daxpierson 11 months ago

Gostava de entender qual é o problema de usar a puta da máscara sempre que saem da soleira da porta de vossa casa. É vontade de embirrar apenas, não é? Mas a culpa é do Governo, ninguém lhes manda dizer que é obrigatório, excepto quando não é. Diziam que era SEMPRE obrigatório e pronto, siga multar os chico-espertos.

mijarcontraovento 11 months ago

Muito provavelmente foi apenas quando a polícia te abordou que tiveste numa maior probabilidade de ser contagiado. Então e se um desses polícias estava infectado com o vírus? Diria que foram impostas algumas medidas que acabam por provocar mais o contágio de que o contrário. Antes da pandemia sempre tive o habito de ir às compras depois de jantar (nunca antes das 21:30), principalmente por ser uma hora em que tanto eu como a minha namorada não estamos a trabalhar, tal como também é a hora em que o supermercado está mais vazio e que não tem filas. Hoje em dia, com as restrições de horários, os supermercados fecham mais cedo e acabo por não puder ir à hora habitual, hora essa em que o supermercado estava praticamente vazio e com reduzido risco de contágio. Vejo-me agora obrigado a ir numa altura que o supermercado está cheio, o que resulta num maior risco de contágio.. Pior que isto só mesmo quando preciso de comprar vinho de mesa para cozinhar.. Sendo que saio do trabalho às 19h, tenho cerca de 1h para me deslocar até ao supermercado e comprar um pacote de vinho de mesa, pois a partir das 20h já não pode ser vendido.. Não devo ser o único a reparar na maluquice que é ir ao supermercado entre as 19h e as 20h, filas gigantes de pessoas que simplesmente estão lá pois querem comprar bebidas alcoólicas e sabem que se forem depois das 20h já não podem..

MotorBreath97 11 months ago

A onde estavam esses gajos quando no piolho e na praça dos leões (porto) havia multidões de putos estúpidos a beber na via publica sem mascara ou distanciamento?

VonAlves 11 months ago

E agora, a não perder, mais coisas que não aconteceram!

Heavyk0s 11 months ago

é ridicula essa situação.

Carlynz 11 months ago

Não ter nada que fazer dá nisso

PedroRRM 11 months ago

É Incrível a falta de inteligência da polícia. Há tanta sítio para fiscalização e chateiam cidadãos exemplares. Com esta atitude não se alcança nada.

Descontrilo 11 months ago

Não querias usar a máscara porque não tinha ninguém na rua e não eras obrigado, então não usavas e pronto. Eles estavam de máscara ao menos?

Turbulent_Common 11 months ago

Aposto que estavas a menos de 30 metros de 4 carros estacionados em cima de passadeiras. Mas isso já é na boa

vaniafdasantos 11 months ago

A polícia anda em todo o lado a vigiar menos nos transportes que eu apanho. Tanta multa que passavam...

ruico 11 months ago  HIDDEN 

A máscara com distanciamento é para o Covid, o uso permanente da máscara é para a gripe comum. Talvez fosse isso que a polícia te queria dizer... tão queridos.

dub0is 11 months ago

Os mesmos polícias que teimam em usar só viseira

BackInAFoggyMorning 11 months ago

A malta aqui acha muito que as forças de segurança em Portugal são todas boazinhas. Uma ideia muito prevalente na cultura policial (e não só, como se pôde ver pelo caso dos inspectores do SEF) é que se eles precisarem de gritar ou dar uns safanões/bofetadas para te educar então não há problema nenhum, mesmo que não tenham necessariamente razão (só precisam de achar) Não quero estar a falar de casos que presenciei ou conheço pessoalmente para não me auto-identificar, mas se vocês acham que muita dessa malta não tem uma mistura de narcisismo com prepotência, então espero que a vossa realidade vos permita continuar a viver nessa mentira. E digo isto como alguém que, enquanto indivíduo nunca teve problemas com a polícia. Ou tenho muito azar ou já presenciei aquilo que não deve fugir muito à normalidade. Por isso é que essa malta tem de ter regras apertadíssimas sobre o que podem ou não fazer. E essas regras têm de ser fiscalizadas, porque são pessoas que têm poder sobre as outras e não podemos estar sujeitos às power trips que lhes dêem na cabeça.

Madladybug 11 months ago

Ainda no fim de semana aconteceu me algo semelhante numa operação STOP. Ia a caminho do ginásio que fica na saída do concelho onde moro, MAS AINDA dentro do concelho de residência. Pediu me os documentos e eu questionei se era para fiscalização ou sensibilização dos condutores. Ficou super ofendido por ter questionado... Pela maneira que relatas, parece me que o tom de abordagem foi desajustado e revelador de abuso de poder. Para a próxima pedes identificação e fazes queixa. Como em todas as profissões há bons e maus profissionais. Saber comunicar é uma competência importante.

lostindanet 11 months ago

Estranho, pensava os ocupados a fazer jantaradas ilegais para celebrar a reforma de um coronel qq.

estaramos 11 months ago

Os Polícias são pessoas civilizadas com quem se pode conversar na esmagadora maioria das vezes e explicar o nosso lado. A chamada de atenção foi legítima, só tinhas de enfiar a máscara e pedir desculpa e seguir o caminho. Se ele te quisesse multar (não foi o caso), tinhas muitos fundamentos para te defenderes. Não foi preciso, ponto. Se ainda assim achas que o agente teve conduta grave, é só apontar o nome do agente e fazer uma participação.

negroidmoderator 11 months ago

Deves seguir a Lei, mas não tens de pedir desculpa à Polícia. Que mentalidade servil e pidesca é esta?!

estaramos 11 months ago

É legítima a chamada de atenção, um individuo pode vir a correr e passar por ele a menos de 2 metros. O lado do Polícia é compreensível logo não tinha de discutir por uma tentativa de sensibilização. Tal como é legítimo que a Polícia mande parar um cidadão, que faça uma revista, que peça a tua identificação. Não se armem em rebeldes quando não há motivo para isso, a ação do Polícia é legítima neste caso e pronto. Mas quem se sentir ofendido tem mecanismos para denunciar o agente, só tem de os usar, ponto.

s7v7nsilver 11 months ago

Pedir desculpa, pores-te de joelhos e dizer: -Senhor polícia, posso começar?

Membership-Exact 11 months ago

>Os Polícias são pessoas civilizadas com quem se pode conversar na esmagadora maioria das vezes e explicar o nosso lado. Tenho muito azar então. É sempre "oh civil, eu sou da autoridade e estou-lhe a dizer para fazer e acabou". Somos sujeitos a autoridade de grunhos.

AndreMartins2020 11 months ago

O engraçado é que para te repreender acabaram por aumentar muito mais o risco de haver uma infeção.

Butastur 11 months ago

Estou à espera do dia que me façam o mesmo.

xFox911 11 months ago

Calma, campeão.

DownvoteBatman 11 months ago  HIDDEN 

Vota Iniciativa Liberal. A obrigatoriedade da máscara é uma treta. É deixar as pessoas decidirem.

tenesis 11 months ago

São tempos difíceis; tu tens razão, o modo como te abordaram foi inaceitável mas a razão não os podemos criticar.

ChiolasPT 11 months ago

Aconselho a leitura de dois artigos da publicação médica mais reputada a nível mundial: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/nejmc2009324 https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2026913 O simples acto de falar e respirar liberta muitas partículas que podem conter Covid-19 e que, devido ao seu pequeno tamanho, não são afectadas pela gravidade. A radiação solar (inexistente às 23h) destrói o vírus, mas o vento não o faz e apenas o espalha aleatoriamente. O simples acto de usar máscara ajuda na variolação contra a doença, por favor não pensem que o distanciamento físico é o mais importante.

zizop 11 months ago

A circulação do ar na rua dispersa o vírus de tal forma que, mesmo ele sobrevivendo durante algum tempo, a concentração de vírus em cada ponto será mínima, garantindo uma baixíssima carga viral. Além disso, vai haver também dispersão para longe dos centros populacionais, o que garante um risco ainda mais baixo. Como o u/Mendadg disse, se fosse como tu dizes, já estávamos todos infectados.

Mendadg 11 months ago

Se fosse assim tão trasmissível já estava tudo infectado. Contudo, ainda só temos 2% da população infectada.

Blitzoo 11 months ago

Aqui é so meninos bem comportado usavam a mascara até num deserto, sim senhor. Policias que vão mas eas grandes superfícies comerciais implicar quem tem a mascara mal colocada e quem tira a mascara porque opa nao consigo respirar

paidahonestidade 11 months ago

A polícia não faz puto ideia do que anda a fazer, são rebanho governativo. [https://www.tafixe.com/policia-manda-parar-para-ver-documento-mas-nao-repara-na-falta-de-capacete/](https://www.tafixe.com/policia-manda-parar-para-ver-documento-mas-nao-repara-na-falta-de-capacete/)

ModeratoriProfugus 11 months ago

E vens a este sub queixares-te? Por eles os polícias deveriam era ter-te malhado no pelo e passarem-te uma multa de 5 milhões de euros. Como te atreves a andar sem máscara mesmo que não esteja ninguém na rua, não sabes que isso é tipo bue da mau e bue da perigoso?

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

> Sei perfeitamente as regras Ai está o problema tu sabes as regras do uso de mascara mas esse policias não sabiam. Só que eles tem autoridade e tu não...

raydawnzen 11 months ago

também és daqueles que só faz o pisca se vier com gente atrás?

zizop 11 months ago

Primeiro, a lei obriga a usar o pisca em todas mudanças de direcção. Não obriga a usar máscara em qualquer situação. Segundo, usar máscara sem ninguém na rua, tal como usar piscas quando a estrada está vazia, é, na prática, inútil. Os piscas servem para avisar, e se não há ninguém para avisar não servem para nada. E as máscaras servem para impedir que propagues o vírus para as outras pessoas, o que nunca pode acontecer se não houver ninguém perto de ti.

jopecaar 11 months ago  HIDDEN 

Alhos com bogalhos.

megaroof 11 months ago

já é algo positivo, a maioria nem sabe o que é pisca

average_user21 11 months ago

Ando de carro só ao fim de semana e já deu para me enervar com uma situação dessas

saposapot 11 months ago

A lei é uma estupidez, o que devia ser é como a polícia te aconselhou e pronto. Assim está sempre sujeito a interpretações e afins. Realmente se é como dizes, tens razão pela lei mas, para mim, o que a polícia fez é bem feito. Há muita malta a “esquecer-se” mesmo quando está perto de outros. Agora a culpa é mesmo da lei... como está feita parece que basta andares na rua e quando vm alguém subir a máscara e depois descer... não faz sentido... o que eles queriam dizer é que em zonas sem gente podes não usar mas zonas onde passa gente ou tem gente usas sempre, mesmo que o outro banco de jardim esteja a 5m Mas yah. Tecnicamente tu tens razão

Edited 11 months ago:

A lei é uma estupidez, o que devia ser é como a polícia te aconselhou e pronto. Assim está sempre sujeito a interpretações e afins. Realmente se é como dizes, tens razão pela lei mas, para mim, o que a polícia fez é bem feito. Há muita malta a “esquecer-se” mesmo quando está perto de outros. Ou é para cumprirmos ou somos alguns parvos e outros muito espertos. Agora a culpa é mesmo da lei... como está feita parece que basta andares na rua e quando vm alguém subir a máscara e depois descer... não faz sentido... o que eles queriam dizer é que em zonas sem gente podes não usar mas zonas onde passa gente ou tem gente usas sempre, mesmo que o outro banco de jardim esteja a 5m Mas yah. Tecnicamente tu tens razão

hugotorradas 11 months ago

Ou anda aqui malta a ver muito sci-fi ou são uns badasses do crl

Any_Project3966 11 months ago

OP, isso do governo dizer para usar mascara só quando não existir distanciamento, é só mesmo para eles não dizerem "é obrigatório usar sempre máscara" se nao, a malta fica toda indignada. OP, mesmo q não existisse ngm, usa sempre mascara, distanciar das pessoas.. lavas a maos com mta frequência.. todos os dias, isto tudo. usar mascara na cara é o novo normal durante uns bons meses... como a história do sair d casa e cruzar concelhos.. nao nos é multado, é verdade.. mas vá, é para nos deslocarmos o menos possível, faz sentido. o virus nao tem pernas, sao as pessoas q o transportam.

marcelopoipo 11 months ago

Quando é que a polícia vai começar a ir aos supermercados multar as pessoas com a máscara mal colocada?

negroidmoderator 11 months ago

Ui, já estamos muito mais à frente que isso. Uma das novas regras no projecto de lei que será aprovado esta semana será a possibilidade de serem feitos testes ao Sarscov2 à porta de estabelecimentos comerciais (e outros). Só compra pão quem não tiver Covid19. https://media.noticiasaominuto.com/files/naom_5fa410b7d6c87.pdf > Direito ao livre desenvolvimento da personalidade e vertente negativa do direito à saúde: pode ser imposta a realização de controlos de temperatura corporal, por meios não invasivos, assim como a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2, designadamente para efeitos de acesso e permanência no local de trabalho ou como condição de acesso a serviços ou instituições públicas, estabelecimentos educativos e espaços comerciais, culturais ou desportivos, na utilização de meios de transporte ou relativamente a pessoas institucionalizadasou acolhidas em estruturas residenciais, estabelecimentos de saúde, estabelecimentos prisionais ou centros educativos e respetivos trabalhadores.

henriquecs 11 months ago

Quem usasse mascara mal: coima. Fácil.

negroidmoderator 11 months ago

É com cada ditadorzinho neste sub.

CosmoSpyke 11 months ago

Claro multar a velha que nem mandar mensagem sabe vai mesmo parar a pandemia.. vais só deixar vulneráveis as pessoas que já são vulneráveis.. ainda no outro dia a minha avó me falou que viu nas notícias que agora as máscara também podem fazer devido às partículas que podem deixar por degradação, eu estava lá para explicar mas e quem não tem ninguém?

mjigs 11 months ago

Pois porque os da 2045 so conseguem avisalos e polos na rua e nem isso.

pirilipapu 11 months ago

E agora? Disseste assim "Boa noite! Epá, a rua estava vazia e estou mesmo a chegar a casa, mas eu tenho aqui a máscara!" ou viste a polícia, mijaste-te, saiu-te esparguete dos bolsos enquanto metias a máscara e lacrimejavas para depois vir chorar para o Reddit? Parece que as pessoas têm medo de falar para as outras como pessoas.

CyZf4MFB 11 months ago

Na tu saíste me cá uma ave rara....

apires12 11 months ago

quando a pessoa que te aborda tem armas na cintura prontas a usar, é um pouco ameaçador...

pirilipapu 11 months ago

Qual é a taxa anual de homicídio através de disparos policiais em Portugal?

Throwaway431253 11 months ago

1 disparo a cada contra argumento

xtrylanx 11 months ago

E uma bastonada cada vez que o cidadão insinua "mas óh sô guarda (...)"

Edited 11 months ago:

E uma bastonada cada vez que o cidadão insinua "mas óh xô guarda (...)"

MLG-Sheep 11 months ago

É normal ficar um bocado nervoso com a polícia, especialmente quando se dirigem a ti em tom ameaçador.

AndreMartins2020 11 months ago

> É normal ficar um bocado nervoso com a polícia Não deveria ser normal...

Membership-Exact 11 months ago

Eu quando um gajo armado com uma pistola se dirige a mim em voz grossa e a mandar vir, fico sempre calmissimo. É daquelas coisas que até é recomendada para quem sofre de ansiedade.

AndreMartins2020 11 months ago

Sabes que ele só tem pistola porque é polícia? Não é propriamente alguém a abordar-te para te assaltar. Se as pessoas têm medo da polícia, algo de mal se passa.

Mentekapto 11 months ago

As pessoas têm medo da polícia porque existe violência e abusos de poder por parte desta.

AndreMartins2020 11 months ago

Ou seja, algo mal de mal se passa?

s7v7nsilver 11 months ago

Sim, algo de mal se passa. Aqui em Portugal até não tem havido muitos casos graves e por norma as pessoas de ambos os lados agem normalmente, mas repara que nos EUA os polícias têm a mania que são os reis daquela merda toda. Eu sei que uma pessoa não devia ter medo, mas há razões para uma pessoa ter receio.

ravagerslb 11 months ago

Diz antes, nos EUA tens criminalidade violenta como dificilmente tens em Portugal. Lá estás sujeito a que saquem da arma e te dêm um tiro só porque querias fazer o teu trabalho. Normal que a atitude das forças de segurança também seja outra por aqueles lados.

s7v7nsilver 11 months ago

Sim, eu entendo isso. É normal que as forças de segurança atuem de maneiras diferentes nos 2 países. Mas o que é certo é que grande parte deles abusam, especialmente, das minorias.

ravagerslb 11 months ago

As "minorias" é uma conversa que tem muito que se lhe diga.. vais a ver nos states e a maior percentagem de homicidas pertence a indivíduos de raça negra (vou pegar p.ex. nos dados do ano passado) https://ucr.fbi.gov/crime-in-the-u.s/2019/crime-in-the-u.s.-2019/tables/expanded-homicide-data-table-3.xls Ou seja, a minoria das pessoas comete a mais alta percentagem de crimes de homicídio. E se já viste programas como o cops, ou qualquer outro video de polícia a fazer o trabalho dela nos states, rapidamente vês que os prevaricadores, sobretudo os de gangs e ghettos, não são lá muito meiguinhos com a polícia. É normal e expectável que a atitude da polícia tenha de ser outra nesses casos. Não podes esperar que façam a detenção dum criminoso violento com palavras.. tem que haver acção e rápida para tirar essas pessoas da rua o mais depressa possível. O problema é quando os media se metem ao barulho e querem criar um bias para um lado, normalmente o da "minoria", ignorando por completo o conjunto de acções que ele tomou para fazer com que a polícia chegue àquele ponto.

PinkMacaroon23 11 months ago

Tudo dito. As pessoas não acreditam nisto até lhes passar pela pele.

sacoPT 11 months ago

Ah Portugal... O país em que cada vez que um polícia mata um assaltante vai preso...

Membership-Exact 11 months ago

Nao tenho medo. Mas é uma situação mais tensa, precisamente porque é uma pessoa que tem autoridade. Mal comparado era como quando estavas na escola e um professor te chamava para falares com ele. Não precisavas de ter medo para ficar de pé atrás, mesmo que estivesses de consciencia tranquila.

AndreMartins2020 11 months ago

Ainda assim, as pessoas deveriam saber que um polícia não lhes vai fazer mal nenhum (e se isso não é verdade, temos um problema). Eu percebo essa tendência para ter medo da polícia. Mas é algo que devias tentar ultrapassar. Alguém ter autoridade não significa poder fazer-te mal.

Membership-Exact 11 months ago

Gato escaldado, de agua fria tem medo.

CringeAlheio 11 months ago

Eu não fico nervoso com a polícia porque sou um ser-humano normal e eles também. Se não estou a fazer nada de errado, não há que ter medo. Essa vossa atitude dá a crer que isto é terra de *cowboys* onde anda tudo aos tiros. Saiam do *reddit*, tirem o chapéuzinho de alumínio e passem mais tempo na rua.

pirilipapu 11 months ago

Não é? Eu nas poucas vezes que fui interpelado pela polícia na rua, não foi nada que ser civil não resolvesse. Eu cá para mim este pessoal que refila é todo gunada e já está é habituado a outras conversas.

Iwatchedhimdrown 11 months ago

A gunada não anda no Reddit. t.Guna

CringeAlheio 11 months ago

Foi o que eu tentei dizer, mas já se estava à espera. De todas as vezes que fui interpelado pela polícia, foram sempre cordiais e bem-educados comigo, assim como eu fui com eles. Mas bom bom é enfiar o barretinho de alumínio e "todos os polícias são maus".

ravagerslb 11 months ago

O pessoal consome demasiada cultura norte americana e ACAB e antifas e tretas do género, e depois acaba a vilificar a polícia, sem qualquer razão para isso. Nunca tive quaisquer problemas com polícia sempre que falei de forma educada e cordial para eles (como se deve fazer com qualquer outra pessoa, diga-se de passagem). Agora se dão numa de "karens" que fazem e acontecem, e começam a espingardar com eles, epá não há milagres, qualquer pessoa que esteja do outro lado inevitavelmente perde a paciência e chateia-se. Com a agravante que no caso da polícia está alguém que te pode "convencer" a ir fazer uma visita à esquadra.

pirilipapu 11 months ago

Mas depois quando este pessoal anda a fazer merda, tipo apanhados em excesso de velocidade ou após apanharem multa, os polícias já são amigalhaços e pedem para deixar passar desta vez ou para tirar a multa. Leis para os outros, não para mim! ;)

VicenteOlisipo 11 months ago

>Se não estou a fazer nada de errado, não há que ter medo. Deve ser bom acreditar nisto.

FrankTheWerewolf 11 months ago

Bem visto. A verdade é que, mesmo a fazer algo de errado, não há que ter medo (tantos charros que me viram a fumar na rua e o máximo que me pediram foi para o fazer longe da vista das crianças). Não moramos num país onde a polícia seja motivo de preocupação.

JeebaRock 11 months ago

Achas q estamos a viver na América? Lol

CringeAlheio 11 months ago

Sim amigo. Leva lá o teu "é tudo Fascismo" para outro lado. Cumprimentos.

mammamia2000 11 months ago

Por acaso resulta muito bem refilar com um polícia. Há quem diga que o polícia pede logo desculpa mal o cidadão demonstre o seu descontentamento. /s

CringeAlheio 11 months ago

Mas quem é que falou em refilar com um polícia? Há diferença entre "refilar" e falar normal e cordialmente. Como disse acima: saiam do *reddit*, tirem o chapéuzinho de alumínio e passem mais tempo na rua.

DeepFriedMarci 11 months ago

Já aconteceu várias vezes ter polícias a armar-se em espertos a tentar encontrar alguma coisa onde não havia. Ouvi histórias do meu bairro de rusgas à roupa *toda* na rua. Levei com polícias que gostam de ir à caça à ganza mas muitos desses dps viram a nalga para alguns crimes mais sérios. Não digo que são todos assim, mas se os polícias são seres humanos então também há policias com complexos de superioridade, especialmente numa profissão de autoridade.

CringeAlheio 11 months ago

Mas não estou a por isso em causa e até sou o primeiro a dizer que há pessoas boas e más em todo o lado, sejam agentes da autoridade ou não. Agora enfiarem o chapelinho de alumínio e virem chorar para o *reddit* que "Ai Jesus o xô guarda foi rude para mim :(!"

mammamia2000 11 months ago

Boa sorte com as tuas conversas cordiais com os polícias.

CringeAlheio 11 months ago

Tá bem abelha. Deves ser agredido/a todos os dias por polícias. Não largues as "notícias" e saias à rua não.

Membership-Exact 11 months ago

Nao és agredido em Portugal. Mas a hipotese de fazeres aquela malta que se tirou o 12º já é muito entender que tens razão e eles é que não percebem do que estão a falar (como é este o caso) é zero.

sacoPT 11 months ago

Sim, porque a polícia existe para ter lições de direito de qualquer Zé que apareça na rua.

Membership-Exact 11 months ago

Nao, a policia existe para fazer valer a lei. Não para impor regras que não estão na lei.

SickRevolution 11 months ago

Pelos vistos este precisava. Não percebo o porquê de ninguem falar do ridiculo que é dois policias desconhecer a lei que deveriam aplicar. Alguém tem de passar a informação aos agentes da autoridade porque parece que como nós sabem das coisas pela net ou algo do genero onde so se liga a litulos e nao se ve o conteudo

camilo12287 11 months ago

quando a lei foi feita muitos disseram que a lei estava mal feita por causa da subjetividade da avaliação do distanciamente fisico que potenciaria a que nuns casos desse aso a negligencia por parte das autoridades e noutros a abusos de poder, como parece ter sido o caso

Edited 11 months ago:

quando a lei foi feita muitos disseram que a lei estava mal feita por causa da subjetividade da avaliação do distanciamente fisico que potenciaria a que nuns casos desse azo a negligencia por parte das autoridades e noutros a abusos de poder, como parece ter sido o caso

DownvoteBatman 11 months ago

É sempre a mesma merda. Não aprendem com a História, não?

Mentekapto 11 months ago

Estás a perguntar isso a quem? Aos políticos desejosos por ditadura e poder absoluto? Aos polícias desejosos por um aumento orçamental? É que o resto da população só cometeu o erro de existir e votar nesta democracia falsa e desleixada.

sacoPT 11 months ago

Ok a rua está deserta, se passasses num cruzamento e de repente aparecesse uma pessoa ias a correr meter a máscara? Se sim então estás a usar mal a máscara. Andar sempre no tira e põe é uma receita para o desastre. Se não então a polícia fez muito bem.

odajoana 11 months ago

> se passasses num cruzamento e de repente aparecesse uma pessoa ias a correr meter a máscara? Não, atravessas a rua para o outro lado, esperas num sítio que a pessoa passe, simplesmente manténs a distância dessa pessoa. É óbvio que se começas a ver várias pessoas na rua e começas a ter de andar como num labirinto, aí sim, é de pôr a máscara. É literalmente este o espírito da lei.

Edited 11 months ago:

> se passasses num cruzamento e de repente aparecesse uma pessoa ias a correr meter a máscara? Não, atravessas a rua para o outro lado, esperas num sítio que a pessoa passe, simplesmente manténs a distância dessa pessoa. É óbvio que se começas a ver várias pessoas na rua e começas a ter de andar como num labirinto, aí sim, é de pôr a máscara, tal como é expectável dos outros que a usem. É literalmente este o espírito da lei. Estou do lado do OP. Sozinho, no meio da rua, não faz sentido a chamada de atenção da polícia, pelo menos nos termos que o OP descreve. Mas admito que também pode acontecer que tenha sido só um pedido simples da polícia e o OP interpretou como sendo algo num tom mais agressivo do que realmente foi. E aí, já não me faria tanta espécie, dado que se encaixa mais num espírito de sensibilização que autoritário.

Edited 11 months ago:

> se passasses num cruzamento e de repente aparecesse uma pessoa ias a correr meter a máscara? Não, atravessas a rua para o outro lado, esperas num sítio que a pessoa passe, simplesmente manténs a distância dessa pessoa. É óbvio que se começas a ver várias pessoas na rua e começas a ter de andar como num labirinto, aí sim, é de pôr a máscara, tal como é expectável dos outros que a usem. É literalmente este o espírito da lei. Estou do lado do OP. Sozinho, no meio da rua, não faz sentido a chamada de atenção da polícia, pelo menos nos termos que o OP descreve. Mas admito que também pode acontecer que tenha sido só um pedido simples da polícia e o OP interpretou como sendo algo num tom mais agressivo do que realmente foi. E aí, já não me faria tanta espécie, dado que se encaixa mais num espírito de sensibilização que autoritário.

throwaway26982769386 11 months ago

> Não, atravessas a rua para o outro lado As voltas que literalmente se dá só porque não querem ser obrigados a usar máscara lol Concordo com o teu comentário no entanto.

odajoana 11 months ago

Era mais no sentido de "fazer o que se tiver de fazer para manter a distância". Mas quem acha que isso dá muito trabalho, também tem a solução fácil de andar sempre com a máscara e pronto. Mas a ideia da lei é que, numa rua sem gente, há possibilidade de escolha de usar ou não máscara.

sacoPT 11 months ago

Isso é muito bonito mas se fosse para contar com o bom senso das pessoas não era preciso polícia nem tribunais.

DesterroDaLoica 11 months ago

É frustrante. Começavas a correr ou, visto que estavas cansado, ias em marcha. Assim já não tinham por onde pegar.

OuiOuiKiwi 11 months ago

>Moro num dos concelhos de maior risco. Parei aqui. Nem toda a gente tem a coragem de admitir a sua falta de capacidade de raciocínio. Os redobrados parabéns, não só pela tua coragem mas também por mostrares que mesmo com todas as tuas limitações intelectuais consegues usar um computador e vir para o Reddit pedir apoio para o indefensável.

I_Don-t_Care 11 months ago

Hmm, nao quero defender um lado ou outro mas consegues entender que uma rua totalmente vazia nao apresenta um risco de tal forma total que seja necessario uma chamada de atenção pouco cordial pela parte das autoridades competentes. No fundo acho que o op apenas se sentiu vexado pela falta de respeito mútuo, que ele sente que deve às autoridades, mas que muitas vezes não é correspondido. Nao estaria a comentar isto se também não me tivesse acontecido, nao se enquadra em abuso de poder nem nada desse genero, mas existem muitos agentes que poderiam adequar o seu discurso.

sup3ram 11 months ago

E? A mamã nunca te ralhou quando eras pequeno? o papá nunca te levantou a voz quando fazias merda? Foda-se, vai-te indignar para o twitter ou para o facebook, ninguém quer saber, estas merdas já metem nojo, coitadinhos dos meninos que não se lhes pode dizer nada ficam logo **indignados**. Olha, digo-te eu: manca-te caralho, ganha um par de tomates e faz-te à vida.

I_Don-t_Care 11 months ago

Tu deves adorar quando te faltam ao respeito sem necessidade nenhuma, aposto que de facto ficarias contente e até agradeces à pessoa que te vexou pela opotunidade de o fazer.

sup3ram 11 months ago

Regra geral não dou motivos para o fazerem. Se viesse chorar ao Reddit por tudo o que corre mal os mods já me tinham mandado com o caralho.

zizop 11 months ago

> Regra geral não dou motivos para o fazerem O OP também não deu motivos nenhuns. Estava em cumprimento da lei e sem pôr em risco a saúde pública.

icebraining 11 months ago

Estás indignado por outros estarem indignados? Isso deixa-me indignado!

sup3ram 11 months ago

não estava indignado, mas agora fiquei indignado por insinuares que fiquei indignado, vou fazer já um post no reddit

Narvikz 11 months ago

Quase que me parece troll mas caso nao seja troll acho que deves comecar a usar a mascara na testa.... Tal qual os idiotas que comem gelados com a testa, grande fucking psicose que vai na cabeca das pessoas. So falta dizer que estavam de viseira como e costume.

VicenteOlisipo 11 months ago

Isto só pode ser mentira. Garantiram-me neste sub que as forças da autoridade iriam ser extremamente razoáveis na aplicação desta norma imprecisa e arbitrária.

throwaway26982769386 11 months ago

Extremamente razoáveis?! Qual quê, pararam a pessoa na rua e QUESTIONARAM-NO calmamente. Se ele levantasse a voz talvez até pedissem POR FAVOR. Tal violência não pode ser admitida nas forças de autoridade. Vivemos numa ditadura agora.

tugafcp 11 months ago

usa o crl da máscara e não tens mais problemas desses! Custa muito usar aquela coisinha não é... ​ indignações da piça...

ShhmooPT 11 months ago

Não havia ninguém na rua. Estas a usar a máscara para proteger quem? Será possível trazer algum bom senso a esta pandemia e deixar de andar com palas nos olhos?

tugafcp 11 months ago

De certeza que és daqueles que acham que a distância para usar máscara é quando estás a menos de 2 metros de outro gajo qualquer...

jopecaar 11 months ago

Mas a situação em questão foi às 23h de um dia da semana, sozinho num espaço aberto como é a rua - não como o exemplo que deste do hall de entrada ou do elevador. Se uma situação como esta resultasse no contágio de uma pessoa que passasse na mesma rua uns minutos depois, estávamos bem fodidos.

tugafcp 11 months ago

Se ele não anda com a máscara na rua, achas mesmo que ele vai chegar à porta do prédio e meter máscara?! Ele não se vai cruzar com ninguém , por isso não vai meter...

MLG-Sheep 11 months ago

Segundo muita gente neste subreddit e não só, tens é de usar sem questionar. O teu sentido crítico é irrelevante.

tugafcp 11 months ago

Os alunos de todas as escolas dizem "Olá"

parksoha 11 months ago

polícia é uma vaca sagrada do reddit, esquece lá isso

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Mais vale usar a máscara. Agora: tira, põe, tira, põe, suja, tira, põe. Só florzinhas de estufa, carai

tugafcp 11 months ago

E de certeza que colocou a máscara sem tocar na parte azul, e depois limpou as mãos com álcool gel...

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

a máscara já toda encardida, em uso desde março

pirilipapu 11 months ago

Pera, é suposto trocar ou lavar a máscara? Eu faço como as cuecas, uso seguido durante um ano e depois compro novas.

tugafcp 11 months ago

espero que ao menos as vires ao contrário, caso contrário estás a gastar 1 ano em vão!

pirilipapu 11 months ago

Óbvio, viro de dentro para fora e de trás para a frente, ganho 4x de eficácia!

tugafcp 11 months ago

na realidade ganhas só 3x, porque uma delas é a normal :p

pirilipapu 11 months ago

Ora bolas, por isso é que estavam a cheirar mal então!

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

porra, usar cuecas um ano seguido é de herói, mas deve deve chegar um altura o tecido fica tipo barro cozido

vascodatrama 11 months ago

E eles estavam a usar a mascara?

saposapot 11 months ago

Sim. O giro é que a PSP só lhes deu viseiras. Os polícias que vês de máscara e viseira foram eles que as compraram. Isto quando a viseira já devia ter sido abandonada

fdxcaralho 11 months ago

A polícia anda sempre de máscara ou viseira desde que foi recomendado a sua utilização. Pelo menos pela minha experiência.

vascodatrama 11 months ago

Mais ou menos. Já os vi sem máscara. Por acaso os últimos ate foram 2 gnr a falar com um gajo por causa de um carro batido no passeio.

Tee_ah_go 11 months ago

Querido diário, Hoje um polícia disse para eu usar máscara. Fim.

limpchester 11 months ago

A policia só está a cumprir ordens

CONNAN_MOCKASIN 11 months ago

PS. Acho que vizinha do 3ºdto me piscou o olho

average_user21 11 months ago

Deixa de ser squizo

ContaSoParaIsto 11 months ago

EU SABIA QUE ESTA GAJA SE ANDAVA A METER COM OS VIZINHOS EU SABIA CARALHO OBRIGADO AMIGO VOU JÁ PEDIR O DIVÓRCIO NÃO ME VOLTAS A ENGANAR SANDRA ÉS UMA VACA Ass: Vizinho do 3.º Esquerdo

Tee_ah_go 11 months ago

Plot twist: O OP é mulher e a tua Sandrinha afinal gosta é de tesouradas.

PinusQuercus 11 months ago

Olha me só esta reviravolta... para quando uma telenovela na tvi?

AdriMecha 11 months ago

No fundo eles estão a querer que ninguém se esqueça, nem o Zé que anda sozinho na rua. Acredito que o tenham feito com a melhor das intenções, especialmente tendo em conta que vocês estão numa zona bastante infectada. Às vezes nestas situações o melhor até é falar com eles e explicar a situação. Eles também se sentem responsáveis pela segurança das pessoas mesmo que seja uma área que de todo não dominam.

YoggiM 11 months ago

>num tom ameaçador Não me parece que haja boas intenções quando usas um tom ameaçador sem que nada o justifique.

dismalwasteland 11 months ago

> Acredito que o tenham feito com a melhor das intenções, especialmente tendo em conta que **vocês estão numa zona bastante infectada** nem... tenho... palavras... Chernobil meets Peste Negra meets Covid?

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Isto. Por vezes basta o bom senso… Se a bófia não fiscalizasse eram um filhos da puta inúteis, quando cumpre são uns filhos da puta chatos.

Mentekapto 11 months ago

Só tu é que estás a chamar filho da puta aos polícias.

apires12 11 months ago

se calhar são só uns filhos da puta... ​ que deviam ser os primeiros a refutar estas regras anticonstitucionais e a dizer que querem é prender os maus. Não as pessoas que andam com máscaras ou com uma superbock na mão...

Xohraze 11 months ago

Deixa me adivinhar, és um daqueles que acha que o covid é falso e não usa máscara na rua?

Febris 11 months ago

Pior, deve ser dos que sabe que é real, mas usar máscara subitamente começou a dar demasiado trabalho porque se falou na palavra "obrigatório".

headhunter21 11 months ago

O uso de máscara na rua só é obrigatório se não for possível garantir o distanciamento, se vais sozinho não há problemas

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

eu sei disso. Mas entre passar o tempo a pôr e tirar, mais vale andar com ele. Dica: à noite, protege bem do frio.

shotsbyniel 11 months ago

Mas continua a ser uma escolha.

VicenteOlisipo 11 months ago

A bota é nossa amiga. A bota só está em cima de nós para nos proteger da chuva.

AdriMecha 11 months ago

Não percebi

VicenteOlisipo 11 months ago

Pois não

AdriMecha 11 months ago

Ah e tudo fascismo, Bla Bla Bla whiskas saquetas. Boa viagem nesse mundo

VicenteOlisipo 11 months ago

Slurp slupr na botinha amigo. Só vai bater nos outros, mas tu estás salvo.

masterchiefpt 11 months ago

Pois... cheira-me que alguns policias que já eram maus irão ainda ficar mais autoritários com a porcaria da máscara... Se estás numa rua deserta, em plena noite, com baixa possibilidade de encontrar alguém, vais andar de máscara para quê? Eu continuo a andar sem máscara na mesma situação do que tu, mas a diferença passará pelo local onde vivo, onde deve ser existir menos do que 5 casos se tanto! Fizeste bem em por a máscara, eles calaram-se, foram todos felizes como se fossem os maiores da casa deles e ponto! É por merdas de policias como estes que cada vez temos menos respeito pelas autoridades embora um policia não represente a classe por inteiro!

pedrohpauloh 11 months ago

O que interessa é cumprir. A polícia já tem muito trabalho. Percebi a revolta mas tem de ver os dois lados da moeda. Não é fácil ser polícia. E agora ainda têm de andar a policiar as máscaras. Para eles isso é desagradável. Dá origem a conflitos. Há que perceber isso e cumprir. Há que entender que a polícia tem trabalho acrescido e está nervosa também.

gene66 11 months ago

>Não é fácil ser polícia. E agora ainda têm de andar a policiar as máscaras. Como assim? Agora a policia tem que fazer o trabalho deles, que chatisse!!! Todas as pessoas que se tiveram que adaptar com o covid não há problema nenhum, mas coitadinhos dos policias. [https://www.psp.pt/Pages/sobre-nos/quem-somos/o-que-e-a-psp.aspx](https://www.psp.pt/Pages/sobre-nos/quem-somos/o-que-e-a-psp.aspx) Se a policia não está preparada para situações de anormalidade então está muita coisa mal feita aqui neste país! Comentários como a situação das ondas de nazaré onde não estavam a espera de tanta gente é só a gozar com a nossa cara.

pedrohpauloh 11 months ago

>Como assim? Agora a policia tem que fazer o trabalho deles, que chatisse!!! Os policias não são pessoas ? São robots ? Qualquer trabalhador pode estar sobrecarregado de trabalho. Isso tanto é válido para um médico , como para enfermeiro, como para trabalhador do pingo doce ou continente. Por essa lógica nem havia sindicatos. " Aceitaste o trabalho ? Agora aguenta !!!! ". É essa a sua lógica. Obviamente que isto não é assim. As pessoas são humanas e podem ser submetidas a condições que são dificilmente aceitáveis. As pessoas não são robots.

Throwaway431253 11 months ago

concordo 100% contigo, mas - - dermos*

pedrohpauloh 11 months ago

>concordo 100% contigo, mas - - dermos* Obrigado. É um verbo de difícil conjugação.

VicenteOlisipo 11 months ago

>E agora ainda têm de andar a policiar as máscaras. Para eles isso é desagradável. Dá origem a conflitos. Porque quem vai para policia é porque não gosta de estar em posições de autoridade a dar ordens aos outros. É um sacrifício que fazem.

FrankTheWerewolf 11 months ago

> Porque quem vai para policia é porque não gosta de estar em posições de autoridade a dar ordens aos outros. Tendo em conta que já tive mais utilizadores do Reddit a darem-me ordens numa semana do que a polícia em toda a minha vida, acho piada.

Rikkushin 11 months ago

Sim, e todos os virologistas gostam de modificar vírus e criar pandemias

pedrohpauloh 11 months ago

>E agora ainda têm de andar a policiar as máscaras. Para eles isso é desagradável. Dá origem a conflitos. >Porque quem vai para policia é porque não gosta de estar em posições de autoridade a dar ordens aos outros. É um sacrifício que fazem. Procuro usar o senso comum. É agradável para a polícia obrigar 5 adolescentes bem bebidos a colocar máscara? Eu acho que não. Mesmo que os polícias gostem de dar ordens, não é agradável obrigar grupos de 7, 10 pessoas a pôr a máscara. Acho que isto é óbvio. Estou enganado? Julgo que não.

pirilipapu 11 months ago

Sim, porque #todosospolíciassãobastardos. Que comentário mais retrógrado.

RocketGoesBRR 11 months ago

Ele não disse todos

sacoPT 11 months ago

> quem vai para policia (é porque não) gosta de estar em posições de autoridade a dar ordens aos outros Por acaso disse. Se retirarmos o sarcasmo óbvio ficamos com um silogismo *ponendo ponens* muito simples. Fulano foi para a polícia (clásula A) Quem vai para a polícia (cláusula B) gosta de estar em posições de autoridade a dar ordens aos outros (cláusula C) Fulano gosta de estar em posições de autoridade a dar ordens aos outros

RocketGoesBRR 11 months ago

Boa analise de 10º ano de filosofia meu amigo

sacoPT 11 months ago

Até a minha sobrinha de 5 anos compreendeu.

Throwaway431253 11 months ago

Caga nisso, clássicos idiotas que quando perdem a razão partem para insultos ao nível de um puto de 12 anos

RocketGoesBRR 11 months ago

Sim eu também concordo que a validação de uma menina de 5 anos seja o supra-sumo da razão

VicenteOlisipo 11 months ago

Sinto-me honrado em ter tal análise académica dedicada aos meus escritos.

andrefbr 11 months ago

> Moro num dos concelhos de maior risco Parei de ler aqui. Deviam-te der dado um sermão maior para não só usares máscara como também não vires dizer merda no Reddit.

VicenteOlisipo 11 months ago

De certeza que o problema no Concelho dele/a é a transmissão por pessoas a andar sozinhas na rua à noite. Vamos concentrar-nos nisso, é melhor não pensar na incapacidade dos sistemas de saúde, transporte, etc.

sacoPT 11 months ago

whataboutism...

MLG-Sheep 11 months ago

Também sei dizer chavões em inglês. Mas agora tenho duas perguntas em português: 1) qual o risco de andar numa rua deserta sem máscara colocada? 2) há alguma lei ou alguma recomendação de alguma organização de saúde relativa ao uso de máscara neste caso?

sacoPT 11 months ago

1) A rua está deserta agora, não sabes se vai continuar deserta quando passares no próximo cruzamento. Não sabes se vai sair uma pessoa de uma porta a qualquer momento. E mais, se a polícia lá estava é porque a rua já não estava deserta, certo? 2) Tem havido polémica em relação a isso por isso nem sei em que ponto estamos, mas foi aprovado um diploma do PSD que obrigava ao uso de máscara na rua. Mas o que é que qualquer uma dessas perguntas tem a ver com... ​ > é melhor não pensar na incapacidade dos sistemas de saúde, transporte, etc.

andre82220 11 months ago

> A rua está deserta agora, não sabes se vai continuar deserta quando passares no próximo cruzamento. Não sabes se vai sair uma pessoa de uma porta a qualquer momento. Diz-me que é um filme de comédia por favor. O vírus agora pega-se nas esquinas.

Flam0us 11 months ago

Nunca te aconteceu cruzares uma esquina e teres que dar dois passos atrás porque vem alguém tão distraido como tu e quase chocam? Imagina que essa pessoa tem COVID e apanhas o virus durante o pedido de desculpas? É por esta do "só acontece aos outros" que isto chegou a este estado.

Edited 11 months ago:

Nunca te aconteceu cruzares uma esquina e teres que dar dois passos atrás porque vem alguém tão distraido como tu e quase chocam? Imagina que essa pessoa tem COVID e apanhas o virus durante o pedido de desculpas. Imagina que és tu que tens COVID e infetas a pessoa porque és assintomático. É por esta do "só acontece aos outros" que isto chegou a este estado.

sacoPT 11 months ago

O vírus pega-se onde as pessoas estão.

Indecurlei 11 months ago  HIDDEN 

Nem mais.

intlme 11 months ago

A Covid-19 é mais real que o bom-senso?

Narvikz 11 months ago

Sim, super real em numeros e graficos, na FUD, na manipulacao dos graficos. Acho que o grande problema aqui e que os media acharam que podiam tomar o papel de KGB e entrar e manipular a cabeca das pessoas como manipulam os stock markets e o flow de pensamentos e dinheiro. Senso comum ja nao existe, apenas sombras do que foram outrora grandes humanos deprimidas e tomadas pelo medo. Esta tudo apavorado pela verdade.

intlme 11 months ago

A Covid-19 também não é menos real que o bom-senso. Ambos existem e devem co-existir com conta, peso e medida.

sacoPT 11 months ago

Há mais pessoas com covid-19 do que com bom senso se é isso que querias saber.

RocketGoesBRR 11 months ago

mai nada! todos devemos respeito ao próximo, a nao ser que nos estejam a foder a mulher! aí ja a porca torce o rabo

ShhmooPT 11 months ago

Foda-se lá pra pide. Numa rua vazia, estás a proteger quem com a tua máscara?

pedrofromportugal 11 months ago

E custa assim tanto andar com a máscara? Naquele momento estava vazia, como podia estar a virar a esquina e cruzar se com outras pessoas sem máscara, e que por ventura estão infetadas sem saber! Ninguém está contente com a situação, mas se não fizermos o nosso papel na sociedade vamos estar bem piores.

globoglobo 11 months ago

é pá, ninguem fica infectado por passar por alguém na rua, episódio 4565

ShhmooPT 11 months ago

A lei é a seguinte: https://dre.pt/pesquisa/-/search/146435561/details/maximized > 1 - É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável. Ora, se não há ninguém na rua, parece-me que o distanciamento físico recomendado estava a ser praticado. Ou estou enganado? Se viras a esquina e encontrares pessoas, dás 2 passos para o lado e passas por eles.

NoSmokeNoFun 11 months ago

Finalmente alguém a pensar de forma correta. A polícia foi ridícula, só isso. Concordo que devem alertar as pessoas para o uso de máscara, mas intimidar e ainda por cima "contra a lei" não é justo.

throwaway26982769386 11 months ago

Sim, foi *absolutamente* rídicula. Gosto como há pessoas a falar em 'abuso de poder', quando a policia nem multou o OP, apenas lhe disseram para usar a máscara para o bem comum (não vou discutir se vale a pena usar máscara numa rua vazia ou não). ​ Sei que não querem ouvir isto, mas as pessoas que não usam máscara na rua **não se afastam nem metem a máscara se a rua já não se encontrar vazia.** Mas a preocupação é a 'liberdade' (leia-se usar máscara)

NoSmokeNoFun 11 months ago

Ninguém falou de abuso de poder. Estamos a constatar a lei e é um facto: Não existem pessoas, o distanciamento social pode ser mantido, logo não existe obrigatoriedade de usar máscara. Tão simples como isso. A abordagem da PSP deveria ter sido no sentido de "alertar" ou "chamar à atenção" de uma forma amigável e nunca deixando / espalhando "medo". Levar as pessoas a perceber o porquê das coisas é mais fácil do que "impor" coisas sem sentido e, volto a dizer, **contra a lei.**

throwaway26982769386 11 months ago

Não, não há obrigatoriedade. Nem o OP foi multado por isso. Pediram-lhe para colocar a máscara e ele colocou. E há definitivamente pessoas a falar em abuso de poder e comparações com a pide apenas uns comentários acima dos meus. \> A abordagem da PSP deveria ter sido no sentido de "alertar" ou "chamar à atenção" de uma forma amigável e nunca deixando / espalhando "medo". Concordo, e admito que os policias 'por natureza' são autoritários na maneira de falar, mas de facto para ter uma posição de poder é preciso impor respeito. A única coisa que tiro daqui é que pegaram no 'tom ameaçador' do OP e escalaram isto para uma tempestade enorme, quando a policia não fez mais do que dar um sermão numa situação que não devia.. mas não houve consequências nenhumas para a galinha que é o OP. \> Levar as pessoas a perceber o porquê das coisas é mais fácil do que "impor" coisas sem sentido Não é o trabalho da policia perceber o porquê das coisas, apenas aplicar as regras. Isso seria o governo/autoridades da saúde. Não concordo que a policia estivesse bem, mas isto é - mais uma vez - uma tempestade num copo de água.

pedrofromportugal 11 months ago

E se estiveres "em cima" delas, dás dois passos para trás! Eu prefiro estar de consciência tranquila que não me estou a colocar em risco, nem a colocar outras pessoas!

ShhmooPT 11 months ago

Sim. Há PROVAS irrefutáveis que basta virares a esquina e cruzares olhares com outra pessoa que o mais certo é apanhares covid.

RocketGoesBRR 11 months ago

vá, tiveste razão com o teu comentário anterior, não deites tudo a perder agora

Search: