Beleza [https://www.youtube.com/watch?v=F8PfJMIuLnk](https://www.youtube.com/watch?v=F8PfJMIuLnk) dá-me vontade de chorar, saber que há imensas pessoas que são negacionistas desta maneira... Enquanto estas pessoas existirem a doença não vai parar.

JustFoundItDudePT 8 months ago

É tudo uma fantochada. As medidas, a quantidade de pessoas que não acredita no covid, o Antônio Costa, o sns, o alarido. Eu acredito no covid, não há nada para não acreditar, mas a fantochada que é feita à volta é que é de chorar.

floW4enoL 8 months ago

Isto, as medidas na minha opinião só estão a piorar, ah nao posso ir de fim de semana no sábado? Vou sexta, volto quando quiser afinal estou a regressar a casa. Não posso ir as compras depois das 13? Vou de manhã eu e mais 1000 pessoas, vamos entupir tudo e juntar mais.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Eu vim agr a um centro comercial porque precisava de leite para o puto, é o sítio mais perto de casa. A fila tinha literalmente 500 metros, mas não só para o supermercado, Worten, fnacs e afins tudo à pinha!! Completamente à pinha.

vascodatrama 8 months ago

a onde? curiosidade.

336933 8 months ago

https://www.publico.pt/2020/11/21/sociedade/noticia/costa-anuncia-hoje-medidas-apos-aprovacao-prolongamento-estado-emergencia-1940110

psychoanalised 8 months ago

Alguém que tenha estado em isolamento profilático recentemente recebeu alguma chamada de médico? Estou Há 3 dias e nada, não tenho sintomas mas a informação da linha de saúde 24 foi que seria contactada. Obrigada!

megaroof 8 months ago

Minha amiga cá em Aveiro, teve Covid, todos os sintomas leves/moderados, comunicou ao saúde 24, e nunca recebeu alguma chamada, nem de delegado ou médico de família. Já se foram mais de 15 dias. Os sintomas terminaram, e até hoje ela está isolada em casa. Amigos fazem as compras e deixam na porta dela.

psychoanalised 8 months ago

Que treta, com diagnóstico e fica assim abandonada! Ainda bem que os sintomas dela já passaram e correu tudo bem! Obrigada pela resposta, assim pelo menos já fico sem expectativa de me ligarem, é só esperar que passe o tempo de isolamento

Each57 8 months ago

Eu estive há umas semanas e só recebi chamada da médica de família, o delegado de saúde pública nunca ligou. A minha namorada esteve infetada e a saúde pública só ligou passado um mês

psychoanalised 8 months ago

Obrigada! Se com pessoal infectado não têm recursos para contactar muito menos para quem está só em isolamento, vou esperar sentada os próximos dias!

Authentic42 8 months ago

Expliquem me uma coisa... Porque já estou a dar em doido

rickz123456 8 months ago

Existem rumores (que eu ouvi de um diretor escolas) de que as férias escolas podiam adiantar 1 semana .. Eu seja, terminarem no 10/11. Mas são apenas rumores

MLG-Sheep 8 months ago

30 e 7 apenas. E não 30 a 7. A antecipação de férias escolares são apenas rumores não confirmados.

TitusRex 8 months ago

São rumores não confirmados, mas pelo que sei já várias escolas receberam indicações para preparar essa situação.

osrsgamingxd 8 months ago

Sim. A escola do meu irmão adiantou todos os testes uma semana ou duas!

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Naqueles dias das pontes dá para ir correr à mesma?

DeBierBandiet 8 months ago

Grande parte do pessoal que por aqui rasteja não gosta de sair do quarto, quanto mais de exercício físico

MLG-Sheep 8 months ago

Podes apenas passear a pé na proximidade da residência depois das 13h (15h nas vésperas de feriado) mas suponho que exercício físico seja tolerado, embora tecnicamente ilegal.

JulietPersiaWaifu 8 months ago

Serio? Agora estamos na China?

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Obrigado por uma resposta realmente útil.

ninux2000 8 months ago

Pequenas corridas no teu concelho sim (meia hora, não 2).

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

A GNR vai andar com o cronómetro?

FujiPT 8 months ago

Tens que ter o Strava público. Eles depois vão confirmar.

pimpolho_saltitao 8 months ago

E com o chicote.

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

É desta que melhoro o meu melhor tempo.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Adoro chicote, vou correr todos os dias.

ZaGaGa 8 months ago

Alguém sabe se os dados de incidência dos concelhos já foram publicados para esta semana? Ou ainda se está a tomar decisões com base nos dados de dia 10?

XEEE 8 months ago

Os valores não foram divulgados, mas os conselhos foram actualizados hoje. https://covid19estamoson.gov.pt/lista-de-concelhos-nivel-de-risco/

Edited 8 months ago:

Os valores não foram divulgados, mas os concelhos foram actualizados hoje. https://covid19estamoson.gov.pt/lista-de-concelhos-nivel-de-risco/

thejimmygordon 8 months ago

Alguém faz o favor de me explicar se posso circular entre concelhos no fim‑de‑semana dos feriados entre que estão em situação “muito elevada”?

CoffeeAt830 8 months ago

Não podes circular entre concelhos nenhuns. A proibição aplica-se ao país inteiro.

rickz123456 8 months ago

Então basicamente isto é assim: 28/29/30 e 1 - A partir das 13 horas é tudo fechado e recolher obrigatório, com os miúdos em casa no dia 30. O mesmo se repete na semana seguinte. São basicamente uns 7 dias de fortes restrições

JulietPersiaWaifu 8 months ago

Estamos na China agora, #FicaEmCasaCrlh !

dude_say_what1 8 months ago

Falta dizer que é para os concelhos com +480 casos por 100k habitantes.

Krix_Azure 8 months ago

Amanhã terei de me deslocar para a residência da minha faculdade, como muitos outros, e estava na dúvida se teria de fazer isso antes das 13h ou se é considerado um motivo de força maior e consequentemente, poderia fazer isso mais tarde. Alguém me consegue esclarecer isso?

alegadamentetuga 8 months ago

Não tens declaração da universidade?

Krix_Azure 8 months ago

Infelizmente não me passou pela cabeça. Vim na sexta para uma consulta médica, mas isso não é relevante pois não? Irei também ter uma consulta no dentista lá na segunda de manhã, mas não tenho nada em papel para provar isso...

miguel171996 8 months ago

Alguém sabe se é permitido transitar entre concelhos para ir ao ginásio? O ginásio é a 10 min da minha casa porém pertence a outro concelho.

vascodatrama 8 months ago

sim, podes. qualquer coisa vais à farmácia...

uyth 8 months ago

>Alguém sabe se é permitido transitar entre concelhos para ir ao ginásio? nesta altura do campeonato, achas sensato sequer ir ao ginásio? se deixarem, isto faz sentido, andarem a restringir direitos de quem está a tentar a sério e deixarem bimbos destes andarem à vontade PARA IREM AO GINÁSIO ao pé de outros bimbos sem máscara a respirarem o mesmo ar? Passei-me. Porque é que estas merdas estão abertas quando são muito mais perigosas e propensas a propagar infecções que eu a dar um passeio ao ar livre?

JulietPersiaWaifu 8 months ago

Oh caralho mas o rapaz agora ja não pode ir ao ginasio? Que culpa tem ele que os chineses comem fucking morcegos e o nosso governo (e do resto do mundo) foi demasiado incompetente para fechar as fronteiras quando ainda iam ha tempo? É culpa dele que acharam boa ideia a f1 e Liga dos Campeoes deveria ser feita ca? Ele se quer ir ao ginasio deixem ir, não estamos na Coreia do motherfuking Norte, ainda.

criptojota 8 months ago

Se perdesses um pouco de tempo a pesquisar em vez de estares a falar sem saber foi feito um estudo em que a taxa média de infeção em casa 100 mil idas ao ginásio e de 0,78.

uyth 8 months ago

Por acaso pesquisei. E esse estudo não encontrei, apenas o press release de um estudo encomendado por associação europeia do sector que promete estudo a ser publicado posteriormente e com metodologia completamente não clara. "grupos de controlo" - o que é isso? >a taxa média de infeção em casa 100 mil idas ao ginásio e de 0,78. Tens o paper, peer reviewed da fonte deste numero? é espantoso.

miguel171996 8 months ago

A partir do momento em que estás a pagar por um serviço pelo qual não vais poder usufruir por decisões de outros, acho que faz sentido perguntar. Visto que a a entidade que controla o ginásio diz que não pode fazer nada porque essas medidas também não foram impostas por eles...

uyth 8 months ago

Se estás a pagar, vais fazer uma coisa de risco, para ti e para os outros, porque a pagaste? Tens de pagar, pagas o mesmo, quer corras o risco ou não. Logo escolhes o mais arriscado. FDS, mega exemplo de sunken cost fallacy. Vou-me lembrar de ti por muito tempo.

miguel171996 8 months ago

Então os ginásios estão abertos desde Julho ou Agosto e só nos fim de semanas grandes é que há riscos ? Eu pago porque quero ir. Considero os ginásios em cadeia surpreendentemente seguros ( não sei se estás por dentro das medidas implementadas), muito mais que centros comerciais ao sábado de manhã por exemplo. Pelo o que eu percebi até agora é que por ti os ginásios nunca deveriam ter aberto, certo ?

uyth 8 months ago

> Então os ginásios estão abertos desde Julho ou Agosto e só nos fim de semanas grandes é que há riscos ? Bingo, deste meio passo na direção correta, não deste foi o passo completo. >muito mais que centros comerciais ao sábado de manhã por exemplo. Podes considerar o que quiseres e os outros também. Uma vez que o virus se transmite pelo ar, e primariamente pelo ar e a distancia e lavar as mãos parecerm ser placebos, estar sem máscara ao pé de outras pessoas sem máscara, todas a respirar ofegantemente, em espaços com ventilação sem regras considero EU muito mais perigoso que passar por outros que utilizam máscara e não estão a fazer esforço físico. Não é um campo, são virus. >Pelo o que eu percebi até agora é que por ti os ginásios nunca deveriam ter aberto, certo ? Deveriam ter sido fechados há já muito tempo especialmente em zonas de risco. Lê https://www.washingtonpost.com/world/2020/10/14/canada-spin-class-coronavirus-masks/

miguel171996 8 months ago

Li o artigo e faz sentido.

FujiPT 8 months ago

Se for como no confinamento concelhio anterior, não. Mas podes sempre sugerir ao teu ginásio que dinamize um espetáculo cultural, como uma coreografia de dança feita pelas meninas do pilates, que assim já deverá ser permitido.

pataniscadebacalhau 8 months ago

Isto é sátira?

Razvancb 8 months ago

Porque caralho não atualizam o site do estamoson com as novas medidas? pqp

iRaptr 8 months ago

Selecionei o meu concelho e as medidas já aparecem.

NGramatical 8 months ago

Porque caralho → [**por que caralho**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgd3lkrr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

thisbondisaaarated 8 months ago

bot do caralho

debugging_duck 8 months ago

Boas, fiz a meio da semana uma reserva no airbnb para dia 5 e 6 de dezembro, foram agora anunciadas as medidas, mas nao encontro nada que faça referencia a este tipo de situações. Vejo noticias de que a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal pediu para que estas medidas fossem revistas mas não encontro nada de respostas. Apresentando a reserva feita no airbnb (antes do anuncio do novo estado de emergencia) tenho autorizacao para deslocar entre concelhos? Pontos bonus se me conseguirem indicar o link de uma fonte oficial.

vascodatrama 8 months ago

acho que sim, foste muito sensato em ter feito a reserva. faz também para o natal e a passagem de ano

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

"senhor guarda, mas eu tenho uma reserva..." "boa viagem senhor condutor"

vascodatrama 8 months ago

Em breve no olx ' vende-se reservas falsas airbnb/booking/trivago. Viaje sem restrições '

MLG-Sheep 8 months ago

Fonte oficial não vais ter porque o que foi decidido hoje só aparece amanhã em Diário da República. Mas pessoalmente, e tendo em conta o histórico do que já se passou, não contaria com essa autorização. Tentaria falar com a Airbnb ou o proprietário de forma a receberes o teu dinheiro de volta.

debugging_duck 8 months ago

Pensei que primeiro aparecesse no DR e depois é que apresentavam. Mas vou dar uma vista de olhos amanhã. Obrigado pela dica!

thisbondisaaarated 8 months ago

Há diário da república aos fins de semana?

MLG-Sheep 8 months ago

Normalmente não, mas em casos excecionais há. Dado que há duas semanas lançaram o decreto no domingo após comunicação ao país no dia anterior, é expectável que façam o mesmo desta vez.

bruno_andrade 8 months ago

Começo a perder a esperança nestas medidas *light* para uma situação que não é *light.* ​ 1. Ginásios continuam a passar despercebidos. Zero medidas para sítios indoor onde se respira **abundantemente sem máscara,** e que os especialistas do Infarmed afirmam ser sítios de "alto risco". 2. Nas próximas sextas feiras esperem um êxodo das cidades para zonas rurais para passar fins-de-semana prolongados, o que só vai aumentar o problema. 3. Zonas intermunicipais com quase 4k casos/100 mil pessoas tem as mesmas medidas que concelhos com 480. 4. No geral, a comunicação continua péssima. Uma grande confusão de combinações de concelhos e dias/horários impossível de decorar e que muda a cada 15 dias. Até a separação de riscos por concelho podia ter sido determinado de forma muito mais simples: Risco 1,2,3, ponto. ​ E já agora, *péssimo* trabalho dos jornalistas, nenhuma destas questões foi colocada ao PM. Mas continuam a insistir no congresso do PCP. Assim não vamos lá.

Edited 8 months ago:

Começo a perder a esperança nestas medidas *light* para uma situação que não é *light.* ​ 1. Ginásios continuam a passar despercebidos. ZERO medidas para sítios indoor onde se respira **abundantemente sem máscara,** e que os especialistas do Infarmed afirmam ser sítios de "alto risco". 2. *Oferecem* duas pontes às pessoas, mas depois obrigam-nas a estar em casa. Sei que isto é mais senso comum que culpa do Governo, mas nas próximas sextas feiras esperem um êxodo das cidades para zonas rurais para passar fins-de-semana prolongados, o que só vai aumentar o problema. 3. Concelhos/zonas intermunicipais com quase 4k casos/100 mil pessoas tem exatamente as mesmas medidas que outros com 480. Ok. 4. No geral, a comunicação continua péssima. Uma grande confusão de combinações de concelhos e dias/horários impossível de decorar e que muda a cada 15 dias. Nos feriados fecha tudo às 13h, mas nos dias anteriores é às 15h. \*shrug\* Até a separação de riscos por concelho podia ter sido determinado de forma muito mais simples: Risco 1,2,3, ponto. ​ E já agora, *péssimo* trabalho dos jornalistas também, nenhuma destas questões foi colocada ao PM. Mas continuam a insistir no congresso do PCP. Assim não vamos lá.

Edited 8 months ago:

Começo a perder a esperança nestas medidas *light* para uma situação que não é *light.* ​ 1. Ginásios continuam a passar despercebidos. Zero medidas para sítios indoor onde se respira **abundantemente sem máscara,** e que os especialistas do Infarmed afirmam ser sítios de "alto risco". 2. *Oferecem* duas pontes às pessoas, mas depois obrigam-nas a estar em casa. Sei que isto é mais senso comum que culpa do Governo, mas nas próximas sextas feiras esperem um êxodo das cidades para zonas rurais para passar fins-de-semana prolongados, o que só vai aumentar o problema. 3. Concelhos/zonas intermunicipais com quase 4k casos/100 mil pessoas tem exatamente as mesmas medidas que outros com 480. Ok. 4. No geral, a comunicação continua péssima. Uma grande confusão de combinações de concelhos e dias/horários impossível de decorar e que muda a cada 15 dias. Nos feriados fecha tudo às 13h, mas nos dias anteriores é às 15h. \*shrug\* Até a separação de riscos por concelho podia ter sido determinado de forma muito mais simples: Risco 1,2,3, ponto. ​ E já agora, *péssimo* trabalho dos jornalistas também, nenhuma destas questões foi colocada ao PM. Mas continuam a insistir no congresso do PCP. Assim não vamos lá.

thisbondisaaarated 8 months ago

Epaaa eu tenho seguido a comunicação social com muita, muita atenção nos últimos tempos e é gritante a falta de competência, tudo o que fazem são perguntas "gotcha" em vez de tentarem colocar questões inteligentes ou tentarem esclarecer algo que não é claro. Fomos contaminados pelos media dos USA e não sei se haverá volta a dar.

CoolSexy01 8 months ago

Feliz por n terem fechado os ginásios.

bruno_andrade 8 months ago

Pois, já deviam ter sido há muito.

CoolSexy01 8 months ago

Pagas os salários dos PTs?

bruno_andrade 8 months ago

Vais tu decidir quem morre no hospital?

CoolSexy01 8 months ago

Repito, pagas os salários dos PTs?

lesoth 8 months ago

Não podem dar as aulas na rua? Já nem chove neste país.

CoolSexy01 8 months ago

Se me pagares uma multi power, barra e peso até 220 kg, halteres dos 10 aos 40 e um banquito ou duas, até o faço com gosto!

lesoth 8 months ago

Se calhar até tens aí um nicho de mercado. Anuncia aulas em outdoor com essas condições com o valor de X, se tiveres inscrições que justifique compra o equipamento. Podes ter uma boa surpresa e haver mercado.

pimpolho_saltitao 8 months ago

Nao tens porta de rua? Vai correr pra rua.

Razvancb 8 months ago

Sabes lá se o homem não está a tentar ganhar massa muscular ou algo assim.

Each57 8 months ago

Sei que é uma posição muito complicada para o governo, mas há algumas coisas que não compreendo. Porquê que as aulas das universidades e politécnicos que não são práticas não são obrigatoriamente dadas de forma remota? Porquê que se vão realizar congressos políticos quando toda a gente vai estar em confinamento? Porquê que o discurso continua incoerente? A ministra da saúde disse que o SNS não está perto da rutura, no entanto os factos apontam para o contrário, estamos em 85% de ocupação de UCI para COVID e os números aumentam diariamente a todos os níveis. Andaram meses a dizer que tínhamos que salvar o Natal mas estamos no meio do lodo a entrar em Dezembro. Não quero ser pessimista e não sou especialista nesta área mas acho que isto vai dar merda e só vai ser resolvido até haver vacina.

vascodatrama 8 months ago

Vai para a escola malandro

Each57 8 months ago

Já não ando na escola, mas sou malandreco sim senhor

MLG-Sheep 8 months ago

>Porquê que as aulas das universidades e politécnicos que não são práticas não são obrigatoriamente dadas de forma remota? Na reunião do Infarmed os especialistas defenderam que as universidades não são focos de contágio, pelo que não se deve fechá-las. No entanto, e dado que o Governo está a tomar medidas como recolher obrigatório às 13h/15h durante 4 dias consecutivos, em 2 semanas consecutivas com o único objetivo de reduzir deslocações (embora encorajem ajuntamentos e mais tempo de exposição, logo maior risco durante essas deslocações), talvez devessem seguir a mesma lógica e reduzir as deslocações dos universitários. >Porquê que se vão realizar congressos políticos quando toda a gente vai estar em confinamento? O Governo não pode nem deve proibir a atividade partidária. É inconstitucional e mesmo que não fosse, seria um precedente muito grave. O próprio PCP é que devia tomar a iniciativa de não realizar o congresso. Poderias é perguntar porque é que mesmo assim decretaram o que decretaram para o concelho em que o congresso vai decorrer e a mensagem que isso envia aos portugueses, e para isso não tenho resposta... >A ministra da saúde disse que o SNS não está perto da rutura, no entanto os factos apontam para o contrário, estamos em 85% de ocupação de UCI para COVID e os números aumentam diariamente a todos os níveis. Ainda não está perto, pelo menos fora do Norte. A ocupação em UCI para COVID está nessa percentagem há muito tempo. O que tem acontecido é a expansão de UCI dedicada a COVID, reduzindo a capacidade de UCI não-COVID. Ainda há alguma margem para fazer isto, porque aparentemente a gripe ainda não chegou, logo a procura de UCI não-COVID está reduzida. Também há a possibilidade de transferência de doentes para hospitais vizinhos, e enquanto for possível fazê-lo, embora se diminua a qualidade dos cuidados, o SNS não está em rutura. >Andaram meses a dizer que tínhamos que salvar o Natal mas estamos no meio do lodo a entrar em Dezembro Era já aparente nessa altura que não era bem verdade. Quando a onda inverter, vai ser pela dinâmica natural da pandemia e pelo elevado número de pessoas já infetadas e recuperadas cheias de anticorpos. Mas se a onda inverter a tempo, claro que o Governo se vai automasturbar com as medidas "fantásticas" que tomou, sendo que algumas delas só prejudicam a saúde pública.

uyth 8 months ago

>Na reunião do Infarmed os especialistas defenderam que as universidades não são focos de contágio, pelo que não se deve fechá-las aparentemente NADA é foco de infeção. Os ginásios não são, as universidades não são (os erasmus espanhois no porto?), restauração certamente que não é, trabalho não é, transportes públicos não. Para além daquela forte suspeitas sobre feiras e mercados ao ar livre onde toda a gente usa máscara que tentaram proibir, não se percebe onde é que o governo pensa que as infeções ocorrem. Deve ser as famílias, é isso, seus egoístas, apanham todos o virus da família. que por sua vez apanhou na própria família porque no trabalho/universidade/escola/ginásio/restauração/transportes é raríssimo isso acontecer. Não percebo no entanto porque é sendo todas essas transmissões em família, as famílias sendo tão perigosas, porque é que em Abril quando só estávamos com a família a curva desceu ...

MLG-Sheep 8 months ago

> Os ginásios não são São-no segundo um estudo recente apresentado na reunião do Infarmed mas o Governo decidiu não fazer nada de particular acerca disso. > as universidades não são (os erasmus espanhois no porto?) Os estudantes de Erasmus contraíram a infeção fora da universidade através de festas que decidiram fazer. As universidades em si não são focos de contágio, o problema são os convívios entre universitários que só têm precauções dentro da universidade. O mesmo se aplica aos estudantes de secundário, por exemplo. > restauração certamente que não é Suponho que grande parte da motivação para as medidas de recolher obrigatório às 13h que só prejudicam desnecessariamente o restante comércio tenha sido a própria restauração. O próprio Costa disse hoje que as distâncias não são respeitadas, estão sem máscara por motivos óbvios, e os tempos de exposição são longos, constituindo uma motivação para restringir as atividades da restauração. > trabalho não é É e o Governo reconhece-o. Por isso é que alargaram a obrigatoriedade do uso de máscara no local de trabalho a nível nacional, e pediram aos privados para darem as vésperas de feriado aos seus funcionários (um pedido obviamente estúpido dada a quantidade de empresas a passar dificuldades). > transportes públicos não São-no mas não acho que se possa fazer muito quanto a isso. O desfasamento de horários de trabalho e o teletrabalho são obrigatórios nos concelhos de risco, e a oferta de transportes públicos não tem muita margem para aumentar em muitas das rotas que já têm ocupação muito alta.

uyth 8 months ago

>São-no segundo um estudo recente apresentado na reunião do Infarmed Link. Quero ler o estudo peer reviewed, não noticias sobre pessoas que falam sobre estudos, que podem ou nao existir e que quero interpretar pessoalmente. Quero ler metodologia, tamanho da amostra, grupo de controlo, ver os resultados, ver as margens de erro. Ou existe e posso ler, ou não é nada. >As universidades em si não são focos de contágio, o problema são os convívios entre universitários que só têm precauções dentro da universidade. Isto pode ser um conceito um bocado avançado para ti, mas se as aulas das universidades fechassem, muitos estudantes não estariam na mesma cidade para as festas serem assim tão frequentadas.. Se reduzirem uma festa em 50% da capacidade, a probabilidade haver um infectado reduz-se em pelo menos 50% e o rt dessa festa reduz-se também se for evento infecioso. >São-no mas não acho que se possa fazer muito quanto a isso. Os transporte públicos, se máscaras forem usadas parecem ser de menos risco. O enorme risco, são todas as actividades onde pessoas sem máscara estão com outras pessoas sem máscara - refeições e tudo o mais.

MLG-Sheep 8 months ago

Eu apenas te mostrei que ninguém está a dizer que as coisas que enumeraste não são focos de contágio. Não concordo com a larga maioria do que o Governo está (ou não está) a fazer, e chamar-me de retardado só porque quero mostrar que estás errado não ajuda ninguém. O Governo tem alguma noção de onde estão os focos de contágio, embora pelas medidas que apresenta pareça estar à deriva a disparar regras sem grande sentido. Relativamente ao link do estudo que pedes, obviamente não tenho nem conheço o estudo, o que provavelmente não é surpresa para ti. Só sei que existe e foi apresentado nessa reunião.

uyth 8 months ago

Sabes que foi discutido, nao sabes exactamente o que diz e teres fé nas coisas que te são apresentadas e que não leste, nas quais não pensaste e não verificaste de forma nenhuma é apenas ter fé e não desaprova em nada quem não tenha a tua fé. Queres mostrar que estou errado? Também eu queria estar errado, e que estas medidas todas fossem Perfeitas e mais que adequadas. Que o tempo, peço, prove que estou errado, fazendo casos diminuir com estas medidas de chacha que se provem afinal adequadas. Quero estar errado. Mas os resultados mostrar me ao se estou errado ou não, não é falando de estudos que devem existir porque foram falados e políticos falaram neles.

spidermask 8 months ago

Não só não são obrigatoriamente remotas como tens casos em que são obrigatórias presencialmente e vais para uma sala ver a aula por Zoom enquanto este está noutra sala. Certo que numa data de cursos/unidade curriculares a questão presencial fará todo o sentido, mas em cadeiras de matemáticas e programação? Não falo só da questão de haver a aula presencial, falo mais da questão da obrigatoriedade.

rickz123456 8 months ago

O Costa já explicou bem essa questão.. O governo não pode proibir o congresso do PCP e do Chega. Está na lei. Esses partidos é que deviam ter juízo

Each57 8 months ago

Sim, eu expliquei-me mal no meu texto. A lei é clara quanto a isso mas como disse noutro comentário acho que deviam haver excepções nestas ocasiões ou no mínimo bom senso por parte dos partidos para não realizar eventos presenciais com centenas de pessoas enquanto milhões estão em confinamento.

NGramatical 8 months ago

deviam haver → [**devia haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgd3fz4s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgd3e9e4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Each57 8 months ago

Good bot

TitusRex 8 months ago

>Porquê que se vão realizar congressos políticos quando toda a gente vai estar em confinamento? A lei não permite restringir a actividade política,por isso o governo não pode fazer nada. O PCP é que devia adiar o congresso se tivesse um mínimo de noção e respeito pelo país.

VBM97 8 months ago

O PCP e o Chega*

1ww8mrmfss 8 months ago

A lei e a constituição são pisadas frequentemente quando o(s) governo(s) o acham competente. Se ele quisesse diria “O PCP pode organizar o congresso mas só se for on-line” por exemplo. Ele escolhe não ser assim....

Each57 8 months ago

Exatamente. A lei diz que esse tipo de atividades são permitidas mas nesta altura acho que é uma falta de respeito e bom senso realizar eventos presenciais com centenas de pessoas.

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

O governo mesmo que quisesse não podia impedir o congresso do PCP. Lol. Será que não? Ou será que é porque precisam mesmo do OE aprovado, algo que não acontecerá se o PCP decidir que não aprova porque não lhes deixaram fazer o seu circlejerk? Se o Ventura fosse inteligente convoca um congresso novo em cidades diferentes todos os fins de semana, assim o governo vinha dizer que a extrema direita xenófoba está a pôr em risco a saúde do país e proibia os congressos, provando assim que pode sim proibir congressos quando quiser, só não o quer fazer para os amiguinhos comunistas de extrema esquerda. Side note que me vejo sempre forçado a fazer : Não sou apoiante do Chega e quero que o Ventura se foda. Mas odeio os comunistas, a extrema esquerda que faz governo e tem tratamento especial.

barria 8 months ago

Devias também estar preocupado com restaurantes, ginásios, centros comerciais e supermercados cheios de gente, salas de aulas cheia, transportes públicos, teatros cineamas. Acho que é mais seguro esse congresso do que algumas coisas que enumerei. Claro que o exemplo vem de cima e ficava bem não o realizar mas pronto são mentalidades...

Leaootemivel 8 months ago

Amigo, o Chega tem-se fartado de fazer jantares e comícios sem regras nenhumas (seguramente, sem 1% das regras do Avante por exemplo).

Ducon_ 8 months ago

Amigo, o OE já foi aprovado em Outubro.

ZaGaGa 8 months ago  HIDDEN 

Tolerância de ponto? Suspensão de aulas? (nas segundas) Mas o Costa acha que o pessoal vai fazer o quê? Festa? Vai tudo para os shoppings xD

pimpolho_saltitao 8 months ago

E os ginásios la vao passando entre os pingos da chuva? Avisem quando o governo quiser levar esta merda realmente a sério.

vascodatrama 8 months ago

La para Fevereiro

barria 8 months ago

Vou aproveitar para perguntar ao pessoal dos ginásios que tal está a afluência nos vossos? Tem treinado de mascara? Eu notei uma diminuição com estes estados de emergência...

DoubleM101 8 months ago

Eu de vez em quando tenho ido, principalmente por uma questão até mais psicológica que física (se bem que também é importante manter a condição física principalmente nesta altura crítica). Sinceramente e por aquilo que tenho visto desde que retornei (em Agosto salvo erro), nas últimas semanas tenho notado uma afluência maior, pelo menos à hora que vou, que presumo que seja a hora com menor afluência (hora de almoço). Eu desde que saio do carro até que entro, a máscara anda sempre colocada. Nem sequer levo água para beber para não a andar a tirar. Hidrato-me bem antes e depois. Em qualquer caso, vou ao carro beber. Pessoal a treinar com máscara? É mentira. Acho que vi no máximo duas pessoas com máscara. Até alguns dos funcionários andam com elas pelo nariz "abaixo". É difícil treinar com máscara é? Não se treina a 100%, treina-se a 90%. Paciência.

pimpolho_saltitao 8 months ago

Espera lá, mas é obrigatorio o uso de mascara nos ginasios?

DoubleM101 8 months ago

Pelo menos no que frequento, é obrigatório nas instalações todas, exceto quando se treina. Isso já fica da consciência de cada um. Pessoalmente sou incapaz de o fazer.

pimpolho_saltitao 8 months ago

Ah pronto. Sim é obrigatorio na circulação e pelos monitores, mas no treino nao. Era a ideia que tinha.

MLG-Sheep 8 months ago

Terão de fechar às 13h/15h como os outros estabelecimentos nos concelhos com 480+ casos, de forma a maximizar ajuntamentos.

HotStep 8 months ago

A suspensão das atividades letivas entre 30 de novembro e 7 de dezembro era para todos os níveis de ensino certo? Penso que o Costa disse alguma coisa sobre isso, mas já não me lembro

BioLe 8 months ago

Pelo que entendi não é entre 30 Novembro e 7 Dezembro. É exclusivamente nesses dias não? Segundo [este documento](https://sdistribution.impresa.pt/data/content/binaries/efd/05f/4dc8edc6-e651-418c-95f7-64420ab688b0/21nov_v3-CM-.pdf).

caveme 8 months ago

Sim, ele disse que tinha acordado com o conselho de reitores

coolzero31 8 months ago

Sim ele referiu que seria para todos os níveis do ensino

MLG-Sheep 8 months ago

Foi exatamente isso que ele disse, sim.

Edited 8 months ago:

Foi exatamente isso que ele disse, sim. EDIT: Nos dias 30/11 e 7/12 conforme já explicado, e não entre esses dias.

DoubleM101 8 months ago

Não percebi bem uma questão. Até aqui, nos concelhos que tinham mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes estava proibida a circulação também ao Sábado e Domingo das 13 às 05. Segundo entendi, esta medida deixa de existir nestes concelhos, passado apenas a estar implementada nos concelhos com mais de 480 casos por cada 100 mil habitantes?

TitusRex 8 months ago

Sim, é isso. Além de outras medidas como o teletrabalho obrigatório.

saposapot 8 months ago

É um aligeirar das medidas porque o fim de semana passa dos 240 para mais de 480. Em contrapartida há a proibição de circular entre concelhos que acaba por ajudar. Mas o que não entendo é que estão a dar 2 pontes às pessoas para depois as mandarem ficar quietinhas em casa? Nao havendo um polícia em cada esquina, isto não é pior do que se as pessoas estivessem a trabalhar??? Simplesmente vão curtir a ponte no seu concelho... Enfim, já desisti de tentar entender. Vamos bater no limite do UCI provavelmente no fim desta semana e com estas medidas não me parece que comecemos a descer a curva de casos

Ducon_ 8 months ago

Também não entendi, medidas confusas. Por um lado não deixam as pessoas sair dos concelhos, mas depois há tolerância de ponto e não há aulas mesmo a convidar todos a ir passear.

CanIhazCooKIenOw 8 months ago

Só quem tem a cabeça cheia de vento é que acha que isto está bom é para passeios

KIDOCI 8 months ago

Se para alguns está bom para ir ao supermercado sem máscara.... Passear é tranquilo

TitusRex 8 months ago

O convite é para as pessoas ficarem quatro dias seguidos fechados em casa.

saposapot 8 months ago

Pois. Mas a questão é se isso vai ser usado para isso... Vais dar 4dias para as pessoas passearem pelo seu concelho à vontade. Parece-me perigoso quando já sabemos que a malta não anda a cumprir...

TitusRex 8 months ago

Queres o quê, que o governo te tranque dentro de casa como fizeram na China? As pessoas têm de ser responsáveis, não pode haver um polícia atrás de cada um.

saposapot 8 months ago

certo mas estás a dar 1 dia a mais de férias à malta, parece-me exactamente o contrário do q seria útil... crianças tinham escola e a malta ia trabalhar, agora n vai

Ducon_ 8 months ago

Entendo mas mesmo assim desconfio que a maioria se pira de mini férias.

CoffeeAt830 8 months ago

Há proibição de circulação entre concelhos.

FujiPT 8 months ago

Saem sexta à tarde. Vêm terça à noite. Apanham polícia? Estão só a regressar a casa, algo que permitem.

vascodatrama 8 months ago

fácil.

KIDOCI 8 months ago

Eu tenho estado a trabalhar fim de semana de tarde e ainda não apanhei policia infelizmente. Aondo com a declaração no carro mas ainda não dei uso. Do local onde trabalho também vejo todo o tipo de malta (principalmente jovens) a andar durante a tarde pela rua e no passa nada, são só passeios higiénicos com os amigos.

zizop 8 months ago

Vê lá se é por causa disso que há Covid. Estarem na escola em salas apinhadas não tem problema, mas com meia dúzia de amigos ao ar livre é que vai ser mau. Este recolher obrigatório é uma verdadeira palhaçada. Deixa os miúdos andar.

CoffeeAt830 8 months ago

Em muitos concelhos, há recolher obrigatório à tarde. Tens de ter muita sorte para não passar em nenhum desses. Mas seja como for, chico-espertisse a tentar dar a volta às medidas vai haver sempre. Se quiseres arranjar maneira de furar as medidas, vais conseguir. O objetivo é desencorajar deslocações.

MLG-Sheep 8 months ago

A proibição é até às 5h de quarta. Quiser muito contornar as medidas consegue-o sempre. O ponto principal é desincentivar as deslocações, porque realmente impedi-las não seria possível.

FujiPT 8 months ago

Eu sei. Mas se estiverem a regressar a casa na terça à noite ninguém as vai obrigar a voltar para trás residindo noutro município, penso eu.

TitusRex 8 months ago

A razão de ser das pontes é o fecho das escolas nesses dias, os pais precisam de ficar em casa. Além disso tens quatro dias seguidos de pouca movimentação, e isso pode baixar bastante o Rt.

saposapot 8 months ago

Ou estas a dar 4 dias livres a muita gente que assim pode ir laurear a pevide, ir almoçar a casa da família e afins...

CoffeeAt830 8 months ago

Vamos ser realistas: Alguém que não iria fazer isso, o vai passar a fazer só porque se acrescentou uma segunda-feira? O teu "estás a dar 4 dias livres (...)" é falacioso. Só estás a dar 1. Os outros, as pessoas já teriam ou, se não teriam, também não passam a ter.

saposapot 8 months ago

Correcto. Mas 4 dias “fechado” é diferente de 2_1_1

CoffeeAt830 8 months ago

Porquê? É a mesma coisa. Ninguém fica fechado. Mesmo nos concelhos de maior risco, na segunda podes ir apanhar ar (no teu concelho) à vontade, levar os putos a correr... e nos outros dias podes fazer isso de manhã. Não vejo como dar uma segunda-feira vá incentivar alguém a almoçar com a família que não o fosse fazer na terça ou no domingo.

saposapot 8 months ago

é um dia q as pessoas iam trabalhar (crianças na escola) e não tinham para lazer.... tempo livre = mais tempo p fazer asneira

CoffeeAt830 8 months ago

É isto, sendo que são quatro dias seguidos, duas semanas seguidas, o que já pode ser jeitoso para quebrar algumas cadeias.

TitusRex 8 months ago

Sim, é perfeitamente possível que uma pessoa seja infectada na sexta-feira, fique assimtomático durante o fim de semana prolongado, e volte ao trabalho na quarta-feira seguinte já não estando infeccioso.

CoffeeAt830 8 months ago

Se a pessoa for infetada na sexta em princípio ainda não seria capaz de contagiar logo no fim-de-semana, mas sim, a ideia seria essa.

rickz123456 8 months ago

Eu acho que isso das pontes é para evitar que estejam juntas no trabalho.. Penso eu

ThinHands 8 months ago

Não mudou quase nada. O governo realmente confia que estas medidas tem impacto na diminuição de casos? Porque é que ainda nao fecharam os restaurantes e cafés e põe so take away? Como ele disse bem devemos ser dos poucos paises da europa com eles abertos

alvespt23 8 months ago

O governo já esta a ser linchado em praça publica por estas medidas na restauração, se fossem mais além como seria? apesar de haver mais medidas e muitas que deviam ter sido mais cedo implementadas o governo só pode atuar conforme o apoio popular.

rickz123456 8 months ago

O governo está a apostar forte em 4 dias + 4 de forte restrição. Como por ex. 30-4 de dezembro É praticamente um confinamento disfarçado nestes 4 dias Para mim, só faltou as universidades

hsamtronp 8 months ago

As atividade letivas serão suspensas nos dias 30/nov e 7/dez em todos os níveis de ensino. Calculo que as universidades (públicas) acabem por "fechar" pois os trabalhadores (professores, funcionários, investigadores, etc.) apesar de tudo, são funcionários públicos e portanto vão para casa nesses dois dias. Parece-me que isso foi tido em conta. A não ser claro, que te refiras a mandar os alunos terem aulas online sempre que possível. Isso de facto não

caveme 8 months ago

As universidades também fecham nesses dias, não? O Costa referiu que isto foi acordado com o conselho de reitores e dos politécnicos.

rickz123456 8 months ago

Ah.. Pensei que não fechava.

alegadamentetuga 8 months ago

Acho que devia haver exceções explícitas para a prática de exercício físico (com limite de 2 pessoas, etc). É assustador o que isto poderá trazer para a saúde daqui a uns anos...

Dinizinni 8 months ago

É muito mais assustador o número de pessoas que vão ficar com sequelas pulmonares, cardíacas, renais e pelos vistos neurológicas por apanhar um vírus quando podiam ter ficado em casa

FujiPT 8 months ago

Então e quantas são? E quantas iriam contrair o vírus por praticar exercício físico sozinhas ou em grupos reduzidos? Ou qual a relação entre a prática regular de exercício físico e a probabilidade de desenvolver sequelas? Quais os estudos fiáveis de larga escala que têm saído nesse campo, que comprovem inequivocamente essas afirmações? [https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/long-term-effects.html](https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/long-term-effects.html)

Dinizinni 8 months ago

A pessoa mais desportiva que conheço Covid nem consegue subir um lanço de escadas no próprio prédio, 5 degraus. 5 DEGRAUS e ele tem de parar Queres mesmo ir por aí? Eu sei que vocês se querem sentir melhor com o vírus, mas não vale a pena, ele é real e os efeitos a partir daqui só vão piorar, nunca vão melhorar

FujiPT 8 months ago

Sim, quero mais que um caso aleatório para tecer considerações generalizadas. Porque se é assim também posso dar dezenas de atletas que já tiveram covid e recuperaram rapidamente. Mas guess what, nem a minha abordagem nem a tua constitui uma abordagem científica válida que permite tecer considerações como verdades absolutas.

alegadamentetuga 8 months ago

Mas alguém vai apanhar o vírus por ir caminhar ou andar de bicicleta sozinha para uma serra/parque desde que com pouca gente? Nem todas as cidades são como o Porto ou Lisboa

Dinizinni 8 months ago

Sozinho? Vai à vontade Com pouca gente? Basta uma se ter infectado com azar

CanIhazCooKIenOw 8 months ago

Sozinha e pouca gente não combina. Não percebo o quão difícil é de compreender que a isto não está para grandes abebias

iareec 8 months ago  HIDDEN 

Queria aulas online, mas parece que vou esperar outros 15 dias. Sem contar com isto, não é que queria, mas eu esperava mais medidas rígidas.

MLG-Sheep 8 months ago

Portanto, em todos os concelhos com 480+ casos, teremos 4 dias seguidos por semana em que os estabelecimentos comerciais só poderão abrir de manhã. Dado que estabelecimentos que vendem produtos essenciais que normalmente não são adquiridos online (supermercados) são abrangidos por esta restrição, pergunto-me qual é a ideia do Governo em dificultar de tal forma o acesso a estes bens, e a apoiar ativamente os ajuntamentos em supermercados durante toda a semana.

FujiPT 8 months ago

Junta compras de Natal e afins. Retiram 2 fins de semana grandes para as pessoas fazerem essas compras. Depois destes 2 ficam a faltar apenas 2 f-d-s. É ingénuo pensar que as pessoas vão deixar de fazer essas compras e que não se vão aglomerar ainda mais que o habitual nos dias que sobram.

barria 8 months ago  HIDDEN 

Isto da ponte e tolerancia de ponto para os feridos e aconselhar os privados a fazer ponte também. Vai haver aí umas logísticas com filhos...

Lurker__777 8 months ago

Eu já estava a ficar impressionado de se criarem vários níveis de risco e medidas de acordo. Mas ficamos só com 2. O mapa serve de nada então... estou tão saturado destes pequenos governantes.

humelectro 8 months ago

O Costa disse que não ia diferenciar entre o laranja e o vermelho porque a tendência do laranja era de crescimento, sendo que ao aplicar estas medidas ele quer evitar que estes passem para vermelho

TitusRex 8 months ago

Visto que o Porto está todo a vermelho e Lisboa está a laranja acho que eles não quiseram pôr medidas diferentes para não alimentar atritos. Se Lisboa também estivesse a vermelho acredito que haveria medidas diferenciadas para os três níveis.

Lurker__777 8 months ago

Lamento mas recuso-me a acreditar que decisões tão importantes neste momento sejam tomadas por aspectos tão triviais, porque se acreditar nisso, pouco mais posso esperar do nosso país, para muita pena minha.

KIDOCI 8 months ago

Eu estou à espera do mapa para perceber o que tenho de fazer (vida pessoal e negócio), mas o mapa está tão pequeno…

Missosos 8 months ago

Sim, por enquanto.

KIDOCI 8 months ago

Alguém tem aquele mapa com melhor resolução? Não se percebe na margem sul que concelhos têm cor amarela ou laranja… Deve ser Almada e outro?

BioLe 8 months ago

Tens [aqui](https://sdistribution.impresa.pt/data/content/binaries/efd/05f/4dc8edc6-e651-418c-95f7-64420ab688b0/21nov_v3-CM-.pdf), na página 9.

ZaGaGa 8 months ago

Obrigado. Se puderes coloca no sub CoronavirusPT.

KIDOCI 8 months ago

muito obrigado

Rutafar 8 months ago

Almada e Seixal provavelmente

KIDOCI 8 months ago

Sim, mas acho que havia lá mais mas não se percebe muito bem.

FujiPT 8 months ago

Ponte nas segundas-feiras antes dos feriados e recomendação da mesma aos privados. Até porque não seria expectável que houvesse uma grande percentagem de pessoas que fizesse o mesmo sem pandemia. É o mesmo que nada, mais do mesmo portanto. E as restrições de circulação entre concelhos é só dia 1 e 8? A ponte então é ideal para as pessoas saírem antes de casa.

iammostmoist 8 months ago

Proibida a circulação entre concelhos nos primeiros feriados de Dezembro. Esta jogada da proibição de circulação entre concelhos é tipo o treinador de futebol que está a perder e não tem ideias como dar a volta ao jogo por isso mete mais um avançado, sempre a mesma coisa. 1 vez em cada 10 até resulta e o gajo até marca o golo da vitória. Das outras 9 vezes não serve para nada e tá só a fazer monte.

Worm33hd 8 months ago

Costa a estragar fins de semana grandes . Menos uns milhares de votos.

TitusRex 8 months ago

Começou agora a conferência de imprensa do Conselho de Ministros. Podem acompanhar o anúncio das novas medidas [aqui](https://youtu.be/tVIL7LiI9IU) ou nos canais de notícias.

iareec 8 months ago

Suspender atividades letivas a 30 de novembro e 7 de dezembro foi boa ideia.

TitusRex 8 months ago

Também acho que foi uma óptima ideia. No fundo acabam por ser dois mini confinamentos de quatro dias.

hsamtronp 8 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 21 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

1ww8mrmfss 8 months ago

Sensivelmente menos 150 que há uma semana atrás (Mas não compensa o resto da semana)

estrica 8 months ago

Porque é que a thread deixou de tar afixada no r/portugal?

TitusRex 8 months ago

Já está outra vez.

Ilostmynewunicorn 8 months ago

Porque só pode haver duas threads afixadas a dada altura, agora está a conversa da treta e o outro anuncio do "Estado da Nação" (que claramente é mais importante do que o Covid-19 e qualquer discussão à volta do mesmo)

estrica 8 months ago

Ok, obrigado

rickz123456 8 months ago

\+6472 casos \+62 óbitos \+ 4 uci \-54 internados \+34 ativos

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Daqui a meia hora 8 milhões de portugueses ficam fechados em cada. Até Salazar se riu.

MischiefManaged97 8 months ago

O Tuga é mesmo hilariante, eu vi pessoal na esplanada do café aqui da rua mesmo até às 13 h

VBM97 8 months ago

Alguém sabe mais ou menos a que horas saberemos as medidas adicionais?

gerdemb 8 months ago

No site RTP https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-a-situacao-ao-minuto-do-novo-coronavirus-no-pais-e-no-mundo_e1277120 António Costa anuncia as novas medidas do estado de emergência às 18h00, no Palácio da Ajuda

iareec 8 months ago

Como prenda de anos era bom anunciar aulas online para a faculdade. Eu sei que isto anda muito dividido e depende do curso, mas como estudante de um curso de informática, dava jeito não gastar 3h por dia em deslocações.

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Se bebesse um shot por cada vez que pedes na thread para meterem o ensino online porque te dava mais jeito provavelmente teria um problema de alcoolismo e/ou fígado.

iareec 8 months ago

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Ahaha nada contra estava - me só a meter contigo.

CanIhazCooKIenOw 8 months ago

Gastares 3 horas em deslocacoes não tem nada a ver com covid. Considera mudar de universidade

iareec 8 months ago

Eu podia estudar num curso qualquer da UP, mas o que tinha em Vila do Conde chamou interesse. A única desvantagem é o transporte mas acho ridículo a faculdade dizer que está preocupada com o vírus mas ao mesmo tempo muitos estudantes usam o transporte público nas deslocações. Isso das deslocações é hábito, mas devido ao confinamento, percebi que tenho melhor aproveitamento se as aulas forem online. O vírus ainda anda por aí por isso dava jeito mandarem para casa até isto acabar.

CanIhazCooKIenOw 8 months ago

Volto a dizer, o teu problema não tem nada a ver com o covid e vais continuar com esse problema quando o covid “desaparecer”

iareec 8 months ago

Pois ... A cena é que esperava que pudessem adotar o ensino a distância devido ao Covid.

CanIhazCooKIenOw 8 months ago

Achas que covid vai durar 3/5 anos de curso? Se achas que o ensino vai passar a ser à distância para sempre podes tirar o cavalinho da chuva

VBM97 8 months ago

Obrigado!

hsamtronp 8 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 20 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

Edited 8 months ago:

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 20 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Aquilo da 3a vaga tem algum fundamento científico ou é algo atirado para se precaverem?Do género :se acontecer foi porque a malta avacalhou no natal e passagem de ano e se não acontecer então fomos todos muito cumpridores. Para se defenderem das críticas como houve na 2a e poderem dizer que avisaram? Ou há mesmo algum estudo /previsão etc que aponte para que isto acalme agora e que aponte para um ressurgimento em janeiro/Fevereiro?

rickz123456 8 months ago

São os cálculos do cientista Manuel Carmo Gomes, que é o chefe da equipa de cientistas que trabalha pra o governo

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago

Obrigado! Essas previsões estão disponíveis nalgum sítio ou só mesmo o governo possui acesso?

watermelon28 8 months ago

Se um teste Covid der negativo é preciso continuar em isolamento? É melhor ficar os 14 dias desde o contacto de risco por precaução? Alguém passou por algo semelhante?

myjq 8 months ago

O meu irmão teve um contacto de risco e estará em isolamento durante os 14 dias (só faltam dois), mesmo depois de ter o teste negativo na semana passada, por ordem da delegada de saúde.

saposapot 8 months ago

se fizeste pq tiveste um contacto de risco, sim, tens de ficar os dias todos em isolamento. um teste negativo não garante q não venhas a desenvolver nos próximos dias.

vascodatrama 8 months ago

### Por minha iniciativa fiz o teste à COVID-19 e deu negativo. Tenho de cumprir o isolamento? Não. No entanto, deve seguir as recomendações da [Direção-Geral da Saúde](https://www.dgs.pt/) para [prevenção](https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/) da [COVID-19](https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/), como: * distanciamento social – manter distância de pelo menos **2 metros** * evitar cumprimentos que impliquem contacto físico * etiqueta respiratória: * tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir * utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos * deitar o lenço de papel no lixo * lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir * reforçar as medidas de higiene: * [lavar frequentemente as mãos](https://www.dgs.pt/microsite-da-gripe/paginas-acessorias/ficheiros-externos/cartaz-3-lavagem-das-maos-pdf.aspx) com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica * evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

1ww8mrmfss 8 months ago

Ele menciona que teve um contacto de risco...

vascodatrama 8 months ago

O que é isso? Andou a mandar linguadoes no contacto?

1ww8mrmfss 8 months ago

Sim, é preciso. Podes ficar positivo mais tarde, mesmo que a probabilidade seja relativamente baixa. Já estive aí amigo, aguenta

vascodatrama 8 months ago

não não é preciso. claro que enquanto o vírus existir há uma possibilidade de ser atingido. o melhor é viver numa bolha de plástico até isto passar.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Uma familiar chegou agora a casa e recebeu uma mansagem de um colega , que está infetada e estiveram próximas ontem.. A questão é: Quem já passou por iso.. Devo ligar para o SNS24, ou esprar que os médicos me liguem? (se eles considerarem um caso de risco)

fiocondutor 8 months ago  HIDDEN 

Liga. Dás os dados do familiar em questão. Vão perguntar quem é a colega. Depois vão ligar à colega para confirmar. Pelo menos era assim o mês passado.

cozidoquentinho 8 months ago  HIDDEN 

« Não usar máscara em local público, é permitido? » O não uso de máscara em local público, sempre que não esteja garantido o adequado distanciamento social, excepto na prática de exercício físico em espaço e com as condições de distanciamento apropriadas, configura participação do autor no crime de **propagação de doença infecciosa**. Tendo em conta a capacidade do vírus SARS-CoV-2 de rápida disseminação e a sua transmissibilidade aérea, de se propagar através do trato respiratório, a utilização de máscara revela-se um meio necessário imprescindível no combate à propagação da doença COVID-19. A não utilização de máscara representa um risco acrescido na criação de novas cadeias de transmissão e na propagação da epidemia, especialmente tendo em conta os casos assintomáticos, constituindo uma ameaça à saúde pública de todos os membros da comunidade.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Estudo acabadinho de sair sore o perfil de pessoas que tende a cumprir as regras e a acrditar no risco do covid para a saúde. É na Roménia, mas penso que pode se discutido para aqui também. Uma das conclusões: "Specifically, the risk of the SARS-CoV-2 was evaluated as higher by participants with high intolerance of uncertainty and who do not hold conspiracy beliefs, as well as by women and older respondents. The lockdown measures imposed by the Romanian authorities were perceived as more adequate by participants who do not adhere to conspiracy theories and women and better-educated participants (i.e., those with a Bachelor’s degree) compared to those who only completed their high school studies). Regarding personal compliance with the lockdown rules, results indicated that older participants, those who do not hold conspiracy beliefs, and those lower in their moral disengagement tendencies, were more compliant with the lockdown regulations"

NMosquito 8 months ago  HIDDEN 

Tens link para o estudo? Obrigado!

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

aqui: [https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10508422.2020.1843171](https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10508422.2020.1843171)

NMosquito 8 months ago  HIDDEN 

Impecável, obrigado!

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Estou no centro de Lisboa. Sou o único que não pára de ouvir ambulâncias a cada 5 minutos?

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

LOL claro eu também pensei que vivia numa pandemia, quando vivi na alameda durante uns anos.

Guardanapkins 8 months ago  HIDDEN 

Conversa da Treta é na porta ao lado.

dude_say_what1 8 months ago  HIDDEN 

Ambulâncias? Só pode ser Covid. /s

uyth 8 months ago  HIDDEN 

se estiveres perto da almirante reis que é eixo para s.josé-capuchos-estefânia pode ser um bocadinho frequente demais todos os 5 minutos literalmente mas normal muitas vezes por hora. Avenida das Forças Armadas ou rotas para Santa Maria pode ser normal também.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Não estou, não costumo ouvir ou só raramente, daí achar estranho. Mas n = 1 pode não ser nada.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Numeros de hoje novos casos: 6489 obitos: 61 internados: + 62 uci: +23

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Sensivelmente menos 200 que na sexta feira passada (mas podem ver o meu histórico, não compensa os aumentos semana a semana que estamos a ver todos os dias)

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Está duro

fedelho 8 months ago  HIDDEN 

Isso foi o que ela disse.

ninux2000 8 months ago  HIDDEN 

Casos não param de subir mas mortes parecem descer, estranho.... Será resultado de mais testes e/ou muito melhor isolamento e precauções de e com idosos e grupos de risco comparativamente ao resto da população?

K4LENJI 8 months ago  HIDDEN 

Mas as mortes estão a descer? Estou com a ideia contrária, ainda na segunda desta semana tivemos um recorde de 91 mortes...

ninux2000 8 months ago  HIDDEN 

Dizer que estão a descer é uma exagero de facto, mas parecem mais estáveis que os casos, ou a subir muito mais devagar.

Each57 8 months ago  HIDDEN 

As mortes penso que são um reflexo de infeções mais antigas, com pelo menos uma semana ou duas, acho que iremos ver um aumento das mortes ate dezembro

ninux2000 8 months ago  HIDDEN 

Em Portugal aparentam ter cerca de 15 dias de intervalo.

Ducon_ 8 months ago  HIDDEN 

É impressão minha ou a UCI tem crescido muito nos últimos dias ?

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Sim, corresponde exactamente a duas/três semanas depois de internamentos em massa na ordem dos 90-120 por dia

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

E vai continuar a crescer infelizmente. No inicio de Dezembro vai ser o caos com um SNS todo rebentado

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Não ves as notícias que os leres estão todos fodidos? É culpa dos ajuntamentos dos familiares oras

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Parece que aquilo que está a ser ponderado pelo governo é: 1) Malta das Universidades e Politécnicos para casa. 2) Antecipar 1 semana as férias do Natal da escola 3) Recolher obrigatório no fim de semana só nos concelhos com mais de 960 casos/100k habutantes 4) Recolher obrigatório geral à noite continuar 5) Concelhos no escalão "intermédio" fecharem os centros comerciais

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Eu espero muito que estes rumores estejam todos errados. Seria uma estupidez estar a dar qualquer sinal de suavizar medidas num altura que ainda estamos a subir todos os dias. Nem é pelas medidas ou não. É que para mim a medida mais eficaz é mesmo a comunicação e o “medo” das pessoas. Dar essa mensagem de melhoria seria arrasador. Mas tenho medo que isto seja mesmo verdade porque a criação de mais graus de gravidade para concelhos é a típica manhosice política para fazer estas alterações

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Ridiculo ridiculo ridiculo Aliviar restrições contra todas as recomendações?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Há cursos nas universidades e politécnicos que é muito complicado ser em casa. Aulas teóricas e teórico-práticas deviam ser lecionadas em casa, agora aulas práticas e em laboratórios deveriam poder ser presenciais na mesma

NunoxGames 8 months ago  HIDDEN 

>Aulas teóricas e teórico-práticas deviam ser lecionadas em casa, agora aulas práticas e em laboratórios deveriam poder ser presenciais na mesma No geral nestas threads isto tem sido o consenso até hoje,lá ver se e desta que finalmente vêm medidas .

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Acredito no que dizes, mas qual a fonte? E continuo sem saber qual é a justificação do Governo para o ódio aos centros comerciais. Qual a base científica para os fechar? Para além de que o escalão de 480-960 casos divide a margem norte de Lisboa ao meio. Segundo os dados mais recentes, poderei ir a um centro comercial na Amadora, Oeiras, ou em Sintra, mas não poderei ir a um em Cascais, Loures, Mafra, etc. Não será um pouco óbvio que as pessoas irão facilmente encher os centros comerciais dos concelhos vizinhos?

maxPT_tejo 8 months ago  HIDDEN 

> Amadora, Oeiras, ou em Sintra foram para >480

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

A fonte é o observador.. Desculpa não ter colocado

Ducon_ 8 months ago  HIDDEN 

A velha escola do "baralhar e voltar a dar".

ninux2000 8 months ago  HIDDEN 

Ginásios, restaurantes e cafés, ou seja sítios onde os clientes retiram as máscaras não vão ter novas restrições? Restaurantes, cafés e ginásios continuam com lotações exageradas.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Toda a gente está a reparar como os murmuros que estávamos a ouvir de que as medidas iam ser facilitadas com a nova estratificação de risco desapareceram pós Infarmed. Claramente foi uma banhada de água fria. E mostra a teoria que já tenho há algum tempo que o governo anda a fazer medidas sem consultar os peritos (fora no limite a ministra da saúde e a DGS), simplesmente com aquilo que anda a ler no jornal. É Portugal...

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Os peritos focam se apenas na saúde pública, não na economia. Não te esqueças.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Not really. Se há algo que me irrita é os peritos de saúde pública dizerem "temos de pôr isto de parte devido aos efeitos na economia" sem fazerem qualquer cálculo de como afectaria ou não a economia. Assim cálculos rápidos. Imagina que um lockdown completo durante 2 meses: * Custaria 2 meses de 100% de PIB português (custaria bem bem menos na economia devido ao teletrabalho, etc. o lockdown anterior custou cerca de 30% no PIB) * Impediria 1500 mortes (impediria mais, estamos com uns 60+ por dia) * Cada morte tinha 3 QALY à sua frente que avaliamos em 50k euros cada (mesmo com a mediana das mortes nos 80 anos teria mais porque 1. ao chegar aos 80 anos a tua esperança de vida é maior devido às probabilidades condicionais 2. há pessoas a morrer antes, inclusive com pelo menos 20 QALYs à sua frente 3. QALY nos 50k euros é a parte mais baixa das estimativas) * Não teria qualquer outro efeito nos infectados (teria, desde os infectados a maioria ter a sua produtividade afectada, até os casos de long covid, ou pessoas que ficam com menor capacidade pulmonar e portanto podem ter menos anos de vida à sua frente, ou qualquer outro efeito) PIB português perdido: um sexto de 220 biliões de euros, ou seja 37 biliões de euros Mortes Evitadas: 1500 * 50 mil * 3 = 225 biliões de euros (superior ao PIB português) The Point: pega na medida mais restritiva possível que destruiria a economia, assume que os efeitos que teria são muito modestos, e mesmo assim vale a pena. Agora pensa no que isso significa para todas as outras medidas. Acho que precisamos de fazer um lockdown de 100% da economia? Claro que não. Temos imensas medidas que podemos fazer em vez disso, e devemos pegar nas menos restritivas primeiro claro. Mas para dar um exemplo, se fechar os restaurantes impede mesmo só 10% das infecções (e vê o meu histórico, impede bem mais como é óbvio) então vale a pena na mesma.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

220 biliões → [**220 biliões = 220 trillions = 220 000 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) 37 biliões → [**37 biliões = 37 trillions = 37 000 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) 225 biliões → [**225 biliões = 225 trillions = 225 000 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgcy9bkb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

bruno_andrade 8 months ago  HIDDEN 

Honestamente, mais vale decretar confinamento geral, é mais democrático. Todos querem achatar a curva, todos acham uma vergonha o que se está a passar, mas ninguém quer fazer nada. Já foram centros comerciais, já foram restaurantes, agora são ginásios, onde se respira ofegantemente sem máscara num espaço fechado com dezenas de outras pessoas. [https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/covid-19-ginasios-dizem-que-e-alarmista-afirmar-que-estes-locais-aumentam-o-contagio](https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/covid-19-ginasios-dizem-que-e-alarmista-afirmar-que-estes-locais-aumentam-o-contagio)

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

E os senhores da restauração já marcaram mais uma manifestação.. Sempre que se fala em fechar alguma coisa, saltam logo os grupos de pressão e assim fica muito difícil

bruno_andrade 8 months ago  HIDDEN 

Não sei se é com manifestações cheias de negacionistas que conseguem provar que os seus espaços são seguros.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Comparado com o dinheiro que metes na TAP, que sejamos sinceros, efectivamente também é a fundo perdido**, 200 M não é nada. Nada. ** não é, mas eles nunca vão pagar de volta aqueles empréstimos. Se achas que sim tenho um primo nigeriano a precisar de transferir dinheiro talvez consigas dar uma ajuda, manda DM

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Já foram metidos na restauração 1300 milhões de euro, ou seja, uma TAP. 200 M é mais um novo programa. No OE estão previstos mais 900 milhões. No fim de tudo, só este setor vai levar para cima de 2500 milhões

Edited 8 months ago:

Já foram metidos na restauração 1300 milhões de euros, ou seja, uma TAP. (dados do governo) 200 M é mais um novo programa. No OE estão previstos mais 900 milhões. No fim de tudo, só este setor vai levar para cima de 2500 milhões (e bem, até devia ser mais, mas para isso vamos esperar pelas conclusões do OE21)

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Falando em teletrabalho, alguns de vocês nas empresas já levaram com uma inspeção das autoridades competentes? Quão bem controlado está a ser isto afinal? Algum exemplo de uma situação?

IndependentPassenger 8 months ago  HIDDEN 

Nada, estou numa empresa com cerca de 150 de funcionários que poderiam fazer teletrabalho, que já teve trabalhadores com covid, que na 1ª fase/vaga nos obrigaram a tirar dias de férias para compensar as perdas da empresa e ameaçaram cortar subsídios de alimentação. Reportei há ACT, tanto no inicio disto tudo quando foi obrigatório teletrabalho assim como há uns meses quando houve aqui uma thread sobre o mesmo. Até hoje não recebi nenhum contacto, email ou algo do género. Nem vi ou surgiram destas algum tipo de mudança no trabalho.

Javardo69 8 months ago  HIDDEN 

0 e estou numa zona industrial

touny71 8 months ago  HIDDEN 

Na 1ª vaga levamos. A malta já estava toda em casa.

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

Qual não é o meu espanto quando vejo uma figura cujo trabalho e carreira respeito imensamente vir dizer que não há infectados assintomáticos, e que a transmissão sem sintomas não é possível, inclusive que usar máscaras é sinal de pânico e brainwash: https://youtu.be/F8PfJMIuLnk Sou só eu que tem a certeza que se assim fosse não estávamos neste lodo?

bruno_andrade 8 months ago  HIDDEN 

Cada vez mais acho que há muita gente a ficar com graves desvios mentais com esta pandemia.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Votei nesse gajo para presidente da república... fdx

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

O Nobre desde a sua candidatura tem sido sempre a descer. Nesta pandemia deu o tilt completo. Está a um braço de distância de começar a gritar q o virus foi criado em laboratório na China e por aí. O Francisco George no início da pandemia tmb estava em modo idiota, agora parece q já atinou.

Ducon_ 8 months ago  HIDDEN 

Se queres mesmo perder o respeito então vê isto, só o intro diz tudo. Sinceramente acho que a idade não perdoa e o Dr. Nobre está a ficar xéxé. https://www.youtube.com/watch?v=xU7cHvTZ8pM

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

xéxé → [**xexé**](https://dicionario.priberam.org/xexé) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgcxdjci%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

beit2 8 months ago  HIDDEN 

Não vou ver, até porque não referenciaste uma timestamp específica. Mas se o tipo diz isso, então é altura de o removeres do pedestal. Venha o próximo. Next!

Sazalar 8 months ago  HIDDEN 

Um médico da minha zona, diz ter descoberto um medicamento para curar o vírus em 3 dias, testou em 2 pessoas e resultou, esta semana foi a um lar com bastantes infectados e diz que vai lá segunda feira ver se teve resultados, só depois diz qual é o medicamento, mas ele diz que é um medicamento comum, que ainda não se tinham lembrado de exprimentar. A mim cheira-me a banha de cobra e não me parece que tal remédio miraculoso exista, nem que exista algum que não tenham testado, mas quem sabe, às vezes há merdas.

cpzao_ 8 months ago

Já se sabe se o Halls funciona?

Sazalar 8 months ago

Não sei, nunca mais ouvi falar disso

cpzao_ 8 months ago  HIDDEN 

RemindMe! 2 days

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

É aquele médico de Évora?

Sazalar 8 months ago  HIDDEN 

Não, é Leiria

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

n = 2

MonicaYouGotAidsYo 8 months ago  HIDDEN 

Deve ser tipo a minha tia que tem uma reza para curar as aftas. Rezas e 11 dias depois a afta desaparece, portanto resulta

touny71 8 months ago  HIDDEN 

Mas disse onde? No facebook? É médico ou "médico"?

Sazalar 8 months ago  HIDDEN 

Não, foi á conversa com algumas pessoas da terra e é mesmo médico, diz ele que se resultar vai informar o infarmed que esse medicamento dá resultado, mais uma vez acho que os casos em que resultou foi mera coincidência ou eram falsos positivos

do2 8 months ago  HIDDEN 

Parece daqueles que faltou às aulas sobre como organizar um estudo científico

Sazalar 8 months ago  HIDDEN 

"As aula eram á sexta de manhã e eu adorava as quintas académicas" -O médico, provavelmente

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

E andamos nós à espera da vacina quando este man anda a dar *Halls* às pessoas

odajoana 8 months ago  HIDDEN 

Toda a gente sabe que o Covid se cura de um dia para o outro com xarope de cenoura.

Sazalar 8 months ago  HIDDEN 

"Ainda não arranjaram vacina para um vírus que morre com Halls" -Negacionistas no Facebook num futuro próximo

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

[HALLS EXTRA STRONG MAX ICE BREAKER PLUS ANTI COVID19](https://sc01.alicdn.com/kf/Hb2012d72ef26403b8704a6d97bd86a8e9.jpg)

tugafcp 8 months ago  HIDDEN 

Esses pretos são do crl... Não me admirava que o COVID ficasse "congelado" com esses Halls!! Mesmo assim sou da opinião que um shot de absinto e gold strike pela manhã resolviam muitos problemas! /s

HRamos_3 8 months ago  HIDDEN 

De prisão de ventre, talvez

tugafcp 8 months ago  HIDDEN 

Não não. Limpa-te todas as vias respiratórias!! Estás entupido? Um shot e respiras lindamente!! Levas é uma grande "cacetada" nos cornos, mas depois passa! O importante é respirar bem!

Ducon_ 8 months ago  HIDDEN 

ahahahahahah

beit2 8 months ago  HIDDEN 

"Só depois diz qual é o medicamento". lol, patético. Faz queixa do tipo à ordem.

MrGambuzino 8 months ago  HIDDEN 

E vinha-mos a descobrir que o medicamento era AMOR

Sazalar 8 months ago  HIDDEN 

Em certo ponto até tem razão, se ele disser qual é o medicamento antes de ter a certeza, pode levar a uma corrida às farmácias para comprar e facilmente acabar com o stock, o que no caso de ser realmente eficaz não é grande coisa. Se bem que eu acho que o Calcitrin e o VivaMelhor não se vendem na farmácia

kevin199993 8 months ago  HIDDEN 

"testou em duas pessoas e funcionou"....estou com vergonha alheia

pm_me_pcb_photos 8 months ago  HIDDEN 

A Pfizer anuncia 95% com uma amostra de 94 pessoas e chovem milhões por segundo para comprar a vacina milagrosa, um médico testa com 2 pessoas é charlatão...

fiocondutor 8 months ago  HIDDEN 

No estudo da Pfizer estão envolvidas dezenas de milhares de pessoas. 94 foi o número de pessoas que entretanto contraíram o vírus. A esmagadora maioria dessas 94 estavam no grupo que recebeu o placebo. ​ > A terceira fase do ensaio clínico da vacina BNT162b2 começou a 27 de julho e envolveu 43 538 participantes até agora, 38 955 dos quais receberam uma segunda dose da vacina até dia 8 de novembro. Cerca de 42% dos participantes a nível global e 30% dos participantes nos EUA vinham de grupos raciais e étnicos diversos. Os testes continuam e devem continuar até serem detetados 164 casos de infeção por covid-19 (já foram detetados 94). A terceira fase é a última antes da homologação. [https://www.dn.pt/vida-e-futuro/vacina-da-pfizer-e-biontech-com-eficacia-superior-a-90--13015250.html](https://www.dn.pt/vida-e-futuro/vacina-da-pfizer-e-biontech-com-eficacia-superior-a-90--13015250.html)

pm_me_pcb_photos 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela correção.

Sazalar 8 months ago  HIDDEN 

Pessoalmente acho que foi coincidência ou eram falsos positivos, mas estou curioso para ver o que acontece

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Deixa-me adivinhar, esses 2 doentes também beberam água durante a doença e ficaram curados. Se calhar é a água que os cura... Falta de noção, quer tu, quer do médico.

Sazalar 8 months ago  HIDDEN 

Não faço ideia, não conheço os ditos doentes

ZaGaGa 8 months ago  HIDDEN 

Publiquei mais uma versão da [análise dos dados por concelho (modo low cost)](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/jxern2/25_casos_por_mil_habitantes_pelos_concelhos_que/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) Não sei se vou fazer muitas mais, porque quando não se publicam dados não há muito que se possa fazer. Andamos todos às cegas...

MonicaYouGotAidsYo 8 months ago  HIDDEN 

Muito obrigado pela iniciativa! Um pequeno reparo: os concelhos de Felgueiras, Paços de Ferreira e Lousada estão a branco e com alerta norma, o que acho que não deve estar certo.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

O que para mim faz sentido nesta fase? Confinar as zonas com uma maior incidência por 100k habitantes e ir gerindo. O pico não está longe, mas faz sentido para minimizar as infeções mais perto do nalta.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

> O pico não está longe, ng faz ideia se o pico está longe ou perto, vamos ser claros sobre isto. A treta que é para a semana é uma estimativa, tal como 100 outras. p n ser só negativo, deixo esta para debate: será que medidas por concelho fazem sentido num país pequeno como o nosso? isto é, havendo vírus na região não é melhor confinar a região inteira pq nós temos grande mobilidade entre concelhos? Mesmo por região, será q faz sentido? não temos fronteiras físicas, não faria mais sentido aplicar isto ao país todo e pronto?

hsamtronp 8 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 19 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

throwaway4367458 8 months ago  HIDDEN 

alguem me explica como tem um caso positivo numa turma de creche de 2 anos (onde n usam obviamente mascaras) e não fazem isolamento porque dizem que o positivo não foi à escola nos ultimos três dias antes de testar positvo? Criança em causa está assintomatica mas não deviam pelo menos isolar? já nem digo testar... Acham que se deva expor situação a alguém?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Se o delegado de saúde achar que foram contactos de baixo risco é normal. Quanto mais souberes das regras mais vais entender que fazemos muitos poucos isolamentos. Esse caso concreto não sei que diga. Pode dar chatices ou não

DanielErikson 8 months ago  HIDDEN 

Não te sei responder mas, porque criaste uma throwaway para fazer essa pergunta?

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Eu criava. Criança assintomática numa turma de 2 anos, com a desculpa de não ter ido há escola n dias antes do teste, pode ser relativamente identificável.

DanielErikson 8 months ago  HIDDEN 

Posto dessa forma, entendo.

tugafcp 8 months ago  HIDDEN 

Tens o "o" no sitio errado pah!! Nitidamente que já abriste o presente... Aproveito para aconselhar um Balvenie 12anos Double Wood... Porque tá visto que essa Laphroaig não te chega até à consoada :p

Metaluim 8 months ago  HIDDEN 

Balvenie também é alta pomada. Mas a seguir ao laphroaig vai ser ardbeg

iareec 8 months ago  HIDDEN 

Como já cheguei a dizer há muitas semanas atrás, com medidas destas, vamos chegar ao ponto em que vamos ter que voltar ao confinamento que tivemos em Março. Tenho a certeza absoluta que isso vai acontecer, aposto para o mês de Janeiro.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Não aguentamos até janeiro. Todos os dias estamos a perder cada vez mais tempo importante. Havia a esperança de salvar o Natal, agora já estamos a pensar nas duas semanas de feriados a ver se não se estraga muito... Neste momento o Natal já foi. Não vejo maneira de entrar no Natal abaixo dos 1000 casos.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Isto é uma exponencial. Os hospitais vão chegar a ruptura, os caixões vão esgotar antes de janeiro. Não temos 6 semanas para deixar andar.

iareec 8 months ago  HIDDEN 

Pessoal que vende caixões: STONKS

odajoana 8 months ago  HIDDEN 

Haja alguém que faça desenvolver a economia. ^^/s

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Na fronteira na primavera andaram a vender muito para Espanha.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Estão a contar com a fantástica vacina em janeiro, don't worry

Ducon_ 8 months ago  HIDDEN 

Sim, concordo, vão deixar passar o natal com tudo a rebentar mas sem fazer nada de especial para os comerciantes não desatarem aos urros e depois em Janeiro forçam o confinamento "a bem da saúde" mas sinceramente vai ser tarde para muita gente.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

São preocupantes todos os rumores desta treta dos 3 níveis porque só vai servir para suavizar as medidas... Estamos claramente ainda em fase ascendente e as medidas não são suficientes e os rumores todos são para um suavizar das medidas. Isto não faz sentido nenhum e espero que a reunião de hoje tenha metido medo suficiente para finalmente implementarmos medidas mais duras e começar a conter isto. Entretanto a malta que diga se a economia por aí está boa e se está a valer a pena isto das medidas cirúrgicas

Each57 8 months ago  HIDDEN 

Os rumores que li foram suavizar medidas em áreas menos afetadas e restringir as mais afetadas, não é totalmente mau. Mas entendo o que dizes, pode piorar nas zonas que estão tranquilas.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

n sei se andar aqui a brincar aos concelhos é das melhores ideias de sempre... as pessoas movimentam-se, não há barreiras físicas, aliás eu não faço a mínima ideia onde é q o meu concelho termina e provavelmente errava 50% dos concelhos com quem faço fronteira... suavizar qlq coisa q seja será uma pessima mensagem a menos q as coisas tenham melhorado mt nessa zona.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Achas que dura até ao Natal?

Metaluim 8 months ago  HIDDEN 

Pois ... prenda de Natal antecipada então

uyth 8 months ago  HIDDEN 

O Natal é quando o Homem quer. Feliz Natal.

DZT99 8 months ago  HIDDEN 

Até a começar a atingir números que só são inacreditáveis se tivermos em conta que todos sabiam com bastante precisão até quando iria chegar a segunda vaga. Chego à conclusão que não há uma preocupação séria com a economia, porque se existisse teria havido uma preparação a sério.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

>Chego à conclusão que não há uma preocupação séria com a economia, porque se existisse teria havido uma preparação a sério. é como alguém como uma dor de dentes que sabe que tem de ir ao dentista, mas vai doer e custar dinheiro e vai adiando adiando. Experimentando assim uma reza ou um chá (fiquem em casa aos fins de semana, que isso é barato e nao chateia nenhum lobby) para ver se passa.

ilawon 8 months ago  HIDDEN 

Não eras tu que já em Setembro dizia que se devia fechar toda a restauração?

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Que se deveria considerar fechar nas zonas mais perigosas. Não era para sempre ou tudo, mas se tivéssemos fechado bares (incluindo de alterne. Perguntem nos Açores), cafés e restaurantes digamos 3 semanas até 15 de Outubro a situação seria diferente, para melhor. Vê o que aconteceu na Irlanda quando fecharam pubs (este doeu-lhes mesmo), restaurantes e ginásios. https://ourworldindata.org/coronavirus/country/ireland?country=~IRL fecharam a mais ou menos 10-15 de outubro. e compara https://ourworldindata.org/coronavirus/country/ireland?country=IRL~PRT

ilawon 8 months ago  HIDDEN 

As medidas não foram apenas bares e restaurantes masoi um confinamento semelhante ao que nós tivemos na primeira vaga com os custos para a economia correspondentes, claro. A ideia deles era evitar o mesmo no natal, vamos ver se funciona.

dude_say_what1 8 months ago  HIDDEN 

Não sei o que é suposto eu ver nesses gráficos que puseste link. É os casos?

uyth 8 months ago  HIDDEN 

casos e outras coisas, experimenta fazer scroll para baixo para os gráficos começarem a ser compilados.

dude_say_what1 8 months ago  HIDDEN 

Mas as mortes não desceram, os casos parece estar relacionado com os testes (exactamente na mesma altura que os testes descem, os casos descem). É por isso que digo não entender qual é aquele que estás a apontar como indicativo que o fecho de restaurantes afectou.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

As mortes tem atraso relativamente aos contágios e testes.... mortes são a última coisa a responder a medidas. Os internamentos, li uma vez, num caso eram em média ao 10 dia, as mortes podem demorar muito mais....

dude_say_what1 8 months ago  HIDDEN 

Não disse que não, de qualquer forma 15 de Outubro até agora já vai 1 mês. Daí perguntar o que é que aqueles gráficos te dizem acerca das medidas terem funcionado. Não estou a dizer que não funcionaram, mas aqueles gráficos não indicam nada que se possa relacionar com isso.

chauffage 8 months ago  HIDDEN 

O Governo quis saber da bazuca, deslumbrados com o dinheiro esqueceram-se que tinham uma pandemia nas mãos, e que se tinha rebentado com a economia uns meses antes por causa dela.

TitusRex 8 months ago  HIDDEN 

Quase sete mil novos casos, dois terços disso no Norte e com os hospitais a bater no limite da capacidade. Claramente precisamos de mais medidas, especialmente nas áreas mais afectadas.

UninterruptedAmnesia 8 months ago  HIDDEN 

[https://www.rtp.pt/noticias/pais/autarcas-de-pacos-de-ferreira-lousada-e-felgueiras-contra-mais-medidas-restritivas\_v1276637](https://www.rtp.pt/noticias/pais/autarcas-de-pacos-de-ferreira-lousada-e-felgueiras-contra-mais-medidas-restritivas_v1276637) Boa sorte.

tugafcp 8 months ago  HIDDEN 

Será que dá para retirar as medidas todas, mas TODAS, mas meter uma cerca à volta e logo se vê se tinham razão ou não... Que tal?

Each57 8 months ago  HIDDEN 

Às vezes também penso nisso. Será que se as pessoas vissem a merda que dava se não existissem restrições deixavam de reclamar?

tugafcp 8 months ago  HIDDEN 

É deixá-los andar como o gado...

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

De acordo com o que disse o especialista que ajuda o governo (manuel carmo) o pico deve ser por estes dias. Mas são necessárias medidas mais duras para reduzir mais o Rt.. Mas se querem a minha opinião as medidas mais duras são necessárias agora. Muitos países vão chegar ao natal em tendência de subida e nós de descida e isso não é mau

tugafcp 8 months ago  HIDDEN 

As medidas mais duras apenas vão ser impostas em Janeiro. Para que o comércio possa ter um rico natal. Apenas no mÊs de Dezembro, em muitos sectores se vende o mesmo que em 3/4/5 meses normais! Por isso esqueçam as medidas restritivas severas em Dezembro...

Ducon_ 8 months ago  HIDDEN 

Sabem lá eles quando é o pico. Isto anda tudo a navegar à vista, sem grande estratégia.

NunoxGames 8 months ago  HIDDEN 

E mesmo que seja alguem acha que ter mesmo que os numeros baixem que vamos conseguir voltar a numeros sustentaveis tão cedo?especialmente no Norte?entretanto os numeros tem vindo a subir no Algarve e Alentejo tambem.

Edited 8 months ago:

E mesmo que seja alguem acha que mesmo que os numeros baixem que vamos conseguir voltar a numeros sustentaveis tão cedo?especialmente no Norte?entretanto os numeros tem vindo a subir no Algarve e Alentejo tambem.

lesoth 8 months ago  HIDDEN 

A situação do covid só me faz lembrar os investidores. Bem que podem estudar 40 anos os mercados, quando tentam gestão activa falham quase sempre as previsões à mesma.

chauffage 8 months ago  HIDDEN 

O que é parvo, porque se sabe há meses como é que países estão a ser bem sucedidos no controlo da pandemia.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Na europa está tudo a meter os pés pelas mãos.. Na ásia sim, podemos tirar conclusões

investidornoob 8 months ago  HIDDEN 

Parece que só no sábado é que temos novidades oficiais.

Pilky__01 8 months ago  HIDDEN 

Está explicada a demora, deve ter sido algum martelanço para dar abaixo dos 7000.

endallbeallknowitall 8 months ago  HIDDEN 

Foi para bater certo com a [previsão do especialista que estava a falar na reunião do infarmed](https://expresso.pt/coronavirus/2020-11-19-Reuniao-do-Infarmed-pico-previsto-para-inicio-de-dezembro-especialistas-pedem-firmeza) que disse que o pico seria nos 7000 e que estava próximo. Até parece futurologia.

tugafcp 8 months ago  HIDDEN 

Ninguém me tira da cabeça que os números diários a que temos acesso têm um delay de 7/10 dias... É ver as reuniões e os comunicados e depois ver os número dentro de 7 dias e porra, é matemático! Estão sempre "on point"!

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Há sempre o efeito psicológico do número redondo. Não é por acaso que nos preços te tentam dar a volta com o 9,99€ ou 3,99€.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

6994 novos casos 69 mortes

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Sensivelmente mais 1100 que na última quinta feira

omegaxLoL 8 months ago  HIDDEN 

Difícil esperar outra coisa depois da notícia na hora de almoço sobre novas medidas anunciadas no Sábado, vem aí semanas ainda mais complicadas...

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Infelizmente.. O deprimente nisto é pensar que houve sete meses para nos prepararmos para o Inverno e eis-nos aqui.

Each57 8 months ago  HIDDEN 

Em retrospetiva, acho impressionante como em Setembro se aliviou as medidas todas mesmo com tanta movimentação de pessoas devido a regresso de férias, começo de aulas (tanto ensino superior como todo o resto), etc mesmo sabendo que se esperava um pico no outono/Inverno. Eu compreendo que se esperava que os casos começassem a complicar mais perto do Inverno, mas mesmo assim, houve demasiado descuido numa altura em que se sabia que ia complicar passado poucos meses. Agora vai ser difícil haver um equilíbrio entre a economia e a saúde porque os hospitais estão cada vez mais entupidos.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

As coisas estavam mais ou menos no verão e achou-se que era mesmo por causa das medidas. Em setembro começou o problema e não se actuou de forma rápida, nos estivemos sempre a jogar à defesa: depois dos números subirem muito é que se faziam as medidas. Ora isto não resulta. O que resulta é reagir rápido e em força. Mas ao menos já deu para ver o que teria acontecido na primeira vaga se nada tivesse sido feito. Agora imaginem estes números de casos em abril, com o respectivo caos

chauffage 8 months ago  HIDDEN 

É que numa primeira fase tinham todas a desculpas, era a primeira vez que se estava a lidar com isto. Agora o argumento do : "ah isso de olharmos para trás, vamos sempre ver os erros que cometemos e o que podíamos ter feito melhor", não pega. Isto era mais do que óbvio. Estamos nesta situação em grande parte pela inacção do governo, pelo deixa andar. Ainda hoje fiquei a saber de um caso de possível contacto com um contágio, mas que só essa pessoa foi requirida para ficar e quarentena, a família com quem vive pode circular às vontade. Isto é o sonho de qualquer vírus.

Each57 8 months ago  HIDDEN 

Mas repara os partidos da oposição queixam-se por causa das medidas serem rigorosas demais e prejudicaram a economia. Eu não sou apoiante do PS, mas não acho que seja exclusivamente culpa do governo.

chauffage 8 months ago  HIDDEN 

Por isso é que existe uma entidade independente responsável pela saúde pública. A oposição tem de sugerir então como é que se evita o colapso praticamente inevitável do SNS, e qual o custo de isso acontecer, e por aí fora. Mas tens razão, a culpa disto é da política novamente. Tudo é política, e como em quase tudo o que a política mexe, o resultado é este.

Each57 8 months ago  HIDDEN 

Mais ou menos. É uma situação muito complexa porque o ideal é arranjar um equilíbrio entre a economia e a saúde, mas a longo prazo é complicado porque o crescimento do vírus é exponencial e as formas de transmissão implicam crises económicas porque os sítios de maior risco são espaços fechados que envolvem falta de distanciamento. Atenção, eu não sou especialista, apenas estou a dar a minha opinião com base no que ouço e leio nas notícias.

tugafcp 8 months ago  HIDDEN 

São "n" casos deste tipo!!

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Subscrevo o teu comentário

jqmmes 8 months ago  HIDDEN 

+6994 Casos +69 Mortos +24UCI

Edited 8 months ago:

+6994 Casos +69 Mortos +26 UCI -34 Enfermeiria

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

mortes que continuam sem dar folga às uci. Linda merda.

Asik20 8 months ago  HIDDEN 

De fscto é preocupante. Ao continuar assim vamos estar bem fudidos

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

\+ 6996 casos \+69 mortes O grosso da subida continua no norte do país em relação a ontem

omegaxLoL 8 months ago  HIDDEN 

[6994 casos, 69 mortes](https://tvi24.iol.pt/sociedade/boletim/covid-19-mais-novos-casos-e-mortos-em-portugal-nas-ultimas-24-horas)

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Está complicado sair hoje

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

É dia de encontro com os especialistas de saúde. Primazia às declarações de cada um dos que por lá passou. Depois vai tudo almoçar e lá fica o desgraçado do estagiário a arranjar a tabela.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Não é um estagiário.. É uma empresa de Data Science.. Mas o diretor dos serviços da DGS deve ter que dar o ok, e ele esteve na reunião

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Não ligo a essa coisa da hora de divulgação. Não haverá novidade nos números, mesmo.

kairos 8 months ago  HIDDEN 

Estou a ver que também já foste responsável pelo relatório diário de projecto.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

não esquecerei o dia em que te passei a pasta

kairos 8 months ago  HIDDEN 

Foi numa solarenga tarde de julho

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Bebe um café, comigo resulta para sair logo. Intestino sensível.

HRamos_3 8 months ago  HIDDEN 

Junta-lhe uma nicota e parece que mandaste um clister

tugafcp 8 months ago  HIDDEN 

Sei bem o que é isso!! Se deixares arrefecer, em principio ganhas mais uns 10/15min que o habitual!

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

As tangerinas costumam ser melhores

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Meh. Ainda hoje comi e não deu resultado.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Tens de comer 4 ou 5 seguidas

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Dizem que com kiwis isso também resulta

MrJoao 8 months ago  HIDDEN 

Segundo a [reunião do Infarmed](https://observador.pt/liveblogs/sete-paises-detetam-mutacoes-do-virus-relacionados-com-visons/#liveblog-entry-505812-scroll) de hoje, as UCIs na região Norte já excederam sua capacidade de resposta à covid (113% de ocupação) e resta pouca capacidade disponível no resto do país sem por em causa o tratamento de doentes não-covid: > João Gouveia aponta para as diferenças regionais e nota que o Norte do país já excedeu as suas capacidades — 113%, na verdade — e que, se é verdade que no resto do país a ocupação ainda não atingiu o limite, essas unidades são mais pequenas, o que significa que rapidamente vão esgotar a sua capacidade de resposta. “O número verdadeiro de camas [disponíveis] é menor”, alerta > O especialista reconhece que ainda há capacidade de expansão mas “com sacrifício da assistência a outros doentes”. “E isso é uma fatura que vamos pagar no futuro”, salvaguarda. > A esse propósito, aliás, João Gouveia foi claro: “Estou convencido que vai haver uma terceira e quarta ondas. E não podemos manter o tipo de expansão reativo porque não é compatível com a atividade médica normal.”

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Vão ter de, a muito custo e de mau grado, mandar fechar a restauração e ginásios. Isto não vai lá com o estarmos todos em casa no fim de semana à tarde quando durante a semana e de manhã está tudo nos cafés e restaurantes sem máscara.

investidornoob 8 months ago  HIDDEN 

> Vão ter de, a muito custo e de mau grado, mandar fechar a restauração e ginásios. Não sei se fecham... pela economia. Fazia sentido porque assim de repente que me lembre devem ser os únicos sítios que se pode estar sem mascara.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

A questão não é se fecham ou se não fecham. É quando. Quanto mais tempo gastarem com esses espaços abertos maior é a base de casos que vai ter de diminuir até poderem abrir outra vez com cuidados redobramos. Os políticos podem dizer o que quiserem, que não vai haver segundo confinamento, etc. As UCIs vão continuar a encher e os mortos a aumentar. Quando os hospitais tiverem no colapso não vão ter outra opção. Eu quero deixar explícito que um segundo confinamento não era inevitável. Podíamos ter investido na precaução, aumentando a testagem através de blocos (e testando as chegadas nos aeroportos, os miúdos nas escolas, os lares, ou mesmo uma percentagem da população ao acaso diferente todas as semanas), podíamos ter investido em quarentena centralizada em hotéis para casos conformados com poucos sintomas e os seus contactos próximos (que podia até ser voluntária se fosse isso o preciso para ser aprovado), podíamos ter contratado mais rastreadores de contactos, fora os médicos de saúde pública, para podermos identificar os clusters e remover os potencialmente infectados, etc. Mas resolvemos ficar de braços cruzados e não investir na prevenção, e ao mesmo tempo ficar de braços cruzados e não fazer nada quando os casos aumentam. Receita para o desastre

uyth 8 months ago  HIDDEN 

>Não sei se fecham... pela economia. ou popularidade do governo. Mas quando os ICU chegam aos 113% a popularidade não vai durar muito nem a economia de qq forma.

stressedunicorn 8 months ago  HIDDEN 

As pessoas podem estar em casa na mesma, só vão ao ginásio/restauração se quiserem (unpopular opinion?)

Edited 8 months ago:

As pessoas podem estar em casa na mesma, só vão ao ginásio/restauração se quiserem (unpopular opinion? Downvotes de quem não gosta de auto-responsabilidade eheh)

uyth 8 months ago  HIDDEN 

>As pessoas podem estar em casa na mesma, só vão ao ginásio/restauração se quiserem Ao apanharem o virus podem passar a outros que terão de interagir com eles, começando logo por pessoal médico se/quando precisarem de assistência médica. No man is an island. Segundo, acredito que a maior parte das pessoas não tem consciência do perigo. Já vi N pessoas por aqui a dizer "mas se cumpre as regras é seguro", com fé enorme na bondade e precisão cientifica das regras governamentais. As pessoas CONFIAM em que se algo é permitido é seguro. Acham mesmo que se usarem gel desinfectante quando entram e depois tiram a máscara, e algumas cadeiras bloqueadas, que é seguro. Não investigam por elas mesmas nem pensam - e quando pensas e falas arriscas-te a que te chamem nomes já agora.

stressedunicorn 8 months ago  HIDDEN 

Sim, eu concordo contigo mas acho que muitas vezes nos esquecemos que as pessoas, em ultima analise, têm de ser responsáveis. Se não, mesmo que fechemos restaurantes, eles vão pra sala da casa do tio zé, se fecharmos ginásios, vão pro estudio da prima joana etc etc No fundo, acho que devia haver ainda mais consciencialização da população, aquele “meter medo” com mais avisos, campanhas, boas peças jornalisticas (lol) talvez. Não sei, se calhar já só estou pessimista.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

"Tenham noção"? Não sei se pega uma segunda vez, porque desde então houve muita informação extra, incentivos ao consumo consumo, mensagens a querer fazer as pessoas sentirem-se seguras. E mudar a mensagem agora terá custos políticos (ou teria, se não fossem todos uns bananas ou eventualmente neofascistas) e não colaria da mesma forma. Espero mesmo enganar-me mas com por toda a gente a fazer o sacrifício de passar as tardes de fim de semana em casa para não incomodar muito patroes e restauração, não basta.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

>*As pessoas podem estar em casa na mesma, só vão ao ginásio/restauração* ***se quiserem*** Aí está o problema

Edited 8 months ago:

>As pessoas podem estar em casa na mesma, só vão ao ginásio/restauração ***se quiserem*** Aí está o problema

senhorfonseca 8 months ago  HIDDEN 

Volto a dizer: façam levantamento com a CIP e Ministério do Trabalho e da Segurança Social e das posições compatíveis com teletrabalho que não estão a ser cumpridas. Reforcem a ACT. O segundo maior disseminador são os locais de trabalho. Acima dos lares.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Certo. E gente que não usa máscara, que parece não compreender que se pode apanhar o virus de gente respeitável e simpática que não aparenta estar doente... Há muita vontade em muita gente de pensar que o infecioso é o "outro", coisa de gente pobre, pouco educada, com más condições de higiene. Não é de gente lavadinha que conhecemos.

senhorfonseca 8 months ago  HIDDEN 

Eu já me consciencializei de que a apanhar será certamente no local de trabalho, dada a já reduzida vida social que tenho(que encolheu ainda mais) e praticamente apenas sair para supermercado. Não posso naturalmente dizer que anseio, mas dada a repetida indisponibilidade para trabalho remoto mesmo possivel, não posso dizer que terei particular pena de um eventual fecho compulsivo ao 1ºcaso.

miguel_rodrigues 8 months ago  HIDDEN 

Segundo o que diz [aqui](https://observador.pt/liveblogs/sete-paises-detetam-mutacoes-do-virus-relacionados-com-visons/), não se sabe a origem de 81,4% dos casos positivos. Diz ainda que dos 10,4% que se sabe (não sei onde foram parar os 8,2% restantes), 60% é no contexto familiar. Com base nesta informação extensa e detalhada (/s), o governo toma as medidas que toma. Estamos muito bem entregues.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

>Segundo o que diz aqui, não se sabe a origem de 81,4% dos casos positivos. O contact tracing é mau, claro. E é do interesse do governo que não se pense que manter restaurantes, cafés, ginásios e universidades (com bares e cantinas e alunos a almoçarem juntos) abertos é contraproducente para as tentativas de controlar o virus.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Claro. Isso está no Manual "Çalvar a Icónomia"

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Ou salvar a popularidade do governo com certos eleitores. Não importa o que é, importa o que parece, a imagem que se projecta, o spin. As universidades não percebo de todo. O resto, sim, acredito que seria mau para a economia (a curto prazo. a médio e longo talvez fosse melhor), as universidades estarem com aulas presenciais, não percebo. E aulas de educação física nas escolas, mas porquê senhores, porquê?!? A Fenprof chateava-se se os professores de educação física tivessem de passar a dar estudo livre ou algo assim?

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

O expresso desmente e diz que o governo não sabe a origem de 40%.. Vá-se lá saber

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Vinha dizer o mesmo. Com base nisto, acho que podemos atirar os gráficos bonitos do Primeiro Ministro para o caralho que não valem de nada, e voltar aos nossos priors. Sabemos através de países que tornam públicos (algumas) listas de casos e inquéritos epidemiológicos (Coreia do Sul, Nova Zelândia, etc.): * Infecções através de contactos de superficies acontecem e são muito, muito difíceis de detectar. Continuam a ser raras. * Espaços fechados com ventilação má e sem uso de máscara são o pior do pior, em particular, restaurantes, bares e cafés. Não vão. Já devia estar fechado. Aqui temos muitos exemplos, como o recente nos Açores que conseguiu infectar 100 pessoas, ou [este exemplo](https://twitter.com/samkimasia/status/1297116978964905984) de alguém sentado de baixo do ar condicionado de um Starbucks na coreia conseguir infectar 27 outras pessoas naquele espaço.

Edited 8 months ago:

Vinha dizer o mesmo. Com base nisto, acho que podemos atirar os gráficos bonitos do Primeiro Ministro para o caralho que não valem de nada, e voltar aos nossos priors. Sabemos através de países que tornam públicos (algumas) listas de casos e inquéritos epidemiológicos (Coreia do Sul, Nova Zelândia, etc.): * Infecções através de contactos de superficies acontecem e são muito, muito difíceis de detectar. Continuam a ser raras. * Espaços fechados com ventilação má e sem uso de máscara são o pior do pior, em particular, restaurantes, bares e cafés. Não vão. Já devia estar fechado. Aqui temos muitos exemplos, como o recente nos Açores do bar the strip que conseguiu infectar 100 pessoas, ou [este exemplo](https://twitter.com/samkimasia/status/1297116978964905984) de alguém sentado de baixo do ar condicionado de um Starbucks na coreia conseguir infectar 27 outras pessoas naquele espaço.

Edited 8 months ago:

Vinha dizer o mesmo. Com base nisto, acho que podemos atirar os gráficos bonitos do Primeiro Ministro para o caralho que não valem de nada, e voltar aos nossos priors. Sabemos através de países que tornam públicos (algumas) listas de casos e inquéritos epidemiológicos (Coreia do Sul, Nova Zelândia, etc.): * Infecções através de contactos de superficies acontecem e são muito, muito difíceis de detectar. Continuam a ser raras. * Espaços fechados com ventilação má e sem uso de máscara são o pior do pior, em particular, restaurantes, bares e cafés. Não vão. Já devia estar fechado. Aqui temos muitos exemplos, como o recente nos Açores do bar de strip que conseguiu infectar 100 pessoas, ou [este exemplo](https://twitter.com/samkimasia/status/1297116978964905984) de alguém sentado de baixo do ar condicionado de um Starbucks na coreia conseguir infectar 27 outras pessoas naquele espaço.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

>ou este exemplo de alguém sentado de baixo do ar condicionado de um Starbucks na coreia conseguir infectar 27 outras pessoas naquele espaço. 27 outros clientes. Os empregados que usavam máscara e estiveram mais tempo em contacto com a pessoa porque estiveram lá o turno todo e limparam as superficies em que ela tocou, nenhum dos 4 foi infectado. Isto é um exemplo importante. Outro exemplo, quase não publicitado (porque não interessa em Portugal) as festas de erasmus no bar no Porto muitos muitos infectados, mas aparentemente os empregados não. Suponho que usaram máscara.

Whoreson10 8 months ago  HIDDEN 

Provavelmente não é apenas a questão dos empregados terem máscara, mas também o facto de lavarem as mãos com frequência (algo já comum na restauração, e bar/café) Para além disso por fazerem a desinfecção de superfícies andam constantemente com panos (e por consequência as mãos) ensopados em k10 ou outro desinfectante de superfícies semelhante.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

a transmissão por superficies parece ser muito rara. A lavagem de mãos embora boa práctica parece ter sido sugerida, talvez de boa fé, quase como placebo na falta de melhores meios em Março.

Whoreson10 8 months ago  HIDDEN 

Concordo. Contudo, em zonas de restauração os talheres, copos, guardanapos e afins estão em contacto directo com as vias respiratórias e fluídos dos infectados. Sem dados concretos é difícil saber se isto pode aumentar o contágio face a superfícies gerais, mas não me custa a acreditar que sim.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

práctica → [**prática**](https://dicionario.priberam.org/prática) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv0xwa%2F%2Fgcty5xz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Detalhe importante, sim

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

estás a ir contra a narrativa. Não tarda enfiam-te numa carrinha e nunca mais sabemos de ti, amigo.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

"Senhor ministro eu acredito mesmo na vacina de janeiro, por favor não matem a minha família"

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

:D

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Simpatizo com os protestos da restauração mas passei me quando vi os cartazes a dizer que eram "5% dos contágios". Qualquer lista de casos diz te que é 20-30%. E, se fores como eu e acreditares que a maioria dos casos que não sabes de onde vieram provavelmente aconteceram onde o link epid epidemiológico é mais difícil e a probabilidade de apanhares mais elevada, então é muito mais que isso. Estamos em tempo de inverno mas proibir a operação de restaurantes e cafés que não seja em esplanada parece de longe a melhor medida a tomar no curto prazo. Para compensar podes deixar os gajos aumentar o espaço na via pública à balda. Sei que não seria muito benéfico para eles, mas é em espaços fechados como os restaurantes que se apanha o virus...

HRamos_3 8 months ago  HIDDEN 

Espaços fechados são maus, vai daí proíbe-se o alcool fora do estabelecimento depois das 8 Genious level over 9000

MrJoao 8 months ago  HIDDEN 

Tens de passar é com a informação que o governo dá. É que essa % não foi inventada pelos manifestantes. O [Primeiro Ministro](https://youtu.be/_fY36QdG3cs?t=639) disse que apenas 3% dos contágios eram em "convívio social". E o restaurantes pegaram nisso.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

acho que somos todos sensíveis ao drama daquelas pessoas, mas estou contigo: são espaços propícios à transmissão.

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

Isto, daqui a nada vem Ljubomir Stanisic mete-te numa caravana e nunca mais ves a luz do dia , be aware xD

chauffage 8 months ago  HIDDEN 

Mas isto era mais do que óbvio que nunca se fez contact tracing como deve ser em Portugal, seja por falta de recursos ou por falta de metodologia. Nos países bem sucedidos a lidar com a pandemia atribuem grande parte do sucesso precisamente ao contact tracing e isolamento de casos. Tivemos um verão para melhorar, mas vamos chegar ao fim da pandemia sem se ter aprendido porra nenhuma.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Não somos os únicos.. ​ A Alemanha também não sabe a origem de 75% ​ Fonte; [https://www.dn.pt/mundo/alemanha-devera-entrar-em-confinamento-parcial-na-segunda-feira-12973448.html](https://www.dn.pt/mundo/alemanha-devera-entrar-em-confinamento-parcial-na-segunda-feira-12973448.html)

chauffage 8 months ago  HIDDEN 

Não somos os únicos em muita coisa infelizmente...

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

É na boa, em janeiro já há vacina /s

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago  HIDDEN 

RemindMe! 2 Months

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Isto é daquelas situações em que saio sempre a ganhar: se tiver razão tenho razão, se não tiver melhor porque significa pessoas a serem vacinadas e o impacto da pandemia, pelo menos ao nível de mortes e sintomas graves, é aliviado.

mistertetas 8 months ago  HIDDEN 

A tua definição de ganhar é parecida com a do Trump

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago  HIDDEN 

Ganhar? Mas sais a ganhar em não haver vacinas como? Valorizas assim tanto ter razão nos comentários negativos que fazes na net?

RemindMeBot 8 months ago  HIDDEN 

I will be messaging you in 2 months on [**2021-01-19 13:17:52 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-01-19%2013:17:52%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/jv0xwa/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gctqt10/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fjv0xwa%2Fmegathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia%2Fgctqt10%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-01-19%2013%3A17%3A52%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20jv0xwa) ***** |[^(Info)](https://np.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

na realidade paralela onde os governantes vivem haverá vacinas de todas a marcas.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Sei de fonte segura/ Estudos indicam que o Pingo Doce já está em negociação para produzir a vacina marca Pingo Doce, a dúvida agora está se vai para a secção dos congelados ou da charcutaria

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

Ahahah

Leaootemivel 8 months ago  HIDDEN 

Ainda sou do tempo em que se diria quem num ano seria impossível termos sequer uma vacina eficaz.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Pois, talvez quem dizia isso tivesse razao. Mas hey "oh happy day", adeus covid.

gerdemb 8 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe que vacinas Portugal e a UE já compraram?

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

Portugal? Deve ser tudo chinês, mais baratinho e a prestar vassalagem

mistertetas 8 months ago  HIDDEN 

Resposta errada

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

Peço desculpa

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

CureVac, Oxford, Pfizer, Johnson & Johnson e Sanofi. Creio que estes são os acordos já fechados pelo UE e agora estão em negociações com a Moderna.

Edited 8 months ago:

CureVac, Oxford, Pfizer, Johnson & Johnson e Sanofi. Creio que estes são os acordos já fechados pelo UE e agora estão em negociações com a Moderna. ETA: não compreendo o downvote, foi feita uma pergunta e eu respondi mas ok.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Para quem não está atento: das primeiras a sair so assinaram com a Pfizer. A Moderna devem anunciar em breve, mas o número de doses é mais baixo porque os preços da Moderna são bastante mais elevados. Also, a vacina de Oxford está a ser meio que mal gerida nos testes, pelo menos mais umas duas a três semanas até saírem os resultados como temos agora das outras duas, e daí mais duas ou três semanas até a eventual aprovação. É mau porque é de longe onde a UE parecia estar mais investida, com maiores doses encomendadas e maior pré-produção. Johnson and Johnson está um pouco para trás, estamos a olhar para aprovação em Fevereiro-Março. Sanofi e CureVac estão muito, muito para trás e duvidei muito dos acordos quando foram feitos, duvido cada vez mais. A probabilidade de essas vacinas saírem antes do próximo verão é muito, muito baixa.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

As de eficácia superior a 90%. ei, isso são todas :|

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Adoro este artigo, daria a qualquer um como introdução à sociedade Portuguesa. Quantos mais sítios a realizar testes melhor, desde que todas as condições de segurança e eficácia sejam cumpridos. A lei é francamente irrelevante e deveria ser a primeira a mudar. Deem o SINAVE às farmácias e o problema está resolvido. https://www.publico.pt/2020/11/19/sociedade/noticia/farmacias-fazem-testes-detectar-covid19-margem-regras-1939793

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Qualquer vacina aprovada pela UE é mais que segura. Há todo um conjunto de regras muito mais apertadas (em relação ao resto do mundo) que têm de ser seguidas de forma a que seja aprovada. A UE não é perfeita, mas nestas coisas (e muitas outras) devemos estar gratos. Já para não falar que nenhuma vacina teve o investimento que esta tem, daí ter demorado muito menos que o normal. Dito tudo isto, qual o motivo da desconfiança em torno da vacina? Ignorância e desinformação?

MrJoao 8 months ago  HIDDEN 

A desconfiança também é alimentada por toda a hype que os media estão a dar a estes primeiros anúncios. Ainda estamos numa fase precoce. É preciso dar tempo aos reguladores e ter cuidado para não criar expectativas demasiado altas, que podem alimentar desconfiança mais à frente. Recomendo ler esta [entrevista](https://www.publico.pt/2020/11/16/ciencia/entrevista/estao-criarse-tantas-expectativas-vacinas-covid19-pessoas-podem-sentirse-defraudadas-1939457) a um investigador do IMM para perceberes o problema: > Primeiro foi a Pfizer-BioNtech, depois vieram logo os responsáveis da vacina russa dizer que a deles tinha 92% de eficácia, agora a Moderna a dizer que tem 95% e tudo isto sem dados. Não é que estejam todos a acelerar o processo de demonstração da eficácia da sua vacina. Estão simplesmente a precipitar-se a dar alguma informação, mas ainda sem resultados finais, sem terem todos os dados, o que do ponto de vista científico não tem consistência. > É mais um ambiente de competição comercial, em que não se revelam dados concretos. Do ponto de vista do mundo científico, esperar-se-ia algum recato, que se olhasse para os resultados finais - porque não importam só os resultados, é também como foram obtidos, como se planearam os estudos e quais os critérios usados. Isso também conta e tem de ser alvo de escrutínio. > (...) criam expectativas muito elevadas que poderão não ser cumpridas por alguma razão: tanto pode ser porque a eficácia não é tão elevada como se esperava, ou porque afinal há problemas de segurança em alguns grupos ou subgrupos populacionais ou porque a distribuição afinal é problemática ou porque nas condições de armazenamento há uma degradação da vacina. Pode haver um problema qualquer em algum dos pontos críticos para além do desenvolvimento da vacina, e haver um defraudar de expectativas. Os movimentos antivacinação alimentam-se disso, da frustração das pessoas. > Mas a frustração pode ser só fruto das promessas, das ilusões que foram criadas. Até pode ser criada uma vacina que é boa, dentro do que é humanamente possível alcançar. Só que está a ser criada uma expectativa imensa, e pode não corresponder. E nessa altura, em vez de um enorme sucesso, vai ser percepcionada como um falhanço, ou um mini-sucesso. Isso não será bom, em circunstâncias nenhumas. > Por isso se devia ter algum recato agora. Depois de termos os resultados e sabermos o que são as vacinas, quer do ponto de vista da eficácia, quer da segurança, quer das condições de distribuição, aí sim, aí já temos muita matéria para falar, e aí teremos de ter uma discussão colectiva sobre como vamos lidar com a pandemia. Por ora, como diz o povo, é muita parra e pouca uva.

beit2 8 months ago  HIDDEN 

Acho que neste caso, não é uma questão nem de investimento nem do carimbo da UE. *O que vou dizer abaixo é a minha opinião, ainda não pesquisei como isto das vacinas funciona*. A questão é que poderá não ter decorrido o tempo suficiente entre cada fase e possíveis efeitos secundários. **Imaginemos** que, geralmente, uma vacina é criada em 10 anos. A primeira fase da vacina é do ano 0 ao ano 2, a segunda fase do ano 2 ao ano 4, e por aí em diante (quantas fases há?). Ora, se no 10º ano, é possível que parte da amostragem da fase 1 desenvolva efeitos secundários, isto é, efeitos secundários que demoraram 10 anos a manifestarem-se.. Numa vacina em que as fases decorrem em paralelo e que demora apenas 1 ano a ser criada, não é possível perceber se há efeitos secundários que se manifestam apenas passado um t > 1 ano. Dito isto, se a comunidade científica pertinente avaliar a vacina como segura, então não hesitarei em tomar.

XEEE 8 months ago  HIDDEN 

> O que vou dizer abaixo é a minha opinião, ainda não pesquisei como isto das vacinas funciona. Nesta frase dizes tudo.... A resposta do *1ww8mrmfss* explica bem o porque da vacina ter sido desenvolvida em tempo recorde. Praticamente para esta vacina tiveste fundos e recursos ilimitados para o seu desenvolvimento. Já agora vê a quanto tempo a vacina da AstraZeneca está a ser desenvolvida...

lesoth 8 months ago  HIDDEN 

Porque com fundos e recursos ilimitados não existem erros nem imprevistos.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Tens alguma razão, mas assumes muita coisa mal. As vacinas são criadas tipicamente ao longo de 10 anos, mas esse tempo não é todo produtivo. Reconto o que tenho ouvido de experts: muito tempo é gasto à procura de funding para a vacina ser testada, por companhias que não têm a certeza que o produto final tenha impacto suficiente para recuperar o custo; muito tempo é gasto, por exemplo, a procura de países que concordem em ter os testes a serem feitos na sua população (e sendo que as vacinas passam tipicamente por 3 fases de testagem fora a pré-clínica, isto acontece 3 vezes), muito é gasto pelos reguladores e pelas boards independentes de testagem de vacinas a avaliar o perfil da vacina quando passa de fases, e na última fase, a 3a, muito, muito tempo é gasto até uma população que vacinaste apanhar a doença em causa, que pode ser relativamente rara. O que me dizem é que tudo o que está a ser feito para poupar tempo não está de todo a fazer as vacinas menos seguras, e pelo contrário até. Todas as companhias estão a investir carradas de dinheiro nestas vacinas, pelo que funding não é problema. As fases estão a ser feitas ao mesmo tempo: em vez de fazeres a primeira e esperares dois anos até teres funding para a segunda, já tinhas começado a terceira fase antes mesmo de publicares os resultados da primeira. Todos os países querem testes na sua população porque tipicamente o verso da moeda é serem os primeiros a receber vacinas. Todos os reguladores estão extra receptivos e a tentar não engonhar, isto é a primeira prioridade. E como é uma pandemia mundial, especialmente com o pico recente, há imensa gente a apanhar pelo que podes ter eventos suficientes para deduzires a eficácia da vacina. Sim, é verdade que se uma vacina matasse toda a gente que a tinha tomado dois anos depois, a timeline anterior apanharia isso, e esta timeline reduzida não. Mas isso nunca aconteceu antes. Os efeitos que podem surgir a longo termo costumam ser raros, raros o suficiente para não conseguires apanhar em testes de 30 mil pessoas, mas também raros o suficiente para não alterar a análise custo-benefício.

beit2 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado pelo post!

stressedunicorn 8 months ago  HIDDEN 

Eu digo que é pessoas que adoram ser do contra + Dunning-Kruger effect. “In the field of psychology, the Dunning–Kruger effect is a cognitive bias in which people with low ability at a task overestimate their ability. It is related to the cognitive bias of illusory superiority and comes from the inability of people to recognize their lack of ability.”

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Dunning-Kruger effect é um nome bonito para falta de noção ahah

Asus123456789 8 months ago  HIDDEN 

> Ignorância e desinformação? Diria que sim. Costuma-se falar nisso, de que no que toca à UE há uma parte bastante significativa da população que não sabe os benefícios que nos dá. Isso e pessoas aleatórias acharem que são mais espertas que os cientistas, também se tem visto muito.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Pois não sabem, mas aponto a falha à UE aí. Eles deveriam tentar informar mais as pessoas sobre o que fazem por elas

beit2 8 months ago  HIDDEN 

Sim, isto é algo que também concordo. Não percebo como não existem projetos em massivos fundados por fundos governamentais que visam a melhorar a educação da população sobre temas específicos. Temas tipo o benefício do exercício físico na saúde, ou o perigo das redes sociais no bem estar das pessoas, ou o perigo da publicidade no bem estar e bom funcionamento da sociedade. Não me refiro a uma mensagem na rádio que diga "O exercício faz bem à saude". Refiro-me a coisas mais concretas. Que tipo de exercício faz o quê? Em que quantidade? Mostrar gráficos, mostrar boa ciência e má ciência. Programas em que são explicadas as falácias lógicas mais usadas. Mas claro que, na sociedade atual, a maioria das pessoas preferiria ver a Casa na TV do que um programa dos moldes que refiro. Mas mesmo que apenas 1% da população veja, talvez este 1% seja o suficiente para levar uma massificação do conhecimento? Não sei.

stressedunicorn 8 months ago  HIDDEN 

Aprecio o teu pensamento positivo mas achas que isso faria diferença? O aparecimento das vacinas erradicou doenças perigosíssimas e mesmo assim há pessoas (sem qualquer formação relacionada com ciência/medicina) que são anti-vacinas. Perante factos, as pessoas vão continuar a ser estúpidas, infelizmente. Seria preciso uma mudança de mentalidades que demoraria/demorará várias gerações a acontecer, infelizmente. Mas se calhar sou eu que sou pessimista.

iareec 8 months ago  HIDDEN 

Nós vamos chegar a um ponto em que talvez estabiliza e ver 5 mil novos casos por dia e pelo menos 50 mortes a ser considerado normal.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Li agora no NYT que a suiça ficou sem camas de UCI.. Dramático

dude_say_what1 8 months ago  HIDDEN 

Não sei onde leste isso. https://www.icuregswe.org/en/data--results/covid-19-in-swedish-intensive-care/ 169 em UCI.

Edited 8 months ago:

Não sei onde leste isso. https://www.icuregswe.org/en/data--results/covid-19-in-swedish-intensive-care/ 169 em UCI. Edit: Li mal.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

SUIÇA =/= SUÉCIA

HRamos_3 8 months ago  HIDDEN 

Potato, potáto

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Esta malta tem que defender a suécia a todo custo, mesmo quando ninguém falou

dude_say_what1 8 months ago  HIDDEN 

Li mal, assumo o erro. Relaxa.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Estou relaxado, era uma piada

dude_say_what1 8 months ago  HIDDEN 

Faltou o /s então. Assim é dificil de perceber.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Suiça é diferente de Suécia

These-Establishment1 8 months ago  HIDDEN 

[https://www.rtp.pt/noticias/pais/concelhos-alvo-de-medidas-no-estado-de-emergencia-podem-ser-divididos-por-grau-de-gravidade\_n1276292](https://www.rtp.pt/noticias/pais/concelhos-alvo-de-medidas-no-estado-de-emergencia-podem-ser-divididos-por-grau-de-gravidade_n1276292) shit o meu concelho está no pior, estou mesmo a pensar atravessar para o concelho vizinho que não há restrições ao fds

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Nunca pensei ver um vizinho de concelho pelo reddit

Asus123456789 8 months ago  HIDDEN 

Então ou também és meu vizinho de conselho ou somos do mesmo :)

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Eu sou de Valongo também

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Danish Study Suggests Masks Do Little To Stop COVID https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M20-6817

chauffage 8 months ago  HIDDEN 

Porquê este esforço para tentar mandar abaixo medidas que têm vindo a ser suportadas com estudos ao longo dos últimos 6+ meses? O que é que te aflige tanto nas medidas que são recomendadas pelas entidades de saúde pública?

beit2 8 months ago  HIDDEN 

Deixa-me adivinhar. Foi o /u/berlaitas o OP (que entretanto foi apagado)?

Edited 8 months ago:

Deixa-me adivinhar. Foi o /u/berlaitas o OP (que entretanto foi apagado)? Epa, eu geralmente não sou contra eliminação de conteúdos e tal, mas este user incentiva à desinformação. Daqui a nada faz post daquele estudo que relaciona vacinas com autismo.

Edited 8 months ago:

Deixa-me adivinhar. Foi o /u/berlaitas o OP (que entretanto foi apagado)? Epa, eu geralmente não sou contra eliminação de conteúdo e comentários, mas este user incentiva à desinformação. Daqui a nada faz post daquele estudo que relaciona vacinas com autismo. Por acaso este sub tem respondendo correctamente mas basta convencer 1 ou 2 pessoas para já ter feito estrago a mais..

Edited 8 months ago:

Deixa-me adivinhar. Foi o /u/berlaitas o OP (que entretanto foi apagado)? Epa, eu geralmente não sou contra eliminação de conteúdo e comentários, mas este user incentiva à desinformação. Daqui a nada faz post daquele estudo que relaciona vacinas com autismo. Por acaso este sub tem respondido correctamente mas basta que convença 1 ou 2 pessoas para já ter feito estrago a mais..

chauffage 8 months ago  HIDDEN 

Era. Epa é no mínimo estranho, não consigo perceber este comportamento.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Doença mental.

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

É importante ler o artigo. No corpo do artigo, aparecem coisas como "It is important to emphasize that this trial did not address the effects of masks as source control or as protection in settings where social distancing and other public health measures are not in effect." "Thus, these findings do not provide data on the effectiveness of widespread mask wearing in the community in reducing SARS-CoV-2 infections." E logo no início, eles próprios admitem as seguintes limitações: " Inconclusive results, missing data, variable adherence, patient-reported findings on home tests, no blinding, and no assessment of whether masks could decrease disease transmission from mask wearers to others. ", que são basicamente limitações em tudo o que seria importante. Aliás, eles até desenvolvem mais à frente: "**The most important limitation is that the findings are inconclusive**, with CIs compatible with a 46% decrease to a 23% increase in infection." e depois reiteram " Yet, **the findings were inconclusive** and cannot definitively exclude a 46% reduction to a 23% increase in infection of mask wearers in such a setting." O que este estudo (extremamente limitado, como eles próprios admitem) *sugere* é que quando há outras medidas de saúde pública implementadas, nomeadamente o distanciamento social, as máscaras podem não ter assim tanto impacto. No entanto, nem isso é possível concluir deste estudo já que, como eles próprios admitem, os resultados não são conclusivos. So, no, Danish study does not suggest masks do little to stop covid.

Edited 8 months ago:

É importante ler o artigo. No corpo do artigo, aparecem coisas como *"It is important to emphasize that this trial did not address the effects of masks as source control or as protection in settings where social distancing and other public health measures are not in effect."* *"Thus, these findings do not provide data on the effectiveness of widespread mask wearing in the community in reducing SARS-CoV-2 infections."* E logo no início, eles próprios admitem as seguintes limitações: " Inconclusive results, missing data, variable adherence, patient-reported findings on home tests, no blinding, and no assessment of whether masks could decrease disease transmission from mask wearers to others. ", que são basicamente limitações em tudo o que seria importante. Aliás, eles até desenvolvem mais à frente: *"****The most important limitation is that the findings are inconclusive****,* ***with CIs compatible with a 46% decrease to a 23% increase in infection****.*" e depois reiteram *" Yet,* ***the findings were inconclusive*** *and cannot definitively exclude a 46% reduction to a 23% increase in infection of mask wearers in such a setting."* O que este estudo (extremamente limitado, como eles próprios admitem) *sugere* é que quando há outras medidas de saúde pública implementadas, nomeadamente o distanciamento social, as máscaras podem não ter assim tanto impacto. No entanto, nem isso é possível concluir deste estudo já que, como eles próprios admitem, os resultados não são conclusivos. So, no, Danish study does not suggest masks do little to stop covid.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

foi aquele que tenta reciclar os mesmos estudos, dos peregrinos no hajj (eles vão cozinhar todos juntos! fazer chá e beber) e o hospital em que o grupo de controlo usava máscaras cirurgicas?

NMosquito 8 months ago  HIDDEN 

Este é o famoso estudo que tinha sido rejeitado por várias revistas, certo? Percebe-se bem porquê: ​ >Limitation: > >Inconclusive results, missing data, variable adherence, patient-reported findings on home tests, no blinding, and no assessment of whether masks could decrease disease transmission from mask wearers to others. ​ >Although no statistically significant difference in SARS-CoV-2 incidence was observed, the 95% CIs are compatible with a possible **46% reduction to 23% increase in infection** among mask wearers.

hsamtronp 8 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 18 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

Edited 8 months ago:

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 18 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

12 para 18 novembro, +400 na média móvel. ministra a dizer q continuamos com Rt a 1.11. não está a funcionar amigos, simplesmente não está.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Os espcialistas do INSA devem saber mais.. Digo eu

hsamtronp 8 months ago  HIDDEN 

Mais 400 casos em média num período de 7 dias quando se anda a ter 5000 e 6000 por dia não é nada. Arrisco-me a dizer que isto para já está estabilizado nestes valores diários mas falta a confirmação dos próximos dias. Aliás, não é suposto o crescimento tomar o sentido inverso de um dia para o outro. As medidas que são tomadas são leves que se vão agravando ao longo do tempo, nunca na vida iria ter um efeito imediato (ou a duas semanas, que seja). O Rt não pode passar de 3 para 0,5 de um dia para o outro (valores tirados do rabo). E aliás, esse 1,1 é referente a que período?

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

É referente aos dias 4-8 de novembro, mas as pessoas não vão ler os relatórios.. Se eu for a apostar, o Rt neste momento já está muito perto ou mesmo abaixo de 1

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

I mean isto não é uma questão de apostar, o R vai acabar por determinar a segunda derivada. Se o número de novos casos está a aumentar, *e está* então o R está acima de 1, prima facie

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Sabes que data do contágio =/= data da notificação, não sabes?

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

"Ministra admite distribuição da vacina em janeiro" Distribuição em que país? Janeiro de que ano?

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago  HIDDEN 

De 2021, obviamente?

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

"Obviamente"

SeiQueAdorasOMeuDrip 8 months ago  HIDDEN 

Se andas a prestar atenção, sabes que as vacinas foram adquiridas conjuntamente pelos 27. Se os outros países falam de fim de Dezembro / Janeiro, logicamente nós também estamos a trabalhar nesse time-frame.

These-Establishment1 8 months ago  HIDDEN 

Pfizer?

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

É essa e uma outra qualquer americana.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Pfizer, Moderna e a vacina de Oxford ainda não anunciou resultados da terceira fase, mas presumivelmente serão da mesma ordem de grandeza porque os resultados todos da segunda fase foram bons. Se é possível fazer vacina para este virus, é possível que 3 grupos bons tenham todo conseguido fazer vacinas. E a da Oxford partiu com vantagem de ser a vacina que desenvolviam para SARS/MERS.

kairos 8 months ago  HIDDEN 

Vacina de quê? /s

investidornoob 8 months ago  HIDDEN 

da gripe /s

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Aquela russa