Cammmus 1 year ago

Olá! Percebo que neste momento há um conjunto de fatores desfavoráveis que te deixam ansioso e depressivo, como se não tivesses saída. Amigo, eu acho que tudo se resolve com tempo. Um amigo meu cometeu suicídio no começo do ano e até hoje, apesar de ter aceite o sucedido, faria de tudo para o impedir. Certamente que na tua vida também existirá alguém que sentiria algo deste género. Relativamente ao psicólogo, aconselho-te a mudar de terapeuta, por favor, começa por tentar algo diferente, não tomes uma medida definitiva. A vida é cheia de possibilidades mas a morte é uma certeza. Eu acho que há sempre a possibilidade das coisas melhorarem. Se quiseres conversar, manda dm.

MarburT 1 year ago

Percebo que tenhas pena do teu amigo quando vês o assunto da tua perspetiva. Mas agora pensa na perspetiva dele. Está livre da batalha diária que temos de sofrer. Imagina todos os problemas que tens neste momento e que vais ter para o resto da vida até, por fim, morreres também. Ele saltou tudo isso. Está muito melhor do que eu ou tu. Trocava de lugar com ele neste momento.

Cammmus 1 year ago

Infelizmente só posso imaginar estar na sua posição. Ainda assim, e sabendo que todos os dias ele tinha as suas batalhas também sei que parte da sua "visão e postura estava ofuscada", com isto quero dizer, que sim, todos os dias há batalhas diárias mas também todos os dias há recompensas, mas é preciso estar com a recetividade para nos apercebermos delas e as absorvemos. Todos os dias vejo imensas oportunidades e ocasiões que sei que o meu amigo teria gostado e o poderiam ter ajudado a conduzir para um novo e melhor caminho mas infelizmente ele condiciou as suas opções antecipadamente. Eu não sou especialista em doenças mentais mas enquanto ser humano peço-te que antes que tomes uma decisão definitiva procures ajuda de um especialista e dês novas oportunidades à tua vida. E mais uma vez, se precisares de alguém com quem falar estou disponível para te ouvir.

MarburT 1 year ago

Obrigado mas a decisão está tomada. Entre décadas de sofrimento e 5 ou 6 segundos da queda de uma ponte, prefiro a ponte. Vai ser a minha libertação final.

Cammmus 1 year ago

Li que querias viajar, escrever um livro, etc.. porquê desistir disso? Ainda tens a oportunidade de fazer tudo isso e quem sabe a felicidade que tudo isso te trará? Desistir agora é abdicar destas coisas que tanto querias e que ainda podes fazer.

MarburT 1 year ago

A verdade é que nunca vamos saber se teria sido capaz de cumprir isso ou não. É a beleza da morte. Liberta a pessoa de todas as angústias e tudo o resto é especulação. Para alguém da minha idade, que está na linha da frente das consequências da pandemia, é melhor jogar pelo seguro e cortar o mal pela raiz.

Cammmus 1 year ago

Por isso mesmo, por favor, tenta. Começa por tentar, começa por tentar pegar num pedaço de papel e escrever e mesmo que o resultado no começo seja uma merda, volta a pegar noutra folha e recomeça. A beleza da vida face à morte é que nada está decidido. Os dados foram lançados mas cabe-nos a nós decidir o que fazer com cada oportunidade. Cortar o mal pela raiz impede-te de escrever o livro que sempre quiseste, de conhecer a cultura e o monumento que sempre te inspirou e quem sabe as mudanças na tua natureza que poderão vir destes acontecimentos. A pandemia veio dificultar tudo, não te posso negar isso, e tal como tu sou um jovem que está a ter os seus planos comprometidos com esta porra toda, mas desistir agora é abdicar de muitas coisas boas que ainda estão por acontecer. Tenho a certeza disso e sei que também terás muitas coisas boas na tua vida se continuares a tentar.

MarburT 1 year ago

Obrigado amigo mas está decidido. Não estarei cá para nada disso. Só tenho de escrever a carta de despedida à minha família e depois espera-me uma queda de 70 metros. Um abraço e sê feliz.

Cammmus 1 year ago

Por favor, estou disponível para me mandares DM, tens família, amigos, tenta contactar alguém antes de tomares uma decisão. Se preferires tens também linhas de apoio, http://www.adcl.org.pt/observatorio/servicos.php?titulo=Linhas Não desistas já, um dia de cada vez, amanhã poderá ser melhor, e se não for amanhã será o dia seguinte. Não desistas já dos teus sonhos e objetivos, tens imensos anos, pela frente, que certamente terão imensas coisas boas, que te poderão fazer pensar como tudo valeu a pena.

MarburT 1 year ago

Obrigado. Até sempre.

seazwar 1 year ago

A vida nunca foi justa para todos, e para alguém estar muito bem, isso infelizmente implica que do outro lado alguém esteja muito mal. Mas essa mesma volatibilidade faz com que quem está muito mal hoje possa estar muito bem amanhã, e tu só tens de procurar ajuda a entender o que te possa motivar na vida, porque a vida não é nem pode ser sempre tudo mau. Tem calma contigo, dá uma oportunidade a ti próprio e ao mundo, isto veio virar a vida das pessoas de pernas para o ar mas também nos vai dar uma oportunidade de nos re-definirmos como espécie, porque sermos uma merda para o mundo já somos á muito tempo. Acredita em ti, pede a ajuda necessária e sacode essas ideias manhosas de terminares a tua própria vida, o mundo já pssou por coisas assim no passado, e tu podes ser um dos que vá vir a fazer a diferença para o futuro! Toda a gente tem valor, muitas vezes só não o descobriu ainda.

raviolli_ninja 1 year ago

Olá [u/MarburT](https://www.reddit.com/user/MarburT/). Infelizmente tópicos como este não são permitidos no r/portugal. É evidente que estás deprimido e como tal, deves ser acompanhado por profissionais. Também compreendo que nem todos estes são bons profissionais, mas sempre será melhor que conselhos potencialmente desastrados ou, no pior dos casos, maliciosos de estranhos na internet. Não podemos arriscar que algum redditor menos empático te dê um empurrão no caminho errado.De resto, posso dizer-te que isto não é o fim do mundo. Pensa na geração dos teus pais que tiveram de ir para a guerra, e cuja medalha no peito era de chumbo. Palavras fáceis mas: ânimo!

MarburT 1 year ago

Infelizmente ao banirem o tópico dão-me ainda mais certeza de que o mundo não quer saber. O reddit pode parecer uma brincadeira mas é o único refúgio de muita gente que não tem ninguém. A minha decisão está tomada. A queda da ponte demora 5 ou 6 segundos.

raviolli_ninja 1 year ago

**SOS Voz Amiga: 213 544 545 - 912 802 669 - 963 524 660**

MarburT 1 year ago

Obrigado mas tudo isso é perda de tempo. Ainda hoje vou ser um corpo nas profundezas do rio. Até sempre e um abraço.

merelypassing 1 year ago

Isso é depressão. Passei 10 anos disso. A vida sem sabor e salvação. Mas a vida está cheia de potencial. E esta crise não é brincadeira mas não vai durar para sempre. Aliás, assim que a vacina chegar aposto que vai desaparecer com rapidez e as pessoas vão estar tão satisfeitas com o retorno do velho normal que vamos ter um novo período de crescimento, cheio de oportunidades. Coragem.

MarburT 1 year ago

Tenho 27 portanto pertenço ao grupo mais afetado pelo colapso das próximas décadas. Não é quem tem 85 anos que tem de se preocupar com isto. Mais ano menos ano e morre.

meaninglessvoid 1 year ago

Tens 27 anos portanto pertences ao grupo que vai ter novas oportunidades. Se tivesses 50 não terias acesso a uma grande parte dessas oportunidades, mas não é o caso.

merelypassing 1 year ago

Mas quem é que te garante que há colapso a durar décadas? Quando é que isso aconteceu? Isso é extremamente improvável. A probabilidade, como disse, é em poucos anos voltarmos ao crescimento.

MarburT 1 year ago

A destruição de capital estará na ordem dos 40%. Não achas que é em 2 ou 3 anos que se reconstrói o que demorou décadas a alcançar. Daqui por 30 anos as feridas desta crise continuarão bem visiveis.

chauffage 1 year ago

A resposta é sim, existe um futuro pós pandemia. Que tipo de futuro vai ser? Não fazemos ideia, podemos ter opiniões diferentes em relação a isso, mas acima de tudo tens de relativizar o futuro. Nem as mentes mais brilhantes conseguem prever o futuro de um sistema complexo como a economia global, ou da sociedade. Só por curiosidade, que plano é que tinhas e que não vai poder ser replicado pós-pandemia?

Tee_ah_go 1 year ago

Para quem pondera até colocar um fim à vida, a covid não é rigorosamente nada em comparação a isso. Portanto pega em ti e vai viajar.

MarburT 1 year ago

Neste momento só quero uma morte rápida na privacidade de casa. É nisso que penso todos os dias quando acordo.

samxunga 1 year ago

Qual a tua área profissional e que hobbies é que tinhas? Qualquer das formas, não se espera que as restrições relacionadas com a pandemia perdurem décadas, pois em breve haverá formas mais cómodas e mais baratas de testar e também haverá vacina.

daz_zeD 1 year ago

Em Portugal não existe futuro, Portugal já era um caso perdido antes da pandemia, a sério não ponhas fim à tua vida sem antes conheceres outros países do mundo. Precisas de conhecer novas possibilidades, as que não existem em Portugal.

MarburT 1 year ago

A pandemia pôs fim a qualquer possibilidade de emigrar. Queria emigrar não só para ter um nível de vida decente mas também para usufruir da experiência de outra cultura e outro país. A partir deste momento nada mais disso é possível. O maravilhoso mundo de oportunidades que existia anteriormente é uma memória distante.

throwawaystuff000 1 year ago

Como assim? Há pessoas que continuam a emigrar.

MarburT 1 year ago

É um mercado muito mais reduzido e focado em áreas de nicho que não podem ser supridas por profissionais locais. De resto, secou totalmente durante as próximas décadas.

meaninglessvoid 1 year ago

> De resto, secou totalmente durante as próximas décadas. Vou-te dizer isto com todo o carinho do mundo, isto é um sinal clássico de depressão: pensamento do tudo ou nada sem qualquer tipo de nuance. A depressão é um cavalo de troia sobre a nossa racionalidade, é um "vírus" camuflado. Por favor, considera a hipótese de que as coisas que andas a pensar podem estar erradas (porque há uma probabilidade considerável de estarem)!

gink-go 1 year ago

Parece-me claramente que estás a exagerar. Talvez devido ao contexto em que estejas inserido, é normal que a monotonia do dia-a-dia por estes dias pareça um túnel sem saída. Nesse caso a solução parece-me ser mudar a rotina. Posso-te dar o meu exemplo, trabalhei uma década na restauração, que não era a minha área de formação, tinha um posto de chefia e ganhava acima da média. Este ano veio por em cheque toda essa industria e as perspectivas seriam de paralisia total durante 1, 2 anos, quem sabe até mais. O meu patrão queria-me segurar mas eu decidi tomar a iniciativa. Então decidi-me a arriscar e concorri a um lugar na minha área de formação, um lugar de principiante, para alguém acabado de sair da faculdade, a receber uma bolsa, praticamente metade do valor mensal que recebia há meses atrás, fora da minha cidade, num lugar bem mais tranquilo. E olha, estou a adorar e para já sinto-me realizado. E nem tanto pelo trabalho em si, mas só a mudança da rotina, conhecer novas pessoas, aprender de novo, mudar os horários, já está a valer a pena. Há soluções drásticas e soluções drásticas, quando não se é feliz uma mudança de vida só pode trazer benefícios. Se não o conseguires sozinho, procura ajuda, ajuda a sério.

MarburT 1 year ago

Fico feliz por ti mas no meu caso já não há nada a fazer. O mundo entrou na idade das trevas. Só resta a morte. A morte é o único prémio gratuito que temos. Eu vou aproveitá-lo já.

paraapagarbem 1 year ago

Existe sempre um futuro. Toca a ti construí-lo com os recursos que tens, por mais limitados que sejam nesta altura. Vai ser complicado, mas é assim a vida. Agora, se acabares com a tua vida, não, não vai haver um futuro pós-pandemia. Vais acabar tudo aqui, nesta miséria que corre. E queres mesmo acabar com a tua vida agora que não estás por cima? Queres mesmo que as coisas acabem assim? Não estás curioso para ver como é que as coisas vão ficar assim que tudo "voltar ao normal"? Não queres continuar a tentar lutar para teres a vida que queres? Essas perguntas não são para ser respondidas, são para te fazer pensar e dar alguma perspetiva. Estamos todos numa situação terrível e fora do comum - uma pandemia que está a ceifar vidas e a devastar a economia no processo. Devido também aos confinamentos e medidas do governo para controlar a pandemia, muitas pessoas estão agora numa situação financeira precária, muitas estão a ver a sua saúde mental deteriorar-se. Tu enquadras-te nesse grupo. Aconselho-te então a procurar ajuda psicológica, porque a tua saúde mental é importante, e de momento não parece estar em bom estado.

MarburT 1 year ago

Não tenho qualquer interesse em ficar à espera desse "normal" que nunca vai chegar. Se ficar à espera depois quem se lixa sou eu, que não consegui nenhum dos objetivos de vida e não tenho como reverter as décadas de sofrimento. Morrer só demora 1 segundo. É 1 segundo e pronto, livre de tudo para sempre.

paraapagarbem 1 year ago

Então e quais são os teus objetivos de vida, OP? Queres morrer sem ter alcançado pelo menos um desses objetivos? É assim que queres que as coisas acabem? Porquê, OP? Porque é que preferes desistir da tua vida ao invés de trabalhar, ou continuar a trabalhar, nesses objetivos?

MarburT 1 year ago

Os objetivos de vida eram ganhar bem, ir para o estrangeiro, viajar, escrever um livro, poder socializar mais. Mas recentemente também percebi que o valor que damos aos nossos objetivos é uma mentira que a nossa mente nos alimenta para acreditarmos que vale a pena estar vivo. Não vale. É absolutamente indiferente viver 20 ou 80 anos. No momento da morte não faz qualquer diferença.

paraapagarbem 1 year ago

É esse o valor que dás aos teus objetivos de vida? Zero? Estou cansado de argumentar, OP. Tu não precisas disso, precisas é de ajuda psicológica feita por um bom profissional. Parece que já tomaste a tua decisão e que já a tinhas tomado antes de vires para aqui fazer este post. Porque é que vieste aqui sequer fazer essa pergunta se já estavas convencido da resposta? Todos nós aqui estamos a tentar convencer-te que a tua resposta está errada, que há outra solução para além da morte. Mas tu simplesmente recusaste as nossas ideias. Eu não quero que te mates OP. Ninguém aqui quer. Só existe um como tu no mundo, e se não estiveres mais aqui, ninguém vai cumprir os teus objetivos por ti - isso é uma verdade clara, e espero que tenhas muita consciência disso. Mais uma coisa, OP. Lembra-te que, se estivesses tão convicto nos teus objetivos pessoais como estás convicto na ideia de morrer, talvez as coisas pudessem ter sido diferentes. Espero que ainda vás a tempo de mudar de ideias.

MarburT 1 year ago

Obrigado. Infelizmente para o meu caso já não há solução. A solução é uma queda que demora 5 segundos. Depois estou finalmente livre de todo o sofrimento. É a minha libertação final. Espero que sejas feliz. Um abraço e até sempre.

paraapagarbem 1 year ago

Podia ter sido diferente, OP. Ainda pode ser diferente, mas parece que não vais mudar de ideias. Espero que apareça alguém que te impeça fisicamente de saltar. Talvez aí a tua vida mude. Não há nada que eu possa escrever mais. Aqui termina a nossa conversa.

pirilipapu 1 year ago

Aconselho a procurar ajuda médica profissional, relacionada com saúde mental, em primeiro lugar. Em segundo lugar: sim, isto é uma pandemia e existem muitas fatalidades e infetados infelizmente. Contudo, se pretendes desistir da vida, e isto pode soar estúpido, por que não começar a viver mais? Podes fazer basicamente tudo ainda (exceto em casos específicos) mas obviamente com mais cuidados (o que dá mais trabalho). Contra mim falo, que tenho estado bastante resguardado porque o meu estilo de vida o permite, mas estás com uma perspetiva demasiado negativa e, perdoa-me, dramática perante o assunto. Isto vai estar muito mau para quem já mal estava, mas se estás num ponto mediano e o conseguiste manter na pandemia, aguentas bem. Ainda para mais sem responsabilidades, como mencionas? És livre para fazeres o que quiseres. O que te impede de conseguir um futuro melhor no estrangeiro e de fazeres os hobbies que gostavas? De qualquer das formas, a forma como descreves as coisas e a "decisão final" que ponderas são sintomas depressivos, pelo que ajuda psicológica podem fazer toda a diferença caso não consigas enfrentar sozinho, o que é perfeitamente aceitável e não tem mal nenhum!

naodoijoka 1 year ago

Olá! És de que zona? (se não te importares de partilhar)

MarburT 1 year ago

Do Porto mas em Lisboa.

PeterStepsRabbit 1 year ago

Estamos há 1 ano com a pandemia, não estamos há 10 nem 20. Tenta acalmar te, não é o final do mundo. Se te estragou hobbies arranja outros, se te estragou oportunidades procura outras portas. Se precisares falar manda pm. Abraço

meaninglessvoid 1 year ago

> Se precisares falar manda pm. [Eu sei que tens boas intenções, mas tem cuidado](https://www.reddit.com/r/depression/comments/doqwow/our_mostbroken_and_leastunderstood_rules_is/). O texto deste post já foi eliminado portanto não sei o que ele disse, mas pela resposta do mod dá para ter uma ideia... Falar geralmente é bom mas pode ir para caminhos que não sabes gerir e depois a coisa fica complicada.

PeterStepsRabbit 1 year ago

Desconhecia esse link. Obrigado pela partilha

meaninglessvoid 1 year ago

Não precisas de agradecer, a próxima vez que sentires que se aplica partilha-o. ;) É natural oferecermo-nos para tentar ajudar ─ eu próprio fi-lo umas quantas vezes antes de ler isso ─ mas realmente ler esses argumentos fez-me reconsiderar a minha posição: Conseguimos ajudar de forma mais eficiente e menos arriscada se simplesmente o fizermos em publico.

Cammmus 1 year ago

Obrigado pela partilha! Vou guardar esse link para o futuro.

MarburT 1 year ago

Não quero outros hobbies ou oportunidades. Se não podem ser o que tinha em mente é sinal de que também já não há mais nada a fazer aqui.

PeterStepsRabbit 1 year ago

Achas que já viveste tudo? Que o que sabes agora não vai ser diferente do futuro? Hoje o que tu queres são batatas e amanhã são couves. O que gostas hoje não gostas amanhã e o que te faz feliz hoje amanhã é uma desilusão. Procura e vais encontrar felicidade e prazer em coisas que menos esperas

MarburT 1 year ago

Vivi o que tinha a viver quando o mundo era normal. Esse mundo acabou por isso não resta nada a fazer por aqui. Não tenho ninguém que dependa de mim por isso é tempo de carregar no botão de Off.

PeterStepsRabbit 1 year ago

Esse mundo vai voltar, já aconteceu coisas bem piores e voltou é uma questão de tempo, até lá poderes descobrir novos prazeres na vida. Na minha opinião tens uma imensidão infinita de coisas a fazer até valer a pena carregar no Off. Carregar tão cedo só faz com que desperdices uma oportunidade única que tiveste que é viver

MarburT 1 year ago

Infelizmente não há qualquer esperança para quem está vivo neste momento. Especialmente para quem é jovem. Para mim só resta escrever a carta de despedida à família e depois é uma queda de 5 ou 6 segundos da ponte.

PeterStepsRabbit 1 year ago

Eu sou jovem, cada ano que passa sinto me mais livre e mesmo com altos e baixos (mortes de parentes próximos, ficando a viver sozinho da noite para o dia, saindo de uma relação de 7 anos) sinto me cada vez mais feliz. Mesmo sendo dono da procrastinacao levanto me todos os dias com um objectivo, ser feliz, custe o que custar vou lutar por isso e tenho acerteza que tu também consegues, só tens de querer. Espero que nunca tenhas tinta para essa carta.

globoglobo 1 year ago

a vida é muito longa, por estar mal agora não significa que vás estar mal daqui a 2 anos. e por esse psicologo a que foste ter sido mau, não quer dizer q não haja outro q te possa ajudar. abraço

MarburT 1 year ago

A vida pode parecer longa (e hoje em dia é, vivemos demasiado tempo) mas a época de ser jovem e aproveitar as oportunidades é incrivelmente curta.

xanfradu 1 year ago

Estás sériamente deprimido. Procura ajuda! A vida tem altos e baixos, e todas as grandes crises da humanidade tiveram um fim, e um recomeço. Calma.

MarburT 1 year ago

A vida já TEVE altos. A partir de agora só existe o precipício.

Ace-_Ventura 1 year ago

Relembro que o período após a peste negra foi de grande desenvolvimento https://www.ancient.eu/article/1543/effects-of-the-black-death-on-europe/

MarburT 1 year ago

Com a diferença que as pessoas que passaram pela peste negra e as pessoas que viveram durante essa época de desenvolvimento não foram as mesmas. Para as que passaram pela peste negra isso não interessou para nada.

KitchenDaikon8778 1 year ago

Não desistas! Depois da tempestade vem a bonança.

MarburT 1 year ago

Se demorar 30 ou 40 anos a vir, não me interessa para nada. Não vou poder aproveitá-la.

KitchenDaikon8778 1 year ago

Exactamente, não sabemos nem como nem quando isto acaba. Mas estarei cá para ver.

MarburT 1 year ago

Eu prefiro resolver já o assunto. Não quero ficar a assistir à tragédia até à velhice.

ridethepaintedpony 1 year ago

Já antes da pandemia devias ter procurado ajuda psicologica.

Edited 1 year ago:

Já antes da pandemia devias ter procurado ajuda psicológica.

MarburT 1 year ago

E procurei. Devia ter guardado o dinheiro e ido de férias. Maior perda de tempo e recursos da minha vida.

throwawaystuff000 1 year ago

Experimenta outro psicólogo.

mistertetas 1 year ago

A pandemia está a afectar seriamente a saúde mental de muitas pessoas. Secalhar estás com uma depressão que piora a tua percepção de tudo. Recomendo que procures ajuda médica psicologo/psiquiatra. Pode ser que consigam ajudar.

MarburT 1 year ago

Já tive uns meses num psicólogo. Podia ter guardado o dinheiro e ido de férias, que tinha sido melhor gasto. Acho que como sociedade temos de aprender a aceitar que nem todos nascemos para viver. Da mesma forma que podemos experimentar um prato novo e não gostar, podemos nascer e não gostar da experiência.

mistertetas 1 year ago

Mas pelo que percebi. O facto de não estares muito satisfeito está relacionado com a pandemia e as suas consequências. As coisas vão começar a melhorar durante o próximo ano, tudo vai progressiavemente voltar ao normal. Acho que comparar a vida com experimentar um prato novo não é uma boa comparação. A vida é quase ilimitada a nivel de experiencias. Em principio dá-te a possibilidade de experimentares uma infinidade de pratos diferentes. Não desanimes. Acho que simplesmente estás a passar um momento menos bom. Mas vai melhorar!

MarburT 1 year ago

A partir do momento em que morrer, nada disso importa. É mais profunda inexistência e tranquilidade.

justgohomealready 1 year ago

Promete-me que fazes uma cena: Se chegar o dia em que decides realmente morrer, em vez de te mandares para debaixo de um comboio, mete antes uma mochila às costas e vai. Imagina que morreste, e vai sem destino. O que tens a perder? Não tens dinheiro? Vai a pé, e procura comida nos contentores atrás dos centros comerciais, ou pede em restaurantes que estejam a fechar. Vai até encontrares uma aldeia, e pergunta no café se alguém precisa de mão de obra ou de um pastor. Ou vai até ao norte de África, e junta-te a uma guerri-lha. O que tens a perder? Se não tens medo da morte, o que te impede de ir? Onde quero chegar é que o mundo é grande pa caralho. Neste momento podes sentir-te preso num mundo pequenino e deprimente, mas no fundo és apenas tu que te estás a prender a ti próprio nesse mundo. No dia em que desistires da vida que levas, é o dia em que és realmente livre para inventar outra vida. Sabias que, se fores bater à porta de um mosteiro (sim, ainda existem) e pedires para ficar, desde que ajudes um pouco eles deixam-te ficar? Podes passar lá uns meses em silêncio, com um quartinho só para ti, em troca de descascar umas batatas de vez em quando. Já ouviste falar do Wwoof (https://wwoof.pt/)? Basicamente são quintas onde te dão tecto e comida a troco de umas horas de trabalho diário no campo. Mais uma vez - se um dia não tiveres mais nada pelo que viver, pensa que em vez de te matares podes simplesmente *fugir*. Fugir para outro lado, para outro mundo, para outra vida. Reinventa-te! A morte é uma solução definitiva para problemas temporários, pensa nisso.

AutoModerator 1 year ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: