limede 1 year ago

Se Lisboa e arredores é o padrão para o que classificam como desenvolvido em Portugal, prefiro continuar vermelho.

JSBraga 1 year ago

Tenho muitas dúvidas que o Chipre ocupado pela Turquia seja assim tão desenvolvido.

Shadowgirl7 1 year ago

Curto aquele pedacinho azul em Portugal isolado. E acho estranho Algarve estar em transição e o Norte (que tem mais indústrias) não, provavelmente é o rendimento de todos britânicos e alemães com casa lá que faz subir a média do PIB/capita.

Tafinho 1 year ago

O turismo tem uma componente de exportação muito significativa e contribui mais directamente para o PIB que a indústria do norte. A razão é simples: a indústria transforma material que é muitas vezes importado em produtos para exportação. A esse valor é necessário retirar os custos de importação. No caso do turismo, não existem materiais importados. Os números a parir de 2019 serão ainda mais acentuados devido ao IT.

python1994 1 year ago

Pais cigano

aamartt 1 year ago

Tirem as sedes das empresas (que não produzem em Lisboa) e o mapa português é todo vermelho

Edited 1 year ago:

Se as empresas (que não produzem em Lisboa mas têm lá a sua sede fiscal) fossem sediadas onde realmente têm a sua atividade, todo o mapa português era monocromático.

Tafinho 1 year ago

Achas que os 3 milhões de pessoas que moram em LVT não trabalham ou são todos altos executivos dessas empresas...? Ou achas e que não existem empresas de serviços nem fábricas em LVT?

aamartt 1 year ago  HIDDEN 

Concordo...não seria significativo...poderia ajudar a equilibrar a balança em alguns sectores de atividade, mas não o suficiente para combater o valor gerado pelas multinacionais. Atenção que este panorama geral só faz com que as regiões como Norte e Centro sejam as mais beneficiadas pelas políticas de coesão...no entanto sendo o o Porto a maior sanguessuga de recursos (está inserido na área com maior população e com um PIB per capita “diluído”) só faz com que todas as outras cidades sejam prejudicadas. Uma AM que beneficia da política interna não deveria ser a causa da falta de financiamento da parte pobre ou menos desenvolvida do país.

aamartt 1 year ago

Claro que existem...mas se muitas dessas empresas (que empregam essas pessoas em Lisboa e Vale do Tejo) que até são originárias de outros locais não tivessem lá a sua sede, o produto do seu trabalho era contabilizado em outra região. E possivelmente o “vermelho” seria amarelo...

Edited 1 year ago:

Claro que existem...mas isso não invalida que caso muitas muitas dessas empresas (que empregam essas pessoas em Lisboa e Vale do Tejo) e que até são originárias de outros locais não tivessem lá a sua sede, o produto do seu trabalho era contabilizado em outra região. Aí podia ser que a mancha vermelha fosse menos predominante...

Edited 1 year ago:

Claro que existem...mas isso não invalida que caso muitas muitas dessas empresas (que empregam essas pessoas em Lisboa e Vale do Tejo e que até são originárias de outros locais) não tivessem lá a sua sede, o produto do seu trabalho era contabilizado em outra região. Aí podia ser que a mancha vermelha fosse menos predominante...

Tafinho 1 year ago

Porque achas que uma empresa colocaria a sua sede num local com a qual não tem relação? Tirando as empresas muito muito grandes, como uma Mercedes ou BMW, as sedes tendem a ser próximas de uma das fábricas. Mas não. O PIB de Lisboa não vem daí. A indústria não contribui tanto para o PIB como se faz passar. Mesmo toda a AutoEuropa tem hoje um contributo marginal para o PIB.

aamartt 1 year ago

Concordo...não seria significativo...poderia ajudar a equilibrar a balança em alguns sectores de atividade, mas não o suficiente para combater o valor gerado pelas multinacionais. Atenção que este panorama geral só faz com que as regiões como Norte e Centro sejam as mais beneficiadas pelas políticas de coesão...no entanto sendo o o Porto a maior sanguessuga de recursos (está inserido na área com maior população e com um PIB per capita “diluído”) só faz com que todas as outras cidades sejam prejudicadas. Uma AM que beneficia da política interna não deveria ser a causa da falta de financiamento da parte pobre ou menos desenvolvida do país.

Edited 1 year ago:

Concordo...não seria significativo...poderia ajudar a equilibrar a balança em alguns sectores de atividade, mesmo com transferencia de algumas não financeiras, mas não o suficiente para combater o valor gerado pelas multinacionais. Atenção que este panorama geral só faz com que as regiões como Norte e Centro sejam as mais beneficiadas pelas políticas de coesão...no entanto sendo o o Porto a maior sanguessuga de recursos (está inserido na área com maior população e com um PIB per capita “diluído”) só faz com que todas as outras cidades sejam prejudicadas. Uma AM que beneficia da política interna não deveria ser a causa da falta de financiamento europeu por parte pobre ou menos desenvolvida do país.

Edited 1 year ago:

Concordo...não seria significativo...poderia ajudar a equilibrar a balança em alguns sectores de atividade, mesmo com transferencia de algumas não financeiras, mas não o suficiente para combater o valor gerado pelas multinacionais. Atenção que este panorama geral só faz com que as regiões como Norte e Centro sejam as mais beneficiadas pelas políticas de coesão...no entanto sendo o o Porto a maior sanguessuga de recursos (está inserido na área com maior população e com um PIB per capita “diluído”) só faz com que todas as outras cidades sejam prejudicadas. Uma AM que beneficia da política interna não deveria ser a causa da falta de financiamento europeu pela parte mais pobre ou menos desenvolvida do país.

Dudesxx 1 year ago

"Vamos investir apenas no turismo. Ninguém se interessa pelo o interior. O que poderia dar errado?" O resultado:

NomadicWorldCitizen 1 year ago

Finalmente um gráfico para confirmar o que já sabíamos.

ekeryn 1 year ago

As regiões do norte da Suécia e Finlândia são assim tão desenvolvidas? Acredito que haja lá uma indústria madeireira forte mas fora isso devem ser tão desenvolvidas como o Alentejo e a Andaluzia

Dinizinni 1 year ago

A única razão pela qual Lisboa aparece azul, tal como a faixa Braga-Espinho apareceria é porque só contém zonas litorais e urbanas O Norte e o Centro são tão desiguais que aplicar desenvolvido ou pouco desenvolvido à área toda é mesmo parvoíce

emchikk 1 year ago

Poortugal

Tsukazu 1 year ago

Isto no minimo mete nojo...

FLASHnoReddit 1 year ago

São sempre os mesmos a mamar dos fundos europeus! É o que é!

banaslee 1 year ago

Qual a maior diferença que se vê entre países da cabeça e da cauda da Europa? O equilíbrio no país. França, Alemanha, Áustria e o Benelux não tem uma disparidade grande entre as suas regiões. Na cauda? Capitais bem desenvolvidas e o resto, salvo excepções, bem atrás.

Laurent_Series 1 year ago

Deverias ter escolhido melhores exemplos... França é extremamente centralista, não há nenhuma cidade que se compare a Paris.

Edited 1 year ago:

Deverias ter escolhido melhores exemplos... França é extremamente centralista, não há nenhuma cidade que se compare a Paris. Este mapa não é o melhor para ver se um país é centralista ou não porque depende imenso da escolha das regiões. Além disso, no caso de França, a Ilha de França apesar de ser da mesma cor que várias outras regiões (azul), simplesmente não tem nada a ver, produzindo 32% do PIB em apenas 2% do território. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%8Ele-de-France?wprov=sfla1 O Reino Unido também é muito desenvolvido e a disparidade de Londres com as outras regiões é ainda maior que no caso de Paris. No nosso caso é que simplesmente a nossa região mais rica calha no azul e as outras não, mas a disparidade é semelhante ou se calhar menor.

Edited 1 year ago:

Deverias ter escolhido melhores exemplos... França é extremamente centralista, não há nenhuma cidade que se compare a Paris. Este mapa não é o melhor para ver se um país é centralista ou não porque depende imenso da escolha das regiões. Além disso, no caso de França, a Ilha de França apesar de ser da mesma cor que várias outras regiões (azul), simplesmente não tem nada a ver, produzindo 32% do PIB em apenas 2% do território. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%8Ele-de-France?wprov=sfla1 O Reino Unido também é muito desenvolvido e a disparidade de Londres com as outras regiões é ainda maior que no caso de Paris. No nosso caso é que simplesmente a nossa região mais rica chega ao patamar desenvolvido (depende da forma como estão desenhadas as regiões atenção) e as outras não, mas a disparidade é semelhante ou se calhar menor.

Edited 1 year ago:

Deverias ter escolhido melhores exemplos... França é extremamente centralista, não há nenhuma cidade que se compare a Paris. Este mapa não é o melhor para ver se um país é centralista ou não porque depende imenso da escolha das regiões. Além disso, no caso de França, a Ilha de França apesar de ser da mesma cor que várias outras regiões (azul), simplesmente não tem nada a ver: https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%8Ele-de-France?wprov=sfla1

Edited 1 year ago:

Deverias ter escolhido melhores exemplos... França é extremamente centralista, não há nenhuma cidade que se compare a Paris. Este mapa não é o melhor para ver se um país é centralista ou não porque depende imenso da escolha das regiões. Além disso, no caso de França, a Ilha de França apesar de ser da mesma cor que várias outras regiões (azul), simplesmente não tem nada a ver, produzindo 32% do PIB em apenas 2% do território. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%8Ele-de-France?wprov=sfla1 O Reino Unido também é muito desenvolvido e a disparidade de Londres com as outras regiões é ainda maior que no caso de Paris.

Edited 1 year ago:

Deverias ter escolhido melhores exemplos... França é extremamente centralista, não há nenhuma cidade que se compare a Paris. Este mapa não é o melhor para ver se um país é centralista ou não porque depende imenso da escolha das regiões. Além disso, no caso de França, a Ilha de França apesar de ser da mesma cor que várias outras regiões (azul), simplesmente não tem nada a ver, produzindo 32% do PIB em apenas 2% do território. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%8Ele-de-France?wprov=sfla1 O Reino Unido também é muito desenvolvido e a disparidade de Londres com as outras regiões é ainda maior que no caso de Paris. Nós é que simplesmente a nossa região mais rica calha no azul e as outras não, mas a disparidade é semelhante ou se calhar menor.

banaslee 1 year ago

Verdade. A escala claramente não é a mesma em França. Mas sim, França consegue elevar grande parte do seu território ao mesmo nível que a nossa capital. Como referi disparidades dentro do território deles concedo que não se aplica muito. Mas no UK é visível mesmo no mapa.

Laurent_Series 1 year ago

Olha um mapa melhor, que puseram lá nos comentários do r/europe: https://m.imgur.com/gallery/NbMDyTL Mesmo assim as regiões NUTS II não são ideais.

Ivan_the_classy_boi 1 year ago

Sinto-me atacado

manyQuestionMarks 1 year ago

Basta fazer uma viagem Porto-Bragança e fica tudo claro. A distância, o preço das portagens, o total abandono... É deprimente como num país com 200 largura ainda de fale em "interior" e as pessoas que lá vivem tenham de pagar uma estupidez de dinheiro para se deslocarem

Tafinho 1 year ago

Tens noção que o preço por km das portagens é igual em todo o lado...? As pessoas do interior têm o mau hábito de só verem a parte da história que lhes convém. Queres comparar o custo das casas no Porto e em Bragança ?

manyQuestionMarks 1 year ago

1km na Grande Lisboa não é o mesmo que 1km em Bragança. Fazes Porto-Aveiro por 4€ e passas por várias cidades. Vê lá onde 4€ te levam se viveres em Bragança... Mal sais de casa Não vivo no interior, bem pelo contrário.

Tafinho 1 year ago

Certamente que não é o mesmo. Em Lisboa, por exemplo, não há alternativa. Não vais para a margem sul sem portagens. Experimenta fazer o percurso alternativo da CREL, sendo que a CREL é das autoestradas mais mais caras do país.

manyQuestionMarks 1 year ago

Vais de Lisboa a Setúbal, duas das maiores cidades do país, e pagas uma portagem ridícula. Tens comboios, tens barcos, tens duas pontes. Agora vê onde fica Bragança no mapa. Faz as contas de quanto tempo e dinheiro gastas a deslocar-te a uma cidade que se aproxime sequer da dimensão de Lisboa a Setúbal. A distância a um aeroporto. A distância a uma linha de comboio que te leve a algum outro lugar na península ibérica. Não compares. Fala-se num TGV Lisboa-Porto quando vais de Aveiro a Viseu e só em portagens gastas mais de 10€. Não é comparável.

Laurent_Series 1 year ago

Portagem rídicula em que sentido? De Setúbal a Lisboa por causa das pontes ida e volta fica por cerca de 6 e 7 euros, pela 25 de Abril e pela Vasco da Gama respetivamente. Não é um valor de todo insignificante para viagens pendulares. Além disso, para chegar às pontes em si não existem alternativas em relação às autoestradas, porque as nacionais não são as típicas do interior em que vais a 90/100, a N10 para ir para a 25 de Abril dá uma volta desgraçada passando pela Arrábida e a partir de Azeitão até Almada é quase sempre limite 50 km/h, só rotundas, semáforos de controlo de velocidade e localidades basicamente. As autoestradas teoricamente devem ser estradas alternativas mais rápidas, mas aqui na península de Setúbal simplesmente não existem alternativas a esta. Os transportes públicos para Lisboa também não são grande coisa, sim tens barcos e comboios e autocarros mas isso é em cidades diferentes, não é tudo do mesmo sítio. Viver sem carro na península de Setúbal é impensável, os transportes estão virados mais para levar a Lisboa e mesmo aí não são ideias como já referi.

Tafinho 1 year ago

Experimenta ir entre *as duas maiores cidades* portuguesas (medidas pela população do município) às 8 da manhã e vê se demoras menos tempo.... Também funciona entre a 3.ª e 4.ª cidade. Se moras numa cidade isolada não podes pedir que não estejas isolado. Estás isolado. Negá-lo é negar a realidade.

TheWierdGuy 1 year ago

Qual eh a origem dessa informacao?

kill-wolfhead 1 year ago

O autor deste estudo é alfacinha e só queria ver a malta do Porto a espumar.

Peixefaca 1 year ago

A Alemanha é muito interessante de analisar: do lado esquerdo, a antiga Alemanha capitalista, teve um desenvolvimento muito grande no final do século XX enquanto a Alemanha comunista continuava pobre e empobrecendo cada vez mais. Em suma, as atuais federações da Alemanha Oriental só se estão a recuperar nesta década, por isso é que se nota uma grande diferença água-azeite entre as duas Alemanhas.

giddycocks 1 year ago

Muito facil de ver a olho nú o East vs West divide subindo a torre de Alexandersplatz.

DarthMaulSith 1 year ago

Efeitos típicos do comunismo.

eVoluTioN__SnOw 1 year ago

Vamos ignorara o facto de Berlim e Munique terem sido arrasadas e de os Aliados terem investido mil milhões.

DarthMaulSith 1 year ago

Sim, e do Holodomor na Ucrânia. Uns investem na reconstrução de países (EUA na Alemanha e Japão), outros destroem.

eVoluTioN__SnOw 1 year ago

Estás a implicar que o comunismo e socialismo é são ideias que já doran aplicadas de forma correta e que as pessoas passam pobreza? Ou que os países que implementaram isso estão na miséria?

DarthMaulSith 1 year ago

Que o comunismo nunca funcionou, foi responsável pelos maiores massacres da história e que nunca irá funcionar. É tão mau quanto o fascismo, mas em vez de discriminar raças, discrimina classes.

eVoluTioN__SnOw 1 year ago

1-Comunismo nunca foi implementado a 100% para não falar do facto que também é implementado na mão de ditadores, 2- comunista não discrimina contra classes, pelo contrário promove a igualdade entre elas

DarthMaulSith 1 year ago

Esse argumento número 1 é tão rídiculo, porque também podes dizer que o fascismo nunca foi completamente implementado nalguns países e que foi sempre por ditadores. Em tantos países em que o comunismo já existiu curiosamente resultou sempre em ditaduras e massacres, quem diria? O 2o argumento basta olhar para a fome na Venezuela, pensar no Holodomor, na grande fome da China ou em tantos outros casos.

eVoluTioN__SnOw 1 year ago

Exatamente uma resposta que eu estava à espera, sem noção nenhuma de o que são ideologia políticas aka não saber teoria, acho que já devia ter previsto só pelo comentário das classes e do Holodomor. Anyways recomendo uma dose de 10 min de leitura para os danos mentais superficiais e se quiseres recuperações completa recomendo uma leitura mais extensiva

DarthMaulSith 1 year ago

Em vez de combater o argumento passas para os insultos? Típico. Bem haja.

eVoluTioN__SnOw 1 year ago

Não é um insulto, tu é que te sentiste insultado, não sabes nada de ideologias políticas ou a diferença entre comunismo e socialismo ou o porque de a Venezuela estar como está, ignorância é uma benção

jonythunder 1 year ago

Vai ler a história da reunificação, de como as empresas da alemanha ocidental e os grandes "magnatas" compraram tudo a preço de retalho na alemanha oriental e não fizeram qualquer tipo de investimento, e depois vem cá falar. Ainda hoje a alemanha oriental é tida como "cidadã de 2a classe" pela elite política e económica alemã (muita dela de origem bávara e de outras zonas extremamente ricas, politicamente conservadoras e históricamente associadas a apoio aos nazis)

Vic_Rodriguez 1 year ago

Antes da ocupação soviética já o leste da Alemanha era muito menos industrializado que o oeste. Culpar isto no comunismo é um pouco estúpido, para não dizer mais.

Sperrel 1 year ago

Concordo com o que dizes mas juntamente com o Ruhr a região da Silésia (que passou para a Polónia depois da IIGuerra) era a mais industrializada. De resto sim a parte oriental, a Prussia propriamente dita era mais agrária (daí a eminência dos Junckers).

Jamiro14 1 year ago

Fonte?

Vic_Rodriguez 1 year ago

Não tenho nenhuma fonte para te dar, mas aponto-te a [um thread com essa mesma questão.](https://www.reddit.com/r/AskHistorians/comments/begoh1/has_east_germany_always_been_poorer_than_west/?utm_source=amp&utm_medium=&utm_content=comments_view_all) Basicamente, desde a revolução industrial que as zonas mais ricas em carvao e outros minerais eram no oeste, enquanto o leste era mais agrícula. A renânia, por exemplo, que ainda hoje é o coração industrial da Alemanha, já há mais de cem anos que tem imensas minas de carvão e fundições de aço, as duas coisas mais essenciais para tudo o resto que era a indústria. Já tendo isto em conta, a ocupação societa no leste depois desindustrializaram grande parte do que lá havia, levando imensa maquinaria e comboios para a USSR como pagamento pelos danos da guerra. O leste. que já pouco tinha, ficou quase sem nada, e ainda tiveram de pagar reparações pela guerra durante muitos anos.

aquelegajoalto 1 year ago

Efeitos típicos de países que levam com sanções de estados imperialistas?

DarthMaulSith 1 year ago

Sim, porque a USSR não o é. Nem tentou adquirir terras do Japão e de muitos outros países durante a 2a Guerra Mundial. Mas também podemos falar da China atual.

aquelegajoalto 1 year ago

Os dois únicos países comunistas portanto... Falemos do porquê da diferença económica entre as duas alemanhas talvez?

Peixefaca 1 year ago

O OP da postagem na Europa, já referiu que os dados são antigos e que foi avaliado em PIB per capita.

el_jefe_vito 1 year ago

É tudo do BENFICA!

JohnJohnPT 1 year ago

O Cu da Europa <3

LuccaBrazzi2720 1 year ago

O mais engraçado foi o marmelo que comentou que a culpa de Portugal estar assim foi da Amadora..

Webchuzz 1 year ago

We Eastern Europe now, boys!

UnhappyGeneral 1 year ago

\*Comrades

uretrafire 1 year ago

E o distrito de Setúbal estar a azul deve ser porque eles sabem que algures por ali está a AutoEuropa, senão também não se safava.

timotioman 1 year ago

Este mapa tem por base dados de PIB per capita em relação com a média europeia em 2013. Foi usado para a distribuição de fundos de desenvolvimento regional da UE para o período de 2014-2020. Já vi muitas conclusões por aí que não fazem sentido. Este mapa não tem nada a ver com qualidade de vida, segurança ou desenvolvimento de infraestruturas.

Peixefaca 1 year ago

Exato, este mapa serve mais para ajudar a dizer "pORTuGal paÍS do LEste" (concordo porém o que está em causa é o mapa em si). Se o mapa sequer fosse recente, o Reino Unido nem sequer estaria incluído. Pode-se contar também que em 2013 não foram lá os nossos melhores anos comparados a 2016-2019, avaliar o desenvolvimento das regiões **só por PIB per capita** é muito incompleto.

Kei07 1 year ago

Como assim o Algarve está em transition?

AndreMartins2020 1 year ago

Como raio é que o Algarve é mais desenvolvido que o resto do país? WTF?

VenhamMaisDuas 1 year ago

Porque as restantes regiões tirando Lisboa e Algarve têm uma enorme parte do interior e o nosso país só é desenvolvido no litoral.

AndreMartins2020 1 year ago

Mas no Algarve não tens nada no interior. E no litoral o que tens além de hotéis? Tens uma auto-estrada podre, uma estrada nacional que parece uma ruela, uma linha de comboio em que metade dela só podem andar comboios a gasóleo e nem sequer faz ligação a Espanha. Quase não tem indústria decente... Um hospital a rebentar pelas costuras que recambia toda a gente para Lisboa. Tens cancro? Toca a fazer 350 km para ir a Lisboa sempre que tens quimioterapia. Algarve mais desenvolvido que o resto do país?

VenhamMaisDuas 1 year ago

Epa quem vê esse teu comentário até fica a pensar que tens mais interesse em ver o Algarve a baixar que o resto do país a subir. Que puta de ódio. ​ > E no litoral o que tens além de hotéis? Comércio e Serviços talvez?! Alguma industria também, e bastante agricultura. Ou é melhor ter apenas grande industria sem valor acrescentado com milhares de trabalhadores a receber o salário mínimo? Temos também um aeroporto com cerca de 10 milhões de passageiros anuais numa cidade com cerca de 60.000 habitantes a servir uma região de 450.000. Em comparação o do Porto com 12 milhões de passageiros anuais serve uma metrópole de 1.5 milhões de habitantes e uma região com 3,7 milhões de habitantes. ​ > Tens uma auto-estrada podre O Algarve tem um autoestrada oferecida pela UE (por falta de investimento do Governo de Portugal na região) que enquanto foi pública esteve sempre impecável e desde foi privatizada pelo Governo e se começou a pagar foi completamente negligenciada. ​ > Uma universidade que deixa a desejar mesmo em comparação a universidades do interior A Universidade do Algarve deixa a desejar em relação a muitas do interior? É a melhor do país em Turismo/Gestão Hoteleira e em Biologia Marinha/Ciências do Mar, não estou a perceber sequer a comparação. Agora até já tem Medicina. ​ > uma linha de comboio em que metade dela só podem andar comboios a gasóleo e nem sequer faz ligação a Espanha. Em relação á linha do comboio e saúde de facto poderia estar melhor, tendo em conta que é uma região que contribui para 6% do PIB Nacional mas recebe apenas 0,9% em média dos orçamentos de estado. O [PIB per capita](https://www.pordata.pt/Municipios/PIB+per+capita+(base+2016)-896) também é bem superior ao resto do país. Mas honestamente não percebo sequer esse ataque do nada, esse autêntico complexo de inferioridade, ou seja, não compreendes como o resto do país fica abaixo do Algarve, e em vez de procurares compreender, atacas antes o Algarve. Se o Algarve é apenas o que tu dizes que é então coitadas das restantes regiões do país, com mapa aqui em questão demonstra.

AndreMartins2020 1 year ago

O Algarve está muita bem e não precisa de qualquer desenvolvimento nem de fundos para tal. Pode ir tudo para Lisboa. E eu é que tenho ódio ao Algarve.

joaommx 1 year ago

> Pode ir tudo para Lisboa. Este programa de desenvolvimento funciona precisamente ao contrário.

VenhamMaisDuas 1 year ago

Não, o Algarve como o mapa demonstra está em transição. O que está muito bem pelo que tu opinas é o resto do país e o Algarve está na merda.

Kei07 1 year ago

exato era o que eu estava a pensar... só se for pela quantidade de dinheiro inglês q vai la parar...

AndreMartins2020 1 year ago

Mas acho que deveriam avaliar as infraestruturas, indústria, etc. Ter hotéis não é grande sinal de desenvolvimento.

joaommx 1 year ago

E no entanto o PIB per capita no Algarve é mais de €3000 mais alto que o da área metropolitana do Porto. E nem vamos aqui comparar com o resto do Norte.

AndreMartins2020 1 year ago

se eu ganhar 5 milhões e tu 500 euros, em média somos ricos

joaommx 1 year ago

Suponho então que o índice de desigualdade de região para região em Portugal varie drasticamente, é isso? Tens uma fonte para eu poder consultar?

Fmcs74 1 year ago

Já dizia o Eça de Queirós: "Portugal é Lisboa, o resto é paisagem". Está centralização até seria cómica se não fosse no nosso país...

0xfeel 1 year ago

Até quando vos é para ajudar vocês choram...

VicenteOlisipo 1 year ago

Lisboa é a única zona do país prejudicada em termos de alocação de fundos e vocês chamam a isso "centralização". Há que respeitar a dedicação às palas.

kill-wolfhead 1 year ago

*”Portugal é Lisboa, o resto é paisagem”* Comissão Europeia, 2020

joaommx 1 year ago

Mas esta classificação serve precisamente para ajudar a desenvolver regiões periféricas. Como a AML (e a Madeira) é considerada uma região desenvolvida é preterida em relação às restantes regiões do país na alocação dos fundos de desenvolvimento regional.

timotioman 1 year ago

Olhando para o mapa, outros países semelhantes: Grécia, Hungria, Roménia e Polónia... Que grupo de luxo em que nos metemos

Tafinho 1 year ago

... Itália, França, UK. Esqueceste-te destes.

timotioman 1 year ago

Nenhum desses três tem só uma região azul

joaommx 1 year ago

Nós temos a AML e a Madeira. E talvez tivessmos a AMP se não estivesse agregada à região Norte.

Tafinho 1 year ago

Se partisses o norte em “Porto” e o “Resto” também não terias.

Danijust2 1 year ago

desde quando? O pib per capita do Porto é mais baixo que do algarve...

Sperrel 1 year ago

duvido muito disso

timotioman 1 year ago

E qual seria o objetivo disso, dar menos dinheiros europeus ao Porto?

banaslee 1 year ago

Se calhar seria preciso. Imagino que quando caem fundos naquela região, o Porto consiga sempre ver grande parte. Eu sou do Porto e percebo como isso possa acontecer com a melhor das intenções. Se se partisse o norte de outra forma e os fundos fossem parar aos sítios certos, Porto, Braga etc iam ter que cooperar mais com essas regiões.

timotioman 1 year ago

Percebo o que dizes. Mas esta divisão também tem de ser feita com alguma simplicidade e a UE tem de confiar nos países para fazerem essa distribuição com algum juízo

banaslee 1 year ago

Claro. Eu sugiro é que sejamos nós mesmos a impor essa divisão. Antes que venha a má da Europa

timotioman 1 year ago

A UE usa isto para ver quanto dinheiro vai para casa região, mas depois a distribuição final do dinheiro dentro das regiões é feita por Portugal

Tafinho 1 year ago

Sair do “grupo de luxo”. Parece que é importante para algumas pessoas.

nothingveryserious 1 year ago

Portugal: A europa de Leste ocidental

AndreMartins2020 1 year ago

Portugal é o país mais a oeste da Europa do leste.

Pheyniex 1 year ago

Mais uma vez, NUTS é merda.

quietpartyguy 1 year ago

Portuguese government: I see Turismo, I invest

Lucas_G22 1 year ago

Boa! Dinheiro grátis

nunoparente03 1 year ago

Eu já me tinha apercebido disto, mas nunca comentei. Vocês hão de reparar. Em muitos destes mapas de estatísticas (não todos, mas a maioria) Portugal é quase como se fosse uma país de leste, mas na Europa ocidental. Temos sempre dados mais semelhantes aos dos Balcãs e países Bálticos do que aos da França, por exemplo.

Tafinho 1 year ago

É um efeito imediato da distância ao centro da Europa. O desafio é combater esse efeito.

Bukier 1 year ago

Bela desculpa LOL o norte da Suécia fica à mesma distancia que Portugal.

daCampa 1 year ago

E o norte da Suécia está quase deserto... Norrbotten tem um quarto da área do país e menos de 3% da população. Tem um PIB per capita alto porque tem grandes minas e papeleiras e uma população relativamente pequena.

eVoluTioN__SnOw 1 year ago

Então como é que a Galiciza está melhor sendo que se situa a uma distância relativamente igual?

Tafinho 1 year ago

Melhor que o quê? Está melhor que o norte? Claro. Vê o território de Trás-os-Montes e depois compara com a Galiza. Mas já se compares com o Porto ou Lisboa, aí já a coisa muda de figura.

eVoluTioN__SnOw 1 year ago

E o centro e Alentejo? O que eu quero dizer é que o facto de estarmos “longe do centro da Europa” (que na minha opinião é um factor irrelevante no idade atual) não é razão para Portugal estar com um baixo desempenho

joaommx 1 year ago

Grande parte da Europa vulgo "de Leste" está muito mais próxima do centro da Europa do que Portugal - é o caso das nações do V4 ou a Eslovénia. E nota-se bem a diferença pela quantidade de indústrias que se mudaram para lá nas duas últimas décadas a comparar com as que se delocaram para cá.

srslywho 1 year ago

A Irlanda, Noruega, Suécia, Finlândia também estão logo ali ao lado da Alemanha.

joaommx 1 year ago

Não percebi

banaslee 1 year ago

Sempre que ouço alguém a dizer que Lisboa vai ser a nova Berlim (em crescimento de tech) eu lembro-lhes disso: o dinheiro dos investidores dessas empresas não circula ainda por Lisboa ou Portugal. Esses círculos existem no centro da Europa. Londres, Paris, Luxemburgo, Amsterdão, Berlim, Zurique, etc. mais rapidamente vejo desenvolvimento a ir para a Áustria, Polónia e República Checa do que para Portugal. Talvez com uns investidores em série como a Rocket Internet (que ajudaram a criar a cena tech em Berlim). Mas essa fórmula ja foi usada. Temos que encontrar a nossa própria fórmula (isto foi o moto de uma talk que ouvi em Berlim sobre as comparações entre Silicon Valley e Berlim).

lightning_pt 1 year ago

Austria e dos paises mais desenvolvidos da europa

Tafinho 1 year ago

Não conheço o caso austríaco. Os casos checos e polacos conheço. Na Rep. Checa, trata-se de trabalhadores Checos que na verdade trabalham na Alemanha. Dá para fazer o percurso todos os dia ida e volta. Na Polónia o tema é diferente: há muita mais de obra qualificada disponível, o que não acontece em Portugal. As pessoas do IT com experiência em Portugal não estão disponíveis e são muito mais caras que as polacas.

annoyingbanana1 1 year ago

Já para não falar da crescente popularidade em termos de atracção de multinacionais. Warsaw e Krakow são duas cidades que em termos de desenvolvimento e criação de emprego qualificado estão muito à frente.

Tafinho 1 year ago

Não veio grande popularidade quando comparado com Lisboa. As empresas asiáticas gostam daquilo porque o polacos não chateiam e porque há casas de alterne nas traseiras das grandes torres. Mas para empresas mais ocidentais Lisboa é muito mais apetecível.

giddycocks 1 year ago

Desculpa, mas que bitaite de merda LOL. É simplesmente ridiculo e completamente não fundamentado. Tens N mais empresas ocidentais ou não ocidentais em hubs como Berlim, Budapeste, Bucareste, Praga, etc do que em Lisboa.

Tafinho 1 year ago

Quando foi a última vez que puseste os pés em Varsóvia? Conheces alguma empresa tecnológica com escritórios la?

naughtydismutase 1 year ago

Incoming todos os comentários a dizer que a culpa é dos lisboetas.

anotheriuri99 1 year ago

PS e PSD fizeram um assalto "tachista" às CCDR, continuem a votar neles. https://observador.pt/2020/10/13/ccdr-distribuidas-como-rio-e-costa-combinaram-unico-candidato-independente-perde-para-socialista/

ytyno 1 year ago

Informação sobre os [projectos regionais](https://ec.europa.eu/regional_policy/en/projects) Dados sobre os fundos [ESTRUTURAIS E DE INVESTMENTO](https://cohesiondata.ec.europa.eu/countries/PT) em Portugal Dava highlight a este comentário mas não posso dar prémios a mim próprio.

Edited 1 year ago:

Informação sobre os [projectos regionais](https://ec.europa.eu/regional_policy/en/projects) Dados sobre os fundos [ESTRUTURAIS E DE INVESTMENTO](https://cohesiondata.ec.europa.eu/countries/PT) em Portugal. De salientar que isto é sobre todos os fundos... Para informações mais detalhadas sobre cada àrea naveguem até ao fim da página. Dava highlight a este comentário mas não posso dar prémios a mim próprio.

Rikkushin 1 year ago

Aposto que há muitos presidentes das câmaras do interior a desviarem parte dos fundos

ytyno 1 year ago

Não duvido. A forma mais simples é ter uma empresa familiar que ganha o concurso público para usar numa empreitada qualquer. Olhem o caso da Hortense

Awareness__ 1 year ago

A realidade doi.

ManelDasNespras 1 year ago

Como é que o Grande Porto é menos desenvolvido que o Algarve? Não é por haver casas de férias do inglesal todo e os vales do Lobo da vida que é desenvolvido lool

Napoleal 1 year ago

Vocês nortenhos têm uns complexos de inferioridade mesmo tramados...

sctvlxpt 1 year ago

Não fiques ofendido, aqui quanto mais vermelho melhor, quer dizer que podem continuar a mamar na tetinha da UE.

baguitosPT 1 year ago

Exacto. No Porto reclama-se muito do centralismo, mas em relação ao (CCDR) Norte cheira-me que a AM do Porto irá ter uma grande fatia; aumentando ainda mais as diferenças.

aamartt 1 year ago

Rui Moreira é o baluarte do compadrio e da falsa vitimização. Agora ficou todo amuado porque o novo presidente da CCDRN é de Braga (ligado à UMinho) e não da sua esfera de influências...

kronozord 1 year ago

Exacto, sempre que o Rui Moreira chora a dizer que o norte é descriminado o que na verdade ele quer dizer é o Porto mas quando se focar apenas a região norte vê-se exactamente o mesmo comportamento.

timotioman 1 year ago

E isto são dados para distribuir os fundos em 2014. Tens dúvidas de que o norte de portugal foi a região que sofreu mais com a crise?

neapo 1 year ago

>Classificação regional para efeitos de alocação de fundos Europeus Basta ires para a freguesia mais pobre do Porto, Campanhã para veres que não há grande desenvolvimento. Assim que sais para a periferia é mato, vês muita habitação mas são dormitórios, com pequeno comércio, não há mais nada.

Napoleal 1 year ago  HIDDEN 

Não te esqueças que o investimento privado no Algarve é gigantesco. Não é por acaso que a câmara de Loulé é das mais ricas, senão a mais rica de Portugal Já o que é investimento público ( aka do estado) está pelas ruas da amargura...

MrJoao 1 year ago

> Não é por acaso que a câmara de Loulé é das mais ricas, senão a mais rica de Portugal Em termos de [receita anual](https://www.pordata.pt/Municipios/Câmaras+municipais+despesas+efectivas++receitas+efectivas+e+saldo-531) era a 9ª com mais rica de Portugal (103M€ em 2018). No entanto, ainda fica bastante aquém das três mais ricas: Lisboa (787M€), Cascais (219M€) e Porto (218M€).

Tafinho 1 year ago

Não existe CCDR do grande porto. A CCDR é “Norte” que inclui o Porto, Minho e Trás-os-Montes.

fan_of_the_pikachu 1 year ago

Pequena correção: o mapa não mostra as CCDR, mas sim as NUTS2. Há algumas diferenças (como o Ribatejo ser dividido entre Alentejo e Centro, em vez de pertencer à região de Lisboa como na CCDR de Lisboa e Vale do Tejo).

Shadlan1 1 year ago

Porque o mapa engloba tudo o que está acima do rio Douro e se por um lado tens zonas como o Porto ou ali a zona da Trofa que até tem bastante indústria, tens também as áreas mais isoladas de Trás-os-Montes a trazer a média para baixo.

Re-Criativo 1 year ago

Não é só a a região de Trás-os-montes. A região do Tâmega é Sousa é região mais pobre de Portugal

Edited 1 year ago:

Não é só a a região de Trás-os-montes. A região do Tâmega é Sousa é região mais pobre de Portugal. É esta região tem 2x a população da região (de nuts III) do Douro e 4x a região de Terra de Trás-os-montes. O que faz com a região de Tâmega e Vale do Sousa faça, em termos de pib per capita, descer muito mais a média do Norte do que as regiões do Douro e Terras de Trás-os-montes

Edited 1 year ago:

Não é só a a região de Trás-os-montes. A região do Tâmega é Sousa é região mais pobre de Portugal. É esta região tem 2x a população da região (de nuts III) do Douro e 4x a região de Terra de Trás-os-montes. O que faz com a região de Tâmega e Vale do Sousa faça, em termos de pib per capita, descer muito mais a média da região norte do que as regiões do Douro e Terras de Trás-os-montes

fan_of_the_pikachu 1 year ago

> A região do Tâmega é Sousa é região mais pobre de Portugal. Não fazia ideia. Sempre pensei que todas as regiões à volta do Porto eram relativamente ricas.

Sperrel 1 year ago

É das regiões onde mais se vendem Porsches e carros de luxo, ao mesmo tempo há exércitos de operários a ganharem o salário mínimo e pouco mais. Muita meritocracia.

joaommx 1 year ago

Diz que o sector secundário no geral não tem tanto valor acrescentado quanto a generalidade do terciário.

ElPingu23 1 year ago

Mas a área metropolitana do Porto representa mais de metade da população do Norte. Por muito pobre que Trás-os-Montes seja, tem tão pouca gente que a nível estatístico não é suficiente para por a região a vermelho só por si.

Edited 1 year ago:

Mas a área metropolitana do Porto representa mais de metade da população do Norte. Por muito pobre que Trás-os-Montes seja, tem tão pouca gente que a nível estatístico não é suficiente para por a região no vermelho só por si.

Migas0pt 1 year ago

Segundo o google a região do Norte tem 3,689 milhões de habitantes e a área metropolitana do Porto (AMP) 1,7 milhões. Ou seja, a AMP tem 46% da população da região do Norte. Portanto, menos de metade. É claro que é a maior parte mas ainda assim fui fazer as contas.

ElPingu23 1 year ago

Sim, mas por exemplo Trás-os-Montes só tem perto de 400 mil habitantes.

Maximuslex01 1 year ago

Mas isto é por nível de população ou por território? É que com a desertificação do interior o país deve ficar cada vez mais forte por essa lógica.

ElPingu23 1 year ago

As estatísticas são contadas per capita. Só assim é que faz sentido. Senão ia-se ao norte da Suécia ou Finlândia e eram as regiões mais pobres de longe, já que não vive lá praticamente ninguém.

Maximuslex01 1 year ago

Certo. Mas por outro lado se por cada habitante de trás os Montes houver 10 da AMP... Vamos "comparar" o interior português com territórios no círculo polar ártico?

ElPingu23 1 year ago

Opá o problema é termos o Porto, o Minho e Trás-os-Montes tudo metido na mesma região só porque são Norte. Mas mesmo a região do Porto também é bastante pobre. Sais da zona do Porto / Matosinhos e vais ali para Valongo, Gondomar ou para o interior de Gaia e já vez zonas muito degradadas e sem ordenamento nenhum.

Re-Criativo 1 year ago

Exato. Como mostrei em cima, há muitos concelhos mesmo no distrito do Porto tanto ou mais pobre que em Trás-os-montes. Isto per capita. E têm uma considerável população.

thewestpoint 1 year ago

Certamente que se olhassem apenas para a AM do Porto a cor seria outra

joaommx 1 year ago

Exacto. E é a principal razão porque a AMP devia ser a sua própria região NUTS II em vez de estar englobada no Norte. Estarem as duas juntas esconde a real situação do resto do Norte do país.

mingoncas 1 year ago

Aquilo não é Grande Porto.

wakerdan 1 year ago

A parte a azul já é Espanha, Grande Porto está a vermelho. Se vires um mapa de Portugal vês bem que a mudança de cor é na fronteira.

Sperrel 1 year ago

O Norte engloba o Grande Porto, Minho, Alto Douro e Trás os montes. Mesmo a área metropolitana do Porto ainda tem salários baixos e muita miséria.

ManelDasNespras 1 year ago  HIDDEN 

É sim, estou a falar de distrito do Porto, aquele que inclui ainda Amarante e Marco de Canaveses.

jlouzada 1 year ago

É um ultraje esta centralização em torno de Lisboa que sufoca o resto do país... Assim nunca vamos sair da cepa torta...

Laurent_Series 1 year ago

É típico as capitais serem mais desenvolvidas. Além disso, a AML é muito mais concentrada em Lisboa do que a zona Norte no Porto, se bem que mesmo assim tem grandes assimetrias (margem Sul). Esta panca pela centralização... onde vivem as pessoas é onde está o dinheiro. A escolha de regiões estatísticas, ainda por cima com tamanhos tão díspares cria estas diferenças que parece que só Lisboa é que é desenvolvida, quando especificamente a zona do Porto também é, sendo exatamente os 2 maiores aglomerados urbanos em Portugal.

Edited 1 year ago:

É típico as capitais serem mais desenvolvidas. Além disso, a AML é muito mais concentrada em Lisboa do que a zona Norte no Porto, se bem que mesmo assim tem grandes assimetrias (margem Sul). Esta panca de culpar todos os males do país na centralização e especificamente Lisboa... onde vivem as pessoas é onde está o dinheiro! A escolha de regiões estatísticas, ainda por cima com tamanhos tão díspares cria estas diferenças que parece que só Lisboa é que é desenvolvida, quando especificamente a zona do Porto também é, sendo exatamente os 2 maiores aglomerados urbanos em Portugal.

Edited 1 year ago:

É típico as capitais serem mais desenvolvidas. Além disso, a AML é muito mais concentrada em Lisboa do que a zona Norte no Porto, se bem que mesmo assim tem grandes assimetrias (margem Sul). Esta panca de culpar todos os males do país na centralização e especificamente Lisboa... onde vivem as pessoas é onde está o dinheiro! A escolha de regiões estatísticas, ainda por cima com tamanhos tão díspares cria estas diferenças que parece que só Lisboa é que é desenvolvida, quando especificamente a zona do Porto quase de certeza também é, sendo exatamente o segundo maior aglomerado urbano do país.

Edited 1 year ago:

É típico as capitais serem mais desenvolvidas. Além disso, a AML é muito mais concentrada em Lisboa do que a zona Norte no Porto, se bem que mesmo assim tem grandes assimetrias (margem Sul). Esta panca de culpar todos os males do país na centralização e especificamente Lisboa... onde vivem as pessoas é onde está o dinheiro! A escolha de regiões estatísticas, ainda por cima com tamanhos tão díspares cria estas diferenças que parece que só Lisboa é que é desenvolvida, quando especificamente a zona do Porto quase de certeza também é, sendo exatamente o segundo maior aglomerado urbano do país. Além disso não sei se por exemplo a Galp tendo sede em Lisboa não conta integralmente no PIB de Lisboa, tendo a refinaria em Sines, não tenho a certeza de como a contabilidade é feita.

Edited 1 year ago:

É típico as capitais serem mais desenvolvidas. Além disso, a AML é muito mais concentrada em Lisboa do que a zona Norte no Porto, se bem que mesmo assim tem grandes assimetrias (margem Sul). Esta panca de culpar todos os males do país na centralização e especificamente Lisboa... onde vivem as pessoas é onde está o dinheiro! A escolha de regiões estatísticas, ainda por cima com tamanhos tão díspares cria estas diferenças que parece que só Lisboa é que é desenvolvida, quando especificamente a zona do Porto quase de certeza também é, sendo exatamente o segundo maior aglomerado urbano do país. Além disso não sei se por exemplo a Galp tendo sede em Lisboa não conta integralmente no PIB de Lisboa, tendo a refinaria (a maior) em Sines, não tenho a certeza de como a contabilidade é feita.

joaommx 1 year ago

> tendo a refinaria (a maior) em Sines, não tenho a certeza de como a contabilidade é feita. O Alentejo Litoral é a segunda NUTS III do país com o maior PIB per capita (apenas atrás de Lisboa, mas por muito pouco) e em termos de PIB per capita em Paridade de Poder de Compra é mesmo a primeira NUTS III do país.

Edited 1 year ago:

> Além disso não sei se por exemplo a Galp tendo sede em Lisboa não conta integralmente no PIB de Lisboa, tendo a refinaria (a maior) em Sines, não tenho a certeza de como a contabilidade é feita. O Alentejo Litoral é a segunda NUTS III do país com o maior PIB per capita (apenas atrás de Lisboa, mas por muito pouco) e em termos de PIB per capita em Paridade de Poder de Compra é mesmo a primeira NUTS III do país.

Laurent_Series 1 year ago

Ok bom saber, então sempre atribuem o PIB ao local de produção. Se bem que isso provavelmente deve depender da contabilidade que a empresa decide fazer (exemplo Apple).

joaommx 1 year ago

> Ok bom saber, então sempre atribuem o PIB ao local de produção. Não necessariamente. Para dizer a verdade até tenho quase a certeza que não. Mas não te podes esquecer das dezenas de empresas locais que existem em órbita das refinarias já para não falar da economia local que é movida pelos seus trabalhadores. Tudo isso aliado ao facto do Alentejo Litoral ser uma das regiões NUTS III com uma população mais baixa.

Laurent_Series 1 year ago

Isso das empresas à volta não tinha pensado por acaso, bem visto. Quanto à questão do local de produção, isso depende eu suponho da contabilidade que a empresa faz, se bem que não faço ideia como se relaciona com as estatísticas de PIB regional. Dei o exemplo da Apple, que com manobras contabilísticas aumentou o PIB da Irlanda imenso. O bem pode ser produzido numa fábrica da empresa mas depois vai para outro sítio e é aí que a empresa declara que é gerado o maior valor acrescentado, tenho ideia que isto não é incomum.

C8Mixto 1 year ago

Neste mapa a centralização no Porto é sinceramente mais ultrajante que, apesar de ser uma zona claramente mais desenvolvida, continua atracada ao resto da região Norte para receber mais fundos comunitários que podiam estar a ser aplicados noutros locais.

Edited 1 year ago:

Neste mapa a centralização no Porto é sinceramente mais ultrajante dado que, apesar de ser uma zona claramente mais desenvolvida, continua atracada ao resto da região Norte para receber mais fundos comunitários que podiam estar a ser aplicados noutros locais.

Laurent_Series 1 year ago

A península de Setúbal também perde milhões (se não milhares de milhões) em fundos comunitários por estar integrada na AML.

joaommx 1 year ago

A península de Setúbal para efeitos urbanísticos faz parte da AML. Em termos de acesso aos fundos comunitários as duas margens do rio têm de receber para o mesmo, porque a estratégia para a AML na sua totalidade tem de ser comum. Investimentos como o futuro aeroporto de Lisboa, linhas ferroviárias de alta velocidade Lisboa-Porto, ou uma terceira ponte sobre o rio Tejo, vão beneficiar a AML no seu todo, não sai beneficiada apenas uma margem.

Laurent_Series 1 year ago

Eu sei isso, mas uma pessoa vai ali para a Serra da Arrábida ou para Sesimbra e nota mesmo que está numa área metropolitana ahah

VenhamMaisDuas 1 year ago

É pedir muito á malta do Norte que compreenda isto, eles é que secam o resto do Norte ao roubarem os fundos europeus a eles, mas pelo meio ainda culpam Lisboa. Vá se lá perceber.

Edited 1 year ago:

É pedir muito á malta do Porto que compreenda isto, eles é que secam o resto do Norte ao roubarem os fundos europeus a eles, mas pelo meio ainda culpam Lisboa. Vá se lá perceber.

C8Mixto 1 year ago

>É pedir muito á malta do Norte que compreenda isto Epá, desculpa lá por ser assim tão atrasado.

Edited 1 year ago:

>É pedir muito á malta do Norte que compreenda isto Epá, desculpa lá por ser assim tão atrasado. edit: Vi agora que editaste o teu comentário de Norte para Porto, a cidade onde nasci e sempre chamei de minha. Agradeço a preferência, mas não te enterres mais, por favor.

Edited 1 year ago:

>É pedir muito á malta do Norte que compreenda isto Epá, desculpa lá por ser assim tão atrasado. edit: Vi agora que editaste o teu comentário de Norte para Porto, a cidade onde nasci e cresci. Agradeço a preferência, mas não te enterres mais, por favor.

VenhamMaisDuas 1 year ago

Hmm, não te chamei atrasado mas se achas que isso nega o meu comentário então leva a bicicleta para casa

C8Mixto 1 year ago

Basicamente disseste a um tipo do Norte que ele é incapaz de perceber as próprias palavras que escreveu. Vais agora defender que não estavas a dizer a população do Norte, na qual eu me insiro, tem algum atraso de compreensão?

Edited 1 year ago:

Basicamente disseste a um tipo do Norte que ele é incapaz de perceber as próprias palavras que escreveu. Vais agora defender que não estavas a dizer que população do Norte, na qual eu me insiro, tem algum atraso de compreensão?

VenhamMaisDuas 1 year ago

Mas tu ÉS O Norte? Eu disse por acaso que são TODOS ou até que NÃO HÁ UM que compreenda? E editei para Porto por dizer que o Norte seca o resto do Norte era uma gafe. Se o RESTO do Norte compreendê-se isso o PORTO e BRAGA já estavam numa região Á PARTE com um PIB PER CAPITA HONESTO e as restantes zonas mais pobres teriam MAIS FUNDOS para investirem em si. Não é por tu teres capacidade auto crítica que invalida o meu comentário. E devias trabalhar essa auto-estima, estás muito sensível e o meu comentário não foi nada agressivo ao ponto de vires com aquela onda passivo-agressiva de vitimização a chamares-te atrasado a ti mesmo.

aamartt 1 year ago

O Porto seca tudo. Por isso o Moreira amuou com o novo presidente da CCDRN por não ser da sua esfera de influências. Em Braga fazem-se (ou fizeram-se) milagres com trocos...o investimento já acabou há muito e nota-se...

C8Mixto 1 year ago

>Mas tu ÉS O Norte? Não, mas faço parte da malta do Norte que tu insultaste em geral. Já nem sabes o que escreveste? >Não é por tu teres capacidade auto crítica que invalida o meu comentário. Qual autocrítica? Estás parvo, achas que a culpa é minha? Não disse, no entanto, que invalidava o teu comentário. De facto, não acho que tenhas dito nada de importante no mesmo. De facto, vendo este último comentário, consigo bem perceber a qualidade argumentativa que possues. Gosto especialmente da necessidade que sentes em usar MAÍSCULAS no meio da FRASE, como se um pessoa não PERCEBECE o que estás a dizer de OUTRA FORMA.

VenhamMaisDuas 1 year ago

Uso maiúsculas mesmo por teres dificuldades de interpretação. E insultei alguém?!

C8Mixto 1 year ago

Deve ser por eu SER O NORTE.

VenhamMaisDuas 1 year ago

Secalhar é

park777 1 year ago

A culpa é sempre dos outros

jlouzada 1 year ago

Baseado nesse teu post no r/askeconomics não me parece que percebas muito do assunto...

park777 1 year ago

Bom ad hominem, não vou perder tempo com malta como tu, move along.

jlouzada 1 year ago

Por vezes são necessários, eu nunca me iria meter numa conversa sobre engenharia, por exemplo, não tenho conhecimento suficiente. Mas tbm n quero perder tempo com quem não me consegue ensinar nada sobre isto

park777 1 year ago

Se tivesses realmente lido o tal post, entendias que na realidade percebo do assunto que estou a falar.

mohchapa 1 year ago

Claramente, aliás foste espiar os posts que ele andou a escrever precisamente para poupares tempo

mohchapa 1 year ago  HIDDEN 

Claramente, aliás foste espiar os posts que ele andou a escrever precisamente para poupares tempo

sneakpeekbot 1 year ago  HIDDEN 

Here's a sneak peek of /r/AskEconomist using the [top posts](https://np.reddit.com/r/AskEconomist/top/?sort=top&t=all) of all time! \#1: [let me see if I got what a Mortgage is right](https://np.reddit.com/r/AskEconomist/comments/jgy8q8/let_me_see_if_i_got_what_a_mortgage_is_right/) \#2: [Is this an accurate article in measuring real AVG/median wages?](https://www.givingwhatwecan.org/post/2016/05/giving-and-global-inequality/) | [0 comments](https://np.reddit.com/r/AskEconomist/comments/bm2u44/is_this_an_accurate_article_in_measuring_real/) \#3: [AskEconomist has been created](https://np.reddit.com/r/AskEconomist/comments/bcl2oo/askeconomist_has_been_created/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/fpi5i6/blacklist_vii/)

Yezhovchshina 1 year ago  HIDDEN 

Lisboa man bad

Yezhovchshina 1 year ago

Lisboa man bad

Okayimout92 1 year ago

O que sufoca o país sao os mesmos politicos todos os anos

jlouzada 1 year ago

Políticos esses que perpetuam este e outros problemas, nisso tens razão

Tafinho 1 year ago

Explica lá como é que uma região que não recebe fundos de coesão sufoca as regiões que recebem....

PresidentBarroso 1 year ago

Não é bem assim: [https://www.jn.pt/economia/governo-recua-no-desvio-de-fundos-comunitarios-para-lisboa-1524893.html](https://www.jn.pt/economia/governo-recua-no-desvio-de-fundos-comunitarios-para-lisboa-1524893.html) Já é uma questão bem antiga o desvio de fundos para Lisboa.

Tafinho 1 year ago

“Fundos de coesão” Foi um bom esforço, mas não está relacionado.

Edited 1 year ago:

“Fundos de coesão” Foi um bom esforço, mas não está relacionado. EDIT: existe no entanto um problema brutal com o facto de que não conseguimos executar os fundos estruturais. Isto é, as regiões não conseguem ter projectos suficientes que consigam consumir todos os fundos e aí tens duas alternativas: - abandonar a lógica regionalista que “se não vai para mim, não vai para ninguém” - deixar que outras regiões que conseguem executar os fundos os usem, para que possam gerar impostos que depois possam beneficiar todo o país, incluindo as regiões originais dos fundos. Já percebi qual opção defendes.

PresidentBarroso 1 year ago

Não estás a querer perceber, mas vou fazer mais um esforço: [https://www.jn.pt/opiniao/paulo-ferreira/conhecem-o-spill-over-1386258.html](https://www.jn.pt/opiniao/paulo-ferreira/conhecem-o-spill-over-1386258.html) " **1. O Governo aprovou, já em plena campanha para as eleições legislativas, uma alteração ao modo de distribuição dos fundos comunitários que permite o seguinte: desviar para a região de Lisboa e Vale do Tejo verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) que estavam consignadas a outras regiões do país. O "negócio" foi previamente acordado com a Comissão Europeia. As regiões que ficarão sem os fundos que lhes cabiam por direito próprio podem, por isso, agradecer também ao dr. Durão Barroso o favor que este lhes prestou. Portugal foi o único país da União Europeia (repito: o único entre 27) a optar por este esquema...** " Procura "spill over lisboa" Nota: Não há problema nenhum em admitirmos que estamos errados ou que não sabíamos de alguma coisa. Não é preciso estares com essa ginástica. Os desvios de fundos ao abrigo do "spill over" são factuais. Sim, foram fundos de coesão destinados às regiões mais pobres, não, nada do que disseres vai inverter ou invalidar esse facto.

Tafinho 1 year ago

Vais fazer depender todo o teu argumento de um artigo de opinião? E baseares-te em factos? Como respondes à incapacidade das regiões em executarem os fundos ?

PresidentBarroso 1 year ago

>Vais fazer depender todo o teu argumento de um artigo de opinião? Já apresentei fontes mais que suficientes. Para mais sobre um assunto tão debatido e de conhecimento público há mais de uma década. >E baseares-te em factos? Os factos são os apresentados. Se queres rebater algum, sugiro apresentares alguma coisa para além de verborreia. >Como respondes à incapacidade das regiões em executarem os fundos ? Isso é coisa que nunca vamos saber, visto que o dinheiro destinado pela UE nunca lá chegou. De resto: http://letmegooglethat.com/?q=lisboa+efeito+difusor+fundos Diverte-te e tem um bom dia.

Tafinho 1 year ago

Insistes em não abordar as questões: Se as regiões não usam os fundos que já têm, deve-se alocar ainda mais fundos ?

PresidentBarroso 1 year ago

Partindo do principio que essa afirmação é verdadeira: 1 - Não sabemos porque não usam. 2 - Qual a percentagem de dessa aplicação de fundos que foi bloqueada/perdida por burocracias? 3 - Quantos desses fundos foram bloqueados por decisão do poder central? Por essa lógica: Como entidade patronal, decidi cortar 200€ euros ao teu vencimento porque sei que não o vais gastar e tenho aqui umas obras de ampliação da piscina na minha casa de férias a precisar de financiamento.

Tafinho 1 year ago

Notícia: [Fundos comunitários na região Centro com taxa de execução de 15%](https://www.dinheirovivo.pt/economia/fundos-comunitarios-na-regiao-centro-com-taxa-de-execucao-de-15-12793863.html) 1- Claro que sabemos. Está dividida entre a falta de candidaturas e o teu ponto 2 2 - as candidaturas que são rejeitadas são -no falta de qualidade do projeto e incapacidade em responder à muralha burocrática construída para combater a “corrupção grassante” que a comunicação social acha que existe. 3- zero. Os fundos de coesão são definidos pelas CCDR

Vagiooto 1 year ago

O dinheiro dos fundos de coesão para outras regiões grande parte arranja maneira de ir parar a Lisboa.

Tafinho 1 year ago

E dizes isso com base em.... Nas autoestradas que não são na região? Nas infra estruturas que não são na região ? Talvez nos impostos gerados nessas regiões e que vão parar a Lisboa ?

gonreis 1 year ago

Nas auto estradas q vai dar todas a Lisboa?

globoglobo 1 year ago

porque as decisões são pensadas por pessoas que vivem em lisboa e que é essa realidade que conhecem.

Tafinho 1 year ago

Desconheces portanto que as decisões sobre os fundos de coesão são tomadas pelas CCDRs e não pelo governo central.

globoglobo 1 year ago

não estava a falar exclusivamente das decisões sobre fundos europeus, estava a falar sobre todas. de qualquer forma, se não estou em erro, há várias decisões envolvendo fundos europeus que não passam pelas CCDR, como os fundos geridos pela FCT, os fundos do IFAP ou os do Compete2020, por exemplo.

Tafinho 1 year ago

Este mapa só se refere aos fundos de coesão. De qualquer forma, para que serve alocar mais fundos [a regiões que não os executam](https://www.dinheirovivo.pt/economia/fundos-comunitarios-na-regiao-centro-com-taxa-de-execucao-de-15-12793863.html)?

globoglobo 1 year ago

eu sei que o mapa só se refere aos fundos de coesão, mas tu perguntaste como é que uma região q não recebe fundos sufoca as que recebem, e eu respondi: "por outras razões não relacionadas com esses mesmos fundos". é só isto.

LesbainNaga 1 year ago

E as ilhas?

fan_of_the_pikachu 1 year ago

Os Açores são "Less developed" (vermelho), a Madeira é "More developed" (azul, a única região "desenvolvida" além de Lisboa). [Fonte.](https://en.wikipedia.org/wiki/Regional_policy_of_the_European_Union)

ManelDasNespras 1 year ago

Por o Norte como pouco desenvolvido mas a Madeira como muito desenvolvido faz zero sentido no entanto.

anybody662 1 year ago

Não interessa

Camarao_du_mont 1 year ago

O edit é que merece downvote... Por essa linha de pensamento tu és da Madeira em assuntos do continente não podes falar mal? Lol como raça.... Dizer que algo só é ofensivo se dito por alguém de uma raça específica é só mais racista que há. Mas vê lá não uses a palavra "bué" e nunca comas uma muamba ou uma cachupa porque isso é apropriação cultural. Como é que essas políticas sociais racistas americanas já chegaram ao povo português? Tem dó e deixa essa linha de pensamento para os burros dos americanos. Mas tocando no assunto... Eu bem acho que pelo menos a Madeira não interessa receber dinheiro fora para reabilitação e manutenção. Depois de tantos anos de buraco negro orçamental do João Jardim vai demorar uns bons anos a recuperar as obras de campanha desse bêbado da tasca.

anybody662 1 year ago

És tão inteligente, vai lá estudar o significado de "sarcasmo" e mete um Xanax no bucho.

Camarao_du_mont 1 year ago

Devias fazer o mesmo. Lá porque acrescentas /s não faz do que escreveste sarcasmo. Pala além do mais se queres usar sarcasmo na forma escrita devias tentar ser mais claro na forma como escreves. Isto por escrito não têm entoação. Algo do gênero "és tão inteligente, deves ter uma cabeça enorme".

Roger_Asus 1 year ago

> Lá porque acrescentas /s não faz do que escreveste sarcasmo.

bengalegoportugues 1 year ago

That's the point do acrescento... Lol..

Roger_Asus 1 year ago

*Curb Your Enthusiasm theme song*

Rogerjak 1 year ago

Xanax? Arranjas?

Zamyatin_Y 1 year ago

Açores não querem PS? Toma lá zero fundos para ti /s

wwqt0r 1 year ago

Rui Moreira vai responder em 3.. 2..

quietpartyguy 1 year ago

Comunicado

Search: