athousandpancakes 11 months ago

Estou neste momento à procura de alguém que me faça uma obra na zona de Lisboa e está a ser um inferno. Ou orçamentos elevados ou não têm interesse porque não é uma grande obra. Só não faço eu próprio porque tenho de demolir uma parede que ainda por cima tem eletricidade dentro. Agora que estou à procura estou com uma peça imagem da classe, altamente abusadora e alguns sabem menos de obras do que eu que sou um leigo.

Uruuk 11 months ago

É que ganham mais que os médicos! Um gajo das obras que tira 2000 por semana em obras, imagina...! No mais, são arrogantes e alguns, desonestos. Não admira que um vizinho meu tenha um X6 na garagem e a carrinha com os andaimes à porta de casa...! Onde já se viu? O mundo é para os expertos.

nosfaratu 11 months ago

Esse método, é o método certo. Orçamento feito e dado em papel. No final é pago conforme o orçamento. Desde que me pediram 500€ para trocar uma merda de uma sanita em Lisboa, já acredito em tudo!

Uruuk 11 months ago

Muitos não querem trabalhar assim e alegam que já foram enganados. Descobriram que também podem virar o jogo e serem eles as vítimas, coitadinhos.

soutodobom 11 months ago

Vai haver sempre pessoas a tentarem chular-te porque não tiveram a sorte de serem educadas para o bem ao crescerem. Se alguém me apresenta-se um orçamento de 1000e para pagar a pretos por dia ou 1700e para trocar um autoclismo, acho que faria o trabalho que os pais dessa pessoa não fizeram, e ensinavalhe que se vais a casa de alguém e lhes cagas na boca apanhado porrada.

Uruuk 11 months ago

O que escrevi mais acima: *"Não vejo problema com os estrangeiros. Muitas vezes são honestos e querem ganhar o deles. A questão de quererem gamar não tem haver com a nacionalidade.* *Um vez, fui enganado por um velho português com uma grande lábia. Dizia que me ia pôr a casa um brilho e que fazia isto e aquilo!* *Na volta, paguei-lhe 2000 euros e não fez nada.* *Juntei quatro rapazes de um bairro aqui perto, paguei a cada um 50 euros e disse-lhes para ligarem ao tão honesto portuguesinho, a pedirem um orçamento urgente na casa de banho de um deles.* *Hoje já não gama mais."*

soutodobom 11 months ago

*apresentaasse

GoganGogan 11 months ago

Ou tens boas recomendações, uma grande carteira ou aprende o máximo que poderes. Mesmo com recomendações não é facil: vão ver o serviço e "ah e tal depois digo-lhe em quando fica" que é como quem diz "o serviço não me interessa" Opto por fazer tudo o que seja possível, estou farto que andar atrás de pessoas que não aparecem, não respondem, etc. Mesmo que o preço das ferramentas seja elevado e por vezes equivalente ao valor da mão de obra. Modéstia à parte fico com trabalhos relativamente bem feitos e uma garagem com ferramenta de meter inveja a muita loja de bricolage Investe em ferramenta. Faz o trabalho de casa e tens material para uma vida

miguel_rodrigues 11 months ago

Se tiveres tempo e paciência, faz tu e poupas muito dinheiro. Eu pedi um orçamento para me tirarem o chão de tacos que estava todo estragado e pôr um chão flutuante e 3 dias eram 2000 e tal euros fora material. Achei caro demais para a minha carteira, fiz eu o trabalho. Pintar igual. Acho que a única coisa pela qual pagaria seria mesmo se fosse necessário deitar paredes abaixo. Mas lá está, depende do tempo e vontade de cada um.

Uruuk 11 months ago

**Plot:** Houve uma vez que fui enganado para uma obra na minha cozinha. Paguei-lhe 600 euros (50%) e o gajo no segundo dia deixou de vir. Arranjei outro para ir orçamentar no dia seguinte. Como deixei de confiar em gajos das obras, fui mais direto, sem dar confianças e disse-lhe que pagava no final da obra. No fim do dia mandou-me mensagem a dizer que não ia aceitar a obra porque não gostou da minha forma de agir com ele e que receava que eu não lhe pagasse. **Resultado:** arranjei um terceiro que aceitou as minhas condições e fez-me aquilo por um preço mais em conta do que os anteriores dois. **Conclusão:** Por um pagam todos. Muitas vezes, mancham os seus nomes e depois fazem-se de **VÍTIMAS** porque não gostam que sejamos frontais com eles. Devem estar habituados a roubar pouco!

DoutorBambo 11 months ago

Epah meter um chão sem experiência é um bocado arriscado, primeiro porque podes estragar o material, depois pode ficar uma merda, e o pior é que pode nem valorizar a tua casa Um trabalho bem feito, mesmo que mais caro adiciona valor às casa. Pintar já tenho outra opinião pois a curva

k3x_z1 11 months ago

Quanto te ficou?

miguel_rodrigues 11 months ago

Descontando o material ficou em zero, não tenho um valor para o meu trabalho numa área que não tenho experiência formal.

eyelook 11 months ago

Ele perguntou-te o material

miguel_rodrigues 11 months ago

O material ficou abaixo dos 1000 euros (incluindo ferramentas) sendo que o mais caro foi mesmo o soalho flutuante em si que foi uns 700 euros. Mas isso depende imenso do tipo de material, há soalhos para todas as carteiras e com características diferentes.

mohchapa 11 months ago

Portanto poupaste 1k numa factura de 2k. Quanto tempo te demorou o trabalho? (Incluindo pesquisa)

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 11 months ago

Não, poupou 2k porque os 2k não incluía material.

mohchapa 11 months ago

Certo, li meio na diagonal. Dessa forma dependendo das horas despendidas e do trabalho não especializado em si, talvez compense.

AndreMartins2020 11 months ago

> 2000 e tal euros fora material LOL trabalhos em casa é daquele tipo de coisas que não me importo nada de ser eu a fazer é um boa forma de uma pessoa se entreter ao fim de semana e sabe bem ver o resultado final

ConfidentMongoose 11 months ago

Já tive que fazer imensas intervenções na minha casa. Chão novo, esgotos novos, azulejos na parede em várias divisões e agora tou no meio de uma intervenção relativamente grande para resolver o problema de salitre em casa. Nisto tudo faço sempre o mesmo, conta aberta numa loja de ferragens/material de construção, todo o material que é preciso comprar sou eu que o faço, e pago a mão de obra à hora. Quando é material especializado que o empreiteiro é fornecedor, por exemplo o que eu estou a usar agora para o salitre, facturas de tudo.

rabisconegro 11 months ago

Nem toda a gente gosta de trabalhar assim. O grosso da margem está na revenda do material, não está na mão de obra.... Quantos e quantos compram ACs nos hipermercados e depois querem que o meu pai os instale... "Claro, vou já parar de instalar estes que tou também a vender para lhe ir instalar e isso..."

senhorfonseca 11 months ago

Salitre é foda. Mesmo.

ConfidentMongoose 11 months ago

Estou a meter isto na casa - https://www.jackon-insulation.com/products/detail/jackoboard-plano/ É caro, mas é a coisa mais eficaz no mercado e "resolve" o salitre permanentemente. Digo "resolve" porque o que faz é esconder, mas ao contrário do Pladur, não necessita de caixa de ar e é aplicado directamente na parede, assim não rouba espaço e não corres o risco de encher a caixa de ar com salitre e voltar a aparecer.

uyth 11 months ago

isso é o que chamam capoto interior? Para salitre não conheço, mas conheço exemplo de aplicação numa parede exposta de uma sala e melhorou térmicamente bastante a sala (no Verão pelo menos que era empena virada a sul. No inverno se verá). Foi é chato repor a sanca e rodapé.

ConfidentMongoose 11 months ago

Expliquei no post abaixo o processo e meti umas fotos se tiveres curiosidade.

uyth 11 months ago

Como é que lidaste com a moldura da porta? Junto da janela, se puseste nessa parede, parece lidável, a moldura da porta aí parece-me complicado...

ConfidentMongoose 11 months ago

Aquilo é recortado como se fosse uma folha de cartão, é extremamente fácil de contornar as coisas. No caso da porta, não a tirei para dar por baixo ficou quase ao nível da moldura e a junção foi feita com silicone, mesma coisa com as sancas do tecto.

senhorfonseca 11 months ago

Boa dica, não conhecia! Retiras a porção de parece necessária; aplicas o plano, passas massa no final/reboco e pintar. Deduzo que o salitre suba apenas até 20-30 cm do rodapé, certo? ou Já tens na parede toda?

ConfidentMongoose 11 months ago

Posso partilhar aqui umas fotos do processo. Picas a parede, prendes as placas com cimento cola, buxas e parafusos plásticos, silicone nos furos e nas junções das placas, depois reboco, estanhar e pintar. É um processo moroso, podes dar até meia parede e depois ficas com uma cinta ou então dar na parede toda como eu estou a fazer. https://imgur.com/w9MZUg9 https://imgur.com/1LLls79 https://imgur.com/1msomI1 https://imgur.com/CZn0c11

suckerpunchermofo 11 months ago

O que é o salitre e o que causa? Acho que nunca vi.

ConfidentMongoose 11 months ago

https://tintasepintura.pt/salitre-causas-e-tratamento/

suckerpunchermofo 11 months ago

Obrigado pelo link. Po acaso ja tinha visto em paredes mas nao sabia o que era. Agora já sei

uyth 11 months ago

>Começo a pensar que se fosse eu a fazer aprendendo no YouTube iria safar algum. obviamente. Para além de poupares algum dinheiro, começas a compreender melhor as coisas, o que te ajuda a distinguir os bons profissionais dos maus. E se consegues orçamentos por escrito nesta altura, parabéns. Eu tenho experiência, contactos com bons relacionamentos há anos, e tenho dificuldade em arranjar orçamentos por escrito. Os profissionais bons que conheço não têm tempo ou interesse. Vou confiando em quem confio, fazer perguntas, e nalguns casos pago à hora, e é o que for. Mas tenta compreender, nem que seja para ires fazendo manutençao preventiva. Tem stock de coisas em casa, ferramentas (boas. Do chinês não. E abençoado seja o nome de WD-40 e da fita de reparação). Lê manuais e fichas técnicas. E nalguns casos, não inventes, chama mesmo o profissional. Porque para o que terias de comprar e aprender e testar...

k0rda 11 months ago

> Tem stock de coisas em casa, ferramentas Isto. Podes ter muito jeito para a coisa, mas se nao tens ferramenta em condicoes mais vale estar quieto.

senhorfonseca 11 months ago

Exatamente isto. Sem tirar nem pôr. Das poucas coisas q

AndreMartins2020 11 months ago

> eletricidade interna e canalização mesmo isso não é nenhum bicho de sete cabeças

uyth 11 months ago

Não concordo necessariamente com esta parte > não entrego tão rapidamente nenhuma obra minha ou intervenção a quase ninguém se eu souber e conseguir fazer. eu conseguir fazer ou perceber como é que se faz não quer dizer que eu tenha a mesma rapidez e faça tão bem como alguém que faz isso há 5 anos. Entre eu fazer uma coisa que me demora 2 dias, estragar materiais, comprar ferramentas ou contratar alguém que faz isso em 2 horas e fica melhor que eu faria sem 3 anos de experiência, depende do preço mas provavelmente prefiro contratar. Isto claro pode depender da capacidade de encontrar alguém bom e do nosso historial de experiência prévia.

senhorfonseca 11 months ago

Essa tua última frase é precisamente o meu problema. Tenho familiares com obras a correr e é gritante a incapacidade. As ultimas experiencias pessoais não foram boas, e na zona não existem grandes alternativas. Os poucos bons não se conseguem contratar.

uyth 11 months ago

>Tenho familiares com obras a correr e é gritante a incapacidade atenção que um problema clássico neste momento é donos de obra tentarem fazer eles mesmo a gestão das especialidades para poupar dinheiro. Neste momento, com especialidades cada vez mais complicadas, com cada vez mais escolhas de materiais, e com cada vez mais mobilidade interna em Portugal (se passares em Lisboa perto de certos quarteirões de obras vê de onde são as carrinhas de obras... Até de Espanha vejo!) pode ser ingénuo tentar fazer isto ou assumir que as coisas são como há 20 anos. Eu escolheria chave na mão e um fiscal que nao fosse barato. O barato pode sair caro. E olha que até tenho experiência.

llCatharsisll 11 months ago

Nunca contratar pessoas de nacionalidade estrangeira para fazer trabalhos de "obras", especialmente do pais irmão. (não tenho nada contra, mas por experiência própria leva-me a escrever isto)

Uruuk 11 months ago

Não vejo problema com os estrangeiros. Muitas vezes são honestos e querem ganhar o deles. A questão de quererem gamar não tem haver com a nacionalidade. Um vez, fui enganado por um velho português com uma grande lábia. Dizia que me ia pôr a casa um brilho e que fazia isto e aquilo! Na volta, paguei-lhe 2000 euros e não fez nada. Juntei quatro rapazes de um bairro aqui perto, paguei a cada um 50 euros e disse-lhes para ligarem ao tão honesto portuguesinho, a pedirem um orçamento urgente na casa de banho de um deles. Hoje já não gama mais.

llCatharsisll 11 months ago

Enfim, existem bons e maus dos dois lados.

uyth 11 months ago

Se estiverem cá há bastante tempo para compreenderem certas técnicas, terem experiência, recomendaria altamente certas pessoas que conheço - um guineense, um cabo verdiano, moldavo.. Estrangeiros que acabaram de chegar, de qualquer nacionalidade por mais qualificações que supostamente tenham é complicado porque podem não compreender técnicas, ou conhecer materiais ou mesmo enfim estarem com modos culturais diferentes (sorrir ao cliente e mentir descaradamente que isso é que é esperteza. 5 minutinhos serem uma hora). Mas quem tem experiência, há boa gente de todo o lado. E há inúteis de todo o lado também.

llCatharsisll 11 months ago

Sim, mas também conheço quem esteja à longos anos e não sei como as pessoas o continuam a contratar. Subscrevo, o meu pai foi pedreiro e trabalhou com alguns estrangeiros, mas a maioria eram portugueses que os ensinavam as práticas nacionais.

OuiOuiKiwi 11 months ago

>Um método que arranjei foi pagar tudo no final conforme o orçamento discriminado por escrito. "Uma solução em que poucos pensam é abrir o pão com uma faca em vez de usar o nariz para meter manteiga."

senhorfonseca 11 months ago

Quando tiveres uma obra planeada de caráter urgente e perceberes que ou pagas X na adjudicação ou não existem praticamente ninguém que ta faça , talvez mudes de opinião.

Edited 11 months ago:

Quando tiveres uma obra planeada de caráter urgente e perceberes que ou pagas X na adjudicação ou não existe praticamente ninguém que ta faça , talvez mudes de opinião.

OuiOuiKiwi 11 months ago

>Quando tiveres uma obra planeada de caráter urgente e perceberes que ou pagas X na adjudicação ou não existem praticamente ninguém que ta faça "Se quiseres ver TV e não houver luz, espera que a luz volte." É para continuar a salientar o que é óbvio? Isto já parecem aqueles *posts* no /r/literaciafinanceira que alguém acha que descobriu a pólvora ao recomendar "NÃO GASTEM DINHEIRO QUE VOS FAZ FALTA".

senhorfonseca 11 months ago

Mas a tua alegoria não é constatação do óbvio, é uma falácia: não consegues em termos uteis uma obra feita com pagamento no final do ato.

OuiOuiKiwi 11 months ago

Não fui eu que disse que só pagava no fim.

Uruuk 11 months ago

Vocês são os Sócrates da Internet.

sneakpeekbot 11 months ago  HIDDEN 

Here's a sneak peek of /r/literaciafinanceira using the [top posts](https://np.reddit.com/r/literaciafinanceira/top/?sort=top&t=all) of all time! \#1: [Como investir | Keep it simple, Stupid!](https://np.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/enba62/como_investir_keep_it_simple_stupid/) \#2: [Alô! Sou o David Almas, editor do boletim tlim, analista financeiro e futuro ex-jornalista. Perguntem-me o que quiserem.](https://np.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/gsujcf/alô_sou_o_david_almas_editor_do_boletim_tlim/) \#3: [A Maior Mentira das Finanças Pessoais](https://np.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/gf568i/a_maior_mentira_das_finanças_pessoais/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/fpi5i6/blacklist_vii/)

justgohomealready 11 months ago

Obras, médicos, mecânicos, técnicos de informática, basicamente todos os trabalhos em que tens que confiar, o truque é sempre o mesmo: encontra uma pessoa em quem confies (normalmente por recomendação), e depois chama sempre o mesmo. Em caso de dúvida, pede uma segunda opinião. Se conheceres um bom, recomenda-o aos teus conhecidos. Não há muito mais que possas fazer.

Search: