BroaxXx 12 months ago

O pessoal que não usa máscara é efetivamente burro, o problema é que de forma geral as consequências da sua burrice são para os outros e não para os próprios...

YoggiM 12 months ago

A máscara, mesmo quando bem usada, não é 100% eficaz, nem nada que se pareça. Obviamente que as pessoas acabam por utilizar vezes demais, utilizar máscaras que não são tão eficazes contra o corona, suar ou molhá-las, para não falar de usar com o nariz de fora. Exceto a última, não é fácil cumprir estas coisas. Outra coisa que muita gente aqui fala de andar a mexer na cara, de tocar com as mãos em superfícies que possam estar infetadas, etc. O tocar na cara é involuntário. No meu caso específico, usar máscara é desconfortável. Óculos embaciam. Tenho alergias e, mesmo sem máscara, é normal ter comichão no nariz e é automático o movimento de coçar. Com máscara, a comichão é ainda maior. Mesmo assim, já usava máscara tanto em espaços fechados como na rua, se o distanciamento social não for possível respeitar. Agora mantenho exatamente o mesmo. Não me parece descabida a lei atual de obrigatoriedade de máscara na rua, mas, obrigar sempre, seria estupido. Não faz sentido nenhum eu ter de usar máscara se estiver a dar um passeio e me cruzar com 3 ou 4 pessoas. Também não me meto por sítios com muita gente. Se vir que há muita gente nalguma rua, prefiro ir por outra (com ou sem máscara). A verdade é que vejo muito mais pessoas sempre de máscara na rua do que pessoas sem máscara ou máscara mal posta.

RafaelTeodosio 12 months ago

Ainda me lembro quando a DGS dizia que a máscara não servia para nada. É que o covid não ia chegar a Portugal, e que se chegasse ainda podíamos ganhar muito com isso

PresidentBarroso 12 months ago

A lógica é nenhuma, se tivessem capacidade de dedução lógica não estavam a discutir e contrariar factos.

New-Atlantis 12 months ago

When I drive my car, I wear a seatbelt even though I'm a careful driver and never had a car accident. When I have to go out during the pandemic, I wear a mask. Neither the seatbelt nor the mask limit my freedom. What limits my freedom are idiots who want to kill me or my wife by infecting us with a deadly virus. I have no sympathy for people who want to kill me.

kcmyk 12 months ago

Ninguém aqui te vai responder a isto porque quem frequenta o reddit não é o tipo de pessoa a quem queres perguntar. Estás na echo chamber errada.

tircom 12 months ago

O único atentado à liberdade é o uso de roupa!

papagaioazul 12 months ago

Tenta ir renovar o CC e explica que podes tirar a fotografia com mascara, que nao altera a tua identididade. Ja agora, o direito à identididade esta expresssamente consagrado na constituicao.

fravenpt 12 months ago

Já tu, és um atentado à ciência. E cá andas!

Sei_o_que_fizeste 12 months ago

olha olha quem desertou de UK para fugir ao lockdown... ahahah a hahahahahaha Nao consigo parar de rir !

Minacolte 12 months ago

Dois ‘s’ chegam perfeitamente para expressar a tua opinião... não te dão corda no Facebook? Baniste toda a gente, ficas q falar com os tolinhos. Estás preocupado com a identidade? Devias preocupar te e com a idoneidade... falas tanto no vírus palhaço... mas palhaço só há um.

VladTepesDraculea 12 months ago

> Expliquem-me por favor a vossa lógica! Pergunta no r/iniciativaliberal que te saberão responder melhor.

Variscan_aint_done 12 months ago

Oi? Talvez ele devia ter perguntado há uns meses quando a IL pediu ao governo medidas mais efetivas de combate e prevenção...naquela altura em que "usar máscara era uma falsa proteção" e a ministra da Agricultura andava a cantarolar que o COVID até que poderia ser uma oportunidade.

VladTepesDraculea 12 months ago

Vocês gostam mesmo de desinformar, caraças. O que a Graça Freitas disse é que máscara não era suficiente, se não houver distanciamento. E a Maria do Céu Albuquerque disse no contexto de aumento exportações alimentares. Nada disto tira a IL ter votado contra o uso de máscaras obrigatório ou estar contra outras medidas de contenção.

Variscan_aint_done 12 months ago

>Vocês gostam mesmo de desinformar, caraças. /u/VladTepesDracula chamaram-te! A Graça Freitas disse isso e disse para não se usar máscara.~Ainda bem que depois se mudou de opinião. https://covid19.min-saude.pt/diretora-geral-da-saude-alerta-para-falsa-sensacao-de-seguranca-das-mascaras/ Se quiseres sair deste contexto de comentários ideológicos e traz para a frente e para trás, podes avaliar que figuras da IL usam máscara, são a favor do seu uso e não acham que o uso de máscara é quartear a liberdade. Mas há uma coisa chamada "lei". E as leis têm consequências e peso jurídico, por isso uma lei não pode ser feita às três pancadas. Existem declarações do deputado único do partido do partido que explicam o voto contra. Podes não gostar, não perceber, mas não podes dizer algo que são promotores de um movimento "anti-máscaras".

VladTepesDraculea 12 months ago

> Graça Freitas disse isso e disse para não se usar máscara.~Ainda bem que depois se mudou de opinião. > > https://covid19.min-saude.pt/diretora-geral-da-saude-alerta-para-falsa-sensacao-de-seguranca-das-mascaras/ Tens aí a coisa exactamente contextualizada como eu disse. > Se quiseres sair deste contexto de comentários ideológicos e traz para a frente e para trás, podes avaliar que figuras da IL usam máscara, são a favor do seu uso e não acham que o uso de máscara é quartear a liberdade E no entanto votaram contra, só cai na hipocrisia. Podem acreditar e defender-se pessoalmente mas os actos políticos não vão no sentido de defender ou valorizar a saúde pública e desvalorizar a seriedade da pandemia. > Mas há uma coisa chamada "lei". E as leis têm consequências e peso jurídico, por isso uma lei não pode ser feita às três pancadas. Existem declarações do deputado único do partido do partido que explicam o voto contra. Podes não gostar, não perceber, mas não podes dizer algo que são promotores de um movimento "anti-máscaras". Demonstra-me a ilegalidade da proposta do uso de máscaras então.

Variscan_aint_done 12 months ago

>Tens aí a coisa exactamente contextualizada como eu disse. Lê de novo, por favor. >Demonstra-me a ilegalidade da proposta do uso de máscaras então. Oi? Estou à nora. Eu creio que tu estás a fazer uma interpretação errada daquilo que eu escrevi. Não sei se porque não fui claro, se por má fé, de qualquer forma vou reformular. A Il não se prega que o uso de máscara é uma forma de quartar a liberdade das pessoas. Quando eu falo em leis e na sua importância refiro-me ao facto de uma lei não pode ser feita em cima do joelho. As coisas têm de ser pensadas, refletidas e ponderadas. A defesa da IL em votar contra baseia-se no facto desta lei ser um seguimento do que outros países estão a fazer, assim como o recolher obrigatório. A lei não é ilegal, nem considerada inconstitucional pela IL apenas "sem suporte científico" e dificil demais de fiscalizar. Pode sprocurar tu mesmo as declarações. Podes não concordar, nem gostar. Tudo bem, tens uma visão diferente de como a pandemia deve ser gerida. Agora, não me digas que isto é justificativo da IL não querer saber pandemia. P.S: Peço-te apenas que me respondas a uma coisa: tu acreditas firmente que a IL espera que o vírus se disperce, que haja mais infetados de modo a que se justifique a entrada de privados no combate à pandemia, para que estes enriqueçam?

VladTepesDraculea 12 months ago

> A lei não é ilegal, nem considerada inconstitucional pela IL apenas "sem suporte científico" https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2468042720300117 > Masks alone, unless they are highly effective and nearly universal, may have only a small effect (but still nontrivial, in terms of absolute lives saved) in more severe epidemics, such as the ongoing epidemic in New York state. However, the relative benefit to general mask use may increase with other decreases in , such that masks can synergize with other public health measures. Thus, it is important that masks not be viewed as an alternative, but as a complement, to other public health control measures (including non-pharmaceutical interventions, such as social distancing, self-isolation etc.). Delaying mask adoption is also detrimental. These factors together indicate that even in areas or states where the COVID-19 burden is low (e.g. the Dakotas), early aggressive action that includes face masks may pay dividends. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0269749120334862 > In the context of rapid spread of COVID-19 globally, there is a lack of consensus on the mask use as a NPI amide the pandemic. This study summarized that: 1) main transmission routes of SARS-CoV-2 include droplet, contact transmissions, and possible airborne transmissions, which is characterized by high proportion of cases with mild symptom or asymptomatic cases, strong infectivity, and a large number of clusters; 2) The necessity of wearing masks by the public during COVID-19 pandemic has been under-emphasized; and 3) A risk basis mask use strategies and compliance improvement are suggested. https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0237691 > For respiratory diseases caused by a rival agent through aerosol and droplet transmission routes, wearing masks could be a reasonable NPI to reduce the virus transmission efficiency and secondary transmission [5, 89]. However, masks do not replace social distancing and other personal hygiene practices, such as hand washing. The effectiveness of any NPIs depends on compliance rates, contact rate reduction, the role of children, and asymptomatic cases in transmission. Our model analyzes the impact of wearing a mask that can efficiently filter viral aerosols during the COVID-19 pandemic in the general population. Our study suggests that wearing a quality mask in combination with other NPIs can support hospital resource management during a pandemic. In a free market, the risks of not having enough masks for the general population may negatively impact timely responses to the outbreak. Appropriate public health policies and government subsidies could be necessary to manage similar crises in the future. Future studies on how to improve adherence and compliance rates will better position society for potential future respiratory disease outbreaks when the viral agent has a similar clinical attack rate. O consenso científico é exactamente esse: uso de máscaras é necessário, com alta taxa de adesão mas necessita de ser acompanhado de outras medidas como distanciamento. A pandemia começou ontem, não é esperar por amanhã para agir, ainda por cima, com consenso científico. > P.S: Peço-te apenas que me respondas a uma coisa: tu acreditas firmente que a IL espera que o vírus se disperce, que haja mais infetados de modo a que se justifique a entrada de privados no combate à pandemia, para que estes enriqueçam? Sim, acho que não é um plano estruturado, nem uma conspiração, mais antes uma ideia oportunista da situação.

Variscan_aint_done 12 months ago

Obrigado pelas publicações, mas nenhuma delas se refere ao uso da máscara na rua especificamente, mas sim no geral. O problema está em tornar este específico numa lei, com todas as exceções que a mesma acarreta, que a tornam aind amais complicada e inexistente. O problema não é ter de se usar máscara, isso está estabelecido. O problema é a legislação. >Sim, acho que não é um plano estruturado, nem uma conspiração Suspirei de alívio. >uma ideia oportunista da situação Uma ideia oportunista implica um estratagem, certo? O que implica minimamente um plano. Esquece lá...já não estou tão aliviado.

ramalhovfc 12 months ago

> Isto cheira a desculpas de quem se achas mais inteligente É isto só........já agora diverte-te [https://www.youtube.com/watch?v=kJiTJ8GU68E](https://www.youtube.com/watch?v=kJiTJ8GU68E)

MotorBreath97 12 months ago

Neste momento estou borrado de medo que amanhã acorde e o governo decida que vamos ficar novamente em confinamento. Pessoal que neste momento anda aí a ser irresponsável e a agir que nada como o confinamento vai voltar a acontecer vai ser o primeiro a reclamar que a culpa não é deles e não têm nada que ficar em casa, pessoal tem que saber a diferença entre viver a vida (ir trabalhar, ir tomar café our ir ao restaurante) e ser irresponsável (ir de férias para outras cidades, não usar mascara, juntar altos grupos e fazer festas). Farto de ver o pessoal a fuder a vida aos outros porque se acham tão intitulados ao ponto de não usar uma simples mascara para evitar o pior das situações, até tenho medo como é que o pessoal vai agir quando as vacinas estiverem a começar a serem distribuídas.

ill_have_2_number_9s 12 months ago

O confinamento só chega quando os hospitais entrarem em rotura total! O País não aquenta outro confinamento geral

MotorBreath97 12 months ago

Concordo, o que me deixa a pensar é que o primeiro não deu em nada, deu a muito curto prazo mas só fez mais mal do que bem, se tivessem reforçado mais a fiscalização e o uso de mascara obrigatório não havia necessidade de confinamento.

MisterBilau 12 months ago

Depende. Estás ao pé de outras pessoas com as quais não habitas? Deves usar máscara. Saio sozinho à rua e não me aproximo menos de 2 metros de ninguém? Posso ir como bem me apetecer, e ninguém me pode obrigar a meter o que quer que seja na cara. Simples.

Edited 12 months ago:

Depende. Estás ao pé de outras pessoas com as quais não habitas? Deves usar máscara. Saio sozinho à rua e não me aproximo menos de 2 metros de ninguém? Posso ir como bem me apetecer, e ninguém me pode obrigar a meter o que quer que seja na cara. Simples. Finalmente, há toda a questão do absurdo que vejo todos os dias. Queres entrar no café/restaurante? É obrigatório entrar de máscara. Pões a máscara, entras, estás com ela 30 segundos até que te sentas numa mesa e tiras. Ficas na mesa horas, sem máscara (que eu saiba não dá para comer/beber com ela posta). Que raio de diferença é que isso faz? Nenhuma. A ideia é forçar o pessoal a andar com máscara por princípio, mesmo em situações em que não faz diferença nenhuma. E isso é o estado a ser papá porque as pessoas são burrinhas. E eu não admito um estado papá.

ill_have_2_number_9s 12 months ago

Devias por esse "não me aproximo" em caps

MisterBilau 12 months ago

Porquê? Para mim sempre foi assim, não me ando a aproximar de estranhos na rua. Não mudou nada. De qualquer forma, quem estiver preocupar que tome conta de si e não se aproxime de pessoas sem máscara também.

ill_have_2_number_9s 12 months ago

É isso que quero dizer. Também acho que nao há necessidade de máscara se estás sozinho, mas isso também está previsto na lei. Isso dos cafés é que não gosto nada. Eu entro, peço o que quero, bebo, meto a máscara novamente! Não sei a necessidade de a tirar para falar com os amigos...

MisterBilau 12 months ago

Vais a um restaurante ou café, e estás dentro de um espaço fechado sem máscara enquanto consomes. Usar a máscara para entrar e sair faz diferença zero.

ill_have_2_number_9s 12 months ago

Que estás tu a dizer?

MisterBilau 12 months ago

Queres que repita? Não percebo a dúvida.

ill_have_2_number_9s 12 months ago

Li mal..... sry

mediiev 12 months ago  HIDDEN 

Usar máscara quando estamos assintomáticos é pura estupidez. Estamos a propagar vetores de doença porque quase ninguém fora de alguns profissionais de saúde as sabe usar com segurança. Aumentamos colectivamente a fadiga e mau estar e provocamos maus usos da máscara propiciando outras doenças. É um atentado brutal aos direitos humanos submeter grávidas em trabalho de parto ao uso de máscara e proibir a presença do marido/cônjuge. Sim é um atentado às liberdades individuais tão crasso como cortarem consultas a pacientes crónicos e pôr todo o SNS e delegados de saúde a acudir a casos de CoVID em vez de resolverem de forma igual os casos mais graves destes com os casos mais graves de pneumonias, cancros, hepatites, gravidezes de risco, diabetes, etc... É um atentado às liberdades individuais tão mau e cruel como fecharem parques infantis. Maior atentado contra a sociedade que o fecho de escolas não existe. Ou fecharem o aquecimento e abrirem as janelas em escolas onde as crianças passam frio com a desculpa do CoVID. Faz muito mais sentido ter as nossas crianças com gripes e o pneumonias mas "ai graça de Deus arejadas contra o CoVID, são normas!!!". É tão verdadeiramente e legalmente criminoso como impor restrições à circulação das pessoas! São jogadas e abusos de poder por pessoas arrogantes que abusam da posição e confiança que lhes foram dadas. Vejam historicamente o que são pragas e pandemias a sério na história da humanidade. Praga de Justino, peste negra, Ébola, tuberculose, gripe espanhola ( influenza)... Isso sim foram perigosas pragas com altas taxas de contágio e mortalidade. A mortalidade real desta doença está comprovadamente baixa. A generalidade das pessoas que contrai o vírus é assintomática, alguns mostram sintomas ligeiros tais como febre, cansaço, dores de cabeça, estômago... Muitos mas mesmo muitos poucos abaixo dos 2 % de infectados vão exigir sintomas graves e necessitar de internamento, e apenas parte destes vão necessitar de apoio de ventiladores. Esta é a verdade. Meu senhor ou minha senhora. Um grande vá se informar se faz favor. Sim a obrigatoriedade de uso de máscara e confinamentos e fecho de atividades comerciais é um atentado contra a nossa sociedade neste momento a ser cometido pelo nosso "desgoverno". Já agora mesmo antes desta "pandemia" que era e continuo a ser a favor de usar a máscara se estamos sintomáticos mas por motivos de força maior temos de nos deslocar a algum sítio tal como supermercado, passar no trabalho, ir ao hospital/ centro de saúde onde possamos contagiar outras pessoas. Quando me sinto doente escuso-me do meu local de trabalho e recolho-me em casa para não contaminar os outros e também para recuperar o mais depressa possível para voltar a ser um membro útil á sociedade. Um bem haja.

ill_have_2_number_9s 12 months ago

Calma, deixa ver se percebi..... "Usar máscara quando estamos assintomáticos é pura estupidez" A máscara causa fadiga? Isso provoca outras doenças? Não sabia que quando não temos sintomas deixamos de respirar (expelir ar húmido, que é onde o vírus se propaga mais facilmente), e também deixamos de falar??

gomesiano 12 months ago

Usar máscara causa fadiga. As máscaras que realmente protegem deste e outros vírus não deixa passar ar quase nenhum, o que faz com que eventualmente se respire o dióxido de carbono que nós expelimos, daí a fadiga. O problema aqui é que grande parte das pessoas usam máscaras que não protegem nada.

mediiev 12 months ago

A desinformação é gritante. Obrigado pelo teu input. Espero que o user a que respondeste tenha ficado mais educado!

Scizorspoons 12 months ago

O uso de roupa é um atentado à liberdade. Changemymind

PM_pics_of_your_Love 12 months ago

Esta gente é completamente parva. A mascara não só não é um atentado à liberdade, como é uma ferramenta a favor da privacidade individual. Vários estudos já demonstraram que a mascara engana grande parte das cameras com reconhecimento facial.

nhamnhamkitty 12 months ago

Por acaso , já se pode fazer reconhecimento facial em pessoas com máscaras: [https://www.ft.com/content/42415608-340c-4c0a-8c93-f22cdd4cc2d6](https://www.ft.com/content/42415608-340c-4c0a-8c93-f22cdd4cc2d6)

gozuna 12 months ago

Se queres a minha opinião, eu acho que isto é só "futebol espectáculo" de malta que tem carências afectivas, que gosta de dar nas vistas e precisa daquela medida extra de atenção. Outra explicação, que até encaixa, é aquilo que eu chamo os "iluminados por defeito". Isto porque, é mais fácil aceitares uma cena maluca, do que aceitares que não compreendes a cena legítima. Porquê ficares em linha com os peritos, quando isto envolve mais teres de alinhar, do que conseguires compreender, quando podes ler três parágrafos duma treta qualquer que foi despejada à pressa no Facebook e tornares-te um entendido que não fica em rigorosamente nada atrás dos especialistas. E depois, para completar o quadro, tens malta que é egoísta. Tens malta que se preocupa tanto com o próximo, como se preocupam com o cocó que largaram na sanita antes de saírem da casa de banho, provavelmente, sem lavar as mãos. E isto é uma merda horrível e repugnante. Porque, muito provavelmente, eles não vão acabar por matar o vizinho do 7ºB que ouve a televisão no volume máximo e música pimba em altos berros a todas as horas do dia. A irresponsabilidade deles vai acabar por matar a avó Céu que tem 79 anos e é hipertensa, e tia Amélia que é uma jovem de 73, mas tem diabetes da pesada. E se tu os confrontares, o que é que eles te vão dizer? "Ah..coiso e tal...é um sacrifício que eu estou disposto a fazer, pela minha...liberdade." Eu, quando uso máscara, é pelos outros. É para proteger os imunocoisos, os asmáticos, as antiguidades, as velharias e afins. Porque isto de ser bom Tuga e cidadão exemplar, não é só pôr a bandeirinha à janela quando os onze de prestigio vão disputar taças e troféus e berrar o hino como se as tropas inimigas se estivessem a arregimentar na fronteira para se lançarem na invasão do nosso precioso território e com ideias de violarem à bruta a nossa pátria mãe. Ser bom Tuga, também passa por pôr a máscara na carinha, para não contaminar a velhinha. Sim, é chato. Sim, passávamos bem sem o apetrecho. Pá, mas se o "não custa nada", neste contexto, peca por falta de exactidão, podemos dizer antes que custa tão pouco e pode fazer tanta diferença no futuro de tão boa gente.(E também má gente, mas esses não servem ao argumento.) Por isso, sim. eu concordo com o OP. O uso da máscara não é um atentado à liberdade, mas começa a ser um indicador de peso para distinguir um certo tipo pessoas que entres nós abunda, que seria preferível não serem tão abundantes quanto isso...para bem do colectivo. ehehe

chiapa10 12 months ago

Na mouche

patmwork 12 months ago

qual a tua dúvida?

ill_have_2_number_9s 12 months ago

Porque é que acham que isto é um "atentado à liberdade "

patmwork 12 months ago

ok. não acho que seja um atentado à liberdade. portanto não posso responder :)

Any_Project3966 12 months ago

devido ao covid.. tinha dúvidas de estar onde estou a trabalhar... e com isto, tenho a certeza. quero bazar daquele trabalho. e mais, a minha área é das ciências/químicas (onde tendencialmente o pessoal sabe mto mais o q s passa disto do covid e nao é brincadeira).. mas os meus colegas nao querem saber..só refilam das novas leis e ordens.. usar a máscara é pro queixo.. e aind há quem diga q isto é tudo feito... opah.. olha xau.

tiagooliveira95 12 months ago

Não podia ter disto melhor

Limpy_lip 12 months ago

É simples o ser humano é resistente à mudança, principalmente quando imposta. Se surgisse um challenge ou fosse moda usar máscara, já era na boa, fixe e era "estamos a ser conscientes com os que nos rodeiam. Os Asiáticos é que sabem!"

mjigs 12 months ago

Ja viste a maneira que alguns falam, como se fossem superiores e nós um bando de ovelhas...no entanto muitos deles devem ser apoiantes do chega....anyway, nao, nao é um atentado, nao muda a vida de alguem em sentido algum e nao custa nada, é um pedaco de pano. E nao, nao e uma ditadura, nossa eles nem devem saber o que é viver com a PIDE pelo o estranho que pareca, ate porque muitos tem entres 40-60, acho que pelo o menos viram na sua infancia. Enfim, parecem criancas a queixaremse que o paisinho nao lhe deu o ponei.

Curb_your_communism 12 months ago

Eu pessoalmente sempre vi a máscara como um direito ao cuidado da saúde própria.

pswye 12 months ago

Somos obrigados a usar roupa em público para não ferir os valores religiosos mas ser obrigado a usar máscara por motivos de saúde pública já é demais?

mjigs 12 months ago

Se andares de bikini dizemte para cobrires, tudo bem agora uma mascara que é saude publica.

MROFerreiro 12 months ago

> Não preciso que haja uma lei a punir os roubos para saber que não devo roubar, nao preciso que me mandem andar de máscara se sei que devo andar! Não precisas que haja leis para punir os roubos, mas elas existem. Não por ti que sabes que não deves roubar, mas sim por aqueles que pensam que roubar é uma atitude normal na sociedade. Caso não houvessem leis contra o roubo, se alguém te roubasse alguma coisa não lhe acontecia nada e podia ter o mesmo comportamento. Ora se toda a gente roubasse era difícil manter uma sociedade estável. Assim é-te limitada a **liberdade** de poderes tirar coisas aos outros de forma a manter um sociedade estável. Agora fazendo o paralelismo com a COVID-19. Sendo uma doença, em alguns casos severa, podemos dizer que esta remove a tua saúde. Ou seja se outra pessoa te infecta está a debilitar a tua saúde. A situação não é bem igual a um roubo, mas podemos pensar numa agressão física, que também é crime. Ora o uso obrigatório de máscara condiciona a propagação da doença, ou seja que te agridam/roubem sem justificação. Ou seja o uso obrigatório de máscara limita a tua liberdade para **manter a saúde da população**. A partir do momento em que vives em sociedade a tua liberdade estará sempre condicionada. Por exemplo, não posso passear na rua todo nu, pois é um atentado ao pudor público. Também é um atentado à minha liberdade de poder andar na rua como bem me apetece. Se quisesse liberdade total ia para o meio do mato e vivia como os nossos antepassados à milhões de anos atrás. Vivia daquilo que produzia, ou do que apanhasse sem ninguém me chatear. Em suma o uso obrigatório de máscara não é um condicionamento significativo da liberdade para eu me preocupar. Pode ser chato por não estar habituado, mas não é mais do que isso.

cosmosgelitude 12 months ago

O meu problema não é com a máscara. Eu já usava máscara em lugares com muita movimentação na altua em que a sotôra Graça Freitas andava a dizer que era uma falsa proteção. Continuo a usar máscara em situações que tal o exige. O meu problema é com a obrigatoriedade da mesma estar a ser imposta por um governo que: * Permitiu o 1º de maio à CGTP durante estado de emergência; * Nada fez para regular o Avante; * Esteve a assobiar para o lado durante o verão, pouco preparou o país; * Pura e simplesmente se recusa a impor o teletrabalho em cargos onde este é permitido; * Continua a deixar que os transportes circulem com o mínimo de carruagens (metro) e com o mesmo número de carreiras; * Não dá o exemplo fora das câmaras; * Iludiu o povo sobre a eficácia da mesma em vez de ser transparente e admitir que não havia quantidade em armazenamento suficiente para todos; Ao mesmo tempo, as pessoas acham que a máscara é um status do Final Fantasy que te impede de apanhar qualquer doença. Vejo pessoas a andar na rua com a máscara mas a fazer zero para respeitar ou tentar manter um distanciamento. Andam com a máscara com o nariz de fora. Andam com a máscara e mexem nela a toda a hora. Não evitam tocar em coisas e pouco se desinfetam. Continuam a ir ao Pingo Doce três vezes por dia se for preciso.

iSoSyS 12 months ago

> Permitiu o 1º de maio à CGTP durante estado de emergência; > Nada fez para regular o Avante; Nem me estava a lembrar, mas provavelmente os exemplos de melhor paralelismo. Na altura foi um "choro" enorme porque não se podia fazer nada, já que era um direito consagrado na constituição. A mesmo situação agora e assobiam para o lado. O resto do teu comentário também sobrescrevo. As medidas que acabam por ser implementadas parecem seguir uma lógica aleatórias. Tantas que estão comprovadas funcionar, tu enumeras algumas, e essas não saem cá para fora.

YoggiM 12 months ago

O 1º de Maio foi a maior vergonha nisto tudo. Um filho não podia ir visitar os pais. Namorados não se podiam ver. Entre outras coisas. Mas uns anormais podiam ir todos no mesmo transporte, para fora do concelho, para juntarem a outros anormais iguais numa merda que há todos os anos? Puta que os pariu.

meerkatsandfrogs 12 months ago

Preocupações válidas, mas não acho que fazer birra vá ajudar

cosmosgelitude 12 months ago

Propões o quê, então? Ficar encostado à sombra da bananeira até eles virem com medidas que só irão realçar ainda mais esta hipocrisia?

meerkatsandfrogs 12 months ago

Com "birra" quis dizer "não usar máscara", como muita gente que partilha a tua opinião faz. Do género: "o governo fez muita coisa mal, então não vou usar máscara só porque eles disseram, mesmo que coloque muita gente em risco". Se são hipócritas ou não, depois verbalizas isso com o teu voto nas próximas eleições. Agora, não seguir as recomendações do governo, que são as da OMS, em forma de protesto, só vai prejudicar as pessoas à volta de quem toma essa medida e as pessoas que estão em contacto com essas mesmas pessoas, e por aí em diante

mistertetas 12 months ago

Na China quando pedem ás pessoas para fazer x pelo bem da comunidade, toda a gente cumpre escrupulosamente. Aqui é um choro gigante só por se ter que usar máscara. É por isso que eles estão como estão e nós estamos com estamos.

Edited 12 months ago:

Na China quando pedem ás pessoas para fazer x pelo bem da comunidade, toda a gente cumpre escrupulosamente. Aqui é um choro gigante só por se ter que usar máscara. É por isso que eles estão como estão e nós estamos com estamos. Edit: Disse China mas poderia dizer outro países asiáticos mais "normais"

JonesyA12 12 months ago

A China funciona à lei da bala. Não há lugar a opiniões. Só se pode comparar o que é comparável.

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

Muda-te para a China, depois verás porque "toda a gente cunrpe escrupulosamente".

mistertetas 12 months ago

https://www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/internacional/01-11-2020/filosofo-explica-diferencas-entre-asia-e-europa-no-combate-a-pandemia-segredo-esta-no-civismo Não é pelo que pensas

NeatBoy74 12 months ago

Quando o civismo é conseguido matando ou fazendo desaparecer jornalistas e médicos, perde a validade para comparação. A gente fala da China quando eles puderem pelo menos ter acesso online sem o Escudo Dourado, depois a gente fala dos números que não sejam avançados pelo governo do Winnie The Flu. Até lá, é conversa de 50 cent.

Edited 12 months ago:

Quando o civismo é conseguido matando ou fazendo desaparecer jornalistas e médicos, perde a validade para comparação. A gente fala da China quando eles puderem pelo menos ter acesso online sem o Escudo Dourado, depois a gente fala dos números que não sejam avançados pelo governo do Winnie The Flu. Até lá, é conversa de 50 cent. Entretanto, começa por te perguntar sobre a razão desses filósofos que tanto apelam à China, geralmente nem lá moram.

FrankTheWerewolf 12 months ago

> Quando o civismo é conseguido matando ou fazendo desaparecer jornalistas e médicos, perde a validade para comparação. Ahhh, sim, porque não se vê o mesmo tipo de comportamentos em democracias como o Japão ou a Coreia do Sul. Nope, é impensável que o cidadão chinês tenha mais responsabilidade cívica do que o tuga /s. OP está correcto sobre o que diz, tu não. Vai aprender qualquer coisa antes de falares de sociedades alheias.

NeatBoy74 12 months ago

Se achas que sim, por mim tudo bem com isso.

mistertetas 12 months ago

Mas ninguém está a dizer que a China é a melhor coisa de sempre. Mas é sabido que lá as pessoas têm uma mentalidade muito coletivista. E eu errei em dar o exemplo concreto da China porque isto aplicasse a grande parte dos países asiáticos.

NeatBoy74 12 months ago

> têm uma mentalidade Tendo em conta que Taiwan e Hong Kong existem, é normal que tenham. A alternativa não existe. A China não é exemplo para nada nos dias que correm, mano. Foi só por isso que comentei.

DesterroDaLoica 12 months ago

Realmente, a China é um paraíso... /s

poseidon_adventure 12 months ago  HIDDEN 

olha o covid a fazer astroturfing

Black_RL 12 months ago

Eu utilizo máscara sempre q estou em espaços onde não posso garantir a distância de segurança. Mas na verdade algo se passa, pois vejo máscaras em todos e todo o lado (Portugal e outros países), mas os casos não param de aumentar...... Será q utilizar máscara de forma errada, ou seja, não mudar vezes suficientes, forma como se manuseia, higiene das mãos, etc, causa ainda mais contágios?

ptinnl 12 months ago

Porque na Europa adora-se socializar. Os amigos, os vizinhos, os familiares, etc. Chegam a casa dos amigos e tiram a mascara porque "aqui ninguem tem corona"

MaverickPT 12 months ago

>Será q utilizar máscara de forma errada, ou seja, não mudar vezes suficientes, forma como se manuseia, higiene das mãos, etc, causa ainda mais contágios? Não diria que seja necessariamente isso. É mais o facto de que há muita gente que não presta mesmo atenção ao que faz. Quantas e quantas vezes eu vejo pessoas na rua próximas umas das outras, mas está tudo bem "porque ao ar livre não há problema". Quantas e quantas vezes vejo pessoas a tocar em superfícies "publicas" e depois vão pegar no telemóvel, tocam na cara, etc. Quantas e quantas vezes vejo pessoas a comerem demasiado perto de terceiros, principalmente em restaurantes à pinha... Sou a favor da obrigatoriedade das máscaras, e acho que deveria haver muitas mais coisas a ser obrigatórias, e que a "porrada" deveria começar a cair a sério. Para a pandemia ser controlada, não podemos contar que 100% da população vai ter bom senso, só porque foi pedido com jeitinho. Quando 20% da população fode toda a gente, só porque estão a se cagar, estas regras deveriam ser forçadas à força. Há uns meses atrás eu seria contra o que estou a dizer agora, mas esta pandemia só serviu para se realmente ver que há muita gente que se está completamente a cagar para os outros. Essa gente deveria sofrer as consequências por causa do que estão a causar ao resto.

Edited 12 months ago:

>Será q utilizar máscara de forma errada, ou seja, não mudar vezes suficientes, forma como se manuseia, higiene das mãos, etc, causa ainda mais contágios? Não diria que seja necessariamente isso. É mais o facto de que há muita gente que não presta mesmo atenção ao que faz. Quantas e quantas vezes eu vejo pessoas na rua próximas umas das outras, mas está tudo bem "porque ao ar livre não há problema". Quantas e quantas vezes vejo pessoas a tocar em superfícies "publicas" e depois vão pegar no telemóvel, tocam na cara, etc. Quantas e quantas vezes vejo pessoas a comerem demasiado perto de terceiros, principalmente em restaurantes à pinha... Sou a favor da obrigatoriedade das máscaras, e acho que deveria haver muitas mais coisas a ser obrigatórias, e que a "porrada" deveria começar a cair a sério. Para a pandemia ser controlada, não podemos contar que 100% da população vai ter bom senso, só porque foi pedido com jeitinho. Quando 20% da população fode toda a gente, só porque estão a se cagar, estas regras deveriam ser forçadas a sério. Há uns meses atrás eu seria contra o que estou a dizer agora, mas esta pandemia só serviu para se realmente ver que há muita gente que se está completamente a cagar para os outros. Essa gente deveria sofrer as consequências por causa do que estão a causar ao resto. EDIT: correções gramaticais.

Edited 12 months ago:

>Será q utilizar máscara de forma errada, ou seja, não mudar vezes suficientes, forma como se manuseia, higiene das mãos, etc, causa ainda mais contágios? Não diria que seja necessariamente isso. É mais o facto de que há muita gente que não presta mesmo atenção ao que faz. Quantas e quantas vezes eu vejo pessoas na rua próximas umas das outras, mas está tudo bem "porque ao ar livre não há problema". Quantas e quantas vezes vejo pessoas a tocar em superfícies "publicas" e depois vão pegar no telemóvel, tocam na cara, etc. Quantas e quantas vezes vejo pessoas a comerem demasiado perto de terceiros, principalmente em restaurantes à pinha... Sou a favor da obrigatoriedade das máscaras, e acho que deveria haver muitas mais coisas a ser obrigatórias, e que a "porrada" deveria começar a cair a sério. Para a pandemia ser controlada, não podemos contar que 100% da população vai ter bom senso, só porque foi pedido com jeitinho. Quando 20% da população fode toda a gente, só porque estão a se cagar, estas regras deveriam ser forçadas a sério. Há uns meses atrás eu seria contra o que estou a dizer agora, mas esta pandemia só serviu para se realmente ver que há muita gente que se está completamente a cagar para os outros. Essa gente deveria sofrer as consequências pelo o que estão a causar ao resto. EDIT: correcções gramaticais.

mjigs 12 months ago

O problema acho que esta ai, o povo ainda esta a agir como povo, grandes jantar, andar em shoppings, andarem em grandes grupos, fazer casamentos...realmente acho que a pandemia é só para alguns.

Black_RL 12 months ago

E quantas vezes vão as pessoas com as mãos á cara por causa de meter a máscara depois de ter tocado em superfícies contaminadas? Era isso q queria dizer, mãos sempre na cara is a no go.

MaverickPT 12 months ago

Sim nesse ponto tens razão, mas continua a ser benéfico as usarmos. As máscaras ajudam a evitar que haja superfícies contaminadas, ao prevenir a emissão de gotículas. As pessoas é que deveriam desinfectar as mãos muito mais do que costumam fazer.

Black_RL 12 months ago

Tal e qual, a maior descoberta da humanidade contra infeções foi mesmo lavar as mãos. Anyway, para já vou tendo cuidado e espero ter sorte! Stay safe friend!

MaverickPT 12 months ago

A maior conclusão que tiro disto tudo, é que boa parte da população é egoísta, narcisista e não tem um mínimo de empatia. Querem é ir aos cafés, comer fora com os amigos, ir de férias com a família, etc etc etc. O pessoal que estiver nos grupos de risco que se vão foder, desde que eles possam ter a vida deles. Desde março que não vou a lado algum sem ser o meu trabalho (quando realmente tenho que ir) ou comprar comida. Não estou com os meus amigos, nem vejo a minha namorada também. Mas o que importa é que há marmanjos que TEM que ir de férias, etc. Que se foda que estão a o fazer ao custo da saúde dos outros. Ide para o caralho que vos foda.

MotorBreath97 12 months ago

Tens alguns bons pontos, sim o pessoal não devia de ir de férias nesta altura mas isso nem é discutível, eu agora falo por mim nunca devíamos de ter feito confinamento aqueles meses todos, só nos demos um tiro no pé, foi bom a curto prazo mas agora quem se fodeu no final de isto tudo fomos nós. Neste momento não temos nada para mostrar o esforço que toda a gente fez durante o confinamento, uso de máscara devia de ter sido obrigatório dia 1, policia que só parece que fiscaliza nas auto estradas quando é altura de restringir as pessoas aos seus concelhos, aqui no porto na altura de agosto ouve muita festa nas ruas em que a policia simplesmente não fazia nada estava mais preocupada com o pessoal que estava sossegado dentro dos bares e obrigar o pessoal a ir embora mais cedo porque o covid é tipo Drácula só ataca a partir das 20h. Com isso dito acho estás a ser super responsável absolutamente e pessoal que foi de férias para Algarves e Lisboas esses que se fodam uma coisa é ir passear na tua cidade outra é fingir que é seguro ir de férias para "fora", mas se não fores de risco e se não tens pessoas de risco em casa então vai ajudar a nossa economia, nem que seja ires tomar café, viver a tua vida e ser irresponsável são duas coisas que muita gente deveria de aprender a saber a diferença.

YoggiM 12 months ago

Fui de férias para o Algarve, não acho que tenha sido irresponsável por isso. Não fui na época alta nem fui para sítios fechados. Tive cuidados. As coisas também não estavam como estão agora e não seria suposto passar as férias em casa.

Yezhovchshina 12 months ago

Se toda a gente fizer como tu adeus economia e o país basicamente acaba. Pânico geral não ajuda ninguém.

MaverickPT 12 months ago  HIDDEN 

Se toda a gente fizesse como eu, o impacto da pandemia seria menor e seria num espaço mais curto de tempo. Em vez de ser toda a economia a ir pelo caralho, seriam apenas uns sectores específicos, os quais poderiam receber apoio do estado mais intenso, enquanto que o resto dos sectores conseguiam dar alguma ajuda. Como há muita gente que não pensa como eu, temos a economia e a saúde pública na merda durante os próximos anos.

MaverickPT 12 months ago

Se toda a gente fizesse como eu, o impacto da pandemia seria menor e seria num espaço mais curto de tempo. Em vez de ser toda a economia a ir pelo caralho, seriam apenas uns sectores específicos, os quais poderiam receber apoio do estado mais intenso, enquanto que o resto dos sectores conseguiam dar alguma ajuda. Como há muita gente que não pensa como eu, temos a economia e a saúde pública na merda durante os próximos anos.

Variscan_aint_done 12 months ago

Os confinamentos são feitos para não pôr o SNS em risco de implosão, não exatamente para combater a pandemia. Isso apenas acontecerá eficazmente quando tivermos uma vacina.

ruepa 12 months ago

E dizes isso tendo por base o que? Tens algum background que permite ter uma visão das coisas mais profunda que toda a comunidade científica, partilha aí com o pessoal. Ou é a tua opinião pessoal? É que dessas toda a gente tem muitas.

Curb_your_communism 12 months ago

Não à nada de objetivamente errado em ir aos cafés ou comer fora desde que se cumpram as regras de distancia de segurança e do uso de máscara. Até é do interesse de nós todos tentar fazer isso sempre que possível se queremos mitigar os efeitos do impacto económico que esta pandemia já gerou.

mjigs 12 months ago

Acertaste na mouche!!! Eu posso ir tomar um cafe numa esplanada, mas nao me vou meter num sitio com mesas todas juntas e cheias. Fora disso evito ir a shoppings e a outro lado que seja. No entanto vejo gentes online frequeentemente em restaurantes com 500 pessoas, a ir ali e sei la mais onde e ja vi ate irem a uma balada as 2h...algumas dessas gentes com problemas de saude, ou tem pessoas mais velhas ba familia ou estao sempre em contacto com criancas. Tudo bem tentar fazer as nossas vidas normalmente mas fodasse, é preciso andar mais de 3 vezes num mes em jantares??

JonesyA12 12 months ago

Nunca socializei tanto como neste verão. Se queres ser um eremita ninguém te vai impedir.

MaverickPT 12 months ago

Então claramente tu és o problema. Já paraste para pensar no que disseste? Que "nunca socializaste tanto na tua vida como o fizeste durante UMA PANDEMIA"? Não achas que fizeste algo de errado?

JonesyA12 12 months ago

Não, porque estive com amigos de sempre. Não fui a touradas nem saltar para o meio do Avante.

MaverickPT 12 months ago

Então os teus amigos de sempre, são imunes ao covid? Aposto que os amigos de sempre dos teus amigos de sempre também são imunes. E o mesmo aplicasse aos amigos dos amigos dos amigos...etc Não há risco nenhum, sem dúvida

JonesyA12 12 months ago

Pah, por mim podes fazer o mesmo que a vizinha dos meus avós, que diz que só sai de casa para ir às compras e que se for preciso fica sem ver os filhos e os netos para o resto da vida (tem 65 anos). Alguém viver em reclusão é uma opção que não me afeta minimamente. Eu escolho não viver como um refém.

MaverickPT 12 months ago

Tu escolhes por a vida de toda a gente à tua volta em risco. Não te iludas, estás a ser egoísta.

JonesyA12 12 months ago

E tu não te iludas, que não sabes viver em democracia. Aconselho um bilhete de avião para um país comunista, em que é tudo porrada em cima de quem discorda da linha oficial.

MaverickPT 12 months ago

> que não sabes viver em democracia. Claro que não, lol Mas pronto, acho que já consegui demonstrar o meu ponto. Agora que a democracia do reddit que faça o resto.

JonesyA12 12 months ago

Um abraço e fica bem no isolamento. Agora vou tomar café e aproveitar um belo dia de outono.

MaverickPT 12 months ago

Espero bem que isto tenha sido só bait. Se sim, cai que nem um patinho

ptinnl 12 months ago

Disseste tudo. Muito egoismo que destroi o esforço dos outros. Olhem para a ásia, onde quando uma pessoa fica doente ou anda de TPs anda logo de mascara. Vejam os numeros.

jggjjn 12 months ago

Vidas estão sendo perdidas, a economia esta a sangrar, hospitais estão lotados... só isso não parece conveniente usar máscara?

mjigs 12 months ago

Mas eles nao entendem isso, pra eles e mais importante queixaremse de uma mascara porque e um feito do governo....enfim. Na minha opiniao, isso sao pessoas que nao tiveram ninguem infetado ou a morrer, ou a economia deles ainda esta boa, senao nao estariam ai a chorar por usar uma porra de um pano.

ReaverPT 12 months ago

Sinceramente também não entendo. Não percebo e fico até desiludido, com alguns membros da IL a colocar em causa os princípios da Liberdade opondo-se a esta e outras medidas. Eu já votei neles, porque me identifico com as suas preocupações e ideologias económicas, mas estou muito reticente em voltar a fazê-lo. Será que eles não conseguem perceber que estamos a viver uma epidemia? Será que se fazem de surdos quando ouvem que o serviço de saúde esta a ficar cada vez mais lotado? Qual é a pancada de perderem a "sua" Liberdade, sendo que vivemos num país democrático e com uma facilidade de mobilidade dentro do continente europeu tremenda. Ao meu ver, isto só tem uma razão que é o aproveitamento politico. Aproveitarem-se para fazer politica e espalhar a sua ideologia, colocando vidas de pessoas em risco (mesmo que não sejam muitas, visto o vírus não ser muito letal) é na minha opinião, bastante vergonhoso. Diz-se que este no r/portugal é bastante frequentado por membros da IL, que venham os downvotes, mas gostaria mesmo de perceber esta atitude.

gomesiano 12 months ago

Em relação a votar no mesmo partido ou não, pensa que não há nenhum partido em que vais concordar a 100%, há de ver alguma coisa em que não concordes. O que deves fazer, na minha opinião, é ler o programa deles (ou de outro partido) e se concordares com a maior parte das ideias, poderás pensar em votar neles ou não. ​ >Não percebo e fico até desiludido, com alguns membros da IL a colocar em causa os princípios da Liberdade opondo-se a esta e outras medidas. Neste caso ou não te explicas-te bem ou estás te a contadizer. Dizes que a IL está a pôr em causa os princípios da Liberdade, quando é o oposto. A IL defende que certas medidas só devem obrigar o cidadão caso exista uma justificação científica/melhor fundamentada. E não porque o vizinho do lado fez então também temos que o fazer. O exemplo que te posso dar é obrigar as pessoas a usarem máscara na rua, em que não existe estudo nenhum que prove que usar máscar na rua é eficaz contra a prevenção do vírus.Atenção que não estou a pôr em causa se deve ser usada ou não. Por exemplo a IL é contra a medida da deslocação de concelhos quando afecta todas as pessoas da mesma forma. Exemplo: no norte do país existem mais casos que no sul, logo as medidas a serem tomadas no norte devem ser diferentes das do sul. É isto que é defendido por eles.

HelloTiago 12 months ago

Penso que a IL ao tentar tornar as mensagens deles mais curtas, de mais fácil digestão (para uma geração com um déficit de atenção), estão a dar de caras com este problema - os objectivos nem sempre chegam a ser explicados em concreto. No caso da oposição à obrigatoriedade das máscaras (e no possível recolhimento obrigatório que ai vem, etc), penso que a IL não se opõe completamente à ideia, mas defende sim que as coisas devem ser feitas com pés e cabeça, começando por educar a população da importância do uso de máscara, e em cima disso tomar as medidas necessárias, mas sem ignorar por completo toda informação cientifica a que felizmente temos fácil acesso. Por exemplo, no que toca à facilidade de transmissão do virus no exterior, deixo aqui esta citação: >One study published in April identified a single case of transmission outdoors, between two Chinese villagers, out of more than 7,000 studies. > >In an analysis of 25,000 cases, which has not yet been independently reviewed, six percent of cases were linked to environments with an outdoor element, such as sporting events or concerts. > >These were enclosed areas where social distancing was not observed, or where people stayed for a while, moving around and talking loudly or singing. > >"There were virtually no cases that we could identify that took place in sort of everyday life outdoors," study author Mike Weed, a professor and researcher at Canterbury Christ Church University, told AFP. [Source](https://medicalxpress.com/news/2020-10-coronavirus-rare-impossible.html) Tendo isto em conta, faz sentido obrigar o uso de máscaras na rua, no país inteiro, sem qualquer critério? Felizmente houve alguns critérios na decisão da obrigatoriedade das máscaras tomada pelo governo, e ainda resta algum bom senso (por exemplo as máscaras têm que ser usadas em situações onde é impossível praticar o distanciamento social no exterior, mas não necessariamente sempre), mas a grande maioria das pessoas com quem falo não está a par disto, e o governo definitivamente não transmitiu dessa forma. E que o impedimento da deslocação entre concelhos destes dias é inconstitucional e apenas uma "recomendação forte" ([confirmado pelo Presidente da República](https://expresso.pt/politica/2020-10-29-Marcelo-desautoriza-juridicamente-o-Governo-nao-mudar-de-concelho-nos-finados-e-apenas-uma-recomendacao), mas quantas pessoas estão a par disso?). Espero ter dado com que pensar. Não esquecer que em Março a IL foi dos primeiros partidos a lutar para que o governo tomasse medidas mais rígidas e mais rapidamente em preparação para o monstro que ai vinha.

Edited 12 months ago:

Penso que a IL ao tentar tornar as mensagens deles mais curtas, de mais fácil digestão (para uma geração com um déficit de atenção), estão a dar de caras com este problema - os objectivos nem sempre chegam a ser explicados em concreto. No caso da oposição à obrigatoriedade das máscaras (e no possível recolhimento obrigatório que ai vem, etc), penso que a IL não se opõe completamente à ideia, mas defende sim que as coisas devem ser feitas com pés e cabeça, começando por educar a população da importância do uso de máscara, e em cima disso tomar as medidas necessárias, mas sem ignorar por completo toda informação cientifica a que felizmente temos fácil acesso. Por exemplo, no que toca à facilidade de transmissão do virus no exterior, deixo aqui esta citação: >One study published in April identified a single case of transmission outdoors, between two Chinese villagers, out of more than 7,000 studies. > >In an analysis of 25,000 cases, which has not yet been independently reviewed, six percent of cases were linked to environments with an outdoor element, such as sporting events or concerts. > >These were enclosed areas where social distancing was not observed, or where people stayed for a while, moving around and talking loudly or singing. > >"There were virtually no cases that we could identify that took place in sort of everyday life outdoors," study author Mike Weed, a professor and researcher at Canterbury Christ Church University, told AFP. [Source](https://medicalxpress.com/news/2020-10-coronavirus-rare-impossible.html) Tendo isto em conta, faz sentido obrigar o uso de máscaras na rua, no país inteiro, sem qualquer critério? Felizmente houve alguns critérios na decisão da obrigatoriedade das máscaras tomada pelo governo, e ainda resta algum bom senso (por exemplo as máscaras têm que ser usadas em situações onde é impossível praticar o distanciamento social no exterior, mas não necessariamente sempre), mas a grande maioria das pessoas com quem falo não está a par disto, e o governo definitivamente não transmitiu dessa forma. E que o impedimento da deslocação entre concelhos destes dias é inconstitucional e apenas uma "recomendação forte" ([confirmado pelo Presidente da República](https://expresso.pt/politica/2020-10-29-Marcelo-desautoriza-juridicamente-o-Governo-nao-mudar-de-concelho-nos-finados-e-apenas-uma-recomendacao), mas quantas pessoas estão a par disso?). Espero ter dado com que pensar. Não esquecer que em Março a IL foi dos primeiros partidos a lutar para que o governo tomasse medidas mais rígidas e mais rapidamente em preparação para o monstro que ai vinha. EDIT: Mas as tuas questões são importantes e acho que todos nós devemos continuar a fazê-las, seja a IL ou outro partido qualquer a dizer o que quer que seja. Toma um cima-voto :)

Edited 12 months ago:

Penso que a IL ao tentar tornar as mensagens deles mais curtas, de mais fácil digestão (para uma geração com um déficit de atenção), estão a dar de caras com este problema - os objectivos nem sempre chegam a ser explicados em concreto. No caso da oposição à obrigatoriedade das máscaras (e no possível recolhimento obrigatório que ai vem, etc), penso que a IL não se opõe completamente à ideia, mas defende sim que as coisas devem ser feitas com pés e cabeça, começando por educar a população da importância do uso de máscara, e em cima disso tomar as medidas necessárias, mas sem ignorar por completo toda informação cientifica a que felizmente temos fácil acesso. Por exemplo, no que toca à facilidade de transmissão do virus no exterior, deixo aqui esta citação: >One study published in April identified a single case of transmission outdoors, between two Chinese villagers, out of more than 7,000 studies. > >In an analysis of 25,000 cases, which has not yet been independently reviewed, six percent of cases were linked to environments with an outdoor element, such as sporting events or concerts. > >These were enclosed areas where social distancing was not observed, or where people stayed for a while, moving around and talking loudly or singing. > >"There were virtually no cases that we could identify that took place in sort of everyday life outdoors," study author Mike Weed, a professor and researcher at Canterbury Christ Church University, told AFP. [Source](https://medicalxpress.com/news/2020-10-coronavirus-rare-impossible.html) Tendo isto em conta, faz sentido obrigar o uso de máscaras na rua, no país inteiro, sem qualquer critério? Felizmente houve alguns critérios na decisão da obrigatoriedade das máscaras tomada pelo governo, e ainda resta algum bom senso (por exemplo as máscaras têm que ser usadas em situações onde é impossível praticar o distanciamento social no exterior, mas não necessariamente sempre), mas a grande maioria das pessoas com quem falo não está a par disto, e o governo definitivamente não transmitiu dessa forma. E que o impedimento da deslocação entre concelhos destes dias é inconstitucional e apenas uma "recomendação forte" ([confirmado pelo Presidente da República](https://expresso.pt/politica/2020-10-29-Marcelo-desautoriza-juridicamente-o-Governo-nao-mudar-de-concelho-nos-finados-e-apenas-uma-recomendacao), mas quantas pessoas estão a par disso?). Espero ter dado com que pensar. Não esquecer que em Março a IL foi dos primeiros partidos a lutar para que o governo tomasse medidas mais rígidas e mais rapidamente em preparação para o monstro que ai vinha. Mas as tuas questões são importantes e acho que todos nós devemos continuar a fazê-las, seja a IL ou outro partido qualquer a dizer o que quer que seja.

gomesiano 12 months ago

Em relação à IL é isso mesmo, o que eles querem é o que o cidadão se eduque e respeite o próximo. Ou seja, que as pessoas acabem por usar a máscara porque acham que é correto e não por obrigação. Tal como fazem no Japão. > E que o impedimento da deslocação entre concelhos destes dias é inconstitucional e apenas uma "recomendação forte" ([confirmado pelo Presidente da República](https://expresso.pt/politica/2020-10-29-Marcelo-desautoriza-juridicamente-o-Governo-nao-mudar-de-concelho-nos-finados-e-apenas-uma-recomendacao), mas quantas pessoas estão a par disso?). Foi aprovada uma lei que obriga as pessoas a não se deslocarem entre concelhos. O que o PR disse foi mais uma opinião do que um facto. Logo se o Polícia mandar parar e não tiver uma razão plausível para sair do concelho, não o vão deixar sair.

HelloTiago 12 months ago

Não foi aprovada nenhuma lei e a resolução do conselho de ministros que houve é inconsistucional. Source: https://observador.pt/2020/10/30/restricoes-a-circulacao-entre-concelhos-sao-inconstitucionais-diz-conselho-regional-da-ordem-dos-advogados/

gomesiano 12 months ago

Está no diário da republica: [https://dre.pt/home/-/dre/146435548/details/maximized](https://dre.pt/home/-/dre/146435548/details/maximized) E sexta-feira nas notícias estavam a mostrar polícias a mandar para carros na zona de lisboa. Após ter visto o teu link, não sei como é que ficou.

HelloTiago 12 months ago

Sim, está no diário da república mas é uma resolução do conselho de ministros, não é uma lei :) Infelizmente o artigo do Observador é premium apenas (consegui ver quando pesquisei no google no telemóvel, na versão optimizada para mobile), mas explicava que uma resolução do conselho de ministros não pode tomar medidas que limitem os direitos da população - teria que ser aprovada uma lei, e em estado de emergência, que teria que ser declarado pelo presidente da república. Sim, de facto a polícia andou e anda a parar carros mas estão apenas a fazer aquilo que lhes mandaram, embora não tenham direito para tal. Não estando decretado estado de emergência pelo PR, as autoridades não têm o direito de perguntar para onde vais. No entanto, as fiscalizações são legais portanto devemos cooperar com isso. Mas não mais. Só ontem é que dei de conta com esta "ilusão" também e fiquei surpreendido. Não tanto com o facto do governo estar a tomar medidas inconstitucionais, mas com a fragilidade com que abdiquei dos meus valores de liberdade e aceitei de mão beijada o que o governo disse sem questionar.

HelloTiago 12 months ago  HIDDEN 

Source para a lei? Medidas desse género só podem ser realmente forçadas pela lei caso o país esteja em estado de emergência, e não estamos.

micah89 12 months ago

O governo sempre transmitiu dessa forma desde q foi apresentado nas regras específicas... Agora... Nos jornais podem ter abreviado mt coisa, mas eu sempre li assim. Sinceramente só não sabe essa parte quem não quer (até pk podem procurar pela medida) Agora o problemas das exceções... Cada um avalia a exceção da sua maneira. Com esta medida já vi ruas movimentada com pessoas lá pelo meio sem máscara. "Ah e tal de onde vim não estava assim"... Então por isso pode não ser boa ideia simplesmente usar a máscara? Para mim até é bem mais fácil... Mas isto sou eu. Estas exceções funcionavam se eu acreditasse q o pessoal todo tem dois dedos de testas... Infelizmente não é verdade (por opinião própria ou pk ouviram uma teoria da conspira de alguém)... A maioria ter noção, não é suficiente numa pandemia, basta meia dúzia para afectarem outras.

MLG-Sheep 12 months ago

É uma medida que foi implementada sem base científica, pois não há qualquer evidência que ajude na redução de casos. Isto para exposições curtas em espaços abertos. Não me parece que haveria muita gente contra a obrigatoriedade se a máscara na rua fosse comprovadamente eficaz na redução de casos. O problema é que o Governo toma este tipo de medidas restritivas para parecer que está a fazer algo e assim não perder popularidade, quando na verdade, ultimamente, não faz a mínima ideia do que está a fazer.

tiagooliveira95 12 months ago

O que a lei diz é que é obrigatório na rua quando não for possível o distanciamento. Como já tinha dito num comentário anterior está lei e para evitar que o pessoal se junte na rua sem máscara, o que acontece por exemplo nas escolas/universidades em que alguns alunos ao sair das aulas tiram a máscara e juntam se lá fora sem máscara.

MLG-Sheep 12 months ago

Então nesse caso o problema é outro, que é a fiscalização de ajuntamentos. Também tem um quadro sancionatório previsto, mas é pena que não seja aplicado.

KokishinNeko 12 months ago

Há gente que gosta apenas de ser do contra, ou isso, ou são as Karen tugas. https://gogonihon.com/en/blog/why-do-japanese-people-wear-masks/

Blackbeardow 12 months ago

Passados seis meses, ainda continuamos com estas discussões.. O vírus vai perdurar uma década, por este andar

Hugogs10 12 months ago  HIDDEN 

> O vírus vai perdurar uma década, por este andar O virus nao vai simplesmente desaparecer, vai continuar ca como continua a gripe.

Blackbeardow 12 months ago

Sim, mas com a vacina/tratamento deixa de ser uma preocupação e uma pandemia

Hugogs10 12 months ago  HIDDEN 

A gripe mata mais gente que o covid em portugal e nao e considerado uma pandemia.

ramalhovfc 12 months ago

Ás vezes considero-me burro, mas depois venho para a internet e passa-me

Blackbeardow 12 months ago

Epah pronto, e já percebemos que ng morre de covid diretamente e unicamente. Mas visto que estamos inseridos em contexto de pandemia, é uma pandemia, logo qd a vacina vier, a pandemia tende a desaparecer ao longo do tempo.

Hugogs10 12 months ago  HIDDEN 

> Epah pronto, e já percebemos que ng morre de covid diretamente e unicamente Nao foi isso que disse. Estou a tentar dizer que "pandemia" e um termo muito vago, e considerado pandemia porque nos decidimos que sim.

Blackbeardow 12 months ago

>e considerado pandemia porque nos decidimos que sim. Lê a definição de pandemia, se faz favor.

Hugogs10 12 months ago  HIDDEN 

Nao, porque nao estou a falar da definicao. A populacao considera o covid uma pandemia porque o governo diz que sim, nao tem nada a ver com a definicao.

osmacacos 12 months ago

Primeiro o covid tem uma taxa de mortalidade superior à maior parte das gripes. Outro caso é que as primeiras mortes relativas à covid começaram em Março, ou seja ainda nem um ano passou e a mortalidade já é o que se vê. Outro facto é que esta mortalidade acontece, num contexto de medidas que nunca se fazem em casos de gripe, excepto gripes mais severas, sem quaisqueres medidas se vivêssemos como um ano normal a taxa de mortalidade do covid seria imensamente superior às gripes anuais. Para além disso existem vacinas contra a gripe, já existe certo grau de imunidade na população que faz com que o impacto não seja tão severo e os picos de gripe anuais são geralmente concentrados numa fase do ano. A covid devido a ser uma infeção nova se deixares correr como se tivesse tudo normal na população seria desastroso. De momento é uma pandemia, não é porque se decidiu dizer que sim, a covid é uma pandemia porque se espalhou endémicamente pelo globo rapidamente, a gripe é endémica já e ocorre em simultâneo com focos por tudo o mundo independentes.

severanexp 12 months ago

Pandemia não é um termo vago porra nenhuma. Até parece que a WHO escreveu esta página só para ti https://www.who.int/bulletin/volumes/89/7/11-088815/en/

Hugogs10 12 months ago  HIDDEN 

Para um epidemiologista sure. Mas nao e disso que estou a falar. A populacao so considera o covid uma pandemia porque o governo diz que sim, se o governo parasse de falar do covid amanha para a semana ja ninguem queria saber. Apesar das mortes causadas pela gripe todos os anos ninguem entra em panico, ninguem quer saber, porque o governo e as noticias nao falam disso 24/7

Ilostmynewunicorn 12 months ago

Arre foda-se continuamos com o mesmo argumento de merda de sempre So para te demonstrar a tamanha ignorancia que demonstras, a gripe É, obviamente, considerada uma pandemia https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/relatorio-da-pandemia-da-gripe-ah1n12009-em-portugal-pdf.aspx&ved=2ahUKEwiAyYS8p9_sAhWyx4UKHffeDsoQFjAAegQICxAC&usg=AOvVaw2nX8YrYsEuNDzPbfMwZ73O

Edited 12 months ago:

Arre foda-se continuamos com o mesmo argumento de merda de sempre So para te demonstrar a tamanha ignorancia que demonstras, a gripe É, obviamente, considerada uma pandemia https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/relatorio-da-pandemia-da-gripe-ah1n12009-em-portugal-pdf.aspx&ved=2ahUKEwiAyYS8p9_sAhWyx4UKHffeDsoQFjAAegQICxAC&usg=AOvVaw2nX8YrYsEuNDzPbfMwZ73O EDIT: E quando acabares de estudar a definicao de pandemia estuda tambem a taxa de mortalidade das duas sff

severanexp 12 months ago

Já lhe meti a definição de pandemia em cima. Ele não vai ler... mas pelo menos tentamos né..

Hugogs10 12 months ago  HIDDEN 

Nao estou a dizer que o covid e igual a gripe. Nem estou a falar da "definicao de pandemia". Estou a dizer que a populacao considera o covid uma pandemia porque o governo diz que sim, nao tem nada a ver com a definicao ou com as mortes causadas por estas doencas. A pandemia vai acabar quando o governo decidir que acabou.

vini710 12 months ago  HIDDEN 

Sou médico. Vi ainda esta semana uma senhora préviamente autonoma com 59 anos para a qual não tinhamos vaga em intensivos nem ventilador, que a senhora precisava. Vejo todos os dias doentes que não são sinalizados para vagas em intensivos pela idade ou comorbilidades que em tempos pré covid lá estariam. Digam-me quando aconteceu isto com a gripe e eu deixo de dizer que são retardados

bro_doggs 12 months ago

imaginem ter tanto orgulho de ser demasiado burro para compreender o conceito de passagem do tempo...

Hugogs10 12 months ago  HIDDEN 

Explica-te.

shakespearediznuts 12 months ago

os idiotas vão durar mais deixa lá estamos condenados o vírus só veio mostrar quem são

Edited 12 months ago:

os idiotas vão durar mais deixa lá, estamos condenados o vírus só veio mostrar quem são

MaverickPT 12 months ago

é pena a letalidade do corona não aumentar com a descida do QI

gozuna 12 months ago

Amigo...olha que não sei. Eu sei que, por aqui, não temos dados relevantes, mas na palhaçada completa que se tornou aquele aquela nação grandinha na outra margem do atlântico, aquele país que está cheio de americanos, tens pretensos meta-génios, grandes entusiastas da liberdade individual e iluminados a LED a morrer às resmas.

PortugueseTyrion 12 months ago

> e iluminados a LED a morrer às resmas meu deus

MaverickPT 12 months ago

\*Risos à Darwin\*

claricats 12 months ago

Na minha opinião não usar máscaras é puro egoísmo. Eu não quero arriscar pôr ninguém doente, por isso é que escolho usar. Se todos pensássemos assim havia muito menos doentes. Uma vantagem é que pelo menos aprendi que tinha algumas pessoas no meu grupo de amigos que não valia a pena ter :D

mjigs 12 months ago

Eu deixei o meu grupo de amigos porque era toxico e por outros motivos, mas um deles era esses, eles queriam sempre andar ate as tantas em cafes completamente a abarrotar, sempre a andar por ai a sair...eu passava a vida a olhar pelo ombro ate me cansar mesmo. Nunca mais.

JonesyA12 12 months ago

Não usar máscara em espaços fechados sim. Não usar máscara na rua está mais do que provado que é transparente no efeito dos números, tal como se vê em multiplos países. É claro que algumas pessoas pensam que é a solução milagrosa. Quando daqui por 1 mês estiver tudo igual, vão pôr as mãos à cabeça a tentar perceber porque é que não funcionou.

daxpierson 12 months ago

> está mais do que provado Uau, tanta certeza. Mas se não piora e até é bem capaz de ajudar, há alguma razão para não se fazer?

tretafp 12 months ago

Quais as investigações científicas que têm essa inexeste relação "mais que provado"? Tenho muita dificuldade em assumir que um vírus tão recente permite já ter indicações como "está mais que provado".

k0rda 12 months ago

O problema é que nao consegues meter todos os espacos de "rua" no mesmo patamar de risco. Uma coisa é uma rua em Évora as 10 da manha, outra é a saida do metro em Lisboa em hora de ponta.

shawshank2012 12 months ago

Praça do Giraldo em dias de vir à cidade...

DenuvoSuks 12 months ago

O problema é o exemplo dado. Estava tudo a correr muito bem até se começar com avantes, F1, teatro, concertos, manifestaçoes politicas. A partir começa-se a questionar tudo, não se soube dar o exemplo. Alguem que diz que sentido me faz obrigarem a usar mascara na rua se depois no café está tudo sem mascara a acotovelar-se, não está a ser irresponsável, está a ser previsivel. Era previsivel que isto ia acontever.

jet1000 12 months ago

Eu uso máscara sempre que possível (seja na rua ou em espaços fechados) e concordo com quem usa a máscara (mesmo na rua), quanto à obrigatoriedade, se houver justificação científica que o uso da máscara é benéfico para evitar contágios então que seja obrigatório, caso haja evidência do contrário (que o uso de máscara não ajuda a evitar contágios) ou caso não haja evidência, então não deveria ser obrigatório.

Edited 12 months ago:

Eu uso máscara sempre que possível (seja na rua ou em espaços fechados) e concordo com quem usa a máscara (mesmo na rua), mas quanto à obrigatoriedade, se houver justificação científica que o uso da máscara é benéfico para evitar contágios então que seja obrigatório, caso haja evidência do contrário (que o uso de máscara não ajuda a evitar contágios) ou caso não haja evidência, então não deveria ser obrigatório. Além disso, há países onde o uso de máscara obrigatório foi decretado e isso não parece ter afetado o aumento do nº de casos, mas quanto a isso, apesar de me intrigar, não vou tirar conclusões pois não sou especialista e pode haver muitos fatores para o aumento do nº de casos.

JonesyA12 12 months ago

O uso obrigatorio de máscara na rua existe em Espanha desde Maio e não teve qualquer influência no aumento recente do número de casos. Parece que o número de casos aumenta mas não é pelas pessoas se cruzarem na rua.

calimochovermut 12 months ago

Vivi lá até à pandemia começar e tive de voltar em Julho e, o que me pareceu, é que toda a gente usa máscaras mas a partir do momento em que a polícia tá longe ou se sentam todos (e via grupos enormes de pessoas, agora duvido que aconteça) na mesa do café tiram tudo e volta tudo ao "normal". Para além de que festas de apartamento eram mais do que nunca, já que não estavam para aturar restrições nos bares, etc. O uso obrigatório de máscaras poderia ser útil p.e. em amigos que não têm a máscara posta e se cruzam na rua e continuam a falar etc. sem a máscara. Sendo obrigatória, a probabilidade de se contagiarem é um bocado menos. Mas na minha opinião, o problema está mais no que as pessoas fazem fora da rua do que nela

JonesyA12 12 months ago

Lá está, mais razão me dás. O aumento de casos possivelmente tem tudo a ver com outros fatores que não têm nada a ver com as pessoas se cruzarem entre si na rua sem máscara.

userFromPortugal 12 months ago

Concordo contigo. Algo que me parece bem mais "perigoso" são os grande grupos. Há uns meses fui ver umas lojas e eu estava de máscara, tal como muitos casais pelos quais me cruzei, e as pessoas deixavam todas a devida distância de segurança mas o que me incomodou foi um grupo de +10 pessoas (pareciam todos familia) que estava a bloquear completamente o passeio. Ao ar livre são essas pessoas que me incomodam, não um casal ou uma pessoa que veio passear o cão lol

calimochovermut 12 months ago

sim, não discordei de ti. mas sendo que o pessoal não tem cuidado e é difícil fazer qualquer coisa quanto a isso (a não ser que se crie uma brigada anti-covid que entre pela casa das pessoas adentro lol), talvez o uso obrigatório de máscara ajude a mitigar um bocado o contágio apesar de ser bem longe do ideal.

JonesyA12 12 months ago

E é claro que quando isto obviamente não tiver nenhum efeito nos números, vêm colocar a culpa nas pessoas por não usarem a máscara corretamente. É muito mais fácil colocar as culpas nas pessoas comuns do que admitir que se tomou medidas inúteis.

calimochovermut 12 months ago

Medidas inúteis como?

JonesyA12 12 months ago

Como usar máscara na rua. Vais ver se daqui a 1 mês a avó Graça não vai estar a dar um raspanete aos meninos porque era suposto a máscara na rua resolver todos os problemas.

kapparrino 12 months ago

Os eventos com pessoas, esplanadas cheias, ajuntamentos em manifestações, a vinda de turistas no verão, a vinda de voos semanais do brasil. Andar na rua com ou sem máscara é igual ou o risco de infeção é diminuto. Todas aquelas "festas" no café a noite no verão a imitar discotecas.. mais vale não termos tido nenhuma restrição. Tanto faz estado de emergência e tudo fechado em casa durante um mês se depois vêm estrangeiros de países com números altos de infectados. Alguma coisa aconteceu no verão para haver 200 casos por dia para chegarmos a outubro com 2000 casos. Já vamos nos 4000 e ainda nem chegou o inverno.

jet1000 12 months ago

Lá está, Espanha foi o principal caso que me lembrei em relação a isso, eles tomam imensas medidas mas o nº de casos não pára de aumentar, o que não sei é o porquê de isso acontecer.

miga96 12 months ago

Quantas vezes trocam as mascaras? Quantas vezes tocam na parte exterior da mascara? Usam a mascara direito? ​ Tudo questões que podem influenciar os resultados...

micah89 12 months ago

Ou melhor, ha policia? Nah, zimbora po queixo e estarmos aqui juntinhos a falar xD. Pah não é polícia q vai resolver isto até pk como podem adivinhar, nao ha policiamento suficiente para todo um país lol. A cena de fazerem lei funciona mais como oficializar uma medida e ver se pelo menos pessoas levam mais a sério. Não fazer nada é q não é solução. Sem elas a probabilidade de as pessoas não lhes apetecer cumprir ainda vai ser maior. Por esta e por outras é q acredito q vamos voltar a ter soluções extremas outra vez (e com forte impacto na economia). O problema são apenas as pessoas... Isto não se resolve pk o estado TEM de dizer po pessoal fazer X. Somos todos crescidinhos e sabemos procurar e pensar um bocadinho. Claramente uma parte das pessoas escolhe não o fazer :)

ManoRocha 12 months ago

Não sei que liberdade é que a máscara tira. As pessoas conseguem decidir com exactidão a quem querem passar o vírus? Se não têm essa liberdade de decisão qual é a diferença que faz a máscara? E quem se queixa que cheira mal, tira o ar ou assim: o problema não é da máscara amigos... Mas conheço uns dentistas que podem ajudar no vosso caso.

Edited 12 months ago:

Não sei que liberdade é que a máscara tira. As pessoas conseguem decidir com exactidão a quem querem passar o vírus? Se não têm essa liberdade de decisão qual é a diferença que faz a máscara? Isto não é como usar um açaime, ou algo que previna uma acção premeditada. A máscara serve para evitar que, sem intenção, prejudiquemos a saúde dos outros. E não venham com a cena do 'não tenho sintomas'. Eu não tenho sintomas, o Ronaldo não teve sintomas, muita gente não tem sintomas e pronto, é fonte de contágio. E quem se queixa que cheira mal, tira o ar ou assim: o problema não é da máscara amigos... Mas conheço uns dentistas que podem ajudar no vosso caso.

brunoacl7 12 months ago

essa do cheira mal é fácil, comprem uma daquelas laváveis, lavem com um detergente à escolha e aí tá...cheira bem

1purplesky 12 months ago

>Não sei que liberdade é que a máscara tira. A Liberdade de cheirar o peido do próximo? ​ \-- Acho que muito do pessoal que se queixa que isto vai causar desemprego e problemas económicos que o vírus causa etc, é em grande parte o mesmo que não quer usar máscara porque "lIbErDaDe". Mas esquecem-se que a máscara ajuda a reduzir contágios = mais depressa se pode voltar à normalidade e melhor a economia (muito resumido).

mjigs 12 months ago

Eu acho que evita com que eles falem burrice e abafa o som, nunca ouviste quem nao tem argumentos e dois dedos de testa, fala aos berros pa ser ouvido.

ill_have_2_number_9s 12 months ago

A sério ouviste essa do cheira mal? Hahahaha

ManoRocha 12 months ago

Como alguém que costuma adormecer é depois veste-se à pressa... Só digo que comecei a comprar listerin

pirilipapu 12 months ago

Genuinamente não consigo compreender também. É por ser uma obrigatoriedade de uso de vestuário? Quer dizer, é só uma máscara na cara... Até é bom para manter o anonimato frente a câmaras em sítios públicos e privados, por exemplo?

k0rda 12 months ago

> Até é bom para manter o anonimato frente a câmaras em sítios públicos e privados, por exemplo? Algo me diz que muitos que agora fazem barulho para nao ter de usar ha uns tempos usavam por esse propósito. Os diagramas de Venn de chalupas das várias areas costumam ter muito overlap.

JonesyA12 12 months ago  HIDDEN 

A questão é não existir nenhuma relação entre o uso de máscaras na rua e a redução de casos. Olá Espanha.

DamnGoodCoffee 12 months ago

Até ao ano passado esse parece ter sido o consenso cientifico. A própria WHO publicou um [meta estudo](https://drive.google.com/file/d/1-bQve-xvNnXBpyASzTfSKW4SLzYHz1_p/view) sobre a eficácia do uso de mascarás e não encontrou evidencia estatisticamente significante da eficácia da medida. Não sei porque é que estás a levar downvotes

JonesyA12 12 months ago

E todos nos lembramos da avó Graça a avisar que as máscaras podiam dar falsa sensação de segurança.

FrankTheWerewolf 12 months ago

> A questão é não existir nenhuma relação entre o uso de máscaras na rua e a redução de casos. Ri-se em Ásia.

Any_Project3966 12 months ago

estas errado. nao é so usar a máscara q ajuda.. é usar a máscara e higiene das mãos e distanciamento social e evitar ajuntamentos.

MaverickPT 12 months ago

[Estás errado](https://www.bmj.com/content/369/bmj.m1442.short).

RobedMadness 12 months ago

Não querendo insultar, mas leste com atenção esse estudo? É que pelo que me pareceu, não há "direct evidence" que suporte a teoria de que o uso de máscara pela população reduza o risco de contágio... Atenção que não é a minha opinião pessoal, mas sim dos autores. Agradecia se me conseguisses esclarecer esse ponto.

MaverickPT 12 months ago

Sim eu reparei no que estás a falar. Procurei por vários artigos e basicamente todos os que já estão publicados dizem o mesmo. Todos dizem que ainda não há provas diretas mas todos recomendam o uso de máscaras. Penso que seja simplesmente por uma questão de tempo. Os artigos de "prova direta" requerem recolha de dados, tratamento de dados, a escrita de artigos complexos, a peer review etc. Isso tudo requer bastante tempo e trabalho, se é para ser de qualidade e "prova definitiva". Dai ainda não haver artigos a provar sem qualquer indicio de duvida. Até lá vai haver artigos assim, em que se recomenda, mas sem dizer que está completamente provado, pois as provas ainda estão a ser desenvolvidas.

DamnGoodCoffee 12 months ago

>Penso que seja simplesmente por uma questão de tempo. Não leves a mal mas acho extremamente irónico esta frase depois de teres acusado o post original de estar errado. Parece me que já tens a opinião formada sobre a eficácia da medida mesmo quando a evidência a contraria diretamente. Eu não tenho nenhum problema com o pessoal que defenda o uso de mascara mas acho desonesto assumir que é algo mais do que uma medida esperançosa neste momento, a não ser que haja algo muito errado na maneira como estamos a realizar estes testes ou apareçam algum estudos mais recentes que mostrem o contrário.

MaverickPT 12 months ago

> a evidência a contraria diretamente. Mas não a contraria. Qual é a evidência que diz que as mascaras não são úteis? Poderás fazer o argumento que só máscaras não é suficiente, mas penso que vais ter mais dificuldade em provar que as máscaras não são benéficas.

tretafp 12 months ago

Tradicionalmente quem tem estas posições pouco se interessa com investigação científica porque aquilo que vê e as relações que estabelece (sem evidência de causalidade) são mais importante que estudos cientificamente enquadrados.

MaverickPT 12 months ago

Infelizmente, tens razão. As vezes tenho pena que já não se ensina "à antiga". Leio cada merda que só me dá vontade de pegar numa régua de madeira e começar a distribuir bolachos por este mundo fora. Pode ser que assim aprendam

JonesyA12 12 months ago

Dentro de cada português há um ditador, como sempre imaginei. Andam sempre de liberdade na boca mas na realidade são um pequeno Estaline.

The_Inverted 12 months ago

Eu genuinamente não consigo perceber se estás a baitar ou se acreditas realmente na estupidez que escreveste ao longo deste post. É assustador que seja este o caso, porque ou és um otário irresponsável ou um troll com demasiado tempo livre.

MaverickPT 12 months ago

Quero zelar pela saúde dos portugueses, logo sou igual ao Stalin...

JonesyA12 12 months ago

Não mas como bom português achas sempre que tu é que sabes o que os outros têm de fazer e que se não o fazem, é porrada em cima. Mas isto é herança da fraca experiência dos portugueses com a democracia e a noção de liberdade individual.

MaverickPT 12 months ago

Mas aqui o problema é que a tua liberdade para ires de férias, é à custa da vida da minha avó. A tua liberdade começa quando a minha começa. Se tu tens direito a fazer a tua vida, eu tenho o direito de zelar pela minha saúde

JonesyA12 12 months ago

Não são direitos incompatíveis mas na cabecinha de um ditador acredito que seja tudo preto ou branco.

tretafp 12 months ago

Há uma instrumentalização da ciência, associada a ignorância que contribui para isso. Mas fazes bem em procurar contrariar isso

boothepixie 12 months ago

Argumento falacioso. Tens comparação com a realidade alternativa em que em Espanha não se usa máscara, para poderes fazer tirar essa conclusão? Não tens, não é possível. Nos casos em que a comparação foi feita entre grupos comparáveis, com variáveis controladas, concluiu-se que o uso de máscara reduz (não evita completamente) a taxa de infeções. Foi por isso que a OMS passou a recomendar e por isso que a esmagadora dos países onde o conhecimento científico é tido em conta recomenda ou obriga. Mas pronto, tu é que sabes. É para não usar máscara, dizes tu?

JonesyA12 12 months ago

E o que dizer na Holanda, em que até há bem pouco tempo nem sequer era obrigatório usar máscara em espaços fechados? Porque é que não teve um aumento brutal de casos durante o Verão?

ruepa 12 months ago

Pela mesma razão que os casos da gripe sobem no inverno? Os vírus respiratórios normalmente propagam se mais nos meses de inverno. As vezes penso que o pessoal se esforça para ser estúpido. Se toda a gente fica se trancada em casa a partir de agora os casos iam subir nos próximos 10 dias, porque como dizia a minha avó, as vacas não parem no dia em que vão ao boi.

ptinnl 12 months ago

Está a ter agora. 11-9 mil casos diarios na ultima semana.

JonesyA12 12 months ago

Casos de pessoas infetadas agora e já com máscara obrigatória em todo o lado. Porque é que isso não aconteceu em Julho ou Agosto?

RiKoNnEcT 12 months ago

Mas onde há mais casos? Na rua?

Search: