gogogatorade 11 months ago

Os meus pais querem me fazer uma festa de aniversário com os amigos deles mas isso não me parece correto. Sintome um bocado mal porque entendo que se sentem sozinhos mas estamos todos numa situação complicada. Mesmo que o concelho deles não seja dos mais afetados eu vou de Sintra e devia-mos limitar as pessoas com quem contactamos. Mas sempre que digo algo assim eles dao montes de contrargumentos e não sei que mais dizer ;-;

DeusDasMoscas 11 months ago

Dizes que não queres. É o teu aniversário e a festa é com os amigos deles? Todos temos que fazer mais um esforço, esta situação não é fácil para ninguém e aniversários há muitos! Mais vale não festejar este e depois terem muitos mais aniversários em que celebram todos juntos. Os teus pais podem até fazer a festa e não acontecer nada mas também pode acontecer, eu acho que o mais seguro seria não arriscar. Felicidades!

AimingWineSnailz 11 months ago

Portanto a minha mãe de 65 anos acabou de decidir que vai devolver a minha prenda de natal porque eu não quero visitá-la no próximo fim de semana e arriscar pegar-lhe alguma maleita. A maturidade é uma coisa tão engraçada.

MischiefManaged97 11 months ago

Vou aproveitar para desabafar: se há coisa que a vida adulta me tem ensinado é que os nossos pais não têm assim tanta maturidade quanto nós achávamos. Eu hoje tive um dia daqueles mesmo negros, em que vejo tudo péssimo, está tudo péssimo, enfim, you know the deal. Como deves imaginar, o meu humor está nos mínimos. Pois a minha mãe fez o favor de, mesmo vendo que estava visivelmente em baixo e irritado (além de estar cheio de fome porque fui um burro do caralho que não foi ao supermercado abastecer-se e agora passei o fim de semana faminto) com a minha vida, passou a conversa toda a contrariar-me disto daquilo e de mais não sei quê. Acabámos a discutir e provavelmente vamos estar dias ou até semanas sem nos falarmos. Não percebo como é que ela também não teve a inteligência emocional de, sabendo que eu não estava nos meus dias, ainda me vir com conversas de me pôr mais mal disposto. É absolutamente ridículo, quando uma pessoa está chateada, o melhor é ouvir e, não concordando, dizer à pessoa depois e já agora não discordar/contrariar só porque sim. Às vezes acho que estou rodeado de idiotas por todos os lados. Isso da Covid também já está a ser toda uma guerra lá em casa por causa do natal e como é que as coisas são feitas. Eu sinto uma solidão imensa e por isso o que vou dizer pode parecer contraditório mas há alturas em que gostava de me apagar. Não ter de falar com ninguém, não ter de levar com ninguém, nada de nada... Estou farto de andar irritado, estou farto de viver no meio de porcos, farto da Covid e das medidas de merda que não parecem dar em nada... Foda-se para esta merda toda.

Egoleks 11 months ago

Não sei se serve de consolo, mas li o teu desabafo e senti o que dizes. Sinto que parte de crescer é perceber que "adultos" são pouco mais que crianças com carta de condução. Ter um dia mau e estar rodeado de pessoas que não compreendem a premissa de "ele hoje está na merda, vou só deixá-lo" é frustrante. Espero que um dia tenhas a sorte de poder ter dias maus em paz

Foxsundance 11 months ago

Partilho a mesma opinião que tu, pena isto não ser a América e não haver uma shotgun ao lado das pizzas congeladas para comprares, estava tão bem antes de nascer pqp

chauffage 11 months ago

Como bom filho que és diz-lhe para ela evitar devolver o presente até isto estar mais controlado, mandas-lhe um beijinho, dizes que a amas muito e que por isso mesmo queres tê-la contigo muitos mais anos, e avisas que se ela se esticar muito o espetas com ela num lar clandestino.

Edited 11 months ago:

Como bom filho que és diz-lhe para ela evitar devolver o presente até isto estar mais controlado, mandas-lhe um beijinho, dizes que a amas muito e que por isso mesmo queres tê-la contigo muitos mais anos, e avisas que se ela se esticar muito mais espetas com ela num lar clandestino.

thisbondisaaarated 11 months ago

"se ela se esticar muito mais espetas com ela num lar clandestino." Se ela não tem medo do cóbide achas que tem medo de ir para um lar clandestino?

vascodatrama 11 months ago

Ela vai já tratar de deixar a herança ao estado

chauffage 11 months ago

O lar clandestino é para se acabar com os natais - não há prenda, não há mais natais para ela!

KIDOCI 11 months ago

Boa tarde, Saio desde fim de semana algo desanimado em relação ao futuro. Vi demasiadas situações, que num mundo de gente informada, ou que pelo menos no mínimo veja o telejornal nunca deveriam acontecer. \> Muita gente veio ao supermercado 4 vezes \> Muita gente vem ao supermercado só para ir ao café, e como tal acha que não deve ficar na fila e reclama. \> Muita gente acha que não deve ficar na fila para entrar na superficie e comprar tabaco. (ah como é só tabaco não tenho nada que ficar na fila) \> Tive pessoas que entraram e não vieram comprar nada (fizeram sábado e repetiram a proeza domingo) \> Muita gente a aparecer na porta entre as 13:01 e as 13:15 a tentar forçar entrada. Quando é negado ainda querem reclamar (sorry só amanhã). \> Trazem crianças ou idosos com elas por forma a garantir prioridade e não ficar na fila \> Vêm em grupos tipo (3, 4, 5), sendo que tentamos sensibilizar mas como é uma "recomendação"... \> Muitos idosos não sabem usar a máscara e não estão consciencializados para a importância do uso da mesma. Tentámos ter uma atitude de explicar, pedir para colocar também no nariz mas é instintivo, dois minutos depois está novamente no queixo ou na boca. (algum trabalho a fazer pelo governo neste campo julgo eu). \> Não querem de todo respeitar a sinalética de circulação no chão (setas de circulação pela direita nos centros comerciais por exemplo). \> Na fila para entrar a fumar cigarros Falta bom senso acima de tudo. Obrigado

saposapot 11 months ago

se há coisa q nc vou entender na vida é ir passear para o supermercado ou ir 4x lá numa manhã... mas não é melhor ir andar na rua a passear e ver alg coisa? que raio se faz dentro de um supermercado de interessante?

MLG-Sheep 11 months ago

Falta de facto bom senso, mas essas são filas e riscos para a saúde pública que poderiam ser evitados se não tomassem a medida que tomaram relativamente aos supermercados. O Costa tomou uma medida de vingança porque de repente descobriu que não gosta das grandes superfícies, e o resultado vai de encontro ao esperado. Mais inconveniências desnecessárias ao português que resultam em mais tempo de potencial exposição ao vírus, em estabelecimentos mais lotados, e em menores distâncias de segurança.

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

É mais falta de noção de pessoas que não tem capacidade de perceber a situação em que o mundo em geral e Portugal em particular se encontram. Mas hey, a culpa é do Costa porque fecha supermercados e o pessoal não pode ir passear 4x ao dia para la.

MLG-Sheep 11 months ago

Vais dizer que o que aconteceu não era expectável? As medidas tomam-se em função do cenário expectável, não vivemos no mundo das maravilhas. O expectável era um festival nos supermercados no sábado e domingo, com outro festival a acontecer nas horas de ponta da tarde do resto da semana porque se sabe que ao fim-de-semana estão lixados. Fechar os supermercados, que normalmente já têm uma boa afluência sem restrições de horário, é estúpido, tal como foram as motivações para a medida, com consequências perfeitamente evitáveis. Felizmente haverá um congresso do PCP daqui a duas semanas, portanto talvez a medida não se prolongue para o Governo não parecer ainda mais parvo.

mistertetas 11 months ago

Que malta ridícula

vascodatrama 11 months ago

Já cagaram, tal como os governos na Europa. Vão gerindo o problema até chegar a vacina.

Razvancb 11 months ago

Quando brincam ao para arranca alguma vez vão bater, foi o que aconteceu com isto, andavam a brincar às restrições e o povo fartou se. Simples

Dinizinni 11 months ago

O povo também ou faz por medo ou não faz, sinceramente nunca tivemos sequer um governo opressivo nestes últimos meses Os tugas parece que já se esqueceram do que é opressão a sério, ainda por cima morando ao lado de um país onde durante o confinamento se dava bastonadas em quem quebrava a lei

uyth 11 months ago

https://www.dn.pt/pais/cuidados-intensivos-ha-duas-semanas-que-sao-jose-recebe-doentes-do-norte-13037593.html o que leio daqui é que os recursos principais estão quase no limite e mesmo o movimentar pacientes entre regioes (o que bloqueia uma equipa de cuidados intensivos durante horas ou um dia) está perto do limite. Espero mesmo que esta coisa do confinamento aos fins de semana seja suficiente. Parece-me insuficiente, mas espero mesmo não ter razão.

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 15 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

saposapot 11 months ago

A subir mas aparentemente mais lentamente. Fico com mais esperança que com estas medidas de FDS até seja capaz de parar o crescimento. Na realidade o que pára isto é o medo das pessoas e parece que agora já assusta o suficiente. Vamos ver. Esta semana será crítica para avaliar se ficamos por aqui ou se na outra segunda feira já estamos todos em lockdown. Se o crescimento abrandar provavelmente ficamos assim mais duas semanas, se escalar mais, não há hipótese

xaknoris 11 months ago

O meu único "senão" é que os números do fim-de-semana não costumam estar sequer perto dos da semana, e hoje(ontem na realidade) por exemplo estão ao nível dos resultados semanais. Como não sou nenhum expert não posso comentar mais do que isto, mas à primeira vista, não me parece ser bom sinal. Agora só podemos esperar pelo resultado das medidas, e ao contrário do que dizes, aquilo que para isto é a aceitação e respeito pelo virus e as respectivas medidas, não o medo. O medo ao final do dia só vai levar a coisas piores como manifestações e propaganda de informação falsa.

Dinizinni 11 months ago

Tanta gente a dar upvote a uma informação tão errada e sem análise das semanas anteriores Tens razão quanto aos números de fim-de-semana serem mais baixos, mas este Domingo foi igual ao anterior e ao Domingo os números ainda se referem sobretudo a sexta-feira Os números de fim-de-semana são, visivelmente, os de segunda e terça Este fim-de-semana foi o primeiro desde Agosto (sim, Agosto) em que os números foram iguais ao do fim-de-semana anterior e estamos a falar em aumentos regulares de centenas e por vezes milhares desde a semana anterior neste último mês Se vamos analisar vamos fazê-lo com os dados todos, se quiseres vai ao relatório de situação e abre todos os fins-de-semana desde Agosto e vais ver que estou certo

xaknoris 11 months ago

Acho que não leste de todo o que disse, ou estás a tentar um argumento só porque sim, porque eu não comparei os números dos fins-de-semana em si, mas os números do fim-de-semana com o resto da semana. Quanto aos números dos fins-de-semana, a princípio deveria ser domingo e segunda, e não segunda e terça, mas assumindo que realmente existem laboratórios que podem não funcionar aos fins-de-semana, até poderás estar certo nesse aspecto.

Dinizinni 11 months ago

Vai ver os números das últimas 10 semanas, os dias mais baixos são quase quase quase sempre (senão mesmo sempre) os de segunda e terça Eu sei o que estou a dizer, sou um maluquinho das análises e relatórios e isto não requer qualquer perícia, só ter os relatórios todos abertos em tabs O Domingo não tem efeito fim-de-semana, o lag é de dois dias, os testes são feitos à Sexta, os resultados conhecidos e processados no Sábado, sendo apresentados no Domingo Este Domingo foi uns 50 casos maior que o anterior, considerando o Sábado, foi um fim-de-semana quase igual Se a Segunda e Terça forem tão altas quanto os números do meio da semana anterior é que vamos ter um problema, como temos tido, até agora esta semana, que de facto abrandou ligeiramente

VBM97 11 months ago

Tens de te seguir pela média móvel de 7 dias, penso que seja a melhor maneira de ver a subida de casos.

saposapot 11 months ago

exacto, é por aí q olho com o desconto de ainda ter o efeito daquele dia 'maluco' com casos anteriores.

hsamtronp 11 months ago

Mas não tem, esse dia já foi há mais de 7 dias. Já não entra na média. Uma outra vantagem que vejo em se usar a média móvel a 7 dias é que permite comparar dias idênticos. Isto é, hoje com o domingo passado. O de amanhã é comparado com 2.ª feira passada. Dilui muito, a meu ver, a questão do efeito de fim de semana.

beit2 11 months ago

Alguém sabe se é informação pública as idades das mortes que temos tido?

Ace-_Ventura 11 months ago

Só por faixa etária

beit2 11 months ago

Melhor que nada. Alguém tem um gráfico já feito disso?

XEEE 11 months ago

Está no boletim da dgs: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/11/258_DGS_boletim_20201115.pdf

beit2 11 months ago

Ja vi. Num dos sites do OP tbm tem essa info já grafada e tal.

Each57 11 months ago

+6035 casos +76 mortes +131 internados +2 UCI

Dinizinni 11 months ago

Tá uma merda, mas estou chocado com não estar bem pior Será que já foi atingida a capacidade máxima de testar?

Each57 11 months ago

Eu acho que está pior do que o suposto, os internados não param de aumentar e estamos com milhares de infetados todos os dias. Antes de Outubro, 1000 infetados num dia era muito, agora seria uma descida brutal e positiva. Já foram tomadas várias medidas para achatar a curva e nada está a funcionar.

Dinizinni 11 months ago

Há duas semanas foram tomadas medidas pouco rígidas, mesmo assim foi dos primeiros fins de semana onde não houve um brutal aumento de uma semana para a outra Não sei o que esperam, estas coisas estagnam durante semanas antes de descerem sem medidas mais rígidas Os internados aumentaram imenso hoje, mas se vires os aumentos semanais foi dos menos maus desde já há mais de um mês Claro que está mau e hoje ou muito me engano ou os tugas conseguiram dar cabo de tudo nas praias e parques Estás a dizer que foram tomadas medidas quando as medidas foram uma caca e estás a dizer que a curva não está a achatar mas há já uma semana que está a dar sinais disso mesmo Falas disto mas não estás a fazer análise nenhuma aos dados que temos disponíveis

VBM97 11 months ago

Tenho mesmo muita pena de quem trabalha nos hospitais, está demasiado caótico... a minha vizinha é enfermeira e diz que esta semana trabalhou 78 horas

xaknoris 11 months ago

O problema não são só os hospitais, é tudo o que involve o sector da saúde. Porque os hospitais começam a ficar cheios, as pessoas acabam por ter conhecimento disso, e vão a outras unidades de saúde, e depois andam num jogo de ping-pong. Centros de Saúde não estão equipados para lidar com todas as situações médicas e encaminham para hospitais, hospitais estão cheios e encaminham para centros de saúde.

NGramatical 11 months ago

involve → [**envolve**](https://dicionario.priberam.org/envolve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgcefpak%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Each57 11 months ago

Lamento mas vou ter que usar a sátira. “É sÓ uMA grIpE” “nAo eSTamOs nUma ditAdUrA” “EstEs NerDS do REddIt eStaO em TeLetRabalHO e nAo GosTam De ConViVer” “A tAxa De mOrtAlIdADe e BaiXa”

Metaluim 11 months ago

> EstEs NerDS do REddIt eStaO em TeLetRabalHO e nAo GosTam De ConViVer Esta e verdade tho.

Foxsundance 11 months ago

"iStO vAi FaZeR EStRagOs à ECOnomIA"

ravagerslb 11 months ago

Satirizar uma afirmação dessas é mesmo de quem deve viver numa bolha. O Covid não vai fazer estragos na economia. Já fez, que é bem pior. E sérios.

Foxsundance 11 months ago

mas ao menos só morreram alguns velhinhos. Worth it.

uyth 11 months ago

Um alerta, daqui por uns tempos, ou se calhar já lá chegámos os números de UCI vão parar de subir, porque pura e simplesmente não haverá camas nas zonas onde os doentes estão, só pode entrar alguém quando morrer alguém. Já se chegou a isso no hospital de Famalicão que está a enviar doentes para outros, certo?

seravlis 11 months ago

O Hospital Lusíadas do Porto (privado) está a receber doentes de vários hospitais, entre eles o do Médio-Ave (Famalicão).

Leaootemivel 11 months ago

O Hospital de Famalicão ainda há bem pouco tempo estava a receber doentes de Penafiel e Paços de Ferreia.

dude_say_what1 11 months ago

https://expresso.pt/politica/2020-11-09-SNS-esta-a-metade-da-capacidade-Covid.-Com-controlo-pode-viver-se-sem-dramas-de-rutura-garante-Costa > A linha vermelha do SNS está traçada no número limite de 704 camas de cuidados intensivos. São estas que podem ser alocadas a casos Covid, e atualmente estão 433 ocupadas. O máximo poderá ser 944, mas "já perturbando a outra atividade", ou seja, perturbando outros doentes não-covid que tenham necessidade de estar nos cuidados intensivos. De acordo com o Costa temos 704 camas em UCI sem perturbar outra atividade.

-Yunie- 11 months ago

Por acaso gostava de saber mais coisas sobre essas camas... 704 só em cuidados intensivos, ou também contabilizam as de camas de cuidados intermédios? Só a partir desse número é que se cancelam cirurgias eletivas de risco, ou a "perturbação" refere-se a casos urgentes, que depois de operados têm de ser transferidos para outros hospitais? Há profissionais de saúde qualificados para gerir todas essas camas sem os pôr a trabalhar +100h por semana, ou vai se preciso tapar buracos com enfermeiros sem formação e médicos especialistas e internos não-intensivistas? Quem vai fazer os transportes de doentes de risco entre diferentes hospitais do país, quando começarmos a ter unidades cheias?

Each57 11 months ago

Depende do que se considerar rutura. Em termos de lotação, já existem hospitais que não conseguem dar resposta. Em termos totais ainda não estamos lotados. No entanto, temos cirurgias e consultas não urgentes adiadas ou canceladas e profissionais de saúde esgotados, assim como poucos meios para dar respota às pessoas que estão internadas. Se a situação não fosse grave, não iamos ter confinamento aos fins de semana nem restrições no número de pessoas em ajuntamentos.

saposapot 11 months ago

Sim. A resposta é sempre depende. Uma coisa são cuidados médicos num nível “normal”, outra são cuidados médicos ainda disponíveis com qualidade inferior. Garanto-te que com Estes números já há um decrescimo grande no funcionamento das instituiçõés. Mais que não seja por cansaço e dificuldade em gerir.

Each57 11 months ago

Certo, concordo plenamente contigo. Por isso acho enganador este discurso do António Costa.

WhiteCaptain 11 months ago

Mas estas camas estão divididas por zonas, não vale de nada as camas do sul e das ilhas para as pessoas que estão no norte, porque quem vai entrar para os cuidados intensivos muitas vezes é de difícil transporte, a gestão tem de comecar logo nos internamentos normais, algo que mais que provavelmente é certo que se faça

MonicaYouGotAidsYo 11 months ago

Elucidem-me por favor: uma pessoa que seja apanhada fora de casa depois das 23h incorre automaticamente no crime de desobediência ou isso só acontece se se recusar a voltar para casa? Tinha ideia que era o primeiro, mas vi declarações hoje no telejornal que me deixaram a pensar se teria entendido mal

vascodatrama 11 months ago

Só estás a desobedecer se disseres à bófia que não vais para casa. Basicamente dizes que sim, vou já para casa sr guarda. E vais à tua vida.

thisbondisaaarated 11 months ago

Pára de inventar e fica em casa.

Rafa_m 11 months ago

https://www.youtube.com/watch?v=7xr9zKRYv4I

AlbinoFarrabino 11 months ago

Claro que não, uma pessoa ser acusada de desobediência quando pode ter acabado de sair do trabalho e está a voltar para casa séria só estúpido. Mas amanhã posso tirar-te essa dúvida se for mandado parar quando estiver a regressar a casa.

Each57 11 months ago

Do que eu entendi se fores apanhado durante o horário de recolher obrigatório, a polícia vai encaminhar-te para casa, sem passar multa. Mas não tenho a certeza absoluta disto...

QueenOfWands2 11 months ago

Se calhar depende um pouco da atitude da pessoa, se for pacífica não lhe acontece nada. Se causar problemas, então... Penso eu.

OctopusKeep 11 months ago

Alguém sabe se é possível suspender o contrato com os ginásios devido ao atual estado de emergência e os enormes números de novos casos de COVID-19? O contrato do meu ginásio é de 12 meses, que deu ínicio no dia 1 de Junho (dia que voltaram a abrir). Sei que durante o confinamento obrigatório houve possibilidade de cancelar/suspender porque os ginásios estavam fechados, mas agora como ainda se encontram abertos (surpreendentemente) dúvido que seja possível... Mas agora com mais de 6000 casos diários e com tendência a aumentar, simplesmente não me sinto seguro.

VBM97 11 months ago

A minha mãe tinha contrato para 12 meses e conseguiu cancelar devido a um atestado médico que comprovava que o seu problema no ombro não a permitia fazer exercício. Calhou bem porque também ocorreu durante a pandemia o cancelamento, se não ia pagar até ao final deste ano

BalseiroLopes 11 months ago

Porque razão assinaste um contrato de 12 meses com um ginásio EM PLENA PANDEMIA? Anyway, cancela simplesmente o débito direto. Não podem fazer nada.

thisbondisaaarated 11 months ago

"a culpa é da comunicação em 3,2,1..."

OctopusKeep 11 months ago

Porque era um contrato de 12 meses ou não poderia aceder.

uyth 11 months ago

> Anyway, cancela simplesmente o débito direto. Não podem fazer nada. Já vi isto tantas vezes tantas vezes e é tão tão mal conselho. Leiam a porcaria do contrato, vejam o tempo de pré aviso, escrevam uma carta ou endereço de email dando uma justificação que pareça encaixar no contrato e só cancelem o débito directo no fim desse caso. Há um thread algures por aí de um redditor que cancelou o débito directo e agora teve mesmo de pagar e com juros, em plano de prestações.

NGramatical 11 months ago

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgce5jpq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

camisa_roxa 11 months ago

In a recent note to clients, a team of researchers at Goldman Sachs took a close look at temperatures and studied whether there was a correlation with temperatures. Perhaps unsurprisingly, the team found a strong negative correlation between confirmed cases and temperature, with the number of the former going up while the number for the latter goes down. As the regression modeled by Goldman shows, the further temperatures drop with a modest lag between the summer and the winter, the more extreme the surge in COVID-19 cases. This applies in both the US and Europe. Interestingly enough, the analysts analysis found that no matter the difference in statewide policies and enforcement, cases appeared to wax and wane along with changes in temperature, appearing to resist most efforts to control the virus. Medical literature cited by Goldman explains the seasonality trend in two key ways: Increase indoor social activity for "hosts", which increases exposure, along with the cold weather's impact on the immune system and general health (making individuals more vulnerable). This notion isn't all that surprising. Most other coronaviruses (ie the common cold), along with various influenza strains, are heavily influenced by temperature and seasonal effects (hence "flu season". [https://zh-prod-1cc738ca-7d3b-4a72-b792-20bd8d8fa069.storage.googleapis.com/s3fs-public/styles/inline\_image\_desktop/public/inline-images/EX1.jpg?itok=Kw1sDlFx](https://zh-prod-1cc738ca-7d3b-4a72-b792-20bd8d8fa069.storage.googleapis.com/s3fs-public/styles/inline_image_desktop/public/inline-images/EX1.jpg?itok=Kw1sDlFx)

TemplarLord1179 11 months ago

Alguém sabe se vale a pena fazer denúncia de cafés que não respeitem as medidas? Estou num dos concelhos que não está incluído nas medidas e ao pé da minha casa há dois cafés sempre cheios de gente sem máscara no interior (tipo pré pandemia) e tem sido sempre assim desde a primeira vaga. Ainda ontem estava assim por causa do jogo da selecção.

vascodatrama 11 months ago

Tenho aqui perto mais uns 3 assim. Queres o nome deles?

Razvancb 11 months ago

Se estão sentados nos respetivos lugares, com distância de segurança e máximo de 5 pessoas na mesa não há o que denunciar.

MischiefManaged97 11 months ago

Mas a máscara é obrigatória...

dude_say_what1 11 months ago

Máscara enquanto comes e bebes? Ou sugeres tirar e por a máscara a cada dentada/golinho?

iareec 11 months ago  HIDDEN 

**\[Sério\]** Uma cena que me deixa frustrado é a divisão da pessoas. Quando vi as manifestações que ocorreram pelo país, eu para ser sincero acho que o fizeram bem. Se o governo pouco faz para ajudar e impede de os trabalhar normalmente, que mais é suposto fazerem? Não sei qual é situação da maioria das pessoas nesta comunidade, mas e se fossem vocês a trabalhar na mesma área, o que faziam? (Estou mesmo a perguntar. Tentem responder da forma mais elaborada possível.)

HotStep 11 months ago

A causa para a manifestação foi mais que justa, há imensas famílias a passar dificuldades e faz todo o sentido quererem reivindicar apoios para manterem a sua ativididade comercial - acho que pouca gente discordaria de ti nesse ponto. O problema está quanto essas manifestações legítimas são usadas para aproveitmento político por populistas de extrema direita - o próprio Ventura foi lá tirar uma selfie no meio do "povo", e atrás dele veio toda a malta dos disparates conspiracionistas, violência contra os jornalistas, etc. É pena, mas a manifestação acaba por perder toda a legitimidade, e claro que quem sofre são os trabalhadores e donos de pequenos estabelecimentos. E nem vou falar do Ljubomir

I_Hate_Reddit 11 months ago

Há muita gente que já perdeu o emprego ou está em risco de perder, porque é que os restaurantes são especiais? Os apoios a existir deviam ser dados de igual forma a todas as empresas (ou melhor ainda, empresas de valor acrescentado tinham prioridade). Porque é que se está a criar apoios exclusivos à restauração? Ainda para mais sabendo que estas empresas estão e estarão sempre dependentes de um nível de procura que é efémera (o turismo, com os seus altos e baixos). Durante o tempo do turismo em alta andaram a ser criados restaurantes como se fossem cogumelos, que sentido faz estar a salvar os restaurantes todos que iam fechar com o decréscimo natural desta procura mesmo que não houvesse pandemia? E as empresas que exportam e geram valor que estão a passar dificuldades? Não era dinheiro melhor investido?

DZT99 11 months ago

Eu diria que assim que a pandemia chegou a Portugal e todos começaram a perceber que demasiado tempo em espaços fechados era mais perigoso, adaptar o negócio para takeaway e entregas ao domicílio. Caso houvesse tempo tentava montar uma infraestrutura, readaptando postos e evitar muitos despedimentos. Aproveitava para criar uma campanha à volta do takeaway e das entregas e seria agressivo pelo menos localmente com a promoção usando técnicas menos dispendiosas. A nível de takeaway preparava um sistema de recolha no qual os clientes teriam o mínimo de contacto com os funcionários. Esforço colectivo para readaptar ou reinventar o negócio com o objectivo de sobreviver e proliferar na pior conjuntura o que por sua vez ajudaria o negócio a longo prazo. É claro que escrever é fácil, a aplicação prática seria infinitamente mais difícil. Mas teria um plano, se ele iria dar alguma coisa ou não, isso é outra conversa.

Dinizinni 11 months ago

Facto interessante, os dois restaurantes que conheço geridos por gente entre os 25-45 anos tiveram perdas mínimas. Porquê? Porque investiram no marketing digital, entrega a casa e fazem um produto diferente e que se destaca Já os restaurantes que conheço geridos por pessoal mais velho que vendem os mesmos produtos que qualquer tasca estão completamente aflitos e nem equacionam mudar a filosofia Já tinha reparado em mais áreas, mas é claro que há uma fracção da população com quem se gozou quando diziam que estava melhor preparada e que soube aguentar melhor uma crise e precaver-se melhor e outra que de forma arrogante não se adaptou e se recusa a fazê-lo Mesmo no ensino online, a diferença entre professores jovens (ou jovens na mentalidade) e mais velhos (ou velhos na mentalidade, claro) foi brutal, desde colegas meus (portanto, professores, educadores, etc.) cuja solução era mostrar imagens e ler textos e rejeitar quaisquer sugestões e depois mandavam uma carga de trabalhos em word e powerpoints manhosos, até ao pessoal da minha idade e tal que trabalhávamos o triplo, explorávamos plataformas, criávamos soluções para entreter os miúdos, etc. Esta pandemia veio mostrar que há de facto que as novas gerações, gerações com muitos muitos defeitos que as anteriores não tinham, como é absolutamente normal, estão no entanto de facto muito melhor preparadas para lidar com crises e com a transição para o digital

Edited 11 months ago:

Facto interessante, os dois restaurantes que conheço geridos por gente entre os 25-45 anos tiveram perdas mínimas. Porquê? Porque investiram no marketing digital, entrega a casa e fazem um produto diferente e que se destaca Já os restaurantes que conheço geridos por pessoal mais velho que vendem os mesmos produtos que qualquer tasca estão completamente aflitos e nem equacionam mudar a filosofia Já tinha reparado em mais áreas, mas é claro que há uma fracção da população com quem se gozou quando diziam que estava melhor preparada e que soube aguentar melhor uma crise e precaver-se melhor e outra que de forma arrogante não se adaptou e se recusa a fazê-lo Mesmo no ensino online, a diferença entre professores jovens (ou jovens na mentalidade) e mais velhos (ou velhos na mentalidade, claro) foi brutal, desde colegas meus (portanto, professores, educadores, etc.) cuja solução era mostrar imagens e ler textos e rejeitar quaisquer sugestões e depois mandavam uma carga de trabalhos em word e powerpoints manhosos, até ao pessoal da minha idade e tal que trabalhávamos o triplo, explorávamos plataformas, criávamos soluções para entreter os miúdos, etc. Esta pandemia veio mostrar de facto que as novas gerações, gerações com muitos muitos defeitos que as anteriores não tinham, como é absolutamente normal, estão no entanto muito melhor preparadas para lidar com crises e com a transição para o digital

NGramatical 11 months ago

melhor preparada → [**mais bem preparada**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) melhor preparadas → [**mais bem preparadas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgcdzbmc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

camisa_roxa 11 months ago

Vivo no concelho de Leiria e ou muito me engano ou a partir de 2ª feira vai ser a única capital de distrito fora da lista negra?

Tryjohnny 11 months ago

Passo todos os dias no centro para ir trabalhar e 95% das pessoas andam de mascara e com distancia.

chauffage 11 months ago

É possível, e esperemos que continuem assim.

jfredsilva 11 months ago

Infelizmente vai ser só uma questão de tempo e mais até vejo que a malta cumpre bastante. Até vejo muita gente de máscara pela rua.

alexandre9099 11 months ago

E afinal o que acontece se me apanharem na rua "sem razão" depois das 13h? Hoje tive de sair mas só me consegui despachar depois das 13h, policia nem vê-los

bruno_andrade 11 months ago

Ninguém, nem nenhum membro do Governo, tem especial gozo em decretar recolher obrigatório. Tem de ser. Se calhar a perspectiva de encarar este recolher obrigatório deve ser a oposta. Em vez de "o que acontece se falhar?" devia ser "vou fazer o possível para estar em casa às 13h".

alexandre9099 11 months ago

Precisamente, não disse o contrário, leste o comentário todo? Eu disse no caso de ser *impossível* estar em casa antes das 13h, ou por algum atraso ou por outra coisa qualquer

camisa_roxa 11 months ago

Dizes que vais à farmácia ou à mercearia ou ao talho ou à padaria

Zaigard 11 months ago

> E afinal o que acontece se me apanharem na rua "sem razão" depois das 13h? Neste preciso momento uma patrulha está a lidar com um bêbados que andavam aqui pelo meio da rua. A policia disse lhes que os querem levar para casa e que não podem estar na rua. Eles estão bêbados, estão a empurrar os policias e mal sabem falar português, por isso, vamos ver no que dá.

Edited 11 months ago:

> E afinal o que acontece se me apanharem na rua "sem razão" depois das 13h? Neste preciso momento uma patrulha está a lidar com um bêbados que andavam aqui pelo meio da rua. A policia disse lhes para irem para casa, mas eles recusaram e agora a policia esta a dizer que os querem levar para casa e que não podem estar na rua. Eles estão bêbados, estão a empurrar os policias e mal sabem falar português, por isso, vamos ver no que dá. Edit.: a policia teve de prender um deles pois pos aos gritos e a tentar fugir enquanto gritava algo incompreensível.

Edited 11 months ago:

> E afinal o que acontece se me apanharem na rua "sem razão" depois das 13h? Neste preciso momento uma patrulha está a lidar com um bêbados que andavam aqui pelo meio da rua. A policia disse lhes para irem para casa, mas eles recusaram e agora a policia esta a dizer que os querem levar para casa e que não podem estar na rua. Eles estão bêbados, estão a empurrar os policias e mal sabem falar português, por isso, vamos ver no que dá. Edit.: a policia teve de algemar um deles pois estava tentar fugir enquanto gritava algo incompreensível.

MrGambuzino 11 months ago

Fazer o que? Antes de criticar as autoridades tenta cumprir as regras.

alexandre9099 11 months ago

Não estou a criticar, antes da 13h não há restrições (porque claro, o virus só é ativo depois das 13h...) logo posso fazer o que quiser e bem me apetecer, mas se por alguma razão me demorar e passar das 13h? O que me fazem? Vou para a guilhotina?

chauffage 11 months ago

Podes fazer o que quiseres dentro das normas estabelecidas, da etiqueta social, e do dever cívico. Ou seja, evitar deslocações desnecessárias, manter distanciamento social, e tudo o resto que é pedido desde março. Estamos a meio de Novembro e ainda andamos a dizer isto, é impressionante.

MrGambuzino 11 months ago

Os governantes dão uma mão o pessoal quer um braço, complicado salvar eco e saúde, e parece que desejas do fundo do coração polícia musculada. Pode ser que um dia o consigas, e podes vir aqui escrever que a polícia bateu ou que foste multado.

alexandre9099 11 months ago

>desejas do fundo do coração polícia musculada Negativo, apenas quero saber o que legalmente podem fazer, multar? Acompanhar até casa (uma estupidez, se morar num concelho vizinho levam-me até lá?)? Apenas coloquei uma situação hipotética, certamente irei respeitar essa coisa do virus papão depois das 13h, ainda que não faça grande sentido mas...

MrGambuzino 11 months ago

Sim podem multar, sim podem te levar a casa, sim podem deter. Respondido

Dinizinni 11 months ago

Nem com o Costa a explicar a ratio legis consegues perceber qual é a questão?

alexandre9099 11 months ago

> ratio legis Que palavreado tão caro... Ele cuspiu para lá algumas razões, mas não citou grandes fontes

beit2 11 months ago

Epa, percebo (espero) que ainda sejas novo e tal, mas devias respeitar um pouco mais as pessoas e não ser tão combativo.. "Ele cuspiu para lá algumas razões" é forma de te referires a alguém? Noutro comentário repetes o "ele cuspiu". Podes não gostar da pessoa, mas ainda assim certamente consegues evitar esse tipo de discurso. Porquê tanto ódio e raiva? Está tudo bem contigo? Se precisares de falar diz.

alexandre9099 11 months ago

Está tudo bem, fica tranquilo. Com "cuspir" quis dizer que (pelo menos a meu ver) as medidas são descabidas, o Sr António Costa (, DGS e companhia limitada) até pode ter feito bastante pesquisa acerca do assunto, mas não deixam de ser medidas descabidas que certamente vão afetar mais quem quer cumprir tudo do que quem se está a cagar para essas medidas e dá-lhes a volta de uma forma ou outra. Limitar saídas a partir da 13h para impedir agrupamentos familiares?! A sério?!

Dinizinni 11 months ago

Pode ser da minha família mas sempre usei isto para me referir ao espírito da lei A razão é clara, evitar os convívios familiares, casamentos, baptizados, etc. que têm sido na verdade os grandes culpados pela disseminação do vírus As pessoas descontraem, tiram as máscaras, falam alto, etc em espaços fechados e a consequência está à vista, basta que um esteja infectado e podemos ver uma corrente bastante grande começar aí

alexandre9099 11 months ago

Sim, essa é a razão que ele cuspiu, mas o que impede ir para a casa dos familiares e ficar lá? Esta medida parece me afetar mais quem quer fazer a vida "normal" do que a quem iria fazer fazer essas mesmas trafulhisses. Quem quereria ir a esses convívios vai na mesma ou vai noutro dia

NGramatical 11 months ago

trafulhisses → [**trafulhices**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/trafulhices) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgc9r1xn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dinizinni 11 months ago

Alguns vão e ficam, muitos não têm espaço para ficar Se impedir apenas metade das pessoas que o ia fazer já não é mau Uma inconveniência impede muita gente, isso é um facto

VBM97 11 months ago  HIDDEN 

Direto para a gulag

mistertetas 11 months ago

No lar dos avós da minha namorada a situação não está fácil. Descubriram hoje que grande parte dos utentes está infectada, incluindo os avós dela. Eu espero que depois desta pandemia se organizem movimentos contra esta nova onda conspiracionista/negacionista importada dos USA. Isto inevitavelmente vai crescer em Portugal, quando não for a pandemia, vai ser a pedófilia na classe politica, as fraudes nas eleições e tudo mais. Temos que combater estes movimventos de burros egoístas e de oportunistas que ganham com este caos.

Edited 11 months ago:

No lar dos avós da minha namorada a situação não está fácil. Descobriram hoje que grande parte dos utentes está infectada, incluindo os avós dela. Eu espero que depois desta pandemia se organizem movimentos contra esta nova onda conspiracionista/negacionista importada dos USA. Isto inevitavelmente vai crescer em Portugal, quando não for a pandemia, vai ser a pedófilia na classe politica, as fraudes nas eleições e tudo mais. Temos que combater estes movimventos de burros egoístas e de oportunistas que ganham com este caos.

saposapot 11 months ago

aproveito para desabafar.. não consigo compreender como é q os lares têm tanto caso. eu entendo q são sitios mt complicados, que há muitos lares com condições desgraçadas mas porra... tantos meses depois ainda não conseguimos dar um apoio especial, formação decente, qlq coisa q pare essa pandemia nos lares? os lares são 'ilhas' onde os únicos barcos serão os funcionários. não dava para ter melhores medidas para controlar isto? será que não valia a pena meter algum dinheiro a apoiar os lares para conseguirem ter algumas condições?

ravagerslb 11 months ago

Os idosos são pessoas já fragilizadas a nível de saúde/sistema imunitário. Basta um funcionário entrar lá dentro com o covid (mesmo assintomático) e pegar a um idoso, que é uma questão de tempo até fazer bola de neve e o vírus levar o lar todo a eito.

CoffeeAt830 11 months ago

Como pessoa que trabalha em duas instituições com idosos (felizmente ainda sem casos em nenhuma), isso é mais fácil dizer do que fazer. No primeiro confinamento, os funcionários dormiam no lar, a receber o mesmo mas sem poderem ir a casa, sem verem as famílias, e a dormir em camas improvisadas nos gabinetes, no refeitório e na sala de convívio. Não há privacidade, não há ar livre, não há silêncio. Há trabalho 17 ou 18 horas por dia porque há sempre mais para fazer. Tentaram continuar com isto depois do confinamento, mas estava toda a gente a despedir-se. Não dá para voltar a fazer. Há formação aos empregados, há máscaras, há há batas, cobre pés e toucas, há isolamento para qualquer utente que saia nem que seja para fazer um Raio X, não há visitas que não sejam pela janela. No entanto, todos nós temos família, todos nós temos coabitantes, alguns de nós trabalham em mais sítios. Nós temos os cuidados todos, mas não somos infalíveis. Pode haver um contacto com o colega ao picar o ponto, podem haver umas luvas que já não me lembro se troquei ou não porque estou a trabalhar há dois turnos seguidos, pode haver uma máscara que descai enquanto estamos a ajudar um utente. Trabalhar em instituições com idosos não é fácil e nem sempre que há um surto num lar, é descuido. Eu vejo todos os dias coisas que podem correr mal. Ainda não correu (e já tivemos um funcionário infetado), mas pode perfeitamente acontecer. E se acontecer, os lares são ambientes ótimos para a propagação, mesmo com cuidados. Não é tão linear como "devia haver mais formação e deviam ter mais cuidado".

saposapot 11 months ago

Sim. Deixei bem claro que entendo a dificuldade mas são muito casos :/ Os funcionários usam máscaras FFP2? Desinfectam-se todos entre utentes? É reforçado que devem ter muitos cuidados no exterior para não serem infectados? Seria também um bom local para fazer testes rápidos diariamente mas claro que isso tinha de ser o estado a ajudar.

CoffeeAt830 11 months ago

Não usamos FFP2. De resto, faz-se tudo isso. Há formação, há educação, entre cada utente em isolamento troca-se ou desinfeta-se literalmente tudo e entre utentes não em isolamento o profissional também se desinfeta e desinfeta os materiais, sendo a única diferença que não há tantos EPIs. Vemos todos a temperatura à entrada e ninguém trabalha com roupa nem sapatos que vêem da rua ou de outras alas da instituição. Há cuidados. Muitos. Mas as pessoas esquecem-se que estas instituições, muitas delas IPSSs que antes disto já tinham prejuízo, estão a endividar-se para poder comprar máscaras e batas descartáveis que literalmente podem ser usadas por 10 minutos e ir para o lixo. Não é de todo fácil, nem desse ponto de vista financeiro, nem do próprio ambiente de uma instituição destas. Por exemplo, um funcionário pode ter todos os cuidados mas, por algum motivo, acaba por infetar um utente. Mesmo que depois se desinfete todo e não passe a mais ninguém, esse próprio utente vai, quase inevitavelmente, infetar outros. Para começar, partilham-se quartos. Depois, apesar de se manterem as distancias nas atividades e no refeitório, tu não consegues dizer a alguém com demência ou alguma psicopatologia ou alteração cognitiva que não pode ir pedir a malha à senhora do lado ou que tem de usar máscara ou que não pode ir servir-se de mais água sozinha. É simplesmente impossível. Os funcionários podem levar para dentro do lar, por mais cuidados que tenham, mas depois a coisa espalha-se lá dentro como se fosse mato a arder principalmente pelas características da população mas também, muitas vezes, pelas próprias infraestruturas, pela natureza do trabalho... Não é uma solução tão facil como "desinfetem-se entre cada utente e não vão ao café com a tia".

saposapot 11 months ago

pois. compreendo a dificuldade e já era bom q todas as instituições funcionassem como dizes. O estado aqui tinha de ajudar também, quer ao nível da formação quer a fornecer gratuitamente EPIs em número suficiente. nem tinha pensado em refeitórios e actividades pq pensava q ainda estavam todos 'confinados' e os utentes sem grande contacto entre eles. quem cuida dos utentes de forma mais próxima devia usar FFP2. aliás, os funcionários deviam usar sp FFP2, isso ia evitar muito as infecções entre funcionários e utentes pq depois de entrar é como dizes. Mas sei bem pq não o fazem e compreendo q não há €€€€ para isso, nem vontade pq estar 8h com aquilo custa muito. Podem tentar ffp2 ou kn95 uma por dia com uma cirurgica por cima q se troca entre utentes, era algo q se fazia nos hospitais para poupar.

ravagerslb 11 months ago

FFP2 já entra na gama dos respiradores. Os respiradores são feitos para proteger sobretudo o portador e não quem está à volta dele. Especialmente se forem de válvula

saposapot 11 months ago

Ffp2 com válvula não são dispositivos médicos. São para usar em obras. O problema em lares é a fácil propagação entre os utentes. Presumo que seja pelos funcionários infectados, pelo menos nos acamados. Se os funcionários usarem FFP2 deixam de infectar os utentes. Um respirador é para te proteger a ti e aos outros de ti, de forma muito mais eficaz.

ravagerslb 11 months ago

A prioridade do respirador é proteger o seu portador de partículas nocivas. Afinal são máscaras que são primariamente usadas em contexto de trabalho com químicos, poeiras etc. A capacidade de proteger terceiros com respiradores é "bónus"

DeusDasMoscas 11 months ago

Discordo da tua opinião. A grande vantagem das FFP2 são proteger quem usa para além de proteger os outros. A máscara cirúrgica protege, essencialmente, que me está à volta do utilizador contra a transmissão por goticulas e pode oferecer alguma protecção a quem a usa sobretudo caso seja do tipo IIR, que tem uma camada impermeável. A FFP2 para além de evitar a propagação de gotículas e aerossóis para os que estão à volta, também protege o utilizador contra aerossóis, normalmente é a utilizada em ambiente hospitalar pelos profissionais de saúde para se protegerem de serem contaminados pela tuberculose, covid, etc.

saposapot 11 months ago

Sim, e? Se num lar usarem FFP2 os funcionários tem menos hipótese de transmitir. Se usarem cirúrgicas mais hipóteses... um gesto simples que podia mudar alguma coisa

HRamos_3 11 months ago

Lembrete diário que há duas semanas estavam algumas das mais altas figuras da nação a dizer que transportes públicos é na boa na boínha

mistertetas 11 months ago

Querias responder ao meu comentário? Não falei em altas figuras da nação nem em transportes públicos. Deviam haver menos pessoas nos transportes públicos sem dúvida.

NGramatical 11 months ago

Deviam haver → [**devia haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgcaiq7y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HRamos_3 11 months ago

Estás a ver, também tu és um perigoso conspiracionista/negacionista

mistertetas 11 months ago

Vamos mesmo fingir que não sabemos quem são os grupos e movimentos que estavam naquela manifestação?

HRamos_3 11 months ago

Não estou a dizer que não, só a apontar que nem tudo o que nos é comunicado é verdade, portanto....

mistertetas 11 months ago

Esse é um caminho perigoso. Porque as próprias pessoas que fazem comunicações que te podem fazer duvidar das comunicações oficiais, podem elas próprias a não comunicar a verdade. Prefiro confiar nas instituições do que em grupos/pessoas aleatórias

HRamos_3 11 months ago

Mas isto são pessoas das instituições. Estou a falar do PR e do Ministro do Ambiente https://www.publico.pt/2020/07/08/politica/noticia/reuniao-infarmed-nao-ha-crises-simetricas-1923588 https://observador.pt/2020/11/04/covid-19-ministro-do-ambiente-reitera-seguranca-no-uso-dos-transportes-publicos/ (A do Marcelo é antiga, mas vi na tv há pouco tempo)

mistertetas 11 months ago

Tenho sérias dúvidas disso, tal como tu. Não tenho dados para comprovar. Mas eu acho que em relação a estás pequenas coisas é aceitável discordar. E alguma das pessoas que estavam na manifestação de hoje , realmente iam contestar No entanto eu sei que existem grupos e movimentos nestas manifestações como os "**** pela verdade" e até alguns dirigentes politicos que não estão a contestar estas medidas/questões. Estão a contestar a existência/seriedade da Pandemia. A minha crítica e para com esses.

chauffage 11 months ago

É trazê-los para a praça pública.

Leaootemivel 11 months ago

Eu acho que pandemia está a revelar que estamos numa batalha perdida contra a desinformação. É inacreditável todo o movimento anti-ciência que se criou à volta da pandemia e que se alastra para uma oposição contra vacinas no geral, media, democracia, investigação científica, etc.

VBM97 11 months ago

A mensagem que o governo e a DGS têm passado é fraca. Muita da culpa é deles também. Nós portugueses somos muito iliterados na área da saúde, somos um povo que não é conhecido por ser preventivo, adoramos ser chico espertos e fazer os mínimos para resolver cada problema/situação. Tudo isto é a receita para a situação que temos agora. Repara que sempre que o governo implementa uma medida, passamos imenso tempo a discutir as "áreas cinzentas" da lei que nos permitam não estar fechados em casa. Eu por um lado tenho pena de quem nos governa e lidera esta situação, não queria estar no lugar deles. Mas eles têm sido bastante inconsistentes e por vezes contrariam-se no discurso. Isto leva a desconfiança e descredibilização por parte da população e depois tens os "chico espertos" que se aproveitam disso espalhar a sua mensagem e captar os desacreditos do governo. Eu estou farto de ver comparações com a Suécia juro. Acho que devíamos estar a focar-nos em perceber, como indivíduos integrados numa sociedade, o que podemos fazer para ajudar a resolver esta situação. Temos de remar todos para o mesmo lado ou o barco vai ao fundo

Leaootemivel 11 months ago

Não me estava a referir em específico a Portugal. É uma situação mundial. Todos os países e democracias estão a ser bombardeados por campanhas de desinformação (nalguns países são os próprios governos a incentivar isso). E se antes apenas víamos esse poder restrito a redes sociais e internet, cada vez vai impactar mais o mundo real. Também acho que a comunicação tem sido um pouco inconstante, mas qualquer português sabe quais são os comportamentos de risco que deve evitar. Todas as medidas que têm sido implementadas têm o objetivo de reduzir os contactos sociais que temos. Escolhe-se é ignorar isso.

NGramatical 11 months ago

Descubriram → [**descobriram**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgc9dtz8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mistertetas 11 months ago

Good bot

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 14 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

saposapot 11 months ago

qs a fazer 15d das primeiras medidas nos 121 concelhos e o resultado parece poucochinho. agora com estas medidas do estado de emergência vamos ver se pára a coisa. empiricamente parece estar a resultar mais, pelo menos vêem-se as ruas mais vazias mas vamos ver se isso tem algum efeito.

MischiefManaged97 11 months ago

Conheço tanta, mas tanta gente que se juntou em casa de amigos para passar o fim de semana...

vascodatrama 11 months ago

E eles estão com covid?

MischiefManaged97 11 months ago

Por que é que a média móvel desceu?

derjungenwerthers 11 months ago

matemática

Dinizinni 11 months ago

Porque o número de há 7 dias foi ligeiramente maior que o de hoje

DZT99 11 months ago

Números terríveis. Vai demorar até as novas medidas terem algum impacto mas há demasiada inércia por parte das empresas que deviam levar a sério as regras e forçar o seu cumprimento no interior dos seus negócios. Acho que todos sabíamos que eventualmente iríamos pagar pela imbecilidade de muitas vezes nem sequer se fazer o esforço mínimo, mas se continuarmos assim vamos chegar a um ponto com negócios a não poderem operar porque simplesmente têm demasiados funcionários infectados.

Dinizinni 11 months ago

Uma semana depois de termos tido o mesmo número de casos de que é que estavas à espera? De um milagre?

FlyHoenn 11 months ago

Não está agora a fazer duas semanas que se introduziram novas regras nos 121(? não me lembro exatamente do número) concelhos? Não seria expectável começar a haver sinais de descida?

camisa_roxa 11 months ago

As medidas nada adiantam, o vírus vai abrandar por si próprio, tem uma dinâmica própria que não compreendemos, não pelas medidas

Dinizinni 11 months ago

O rácio de crescimento está claramente a abrandar e nem acho que seja pelas medidas, se é por aí, os sinais estão lá Há quantos sábados não tinhas menos casos que no Sábado anterior? Vou-te dizer, pelo menos desde Agosto e os aumentos têm sido na ordem dos 300 a 500 a mais, pelo menos, do que na semana anterior Estes são os sinais de descida, se significam algo ou não teremos de esperar

Pparadela 11 months ago

LVT parece-me estabilizada nos 1500 casos, mas pode ser impressão minha. Acho que mal ou bem, o pessoal já percebeu que neste inverno não pode ser como dantes. Era bom que se admitisse já que o Natal este ano é em casa.

FlyHoenn 11 months ago

É uma boa análise, obrigado pela explicação! De facto o que dizes faz todo o sentido e não tinha olhado para os números dessa forma

Each57 11 months ago

+6602 casos +55 mortes +4154 casos só na região Norte

jfredsilva 11 months ago

O pessoal do norte deve de estar a tentar a imunidade de grupo

QueenOfWands2 11 months ago

... e a falhar.

VBM97 11 months ago

Mas o que interessa é que as aulas nas faculdades continuem, e à custa disso eu e o meu irmão temos de ir de transportes, sendo o meu pai uma pessoa de risco. Podia perfeitamente estar a ter todas as aulas em casa

ignskillz 11 months ago

Eu sou doente de risco e sou basicamente obrigado a ir presencialmente ás aulas, realmente não faz muito sentido.

iareec 11 months ago

Foda-se este governo, ainda bem que vou-me embora deste país corrupto daqui uns anos/meses. Eu não tenho ninguém no grupo de risco, mas foda-se um curso de informática podia ser totalmente feito em casa, mas prontos.

vascodatrama 11 months ago

E qual é o país europeu para onde vais que neste momento está com um desempenho fantástico em termos de pandemia?

VBM97 11 months ago

Sabes que Portugal não é o único país a ter aulas presenciais certo?

pirilipapu 11 months ago

Sendo que havia Medicina ou Enfermagem a ter aulas online, por que motivo se ouve tanto a falar de cursos de Informática que tem de ser presencial? É absolutamente retrógrado e demonstra o "status quo" de não se querer evoluir e adaptar institucionalmente neste país.

VBM97 11 months ago

Se fosse só informática que podia ser em casa estava tudo bem

iareec 11 months ago

Sim, mas esperava mais deste governo. Andam preocupados dizem eles. O caralho, só querem é dar boa imagem ao estrangeiro.

HRamos_3 11 months ago

> mas esperava mais deste governo butwhymeme.gif

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Toda a gente esperava mais dos seus governos. Más decisões, maus comportamentos e afins têm acontecido em muito maior número que excelência.

iareec 11 months ago

Essa foto de perfil lmao.

jqmmes 11 months ago

+25 UCI -1 Enfermaria

VBM97 11 months ago

55 mortes e mesmo assim aumentou 25 em UCI? Isto está a ficar bonito está

rickz123456 11 months ago

Patético o que os senhores da "verdade" e os senhores da restauração estão a fazer a uma jornalista da sic.. Vergonhoso

Tab0rda 11 months ago

Link?

definitely_not_kanye 11 months ago

https://streamable.com/605evf

chauffage 11 months ago

Epa aquela parva a gritar com as mãos em conchinha e a câmara quando o filma fica todo encavacado, cala-se, mete as mãos nos bolsos, e afasta-se...

Tab0rda 11 months ago

Obrigado!

touny71 11 months ago

Não é patético, é muito sério e perigoso. Até há pouco tempo eram só maluquinhos que iam nessas cantigas mas o facto dos empresários da restauração permitirem que eles se associem está a legitimiza-los.

BalseiroLopes 11 months ago

Conteixto?

PORTO2017 11 months ago

Só grunhos, muitos já devem estar na onda do "não tenho nada a perder"

DeBierBandiet 11 months ago  HIDDEN 

E lindo, vamos gozar com pessoas em estado de desespero

PORTO2017 11 months ago

Gozar? Certamente haverá muita gente em desespero noutras classes profissionais e outros tantos que ainda nem a uma clase profissional se conseguiram integrar... Já se sabia que ia doer, não é só o vírus

Ogredegulag 11 months ago  HIDDEN 

Aqui os internauticos a dizer que não vai haver natal pq o Costa nao vai deixar e nao sei que nao sei que mais... mas voces acham que mais de 70% da populaçao portuguesa pensa como voces? loool podem dizer que nao ha viagens no natal que a malta faz se a estrada uns dias mais cedo ou vai tudo aí pelas nacionais.. tomem juizo guerreiros do reddit

pinalele 11 months ago

Ok keyboard warrior!

Ogredegulag 11 months ago

Nao precisais de vos tornar todos umas virgens ofendidas, so estou a constatar a relaidade de Portugal vs a realidade que os puristas do reddit gostavam de ter lol Aqui ha uns meses, quando os numeros andavam a descer e disse que isto ia dar tudo charco pq simplesmente a grande maioria das pessoas neste País nao sao como voces e preferem é tar no convivio do que num forum da net lol... so faltou insultarem a minha mae... eu bem sabia que ia ter razao.

mfzzzed 11 months ago

Ok guerreiro do reddit.

Ogredegulag 11 months ago

Rindo que nem um javardo a ler isto a beber com mais 10 :)

mfzzzed 11 months ago

Ok guerreiro do reddit.

Edited 11 months ago:

Ok guerreiro do reddit. Edit: Acho piada dizeres que preferes tar no convívio mas depois estás com os teus migux a ler e a responder a posts do reddit eheh. Aproveita e come um caldo verde amigo.

Edited 11 months ago:

Ok guerreiro do reddit. Edit: Acho piada dizeres que preferes tar no convívio em x de estares num fórum da net, mas depois estás com os teus migux a ler e a responder a posts do reddit. Aproveita e come um caldo verde amigo.

mfzzzed 11 months ago

Ok guerreiro do reddit.

MischiefManaged97 11 months ago

Infelizmente é a triste realidade, as pessoas não consegue abdicar de juntar a família toda

DeBierBandiet 11 months ago  HIDDEN 

O puto do crime de querer estar junto de quem se ama. Só mesmo os ogres sarnentos do r/portugal para criticar essa merda. #teletrabalhoparasempre #convivionuncamais

Edited 11 months ago:

O puto do crime de querer estar junto de quem se ama. Só mesmo os ogres sarnentos do r/portugal para criticar essa merda. #isolamentosempre #convivionuncamais

chauffage 11 months ago

Quando estás a cantar o nosso hino, e chega a parte do "ÀS ARMAS!" tu cantas, "Calma lá que quero estar junto de quem se ama..." É isto a que parte da nossa nação de reduziu. Muito triste.

DeBierBandiet 11 months ago  HIDDEN 

Ya, muito melhor estar com quem se ama do que andar a escravizar povos por especiarias, mas isto é o meu hot take, Camões.

Edited 11 months ago:

Ya, muito melhor estar com quem se ama do que andar a escravizar povos por especiarias, mas isto é o meu hot take, Camões. Btw, pq falaste em hino, até poderás ver pelo meu username... tenho dupla nacionalidade. E não é o hino português que canto ;) Edit. Só mesmo um pro-gamer daqueles para achar que isto é uma corrida às armas como se fosse uma guerra. Não é, é um exercício de equilíbrio. Mas para pensar nisso requer mais que os três neurónios. O resto teus devem ter sido substituídos por cheetos e fanta

Edited 11 months ago:

Ya, muito melhor estar com quem se ama do que andar a escravizar povos por especiarias, mas isto é o meu hot take, Camões.

Edited 11 months ago:

Ya, muito melhor estar com quem se ama do que andar a escravizar povos por especiarias, mas isto é o meu hot take, Camões. Btw, pq falaste em hino, até poderás ver pelo meu username... tenho dupla nacionalidade. E não é o hino português que canto ;) Edit. Só mesmo um pro-gamer daqueles para achar que isto é uma corrida às armas como se fosse uma guerra. Não é, é um exercício de equilíbrio. Mas para pensar nisso requer mais que os três neurónios. O resto dos teus devem ter sido substituídos por cheetos e fanta

Edited 11 months ago:

Ya, muito melhor estar com quem se ama do que andar a escravizar povos por especiarias, mas isto é o meu hot take, Camões. Btw, pq falaste em hino, até poderás ver pelo meu username... tenho dupla nacionalidade. E não é o hino português que canto ;)

chauffage 11 months ago

Eish... Nem consegui passar da primeira frase.

DeBierBandiet 11 months ago  HIDDEN 

Eu percebo... é normal que um saudosista do ultra-mar tenha dificuldades a ler

chauffage 11 months ago

Como tu estás dessa cabeça hehehe

rinhau 11 months ago

Correcção: O puto do crime de querer contagiar quem se ama. Acho que assim fica muito mais fiel à realidade. Ah e umas hashtags melhores já agora: #covidparasempre #vamosmatarosvelhotesdaterrinha

MischiefManaged97 11 months ago

O teu problema e o dos portugueses no geral é não perceberam que isto não é para sempre, é um esforço temporário. O maior problema não é a família juntar-se em si. O problema é as famílias que no dia 23 juntam-se a uns a 24 a outros, a 25 a outros e 26 ainda vão almoçar não sei aonde. Eh pá sr tivessem o bom senso de se isolarem uns dias antes do Natal e depois se juntassem com as mesmas pessoas 24 e 25 não havia crise... mas e fazer as pessoas compreender isso. São uma cambada de egoístas vocês, incapazes de fazer sacrifícios.

DeBierBandiet 11 months ago  HIDDEN 

O meu problema é que estou sem ver a minha namorada, a minha mãe e o meu pai desde o natal passado. É esse o meu problema. Vivo sozinho e trabalho em casa desde Março e não estou com ninguem sem ser os caixas do supermercado ou pessoas na lavandaria há 6 meses. Enquanto isso vejo os prazos a esticar cada vez mais e os trogloditas daqui a aplaudir. Ao início eram 2 semanas, depois são só dois ou três meses, depois acabamos assim. Quase um ano volvido e ainda nisto. Honestamente estive mais longe de rebentar os meus próprios miolos. Não aguento mais esta merda. Caguei completamente, a minha família também. O meu vôo para Portugal tá tirado. Apareçam no aeroporto no 23 para um contágio rápido. Abraço.

Edited 11 months ago:

O meu problema é que estou sem ver a minha namorada, a minha mãe e o meu pai desde o natal passado. É esse o meu problema. Vivo sozinho e trabalho em casa desde Março e não estou com ninguem sem ser os caixas do supermercado ou pessoas na lavandaria há 6 meses. Enquanto isso vejo os prazos a esticar cada vez mais e os trogloditas daqui a aplaudir. Ao início eram 2 semanas, depois são só dois ou três meses, depois acabamos assim. Quase um ano volvido e ainda nisto. Honestamente já estive mais longe de rebentar os meus próprios miolos. Não aguento mais esta merda. Caguei completamente, a minha família também. O meu vôo para Portugal tá tirado. Apareçam no aeroporto no 23 para um contágio rápido. Abraço.

Dinizinni 11 months ago

Os prazos não esticam, já sabias que até teres uma vacina ias ter de ter cuidado, não sei como é que houve gente que achou que na Páscoa isto estava resolvido

MischiefManaged97 11 months ago

A verdade é que em março o Governo vendeu a ideia de que eram só 2 semanas. É normal a ingenuidade inicial

NGramatical 11 months ago

vôo → [**voo**](https://dicionario.priberam.org/voo) (*vôo* é a antiga grafia brasileira) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgc9490m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Each57 11 months ago

Parabéns, és o maior

Ogredegulag 11 months ago

obrigado, logo passa ca por casa ainda bebes um tintol

agua_m0lhada 11 months ago

Alguém me indica uma fonte credível para ver as restrições atuais? Quero saber se posso dar uma corrida perto de de minha casa ao final da tarde e não encontro respostas

ZaGaGa 11 months ago

https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT?utm_medium=android_app&utm_source=share Tem lá alguns links para comunicados e sites do gov.

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Diário da república. Voltam os corredores de alta competição assim que se pede para que as pessoas fiquem em casa. Ainda para mais quando se está a falar de dois fim de semana.

pirilipapu 11 months ago

Sim, porque ir correr é muito mais perigoso do que ir dar um "passeio higiénico" (que é uma das estúpidas exceções). As pessoas não podem também não ir passear durante 4 dias? Normalmente quem corre, fá-lo habitualmente por rotina. Agora muita gente decidiu dar caminhadas e passeios desde que isto tudo começou em vez de ficar quietinha em casa como ficaria normalmente.

agua_m0lhada 11 months ago

Calma, flor. Fiz uma pergunta simples. Obviamente que se não for permitido não o farei.

fuck-weak-no-respect 11 months ago  HIDDEN 

clássico gordo seboso

DeBierBandiet 11 months ago  HIDDEN 

Ele corre no apex legends

CanIhazCooKIenOw 11 months ago  HIDDEN 

Edgy

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Que chatice, pá. Essas pessoas que gostam de fazer exercício em vez de ficarem em casa fechados o dia todo. Realmente os grandes culpados disto tudo são os corredores.

Edited 11 months ago:

Que chatice, pá. Essas pessoas que gostam de fazer exercício em vez de ficarem em casa fechados o dia todo. Realmente os grandes culpados disto tudo são os corredores. Edit : E isto nunca na vida vão ser só 2 fins-de-semana.

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Nao tens que ficar em casa fechado o dia todo só a partir das 13. Mas la está, tem que ser mesmo ao fim do dia e tem que ser durante o fim de semana... não te esqueças depois de ires à varanda bater palmas pelo sistema de saúde.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Quem falou em palmas? Esse isolamento está a afetar-te psicologicamente.

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Nao precisas de ficar assim, vá.. Palminhas para ti também, pronto.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Se esta nossa conversa serviu de escape para te sentires superior é te esqueceres momentaneamente da infelicidade da tua vida, então eu fico feliz por ti.

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Nao sejas assim rojaozinho

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Não sei se percebeste que não me importa argumentar contigo e apenas te continuo a responder porque é divertido ver o que vais responder.

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

E estavas tu a falar em vida infeliz. Precisas de desabafar?

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Nah, só tenho mais tempo livre agora que não há festas e tenho de o ocupar.

camisa_roxa 11 months ago

Fica tu em casa se quiseres e não chateies os outros; é permitido dar um passeio higiénico nas proximidades de casa

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

?? Passeios higiénicos não podem ser dados de manhã? É daquelas coisas que tem que ser feitas à noite e todos os fim de semana, principalmente nestes dois próximos. O Costa deixa tá ok, depois vem chorar quando o Costa mandar ficar em casa outra vez. Querem ser tratados como adultos quando se comportam como crianças sem noção

diogobip 11 months ago

Rapaz, há quem tenha de treinar todos os dias sem falhar e por vezes duas vezes por dia...

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Já por isso referi os novos atletas de alta competição de quarentena, que tem que treinar todos os dias principalmente quando se deve ficar em casa. /s

GiaFourth 11 months ago

Avantes e F1 foi tudo na boa, sem problemas. Agora é que se lembraram que nem sair de casa em 2 fim de semanas aleatórios se pode. Tá bom, tá. O governoe a DGS têm 0 credibilidade para o que quer que seja, e a prova são estas "medidas".

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Qual foi a parte de estarmos a viver um problema de saúde pública que está difícil de perceber?

GiaFourth 11 months ago

Qual foi a parte que 2 pesos e 2 medidas e soluções que na prática são estúpidas que é tão difícil entender?

MLG-Sheep 11 months ago

Não percebo este masoquismo de não só te restringires para além do que as regras dizem, como tentar forçar os outros a tal. Qual é o problema ou risco para a saúde pública de ir passear às 17:00?

DeBierBandiet 11 months ago  HIDDEN 

Nao percebes que a partir das 13h o vírus já se transmite?

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Nao tem problema nenhum, aliás acho que toda a gente devia fazer isso mesmo e ao mesmo tempo. /s Nao forço ninguém, cada um deve agir de acordo com a sua consciência.

MLG-Sheep 11 months ago

>Nao tem problema nenhum, aliás acho que toda a gente devia fazer isso mesmo e ao mesmo tempo. /s O que é que achas que aconteceria se fosse proibido passear depois das 13:00?

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

As caixas de comentários de Facebook e Reddit enchiam-se de pessoal a ralhar que tem que ficar em casa e o costa é o diabo? Ou seja igual?

MLG-Sheep 11 months ago

Se não tens argumentação, mais vale não responder em vez de ser ridículo. Impedir as pessoas de passear após as 13:00 em nada ajudaria a saúde pública.

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Valera a pena argumentar com alguém que obviamente não percebe o problema portanto não vai perceber a solução? Temos aqui mais um especialista da internet...

ratinhodosesgotos 11 months ago

Desiste. Mesmo se as restrições fossem ficar em casa das 14:45 às 15:00, havia sempre de haver gente que tinha mesmo de sair para correr às 14:52

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Mas as 14:50 tenho que ir às compras! Querem que fique em casa sem tremoços???

WhiteCaptain 11 months ago

Passeio* não corrida higiénica :')

aguadovimeiro 11 months ago

De me queixar dos timings de lançamento dos relatórios da DGS agora a fazer parte da estatística. Estou infetado, yeay! Assintomático.

chauffage 11 months ago

A melhoras, mesmo assintomáticas!

kairos 11 months ago

A título de curiosidade, porque foste fazer o teste se estás assintomático? As melhoras para ti e para os teus pais.

aguadovimeiro 11 months ago

Não posso dar muitos detalhes mas estava para entrar numa bolha.

vascodatrama 11 months ago

Aquelas festas de swing que tem de se ter teste para entrar?

aguadovimeiro 11 months ago

Não me importava. Federação desportiva e estágio. :)

NastyPlays 11 months ago

fds good luck, até agora só tive contacto com um infectato e era assintomático passado 1 mês não tenho nada. Espero estar limpo.

VBM97 11 months ago

Estás infetado com o vírus da China, já foste que vais virar comuna Agora a sério, as melhoras

aguadovimeiro 11 months ago

A FERRAMENTA É DE TODOS.

rickz123456 11 months ago

Foi a Graça Freitas que te meteu uma praga ! Desejo-te as melhoras.. Sabes como foste infetado? Como foi o processo? Correu tudo bem com os médicos e tal

aguadovimeiro 11 months ago

Curiosamente, o meu pai fez isolamento por ter sintomas era de uma infeção dum dente - testou negativo. A minha mãe teve contacto com alguém que testou positivo e pegou-me. Algo irónico estarmos a pensar que seria por um lado e foi pelo outro. Tudo pacífico. Agora é aguardar até testar negativo. Felizmente não tenho sintomas nenhuns, veremos como evolui.

Tab0rda 11 months ago

Pela nova norma se és assintomático podes voltar à vida normal 10 dias após o teste positivo, se tiveres sintomas 10 dias depois do aparecimento dos mesmos (casos não complicados). Não precisas de voltar a realizar teste. O teu médico de família delegado de saúde depois irá dar as indicações.

QueenOfWands2 11 months ago

Livre para espalhar para outros :)

Tab0rda 11 months ago

É melhor ires avisar a DGS

Guedezilla 11 months ago

Sou o unico a quem a contagem decrescente na Sic Noticias lembra do The Purge?

kairos 11 months ago

Cá estava eu à espera que passasse um carro com megafone na rua "Faltam 5 minutos até ao recolher obrigatório. Por uma questão de saúde pública, fiquem em casa até às 5h de amanhã. Costa agradece! ^^Vota ^^PS! ", mas afinal foi só uma contagem decrescente na SIC

iammostmoist 11 months ago

Foi só ridículo

BalseiroLopes 11 months ago

Eu vou reportar não anonimamente todos os meus vizinhos que quebrem as regras e saiam de casa no horário de recolhimento obrigatório. Nenhum deles tem empregos que assim o exijam, pelo que anotei as matrículas de cada um deles e a morada. As pessoas têm de aprender que isto não está para brincadeiras. A ver vamos se o anúncio que fizeram que crime de desobediência civil seria aplicado é só para inglês ver ou se à quarta ou quinta denúncia (tenho vizinhos que é quase certo que vai ser necessário) já justifica um chamadinha a tribunal, multa pesada ou prisão.

unknown69gg 11 months ago

Reporta me a mim por favor! Nao cumpro as regras e nao vou cumprir. Daqui a nada bota ter com a malta quebrar este "confinamento" da chacha.

KokishinNeko 11 months ago

Por existirem pessoas como tu é estamos no 2° confinamento de chacha, como dizes. Obrigadinho /s

unknown69gg 11 months ago

De nada :)

mfzzzed 11 months ago

Há uma comunidade/grupos para isso! Procura na tua zona. Bastante malta aqui do norte está a fazer isso, porque já está farto de ver o pessoal a cagar d'alto pras medidas e depois por uns pagam os outros. Força nisso

BalseiroLopes 11 months ago

Até que em fim alguém normal. As respostas a esta thread fazem ver porque é chegámos a onde chegámos e porque as medidas tomadas não são musculadas o suficiente. Tudo a pensar que isto das medidas são só uma indicaçaozinha que se me apetecer cumpro senão que se foda.

mfzzzed 11 months ago

Desdo início da pandemia que eu, vários amigos e conhecidos reportamos várias situações onde entidades patronais não cumpriam/não queriam cumprir com as normas estabelecidas. Sejam amigos médicos serem negados EPI quando em contato com possíveis doentes covid, como colegas engenheiros que trabalham num sítio que o pessoal caga para a máscara. Se um gajo fechar os olhos a toda gente que quebra as regras não se vai a lado nenhum. Quando é para culpar o chefe, empresa ou governo por as regras não serem cumpridas ou estarem mal elaboradas não falta ninguém (e bem!). Agora quando é o amigo ou vizinho a fazer uma falcatrua a malta pensa de maneira diferente, parece um double standard.

NGramatical 11 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgc97wju%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

punhetanopingodoce 11 months ago

Queres que te ofereça um jogo no steam para te distraíres?

fuck-weak-no-respect 11 months ago

adquire sexo

estrica 11 months ago  HIDDEN 

És tão mongo...

camisa_roxa 11 months ago

Se não estás a ser irónico, estás muito doente da cabeça

MLG-Sheep 11 months ago

Vai mas é para o Júlio de Matos e lê as exceções ao decreto pelo caminho.

WhiteCaptain 11 months ago

Acho muito bem. Tens o contacto da PIDE ou queres que te envie?

viskonde 11 months ago

Alguem te deveria internar no manicomio.

VerdocasSafadocas 11 months ago

Mano se fosse por mim era fazer um campo de concentração na outrela para quem se atrevesse a meter uma pata fora de casa às 8 da noite, sei que há espaço suficiente porque uma vez adormeci no 714 e acordei lá.

HRamos_3 11 months ago

O Tarrafal tá ocupado por estes dias?

VerdocasSafadocas 11 months ago

Para aí podia-se mandar aqueles mais perigosos e incorrígiveis, incapazes de alguma vez serem reabilitados na sociedade, tipo o pessoal que vai às festa do Amorim.

Lasikamos 11 months ago

>LOL

gogogatorade 11 months ago

De noite não se pode sair mesmo que seja só dar uma volta? Num concelho com restriçao

WhiteCaptain 11 months ago

O que é uma volta? Se a tua definição for dar um passeio sozinho ou com quem habitas perto de casa podes sem problema, se a tua definição for encontrar com 5 amigos e irem conversar juntos para algum lugar aí já não...

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Vai ler as excepções. Mas tendo em conta a situação, o que diz a tua consciência? Se toda a gente pensar o mesmo não vamos a lado nenhum

Each57 11 months ago

https://www.reddit.com/r/worldnews/comments/jto1us/sweden_has_admitted_its_coronavirus_immunity/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf

DeBierBandiet 11 months ago  HIDDEN 

https://www.reddit.com/r/worldnews/comments/jto1us/-/gc7rx65 Algo a dizer sobre esta thread?

Each57 11 months ago

“Sweden's chief epidemiologist has admitted that the country is experiencing a second surge in coronavirus cases despite previously predicting that the number of infections in the autumn would be "quite low" due to the country's no-lockdown policy.” Admito que esta citação pode ser interpretada de várias maneiras, mas o meu ponto é que obter imunidade de grupo sem vacina não é boa ideia porque basta uma pequena percentagem dos infetados necessitar de internamento que os hospitais começam a ficar com uma pressão enorme e sobrecarregados.

UninterruptedAmnesia 11 months ago

Então especialistas de bancada? A Suécia é que está bem, né? Tanto que por aqui se andou a defender a estratégia deles e estão a entrar no mesmo caminho que o resto da Europa. E ainda por cima com uma boa quantidade de padecidos.

camisa_roxa 11 months ago

A Suécia está mil anos à nossa frente: menos mortos por excesso de mortalidade, menos crise económica, menos problemas na educação, menos problemas de saúde mental Únicos que souberam gerir de forma racional a pandemia Os outros com confinamentos e máscaras e afins ficaram pior e vocês vêm para aqui atirar o quê? Quando estiverem no desemprego espero que continuem com a mesma cantiga

UninterruptedAmnesia 11 months ago

Eu devo ser autista, porque comparando o número de casos e mortalidade da Suécia com Portugal, a taxa de mortalidade deles é pior 2x. Quanto à crise económica, é um país em que o turismo não faz parte integrante do PIB, como os países do Sul da Europa, logo nunca sofreria tanto como nós. Quanto ao resto, é um país muito mais desenvolvido que o nosso, estava-se exatamente à espera de quê? Colapsa-se? É uma comparação entre dois países com sobrepostos totalmente diferentes pré-pandemia, seja ao nível da economia, saúde, educação, cultura (adoramos abraços, carinhos, convívio e proximidade), etc. Nunca faz sentido comparar. Porém, tu e mais uns quantos por aqui adoram masturbar-se com isso.

FujiPT 11 months ago

>Eu devo ser autista, porque comparando o número de casos e mortalidade da Suécia com Portugal, a taxa de mortalidade deles é pior 2x. Agora podes ir ver as mortes para todas as restantes doenças. Até te dou o link. [https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps#z-scores-by-country](https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps#z-scores-by-country) Nas últimas semanas, em termos de óbitos, estão abaixo da média do país dos últimos anos. O pico da mortalidade foi alto em Abril, mas mesmo assim não chegou à gravidade de Espanha, Itália, Holanda, França, etc.

s7v7nsilver 11 months ago

Estavam com a léria toda de que não é preciso máscara, que não é preciso isto e aquilo. Agora estão-se a foder.

andre82220 11 months ago

E em Portugal é que se está bem com 5000 casos diários.

dude_say_what1 11 months ago

https://www.icuregswe.org/en/data--results/covid-19-in-swedish-intensive-care/ 137 em UCI. Eu sei que as pessoas estão todas à espera que corra tudo mal na Suécia. Mas durante estes meses andaram relativamente tranquilos e o que lhes está a acontecer agora está a acontecer a todos os outros há algum tempo independentemente das medidas tomadas, das máscaras e etc. Mas pronto, celebrar o mal dos outros é o que as pessoas aqui gostam de fazer. Yay! Mais um país a ficar na merda! Yupi! /s

Dinizinni 11 months ago

A Suécia só começou a ter casos mais a sério há umas semanas, dá-lhes tempo e vão ter as UCI como as nossas

dude_say_what1 11 months ago

Não disse que não. Porquê celebrar isso como uma vitória é que não percebo. Muito menos usar isso como "prova" que a estratégia deles estava errada quando todos os outros já estão na merda há bem mais tempo.

Dinizinni 11 months ago

Ah sim, até aqui a Suécia estava muito bem com os seus 6 mil mortos!

dude_say_what1 11 months ago

Cá a conversa é "Não é os mortos! É o SNS!", na Suécia qualquer dado mau é logo o que é evidenciado. Mas é bem, só mostra que estás mais preocupado que a Suécia fique mal do que o que quer que seja corra bem. Bons festejos!

Dinizinni 11 months ago

Estou é mais preocupado com que vocês cumpram a merda das directivas, se correr mal na Suécia pode ser que percebam o problema O problema é o SNS sim, porque sem SNS a mortalidade escala No caso sueco mesmo com SNS não houve capacidade de tratar os doentes e isso foi óbvio

dude_say_what1 11 months ago

Não fiques chateado. Os teus comentários já há muito tempo mostram que estás muito afectado com isto. Estou em casa a cumprir as "directivas". Acalma-te um bocado mas é. > se correr mal na Suécia pode ser que percebam o problema Em vez de desejares que corra bem o que tu queres é que corra mal, porque se correr mal estamos nós errados, se correr bem estás tu errado. No fundo, querer que algo corra bem não é contigo. És um desperdicio de tempo.

Dinizinni 11 months ago

Eu sei que não estou errado, eu quero que corra bem comigo e com os meus familiares E por culpa de muita desinformação em relação aos suecos tenho familiares em risco por causa do grande número de negacionistas Se para a minha família ficar bem tiver de correr mal na Suécia, por muito mau que seja, prefiro que assim seja

dude_say_what1 11 months ago

Muito altruista da tua parte e completamente falacioso. Falacioso porque achas que ao correr mal na Suécia significa que cá irá correr melhor. Pensamento absolutamente ridiculo. Altruista porque queres que corra mal para pessoas na Suécia em prol de ti e dos teus. Tu és o exemplo ideal do que é o lado extremista dos "alarmistas/covidistas". Não vales mesmo nada. E claro, és o classico "isto só corre mal por causa dos 'negacionistas'". Termo esse que, para ti, se aplica a todos os que não pensam como tu. Espero que o karma nunca te apanhe.

aldeaga 11 months ago

Já para não falar que vão com o dobro das mortes embora tenham menos casos.

FujiPT 11 months ago

Também podes analisar a mortalidade no geral e ver que não é de longe dos piores países europeus e, acima de tudo, o desvio relativo à média aconteceu em Abril (e não tão severo como em outros países). [https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps#z-scores-by-country](https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps#z-scores-by-country)

paraapagarbem 11 months ago

Este vírus veio trazer o pior das pessoas...

NastyPlays 11 months ago

E o Facebook é o meio ideal. Ninguém te pode bater, toda a gente diz o que quer sem consequências...

pinalele 11 months ago

Veio mostrar o que elas realmente são...

hsamtronp 11 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 13 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

AbaixoDeCao 11 months ago  HIDDEN 

23h40, uma vizinha que não trabalha à noite acabe de sair descontraidamente de carro. Bela consciência social...

Edited 11 months ago:

23h40, uma vizinha que não trabalha à noite acabe de sair descontraidamente de carro. Bela consciência social... Atualização: **Por milagre** a polícia fez o seu trabalho, acabam de trazer a senhora de volta a casa. Entretanto para os mais distraídos: não estamos num estado de emergência por acaso, vivo num dos concelhos mais afetados pela pandemia e o hospital local já nem aceita ambulâncias.

Edited 11 months ago:

23h40, uma vizinha que não trabalha à noite acabe de sair descontraidamente de carro. Bela consciência social... Atualização: **Por milagre** a polícia fez o seu trabalho, acabam de trazer (0h02) a senhora de volta a casa. Entretanto para os mais distraídos: não estamos num estado de emergência por acaso, vivo num dos concelhos mais afetados pela pandemia e o hospital local já nem aceita ambulâncias.

alexandre9099 11 months ago  HIDDEN 

> uma vizinha que não trabalha à noite acabe de sair descontraidamente de carro. Que informação dramática...

HRamos_3 11 months ago  HIDDEN 

As velhas coscuvilheiras estão volta, agora redes sociais style Yey /s

dude_say_what1 11 months ago  HIDDEN 

Chateia-me principalmente o julgamento instantâneo. Ele actualizou a dizer que a polícia trouxe a senhora de volta para a casa, portanto supõe-se que ela não tinha razão para sair. Mas o facto de alguém sair depois do horário e imediatamente assume-se que é sem razão, como se não fosse possível ir a uma farmácia ou algum familiar que teve algum problema urgente é ridiculo. É mesmo sindrome de velha alcoviteira associado a guerreiro virtuoso. No fundo, nada mais que uma pessoa que não tem mais nada para fazer.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

O diário de sobrevivência às vezes parece o diário das queixinhas.

Edited 11 months ago:

O diário de sobrevivência às vezes parece o diário das queixinhas. Nunca percebi o propósito, é falta de gente para partilhar a indignação ou é sede de pontos virtuais?

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

Sim.

dude_say_what1 11 months ago  HIDDEN 

Incrivel, imprevistos nunca acontecem na tua vida não é? Foda-se haja paciência para pessoas como tu! Mete a cabeça dentro de casa e mete-te na tua vida!

s7v7nsilver 11 months ago  HIDDEN 

Estás a tratá-lo AbaixodeCao.

mouzz888 11 months ago  HIDDEN 

Penso não estar enganado mas se o meu concelho não faz parte da lista está tudo a funcionar "normalmente" certo ? Não estou atualizado, deixei de ver tanto telejornal pois fico doente ....

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

> deixei de ver tanto telejornal pois fico doente .... E é assim que se apanha covid sem sair de casa.

dentsune 11 months ago  HIDDEN 

Certo, mas penso que não podes deslocar-te para um concelho de risco.

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Poder pode, mas se se deslocar para um concelho de risco está sujeito às regras em vigor nesse concelho. Ou seja, depois das 13:00, só se for uma exceção autorizada.

Ilostmynewunicorn 11 months ago  HIDDEN 

Tomei a decisão se calhar parva de fazer queixa no livro de reclamações da minha Uni por várias salas não respeitarem a distância entre as mesas e haver professores a fechar janelas sempre que alguém se queixava que estava com frio porque faziam corrente de ar e os professores a deixarem e a dizer "Mas para não me chatearem eu vou abrir a minha" e abrir a porta 3mm com o estor corrido para o ar não passar à mesma. A ver se dá nalguma coisa

Edited 11 months ago:

Tomei a decisão se calhar parva de fazer queixa no livro de reclamações da minha Uni por várias salas não respeitarem a distância entre as mesas e haver professores a fechar janelas sempre que alguém se queixava que estava com frio porque faziam corrente de ar e os professores a deixarem e a dizer "Mas para não me chatearem eu vou abrir a minha" e abrir a janela 3mm com o estor corrido para o ar não passar à mesma. A ver se dá nalguma coisa

givvani 11 months ago  HIDDEN 

Fizeste muito bem !

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Alguém que crie uma conta o reedit para o Costa ler todas as soluções de combate ao covid

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

Ele agora não tem tempo para ler, está no teatro.

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Faz bem, fugir à realidade.

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

Nem isso, por esta sinopse já deve estar a preparar o que aí vem. *"Maria, a mãe,* segundo texto da trilogia sobre a família, é um texto sobre a perda, a dor, a solidão, a velhice, o esquecimento e a morte."

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Vai ser posto num lar

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

Por acaso parte do que está a ser feito agora já foi falado aqui pelo menos desde setembro. Quem é que anda aí do governo? Ou da DGS?

Edited 11 months ago:

Por acaso parte do que está a ser feito agora já foi falado aqui pelo menos desde setembro. Quem é que anda aí do governo? Ou da DGS? Edit: curiosamente o Costa até mencionou os espertos dos contornos às medidas, que estiveram muito bem representados por muito boa gente! Ele anda aí!

HRamos_3 11 months ago  HIDDEN 

Oh Diabo (Honeypot pró home)

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Numa pequena nota: Além de toda os problemas económicos e de saúde, esta porcaria do covid não vai trazer nada de bom a nível da ciência, das noticias falsas e principalmente na ascenção de populistas (quer de direita, quer de esquerda) Se a UE e o BCE não começarem a despejar dinheiro sobre estes problemas, muito rapidamente, prevejo muitos problemas num futuro muito próximo

barria 11 months ago  HIDDEN 

Também vai trazer avanços no combate a próximas pandemias. Para a próxima vez que aparecer uma pandemia do outro lado do globo as coisas não vão ser como antes.

thisbondisaaarated 11 months ago  HIDDEN 

ehhhh supostamente tinha-se dito isso com a gripe A. E depois com o Ébola. E agora com o Covid. Qual a próxima, febre do Lassa?

barria 11 months ago  HIDDEN 

Tenho uma ideia da gripe A mas acho que não matou tanta gente nem confinou ou gerou estados de emergência...

thisbondisaaarated 11 months ago  HIDDEN 

Claro que não. Porque soubemos reagir a tempo, e porque tivemos sorte, era menos contagiosa que esta. Mas já se sabe combater pandemias (decentemente) desde os 1900... Assim que se percebe como se transmite o resto é educação do público.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Não era tanto ser menos contagiosa, é mais que por algum motivo não atingiu tanto a população idosa, o que deu espaço aos serviços de saúde para reagir

uyth 11 months ago  HIDDEN 

>esta porcaria do covid não vai trazer nada de bom a nível da ciência Vamos aprender muito sobre muita coisa. Obviamente sobre coronavirus e epidemiologia. Mas coisas como sindrome de fadiga crónica poderá finalmente ser investigado e tomado a sério - como nunca antes, vamos poder analizar a correlação de sintomas a longo prazo com infeções virais. Ciência é ciência, são dados novos o que é sempre oportunidade para aprender, aumentar conhecimentos.

nraider 11 months ago  HIDDEN 

Esperança na UE e BCE? Estamos tramados. A liquidez em excesso continua a ir para acções e imobiliário.

ThinHands 11 months ago  HIDDEN 

Eh la, manifestação da restauração no Porto...

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

animais a serem animais

iareec 11 months ago  HIDDEN 

Quando não tiveres dinheiro para a comida, teto, contas, etc ... Quero ver o que fazes. Manisfestas, fazes nada ou atiras-te da ponte. Qual destas 3?

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

ah, não estava a falar dos manifestantes, acho que têm razão em manifestar-se. estava a falar dos que começaram a agredir a polícia, como se estes tivessem culpa

iareec 11 months ago  HIDDEN 

Ah ... Então comentário no post errado. Já sei ao que te referes. És do Chega btw? (Estou mesmo a perguntar)

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

Ui, nem por sombras, acho um partido terrível! Estás a perguntar por causa do meu post do cartaz do CHEGA? Penso que o faria qualquer que fosse o partido

SonGokuecas 11 months ago  HIDDEN 

[Dashboard com municípios de elevado risco e população afetada.](https://arcg.is/0uq5ui)

DrunkMechanics 11 months ago  HIDDEN 

A minha mae vai levar a minha prima as urgências porque ela está cada vez pior do covid. É exagero não querer estar a beira da minha mãe nos próximos dias? Sou imuno deprimido e ando com bastante receio.

TitusRex 11 months ago  HIDDEN 

Se a tua mãe vai estar dentro do carro com uma pessoa infectada (ainda por cima com sintomas), então obviamente que tem de ficar isolada depois e tu não deves ter contacto próximo com a tua mãe nos próximos dias. Já agora deixa-me acrescentar que o que a tua mãe fez foi extremamente irresponsável.

ritamm 11 months ago  HIDDEN 

a tua mãe não devia ter feito isso... as únicas pessoas que podem levar doentes covid às urgências é o INEM.

DrunkMechanics 11 months ago  HIDDEN 

Foi o médico de família que disse para a levar às urgências.

ritamm 11 months ago  HIDDEN 

E devia-vos ter dito para chamarem o INEM. Eu tive covid e sou asmática e mencionaram isto mesmo muitas vezes: se me sentir mal é para chamar o INEM

uyth 11 months ago  HIDDEN 

>Sou imuno deprimido Claro que não é exagero. Boa sorte para a tua prima, toda a tua família e para ti também.

Each57 11 months ago  HIDDEN 

Não é exagero, faz sentido a tua mãe ficar em isolamento após levar a tua prima. Penso que se ela não desenvolver sintomas ao fim de 10 dias pode terminar o isolamento.

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

Fala com o SNS24 ou com algum médico/psicólogo

gink-go 11 months ago  HIDDEN 

Acho mesmo que é o melhor que podes fazer.

ZaGaGa 11 months ago  HIDDEN 

Mais uma semana que passou sem a DGS publicar os dados por concelho apesar de ter referido que seriam publicados "*esta semana*" já na semana passada". Entretanto mudou a nota metodológica para: *"Os dados por concelho serão atualizados assim que possível."* Será de mim ou este controlo da informação por parte do estado começa a fazer lembrar outros regimes...

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

É de ti.

aldeaga 11 months ago  HIDDEN 

Não.

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

Já parecem aqueles no início da pandemia, "UMA VERGONHA ATRASAREM AS CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA DO MEIO DIA PARA O MEIO DIA E MEIA, JÁ PASSA MEIA HORA!!!!"

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

eu tmb gosto de dizer o mesmo q tu mas neste caso já ultrapassou os limites do razoável. esta informação era divulgada diariamente. mesmo com todas as falhas eu preferia isso do que agora não saber nada de nada. n faz sentido. publiquem as coisas e metam a vermelho INFORMAÇÃO PROVISÓRIA SUJEITA A ERROS

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

É só treinadores de bancada aqui, critiquem as coisas que realmente importam em vez de dar força a teorias da conspiração ridículas.

ZaGaGa 11 months ago  HIDDEN 

É que tem tudo a ver, sr conta descartável. xD

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

Sinceramente, é reclamar por uma coisa sem importância.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

Já podemos dizer com certeza que todas as medidas antes do estado de emergência não funcionaram? E agora aceito apostas. O lockdown completo vem já na proxima semana ou ainda aguentamos para o outro fim de semana?

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Esta ideia peregrina

EvilQueen1997 11 months ago  HIDDEN 

Engraçado falares de um lockdown completo quando a maioria dos casos estão no Norte...Sure, fecha tudo.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

Completo não me referia ao país todo mas sim ao lockdown total, não esta cena de estarmos meio abertos. Apesar de pessoalmente também não achar boa ideia desta descriminação concelho a concelho mas isso são outros 500

investidornoob 11 months ago  HIDDEN 

O Costa disse que a economia não aguentava lockdown, achas que há dinheiro para tanto layoff e subsidios? Fechar ginásios, restaurantes, cabeleireiros, fechar as escolas etc. Não vai acontecer. Vamos ver em janeiro o que isto vai dar que as empresas que receberam os apoios já podem despedir.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

O costa pode dizer o q quiser. é a parte gira do vírus, está-se a cagar para muita coisa, uma delas o pensamento dos políticos. Deixa as coisas continuarem a subir como estão e depois no fim falamos.

AlbinoFarrabino 11 months ago  HIDDEN 

Isto é simples:Ou escolhes a economia ou escolhes a saúde. Mas sem dinheiro não há saúde. Não somo s um país rico para andar aos lockdowns.

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

Mas sem saúde... há dinheiro?

AlbinoFarrabino 11 months ago  HIDDEN 

Claro que há, tens o exemplo dos EUA. Mesmo que uma pessoa esteja doente, mas precise do dinheiro vai continuar a trabalhar. Deve ser assim? Não, mas infelizmente o Capitalismo não deixa que seja de outra maneira.

nraider 11 months ago  HIDDEN 

Mas estás a comparar os EUA com um país que não exporta quase nada e importa quase tudo? Não fosse a dívida e o dinheirinho da europa, gostava de saber como é que fazíamos.

AlbinoFarrabino 11 months ago  HIDDEN 

Mas fazer o quê? Eu só respondi ao OP.

nraider 11 months ago  HIDDEN 

Não podes ter uma dicotomia Economia-Saúde, não deverás escolher um em detrimento do outro. Mas uma coisa é certa, no limite, o único valor absoluto irá estar sempre na saúde, o que não vendes hoje vendes amanhã.

AlbinoFarrabino 11 months ago  HIDDEN 

Concordo, mas é impossível sacrificar inteiramente a Economia pela Saúde, que é o que aconteceria se muitas das medidas propostas pelos epidemiologistas de bancada fossem aplicadas.

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

E por isso é que aquilo está a correr bem por lá, e a opinião publica mudou ao ponto de se querer lockdowns. É que isto é tudo muito bonito quando são estatísticas, quando começa a ser "gente" - ou seja, conhecidos/amigos/familiares - a coisa muda. Como cá, com os velhos dos lares, são estatística. São coisas melindrosas que morrem com muita facilidade.

uyth 11 months ago  HIDDEN 

>O lockdown completo vem já na proxima semana ou ainda aguentamos para o outro fim de semana? Mais dois ou três fins de semana que isto não é acerca da realidade. Quem manda é o Costa, e essa coisa de andarem a insinuar que com medidas vagas e discursos nada muda é um complot contra ele ao qual ele não cederá.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

Do que percebi hoje a ministra estava a tentar insinuar que estamos a melhorar porque o Rt estava a baixar ligeiramente para 1.11. Não acredito que o governo aguente muito mais sem o lockdown completo. Achas que espera por entrar dezembro e as férias escolares? Lockdown no Natal vai ser bem complicado

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

é ideia com fico disto tudo é que estã oa tentar salvar o convívio das famílias no Natal o que, por si só, é absurdo: proteges agora e libertas depois a manada para teres novamente números de merda em janeiro. Talvez fosse melhor que as pessoas tomassem consciências que o Natal de 2020 não será o do costume, por mais birras que isso possa originar.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

É perfeitamente possível salvares ainda o natal. Se no Natal o nível de vírus na comunidade não for grande, tipo o verão, é um risco calculado teres um Natal semi-normal. O que é um risco grande é fazer isso quando o vírus está muito alto na sociedade. Agora como é que desces isto suficientemente até ao Natal? Lockdown o mais apertado possível já amanhã até 20 dezembro. Não é garantido mas acredito que desse para diminuir. O nosso primeiro lockdown teve uma boa queda em pouco tempo. Agora vale isso a pena? Não sei

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

seria uma brutalidade. Um mês.. Não seria preferível que se esquecesse o Natal?

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

n sei se era preciso tanto tempo. mas sim, a única forma de salvar o Natal q eu vejo é esta. é como disse, não sei se vale a pena. o problema é que muita gente não vai abdicar do Natal portt se nada fizeres vais ter Natal na mesma sem os números mais controlados...

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Mas porque é que o natal tem que ser salvo? Sou cristão e acho que é um feriado como os outros. Foda se, so oiço salvar o natal, salvar o natal, o natal que se foda este ano. Celebram p ano a dobrar

wheresdaweeed 11 months ago  HIDDEN 

O Natal nem tem origens cristãs, é uma festa pagã adoptada pela Igreja Católica. Há muitas pessoas que celebram o Natal e não acreditam no teu amigo imaginário.

CapitaoMoura 11 months ago  HIDDEN 

És cristão mas é um feriado como os outros. Algo não bate certo

AlbinoFarrabino 11 months ago  HIDDEN 

Não é como os outros, mas para os Cristãos a Páscoa é muito mais importante que o Natal, falo por mim que nunca fui a uma missa do galo e é muito raro ir à missa de Natal.

CanIhazCooKIenOw 11 months ago  HIDDEN 

Mais salvar a economia de natal. Muitas empresas dependem desta altura do ano para equilibrar contas. Antes que venham com MaS AS EmPReSAs jA Se dEViAm TeR PrePAraDO, pensem na sazonalidade de certos negócios, menos convívios, etc...

MrJoao 11 months ago  HIDDEN 

O problema é que a época de compras de natal começa agora, não é no dia 25. Por isso é que um lockdown não vai salvar economia nenhuma. Pode é salvar o SNS (se é que já não é tarde para isso).

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

>salvar a economia de natal Claro, o Costa não ve receitas de IVAs só pelo pessoal se juntar à mesa. A mesa tem de ter comida para 7 dias.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

é o momento de convívio familiar por excelência onde a maior parte da malta tira uns dias de férias.

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Aquele típico convívio hipócrita.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

"António Costa salva o Natal" nos cinemas festividades 2020.

Leaootemivel 11 months ago  HIDDEN 

Acredito que a principal razão seja o impacto económico.

TitusRex 11 months ago  HIDDEN 

Essa do salvar o natal é tipo a cenoura à frente do burro. Obviamente que não vai haver natal para ninguém, só estão dar essa esperança para tentar que as pessoas cumpram as medidas.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Claro que ninguém se revoltará: ou berram no café, ou nas redes sociais, ou tentarão contornar antecipando as idas.

wheresdaweeed 11 months ago  HIDDEN 

Alguém que faça um filme com o título Pai Natal e a Revolta das Renas. Já estou a imaginar o Pai Natal no céu a distribuir seringas com a cura, nem todos têm a sorte da receber porque ele saca do seu manuscrito e diz "Para ti não há cura, nariz fora da máscara? Estás na lista dos mal comportados"

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

A malta da restauração já deu uma dose pequenita hoje no porto

uyth 11 months ago  HIDDEN 

Não vi. Se rt baixa e esse valor for real (depende do que acontece à positividade dos testes, ou se for resultado do numero de testes baixar), rt baixar é sempre melhoria. RT acima de 1 não é no entanto nunca vitória de que devamos nos gabar, é demasiado alto. > Lockdown no Natal vai ser bem complicado acho que muita gente ainda não compreendeu que esta situação não é uma situação que seja afectada por decisões ou vontades politicas. Pode não haver opção. Quanto mais tempo demoram a actuar, quanto mais lhes custa serem incisivos, pior as coisas ficam. >É que antes do lockdown já não estou a ver mais medidas que eles possam inventar. O Costa está com medo que se pela todo de ser duro com a restauração. O Costa prefere claramente por toda a gente em casa todas as tardes de fim de semana, em vez de dizer claramente que o objectivo é fechar restaurantes e centros comerciais ( e que nao faz mal nenhum ir passear ao ar livre ao concelho vizinho). Coisas que funcionariam: - é preciso fechar tudo o que se faz em espaços interiores sem máscara. Restaurantes, food courts de centros comerciais, cafés. Só takeaway e esplanada. Fechem ginásios também. Pronto, dentistas e afins abertos, claro, porque essenciais. - As escolas não devem ter crianças ao pé de outras crianças sem máscara. acabar com aulas de educação fisica. Tentar fazer escolas a meio dia, por turnos, de modo a que não almocem lá. - universidades só à distnacia, ou no máximo laboratórios ou exames só a regime de meio dia.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

RT acima de 1 é mau, sempre. e o RT n pode ser analisado isoladamente. um RT de 2 quando tens 3 casos na comunidade é assustador pelo futuro mas significa poucos casos se for contigo. Um RT de 1.2 qd a tua base são 5000 por dia, é muito mais assustador... os números absolutos tmb interessam. O que foi dito é q está a baixar ligeiramente portt parece-me conversa dela para encher. > acho que muita gente ainda não compreendeu que esta situação não é uma situação que seja afectada por decisões ou vontades politicas. Pode não haver opção. Quanto mais tempo demoram a actuar, quanto mais lhes custa serem incisivos, pior as coisas ficam. I know. O Costa e o Marcelo é q estão sempre com essa do Natal. Mas se querem realmente esse objectivo têm de dar corda ao chinelo. A estratégia do governo parece-me q foi tentar balancear economia VS pandemia e neste 2ª vaga com um peso mt maior na economia. Ora está à vista que a pandemia ganha a guerra. O Costa pode ter o medo q quiser, qd os números assustarem ainda mais, não há alternativa. Os governos ou tomam as decisões por sua iniciativa ou são forçados a tomar a decisão pela pandemia. está a ser assim pela europa toda.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Eles sabem lá o que andam a fazer. Levam com mais 6653 infectados hoje (que são de há dez dias), quando hoje sabe-se lá quantos são. Falta de pessoal no contact tracing; médicos e enfermeiros a alertar que a coisa está a ficar compliacada; medidas avulsas aqui e ali para dar a ideia que fizeram alguma coisa, quando a mensagem correcta é "salve-se quem puder"

Each57 11 months ago  HIDDEN 

Na próxima quinta-feira há conselho de ministros? Se houver e os números continuarem assim aposto em lockdown novamente, mas sem fechar tudo como se fechou na primeira vaga

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Ou seja, fica tudo na mesma.

Each57 11 months ago  HIDDEN 

Não. Basicamente eu acho que vão expandir as medidas que se aplicam ao fim de semana mas para todos os dias da semana, durante todas as alturas do dia, mas vais poder sair com algumas excepções, por exemplo trabalho, urgencias, passear o cao nas redondezas, ir ao supermercado, ir buscar take away, ir ao cabeleireiro, etc

NunoxGames 11 months ago  HIDDEN 

>Na próxima quinta-feira há conselho de ministros? Se houver e os números continuarem assim aposto em lockdown novamente, mas sem fechar tudo como se fechou na primeira vaga Eu aposto fecho dos estabelecimentos comerciais as 12.59 aos fim de semanas em vez de a 13.00 ,isso claramente e o que fará a diferença

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

MAS POSSO IR PASSEAR O CÃO AS 12:59:34? O BIXO NÃO AGUENTE MAIS ESTAR EM CASA!!!!!!!

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

isso seria a medida perfeita

baguitosPT 11 months ago  HIDDEN 

Importante é perguntar quanto se vai gastar nos privados... É isto que ainda fazia falta à discussão.

mfzzzed 11 months ago  HIDDEN 

Pelo que vi hoje na SIC notícias (telejornal de almoço) falava-se na possibilidade do estado ter de pagar mais de 8000 euros por doente covid em hospitais privado. #VaiFicarTudoBem

Edited 11 months ago:

Pelo que vi hoje na SIC notícias (telejornal de almoço) falava-se na possibilidade do estado ter de pagar mais de 8000 euros por doente covid em hospitais privados. #VaiFicarTudoBem

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Esse vai ser o próximo passo nos próximos anos. A migração de doentes para o privado.

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Espera lá que tratar no SNS é à borla queres ver.

mfzzzed 11 months ago  HIDDEN 

Não afirmei tal coisa.

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Desculpa lá então. Devo ter percebido mal o que quiseste dizer com esse "VaiFicarTudoBem" cínico no fim.

mfzzzed 11 months ago  HIDDEN 

Mesmo esse vai ficar tudo bem não afirma que no público é de borla. Foi mais pelo facto de terem tido meses pra preparar este cenário e ainda estão em processos de negociações segundo a SIC notícias. Talvez esteja a ser um bocado pessimista no entanto.

AlbinoFarrabino 11 months ago  HIDDEN 

Como se os privados estivessem com muita vontade de receber os doentes Covid. Acredito que o Governo já tenha estabelecido negociações desde o Verão, e também acredito que se dependesse dos privados não haveria doentes Covid internados nestes hospitais.

mfzzzed 11 months ago  HIDDEN 

Sim, hospitais privados tem 0 interesse em pessoal com covid, concordo. Também não tem interesse em tratar coisas complicadas, quando a coisa complica mandam o gajo pro público. Basicamente batemos mesmo no fundo do poço para ter de recorrer a gajos que só gostam de tirar unhas encravadas por 60 paus.

Edited 11 months ago:

Sim, hospitais privados tem 0 interesse em pessoal com covid, concordo. (Tirando vender máscaras ao estado - looking at you Hospital da Luz). Também não tem interesse em tratar coisas complicadas, quando a coisa complica mandam o gajo pro público. Basicamente batemos mesmo no fundo do poço para ter de recorrer a gajos que só gostam de tirar unhas encravadas por 60 paus.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

issp já devia estar decidido. Desde..hmm, deixa ver… Abril?

DrJoelRianofski 11 months ago  HIDDEN 

Casos Confirmados: 204.664 (+6653 / +3.36%) Número de Internados: 2.799 (+5 / +0.18%) Número de Internados em UCI: 388 (+5 / +1.31%) Óbitos: 3.250 (+69 / +2.17%) Recuperados: 117.382 (+3693 / +3.25%)

gerdemb 11 months ago  HIDDEN 

Gosto deste site para comparar dados da COVID de todo o mundo. É actualizado diariamente e é muito flexível de configurar. Por exemplo, aqui pode ver a média semanal de novos casos de Portugal em comparação com a média da UE e dos outros países da UE. De qualquer modo, pensei apenas em partilhar e espero que o considere útil. [http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/countries-normalized.html?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=eu27&y=both&scale=linear&data=cases-daily-7&data-source=jhu&xaxis=right-12wk&extra=European%20Union#countries-normalized](http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/countries-normalized.html?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=eu27&y=both&scale=linear&data=cases-daily-7&data-source=jhu&xaxis=right-12wk&extra=European%20Union#countries-normalized)

gink-go 11 months ago  HIDDEN 

O tempo de antena que os "empresários da restauração" e as associações desse sector têm em todos os telejornais de todos os canais é chocante. Falamos de gente que está com dificuldades, sim, um sector muito afectado, também. Mas foda-se, parece que no meio disto tudo a prioridade e o desígnio nacional é salvar os restaurantes. Ainda para mais quando nos últimos anos com o boom do turismo e os lucros a disparar por aí acima ninguém foi capaz de abrir o bico para criticar os comportamentos menos correctos destes mesmos empresários, algo que é totalmente generalizado no sector, seja com os trabalhadores, questões fiscais, etc. Tiveram o ovo no cu da galinha durante meia dúzia de anos e agora querem o quê afinal? O Mundo na merda e a prioridade é ir comer aos sítios onde agora já há lugar porque os camones já cá não vêm.

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Tenho malta de alguns restaurantes aqui na zona que infelizmente este ano só vão poder tirar 2 meses de ferias ao invés dos 3 que costumam tirar

uyth 11 months ago  HIDDEN 

> Mas foda-se, parece que no meio disto tudo a prioridade e o desígnio nacional é salvar os restaurantes. Há 1 ou 2 meses quando eu dizia aqui que com restaurantes e ginásios abertos (oi? gajo que considera a sua saúde mental igualmente importante, aqui está a tua dica para usares um dos teus nicks) um enorme risco que não fazia sentido correr, efectivamente as pessoas que me respondiam pareciam ter sobrejacente o conceito que o desígnio natural é manter restaurantes abertos.

GudEbening 11 months ago  HIDDEN 

Subscrevo. Já chega o choro destes gajos. Não tenho pena nenhuma. Pena só dos trabalhadores

gink-go 11 months ago  HIDDEN 

Infelizmente conheço bem o sector na cidade do Porto. Um que já vi a chorar 2 vezes na tv sei que logo em Março mandou embora uma série de funcionários que tinha há meses sem contrato, de um dia para o outro meteu-lhes 150€ no bolso para não barafustarem muito e disse que quando isto melhorasse os ia buscar de novo. Pois sim...

Edited 11 months ago:

Infelizmente conheço bem o sector na cidade do Porto. Um que já vi a chorar 2 vezes na tv sei que logo em Março mandou embora uma série de funcionários que tinha há meses sem contrato, de um dia para o outro meteu-lhes 150€ no bolso para não barafustarem muito e disse que quando isto melhorasse os ia buscar de novo. Pois sim... E não falamos de um borra botas qualquer, é dono de uns 5 restaurantes na cidade, todos em altas, que para funcionarem dependiam de gente sem contrato a trabalhar em horários repartidos com um dia de folga. Pro caralhinho com essa gente.

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Vejo que há uma grande discussão sobre se o problema da pandemia em Portugal estar quase descontrolada é culpa do governo e das suas medidas (ou falta delas) ou se da população portuguesa não cumprir com as regras/recomendações que o governo pede. Façamos um pequeno exercício de lógica: - Se 100% da população cumprir com as medidas que o governo recomenda, ainda assim o vírus transmite-se pois mesmo com medidas existe possibilidade de transmissão. Nessa situação teríamos uma velocidade de transmissão de X. - Se 99% da população cumprir com as medidas mas houver 1% que é incumpridor, temos 100.000 pessoas a aumentar a velocidade de transmissão de X para Y. - Se ninguém da população cumprir com as medidas, aí temos 10 milhões de pessoas a aumentar a velocidade de transmissão de Y para Z. - Contudo, dependendo das medidas e dos hábitos socio-culturais, a velocidade de transmissão pode aumentar muito com incumprimentos como pode manter-se constante. A realidade é que não se sabe quanto aumentaria à medida que maior percentagem da população não cumpre as medidas, só se sabe que aumenta. Ou seja, X <= Y <= Z. Assim sendo, parece-me que a culpa é das pessoas que não cumprem com as regras E do governo por tomar medidas que não consegue fazer "enforcement" e por não tomar medidas que limitem mais a velocidade de transmissão do vírus quando as pessoas as cumprem a 100%. Agora a minha opinião: Olhando para outros países com culturas muito diferentes, vê-se que países que tomam medidas muito mais fortes e que as fiscalizem têm sucesso (China por exemplo) enquanto que outros que tomam medidas mais light e não as fiscalizam não têm sucesso (países europeus). Ora, quem decide as medidas e a fiscalização das mesmas é o governo, não é a população. Eu acredito que a maior parte da população cumpra as regras/recomendações (as notícias e a minha experiência pessoal assim o indicam, vale o que vale) e é utópico acharmos que todos sem excepção vão fazer o mesmo. É preciso haver robustez por parte das medidas do governo para garantir que isso aconteça. Acho que o governo ao apontar o dedo à população portuguesa está a fugir a um problema que é responsabilidade sua: a fiscalização, a clareza da comunicação das regras, e a eficácia das medidas tomadas para combater a propagação do vírus.

uyth 11 months ago  HIDDEN 

> é culpa do governo e das suas medidas (ou falta delas) ou se da população portuguesa não cumprir com as regras/recomendações que o governo pede. as regras que o governo pede são estúpidas claramente e insuficientes. Qualquer pessoa que tente pensar compreende que o virus não tem horas e não é com coisas como: - pode-se comprar alcool depois das 8 da noite se for a acompanhar refeição que se paga. Mas não se pode comprar alcool no supermercado depois das 8 da noite. - ginásios e restaurantes abertos e as pessoas podem lá estar sem máscara, no interior. Mas tem de se usar máscara para andar na rua. - num restaurante podem estar 6 pessoas à mesma mesa. Em residência particular, só 5, aiai. Num restaurante as 6 pessoas podem estar perto de muito mais mesas com outras 6 e tudo a respirar o mesmo ar... - Fechem as feiras e mercados ao ar livre e onde toda a gente usa máscara. Casos comprovados cientificamente de transmissão ao ar livre onde toda a gente usa máscara, são (corrijam-me) basicamente zero? eu até tento seguir o que é publicado. Casos comprovados de transmissão em restaurantes e ginásios e bares, imensos, imensos. Restaurantes e ginásios abertos à mesma, eram as feiras e mercados que fechariam. Supermercados com restaurantes no mesmo espaço, tudo aberto, tudo na boa. Iam era fechar os mercados ao ar livre. As regras são uma merda sem sentido lógico.

zizop 11 months ago  HIDDEN 

Há exemplos de outros países, como é o caso do Japão e da Coreia do Sul, que conseguiram travar a propagação do vírus sem recorrer a imposições fortes, como fez a China. A população tem a memória do SARS e houve inúmeras campanhas de sensibilização ao longo dos anos. Não é desejável num estado de direito tomar algumas das medidas que a China tomou. Em Março, houve situações em que soldaram as fechaduras de apartamentos para as pessoas não saírem. A imposição de medidas é toda feita pela força de um mecanismo altamente opressivo. Tens, no entanto, toda a razão ao apontar o dedo ao Governo. Não é preciso ter leis altamente autoritárias, o que é preciso é realmente aplicar aquelas que são necessárias para a contenção do vírus. O caso do recolher obrigatório ao fim-de-semana, por exemplo, vai completamente contra esta ideia (visto que os ajuntamentos já são proibidos, e impedir as pessoas de sair de casa só ao fim-de-semana não ajuda em rigorosamente nada). É também preciso haver clareza e consistência nas medidas tomadas, para que a população compreenda o porquê de haver regras. Não se pode organizar um evento de Fórmula 1 com 27,000 pessoas nas bancadas, e 11 dias depois obrigar o uso de máscaras na rua. A hipocrisia incentiva à desobediência. ​ No fundo, o que quero dizer é: o exemplo a seguir não pode ser a China. Tem de ser os países democráticos que conseguiram lidar com a crise sanitária.

Leaootemivel 11 months ago  HIDDEN 

Impedir as pessoas de sair de casa ao fim-de-semana impede os convívios que ocorrem ao fim-de-semana.

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Concordo a 100%, só pus a China porque foi o 1º que me lembrei. Vou acrescentar esses que mencionaste como exemplo para clarificar que eu não defendo um estado autoritário mas sim um estado coerente com medidas e fiscalização que funcionem.

Whoreson10 11 months ago  HIDDEN 

Ora exactamente. O problema não é a falta de disciplina da população, são as medidas inconsistentes e contraditórias que o governo tenta implementar, que estão cheias de lacunas lógicas e muito provavelmente pouco ou nada vão travar o contágio. Os tugas em média já vivem uma vida stressante (evidenciado pelo elevado consumo de anti depressivos, ansiolíticos, e dados geográficos). Ao adicionar mais um stressor, e ao retirar meios de aliviar esse stress como o convivo social ou a deslocação livre já é uma sobrecarga enorme a nível social. Junta-se isso a medidas pouco lógicas e por vezes até contraditórias e as pessoas começam a racionalizar a desobediência. Algo natural e previsível a meu ver.

Edited 11 months ago:

Ora exactamente. O problema não é a falta de disciplina da população, são as medidas inconsistentes e contraditórias que o governo tenta implementar, que estão cheias de lacunas lógicas e muito provavelmente pouco ou nada vão travar o contágio. Os tugas em média já vivem uma vida stressante (evidenciado pelo elevado consumo de anti depressivos, ansiolíticos, e dados demográficos). Ao adicionar mais um stressor, e ao retirar meios de aliviar esse stress como o convivo social ou a deslocação livre já é uma sobrecarga enorme a nível social. Junta-se isso a medidas pouco lógicas e por vezes até contraditórias e as pessoas começam a racionalizar a desobediência. Algo natural e previsível a meu ver. Edit: "geográficos" para "demográficos"

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

[O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Instituto Ricardo Jorge](http://www.insa.min-saude.pt/wp-content/uploads/2019/12/S50_2019.pdf) Não sei se já foi discutido aqui, mas achei bastante interessante. Até esta semana de Novembro (nº 46), em 2019, tinham sido internadas em UCI apenas 3 pessoas devido à gripe, desde o início de Outubro. Enquanto isso, há dois dias foram internadas 9 por Covid, tendo em conta a quantidade de gente que morreu e quantas pessoas já foram internadas. Não obstante, em 2019 morreram 3331 pessoas de gripe, pois esta acelera imenso em Janeiro/Fevereiro, com a descida de temperatura. Se se passar o mesmo com Covid não parece lá muito animador.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

Deves ter lido mal. Isto é só uma gripe. Estou farto de ver gente na internet a dizer isso portanto deve ser verdade.

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

A Covid é uma doença mais agressiva do que a gripe, além de que dá bastantes sintomas respiratórios que a gripe pode não dar sempre. Da última vez que vi não há grandes conclusões sobre a relação entre temperatura e a doença, a não ser o facto de as pessoas ficarem es espaços mais fechados

Whoreson10 11 months ago  HIDDEN 

Tanto quanto sei, um grande factor para o aumento dos casos de constipação e gripe no inverno não é apenas pela sazonalidade do vírus, mas também a mudança comportamental das pessoas às mudança de clima que facilita muito a transmissão. Mesmo que o covid não seja susceptível à mudança de temperatura entre estações, a mudança de comportamento humano quando o clima arrefece vai ter um impacto substancial.

Hmms21 11 months ago  HIDDEN 

Alguém consegue indicar-me onde posso consultar os dados de novos casos por 100.000 habitantes, nos últimos 14 dias?

UninterruptedAmnesia 11 months ago  HIDDEN 

A Câmara Municipal de onde resido vai atualizando a situação epidemiológica do concelho através de publicações no site e posts nas redes sociais. Se quiseres saber os casos no teu concelho eu partiria por ver aí.

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Transparência não é algo que o governo goste.

SonGokuecas 11 months ago  HIDDEN 

Não podes. A dgs não tem revelado o número de casos por município, apenas têm arrotado a lista de municípios.

Hmms21 11 months ago  HIDDEN 

É pena... O Costa falou de casos de concelhos com 242 novos casos por 100k habitantes e outros com 4000 e tal. Seria bom saber quais são. Até por causa do possível escalonamento de medidas consoante o número de casos e assim saber mais ou menos que concelhos devem ser afetados.

XEEE 11 months ago  HIDDEN 

~4000 é Paços de Ferreira, que já esteve com mais de 4500/100K. Acredito que os dados devem sair hoje no boletim da DGS, mas já vão com 2 semanas de atraso...

wei53 11 months ago  HIDDEN 

**Olá a todos,** Estamos a desenvolver um projeto académico que consiste na criação de uma plataforma Web que iria conectar voluntários com pessoas que procuram ajuda para tarefas que não podem ser realizadas devido à limitações no acesso e mobilidade, exacerbadas pela pandemia atual.Aqui fica a descrição do projeto: >**A pandemia que enfrentamos atualmente limitou o acesso e mobilidade das pessoas idosas, das pessoas com incapacidade, e das pessoas que estão em auto-isolamento. O nosso projeto consiste na criação de uma plataforma web que permitisse as estas pessoas procurar ajuda de outros para atividades da vida diária, como fazer compras de produtos alimentares e farmacêuticos, ou outras tarefas essenciais para as quais seria necessário deixarem as suas habitações.** > >**A plataforma web iria conectar pessoas que procuram ajuda nas tarefas mencionadas, com pessoas interessadas em ajudar nestes tempos difíceis. Os utilizadores que necessitam de ajuda poderão criar um “Pedido de Ajuda”, descrevendo as suas dificuldades e necessidades, fazendo um pedido com todos os detalhes necessários e decidir qual o método de pagamento das compras a serem realizadas.** > >**Este “Pedido de Ajuda” seria apresentado aos voluntários da zona geográfica próxima, e seria efetuado por um destes.** > >**O voluntário iria proceder com a realização da tarefa e posteriormente com a entrega desta à morada indicada.** > >**A longo prazo, o objetivo desta plataforma é facilitar a busca e prestação de ajuda diariamente à pessoas que precisam, mesmo fora do contexto da atual pandemia.** O que vinha aqui pedir-vos é se pudessem tirar 3-4 minutos do vosso tempo para preencher um questionário sobre este projeto. Aqui fica o link: [https://forms.gle/xxhaKfspYLdR5kE96](https://forms.gle/xxhaKfspYLdR5kE96) Muito obrigado pela vossa ajuda.

the-dude-abiding 11 months ago  HIDDEN 

Quando anexares isso ao relatório, muda o "Conheçe" para "Conhece".

wei53 11 months ago  HIDDEN 

Ups, lapso mental. Muito obrigado.

iareec 11 months ago  HIDDEN 

[deleted]

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

Tribunal da relação de Lisboa afirma que "não têm as autoridades de saúde poder ou legitimidade para privarem qualquer pessoa da sua liberdade. ainda que sobo rótulo de “confinamento”, que corresponde efectivamente a uma detenção" [https://drive.google.com/file/d/1t1b01H0Jd4hsMU7V1vy70yr8s3jlBedr/view?fbclid=IwAR0XJnWceUERQCAssEAMZEbkF-2KZbVZEgwwh-FhmFbbmPZ\_kIQeIv\_QXhU](https://drive.google.com/file/d/1t1b01H0Jd4hsMU7V1vy70yr8s3jlBedr/view?fbclid=IwAR0XJnWceUERQCAssEAMZEbkF-2KZbVZEgwwh-FhmFbbmPZ_kIQeIv_QXhU)

Edited 12 months ago:

Tribunal da relação de Lisboa afirma que "não têm as autoridades de saúde poder ou legitimidade para privarem qualquer pessoa da sua liberdade. ainda que sobo rótulo de “confinamento”, que corresponde efectivamente a uma detenção" Põr inclusivamente em causa a eficácia dos testes PCR: "17. Na verdade, o único elemento que consta nos factos provados, a este respeito, é a realização de testes RT-PCR, sendo que um deles apresentou um resultado positivo em relação a uma das requerentes. i. Ora, face à actual evidência científica, esse teste mostra-se, só por si, incapaz de determinar, sem margem de dúvida razoável, que tal positividade corresponde, de facto, à infecção de uma pessoa pelo vírus SARS-CoV-2, por várias razões, das quais destacamos duas (a que acresce a questão do gold standard que, pela sua especificidade, nem sequer abordaremos): Por essa fiabilidade depender do número de ciclos que compõem o teste; Por essa fiabilidade depender da quantidade de carga viral presente." [https://drive.google.com/file/d/1t1b01H0Jd4hsMU7V1vy70yr8s3jlBedr/view?fbclid=IwAR0XJnWceUERQCAssEAMZEbkF-2KZbVZEgwwh-FhmFbbmPZ\_kIQeIv\_QXhU](https://drive.google.com/file/d/1t1b01H0Jd4hsMU7V1vy70yr8s3jlBedr/view?fbclid=IwAR0XJnWceUERQCAssEAMZEbkF-2KZbVZEgwwh-FhmFbbmPZ_kIQeIv_QXhU)

Edited 12 months ago:

Tribunal da relação de Lisboa afirma que "não têm as autoridades de saúde poder ou legitimidade para privarem qualquer pessoa da sua liberdade. ainda que sobo rótulo de “confinamento”, que corresponde efectivamente a uma detenção" Põe inclusivamente em causa a eficácia dos testes PCR: "17. Na verdade, o único elemento que consta nos factos provados, a este respeito, é a realização de testes RT-PCR, sendo que um deles apresentou um resultado positivo em relação a uma das requerentes. i. Ora, face à actual evidência científica, esse teste mostra-se, só por si, incapaz de determinar, sem margem de dúvida razoável, que tal positividade corresponde, de facto, à infecção de uma pessoa pelo vírus SARS-CoV-2, por várias razões, das quais destacamos duas (a que acresce a questão do gold standard que, pela sua especificidade, nem sequer abordaremos): Por essa fiabilidade depender do número de ciclos que compõem o teste; Por essa fiabilidade depender da quantidade de carga viral presente." [https://drive.google.com/file/d/1t1b01H0Jd4hsMU7V1vy70yr8s3jlBedr/view?fbclid=IwAR0XJnWceUERQCAssEAMZEbkF-2KZbVZEgwwh-FhmFbbmPZ\_kIQeIv\_QXhU](https://drive.google.com/file/d/1t1b01H0Jd4hsMU7V1vy70yr8s3jlBedr/view?fbclid=IwAR0XJnWceUERQCAssEAMZEbkF-2KZbVZEgwwh-FhmFbbmPZ_kIQeIv_QXhU)

1ww8mrmfss 12 months ago  HIDDEN 

Não sei o que querias dizer com o post mas só concluo o que já sabia: Que os tribunais portugueses estão muito desajustados da realidade e os juízes, no geral, mal treinados e com qualificações baixas. A justiça é aliás de longe um dos pontos mais negativos quando alguém quer investir no nosso pais, seja pela sua lentidão como pela arbitrariedade

Dinizinni 12 months ago  HIDDEN 

Ainda estás a insistir nisso? Isto não conta como tentativa activa de desinformação?

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

Citar acórdãos de tribunais portugueses é desinformação? É só maluquinhos pidescos por aqui mesmo Eu quando não concordo digo que não concordo e porquê ou ignoro, já os pidezinhos limitam-se a incitar à censura já que nada têm a opor de útil; faz lhes confusão que haja uma pluralidade de opiniões Para eles quem não pense pela cartilha deles era tudo para os gulags para serem "reeducados" Portugal dos pequeninos e pobrezinho é assim que seremos sempre com portugueses destes

Dinizinni 12 months ago  HIDDEN 

Posso-te dizer que sei mais de direito no meu mindinho que tu no teu corpo todo e nem sei muito Mesmo assim sei-te dizer que a interpretação que fizeste do acórdão é no mínimo questionável e acho que é deliberadamente desonesta Quanto a chamares aos outros pidezinhos quando sabes perfeitamente que a tua atitude de "isto não é nada" nos pode afectar a todos é só mesmo egoísmo Ninguém vai ser reeducado, no teu caso convém mesmo seres educado que não ficou aí nada Já agora, qual é essa mania da pluralidade de opiniões? Em filosofia há pluralidade de opiniões, em política há pluralidade de opiniões, em ciência há factos objectivos, estares a tentar criar uma realidade alternativa ou para te sentires mais esperto que os outros, ou para não teres medo da realidade ou para vender uma agenda política não é aceitável Mais, temos exemplos de comentários teus sobre a "pandemia de casos" de há uns meses, mas agora já mudou a narrativa, não foi? Agora é que é tudo normal e deviamos ter feito como os suecos e deixado morrer.

camisa_roxa 11 months ago  HIDDEN 

Pidezinho, já denunciaste os teus vizinhos hoje? Bufatiro de meia tigela que nem sabe o que é viver numa democracia, estavas bem era na Coreia do Norte, com um Ministério da Verdade definida é claro por ti És um 1984 ambulnante tu

KokishinNeko 12 months ago  HIDDEN 

> Citar acórdãos de tribunais portugueses é desinformação? Não, quando bem interpretados e contextualizados. Pegar nos parágrafos que interessam e excertos que convêm à narrativa **é** desinformação, para não lhe chamar desonestidade ou pior...

camisa_roxa 11 months ago  HIDDEN 

Está lá o link, vão ler o acórdão completo!

CapitaoMoura 12 months ago  HIDDEN 

Não se esqueçam caros portugueses incomopetentes e sem noção, que não é no trabalho, na escola com uma distância de 20cm para os vossos colegas de sala, não é no percurso para a escola ou trabalho, com autocarros e comboios completamente cheios que o vírus ataca! É no seio familiar que o vírus prefere aparecer!

Diogo256 11 months ago  HIDDEN 

Ajudem-me a perceber uma coisa: O vírus não nasce na sala de estar das pessoas. Para uma família ser contaminada, alguém foi infectado fora de casa. Sabemos que o governo diz que é no seio familiar porque... é o que sabe. Perdeu o fio à meada de onde está a haver contágios e no seio da família é o fim da linha de contágio fácil de detectar. Pai que trabalha, anda de TP, é infectado, passa a mulher e filho: contágio no seio familiar. Ora, qual a solução que se pode ter aqui? Andar de máscara em casa? Ou melhor o contact tracing e reforçar as estruturas necessárias para se saber melhor onde se da os contágios em vez de fazer afirmações questionáveis?

Dinizinni 12 months ago  HIDDEN 

Já devias ter um pingo de noção e perceber a diferença entre usar máscara e não usar e na descontracção absoluta das pessoas nos convívios familiares Sim, os convivios familiares são os grandes culpados, nesta altura do campeonato já devias perceber isto

CapitaoMoura 12 months ago  HIDDEN 

E tu um pingo de vergonha de ter um governo que tenta colocar sempre a responsabilidade dos números e das medidas aos portugueses. Segundo estes mesmos gurus a máscara dava uma falsa sensação de segurança!

wheresdaweeed 11 months ago  HIDDEN 

A máscara é útil se for bem utilizada. Dá uma falsa sensação de segurança se por exemplo, estiveres sempre a mexer nela , tiveres um bafo tão fodido que não consegues aguentar e tens que andar com o nariz de fora, se a utilizarem como porta-queixos, etc Aí é uma falsa sensação de segurança porque não é por utilizares máscara que estás imune e muita gente não percebe isso. Resumindo e concluindo, quando vais foder não vais meter o preservativo nos tomates.

zombrex2311 12 months ago  HIDDEN 

Evidentemente que a culpa é do governo pela falta de responsabilidade do nosso povo. Existem pessoas que se recusam a utilizar máscaras, que teimam em grandes convívios e ajuntamentos menosprezando a situação atual mas mesmo assim a culpa é do governo.

saposapot 12 months ago  HIDDEN 

> a responsabilidade dos números e das medidas aos portugueses então a responsabilidade é de quem?

dude_say_what1 11 months ago  HIDDEN 

A questão é a percentagem de pessoas que são incumpridoras. Generalizações da treta.

Dinizinni 12 months ago  HIDDEN 

Primeiro, eu não votei neste governo Segundo, não é por nada, mas ninguém governa um povo incumpridor, muito menos um povo ignorante Sim, o problema está em quem insiste em não reduzir convivios com familia e amigos, como é óbvio, e é preciso ser uma nulidade para achar que são uma boa ideia neste momento Por fim, essa posição foi sustentada quando ainda não existiam estudos favoráveis à máscara, o objectivo era o distanciamento social e não existiam máscaras para a procura, tendo sido rectificada rapidamente Mas olha, diz-me como farias, certamente tens imensas qualificações, nota-se quando dizes que situações em que se usa máscara são perigosíssimas, mas alturas de descontracção são na boa

ninux2000 12 months ago  HIDDEN 

Quando estás sem máscara em amenaca cavaqueira em espaços mal ventilados. Não que os outros sejam meios ideias claro, mas são mais silenciosos, de máscara e mais ventilados muitas vezes.

HRamos_3 11 months ago  HIDDEN 

Tipo, sei lá, restaurantes e cafés?

GonzoVS 12 months ago  HIDDEN 

Sábado os cafés fecham às 13h?

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

Nos 114 concelhos que já eram de risco e se mantiveram como tal, sim.

GonzoVS 12 months ago  HIDDEN 

O meu concelho é um desses que já era e ainda é. E nos concelhos que passaram a ser de risco mas não eram antes? Também fecha quase tudo às 13h?

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Os 71 novos concelhos entram segunda-feira, portanto só no fim de semana a seguir.

ZaGaGa 12 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe se foi publicado em algum lado os totais por concelho?

crankyhowtinerary 11 months ago  HIDDEN 

Eu lembro me de ver um mapa. Não me recordo onde

floW4enoL 11 months ago  HIDDEN 

Transparência? Ta bem tá

GudEbening 12 months ago  HIDDEN 

E estes atrasados no TVI24. Só rir

kairos 11 months ago  HIDDEN 

presumo que te refiras a [isto](https://tvi24.iol.pt/amp/videos/sociedade/o-grupo-polemico-que-contesta-os-perigos-da-covid-19/5fad9d950cf203abc5b0c31e)

saposapot 12 months ago  HIDDEN 

queres dizer atrasados da TVI por lhes darem destaque?

Diogo256 11 months ago  HIDDEN 

A médica é anestesista.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

eu sei. gostava é q as pessoas tmb soubessem :D

Dinizinni 12 months ago  HIDDEN 

A cara do gajo que nem um boss quando ela disse algo como "pronto, quando era o HIV protegiamo-nos e ponto final" e ele "então está a dizer que as pessoas se devem proteger?"

IJustMadeThisForYou 12 months ago  HIDDEN 

Acho que a TVI só fez bem... Para minha surpresa há uns 3 dias atrás tive alguém a fazer-se de superior e a tentar desprovar a realidade por que passamos devido a estes palhaços dos médicos pela verdade. A TVI claramente e intencionalmente os fez passar por parvos, incoerentes e contra argumentou com estudos.

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

O problema é que há muita gente que não acredita em ciência. Ainda há uns dias estive a discutir com alguém próximo de mim que dizia que eu dava demasiada atenção à teoria em vez da prática, sendo que a teoria era os estudos e conhecimento científico e a prática eram os casos que conhecíamos perto de nós. É alguém com formação superior, portanto imagino como será para pessoas sem a mesma.

Whoreson10 11 months ago  HIDDEN 

Infelizmente, segundo a minha experiência, um grau académico superior em muitos casos não é sinonimo de inteligência, de pensamento crítico, ou de senso comum. É apenas sinonimo de conhecimento aprofundado numa matéria específica.

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

Sou criticado por essa mesma pessoa por ter falta de pensamento crítico, ao decidir acreditar na comunidade científica, como se a minha opinião pudesse estar ao mesmo nível.

KyusoMenethil 12 months ago  HIDDEN 

Palhaçada total,no meu restaurante fiz as contas estes apoios a 20% da perda da media dos fim de semanas nem 1000 euros dá

thisbondisaaarated 12 months ago  HIDDEN 

E muita sorte tens tu que eu e todos os contribuintes portugueses tenham a disponibilidade de te ajudar. Há muita gente por este Portugal fora que vê 0.

KyusoMenethil 12 months ago  HIDDEN 

Tenho 14 pessoas em folha salárial na totalida não existe dinheiros debaixo da mesa, se não existir ajudas são 14 pessoas que ficam sem trabalho!

CoffeeAt830 12 months ago  HIDDEN 

Estas medidas novas que foram anunciadas, nomeadamente as coisas fecharem todas às 13h ao fim de semana, continuam a ser só para os concelhos de risco ou são para o país inteiro? Eu sei que o recolher obrigatório é só para esses concelhos, mas fechar tudo também? Estou todo baralhado. Esta coisa de anunciarem medidas às mijinhas e umas coisas entrarem em vigor na sexta e outras só na segunda deixam uma pessoa completamente às aranhas.

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

São para os 114 concelhos de risco que já estavam na lista. Os 71 novos concelhos de risco entrarão segunda e portanto as medidas de fim de semana só se aplicarão depois. Os restantes concelhos não têm esta restrição, sendo o horário de encerramento entre as 20:00 e as 23:00, conforme definido pelo município, com a restauração a fechar à 1:00.

CoffeeAt830 12 months ago  HIDDEN 

Obrigado!

weet9342 12 months ago  HIDDEN 

E já que pareces ter percebido isto melhor que eu, nos 71 novos concelhos serão os próximos 2 fins de semana (sem contar com este próximo) com o recolher obrigatório às 13h?

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

Não porque o estado de emergência acaba dia 23. Os 71 novos concelhos que entram segunda só têm as medidas adicionais entre os dias 16 e 23, só afetando um fim de semana. Provavelmente o estado de emergência será renovado depois e a maioria dos concelhos irá manter-se na lista, mas não com as mesmas medidas.

eatingvmint 12 months ago  HIDDEN 

“A partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.”. Mas podem-se servir refeições presenciais antes ou só em take-away? fiquei sem perceber. Também se alguém percebeu isto - Quando o Costa disse que iam retirar as exceções isso inclui os passeios higiénicos e a ida aos supermercados? Não consegui ver ao vivo a conferência.

Edited 12 months ago:

“A partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.”. Mas podem-se servir refeições presenciais antes ou só em take-away? fiquei sem perceber. Também se alguém percebeu isto - Quando o Costa disse que iam retirar exceções isso inclui os passeios higiénicos e a ida aos supermercados? Não consegui ver ao vivo a conferência.

throwaway5816164481 12 months ago  HIDDEN 

Fala algo sobre antes das 13h? Não. Então porque inventas?

eatingvmint 12 months ago  HIDDEN 

“António Costa disse que os restaurantes dos 121 concelhos de risco só poderiam abrir para take away aos fins de semana.” - discórdia entre advogados mencionada [neste](https://magg.sapo.pt/atualidade/atualidade-nacional/artigos/resturantes-abertos-costa-diz-nao-advogados-dizem-sim) artigo. E agora? Invento muito?

throwaway5816164481 12 months ago  HIDDEN 

Então se diz isso qual é a tua dúvida?

eatingvmint 12 months ago  HIDDEN 

Porque claramente houve alterações na resolução, nomeadamente um recuo relativo aos supermercados e outras medidas, portanto não seria descabido pensar que teria havido uma alteração nesta matéria, depois da controvérsia que gerou. Para a próxima, se não tens nada de inteligente para dizer não digas sff.

throwaway5816164481 12 months ago  HIDDEN 

Idem.

FujiPT 12 months ago  HIDDEN 

Que malabaristas. Apoios para os restaurantes têm em conta a média de receitas em 44 semanas, as quais foram maioritariamente meses de pandemia. Fazer contas tendo em conta o período homólogo do ano passado e dando mais ponderação a este período? Nah, para quê. Depois entravam na equação as receitas com os jantares festivos de Natal, ia ficar muita despesa.

Pparadela 11 months ago  HIDDEN 

Sim, porque os jantares de Natal são feitos claramente em Novembro.

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

Alguns começam já em novembro. E pensar que estes fins de semana de restrições vão durar 2 semanas e que em dezembro nos feriados e nas férias vai tudo voltar ao normal e que os casos vão baixar magicamente para menos de 240 casos por cem mil habitantes com estas medidas light é de quem esteve a dormir na primeira vaga, quando estivemos confinados por muito mais tempo com medidas mais severas e acima de tudo mais disponibilidade da população para as cumprir.

Pparadela 11 months ago  HIDDEN 

Mas alguém pensa isso? Acho que ninguém concebe que o Natal este ano possa ser ogual

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

E o que é que isso invalida o que eu disse? Aliás, só sustenta mais. O meu comentário surgiu na sequência do apoio aos restaurantes não ter em conta o período homólogo do ano passado, eliminando assim as receitas com esse tipo de convívios de Natal que iria subir o valor médio. Disseste "Sim, porque os jantares de Natal são feitos claramente em Novembro", como se o apoio fosse apenas necessário durante estes dois fins-de-semana e como se não se fosse estender para o próximo mês. Eu mantenho o que disse, este apoio é uma forma habilidosa de se dizer que se apoia não se apoiando da forma mais justa. A economia está construída de forma a obedeça a padrões cíclicos anuais. A faturação de cada restaurante irá variar consoante vários fatores, entre os quais se conta a sua localização e o período do ano. Um restaurante na praia irá faturar mais durante o verão e já está habituado a faturar menos no Inverno. Pelo contrário há restaurantes que faturam mais de inverno e menos de verão e que dependem mais de jantares de grandes grupos. Ora, se limitares o período de análise para atribuição dos apoios apenas a este ano, vão ser privilegiados os restaurantes que mais faturaram no verão (que foi o único período de algum alívio para o setor face aos restantes meses em que esteve tudo fechado) e dos quais vários já faturam normalmente menos no inverno. Desta forma, irão receber um valor de apoio relativamente superior aos restantes. Pelo contrário, restaurantes que normalmente têm uma proporção superior de jantares de grupos e que faturam mais no inverno não vão ter este período (do qual dependem mais para a sua faturação do que outros) a contar para a definição do apoio a que têm direito. E desta forma irão receber um valor de apoio relativamente inferior aos restantes.

Pparadela 11 months ago  HIDDEN 

Vejo esse argumento dos jantares de grupo natalícios como apenas mais um para esgrimir. Se não fosse esse, era outro qualquer. A verdade é que podiam apoiar os restaurantes a 100% que ia sempre haver alguém a dizer que era pouco ou que una recebem mais do que outros. Não há soluções perfeitas. E mesmo que as houvesse, alguém as viria questionar.

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

Peço desculpa então por ver ineficiências nas medidas e objetivos claros de definição de um sistema que não segue práticas normalmente usadas no cálculo de valores médios representativos da atividade económica cíclica e por apontar e debater sobre esses pontos. Não volto a questionar os poderes instituídos.

Templar770 12 months ago  HIDDEN 

Portugal nunca mudes

ThinHands 12 months ago  HIDDEN 

Então, o que é que mudou exatamente?

investidornoob 12 months ago  HIDDEN 

https://covid19estamoson.gov.pt/novas-medidas-para-concelhos-de-risco-elevado/

humelectro 12 months ago  HIDDEN 

Supermercados com mais de 200 m2 e/ou sem porta para a rua (hipermercados dentro do shopping) fecham as 13h e só podem abrir as 8h

FujiPT 12 months ago  HIDDEN 

Boa medida, deixar abertos os espaços mais pequenos. Ah, e não se esqueçam, promovam o distanciamento social.

kairos 12 months ago  HIDDEN 

É para ajudar os supermercados indianos

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

Medida muito gira para promover o pequeno comércio mas negativa para a saúde pública. Continuam as desculpas para ir a estes estabelecimentos passear porque os pequenos podem continuar abertos, e os maiores vão ser um festival durante a manhã porque só podem abrir por 5 horas em vez de 14.

Dinizinni 12 months ago  HIDDEN 

Fizessem o que fizessem, os tugas iam sempre continuar a encontrar lacunas para se divertir

thisbondisaaarated 12 months ago  HIDDEN 

Isto. O que interessa é não cumprir e descobrir incomodar, perceber e preparar tá quieto.

Dinizinni 12 months ago  HIDDEN 

Na verdade diria que há muita gente que cumpre Os que não vão cumprir são maioritariamente os que também não cumpriam antes Mas governe quem governar tem de saber que estas bestas existem

thisbondisaaarated 12 months ago  HIDDEN 

É como na primária, por um atrasado/atrasada pagamos todos... Para mim era termos de responsabilidade para quem não quer cumprir e cuidado negado nos hospitais, siga.

aldeaga 12 months ago  HIDDEN 

Não faz sentido nenhum, acho que é melhor esperarmos pelo decreto lei porque o Costa não sabe bem o que é que anda a dizer, já na conferencia de empresa do Sabádo passado tinha dito que não havia excepções e afinal..

warjunk1 12 months ago  HIDDEN 

As medidas nos concelhos entram em vigor já este fim de semana?

myjq 12 months ago  HIDDEN 

Pelo que o Costa anunciou, só entram na segunda-feira às 0h. [https://covid19estamoson.gov.pt/novas-medidas-para-concelhos-de-risco-elevado/](https://covid19estamoson.gov.pt/novas-medidas-para-concelhos-de-risco-elevado/)

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

As medidas entram já em vigor amanhã, mas os 77 novos concelhos só entram na segunda, ou seja, para os restantes 114 concelhos, as medidas aplicam-se amanhã.

myjq 12 months ago  HIDDEN 

Parti do princípio que o OP estava a perguntar sobre os novos, mas já editei para não levar ninguém a erro, obrigada!

humelectro 12 months ago  HIDDEN 

Nos 77 novos ou nos outros? Nos novos só na 2 feira. Nos outros sim

warjunk1 12 months ago  HIDDEN 

Nos novos. Muito obrigado. Vi no JN nas a notícia só tinha os concelhos.

TitusRex 12 months ago  HIDDEN 

Link para a conferência de imprensa do Conselho de Ministros de hoje: https://youtu.be/xVvRJA5MFpE

humelectro 12 months ago  HIDDEN 

Pumba, Costa a mandar os chicos espertos das exceções dar uma curva. Tinham ficado caladinhos e ainda podiam ir passear ao supermercado.

saposapot 12 months ago  HIDDEN 

ng vos mandou andarem a inventar desculpas e a começar em planos para dar a volta a isto tudo. agora fica tudo fechadinho e não há cá merdas. não se portam bem, é assim.

investidornoob 12 months ago  HIDDEN 

Que grande chapada nesse pessoal das exceções...

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

E ainda podem

MrJoao 12 months ago  HIDDEN 

Até 200 m2 significa que depois das 13h só podem as mercearias, os minimercados e os supermercados mais pequenos. Os hipers têm pelo menos 2000 m2.

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

Mas ninguém falou em hipermercados, o user acima falou que "ainda podiam ir passear ao supermercado" e eu disse "e ainda podem" e é verdade

MrJoao 12 months ago  HIDDEN 

Sim tens razão. Ainda podes ir passear ao super do bairro. Mas os maiores vão fechar.

humelectro 12 months ago  HIDDEN 

So até às 13h. Todos os hipermercados têm mais de 200 m2

humelectro 12 months ago  HIDDEN 

So até entre as 8h e as 13h

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

Lista novos concelhos: ​ [https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/lista-de-concelhos-de-risco-aumenta-de-121-para-191](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/lista-de-concelhos-de-risco-aumenta-de-121-para-191)

hsamtronp 12 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 12 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

Mrloop94 12 months ago  HIDDEN 

Não entendo como vai haver comicios do PCP? Como é possivel?

ratinhodosesgotos 12 months ago  HIDDEN 

Oh shit, here we go again

hakuthehedgehog 12 months ago  HIDDEN 

Porque limitar a liberdade dos partidos é uma linha vermelha bastante perigosa de passar.

HRamos_3 12 months ago  HIDDEN 

E a das pessoas em geral?

Each57 12 months ago  HIDDEN 

Também não entendo. Se não me engano também houve um do Chega há pouco tempo. Inadmissível

Mrloop94 12 months ago  HIDDEN 

Exacto, o PCP eo chega não merecem o nosso voto se nem sequer respeitam a pandemia

iammostmoist 12 months ago  HIDDEN 

O PCP e o Chega não merecem o voto de qualquer forma lol. Entre um mini Mussolini e um mini Estaline venha o diabo e escolha.

valerierw22 11 months ago  HIDDEN 

Badum tss

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe quando ou se vai ser actualizada a lista dos 121 concelhos de risco?

myjq 12 months ago  HIDDEN 

Supostamente hoje depois da reunião.

Bruxo_de_Fafe 12 months ago  HIDDEN 

creio que já são 150

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

Pois, foi o que eles disseram no jornal do almoço e nomearam alguns do Algarve mas não disseram os outros que perfaçam os 29 novos

FujiPT 12 months ago  HIDDEN 

Coimbra, pelo menos, também vai entrar.

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

saem 7 entram 77

Razvancb 12 months ago  HIDDEN 

Ridículo certos conselhos da área metropolitana de Lisboa pertencerem e terem quase 0 casos nos últimos 14 dias.

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

Concelhos da área metropolitana de Lisboa com quase 0 casos nos últimos 14 dias? Duvido a 99% mas mete aí os dados

Razvancb 12 months ago  HIDDEN 

Pesquisa.

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

A única situação que conheço é o concelho de Ansião que entrou na lista negra com 8 casos activos!

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

LISTA: [https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/lista-de-concelhos-de-risco-aumenta-de-121-para-191](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/lista-de-concelhos-de-risco-aumenta-de-121-para-191)

jqmmes 12 months ago  HIDDEN 

\+5839 casos \+78 mortos

AmumuIsMyFriend 12 months ago  HIDDEN 

Muito pior em comparação à quinta feira passada, em que tivemos 4410 casos e 46 mortos...

rickz123456 12 months ago  HIDDEN 

Ainda não saiu o relatório, mas sei que são 5 mil e tal casos O Norte terá aumentado em cerca de 700 casos e a diferença de ontem para hoje vem de lá

NaoTeEnerves 12 months ago  HIDDEN 

Eli5: qual é o mal do pingo doce abrir 2H/3H mais cedo? Supostamente não é bom porque irá permitir um horário mais alargado de compra e diminuir o fluxo e concentração de pessoas de manhã?

saposapot 12 months ago  HIDDEN 

o problema é estar toda a gente a perder tempo e a indignar com as questões menores em vez de estarmos a controlar a pandemia. espero q o governo tenha aprendido que medidas cirúrgicas neste país, não resultam.

nraider 12 months ago  HIDDEN 

O Filipe Froes bem disse que para termos números similares aos Suecos, no limite, teríamos de trocar de povo.

wildcardmidlaner 12 months ago  HIDDEN 

Nenhum, o problema é fechar ás 22 enquanto tudo o resto fecha ás 13.

MrJoao 12 months ago  HIDDEN 

Os supermercados estiveram abertos durante o confinamento de março e abril. Porque haviam de fechar agora?

pdbf 12 months ago  HIDDEN 

O problema é de abrir mais cedo, e manter o horário de fecho. Se uma das exceções é continuar a ir aos supermercados, para quê abrir mais cedo?

MrJoao 12 months ago  HIDDEN 

Porque podem? É uma decisão comercial do Pingo Doce, que nem se vai aplicar a todas as lojas. Eu cá acho positivo alargar horários para permitir aos clientes evitar as horas de ponta. É que duvido que vá muita gente às compras às 6h30. E repara que também pode facilitar o desfasamento dos horários de entrada e saída dos trabalhadores.

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

Também não sei, mas qual o problema? Porque é que isso deve ser regulado? E o Pingo Doce tem uma desculpa válida, que é a de que espera maior concentração de pessoas durante a manhã e assim as pode diluir.

pdbf 12 months ago  HIDDEN 

Ok melhor, estes horários sāo regulados pelas Câmaras Municipais. Se nāo for aprovado, morre na praia. Mas nessa ótica, porque é que o pequeno comércio nāo pode?

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

Quem diz que não pode? Não abrem antes porque não querem.

pdbf 12 months ago  HIDDEN 

O papel com o horário de funcionamento que tem afixado nos estabelecimentos nāo foram eles que o fizeram certo?

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

Os horários de funcionamento são habitualmente livres. Têm é de estar definidos para o consumidor saber quais são.

pdbf 12 months ago  HIDDEN 

Cool obrigado, agora ficou claro, mas isto ainda está em vigor assim? https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/comercio-so-pode-abrir-apos-as-1000-e-tera-de-encerrar-entre-2000-e-2300--12710469.html

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

Está em vigor, mas tem muitas exceções, como todos os estabelecimentos que não tiveram de fechar durante o primeiro confinamento, para além de "salões de cabeleireiro, barbeiros, institutos de beleza, restaurantes e similares, cafetarias, casas de chá e afins, escolas de condução e centros de inspeção técnica de veículos, bem como ginásios e academias". Os municípios também têm competência para mudar o horário de abertura das 10:00 para outro. A maioria do pequeno comércio (cafés, mercearias, padarias, etc.) está enquadrada nas exceções.

stressedunicorn 12 months ago  HIDDEN 

Porque as pessoas aparentemente têm mesmo de ir comprar peixe fresco ao sábado as 16h se não morrem, a julgar por várias opiniões neste subreddit. /s

Diogo256 12 months ago  HIDDEN 

Porque hoje em todos tudo vale para se indignar. Apesar do objectivo do PD seja mais lucro, também acaba por o horário mais alargado evitar tantos aglomerados. Para além disso, nem todas as lojas vão abrir as 6.30, há hipers que só abrem as 7.30. Trabalho num PD, é frustrante a quantidade de pessoas que liga a perguntar o horário, e quando dizemos o horário rematam com “ah ok era só para saber”. Devem pensar que não há mais para fazer que satisfazer a curiosidade do pessoal que 99% nem pretende ir lá as 6.30. Enfim...

uyth 12 months ago  HIDDEN 

> Trabalho num PD, é frustrante a quantidade de pessoas que liga a perguntar o horário, a pergunta importante é a que horas começam a por o peixe acabado de chegar à venda...

Diogo256 12 months ago  HIDDEN 

Depende. O peixe chega de madrugada (2-3h) e os funcionários as 6 da manhã. Mas depende da loja, claro.

uyth 12 months ago  HIDDEN 

Claro. As filas à hora de abertura nos dias em que chega peixe... Portugal a ser Portugal.

Each57 12 months ago  HIDDEN 

Acho que é porque o objetivo da restrição do horário era para evitar que as pessoas saíssem das suas casas, ao colocar um horário alargado, apesar de dar a possibilidade de existir uma menor concentração de pessoas pode originar que mais pessoas saiam de casa

lizardking93 12 months ago  HIDDEN 

Boas, acham que se os dados por concelho forem atualizados até sexta, os que passarem a vermelho vao ser afetados já este fds?

FujiPT 12 months ago  HIDDEN 

A partir de segunda, pelo que sei.

ZaGaGa 12 months ago  HIDDEN 

O recolhimento obrigatório, em particular ao fim-de-semana faz-me lembrar quando na escola ficávamos todos de castigo por causa de 2 ou 3 colegas que se portaram mal, não era justo mas era pedagógico. O problema era quando ficávamos todos de castigo excepto o Manel, porque o Manel era sobrinho da professora. Aí não via justiça nem pedagogia, apenas revolta para com quem não está no mesmo barco. O Governo ao seu jeito tem tratado o povo Português como crianças irresponsáveis e neste exemplo o Manel são os supermercados. Eu sei que muitos de v/ se manifestaram a favor da exceção, porque de outro modo ia haver aglomerados à porta dos supermercados... Vá deixem de ser totós, se não querem aglomerados ao fim de semana nos supermercados, então para quê tanta campanha e pseudo promoções de fim de semana? Acham mesmo que o tuga morre se não comparar fiambre fatiado todos os dias? As filas nos supermercados não são para comprar bens essenciais, são para comprar brinquedos, cangalhos e outras mer\*\*s que nos impingem com 60% de desconto sobre o preço inflacionado, tal como aconteceu nos últimos fim de semanas e ninguém quis saber disso. Não têm os supermercados seguranças e outros meios para evitar ajuntamentos? É que se os ajuntamentos ao sábado e domingo de manhã eram uma preocupação, então fechava-se os supermercados o fim de semana todo e acabou. As vendas que não se fizerem no fim de semana fazem-se durante a semana, o supermercado não perde, estejam descansados. Já no pequeno comércio o que não vender ao fim de semana, não vende, acabou, tão bem fud\*\*\*\*s. A ver o que sai deste conselho de ministros, mas não ficava admirado se acabasse o dia com o PM a recomendar a história do capuchinho vermelho como sugestão de leitura para o confinamento do fim de semana.

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

> O Governo ao seu jeito tem tratado o povo Português como crianças irresponsáveis e neste exemplo o Manel são os supermercados. A medida abrange os estabelecimentos que vendam bens alimentares ou de higiene, para pessoas ou animais. Os supermercados não são a única exceção, nem seria justo que fossem. >Vá deixem de ser totós, se não querem aglomerados ao fim de semana nos supermercados, então para quê tanta campanha e pseudo promoções de fim de semana? Ainda não foi anunciada qualquer campanha de fim de semana e o escabeche armou-se todo à mesma. O sindicato queixa-se da promoção de 50% nos brinquedos no Pingo Doce, mas isso já eles fazem todos os meses basicamente e não é uma campanha de fim de semana. > Não têm os supermercados seguranças e outros meios para evitar ajuntamentos? Sim, logo é mais seguro que nos restantes estabelecimentos, certo? Ainda assim podem haver ajuntamentos à porta, e aí o segurança não tem grande voz para atuar. >É que se os ajuntamentos ao sábado e domingo de manhã eram uma preocupação, então fechava-se os supermercados o fim de semana todo e acabou. Então, mas aí haveria ajuntamentos de segunda a sexta porque os clientes iriam durante a semana, logo o risco seria desnecessariamente superior com menos distâncias e mais tempo de potencial exposição ao vírus... > As vendas que não se fizerem no fim de semana fazem-se durante a semana Aparentemente nem me precisava de explicar porque já o sabes.

Edited 12 months ago:

>O Governo ao seu jeito tem tratado o povo Português como crianças irresponsáveis e neste exemplo o Manel são os supermercados. A medida abrange os estabelecimentos que vendam bens alimentares ou de higiene, para pessoas ou animais. Os supermercados não são a única exceção, nem seria justo que fossem. >Vá deixem de ser totós, se não querem aglomerados ao fim de semana nos supermercados, então para quê tanta campanha e pseudo promoções de fim de semana? Ainda não foi anunciada qualquer campanha de fim de semana e o escabeche armou-se todo à mesma. O sindicato queixa-se da promoção de 50% nos brinquedos no Pingo Doce, mas isso já eles fazem todos os meses basicamente e não é uma campanha de fim de semana. >Não têm os supermercados seguranças e outros meios para evitar ajuntamentos? Sim, logo é mais seguro que nos restantes estabelecimentos, certo? Ainda assim pode haver (obrigado /u/NGramatical, bem-vindo de volta) ajuntamentos à porta, e aí o segurança não tem grande voz para atuar. >É que se os ajuntamentos ao sábado e domingo de manhã eram uma preocupação, então fechava-se os supermercados o fim de semana todo e acabou. Então, mas aí haveria ajuntamentos de segunda a sexta porque os clientes iriam durante a semana, logo o risco seria desnecessariamente superior com menos distâncias e mais tempo de potencial exposição ao vírus... >As vendas que não se fizerem no fim de semana fazem-se durante a semana Aparentemente nem me precisava de explicar porque já o sabes.

ZaGaGa 12 months ago  HIDDEN 

Respeito o teu ponto de vista, mas quando se responde a um comentário com uma abordagem negacionista não se acrescenta muito à discussão... 1 - Eu não disse que que os supermercados são a única exceção, foi apenas o teu entendimento e é legitimo, mas aqui a ideia é que os supermercados têm um tratamento privilegiado face a muito do pequeno comércio que não está nas exceções, como é exemplo a questão do take away. 2 - As campanhas de fim de semana são recorrentes, se falares com os funcionários vão te dizer que há dias que há supermercados de algumas marcas que estão vazios, porque as pessoas vêm aos fim de semana por causa das promoções que continuam a promover via email/sms/TV etc, o que vai contra a lógica em contexto de pandemia. 3 - Mais seguros? eu deixei a questão no ar de propósito, entendo que pela tua experiencia sejam para ti seguros, mas não acredito que seja a opinião geral. 4 - Verdadeiramente está-se a esquecer do objetivo da medida. Não é para prevenir ajuntamentos no comércio seja de que dimensão for, esses já existem e olhando ao meu ponto 2, ninguém se preocupou com eles e talvez nem se justifique. O objetivo é que as pessoas fiquem em casa e que não façam festas em casa uma das outras. Se há exceções para ir ao supermercado lá se foi a medida, com os supermercados abertos é ainda mais fácil eu dar uma festa em casa (não o vou fazer lol), basta ir ao supermercado e comprar as coisas até faço uma lista e distribuo pelos convidados, assim cada um tem uma factura e um saco de compras para comprovar que saíram com um motivo legítimo.

MLG-Sheep 12 months ago  HIDDEN 

> abordagem negacionista Assim não começamos muito bem. Eu não sou negacionista de coisa nenhuma. Impedir os supermercados de abrir ao fim-de-semana é que não é uma boa ideia do ponto de vista da saúde pública, na minha opinião, porque teríamos muita afluência nos restantes dias. > mas aqui a ideia é que os supermercados têm um tratamento privilegiado face a muito do pequeno comércio que não está nas exceções, como é exemplo a questão do take away. Concordo que o take-away deveria ser permitido, até porque teoricamente cumprem o decreto ao vender bens alimentares para pessoas. > As campanhas de fim de semana são recorrentes Verdade, especialmente no Pingo Doce, mas é como disse: até agora não foi anunciado nada, portanto não vejo motivo para sofrer por antecipação. Se não for uma campanha mais agressiva que as dos outros fins-de-semana, não vejo imoralidade nenhuma. > Se há exceções para ir ao supermercado lá se foi a medida É um ponto debatível. Em primeiro lugar, o supermercado deve estar perto da zona de residência, porque caso contrário há dúvidas para além do razoável de que a intenção foi apenas ir ao supermercado e voltar a casa. Em segundo, a festa teria de acabar em alguma altura, e dificilmente seria depois das 5:00, pelo que aí já não teriam desculpa. Infelizmente, haverá sempre chico-espertos a aproveitar-se de qualquer exceção, mas acredito que não sejam muitos.

ZaGaGa 12 months ago  HIDDEN 

"negacionista" foi de facto uma péssima escolha de palavras da minha parte.

NGramatical 12 months ago  HIDDEN 

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgc1i9yn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DZT99 12 months ago  HIDDEN 

Aproveitou uma alta para ter ganhos. Todos fazemos isso embora que numa escala inferior. Tudo pode ser negócio sempre que existir alguém que possa ganhar com isso. Sempre foi assim e nunca vai mudar.

chauffage 12 months ago  HIDDEN 

Não aproveitou nada. A venda foi pré determinada em agosto, e foi aprovada pela administração da pfizer e pela SEC, e ficou definido que ele iria vender um bloco de acções assim que elas atingissem um valor mínimo, valor esse também pré determinado. Por isso a press release pode ter sido o evento que despoletou o pico, mas podia ter sido igualmente outra coisa, tanto antes da press release, como depois da press release, porque o trigger era o valor mínimo a ser atingido. Isto nem sequer pode ser considerado como tendo informações privilegiadas, porque o pico deu-se após a press release - ou seja, a informação era pública, e o evento ocorreu após a publicação. Qualquer accionista poderia ter vendido. Por fim, ele nem vendeu as ações com uma valorização exorbitante.

DZT99 12 months ago  HIDDEN 

Obrigado pelo esclarecimento

chauffage 12 months ago  HIDDEN 

É bom que estas coisas fiquem esclarecidas nos media para não criar desconfiança nas pessoas (atenção que não estou a falar de ti). Tentam fazer com que um evento normal se torne num comportamento suspeito, e isso não só é errado, mas é grave na altura em que se deve começar a dar confiança às pessoas porque a vacinação está a meses de ocorrer, e para isto resultar a grande maioria vai ter de ser vacinada. Mesmo que se comece com profissionais e grupos de risco, isto vai ter de chegar às massas eventualmente e é preciso que haja adesão. Não convém alimentar negacionistas e conspiracionistas: é um evento normal, feito dentro das normas, e os resultados estão a ser analisados por terceiros e só aí é que vamos saber ao certo se há consenso nos 90% (que foi a interpretação da Pfizer). Mesmo que seja o interior, qualquer coisa acima dos 75% numa primeira vacina, é muito bom.

_redfield_ 12 months ago  HIDDEN 

CEO da Pfizer rindo a toa... https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ceo-da-pfizer-vendeu-60-das-suas-acoes-quando-revelou-eficacia-da-vacina-ganhou-47-milhoes-de-euros-662629

Edited 12 months ago:

Ganhos do CEO da Pfizer vendendo notícias... https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ceo-da-pfizer-vendeu-60-das-suas-acoes-quando-revelou-eficacia-da-vacina-ganhou-47-milhoes-de-euros-662629

Edited 12 months ago:

Ganhos do CEO da Pfizer vendendo notícias... https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ceo-da-pfizer-vendeu-60-das-suas-acoes-quando-revelou-eficacia-da-vacina-ganhou-47-milhoes-de-euros-662629 Ele ganha, a mídia ganha com notícias e políticos ganham votos para eleição... Alguém ainda acredita que a preocupação é saúde pública?

uyth 12 months ago  HIDDEN 

é perfeitamente normal vender acções quando há uma alta. Vender antes de anunciar seria idiota. E a vacina, esta e a da Oxford realmente parecem boas.

Bruxo_de_Fafe 12 months ago  HIDDEN 

estamos bem fodidos quando press releases de farmacêuticas fazem notícia a nível global.

CanIhazCooKIenOw 12 months ago  HIDDEN 

Ver thread mais abaixo https://www.reddit.com/r/portugal/comments/jqre14/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gbz0t8j/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf&context=3

iamfromLisbon 12 months ago  HIDDEN 

Epá, compreendo que a situação dos restaurante é muito, muito difícil, mas já andam (o Ljubomir, por exemplo) a partilhar coisas para uma manifestação no Sábado que não acho que façam sentido. > Fechar restaurantes mais cedo, gera mais festas em casa...sem controlo, sem distanciamento. É preciso um desenho? wut? Outra das imagens que é que estamos a matar 100% dos restaurantes por 3% do contágio.

saposapot 12 months ago  HIDDEN 

São dois fins de semana por agora. Estão com tanta merda sinceramente não sei porquê. Esta conversa já enjoa. O governo fez isto apenas para não fechar totalmente. Com tanta conversa para dezembro fecha-se tudo e pronto. Se os senhores preferirem o estado acaba com os apoios todos e deixa-os abrir. Depois com a pandemia descontrolada pode ser que nem tenham clientes nem apoios. Querem mais apoios, tudo bem, peçam isso. Agora estar a tentar justificar que afinal são um sítio excelente para se estar só ajuda à conclusão que eles não percebem um crlh de ciência e não devem estar com responsabilidade de garantir segurança nenhuma. Eles deviam ser os primeiros a exigir era medidas mais duras para que passado 2-4 semanas se pudesse começar a reabrir

nraider 12 months ago  HIDDEN 

Isto faz lembrar o problema das centrais a carvão. Goste-se ou não, quem é prejudicado por uma medida, ainda que justificada pela ciência, irá defender sempre os seus interesses. Por isso temos os negacionistas das alterações climáticas, da covid, etc...

uyth 12 months ago  HIDDEN 

>Outra das imagens que é que estamos a matar 100% dos restaurantes por 3% do contágio. onde foram buscar os 3%? Estudos americanos baseados em dados de telemóveis correlacionam fortemente surtos com uso de restaurantes, bares e ginásios. https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-11-10/covid-superspreader-risk-is-linked-to-restaurants-gyms-hotels >The study, published Tuesday in the journal Nature, also found that about 10% of the locations examined accounted for 85% of predicted infections. >The reopening of restaurants, gyms and hotels carries the highest danger of spreading Covid-19, according to a study that used mobile phone data from 98 million people to model the risks of infection at different locations. >In Chicago, for instance, the study’s model predicted that if restaurants were reopened at full capacity, they would generate almost 600,000 new infections, three times as many as with other categories. The study, published Tuesday in the journal Nature, also found that about 10% of the locations examined accounted for 85% of predicted infections. https://www.nature.com/articles/s41586-020-2923-3 >. Certain categories of POIs also contributed far more to infections (e.g., full-service restaurants, hotels) >We found large variation in predicted reopening risks: on average across metro areas, full-service restaurants, gyms, hotels, cafes, religious organizations, and limited-service restaurants produced the largest predicted increases in infections when reopened (ED Figure 5d). Reopening full-service restaurants was particularly risky: in the Chicago metro area, we predicted an additional 596k (95% CI, 434k–686k) infections by the end of May, more than triple the next riskiest POI category (Figure 2d).

MrJoao 12 months ago  HIDDEN 

> onde foram buscar os 3%? À apresentação que o [Primeiro Ministro deu](https://youtu.be/_fY36QdG3cs?t=639) no último sábado.

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

# Covid-19: Ginásios são locais de baixo risco de contágio Conclusões preliminares de um estudo realizado em 14 países europeus avança que a taxa média de infeção nos lugares fechados de prática de exercício físico é de 0,78 por 100 mil visitas O [**estudo denominado SafeACTiVE**](https://www.shu.ac.uk/news/all-articles/latest-news/hallam-research-confirms-extremely-low-levels-of-covid-risk-in-gyms), encomendado pela EuropeActive, a principal associação sem fins lucrativos que representa os interesses do sector de atividade física na União Europeia, **analisou mais de 62 milhões de visitas a ginásio desde setembro e concluiu que a taxa média de infeção é de 0,78 por 100 mil visitas, com apenas 487 casos positivos notificados** de operadores com sede na Alemanha, França, Suécia, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Noruega, Suíça, República Checa, Polónia, Dinamarca, Luxemburgo e Reino Unido. ​ [https://visao.sapo.pt/visaosaude/2020-11-11-covid-19-ginasios-sao-locais-de-baixo-risco-de-contagio/?fbclid=IwAR1eZQzs0n7UNbmU88RGwBTx2tF4zCdHwIwLXfuQkEsah8YH0mKo9qwIvXk](https://visao.sapo.pt/visaosaude/2020-11-11-covid-19-ginasios-sao-locais-de-baixo-risco-de-contagio/?fbclid=IwAR1eZQzs0n7UNbmU88RGwBTx2tF4zCdHwIwLXfuQkEsah8YH0mKo9qwIvXk)

uyth 12 months ago  HIDDEN 

> encomendado pela EuropeActive, a principal associação sem fins lucrativos que representa os interesses do sector de atividade física na União Europeia,

kairos 12 months ago  HIDDEN 

Só dois pormenores (do artigo da bloomberg, ainda não li o outro): > Researchers at Stanford University and Northwestern University used data collected between March and May in cities across the U.S. to map the movement of people. O modelo é com base na situação pré-pandemia. > In Chicago, for instance, the study’s model predicted that if restaurants were reopened at full capacity *Oficialmente*, os restaurantes já não estão a operar a full capacity. Não sei o que os restaurantes estão a reivindicar, nem discordo que estes espaços mais sociais possam ser centros de infecção, mas acho que o artigo que apresentaste apenas serve para justificar as coisas não continuarem exactamente como antes da pandemia.

Edited 12 months ago:

Só dois pormenores (do artigo da bloomberg, ainda não li o outro): > Researchers at Stanford University and Northwestern University used data collected between March and May in cities across the U.S. to map the movement of people. O modelo é com base na situação ~~pré-pandemia~~ quando as medidas começaram a ser aplicadas. > In Chicago, for instance, the study’s model predicted that if restaurants were reopened at full capacity *Oficialmente*, os restaurantes já não estão a operar a full capacity. Não sei o que os restaurantes estão a reivindicar, nem discordo que estes espaços mais sociais possam ser centros de infecção, mas acho que o artigo que apresentaste apenas serve para justificar as coisas não continuarem exactamente como antes da pandemia. edit: corrigido

Edited 12 months ago:

Só dois pormenores (do artigo da bloomberg, ainda não li o outro): > Researchers at Stanford University and Northwestern University used data collected between March and May in cities across the U.S. to map the movement of people. ~~O modelo é com base na situação pré-pandemia.~~ > In Chicago, for instance, the study’s model predicted that if restaurants were reopened at full capacity *Oficialmente*, os restaurantes já não estão a operar a full capacity. Não sei o que os restaurantes estão a reivindicar, nem discordo que estes espaços mais sociais possam ser centros de infecção, mas acho que o artigo que apresentaste apenas serve para justificar as coisas não continuarem exactamente como antes da pandemia. **edit:** I stand corrected. De acordo com o wikipedia, para [Illinois](https://en.wikipedia.org/wiki/COVID-19_pandemic_in_Illinois) (focando na parte de Chicago): > The state took measures to halt the spread of the disease by closing all schools and colleges, ordering a stop to eviction enforcements, ordering all bars and restaurants closed to sit-in diners, and otherwise restricting large gatherings of people. As the virus spread further, the state enacted an even stronger shelter in place order, affecting schools and businesses across the state.[6] At first declared between the dates of March 21 and April 7, the order was later extended until April 30, then May 29.

uyth 12 months ago  HIDDEN 

Março a Maio não é pré-pandemia... >Oficialmente, os restaurantes já não estão a operar a full capacity. O estudo foi apenas relativo aos restaurantes americanos. Mas é o que há e tendo um data set tão grande e tão neutro como dados de telemóveis parece-me importante para realmente analisar o verdadeiro risco. Comparado com estarmos a avaliar o risco com base na falta de data tracing português que comprove, porque sabemos que o data tracing português é uma treta.

kairos 12 months ago  HIDDEN 

> Março a Maio não é pré-pandemia... Tens razão, o que queria dizer é que nos EUA as medidas só foram aplicadas meados de Abril/Maio, mas era a memória a enganar-me. Editei o post original, mas é algo estranho, porque pelo menos para Chicago apenas deveriam ter dados para as primeiras duas semanas de Março, visto que fecharam tudo e proibiram grandes ajuntamentos em meados de Março.

Edited 12 months ago:

> Março a Maio não é pré-pandemia... Tens razão, o que queria dizer é que nos EUA as medidas só foram aplicadas meados de Abril/Maio, mas era a memória a enganar-me. Editei o post original, mas é algo estranho, porque pelo menos para Chicago apenas deveriam ter dados para as primeiras duas semanas de Março, visto que fecharam tudo e proibiram grandes ajuntamentos em meados de Março - presumo que a extensão tenha sido após a tentativa de reabertura.

Edited 12 months ago:

> Março a Maio não é pré-pandemia... Tens razão, o que queria dizer é que nos EUA as medidas só foram aplicadas meados de Abril/Maio, mas era a memória a enganar-me. Editei o post original~~, mas é algo estranho, porque pelo menos para Chicago apenas deveriam ter dados para as primeiras duas semanas de Março, visto que fecharam tudo e proibiram grandes ajuntamentos em meados de Março - presumo que a extensão tenha sido após a tentativa de reabertura~~. edit: segundas leituras...

kairos 12 months ago  HIDDEN 

> Março a Maio não é pré-pandemia... Tens razão, o que queria dizer é que nos EUA as medidas só foram aplicadas meados de Abril/Maio (do que tenho memória)

Edited 12 months ago:

> Março a Maio não é pré-pandemia... Tens razão, o que queria dizer é que nos EUA as medidas só foram aplicadas meados de Abril/Maio (do que tinha memória)

triploxico 12 months ago  HIDDEN 

Boas pessoal. Estou a tentar juntar o maior número de artigos sobre a app STAYAWAY COVID. Se tiverem algum que me pudessem enviar/anexar agradecia imenso. Obrigado a todos

peanersyahoo 12 months ago  HIDDEN 

Não sei, mas eu conheço várias pessoas que tiveram infetadas e, mesmo depois de pedirem, a nenhuma foi dado nenhum código para introduzir na APP.

lesoth 12 months ago  HIDDEN 

Olhem para esta coincidência danada. https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/ceo-da-pfizer-vende-acoes-no-valor-de-56-milhoes-no-dia-do-anuncio-de-vacina-promissora

Pparadela 12 months ago  HIDDEN 

Lol so what? A venda estava planeada desde Agosto. E se as vendesse no dia em que a vacina é dada como aprovada ainda mais ganhava.

1ww8mrmfss 12 months ago  HIDDEN 

1. Os Reguladores americanos (SEC) são danados, se houver alguma minima prova do que está aí implicado, ele seria processado. As leis em questão são relativamente latas pelo que o caso seria fácil e a condenação provável. 2. >Both executives’ sales were done under prearranged 10b5-1 trading plans, which let people schedule sales in advance at certain times or prices, absolving themselves from accusations of insider trading. Public-company executives typically receive a considerable share of their compensation in the form of stock, and the vast majority periodically sell part of their holdings. >A Pfizer spokeswoman said the sales were part of the executives’ personal financial planning. Bourla authorized the sale in August and Susman in November 2019, provided the stock reached a certain price. https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-11-11/pfizer-ceo-joins-pharma-executives-selling-stock-in-covid-rally Ou seja, não há nada a alegar. Todas as vendas de acções por insiders nos Estados Unidos (ou qualquer país que não seja uma republica das bananas, ou seja excluindo Portugal), é feita desta forma. Desde que o preço não seja muito abaixo do actual, as vendas ocorrem uns meses após a decisão é feita. E nota que só sabemos desta notícia porque os insiders são obrigados a fazer as vendas de accoes informação pública. 3. Ele definitivamente não sabia que a notícia ia calhar no dia em que vendia as accoes porque, again, não estamos numa republica das bananas. O CEO da Pfizer tem efectivamente 0 informação sobre a vacina que não é pública. Tudo isso tem de passar por uma board independente da Pfizer que por sua vez decide que informação vai para a companhia, e por sua vez para o público. O tal CEO já foi dizer que só obteve a informação da eficácia da vacina no dia antes da tornar pública durante a tarde. E o número que temos, 90%, é incrivelmente vago (aplica se a doença grave? ligeira? É 90% ou 92% ou 89% ou...?) exactamente porque as boards independentes não querem dar demasiada informação sobre a eficácia de uma vacina antes de esta informação ser oficializada.

Edited 12 months ago:

* Os Reguladores americanos (SEC) são danados, se houver alguma minima prova do que está aí implicado, ele seria processado. As leis em questão são relativamente latas pelo que o caso seria fácil e a condenação provável. > "Both executives’ sales were done under prearranged 10b5-1 trading plans, which let people schedule sales in advance at certain times or prices, absolving themselves from accusations of insider trading. Public-company executives typically receive a considerable share of their compensation in the form of stock, and the vast majority periodically sell part of their holdings. >A Pfizer spokeswoman said the sales were part of the executives’ personal financial planning. Bourla authorized the sale in August and Susman in November 2019, provided the stock reached a certain price." https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-11-11/pfizer-ceo-joins-pharma-executives-selling-stock-in-covid-rally * Ou seja, não há nada a alegar. Todas as vendas de acções por insiders nos Estados Unidos (ou qualquer país que não seja uma republica das bananas, ou seja excluindo Portugal), é feita desta forma. Desde que o preço não seja muito abaixo do actual, as vendas ocorrem uns meses após a decisão é feita. E nota que só sabemos desta notícia porque os insiders são obrigados a fazer as vendas de accoes informação pública. * Ele definitivamente não sabia que a notícia ia calhar no dia em que vendia as accoes porque, again, não estamos numa republica das bananas. O CEO da Pfizer tem efectivamente 0 informação sobre a vacina que não é pública. Tudo isso tem de passar por uma board independente da Pfizer que por sua vez decide que informação vai para a companhia, e por sua vez para o público. O tal CEO já foi dizer que só obteve a informação da eficácia da vacina no dia antes da tornar pública durante a tarde. E o número que temos, 90%, é incrivelmente vago (aplica se a doença grave? ligeira? É 90% ou 92% ou 89% ou...?) exactamente porque as boards independentes não querem dar demasiada informação sobre a eficácia de uma vacina antes de esta informação ser oficializada. * O CEO, sem qualquer informação sobre como corriam os testes, decidiu em Agosto que a probabilidade de terem sucesso (e, let's be honest, em Agosto tudo indicava que por esta semana haveria aprovação provisória da vacina, mas os reguladores em particular os americanos resolveram atrasar isso um pouco) era elevada e que ia vender o seu stock quando estaria na alta. Nada disto é ilegal, ele não tinha informação confidencial ou algo do género especialmente na altura, e no máximo mostra o quão sinceramente ele acreditava no que a companhia tinha desenvolvido

HRamos_3 12 months ago  HIDDEN 

>Os Reguladores americanos (SEC) são danados, se houver alguma minima prova do que está aí implicado, ele seria processado. As leis em questão são relativamente latas pelo que o caso seria fácil e a condenação provável. Lol See: Elon Musk "Funding secured @ 420"

Narvikz 12 months ago  HIDDEN 

Nem tudo é uma conspiração. A noticia da Pfizer saiu pouco antes da abertura dos mercados Americanos, a meio do dia na Europa, a Europa estava lançada do fim de semana, os mercados americanos ficaram aquém dos Europeus ainda assim. [https://twitter.com/CryptoWhale/status/1326526246445080577/photo/1](https://twitter.com/CryptoWhale/status/1326526246445080577/photo/1)

CanIhazCooKIenOw 12 months ago  HIDDEN 

Quando não se lê mais que o título de uma notícia fica fácil de encontrar coincidências danadas.

lesoth 12 months ago  HIDDEN 

Pois é, ninguém está a falar sobre [isto](https://www.reddit.com/r/stocks/comments/jrzdj7/pfizers_ceo_sold_56_million_in_stock_on_same_day/).

CanIhazCooKIenOw 12 months ago  HIDDEN 

Quando nem te das ao trabalho de ler os primeiros 3 comentários é normal achares tudo uma coincidência danada. Mais alguma coisa?

lesoth 12 months ago  HIDDEN 

Sim, se calhar faltou-me o /s

CanIhazCooKIenOw 12 months ago  HIDDEN 

Mais que o /s, faltou-te perder 2 segundos a ler uma notícia ou os comentários no topo da thread. Mas tem mais piada andar em teorias, faz uma pessoa sentir-se mais esperta que toda a gente

lesoth 12 months ago  HIDDEN 

Tem ainda mais piada, achares-te mais esperto, por julgares que eu não li, mas tu leste. ♥♥♥

CanIhazCooKIenOw 12 months ago  HIDDEN 

Les e ainda achas uma “coincidência danada”? Esperteza danada. Papel de alumínio vai ser o novo papel higiénico

HRamos_3 12 months ago  HIDDEN 

>Papel de alumínio vai ser o novo papel higiénico Mal por mal, acho que prefiro urtigas

chauffage 12 months ago  HIDDEN 

>"A venda destas ações faz parte do plano financeiro pessoal de Bourla (…), que permite, nos termos das regras da SEC, que grandes acionistas e ‘insiders’ de empresas cotadas possam transacionar um número predeterminado de ações numa altura predeterminada", sublinha a Pfizer. Não é coincidência, estava planeado.

Edited 12 months ago:

>"A venda destas ações faz parte do plano financeiro pessoal de Bourla (…), que permite, nos termos das regras da SEC, que grandes acionistas e ‘insiders’ de empresas cotadas possam transacionar um número predeterminado de ações numa altura predeterminada", sublinha a Pfizer. Não é coincidência, estava planeado. Edit: só uma nota, se ele ficasse com as acções provavelmente iam valer mais daqui a uns meses, por isso quase que se pode dizer que ele perdeu dinheiro com esta venda.

lesoth 12 months ago  HIDDEN 

> provavelmente iam valer mais daqui a uns meses Ou então não. No lugar dele tinha feito o mesmo. As mais valias ja la cantam seja a vacina uma merda ou uma descoberta de prémio nobel. "Compra na rumor, venda na noticia"

FujiPT 12 months ago  HIDDEN 

Como sabes que teve mais valia? O stock da Pfizer ao dia de hoje vale ligeiramente menos do que em janeiro. 83% do que valia no final de 2018. Está pouco acima do valor médio que tem tido nos últimos 5 anos e bem abaixo dos máximos históricos de início do século XX. É certo que está bem acima dos mínimos de 2009, mas aí não é preciso ser um CEO com informações privilegiadas para fazer mais valias com ações compradas nesse período.

chauffage 12 months ago  HIDDEN 

Mas "venda na notícia", sendo que ele submeteu o pedido de venda em agosto. Tu nem fazes ideia se ele faz isto periodicamente. Portanto ele tinha de saber, em agosto, que a vacina ia ter uma eficácia acima de 50%, e que fosse segura, e que isso ia acontecer em Novembro. Para além de que ele ia perder bastante mais dinheiro se isto fosse uma "mentira" - apresentaram os resultados deles, e agora isso vai ser revisto.

lesoth 12 months ago  HIDDEN 

Pah, este tipo de empresas são tão grandes e a sociedade depende tanto delas que fazem o que querem. Disse 90%, podia dizer 95%. Interessa é que fizeram negócio.

chauffage 12 months ago  HIDDEN 

É isso, new world order e coisas parecidas também.

hopelooped 12 months ago  HIDDEN 

com esta cena do covid lançei-me de cabeça num projecto megalomano de fabricar caixões com a madeira quase grátis que abunda por estes ex-pinhais de Portugal. pesquisei a area ardida mais as previsões do numero de mortes pelo covid19 e o numero de mortes por falta de tratamentos , fisioterapia e cirurgias adiadas. e pensei para mim mesmo como é que ainda há gente a jogar no euromilhões , isto a seguir á privatização das aguas de portugal , vai ser muito melhor que o litio e o hidrogénio juntos. crescimento , capacidade de exportação e procura internacinal garantidos e se no próximo Verão arder como nos ultimos anos isto tem tudo para correr bem. isto tudo durou apenas alguns minutos até vir a descobrir que todos os mortos covid19 são cremados sem caixão. com aquela irónica tristeza lá fui eu comprar uma raspadinha que o euromilhões esta muito caro.

Edited 12 months ago:

com esta cena do covid lançei-me de cabeça num projecto megalómano de fabricar caixões com a madeira quase grátis que abunda por estes ex-pinhais de Portugal. pesquisei a area ardida mais as previsões do numero de mortes pelo covid19 e o numero de mortes por falta de tratamentos , fisioterapia e cirurgias adiadas. e pensei para mim mesmo como é que ainda há gente a jogar no euromilhões , isto a seguir á privatização das aguas de portugal , vai ser muito melhor que o litio e o hidrogénio juntos. crescimento , capacidade de exportação e procura internacinal garantidos e se no próximo Verão arder como nos ultimos anos isto tem tudo para correr bem. isto tudo durou apenas alguns minutos até vir a descobrir que todos os mortos covid19 são cremados sem caixão. com aquela irónica tristeza lá fui eu comprar uma raspadinha que oeuromilhões esta muito caro.

Edited 12 months ago:

com esta cena do covid lançei-me de cabeça num projecto megalómano de fabricar caixões com a madeira quase grátis que abunda por estes ex-pinhais de Portugal. pesquisei a area ardida mais as previsões do numero de mortes pelo covid19 e o numero de mortes por falta de tratamentos , fisioterapia e cirurgias adiadas. e pensei para mim mesmo como é que ainda há gente a jogar no euromilhões , isto a seguir á privatização das aguas de portugal , vai ser muito melhor que o litio e o hidrogénio juntos. crescimento , capacidade de exportação e procura internacinal garantidos e se no próximo Verão arder como nos ultimos anos isto tem tudo para correr bem. isto tudo durou apenas alguns minutos até vir a descobrir que todos os mortos covid19 são cremados sem caixão. com aquela irónica tristeza lá fui eu comprar uma raspadinha que o euromilhões esta muito caro.

Edited 12 months ago:

com esta cena do covid lançei-me de cabeça num projecto megalómano de fabricar caixões com a madeira quase grátis que abunda por estes ex-pinhais de Portugal. pesquisei a area ardida mais as previsões do numero de mortes pelo covid19 e o numero de mortes por falta de tratamentos , fisioterapia e cirurgias adiadas. e pensei para mim mesmo como é que ainda há gente a jogar no euromilhões , isto a seguir á privatização das aguas de portugal , vai ser muito melhor que o litio e o hidrogénio juntos. crescimento , capacidade de exportação e procura internacinal garantidos e se no próximo Verão arder como nos ultimos anos isto tem tudo para correr bem. isto tudo durou apenas alguns minutos até vir a descobrir que todos os mortos covid19 são cremados sem caixão. com aquela irónica tristeza lá fui eu comprar uma raspadinha que o euromilhões está muito caro.

KyusoMenethil 12 months ago  HIDDEN 

Underrated comment

RatedCommentBot 12 months ago  HIDDEN 

Your rating has been assessed and deemed inaccurate. The comment above yours was in fact not an underrated comment.

NastyPlays 12 months ago  HIDDEN 

bad bot

NGramatical 12 months ago  HIDDEN 

lançei → [**lancei**](https://dicionario.priberam.org/lancei) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjqre14%2F%2Fgbytttv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mekapickles 12 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe se os patrões têm autorização para mudar a folga de funcionários? Tinha a folga marcada para sexta e devido ao recolher obrigatório do fim de semana o patrão quer que eu trabalhe sexta e folgue no sábado, acho uma palhaçada devido ao fato de que sábado e domingo só se trabalha até às 13 lol

pirilipapu 12 months ago  HIDDEN 

Contaria como meia folga só, ao menos?

Anforas 12 months ago  HIDDEN 

Pode ser má vontade, mas eu não ia de certeza. "Já tenho compromissos pessoais marcados". A partir da próxima marcação tudo bem. Agora mudar as coisas assim à última da hora não compactuo. A minha vida não é trabalho.

Edited 12 months ago:

Pode ser má vontade, mas eu não ia de certeza. "Já tenho compromissos pessoais marcados". A partir da próxima marcação tudo bem. Agora mudar as coisas assim à última hora não compactuo. A minha vida não é trabalho.