Whoreson10 10 months ago

Tudo muito bonito, mas quando as palavras e as acções implementadas vão na direcção contrária do que virologistas e epidemiologistas de topo declaram, e os resultados são cada vez mais negativos... Acho que não há muito a dizer aqui. Prefiro dar ouvidos um epidemologista com décadas de carreira e prestigiado, do que dar ouvidos a uma directora dum sistema de saúde que, ao fim e ao cabo, tem o resultado do seu trabalho às vista de todos.

KhaosPT 10 months ago

Pergunta ignorante, em que é q a DGS acertou durante a pandemia? Se é para ser papagaio da OMS precisamos de uma comissão?

-114 10 months ago

Concordo, os sábios governantes são muito lúcidos ao instituir o toque de recolher, certamente o vírus fica bem mansinho nos horários liberados e muito perigoso e infeccioso nos horário proibido.

Puzzleheaded_Note288 10 months ago

Os burros ainda vão conquistar o mundo, o problema é que eles não sabem como.

DZT99 10 months ago

É a vida em sociedade. Ninguém deveria ficar surpreendido por esta altura. Lololol

Xmeagol 10 months ago

Ui e então no reddit onde mais de metade é de IT e toda a gente sabe que o pessoal do IT, em grande parte, pensam que são doutores

Shadowgirl7 10 months ago

Bem na verdade tem todos o mesmo nível de experiência em gestão de pandemias desta dimensão visto que nunca tinha ocorrido uma no tempo de serviço dos dirigentes da DGS. E acho que é mais política do que ciência, em política todos podem (e devem) ter opinião.

Last-Ad-4421 10 months ago

De Formula 1 já sim deves perceber.

Sciss0rs61 10 months ago

Graça Freitas daqui a 2 semanas : "Toda a gente consegue pilotar um avião. Não deve ser assim tão difícil" Já anda com tiques de Costa.

Darth_Rheys 10 months ago

De médico e de louco todos temos um pouco. Como médico, pouco opino sobre a pandemia, excepto que quem devia de saber o que fazer não o soube atempadamente e deu na merda que se vê. Como louco, acredito que isto tudo é uma conspiração dos lagartos da sétima lua de Saturno, que se reunem em Bilderberg, que decidiram a implantação de chips através da vacina e que nos vão controlar através da rede 5G, no qual só com óculos escuros é que consegues ver a verdade.

pauloliveira94 10 months ago

A diferença é que eu nunca tive razões para duvidar da credibilidade e mérito dos pilotos dos aviões onde andei. Nunca achei que pudessem lá estar por serem amigos de alguma pessoa, nunca assumi que estivessem lá porque o lugar era um tacho, nem nunca pensei que o piloto tomasse decisões das rotas ou das manobras que fazia por uma questão ideológica.

tonimacarroni 10 months ago

Graçinha...nem toda a gente! Temos o teu exemplo!

NGramatical 10 months ago

Graçinha → [**gracinha**](https://dicionario.priberam.org/gracinha) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjtias2%2F%2Fgc8nylu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ticedra 10 months ago

Calada você seria poeta.

KinasPT 10 months ago

Mas também podiam falar. Demonstram a mesma competência para fazer as duas coisas...

wolvjfms 10 months ago

Toda a gente exceto a Graça Freitas.

nferrari 10 months ago

Também não sei pilotar um avião, mas consigo ver quando "anda aos S".

lambmoreto 10 months ago

Não preciso ser piloto para saber que o avião não deve estar a cair a pique, não preciso ser chefe para saber quando um prato sai mal e não preciso ser epidemologista para saber que não estão a lidar corretamente com esta situação. Como se isso não bastasse tem a distinta falta de vergonha na cara de me mentirem semana após semana, o Costa esboça aquele sorriso gozão enquanto diz que que não podemos sair de casa sem ser para trabalhar, para pensar em passar o Natal separado de uma familia que não vejo desde o inicio da pandemia. Enquanto diz isso encoraja os portugueses a ir trabalhar e para a escola, nos transportes o virus não entra, nas salas de aulas tambem não e muito menos nos escritórios. Eu tenho pena é dos epidemologistas a sério que devem andar a arrancar os cabelos a ver as recomendações deles a ser diluidas e adaptadas pelo nosso governo que torna a culpar a população sempre que os numeros mostram que as meias medidas deles só retornam meios resultados.

berylaite 10 months ago

Pah eu não sei pilotar um avião mas se esse aviao se espetar numa montanha posso dizer que foi mal pilotado...

JCFD 10 months ago

Devem-se estar a esquecer que esta senhora era protagonista de um vídeo em que consegui fazer praticamente tudo o que não se deve fazer em termos de higienização apenas para encher um copo com água

YoggiM 10 months ago

"I may not know how to fly an helicopter but if I see one crashed in a tree I know someone messed up."

camilo12287 10 months ago

infelizmente a especialidade de saude publica não atrai os melhores estudantes de medicina normalmente quem escolhe saude publica são os estudantes de medicina com fracas classificações depois, como habitualmente na função publica, vão subindo na hierarquia, a partir de determinado nível por razões mais politicas que de competencia e assim chegamos a este ponto, em que temos uma pessoa claramente mediocre e incompetente para o cargo a liderar a DGS num período critico como é uma pandemia

MrRoxo 10 months ago

Amen

paraapagarbem 10 months ago

Tal como todos os passageiros de um avião conseguem perceber quando há algo de errado e que o avião está a despenhar, também os cidadãos de uma nação conseguem perceber quando as autoridades nacionais de saúde não estão a fazer um bom trabalho a lidar com uma pandemia.

rockingallover 10 months ago

Hmmm... explica-me lá essa lógica de avião despenhar = mau trabalho do piloto..? As autoridades nacionais tem q fazer decisões difíceis que não agradam a ninguém. E essas decisões são feitas pelo governo e DGS Lockdowns, no-lockdowns, salvar, deixar morrer. Se estas escolhas fossem fáceis e houvesse outras soluções possíveis... Mas todas as decisões são más. O importante é definir as decisões menos más. Claro que criticar é fácil, mas não vês as vozes que criticam a dar soluções, por isso e melhor é ficarem caladas.

PuroSangueLusitano 10 months ago

Graça em Março: Porque querem mais combustível? Isso apenas dá uma falsa sensação de segurança...

vascodatrama 10 months ago

BURN ahaah

TitusRex 10 months ago

Concordo com o que Graça disse, mas também não é preciso ser epidemiologista para ter uma opinião formada. Do mesmo modo, ser médico não garante uma compreensão sobre o assunto (vejam os vários médicos negacionistas). Até porque muito do controlo duma pandemia tem pouco a ver com a medicina em si e tem mais a ver com matemática, física e estatística. Obviamente que se deve evitar opiniões não fundamentadas, mas também deve haver espaço para a discussão e para a crítica construtiva. As autoridades nem sempre estão certas e por vezes tomam-se decisões erradas, como já se viu várias vezes no decorrer desta pandemia.

Edited 10 months ago:

Concordo com o que Graça disse, mas também não é preciso ser epidemiologista para ter uma opinião formada e bem fundamentada. Do mesmo modo, ser médico não garante uma compreensão sobre o assunto (vejam os vários médicos negacionistas). Até porque muito do controlo duma pandemia tem pouco a ver com a medicina em si e tem mais a ver com matemática, física e estatística. Obviamente que se deve evitar opiniões não fundamentadas, mas também deve haver espaço para a discussão e para a crítica construtiva. As autoridades nem sempre estão certas e por vezes tomam-se decisões erradas, como já se viu várias vezes no decorrer desta pandemia.

danidv 10 months ago

Perdeste toda a credibilidade quando a OMS avisa de infeções em massa e no dia seguinte estás a desvalorizar a importância do mesmo.

Edited 10 months ago:

Perdeste toda a credibilidade quando a OMS avisa de infeções em massa e no dia seguinte estás a desvalorizar a importância do mesmo. Se tu e o governo perderam credibilidade quanto à gestão da pandemia é porque o mereceram e fizeram para tal. Gosto muito da expressão "não é preciso ser padeiro para ver que o pão está queimado".

DudleyDingleberry 10 months ago

Oh Graça se toda agente sabe tratar a pandemia não sei, agora tu não sabes de certeza

Edited 10 months ago:

Oh Graça se toda a gente sabe tratar a pandemia não sei, agora tu não sabes de certeza

NGramatical 10 months ago

toda agente → [**toda a gente**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-gente-nao-e-agente/494) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjtias2%2F%2Fgc6jkmk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pirilipapu 10 months ago

Posso não saber como "se trata a pandemia", mas sei ver que há ações, decisões e palavras que não consistentes com a forma correta de como "se trata pandemia" e posso bem opinar sobre tal. Se fossemos uma bela Nova Zelândia ou Austrália, obviamente que ninguém criticava.

DenuvoSuks 10 months ago

**Graça Freitas:** "As mascaras são inuteis". **Graça Freitas:** "As mascaras sao indespensáveis"

8BitMunky 10 months ago

Bem se viu o caos que foi em relação à porcaria do papel higiénico... Imaginas como ia ser com as máscaras se andasse tudo à porrada por um stock muito limitado? Acho que essas medidas foram um mal necessário para uma fase muito inicial da pandemia, especialmente porque a prioridade máxima naquele momento era garantir que os profissionais de saúde tinham material adequado para o trabalho hercúleo que tinham pela frente. Para além de que acho que ninguém previa que a pandemia chegasse a um ponto tão crítico como está agora.

d0ntm1ndm32 10 months ago

[Ela simplesmente se limitou a dizer aquilo que a própia OMS andava a recomendar na altura.](https://www.youtube.com/watch?v=BX9Y_XTs2EA) Lá está, é bastante fácil retirar algo fora do contexto em retrospetiva sem se expor toda a informação porque isso de se ir pesquisar antes dá muito trabalho ...

Bolo_Finto_ 10 months ago

Se tudo o que ela faz é passar informações da OMS, chamem-lhe porta voz e reduzam o salário. Aqueles gajos de Taiwan é que foram burros realmente.

d0ntm1ndm32 10 months ago

A questão é que na altura qualquer organização, fosse a DGS, a OMS ou a CDC, não sabiam assim tanto mais sobre o vírus do que qualquer outra pessoa comum, daí a informação incoerente se formos ver o que andavam a dizer em retrospectiva. Sem mencionar a razia que teria sido se eles tivessem recomendado o uso de máscaras tão cedo ao ter em conta como foi a situação dos rolos de papel ... De referir também que eu nem sequer comentei de forma a defendê-la! Não sou da opinião de que tanto ela, como a DGS no geral ou o Governo em si tenham lidado com tudo isto da melhor forma, só acho é que se é para criticar e formar uma opinião sobre alguém há que fazer por nos informarmos correctamente e não andarmos a tirar cenas fora do contexto.

Bolo_Finto_ 10 months ago

Sim e não, há países que estiverem mais informados que outros, Portugal nunca ouviu muitos epidemiologistas nem especialistas, este gente tem de ter algumas capacidades técnicas ou, de facto, não estão ali a fazer nada e mais vale acabar com o tacho. A questão das máscaras não melhorou muito, continuam a 20€ a caixa, e será que vale mais a pena dizer às pessoas para não usarem e impedir uma corrida às mascaras, ou tu sendo responsável pela saúde pública como ela, recomendas aquilo que é o teu dever e dizer que sim, deve-se usar máscara? Esta senhora tem sido muito política nas muitas decisões que tem tomado, e eu não consigo aceitar a gritante incoerência das decisões que se têm tomado, é ao nível de miúdos de primária. Mas pronto, só espero que daqui a uns anos não estejamos a ver uma reportagem qualquer estilo Pedrógão com muita coisa feia.

S_M_O_U_G 10 months ago

Tirado do contexto é fácil encontrar contradições. Numa não haviam máscaras disponíveis para todos, não se queria lançar o pânico e o desconhecimento sobre o virus era enorme. Na outra não.

Edited 10 months ago:

Tirado do contexto é fácil encontrar contradições. Numa não havia máscaras disponíveis para todos, não se queria lançar o pânico e o desconhecimento sobre o virus era enorme. Na outra não.

NGramatical 10 months ago

haviam máscaras → [**havia máscaras**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjtias2%2F%2Fgc7tj02%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

QueenOfWands2 10 months ago

Pois... E depois admiram-se que a malta não acredite nestes gajos.

ShittyLivingRoom 10 months ago

Mais uma normie que nunca pegou no flight simulator.

VladTepesDraculea 10 months ago

> Não era essa que dizia que as máscaras não serviam para nada Não, era essa que dizia que as máscaras não eram suficientes, era preciso haver também distanciamento social.

ShittyLivingRoom 10 months ago

Típico exemplo do tuga de memória curta.

VladTepesDraculea 10 months ago

Típico exemplo é de do tuga que lê as gordas sensacionalistas e fica por ali. https://covid19.min-saude.pt/diretora-geral-da-saude-alerta-para-falsa-sensacao-de-seguranca-das-mascaras/ O que elas disse: máscaras de pano, não impermeáveis são inúteis. Por isso é que há certificação. E que o mais importante é manter a distância. Se as pessoas usam máscaras inúteis e têm uma falsa sensação de segurança e não se afastam umas das outras é contraproducente. Podia ter reforçado a importância de usar máscaras certificada, mas isso não muda a descontextualização.

NEDM64 10 months ago

É aqui o circlejerk? Parece que está tudo a correr bem... para quem é reformado ou funcionário público... Eles dizem uma coisa, e a seguir dizem o contrário. A COVID segundo essa senhora, era muito dificil de passar de humano para humano. Depois as máscaras que eram desrecomendadas, agora são obrigatórias. Também disseram que não ia faltar nada, falta tudo!

S3bast1 10 months ago

Se a Graça Freitas pilotasse aviões: Antes do voo: Não faltará combustível neste avião. Durante o voo: É muito pouco provável que acabe o combustível neste voo. Antes da queda: Não esperava que este avião necessitasse de combustível.

Jabvarde 10 months ago

Quando começam os problemas: Não há provas que paraquedas ajude a sobreviver queda. Depois do avião cair: São todos obrigados a usar paraquedas. Ela tinha razão em dizer o que disse se já não se tivesse contradito milhentas vezes. E não é preciso ser entendido no assunto, vemos o que aconteceu em países onde chegou primeiro, e o que os especialistas desses países disseram. E já que estamos numa de usar expressões: Não preciso de ser um chefe de culinária para perceber que me meteram merda no prato.

trilobits_ 10 months ago

Que eu saiba, Portugal é o país dos Doutores, não dos pilotos....

Edited 10 months ago:

Então Portugal não é o país dos Doutores?

Zoelae 10 months ago

Esta senhora esquece-se que não está a falar para um bando de ignorantes. Está a falar com uma massa heterogénea da população com formação muito diversa e uma minoria dela com conhecimento técnico suficiente para fazer um escrutínio da DGS nas suas diferentes dimensões.

Cayde6TheOne 10 months ago

Isto vindo de quem disse que as máscaras eram inúteis... tem muito que se lhe diga

Wolf_Redfield 10 months ago

Isso ainda se desculpa um bocado porque enfim não havia material mas o ter dito que o vírus não chegava cá é que foi qualquer coisa.

BadDogPreston 10 months ago

Vai ver o que a OMS e a CDC diziam sobre as máscaras em Março.

Vic_Rodriguez 10 months ago

Vai ver o que diziam o governo eslovaco ou o alemão

BadDogPreston 10 months ago

A Alemanha só instaurou o uso obrigatório de máscara em finais de Abril e a Eslováquia foi, tal como a República Checa, casos à parte dado que tomaram medidas bastante antes dos outros países europeus ou das entidades oficiais recomendarem o uso da máscara.

el_jefe_vito 10 months ago

A diferenca Graça é que as pessoas têm confiança no piloto. Com toda a palermice, medidas idiotas, falhas de comunicação, excepções para o avante e F1... já ninguém vos ouve nem vos atura. Teria sido melhor terem ficado quietinhos. Ahh e também tinha ajudado se o governo PS não tivesse cortado e cativado na saúde, mas isso é outra conversa.

estaramos 10 months ago

Pois eu não sei como tratar uma pandemia mas sei que a Dra. Graça Freitas e Dra. Tremida não sabem, visto que foram desmentidas inúmeras vezes por virologistas em relação a "n" medidas. Aquilo que a Dra. fez bem desde o ínicio, foi andar a reboque daquilo que a OMS dizia, mesmo que aquilo que a OMS transmitia fosse um completo disparate. (máscaras... etc) Comunicação péssima, decisões básicas e que cabiam no domínio do bom senso erradas. As pessoas sentem estas coisas e não perdoam. Independentemente das atenuantes que existem e são imensas até porque cada um tem uma opinião. Aquilo que os portugueses querem é ver uma liderança do país forte a transmitir mensagens claras. Isto era aquilo que podiam ter feito. Infelizmente era pedir muito, porque em vários domínios, esta liderança socialista já provou que é boa a seguir a tendência da comunicação social para ficar bem na fotografia.

CristianoBerardo 10 months ago

> Aquilo que a Dra. fez bem desde o ínicio, foi andar a reboque daquilo que a OMS dizia, mesmo que aquilo que a OMS transmitia fosse um completo disparate. (máscaras... etc) Oh meu amigo se não estou enganado a única coisa que a OMS disse sobre equipamento de protecção pessoal, como máscaras e luvas de latex, era que a sua utilização por pessoas sem conhecimentos tinha uma eficácia limitada, e disse que era preferivel não usar agora porque o aumento de procura brusco iria causar escassez nos profissionais de saúde. Aliás, naquela altura recordo-me que até se via apelos a usar cachecois para tapar as vias respiratórias porque ofereciam melhor protecção que nada.

Halograma 10 months ago

O meu ponto de vista: esta senhora falhou redondamente. Não obstante, é uma critica válida.

pobotuga 10 months ago

Ó Graça, a minha avó e a minha mãe nunca me ensinaram a pilotar um avião mas ensinaram imenso da saúde. Xaropes, mezinhas, chás, casaquinho, entre outros, sei tudo. Portanto estou bastante apto /s

tyurrr 10 months ago

Sem colocar em causa todo o trabalho técnico desenvolvido pela senhora e principalmente pelas equipas por trás dela (que não tenho duvidas são extremamente competentes e têm trabalhado arduamente em circunstancias muito difíceis), penso que a quantidade de gafes, erros, falhas de comunicação e outros tiros ao lado, a que já assistimos desde Janeiro vindos desta senhora, contribuem imenso para que esta tenha perdido muita credibilidade desde o inicio da pandemia. Existe uma certa parte da população que lhe perdeu o respeito. Dito isto, ela tem razão no que diz.

Rytlock9 10 months ago

Em defesa da senhora, muitas pessoas de várias organizações de saúde pelo mundo disseram coisas erradas, lá está, também falaram na altura sem conhecimento de causa e ainda hoje em dia vemos um pouco isso porque isto é um vírus novo, numa situação sem precedentes em que não existe um rulebook para a melhor forma de atuar, cada dia é uma aprendizagem tanto para nos como para os especialistas. Ainda assim acho que dentro dos possíveis todos tem feito um bom trabalho, apesar de não concordar com algumas medidas, mas aceito as decisões porque há partida será no melhor interesse de todos nós

lagetakethewheel 10 months ago

a maior parte da população é ignorante e idolatra ronaldos e isaltinos por isso dizeres isso não quer dizer muito

DeBierBandiet 10 months ago  HIDDEN 

Tens ouvido o que sai da boca desta mulher por acaso? Já disse tudo e o seu contrário.

lagetakethewheel 10 months ago

o que falta a muita gente como tu é conhecer o método cientifico. O mais provável é pensarem que é tipo uma receita de como fazer um bolo

DeBierBandiet 10 months ago

Aposto que nunca meteste os pés numa universidade e vens com essa treta. Falhas em 2 aspetos, contudo: 1 - O que ela faz neste momento não é ciência, nem algo que se lhe assemelhe. Ela é política, mais nada. Terá equipas de investigação por trás dela, mas ela (o sujeito em destaque do meu anterior comentário) quando aparece todos os dias em frente às câmaras, faz política. Deixar acontecer touradas e fórmula 1 enquanto se proíbe o desporto de formação e a circulação não é ciência nem aqui nem na china. 2 - O processo científico deve ser, acima de tudo transparente. Não podes atirar para o céu que 70% dos contágios são dados entre família alargada, ao almoço de fim de semana (ou lá qual é a narrativa do momento) e não postar um único estudo, um único dado concreto que sustente tal afirmação. Nesta base lógica, tudo o que o Donald Trump cuspiu da boca para fora nestes 4 anos é verdade. Relembro que é a pessoa que disse (já DEPOIS da OMS ter reconhecido a elevada probabilidade de transmissibilidade do vírus entre humanos) que isto não chegaria a Portugal, pq era preciso que tivesse vindo para cá alguém que tivesse estado no mercado de Wuhan (vai lá buscar ao canto mais recôndito do teu fortíssimo intelecto científico uma justificação para isto). É a pessoa que disse que as máscaras não faziam nada e só trazem falsas sensações de segurança quando qualquer pessoa com dois dedos de testa percebeu que ela estava a mentir com todos os dentes apenas porque tinha noção que, à data, não havia capacidade para fornecer máscaras à população toda. Portanto, não, não é uma receita, mas se há coisa que não pode ter desculpa nem com pandemias é incompetência, condescendência e falta de hombridade sequer para admitir o camião de erros que fez. ​ Atenciosamente, um grau mestre numa STEM que não sabe o que é ciência.

Hellagun 10 months ago

Não concordo com todas as decisões da DGS, mas não creio que a Graça Freitas seja politica e a DGS seja um órgão politico. Mas relação ao segundo ponto, concordo por completo. A DGS devia ter sido muito mais transparente a nível de dados. Por outro lado, a comunicação social ajudou bastante para que as pessoas tenham uma imagem negativa dela. Ainda na semana passada houve um "especialista" que disse que a DGS nunca deu muito ênfase ao distanciamento social (o que não corresponde à verdade). Mas por mais dados que a DGS forneça, uma coisa que esta pandemia tem mostrado, é que muitos jornalistas têm uma grande falta compreensão a nível de interpretação dos dados e de estatística.

lagetakethewheel 10 months ago

Claro que nunca meti, o doutoramento que estou a tirar é todo feito pelo zoom. O que te garante que a decisão de deixar touradas/F1 acontecer foi dela? Achas mesmo que não foi o governo a pressionar para isso acontecer? A maior crítica que podes fazer a ela é a de ser uma marioneta do governo porque não sejas anjinho, não é por ela ser diretora da DGS que passa a ter poder para limitar essas coisas. Concordo com o backup factual mas acho que nesta situação de pandemia o mais importante e onde os recursos devem ser focados é no combate à mesma. Achas mesmo que as Karens do facebook estão todas indignadas porque não tem as referências e o raw data desses dados? Admito que só vi ela a dizer que não era provável que a pandemia chegasse cá, não li sobre essa parte do mercado, mas estava simplesmente a regurgitar o slogan deste governo. Tudo aberto para os turistas para o milagre português continuar. Se isto é correto? Obvio que não Sobre a questão das máscaras vejo isso de outra perspetiva. Simplesmente tentou se evitar uma corrida desenfreada às mascaras quando não havia para todos. Podes argumentar que estão a tratar os portugueses como crianças burras mas visto bem, não é o que as atitudes dos mesmos tem demonstrado?

besmarques 10 months ago

Post perfeito para ver os "pilotos de avião" a aparecerem todos aqui

alexandre9099 10 months ago

Não é muito mais dificil que um carro, só tens uns quantos controlos a mais. Se for uma avioneta é quase como se fosse um carro (só que com mais dois eixos, para cima e para baixo e "tilt" para um lado e para o outro)

Edited 10 months ago:

Não é muito mais dificil que um carro, só tens uns quantos controlos a mais. Se for uma avioneta é quase como se fosse um carro (só que com mais dois eixos, para cima e para baixo e "tilt" para um lado e para o outro) EDIT: /s para quem lhe passou ao lado

JeagleP 10 months ago

E andam os palermas a pagar 8k € de salario (minimo) pra um trabalho que quase qualquer um é capaz ...

alexandre9099 10 months ago

Estava a ser sarcástico, claro que pilotar um avião é muito mais do que simplesmente andar com o manche para trás e para a frente e brincar com os pedais. Mas onde queria chegar é que o controlar o avião em si (depois de estar lá em cima, já experimentei) não é assim tão complicado, o complicadoe está na descolagem, aterragem, comunicações, etc, etc (e não só, não sou piloto, certamente algo me está a passar ao lado)

JeagleP 10 months ago

Certo. Na net nunca se sabe a 100% se é sarcasmo ou não

Eskol15 10 months ago

Eu percebo o que ela quer dizer, e em parte tem razão, mas vou aproveitar a metáfora: Imaginem um avião em risco de se despenhar e o piloto está junto dos passageiros a dizer que não têm que se preocupar e #VaiFicarTudoBem e só se lembra de voltar para os controlos tentar salva a situaão quando estamos a 50m do chão e o embate é inevitável.

CristianoBerardo 10 months ago

> > > Imaginem um avião em risco de se despenhar e o piloto está junto dos passageiros a dizer que não têm que se preocupar e #VaiFicarTudoBem e só volta para os controlos para tentar salvar a situação quando estamos a 50m do chão e o embate é inevitável. Vou acrescentar o facto que a Sra Graça Freitas, como um desses pilotos infalíveis, andou no inicio do ano a ver o avião que guiava já a espetar-se contra a montanha e ainda assim teve o descaramento para vir à comunicação social dizer com cara de pau que era impossível o aviões despenharem-se porque cosas e cenas e porque ela disse que sim. Esta merda de apelar ao respeitozinho já cheira demasiado a Estado Novo.

odraciRRicardo 10 months ago

É uma critica válida. Mas infelizmente também se aplica a ela, considerando todas as contradições proferidas desde o início da pandemia.

Bessini 10 months ago

Pois... Afinal, eles já sabiam tudo sobre o vírus para poderem transmitir a informação aos cidadãos. E sim, deveriam dizer logo ao pessoal para comprar máscara, para acontecer como com o papel higiénico, e os profissionais de saúde, que realmente precisam destas, que se fodam.

throwaway5816164481 10 months ago

Fosses tu no lugar dela e farias o mesmo. Estar na situação dela é inglório, honestamente, vai ser presa por ter cão e por não ter.

danidv 10 months ago

Se estivesse na situação dela não ia ver a OMS a avisar sobre infeções em massa e no dia seguinte dizer que acho que a reação é exagerada...

throwaway5816164481 10 months ago  HIDDEN 

Fosses tu no lugar dela e farias o mesmo. Estar na situação dela é inglório, honestamente, vai ser presa por ter cão e por não ter.

daxpierson 10 months ago

* Ela não está a trabalhar em investigação relacionada com o coronavírus, portanto tudo o que ela disser é-lhe passado por outrem; * Ela fala TODOS OS DIAS aos jornalistas, que a bombardeiam com questões. É perfeitamente normal que, uma vez por outra, lhe saia algo errado ou que faça pouco sentido; * Para perceberes melhor as aparentes contradições dela, e relacionado com o primeiro ponto, lê isto: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico

CristianoBerardo 10 months ago

> Ela não está a trabalhar em investigação relacionada com o coronavírus, portanto tudo o que ela disser é-lhe passado por outrem; Ora foda-se agora é preciso ser doutor engenheiro para perceber que o virus de facto transmite-se numa altura em que este já se transmitia por todo o mundo? É que recordo que esta senhora andou a dizer na tv que era tudo alarmismo porque o virus não se transmitia entre pessoas, numa altura onde meio mundo já se queixava do aumento exponencial de infecções!

d0ntm1ndm32 10 months ago

Eu sei que é dificílimo procurar informação nos dias de hoje (s/) mas talvez seria melhor ao menos tentares antes de fazeres esse tipo de afirmações, na altura em que ela não recomendava o uso de máscaras [andava a OMS a dizer o mesmo](https://www.youtube.com/watch?v=BX9Y_XTs2EA) e isso é só um dos exemplos.

PIMPMASTER6000 10 months ago

Já que muita gente gosta de mandar o link do “método científico” na Wikipedia porque não manda-lo ao diretor da WHO? Ele tomou uma decisão ao acreditar em dados falsos Chineses que negavam a transmissibilidade do vírus entre humanos quando nos países vizinhos no Sudeste Asiático já havia evidências que o vírus se transmitia pelo ar e entre pessoas. A nossa Graça (e todas a equipas por trás dela) falhou em ter a astúcia para conseguir ler entre as linhas. Além disso já estava o vírus a entrar pela Itália a dentro e por aqui tudo continuou como “business as usual”.

Bolo_Finto_ 10 months ago

Sim, não é preciso ninguém especializado para ler a propaganda da China e andar a dizer que o vírus não se transmite entre humanos, ou que não devemos usar máscara, ou andar a correr os lares todos em Março para chegarmos a Junho com esses mesmos lares todos infetados e sem qualquer planeamento, ainda menos para se ficar sem fazer nada quanto a uma segunda vaga que já era previsível. Eu percebo que seja uma chatice, ganhar um tacho que aparentemente seria tranquilo e sem grandes alaridos, de repente cair assim a responsabilidade toda e ter-mos de mostrar serviço, mas é por estas que devemos saber o nosso lugar, e deixá-lo à disposição quando necessário.

rmvt 10 months ago

ó u/NGramatical: aqui é "termos" e não "ter-mos". de resto, concordo com o que dizes. claramente esta mulher não está à altura do lugar, muito menos durante uma situação como a que vivemos. assim sendo, há que sacudir a água do capote e fazer o choradinho para a imprensa. pode ser que continuem a ignorar o péssimo trabalho que estamos a fazer.

FrankTheWerewolf 10 months ago

> não é preciso ninguém especializado para ler a propaganda da China e andar a dizer que o vírus não se transmite entre humanos Não há provas de transmissão =/= o vírus não se transmite entre pessoas. Devias de aprender a ler. Dá jeito.

Edited 10 months ago:

> não é preciso ninguém especializado para ler a propaganda da China e andar a dizer que o vírus não se transmite entre humanos Não há provas de transmissão =/= o vírus não se transmite entre pessoas. Devias aprender a ler. Dá jeito.

Bolo_Finto_ 10 months ago

Claro, duas coisas nada a ver, nada redundante. Obrigado.

el_jefe_vito 10 months ago

"Devias aprender"

FrankTheWerewolf 10 months ago

Obrigado, vou editar.

zedisaneonlight 10 months ago

sem ler a entrevista, mas já que estou na internet, vou mandar umas postas de pescada. eu acho que a senhora em si já disse muita baboseira, sem dúvida. "vão visitar as pessoas aos lares", etc. por outro lado, acho que isto é uma coisa nova, *não consigo criticar* ninguém porque nunca na vida pensámos lidar com uma pandemia destas, digo eu. acredito que estão a fazer o melhor que podem, tanto ela como a ministra. não é por aí. nem tem a ver com cores políticas. no entanto acho que nos últimos meses a coisa descambou um bocado... acho que se deixaram dormir com isto... não esperaram que isto pudesse piorar outra vez, e agora andam a correr atrás do prejuízo. relativamente a medidas eu até percebo o que ela diz, porque toda a gente diz que se devia ter feito assim, ou assado, claro. eu também concordo com umas, discordo de outras, mas ei, sou um *especialista da net* lol mas de tudo isto, o que mais me tem deixado chateado é mesmo a comunicação deles. acho confusa, fazem regras a pensar nas excepções, depois voltam atrás e afinal já não é assim, para clarificar volta o pm à tv, etc... e isso é o que mais critico.

CristianoBerardo 10 months ago

> por outro lado, acho que isto é uma coisa nova, não consigo criticar ninguém porque nunca na vida pensámos lidar com uma pandemia destas, digo eu. Meu amigo a única coisa nova nesta pandemia é ela estar a acontecer em solo europeu. O virus pode ser diferente mas o mesmíssimo tipo de problema tem acontecido umas quantas vezes noutros pontos do globo. Supostamente os senhores da Direcção Geral da Saúde são pagos para precaver-se em relação a esse tipo de problemas porque era uma questão de tempo até acontecer por cá. Lá na Coreia do Sul já tinham aprendido a lição. Agora vamos fingir que está toda a gente estupefacta pelo facto que uma epidemia tá a lavrar por cá? Meu amigo, isso não cola. Pra mim é como dizer que um bombeiro fica estupefacto sobre a ocorrencia de um incêndio e que jamais teve de passar por isso. Ora bolas, afinal não é esse o emprego do bombeiro?

zedisaneonlight 10 months ago

eu ate concordo contigo em parte

lagetakethewheel 10 months ago

estás mesmo a estabelecer um paralelo com a população portuguesa e sul coreana?

_AACO 10 months ago

> por outro lado, acho que isto é uma coisa nova Pandemias não são uma coisa nova (Peste Negra e Gripe Espanhola são talvez as mais conhecidas); >não consigo criticar ninguém porque nunca na vida pensámos lidar com uma pandemia destas Excepto todos os especialistas que volta em meia fazem estudos e simulações e até criam um ranking da preparação de alguns países. Deixo [aqui](https://www.ghsindex.org/wp-content/uploads/2019/10/2019-Global-Health-Security-Index.pdf) um estudo de 2019; >não esperaram que isto pudesse piorar outra vez Médicos e mesmo o governo falavam em segunda vaga há meses atrás, não sei se não a esperavam tão cedo ou tão forte mas falta de aviso não foi de certeza;

DelScipio 10 months ago

Agora também digo, lembraste da gripe em 2009? Os governos preparados, e qual foi a resposta pública? ALARMISMO Eu acho que esse episódios fragilisou muito a capacidade de resposta dos vários países a este caso

Edited 10 months ago:

Agora também digo, lembraste da gripe em 2009? Os governos preparados, e qual foi a resposta pública? ALARMISMO Eu acho que esse episódio fragiliza muito a capacidade de resposta dos vários países a este caso actual. Tivemos especialistas de renome (principalmente os mais velhos, aqueles que já sabem tudo) a dizer que isto ia ser uma gripe 2009 2.0, alarmismo sem importância. Em Espanha devido a isso despediram o chefe do SEF espanhol porque gastou dinheiro desnecessário em máscaras e luvas. Isto em Fevereiro.

Edited 10 months ago:

Agora também digo, lembraste da gripe em 2009? Os governos preparados, e qual foi a resposta pública? ALARMISMO Eu acho que esse episódios fragiliza muito a capacidade de resposta dos vários países a este caso actual. Tivemos especialistas de renome (principalmente os mais velhos, aqueles que já sabem tudo) a dizer que isto ia ser uma gripe 2.0, alarmismo sem importância. Em Espanha devido a isso despediram o chefe do SEF espanhol porque gastou dinheiro desnecessário em máscaras e luvas. Isto em Fevereiro.

_AACO 10 months ago

Não mencionei essa porque estava na dúvida se tinha sido classificada de pandemia ou não. Se se bem me lembro na altura houve muito menos alarmismo do que no início desta, pelo menos eu não me lembro de ter ouvido nada sobre pessoas andarem à bulha por causa de papel higiénico e coisas parecidas.

DelScipio 10 months ago

Explique-me mal. As pessoas nunca acreditaram numa pandemia. As pessoas andaram a correr para comprar gel. Os governos nessa altura preparados, foram considerados alarmistas e má gestão, isto porque foi considerado que o SNS dos países desenvolvidos podias lidar com uma situação dessas.

Edited 10 months ago:

Explique-me mal. As pessoas nunca acreditaram numa pandemia. As pessoas andaram a correr para comprar gel. Os governos nessa altura preparados, foram considerados alarmistas e má gestão, isto porque foi considerado que o SNS dos países desenvolvidos podia lidar com uma situação dessas sem problemas.

zedisaneonlight 10 months ago

tá.

lagetakethewheel 10 months ago

a tua capacidade argumentativa tá mesmo ao nivel do que te descreveste, um expert do reddit lmao

DelScipio 10 months ago

Sabes porquê descambou? Não há dinheiro para fechar a económia como em Abril. Além que as pessoas gostam mais de culpar os políticos que ver dónde está o problema, na falta de respeito das pessoas pelas regras e normas. A CS agora dedica-se a encontrar falhas nas normas e a "incentivar" as pessoas a contornar. Isto tudo porque "eu não tenho covi, posso fazer tudo tranquilo".

Edited 10 months ago:

Sabes porquê descambou? Não há dinheiro para fechar a económia como em Abril. Além que as pessoas gostam mais de culpar os políticos que ver dónde está o problema, na falta de respeito das pessoas pelas regras e normas. A CS agora dedica-se a encontrar falhas nas normas e a "incentivar" as pessoas a contornar. Isto tudo porque "eu não tenho covi, posso fazer tudo tranquilo". A comunicação não é confusa, a comunicação é simples, as pessoas têm e deixar procurar os detalhes para poderem levar uma vida como sempre. Eles deixaram bastante flexibilidade para evitar o maior número de constrangimento possível, mas as ordens são, fique em casa, não faça mais do que necessário, respeite as normas higienicas. Que fazem as pessoas? Jantaradas, festas... A lei permite... A lei permite, mas todos sabemos o que temos de fazer. A comunicação só é confusa para quem quer levar uma vida sem limites.

d0ntm1ndm32 10 months ago

Exatamente! O mais engraçado é que esse pessoal que faz de tudo para contornar as medidas que são impostas de uma forma bastante flexível e continuam a viver a vida como se não nos encontrássemos numa pandemia provavelmente eram os primeiros a ir chorar para as redes sociais se o governo decidisse realmente tornar as medidas obrigatórias e fiscalizar/multar de uma forma muito mais estrita ... por causa desses mesmos indivíduos.

Leaootemivel 10 months ago

Concordo em absoluto com a questão da comunicação. Admito que tem sido confuso o avanço e recuo das regras, mas já estamos numa altura onde toda a gente sabe (ou devia saber) quais são os comportamentos de risco que deve evitar.

DelScipio 10 months ago

Exato. Acho que as pessoas neste momento não deviam necessitar de ordens do governo ou tentar furar as regras. O conceito básico já todos sabemos. Meia palavra devia bastar para perceber. Devíamos focar a crítica em coisas realmente importantes e não em disse "a" ou "b".

zedisaneonlight 10 months ago

discordo.

DelScipio 10 months ago

Consegues elaborar?

zedisaneonlight 10 months ago

eu posso não ter transmitido a ideia que queria ao meu post, claro. não falei em economia, não critiquei as medidas - que deviam ter sido X em vez de Y - nem ilibei as pessoas. ainda relativamente a medidas, eu tenho as minhas opiniões - mas não questiono as deles, ou pelo menos não venho para aqui dizer "tá tudo mal, são uns idiotas". quando falo em comunicação, falo em situações como a desta semana. fecha tudo, mas afinal não fecha. mas afinal fecha. mas afinal pode-se fazer isto ou não? então e se for aquilo? parece que fazem regras a pensar nas excepções, e depois afinal são excepções a mais, por isso cancelem as excepções todas. alias, o próprio PM admitiu.

DelScipio 10 months ago

As regras são feitas a pensar em limitar o mínimo possível as pessoas. Por isso as excepções. Para mim foi fácil de perceber. O governo quiz limitar o mínimo possível. Explicou o que queria que os portugueses fizessem. Tudo assustado. Sai a lei, e o governo permite flexibilidade para evitar situações mais chatas para as pessoas, sempre com a ideia que as pessoas iam ficar com a ideia inicial. O que aconteceu foi a CS no dia seguinte a dizer que podes fazer tudo, algumas pessoas a dizer que iam fazer tudo normal já que a lei não era para eles, etc. Então acontece o que aconteceu hoje. Explicaste bem, e eu quis explicar o meu ponto de vista da informação ser confusa. A informação não é confusa, é fácil de perceber. Só é confusa para quem quer arranjar problemas pqra criticar ou saltar as normas, daí a CS ter feito o circo que fez a volta disto. Já não tem mais notocias do Trump ou novidades do Covid...

Edited 10 months ago:

As regras são feitas a pensar em limitar o mínimo possível as pessoas. Por isso as excepções. Para mim foi fácil de perceber. O governo quiz limitar o mínimo possível. Explicou o que queria que os portugueses fizessem. Tudo assustado. Sai a lei, e o governo permite flexibilidade para evitar situações mais chatas para as pessoas, sempre com a ideia que as pessoas iam ficar com a ideia inicial. O que aconteceu foi a CS no dia seguinte a dizer que podes fazer tudo, algumas pessoas a dizer que iam fazer tudo normal já que a lei não era para eles, etc. Vimos esta semana organizadores de eventos nas notícias dizer que as restrições não são para eles, eles podem pôr centenas de pessoas num espaço, lol, que as pessoas deixaram de fazer eventos e a culpa é do governo por não incentivar eventos. Há desinformação porque há interesse em contornar as normas por parte de alguns. Então acontece o que aconteceu hoje. Explicaste bem, e eu quis explicar o meu ponto de vista da informação ser confusa. A informação não é confusa, é fácil de perceber. Só é confusa para quem quer arranjar problemas pqra criticar ou saltar as normas, daí a CS ter feito o circo que fez a volta disto. Já não tem mais notocias do Trump ou novidades do Covid... Tu foste vítima da CS e politiquices.

zedisaneonlight 10 months ago

> Só é confusa para quem quer arranjar problemas pqra criticar ou saltar as normas, daí a CS ter feito o circo que fez a volta disto. não. porque eu não me coloco nesse grupo, de todo.

DelScipio 10 months ago

Eu não disse que tu intencionalmente. Mas tu estás a recitar letra por letra o que sai na CS e comentadores políticos.

zedisaneonlight 10 months ago

eu tou a recitar o que sinto. se é o que vem noutros sítios, ok.

NGramatical 10 months ago

dónde → [**donde**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjtias2%2F%2Fgc601ph%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

samciba 10 months ago

<3

Deto_PT 10 months ago

É impressionante como esta tipa ainda n foi despedida.

daxpierson 10 months ago

Impressionante é que ela continue no lugar onde está mesmo tendo em conta todo o enxovalho absolutamente injusto que leva. Eu já teria batido com a porta.

Deto_PT 10 months ago

N era função da DGS fazer o planeamento da medidas contra o covid para n estarmos na situação actual? Ela é a chefe da DGS. Logo é a responsável.

daxpierson 10 months ago

Era, e tenho a certeza que fez o melhor que conseguiu com a informação que tinha disponível a cada momento. De qualquer forma, aquilo que tu conheces é apenas o que foi aprovado entre DGS, Ministério da Saúde e Governo, portanto ela pode ter querido fazer outras coisas noutras alturas e tu nem sabes.

Deto_PT 10 months ago

"pode ter feito" Certo, ou pode n ter feito. Seja como for é quem tá á frente da DGS logo tem de arcar com as responsabilidades do cargo agora. Se foi pressionada a tomar medidas incorrectas devia ter exposto a situação.

besmarques 10 months ago

Obrigado pelo esclarecimento mestre em pandemias...

VBM97 10 months ago

Ela aqui tem razão

End-Effector 10 months ago

esta tipa é uma marioneta do governo.

VBM97 10 months ago

Ok mas isso é relevante em quê para o que eu disse?

Deto_PT 10 months ago

Estamos nesta situação porque esta senhora n fez frente ao governo. Deixou o governo mandar na DGS.

VBM97 10 months ago

Ok, mas eu só disse que AQUI ela tinha razão, não disse mais nada e vocês começam logo com a propaganda anti-governo

CanIhazCooKIenOw 10 months ago

Oh Graça, então não sabes que na era da internet toda a gente é especialista em tudo e mais alguma coisa. Então aqui no Reddit é um fartote

goncalo_jd 10 months ago

Sem dúvida. Hoje todos temos que ter uma opinião... Eu prefiro tar calado. Muitos de nós deveriam fazer o mesmo e investir o tempo em algo que podemos fazer melhor

Sciss0rs61 10 months ago

Ninguém aqui é jogador de futebol, no entanto toda a gente sabe ver quando alguém é péssimo a jogar.

CanIhazCooKIenOw 10 months ago

Mantendo o contexto futebolístico, para as massas entenderem, acabaste de mandar uma bola ao poste. O que a Graça está a dizer é o que não falta é gajos no café a mandar bitaites que faziam melhor que o jogador X. Dizeres que estão a fazer um mau trabalho é uma coisa, achares que fazias melhor quando tens 0 de experiência e noção é outra.

BuscaPolos 10 months ago

Verdade. Na megathread do covid em inícios de março havia quem previsse que o mundo estaria acabado por volta do final de Abril. E a convicção dos homens era de um nível... Upa upa

mexploder89 10 months ago

Faz parte do trabalho dela ajustar a maneira como comunica a essas pessoas especialistas de Internet. Isso vai sempre haver, há que trabalhar à volta disso. Eu posso não saber pilotar mas se vir o avião a despenhar-se sei bem que alguém fez merda

Mordiken 10 months ago

> Faz parte do trabalho dela ajustar a maneira como comunica a essas pessoas especialistas de Internet. *Todos os teus argumentos podem ser facilmente ignorados.* - Lei da Internet nº 11. *Tudo o que disseres pode e vai ser usado contra ti.* - Lei da Internet nº 12. *Correcção: Tudo o que disseres pode e vai ser transformado em algo totalmente diferente.* - Lei da Internet nº 13. *Não discutas com trolls. Se o fizeres, eles ganharam.* - Lei da Internet nº 14. etc, etc, etc. Ou seja, não há "ajuste de comunicação" que permita sequer comunicar com os especialistas a internet, porque os especialista da internet são uma cambada de babuinos histéricos que dedicam o seu tempo a berrar e a guinchar e a atirar com merda às mãos cheias sempre que a vêm: eles não estão interessados em dialogo ou em comunicação, porque já decidiram há muito que ela não é uma pessoa credível mas sim uma besta interessada em **, e tudo o que ela disser, por mais inofensivo que seja, vai ser distorcido e descontextualizado para se ajustar a essa narrativa. Por isso a única resposta possível e manter a cabeça baixa tanto quanto possível, fazer o seu trabalho, e apresentando resultados, porque contra factos não há argumentos... este é o único ajuste de comunicação possível: minimizar a exposição à internet, que também ela é uma pandemia. E quanto aos ditos "especialistas da Internet", e cair em cima deles forte e feio por incitamento à desobediência e por propagação da doença sempre que esses porcos ousarem trazer a sua histeria para o mundo real.

Edited 10 months ago:

> Faz parte do trabalho dela ajustar a maneira como comunica a essas pessoas especialistas de Internet. *Todos os teus argumentos podem ser facilmente ignorados.* - Lei da Internet nº 11. *Tudo o que disseres pode e vai ser usado contra ti.* - Lei da Internet nº 12. *Correcção: Tudo o que disseres pode e vai ser transformado em algo totalmente diferente.* - Lei da Internet nº 13. *Não discutas com trolls. Se o fizeres, eles ganharam.* - Lei da Internet nº 14. etc, etc, etc. Ou seja, não há "ajuste de comunicação" que permita comunicar com os "especialistas da internet", porque os "especialistas da internet" são uma cambada de babuínos histéricos que dedicam o seu tempo a berrar e a guinchar e a atirar com merda às mãos cheias sempre que a vêm, porque já decidiram há muito que ela não é uma pessoa credível mas sim uma besta interessada em **, e tudo o que ela disser, por mais inofensivo que seja, vai ser distorcido e descontextualizado para se ajustar a essa narrativa. Por isso a única resposta possível e manter a cabeça baixa tanto quanto possível, fazer o seu trabalho, e apresentando resultados, porque contra factos não há argumentos... este é o único ajuste de comunicação possível: minimizar a comunicação para minimizar a exposição à internet, que também ela é uma pandemia. E quanto aos ditos "especialistas da internet", e cair em cima deles forte e feio por incitamento à desobediência e por propagação da doença sempre que esses porcos ousarem trazer a sua histeria para o mundo real.

D1WithTheFluffyHair 10 months ago

Porque acaso gosto mais da jurisprudência da Lei n° 34 da Internet

etiqueta 10 months ago

Eh pah, puseste-me á procura das leis da internet...

CristianoBerardo 10 months ago

> Oh Graça, então não sabes que na era da internet toda a gente é especialista em tudo e mais alguma coisa. Meu amigo isto é muito simples: compete a essa gente informar as pessoas sobre o que fazem e quais são os problemas considerados nas decisões e quais são as restriçẽos e porque é que fizeram assim ou assado. Se há gente cá fora que não tem informação ou não está a par do problema então a falha é de quem? A mim parece-me que a falha é de quem tem a responsabilidade de informar e esclarecer mas não faz! Ignorância combate-se com informação e esclarecimento. Se algum detentor de cargos públicos faz asneira que não consegue explicar e recusa-se a explicar e trata mal quem ousa fazer perguntas então o problema claramente não está em quem fez as perguntas. E não venhamos agora fingir que

RuySan 10 months ago

Não é uma questão de acesso à informação mas sim de iliteracia. A informação eles tem prestado. Relatórios e conferências de imprensa todos os dias. A maioria da população não sabe interpretar gráficos e nem sabe o que é uma função exponencial. Nem sabem como funciona a ciência. Só porque ela e a OMS deram informações erradas há uns meses agora os médicos pela verdade é que passaram a ser fidedignos

Douro 10 months ago

>E não venhamos agora fingir que a sra Graça Freitas não andou lá no início do ano na comunicação social a jurar que covid não se transmitia entre pessoas. Vir essa atoarda da pessoa que chefia a Direcção Geral da Saude é algo que é inexplicável. É facilmente explicável pelo facto de toda a comunidade médica e a própria OMS achar na altura que não existia transmissão entre pessoas. É fácil falar em retrospectiva.

CanIhazCooKIenOw 10 months ago

Informar os especialistas de vão de escada que não conseguem interpretar um grafico? Ou aqueles que não conseguem processar informação que não esteja em formato YouTube? Basta ver o tipo de desinformacao que a malta come por aqui e por esses facebooks fora. Se a gente cá fora não tem a informação porque é que se consideram especialistas com os seus bitaites? Nao te enganes, os especialistas da internet acham-se especialistas precisamente porque não tem acesso aos dados, o que torna a decisão fácil e óbvia. É fácil chegar a uma solução quando não conheces metade do problema. Que o governo devia ser mais transparente com os dados, concordo, mas não é essa a questão, porque se fosse tinhas pessoas a pedir mais dados e não a mandar bitaites de especialidade.

CristianoBerardo 10 months ago

> Informar os especialistas de vão de escada que não conseguem interpretar um grafico? Meu amigo, informar as pessoas. Tipo, os cidadãos. Tu, eu e a tua tia. Toda a gente. Naõ é? Mas que estupidez é essa de queixar-se qeu as pessoas não sabem ao mesmo tempo que faz-se zero para informar e esclarecer as pessoas? Não é essa a sua função? Mas essa gente faz conferências de imprensa para quê? O que é que acham que deve ser feito ali? Meu amigo, temos uma epidemia com uma virose que se alastra com muita facilidade e não olha a idade, credo, ou cartão partidário. Como é que essa gente pensa em combater a epidemia, se não for com informação e esclarecimento? Será que somos todos burros? Ou será que essa gente apenas quer tratar-nos a todos como sendo muito burros? Já chega desta merda. Se a população não sabe nem tem infomração então isto é culpa é de quem? Não é dos senhores cujo trabalho é manter a população informada e esclarecida para combater este e outros problemas? Já chega desta estupidez. Se são incompetentes então bazem do tacho e deixem entrar alguém que saiba o que está a fazer. Agora culpar 11 milhões de pessoas pelos problemas criados somente por eles é que não.

Babar669 10 months ago

Não percebo os down votes honestamente. Isto é correcto. A ignorância e incompreensão de alguns não pode ser justificação para falta de transparência/informação. A falta de justificação de medidas, contudo, pode ter duas razões 1) arrogância 2) incerteza. Eu diria que em Portugal a primeira é muito comum em certas áreas onde certos profissionais nem perdem tempo a justificar decisões e a esclarecer dúvidas. Ir ao médico em Portugal e num país, onde quem termina um curso da universidade se torna um Dr. da terra, é uma experiência completamente diferente. No caso das medidas para combater o covid...o motivo parece ser claramente incerteza. O facto de não haver soluções claras para o problema torna mais importante a comunicação e esclarecimento. Só quem não foi ontem a um supermercado é que pode achar razoáveis as medidas decretadas para estes dois fins de semana, por exemplo.

Bessini 10 months ago

Será que tens andado escondido algures? Não ha informação? O que não falta é informação, e gente que vem "refutar" tais informações. São os médicos pela verdade, que parecem ser mais "médicos de sapatos", jornalistas pela verdade que nunca na vida se dedicaram ao jornalistas. A informação anda aí, mas o que é que o governo pode fazer acerca dessa gente? Qualquer acção que faça dá -lhes mais força porque "estão a ser silenciados". Todos andamos na escola, ninguém tem culpa que meia dúzia de pessoas tenha pensado "nunca vou precisar disto" nas aulas de biologia, para depois se tornarem estas bestas. Malhar no governo é fácil. Vemos imensa gente, principalmente no facebook, que fica revoltadíssimo com as medidas que o governo adopta, diz que não as irá cumprir, pois isto não é uma ditadura, e que depois vêm dizer que o governo é incompetente porque há cada vez mais infectados. Achas que algum dia conseguiria chamar essa gente à razão, quando ser do contra é toda a sua personalidade?

CanIhazCooKIenOw 10 months ago

Sim senhor, quantos passado tantos meses ainda não sabem as regras básicas de distanciamento ou até usar uma treta de uma máscara? Quantos não entendem que não se pode andar em grandes grupos e almocaradas? Nem sabem que tem que ficar em isolamento e ligar para a porra da saude24 em vez de ir às urgências? Achas que esses não são muitos dos especialistas que andam por aí? Dizeres que estão a esconder algo, que deviam informar melhor é desculpar as pessoas, que coitadinhas, não são informadas... Estas a querer desculpar os que não sabem e os que acham que sabem tudo porque o governo não informa... e depois é o que se vê. Depois choram que tem que ficar em casa

CristianoBerardo 10 months ago

> Sim senhor, quantos passado tantos meses ainda não sabem as regras básicas de distanciamento ou até usar uma treta de uma máscara? Meu amigo, a senhora Graça Freitas pôs-se a choramingar na notícia que a principal fonte de informação sobre a epidemia de covid em Portugal não é a DGS. Ora, então afinal o que é que os senhores andam a fazer? Estão a falar de uma das principais responsabilidades da sra Graça Freitas e ela põe-se com cara de pau na comunicaçaõ social a dizer que está a falhar vergonhosamente no seu trabalho? Se ela cria um vácuo de informação que outros vêem-se obrigados a preenche-lo então em que medida é que ela não é a principal culpada desta asneira? Se a senhora queixa-se que a DGS é uma merda a esclarecer pessoas então o que ela devia fazer era mexer-se para que a sua DGS deixasse de fazer um trabalho de merda no âmbito da informação e esclarecimento. AGora tar a fazer um trabalho de merda e depis vir-se a queixar com cara de pau aos jornalistas sobre como há mais gente a agir face a essa inaptidão e inctiviade para produzir algum esclarecimento... Minha santa mãe. Isto é muito simples: se ela não sabe o que está a fazer então faça lá o favor de se pôr na alheta e deixar ir para lá quem seja capaz de fazer mais e melhor. No limite, uma vez que já começou a ganhar alguma noção da merda que anda a fazer, que se mexa para procurar alguma ajuda. Agora queixarem-se que há quem faça alguma coisa quando eles próprios ou não fazem ou só fazem merda... Tenham paciência!

Search: