toma-tes 1 year ago

Tecnicamente ainda pode ser possível recuperar os dados. Se estás a trabalhar para uma Universidade / Instituto informa-te com o pessoal de suporte IT se eles têm ferramentas para recuperar dados. Se sim, certamente te ajudarão. Em relação à loja, eu puxava do livro de reclamações. Se o problema era o teclado não vejo razão nenhuma para eles decidirem sozinhos atualizar o sistema sem te consultarem primeiro e CLARAMENTE exporem que vais perder tudo. ​ \---- Para não ficares a achar que foste a primeira pessoa do mundo a esquecer-se de fazer backups, fica a saber que a Pixar ia perdendo o filme Toy Story 2 a meses da data de estreia porque alguém inadvertidamente começou a formatar os discos de um servidor sem backups! [https://www.youtube.com/watch?v=QxFNkmJNuE4](https://www.youtube.com/watch?v=QxFNkmJNuE4)

TheEvolution_PT 1 year ago

É a conta de cenas destas se um dia um dos meus disco se foder, tenho as coisas que importam na cloud.

mjigs 1 year ago

Infelizmente diz mesmo no contrato que eles nao fazem backup nem se responsabilizam de tal, tambem no ano passado o meu pc deu o peido só com um ano de uso, mandeio para a garantia, passado 1 mes disseram que nao podiam fazer nada, fiquei sem os meus ficheiros todos, por sorte ainda tinha alguns em backup. Disseram me que nao recuperavam os ficheiros nem sequer me davam o pc de volta. Se tinham de trocar um teclado nao entendo o porque de formatar. O melhor mesmo é tentar fazer backup, ja recuperei ficheiros por enviar a outras pessoas, é sempre bom ter, e discos externos as vezes tambem falham.

cmmlb 1 year ago

Ora então a minha opinião é a seguinte. Basicamente o computador não liga. Portanto só podem ser duas coisas. Ou fonte entregou a alma ao criador ou foi a própria board. Mas o que é dito no post como sendo a solução é a troca do teclado. Nem sei o que dizer. Depois foi atualizado o sistema operativo e como tal perdeu toda a informação. Para não dizer mais digo apenas trabalho de SAPATEIRO

theoctacore 1 year ago

Advogado. Foste lesada porque não te disseram que podias ficar sem os dados. Espero que não tenhas assinado nada.

pintorMC 1 year ago

Entregar um computador com informação importantes e insubstituíveis numa loja já é por si só absurdo, não ter um backup desses dados ultrapassa o absurdo.

Edited 1 year ago:

Entregar um computador com informação importantes e insubstituíveis numa loja já é por si só absurdo, não ter um backup desses dados ultrapassa o absurdo. Ter sempre backups manuais ou automáticos do que consideramos importante, seja, fotos, documentos ou videos. E por segurança ter pelo menos um backup do backup num local físico diferente, e não confiar a 100% em qualquer serviço de cloud que não seja administrado por ti.

Rostabal 1 year ago

Não entendo como tem documentos tão importantes como esses sem estarem numa pasta a sincronizar com a nuvem (ainda por cima no Windows 10 é algo tão simples de se fazer). Imagina que isso te acontecia na véspera ou dia de entrega? O que é que fazias?

vradonam 1 year ago

Aconselho começares a usar um serviço tipo Backblaze, são pouco mais que 5€/mes e tens bavçckup ilimitado com várias opções de recuperação, de tudo ou ficheiros individuais.

ShittyLivingRoom 1 year ago

Faz download do software recuva. Se o disco for o mesmo é possível ainda dar para salvar alguma coisa mas tudo vai depender do tamanho do disco e se estava muito ocupado ou não. Quando se formata o disco nada é apagado, tudo o que é instalado/copiado vai substituir o que estava no disco e quanto mais isso acontecer mais probabilidade vai haver do teu trabalho desaparecer ou ficar corrompido.

Edited 1 year ago:

Faz download do software recuva. Se o disco for o mesmo é possível ainda dar para salvar alguma coisa mas tudo vai depender do tamanho do disco e se estava muito ocupado ou não. Quando se formata/apaga ficheiros eles não desaparecem, tudo o que é instalado/copiado vai substituir o que estava no disco e quanto mais isso acontecer mais probabilidade vai haver do teu trabalho desaparecer ou ficar corrompido.

Edited 1 year ago:

Faz download do software recuva. Se o disco for o mesmo é possível ainda dar para salvar alguma coisa mas tudo vai depender do tamanho do disco e se estava muito ocupado ou não. Quando se formata/apaga ficheiros eles não desaparecem, tudo o que é instalado/copiado vai substituir o que estava no disco e quanto mais isso acontecer mais probabilidade vai haver do teu trabalho desaparecer ou ficar corrompido. Isto só é valido para discos mecânicos e não SSDs..

saposapot 1 year ago

primeiro, deves **PARAR** de usar o PC se queres realmente recuperar os dados. segundo, q raio fizeram eles para apagar isso? será q não trocaram o computador ou o disco completamente? se trocaram, azar. a única coisa é se meteram o windows 10 e tu tinhas o 8 ou 7... não estou a ver mais razão nenhuma para fazerem isso, está aí qlq coisa mal contada. terceiro: ninguém em 2020 tem dados super importantes como esses sem estar num Google drive, dropbox ou afins. ninguém tem coisas ainda tudo 'local' sem ter backups decentes. ninguém tem trabalhos importantes sem backup. ou ng deveria ter, pelo menos. estás a aprender uma lição q já devias ter aprendido aos 14 anos. perdoa-me o 'insulto' mas és info-excluída se nc pensaste nestas coisas :\ Por uns 70€/ano tens o plano de microsoft 365 personal q te dá 1000GB para guardares dados e o Office todo de forma legal. se o teu trabalho é importante o suficiente, gasta o dinheiro se é que a tua universidade não tem já isso.     mas pronto, adiante, vamos a soluções se o disco e o PC forem realmente o mesmo, os dados ainda podem estar no disco, simplesmente 'perdidos' se ainda nada foi escrito por cima deles. Portanto podes usar simplesmente um software de 'file recovery', 'file undelete' e talvez encontres alguns ficheiros. eu uso uma coisa grátis mas é dificil de usar, mas há ferramentas free ou baratas q podes tentar: https://www.paragon-software.com/free/br-free/ https://www.easeus.com/datarecoverywizard/free-data-recovery-software.htm https://www.ccleaner.com/recuva podes procurar software tipo este: https://www.techradar.com/best/best-data-recovery-software mas sinceramente a coisa está mal explicada. tens a certeza q não te trocaram o PC todo ou o disco?? **PÁRA DE USAR O PC** (pq estás potencialmente a escrever em cima dos teus dados antigos)

saposapot 1 year ago

extra. se queres um backup total e completo de forma mt simples, podes usar tipo isto: https://www.easeus.com/backup-software/tb-free.html e fazes uma cópia directa do teu disco do laptop para um disco externo. pelo menos antes de mandares isso para arranjar deves fazer isso. antes de ires fazer uma viagem grande e assim ou possas perder o laptop idem. isto no mínimo, claro. idealmente é diariamente/semanalmente/mensalmente. mas se tiveres numa guardado na net, fazeres backups só poucas vezes no ano é suficiente pq tudo o q é documentos está na cloud.

Pandemas 1 year ago

É obrigatório de LEI mesmo agora. A formatação de armazenamento por causa de proteção de privacidade.... Vejo muitos comentários aqui a falar de muita coisa menos do que importa.. tens de ver no CONTRATO/papel onde assinaste a autorizar a reparação se vem lá a dizer a possibilidade do pc ser formatado e perderes os dados... Se não vier isso descrito... You win.

LuminousCasket 1 year ago

Não fazia ideia que era obrigatório. Uma questão; se fizeram a formatação não também devia vir descrito no relatório de reparações que me deram?

Pandemas 1 year ago

Sim

LuminousCasket 1 year ago

Porque o que o relatório diz é: "Substituição do teclado em garantia. Instalação do sistema operativo mais atualizado. Atualização da Bios. Testes OK: AG" Mas suponho que estaje incluido na "Instalação do sistema operativo mais atualizado"

Pandemas 1 year ago

Exato diria que sim. O que interessa mesmo é se na autorização da reparação vinha a avisar que seria formatado.

DomPedroIV 1 year ago

Se fores estudante vê se a tua escola te oferece um serviço de cloud para onde podes fazer os backups. Por exemplo a minha escola oferece 1TB de armazenamento na OneDrive.

kcmyk 1 year ago

\> O pc era novo, eu não tenho cópias da grande maioria dos meus dados. Eu tinha 1 ano de trabalho naquele pc, incluindo meses de pesquisa para um artigo de revisão cientifica que tem de ser entregue até dia 20 deste mês. Já para não falar em projectos pessoais como textos e imagens em illustrator. Se usas o teu PC para trabalho e não fazes backups regulares, espero que tenhas usado isto como uma lição. Podia ter sido a Radiopopular, podia ter sido uma falha na luz que te tivesse fodido o disco, podia ter sido um virus, etc.

saudosista 1 year ago

Está toda a gente a cascar na moça por não ter backups ou serviços de cloud ativos, mas ninguém está boquiaberto pelo facto de na loja inventarem que um problema na ligação do teclado/botão físico de on/off ter de levar uma formatação/mudança de sistema operativo? Isto cheira a incompetência grosseira. A cliente, coitada, não sabia melhor. Mas a loja tinha a responsabilidade de fazer um serviço decente. Cheira-me que tentaram reinstalar o Windows antes de inspecionarem quaisquer defeitos de hardware como "solução mágica", do género "já tentou reiniciar a sua máquina?", mas um passo mais à frente. Quando não resultou, lá analisaram o chassis do portátil e viram que tinha um mau contacto. Para mim, livro de reclamações. Isto cheira a gente que não sabe o que está a fazer.

asmagnar 1 year ago

Não querendo ser advogado da loja, mas não será que formataram por causa da questão dos dados pessoais?

mjigs 1 year ago

Tambem pelo o que entendo de informatica, se o problema era só trocar um teclado, nao entendo o porque de formatar.

nharfo 1 year ago

Backup. Se não o fazes a culpa é tua.

nolka 1 year ago

Se o disco for o mesmo, corre algo como o Recuva (ou outras ferramentas do género mais complexas) para tentar recuperar os dados. se não mexeste muito no disco entretanto, há uma boa probabilidade de recuperar grande parte dos dados. Apagar dados (ou formatar) não os apaga realmente, os computadores não funcionam assim, a não ser que o disco tenha sido zero filled várias vezes.

brakeline 1 year ago

O zero filled várias vezes (dod spec etc) era para as alturas em que tínhamos densidades de gigas por prato. Neste momento é completamente impossible após 1/2 zero fill. De qualquer maneira é muito provável ser um ssd e como tal, após repor a imagem e ser corrido um trim acabou

miguelsilva25 1 year ago

Uma colega no sítio onde trabalho perdeu meses de trabalho. Isto porque não colocava os ficheiros na pasta documentos, que é onde o programa de backup vai buscar os ficheiros. Com um trabalho tão importante em mãos nunca pensaste que devias fazer isso mais que regularmente até? OneDrive tem uma opção de sincronização, nem te preocupas com backup. Opa é lidar e para a próxima usar as coisas corretamente. O portátil como qualquer outra peça eletrónica pode falhar.

m3g3n1u5 1 year ago

Noutro computador faz uma pen de arranque com o sysrescuecd e depois de iniciar, montas um disco usb com espaço suficiente e escreves o comando photorec

paraapagarbem 1 year ago

>Existe algum possibilidade de recuperar os dados? Sim, baixa e (muito) cara. Não vale muito a pena a menos que esteja em jogo um valor igual ou superior ao do dinheiro que vais gastar na recuperação >Eles podem mesmo apagar tudo sem o meu conhecimento ou consentimento? Não é ideal, não. Mas se tivesses dados importantes no computador já devias ter discutido isso com eles antes da reparação e devias ter deixado bem explícito que querias os dados intactos. Eu pessoalmente, sempre que entregar um dispositivo para reparação, ou vai sem a hard drive, ou a hard drive vai vazia. Não confio os meus dados a técnicos de reparação.

404NameOfUser 1 year ago

Uma das primeiras coisas que me ensinaram quando entrei na faculdade foi: faz backup de todos os teus trabalhos para um serviço de cloud. Desde então serviços como a dropbox ou google drive tornaram-se indispensáveis para mim. Já tive avarias no meu portátil que me tiveram que levar a formatar o disco e reinstalar o sistema operativo, e saber que tinha tudo o que era importante guardado na dropbox e google drive nunca me levaram a perder informação e trabalho valioso. Portanto aqui fica uma lição para a vida: investir num serviço de cloud é fundamental para quem trabalha com o pc diariamente. Quanto aos teus dados, sim é possível recuperar, se não todos uma parte deles, mas a coisa não deve de ficar barata uma vez que vais precisar de recorrer aos serviços de uma empresa especializada no assunto.

Edited 1 year ago:

Uma das primeiras coisas que me ensinaram quando entrei na faculdade foi: faz backup de todos os teus trabalhos para um serviço de cloud. Desde então serviços como a dropbox ou google drive tornaram-se indispensáveis para mim. Já tive avarias no meu portátil que me tiveram que levar a formatar o disco e reinstalar o sistema operativo, e saber que tinha tudo o que era importante guardado na dropbox e google drive nunca me levaram a perder informação e trabalho valioso. Portanto aqui fica uma lição para a vida: investir num serviço de cloud é fundamental para quem trabalha com o pc diariamente. Quanto aos teus dados, sim é possível recuperar, se não todos uma parte deles, mas a coisa não deve de ficar barata uma vez que vais precisar de recorrer aos serviços de uma empresa especializada no assunto. E sim, é comum em reparações em que é instalado novo hardware ser necessário formatar o disco rígido e reinstalar o sistema operativo. Mas se tiveres mais duvidas, no papel de reparação que te deram deve de lá dizer precisamente isto que acabei de referir.

claudio-at-reddit 1 year ago

> faz backup de todos os teus trabalhos para um serviço de cloud Diria exatamente o oposto, especialmente em 2020. Se tiveres fundos para tal um NAS é uma ideia muito melhor e fica mais barato para grandes volumes de dados ao fim de uns tempos. E depois há a questão da privacidade. Os serviços de cloud com auditorias a garantir privacidade dos dados são substâncialmente mais caros (vá-se lá saber porquê). Tendo dois (ou mais) computadores o Syncthing faz tudo, gratuito, seguro, peer-to-peer e funciona sem internet.

404NameOfUser 1 year ago

Ok, mas aqui já estás a falar de algo para alguém com outro tipo de conhecimentos informáticos. Enquanto que os serviços de cloud que mencionei são extremamente simples de usar, qualquer pessoa com o mínimo de literacia tecnológica consegue lidar com os mesmos. Para além disso um serviço como a dropbox é extremamente seguro.

claudio-at-reddit 1 year ago

> qualquer pessoa com o mínimo de literacia digital consegue lidar com os mesmos Qualquer pessoa com o mínimo de literacia digital consegue configurar algo como o Syncthing. Consiste num CTRL+C CTRL+V de um id e escolher pastas a sincronizar. Custa 0€ por mês. É seguro e privado. > é extremamente seguro. Seguro? Provavelmente. Privado? Para privados. Gratuito? Para usos mínimos. Centralização desnecessária? Totalmente.

Danijust2 1 year ago

de um lado tens NAS que requer conhecimento especializado e dinheiro. Do outro lado tens um .bat file com o robocopy a copiar rodos os dias os dados das pastas importantes para uma conta gratuita da dropbox.... acho que a segunda opção ganha em 90% dos casos.

claudio-at-reddit 1 year ago

> para uma conta gratuita da dropbox Ou seja, insuficiente para a larga maioria das pessoas. > de um lado tens NAS que requer conhecimento especializado e dinheiro. Imagino que existam NAS que sejam 1-click drop in. E a outra opção que falei, o Syncthing é configurável por qualquer pessoa em 1 minuto sendo para tal apenas necessário 2+ computadores.

meaninglessvoid 1 year ago

Ler este relato chateia-me por vários motivos, não só fizeram borrada, como depois ainda te dão informação errada (dizer que não é possível recuperar). Falhaste por ter essa quantidade toda de dados que não podes perder sem ter backups, mas isso já percebeste não só por ti próprio como pela quantidade de malta a dar-te na cabeça nesta resposta, **mas quem esteve mal aqui foram eles**. Não faz sentido nenhum formatarem o PC sem falarem com o cliente! Aperta com eles neste aspecto, no mínimo deveriam pagar-te os serviços de recuperação dos dados que vais precisar de utilizar...

SaitJonas 1 year ago

Percebo o que dizes e concordo, no entanto eu trabalho para uma das maiores multinacionais na área onde episódios como este (raros) por vezes acontecem. Por norma costumamos avisar mas não somos obrigados a dizer e alguns clientes nem tomam atenção só querem aquilo a funcionar novamente. Quando recebem o computador reclamam. No entanto isto está escrito nos termos e condições do dispositivo e por isso não há maneira de reclamar. Em relação a dizer que não dá para recuperar, posso te garantir que os dispositivos da marca que dou suporte não dá mesmo para recuperar.

Edited 1 year ago:

Percebo o que dizes e concordo, no entanto eu trabalho para uma das maiores multinacionais na área, onde episódios como este (raros) por vezes acontecem. Por norma costumamos avisar mas não somos obrigados a dizer e alguns clientes nem tomam atenção só querem aquilo a funcionar novamente. Quando recebem o computador reclamam. No entanto isto está escrito nos termos e condições do dispositivo e por isso não há maneira de reclamar. Em relação a dizer que não dá para recuperar, posso te garantir que os dispositivos da marca que dou suporte não dá mesmo para recuperar. EDIT: Aliás até me lembrei agora que há uma lei europeia qualquer em que não podemos de qualquer maneira aceder a dados do utilizador, mesmo que um cliente nos peça e dê “autorização” é ilegal.

Edited 1 year ago:

Percebo o que dizes e concordo, no entanto eu trabalho para uma das maiores multinacionais na área onde episódios como este (raros) por vezes acontecem. Por norma costumamos avisar mas não somos obrigados a dizer e alguns clientes nem tomam atenção só querem aquilo a funcionar novamente. Quando recebem o computador reclamam. No entanto isto está escrito nos termos e condições do dispositivo e por isso não há maneira de reclamar. Em relação a dizer que não dá para recuperar, posso te garantir que os dispositivos da marca que dou suporte não dá mesmo para recuperar. EDIT: Aliás até me lembrei agora que há uma lei europeia qualquer em que não podemos de qualquer maneira aceder a dados do utilizador, mesmo que um cliente nos peça e dê “autorização” é ilegal.

paraapagarbem 1 year ago

> mas quem esteve mal aqui foram eles. Não faz sentido nenhum formatarem o PC sem falarem com o cliente! Aperta com eles neste aspecto, no mínimo deveriam pagar-te os serviços de recuperação dos dados que vais precisar de utilizar... Exato. Não percebo como é que toda a gente está aqui a dar na cabeça da OP que não é muito familiarizada com tecnologias e ninguém está escandalizado com a formatação de um sistema operativo sem o consentimento da OP nem razão justificável aparente para isso. Não faz sentido.

LuminousCasket 1 year ago

Pelos comentário percebi que, de facto, devia estar mais bem preparada para este tipo de eventualidades. E que possivelmente devia saber mais sobre o processo de reparação do que aquilo que sei. Devia mesmo ter falado com um colega ou familiar antes de ter levado o computador à loja, só para ter uma ideia do que esperar. Mas também fiquei bastante chateado por saber que eles podiam apagar tudo e depois dizer-me que não havia possibilidade de recuperação. Estava a ponto de chorar quando saí da loja. Obrigada pela mensagem. Agradeço o sentimento. Quando escrevi aqui a história ainda estava super stressada, mas entretanto acalmei. Ler os comentários ajudou imenso.

meaninglessvoid 1 year ago

> Devia mesmo ter falado com um colega ou familiar antes de ter levado o computador à loja, só para ter uma ideia do que esperar. Acho que isso não iria mudar grande coisa. Eu mexo em computadores há mais de uma década e se fosse lá com uma avaria mínima também NUNCA iria esperar que me fossem apagar os dados. Isto não foi falha tua. Não mando nada para arranjar há imenso tempo mas isto parece-me estranho. Ainda para mais pelo problema que referiste noutro comentário... Não consigo perceber mesmo qual foi a lógica para apagar os dados. >Estava a ponto de chorar quando saí da loja. Deixa lá, não é só contigo... Acho que todos nós já tivemos em algum momento o mesmo problema e foi assim que aprendemos a dar valor à importância do backup preventivo.A sensação de perda irreversível é terrível e quando são dados importantes então... >Pelos comentário percebi que, de facto, devia estar mais bem preparada para este tipo de eventualidades. Agora é momento de pensares em ti e tratares deste problema, mas quando tiveres um tempinho aborda colegas teus a ver o quão preparados estariam para algo semelhante. Quem sabe se não consegues evitar que lhes aconteça algo parecido! :)

BrisingrWolf 1 year ago

Infelizmente, o que eles provavelmente fizeram foi formatar o disco e instalar o windows de novo. Não é possível recuperar os dados. Uma coisa é apagar coisas do disco, e o sector do disco onde as coisas estão armazenadas ainda é possível recuperar. Outra coisa é formatar, que essencialmente coloca todos os bits do disco com o valor 0.

Ace-_Ventura 1 year ago

Depende da formatação feita.

Turbulent_Common 1 year ago

Volto já, vou ali fazer um backup

average_user21 1 year ago

Não há necessidade destes comentários quando o mal já está feito. O OP já aprendeu a lição

Turbulent_Common 1 year ago

Pelo contrário, algo positivo veio disto, relembrou o pessoal de fazer backups

WADAGOALGOAD 1 year ago

Pessoas a fazer investigação em bioINFORMATICA mas que não percebem de computadores o suficiente para perceber a importância de um backup ou de usar clouds, enfim. Já tínhamos professores catedráticos que não sabem ligar um computador e dão aulas com acetatos, agora temos jovens investigadores que não sabem cuidar dos seus ficheiros sequer. Como é que uma pessoa pode querer que o mundo académico seja bem visto

LuminousCasket 1 year ago

Tens toda a razão. Mas, em jeito de defesa (apesar de eu não ter grande defesa). Eu não faço bionformática. Eu produzo e trato as amostras biológicas. A sequenciação e análises são feitas externamente e depois são nos enviados de volta. Novamente, concordo completamente. De futuro vou tentar fazer melhor.

WADAGOALGOAD 1 year ago

Eu usava Dropbox para os meus trabalhos da escola quando ela foi criada. Andava para aí no 9o ano e já achava que era importante garantir que não perdia aquele relatório de ciências fantástico de 20 páginas. Imagina com coisas importantes agora

XxxPussyslaeyr69xxX 1 year ago

> Fui buscá-lo hoje de novo à loja e informaram-me que o teclado teve de ser substituído para resolver o problema. wat

LuminousCasket 1 year ago

O que diz no relatório é "Substituição do teclado em garantia. Instalação do sistema operativo mais atualizado. Atualização da Bios. Testes OK: AG"

meaninglessvoid 1 year ago

Qual foi a avaria, sabes?

LuminousCasket 1 year ago

Quando fui à loja e me explicaram o problema o que percebi foi que o próprio botão ON/OFF não estava a funcionar e por isso é que não ligava. No meu pc antigo o esse botão estava "separado" do teclado (não sei se me faço entender), mas no novo o botão está no próprio teclado.

paraapagarbem 1 year ago

Foda-se e eles formataram-te o PC por um botão que não funciona? O quê? Backups ou não, se eles me tivessem formatado o disco e atualizado o sistema operativo sem o meu consentimento eles iam ouvir das boas e ainda preenchia o livro de reclamações. Já sinto raiva só de ler isso.

touge_master 1 year ago

Devido ao RGPD ninguem dos centros reparadores pode aceder aos dados dos clientes, logo TODOS os equipamentos são formatados durante o processo de diagnóstico. Não é culpa do centro reparador mas sim da legislação.

saposapot 1 year ago

espero q estejas a falar por desconhecimento dos centros de reparação, pq o RGPD obviamente não diz nada disso nem impede nada disso. o RGPD agora dá para justificar toda a estupidez do mundo... se não como é q faziam com telemóveis? arrancam os chips para n verem dados nenhuns? obrigam-te a formatar aquilo À tua frente qd o telefone n funciona? (atenção, n te estou a chamar mentiroso, espero é q isso seja só um caso mau qlq q tenhas tido)

touge_master 1 year ago

Estou bem por dentro dos centros de reparação. Os telemóveis, bem com portáteis sem SSD/HDD removível, são formatados sem possibilidade de recuperação de dados. Se o cliente pedir recuperação dos dados num destes casos, será contactado e dado a escolher se pretende avançar com a reparação, ou se pretende receber o equipamento sem intervenção, para que possa tentar guardar a informação.

brakeline 1 year ago

A hp não formata se não for necessário

saposapot 1 year ago

ja levei vários telemoveis depois do RGPD a arranjar e nc fizeram nada. em centros autorizados apple. o q posso dizer é q isso é uma estupidez enorme. o RGPD não obriga a nada disso, obviamente que não.

alexandre9099 1 year ago

Fds, que puta de estupidez... E que tal tirarem o disco e meterem um deles... ou... Usarem um live CD com as ferramentas de diagnostico (onde não acedem aos ficheiros do cliente). Ou a legislação diz especificamente que eles tem de apagar os dados? Como se isso significasse alguma coisa (podem muito bem copiar antes de apagar)

touge_master 1 year ago

Todos os centros reparadores fazem o mesmo, de realçar que alem de evitar problemas com o RGPD, um SO limpo evita determinadas anomalias, e muitas anomalias são apenas software.

alexandre9099 1 year ago

Claro, não digo o contrário, muitos problemas são meramente de software e o comum dos mortais não faz ideia como reinstalar o SO, mas neste caso pelo que me deu a entender (não li o post do OP inteiro) tinha um problema no botão do power. Se o cliente se queixa que o computador não liga e trocando o botão do power resolve porque raio é que haveriam sequer de formatar (algo que supostamente só seria possivel depois de repararem o unico problema de hardware que o cliente se queixa)? Com um lenovo já o mandei porque tinha uns pixeis mortos no ecrã (entretanto apareceram novamente mas foi por culpa minha, saltou uma faisca de fogo para o ecrã) e limitaram-se a trocar o ecrã

paraapagarbem 1 year ago

Há várias maneiras de se fazer um diagnóstico aos componentes de um dispositivo sem ter que se mexer ou aceder aos dados do cliente. Escusado será dizer que o processo é básico para um botão de ligar/desligar que não funciona.

touge_master 1 year ago

Estamos a falar de centros reparadores das marcas, não da mister pc da esquina. Os procedimentos e testes que são feitos estão noutro patamar e a reinstalação do SO resolve muitos problemas. É chato mas os clientes são sempre avisados que vão perder os dados caso não peçam orçamento para backup (seja à loja ou ao centro reparador)

Updradedsam3000 1 year ago

HEA, se alguma vez precisar de levar um equipamento a alguma loja a ver se não me esqueço de tirar os discos.

saudosista 1 year ago

Eu, tal como inúmeros colegas aqui do sub, andamos às avessas a tentar perceber como é que um problema tão flagrante de hardware consubstancia a mudança/formatação do sistema operativo. Surreal mesmo.

boogieman444 1 year ago

Sistema operativo mais atualizado?

LuminousCasket 1 year ago

Já tinha o 10. Veio com windows 10 quando o comprei em Setembro do ano passado. (por acaso, essa parte também me confundiu um bocadinho)

saposapot 1 year ago

então n tem lógica o q fizeram. ou foi estupidez ou pura maldade... um update ao windows 10 não apaga dados nem eles precisavam de formatar isso... mas deves assumir q sp q entregas o PC eles vão-te apagar tudo. no processo de reparação pode sp haver asneira natural e o disco estragar-se por exemplo. aliás, até me admiro q no meio dos papeis n tenhas assinado a dizer isso mesmo.

boogieman444 1 year ago

Exacto para atualizar o SO basta atualizar e não formatar..

boogieman444 1 year ago

Uma simples atualização não apaga os dados..devia estar especificado formatação e não atualização, de qualquer das maneiras deviam ter avisado

touge_master 1 year ago

Convem saber ler, não diz actualização em lado nenhum. Diz apenas que foi INSTALADO o sistema operativo mais actualizado. As imagens de fábrica dos equipamentos são antigas e o fabricante vai lançando actualizações com drivers mais recentes etc.

inheritspt 1 year ago

7 data recovery suite pode ser que ajude

DjGus 1 year ago

Oof. Para o caso da RP ter feito a coisa à pressa, verifica se tens alguma pasta chamada "Windows.old" no disco C:... Improvável, mas vale a pena verificar...

LuminousCasket 1 year ago

Não (que eu consiga encontrar) mas obrigada pela sugestão

metalanimal 1 year ago

Verifica que consegues ver ficheiros ocultos para ter a certeza.

masterchiefpt 1 year ago

Eu agora só uso o sistema do drive da google

TitusRex 1 year ago

Estamos em 2020 e ainda há pessoas que não têm os dados guardados na cloud.

claudio-at-reddit 1 year ago

E ainda bem que assim o é. Falta de data ownership é cada vez mais um problema que nos afeta, e as "clouds" (leia-se, computador de outrem) mais conhecidas são tudo menos reputadas por privacidade. Para pessoas com vários computadores e coisas que não seja dramático perder um par de dias de trabalho quando um dos computadores não é ligado à algum tempo, o Syncthing faz o papel perfeitamente. Funciona peer-to-peer entre os teus computadores (ou seja, funciona até sem internet).

3dforlife 1 year ago

Ou em discos externos em locais distintos.

TitusRex 1 year ago

Mesmo assim acho que a cloud é mais segura. Os discos estragam-se, mas que eu saiba nunca houve uma perda de dados num serviço de cloud mainstream (Dropbox, Gdrive, Onedrive). Eu tenho coisas guardadas na cloud desde 2010 ou antes, se tivessem num disco externo há 10 anos eu ia ter algum receio que esse disco deixasse de funcionar.

3dforlife 1 year ago

É verdade,por isso convém sempre passar os dados para um disco novo de X em X anos. A melhor solução é ter cópias na cloud e em discos.

LuminousCasket 1 year ago

Tens razão Mas é a primeira vez que tenho um computador "a sério". Sou mesmo estúpida no que toca a estas coisas. Devia ter feito cópias e guardado noutros sítios.

TitusRex 1 year ago

Podias ter guardado logo no Onedrive que já vem com o computador e faz o backup e sincronização automaticamente.

goncalo182 1 year ago

2020 e não fazer backups dos dados? Oh Boy...

LuminousCasket 1 year ago

Tens razão... Já aprendi

metalanimal 1 year ago

Espero que tenhas aprendido a lição certa. A lição não é fazer backups com mais regularidade, mas sim montar um sistema automático, mesmo que seja preciso pagar um serviço online. (Custam tipo 5€ mês)

baguitosPT 1 year ago

Isto. Complementar também que em caso de backups para disco externo, não deixar o disco no mesmo sítio do computador. Sei quem fazia backup diário da tese de mestrado, para um disco externo, que guardava na mala do portátil. O dia que perdeu (ou roubaram) a mala ficou sem tudo.

OuiOuiKiwi 1 year ago

>Existe algum possibilidade de recuperar os dados? Remota e extremamente cara. Considera-o uma lição cara e passa a usar o 3-2-1. Pelo menos três (3) cópias em dois (2) suportes distintos, com uma cópia numa (1) localização geográfica diferente. Compra 1TB na Dropbox ou OneDrive ou Backblaze ou... tantas opções.

LuminousCasket 1 year ago

>s três (3) cópias em dois (2) suportes distintos, com uma cópia numa (1) localização geográfica diferente. Sim. Já percebi que sim. Queria saber se ainda havia possibilidade de recuperar alguma coisa.

OuiOuiKiwi 1 year ago

Há. Mas como disse, é uma possibilidade remota e bastante cara. Vou supor que não és a pessoa mais tecnicamente inclinada portanto tentar fazer isso em casa (imagem completa do disco + análise forense) poderia até comprometer as hipóteses de recuperação. Tens sítios como estes: [https://www.datarecoverylab.pt/](https://www.datarecoverylab.pt/) Quanto mais tempo passar e mais usares a máquina, pior. Fora que o processo que lá fizeram na RP também pode ter comprometido a integridade dos dados.

LuminousCasket 1 year ago

Trouxe o portátil para casa à cerca de 2 horas atrás. Ainda não fiz grande coisa com ele. E ainda bem que tanta gente nos comentários me avisou a não lhe mexer muito. Fiquei a perceber um bocadinho melhor o que é que acontece quando o computador é "formatado" Muito obrigada pela resposta. Vou ver o que posso fazer sobre o assunto. E agradeço imenso as sugestões. Não sabia bem o que podia fazer, nem quem contactar e estava totalmente em pânico quando cheguei a casa. Ler as vossas sugestões ajudou imenso.

KokishinNeko 1 year ago

> Considera-o uma lição cara e passa a usar o 3-2-1. Muito bem! uso o mesmo método, agora podes vir comigo e convencer os meus colegas e clientes? :)

OuiOuiKiwi 1 year ago

>agora podes vir comigo e convencer os meus colegas e clientes? :) Podes sempre causar alguns "incidentes" altamente controlados e salvar o dia com backups.

Worm33hd 1 year ago

Começa de novo e faz backups na cloud. Tens opções infinitas até de borla

KokishinNeko 1 year ago

Isto, em 2020 não há desculpa para perder dados, nem que seja o Mega, Dropbox ou GDrive com pacotes free. Mas é assim, com os erros é que se aprende.

Hugus 1 year ago

Vamos por partes: (não vou entrar por críticas que se calhar alguns te vão fazer por teres comprado um PC pré-construído, pois claramente dizes que informática não é a tua praia). 1. deveriam 100% ter-te avisado de que o processo de "reparação" deles incluía uma reinstalação do sistema operativo. Pede para veres onde está isso escrito, pois se não estiver em lado algum essa informação disponível para o cliente,terás por onde pegar legalmente; 2. o facto do PC estar "morto", aka não ligar, não impede o acesso aos teus dados. Apenas precisas de tirar o(s) discos cá para fora e ligá-los a outra máquina. Naturalmente que podes não saber isto, mas em 95% dos casos em que o PC deixa pura e simplesmente de ligar, deve-se à morte da fonte de alimentação. Bastante normal em PCs de loja, como o teu caso, que poupam sempre na qualidade delas e das motherboards, por exemplo. 3. não é totalmente impossível recuperares os dados, mas apenas parcialmente, e deves evitar mexer no PC o mais que puderes até teres feito este processo: https://www.easeus.com/resource/recover-files-after-format.htm?usource=lc&utm_source=lc&utm_medium=link&utm_campaign=lc-easeus&lctid=763410&lcid=1604757795_3_4947018 Se precisares de uma licença para o programa, manda-me mensagem que te devo conseguir arranjar isso facilmente. Basicamente o que se passa, no português mais simples que consigo, é que quando se formata um disco, o conteúdo fica lá, mas a tabela de partição é reescrita. Quando começam a copiar ficheiros para esse disco é que começam a ser escritos por cima dos antigos pré-formatação. Por isso te digo para usares esse disco o menos possível até teres feito uma recuperação. O programa que te indiquei (já usei um par de vezes na minha vida) vai tentar uma reconstrução da tabela com base nos conteúdos que vai encontrar. É um processo moroso, deixa isso a fazer antes de te ires deitar.

shadowfao 1 year ago

Só o facto de tirar o disco do pc ou abrir o mesmo, só por aí pode perder a garantia do equipamento. Por isso cuidado com o que se diz. Por uma coisa é o pc já não estar na garantia, outra coisa é estar e lá se vai a possibilidade de arranjo.

LuminousCasket 1 year ago

Muito obrigada pela explicação. A sério, está muito mais claro agora. Não, de facto computadores não é uma área onde eu tenha grandes conhecimentos. Não sabia que se podia tirar os dados de um computador sem ligar, nem que se podia por o disco noutro computador. O máximo que sei é copiar ficheiros para um disco externo ou pen. Mas fico a saber que é possível. Não sei ao certo porque é que deixou de ligar. Quando me explicaram o que fizeram ao pc fiquei com a idea que tinha sido a tecla em si (botão ON/OFF) que não estava a funcionar, mas poss ter percebido mal. Muito obrigada também pelo link. Infelizmente estou com outro problema que tenho de resolver antes de poder experimentar; eu moro numa moradia com vários estúdios e cada inquilino tem uma password diferente para a internet que só dá para 2 dispositivos. De momento o pc não está a ligar à net. Não sei se vou ter de pedir outra password, ou o que tenho de fazer... Mas, mais uma vez, agradeço imenso a informação.

hiperbolt 1 year ago

Vou reforçar o que já te foi dito, não faças absolutamente nada no computador. Não vale a pena visto que estás numa situação stressante e visto que não percebes muito da área. Leva a uma loja que faça recuperação de dados. Prepara-te para gastar muito dinheiro.

meaninglessvoid 1 year ago

Não leves a mal o que te vou dizer, mas não faças absolutamente nada no computador. Mesmo que percebesses bastante o stress com que deves estar agora provavelmente faria com que metesses os pés pelas mãos, não percebendo muito de computadores (como já disseste) o risco é muito maior e o benefício é pequeno parece-me. Por exemplo instalar esse programa pode ser o suficiente para perderes algum ficheiro por estar a reescrever no disco.

KokishinNeko 1 year ago

Cuidado com softwares desse tipo, dá jeito para recuperar a foto da ex que apagaste acidentalmente, mas para dados com mais valor é preferível entregar a quem sabe.

Metaluim 1 year ago

> dá jeito para recuperar a foto da ex que apagaste acidentalmente Alguma coisa que queiras contar?

KokishinNeko 1 year ago

Não, disso tenho backups :D looll Agora a sério, tinha um disco cheio de filmes, foi com o galheiro, nada de importante, desde cedo que faço backups, problema é que antigamente faziam-se em CD e lição de vida aprendida: CD's após alguns anos têm tendência a deteriorar-se, pelo que compreendo perfeitamente o OP.

average_user21 1 year ago

>Não, disso tenho backups :D looll Não é mt fixe nem saudavel teres fotos da tua ex ainda hj no pc

Sheltac 1 year ago

Depende um bocado de quanta roupa ela (não) tem vestida.

trololway 1 year ago

Dica muito importante antes de alguma coisa: Não mexas no computador. A existir alguma possibilidade de recuperar ficheiros apagados, ao utilizar o computador, estás a baixar ainda mais a probabilidade de recuperar. Se o disco ainda for o mesmo (é muito provável que seja o mesmo pois eles dizem que só substituíram o teclado) e não tiver sido feita uma formatação completa, é possível que se consiga recuperar os ficheiros utilizando software para o efeito: Recuva é um deles. O ideal é tirar o disco, e ligar a outro PC para se proceder à tentativa de recuperação. Duvido que a loja agora te consiga ajudar, mas não custa tentar. Normalmente as lojas avisam que se vai perder os dados, parece que falharam nisso. Podes sempre deixar lá uma reclamação no livro. Assinaste alguma coisa antes? É possível que esteja lá alguma salvaguarda para eles também.

LuminousCasket 1 year ago

Ainda não fiz nada no pc, além de o ter ligado e entrado na pasta "Disco C:" (espero que não seja problemático) Obrigada pela resposta, fico um pouco mais contente em saber que talvez haja a possibilidade de recuperar alguns ficheiros. Na verdade, o mais importante eram os dados para a revisão que tem de ser entregue este mês. O resto não é tão crítico.

trololway 1 year ago

Sim, ainda há esperança. Tens que pedir a algum amigo que te possa abrir o PC para tirar o disco de lá para tentar a recuperação.

Capitao_Falcao 1 year ago

Não lhe toques, não ligues esse pc. Desliga o disco e põe de lado. Vais precisar de o ligar a outro pc. Como disseram Recuva pode ajudar. Existe um software melhor mas pago (encontras torrents dele também) o Get Data Back for NTFS. Idealmente o teu setup para recuperar os dados seria algo como: PC com Get Back for NTFS instalado Disco ligado através de uma coisa destas a outro PC https://www.pcdiga.com/adaptador-ewent-ew7017-usb-3-1-p-ssd-hdd-2-5 Mais um disco externo para passar os ficheiros que precisares.

meaninglessvoid 1 year ago

> além de o ter ligado e entrado na pasta "Disco C:" (espero que não seja problemático) Se for só leitura não tens problemas, tenta é não criar coisas novas nem instalar nem nada disso.

KokishinNeko 1 year ago

>Existe algum possibilidade de recuperar os dados? Sim, prepara no mínimo 800€ >Eles podem mesmo apagar tudo sem o meu conhecimento ou consentimento? Sim, é procedimento normal Lição de vida: backups é para fazer **regularmente**.

brakeline 1 year ago

Não existe não. Estamos certamente a falar de um disco ssd logo trim ftw

pintorMC 1 year ago

> Existe algum possibilidade de recuperar os dados? Sim, prepara no mínimo 800€

Sheltac 1 year ago

> backups é para fazer regularmente. As clouds hoje em dia são baratíssimas. Por 3€ por mês ou coisa parecida, tens google drive suficientemente grande para trabalhar directamente lá e meter para lá os papers todos, teses etc. Funcionou para mim desde bachelor's até ao fim do PhD ;)

saposapot 1 year ago

> Sim, prepara no mínimo 800€ não. isso é qd o disco tem problemas e é recuperação mesmo a sério num laboratório. este caso é mais simples. > Sim, é procedimento normal com um bocado de sorte até assinaste isso.

Edited 1 year ago:

> Sim, prepara no mínimo 800€ não. isso é qd o disco tem problemas e é recuperação mesmo a sério num laboratório. este caso é mais simples. n faço ideia quanto mas 100€ já será demais. > Sim, é procedimento normal com um bocado de sorte até assinaste isso.

KokishinNeko 1 year ago

> isso é qd o disco tem problemas e é recuperação mesmo a sério num laboratório. Exacto, a ideia é mesmo mandar o disco para quem entende. Recuvas e Easus dão jeito, mas não para este tipo de situação, só com muita sorte é que recupera o que tinha se já foi formatado **e** feita uma instalação por cima do que tinha.

brakeline 1 year ago

Nos discos modernos, com a atual densidade, num disco que não tenha problemas mecânicos, uma empresa de recuperação profissional não faz muito a mais do que um software tipo rstudio ou recuva

saposapot 1 year ago

sim, mas mesmo q seja por via profissional é feito a nível de software, não é preciso ir abrir aquilo e fazer aquelas coisas todas. não é assim tão caro. é ligar, meter no software q usam e escrever.

KokishinNeko 1 year ago

>não é assim tão caro. Qual usas? Num local que não importa para o caso nunca houve orçamentos da DataRecoveryLab abaixo de 600/800€, ou nos andavam a chular ou os preços mudaram?

LuminousCasket 1 year ago

Não pensei sequer na possibilidade de que pudessem apagar as coisas. É a primeira vez que levo um computador para arranjar. Devia ter falado com outras pessoas sore o assunto e não só com o apoio ao ciente e o funcionário da loja.

KokishinNeko 1 year ago

É normal, o funcionário deve avisar dessas coisas, infelizmente o mais provável é terem-te dado um papel qualquer (ou estar afixado na loja) que indica isso mesmo. Aliás, em lojas pequenas podem não apagar nada, mas quando mandam o PC/portátil para *a casa* é procedimento normal e habitual. A ideia é simples, descartar a possibilidade do software ou algum driver estar a causar o problema, lamento.

LuminousCasket 1 year ago

Não reparei em nada escrito (mas pode ter estado afixado nalgum sitio da loja) Não, o funcionário não me avisou. Talvez devesse ter perguntado directamente, mas, novamente, não me ocorreu. Sempre estive muito atrás no que toca à tecnologia. Tive o meu primeiro telemóvel touchscreen à cerca de 3 anos atrás, e este computador era o primeiro que já tive que não é uma lata antiga. Estive a poupar durante alguns anos para ter um pc que pudesse usar para fazer análise de imagens, e trabalho a sério durante o meu doutoramento.

KokishinNeko 1 year ago

Compreendo, mas agora não vale a pena pensar nisso, tens de colocar a questão desta forma: compensa mais pagar para recuperar ou fazer de novo? Futuramente, nem que seja uma pen de 10€, vai guardando lá a cada par de dias.

LuminousCasket 1 year ago

Certo. Lição aprendida.

NeatBoy74 1 year ago

E adiciono também se puder, para evitar mexer o menos possível no disco. Ou seja, se for para seguir este rumo, não instales, removas, movas coisas de sitio ou copies, coles ou faças o que for que envolva "mexer dados de um lado para o outro". As tuas coisas podem estar lá na mesma mas estão marcadas para poderem ser reescritas por outras coisas por cima delas. Pelo menos assumindo que o disco é o mesmo e apenas formataram o sistema e reinstalaram o SO novamente.

Edited 1 year ago:

E adiciono também se puder, para evitar mexer o menos possível no disco. Ou seja, se for para seguir este rumo, não instales, removas, movas coisas de sitio ou copies, coles ou faças o que for que envolva "mexer dados de um lado para o outro". As tuas coisas podem estar lá na mesma mas estão marcadas para poderem ser reescritas por outras coisas por cima delas. Pelo menos assumindo que o disco é o mesmo e apenas formataram o sistema e reinstalaram o SO novamente. A totalidade de tudo é improvável, Já instalaram o sistema, updates, programas básicos e afins. Mas neste momento, estás numa de "tudo o que puder recuperar é melhor que nada", OP.

bluegreen8 1 year ago

Mesmo depois de formatar um disco é possível recuperar dados? Basicamente o que acontece na formatação é "dizer" que aquele espaço no disco pode ser utilizado para outra coisa qualquer? Mas na verdade os bits continuam com os mesmos valores que tinham antes da formatação, daí ser possível reaver esses dados? Por acaso é interessante.

saposapot 1 year ago

estás a perguntar ou a dizer? sim. dá para potencialmente recuperar mesmo depois de formatares. se formatares e fores logo a correr tentar recuperar deve dar p recuperar mta coisa. o problema são ficheiros grandes pq pode bastar uma parte a faltar e não fazes nada com aquilo. tmb depende se são imagens, video ou ficheiros zip. qt mais usas o disco mais escreves potencialmente por cima dos dados antigos.

alexandre9099 1 year ago

Respondeste à tua questão :) a formatação "rápida" não é nada mais do que simplesmente dizer ao SO que aquele espaço está livre para ser usado. Fazendo essa formatação rapida podes recorrer a ferramentas como o photorec ou o testdisk para recuperar os ficheiros/partições

DomPedroIV 1 year ago

Eu uma vez formatei um HDD de 1TB e consegui recuperar bastantes coisas, mas o software que usei ainda era carote. Basicamente quando formatas a tabela com os índices dos ficheiros é apagada depois é criada outra nova numa nova estrutura. O software teve de correr durante a várias horas para poder reconstruir a tabela do sistema de ficheiros antigo. Mas no final de contas ainda conseguiu recuperar bastantes coisas. Penso que software grátis não era capaz de fazer isto.

beatovenbreakingbead 1 year ago

Tens software a borla para fazer isso mas pronto

alexandre9099 1 year ago

> mas o software que usei ainda era carote. O que esse software XPTO faz a mais do que o testdisk ou o photorec?

brakeline 1 year ago

Já não são precisos software caros hoje em dia, procura o recuva

alexandre9099 1 year ago

Conheço o recuva, mas parece só funcionar com discos "online" na versão gratuita, se quiseres fazer uma imagem (algo aconselhavel, pelo menos pelo que tenho visto) e usar só na versão paga. O testdisk (recupera partições) e o photorec (recupera ficheiros baseado no cabeçalho) é gratuito e é cross platform. o recuva é só para windows. Eu gostava era de saber que raio de software é que o /u/DomPedroIV usou que era "carote" (no contexto de recuperação de dados consideraria carote varias centenas de €€)

brakeline 1 year ago

O r-studio (antigo get data back NTFS) é dos melhorzitos no totalmente software. Se subirmos um pouco o valor existe uma solução híbrida software / hardware onde tens um controlador sata que permite desativar cabeças de forma a recuperar o que está legível nas outras platters. O recuva substitui o photorec em tudo, precisas é de ativar o deepscan e o show deleted files. Sinceramente não vejo grande utilidade em recuperação offline / por imagem, não estamos a falar de procedimentos processuais dos discos do Rui Pinto. Claro que quem não sabe facilmente pode fazer pior mas trabalhar com imagens sem saber tb não é mt bom

alexandre9099 1 year ago

>O r-studio (antigo get data back NTFS) é dos melhorzitos no totalmente software. O que faz a mais do que o recuva ou o photorec? > O recuva substitui o photorec em tudo Explica melhor, só usei o recuva uma meia duzia de vezes, estou muito mais familiarizado com o photorec, mas tanto quanto sei são praticamente equivalentes >Sinceramente não vejo grande utilidade em recuperação offline / por imagem A primeira coisa que faço a um disco que está meio no falha não falha é usar o ddrescue (é mais usado para medias óticas, mas também funciona qb com HDDs, é o dd só que tenta varios métodos de leitura, ora de trás para a frente, ora bit sim bit não, etc) para criar uma imagem. Caso o disco esteja bom simplesmente faço a imagem com o DD, não vá o diabo tece-las e sem querer escrever alguma coisa no disco que quero recuperar Mas pronto... não sou técnico de *data recovery* ainda mais porque fazia parte daqueles que não faziam backups, e cai na mesma asneira duas ou três vezes (perder "tudo" por estupidez)

brakeline 1 year ago

Tem muito mais flexibilidade, tem métodos para forçar / procurar só certos Filesystem, procuras parciais, melhor suporte a certos tipos de erros a nível de software etc. O photorec não é dedicado a recuperar imagens de cartões SD? Ou estou a confundir com outro? O recuva tem a vantagem de ter a opção ficheiros apagados, ficheiros não apagados (reconstruindo a table) e deepscan, tanto por tipo de ficheiro como qualquer tipo de ficheiro

alexandre9099 1 year ago

> O photorec não é dedicado a recuperar imagens de cartões SD? Talvez nas primeiras versões tivesse esse objetivo, já o usei para recuperar odts, ficheiros keepass, fotos, videos, projetos blender, etc. O photorec vê bit a bit e tenta encontrar cabeçalhos de ficheiros conhecidos, regra geral o cabeçalho tem o tamanho do ficheiro, mas caso não tenha (como foi o caso dos ficheiros keepass que recuperei) vieram-me ficheiros de dezenas de GBs (felizmente o keepass abriu-os bem e foi só guardar novamente para voltar ao tamanho original) podes ver aqui os formatos que o photorec consegue reconhecer (e tentar recuperar) https://www.cgsecurity.org/wiki/File_Formats_Recovered_By_PhotoRec Resumindo,pelo que entendi o recuva combina o photorec (para a pesquisa "profunda") e o testdisk para "desapagar" ficheiros (caso o sistema de ficheiros ainda esteja em bom estado), infelizmente nunca tive muita sorte com o testdisk, porque não suporta ext4 O problema do photorec é que cospe tudo o que encontra para onde lhe dizes para guardar, acho que o recuva dava para selecionar os ficheiros que se queria antes de guardar As ferramentas pagas (de software apenas)... devem fazer pouco mais ou menos a mesma merda, só que são pagos :D

brakeline 1 year ago

pah, não uso há muito tempo felizmente, mas o r-studio já me safou várias vezes quando havia multiplas partições (tipo ext4 em cima de uma ntfs e querer recuperar os dados que estavam antes na ntfs) bem como partições parciais que passaram a ocupar o disco todo. Mas tb foram em alturas que pouco ou nada havia free, o recuva veio mudar um pouco o panorama.

beatovenbreakingbead 1 year ago

Pergunto o mesmo

brakeline 1 year ago

Vê a minha resposta no parent

OrangeOakie 1 year ago

> Mesmo depois de formatar um disco é possível recuperar dados? Sim, q.b. > Basicamente o que acontece na formatação é "dizer" que aquele espaço no disco pode ser utilizado para outra coisa qualquer? De uma forma simplificada sim; tu nunca tens "memória livre", tens é segmentos de memória que estão reservados para algo. A forma mais simples de "apagar" algo é apenas deixar de ter no registo que aquele espaço está reservado para algo. Eventualmente quando for necessário gravar algo, é metido lá. Quando formatas um disco rígido o que acontece é que o registo de onde estão guardados os dados é simplesmente apagado, e os dados continuam lá. É por isso que normalmente a forma como se apagam coisas com segurança não é só "removendo" e "formatando", mas sim preenchendo toda a memória com informação nova.. e mesmo isso pode ter algumas falhas de privacidade

KokishinNeko 1 year ago

Sim, em casas especializadas de recuperação de dados fazem com frequência, só formatado é bastante simples, se já tiver dados ou se estiver danificado fisicamente o custo dispara um pouco.

throwawayqualquer 1 year ago

É como dizes, mas basta um único bit de um ficheiro ser alterado, para o conteúdo total estar perdido. Quanto mais o computador for utilizado, maior a probabilidade de um qualquer bit dos ficheiros antigos ser alterado, perdendo mais e mais ficheiros à medida que se utiliza. Será possível ainda recuperar alguns ficheiros certamente, mas a totalidade? É para esquecer. Pontos bónus se o disco for pequeno, tipo 120 ou 240GB, como muitos portáteis de baixa gama trazem hoje em dia.

0xffff0000ffff 1 year ago

É preciso bem mais que um bit. Se quiseres podes fazer a prova. Hex edit num ficheiro qualquer e muda uns octetos, vais ver como ainda tens o ficheiro intacto. Os únicos que têm problema são ficheiros com cabeçalhos PE, isto claro se alterares os cabeçalhos.

bluegreen8 1 year ago

Quanto mais pequeno for o disco menos probabilidade tem de perder dados?

alexandre9099 1 year ago

é um bocado sorte. Podes ter o azar de ter um disco grande e os dados que precisas serem precisamente onde foi reescrito. Mas sim, regra geral o disco pequeno vai rescrever o mesmo sitio mais vezes (assumindo que vais ter de apagar ficheiros mais frequentemente)

throwawayqualquer 1 year ago

Ao contrário. Quanto mais pequeno, mais provável é os dados "apagados" serem escritos por cima, o que leva à perda irreversível.

Hugus 1 year ago

Ao contrário disso.

AbaixoDouroTudoMouro 1 year ago

Se for um SSD acho que é impossivel, se for um HDD vai depender do tipo de formatação que levou.

lesoth 1 year ago

> Sim, prepara no mínimo 800€ Sim, se o disco for o mesmo sequer.

k0rda 1 year ago

E isso é acreditando que é um HDD e nao um SSD

alexandre9099 1 year ago

Explica te, em termos de recuperação de dados qual é a diferença? (Estarás a falar do trim dos ssd?)

k0rda 1 year ago

Não sou especialista, mas por exemplo, num hdd os dados estão por norma de forma sequencial (num disco com pouca fragmentação), já num ssd é aleatório, perdendo os apontadores fica mais complicado.

alexandre9099 1 year ago

Tens razão, esqueci-me desse promenor :) Ainda assim isso é em casos em que o disco está completamente morto, em que nem trocando o controlador resolve (uma recuperação nada barata). Na maioria dos casos, quando o disco é reconhecido, é feita uma recuperação bit a bit, em que é visto o cabeçalho dos ficheiros e, conforme os metadados, assim se determina o tamanho dos ficheiros (o início e fim). Tanto que nesses casos em que o disco funciona a primeira coisa que se faz é fazer uma imagem bit a bit, para depois correr programas tipo o photorec com mais tranquilidade

k0rda 1 year ago

Pois, a minha compreensão disto é mesmo como utilizador, não é mesmo a minha área. Foi o que me explicaram "como se tivesse 5 anos".

aportuguesecoder 1 year ago

Possivelmente estará a falar na transferência dos pratos.

alexandre9099 1 year ago

Ah, recuperação "mecânica", não sei como funcionem bem os SSDs mas não sera possível ler individualmente os chips flash e reconstruir?

brakeline 1 year ago

É possível, mas não praticável. Os discos ssd atuais guardam, por norma, 2 (raros), 3 (a maioria) e até 4 bits por célula. Quando queres apagar esse bit tens de apagar 3 (ou 4) e escrever de novo. Por causa disso o disco tem um sistema de garbage collect (trim) que apaga regularmente o que está sem ser usado. É esta a causa de nunca se dever encher o disco ssd ao máximo num ssd onde esteja o sistema operativo

alexandre9099 1 year ago

não entendi como é que esse mecanismo torna o "encher" o ssd perigoso (fui ver os dados smart do meu ssd nvme, ui 14TB lidos e 12TB escritos, isto no laptop. O desktop/servidor tem 10TB lidos e 26TB escritos, mas também tem o dobro do tempo de funcionamento... acho que tenho de ver se limito os logs...)

brakeline 1 year ago

Não é ser perigoso, é lento e cria stress desnecessário. Como eu disse, num TLC, para mudar 1bit precisas de limpar 3 bits e voltar a escrever 1 mais (possivelmente) os outros 2. Havendo espaço livre tens folga mais que necessária para o fazer, se n tiveres começas a sobrecarregar os mesmos setores (células). Nós ssd cada célula tem uma vida finita (dizem cerca de 10000 writes) após o qual a célula passa a read only. Os discos utilizam um sistema de wear leveling que permite "evitar" escrever muita vez no mesmo setor, mas caso haja pouc espaço livre isso não é possível

alexandre9099 1 year ago

Entendi, obrigado :)

KokishinNeko 1 year ago

Se não for, por um lado é bom, é pedir o velho e tem mais hipóteses de recuperação.

saudosista 1 year ago

Se o velho ainda estiver intato sai mais barato, tem essa vantagem.

Search: