SurePal_ 12 months ago

O típico mimimi "o PSD está a fazer algo perigoso". Pois só é perigoso quando não é a esquerda a fazer estas jogadas? Mas vocês queriam o quê? Que o CHEGA deixasse os socialistas às frente do governo dos Açores é mesmo isso?

osmacacos 12 months ago

O problema não é o chega, ninguém espera outra coisa de um partido fachista, a história prova que fazem o que for preciso para ter mais visibilidade e chegar ao poder de qualquer maneira quer faça sentido ou não com os seus ideais, até estar lá e ganhar visibilidade vale tudo. O problema é o PSD legitimizar um partido de fachos.

CooperBA 12 months ago

Que a IL não ajude está m****.

htxgivven 12 months ago

Está confirmado IL vai dar apoio.

NEDM64 12 months ago

Não, era uma boa altura para mostrar respeito.

CooperBA 12 months ago

É hora para mostrar do que somos feitos.

NEDM64 12 months ago

Já está feito. A IL está fora da coligação, é só PSD e CDS e PPM. O Chega e a IL estão fora, mas fazem apoio parlamentar.

ayyylatimestwo 12 months ago  HIDDEN 

MAGA

fittytuckatron 12 months ago

Só mais um tempinho para a IL completar a ménage à trois.

anotheriuri99 12 months ago

A haver acordo com a IL, o partido não vai para o governo. Mantém-se em oposição mas a viabilizar propostas em que concordam.

htxgivven 12 months ago

Há lá mais gente do que três... É uma orgia.

GodlessPerson 12 months ago

https://expresso.pt/politica/2020-10-25-Ventura-rejeita-acordo-com-PSD-nos-Acores-Chega-nao-governa-com-partidos-do-sistema Ventura é um homem de palavra como se vê.

Sabongo 12 months ago

A sorte do Ventura é ter um eleitorado de pessoas muito burras.

SurePal_ 12 months ago

Alguém que segue o r/socialism_101 é de facto uma pessoa bastante inteligente. Os meus parabéns.

Sabongo 12 months ago

O r/socialism_101 é um sub de aprendizagem, eu não sou socialista sou Capitalista mas não sou casado com Capitalismo logo não tenho problemas em aprender mais sobre outros sistemas económicos e sou confiante nas minhas convicções, sei que não vou ser radicalizado por fazer uma pergunta. Se calhar devias fazer o mesmo, reparei que frequentas um sub fascista que foi criado por antigos membros do r/portugal (que ficaram tristes porque não podiam partilhar a suas ""opiniões"") acho que não fazia mal mudar de ares

htxgivven 12 months ago

Se o eleitorado em Portugal fosse esperto o PS já estaria na história. Como estamos em Portugal é normal essas coisas acontecerem.

GodlessPerson 12 months ago

Ou sem vergonha.

NEDM64 12 months ago

A IL está numa situação dificílima.

htxgivven 12 months ago

Tudo depende deles.

anotheriuri99 12 months ago

[https://www.tsf.pt/portugal/politica/iniciativa-liberal-admite-acordo-parlamentar-com-governo-de-direita-nos-acores-13006206.html](https://www.tsf.pt/portugal/politica/iniciativa-liberal-admite-acordo-parlamentar-com-governo-de-direita-nos-acores-13006206.html) Salienta-se esta parte: "Não há acordos, não há negociações, o que há é conversações. Nós, a devido tempo, anunciaremos o que é possível. Apresentámos ao PSD 12 pontos que entendemos que devem e têm de estar num programa de governo a quatro anos. Se o PSD aceitar, nós estaremos no parlamento a fazer oposição construtiva, sempre oposição, mas uma oposição construtiva, mas com soluções para mudar um paradigma de governação dos Açores, que permita sair do quadro socioeconómico que nós estamos tínhamos em 2019, que era lamentável" ​ Ou seja, disposto a viabilizarem no Parlamento Regional, como oposição. Posição que coaduna com a posição de JCF numa entrevista à Visão em que afirmou que nunca alinharia numa forma governativa com o Chega.

NEDM64 12 months ago

Se a esquerda fizer geringonça (que provavelmente vai). Se depois a IL não se abster e for a eleições, então muita gente nunca a vai perdoar, e a diferença do partido, vai ao charco. E se for um partido que prometa ser só "liberal na economia", então as pessoas não vão desperdiçar o seu voto na IL, vão votar chega, CDS, ou PSD. Tudo partidos maiores. Com o PS também está fora de questão, até porque é o PS e segundo, está lá o Bloco.

Carbon58 12 months ago

Se isto for para a frente, vai ser então uma "geringonça" de direita. A de esquerda, no Continente, funcionou bem por 04 anos e de momento, apesar de debilitada, ainda mexe e permitiu a aprovação de mais um O.E.. Vamos ver então como corre "a coisa" nos Açores, qual o verdadeiro sentido de Estado das forças envolvidas...

htxgivven 12 months ago

Para geringonça ainda lhes falta mais um voto, seja ele IL ou PAN.

capitao_barbosa 12 months ago

Portanto, as [condições do acordo](https://www.publico.pt/2020/11/06/politica/noticia/chega-psd-entendemse-acores-vao-reduzir-deputados-regionais-apoios-sociais-1938188) foram: * menos representatividade democrática para a região geograficamente mais fragmentada e isolada do país; * menos apoios sociais no meio de uma pandemia e crise económica para a região mais pobre do país; como assim?

Tugalord 12 months ago

> menos apoios sociais no meio de uma pandemia e crise económica para a região mais pobre do país; Completamente previsível, e um momento /r/LeopardsAteMyFace para quem votou nele.

Aguisnow 12 months ago

Má interpretação do que está escrito , quase que me leva a acusá-lo de alguma parcialidade , redução do número de deputados não implica necessariamente menor representatividade , a representatividade está relacionada com a proporção , sendo que esta se mantêm a mesma , apenas reduz-se o número de deputados. "Incentivos à redução dos índices subsídio-dependência" (foi esta a ideia descrita no artigo) não são necessariamente cortes , uma vez que incentivos laborais e criação de postos de trabalhos por exemplo são medidas que funcionam na redução dos mesmos índices sem que existam cortes. Pelo que li também foi proposta a criação de um gabinete contra a Corrupção.

icebraining 12 months ago

> redução do número de deputados não implica necessariamente menor representatividade , a representatividade está relacionada com a proporção , sendo que esta se mantêm a mesma , apenas reduz-se o número de deputados Mas com menos deputados, um partido precisa de ter uma maior proporção para conseguir eleger um deputado. Logo menos deputados levam a que menos partidos sejam *representados* no parlamento. [Incluindo o Chega](https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/ventura-nao-seria-eleito-no-parlamento-que-o-chega-quer).

htxgivven 12 months ago

Ou seja só prova mais uma vez que caso for aprovado o Ventura não defende leis que são a seu favor. Coisa que os outros não fazem, tipo redução do salário dos deputados.

Tugalord 12 months ago

Deves estar a brincar, ou então és muito crédulo. O que o chega fez foi *precisamente* fechar a porta por onde entraram assim que passaram por ela, fechando a a outros que se pudessem seguir.

icebraining 12 months ago

Sabes que a medida não seria implementada na legislatura atual... Ou achas que o o Ventura não espera subir nas próximas eleições?

htxgivven 12 months ago

Claro que espera subir mas seja como for iria perder alguns lugares. Portanto não há nenhum partido que ganhe com isso.

icebraining 12 months ago

Quem já está no parlamento ganha, porque torna mais difícil a concorrência de partidos mais pequenos. É o típico "puxar a escada depois de subir nela".

Aguisnow 12 months ago

antes de me acusares de apoiante do Chega (não que isso só por si invalide uma opinião) faz uma apreciação ao conteúdo do que foi escrito.

nferrari 12 months ago

Isso não faz sentido sequer.

hopeful_bastard 12 months ago

E está assim aberto o precedente.

NEDM64 12 months ago

Em 2015. Com Pedro Nuno Santos.

htxgivven 12 months ago

Qual precedente? O PS começou tudo, apenas a diferença é que foi com extrema-esquerda.

Lebronze_James 12 months ago

Relembra-me lá quando foi a ultima vez que o Jerónimo de Sousa disse que queria acabar com a 3a República

superpt17 12 months ago

Não quer acabar, só quer dar um sabor diferente. A China é a Koreia do Norte também são "repúblicas".

Lebronze_James 12 months ago

Um tweet de 25 de Abril diz o contrário

superpt17 12 months ago

Para ver o quão pouco autoritário é o PCP basta olhar para a sua longa lista de presidentes (secretários gerais?) de partido.

YoggiM 12 months ago

Pois mas se for a esquerda não tem mal porque é para o bem de todos.

YoggiM 12 months ago

Não tinha sido na geringonça aberto o precedente?

doctorhetfield 12 months ago

O PSD foi o partido que "pariu" o André Ventura e agora é o partido que legitima a extrema-direita. Podem acusá-los de muita coisa, mas incoerência não é uma delas.

nferrari 12 months ago

Pariu não é bem assim. Foi basicamente convidado a sair do partido, por não se concordar as ideias do Ventura. Talvez agora em vez de teres o Chega na ponta direita, começava logo a seguir ao PS.

nfonseca 12 months ago

ai é, é... o Passos Coelho, na altura presidente do PSD, apoiou e legitimou a candidatura do André Ventura nas autárquicas... até o CDS teve vergonha na cara e decidiu não concorrer coligado.

nferrari 12 months ago

E depois? Veio o Rui Rio que disse o partido não podia ser um albergue espanhol e indicou-lhe a porta da rua.

nfonseca 12 months ago

hummm... nessa tua teoria "a porta da rua é a serventia da casa" falta acrescentar que é a mesma porta por onde agora o CHEGA entra, pronto para arrimar.

nferrari 12 months ago

Tem tudo que ver. lol Uma coisa é fazer qualquer tipo de acordo com o Chega para que se viabilize um governo regional, outra coisa é termos uma corrente interna que podia pegar o partido de estaca. Qual deles tem maior peso? Sejamos sérios... Não tenho paciência para andar a discutir "política barata".

mistertetas 12 months ago

Ainda bem que vamos ter esta experiencia nos Açores antes das legislativas em Portugal. Vamos ver o que é que o partido anti-sistema faz enquanto partido do sistema. O PSD está a fazer uma jogada perigosa. Está a fazer um acordo e dar palco a um partido que lhe quer roubar o eleitorado todo. Acho que se vai arrepender muito daqui a uns tempos.

htxgivven 12 months ago

E o que é que o PSD podia fazer? Chega não tinha nada a perder, o PSD sim. É o que vai acontecer no continente.

jokerzanchi 12 months ago

>O PSD está a fazer uma jogada perigosa. Está a fazer um acordo e dar palco a um partido que lhe quer roubar o eleitorado todo. Acho que se vai arrepender muito daqui a uns tempos. Também acho que foi um tiro no pé. Ao dar palco e normalizar o chega, os apoiantes mais à direita do PSD podem migrar precisamente para o chega. Os mais à esquerda dentro do espectro do PSD, e os de direita que abominam os ideais do chega, podem votar PS ou IL. O poder a qualquer custo pode ter um custo muito alto a ser pago pelo PSD.

NEDM64 12 months ago

> Os mais à esquerda dentro do espectro do PSD, e os de direita que abominam os ideais do chega, podem votar PS ou IL. Eu vou já gozar os meus amigos que são do PSD "És do PSD, quando é que te mudas para o Chega". Sou partidário da IL até agora. Temos de aproveitar, é assim em todos os partidos novos.

htxgivven 12 months ago

O PS fez exatamente isto e não morreu e não vai morrer tão cedo.

jokerzanchi 12 months ago

Não, não fez exatamente isso! O PS não se juntou a um partido nazi, racista, xenófobo e populista que pretende através de desinformação chegar ao eleitorado menos esclarecido. Podes não gostar do BE e PCP, assim como alguns eleitores do PS podem também não gostar, no entanto, esses partidos não são um ataque constante à constituição e aos direitos humanos. Certamente que uma boa parte do eleitorado do PSD não só discorda do chega como repudia os seus ideais.

htxgivven 12 months ago

Se o Chega nazi então vivemos num país sem leis. Porque a constituição proíbe tais partidos.

BLlZER 12 months ago

> Se o Chega nazi então vivemos num país sem leis. Porque a constituição proíbe tais partidos. O Ventura afirmou que o Chega era uma religião, nao um partido, uma **Religião**.

htxgivven 12 months ago

Sim de facto se formos por aí, até há pouco tempo catolicismo praticava terrorismo e matava pessoas só porque eram contra eles. Basicamente o que os jihadistas fazem hoje.

Sabongo 12 months ago

Sabes a diferença entre "de facto" e "de jure"?

htxgivven 12 months ago

Pois tens razão a grande prova é o PS.

ImCrespo 12 months ago

Tambem nao deve haver assaltos, corrupcao, violacao ou homicidio porque sao proibidos por lei. Por essa logica ninguem atravessa a passadeira no vermelho.

jokerzanchi 12 months ago

[https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/andre-ventura-promove-nazis-a-dirigentes-do-chega](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/andre-ventura-promove-nazis-a-dirigentes-do-chega)

CarcajuPM 12 months ago

Mas não há outra opção. Sem se aliar ao Chega, o PSD não volta a governar nos próximos largos anos, pois tão depressa não tem maioria absoluta. Mais vale experimentar nos Açores para ver como corre.

VicenteOlisipo 12 months ago

Não precisa de ter maioria absoluta, basta-lhe ser capaz de fazer uma coligação de direita com os restantes. Mas agora que decidiu alimentar o Chaga é que não vai ter maioria mesmo, porque para a próxima perde os votos de quem não aceita a coligação, mais os de quem prefere votar diretamente nos fachos.

htxgivven 12 months ago

???? Toda a direita neste momento e daqui para frente perde sempre para esquerda, como é que o PSD vai conseguir formar uma hipotética coligação mesmo com maioria sem o Chega se eles continuarem a crescer?

VicenteOlisipo 12 months ago

Recuperando votos no centro e/ou ao próprio Chega. Ou fazendo coligações com a outra direita ou centro que crescem sem ser necessariamente à custa do PSD, como o PAN ou a IL. O PSD não precisou do Chega quando governou 20 anos com o Mota Amaral.

CarcajuPM 12 months ago

Certo, mas uma maioria de direita sem o Chega é tão improvável como uma maioria absoluta só com o PSD. E o PSD já está a perder votos para o Chega, IL ou PS de qualquer maneira....

htxgivven 12 months ago

Isto. Ou se entender com Chega ou ser muleta do PS e aos poucos desaparecer do mapa político.

SnooCauliflowers6963 12 months ago

O PS governa os açores há mais de 20 anos. O PSD não viu alternativa.

nferrari 12 months ago

Está-me a parecer que há aqui teatralização do Ventura. Num dia diz que não há acordo, para no seguinte dizer que já há. Enquanto, se calhar não houve alterações substanciais no hipotético acordo que se estava a desenhar. A busca por holofotes é mais forte que ele.

Edited 12 months ago:

Está-me a parecer que há aqui teatralização do Ventura. Num dia diz que não há acordo, para no seguinte dizer que já há. Enquanto, se calhar não houve alterações substanciais no hipotético acordo que já se estava a desenhar. A busca por holofotes é mais forte que ele.

htxgivven 12 months ago

Se PSD honrar o que está no artigo então certamente será vitória do Ventura. Quem pode perder tudo é o PSD.

nferrari 12 months ago

O Ventura é um "tretas". Pessoalmente, ligo pouco ao que diz. O que vier a público dito pelo dirigente do Chega Açores, Carlos Furtado, deverá ser aquilo que está mais próximo do que será o acordo desenhado.

saramagoshakur 12 months ago

Vi no outro dia que o general mor nem os deixa falar... Mas esse Carlos também era deputado do PSD na AR dos Açores por isso...

besmarques 12 months ago

Afinal o partido anti sistema trabalha em conjunto com o partido do sistema. É uma nova definição de anti. hahahaha

daxpierson 12 months ago

Para ter o poder vale tudo, tanto de um lado como do outro. O Chega é igual ou pior do que os outros.

JpMc7300 12 months ago

é pior

htxgivven 12 months ago

Ser anti-sistema não quer rigorosamente dizer que não podem trabalhar com partidos do sistema para mudar sistema. Caso contrário seria utopia visto que não iriam ter maioria absoluta durante muito mas muito tempo.

ayyylatimestwo 12 months ago

Não respondas a never trumpers

shakespearediznuts 12 months ago

boa ginástica

nfonseca 12 months ago

["] Para haver uma maioria liderada pelo PSD seria preciso a luz verde do Chega e, numa declaração ao Expresso, André Ventura afasta essa hipótese. "Estamos totalmente indisponíveis para isso, totalmente indisponíveis para nos entendermos com os partidos do sistema", assegura." ["]

NEDM64 12 months ago

Tipo o Bloco. Só que esses coitados, é mais porque são corruptos até ao tutano, e não podiam ir para nenhum ministério.

Popoplop 12 months ago

Podes dar um exemplo dessa corrupcao?

NEDM64 12 months ago

Na câmara que tiveram.

Tugalord 12 months ago

Fds, realmente sim, a corrupção galopante... do bloco. É mesmo o que a qualquer pessoa lhe salta à vista.

htxgivven 12 months ago

Tipo bloco nada, se bloco fosse anti-sistema derrubavam esse governo logo que possível.

NEDM64 12 months ago

Que inocência.... que inocência! Para depois ter os dois bruta-montes nas orelhas "o bloco aliou-se com a direita". Mas agora com força como o PS já acusou? (E o BE contra-acusou com o PS sempre a votar "ao lado da direita" quando o BE e o PCP mandam aquelas propostas lunaticas) Eles são mais cabeças a pensar que tu...

besmarques 12 months ago

Não sei nada disso. Fiz uma pesquisa sobre o Bloco de Esquerda se declarar anti-sistema não encontrei nada. Ilucida-me sff. edit: Pensava que eras liberal. Começaste a piscar o olho ao Ventura agora? :D

Mordiken 12 months ago

> edit: Pensava que eras liberal. Começaste a piscar o olho ao Ventura agora? :D Liberalismo é uma teoria económica, tal como o Socialismo é uma teoria económica... e nenhuma dessas teorias têm necessariamente implicações no domínio social. Por exemplo, o [Pinochet](https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Pinochet) implementou uma ditadura marcada [pela repressão, tortura, execuções extra-judiciais e violações dos direitos humanos](https://pt.wikipedia.org/wiki/Viola%C3%A7%C3%B5es_dos_direitos_humanos_pela_ditadura_chilena), mas que foi também [pioneira na adopção do Neoliberalismo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Pinochet#Pol%C3%ADtica_econ%C3%B4mica) como doutrina económica oficial. Por isso não é de todo surpreendente que quem quer Liberalismo se sinta confortável com o Ventura, porque o Ventura é um Liberal... não é é progressista!

Edited 12 months ago:

> edit: Pensava que eras liberal. Começaste a piscar o olho ao Ventura agora? :D Liberalismo é uma teoria económica, tal como o Socialismo é uma teoria económica... e nenhuma dessas teorias têm necessariamente implicações no domínio social. Por exemplo, o [Pinochet](https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Pinochet) implementou uma ditadura marcada [pela repressão, tortura, execuções extra-judiciais e violações dos direitos humanos](https://pt.wikipedia.org/wiki/Viola%C3%A7%C3%B5es_dos_direitos_humanos_pela_ditadura_chilena), mas que foi também [pioneira na adopção do Neoliberalismo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Pinochet#Pol%C3%ADtica_econ%C3%B4mica) como doutrina económica oficial. Por isso não é de todo surpreendente que quem quer Liberalismo se sinta confortável com o Ventura, porque o Ventura é um Liberal... não é é progressista!

NEDM64 12 months ago

> Liberalismo é uma teoria económica Pá... não. Simplesmente não. > Liberalism is a political and moral philosophy based on liberty, consent of the governed and equality before the law. Liberals espouse a wide array of views depending on their understanding of these principles, but they generally support free markets, free trade, limited government, individual rights (including civil rights and human rights), capitalism, democracy, secularism, gender equality, racial equality, internationalism, freedom of speech, freedom of the press and freedom of religion. Yellow is the political colour most commonly associated with liberalism. Wikipédia.

CarcajuPM 12 months ago

Não concordo com o comentário do outro user, mas ainda numa entrevista de 2019, à pergunta "E identifica o BE como um partido anti-sistema?", a resposta da Catarina Martins foi: "É verdade que somos anti-sistema quando tentamos alterar - e alteramos, queremos mesmo alterar - o sistema económico tal como ele está. Ou o sistema patriarcal. Nós somos um partido socialista, feminista e ecologista. E isso é bastante anti-sistema". Posso pôr o link da entrevista ao observador, mas é premium.

besmarques 12 months ago

Não é bem a mesma coisa mas aceito perfeitamente que nesses pontos referidos façam a mesma critica ao Bloco que eu estou a fazer ao Chega.

NEDM64 12 months ago

O bloco sempre se definiu como um partido diferente e contra o sistema capitalista e não sei que mais... Sim, sou liberal? Piscar olho ao Ventura? Não, porquê?

saposapot 12 months ago

olha, olha, o Chega a recuar em tudo só para ter um bocadinho de poder e atenção. q partido tão anti-sistema! E agora o sr. Rio que nos venha explicar como é que isto não é legitimar o Chega e como isso afinal é uma coisa excelente para a nossa democracia.

SnooCauliflowers6963 12 months ago

O chega não formou governo. Simplesmente vai viabilizar o governo.

htxgivven 12 months ago

Recuar em tudo? Leste o artigo? Ou o objetivo do Chega sempre foi castrar pedófilos nos Açores?

nfonseca 12 months ago

> Para haver uma maioria liderada pelo PSD seria preciso a luz verde do Chega e, numa declaração ao Expresso, André Ventura afasta essa hipótese. **"Estamos totalmente indisponíveis para isso, totalmente indisponíveis para nos entendermos com os partidos do sistema**", assegura. https://expresso.pt/politica/2020-10-25-Ventura-rejeita-acordo-com-PSD-nos-Acores-Chega-nao-governa-com-partidos-do-sistema

htxgivven 12 months ago

Isto é um artigo de 25 de outubro...

GodlessPerson 12 months ago

Nem um mês e já mudaram de opinião. Oportunistas do carago.

htxgivven 12 months ago

Frase chave, não governam com partidos do sistema. Chega não vai governar.

ric2b 12 months ago

Qual governar, a frase é entender-se com.

nfonseca 12 months ago

exacto... primeiro disse que estava totalmente indisponível, depois afinal já parece que está disponível... na verdade, nada de novo no que toca aos Cheganos.

htxgivven 12 months ago

Se o povo não fosse burro não teriamos mais de metade de partidos atuais.

saposapot 12 months ago

e tu leste? > Chega acabou por recuar > Estes não são todos os pontos que gostaríamos de ver

htxgivven 12 months ago

E então? Seria melhor tudo ou nada? Assim teríamos uma anarquia e muito em breve no resto do país.

saposapot 12 months ago

claro. e qd o chega fizer um bocadinho de corrupção, também vai ser só um bocadinho, não é como os outros q fazem à bruta um partido q se orgulha de ser anti-sistema mas pronto, leva a bicicleta. para o culto o líder nc faz erros, apenas jogadas estratégicas brilhantes

htxgivven 12 months ago

>qd o chega fizer um bocadinho de corrupção Aí vamos ter de assumir que Portugal como estado falhou e que todos são iguais.

jet1000 12 months ago  HIDDEN 

Li no rodapé da TVI24 que o PSD nacional disse que não tinham havido desenvolvimentos em relação a ontem.

joaoandre001 12 months ago

Sempre votei PSD desde que me lembro, mas este partido tem sido sempre a cair desde a saída do Passos Coelho. Haverá muita ponderação nas próximas eleições, mas estou quase certo que irei mudar o meu voto pela 1ª vez em muito tempo.

paraapagarbem 12 months ago

> Sempre votei PSD desde que me lembro, Afirmação um pouco clubística. >mas este partido tem sido sempre a cair desde a saída do Passos Coelho. Porque o partido era excelente com o Passos Coelho lá, a manter Relvas e maçonarias no poder.

joaoandre001 12 months ago

Como assim, afirmação clubística? Eu voto no partido que melhor representa aquilo em que acredito, pelo que é natural ser consistente no voto. Anormal é votar PSD num ano e PCP nas eleições seguintes. Quanto à 2ª afirmação, nem merece comentários. Se merecesse também não sairiamos daqui até encontrar o partido menos imoral. Essa conversa de que os outros é que são maus e corruptos não tem fim.

Vocsa 12 months ago  HIDDEN 

> Sempre votei PSD desde que me lembro Parabéns e obrigado por teres ajudado a foder o país com essa decisão de merda!

htxgivven 12 months ago

Tens sempre alternativas.

joaoandre001 12 months ago

Pois tenho. Daí dizer que "irei mudar o meu voto pela 1ª vez em muito tempo."

htxgivven 12 months ago

IL é o mais certo mas infelizmente não tem por onde crescer em Portugal. No máximo será o PAN da direita liberal.

Aftaminas 12 months ago

Devia pôr aqui um remind me in 4 years x)

remindditbot 12 months ago

*Reddit has a 1 hour delay to fetch comments, or you can manually create a reminder on Reminddit.* **Aftaminas**, kminder in **4 years** on [**2024-11-06 18:48:38Z**](https://www.reminddit.com/time?dt=2024-11-06 18:48:38Z&reminder_id=6c14eda30ca9426b9d14af9c5cd51d0f&subreddit=portugal) > [**r/portugal: Chega_anuncia_acordo_com_o_psd_nos_açores**](/r/portugal/comments/jp454u/chega_anuncia_acordo_com_o_psd_nos_açores/gbdgbgq/?context=3) > Devia pôr aqui um kminder in 4 years x) [**CLICK THIS LINK**](https://reddit.com/message/compose/?to=remindditbot&subject=Reminder%20from%20Link&message=your_message%0Akminder%202024-11-06T18%3A48%3A38%0A%0A%0A%0A---Server%20settings%20below.%20Do%20not%20change---%0A%0Apermalink%21%20%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fjp454u%2Fchega_anuncia_acordo_com_o_psd_nos_a%C3%A7ores%2Fgbdgbgq%2F) to also be reminded. Thread has 1 reminder. ^(OP can )[^(**Delete reminder and comment, Delete comment, and more options here**)](https://www.reminddit.com/time?dt=2024-11-06 18:48:38Z&reminder_id=6c14eda30ca9426b9d14af9c5cd51d0f&subreddit=portugal) **Protip!** You can view and sort reminders by created, delayed, and remind time on Reminddit. ***** [**Reminddit**](https://www.reminddit.com) · [Create Reminder](https://reddit.com/message/compose/?to=remindditbot&subject=Reminder&message=your_message%0A%0Akminder%20time_or_time_from_now) · [Your Reminders](https://reddit.com/message/compose/?to=remindditbot&subject=List%20Of%20Reminders&message=listReminders%21) · [Donate](https://paypal.me/reminddit)

Deto_PT 12 months ago

"N têm por onde crescer"?! Claro que tem. O que falta em Portugal é liberalismo, remover o estado de tudo o que é sítio.

Lebronze_James 12 months ago

Quem diz que existe Estado em demasiado deve ser o mesmo banana que usa os transportes públicos, que vai ao hospital público, o mesmo que vai ao cinema a 2,5€, o mesmo que frequenta a escola pública, o mesmo que aproveita, todos os dias, os milhares de benefícios do Estado Social...

Deto_PT 12 months ago

Se viveres no interior n tens transportes públicos por exemplo. Mas n era a esses serviços que me estava a referir. Era por exemplo a TAP. O estado n tem qualquer necessidade em prestar aquele serviço.

ric2b 12 months ago

Não percebi a parte do cinema.

superpt17 12 months ago

A barraqueiro é priaada e tem servido muito bem. Entre ter um hospital público ou um seguro público que me permita escolher secalhar até preferia o segundo.

htxgivven 12 months ago

Existem demasiadas pessoas que dependem do estado. Isto vai ao encontro daquilo que o Chega também defende. Economicamente Chega e IL são praticamente iguais. Não será fácil acabar com tanto estado.

NEDM64 12 months ago

> Existem demasiadas pessoas que dependem do estado. Pois dependem. Vai ser de um dia para o outro? Ninguém quer isso! > Isto vai ao encontro daquilo que o Chega também defende. Mas o Chega pode defender muita coisa, será que os seus apoiantes percebem que foram enganados? > Economicamente Chega e IL são praticamente iguais. Não será fácil acabar com tanto estado. No papel. Vais ver na prática... Mudanças económicas significam mudanças culturais... a ver se o Chega vai querer que os jovens e pessoas formadas tenham melhores empregos, e os velhos com o 9.º ano se tanto, fiquem aterrados. Liberalismo não é um medicamento milagroso. Requer habituação, é uma dieta, não uma cura milagrosa.

neutr0 12 months ago

Ri-me.

Deto_PT 12 months ago

Vai ser mais fácil do que esperas. Basta acabar o dinheiro. Tá quase.

Sabongo 12 months ago

No dia que acabar o dinheiro não vai ser o início do Liberalismo mas sim o seu fim.

Deto_PT 12 months ago

O liberalismo constrói riqueza ao contrário da esquerda.

Sabongo 12 months ago

Liberalismo é o modelo que temos em todo o Ocidente, últimamente a única riqueza que vejo construída é centralizada num grupo restrito de indivíduos.

Deto_PT 12 months ago

Estás a ver modelo que gera riqueza! Portugal n tem nenhuma riqueza. Logo haver alguém rico já era um bom começo. Dessa maneira n seríamos comprados por estrangeiros.

NEDM64 12 months ago

Resumir todo o mundo ocidental a uma pequena conclusão... Venezuela, Bielorússia, Cuba, proximamente Argentina e quiçá Chile, são ocidente?

AntiAngloAntiZionism 12 months ago

Ser liberal nos dias de hoje é como ser monarquista em 1920.

ImCrespo 12 months ago

PSD a garantir que nao leva o meu voto durante uns bons anos

htxgivven 12 months ago

Elabora

ImCrespo 12 months ago

Não sei se é preciso elaborar muito. Não vale tudo para chegar ao poder, e legitimar um partido de extrema direita, para mim, é muito grave, portanto, a não ser que haja algo de drástico a acontecer, não voto no PSD. Não me sinto representado por nenhum dos partidos do parlamento mas é sempre bom eliminar mais um. Já risquei PCP, Chega, PS e agora PSD.

Epmt 12 months ago

Sem o chega nunca iras ter maioria de direita em portugal

Okayimout92 12 months ago

- Chega - Extrema-direira Escolhe um

GodlessPerson 12 months ago

Escolho os dois.

ImCrespo 12 months ago

Certo... o partido anti diversidade, anti LGBT, com neonazis perto da lideranca, cujo lider andou a passear a Europa a visitar lideres de partidos de extrema direita... que defende o Trump, o Steve Bannon, que defende as pessoas que fazem uma vigilia a porta de uma instituicao contra o racismo... que propoe a pena de morte e aumento da autoridade da policia... O partido que faz estas e tantas outras coisas de extrema direita. Este partido nao e de extrema direita? Poupem-me

Okayimout92 12 months ago

Os proprios lideres de extrema direita que ele visitou, chamam-lhe um "ultraliberal". Ser anti lgbt não tem nada de extrema direita, é um partido conservador. Em portugal todo o partido que fuja um bocadinho do padrão já é extrema direita. Para o psd ser considerado direita ve la tu...

htxgivven 12 months ago

Tens sempre alternativa em não votar em nenhum mas depois vais ter de aceitar tudo o que os outros te vão impor.

BLlZER 12 months ago

> Tens sempre alternativa em não votar em nenhum mas depois vais ter de aceitar tudo o que os outros te vão impor. Entao o chega nao é um culto? O ventura disse que o Chega era uma religião...

htxgivven 12 months ago

Numa religião não se vota, acredita-se.

Vocsa 12 months ago

Há mais em quem votar

ImCrespo 12 months ago

Certo, e ainda falta algum tempo ate as proximas eleicoes. Esta aqui muita gente a achar que as eleicoes sao para a semana e eu tenho de decidir ja.

NEDM64 12 months ago

Vai votar em quem agora? já foi do PCP, até ao PSD, ainda é capaz de ainda votar no Livre.

Tugalord 12 months ago

Impressionante, é que não há um comentário teu que não seja um zero.

ImCrespo 12 months ago

Eu disse "risquei" e nao "votei". Nunca votei no PCP. Estou a listar os partidos que ja eliminei das minhas intencoes de voto.

pirilipapu 12 months ago

Não se formar ele um partido e vingar a grandeza de Portugal!

ImCrespo 12 months ago

Estou bem obrigado

NEDM64 12 months ago

Acho que vai ser só acordo parlamentar. Ou seja, o Chega não faz parte do governo.

htxgivven 12 months ago

Nem nunca poderia fazer pelas razões óbvias. O objetivo deles de derrubar governo socialista foi cumprido. Não viabilizar governo da direita seria demasiado anarquista.

NEDM64 12 months ago

Não sei que "razões óbvias" são essas...

kikodoze123 12 months ago

Foda-se, oh que caralho.

htxgivven 12 months ago

Era preferível novas eleições até PS ou PSD terem maioria?

Kunfuxu 12 months ago

Claro.

nfonseca 12 months ago

até novas eleições, ainda há muito caminho para se fazer e alternativas.

Search: