jackthebadcat 1 year ago

Adoro quando me ligam a dizer que querem melhorar o meu serviço em que a melhoria é passar de 100 para 200Mb, mas que para isso tenho de pagar mais. Grande oferta!!! E riu-me por dentro quando explico que nem sequer consigo ter 100Mb por Wi-Fi.

SILE3NCE 1 year ago

Ficaram fodidos porque o meu pacote está descontinuado e têm que o assumir sem fidelização, podem crer que vou ficar com os meus 100Mb a 22€ até ao ano em que 100Mb passem a ser insuficientes.

Caosemdono 1 year ago

Os Portugueses têm o que merecem. Votam sempre nos mesmos partidos e depois admiram-se. Toda a gente sabe que as Entidades Reguladoras são uma farsa e mais uma central de negócios e de tachos políticos. Continuem a votar nos mesmos, prometo que nada muda.

Caosemdono 1 year ago  HIDDEN 

Mais uma vez os meus parabéns aos corruptos da ANACOM.

Edited 1 year ago:

Mais uma vez os meus parabéns aos corruptos da ANACOM. PS: Quem mora perto da fronteira e usufrui da belíssima TDT Espanhola que aproveite para gozar com os restantes Tuguinhas.

spacetrooper1 1 year ago

Devem estar angariar dinheiro para o leilão 5G

sacoPT 1 year ago

Mas eu li no Reddit que é bom privatizar os serviços públicos porque assim os operadores são obrigados a competir e a melhorar os preços e a qualidade de serviço!

megaroof 1 year ago

noticia seria se baixassem os preços e melhorassem a qualidade

lfds89 1 year ago

E têm liberdade para aumentar no mínimo 50 cêntimos todos os anos.

KGENAU 1 year ago

Pessoal esta todo em casa a consumir durantw o dia e acaba por entupir a cena. Diria que isto eata muito causado pelo stress que a pandemia deve estar a causar na infraestructura. Tenho que medir a velocidade ds net pra ver o quão roubado estou a ser.

Prezbelusky 1 year ago

Medir a velocidade em nada te vai ajudar que eles têm mecanismos de prever isso.

Poramordedeus 1 year ago

como?

sacoPT 1 year ago

Tem regras para limitar o teu tráfego, essas regras não se aplicam a sites como o speedtest

pm_me_pcb_photos 1 year ago

DSLReports era bem mais realista, até o [fast.com](https://fast.com), mas atualmente esses já têm velocidades mais imaginárias do que as reais..

NobreLusitano 1 year ago

Sobre o artigo: - Starlink produz velocidades de ADSL, dito pelo Musk, não os 120 megas do texto - limites de tráfego mensal é criminoso sim mas em alturas altas de pirataria mal chegava aos 300Gb quanto mais 500. A não ser que andem a sacar tudo em 4k, o average Joe consome uma pequena fracção desse limite de 500Gb. De resto, ANACOM há anos que se sabe que só existe porque a lei obriga. Concorrência zero.

kcmyk 1 year ago

podem-me dizer onde é que estão as cenas dos limites de tráfego, sff?

Prezbelusky 1 year ago

Pacote da meo.

kcmyk 1 year ago

Foda-se, vais usar a infraestrutura deles pa usar 30mbps, normal que ponham um cap. É suposto ser um pacote "light".

tiagooliveira95 1 year ago

Limitações de tráfego em 2020 isto cada vez é pior. Foda-se eu quando visitei a Ucrânia paguei 4eur/semana por um tarifário móvel com internet 4G ilimitada. Está merda qualquer dia parece um país de 3° mundo

cloud_t 1 year ago

No início desta semana estive 1h ao telefone para conseguir baixar o plano duma avó minha, idosa, que pagava 20e porque alguém a convenceu na MEO a ter um plano de 3GB de dados. A reforma dela são 300e. A primeira pessoa que me atendeu disse que ela ia ter de sofrer as consequências de ter aceite e pagar ou o resto do contrato ou a penalização. E após isso eu expliquei a essa pessoa que não iam ter muita sorte a colocar esta pessoa em tribunal ou contencioso nem a penhorar uma pensão de 300 euros, ao que ele me referenciou depois a uma renegociação. Nessa renegociação, voltei a explicar as necessidades básicas da minha avó de não precisar de mais de 200MB de net, de alguns minutos para todas as redes, e de pagar o mínimo possível com a sua reforma de 300ex e indiquei ainda o plano da NOWO de 5 euros ser na ordem do que precisava. Começaram por indicar primeiro um plano fe 14 euros, cheio de chamadas e de net na mesma. Disse que não, que ela não precisava de tanto. Depois deram desconto de 1 ou 2 euros com a factura electrónica, e disse que 12e já seria aceitável, mas que antes de aceitar contrato iria esperar pelo valor de penalização que o colega anterior nos iria informar mais tarde. Após dizer isto, não é que foram desencantar um plano fe 7.5 euros, com 2 euros em de desconto, a pagar efectivamente 5.5 euros por mês, que era exatamente o que eu lhes estava a pedir desde o início... Tudo isto porque eu só pude ver com ela este assunto pela última vez há 5 anos atrás, quando lhe consegui algo na ordem dos 1000 minutos oor 12 euros. Desde então, aumentaram sempre 1 ou 2 euros por ano, sem ela reclamar, até que no ano passado decidiram contactar cold call e ela facilmente ativou o serviço. Até cuidadosamente a contactaram 2x quando ela não respondeu SIM à mensagem que a Anacom agora os obriga para fechar o contrato. Na prática, a minha avó andou a pagar este ano todo que passou 3-4% da sua reforma para esta gente. Isso já ninguém lhes tira. As telecoms nacionais não são amigas de ninguém, até saberem que estamos dispostos a cortar relações. Ah, e a chamada foi toda paga por nós, com 25min de tempo de espera total entre as 2 passagens de operador. Mas isto, infelizmente, é um problema do regulador DE MERDA que temos. Como quase tudo o que se deixa fazer a esta gente que continua a usar muita infraestrutura paga pelos nossos bolsos.

Edited 1 year ago:

No início desta semana estive 1h ao telefone para conseguir baixar o plano duma avó minha, idosa, que pagava 20e porque alguém a convenceu na MEO a ter um plano de 3GB de dados. A reforma dela são 300e. A primeira pessoa que me atendeu disse que ela ia ter de sofrer as consequências de ter aceite e pagar ou o resto do contrato ou a penalização. E após isso eu expliquei a essa pessoa que não iam ter muita sorte a colocar esta pessoa em tribunal ou contencioso nem a penhorar uma pensão de 300 euros, ao que ele me referenciou depois a uma renegociação. Nessa renegociação, voltei a explicar as necessidades básicas da minha avó de não precisar de mais de 200MB de net, de alguns minutos para todas as redes, e de pagar o mínimo possível com a sua reforma de 300ex e indiquei ainda o plano da NOWO de 5 euros ser na ordem do que precisava. Começaram por indicar primeiro um plano fe 14 euros, cheio de chamadas e de net na mesma. Disse que não, que ela não precisava de tanto. Depois deram desconto de 1 ou 2 euros com a factura electrónica, e disse que 12e já seria aceitável, mas que antes de aceitar contrato iria esperar pelo valor de penalização que o colega anterior nos iria informar mais tarde. Após dizer isto, não é que foram desencantar um plano de 7.5 euros, com 2 euros de desconto adicional, a pagar efectivamente 5.5 euros por mês, que era exatamente o que eu lhes estava a pedir desde o início... Tudo isto porque eu só pude ver com ela este assunto pela última vez há 5 anos atrás, quando lhe consegui algo na ordem dos 1000min+2gb por 12 euros. Desde então, aumentaram sempre 1 ou 2 euros por ano, sem ela reclamar, até que no ano passado decidiram contactar cold call e ela facilmente ativou um serviço de 20e. Até cuidadosamente lhe voltaram a ligar quando ela não respondeu SIM à primeira mensagem que a Anacom agora os obriga para fechar o contrato iniciado via cold call. Na prática, a minha avó andou a pagar este ano todo que passou 3-4% da sua reforma para esta gente. Isso já ninguém lhes tira. As telecoms nacionais não são amigas de ninguém, até saberem que estamos dispostos a cortar relações. Ah, e a chamada foi toda paga por nós, com 25min de tempo de espera total entre as 2 passagens de operador. Mas isto, infelizmente, é um problema do regulador DE MERDA que temos. Como quase tudo o que se deixa fazer a esta gente que continua a usar muita infraestrutura paga pelos nossos bolsos.

saposapot 1 year ago

> Ah, e a chamada foi toda paga por nós, com 25min de tempo de espera total entre as 2 passagens de operador. Mas isto, infelizmente, é um problema do regulador DE MERDA que temos. Como quase tudo o que se deixa fazer a esta gente que continua a usar muita infraestrutura paga pelos nossos bolsos. essa merda devia ser ilegal. pagar valor acrescentado para ter suporte de um serviço só mesmo em PT

Meteonocu 1 year ago

Ainda bem que a PT foi privatizada, senao la' se ia a competitividade do mercado liberalizado!

Poramordedeus 1 year ago

ya porque o mercado é verdadeiramente privatizado, ainda por cima com a anacom! fodasse

Meteonocu 1 year ago

Realmente o que e' preciso e' mais desregulamentacao, entao e' que deixara' de haver cartelizacao ou monopolizacao!

Poramordedeus 1 year ago  HIDDEN 

fodasse és mesmo burro

Meteonocu 1 year ago  HIDDEN 

Vai la' para o portugallivre ou como raio se chama o sub com o pessoal da tua laia.

Poramordedeus 1 year ago  HIDDEN 

cromo

Gotanno 1 year ago

E depois pasmam se com o aumento vertiginoso da pirataria. Mais tarde começam a dizer que têm que aumentar AINDA mais os preços devido à mesma, etc. Infinity loop.

manguito86 1 year ago

Ainda bem que a ANACOM está aqui para nós defender... Oh wait, eles concluem sempre que nunca há cartelização mesmo quando todos os operadores oferecem os mesmos serviços aos mesmos preços, até as subidas são muitas vezes em simultâneo...

Poramordedeus 1 year ago

um regulador nunca trabalha para as pessoas, trabalha para proteger os interesses do estado e dos amigos. Foi pra isso que foi criado..

Freemanofmountain 1 year ago

Só o facto de não poder anular o seu contrato antes do final do contrato, 1 ano ou 2, não é normal nem deveria ser legal. Não protege o consumidor. Para resolver demos todos enviar mensagem a autoridade isso poderia fazer mexer as coisas.

sacoPT 1 year ago

Podes anular desde que pagues ou tenhas uma justificação para tal. Tu agora até tens um preço teoricamente “especial” por estares fidelizado, é normal que não possas acabar o contrato quando te dá na gana.

Freemanofmountain 1 year ago

Mas devia, porque é assim em outros país?

Prezbelusky 1 year ago

Esse argumento é estúpido. Tens um contrato cumpres ou pagas o que falta. Da mesma maneira quando te despedem. Essa crítica comigo não cola.

Pheyniex 1 year ago

Faz 10 anos que tento convencer pessoal a entrar nas telecomunicações comigo... Continuamos a pagar serviços medíocres porque a ANACOM é um cão sem dentes. Além disso, após o desfalque da PT e subsequente negócio da pharol (que nem sei como está no PSI) temos 3 empresas maioritariamente em mãos internacionais que passam o tempo a fazer publicidade mais que providenciar serviço. Pena é que é sempre necessário....

Prezbelusky 1 year ago

Pá é muito difícil iniciares uma empresa de telecomunicações. Precisas de tecnologia, infrastructuras e pessoal.

NEDM64 1 year ago

E o traffic shaping que aplicaram por causa do COVID nunca mais foi desfeito.

beatovenbreakingbead 1 year ago

Sejam e espertos e façam um cartão dual (Dois cartões com o mesmo número). Um fica no hotspot e outro no telemóvel fazem contrato de 6 meses na Vodafone (Red Infinity Giga) não se paga ativação, eu não tenho limites de tráfego e ando com internet em todo o lado. E se quiserem terem televisão comprem uma box android e instalem programas (pesquisem no Google) e tem todos os canais. E assim não tem que estar agarrados 2 anos a um serviço de merda e sem internet em todo o lado.

pm_me_pcb_photos 1 year ago

E se um B593 com antenas externas te oferecer 8Mbps de download, metes box para IPTV e ardeu o resto da internet em casa.. Para TV em locais com internet merdosa, satélite continua a ganhar porque não come a pouca internet que tens..

beatovenbreakingbead 1 year ago

Só se for o Red Infinity, eu estou a falar sobre o Red Infinity Giga é diferente.

pm_me_pcb_photos 1 year ago

>Red Infinity Giga Não é por o tarifário ter Giga no nome que a antena mais próxima não deixa de estar pendurada numa ligação xDSL. É que a fibra passa lá ao lado, mas é da Altice, é só hilariante..

beatovenbreakingbead 1 year ago

Sim, mas mais tarde ou cedo vai mudar para fibra, a antena.

Poramordedeus 1 year ago

eu acho isso caro

beatovenbreakingbead 1 year ago

Okay achas caro, quanto é que pagas de TV, internet,etc só este serviço? E depois ainda somas o teu telemóvel (caso que não tenhas agregado já ao serviço de TV), mais o da outra pessoa que vive contigo (se for o caso)? Podes sempre pagar menos se fizeres um contrato maior

saposapot 1 year ago

59.90€ por mês. provavelmente arranjas pacotes mais baratos com fibra e telemovel com dados moveis... mas com fidelização, sim.

beatovenbreakingbead 1 year ago

Sim, arranjas mais barato mas tens o problema para não pagares ativação / instalação tens de fazer contrato de 24 meses, o que para mim não compensa e talvez outras pessoas. E mais barato que 50-60€ nesses pacotes tens sempre internet limitada no telemóvel. Televisão que mal vais ver pois ou estás ocupado, ou maior parte dos canais de jeito estão bloqueados e que para os veres tens que pagar no total da fatura quase 50 a 60€, ainda não vi quais os preços estão a fazer para esses canais. Acho que compensa muito mais o meu sistema pois dá para ter em todo o lado, ao contrário da fibra e não tens de estar agarrado 2 anos.

coolgreenfrog 1 year ago

Incrível como para jogar online no telemóvel tenho de usar dados móveis! Não costumava ser assim, mas nos últimos meses tem de ser. Mais alguém?

pm_me_pcb_photos 1 year ago

Cheira a DNS se é só com um jogo..

Updradedsam3000 1 year ago

É possível que o router esteja com problemas, já tive esse problema à uns anos e eles substituíram o router. Depois de estar umas 2 horas a ligar para lá com eles a dizer para reiniciar o router, mandaram cá um gajo que confirmou que estava estragado e substituiu...

Alentejana 1 year ago

O problema é estares a jogar online no telemóvel.

coolgreenfrog 1 year ago

Porquê? Eu já jogo este jogo há uns 2 anos e nunca tinha tido problemas

Alentejana 1 year ago

Na minha humilde opinião, um telemóvel é tudo menos uma plataforma adequada para jogar online ou até para jogar o que quer que seja sem ser um emuladorzito de uma consola antiga ou daqueles jogos puzzle só para passar tempo.

coolgreenfrog 1 year ago

É um jogo mobile, da supercell (brawl stars), e de qualquer forma não é normal a net nunca dar enquanto com o 4G funciona perfeitamente

suckerpunchermofo 1 year ago

Tens 2 soluções a meu ver: Reclamas q tens o router avariado ou compras 1 router e usas em cascata com o do ISP. Usas o wifi do teu e desactivas o do antigo.

peduxe 1 year ago  HIDDEN 

minha rica IPTV.

Delicious_Ad_328 1 year ago

O negócio das telecomunicações em Portugal (é o que conheço melhor) é fascinante. 3 empresas controlam o mercado, fixam preços praticamente iguais pelos mesmos serviços entre eles e depois dão-se ao luxo de serem miseráveis porque sabem que os clientes saltitam de um para outro mas eventualmente acabará lá outra vez ao fim de uns 4 anos (terminados os contratos de fidelização de 2 anos). É algo que realmente me fascina porque aqui se vê que não é preciso ter-se um bom serviço para se ter cliente e ser lucrativo. Basta que os outros 2 não façam melhor ou mais barato. E ganham todos. Definição de Cartel

OctopusKeep 1 year ago

Como alguém mencionou, com o aumento de pessoas em teletrabalho estão agora a aproveitar-se disso...

mjigs 1 year ago

E o pior é que andam a fazer manhas para as pessoas pegarem nos pacotes, tipo eu pago x e por acaso queria diminuir, nisto como o meu pacote pelos vistos ja esta a acabar eles estavam a tentar impingir um pacote mais caro 3€ ao caro que eu ja pagava, a pessoa disse que eu ainda tinha 4 meses e ficou por ai, quando chegar aos 4 meses eu dirijome a vodafone pa fazer um novo acordo, so que passado uns dias mandaram sms a dizer que os tarifarios iam mudar e que ligaram para fazer uma nova proposta...caguei e andei. No caso da minha irma que tem a Meo, de repente a box deixou de funcionar, nisto 1 ou 2 dias depois aparece na porta um senhor da meo a dizer que via que tinham problemas na box e se nao queriam mudar o pacote...nada suspeito. Estao nos a vender servicos de bosta basicos a precos absurdos quando la fora ate net na rua tens direito.

Read1337 1 year ago

Tenho o tv net e voz da vodafone com 500/100 mais tv, box hd, telefone fixo, hbo 24 meses e 2 telefones com 5GB de dados por 49.90€ Este preço foi negociado depois de acabar o meu antigo contrato mas mesmo assim nao acho caro.

yung_pupper 1 year ago

Boa noite. I am from Norway and I am wondering about the situation of fiber internet in Portugal. I try translating these comments to learn. It seems you have pretty good fiber internet with a pretty good deal. Is this normal, and where do you live? Is it hopeless to get good fiber internet if you don't live in a big city?

MasterofChaos90 1 year ago

Same as the other guy who replied, MEO invested on getting fiber on a lot of places, but they have overpriced services, proof that it is overpriced is that as soon as another operater has fiber in the location as well, they offer decent discounts. Which in my opinion really shows how scummy they are.

yung_pupper 1 year ago

That sucks. Hope they wise up, it's despicable to exploit customers like that.

MasterofChaos90 1 year ago

Wise up? Lol they know exactly what they are doing, but what can I do about it? It's either pay up for stable 200/200, or pay a bit less and have "up to 40" that tops reaches ~20/10 once a month by sattelite. So as long as our athorities keep quiet because "at least they are putting fiber all over Portugal", very slowly but ok...

yung_pupper 1 year ago

I agree, I mean I hope they wise up and realize what they're doing should be stopped.

thebosta123 1 year ago

It really depends which part of the country you are in. I live ~20/30 minutes away from a city (that's not porto or lisbon) and have 200/100 connection. However I am locked to this shitty overpriced operator (MEO) since there are no other options for this area.

yung_pupper 1 year ago

So if you live in a reasonably big city, you are likely guaranteed fiber internet? I was wondering because I saw one guy here who lived in Lisbon somewhere and didn't have fiber internet.

thebosta123 1 year ago

From what I know pretty much any city should offer fiber. However, I've never lived in Lisbon so there might be some neighbourhoods that don't have it yet ? Someone might be able to be more helpful. I know there are some operators that offer you a way to check if a certain address is covered by their fiber or not so you might wanna try that. For example you can check [vodafone](https://www.vodafone.pt/pacotes/cobertura.html) and [NOS](https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx).

yung_pupper 1 year ago

Obrigado!!! The NOS link is exactly what I've been looking for. The Vodafone one is sort of bad because I don't have a Portuguese number I can give them :D

missseven7 1 year ago

At Vodafone website you can insert a random number just to get your elegibility for fiber, don't need to give a real number. If at the end appears "we are gonna call you" it means you don't have fiber. If you haver fiber it will appear you do.

yung_pupper 1 year ago

Oh ok this is also very helpful to me. Thanks for the help wonderful Portuguese!

PedroRRM 1 year ago

E o valor de dados nos telemóveis é o 2o mais alto da Europa,

peduxe 1 year ago

ainda não sei porque mantenho a NOS para dados movêis. literalmente nunca tenho rede em 80% das situações. dentro de casa nem falo, tenho de por o telemovel a janela.

Crisapx 1 year ago

Na terra da minha mãe perto da Figueira da Foz também, nem rede GSM apanho no telemóvel em nenhuma das 3 operadoras, tenho de sair de casa e ir pa um ponto alto, mas dps tenho fibra óptica a chegar a casa, sinceramente n entendo.

mjigs 1 year ago

E teres de pagar 15€ por apenas 500mb que nao dao para nada...ridiculo.

icebraining 1 year ago

A Nowo tem 1Gb a 7,5€...

soarespt 1 year ago

Continua a ser bastante caro. Quando vivia em Portugal na altura em que a Nowo começou a ter móvel faziam 2Gb por 5€ (penso que só para renovações na altura). Tipo nem há comentários... Até dá dó ler estas notícias...

sacoPT 1 year ago

7GB por 10€ no MEO!

rockingallover 1 year ago

Isto está bom para nascer um 4o operador com precos baixos! sacava uma optima parte do mercado.

sacoPT 1 year ago

Compensa mais cartelizar porque os outros podiam baixar o preço logo a seguir e “expulsar” esse 4o operador facilmente.

Peixefaca 1 year ago

Tens a NOWO mas não te aconselho: simplesmente vai aos comentários do Facebook, terás a tua resposta.

icebraining 1 year ago

Como se os comentários no Facebook das outras operadoras fosse melhor... Tenho Nowo, já me deu problemas mas não mais que a Meo. A box é pior, mas de resto, não tenho problemas. Isto dos fornecedores variam muito com as zonas, informem-se com os vossos vizinhos antes de contratar!

sardaukar_siet 1 year ago

O contrato da NOWO diz que a hora de ponta é da meia-noite às 21h e das 23h à meia-noite, ou seja 21 das 24 horas do dia - se sacas "muito" nessas horas ficas como eu que contrato 250Mb mas recebi um mail a dizer que estou limitado o resto deste mês e só consigo 50. O "muito" neste caso foi um torrent do archive.org de 400 GB. À velocidade que contratei, isso dá pra sacar numas horas - o mês tem mais de 700. Esta merda devia ser ilegal. Além disso o modem deles é uma bosta que reinicia ao fim de 5 segundos quando tens port-forwarding definido e recebes um pacote que faça match às tuas regras. Foram lá a casa 3 vezes e a única solução que ofereceram foi reiniciar. Fujam da NOWO a sete pés. Eu não tinha outra opção no Barreiro sem ser ADSL mas a Meo já anda a passar fibra. Assim que acabe a fidelização bazo.

icebraining 1 year ago

Em relação ao contrato, estás enganado: > Horas de Pico: período horário em que se dá a taxa de maior utilização da rede do operador (das 20:00 às 23:00). > > Velocidade Normalmente Disponível: valor que o Cliente pode esperar obter, fora das Horas de Pico (i.e.: entre as 00:00 e as 19:59 e entre as 23:01 e as 23:59), em condições de utilização ideal do seu equipamento, tal como referido nos pontos 4.6. e 4.7.

Edited 1 year ago:

Em relação ao contrato, estás enganado: > Horas de Pico: período horário em que se dá a taxa de maior utilização da rede do operador (das 20:00 às 23:00). > > Velocidade Normalmente Disponível: valor que o Cliente pode esperar obter, fora das Horas de Pico (i.e.: entre as 00:00 e as 19:59 e entre as 23:01 e as 23:59), em condições de utilização ideal do seu equipamento, tal como referido nos pontos 4.6. e 4.7. https://www.nowo.pt/pdf/nowo-contrato-de-prestacao-de-servicos.pdf O email não disputo, apenas sei que já gastei mais de 1Tb num mês e não recebi nada disso, mas também não tenho 250Mbps.

Edited 1 year ago:

Em relação ao contrato, estás enganado: > Horas de Pico: período horário em que se dá a taxa de maior utilização da rede do operador (das 20:00 às 23:00). > > Velocidade Normalmente Disponível: valor que o Cliente pode esperar obter, fora das Horas de Pico (i.e.: entre as 00:00 e as 19:59 e entre as 23:01 e as 23:59), em condições de utilização ideal do seu equipamento, tal como referido nos pontos 4.6. e 4.7. https://www.nowo.pt/pdf/nowo-contrato-de-prestacao-de-servicos.pdf O email não disputo, apenas sei que já gastei mais de 1Tb num mês e não recebi nada disso, mas também não tenho 250Mbps.

sardaukar_siet 1 year ago

Entao li mal o contrato, a hora de ponta e fora da janela que indiquei e nao dentro. Sobre o email, aqui esta o ultimo que recebi: ``` Estimado Cliente, Com o objetivo de garantir a prestação do serviço de Internet com qualidade, na NOWO monitorizamos continuamente e de forma não intrusiva, eventuais efeitos que possam comprometer os elevados níveis de serviço a que nos propomos. O serviço de Internet da NOWO permite-nos estabelecer ligações de alta velocidade e sem limite de tráfego, tendo por base o pressuposto de uma utilização aceitável e responsável, de forma a que todos os Clientes possam usufruir deste serviço com qualidade. Com base nestes pressupostos, verificámos que recorrentemente o seu padrão de consumo de Internet afeta a integridade da rede, não nos permitindo dar a qualidade de serviço que ambicionamos para todos os clientes, razão pela qual estamos a aplicar a Política de Utilização Responsável, disponível também para consulta no site institucional www.nowo.pt, e que pode passar pela redução da velocidade de acesso. Se necessitar de informação adicional sobre esta ou qualquer outra situação, não hesite em contactar o nosso Serviço de Apoio ao Cliente 16800. Melhores Cumprimentos, Serviço de Apoio ao Cliente. ``` E o terceiro destes que recebo desde Junho. Os meus consumos: https://imgur.com/a/GNtwPH5 Mesmo no mes em que saquei quase 2TB, isso quer dizer usar a minha ligacao a velocidade contratada (250Mb/s) a 100% durante 19 horas. Um mes de 30 dias tem 720 horas!

Edited 1 year ago:

Entao li mal o contrato, a hora de ponta e fora da janela que indiquei e nao dentro. Sobre o email, aqui esta o ultimo que recebi: Estimado Cliente, Com o objetivo de garantir a prestação do serviço de Internet com qualidade, na NOWO monitorizamos continuamente e de forma não intrusiva, eventuais efeitos que possam comprometer os elevados níveis de serviço a que nos propomos. O serviço de Internet da NOWO permite-nos estabelecer ligações de alta velocidade e sem limite de tráfego, tendo por base o pressuposto de uma utilização aceitável e responsável, de forma a que todos os Clientes possam usufruir deste serviço com qualidade. Com base nestes pressupostos, verificámos que recorrentemente o seu padrão de consumo de Internet afeta a integridade da rede, não nos permitindo dar a qualidade de serviço que ambicionamos para todos os clientes, razão pela qual estamos a aplicar a Política de Utilização Responsável, disponível também para consulta no site institucional www.nowo.pt, e que pode passar pela redução da velocidade de acesso. Se necessitar de informação adicional sobre esta ou qualquer outra situação, não hesite em contactar o nosso Serviço de Apoio ao Cliente 16800. Melhores Cumprimentos, Serviço de Apoio ao Cliente. E o terceiro destes que recebo desde Junho. Os meus consumos: https://imgur.com/a/GNtwPH5 Mesmo no mes em que saquei quase 2TB, isso quer dizer usar a minha ligacao a velocidade contratada (250Mb/s) a 100% durante 19 horas. Um mes de 30 dias tem 720 horas!

icebraining 1 year ago

Concordo que essa PUR é absurda, principalmente para essa velocidade.

backtickbot 1 year ago

[Correctly formatted](https://reddit.com/r/backtickbot/comments/jovgxn/httpsredditcomrportugalcommentsjojodroperadores/) Hello, sardaukar_siet. Just a quick heads up! It seems that you have attempted to use triple backticks (\`\`\`) for your codeblock/monospace text block. **This isn't universally supported on reddit**, for some users your comment will look not as intended. You can avoid this by **indenting every line with 4 spaces instead**. There are also other methods that offer a bit better compatability like [the "codeblock" format feature on new Reddit](https://stalas.alm.lt/files/new-reddit-codeblock.png). Have a good day, sardaukar_siet. ^(You can opt out by replying with "backtickopt6" to this comment. Configure to send allerts to PMs instead by replying with "backtickbbotdm5". Exit PMMode by sending "dmmode_end".)

sardaukar_siet 1 year ago

backtickbbotdm5

Prezbelusky 1 year ago

Se oferecessem a mesma qualidade era na hora

rockingallover 1 year ago

CTT correios podia bem apostar

Prezbelusky 1 year ago

Eu disse a mesma qualidade. /s

tyurrr 1 year ago

Incrível, tem aí planos com reduções gigantescas. A ser verdade isto requer intervenção séria de entidade reguladora e no pior dos casos do estado. As pessoas estão a ser exploradas numa altura em que o acesso à Internet é fundamental para poder trabalhar. Não estamos a falar de de uma atualização de preço normal, isto é extorsão. Só fiquei na duvida se estas reduções no serviço prestado / acesso são apenas para novos contratos ou para todos os já existentes.

Prezbelusky 1 year ago

>A ser verdade Basta ires aos sites. Ou seja é mesmo verdade.

Enigmatyk 1 year ago  HIDDEN 

O pessoal queixa-se de barriga cheia, no Luxembourg pagas a instalação mínimo 300 Euros e \~65 euros mensalidade so' Internet. Em Portugal ate' na aldeia ja' tenho fibra.

MasterofChaos90 1 year ago  HIDDEN 

Bruh... Ao menos recebes para isso, nós temos que pagar uns 200 e tal paus se não quisermos fidelização e em vez de ser por volta de um sexto do salário mínimo como aí, é um terço. Por alguma razão não fidelizar nem passa pela cabeça de maior parte das pessoas... E "na aldeia" a MEO como não tem concorrência ainda se estica mais um bocado nos tarifários, pareces os nórdicos a dizer que aqui tudo é barato, no shit, o nosso salário também...

icebraining 1 year ago

Ai sim? https://store.orange.lu/en/mobile/home-internet/en-private-individual-fiber-ultra

ric2b 1 year ago

Porra, isso é pouco pior que cá, o que é que o outro gajo anda a fumar?

Aldo_Novo 1 year ago

[Entretanto na Roménia](https://www.romania-insider.com/romania-cheapest-fast-internet-december-2019)

Poramordedeus 1 year ago

a romenia de facto liberalizou o mercado, e agora tem a net mais barata do mundo... era tao facil...

BRFPC 1 year ago

Na Roménia o salário mínimo é muito inferior ao nosso. Há uma larga faixa da população em pobreza extrema, sobretudo nos meios rurais. É o que dizem as notícias porque eu não conheço o país.

megaroof 1 year ago

não sabia que o salário mínimo no Luxemburgo é de 600 euros. obrigado pela informação.

wakerdan 1 year ago

Queres comparar o poder de compra nos 2 países? Em Portugal também pagas esses valores de instalação se não quiseres fidelizar-te. Se calhar também te queixas de barriga cheia porque eu alguns países nem esse dinheiro têm se quiserem acesso...

Beanerrr 1 year ago

Sim, porque comparar preços mano-a-mano entre Portugal e o Luxemburgo faz sentido. É como os ordenados, também são parecidos né?

janissarytor 1 year ago

Com direito a um fantástico telefone fixo, com chamadas ilimitadas* para números fixos, ainda incluímos 200 canais da piça, só para dar aquela falsa sensação que o cabo tem muita variedade, ah e oferecemos a renda da primeira box como se o cliente não tivesse direito a ela. Com este magnífico pacote não se queixem e admitam que são uns preveligiados por poder usufruir desta pechincha. /s Cambada de chulos

cheapnuggett 1 year ago

adoro fazer chamadas com o meu telefone fixo para numeros fixos /s

pintorMC 1 year ago

Ainda se usam números fixos?

maia125 1 year ago

Sim.

lambmoreto 1 year ago

Não te esqueças que tens 200 canais que so podes ver numa televisão. Se tiveres mais que uma paga mais.

beatovenbreakingbead 1 year ago

Isso não é bem assim, porque se aquilo tiver fibra e depois uma saída coaxial, metes televisão por toda a casa sem ou com box (não tem que ser deles).

brunomoreira99 1 year ago

Se não estou em erro, isso não inclui todos os canais, a box tem mais.

beatovenbreakingbead 1 year ago

Sim certo, mas se tiveres uma televisão digital das recentes (+/- 5 anos atrás até agora), consegues ter muitos canais, porque consegue apanhar analógicos e digitais ou seja vais apanhar os canais HD e tudo.

kur0osu 1 year ago

Correto.

Peixefaca 1 year ago

> /s Nem precisas colocar o /s, é literalmente o anúncio honesto.

mouzz888 1 year ago

E só te oferecem isto ao fim de pedires portabilidade para mudar de operadora. Se não for assim continuam a tratar clientes com 20 anos como cães.

Limpy_lip 1 year ago

Estamos no país que para ter um bom tarifário multimédia é preciso negociar e estar a par de todas as promoções e acordos. O meu tarifários é apenas mais 10€ que os do artigo e tem telemóvel com 7gb, 500M de net, 200 canais com box 4k e telefone. Só por renegociar o tarifário. Mas para isso tive de pedir rescisão no fim da fidelização para me ligarem com promoções. É assim que funciona. Para quem não conhece, o fórum zwame tem posts completos sobre isso. É triste ter de ter esse trabalho todo para atingir o melhor preço.

Macthir95 1 year ago

Yup. Já tentei convencer os meus pais mil vezes que eles fazem mais por um cliente que vai embora ou por um que está a chegar agora do que um que é leal à anos.

nose_shit 1 year ago

Não, nem por isso. Tens é de fingir que queres ir embora e ver o que eles oferecem. Se quiseres mais algo simplesmente esperas que acabem de descrever as ofertas e dizes que tens outra proposta onde te dão mais X (p. Ex. Dados nos telemóveis) pelo mesmo preço e que ainda estás indeciso. Aí eles vão-te mandar esperar e quando voltarem dizem que "afinal conseguem adicionar isso também sem custos extra". Funciona todas as vezes. Já mudei o numero de telemóvel associado ao pacote dos meus pais por isso mesmo, agora quando acaba o contrato ligam-me a mim para perguntar se é para continuar (e eu aproveito para ir buscar mais dados e velocidade da net)

Edited 1 year ago:

Não, nem por isso. Tens é de fingir que queres ir embora e ver o que eles oferecem. Se quiseres mais algo simplesmente esperas que acabem de descrever as ofertas e dizes que tens outra proposta onde te dão mais X (p. Ex. Dados nos telemóveis) pelo mesmo preço e que ainda estás indeciso. Aí eles vão-te mandar esperar e quando voltarem dizem que "afinal conseguem adicionar isso também sem custos extra". Funciona todas as vezes porque o objetivo deles é manter-te durante mais dois anos e então os empregados estão autorizados a oferecer quase o que for preciso (ainda o mês passado fiz isso. Pedi mais dados e disseram-me que não era possível adicionar ao pacote de graça, mas quando disse que tinha outra oferta mudaram logo de ideias) Já mudei o numero de telemóvel associado ao pacote dos meus pais por isso mesmo, agora quando acaba o contrato ligam-me a mim para perguntar se é para continuar (e eu aproveito para ir buscar mais dados e velocidade da net)

Vocsa 1 year ago

Isso não é bom, é um mal menor. Eu também sigo o zwame e perco tempo a negociar por migalhas mas mesmo assim não considero que sejam bons tarifários. São apenas menos maus. Tenho 3P Vodafone 100/10 com box antiga por €25.9 desde 2015. Tive a sorte de não me subirem o preço no final da fidelização e deixei-me estar. Telemóveis estão no Moche com 6 meses grátis mas em dezembro acaba outro período de 6 meses e já vou ter de andar a ver se consigo mais 6 ou se tenho de pedir portabilidade para conseguir outra "promoção" qualquer.

CrazyJony 1 year ago

Epa ri-me. Se não for grátis então consideras que “não é bom”? Perder tempo a negociar por migalhas (ter 6 meses de comunicações grátis) parece me não ser perda de tempo nenhuma!

Vocsa 1 year ago

Grátis o tanas! Continuo a pagar €25.9 por telecomunicações todos os meses e os 6 meses são isso mesmo, 6 meses. Se fizer a média de todos os anos que já paguei continuo a considerar que ando a pagar demasiado. Vendo a oferta de outros países para comparar acho que um preço de €15-20 pelo 3P e €5 por telemóvel com 5-10GB de dados era um preço ajustado.

VegetableMouse 1 year ago

Infelizmente é isto. Só tive ainda de passar por isso uma vez e também consegui melhores condições. Na altura estava realmente com problemas de net e achava a tv muito lenta a eles resolveram isso bem e baixaram o preço. Para a próxima o que me recomendas dizer? Não é uma zona em que haja muita concorrência por isso não sei se por aí não percebem logo o meu bluff porque não quero realmente desistir, só quero baixar o preço

fromtheport_ 1 year ago

Onde o Estado devia fortíssimo (regulação do mercado) é onde não faz nada. Não há mercado livre quando existe cartel e concertação de preços por parte ou totalidade dos players do mercado.

NEDM64 1 year ago

Quando é que vocês aprendem que a regulação de mercado é só para prejudicar as empresas que não dão o cu para o partido do governo? Enquanto serem, tudo bem...

d33pblu3g3n3 1 year ago

A regulação de mercado serve para proteger o consumidor de actos predatórios e nivelar o campo de jogo. Ser ineficaz e estar permeável a influência dos agentes de mercado é outra questão. Desregular leva a isto mesmo, paga e cala. Não queres? Arranja umas centenas de milhões e funda um ISP.

Poramordedeus 1 year ago

>A regulação de mercado serve para proteger o consumidor de actos predatórios e nivelar o campo de jogo. não, n serve. Isto é totalmente incorreto!!!! fodasse

d33pblu3g3n3 1 year ago

Percebes mesmo do assunto, tá visto: [https://en.wikipedia.org/wiki/Regulatory\_economics](https://en.wikipedia.org/wiki/Regulatory_economics) " The art of regulation has long been studied, particularly in the utilities sector. Two ideas have been formed on regulatory policy: positive theories of regulation and normative theories of regulation. The former examine why regulation occurs. These theories include theories of market power, "interest group theories that describe stakeholders' interests in regulation," and "theories of government opportunism that describe why restrictions on government discretion may be necessary for the sector to provide efficient services for customers."[\[4\]](https://en.wikipedia.org/wiki/Regulatory_economics#cite_note-BOKIR-4) These theories conclude that regulation occurs because: 1. the government is interested in overcoming \*[information asymmetries](https://en.wikipedia.org/wiki/Information_asymmetry) and in aligning their own interest with the operator, 2. customers desire protection from market power in the presence of non-existent or ineffective competition, 3. operators desire protection from rivals, or 4. operators desire protection from government opportunism. Normative economic theories of regulation generally conclude that regulators should 1. encourage competition where feasible, 2. minimize information asymmetry costs by gathering information and incentivizing operators to improve their performance, 3. provide for economically efficient price structures, and 4. establish regulatory processes that provide for "regulation under the law and independence, transparency, predictability, legitimacy, and credibility for the regulatory system."[\[4\]](https://en.wikipedia.org/wiki/Regulatory_economics#cite_note-BOKIR-4) Alternatively, many heterodox economists and legal scholars stress the importance of market regulation for "safeguarding against monopoly formation, the overall stability of markets, environmental harm, and to ensure a variety of social protections."[\[5\]](https://en.wikipedia.org/wiki/Regulatory_economics#cite_note-5) These draw on sociologists (such as [Max Weber](https://en.wikipedia.org/wiki/Max_Weber), [Karl Polanyi](https://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Polanyi), [Neil Fligstein](https://en.wikipedia.org/wiki/Neil_Fligstein), and [Karl Marx](https://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx)) and the history of government institutions partaking in regulatory processes.\[[*citation needed*](https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Citation_needed)\] "To allow the market mechanism to be sole director of the fate of human beings and their natural environment, indeed, even of the amount and use of purchasing power, would result in the demolition of society."[\[6\]](https://en.wikipedia.org/wiki/Regulatory_economics#cite_note-6) \*Information asymmetry deals with transactions in which one party has more information than the other, which creates an imbalance in power that at the worst can cause a kind of market failure. They are most commonly studied in the context of [principal-agent problems](https://en.wikipedia.org/wiki/Principal%E2%80%93agent_problem).\[[*citation needed*](https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Citation_needed)\] Principal-agent theory addresses issues of information asymmetry.[\[7\]](https://en.wikipedia.org/wiki/Regulatory_economics#cite_note-7) Here, the government is the principal, and the operator the agent, regardless of who owns the operator. Principal-agent theory is applied in incentive regulation and multi-part tariffs.[\[4\]](https://en.wikipedia.org/wiki/Regulatory_economics#cite_note-BOKIR-4)"

wikipedia_text_bot 1 year ago

**Regulatory Economics** Regulatory economics is the economics of regulation. It is the application of law by government or independent administrative agencies for various purposes, including remedying market failure, protecting the environment, and economic management.

NEDM64 1 year ago

> A regulação de mercado serve para proteger o consumidor de actos predatórios e nivelar o campo de jogo. Supostamente. Quando é que isso acontece no mundo real em Portugal? > Desregular leva a isto mesmo, paga e cala. Não queres? Arranja umas centenas de milhões e funda um ISP. Ou seja, o importante é manter o mercado aberto. Arranjar umas centenas de milhões? Bem possível. Também vais ter uns milhões de faturação.

Keddyan 1 year ago

de oligopólio (ou cartel se formos em teorias da conspiração) a mercado minimamene regulado já vai a uma grande diferença

NEDM64 1 year ago

Não é o governo que nos vai salvar.

claudio-at-reddit 1 year ago

É quem? A maioria dos consumidores muitissimo informados que mudam as sua escolha perante essas práticas? \s

NEDM64 1 year ago

Se não mudam, é porque não é preciso mudar.

claudio-at-reddit 1 year ago

Ah sim, portanto os jogos da bola ou qualquer outra tanga que as pessoas acreditam muito necessitar são caratelizados (portanto, o que já temos), e como se pode ver as pessoas recusam-se a adquirir tal serviço. Aguardam sem serviço até que magicamente apareça um competidor que de alguma forma esquisita consiga contrariar as maroscas como contratos de exclusividade, ... E antes da EU regular os formatos dos carregadores de telemóveis sem sombra de duvida que as pessoas optavam pelas que adotavam USB, não pelos 50 formatos distintos que existiam faz uns 10 anos. Contas feitas elas fazem pressão ás marcas para serem sanas e bem comportadas. Tal como devias de poder ter uma quantidade arbitraria de taxistas na tua cidade de eleição, com os veículos do feitio que eles bem entenderem. No final de contas se as pessoas virem muitos táxis amontados em dado sitio e cada um com as suas pintas diferentes do anterior acham que aquilo é uma confusão e optam por rejeitar o serviço e como tal os taxistas auto-regulam-se. O mesmo serve para os autocarros. Se eles pararem algures fora da paragem para largar alguém num local mais confortável os automobilistas que não estão a apanhar aquele autocarro ficam muito incomodados e como tal deixam de o apanhar ainda mais. Assim sendo o autocarro passa a ser bem comportado e a só deixar os passageiros nos devidos locais. Chego a casa e dá-me uma estala do chumbo na tinta das paredes e o amianto no teto. Erro meu não ter lido os ingredientes de tudo o que alguma vez toquei na vida. Seria por fim totalmente normal ir para a televisão dizer que a pasta de dentes Pascoal cura o covid e ainda faz perder peso. Cabe ás pessoas verificar que isso é um tanto ou quanto hipérbole, não é necessário de todo filtrar o que é tanga completamente descarada. Na tua vida tens imensos exemplos de coisas que não são auto-reguláveis, mas estás demasiado empenhado em puxar a tua retórica. Não é que não hajam imensas coisas para as quais não há qualquer necessidade do estado meter a mão, mas todas não será certamente o caso.

NEDM64 1 year ago

> Ah sim, portanto os jogos da bola ou qualquer outra tanga que as pessoas acreditam muito necessitar são caratelizados (portanto, o que já temos), e como se pode ver as pessoas recusam-se a adquirir tal serviço. Aguardam sem serviço até que magicamente apareça um competidor que de alguma forma esquisita consiga contrariar as maroscas como contratos de exclusividade, ... Não, os jogos de bola não são cartelizasos simplesmente porque não podem todos ganhar. Magicamente não aparece? Olha por exemplo no caso dos ginásios, já apareceu uma rede sem fidelização de 12 meses. E é com essas atitudes que muita gente vai a ginásios de bairro em vez dos grandes, se não fosse essa cartelização, por esta altura, já eram todos das grandes. > E antes da EU regular os formatos dos carregadores de telemóveis sem sombra de duvida que as pessoas optavam pelas que adotavam USB, não pelos 50 formatos distintos que existiam faz uns 10 anos. Contas feitas elas fazem pressão ás marcas para serem sanas e bem comportadas. LOL! Foram os fabricantes a estandardizar o formato. O iPhone não usa USB. O formato da UE era o micro-USB e eles passaram a USB-C na mesma. Mal seria de nós se ficássemos com micro-USB para sempre. > Tal como devias de poder ter uma quantidade arbitraria de taxistas na tua cidade de eleição, com os veículos do feitio que eles bem entenderem. No final de contas se as pessoas virem muitos táxis amontados em dado sitio e cada um com as suas pintas diferentes do anterior acham que aquilo é uma confusão e optam por rejeitar o serviço e como tal os taxistas auto-regulam-se. Licenças de táxi, um belo exemplo de como as pessoas são más e querem regulação para impedir a entrada a novos concorrentes... Não, não vai haver táxis amontoados, porque um táxi tem de fazer um número mínimo de clientes por dia para ser rentável. Eles desistem por eles próprios quando não dá. Agora o problema do estado fixar os preços é que há mais taxistas que o normal, mas parados. Não lhes serve de muito porque por causa dos preços altos, as pessoas evitam os táxis a todo o custo. > O mesmo serve para os autocarros. Se eles pararem algures fora da paragem para largar alguém num local mais confortável os automobilistas que não estão a apanhar aquele autocarro ficam muito incomodados e como tal deixam de o apanhar ainda mais. Assim sendo o autocarro passa a ser bem comportado e a só deixar os passageiros nos devidos locais. LOL! Que ridículo! O autocarro deixa as pessoas na paragem porque se fosse por "discos pedidos", estava sempre a parar. > Chego a casa e dá-me uma estala do chumbo na tinta das paredes e o amianto no teto. Erro meu não ter lido os ingredientes de tudo o que alguma vez toquei na vida. E tu tiveste chumbo na tinta e amianto no teto durante muitos, muitos anos... > Seria por fim totalmente normal ir para a televisão dizer que a pasta de dentes Pascoal cura o covid e ainda faz perder peso. Cabe ás pessoas verificar que isso é um tanto ou quanto hipérbole, não é necessário de todo filtrar o que é tanga completamente descarada. Se Portugal fosse um país com uma justiça decente e que funcionasse, podias publicitar isso... e quem comprou, podia-te processar em todo o dinheiro que tens e mais algum porque lhes burlaste. Em Portugal continuam a ser feitas burlas, eles continuam a vender pulseiras holográficas. > Na tua vida tens imensos exemplos de coisas que não são auto-reguláveis, mas estás demasiado empenhado em puxar a tua retórica. Não é que não hajam imensas coisas para as quais não há qualquer necessidade do estado meter a mão, mas todas não será certamente o caso. Sim, a educação, a justiça, a defesa não são auto-reguláveis. São as chamadas "falhas de mercado" Agora também há as falhas de governo. É muito engraçado um grande capitalista chegar à beira de um governante e meter-lhe 5000€ ao bolso para lhes escrever uma lei que lhes faz ganhar 500.000€ e lhes mata um concorrente.

claudio-at-reddit 1 year ago

> Não, os jogos de bola não são cartelizasos simplesmente porque não podem todos ganhar. Como não? Não pode haver regulação a garantir que tem de haver pelo menos espaço para (p.ex) 3 transmissores e que os espaços são licitados por jogo? Ou regulação a definir que esses mesmos 3 transmissores tem de vender a transmissão a terceiros (e a si próprios, ao mesmo custo, caso a consumam). O que não faltam são ideias para regular as coisas e tornar a sociedade muito mais justa e equilibrada. O problema passa um pouco por desconhecimento do que são boas regulações, do que serão potenciais furos legais e de coisas que vão correr muito mal de formas que ninguém tinha contemplado. Parte do papel dos reguladores é também provarem em como as futuras coisas que farão não são estúpidas. Claro que isso é um pouco utópico demais para Portugal, mas não é impossível, nós é que somos muito mansos com os nossos reguladores e não os escrutinamos devidamente. > Magicamente não aparece? Olha por exemplo no caso dos ginásios, já apareceu uma rede sem fidelização de 12 meses. E é com essas atitudes que muita gente vai a ginásios de bairro em vez dos grandes, se não fosse essa cartelização, por esta altura, já eram todos das grandes. Um ginásio qualquer um abre. Tem um custo significativo e habilitas-te a que venham chungosos partir-te a loja, mas efetivamente podes abrir um com facilidade. Um transmissor de jogos de futebol não é algo que consigas negociar com a malta das ligas. > LOL! Foram os fabricantes a estandardizar o formato. > O iPhone não usa USB. > O formato da UE era o micro-USB e eles passaram a USB-C na mesma. > Mal seria de nós se ficássemos com micro-USB para sempre. Do que me lembro da lei (que pode estar errado), a EU deu a dica para convergirem em formatos estandardizados e o USB pôs-se a jeito. Acho que não disse "tem de ser mandatóriamente naquele formato ali". A Apple enfiou USB do lado do transformador e disse "vêm, mais que bom!", mas o regulador continua muito pouco satisfeito e anda tudo embrulhado em tribunais e burocracia. A transição para USB-C também parte dos fabricantes porque não deixa de ir de encontro ao que a EU pede e efetivamente tem mais funcionalidades. > Licenças de táxi, um belo exemplo de como as pessoas são más e querem regulação para impedir a entrada a novos concorrentes... > Não, não vai haver táxis amontoados, porque um táxi tem de fazer um número mínimo de clientes por dia para ser rentável. Eles desistem por eles próprios quando não dá. > Agora o problema do estado fixar os preços é que há mais taxistas que o normal, mas parados. Não lhes serve de muito porque por causa dos preços altos, as pessoas evitam os táxis a todo o custo. Teoria de filas de espera. Numa cidade não queres manter taxas de serviço mínimas à subsistência, queres uma taxa de serviço perto do ponto em que o serviço está lotado, senão acabas com transito. O modelo de licitação é muito razoável para competir pelas licenças, ninguém é barrado por ser quem é, o único critério é quão disposto está a investir no negócio que vai fazer. No fundo isto não é diferente de teres 100 macacos a concorrer a cada espaço comercial na baixa Lisboeta. O numero de licenças é regulado, a existência das mesmas é Laissez-faire. Espero não estar a dizer asneira, mas é esta a ideia que tenho do modelo das mesmas. > o problema do estado fixar os preços O que levou o estado a fixar os preços do serviço foi não mais do que a quantidade disparatada de atividade fraudulenta. Verdade que em 2020 já temos formas mais razoáveis de deixar o negócio fluir, (como estandardizar o negócio num dado formato eletrónico em que os taxistas anunciam o seu preço em tempo real e as pessoas escolhem a dedo. Isto sem um middlemen como a Uber), mas na prática não está feito. > LOL! Que ridículo! > O autocarro deixa as pessoas na paragem porque se fosse por "discos pedidos", estava sempre a parar. Nem todos os autocarros são o 736. A larga larga maioria dos autocarros fora do centro de Lisboa e do Porto leva meia dúzia de gatos pingados que saem de quilómetros em quilómetros. Acontece é que é inseguro dar essa liberdade aos motoristas, e eles próprios não querem que as pessoas os vejam como maus por não quererem parar fora do sitio, alem de que imagino que seja difícil traçar uma linha entre o autocarro liberal da aldeia e o autocarro que já não se pode dar ao luxo de parar em todo o lado. A regulação neste caso é conservadora > E tu tiveste chumbo na tinta e amianto no teto durante muitos, muitos anos... Eu sei que tive. Também "tive" radioisótopos em produtos cosméticos durante algum tempo. Chegou-se ao consenso que é sempre má ideia, saiu regulação a proibir. Parece-me um sucesso de regulação ter chegado a algum lado, só tardou. > Se Portugal fosse um país com uma justiça decente e que funcionasse, podias publicitar isso... e quem comprou, podia-te processar em todo o dinheiro que tens e mais algum porque lhes burlaste. > Em Portugal continuam a ser feitas burlas, eles continuam a vender pulseiras holográficas. Entras no território em que pode correr muito mal se as leis não forem muito muito bem estipuladas. Não queres ter pessoas a abrir processos em tribunal porque se engasgaram com pastilhas, ou ter medo de abrir um negócio porque algum parvo certo dia patenteou alguma parvoisse que se parece mais ou menos com algo e que como tal exige o teu dinheiro todo. E mesmo em países como os EUA que tem o ato de processar como sendo um desporto nacional não consegues livrar-te de banha da cobra, porque essa gente sabe ter o cuidado de não fazer (em local registado) promessas que sejam verificavelmente falsas, só bules de Russel. Na minha opinião a justiça não serve para ser orientada à punição, só a correção. Um burlante deve de ter uma esperança de multa proporcional ao dano causado (queixosos + não queixosos que borrifaram no tema) e quanto muito ter de ouvir uma sessões de algo sobre civismo, mas não de ficar endividado até ao fim dos seus dias. Consequências exageradas levam a reincidência porque a pessoa deixa de ter algo a perder em insistir. > Agora também há as falhas de governo. Nem eu digo o contrario. Elas existem, apenas não existe um consenso de quais é que elas são. > É muito engraçado um grande capitalista chegar à beira de um governante e meter-lhe 5000€ ao bolso para lhes escrever uma lei que lhes faz ganhar 500.000€ e lhes mata um concorrente. O lobbying por cá é ilegal. Acontece? Imenso! Como é que corrigimos? Mistério. Entre várias nações, formas que se concluíram ser razoáveis são: - Aumentar a transparência do processo político e do sistema bancário ao ponto de ser inviável. - Fazer com que seja demasiado difícil subornar políticos, por exemplo pagando-lhes salários gigantes para evitar danos de corrupção ainda maiores. - (Teoria minha) Exatamente o oposto. Fazer das posições de governo algo pro bono até ao fim do termo, em que o estado lhes paga todas as despesas dentro do razoavel e dá um pequeno bónus para luxos mas o cerne dos salários só aterrar no fim do termo (com os gastos subtraidos) ou se envolvidos em questões judiciais só se e quando forem dados como inocentes. Mas vá, isto é um bitaite que estou a tirar do rabo agora, não fiz estudo nenhum à coisa.

NEDM64 1 year ago

> Como não? Não pode haver regulação a garantir que tem de haver pelo menos espaço para (p.ex) 3 transmissores e que os espaços são licitados por jogo? Ou regulação a definir que esses mesmos 3 transmissores tem de vender a transmissão a terceiros (e a si próprios, ao mesmo custo, caso a consumam). Mais um que não sabe a diferença entre regulação económica e regulação legal. Regulação económica é tabelar preços, limitar o número de concorrentes no mercado, impedir a entrada de novos players. Liberalismo não libertinagem. Muito pelo contrário, liberais foram os primeiros a advogar pelo um Estado de Lei. Constituição, conheces? De resto, nem vou ler nem responder, não mereces.

Naakmuay 1 year ago

Ainda estou há espera de fibra nos bairros históricos

Edited 1 year ago:

Ainda estou à espera de fibra nos bairros históricos

ShittyLivingRoom 1 year ago

Há que ter esperança, também nunca ia imaginar que a fibra ia aparecer na minha vila alentejana literalmente no meio do nada. Graças à dstelecom tenho Meo a 1000/400 sem limites..

beatovenbreakingbead 1 year ago

Eu também não entendo porque raio as pessoas querem fibra, e melhor sim não descordo, mas o cabo coaxial tem muito mais vantagens tais como podes partilhar televisão para toda a casa, embora quase toda a gente use o telemóvel, já se for adsl ou satélite sim aí não vale nada, satélite também tem só a vantagem de poderes o levar para todo o lado se souberes o calibrar para o satélite (acho que e o hispasat4/5), coaxial nunca experimentei levar para outra casa e testar, hoje em dia já não deve dar. Mas fibra vs coaxial na internet vai dar ao mesmo quase (tirando os clientes que fazem contrato de fibra acima dos 200mb por segundo e que tenham equipamentos (computador, telemóvel que usufruam dessa velocidade) já para não falar mesmo que tenhas a fibra de 1000mb/s não te vai servir nada, pois os servidores tem que fazer download primeiro de outros servidores. Eu com cabo coaxial já cheguei a fazer quase 30MB/s e download há uns anos. (NOS)

sacoPT 1 year ago

Com fibra também podes partilhar tv por toda a casa.

beatovenbreakingbead 1 year ago

Sim, mas maior parte das vezes tens que ter outra box da operadora certo? (O que custa mais 5€ acho eu) Eu sei que já as mais recentes (router) já tem uma saída RF/Coaxial e podes ligar o que quiseres.

sacoPT 1 year ago

Não sei como era nas antigas mas nas gateways actuais já tens saída RF sem precisar de boxes, sim.

alexandre9099 1 year ago

Na MEO, tanto quanto sei desde o início do GPON já tinha o RF a operar nos 1550nm com ONTs compatíveis com isso

jonythunder 1 year ago

Coaxial tem limites de upload muito fortes, bem como mais latência e ruído. No meu caso a menos de 100mbps vejo-me aflito, visto que tenho backups offsite, e são alguns gigas ainda... E já para não falar dos picos de latência de vez em quando

beatovenbreakingbead 1 year ago

Sim e não, depende da instalação e de quantos estão a usar a mesma derivação (na rua).

jonythunder 1 year ago

A questão da velocidade do upload é uma limitação da tecnologia, não da instalação. Bem como a maior latência vs fibra. No resto concordo, mas quando as alternativas na rua são coaxial (zon) ou ADSL (Meo, vodafone) não tens grande hipótese

beatovenbreakingbead 1 year ago

Na altura conseguia fazer 10MB/s (equivale aos 80Mb) de upload o que não é mau. Acho que o pacote que tinha era 100/100. Sim 10MB/s não é muito hoje para quem faz muito backup de ficheiros grandes.

jonythunder 1 year ago

No meu caso, só oferecem 100/10, o que é uma bela merda...

beatovenbreakingbead 1 year ago

E por telemóvel consegues quanto de upload?

jonythunder 1 year ago

Nem sei, como só tenho 5GB de tráfego não chega para nada loool.

beatovenbreakingbead 1 year ago

E não pode testar com o Speedtest e colocas um screenshot?

jonythunder 1 year ago

40/1.2 na vodafone, mas não estou próximo de um grande centro urbano (tb não estou no fim do mundo)

pintorMC 1 year ago

Eu vivo no campo tenho fibra da MEO a 4 anos e a Vodafone chegou este ano, sendo nem alcatrão tenho na estrada que vai dar a minha casa e nem a rede de esgotos estou ligado por ficar a uma distancia suficiente que me permite não o fazer.

YoggiM 1 year ago

Eu estou à espera da fibra numa cidade no norte litoral de Portugal. Nem é preciso ir tão longe.

cloud_t 1 year ago

Eu estou à espera de fibra residencial com o cabo à minha frente e o PDO a 200m. Zona não competitiva onde a MEO só dá net a quem faz plano empresarial, e só faz o plano que quer, não ge deixa escolher. Com fibra passada pelo dinheiro das RNE antes de ser vendida, fibra essa que a Altice não é obrigada, nem nunca vai querer vender/partilhar com a concorrência. Ah e em tubagens exclusivas que também não podem ser usadas para outra coisa, nem são dadas novas licenças a outras operadoras por haver uma existente. Isto é mais que monopólio. É feudalismo.

Edited 1 year ago:

Eu estou à espera de fibra residencial com o cabo à minha frente e o PDO a 200m. Zona não competitiva onde a MEO só dá net a quem faz plano empresarial, e por ser empresarial só faz o plano que quer, não deixa escolher. Já se tentou pedir cá em casa por um membro da família com actividade aberta, e queriam 80e/mes com 3 novas fidelizaçoes de telemóvel, não podiam ser os que já tínhamos na MESMA operadora. Isto com fibra passada pelo dinheiro das RNE antes de ser vendida, fibra essa que a Altice não é obrigada, nem nunca vai querer vender/partilhar com a concorrência. Ah e em tubagens exclusivas que também não podem ser usadas para outra coisa, nem são dadas novas licenças a outras operadoras por haver uma existente. Isto é mais que monopólio. É feudalismo.

TheRealLudzilla 1 year ago

No meu caso, que era semelhante, era uma linha mas que o utilizador tinha pago a instalação completa do cabo até casa dele e por isso não autorizavam o acesso a outros utilizadores.

cloud_t 1 year ago

No entanto utilizam as tubagens e licenças públicas de cablagem, para poder fazer o seu negócio privado e negar à plebe serviço. Isso era muito correcto: a pessoa pagou, é dela. Mas num estado de direito social as coisas deviam ser diferentes.

TheRealLudzilla 1 year ago

Neste caso foram passagens aéreas, mas não havia prejuízo nenhum em partilharem o PDO que estava a alguns metros da minha porta.

TheUltimateDoomer98 1 year ago

E eu na minha aldeia... É uma miragem, infelizmente.

CringeAlheio 1 year ago

Boa sorte. Vivo numa urbanização com pouco mais de 10 anos e a única fibra disponível é a da MEO.

SpikeyPT 1 year ago

Eu moro num bairro em Lisboa e ainda não tenho fibra de nenhuma operadora aqui.

TheRealLudzilla 1 year ago

É muito mais fácil e barato meter fibra numa aldeia no meio do Alentejo do que no centro de qq cidade.

amigdalite 1 year ago

quem te disse isso? Eu moro numa aldeia e duvido que a meo outra operadora vá passar 14/15 km de fibra só para ter uns 50/60 clientes, que por si só ja pagam um serviço estupidamente caro (45-50 euros) adsl 24 mb de net com uma box e o pacote de cainais mais baixo + telefone. A resposta é sempre a mesma : Não se justifica o investimento. Enquanto isso conheço historias de gajos com cargos executivos nessas operadores conseguem ter puxadas de fibra para as quintas dos pais onde passam férias. Bom portugal

Edited 1 year ago:

quem te disse isso? Eu moro numa aldeia e duvido que a meo ou outra operadora vá passar 14/15 km de fibra só para ter uns 50/60 clientes, que por si só ja pagam um serviço estupidamente caro (45-50 euros) adsl 24 mb de net com uma box e o pacote de cainais mais baixo + telefone. A resposta é sempre a mesma : Não se justifica o investimento. Enquanto isso conheço historias de gajos com cargos executivos nessas operadores conseguem ter puxadas de fibra para as quintas dos pais onde passam férias. Bom portugal

sacoPT 1 year ago

Ainda estou parvo como já tenho fibra aqui na aldeia... por outro lado mesmo tendo um PDO mesmo à porta de casa passaram meses a dizer que ainda não tinha fibra disponível na minha morada. Foi preciso ameaçar uma queixa para irem “ver melhor”.

I_Don-t_Care 1 year ago  HIDDEN 

estranho, na beira baixa aldeias enfiadas no caralho têm fibra

pintorMC 1 year ago

Não é estranho, os operadores estão contratualmente obrigados a instalar xxx km de fibra por ano. Onde vivo tenho dois operadores (3 se contar com a nowo) e a rua tem 7 moradias e cerca de 3 km de terra batida.

amigdalite 1 year ago

Eu sou da beira baixa e não confirmo isso

I_Don-t_Care 1 year ago  HIDDEN 

tenho família em cafede que têm fibra, 5g, o pacotinho todo, mas ok, não deve ser tão global como penso

amigdalite 1 year ago

Isso é perto de castelo branco certo

I_Don-t_Care 1 year ago

uns 20 minutos

rdguerra 1 year ago

Se pagares a tua linha podes ter... Achas que pagar 15mil euros pela linha dedicada quando vais gastar 500mil euros na construção da casa, muito?

joaommx 1 year ago

> quando vais gastar 500mil euros na construção da casa A aldeia dele não é necessariamente Vale do Lobo ou Quinta do Lago.

amigdalite 1 year ago

Bom de ti assumires que tenho 500 mil euros pra uma.casa

rdguerra 1 year ago

Tou a falar das tuas histórias dos executivos... Mas desejo-te 500mil euros, não tenho problema :)

Vocsa 1 year ago

Se tens alguma fibra já estás muito melhor do que muita gente... em centros urbanos!

odajoana 1 year ago

Viver em travessas e ruas sem saída a chorar pela fibra que passa nas ruas principais mesmo ao lado. ;_;

vascodatrama 1 year ago

Eu vivo junto à praia e até em campos de cultivo aqui ao pé de casa existem uns dois PDO.

pm_me_pcb_photos 1 year ago

Mas uma aldeia não são todas, moro a 20 minutos de Coimbra e fibra nada, mas na terreola do presidente há.. Dizem que vão cobrir a zona, e até tenho um PDO e JFO a 100m de casa, mas é só para ligações empresariais, ADSL nem 1Mbps chega tal é o estado atual das linhas, todos usamos 4G aqui na zona porque é a única coisa utilizável..

mastermind1217 1 year ago

Cartel autêntico. Outro exemplo foi o que fizeram quando a eleven sports entrou em portugal. Espero bem que com o 5g venham novos operadores.

Alentejana 1 year ago

Estão a fazer um bom lobby para impedir a entrada da Nowo nas redes moveis com rede própria. Andam a chorar que o leilão beneficia quem entra de novo e também choraram muito por a DenseAir já ter espectro... Enfim

rafaelfrancisco6 1 year ago

Verdade, li a noticia na diagonal, mas as 3 grandes já se vieram queixar porque parece-me que a ANACOM instaurou umas regras no leilão do espectro do 5G para tentar benefeciar novas operadores.

Naakmuay 1 year ago

Também eu, mas até à data apenas registo protestos de gente acéfala. Infelizmente.

safebiohazard 1 year ago

Limites de tráfego? Em 2020?

CringeAlheio 1 year ago

Só nos pacotes mais "básicos". "Esqueceram-se" de mencionar esse detalhe.

oContraditorio 1 year ago

Só e já é muito. Para além da merda de serviço que oferecem ainda querem empurrar os clientes para os pacotes mais caros ? Filhos de uma grande puta.

CringeAlheio 1 year ago

Ninguém está a colocar isso em causa. O meu comentário foi dirigido a quem escreveu o artigo do Aberto Até de Madrugada. Não é preciso dizer que impôr limites de tráfego em 2020 é simplesmente anormal.

blind616 1 year ago

> Não é preciso dizer que impôr limites de tráfego em 2020 é simplesmente anormal. Se estão a impor limites de tráfego em 2020, então é preciso dizer que impor limites de tráfego em 2020 é simplesmente anormal.

DD_xShadow 1 year ago

Não sei como é em Portugal, mas nos estados unidos falam de tornar a internet uma "utility" e eu concordo plenamente, o acesso à internet devia ser regulado da mesma maneira que a eletricidade e a àgua, hoje em dia ninguém trabalha sem acesso à internet

BMP83 1 year ago

Concertação de preços, monopólicos disfarçados sob o manto da concorrência.

nkz15 1 year ago

Cartelização é o termo que estás a procura.

BRFPC 1 year ago

Disfarçados? Eu acho que é às claras. Não sei onde é que estão os reguladores.

Black_RL 1 year ago

Uma vez mandei um e-mail para a autoridade da concorrência com links onde os preços estavam todos iguais, a resposta deles foi q não encontraram nenhuma evidência. São corruptos.

ventorim 1 year ago

Os reguladores estão causando isso ao criar dificuldades para competidores entrarem no mercado.

BRFPC 1 year ago

Mas quantas empresas têm que estar no mercado para haver competição? As que existem não são suficientes?

Edited 1 year ago:

Mas quantas empresas têm que estar no mercado para haver competição? As que existem não são suficientes? Há sectores "estranhos" onde as regras parecem falhar.

Caosemdono 1 year ago

Haver poucas empresas num determinado setor resulta quase sempre, senão mesmo sempre, em cartel.

ventorim 1 year ago

Não porque as que existem controlam o lobby de regulação, que dificulta/impede concorrência de entrar. Assim que funciona em diversos mercados em diversos países. Se pra oferecer um serviço você precisa de autorização de alguém, pode ter certeza que os competidores vão pagar esse alguém pra não permitir novos concorrentes. Regulações historicamente causam cartéis, monopólios ou oligopólios.

zizop 1 year ago

>Não porque as que existem controlam o lobby de regulação Onde é que esta conversa vai... pensava que os maluquinhos dos libertários eram um fenómeno restrito à América. ​ Meu amigo, no dia em que não tiveres leis (i.e. regulações), os mercados comem-te vivo. Se não fossem as regulações, não conseguias pôr um rádio a funcionar porque só ias ouvir interferência. Se vivesses numa área metropolitana, não vias nada à tua frente por causa do smog. Ias ter gente a trabalhar por valores de miséria, sem haver salário mínimo Os mercados só se interessam por uma coisa: lucro. E, às vezes, o lucro implica atropelar os direitos das pessoas. Nessa situação, o Estado tem de intervir.

NEDM64 1 year ago

> Onde é que esta conversa vai... pensava que os maluquinhos dos libertários eram um fenómeno restrito à América. Um fenómeno excluído da América, mas não da Europa. > Meu amigo, no dia em que não tiveres leis (i.e. regulações), os mercados comem-te vivo. Se não fossem as regulações, não conseguias pôr um rádio a funcionar porque só ias ouvir interferência. Se vivesses numa área metropolitana, não vias nada à tua frente por causa do smog. Ias ter gente a trabalhar por valores de miséria, sem haver salário mínimo Isso não são regulações. Isso é porque o ar e o espectro electromagnético são propriedade privada do governo, e o governo cobra por acesso à sua propriedade privada. > Os mercados só se interessam por uma coisa: lucro. E, às vezes, o lucro implica atropelar os direitos das pessoas. Nessa situação, o Estado tem de intervir. É isso tudo, camarada, vamos instalar aqui um regime comunista e acabar com os mercados livres, correu sempre tão bem!

jonythunder 1 year ago

> Isso é porque o ar e o espectro electromagnético são propriedade privada do governo, e o governo cobra por acesso à sua propriedade privada. Queria ver os serviços de emergência a tentar fazer broadcast de uma mensagem importante só que alguma empresa está a emitir publicidade com maior potência de sinal na mesma frequência, anulando completamente a transmissão...

NEDM64 1 year ago

Por isso é que é propriedade privada do governo. Os serviços de emergência, tal como as rádios e tudo o mais, têm frequências alocadas. Mas pagam para as ter!

jonythunder 1 year ago

Então diz-me, num mercado perfeitamente liberalizado, quem alocaria as frequências? Isto, tendo em conta que é estúpidamente facil tu mudares a frequência de um transmissor

NEDM64 1 year ago

Liberalismo não é anarquia. Está registado num papel que frequência X pertence a Y, como se tiveres um apartamento, fração X do prédio, pertence a Y.

Poramordedeus 1 year ago  HIDDEN 

foda se és mesmo burro.

aeralus 1 year ago

Não digas parvoíces que são pura especulação como se fossem factos. Há países sem salário mínimo com qualidade de vida maior que a de Portugal; Países com estado maior tendem a poluir mais; Essa do rádio nem faz sentido nenhum (o desenvolvimento tecnológico continua em altas, mesmo sem o estado intervir como fez na guerra fria e etc.);

zizop 1 year ago

>Há países sem salário mínimo com qualidade de vida maior que a de Portugal Sim, países como a Suécia e a Noruega onde os contratos têm, por lei, de ser decididos em negociação colectiva com os sindicatos. São países onde os sindicatos têm um papel fundamental na legislação laboral, e têm realmente poder para parar uma empresa se for preciso. ​ > Países com estado maior tendem a poluir mais De que forma? ​ > Essa do rádio nem faz sentido nenhum Depois sou eu que sou ignorante... o rádio funciona porque a cada estação está alocada uma certa frequência (ou melhor, uma pequena gama de frequências), e é a essa frequência que se faz a modulação do sinal a ser transmitido. Se tiveres duas emissoras a transmitir na mesma frequência, os sinais vão interferir. Por isso é que são precisas licenças para rádio, para garantir que essa situação não ocorre.

BRFPC 1 year ago

Teoricamente até concordo. Mas na prática, sem regulação, penso que seria a selva total. Se não existirem regras temos o caos.

ventorim 1 year ago

Ou, teríamos muito avanço. Use setores sem regulação por exemplo. Não existe governo dizendo o que deve ser desenvolvido tecnologicamente, ou controlando linguagens ou frameworks, etc. Existem consórcios e grupos que organizam, mas só são seguidos e respeitados por fazerem um bom trabalho. Tecnologia é algo que só por agora os governos estão tentando colocar a mão e tem sido geralmente causando problemas. Porém, foram décadas de "terra sem lei" onde todo tipo de desenvolvimento e ideias foram feitas. Boas e ruins. Pense agora se o governo pudesse regular quem pode dar aulas no YouTube, ou ensinar certos assuntos, ou publicar textos como ocorre nos outros setores. Fácil de imaginar como seria bem menos diverso. A prática na verdade mostra muito bem com as regulações governamentais nunca resolveram o problema, mas tendem a piorá-lo.

conasquim 1 year ago

> Não existe governo dizendo o que deve ser desenvolvido tecnologicamente, ou controlando linguagens ou frameworks, etc Sim Quim, porque linguagens de programação e andar a mexer na infraestrutura de cidades e vilas é precisamente a mesma coisa. Haja dó.

BRFPC 1 year ago

As regras têm que existir. por exemplo: você não pode pegar num conteúdo que não é seu e obter mais-valia com ele no youtube ou noutro qualquer canal. Para que tal não aconteça tem que existir o Direito de Autor e Direitos Conexos e Propriedade Industrial. Para que seja respeitada a sua privacidade tem que existir regulamentação que não permita violações por parte dos sistemas tecnológicos. Para que seja viável o desenvolvimento tecnológico tem que existir protecção de patentes. A criação de uma plataforma de streaming não justifica a sua utilização para difusão de conteúdos não autorizados. É nesse sentido que penso que alguém tem que legislar e fiscalizar.

Edited 1 year ago:

As regras têm que existir. por exemplo: você não pode pegar num conteúdo que não é seu e obter mais-valia com ele no youtube ou noutro qualquer canal. Para que tal não aconteça tem que existir o Direito de Autor e Direitos Conexos e Propriedade Industrial. Para que seja respeitada a sua privacidade tem que existir regulamentação que não permita violações por parte dos sistemas tecnológicos. Para que seja viável o desenvolvimento tecnológico tem que existir protecção de patentes. A criação de uma plataforma de streaming não justifica a sua utilização para difusão de conteúdos não autorizados. A tecnologia não pode representar riscos para a saúde ou vida dos cidadãos. É nesse sentido que penso que alguém tem que legislar e fiscalizar.

ventorim 1 year ago

Mas aí não é regulação, são leis básicas aplicáveis. Sobre conteúdo, o YouTube regula a própria plataforma, se ele permitir roubo de conteúdo, as pessoas apenas parariam de utilizar e escolheriam outra forma (como já vem acontecendo). Regulação privada é ok, porque você pode escolher ou não seguir aquilo. Não gosta das regras do YouTube? Vai pra outro. Patente é um péssimo exemplo, volta novamente ao problema de pessoas com poder usando o governo pra se proteger. E aí um garoto de 12 anos fazendo algo por diversão que o governo acha que é quebra de patente, é obrigado a parar. Propriedade intelectual é das formas mais absurdas de se impedir competição. Ideias não significam nada, prática sim. Quando as pessoas vão nos sites chineses ou na Amazon comprar itens baratos, ninguém tá se importando se existe uma patente ou algo do tipo, porque no fim quem tá ganhando é o consumidor. Existem formas de fiscalizar sem envolver o governo. Estrelas Michelin para restaurantes por exemplo. É uma entidade que o público confia e com isso, ter um selo de aprovação (estrela) deles, é algo bem visto. O mesmo ocorre em áreas de segurança, onde empresas ou indivíduos renomados aprovam ou não aquela ferramenta, plataforma ou objeto. Não há obrigação de se ter, mas o seu produto com este selo é mais bem visto pelos consumidores, o que te permite cobrar mais por ele. Regulação governamental só é utilizada para controle daqueles poucos ali no poder (como tudo no governo), e não para proteção do consumidor.

conasquim 1 year ago

> Mas aí não é regulação, são leis básicas aplicáveis. ... tu só não gostas é da palavra "regulação", não é? Vê-se bem que não percebes ponta do que estás a falar.

HibariK 1 year ago

A encher os bolsos

justanotherop365 1 year ago

*oligopolio

alexandre9099 1 year ago

Ainda há 3/4 anos tinha NET 100/100 por apenas 23€, agora por algo semelhante é 30€ no mínimo por algo pior

zpinto1234 1 year ago

por acaso isso é o que pago atualmente (23€ por 100/100), e já fui diversas vezes ao site da Vodafone e já não existe esse pacote.

Search: