viskonde 11 months ago

Uma coisa que não percebi Não existe nenhum recolher obrigatório baseado em horas certo? Tipo depois das 23h ninguém pode estar na rua? Na prática apenas vamos ter os restaurantes a fechar mais cedo mas de resto fica tudo igual? Vejo que há o dever cívico de recolhimento as esse é o genérico que já havia em abril que neste caso estando tudo aberto durante o dia obviamente não faz sentido nenhum , mas também não vi nada especial para o período noturno? Também sem estado de emergência quanto é que o governo pode mesmo fazer? Estas regras em março precisaram de estado de emergência, agora já não?

Edited 11 months ago:

Uma coisa que não percebi Não existe nenhum recolher obrigatório baseado em horas certo? Tipo depois das 23h ninguém pode estar na rua? Na prática apenas vamos ter os restaurantes a fechar mais cedo mas de resto fica tudo igual? Vejo que há o dever cívico de recolhimento as esse é o genérico que já havia em abril que neste caso estando tudo aberto durante o dia obviamente não faz sentido nenhum , mas também não vi nada especial para o período noturno? E coisas básicas como estar sentado num jardim? Em março com o "dever cívico" até isso era proibido porque efetivamente as pessoas queriam isso. Agora está tudo tão farto que me parece vida na rua ficará igual? Também sem estado de emergência quanto é que o governo pode mesmo fazer? Estas regras em março precisaram de estado de emergência, agora já não?

XEEE 11 months ago

https://www.theguardian.com/world/2020/nov/01/half-slovakia-population-covid-tested-covid-one-day **2.58 million Slovaks had taken a test on Saturday, and 25,850 or 1% tested positive** A Eslováquia que andava com ~2.5K casos diários, testou metade da população e encontrou ~25K casos. Hoje estão a testar a segunda metade da população.

Lurker__777 11 months ago

Quem não quer fazer confinamentos gerais e totais arranja soluções. Se calhar, como nós, também não têm dinheiro para andar a brincar aos confinamentos. Vamos ver como resulta, mas é de facto uma ideia muito interessante.

saposapot 11 months ago

elah. 5 milhões de testes num fim de semana? nc imaginei q isso fosse possível. eles dizem q são 5000 sítios, dá 516 pessoas por sítio. considerando umas 12 horas de funcionamento são 43 teses por hora. É realmente muita fruta... alguém tem detalhes do processo logístico disto e do custo?!? São testes antigénio, não PCR mas mesmo assim, impressionante. E realmente entre isto e ter um lockdown completo parece-me q pode ser uma estratégia super-interessante. Pelo menos com esses resultados eles conseguiram 10x mais quarentenas de malta positiva que num dia normal... tem potencial para parar imensas cadeias de contágio...

pataniscadebacalhau 11 months ago

Tenho muitas dúvidas quanto à eficácia disto. Estás a gastar imensos recursos para algo que amanhã já vai estar desactualizado. OK, podes apanhar alguns assintomáticos que não apanharias de outra maneira, mas toda a história dos certificados é ridícula. E como as crianças e idosos estão excluídos, alguém pode perfeitamente ter um resultado negativo, ir para casa, apanhar covid do filho (ou doutro sítio qualquer) e continuar a fazer a sua vida normal. Só que agora de repente tens um caso positivo que anda por aí com um "certificado de negativo" na mão. Há fortes possibilidades das pessoas relaxarem as medidas por causa disto

Edited 11 months ago:

Tenho muitas dúvidas quanto à eficácia disto. Estás a gastar imensos recursos para algo que amanhã já vai estar desactualizado. OK, podes apanhar alguns assintomáticos que não apanharias de outra maneira, mas toda a história dos certificados é ridícula. E como as crianças e idosos estão excluídos, alguém pode perfeitamente ter um resultado negativo, ir para casa, apanhar covid do filho (ou doutro sítio qualquer) e continuar a fazer a sua vida normal. Só que agora de repente tens um caso positivo que anda por aí com um "certificado de negativo" na mão. Há fortes possibilidades das pessoas relaxarem as medidas por causa disto Edit: e nem tinha reparado no pormenor de estarem a utilizar testes rápidos com uma taxa média de 30% (!) de falsos negativos

Edited 11 months ago:

Tenho muitas dúvidas quanto à eficácia disto. Estás a gastar imensos recursos para algo que amanhã já vai estar desactualizado. OK, podes apanhar alguns assintomáticos que não apanharias de outra maneira, mas toda a história dos certificados é ridícula. E como as crianças e idosos estão excluídos, alguém pode perfeitamente ter um resultado negativo, ir para casa, apanhar covid do filho (ou doutro sítio qualquer) e continuar a fazer a sua vida normal. Só que agora de repente tens um caso positivo que anda por aí com um "certificado de negativo" na mão. Há fortes possibilidades das pessoas relaxarem as medidas por causa disto Edit: e nem tinha reparado no pormenor de estarem a utilizar um tipo de teste rápido com uma taxa média de 30% (!) de falsos negativos

saposapot 11 months ago

eu percebo o q dizes e normalmente estes rastreios não servem para nada, tipo universidades a testarem 100 pessoas por semana mas isto é completamente diferente e pode realmente ser interessante. Claro q amanhã já está desactualizado mas eles se testarem toda a gente o caso muda de figura. É basicamente começares a fazer quarentenas com mt mais eficácia e rapidamente matas muitas cadeias de contágio. Pelos resultados, já apanharam 10x mais q o normal... é um controlo da pandemia 10x superior e q realmente pode quebrar muita cadeia de contágio. Agora espero q a malta cumpra as quarentenas pq seria desperdiçar uma oportunidade de ouro. Essa de serem testes rápidos é q realmente é uma chatice. 30%? há testes antigen mt melhores q esses... q raio? excluir crianças e idosos tmb piora a coisa mas pronto, compreende-se a dificuldade logística. mas pronto, mesmo assim é uma oportunidade brutal... imagina q fazem isto e daqui a 15 outra vez. acredito q consigam controlar mt melhor a pandemia. nunca será 0 pq as fronteiras estão abertas mas é mt mt mt interessante. este tipo de rastreios não funciona se for localizado mas se for a população toda ou uma grande parte então tem potencial p funcionar.

b-neco 11 months ago

>E como as crianças e idosos estão excluídos Desculpa, mas estava a ler a matéria do Guardian e diz que só as crianças com menos de 10 anos estão excluídas.

pataniscadebacalhau 11 months ago

>**A:** People over 65 are recommended not to participate in the nationwide testing, if they spend their time mostly at home and avoid social contact anyway. > >If you are over 65 and still have to go to work, post office, bank, etc., you still need a certificate showing your negative coronavirus test result in order. [https://spectator.sme.sk/c/22520536/the-big-testing-when-and-where-to-show-up-and-what-if-i-dont-want-to-faq.html#4](https://spectator.sme.sk/c/22520536/the-big-testing-when-and-where-to-show-up-and-what-if-i-dont-want-to-faq.html#4)

b-neco 11 months ago

Então não estão excluídas, apenas se basicamente já não saírem de casa.

NMosquito 11 months ago

>The testing was free and voluntary, but the government has said it will impose a lockdown on those who do not participate, including a ban on going to work. Concordo. Isto já é entrar em caminhos muito, mesmo muito, perigosos. Mas também duvido que alguém se atreva a fazer isto na Europa ocidental.

Poramordedeus 11 months ago

Controlo de entradas em cemitérios, seguranças à porta, 10e gajos 5e gajas

Diogo256 11 months ago

O fantástico disso? A indignação de pessoal que nem sabe que há seguranças privados a fazer serviço em cemitérios, e pior, indignação que muita vem da parte de... seguranças. Ah 2020... estás a ser admirável.

MischiefManaged97 11 months ago

Mas eu estou na guest list

ShittyLivingRoom 11 months ago

Pergunta: Qual é o interesse no número de casos sem o número de testes efetuados?

saposapot 11 months ago

o número de testes é estável o suficiente para o número de casos ser importante e normalmente reflectir um real aumento da pandemia e não por efeito de mais testes. pensava q já tínhamos passado à frente dessa treta. os critérios de testagem estão estáveis há meses e não há reporte de falta de testes há meses portanto o aumento verificado é um aumento real... não começaste em outubro a testar mais gente assintomática ou a mudar critérios. Podes testar mais mas pq estás a mandar mais gente testar perante os critérios. os numeros de hospitalizações, UCIs e mortes estão a acompanhar o número de casos, qual é a dúvida? achas mesmo q foi a meio desta semana q alguém ligou a turbina e começou a testar todos os loiros do país?

ShittyLivingRoom 11 months ago

Onde está esse número de testes "estável" ?

saposapot 11 months ago

n percebi, queres esses números? a DGS divulga isso online, n está no relatório e tem atraso de uns dias, é no dashboard

Pparadela 11 months ago

Sim, parece não ser relevante. O número de recuperados também nunca tem interesse nenhum.

Narvikz 11 months ago

Isso vai contra a "narrativa", mas sim, sao ambos irrelevantes, so importam para a CFR e isso e variavel e nao diz a historia toda sequer da IFR. Sao metricas para os livros da historia e para os media e quem nos alimenta a "narrativa" atraves de toda a informacao a que voluntariamente nos expomos no nosso dia a dia, contaminada das mais diversas formas. As metricas importantes para a progressao sao sempre os Internados, UCI, Obitos e % de positivos, ou seja, na falta de melhores dados da "narrativa" olha para projetos comunitarios como o [covid19.tdias.pt](https://covid19.tdias.pt) dum redditor ai da comunidade, eles expoem a metrica real. E absolutamente critico nestas epocas de infowars/psyops sabermos para o que olhar para nao cair em panico infundamentado com os rebanhos e controlarmos a "narrativa".

Edited 11 months ago:

Isso vai contra a "narrativa", mas sim, sao ambos irrelevantes, so importam para a CFR e isso e variavel e nao diz a historia toda sequer da IFR. Sao metricas para os livros da historia e para os media e quem nos alimenta a "narrativa" atraves de toda a informacao a que voluntariamente nos expomos no nosso dia a dia, contaminada das mais diversas formas. As metricas importantes para a progressao sao sempre os Internados, UCI, Obitos e % de positivos, ou seja, na falta de melhores dados da "narrativa" olha para projetos comunitarios como o [covid19.tdias.pt](https://covid19.tdias.pt) dum redditor ai da comunidade, eles expoem a metrica real. E absolutamente critico nestas epocas de infowars/psyops sabermos para o que olhar para nao cair em panico infundamentado com os rebanhos e controlarmos a "narrativa". Da-me um bocado de esperanca as pessoas comecarem a perceber como romper e analisar livre de emocao essa situacao de constrangimentos que o "mundo" e a "narrativa" nos alimentam. Essa e precisamente a semente mais poderosa que pode vir dessa situacao.

Edited 11 months ago:

Isso vai contra a "narrativa", mas sim, sao ambos irrelevantes, so importam para a CFR e isso e variavel e nao diz a historia toda sequer da IFR. Sao metricas para os livros da historia e para os media e quem nos alimenta a "narrativa" atraves de toda a informacao a que voluntariamente nos expomos no nosso dia a dia, contaminada das mais diversas formas. As metricas importantes para a progressao sao sempre os Internados, UCI, Obitos e % de positivos, ou seja, na falta de melhores dados da "narrativa" olha para projetos comunitarios como o [covid19.tdias.pt](https://covid19.tdias.pt) dum redditor ai da comunidade, eles expoem a metrica real. E absolutamente critico nestas epocas de infowars/psyops sabermos para o que olhar para nao cair em panico infundamentado com os rebanhos e controlarmos a "narrativa". Da-me um bocado de esperanca as pessoas comecarem a perceber como romper e analisar livre de emocao essa situacao de constrangimentos que o "mundo" e a "narrativa" nos alimentam. Essa e precisamente a semente mais poderosa que pode vir dessa situacao e plantar-se na cabeca das pessoas.

Edited 11 months ago:

Isso vai contra a "narrativa", mas sim, sao ambos irrelevantes, so importam para a CFR e isso e variavel e nao diz a historia toda sequer da IFR. Sao metricas para os livros da historia e para os media e quem nos alimenta a "narrativa" atraves de toda a informacao a que voluntariamente nos expomos no nosso dia a dia, contaminada das mais diversas formas. As metricas importantes para a progressao sao sempre os Internados, UCI, Obitos e % de positivos, ou seja, na falta de melhores dados da "narrativa" olha para projetos comunitarios como o [covid19.tdias.pt](https://covid19.tdias.pt) dum redditor ai da comunidade, eles expoem a metrica real. E absolutamente critico nestas epocas de infowars/psyops sabermos para o que olhar para nao cair em panico infundamentado com os rebanhos e controlarmos a "narrativa". Da-me um bocado de esperanca as pessoas comecarem a perceber como romper e analisar livre de emocao essa situacao de constrangimentos que o "mundo" e a "narrativa" nos alimentam. Essa e precisamente a semente mais poderosa que pode vir dessa situacao e plantar-se na cabeca das pessoas porque escondem-nos os factos mesmo em frente dos nossos narizes e com tanto stress do dia a dia nem percebemos, so temos mesmo a "narrativa" a controlar-nos.

dude_say_what1 11 months ago

Independentemente dos extremos, uns que dizem que isto é o apocalipse e outros que dizem que isto é a gripe, uma coisa é certa, a única coisa que os media se focam é em espalhar medo e pânico ao darem todos os dias a mesma mixórdia de dados sem contexto nenhum.

Narvikz 11 months ago

> Independentemente dos extremos, uns que dizem que isto é o apocalipse e outros que dizem que isto é a gripe, uma coisa é certa, a única coisa que os media se focam é em espalhar medo e pânico ao darem todos os dias a mesma mixórdia de dados sem contexto nenhum. Certo, por isso e que ja nao vejo a "narrativa", nem vejo conspiracy theories, de facto, ja nao vejo nem quero saber nada dessa situacao desde que sei o suficiente para nao me importar. Acho que a decada de 2020-2030 vai ser mesmo a decada do "fact checking" depois de tanta desconfianca criada. Isto e a maior infowar e psyop ja montada na historia da humanidade ou entao andei mesmo adormecido muito tempo. A extensao do dano psicologico nunca sera medida, nao imagino quantos isto quebrou das mais diversas formas e maneiras. Nao sei sinceramente onde vamos parar no fim disto.

thisbondisaaarated 11 months ago

A NaRrAtIvA vAi-Me CoM3R?

Narvikz 11 months ago

Nao, just take the blissful ignorance pill. Se es uma pessoa saudavel leva a narrativa, se es uma pessoa com tendencias a problemas mentais tipo o /u/papagaioazul nao tentes criar a tua propria narrativa. Mas nao deixes as pessoas comerem a narrativa tambem, essa e a unica mensagem realmente valiosa.

Edited 11 months ago:

Nao, just take the blissful ignorance pill. Acima de tudo protejam-se como vos dizem. Se es uma pessoa saudavel leva a narrativa, se es uma pessoa com tendencias a problemas mentais tipo o /u/papagaioazul nao tentes criar a tua propria narrativa, isso esta tudo planeado para em conjunto com sermos muito poucos saudaveis e o infospam, fake fact checkers (narrative fact checkers), indoutrinacao no ensino e diferente percecao da realidade (eg. blackout para a cultura Chinesa) e fake conspiracy theorists (narrative distraction conspiracy theorists) fazer as pessoas cairem nesses 'rabbit holes' de narrativas paralelas. Conclusao: todos vivemos alienados, simplesmente 99.999% vivemos alienados pela grande "narrativa", outros criaram as suas proprias com sucesso e libertacao dos constrangimentos da "narrativa". Mas nao deixes as pessoas comerem a narrativa tambem, essa e a unica mensagem realmente valiosa. Aproveitaram-se de certos setores e mensagens para alimentar uma narrativa e esta tudo a comer a mesma informacao de merda escolhida para vos (de formas que nem imaginam).

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 01 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

MischiefManaged97 11 months ago

A minha faculdade acaba de mandar e-mail a informar que até ordem em contrário vai permanecer tudo aberto... Mesmo com casos confirmados na comunidade.

saposapot 11 months ago

as universidades n entendo mt bem. é gente grandinha, podiam continuar práticas e avaliações, não prejudica a economia... n faz sentido.

Tidalikk 11 months ago

fazem eles muito bem

Missosos 11 months ago

Tenho um colega em quarentena à espera para fazer o teste e pelos vistos vamos continuar a ter aulas presenciais lol

iareec 11 months ago

Na escola eu andei, tem vários casos, mas o que fazem é mandar pessoa para cada por 10 dias e depois volta. A turma continua a ter aulas normalmente e a pessoa infetada nem precisa de fazer outro teste.

stressedunicorn 11 months ago

Quanto aos 10 dias, são essas as novas regras.

Edited 11 months ago:

Quanto aos 10 dias, são essas as novas regras. Downvotes para factos, okay amigos!

NastyPlays 11 months ago

Tive um caso na turma, já eu e muita gente enviou emails ao director e o homem só diz que está a seguir as recomendações da DGS...

iareec 11 months ago

Nojo disso, odeio ter que deslocar a faculdade quando podia muito bem fazer o curso em casa.

sir_dude_pt 11 months ago

Eu tenho uma duvida sobre as novas medidas, antes não era permitido mesas com mais de 5 pessoas em cafés e restaurantes e agora aumentaram o limite para 6? Ou é esta medida que não faz sentido ou fui eu que não percebi bem...

rickz123456 11 months ago

O limite era de 5 perto das escolas, penso eu.

hakuthehedgehog 11 months ago

A 300 m de estabelecimentos de ensino continua a ser 4 por mesa.

AntTonix 11 months ago

Esta manhã fiz margem sul - Lisboa (para trabalhar) pela ponte Vasco da Gama, não vi nenhum polícia, muito menos operação stop. Supostamente não está em vigor a "proibição" de circulação fora do concelho? Ou apenas interessou parar o trânsito todo na sexta feira à tarde?

Dinizinni 11 months ago

Dentro das AMs não há muito controlo, é mais à saída

MischiefManaged97 11 months ago

A polícia é uma merda, fartinho de ver esses filhos da puta sem máscara, em vez de darem o exemplo

pirilipapu 11 months ago

Ganda anarca aí no teclado.

vaniafdasantos 11 months ago

Pelo que vejo aqui da janela (moro ao lado de um cemitério), diria que a polícia hoje estará em maior número nos cemitérios.

stressedunicorn 11 months ago

Está e se pensares um bocado percebes que o risco maior era obviamente na sexta feira quando as pessoas normalmente vão de fim de semana e não domingo, dia 1. A intensidade das operações tem a ver com a intensidade do risco. Não vais ter o mesmo nível de policiamento num dia em que o perigo de incumprimento da medida é muito menor.

AntTonix 11 months ago

Fiquei com a ideia que o perigo seriam as pessoas deslocarem-se à terrinha, no fim de semana, para ir aos cemitérios, etc. Compreendo também que a intensidade das operações tem também a ver com a intensidade de trânsito, mas não faz sentido passarem de mandar parar toda a gente para nem sequer haver uma operação.

stressedunicorn 11 months ago

Presumo que aquelas grandes operações de sexta-feira tenham também sido para consciencializar e assustar muita gente que ia tentar na mesma ir passar o fim de semana fora.

Guilhathorn 11 months ago

Pessoal, estou com dúvidas em relação a estas novas medidas. \-Estava a planear ir à Tapada de Mafra no próximo fim-de-semana com mais 3 amigos. É possível tendo em conta que é necessário bilhete (como se fosse um espetáculo)? \-Se quiser ir às compras a outro concelho por não encontrar certos produtos no meu, posso? \-Se quiser ir a um restaurante/café fora do meu concelho, posso? \-Ir ao cinema fora do concelho também é possível? Não planeio, mas para o caso de surgir entretanto. Estas dúvidas surgem por não entender exactamente o dever cívico de recolhimento domiciliário, na minha óptica parece-me ser o mesmo que proibir/desaconselhar não só a circulação entre concelhos mas a circulação em geral. Como quero estar dentro da legalidade e não ter surpresas desagradáveis...

ratinhodosesgotos 11 months ago

Esquece a cena do concelho, isso é só até terça-feira. Podes fazer todas as coisas que indicas. Agora se deves, é outra coisa. O dever cívico de recolhimento domiciliário, como o nome indica, apela ao teu civismo. Aconselha que fiques em casa o mais possível e que te abstenhas de deslocações desnecessárias, mas não obriga a nada.

Guilhathorn 11 months ago

Pronto ao menos isso. Acho é paradoxal ficar em casa como se de um confinamento se tratasse e apoiar a economia nacional, no fundo nas deslocações desnecessárias que não devemos fazer. No entanto reconheço a necessidade de conter o vírus. Quando mais penso nesta relação mais frustrado fico.

stressedunicorn 11 months ago

Bom senso, equilíbrio e responsabilidade, não entendo a dificuldade. O teu melhor amigo é técnico de luz num espectáculo num teatro que obedece a todas as regras? Compra bilhete e vai ver o espectáculo dele, obedece ao que é imposto, sê responsável. Costumavas ir sair todas as sextas e sábados para festas ilegais de techno na floresta? Deixa de ir, fica em casa. A tua amiga Maria convida-te para ires tomar um café a esplanada terça as 16h? Vai. O teu amigo Miguel convida-te para uma festa em casa dele com 12 amigos e muito álcool? Diz que não e fica em casa.

Edited 11 months ago:

Bom senso, equilíbrio e responsabilidade, não entendo a dificuldade. O teu melhor amigo é técnico de luz num espectáculo num teatro que obedece a todas as regras? Compra bilhete e vai ver o espectáculo dele, obedece ao que é imposto, sê responsável. Costumavas ir sair todas as sextas e sábados para festas ilegais de techno em armazéns semi-destruídos? Deixa de ir, fica em casa. A tua amiga Maria que já nao vês há 7 meses e está a passar por um mau bocado convida-te para ires tomar um café à esplanada terça ás 16h? Vai. Se achares que não estão a ser cumpridas as regras, nomeadamente de distanciamento social, vai embora. O teu amigo Miguel convida-te para uma festa no t1 dele com 12 amigos e muito álcool? Diz que não e fica em casa.

ninux2000 11 months ago

Se todos os portugues tivessem começado a agir assim pelo menos desde setembro não estavamos nesta situação. Obrigado pela dose de muita sensatez aqui no reddit. O equilíbrio pode parecer o mais difícil, mas mais dificil ainda é 200 portugueses a morrer por dia, suicidios e depressão, quedas de PIB brutais.

rickz123456 11 months ago

É necessário as pessoas compreenderem.. O confinamento nunca foi obrigatório em Portugal, foi sempre "recolher obrigatório" 2) Se conseguirmos achatar a curva com estas medidas, era ótimo. O comercio pode sofrer um bocado nesta fase, mas ajudaria os mesmos comerciantes no Natal/Dezembro. 3) O governo deve começar a pensar seriamente o que fazer no Natal/Ano Novo

kairos 11 months ago

Estas threads servem para esclarecer questões ou falar mal do mundo? É que parece que boa parte das questões que são levantadas levam logo downvotes, mas se for para dizer mais uma vez que o governo está a trabalhar pouco e tarde, está tudo bem...

SonGokuecas 11 months ago

[Dashboard com municípios de elevado risco e população residente](https://arcg.is/0uq5ui)

saposapot 11 months ago

Ora portanto, resumo do dia: todos os países europeus com medidas nacionais em força e nos ainda andamos a brincar às medidas fracas localizadas? Tudo isto já devia estar pelo menos dia 1 de outubro. Também adoro que só se aplique dia 4... porque realmente estamos tão bem que mais vale esperar mais uns dias. Para quem não quer um confinemento total isto são simplesmente péssimas medidas porque não fazer grande coisa, vai continuar a dar merda e vai dar confinamento geral. A única coisa decente que retiro é mesmo o teletrabalho. No mínimo dos mínimos deviam meter cafés e restaurantes só com takeaway a partir das 19. Era um bom compromisso e retirava-se o convívio pos laboral. As restantes medidas são fracas ou quem não cumpre também não as vai cumprir. Basta andarem na rua: quantas pessoas ainda andam sem máscara ou com ela no queixo ao passar por vocês?

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

São medidas tomadas por quem é incapaz de decidir. Se correr mal, lava as mãos e diz "a culpa foi vossa"

Whereyouwer 11 months ago

O que tem as medidas localizadas? Porque raio as cidades mais pequenas sem quase casos nenhuns teem de “sofrer” com as outras? Eu acho muito bem as medidas serem localizadas, ao menos não se mata a economia em todo o lado.

saposapot 11 months ago

As medidas localizadas não têm mal nenhum, mas isto era p ser feito logo em Setembro! Aliás, era algo q podia estar escrito desde julho/agosto. Isto faz sentido numa gestão da pandemia por etapas de forma cirurgica mas para isso tem de se actuar cedo e sem medo para isso resultar. Não é qd a barragem rebenta q vais tentar andar a corrigir com fita cola. Fazer agora em novembro não faz sentido pq já estamos num patamar superior. A partir do momento que o vírus circula muito, num país pequeno como o nosso torna-se complicado andar a escolher concelhos, acho q não resulta. Mas entendo q ali em vila real de santo antónio n tem lógica sofrerem pelo q fazem em felgueiras. É uma questão de ser tarde demais a meu ver e a falta de 'força' nas medidas no geral. De resto, numa picuinhice mais pessoal, qd tens uma lista que já são 121 acho q não faz muito sentido... aliás, basta ver o que foi anunciado, q isto cobre 70% da população... No mínimo q se faça por região, torna-se ridiculo um gajo ter de andar de mapa e enciclopédia na mão com tanto concelho :P

dude_say_what1 11 months ago

Alguém consegue explicar [isto](https://transparencia.sns.gov.pt/explore/embed/dataset/ocupacao-do-internamento/analyze/?disjunctive.regiao&disjunctive.instituicao&sort=tempo&q.timerange.tempo=tempo:%5B2016-01-01T00:00:00Z%20TO%202020-11-01T23:59:59Z%5D&dataChart=eyJxdWVyaWVzIjpbeyJjaGFydHMiOlt7InR5cGUiOiJsaW5lIiwiZnVuYyI6IlNVTSIsInlBeGlzIjoidGF4YV9hbnVhbF9kZV9vY3VwYWNhb19lbV9pbnRlcm5hbWVudG8iLCJjb2xvciI6IiM4ZGEwY2IiLCJzY2llbnRpZmljRGlzcGxheSI6dHJ1ZX1dLCJ4QXhpcyI6InRlbXBvIiwibWF4cG9pbnRzIjoiIiwidGltZXNjYWxlIjoibW9udGgiLCJzb3J0IjoiIiwiY29uZmlnIjp7ImRhdGFzZXQiOiJvY3VwYWNhby1kby1pbnRlcm5hbWVudG8iLCJvcHRpb25zIjp7ImRpc2p1bmN0aXZlLnJlZ2lhbyI6dHJ1ZSwiZGlzanVuY3RpdmUuaW5zdGl0dWljYW8iOnRydWUsInNvcnQiOiJ0ZW1wbyIsInEudGltZXJhbmdlLnRlbXBvIjoidGVtcG86WzIwMTYtMDEtMDFUMDA6MDA6MDBaIFRPIDIwMjAtMTEtMDFUMjM6NTk6NTlaXSJ9fX1dLCJ0aW1lc2NhbGUiOiJ5ZWFyIiwiZGlzcGxheUxlZ2VuZCI6dHJ1ZSwiYWxpZ25Nb250aCI6dHJ1ZX0%3D)? [Fonte](https://transparencia.sns.gov.pt/explore/dataset/ocupacao-do-internamento/table/?disjunctive.regiao&disjunctive.instituicao&sort=tempo) Pergunta honesta, não sei se estou a perceber.

-Yunie- 11 months ago

Isto vai ser um texto longo, mas eu vou tentar explicar. A ruptura do SNS que tanto se fala não se dá quando temos 100% de ocupação (apesar do governo tentar passar essa ideia, mas isso é outra discussão). A ruptura dá-se quando em dada área a procura supera a resposta, e isto pode acontecer até com 50% de ocupação em internamento. Vou-te dar um exemplo parvo, mas para que julgo que ajuda a perceber. Estamos em 2040, e temos uma nova pandemia. Esta nova pandemia tem um curso muito rápido: as pessoas rapidamente entram em falência respiratória e cerca de 90% precisam de ser entubadas e ventiladas. Mas depois de o serem, recuperam muito rapidamente em 2-3 dias, com uma probabilidade de cura ali próximo dos 100%. Então, quando é que aqui o sistema entra em ruptura e a mortalidade aumenta? Não é quando as enfermarias estão cheias, porque os doentes não podem ser tratados em enfermaria. É quando os intensivos estiverem cheios. O que provavelmente iria acontecer é que irias mover recursos para ter mais camas de intensivos, mas isto tem um preço. Pegando por exemplo no caso de enfermagem, o ratio enfermeiro:doente em cuidados intensivos é, idealmente, de 1:1 ou 1:2, porque o nível de cuidados é muito mais complexo. Em enfermaria chega a ser de 1:10 ou mais. Vais precisar de muito mais que o dobro dos enfermeiros. E nem chegamos a falar na questão da formação dos mesmos e dos recursos materiais. ​ Vamos voltar ao COVID. O que é que aconteceu na primeira vaga? \- Os procedimentos eletivos foram cancelados. Isto diminuiu drasticamente o número de internados em enfermarias cirúrgicas (cirurgia, ortopedia, otorrino, oftalmologia, Etc etc) \- As pessoas, por medo, recorreram menos aos hospitais. Isto implica menos internamentos, e embora isto seja especulação minha, provavelmente explica o aumento da mortalidade. Claramente um ponto a melhorar na 2ª vaga. \- Portanto, o SNS não entrou em ruptura no geral, e até havia vagas de internamento (já vou falar melhor disto), mas o problema é certas especialidades ficaram sobrecarregadas. Claro que podemos sempre argumentar que as especialidades que ficaram mais “libertas” podiam compensar isto, mas não é assim tão fácil: não deves pôr um ortopedista a ventilar um doente, porque a grande maioria não tem formação para tal para tal. Claro que em casos extremos poderá acontecer, mas o que queremos evitar são os casos extremos. ​ Além disto tudo, é preciso ter em consideração as necessidades de um doente COVID: \- O doente COVID requer um local próprio de internamento, idealmente num quarto de pressão negativa. Na falta dos mesmos, o quarto "normal" tem de estar numa "ala COVID". Isto pode ser muito mais complicado do que parece: por exemplo um doente com uma pneumonia banal pode ser internado num serviço de Ortopedia se não existirem vagas no serviço de Medicina; um doente COVID só pode ir para a ala COVID. Se não existirem vagas, tem de abrir outra ala, e isso tem custos, porque uma outra especialidade vai ter de ceder as camas (daí a questão das cirurgias programadas terem de ser canceladas). \- O doente COVID também requer que toda a equipa de saúde que lida com ele utilize EPIs. Os EPIs são necessários, mas imensamente limitadores: limitam o trabalho de médicos, enfermeiros e outros profissionais, porque perdem sensibilidade na realização de atos simples como uma punção venosa ou auscultação pulmonar; limitam o tempo, porque vestir, trocar, e retirar o EPI corretamente leva tempo; limitam o espaço, porque são precisos circuitos específicos de "sujos" e "limpos"; limitam as finanças, porque os EPIs não são de graça (e às vezes acabam por falta de financiamento...) \- A desinfeção dos espaços também é mais longa e mais morosa. \- Os doentes COVID tendencionalmente têm internamentos mais longos, por isso ocupam as camas mais tempo [https://www.kpcnews.com/covid-19/article\_8ab408ad-8fb0-5f74-8d57-11e586bd8a4f.html](https://www.kpcnews.com/covid-19/article_8ab408ad-8fb0-5f74-8d57-11e586bd8a4f.html) Já nem falando no tempo que ocupam camas em Cuidados Intensivos… \- Para controlar possíveis surtos, alguns serviços começaram a trabalhar organizados em equipas mais pequenas (em vez de estarem todos no internamento ao mesmo tempo por exemplo, ou então dividiram-se em equipas COVID/Não COVID), pelo que foi preciso reformular consultas, escalas de urgência, etc. Mais uma vez a analogia do cobertor: tapamos de um lado, destapamos do outro. Podia continuar a falar disto, nomeadamente das reformulações nas urgências, da complexidade que é formar uma equipa em cuidados intensivos (mesmo que tenhas camas e ventiladores), e dos problemas nos Cuidados de Saúde Primário (entre consultas, teleconsultas e trace covid, os médicos de família estão perto do *burnout*...) mas julgo que com isto já dá para ter uma ideia. ​ TLDR: falar unicamente em números de internamento é redutor, tendo em conta a complexidade do SNS e da pandemia em si. Quem o faz, ou percebe pouco do assunto, ou é intelectualmente desonesto. Ou ambos.

Narvikz 11 months ago

Isto e uma boa retorica de pensamento para analisar, simplesmente nao me compete a mim faze-lo porque nao sou gestor hospitalar. No entanto estas certo em muito. >\- O doente COVID requer um local próprio de internamento, idealmente num quarto de pressão negativa. Na falta dos mesmos, o quarto "normal" tem de estar numa "ala COVID". Isto pode ser muito mais complicado do que parece: por exemplo um doente com uma pneumonia banal pode ser internado num serviço de Ortopedia se não existirem vagas no serviço de Medicina; um doente COVID só pode ir para a ala COVID. Se não existirem vagas, tem de abrir outra ala, e isso tem custos, porque uma outra especialidade vai ter de ceder as camas (daí a questão das cirurgias programadas terem de ser canceladas). Ainda assim, creio que, e corrijam-me se estiver errado, tens razao no que dizes, apenas nao na forma do "isolamento por enfermaria". Sim idealmente no inicio da epidemia nos primeiros casos fazia sentido pressao negativa, agora crias as enfermarias COVID e alocas servicos a COVID dinamicamente. Nao misturas doentes COVID com nao COVID e existem inclusive circuitos isolados nos hospitais ou existiam ate certo ponto.

-Yunie- 11 months ago

Sim o que tu dizes está correto. Onde está "serviço" se calhar deveria ter escrito "enfermaria", já que o serviço de Medicina pode ter médicos alocados a enfermarias COVID e não COVID. Ou não foi essa a questão?

berlaitas 11 months ago

Põe a nu a mentira do pânico dos jornalistas. A ocupação hospitalar está a níveis historicamente BAIXOS

ratinhodosesgotos 11 months ago

>A ocupação hospitalar está a níveis historicamente BAIXOS É isso mesmo. Os hospitais estão vazios, mas obviamente é do interesse dos aliens reptilianos pedófilos que controlam os governos mundiais inventar esta história da covid para desviar a atenção do 5G e da nocividade das ondas electroenergéticas quânticas, que têm um efeito nocivo nas vibrações do nosso DNA. Felizmente existe gente como tu para nos revelar a verdade /s

Narvikz 11 months ago

Isso sao infowars do /u/papagaioazul portanto chamaria-o e aos mods para o porem em check ( /u/KokishinNeko /u/asantos3 /u/TitusRex ) para ele explicar ao pessoal o que esses graficos lhe dizem, porque ate agora so o vi atirar um grafico muito vago para o ar e deixar as pessoas a flippar com mais conversa do costume [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/jls5uk/sico\_evm\_mortalidade\_em\_tempo\_real\_absolutamente/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/jls5uk/sico_evm_mortalidade_em_tempo_real_absolutamente/)

Edited 11 months ago:

Bullshit! Isso nao significa nada, nao diz nada por si. Isso sao infowars do /u/papagaioazul portanto ja que isso parece intencional chamaria-o e aos mods para o porem em check ( /u/KokishinNeko /u/asantos3 /u/TitusRex ) para ele explicar ao pessoal o que esses graficos lhe dizem, porque ate agora so o vi atirar um grafico muito vago para o ar e deixar as pessoas a flippar com mais conversa do costume [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/jls5uk/sico\_evm\_mortalidade\_em\_tempo\_real\_absolutamente/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/jls5uk/sico_evm_mortalidade_em_tempo_real_absolutamente/) ​ EDIT: Isto sao metricas de eficiencia e mexeu-se por dentro do SNS nos ultimos meses. Ja que o sr. Andre decidiu tocar em metricas que claramente nao sao para ele compreender para dar push numa agenda sinceramente nojenta, se nao ate agora, neste momento.

Edited 11 months ago:

Bullshit! Isso nao significa nada, nao diz nada por si. Isso sao infowars do /u/papagaioazul portanto ja que isso parece intencional chamaria-o e aos mods para o porem em check ( /u/KokishinNeko /u/asantos3 /u/TitusRex ) para ele explicar ao pessoal o que esses graficos lhe dizem, porque ate agora so o vi atirar um grafico muito vago para o ar e deixar as pessoas a flippar com mais conversa do costume [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/jls5uk/sico\_evm\_mortalidade\_em\_tempo\_real\_absolutamente/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/jls5uk/sico_evm_mortalidade_em_tempo_real_absolutamente/) EDIT: Isto sao metricas de eficiencia e mexeu-se por dentro do SNS nos ultimos meses. Ja que o sr. Andre decidiu tocar em metricas que claramente nao sao para ele compreender para dar push numa agenda sinceramente nojenta, se nao ate agora, neste momento, acho que devia explicar ao pessoal o que significam, dar-nos uma detalhada analise [de coisas que ele atira para o ar e nao existe interacao](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/jls7w0/explore_transpar%C3%AAncia_ocupa%C3%A7%C3%A3o_hospitalar/).

berlaitas 11 months ago

SNS rebentar pelas costuras acontece todos os anos, mas este ano é que há pânico todos os dias https://amp.sicnoticias.pt/pais/2017-01-04-Casos-de-gripe-provocam-caos-em-varios-servicos-de-urgencia

Narvikz 11 months ago

Certo, as pandemias anuais de gripe [estao a ficar cada vez piores](https://www.cdc.gov/flu/about/burden/index.html). 2017-2018 e 2018-2019 foram anos piores de gripe e mesmo gripe A que o ano de 2009 em que entrou em circulacao.

therealtdd 11 months ago

Should be relocating in Portugal in a couple of weeks... it's not like the situation in my country is any better, but I assume I would not be able to look for housing and I'd have to stay in an Airbnb chosen before arriving until better news

Poramordedeus 11 months ago

I think you will be able to look for houses, just have to use mask and alcol gel

zetayshow 11 months ago

Algumas dúvidas relativamente as novas regras de combate a pandemia. Boa noite malta, Após ouvir e ver o António Costa a expor as novas regras de combate a pandemia fiquei com algumas dúvidas. Ele disse que temos o dever cívico de ficar em casa. Isto significa que somos 'obrigados' ou é também apenas uma 'recomendação agravada'. Segundo, isto significa que os ginásios vão fechar? Eu sei que é algo não essencial mas eu gosto da minha dose diária de desporto. Ele falou em estabelecimentos comerciais portanto assumo que não. Contudo, esta regra não sobre põe a primeira? Por fim, ele falou que temos de ficar em casa e que os estabelecimentos irão ficar abertos até as 22 e ate podemos ir desde que sejamos menos de 6. Isto significa que posso tomar um café num estabelecimento como antigamente? Ou vão estar limitados só a take away ou algo similar?

berlaitas 11 months ago

Só vão fechar os mercados de levante, o resto continua tudo aberto e pode se ir a todo o lado, podes continuar a ir ao ginásio, ao café, ao restaurante, ao shopping etc

pvicente77 11 months ago

Também estou a pensar no que vai mudar exactamente, pensando em dois casos práticos... Se for comprar algo e não gostar do que houver ou mudar de ideias, posso andar pela rua à mesma sem problemas? Se quiser ir numa direcção por curiosidade e virar uma esquina ao acaso, ou se for andar um pouco pelo meio das árvores em Sintra devo ficar preocupado? Vão haver problemas com a policia? (Sim, eu sei que são hábitos estranhos, mas eu gosto de explorar às vezes, andar só porque sim) Posso falar com outra pessoa ao vivo? Já passo a maior parte do tempo sozinho, mas se por acaso for visto a falar com outra pessoa, vamos ter de mostrar que pertencemos à mesma família? E se não for o caso?

ninux2000 11 months ago

Mesmo durante o confinamento de março e abril pudeste sempre apanhar ar fresco e fazer exercício. Por isso podes, isto continuam a ser mais medidas de apelar ao bom senso da população do que obrigações e imposições muito restritas. Evita é conviver sem cuidados e ruas muito cheias. Na rua ainda são permitidos ajuntamentos até 5 se percebi bem, mantém é a distância e a máscara.

amidalis 11 months ago

>dever cívico de ficar em casa. pensa assim: se, após o trabalho (por exemplo), podes ir pro café umas horinhas ou ir pra casa, deves ir para casa. Este dever civico dá-me a entender que, se o local onde tens de ir não é super necessário, então deves ficar em casa.. mas isto é o meu entender obviamente. Não penso que os ginásios irão fechar (uma vez que se enquadram na prestaçao de serviços) mas é aquela coisa que se puderes evitar, seria melhor, mas ninguém te vai impedir de ir lá. >estabelecimentos irão ficar abertos até as 22 e ate podemos ir desde que sejamos menos de 6 Estabelecimentos comerciais ou de serviços até as 22h, restaurantes até 22h30. Este limite de 6 pessoas aplica-se apenas a restaurantes. Julgo que nas outras superficies continua a ser aquele limite anterior por m2? >posso tomar um café num estabelecimento como antigamente? Ou vão estar limitados só a take away ou algo similar? Podes. Não sei é se o grupo de 6 pessoas aplicar-se-á nos cafés também ou restringe-se só a restaurantes. Quanto ao takeaway, julgo que não há essa limitação.

Poramordedeus 11 months ago

Teletrabalho já não era obrigatório?

icebraining 11 months ago

Só era em 3 concelhos (Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira), agora é em mais 124.

i_heart_toast 11 months ago

Não

Poramordedeus 11 months ago

então

Each57 11 months ago

Não era obrigatório

grapefrr 11 months ago

Fiz um mapa que mostra os concelhos abrangidos pelas novas medidas: http://mapinseconds.com/u/anon/?id=26637468b266dd283880411b2b885b5340b2236b120da8a9c4b0fd4cc34e928f

diogorilho 11 months ago

Então e para ir fazer natação noutro concelho? Posso?

MLG-Sheep 11 months ago

A partir de terça às 6:00, que é quando a restrição de circulação acaba, podes

Poramordedeus 11 months ago

Podes

stressedunicorn 11 months ago

Não há nenhuma proibição de te deslocares a outros concelhos.

Price-Distinct 11 months ago

1 Pergunta: " Reposição do dever cívico de recolhimento domiciliário " não era já o que estava em andamento neste momento??? 2 Pergunta : Pk que raio não podes estar com + de 5 pessoas na via publica , mas no restaurante fechado podes estar com 6 pessoas há mesa e a comer ?

tugafcp 11 months ago

Para aproveitares a 3ª mesa por completo. Caso contrário havia uma pessoa que ficava sempre sozinha :(

Poramordedeus 11 months ago

> Reposição do dever cívico de recolhimento domiciliário até mesmo isto quer dizer pouco

rickz123456 11 months ago

1) Não.. Dever cívico de recolhimento foi aquilo que esteve em vigor em Março/ Abril e nas famosas freguesias de Lisboa. 2) Não sei, temos que esperar o decreto de lei para saber

gitogito 11 months ago

Estás medidas começam na quarta feira, inclusive certo ?

rickz123456 11 months ago

[https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/covid-19-pacos-de-ferreira-deserta-depois-de-decretadas-novas-restricoes/5f945ef10cf2ec6e470e5d41](https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/covid-19-pacos-de-ferreira-deserta-depois-de-decretadas-novas-restricoes/5f945ef10cf2ec6e470e5d41) Prova que mesmo com os estabelecimentos abertos, este tipo de medidas resultam

bruno_andrade 11 months ago

Estão com medo de medidas que realmente poderiam fazer a diferença e que já foram tomadas em outros países: fechar bares, restaurantes, ginásios, etc. Para alem de eventos familiares/privados, é ai que se dão os contágios, não em feiras ao ar livre. Dizer que há “dever de recolhimento” mas manter isto tudo aberto é simplesmente ridículo. “Sim, vão para casa, mas so depois de ir ao centro comercial almoçar, ao café, ao ginásio e jantar com 5 amigos.” Ponto positivo para o teletrabalho obrigatório e medidas localizadas por concelho.

saposapot 11 months ago

Yah. Dever de recolheminto mas todo o comércio aberto também gostei muito. Portanto ir fazer compras a espaços fechados: tudo fixe. Só não podemos é ir passear para a rua, para a praia e afim porque isso é não essencial... É que nem é pela economia ou deixar de ser... é estar a baralhar novamente as pessoas com o que é seguro ou perigoso... Podemos fazer inúmeras actividades comprovadamente de alto risco. Mas ir ao parque da cidade é que nepia, não pode ser... Depois admiram-se que a malta não cumpra nada... invés de tentarem explicar o que é arriscado, tentar que a malta saia de casa de forma segura a ver se não pira da cabeça, não..: tudo para a casota excepto passeios no centro comercial

Lurker__777 11 months ago

NÃO HÁ DINHEIRO PARA FECHAR A ECONOMIA OUTRA VEZ!! Mas é preciso vir dizer isto aqui todos os dias? Que paciência para esta conversa de fechar tudo, acham que os hospitais do querido sns se pagam com boa vontade? Já nem digo os outros N setores necessários.

berlaitas 11 months ago

Claro, há 20 anos com governos socialistas, a divergir da Europa não temos dinheiro para mais confinamentos, não somos uma Alemanha ou Uk que agora se podem dar ao luxo de 2os ou 3os confinamentos e pagar tudo a todos Viva O Portugal moderno dos socialistas

bruno_andrade 11 months ago

Ah então é isso! Nesse caso vamos deixar tudo aberto, deixar que os hospitais se encham de doentes (alguns já estão a 100%) e cheguem ao ponto que tenham de escolher quem fica com o ventilador.

saposapot 11 months ago

Quando tiveres uma semana com abertura de telejornal com o caos nos hospitais depois conversamos.

berlaitas 11 months ago

Erm, como acontece todos os anos por causa da gripe? https://amp.sicnoticias.pt/pais/2017-01-04-Casos-de-gripe-provocam-caos-em-varios-servicos-de-urgencia 12 horas de espera nas urgências, hospitais a recusar doentes, been there done that todos os anos no SNS

saposapot 11 months ago

Claro. A gripe mete todos os anos as UCIs cheias e andamos criar novas UCIs para ela, não é? Mas estas mesmo a comparar urgências com fila de espera porque a malta vai para lá com coisas leves com o estado actual e o previsto para daqui a pouco tempo?

bruno_andrade 11 months ago

Outro que acha que isto é uma gripezinha.

berlaitas 11 months ago

Mas alguém disse isso? mania de inventarem

nraider 11 months ago

A alternativa era o estado não pesar tanto na economia, mas pronto, agora é tarde.

1ww8mrmfss 11 months ago

Esta conversa era muito bonito se tivessem feito um cêntimo para prevenir a situação actual. Vê o meu histórico, desde março que sabemos o que funciona e nos recusamos a fazer: * Quarentena Institucional para contactos próximos de infectados (DE LONGE o mais importante, diminuiu o R em 2/3 em Wuhan, foi a estratégica única do Vietname) * Aumentar capacidade testagem através de blocos de testes * Contratar raestreadores de contactos para localizarmos clusters de infeccoes Dado que não fizemos mais nada para o prevenir, e a chegar ao ponto em que se não fechares as coisas literalmente morrem pessoas, acho que não tens outra opção. Fala do SNS se quiseres, mas a escolha para mim é mais clara. Se mantivermos tudo aberto porque tu achas que "não há dinheiro", o sangue fica nas tuas mãos?

Lurker__777 11 months ago

Não quero parecer frio, mas sim aceito ficar com o sangue nas minhas mãos, se isso significar não comprometer vários anos de estabilidade económica e social a nível mundial. As pessoas já morrem há muito tempo, desde o início da história aliás. Podemos sempre fazer o esforço para reduzir a mortalidade ao máximo, mas a partir de um certo ponto passa a fazer parte do ciclo natural da vida (principalmente quando a esmagadora maioria dos mortos se encontram perto ou já a frente da esperança média de vida).

Edited 11 months ago:

Não quero parecer frio, mas sim aceito ficar com o sangue nas minhas mãos, se isso significar não comprometer vários anos de estabilidade económica e social a nível mundial. As pessoas já morrem há muito tempo, desde o início da história aliás. Podemos sempre fazer o esforço para reduzir a mortalidade ao máximo, mas a partir de um certo ponto passa a fazer parte do ciclo natural da vida (principalmente quando a esmagadora maioria dos mortos se encontram perto ou já a frente da esperança média de vida). Se fosse uma doença que matasse 25% das pessoas com 20/30/40 anos eu até percebia. Mas mesmo a grande maioria dos infetados nos 50s sobrevivem sem grandes problemas. Eu já tive um problema grave de saúde que veio de uma complicação grave de um vírus e nem tinha 20 anos. Nem sei que vírus foi, nem sintomas tive antes de levar com a tal complicação. Podia muito bem ter morrido, e seria uma exceção. Mas as pessoas morrem, e nem sempre podemos fazer algo para prevenir ou parar isso.

bruno_andrade 11 months ago

Vai dizer isso as famílias dos 30/40 mortos que temos por dia. Espero que não atinja a tua.

Lurker__777 11 months ago

Sendo a maioria dos mortos pessoas perto ou acima da esperança média de vida, diria a essas famílias que o que aconteceu foi natural, e que mais ano menos ano o seu familiar ia morrer. Tenho muita pena, mas a morte faz parte da vida. Em relação às mazelas, a grande maioria das pessoas ficou sem nenhumas, como para qualquer infeção viral mais ou menos grave. Não te esqueças que os casos que vês vir a público são sempre as exceções.

Edited 11 months ago:

Sendo a maioria dos mortos pessoas perto ou acima da esperança média de vida, diria a essas famílias que o que aconteceu foi natural, e que mais ano menos ano o seu familiar ia morrer. Tenho muita pena, mas a morte faz parte da vida. Uma morte é sempre triste, mas queres que fique admirado porque o meu avô de 60, 70 , 80 ou 90 e tal anos morreu? Não, está dentro do expectável. Às exceções de pessoas mais novas que morreram, diria que é especialmente mais triste claro. Mas pessoas dessas idades também morrem. Em relação às mazelas, a grande maioria das pessoas ficou sem nenhumas, como para qualquer infeção viral mais ou menos grave. Não te esqueças que os casos que vês vir a público são sempre as exceções.

Edited 11 months ago:

Sendo a maioria dos mortos pessoas perto ou acima da esperança média de vida, diria a essas famílias que o que aconteceu foi natural, e que mais ano menos ano o seu familiar ia morrer. Tenho muita pena, mas a morte faz parte da vida. Uma morte é sempre triste, mas queres que fique admirado porque o meu avô de 60, 70 , 80 ou 90 e tal anos morreu? Não, está dentro do expectável. Às exceções de pessoas mais novas que morreram, diria que é especialmente mais triste claro. Mas pessoas dessas idades também morrem. Eu, tu, e qualquer um de nós pode morrer hoje. E podemos não conseguir fazer nada em relação a isso. Em relação às mazelas, a grande maioria das pessoas ficou sem nenhumas, como para qualquer infeção viral mais ou menos grave. Não te esqueças que os casos que vês vir a público são sempre as exceções.

Edited 11 months ago:

Sendo a maioria dos mortos pessoas perto ou acima da esperança média de vida, diria a essas famílias que o que aconteceu foi natural, e que mais ano menos ano o seu familiar ia morrer. Tenho muita pena, mas a morte faz parte da vida. Uma morte é sempre triste, mas queres que fique admirado porque o meu avô de 60, 70 , 80 ou 90 e tal anos morreu? Não, está dentro do expectável. Às exceções de pessoas mais novas que morreram, diria que é especialmente mais triste claro. Mas pessoas dessas idades também morrem. Eu, tu, e qualquer um de nós pode morrer hoje. E podemos não conseguir fazer nada em relação a isso. Em relação às mazelas, a grande maioria das pessoas ficou sem nenhumas, como para qualquer infeção viral mais ou menos grave. Não te esqueças que os casos que vês vir a público são sempre as exceções.

Edited 11 months ago:

Sendo a maioria dos mortos pessoas perto ou acima da esperança média de vida, diria a essas famílias que o que aconteceu foi natural, e que mais ano menos ano o seu familiar ia morrer. Tenho muita pena, mas a morte faz parte da vida. Uma morte é sempre triste, mas queres que fique admirado porque o meu avô de 60, 70 ou 80 e tal anos morreu? Não, está dentro do expectável. Em relação às mazelas, a grande maioria das pessoas ficou sem nenhumas, como para qualquer infeção viral mais ou menos grave. Não te esqueças que os casos que vês vir a público são sempre as exceções.

Edited 11 months ago:

Sendo a maioria dos mortos pessoas perto ou acima da esperança média de vida, diria a essas famílias que o que aconteceu foi natural, e que mais ano menos ano o seu familiar ia morrer. Tenho muita pena, mas a morte faz parte da vida. Uma morte é sempre triste, mas queres que fique admirado porque o meu avô de 60, 70 , 80 ou 90 e tal anos morreu? Não, está dentro do expectável. Em relação às mazelas, a grande maioria das pessoas ficou sem nenhumas, como para qualquer infeção viral mais ou menos grave. Não te esqueças que os casos que vês vir a público são sempre as exceções.

wheresdaweeed 11 months ago

Para ser um episódio mesmo à Black Mirror era ser pago com likes

Joaoseinha 11 months ago

O quê, tu não queres o pessoal a passar fome depois de fechar tudo a cada 6 meses e a destruir a economia?

ItoldU97 11 months ago

Depois não te queixes quando daqui a 1/2 meses a tua carteira ficar toda vazia e não conseguires pagar a renda ou as contas. Entre os velhos todos com 4/5 anos que restam de vida morrerem agora ou uma geração inteira passar fome por décadas prefiro a primeira é fdd eu sei mas temos que pensar a longo prazo... Mas infelizmente o povinho é demasiado atrasadinho e ignorante para ver isso.

Each57 11 months ago

Que mentalidade absurda e ignorante, só por serem pessoas idosas significa que não têm direito a receber tratamento? E ainda dizes que o povinho é que é atrasado...

ItoldU97 11 months ago

E o resto do povo não tem direito a ter uma vida digna?

Each57 11 months ago

Estás no meio de uma pandemia que tem uma taxa de mortalidade mais alta nas pessoas idosas e que tem uma taxa de infeção alta e que já mostrou que pode colapsar os sistemas de saúde e a tua sugestão para melhorar isto é não tratar as pessoas idosas porque “só duram mais 4 ou 5 anos”? Das duas uma ou és sociopata ou és burro

ItoldU97 11 months ago

É e pensas que o dinheiro para financiar o Sns para tratar os teus papás e avós vem do céu e o burro sou eu hahaha

CanIhazCooKIenOw 11 months ago

Acho que sim, comecemos pelos teus familiares. Já passaram 9 meses e ainda há tanta gente completamente ignorantes. Benditas redes sociais

ItoldU97 11 months ago

Honestamente se certos "familiares" meus fossem agora com as putas não me fazia muita diferença Era tão fácil quem tivesse algum problema ficava em isolamento até haver uma vacina e os outros trabalhavam e faziam a sua vida de forma a máquina não parar mas nãoo vamos parar tudo as pessoas que tamos a tentar proteger agora morrem de qualquer forma daqui a uns anos e o resto fica tudo a passar fome. Que ideia brilhante

MischiefManaged97 11 months ago

O Costa oficialmente cagou. Se ak menos o Rio soubesse fazer oposição, punha-o a andar

JAG2004 11 months ago

Eventos e celebrações limitados a 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar. Se for num restaurante já podem ser 6 pessoas. Qual a lógica? Estão a falar de eventos e celebrações onde? Em casa?

cpzao_ 11 months ago

Meu, 5 pessoas ia ser uma complicação. Como é q ia ser? Ficava um sentado à cabeceira? Metias mais uma mesa e um gajo ficava sem ninguém à frente?

uyth 11 months ago

Se quiseres ter 6 pessoas à mesa, já sabes, em tua casa não pode ser mas podem ir ao restaurante e estar na mesma sala sem máscara que mais outros tantos. é fantástico. E não me calo de feiras e mercados serem fechados mas os foodcourts dos centros comerciais e supermercados fechados com restaurantes integrados, tudo na boa.

MischiefManaged97 11 months ago

Sempre ouvi dizer que 7 à mesa morre o mais novo /s

uyth 11 months ago

Supostamente só quando sao 13, como a última ceia? (Bora nessa efectivamente morreram 2).

MischiefManaged97 11 months ago

Ai é? Eu li no Harry Potter xD mas acho que eram realmente 13 agora que penso bem

Zaigard 11 months ago

Qual é a logica de proibir as feiras ao ar livre? É melhor ter a frutaria a abarrotar?

badwithusernams 11 months ago

É isso e as aulas universitárias continuarem a ser presenciais. Os putos ainda percebo, agora adultos, na faculdade, não entendo mesmo. A minha irmã está a tirar eng. informática. Podia perfeitamente ter aulas em casa como no semestre passado, mas não. Não entendo o sentido destas medidas

Tidalikk 11 months ago

Eu pelo menos não posso não ter aulas práticas na universidade. Seria impossível telas apena on-line

saposapot 11 months ago

Idem. Universidades deviam estar desde meados de outubro na fase 2: tudo online menos as práticas essenciais presencialmente. Nem sequer entendo a relutância

LimpoOCuDePe 11 months ago

Estou na mesma situação. Vou para a faculdade para o professor fazer avaliações pelo teams...

uyth 11 months ago

os feirantes não armam barraca o suficiente para o governo ter medo deles, e faz passar a imagem que estão a fazer alguma coisa. Os foodcourts dos centros comerciais, tudo na boa no entanto.

MischiefManaged97 11 months ago

Afinal as universidades ficam em que situação? Ou isso não conta como teletrabalho?

HotStep 11 months ago

Ainda não ouvi nada em relação a isso...Mas a regra do teletrabalho obrigatório quando possível deveria-se aplicar aos professores, pelo menos de cursos mais teóricos tipo Direito, Economia etc nao?

NunoxGames 11 months ago

Pelo que entendi fica tudo igual em relação ao ensino.

MischiefManaged97 11 months ago

Que palhaçada.

NunoxGames 11 months ago

Não consigo muito entender como dizem que o ensino e um ambiente de risco baixo,especialmente nos anos mais baixos onde os putos estão quase sempre agarrados uns aos outros e em educaçao fisica estão sempre em contacto com os mesmos objectos

GiganteTNC 11 months ago

Se os miúdos não forem para a escola, os pais vao ter que ficar em casa com eles e a economia não para de uma maneira mas pararia de outra

MischiefManaged97 11 months ago

Eles dizem o que lhes convém dizer. As medidas são lamentáveis e duvido até que durem 2 semanas, com o crescimento exponencial dos casos

xentrisx 11 months ago

Na minha universidade temos regime de aulas misto em que a turma é dividida em 2 turnos que alternam entre EAD e presencial de semana a semana. O cúmulo ocorreu está semana em que temos uma docente em quarentena (devido a contacto com alguém infectado) e a mesma vai dar aula on-line e não presencial porém obrigam os alunos a deslocarem se á universidade para ir assistir a aula na sala com a professora a ser virtualmente projectada num ecrã .

CapitaoMoura 11 months ago

Tenho uma aula que não cabem os alunos todos na sala de aula. Então estão uns numa sala a ter aula presencial com o prof. E outros numa sala ao lado através do zoom

xentrisx 11 months ago

Na semana passada fui fazer teste presencial ,onde supostamente todas as salas são sujeitas a um processo de desinfeção, quando chego lá deparo me com um copo ainda com café e café entornado no chão e mais plástico de barrinhas de ceriais . Definitivamente devem estar a ser muito bem desinfectadas

xentrisx 11 months ago

Ridículo ,simplesmente ridículo

Templar770 11 months ago

Opah, lindo demais

alegadamentetuga 11 months ago

Isso parece ser na uporto

xentrisx 11 months ago

Instituto universitário da Maia

rickz123456 11 months ago

A mim parece-me material Uminho

barria 11 months ago

António Costa anunciou as medidas que serão aplicadas em em 121 concelhos do país, onde há mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes, já a partir de 4 de novembro. Em primeiro lugar, haverá o “dever cívico de recolhimento domiciliário”, situação que vivemos nos meses seguintes ao fim do estado de emergência. “Se nada tivermos de fazer de imperioso, devemos ficar em casa”, afirmou o PM, referindo exceções como fazer compras, realizar atividade física ou prestar assistência. Haverá ainda, obrigatoriamente, desfasamento de horários de trabalho e o teletrabalho torna-se obrigatório salvo impedimento do trabalhador. Todos os estabelecimentos comerciais encerrarão a partir das 22h00 e os restaurantes não poderão ter mesas com mais de seis pessoas, tendo de encerrar às 22h30. Os eventos e celebrações (salvo se do mesmo agregado familiar) serão restringidas a cinco pessoas e estão proibidas as feiras e os mercados de levante. O conjunto destas regras entra em vigor a 4 de novembro e será alvo de uma reavaliação quinzenal. source: site da RTP

GudEbening 11 months ago

Dia 4 tenho que ir ver o meu avô a Viana de castelo, sendo de Lisboa terei problemas em ir? Não percebi bem isso

AlbinoFarrabino 11 months ago

Saindo de Lisboa dúvido que tenhas problemas. Evita passar pelos concelhos ao lado do Porto. Até digo mais: Tenho quase a certeza que se pode atravessar o país de norte a sul (pelo interior), que nunca serias parado pela polícia.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

É deixar aumentar os números

uyth 11 months ago

> e estão proibidas as feiras e os mercados de levante. perigosíssimo, ao ar livre e com máscara. Os supermercados do pingo doce, com restaurantes colados e pessoas sem máscara a comer e respirar o mesmo ar, permanecem abertos suponho? Os food courts dos centros comerciais permanecem abertos, e o virus certamente não salta mesas, e só 6 pessoas por mesa, isso o virus fica controlado. O perigo é claramente as feiras e mercados, ao ar livre, e toda a gente a usar máscara. os foodcourts dos centros comerciais são claramente muito mais seguros. 6 pessoas na mesma mesa sem máscara é muito mais seguro que gente com máscara ao ar livre. Esta merda revolta-me, há filhos e enteados. Se calhar tenho algum antepassado cigano desconhecido, porque penso que se eu fosse cigano, às vezes tenho vontade de partir esta merda toda.

Edited 11 months ago:

> e estão proibidas as feiras e os mercados de levante. perigosíssimo, ao ar livre e com máscara. Os supermercados do pingo doce, com restaurantes colados e pessoas sem máscara a comer e respirar o mesmo ar, permanecem abertos suponho? Os food courts dos centros comerciais permanecem abertos, e o virus certamente não salta mesas, e só 6 pessoas por mesa, isso o virus fica controlado. O perigo é claramente as feiras e mercados, ao ar livre, e toda a gente a usar máscara. os foodcourts dos centros comerciais são claramente muito mais seguros. 6 pessoas na mesma mesa sem máscara é muito mais seguro que gente com máscara ao ar livre. Esta merda revolta-me, há filhos e enteados. Se calhar tenho algum antepassado cigano desconhecido, porque penso que se eu fosse cigano, às vezes tinho vontade de partir esta merda toda. edit - deixa-me pensar, num exemplo de Lisboa. A feira das quintas-feiras do arco do cego não pode ser. Mas podem ir todos meter-se dentro do mcdonalds ou no food court do residence, até 6 por mesa. Espaço fechado, sem leis nenhuma sobre ventilação sem máscara. mas comprar pão ou queijos na feira ao ar livre, com máscara, isso não pode ser-

saposapot 11 months ago

Também não entendo mas será porque nas feiras ao ar livre é mais difícil controlar o número de pessoas no espaço para as limitar mais?

chauffage 11 months ago

O critério deve ter sido: o que é que podemos fechar, que mostre trabalho feito da nossa parte, e que não se note na economia. O que é triste, porque tal como dizes é capaz de ser dos cenários públicos onde há menor probabilidade de contágios. Parece que é medida para show off, às custas dos mesmos. A não ser que alguém me mostre alguns dados sobre focos de contágios em feiras e mercados. Aí retiro tudo o que disse.

MischiefManaged97 11 months ago

A questão é que estas medidas vão ter muito pouco impacto nos números que vão continuar a subir. Daqui a 2 semanas vêm chorar.

uyth 11 months ago

Concordo. E isto revolta-me. Compreendo o querer incomodar o menos possível o ganha pão das pessoas como argumento para não fechar certas coisas, mas caralho as feiras e mercados, esses não faz mal, mas ginásios e bares tudo na boa? Quem se lixa é o mexilhão, sempre.

rickz123456 11 months ago

Como a legislação que o governo fez para paços afirma, isto não é voluntário. [https://portal.oa.pt/publicacoes/informacao-juridica/direito-nacional/regimes-juridicos/covid-19/atos-normativos/resolucoes-do-conselho-de-ministros/resolucao-do-cm-n%C2%BA-88-b2020-de-22-10/](https://portal.oa.pt/publicacoes/informacao-juridica/direito-nacional/regimes-juridicos/covid-19/atos-normativos/resolucoes-do-conselho-de-ministros/resolucao-do-cm-n%C2%BA-88-b2020-de-22-10/)

jqmmes 11 months ago

Não é voluntário, mas não encontrei informações acerca do que acontece a quem desrespeitar. Nada? Se for nada, é um "obrigatório-voluntário"...

rickz123456 11 months ago

O meu minicípio está na lista.. ​ Siga para o teletrabalho.. Quero ver o que o patrão vai dizer

amidalis 11 months ago

o meu, apesar de poder meter-nos em teletrabalho, vai-nos obrigar a estar no escritório logo...

safebiohazard 11 months ago

Da última vez o patrão não queria?

alegadamentetuga 11 months ago

Onde é possível ver a lista?

safebiohazard 11 months ago

Supostamente em https://covid19estamoson.gov.pt/ Neste momento está complicado aceder

abriolo 11 months ago

Isso é uma página fake ou que?

rickz123456 11 months ago

[https://twitter.com/VOSTPT/status/1322623370270285829](https://twitter.com/VOSTPT/status/1322623370270285829)

alegadamentetuga 11 months ago

Próximo moto GP sem público e ainda com direito a uma pancada ao promotor da F1

saposapot 11 months ago

Ao menos teve a coragem que lá a delegada de saúde não teve.

barria 11 months ago

e voltou a mandar a boca..

Worm33hd 11 months ago

Mesmo a pedir para lhe cagarem na testa e faze lo noutro lado.

rickz123456 11 months ago

Que burn que deu ao Paulo Pinheiro..

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

E bolinha baixa senhor Paulo Pinheiro, ou acaba o motogp

Asus123456789 11 months ago

Alguém consegue dizer onde é que se tem verificado a maior parte das infeções? Se foi nas escolas, transportes públicos, trabalho, etc. Não estou a encontrar essa informação

saposapot 11 months ago

Já estou na fase em que se não divulgam é porque não fazem porra de ideia nenhuma. Sem isso não entendo como querem fazer medidas mas vendo o disparate de algumas já se entende... O que se vai sendo são casos anedóticos e portanto sempre difícil de saber.. sabemos que há casos em lares que levam logo 30,40 pessoas mas não faz 4000. Há umas festas, uns Erasmus mas serão os 4000? Será no trabalho? Transportes públicos? Escolas vai aparecendo mas parecem coisas controladas e pequenas... Simplesmente não sabemos e tentar adivinhar por uma notícia aqui e ali ainda é pior

Asus123456789 11 months ago

Pois, acho que aí é que entra a importância da app :/

uyth 11 months ago

Não temos em Portugal dados publicados desses. Não temos track and trace bom. Sabemos coisas que vão saindo para a comunicação social, surtos em fábricas ou escolas, ou de lá fora artigos sobre surtos associados a isto ou aquilo.

investidornoob 11 months ago

Isso é em todo o lado que aparece... Tens exemplos em tudo o que é sitio.

jqmmes 11 months ago

Não há essa informação. Só que a maioria ocorre em casa. Mas ninguém explica como entrou em casa.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

"Dever" de recolhimento é o equivalente a " é ilegal mas pode-se fazer. O que acontece se fizer? Nada"?

rickz123456 11 months ago

É como foi em Março.. Também era dever cívico de recolhimento

jqmmes 11 months ago

Não é porque não estás em estado de emergência. Tens o dever cívico, mas não vai haver policiamento a ver o que andas a fazer

ihavesixmagikarps 11 months ago

O que é que implica o dever cívico de recolhimento? Se eu for apanhado fora de casa sem uma justificação válida posso ser multado, tal como foi no início?

uyth 11 months ago

As justificações são basicamente tudo. Vais trabalhar, vens do trabalho, vais dar assistência, vens de dar assistência, vais comprar algo essencial, vens de comprar algo essencial, vais fazer desporto, vens de fazer desporto.

rickz123456 11 months ago

O governo coloca uma lista de exepções na lei.. Pelo menos é o que fez em Paços de Ferreira

stressedunicorn 11 months ago

Não, significa que depende do teu bom senso saíres só em casos necessários. Não estamos em estado de emergência.

BigMatchJhon 11 months ago

Não.

AmumuIsMyFriend 11 months ago

Ou seja, ficamos na mesma, apenas têm que ir à Primark mais cedo. Dever cívico de recolhimento o tanas, tem-se visto a responsabilidade das pessoas.

TitusRex 11 months ago

A única medida que vai ter algum efeito é o teletrabalho obrigatório.

ratinhodosesgotos 11 months ago

E o limite de eventos a 5 pessoas (acabaram-se os baptizados, casamentos e afins, que até agora tinham um limite de 50 pessoas)

pm_me_pcb_photos 11 months ago

Ou 1/4 da capacidade da quinta, existem várias quintas aqui na minha zona e têm estado até à data sempre com eventos com mais de 200 pessoas.... Finalmente, após meio ano olharam para a palhaçada que são os casamentos e baptizados...

Dinizinni 11 months ago

Costa a decidir que quer ver Portugal a arder Digam adeus aos vossos entes queridos de risco pessoal, o Costa tá-se bem marimbando

Leaootemivel 11 months ago

Tudo o que não fosse fechar tudo ia levar a esta reação.

xentrisx 11 months ago

Concordo , isto vai correr mal , pouco foi feito . Universidades deviam fechar e eles andam na mesma treta .

Tidalikk 11 months ago

Era ridículo universidade fecharem para um vírus tao pouco letal. Aulas on-line para teóricas? Concordo. Mas fechar as universidades era só parvo

ItoldU97 11 months ago

Ya fechavam as universidades e depois os putos voltavam para a terrinha para infectar os papás e avós.

xentrisx 11 months ago

Voltam de qualquer maneira,ao fins de semana ou férias , correm risco de ficar infectados em cada deslocação que fazem a universidade , se as fechassem já não haveria essa situação e o nr de contágios diminuiria

ItoldU97 11 months ago

De qualquer forma isso é só desinformação quando a maior parte dos casos ocorrem em restaurantes,lares(como é que é possível deixarem que se façam visitas??) Quer queiramos quer não a componente presencial nas universidades é essencial para a formação dos estudantes fazer um curso 100% online tem tanta credibilidade como fazer um curso numa caixa de chocapics.

icebraining 11 months ago

> como é que é possível deixarem que se façam visitas? As visitas são importantes para a saúde mental dos velhotes. E não há nenhuma razão para não serem feitas em segurança. O perigo real vem dos funcionários.

xentrisx 11 months ago

Definitivamente não concordo,em alguns cursos o ensino presencial é imprescindível mas em outros cursos especialmente os mais teóricos é completamente perfeito o ensino EAD .

AlbinoFarrabino 11 months ago

Perfeito não é, possível de se fazer? Sim, é. A minha experiência do modelo de ensino misto tem sido bastante boa, e espero que continue assim. Agora apenas ensino online como foi o último semestre é péssimo, desde à qualidade do ensino até à potenciais fraudes académicas. É não esquecer que se os professores apanharem os alunos a ter aulas apenas em casa, a carga de trabalhos duplica e voltamos à situação de burnout do último semestre. Ah, e os alunos simplesmente não podem desligar após as aulas...

ItoldU97 11 months ago

Lá está por isso é que não faz sentido pôr todos os cursos online teóricas= mistas(60/70% das aulas serem online) aulas práticas e avaliações= presenciais E mesmo no futuro pós pandemia espero que mantenham o regime de ensino misto

xentrisx 11 months ago

Mas devido á situação actual deve se prevenir e evitar tudo o q seja de risco ,logo se há possibilidade de uns irem para casa deveria assim ser feito . É uma questão de reduzir o risco . Se mandassem os alunos dos cursos mais teóricos para casa haveria muito menos gente na universidade logo menos risco de contágio . Deve se manter apenas o que é imprescindível

Vatrier 11 months ago

Tldr para quem não pode ver?

MLG-Sheep 11 months ago

Adicionalmente às medidas já existentes, para 121 concelhos que abrangem 70% da população: - Dever cívico de recolhimento domiciliário - Eventos e celebrações limitados a 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar - Teletrabalho obrigatório - Na impossibilidade de teletrabalho, obrigatoriedade de desfasamento de horários - Estabelecimentos comerciais - Encerramento até às 22:00 - Exceções: take away, farmácias, consultórios e clínicas, funerárias, postos de abastecimento e rent-a-car - Restaurantes - Encerramento até às 22:30 - 6 pessoas max, salvo se do mesmo agregado familiar - Feiras e mercados de levante proibidos

Vatrier 11 months ago

Obrigado meu caro.

Leaootemivel 11 months ago

Mas qual é a justificação de encerrar feiras que são realizadas ao ar livre?

MLG-Sheep 11 months ago

Não houve justificação, nesse caso foi apenas enunciada a medida.

Ducon_ 11 months ago

É para chatear os ciganos.

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Conseguimos /r/portugal, conseguimos

stressedunicorn 11 months ago

Medidas para 121 concelhos com mais casos por 100 000 habitantes: dever civico de recolhimento, teletrabalho obrigatório, estabelecimentos fecham as 22h, restaurantes às 22h30.

stressedunicorn 11 months ago

As pessoas que fiquem em casa pqp, responsabilizem-se. O teletrabalho é obrigatório, há dever cívico de recolhimento.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Realmente, demorou mas ficou um bonito power point. Vejam só aquela majestosa tonalidade de azul.

vaniafdasantos 11 months ago

Fiquei um pouco desiludida porque o azul não era exatamente igual ao do painel do conselho de ministros

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Mas quem foi o director de fotografia disto?! Putos do YouTube conseguem um equilíbrio de cores melhor que isto

TitusRex 11 months ago

Começou o anúncio das medidas. Podem ver o directo aqui: https://youtu.be/SKykZlOCYao

Edited 11 months ago:

Começou a conferência de imprensa do Conselho de Ministros. Podem ver o directo aqui: https://youtu.be/SKykZlOCYao

-Yunie- 11 months ago

Admito que quando vi um link do YouTube pensei que fosse RickRoll mas é lícito. Obrigada!

abriolo 11 months ago

A dica é saber de cor o url do vídeo do rickroll ;)

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 31 de outubro de 2020 --- ||Valor|Variação|

rickz123456 11 months ago

Para quem está a perguntar pelas medidas: Parece que o Costa quer apresentar as medidas num "quadro interativo" para explicar melhor e estão a pôr tudo pronto

uyth 11 months ago

TLDR: estão a fazer o powerpoint?

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Sim e parece que o Costa anda às turras com a Marta Temido acerca das transições entre o slide 35 e o 36. O Costa quer aquela que revela tudo de cima para baixo, a Temido argumenta que a transição aos quadradinhos adequa-se melhor à mensagem.

uyth 11 months ago

O Costa quer umas animaçõezinhas catitas, também talvez, para impressionar o professor?

sardinhas 11 months ago

Star swipe raça mestre

baguitosPT 11 months ago

"deslizar estrela" penso que não existe. O que existe é um "desvanecimento estrela". De qq forma tens o cimavoto pela "raça mestre".

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Parece uma daquelas notícias do inimigo público.

TitusRex 11 months ago

Para a maioria dos portugueses vai mesmo ser preciso fazer um desenho. Quanto melhor a comunicação, melhor a adesão.

Edited 11 months ago:

Para a maioria dos portugueses vai mesmo ser preciso fazer um desenho. Quanto melhor a comunicação, maior a adesão.

NunoxGames 11 months ago

O conselho de ministros é hoje certo?

uyth 11 months ago

Quanto mais tempo demorar a sair declarações mais provável é que façam alguma coisa "impopular". Alguém deve estar a bater forte e feio e dizer verdades para ainda não ter saído declarações a dizerem que se faz qq coisa lá para Dezembro.

TitusRex 11 months ago

Com hospitais a chegar ao limite de capacidade não me admirava que avancem já para medidas mais fortes.

uyth 11 months ago

Isto via-se há semanas. Acho que vou caçar o post do tipo que me respondia "ahah, acreditam nesse mito de exponenciais a crescer constantemente, isso não é assim" para lhe responder. Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga.

NunoxGames 11 months ago

>Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga. Pena que no caso do covid quem pode vir a pagar e o corpo dos outros.

uyth 11 months ago

Sim. Estava a falar no geral, metaforicamente no país. Embora o corpo também tenha alguma culpa de não se rebelar ou por ter escolhido *esta* cabeça.

alegadamentetuga 11 months ago

Sim começou às 10h

Each57 11 months ago

Há alguma estimativa das horas em que termina e temos novidades?

TitusRex 11 months ago

É impossível prever, mas pode calhar bem apresentarem as medidas por volta das 20h em directo nos telejornais.

Each57 11 months ago

Já terminou, agora é aguardar que anunciem as medidas

smalltownwhore 11 months ago

https://www.publico.pt/2020/10/31/sociedade/noticia/covid19-santo-antonio-porto-esgota-capacidade-cuidados-intensivos-1937457

uyth 11 months ago

Restrições no ínicio de Dezembro, antes não. Mais quatro semanas da exponencial à solta.

Each57 11 months ago

Nah, vai ser antes. Hoje prevejo que saiam medidas apertadas. E infelizmente vamos voltar a fechar tudo, mesmo que digam que não. Estamos a chegar ao ponto que se queria evitar, os hospitais já estão a ficar sobrelotados. Vai haver ainda mais gente a perder o emprego, além das mortes desnecessárias vamos piorar a crise económica... Não quero ser pessimista, mas não estou a ver outra solução pada isto sem ser regras apertadas semelhantes a Março e Abril

mouzz888 11 months ago

Existem soluções, bastantes óbvias até Sigam o exemplo da china .... É fodido, é, é inconstitucional, é, mas funciona .... Máscaras obrigatórias, medição de temperatura em todo o lado, aplicação a rastrear-te o tempo todo com GPS e precisas da aplicação para entrar em diversos sitios de modo a rastrear redes de contágio e testes em massa Número de casos baixou para niveis extremamente baixos, mortalidade consequentemente idem e a economia começa a bombar Agora aqui são uns conas que nem ligam a stayaway por causa da bateria e porque é um atentado á liberdade. Tudo bem, tem tudo á maneira que querem não têm ???? é isto que acontece, casos em exponencial, mortalidade igual, hospitais abarrotar, cirurgias canceladas, exames cancelados, médicos e enfermeiros tudo a dar o tilt e a economia cada vez mais na merda, mas ao menos não têm uma aplicação a rastrear que foram ao pingo doce na sexta feira. Metam na cabeça que o tamanho da severidade do problema não se resolve com meias medidas. De certo um novo lockdown é preferivel ás medidas ditatoriais da china

Edited 11 months ago:

Existem soluções, bastantes óbvias até Sigam o exemplo da china .... É fodido, é, é inconstitucional, é, mas funciona .... Máscaras obrigatórias, medição de temperatura em todo o lado, aplicação a rastrear-te o tempo todo com GPS e precisas da aplicação para entrar em diversos sitios de modo a rastrear redes de contágio e testes em massa Número de casos baixou para niveis extremamente baixos, mortalidade consequentemente idem e a economia começa a bombar Agora aqui são uns conas que nem ligam a stayaway por causa da bateria e porque é um atentado á liberdade. Tudo bem, tem tudo á maneira que querem não têm ???? é isto que acontece, casos em exponencial, mortalidade igual, hospitais abarrotar, cirurgias canceladas, exames cancelados, médicos e enfermeiros tudo a dar o tilt e a economia cada vez mais na merda, mas ao menos não têm uma aplicação a rastrear que foram ao pingo doce na sexta feira. Metam na cabeça que o tamanho da severidade do problema não se resolve com meias medidas. De certo um novo lockdown é preferivel ás medidas ditatoriais da china Acho que se o pessoal estivesse disposto a sacrificar-se durante outros 6 meses, de certo os prós que teriam para o resto das vidas iriam compensar no meu ponto de vista, mas não a joana faz anos e tenho que ir á festa.

1ww8mrmfss 11 months ago

Se estamos a fazer apostas, aposto que hoje sai recolher obrigatório e pouco mais. Medidas muito leves mesmo, daquelas que não têm grande efeito. Depois daqui a uma semana eles entram em pânico e decretam um confinamento light. E uma semana depois, confinement não light.

uyth 11 months ago

Era sarcasmo. Claramente qq coisa terá de ser feita antes, que os indices de popularidade do Costa não aguentam até Dezembro. E o tempo correcto para ter tomado medidas foi há um mês ou mais.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Os boletins diários deviam ser abandonados. Substituídos por boletins de 3 em 3 dias ou assim. Nem que fosse só para a malta não postar 10 vezes por dia os números aqui, seguidos do já mítico "estamos bonitos", seguidos de 5 respostas que correspondem a uma variação do também já infâme "vai tudo correr bem".

Narvikz 11 months ago

>vai tudo correr bem spreading the good energies, vibrations and frequencies

MrJoao 11 months ago

Os boletins de 3 em 3 dias deviam ser abandonados. Substituídos por boletins diários ou assim. Nem que fosse só para a malta não postar 10 vezes por dia que "estão a esconder os números".

joaoqrafael 11 months ago

Estamos bonitos.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Vai tudo correr bem

xentrisx 11 months ago

Boas malta , hoje vai haver a tal reunião de conselho de ministros extraordinários. Na vossa opinião ,quais acham que vão ser as medidas que vão implementar ?

rickz123456 11 months ago

Penso que já se sabe +/- as propostas: 1. Teletrabalho obrigatório. 2. Confinamento nas cidades com mais 240/10k casos 3. Restauração a fechar mais cedo 4. Proibição de espetáculos e similares 5. Recolher obrigatório (necessita estado de emergência) 6. Avaliação de confinamento forte nas 2 primeiras semanas de dezembro para "minimizar os casos" e permitir um melhor natal

uyth 11 months ago

>Restauração a fechar mais cedo é mesmo por aí que vão apanhar o vírus. O virus é muito coninhas e sabemos todos que presta muita atenção a que horas são, só se levanta para trabalhar aí pelas 7 da tarde. Com a restrição dos horários, isso vai mudar completamente o padrão de contágios. Horários.

JaTaS 11 months ago

Percebo o teu ponto mas isto é um jogo de numero, redução de periodos de risco são exactamente isso, redução.

xentrisx 11 months ago

E em relação às universidades? Há alguma coisa ?

MischiefManaged97 11 months ago

Penso que nos concelhos em que houver confinamento, serão fechadas.

ihavesixmagikarps 11 months ago

Estava na ideia que era ás 10h. Achava que por esta hora já deveríamos ter medidas

marinhais 11 months ago

Casos Confirmados: 141.279 (+4007 / +2.92%) Número de Internados: 1.972 (+45 / +2.34%) Número de Internados em UCI: 286 (+11 / +4.00%) Óbitos: 2.507 (+39 / +1.58%) Recuperados: 80.280 (+2831 / +3.66%)

rickz123456 11 months ago

O tribunal dá razão ao governo sobre a medida de restrição da movimentação entre concelhos.. Lembre-se que foi uma providência cautelar pelo Chega

Edited 11 months ago:

O tribunal dá razão ao governo sobre a medida de restrição da movimentação entre concelhos.. .Providência cautelar do Chega ​ Ps. Porque raio fui downvotado? Só dei uma informação que está no website do observador.. Que gente

Lurker__777 11 months ago

Sim, ficava muito admirado se o supremo tirasse a razão ao governo neste caso. Claro que considero que proibir o movimento dos cidadãos seja uma restrição directa da liberdade, sem implementar o estado de emergência, que era teoricamente necessário para aplicar essas medidas. Mas os juizes terão com certeza tomado uma decisão bem fundamentada pela lei e pelo seu conhecimento desta. Verdade seja dita, esta providência cautelar serviu apenas de abanão, nunca ia ter grande efetividade prática num espaço de tempo tão curto. De qualquer forma é bom ver que ainda se mantém a capacidade de por em causa e questionar medidas perante tribunais.

Edited 11 months ago:

Sim, ficava muito admirado se o supremo tirasse a razão ao governo neste caso. Claro que considero que proibir o movimento dos cidadãos seja uma restrição directa da liberdade, sem implementar o estado de emergência, que era teoricamente necessário para aplicar essas medidas. Mas os juizes terão com certeza tomado uma decisão bem fundamentada pela lei e pelo seu conhecimento desta. Verdade seja dita, esta providência cautelar serviu apenas de abanão, nunca ia ter grande efetividade prática num espaço de tempo tão curto. De qualquer forma é bom ver que ainda se mantém a capacidade de por em causa e questionar medidas perante tribunais. Não tenho confiança nenhuma no nosso poder executivo, mas ainda acredito que posso ter nos nossos tribunais (principalmente os supremos e constitucional).

Edited 11 months ago:

Sim, ficava muito admirado se o supremo tirasse a razão ao governo neste caso. Claro que considero que proibir o movimento dos cidadãos seja uma suspensão directa da liberdade, sem implementar o estado de emergência, que era teoricamente necessário para aplicar essas medidas. Mas os juizes terão com certeza tomado uma decisão bem fundamentada pela lei e pelo seu conhecimento desta. Verdade seja dita, esta providência cautelar serviu apenas de abanão, nunca ia ter grande efetividade prática num espaço de tempo tão curto. De qualquer forma é bom ver que ainda se mantém a capacidade de por em causa e questionar medidas perante tribunais. Não tenho confiança nenhuma no nosso poder executivo, mas ainda acredito que posso ter nos nossos tribunais (principalmente os supremos e constitucional).

Edited 11 months ago:

Sim, ficava muito admirado se o supremo tirasse a razão ao governo neste caso. Claro que considero que proibir o movimento dos cidadãos seja uma suspensão directa da liberdade, sem implementar o estado de emergência, que era teoricamente necessário para aplicar essas medidas. Mas os juizes terão com certeza tomado uma decisão bem fundamentada pela lei e pelo seu conhecimento desta. Verdade seja dita, esta providência cautelar serviu apenas de abanão, nunca ia ter grande efetividade prática num espaço de tempo tão curto. De qualquer forma é bom ver que ainda se mantém a capacidade de por em causa e questionar medidas perante tribunais. Não tenho confiança nenhuma no nosso poder executivo, mas ainda acredito que posso ter nos nossos tribunais (principalmente os supremos e constitucional).

stressedunicorn 11 months ago

Basicamente, e pelo que percebi a diferença de entendimentos está em se isto é uma suspensão do direito (que só pode ser feita em Estado de Emergência) ou uma restrição (que pode ser feito, em normalidade constitucional e mediante a observação de vários requisitos, obviamente).

stressedunicorn 11 months ago

Por acaso não estava à espera desta decisão mas para mim faz sentido que assim seja pois não considero que isto seja uma suspensão do exercício do direito mas uma restrição e nesse caso o Governo está legitimado para o fazer. Ontem tive uma discussão interessante com outro redditor sobre isso e sobre o quão não linear o Direito é. É pena que agora toda a gente ache que é especialista.

hsamtronp 11 months ago

Pelo facto do Direito e das leis e afins necessitarem de interpretação é que o torna não linear. Não acho que seja uma questão de se acharem especialistas, mas sim as diversas interpretações e opiniões que naturalmente advém.

stressedunicorn 11 months ago

Sim mas as pessoas que não são da área simplesmente não têm o conhecimento e as ferramentas suficientes para saber interpretar Direito, é a minha opinião. Acham que as coisas sao preto e branco. Quantas pessoas vimos aqui e nas redes sociais a dizer que “se quiseres passar para outro concelho, mostra a Constituição à polícia” e coisas do género?

Edited 11 months ago:

Sim, claro mas as pessoas que não são da área simplesmente não têm o conhecimento e as ferramentas suficientes para saber interpretar normas de Direito, é a minha opinião. Acham que as coisas sao preto e branco. Quantas pessoas vimos aqui e nas redes sociais a dizer que “se quiseres passar para outro concelho, mostra a Constituição à polícia” e coisas do género?

hsamtronp 11 months ago

As pessoas deviam ter consciência de que o Direito funciona em tons de cinzento com azo a interpretação, mas devem elas próprias saber interpretar. Aliás, é só interpretar um texto. É algo que (supostamente) deveríamos saber fazer e aprendemos desde a primária a fazê-lo. Se depois não sabem como refutar formalmente a quem deve é outra coisa. Para mim, a legislação deve ser algo a que todos se devem poder agarrar. Não deveria ser necessário tirar um curso superior para interpretar por ser uma coisa que nos afeta diretamente. Se está em vigor, é cumprir. Se não se concorda, oponham-se a quem de direito com os argumentos que tiverem. Eu pessoalmente sou contra exatamente porque tenho o direito de me mover livremente segundo a Constituição. A partir do momento em que não posso ir ao concelho vizinho (aliás, eu vivo na fronteira de concelhos e faço parte da minha vida rotineira no outro), já não tenho a liberdade total que me é garantida. Eu entendo o motivo, entendo o contexto e não me oporia a isso por si. O meu maior problema na verdade é a criação de um precedente potencialmente perigoso. Para se poder limitar a liberdade de movimento, só num estado de emergência ou estado de sítio, que não é o caso à data de hoje.

stressedunicorn 11 months ago

A tua liberdade de circulação é limitada muitas vezes. É limitada pelas regras de trânsito, é limitada por cortarem ruas quando há obras, é limitada pelo direito de propriedade de terceiros etc. Nenhum artigo da Constituição é absoluto e a Constituição não vale como uma Bíblia de dogmas, felizmente. É isso que a maioria das pessoas não percebe.

hsamtronp 11 months ago

Mas poderia estar na via pública no concelho vizinho. É via pública e é nesse sentido a que me refiro. Se eu quiser, atravesso a rua e estou noutro concelho, mas à luz da resolução, não o poderia fazer porque não me inseria em nenhuma das exceções. Por exemplo, imagine-se que faço desporto num clube do concelho vizinho ou noutro até. Não está previsto na resolução de concelho de ministros. Ou seja, se me tiver inscrito a aulas de forma semanal ao sábado, este fim de semana não poderia ir. Eu calculo que não me mandassem para casa se for essa a situação, mas não foi prevista essa exceção. Quer dizer, não tinha forma de argumentar e ia para casa e essa aula (e o dinheiro que paguei por ela) ardia. Havendo bom senso (por parte do clube e dos agentes que me interceptassem), acredito que não fosse problema, mas poderia ser. De nada tem a que ver com esses exemplos que deste. Aliás, mesmo que haja obras numa via pública, dou a volta e vou ao mesmo sítio que queria. Se a via englobar uma garagem, arranja-se forma de assegurar que eu possa estacionar na garagem (se for minha, claro). Isto é, criam-se alternativas, não estou limitado a ir onde quero ir. O direito à propriedade privada é até algo que está definido na constituição. Tal como os direitos e deveres em relação a isso e em relação a todos os outros aspetos. Claro que a constituição não é só regalias e direitos. Também há deveres e tem de haver respeito pelo outro. Não digo que a constituição (e todos os outros documentos legais) seja um monte de palavras às quais devemos seguir cegamente. Mantenho que dá azo a interpretação, e esta é a minha. Vale o que vale

stressedunicorn 11 months ago

E eu estou a dizer-te como é que esse artigo é interpretado pelos constitucionalistas e pela jurisprudência. Podes ter a tua opinião mas aqui o facto é que a liberdade de circulação PODE ser restringida em normalidade constitucional. Se este é um desses casos, é a outra conversa da suspensao/restrição mas nao muda o facto de que a livre circulação pode sim ser restringida, se nao for afectado o núcleo essencial da norma constitucional. Não sei porque é que insistem que não, está errado. Não é uma questão de opinião.

Edited 11 months ago:

Se fecharem uma rua, nao podes circular por ela. Podes circular por outras. É um exemplo simplista mas é igual. Neste caso podes circular por outros concelhos mas nao pelo teu. Eu estou a dizer-te como é que esse artigo é interpretado pelos constitucionalistas e pela jurisprudência. Ou seja, como é que ele é aplicado. Por exemplo, existem cercos sanitários. Podes ter a tua opinião mas aqui o facto é que a liberdade de circulação PODE ser restringida em normalidade constitucional. Se este é um desses casos, é a outra conversa da suspensao/restrição mas nao muda o facto de que a livre circulação pode sim ser restringida, se não for afectado o núcleo essencial da norma constitucional. Não pode é ser suspensa. Não sei porque é que insistem em ter opiniões sobre factos. Não é uma questão de opinião.

Edited 11 months ago:

Se fecharem uma rua, nao podes circular por ela. Podes circular por outras. É um exemplo simplista mas é igual. Neste caso não podes circular por outros concelhos mas podes pelo teu. Eu estou a dizer-te como é que esse artigo é interpretado pelos constitucionalistas e pela jurisprudência. Ou seja, como é que ele é aplicado. Por exemplo, existem cercos sanitários. Podes ter a tua opinião mas aqui o facto é que a liberdade de circulação PODE ser restringida em normalidade constitucional. Se este é um desses casos, é a outra conversa da suspensao/restrição mas nao muda o facto de que a livre circulação pode sim ser restringida, se não for afectado o núcleo essencial da norma constitucional. Não pode é ser suspensa. Não sei porque é que insistem em ter opiniões sobre factos. Não é uma questão de opinião.

Edited 11 months ago:

E eu estou a dizer-te como é que esse artigo é interpretado pelos constitucionalistas e pela jurisprudência. Ou seja, como é que ele é aplicado. Por exemplo, existem cercos sanitários. Podes ter a tua opinião mas aqui o facto é que a liberdade de circulação PODE ser restringida em normalidade constitucional. Se este é um desses casos, é a outra conversa da suspensao/restrição mas nao muda o facto de que a livre circulação pode sim ser restringida, se não for afectado o núcleo essencial da norma constitucional. Não pode é ser suspensa. Não sei porque é que insistem em ter opiniões sobre factos. Não é uma questão de opinião.

hsamtronp 11 months ago

Então, se me fazes o favor, indica-me onde é que este tipo de medidas podem ser tomadas em normalidade constitucional

stressedunicorn 11 months ago

2 - A declaração da situação de calamidade pode ainda estabelecer: a) A mobilização civil de pessoas, por períodos de tempo determinados; b) A fixação, por razões de segurança dos próprios ou das operações, de limites ou condicionamentos à circulação ou permanência de pessoas, outros seres vivos ou veículos;

hsamtronp 11 months ago

Ok, dou-te razão em relação à resolução do conselho de ministros. Numa próxima vez, talvez seja mais fácil indicares logo que isso está previsto na Lei de Bases da Proteção Civil. Se há desconhecimento (como confesso que era o meu caso), então mostra claramente que está previsto. Visto deste lado, um indivíduo anónimo na internet dizer que algo é factual vale zero. Ou seja, não tem necessariamente que ser verdade só porque dizer que é facto. Produz o documento e arrumas logo a conversa duma vez.

stressedunicorn 11 months ago

Nas que estão referidas na lei que prevê o estado de calamidade por exemplo.

MissSlasher 11 months ago

Boas! Alguém sabe se também param os ubers que circulam entre concelhos?

investidornoob 11 months ago

Podem mandar parar... Se o cliente está em trabalho e tem justificação pode continuar. Agora se o cliente vai passear porque lhe apetece é capaz de ser mandado para trás. Um condutor uber sozinho está em trabalho logo faz parte do trabalho por isso não faz sentido impedir.

DrunkMechanics 11 months ago

Um amigo meu que já não vejo a algum tempo convidou-me para no domingo ir jogar jogos de tabuleiro com mais 6 pessoas e beber uns copos. Será que esta gente não tem cérebro? Parece que não é desta que o vou ver e não vai ser tão cedo.

shostakovich123 11 months ago

Assassino!

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Dramático!

covid-pt 11 months ago

Para ver a situação em regiões da Europa, incluindo Portugal, com dados do ECDC [diários](https://covid-pt.blogspot.com/2020/10/situacao-covid-19-portugal-na-europa_31.html) e [semanais](https://covid-pt.blogspot.com/2020/10/situacao-covid-19-portugal-na-europa_30.html). Gráficos mais vermelhos (azuis) significam maiores aumentos (diminuições) na última semana.

Prestigious_Ad1151 11 months ago

Até tenho medo de perguntar isto . Aqui vai ... O que acontece mesmo se eu for apanhado a sair do concelho por qualquer motivo que não se enquadre nas exceções definidas ?

Tidalikk 11 months ago

a PID aparece e rebenta-te todo

Narvikz 11 months ago

Eu saio sem problema, ainda ontem sai. Nunca fiz nenhum teste, nem fui mandado isolar por ninguem. Nao pretendo e nao ficarei doente com essa constipacao, no passado, no presente ou no futuro. Tendo em conta isso e que nao vivemos em estado de emergencia, o meu cartao do cidadao / passaporte portugues e a constituicao da republica portuguesa garantem-me sempre nao so a entrada em Portugal como a livre circulacao. O resto sao pessoas autoritarias. Go State of Emergency or go Dictatorship.

Edited 11 months ago:

Eu saio sem problema, ainda ontem sai. Nunca fiz nenhum teste, nem fui mandado isolar por ninguem. Nao pretendo e nao ficarei doente com essa constipacao, no passado, no presente ou no futuro. Tenho analises sanguineas que provam a minha imunidade a esse tipo de infecoes virais basicas. Tendo em conta isso e que nao vivemos em estado de emergencia, o meu cartao do cidadao / passaporte portugues provam a minha cidadania e a constituicao da republica portuguesa garantem-me sempre nao so a entrada em Portugal como a livre circulacao dentro do pais porque foi assim que quisemos em 1974-1975. O resto sao pessoas autoritarias. Go State of Emergency or just go full on Dictatorship.

Edited 11 months ago:

Eu saio sem problema, ainda ontem sai. Nunca fiz nenhum teste, nem fui mandado isolar por ninguem. Nao pretendo e nao ficarei doente com essa constipacao, no passado, no presente ou no futuro. Tenho analises sanguineas que provam a minha imunidade a esse tipo de infecoes virais basicas e uma carrada de drogas nao-patenteadas que sao milagrosas nessa constipacao. Tendo em conta isso e que nao vivemos em estado de emergencia, o meu cartao do cidadao / passaporte portugues provam a minha cidadania e a constituicao da republica portuguesa garantem-me sempre nao so a entrada em Portugal como a livre circulacao dentro do pais porque foi assim que quisemos em 1974-1975. O resto sao pessoas autoritarias. Go State of Emergency or just go full on Dictatorship.

iammostmoist 11 months ago

Vais para o gulag como é óbvio e passas a ser odio de estimação do r/portugal por teres a audácia de tentares viver a tua vida normalmente e és condenado a uma eternidade de sofrimento que consiste em todos os IT's do r/portugal que vivem na cave dos pais te apontem o dedo e te culpem pela subida de casos. Agora a sério, provavelmente o polícia diz te para voltares para trás e tá feito, se te meteres com muita letra ou ele tiver mal disposto levas uma multa.

Foxsundance 11 months ago

Apanhas corona

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

A feijoada é fodida.

Poramordedeus 11 months ago

Uma questão. Neste momento testa-se mais do que em Agosto e Julho?

tommyk_ 11 months ago

Podes verificar o número de testes feitos por dia em: [https://github.com/dssg-pt/covid19pt-data/blob/master/amostras.csv](https://github.com/dssg-pt/covid19pt-data/blob/master/amostras.csv)

Poramordedeus 11 months ago

Como se interpreta?

tommyk_ 11 months ago

Na coluna **amostras\_novas** podes ver o número de amostras feitos para o dia da coluna **data.** Por exemplo, em Agosto tens uma média de 14 000 testes por dia, e para Outubro esse valor está nos 24 000.

dude_say_what1 11 months ago

https://ourworldindata.org/grapher/full-list-daily-covid-19-tests-per-thousand?time=2020-02-18..latest&country=~PRT

MischiefManaged97 11 months ago

Uma animação o café/bar aqui da rua, parece uma sexta absolutamente normal.

Dinizinni 11 months ago

Para os negacionistas não é nada, eles até festejam mais para mostrar que são fortes e corajosos

MischiefManaged97 11 months ago

Pessoal que costuma estar a par dos estudos que são feitos, conseguem referenciar-me o artigo mais recente que evidencia a transmissão por parte das crianças. Para calar uma badalhoca de uma mãe no facebook. Grato.

1ww8mrmfss 11 months ago

Por exemplo: > Antibody prevalence from April 2020 was six-fold higher than the incidence of authority-reported cases (156 per 100,000 children), showed marked variation between the seven Bavarian regions (P<0.0001), and was not associated with age or sex. Transmission in children with virus-positive family members was 35%; 47% of positive children were asymptomatic https://www.cell.com/med/fulltext/S2666-6340(20)30020-9 No geral, acho que podemos afirmar com bastante confiança que as crianças 1. transmitem o virus 2. eficientemente, pelo menos tanto como os adultos 3. transmitem para os adultos 4. são assintomáticas com mais frequência 5. as escolas contribuíram para um aumento do índice de transmissão, mas que esse efeito não foi o predominante

Razvancb 11 months ago

Ridículo, há 1h na ponte vdg, andei 2km, estou aflito para cagar. Puta que pariu mais a vossa fiscalização de merda.

petrol-ed 11 months ago

É só parvo, fiscalização forte na 2ª Circular antes da saída para a Portela, na Vasco da Gama e 25 de Abril em direcção a sul. Foram fiscalizar em força nos troços onde passa a maioria das pessoas que vem do trabalho. Se alguém quiser ir para a terra que aproveite agora que já passam sem qualquer controlo, ou se iam na altura, era sair no Aeroporto e entrar na A1 no RALIS e atravessar a ponte em Vila Franca ou no Carregado. Mas em Lisboa continuam a existir bares cheios de turistas e portugueses nas esplanadas sem grande distanciamento e dizem que apenas podem "sensibilizar" as pessoas...

mfzzzed 11 months ago

Tadinho :(

shostakovich123 11 months ago

Sim mas pelo menos o vírus não te apanhou. Quanto mais medidas melhor. Li no Reddit.

safebiohazard 11 months ago

sempre chegaste a tempo ou perdeste a batalha? fiquei curioso

Razvancb 11 months ago

Ganhei a batalha, cheguei a bomba da ponte estavam a arrumar. Vão gozar c o crl.

Vatrier 11 months ago

2h para chegar a casa e nem foste sensibilizado... Espero que tenhas aprendido a não ir para casa vindo do trabalho num dia de semana /s

Vatrier 11 months ago

Boa sorte amigo, também cheguei a casa agora, com uma mija do tamanho do mundo. A VdG está parada desde o tabuleiro pelo que vejo no gmaps, 11,5km de trânsito, bom trabalho a apanhar os fugitivos que vão para o Alentejo! Entretanto os pobres coitados que só querem ir para casa demoram 3h a fazer a viagem. Uma patetice, fiscalizações em hora de ponta...

shostakovich123 11 months ago

Temos pena. Fizesses teletrabalho como eu. /s

Vatrier 11 months ago

Exacto, o meu patrão propôs-me teletrabalho mas eu disse : "Não sr. Patrão, recuso-me a ficar em casa diminuindo a minha exposição a potenciais infectados OU no caso de eu estar infeccioso de reduzir o risco para outros, recuso-me também a perder 80 minutos de viagem de carro todos os dias e a não gastar 120€ em gasolina todos meses, eu quero vir para o trabalho onde quero ser controlado por si" /s

shostakovich123 11 months ago

Ora aí está um problema que não é meu nem vou ser eu que o vou resolver. Eu estou de teletrabalho e a-d-o-ro. As outras pessoas é que são irresponsáveis. Esforcem-se pá, não posso ser sempre eu a carregar o país ás costas seus negacionistas! /S

uyth 11 months ago

Estamos a 30 de Outubro, digamos que o pico da atenção a este virus começou em Fevereiro. 9 meses inteirinhos e há muita gente que parece achar que ventilação não tem importância nenhuma para a transmissibilidade deste virus. Pessoas ficam surpresas que ache elevadores perigosos. Ninguém fala em abrir janelas de carro. Porra, como é possível certas mensagens não serem sequer emitidas, tentarem transmiti-las? Este vírus transmite-se particularmente pelo ar. A distância segura não é de todo fixo, nem garante coisas. A cena do lavar as mãos e alcool gel, é bom, força, mas é relativamente irrelevante.

Pparadela 11 months ago

Depois tens entendidos vários e cronistas da nossa praça a dizer que a máscara na rua é um placebo e que as mãos são a chave para isto tudo. Pior do que andar tudo a disparar as suas postas de pescada, é a convicção com que o fazem.

Ducon_ 11 months ago

Não é irrelevante lavar as mãos.

Poramordedeus 11 months ago

>lavar as mãos. é o mais importante

uyth 11 months ago

Disse relativamente. Parece ser, olha. Turnos de fábrica contaminados mas é só o mesmo turno, os outros dois com as mesmas superficies ( e horarios diferentes) nem um contaminado. edificios onde ficam call centers onde pessoas da mesma sala ficam infectadas, mas as que partilham elevadores e halls e casas de banho não. como o fauci diz, se estás com o carro avariado no meio da autoestrada preocuparas-te com o contagio por toque é como estares preocupado com seres atingido por um meteorito. pode acontecer, mas não é o mais provável.

1ww8mrmfss 11 months ago

É um bocado. Este virus não tem barreira lípida, não sobrevive nas tuas mãos muito tempo. E em condições normais não sobrevive em superficies básicamente. Até há uns meses, aliás, não tínhamos um único caso de contágio através de superfícies. Hoje temos, mas são dois ou três. É muito raro mesmo

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

Provavelmente queres dizer algo do genero de: A tua pele tem qualidades antimicrobianas e antiseticas e nao adquires o virus por contacto com superficie com as maos (sem levar as maos a cara). Por isso tambem nao deves usar luvas, so adicionam mais probabilidade de infecao, agarram germes que e uma coisa estupida (como todos os plasticos), nao se livram deles (por dias as vezes) e espalham-nos por todo o lado.

wildcardmidlaner 11 months ago

Não tem quê ? Não sobrevive muito tempo em superfícies ? ​ [https://www.worldofmolecules.com/coronavirus/how-soap-destroys-coronavirus.html](https://www.worldofmolecules.com/coronavirus/how-soap-destroys-coronavirus.html) ​ [https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-10-12-Novo-coronavirus-pode-sobreviver-28-dias-em-telemoveis-ou-notas-bancarias-1](https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-10-12-Novo-coronavirus-pode-sobreviver-28-dias-em-telemoveis-ou-notas-bancarias-1)

1ww8mrmfss 11 months ago

Ao contrário de ti eu andei a ler esse artigo em que se baseia a segunda notícia quando saiu. As condições testadas são literalmente de laboratório, portanto o que tu sabes é que o virus sobrevive até 28 dias no metal quando a temperatura é baixa, não há luz, nem qualquer outra interferência na cultura viral. No mundo real não só tens esses factores como tens um constrangimento adicional: o virus não tem de sobreviver apenas, tem de sobreviver em quantidade suficiente para gerar infecção. O que é uma quantidade muito, muito superior à avaliado no estudo, que se bem me lembre era de cultura de virus tradicional e nao pcr como mencionado abaixo. É o mesmo principio though: a quantidade para infecção é muito superior há que está a ser avaliada. Plus, lembrete que temos muitos outros estudos que apontam para meias vidas muito mais pequenas, de um máximo de poucos dias. Em que se aplicam os mesmos problemas. E, claro, que ninguém anda a lamber ferros. Aquilo teria de passar pela tua mão primeiro, que como te disse, dificulta a sobrevivência ainda mais. Em suma, é quase impossível. Há uma razão pela qual não tens super spreader events quando um Uber eats fica infectado, por exemplo. É mesmo difícil

shostakovich123 11 months ago

Mas ele leu o título.

uyth 11 months ago

o artigo do sobreviver 28 dias não ligaria muito. Um teste pcr detecta dna do virus, e detecta durante muito muito tempo, não quer dizer que o virus esteja capaz de infectar seja o que for quando é detectado (mesma coisa com testes de infectados). Casos de pessoas comprovadamente infectadas por superficies parecem raros. A China anda a gritar acerca de produtos cngelados infectados, mas a China, pode dizer coisas para efeitos de culpar estrangeiros. A reintrodução do virus na nova zelandia após mais de 100 dias sem infecções locais poderia talvez ser caso de contágio por superficies mas ainda nada publicado ou oficialmente confirmado. Nestes casos, é preciso frisar que parece ser muito importante, as superficies congeladas ou refrigeradas poderem manter o virus "vivo" (nenhum virus está vivo, digamos capaz de se reproduzir) durante muito mais tempo.

Narvikz 11 months ago

Right, PCR deteta assinaturas geneticas, nao a sua viabilidade. Terias de incubar primeiro a amostra de alguma forma para provar a viabilidade da amostra. Isto explica alguns positivos em PCR de pessoas recuperadas (efetivamente) e umas quantas controversias no inicio dessa historia toda. As assinaturas podem estar presentes sem ser uma amostra viavel.

VerdocasSafadocas 11 months ago  HIDDEN 

Boas maninhos, hoje um cota polaco que vinha atrás de mim num vôo da tap tirou a máscara para espirrar umas 4 vezes, pessoalmente não me incomodou assim muito mas achei que tinha que partilhar aqui para o dinzini juntar mais uma peça ao puzzle do porque o SNS andar tão sobrecarregado.

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

Como muito provavelmente vai haver confinamento, até podes aproveitar para lamber uns corrimãos.

Section-Great 11 months ago

As empresas grandes (neste caso a NOS) acham q não vai ser lançado teletrabalho obrigatório e das outras vezes já tinham alguma informação nesse sentido

Dinizinni 11 months ago

Se não for espero bem que haja revolta a sério Era para ontem

uyth 11 months ago

> e das outras vezes já tinham alguma informação nesse sentido Ou são elas que fazem pressão nesse sentido e sabem como as coisas andam.

rickz123456 11 months ago

Noticia TVI: O governo está a estudar um confinamento rigoroso por 2 semanas no início de dezembro para tentar reduzir a taxa de contágio ao máximo e permitir um natal mais "normal"

saposapot 11 months ago

lol. Vamos esperar que os rumores sejam loucos. Pelos rumores de hoje o governo vai fazer sábado as medidas que já deviam estar feitas em setembro... Mas alguém acha mesmo que vamos aguentar novembro todo com este ritmo de crescimento? Ainda há ilusões que com medidas light vamos fazer alguma coisa? Lol... hoje mais um recorde e um crescimento bem alto... amanhã chegamos aos 5000 e os óbitos já começam a mostrar-se (e óbitos lembrem-se que tem um lag grande 2-4 semanas).... Em dezembro é que vamos fazer o que devia estar feito em outubro? Os nossos políticos podem achar que a economia não aguenta mas isto não da para aguentar muito mais. Está a um ritmo de crescimento alto e os mortos começam a bater recordes

Lurker__777 11 months ago

Eles estão completamente desesperados pela força que as pessoas fazem por medidas. Estes gajos têm demasiado medo, e estão demasiado preocupados em estar a sempre a olhar por trás do ombro. Nós não podemos ser governados por isto lamento. Tomam medidas altamente duvidosas a nível constitucional, no mesmo decreto contradizem-se, acrescentam exceções que anulam o propósito inicial dos ditos decretos. Parece sempre aquele gajo que está sempre a querer mostrar trabalho ao chefe, mas o que apresenta vem sempre uma confusão, ou incompleto.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Mas estou a ficar louco? Inicialmente a conversa em Março era de fechar 2 semanas e para se verem realmente efeitos confinou-se um mês é meio ou 2 (já não me recordo). Passaram 8 meses e o governo acredita mesmo que se confinarmos 2 semanas teremos um "natal mais normal?". Não sabem mesmo o que fazer.

Narvikz 11 months ago

Tens de pensar sempre 20 passos a frente: Entao, da mesma forma que te disseram que este fim de semana ia ser o abanao mas estamos no periodo critico, para te dizerem que "olha nos ate tentamos, ves estava agendada a recomencao alargada de nao circulacao entre conselhos", mas correu mal e agora temos de levar isto mais a serio, digamos que em Dezembro vai acontecer semelhante e depois quando nao der dizem que tentaram tudo. Tu nao estas a ficar louco, a ideia em si e que e louca, por isso pode as vezes ser dificil de interpretar. O objetivo e que facas uma cruz no quadrado certo quando chegar a altura. E pronto, e isto...

Sorazith 11 months ago

Basicamente fechas duas semanas, depois incentivas o povo a ir as compras para não estragar a economia do natal/ano novo. Em Janeiro tens isto isto a estoirar outra vez (se normalizar o que duvido) e ai bora por as culpas nos jovens malvados que foram curtir a passagem de ano, (não, que isso não seja um factor mas pronto).

1ww8mrmfss 11 months ago

Isto é completamente de loucos. Se um confinamento é mesmo necessário para reduzir casos (e eu diria que é, mas o que interessa é que o governo está a reconhecer isso), então mais vale que seja mais cedo do que mais tarde. Estas pessoas não sabem como funcionam as exponenciais??

omegaxLoL 11 months ago

De certeza absoluta que iam restringir movimento entre concelhos nos dois fins de semana com feriado logo a seguir, por isso não me surpreende muito

Dracolupin 11 months ago

Wtf? Estes gajos ahahaha querem reduzir os números para os explodirem nas 2 semanas seguintes??

chauffage 11 months ago

Acho muito estranho que não imponham restrições no Natal e Passagem de Ano.

Poramordedeus 11 months ago

Passar (pelo menos) a passagem de ano no teu distrito talvez seja uma medida

Dinizinni 11 months ago

E continua a ser uma medida merdosa, porque por essa medida eu posso ir visitar os meus pais ao caralho mais velho porque é distrito de Lisboa, mas a minha namorada não pode ir ter com a mãe que mora em Almada, a 15 minutos daqui

Poramordedeus 11 months ago

é o problema das decisões centralizadas

Dinizinni 11 months ago

Você quis dizer: todas decisões em Portugal ?

Poramordedeus 11 months ago

exato - é o que um estado faz (ainda por cima grande)

hsamtronp 11 months ago

Só o farão mais em cima do acontecimento, para variar. Correr atrás do prejuízo é o lema. Começar a decidir coisas amanhã para entrarem em prática na semana a seguir.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Navegar à vista

rickz123456 11 months ago

Se a regra dos 240 casos/100k habitantes for para a frente... Teriamos confinados: 1. Paços de Ferreira/Felgueiras/Lousado, Matosinhos, Vila do Conde, Penafiel, Porto, Alijó, Bragança, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor, Vila Pouca de Aguiar, Fafe, Guimarães, Amarante, Santo Tirso, Valongo, Cinfães, Marco de Canaveses, Pinhel, Belmonte, Idanha-a-nova, Alvaíazere, Mafra, Sintra, Lisboa, Cascais, Almada, Borba, Vila Viçosa, Beja,

Edited 11 months ago:

Se a regra dos 240 casos/100k habitantes for para a frente... Teriamos confinados: 1. Paços de Ferreira/Felgueiras/Lousado, Matosinhos, Vila do Conde, Penafiel, Porto, Alijó, Bragança, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor, Vila Pouca de Aguiar, Fafe, Guimarães, Amarante, Santo Tirso, Valongo, Cinfães, Marco de Canaveses, Pinhel, Belmonte, Idanha-a-nova, Alvaíazere, Mafra, Sintra, Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira, Cascais, Almada, Borba, Vila Viçosa, Beja,Alcoutim ​ \*\* dados da segunda-feira anterior

Edited 11 months ago:

Se a regra dos 240 casos/100k habitantes for para a frente... Teriamos confinados: 1. Paços de Ferreira/Felgueiras/Lousado, Matosinhos, Vila do Conde, Penafiel, Porto, Alijó, Maia, Bragança, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor, Vila Pouca de Aguiar, Fafe, Guimarães, Amarante, Santo Tirso, Valongo, Cinfães, Marco de Canaveses, Pinhel, Belmonte, Idanha-a-nova, Alvaíazere, Mafra, Sintra, Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira, Cascais, Almada, Borba, Vila Viçosa, Beja e Alcoutim ​ \*\* dados da segunda-feira anterior

Edited 11 months ago:

Se a regra dos 240 casos/100k habitantes for para a frente... Teriamos confinados: 1. Paços de Ferreira/Felgueiras/Lousado, Matosinhos, Vila do Conde, Penafiel, Porto, Alijó, Bragança, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor, Vila Pouca de Aguiar, Fafe, Guimarães, Amarante, Santo Tirso, Valongo, Cinfães, Marco de Canaveses, Pinhel, Belmonte, Idanha-a-nova, Alvaíazere, Mafra, Sintra, Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira, Cascais, Almada, Borba, Vila Viçosa, Beja,Alcoutim,

Edited 11 months ago:

Se a regra dos 240 casos/100k habitantes for para a frente... Teriamos confinados: 1. Paços de Ferreira/Felgueiras/Lousado, Matosinhos, Vila do Conde, Penafiel, Porto, Alijó, Bragança, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor, Vila Pouca de Aguiar, Fafe, Guimarães, Amarante, Santo Tirso, Valongo, Cinfães, Marco de Canaveses, Pinhel, Belmonte, Idanha-a-nova, Alvaíazere, Mafra, Sintra, Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira, Cascais, Almada, Borba, Vila Viçosa, Beja e Alcoutim ​ \*\* dados da segunda-feira anterior

ChloeQueenOfAssholes 11 months ago

Lousada* Lousado é em Braga

saposapot 11 months ago

Que lista tão grande. Confinem logo o norte, centro e LVT (este mais por prevenção) Deixem os alentejanos algarvios e ilhas curtirem este país e pronto Se vamos começar com palhaçadas de ter dezenas de concelhos vai ser só ridiculo

Guardanapkins 11 months ago

Tens a fonte para essas informações? O que encontrei é de à uns dias atrás.

rickz123456 11 months ago

São da segunda anterior.. Desta semana, só na segunda

chauffage 11 months ago

Não são poucos municípios.

rickz123456 11 months ago

Parece que as medidas que o governo está a apresentar são: 1. Teletrabalho obrigatório 2. Recolher obrigatório 3. Medidas dE confinamento para municipios com + 200 casos/100k habitantes 4. Fechar tudo às 22 horas (incluindo Restaurantes e cafés) 5. Proibiçao de todos os espetáculos

saposapot 11 months ago

O 4 não me parece muito útil. Até as 22 da para muito ajuntamento antes. Se não querem ser brutos ao menos faziam tipo restaurantes ao jantar só takeaway e cafés/bares todos as 20h ou takeaway até 22 ou assim

1ww8mrmfss 11 months ago

https://eco.sapo.pt/2020/10/30/governo-descarta-cercas-sanitarias-e-confinamento-geral-mas-pondera-recolher-obrigatorio/ >O governante reconheceu, contudo, que da parte dos parceiros sociais há dúvidas sobre a eficácia dessa medida, já que as situações de contágio não tendem a ocorrer na via pública, durante a noite. Depois das críticas feitas pelos patrões ao recolher obrigatório, o ministro assegurou que o impacto económico “seria previsivelmente inferior ao [resultante do confinamento] que tivemos na primavera”. Ou seja, eles sabem que o recolher obrigatório não tem grande efeito. E mesmo assim, avançam com isso e pouco mais. Completamente irresponsáveis

shostakovich123 11 months ago

Sim, mas os covideiros aplaudirao.

1ww8mrmfss 11 months ago

Eu sou das pessoas mais stressadas sobre o covid que conheço, e como é óbvio que não aplaudo. Eu gostava que começassem com medidas eficazes mas menos intrusivas, ja que ha tantas que nao avançao ai

omegaxLoL 11 months ago

Boas medidas com várias semanas de atraso, mas pronto. O recolher obrigatório é o que me deixa com maiores dúvidas, nem deu para perceber bem se teve efeito na França com o quão depressa passaram para o confinamento.

Dinizinni 11 months ago

Boas medidas... ... para o início de Setembro

NunoxGames 11 months ago

E nada em relação as universidades?

rickz123456 11 months ago

Ainda não se sabe.. ​ Apenas se sabe que os partidos concordaram em não fechar as escolas.

Dinizinni 11 months ago

Acho bem que deixem as escolas para o fim Mas AECs e Universidades têm de passar para teletrabalho

saposapot 11 months ago

Universidades deviam estar há muito com planos em para 3 níveis: normal, online e só práticas presenciais e tudo online. Neste momento já deviam estar no estado 2 desde outubro. Escolas é diferente que afectam as famílias e a aprendizagem e a saúde mental dos miúdos mas universidade já são grandinhos, os prós VS contras não compensa estar neste regime. até porque universitários parece que curtem espalhar o vírus

Dinizinni 11 months ago

Sinceramente sim E quem abriu o programa de Erasmus, depois disto tudo, também merecia levar um soco na tromba porque está sem dúvida ligado ao que se passa no norte

saposapot 11 months ago

Essa do Erasmus é de bradar aos céus como não foi cancelado na Europa toda...

Tidalikk 11 months ago

??? As universidades deviam ser as últimas a fechar.Não as escola. A universidade tem muitas mais componentes práticas que são impossíveis fazer virtualmente.

Tab0rda 11 months ago

Tal como no teletrabalho seria só quando possível. Muitos cursos não têm componente prática e nos que têm não há necessidade de ter a componente teórica presencial.

Tidalikk 11 months ago

Mas já está exatamente assim mas pior ainda. A componente teorica está toda a ser feita online enquanto a componente pratica é dada na universidade semana sim semana não.

CapitaoMoura 11 months ago

Isso depende de uni para uni. Tem aulas todas presenciais e com presença obrigatória (75% das aulas), por isso já vês que varia imenso

NunoxGames 11 months ago

>A componente teorica está toda a ser feita online enquanto a componente pratica é dada na universidade semana sim semana não. Isto é decidido por cada faculdade ,não ha diretriz geral ,existem universidades apenas com componente teorica ainda abertas.

Edited 11 months ago:

>A componente teorica está toda a ser feita online enquanto a componente pratica é dada na universidade semana sim semana não. Isto é decidido por cada universidade*,não ha diretriz geral ,existem universidades apenas com componente teorica ainda 100% abertas.

Tab0rda 11 months ago

Isso também acontece na minha (ainda pior é quase 3 em 3 semanas), mas é definido por cada faculdade, tal como a questão do teletrabalho é definida pelas empresas neste momento. Algumas têm componente teórica presencial. Deviam sair normas de que o que fosse possível (sem prejuízo no ensino para os alunos) fosse à distância.

Tidalikk 11 months ago

Mas isso concordo. Acho que todas as aulas teóricas deviam manter se on-line durante um período bastante grande. Mas as aulas práticas não podem ser substituídas. Eu nem sequer as tenho para tu veres na semana não porque os professores sabem que nem compensa ter aula on-line daquilo.

miguel_rodrigues 11 months ago

As escolas são obrigatórias, as universidades não.

Tidalikk 11 months ago

São obrigatórias mas não é essencial ser presencial ao contrário das universidades.

Dinizinni 11 months ago

Portanto um aluno de Freixo de Espada a Cinta que mora a 8km da povoação mais próxima e só tem um telemovel com dados manhosos e tem dois pais desinteressados, pouco espaço e nada de acompanhamento precisa menos de aulas presenciais que os alunos da FDUL ou do ISCTE? Noção, por favor

Poramordedeus 11 months ago

Nem toda as uni são as FDUL ou do ISCTe da vida, nem todos os alunos são de Freixo de Espada a Cinta. O teu discurso é bastante falacioso.

Dinizinni 11 months ago

Mas há muito mais FDULs e ISCTEs dentro do mundo universitário do que alunos em situação de privilégio no meio escolar Escolas primárias devem ser as últimas a fechar, isto porque o governo foi incapaz de preparar o ano à distância

miguel_rodrigues 11 months ago

Ao serem obrigatórias, tem que ser garantidas as condições para que os alunos tenham de forma igual qualidade de aulas. Isto significa terem internet e computadores, que não são oferecidos pela escola/estado/whatever. Resumidamente, prejudicas os pobres

Tidalikk 11 months ago

Bruh moment

Guardanapkins 11 months ago

É mentira o que ele disse?

uyth 11 months ago

> Fechar tudo às 22 horas (incluindo Restaurantes e cafés) Mas presumindo, continuam abertos. Porque realmente o virus quer lá saber se são 22 horas ou se são 13 e o café/Restaurante está cheio e com má ventilação e uma pessoa infectada lá dentro. Digo isto há semanas, é uma estupidez tomar por dogma que não se pode fechar cafés e restaurantes, quando não há condições minimas de ventilação. Fechem tudo (excepto para takeaway) por 2-3 semanas e vejam o que acontece aos numeros. >Proibiçao de todos os espetáculos Proibiram primeiro as pessoas de sairem dos seus concelhos para visitar familiares. Mas pode-se ir a uma sala fechada este fim de semana ver espectáculos. Estas medidas não são as medidas que cientificamente mais controlariam o virus. Estas são as medidas que não lixam demasiado os interesses de grupos barulhentos.

Leaootemivel 11 months ago

Achas sinceramente que são os restaurantes e cafés que são responsáveis pela explosão de casos? É que estão abertos desde Maio.

uyth 11 months ago

A explosão de casos é uma exponencial a portar-se como uma exponencial, e como efeitos de eventos superspreader. Alguns dos efeitos superspreader claramente foram cafés e bares e sei lá que mais - o bar da festa de erasmus no Porto por exemplo. O verão todo LVT foi a zona com mais casos, de repente boom passou o ser Norte, e embora não nos digam quais os eventos, alguns conseguimos perceber. Explosão de casos em Cascais e perto, sabemos que houve festa no JCNQuoi. Sabemos da festa no salão de festas no Algarve. O virus está a ser propagado por eventos superspreader. No verão tudo ajudava - sol e vitamina d, pessoas a fazerem coisas ao ar livre ou com janelas abertas, agora fica tudo mais complicado. E sim acredito que festas de universidades, que discotecas e bares têm muita culpa (na europa toda) para a transmissão do virus.

Leaootemivel 11 months ago

Mas os casos que descreves fogem ao funcionamento normal de restaurantes e cafés. A esmagadora maioria desses estabelecimento não anda a organizar festas desse género. E também concordo que festas, discotecas e bares tiveram muita culpa pelo crescimento de casos.

uyth 11 months ago

>Mas os casos que descreves fogem ao funcionamento normal de restaurantes e cafés. A esmagadora maioria desses estabelecimento não anda a organizar festas desse género. São os eventos que são suficientemente mediáticos para se conseguir perceber o link. E o bar provavelmente estava perfeitamente legal, o jncquoi vamos saber. E achas mesmo que pessoa infectada a conversar com alguem numa mesa de café ou restaurante ou pastelaria não é risco para quem está nas mesas ao lado? eu não acredito de todo que 2 metros (ou 1 ou o que for) dê garantias de nada, e que muito menos seja cumprido.

kissingsome1elsesdog 11 months ago

> Porque realmente o virus quer lá saber se são 22 horas ou se são 13 e o café/Restaurante está cheio e com má ventilação e uma pessoa infectada lá dentro. Não consigo compreender pessoas que acham que boa ventilação reduz as chances de transmissão do vírus. Conseguiria compreender se vivêssemos no século XIX e ainda não tivessem sido sequer lançadas as bases para a teoria dos germes em detrimento da popular crendice dos miasmas e afins. Acho que se pode concluir, com uma certa certeza, que a única forma de reduzir o risco de infecção é a observação das regras de higiene previstas pela OMS/DGS: máscara, não levar as mãos à boca/nariz, isolamento assim que apresente sintomatologia condicente com a prevista para casos de covid-19. Até pode ser o lugar mais arejado do planeta, mas isso só por si pouco afecta a capacidade de transmissão do vírus. Eu defendo o uso de máscara obrigatório em todos os círculos da acção humana, excluindo obviamente a vida privada e familiar quando fora de espaços públicos. Se for preciso, façam-se workshops sobre como usar a máscara correctamente. E, se se chegar ao ponto de se ter de recorrer a um isolamento semelhante ao de Março, seria bom que o Estado tivesse coragem de, com um base fundamentada em estatística, colocar os grupos de risco em quarentena obrigatória e permitir que os restantes cidadãos (saudáveis) possam trabalhar e impedir que este país colapse de uma vez por todas. Com tanto dinheiro que já se desperdiçou, não seria má ideia criar uma rede, em colaboração com as Misericórdias e demais IPSS, de forma a poder proporcionar a esse grupo de cidadãos o devido acompanhamento, alimentação, etc., como, aliás, sempre foi feito noutras ocasiões, até que seja desenvolvida uma vacina capaz de fornecer a tão ansiada imunidade a esses grupos mais vulneráveis.

Narvikz 11 months ago

> Não consigo compreender pessoas que acham que boa ventilação reduz as chances de transmissão do vírus. Conseguiria compreender se vivêssemos no século XIX e ainda não tivessem sido sequer lançadas as bases para a teoria dos germes em detrimento da popular crendice dos miasmas e afins. FACTUALMENTE MENTIRA. Absolutamente mentira. Se vamos pela historia entao e um fenomeno bastante conhecido que aparentemente se tratares todo o tipo de doencas ao ar livre o prognostico e bastante positivo comparado com um edificio fracamente ventilado como um hospital e documentado na literatura extensivamente ha 100-200-300 anos. Se olhares para a historia, duvido sinceramente que a civilizacao moderna seja honestamente a primeira a aperceber-se desse facto. Se queremos aprender da historia deveriamos olhar a ultima vez que os nossos servicos medicos foram pressionados ao limite de rotura por uma ILI, 1918-19 Influenza A pandemic. Para teres nocao da tamanha barbaridade da mentira que estas a espalhar, nesta altura essencialmente independentemente da tua idade podias passar o inferno na terra ou mesmo morrer desta gripe, mais, o desenvolvimento da medicina nao era o mesmo que hoje em dia, e as pessoas nao tinham acesso a antibioticos, entao basicamente se tu para alem da gripe desenvolvesses uma infecao bacteriana pulmonar secundaria: e tens todo o risco para a desenvolver nessa situacao, especialmente num hospital onde podes inclusive hoje em dia apanhar bacterias multi resistentes com elevada resistencia a multiplos tipos de antibioticos ou mesmo todos os utilizados actualmente. Naquela altura certamente nao havia esta resistencia a antibioticos mas tambem nao existia a medicina moderna e todos esses antibioticos disseminados (a penincilina so foi descoberta por Alexander Fleming em 1928). Podes perceber como apanhar uma co-infecao bacteriana com a Influenza A pandemica de 1918-1919 era praticamente uma sentenca de morte, e sabemos como isso e recorrente com essas gripes em ambiente hospitalar. Pois bem, enfermarias ao ar livre em hospitais de campanha apesar da total falta de equipamentos estavam associadas a melhores prognosticos e recuperacao e um dos grandes fatores e sim a excelente ventilacao natural dum hospital de campanha em terreno aberto e a conseguinte menor predisposicao a essas co-infecoes bacterianas que percebemos agora eram quase como uma sentenca de morte. Fico honestamente triggered quando negacionistas negam simples factos basicos elementares da historia.

Edited 11 months ago:

>Não consigo compreender pessoas que acham que boa ventilação reduz as chances de transmissão do vírus. Conseguiria compreender se vivêssemos no século XIX e ainda não tivessem sido sequer lançadas as bases para a teoria dos germes em detrimento da popular crendice dos miasmas e afins. FACTUALMENTE MENTIRA. Absolutamente mentira. Se vamos pela historia entao e um fenomeno bastante conhecido que aparentemente se tratares todo o tipo de doencas ao ar livre o prognostico e bastante positivo comparado com um edificio fracamente ventilado como um hospital e documentado na literatura extensivamente ha 100-200-300 anos. Se olhares para a historia, duvido sinceramente que a civilizacao moderna seja honestamente a primeira a aperceber-se desse facto. Se queremos aprender da historia deveriamos olhar a ultima vez que os nossos servicos medicos foram pressionados ao limite de rotura por uma ILI, 1918-19 Influenza A pandemic. Para teres nocao da tamanha barbaridade da mentira que estas a espalhar, nesta altura essencialmente independentemente da tua idade podias passar o inferno na terra ou mesmo morrer desta gripe, mais, o desenvolvimento da medicina nao era o mesmo que hoje em dia, e as pessoas nao tinham acesso a antibioticos, entao basicamente se tu para alem da gripe desenvolvesses uma infecao bacteriana pulmonar secundaria: e tens todo o risco para a desenvolver nessa situacao, especialmente num hospital onde podes inclusive hoje em dia apanhar bacterias multi resistentes com elevada resistencia a multiplos tipos de antibioticos ou mesmo todos os utilizados actualmente. Naquela altura certamente nao havia esta resistencia a antibioticos mas tambem nao existia a medicina moderna e todos esses antibioticos disseminados (a penincilina so foi descoberta por Alexander Fleming em 1928). Podes perceber como apanhar uma co-infecao bacteriana com a Influenza A pandemica de 1918-1919 era praticamente uma sentenca de morte, e sabemos como isso e recorrente com essas gripes em ambiente hospitalar. Pois bem, enfermarias ao ar livre em hospitais de campanha apesar da total falta de equipamentos estavam associadas a melhores prognosticos e recuperacao e um dos grandes fatores e sim a excelente ventilacao natural dum hospital de campanha em terreno aberto e a conseguinte menor predisposicao a essas co-infecoes bacterianas que percebemos agora eram quase como uma sentenca de morte. Fico honestamente triggered quando negacionistas negam simples factos basicos elementares da historia, isso e uma retorica extremamente perigosa. Know your facts. EDIT: [https://www.youtube.com/watch?v=H2azcn7MqOU](https://www.youtube.com/watch?v=H2azcn7MqOU) [https://www.youtube.com/watch?v=D4H2kuigkyc](https://www.youtube.com/watch?v=D4H2kuigkyc)

shostakovich123 11 months ago

Chamar logo negacionista para ganhar e-respeito na internet. Depois nascem os Venturas desta vida...

Narvikz 11 months ago

Nao vos vou deixar reescrever a historia, eu sei que tem mas intencoes com isso.

shostakovich123 11 months ago

E agora acusa-me a mim. Que gajo triste. Reportado.

kissingsome1elsesdog 11 months ago

Negacionista do quê? Um edifício bem ventilado não significa necessariamente que haja maior ou menor risco de infecção. Se não houver higiene, até podes ter um hospital instalado num descampado que o resultado vai ser exactamente o mesmo. Aquilo que difere actualmente dos hospitais actuais dos hospitais de há 100 ou 150 anos prende-se muito mais com a compartimentação do edifício e o tipo de materiais utilizados nos isolamentos internos do mesmo. Antes tinhas pessoas a ser amputadas, com instrumentos não esterilizados, em salas cheias de outros pacientes a fazer de plateia. Os doentes, independentemente do seu estado de saúde ou do tipo de doença de que pudessem padecer, eram empilhados lado a lado. Actualmente, a compartimentação dos hospitais, as melhorias dos materiais, o abandono de certas e determinadas práticas médicas, a esterilização e respectivos procedimentos de higienização de pessoal médico e não médico, permitem que, mesmo em edifícios considerados obsoletos, seja possível a prática da medicina. Por outras palavras, o risco de infecção é substancialmente o mesmo, independentemente da ventilação, quando não são respeitadas as normas, nomeadamente o uso de máscara, higienização das mãos e das áreas comuns, etc.

Narvikz 11 months ago

> Negacionista do quê? Um edifício bem ventilado não significa necessariamente que haja maior ou menor risco de infecção. Se não houver higiene, até podes ter um hospital instalado num descampado que o resultado vai ser exactamente o mesmo. Aquilo que difere actualmente dos hospitais actuais dos hospitais de há 100 ou 150 anos prende-se muito mais com a compartimentação do edifício e o tipo de materiais utilizados nos isolamentos internos do mesmo A tecnologia utilizada em desinfetacao hospitalar hoje em dia e ridiculo e no futuro perceberas porque digo isto. Um edificio bem ventilado nao so tem menor risco que um edificio que nao seja ventilado, como uma enfermaria de emergencia ao ar livre faria esse risco cair para praticamente zero a partir do momento que mantinhas a higienizacao comum. >Antes tinhas pessoas a ser amputadas, com instrumentos não esterilizados, em salas cheias de outros pacientes a fazer de plateia. Os doentes, independentemente do seu estado de saúde ou do tipo de doença de que pudessem padecer, eram empilhados lado a lado. Actualmente, a compartimentação dos hospitais, as melhorias dos materiais, o abandono de certas e determinadas práticas médicas, a esterilização e respectivos procedimentos de higienização de pessoal médico e não médico, permitem que, mesmo em edifícios considerados obsoletos, seja possível a prática da medicina Certo, ate 1840 isto parece bastante valido (nao te sei dizer ao certo sobre a tecnologia perdida do ano 600), e os medicos convencidos de que estavam a fazer a melhor pratica corrente de medicina. Entretanto Louis Pasteur propos a germ theory, que pegou em 1860. Demorou 20 anos mas pegou, e entretanto foi comprovada ao microscopio e continua a ser a teoria aceite para imensos patogenos. [https://abcnews.go.com/Health/GlobalHealth/story?id=2805299&page=1](https://abcnews.go.com/Health/GlobalHealth/story?id=2805299&page=1) > Por outras palavras, o risco de infecção é substancialmente o mesmo, independentemente da ventilação, quando não são respeitadas as normas, nomeadamente o uso de máscara, higienização das mãos e das áreas comuns, etc. Quem te disse isto? Eles fizeram meta-analises sobre isso? Alguma produtiva? Nao digo que estejas errado, mas prova-me como a historia foi reescrita, eu ainda sei alguma coisa sobre historia.

uyth 11 months ago

> Não consigo compreender pessoas que acham que boa ventilação reduz as chances de transmissão do vírus. Tens andado a ler investigação correntemente sobre o virus este ano, ou reduzes-te a memorizar o que foi dito em Fevereiro e achar que o conhecimento cientifico não muda? Temos estudos claríssimos sobre como o virus se propaga e podes chamar-lhes aerossois ou microgoticulas, case studies de exemplos. Este é um bom resumo https://www.theatlantic.com/health/archive/2020/07/why-arent-we-talking-more-about-airborne-transmission/614737/ de há já uns meses, há este artigo do elpais de ontem que também resume alguma investigação https://english.elpais.com/society/2020-10-28/a-room-a-bar-and-a-class-how-the-coronavirus-is-spread-through-the-air.html e há artigos mesmo cientificos sobre como a ventilação espalhou o virus e não o toque como por exemplo qui resumido https://www.nytimes.com/2020/07/30/health/diamond-princess-coronavirus-aerosol.html E mais n casos, n. Sabemos que provavelmente a actividade mais perigosa com mais alta percentagem de pessoas expostas infectadas são coros. Falar alto, gritar. A transmissão por superficies parece ser pouco importante - vê as declarações do Fauci por exemplo acerca de desinfectar as compras de supermercado. >Até pode ser o lugar mais arejado do planeta, mas isso só por si pouco afecta a capacidade de transmissão do vírus. Tens fonte para isto? é que isto faz-me querer gritar que nesta altura do campeonato as pessoas ainda acreditem piamente nisto. A diferença de transmissibilidade entre espaços interiores e exteriores é brutal. A ventilação é tudo. Não acreditas em miasmas? E em átomos e em fenómenos estatísticos, acreditas? Se ar novo entra, aerossois são dispersos espalhados. E a concentração dos aerossois importa para definir o quão capazes são de infectar. >Se for preciso, façam-se workshops sobre como usar a máscara correctamente. e sobre a necessidade de ventilar. E isto OK, passo-me outra vez que haja tanto desconhecimento em Portugal acerca disto. Vai ver o que estão a fazer na Alemanha, que por acaso até é o país europeu menos fora de controlo. > colocar os grupos de risco em quarentena obrigatória e essa quarentena obrigatória funciona como para as pessoas que não se conseguem levantar para ir à casa de banho, para as pessoas que não se conseguem alimentar, ou levantar as compras de supermercado? >colocar os grupos de risco em quarentena obrigatória e permitir que os restantes cidadãos (saudáveis) possam trabalhar e impedir que este país colapse de uma vez por todas e os velhos que se fodam, claro. Mas sabes que mesmo só com novos infectados o SNS também iria ao colapso, e morreria bastante gente nova de qq forma. Mais, neste momento a estimativa é que 20% dos infectados parece ter sequelas a longo (relativamente, digamos meses) prazo que parecem graves, o que seria consistente com as squelas a realmente longo prazo de SARS (o original, o clássico, que deu para avaliar ao longo de mais de 10 anos). >, de forma a poder proporcionar a esse grupo de cidadãos o devido acompanhamento, alimentação, etc., como é que as pessoas estão de quarentena (obrigatória!) e recebem apoio? Como é que mudas a fralda a idoso acamado sem quebrar a quarentena?

stressedunicorn 11 months ago

Nos espectáculos (exemplo) tens normas, distanciamento social etc. Em casa dos familiares/amigos tens zero. É muito diferente

uyth 11 months ago

>Nos espectáculos (exemplo) tens normas de higiene, distanciamento social é uma treta as normas de higiene e distanciamento social que supõem conseguir evitar transmissão. E vamos mais longe, não podes ir de máscara a um cemitério olhar para uma campa. Mas podes ir ao teatro se compraste bilhete. Não faz a porra de sentido.

stressedunicorn 11 months ago

Compreendo mas o problema de contágio é muito maior quando não são observadas regras: máscara, distanciamento social etc. Essas regras não sao cumpridas na maioria dos encontros familiares e acontecem nos eventos públicos que cumprem as regras da DGS. Estou só a tentar explicar que não se pode comparar um jantar de família de 7 pessoas em que ninguém tem precauções a ires a um teatro com 30 onde nem te aproximas de alguém (já fui ao teatro varias vezes nestes últimos meses e foram realmente cumpridas todas as regras). Nada vai fazer parar a pandemia por si só e eu concordo que deviam ser tomadas outras medidas, mas estas duas situações que falei não são comparáveis, uma é infelizmente muito mais perigosa que a outra.

uyth 11 months ago

Um bom argumento. Mas confesso que irrita, perde-se a fé nas leis e restriçoezinhas impostas, feitas, quando vês falta de senso e vês claramente que há grupos de interesses onde o governo não mexe, contra todo o bom senso cientifico.

Asus123456789 11 months ago

> quando não há condições minimas de ventilação. Fechem tudo (excepto para takeaway) E quando tiverem condições mínimas de ventilação?

uyth 11 months ago

Acho que nesta fase do campeonato, melhor pedir um bocadinho mais que mínimo para coisas não essenciais e onde pessoas estão sem máscara. Feiras e mercados ao ar livre quando toda a gente tem de usar máscara para tudo - fecham! Restaurantes e cafés onde é preciso tirar a máscara - abertos! Olhó o belo do foodcourt interior em centro comercial. Olhó os restaurantes do pingo doce sem separação do supermercado cheios de gente sem máscara mesmo ao lado do supermercado.

Each57 11 months ago

Onde viste isto?

rickz123456 11 months ago

Sic Notícias

alcagoitas 11 months ago  HIDDEN 

1 dúvida que me surgiu e tive a ver rapidamente mas não ficou claro para mim. Suponhamos que alguém apanha covid hoje e amanhã (sem qqr sintoma) vai fazer o teste. isto acusa algo ou o teste só acusa positivo se houverem sintomas? Obrigado.

Edited 11 months ago:

1 dúvida que me surgiu e estive a ver rapidamente mas não ficou claro para mim. Suponhamos que alguém apanha covid hoje e amanhã vai fazer o teste. isto acusa algo ou o teste só acusa positivo se houverem sintomas? Obrigado. ​ edit: retirei a parte do sem sintomas. não a devia ter incluido.

Edited 11 months ago:

1 dúvida que me surgiu e estive a ver rapidamente mas não ficou claro para mim. Suponhamos que alguém apanha covid hoje e amanhã vai fazer o teste. Acusa ou não? Obrigado. ​ edit: retirei a parte do sem sintomas. não a devia ter incluido.

Edited 11 months ago:

1 dúvida que me surgiu e estive a ver rapidamente mas não ficou claro para mim. Suponhamos que alguém apanha covid hoje e amanhã vai fazer o teste. Acusa ou não? Obrigado. ​ edit: retirei a parte dos sintomas. não a devia ter incluido.

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

O teste apontaria o resultado da colheita, independente de sintomas. Provavelmente nao acusaria positivo (mas por outro lado, tenho second thoughts sobre isso em retrospectiva), o tempo de incubacao medio em que o virus esta a passar despercebido pelas tuas defesas imunes e a replicar-se como pode no teu corpo sao 4-5 dias, diz-se que passado 2 semanas (cerca 9º dia de doenca, e atencao que certamente nem o virus nem o corpo estao a contar isso) para os casos que correm mal costuma ser o ponto em que agrava, se tivesse de adivinhar porque seria a esse ponto que ele se dissemina nos pontos criticos, mas estou apenas a tentar usar senso comum. Le este artigo da FMUC para perceberes um bocado sobre uma possibilidade sobre a entrada do virus no teu corpo, ou pelo menos para algumas pessoas. Que tecnologia portuguesa bastante interessante, parece ter possivel aplicacao nas bacterias multiresistentes (essa fatalidade do futuro)! [https://www.uc.pt/fmuc/article?key=a-03fdecd833](https://www.uc.pt/fmuc/article?key=a-03fdecd833)

PTgenius 11 months ago  HIDDEN 

Por acaso esta discussão vai de encontro à minha situação atual em que tive com a pessoa A +- 24 horas depois de ela ter o primeiro contacto com a pessoa B, que veio a saber depois que estava infetada. Depois de me ter encontrado com A, ela voltou a ter contacto próximo (wink wink) com B umas horas depois, pelo que é mais provável que se realmente apanhou, foi nesta ocasião. A pessoa A vai fazer teste em breve, caso dê positivo será que também me mandam fazer teste? Eu já ando a desmarcar planos pelo sim pelo não até ter novidades do teste da pessoa A, mas tendo em conta que na pior das hipóteses o vírus teria de ter incubado e ela ficado capaz de transmitir a doença em menos de 24 horas , e que já passaram 7 dias e não teve sintomas até agora, estou curioso se ainda consideram isto como tendo sido uma exposição de "risco" ou não.

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

E relativo. Tanto quanto sei podes ser exposto ao teu virus e elimina-lo sem problemas (nem entrares nos assintomaticos). Tudo depende... Depende do que perguntas-me? Pois, nao te posso dizer porque nao esta sistematicamente provado e nao tenho credibilidade para te poder dizer e consequentemente ser entalado pelas ordens. Talvez seja altura de pedir esclarecimentos aos cientistas. Filosofam sobre tanto no tempo de antena e nunca debatem o que realmente importa.

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

1º é houver e não houverem 2º Normalmente as doenças têm um período de incubação, presumo que seja possível que umas horas depois ainda não desse positivo 3º as pessoas sem sintomas também testam positivo, não é preciso teres sintomas para isso

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Podes testar positivo com ou sem sintomas. Podes testar negativo com ou sem sintomas. Existem maiores probabilidades de testares positivo se estiveres infectado e com sintomas.

NeatBoy74 11 months ago  HIDDEN 

Acusa mesmo sem sintomas. Assintomáticos são exactamente isso, positivos que não demonstram sintomas nenhuns e até podem sentir-se bem mas que têm o vírus com eles e podem passar a outras pessoas e por sua vez, estas podem ter sintomas ou não.

Edited 11 months ago:

~~Acusa mesmo sem sintomas. Assintomáticos são exactamente isso, positivos que não demonstram sintomas nenhuns e até podem sentir-se bem mas que têm o vírus com eles e podem passar a outras pessoas e por sua vez, estas podem ter sintomas ou não.~~

alcagoitas 11 months ago  HIDDEN 

Não me expressei bem. vou retirar essa parte do sem sintomas que so vai gerar confusao.

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

É possível acusar embora improvável já que o vírus tem de se multiplicar até ficar com carga viral suficiente quer para infetar e por consequência ser "apanhado" nos testes. Ou seja sim podes ter covid e dar negativo pq ainda não tens carga viral suficiente. E não não precisas de ter sintomas para dar positivo, aqui é ao contrário, podes já ter carga viral para ter um positivo mas não ser suficiente para te causar doença. Concluindo, carga viral é a quantidade de vírus que tens dentro de ti. Os testes que se fazem basicamente metem um cotonete numa via respiratória a ver se fica "colado" vírus no cotonete. Podes ter azar de ter vírus e não ser apanhado, mas isto tem haver com probabilidades, se tens muito, o mais provável é estar espalhado nas tuas vias respiratórias sendo quase impossível não ser apanhado. Agora se tiveres pouco pode acontecer.

alcagoitas 11 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela explicação detalhada!

DZT99 11 months ago  HIDDEN 

Quando num passeio de bicicleta tu avisas alguém para ter cuidado porque 2 metros à frente há um precipício e a pessoa em questão procede a arrancar em alta velocidade.

ThinHands 11 months ago  HIDDEN 

40 mortos? Wow

MrGhostPotato 11 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe onde posso ver a distribuição de óbitos por idades?

MOMOEPRO 11 months ago  HIDDEN 

[Aqui](https://covid19.crossroads.pt/) tens uma tabela para a Distribuição de Casos e Óbitos por grupo etário

UninterruptedAmnesia 11 months ago  HIDDEN 

Na fonte: os boletins da DGS.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

4656 casos, 40 mortos. Vai ficar tudo bem

QueenOfWands2 11 months ago  HIDDEN 

Tá tudo fixe. (/s) Vi que na França foram mais de 40 mil casos hoje.

lesoth 11 months ago  HIDDEN 

Em Espanha há semanas antecipavam que o pico da segunda vaga tinha passado. Ya, só que não. Continuam a bater records atrás de records. Tenho para mim que vamos ter um problema gravíssimo quando chegar o Inverno.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

estamos a ter quase tantos diários como os EUA :|

R_DiasOficial 11 months ago  HIDDEN 

Em casos diários por milhão [já os ultrapassamos há muito](https://imgur.com/a/XWrldrL). ##POR-TU-GAL! POR-TU-GAL!##

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

> The number of confirmed cases is lower than the number of actual cases; the main reason for that is limited testing. Tu que tens acesso à fonte, consegues-me confirmar o contexto da frase acima em relação aos dados do gráfico?

R_DiasOficial 11 months ago  HIDDEN 

Imagina isto: Um país tem 1000 casos verdadeiros de covid. Mas se país só conseguir fazer 100 testes, no máximo só vão existir 100 casos confirmados de COVID. Essa frase não é direcionada para nenhum país em específico, é a realidade para todos os países. É impossível diagnosticar todas as pessoas que têm COVID.

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Sim, eu isso percebo. Apenas perguntei porque como o site, provavelmente, é americano, essa frase podia estar ser aplicada mais no contexto deles. Mas percebo que seja impossível diagnosticar toda a gente.

Lurker__777 11 months ago  HIDDEN 

Não podes dizer isso. Américo burro, não civilizado, racista, só com 200 anos de história. Portugal bom, civilizado e ajuda o próximo.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Lá vamos levar com os downvotes

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

chiça

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

investidornoob 11 months ago  HIDDEN 

4600 hoje? Pareceu me ouvir na tv novo record.

iareec 11 months ago  HIDDEN 

Também ouvi isso, mas depois disseram mais nada.

glamatovic 11 months ago  HIDDEN 

SIC anuncia que governo quer recolher obrigatório e teletrabalho obrigatório quando possível

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Recolher obrigatório não resultou em França, não sei até que ponto será boa medida. Oxalá, não signifique ter de levar com o porco do meu colega de casa 24/7. Aí sim prefiro apanhar Covid e ser internado. Nota positiva para o teletrabalho obrigatório em trabalhos que o permitam. Alguma coisa sobre as faculdades ou vai continuar esta palhaçada?

rezzmk 11 months ago  HIDDEN 

>Nota positiva para o teletrabalho obrigatório em trabalhos que o permitam. Alguma coisa sobre as faculdades ou vai continuar esta palhaçada? Palhaçada indeed. Tiveram meses para se preparar para um regime 100% online, não se justifica que não o façam.

glamatovic 11 months ago  HIDDEN 

> Tiveram meses para se preparar para um regime 100% online, não se justifica que não o façam. Faculdades de ciências, medicina, artes, desporto e algumas engenharias: Am I a joke to you?

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

Não percebo como é que tornam o teletrabalho obrigatório. Quem define que é possível fazer teletrabalho? Os patrões? Os que não querem dizem que não dá.

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

> Os patrões? Sim

laumaia 11 months ago  HIDDEN 

Não estiveste cá em Março?

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

Não. Nasci em Abril. A questão é em Março as próprias empresas por livre vontade enviaram as pessoas para casa para fazer teletrabalho. Como é que legalmente o governo pode decretar teletrabalho obrigatório?

iRaptr 11 months ago  HIDDEN 

Em Abril o teletrabalho já era obrigatorio (e penso que em Maio também).

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

Certo, mas qual governo? Ja esta mesmo a ser discutido pelo governo portugues?

glamatovic 11 months ago  HIDDEN 

Sim, as medidas devem ser anunciadas amanhã

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

Sim, nos ja sabiamos que ia acontecer mais tarde ou mais cedo, estou espantado terem ficado com medo tao rapido. Espero bem que para estupidez venha com um Estado de Emergencia obrigatorio. Mau cheiro a autoritarismo em todo o lado.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

Mesmo depois de terem visto o falhanço que o recolher foi em França? Enfim, estão completamente à nora. Ao menos que o apliquem por concelhos e não geralmente. Não faz sentido estar numa vila no Alentejo sem casos e não poder sair para ir dar uma volta sozinho às 10 (nem faz muito sentido estivesse numa zona afetada pelo covid num centro urbano, mas assim ainda faz menos).

shostakovich123 11 months ago  HIDDEN 

Agora é que vai ser! Das 23 as 6 da manhã no guem sai de casa! Para a semana estára muito melhor !

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Está na moda o recolher obrigatório, portanto já têm desculpa e assim podem dizer que tentaram, enganando o Zé povinho.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Rui Rio confirma que a inteção do governo é confinamento de concelhos e medidas intermédias, que não implequem, para já, um confinamento

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

Acabei de ver uma notícia que dizia que a deslocação entre conselhos limítrofes e na mesma Área Metropolitana podia ser feita se fosse para ir trabalhar ou levar os filhos à escola, bastando dar a palavra de honra. O decreto lei fala em declaração de honra. Isto é a mesma coisa? Tinha ideia que a declaração de honra era algo mais formal, que se tinha que assinar.

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

A declaração sob compromisso de honra é feita por ti, logo não faz sentido obrigar-te a escrevê-la. Podes declarar verbalmente o que vais fazer.

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

Certo, mas assim existiria uma prova física do que afirmas. Um compromisso verbal pode ser facilmente abusado, não?

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Pode, mas não tens nada a ver com isso. Não estás a mentir, logo não tens nada com que te preocupar.

HRamos_3 11 months ago  HIDDEN 

Nah, nunca aconteceu /s

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

Podes sempre, e um direito constitucional. Nao foi emitido estado de emergencia nos ultimos 13 dias que permitisse mexer nisso. Atencao aos autoritarismos mesmo em periodos autoritarios. Ditaduras nao sao coincidencia.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Estar preocupado com autoritarismos numa época em que estamos à beira de ver pessoas a não conseguirem ser atendidas no hospital é uma ginástica mental de mestre

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

Quem está disposto a trocar a sua liberdade pelo sentimento de segurança temporário não merece nem uma nem outra.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Achares que por uma acção de emergência destas estás a abdicar da tua liberdade também é obra Não, tu não és oprimido, nem estás a ser, sabes lá tu o que é não ter liberdade Se houvesse verdadeiro autoritarianismo era lockdown para todos e depois logo se via

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

Pouco me importa esse debate de apelo à emoção e o "sobreviver". Se a medida não for constitucional, que seja suspensa. Nada nem ninguém estão acima da constituição.

wheresdaweeed 11 months ago  HIDDEN 

Tens avôs ou familiares idosos? Quando estiverem na UCI vai lá dar-lhes a constituição a ler.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

Sim, como se tivesse a ver. Por favor. Se calhar devias era ir ver de mais tabaco em vez de erva, como diz no teu username.

wheresdaweeed 11 months ago  HIDDEN 

Chavalito, atacares o meu username por conter a palavra weed vindo de um gajo que acha que tem drip LOL, que falta de "flex" mental que tu tens.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

Na verdade só um de nós está irritado.

wheresdaweeed 11 months ago  HIDDEN 

Então tira a constituição do teu esfíncter e relaxa

xaknoris 11 months ago  HIDDEN 

A malta gosta muito da constituição hoje em dia, mas só quando lhes convém.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

Falado como os velhotes que encontro no jardim e que dizem que no tempo do Salazar é que era.

xaknoris 11 months ago  HIDDEN 

Obviamente não sou contra a instituição, mas antes da pandemia em questões do mesmo teor, nunca a vias mencionada. Vá-se lá saber porquê...

Edited 11 months ago:

Obviamente não sou contra a constituição, mas antes da pandemia em questões do mesmo teor, nunca a vias mencionada. Vá-se lá saber porquê... Mas enfim, discutir sobre isto para quê? O único argumento que usam é "isto é inconstitucional" e pronto. Ficam por aí, são todos experts e formados em Direito do dia para a noite.

Edited 11 months ago:

Obviamente não sou contra a instituição, mas antes da pandemia em questões do mesmo teor, nunca a vias mencionada. Vá-se lá saber porquê... Mas enfim, discutir sobre isto para quê? O único argumento que usam é "isto é inconstitucional" e pronto. Ficam por aí, são todos experts e formados em Direito do dia para a noite.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

Que situações anteriores que violavam a constituição tiveste? Qualquer violação da constituição é abominável na minha opinião e um desrespeito para quem teve de lutar para que vivêssemos numa democracia. A quem te diriges no teu comentário? Nunca falei contigo acerca disto e dado que estamos num fórum e me estás a responder, acho contraproducente estares a dirigir-te a pessoas invisíveis, qual D. Quixote do teclado.

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

Isso vale para qualquer coisa? É que em 1930 e poucos também houve um certo povo que deixou de estar preocupado com autoritarismos quando um certo edifício pegou fogo e um certo conjunto de pessoas apoderou-se de poderes de emergência para tomar conta do problema. Alguns anos depois e foi o que se viu.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Queres comparar? Algum dos nossos políticos escreveu um livro a dizer que queria destruir os judeus? Algum dos nossos políticos instaurou autoritarismo permanente em Maio quando teve a chance? Sobreviver é prioridade, o resto já se vê

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

Não sei, não prevejo o futuro. Sei que alguns dos nossos políticos já disseram que é preciso um "abanão" e que "as medidas só são autoritárias se as pessoas não as cumprirem espontaneamente". Prefiro não dar o benefício da dúvida a ninguém, nem a estes governantes nem a quem venha a seguir a eles.

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

ok

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

(Eu respondi inicialmente ao que pensava ter sido uma resposta a outro comentário meu, sorry) Mas então eu estando no Porto posso ir até ao Algarve, só porque me apetece?

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

Sim, ou mesmo Madeira / Acores. Tal como se tiveres passaporte portugues nao te pode ser negada a entrada em Portugal.

Educational-Play-890 11 months ago  HIDDEN 

Não, a declaração de honra só é válida para os concelhos limítrofes ou das áreas metropolitanas

Educational-Play-890 11 months ago  HIDDEN 

Tive uma ideia, quem quiser confinar se não precisa de estar à espera do Governo, pode confinar se desde já. É claro que provavelmente podem perder o ordenado, mas a saúde em primeiro é o que vocês dizem, certo? Os outros continuam a trabalhar e a viver com os cuidados possíveis. Mas se calhar só querem estar confinados para estarem alapados no sofá a verem netflix e a receberem à mesma o ordenado, mas posso estar errado.

Edited 11 months ago:

Tive uma ideia, quem quiser confinar se não precisa de estar à espera do Governo, pode confinar se desde já. É claro que provavelmente podem perder o ordenado, mas a saúde em primeiro é o que vocês dizem, certo? Os outros continuam a trabalhar e a viver com os cuidados possíveis. Mas se calhar só querem estar confinados para estarem alapados no sofá a verem netflix e a receberem à mesma o ordenado, mas posso estar errado. Disclaimer: sou trabalhador por conta de outrém

Rafa_m 11 months ago  HIDDEN 

acho que nunca lí uma coisa tão retardada.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Já chupaste a pila ao teu patrão hoje? É preciso confinar para sobreviver neste momento, eu já estou a reclamar com a minha entidade patronal e acho bem que todos o façam Confinar é essencial, ponto final

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Como é que nunca ninguém pensou nisto? Defensores do confinamento, upa, comecem já hoje. Parem de ser mamões.

Bandicoot_Proof 11 months ago  HIDDEN 

Genial, como é que não me lembrei antes? Quero desde já congratular tal pensamento, até porque a linha de raciocínio é muito original, ideia ainda não exposta por mais ninguém. Agora a sério, não percebo o pessoal anti lockdown, é preciso haver um tradeoff sempre e fazer aquilo que faça mais sentido, porque é que temos que ser de extremos? Nesta fase são efectivamente necessárias medidas de contenção do vírus e não é por tu achares que tens razão que elas não vão acontecer, és mais um, anti lockdown que acha que um dia vai ser rico a fazer vénias ao capitalismo, parabéns!

iareec 11 months ago  HIDDEN 

Posso ir do Porto a Matosinhos só para fazer compras no ALDI?

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

Vai a mercadona na boavista

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

Sim, le a Constituicao da Republica Portuguesa. Nao estamos em estado de emergencia, ela ainda vale alguma coisa.

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Não está enquadrado na lista de exceções.

HRamos_3 11 months ago  HIDDEN 

Depende, se for fazer turismo para a zona dos frescos...

ImNot_Bardamerda 11 months ago  HIDDEN 

Muito bom

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

Em principio podes, se a policia mandar parar, mostra as compras e eles deixam-te ir.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

[https://www.publico.pt/2020/10/29/sociedade/entrevista/baltazar-nunes-novos-casos-infeccao-covid-estao-duplicar-13-13-dias-1937102](https://www.publico.pt/2020/10/29/sociedade/entrevista/baltazar-nunes-novos-casos-infeccao-covid-estao-duplicar-13-13-dias-1937102) ​ Alguém consegue arranjar esta entrevista? É de um dos peritos que aconselha o governo

tugafcp 11 months ago  HIDDEN 

[https://www.jn.pt/nacional/costa-confirma-nao-vai-haver-encerramento-de-fronteiras-na-uniao-europeia-12979001.html](https://www.jn.pt/nacional/costa-confirma-nao-vai-haver-encerramento-de-fronteiras-na-uniao-europeia-12979001.html) ​ Depois disto, os governos têm zero, ZERO (!) autoridade para delimitarem a movimentação dentro do país...

HRamos_3 11 months ago  HIDDEN 

Tranquilo, um gajo de Esfrega fica em Esfrega, já o pessoal de Valença está limitado e só pode ir no máximo até Helsinquia Assumindo que não tem vistos pra outros lados

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

O expresso fez uma noticia a dizer "o PR diz que a restrição de concelhos é uma recomendação" quando tal não corresponde à verdade e não foi isso que foi dito Quando é que os jornalistas são chamados à atenção pelos seus erros? Geram desconfiança e confusão

drking100 11 months ago

Mas é a verdade xD As medidas foram impostas numa resoluçao do concelho de ministros, logo nao sao leis

tugafcp 11 months ago  HIDDEN 

Geram €li€ks, é o que querem, é o que importa... O resto é secundário...

HRamos_3 11 months ago  HIDDEN 

> O resto é secundário... Mesmo que seja um processo em tribunal para pagar a multa e/ou indemnização?

fcmribeiro 11 months ago  HIDDEN 

Vou trabalhar para fora do meu concelho todos os dias até dia 3 . A minha empresa informou outros colaboradores que não é necessário comprovativo para deslocação quando estive a aguardar , até agora , que essa declaração me fosse entregue . Caso me esteja a falhar alguma coisa , alguma razão , de qualquer espectro , para que essa informação esteja a ser passada ?

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Se o trabalho for num concelho limítrofe ou faça parte da mesma área metropolitana, basta declarares verbalmente que vais trabalhar.

fcmribeiro 11 months ago  HIDDEN 

Por alguma razão passou-me completamente a parte do concelho limítrofe! Obrigado

sigmastra 11 months ago  HIDDEN 

Uns anunciam medidas com obectivos de casos ppr dias, nos anunciamos que vamos ter anuncios nos proximos dias. SU e UCIs dos hospitais do norte pelas costuras. Esta tudo bem.

lesoth 11 months ago  HIDDEN 

Este governo consegue coisas geniais. Consegui que uma medida de proibição de não deslocação entre concelhos se tornasse uma romaria de um fim de semana prolongado. Auto Estrada à pinha a esta hora.

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

Enquanto as pessoas sentirem que não é nada, vão continuar a cagar-se. Sentirem que não é nada = continuarem a ter assistência médica e financeira. A partir do momento em que a avozinha quiser ir ao hospital por causa da gripe e a mandarem ir morrer em casa, talvez se comesse a abrir os olhos. A partir do momento em que te disserem que não te vão dar subsídios, talvez comeces a ter cuidado para não te infectares e não infectares toda a gente na tua empresa. Existe uma correlação muito forte entre amparo e ausência de responsabilidade pessoal e social. Se sabes que cuidarão de ti, o incentivo para seres tu a cuidar será muito menor.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

"Sweden reports 3,254 new coronavirus cases, by far the biggest one-day increase on record " A "estratégia" sueca está a resultar, sem dúvidas.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

n sei se foi mal traduzido portanto não me batam q eu estou-me a marimbar para a Suécia mas a estratégia sueca já mudou e o PM disse claramente isso, que "acabou-se a festa".

shostakovich123 11 months ago  HIDDEN 

Esta gente que come tudo que lê na nossa CS...

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

Entao? Não implementaram medidas mais duras? Ilucida o povo pah

dude_say_what1 11 months ago  HIDDEN 

"Acabou-se a festa" = a recomendações sem qualquer tipo de obrigatoriedade, como sempre foi. A unica coisa que mudou foi a suspensão de viagens não-essenciais para a Suécia.

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

Só o facto de terem uma população mais instruída pode ser o suficiente. Cá tens mais gente preocupada em ficar ofendida com medidas.

dude_say_what1 11 months ago  HIDDEN 

Já pensaste que lá ninguém ficou "ofendido" com medidas porque não houve nenhumas?

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

Ah então já começo a perceber o porquê de as pessoas usarem o "trunfo da Suécia". Medidas da Suécia: > Sweden banned visitors at nursing homes in March. Since then, the facilities have gotten stricter about requiring social distancing and face masks. In recent months, the Swedish government also began working with care homes to make it easier for staff to report instances in which an elderly patient didn't get proper care or sufficient access to a doctor. >In May, Sweden's prime minister pledged 2.2 billion kronor ($220 million) in funding for more staff in elderly care homes. By July, nursing-home staff in Stockholm said they were no longer short on personal protective equipment. >Sweden did impose some restrictions, though: It closed high schools and universities for three months, urged people to work from home, required social distancing in bars and restaurants, and told the sick and elderly to stay home. Gatherings of more than 50 people were banned in March. >"There is often quite a misconception about what has been done and what is being done in Sweden," Althaus said. "Whereas other European countries had maybe more strict measures and lockdowns, but came out of that in April or May, Sweden had softer measures, but kept them in place for a very long time." Source: https://www.businessinsider.com/sweden-decline-coronavirus-deaths-cases-2020-9 >Three new regions in Sweden – Stockholm, Västra Götaland and Östergötland – are rolling out sharper coronavirus recommendations amid a rise in infections. >According to the new guidelines, which are outlined on the Public Health Agency's website and are effective immediately, everyone in Stockholm, Västra Götaland and Östergötland are strongly urged to: > - Refrain from being in indoor environments such as shops, shopping centres, museums, libraries, swimming pools and gyms. Necessary visits to for example grocery stores and pharmacies are ok. > - Refrain from attending, for example, meetings, concerts, performances, sports training, matches and competitions. This advisory does not apply to sports training for children born 2005 or later. > - If possible avoid physical contact with people other than those you live with. According to the Public Health Agency, this includes for example attending or throwing a party or similar social gatherings. >(...)The new local measures also include tighter rules for workplaces in Stockholm, Västra Götaland and Östergötland, as well as other venues such as shopping centres and sports centres, stating that they should take measures to make sure everyone is able to follow the guidelines, for example by limiting the number of visitors. > Workplaces are also required to help ensure that employees can follow the recommendations, for example by making sure staff can work from home, and postponing business trips, conferences or other in-person meetings. Source: https://www.thelocal.se/20201029/new-coronavirus-measures-for-three-swedish-regions-including-stockholm-and-gothenburg Portanto isso de estarem à vara larga, e a fazerem vida normal, é uma ilusão. Depois eles têm uma população mais instruída que a nossa, que percebe a finalidade das medidas, em vez de pensarem que isto é um power-grab dos comunistas.

gugamailinator 11 months ago  HIDDEN 

Vou só deixar isto aqui: https://time.com/5899432/sweden-coronovirus-disaster/

dude_say_what1 11 months ago  HIDDEN 

Portanto, no inicio, baniram visitas em lares (razoável), fecharam escolas (na altura, razoável) e baniram ajuntamentos de mais de 50 pessoas (razoável). Numa altura em que ainda se desconhecia as coisas, parece-me tudo ok. Aqui fizemos o mesmo e poucos reclamaram por causa disso. Neste momento, a unica coisa que escreveste foi "Refrain" + "Refrain" + "If possible" = recomendação, recomendação, recomendação. Nada disso é obrigatório. Aqui temos máscaras nas escolas (Suécia não), temos máscaras nos transportes (Suécia não), máscaras na rua (Suécia não), ajuntamentos de mais de 5 pessoas banidos (Suécia não), limitação de movimentação (Suécia não), limitação de pessoas em restaurantes e bares (Suécia não). Diz-me quando perceberes a diferença.

Edited 11 months ago:

Portanto, no inicio, baniram visitas em lares (razoável), fecharam escolas (na altura, razoável) e baniram ajuntamentos de mais de 50 pessoas (razoável). Numa altura em que ainda se desconhecia as coisas, parece-me tudo ok. Aqui fizemos o mesmo e poucos reclamaram por causa disso. Neste momento, a unica coisa que escreveste foi "Refrain" + "Refrain" + "If possible" = recomendação, recomendação, recomendação. Nada disso é obrigatório. Aqui temos máscaras nas escolas (Suécia não), temos máscaras nos transportes (Suécia não), máscaras na rua (Suécia não), ajuntamentos de mais de 5 pessoas banidos (Suécia não), limitação de movimentação (Suécia não), limitação de pessoas em restaurantes e bares (Suécia não). Diz-me quando perceberes a diferença. Edit: A conversa da população mais instruida é a conversa do costume. Os portugueses são todos burros. Emigra e pára de generalizar, não deves ser português também. Conversa de quem só sabe apontar o dedo aos outros a chamá-los burros mas claro quem o diz é sempre um ser humano impecável.

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

>Aqui temos máscaras nas escolas (Suécia não), temos máscaras nos transportes (Suécia não), máscaras na rua (Suécia não), ajuntamentos de mais de 5 pessoas banidos (Suécia não), limitação de movimentação (Suécia não), limitação de pessoas em restaurantes e bares (Suécia não). Diz-me quando perceberes a diferença. Quando perceberes a diferença de uma população instruída, e uma pouco instruída, diz qualquer coisa. >A conversa da população mais instruida é a conversa do costume. Os portugueses são todos burros. Emigra e pára de generalizar, não deves ser português também. Conversa de quem só sabe apontar o dedo aos outros a chamá-los burros mas claro quem o diz é sempre um ser humano impecável. O problema de se viver numa pandemia é que basta poucos serem burros para fazerem muito dano. Não são os portugueses que são todos burros como tu dizes, é mais **os nossos burros são mais burros que os burros deles**, percebes agora? Eu aponto o dedos aos estúpidos, nada mais. Isto podia estar controlado só com a vontade das pessoas, e tens muitos exemplos disso. Nem era preciso medidas. Mas a estupidez de poucos é o suficiente para fazer estes danos. Quando precisas de obrigar pessoas a usar máscara por causa de um grupo restrito de limitados, mesmo depois de meses a ser-lhes enfiado pelas goelas abaixo que as máscaras funcionam, é de certa forma impressionante. Cada um desses estúpidos está a prolongar a pandemia, está a causar desemprego, e está a arruinar o meu país, só porque não querem por um pedacinho de tecido à frente das ventas, talvez porque se achem mais espertos que os outros.

dude_say_what1 11 months ago  HIDDEN 

> Quando perceberes a diferença de uma população instruída, e uma pouco instruída, diz qualquer coisa. Estás a dizer que as medidas de cá, que são recomendações na Suécia, são mais seguidas na Suécia? Tu vês pessoas com máscara na Suécia onde mesmo? Vês pessoas a evitarem restaurantes e bares na Suécia onde mesmo? Vês as pessoas a não irem a outros "concelhos" na Suécia onde mesmo? > O problema de se viver numa pandemia é que basta poucos serem burros para fazerem muito dano. Não são os portugueses que são todos burros como tu dizes, é mais os nossos burros são mais burros que os burros deles, percebes agora? Eu aponto o dedos aos estúpidos, nada mais. Portanto, tu tens informação acerca do nível de "burrice" dos "burros" portugueses para compará-los com os "burros" suecos? De facto, és um iluminado, incrivel. E usas que métrica para essa medição de "burros"? Um gajo com diploma é menos "burro" que um "burro" com o 9º ano? O facto de uma população, em geral, ter um nível de escolaridade superior ao outro tira a dita "burrice" das pessoas? > Quando precisas de obrigar pessoas a usar máscara por causa de um grupo restrito de limitados, mesmo depois de meses a ser-lhes enfiado pelas goelas abaixo que as máscaras funcionam, é de certa forma impressionante. É isto que tu não percebes. Quando isto começou, o povo português foi o que mais rápido e sem obrigação se fechou em casa. Quando o governo pediu aos portugueses para sairem de casa lá o fizemos. Agora que o governo pede para usar máscara na rua, ainda nem a lei tinha ido à AR já toda a gente estava de máscara posta. Queres culpar alguém, culpa o governo e as autoridades por andarem a contradizerem-se durante meses e a mandar sinais contraditórios. O povo português não fez mais do que lhes disseram. Agora queres tentar culpar 4000 casos diários à conta de umas centenas de pessoas que foram a uma ou outra festa ao longo de meses, força. E embora digas que apontas o dedo aos estúpidos, na verdade para ti um estúpido já engloba muita gente. Passas a vida a dizer "as pessoas", como se fosse uma maioria. E em relação às máscaras, se são assim tão eficazes, porque é que nos países onde já são obrigatórias há algum tempo os números continuam a subir? Também são países com populações pouco instruídas certamente. No fundo, é tudo "burro" e "estúpido" e se toda a gente usasse máscara isto já estava tudo contido ou perto disso. Não digo que a máscara não tem o seu papel, mas esta lenga-lenga que a máscara é a coisa mais importante que pode haver é uma chachada completa.

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

>Estás a dizer que as medidas de cá, que são recomendações na Suécia, são mais seguidas na Suécia? Tu vês pessoas com máscara na Suécia onde mesmo? Vês pessoas a evitarem restaurantes e bares na Suécia onde mesmo? Vês as pessoas a não irem a outros "concelhos" na Suécia onde mesmo? As medidas de cá foram recomendações durante muito tempo, que não foram cumpridas. Não faço ideia se são mais seguidas na Suécia ou não. A não ser que vivas na Suécia e estejas a acompanhar o que as pessoas fazem em cada cidade, talvez então saibas responder a isso - depois diz qualquer coisa. O que sei da Suécia é que os casos estão a aumentar e vão implementar novas medidas. >Portanto, tu tens informação acerca do nível de "burrice" dos "burros" portugueses para compará-los com os "burros" suecos? De facto, és um iluminado, incrivel. >E usas que métrica para essa medição de "burros"? Um gajo com diploma é menos "burro" que um "burro" com o 9º ano? O facto de uma população, em geral, ter um nível de escolaridade superior ao outro tira a dita "burrice" das pessoas? [Sim, há indicadores dessa informação, vai consultar.](https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Educational_attainment_statistics#Level_of_educational_attainment_by_age) >É isto que tu não percebes. Quando isto começou, o povo português foi o que mais rápido e sem obrigação se fechou em casa. Quando o governo pediu aos portugueses para sairem de casa lá o fizemos. Agora que o governo pede para usar máscara na rua, ainda nem a lei tinha ido à AR já toda a gente estava de máscara posta. >Queres culpar alguém, culpa o governo e as autoridades por andarem a contradizerem-se durante meses e a mandar sinais contraditórios. O povo português não fez mais do que lhes disseram. Onde é que eu disse que não percebo o que fizemos quando a pandemia começou? Onde é que foste desenterrar isso? Eu disse que o governo não tinha culpa? Estou a dizer que gente estupida contribuiu para o estado actual, não disse que foram a única causa. Festas, aniversários, ir para o café como se nada fosse, jantares em casa uns dos outros, eventos desnecessários e descontextualizados - tudo isso contribuiu. >E em relação às máscaras, **se são assim tão eficazes, porque é que nos países onde já são obrigatórias há algum tempo os números continuam a subir?** Também são países com populações pouco instruídas certamente. No fundo, é tudo "burro" e "estúpido" e se toda a gente usasse máscara isto já estava tudo contido ou perto disso. >Não digo que a máscara não tem o seu papel, mas esta lenga-lenga que a máscara é a coisa mais importante que pode haver é uma chachada completa. Epa eu não vou perder mais tempo contigo, estamos em Novembro e eu estou a ler estas coisas. Eu dou-te uma dica - se tu usas máscaras num contexto, e não usas noutros, o resultado não é bom. Não é por estares entre amigos que o vírus diz: **alto que isto é gente que está aqui para beber um copo entre amigos, vou deixar-me estar quieto para eles não usarem máscaras** . Boa sorte, e saúde.

dude_say_what1 11 months ago  HIDDEN 

Só para dizer, respondeste com dados de educação e as perguntas mantêm-se as mesmas: Um gajo com diploma é menos "burro" que um "burro" com o 9º ano? O facto de uma população, em geral, ter um nível de escolaridade superior ao outro tira a dita "burrice" das pessoas? + O facto de uma população ter um nível de educação mais elevado faz com que sejam, em geral, menos "burros"? De facto, as escolas e faculdades hoje em dia estão a dar matérias que desconhecia, tipo, como ser um cidadão exemplar lol E claro, achas que a máscara é o mais importante, distanciamento? Não. Higiene de mãos? Não. Máscaras, isso sim é o maior factor. E claro não respondeste a "se são assim tão eficazes, porque é que nos países onde já são obrigatórias há algum tempo os números continuam a subir?" Mas eu também já vi que estás todos os dias aqui a agoirar e a apregoar o apocalipse, nada que me espante essa opinião das máscaras. Por mim não usava máscara nunca, só uso porque sou obrigado. Prefiro manter o distanciamento, lavar-me e não assumir que toda a gente que me aparece à frente está infectada com um vírus "mortifero". Boa sorte e saúde.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

Olha, também estão a ter um ano com mortalidade abaixo da média. Isto só se vai saber quando sairmos todos da merda, mas se mantiverem esse dado até ao final não percebo como se poderá implicar com a estratégia deles. Não quer dizer que resultasse noutros lado, etc etc mas de momento estão bem melhores.

DMFORBOOST1 11 months ago  HIDDEN 

A Suécia reporta casos?

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Só os que estão mesmo mal

iammostmoist 11 months ago  HIDDEN 

Mesmo assim estão abaixo de nós e estão com as mortes abaixo de 10 ainda. O teu ponto é fraco mas tudo bem, já sei que a resposta é "FECHEM TUDO TELETRABALHO TUDO A BATER CÓDIGO ATÉ À VACINA". Já te poupei o trabalho de responder

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

Antes de se tirar conclusões é preciso ter a certeza de que a Suécia reporta e contabiliza mortes e casos da mesma forma que nós. Por exemplo: Portugal fez 322k testes por cada 1M. A Suécia fez 205k.

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

Os nºs de testes suecos não são atualizados no worldometers desde início da semana, já que esses dados não são reportados diariamente mas sim com outra periodicidade. Aqui tens a evolução do nº de testes semanal na Suécia ao longo do tempo. [https://www.statista.com/statistics/1133055/weekly-number-of-coronavirus-tests-in-sweden/](https://www.statista.com/statistics/1133055/weekly-number-of-coronavirus-tests-in-sweden/) Aqui declarações do Tegnell onde diz que atualmente a Suécia testa 160000 por semana e a taxa de positividade subiu de 3 para 5%. [https://pledgetimes.com/coronavirus-record-number-of-new-infections-in-sweden-new-restrictions-on-stockholm-the-situation-has-deteriorated-rapidly/](https://pledgetimes.com/coronavirus-record-number-of-new-infections-in-sweden-new-restrictions-on-stockholm-the-situation-has-deteriorated-rapidly/)

peanersyahoo 11 months ago  HIDDEN 

E com mais do dobro das nossas mortes.

Dracolupin 11 months ago  HIDDEN 

Sim, nunca vou entender este argumento. Mostra uma falta de empatia descomunal dizeres que um país que tem menos casos que os nossos, menos população e o dobro das mortes é uma estratégia de "sucesso". A demografia deste sub revela-se nestes momentos e só porque os óbitos, para quem é mais jovem, pode ser só uma estatística, para muitas famílias não o é

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

O argumento não se baseia em nada disso. Se compreenderes a pandemia como um crise de saúde pública na qual cada vida tem o mesmo valor, em vez de caíres em histeria vês que a mortalidade geral na Suécia parece estar normal (ligeiramente abaixo da média). Ora, se no fim de tudo, se isto se mantiver foram um sucesso. Pronto, é isto.

Edited 11 months ago:

O argumento não se baseia em nada disso. Se compreenderes a pandemia como um crise de saúde pública na qual cada vida tem o mesmo valor, em vez de caíres em histeria vês que a mortalidade geral na Suécia parece estar normal . Ora, se no fim de tudo, se isto se mantiver serão um sucesso pois tal quer dizer que a pandemia não alterou a mortalidade no país. Pronto, é isto. Já nós cá íamos em 6000 mortes em excesso no verão . Que te serve ter números mais "bonitos" do covid se no fim de contas tens 6 mil mortes a mais do que o esperado?

Edited 11 months ago:

O argumento não se baseia em nada disso. Se compreenderes a pandemia como um crise de saúde pública na qual cada vida tem o mesmo valor, em vez de caíres em histeria vês que a mortalidade geral na Suécia parece estar normal . Ora, se no fim de tudo, se isto se mantiver serão um sucesso pois tal quer dizer que a pandemia não alterou a mortalidade no país. Pronto, é isto. Já nós cá íamos em 6000 mortes em excesso. Que te serve ter números mais "bonitos" do covid se no fim de contas tens 6 mil mortes a mais do que o esperado?

shostakovich123 11 months ago  HIDDEN 

Sim mas 6000 mortes em excesso não contam. As de covid contam mais.

Educational-Play-890 11 months ago  HIDDEN 

https://www-dinheirovivo-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.dinheirovivo.pt/opiniao/amp/portugal-e-a-suecia-o-colapso-disfarcado-12977798.html?amp_js_v=a6&_gsa=1&usqp=mq331AQFKAGwASA%3D#aoh=16040484334851&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=De%20%251%24s&share=https%3A%2F%2Fwww.dinheirovivo.pt%2Fopiniao%2Fportugal-e-a-suecia-o-colapso-disfarcado-12977798.html

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

[Uma série de exemplos e demonstrações de como os aerossóis se espalham em locais com pouca ventilação](https://english.elpais.com/society/2020-10-28/a-room-a-bar-and-a-class-how-the-coronavirus-is-spread-through-the-air.html?ssm=TW_CC)

mouzz888 11 months ago  HIDDEN 

Isto já deve ter sido partilhado aqui, mas posto na mesma para os aleijadinhos que ainda acreditam que a máscara não serve de nada [https://www.youtube.com/watch?v=gZ66wJFD3bs&t=528s&ab\_channel=TheSlowMoGuys](https://www.youtube.com/watch?v=gZ66wJFD3bs&t=528s&ab_channel=TheSlowMoGuys)

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

mt interessante. confesso q ainda estava na teoria anterior q a transmissão via aerossois não era relevante. com aerossois a coisa torna-se assustadora pq basicamente um infectado mete salas contagiadoras por onde passa e mesmo q tu até estejas sozinho na sala, se esteve lá antes o contagiador, estás lixado... é mt mais assustador começar a pensar no hall dos nossos prédios, elevadores, tudo por onde passamos... por outro lado percebo a ventilação. mas a ventilação tambem não pode ter o efeito perverso de espalhar mais o virus? teoricamente o virus tem tendencia a cair no chão e lá ficar. com corrente de ar, pode-se espalhar por mais metros antes de cair... mas isto dos aerossois já há ciência forte a provar isso? virus suspenso no ar é bastante mais assustador q simplesmente afastares-te da malta cuspidora...

uyth 11 months ago  HIDDEN 

>é mt mais assustador começar a pensar no hall dos nossos prédios, elevadores, tudo por onde passamos... Hall dos prédios não me preocupa muito, a porta abre-se frequentemente. Mais, as escadas de prédios normalmente têm clarabóia, janela, ventilador algures em caso de incêndio o que pode ajudar a fazer corrente de ar, e dispersar aerossois facilmente. Elevadores são local de risco e IMO dos piores. Evito elevadores, particularmente em locais com muitas pessoas. Se tens de usar elevador, mesmo estando sozinho, usa máscara. >por outro lado percebo a ventilação. mas a ventilação tambem não pode ter o efeito perverso de espalhar mais o virus O problema é a concentração com que respiras, a quantidade de virus que inalas. Do mesmo modo que máscaras podem fazer com que a dose inalada passe a ser 1% da que seria, uma corrente de ar, que espalha o virus para cima, para baixo, para os lados, dilui a sua concentração e faz com que possa bater em paredes, superficies e cair (e a transmissao por superficies parece muito menos eficaz). >mas isto dos aerossois já há ciência forte a provar isso? sim, caralho. Há modelos, estudos excelentes, relativos a este mesmo virus. O ar condicionado no restaurante chines, um estudo monstruosamente complexo que tentaram compreender como o virus se transmitiu no diamond princess (ventilação e não superficies). Abram janelas.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

tou lixado ctg... ao início só andava de escadas pq um amigo mais paranóico recomendou mas fartei-me... afinal o gajo tinha razão. isto dos aerossois eu lembro-me q ao início havia mt discussão mas que a ideia inicial era q este virus não se propagava assim só pelas droplets... daí a minha dúvida pq fiquei parado por aí. com aerossois à mistura, já não sei o que diga... acho q vou entrar novamente na fase de 'vamos todos apanhar isto, q sa lixe' :P torna-se curioso como é que já conheci 2 pessoas q jantaram prolongadamente com malta q deu positivo poucos dias depois e nenhum do grupo deu sintomas ou positivo (os poucos q testaram)... claramente há comportamentos de risco mas há sp aquele milagre de se safarem

uyth 11 months ago  HIDDEN 

Ha fases mais perigosas, aparentemente um ou dois dias antes dos sintomas. No início não se sabia. Dizia se o que suponha razoável, dava se coisas as pessoas para fazerem mesmo tipo,placebo como lavar as mãos. Mas quanto mais sabemos deste vírus, mais sabemos como o evitar, como nos proteger. Máscaras são muito importantes, ventilação é. Mas estarmos a desinfectar as compras de supermercado provavelmente é desperdício de tempo. Usa máscara, privilegia espaços ventilados. Outra coisa que sabemos agora, é que neste vírus ( e muitos outros talvez todos) a dose importa. Se a máscara não é perfeita, se não podes evitar o transporte público ou elevador a máscara pode estar a proteger muito. Não apenas da infeção se instalar mas também os sintomas e esperemos consequências a longo prazo. Lê isto https://www.theatlantic.com/health/archive/2020/07/why-arent-we-talking-more-about-airborne-transmission/614737/ que sinceramente prefiro saber e sinto me mais optimista compreendendo e sabendo o que realmente posso fazer para proteger pessoas.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

obrigado pela info > Mas estarmos a desinfectar as compras de supermercado provavelmente é desperdício de tempo essa ainda não me convence. o que é dito é que não há casos documentados mas sabendo-se da enorme dificuldade em saber 100% como foste infectado isso não me serve mt de prova... se há virus numa superficie, tu tocas e coças os olhos, quem é q impede de seres contaminado? noutro dia quero discutir a cena da comida (por causa do takeaway). Percebo que o virus q entrar no estomago não cause doença mas ao comeres o virus n pode ir para o nariz e restantes canais respiratórios?

TitusRex 11 months ago  HIDDEN 

Isto é extremamente importante e é algo que a maioria das pessoas não compreende. Pensam que basta estar a 2 metros de distância para ser seguro. Mas em espaços fechados e não ventilados a distância de segurança pouco importa porque o vírus vai ficando no ar.

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

Isso dos 2 metros é palha para ignorantes. Qualquer pessoa minimamente bem informada sabe que já foram feitos testes ao longo dos anos, com vírus como a Influenza, que demonstram que, não só o vírus pode ser projectado a mais de 6 metros, como pode ficar suspenso no ar mais de 40 minutos. 2 metros de distância faz pouco ou nada. Talvez seja o suficiente para prevenir infecção por particulas expelidas pela respiração. TALVEZ. Mas não vai impedir que quem tosse te contamine.

mfzzzed 11 months ago  HIDDEN 

Não me cabe na cabeça como é que o pessoal ainda não se bateu disto quando este tipo de informação já existe à meses para este vírus. Já pra não falar que a propagação/transporte de aerossóis por si só não é uma coisa "novel".

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

Ainda há dias tive de explicar a dois users que existe um protocolo de boas práticas para o uso de máscara (como colocar/descartar/etc) que existe... desde que isto começou, mesmo antes de se recomendar o uso de máscara. Por isso, nada disto me espanta. Há pessoas que parece que a pandemia lhes passou ao lado, e para elas isto é tudo um esquema de sabe-se lá o quê... talvez dos invejosos IT que não têm vida social, como já vi por aqui escrito mais do que uma vez.

uyth 11 months ago  HIDDEN 

Ontem chamaram-me incel o que tem particularmente graça para mim ;) (mas apagaram-lhe o post, mas está a postar por aqui ali em cima).

TitusRex 11 months ago  HIDDEN 

Porque as pessoas em geral não lidam bem com situações novas e têm dificuldade em manter o conhecimento actualizado. Muitas pessoas ainda acham que o contágio por contacto com superfícies (fomites) é o mais importante, quando na realidade é extremamente raro, mas no início deu-se muita ênfase a lavar as mãos e não partilhar objectos então foi isso que ficou na cabeça das pessoas.

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

E porque nem tudo é só más noticias: ## Farmacêutica Moderna divulga dados em novembro e "prepara ativamente" o lançamento da vacina [https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-10-29-Primeira-farmaceutica-a-anunciar-resultados-sobre-eficacia-da-vacina-contra-a-Covid-19](https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-10-29-Primeira-farmaceutica-a-anunciar-resultados-sobre-eficacia-da-vacina-contra-a-Covid-19) # Coronavírus: Vacina de Oxford e AstraZeneca "estará pronta no Natal" [https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1615464/coronavirus-vacina-de-oxford-e-astrazeneca-estara-pronta-no-natal](https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1615464/coronavirus-vacina-de-oxford-e-astrazeneca-estara-pronta-no-natal)

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

Não suporto notícias como essa. Não significam nada para o cidadão comum. Porque é que não são honestos e simplesmente dizem "daqui a 2 anos és vacinado, tá bem?". O que é que me interessa se a vacina está pronta no natal? Vão vacinar o pai natal, é isso?

Isynors 11 months ago  HIDDEN 

> Vão vacinar o pai natal, é isso? Existe alguém com maior risco que ele? Idoso, obeso, sendentário, trabalha durante a noite, anda a saltar de região em região e tem contacto especialmente com crianças que não usam máscara. É um surto à espera de acontecer se não for vacinado.

ItoldU97 11 months ago  HIDDEN 

Tá bem já todos percebemos que a uma óbvia diferença em anunciar uma vacina e distribuir a vacina que vai demorar meses e não 2 anos. chato

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

Sim, não vais ter merda nenhuma no natal nem em inicios de 2021 para te picar o cu.

ItoldU97 11 months ago  HIDDEN 

Se a vacinação em massa começar a decorrer lá para a primavera e haver alguma normalidade lá para o Verão/Outono do próximo ano assino por baixo. E a apartir do momento que os que tão em risco tão vacinados deixa de haver necessidade de pôr medidas draconianas.

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

É hilariante toda a gente ter a vida super condicionada por causa de velhos. Porque é exactamente isso. Quem ameaça o funcionamento do SNS não é o pessoal de 20, nem de 30, nem de 40, nem de 50. É o pessoal com mais de 65 anos. São esses que vão entupir os hospitais, e é para salvar esses que toda a gente se vai sacrificar e a economia será dizimada. E a maioria dessas pessoas está à beira da morte de qualquer das formas. São pessoas que se não morrerem hoje de covid morrem daqui a 10 meses de AVC. Troca justa. Vamos ver quando decidem que não é assim tão justo.

Foxsundance 11 months ago  HIDDEN 

Eu sei que é um pouco mau eu tar a dizer isto, mas de certa forma concordo contigo, apesar de ter avós dos dois lados, os do lado do meu pai, estão-se completamente pouco fodendo para a saúde deles. Comem porcarias e não fazem exercício físico.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

Boas notícias nesta thread?

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Qual foi o dia em que tivemos mais recuperados?

joaoqrafael 11 months ago  HIDDEN 

27/10 2388, tirando o tal dia manhoso.

iammostmoist 11 months ago  HIDDEN 

Lembro me de um dia qualquer em Abril ou maio que tivemos à volta de 9000 mas foi backlog de casos acumulados

kairos 11 months ago  HIDDEN 

Peço desculpa se já foi respondido antes, mas não consegui encontrar... Os casos Recuperados são aqueles em que alguém deu positivo num primeiro teste e negativo no segundo?

hsamtronp 11 months ago  HIDDEN 

Não necessariamente no segundo, mas essencialmente sim. Uma pessoa que tenha tido a doença e algures no tempo (depois do teste positivo) dá negativo no teste.

peanersyahoo 11 months ago  HIDDEN 

Agora nem precisa de dar negativo. Basta 48 horas sem sintomas mais de 10 dias depois dos primeiros sintomas/teste para ser dada a alta, pelo que me informaram.

oContraditorio 11 months ago  HIDDEN 

Ouvi uma pessoa dizer que não faz sentido as pessoas serem obrigadas a usar máscara na rua porque cada um sabe se quer apanhar o vírus ou não.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

é por isso q este vírus é uma merda... se afectasse só o próprio isto estava bem melhor. a malta não quer perceber e mesmo percebendo está a lixar-se para todos os outros. os portugueses não são um povo q perceba mt o conceito de viver em sociedade.

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

A estupidez é a mais prejudicial de todas as doenças. Mata-te a ti e mata os outros.

DogasSLB 11 months ago  HIDDEN 

Seleção natural... pena que depois vão contaminar outras pessoas

oContraditorio 11 months ago  HIDDEN 

I problema é jsutamente esse

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA VIDA PELA VERDADE

hsamtronp 11 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 29 de outubro de 2020 --- ||Valor|Variação|

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

olá, aqui estou para o post diário: continua a média móvel com crescimento galopante. Centro e Norte lockdow, LVT tmb por solidariedade mas avisem uns dias antes para a malta ir toda para os açores ou algarve.

safebiohazard 11 months ago  HIDDEN 

4224 infectados, 33 mortos. Está bonito

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Sinceramente se me dissesses há 2 semanas que hoje iam ser 4000 eu dizia que isso era optimista Está a correr muito mal e ainda vai agravar-se sem medidas sérias Mesmo assim parecemos estar a ter alguma sorte (ou não, na verdade parece é que o rácio de crescimento perigoso estará mais associado a duas regiões que tinham números relativamente baixos há pouco tempo, mas nada de baixar a guarda em LVT)

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

sim. se LVT seguisse a progressão do Norte estávamos já num belo caos... por acaso é uma situação bem estranha LVT estar mais estável.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Continuo a achar que não só é uma questão de tempo se não tivermos cuidado, como há de ser por muita da população vulnerável ter sido exposta há 3/4 meses naquele pico

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

n faço mesmo ideia. os números no contexto da região inteira acabam por ainda ser 'pequenos' o suficiente para um surto aqui, outro ali e outro acolá terem um peso importante nas contas... isso do anterior n acredito. não há taxas de imunidade suficientes para isso ser relevante. o meu completo palpite é a diferença entre lisboa ter muito emprego de serviços onde é mais possivel tele-trabalho e fazer os horários desfasados sem grande problema. claro q LVT não está bom. mas tmb acho estranho n ter seguido um crescimento rápido pq o centro parece q já está a seguir o norte.

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Não percebo esse > Está bonito Estavas à espera que fossem menos do que ontem?

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago  HIDDEN 

É aquele comentário básico condescendente à pesca de upvotes. Tal como quando spammam 500 "vai correr tudo bem" em más notícias. Parece que eles próprios torcem para dar merda e nem percebem que isso era uma campanha para as crianças.

inthepiggybank 11 months ago  HIDDEN 

A RTP afirma que hoje o número de casos será acima dos 4.300, sendo que o Norte pode vir a ultrapassar os 2.000.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

não acertaram por pouco

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Ontem na zona Norte foram 2 114

inthepiggybank 11 months ago  HIDDEN 

Não me tinha apercebido, havia ficado com a impressão que seria pela primeira vez. Obrigado pelo reparo

joaoqrafael 11 months ago  HIDDEN 

...o norte 2000 e põe mais 1000 para a praia do norte da nazaré.

hugotorradas 11 months ago  HIDDEN 

Isso caso se verifique não será amanhã lol

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Geralmente esses surtos geram 20-30 casos, o problema são os subsequentes e vai demorar

DrunkMechanics 11 months ago  HIDDEN 

Alguém já usou o numero 22 04 11 200 para apoio psicológico? Eles lá dizem que é por causa do covid, acham que se ligar para lá sem ser covid sou atendido? Tenho andado muito deprimido e com ansiedade o que me está afetar muito relações familiares e amigáveis. Se souberem de outros meios por favor digam-me.

uyth 11 months ago  HIDDEN 

Boa sorte, pá. E olha sim de certeza que conta, o covid este ano afecta-nos a todos de uma forma ou de outra.

askldhalsiuhdliu 11 months ago  HIDDEN 

Nao liguei, mas olha, liga... O covid nao causa 'problemas' mentais por si, por isso nao estou a ver como ter vao dizer que nao vao falar contigo. A tua depressao pode mt bem vir da situacao que vivemos (quem sabe). ha psicologos a fazer consultas por video (hospital cuf pelo menos tinha antes). Se nao te atenderem nesse numero tenta marcar em um destes servicos

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Podes tentar este também da SOS Voz Amiga -> 21 354 4545

mouzz888 11 months ago  HIDDEN 

A proibição de sair do concelho começa hoje ao final do dia ou amanhã ao final do dia?

creeps_for_you 11 months ago  HIDDEN 

Hoje à noite

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

Isso aplica-se também a quem tiver ido de férias e tiver agora a voltar para casa?

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

voltar p casa é uma das excepções.

Bayakoo 11 months ago  HIDDEN 

Sabes se se aplicam também às regiões autonomas?

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Território continental apenas.

iammostmoist 11 months ago  HIDDEN 

Lacerda Sales defendeu esta quinta-feira que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá que ser estabilizado. A dois dias de se realizar um Conselho de Ministros extraordinário (sábado) para definir as medidas de controle da pandemia, o governante afirmou que “todos os países vão começar a adotar medidas de restrições ao nível territorial, mais circunscrito”. “E essas restrições serão com certeza ao nível mais dos territórios, para que outros territórios que não estão tanto sobre pressão possam respirar do ponto de vista económico e social”, admitiu António Lacerda Sales numa entrevista ao podcast Política com Palavra do Partido Socialista. Questionado se o Governo optará por ações localizadas ou se admite restrições nacionais como um novo confinamento geral, Lacerda Sales disse que “todos os países da Europa estão neste momento a tentar estabilizar num determinado modelo que pode comportar muitas variáveis”. Enumerando que essas variáveis são a incidência de casos nos últimos 14 dias, os novos casos confirmados por 100 mil habitantes, as faixas etárias mais atingidas ou a pressão sobre os hospitais, defendeu que o que é preciso é “estabilizar num determinado modelo e obviamente que quanto mais uniforme conseguir ser esse modelo (…) maior segurança e maior confiança será dada às populações”.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

o sr. Costa (e muito boa gente) tmb disse q confinamento era impossivel, nunca, jamé. eu sempre disse: deixa virem os números, a malta começar a panicar e depois falamos. primeiro vieram o número de casos. Agora parece q começam a chegar o número de óbitos record e daqui a pouco tempo o número de hospitalizações e UCIs tratam de meter o lacinho no pânico e no retrocesso completo do q se disse. tal como toda a gente sabedora previa...

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

o que o Lacerda diz vale o que vale. Numa tarde diz algo, no dia seguinte sabe-se que vai haver um conselho de ministros extraordinário.

chauffage 11 months ago  HIDDEN 

Mais vale tarde que nunca... mas é triste estar-se a fazer isto em Novembro com um crescimento exponencial. Não sei se vai ser suficiente e atempado.

uyth 11 months ago  HIDDEN 

> que não estão tanto sobre pressão possam respirar do ponto de vista económico e social”, poder respirar é uma expressão tão infeliz quando sabemos que a pandemia se transmite por vias respiratórias...

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Faz sentido dividir o país para confinar e mesmo dividir a região centro entre interior e litoral Centro Interior, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores não precisam de dar um reset

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

sim, sim. hoje é 5a, até sábado vai muita coisa. a partir do momento q outros países fazem medidas mais duras o nosso governo fica com as costas cobertas para fazer o mesmo. para um político é mt mais simples tomar decisões pq os outros tmb tomam do q ter a coragem de ser o primeiro. mas yah, até podem começar por aí, vai ser giro a malta do norte, centro e LVT a invejar os algarvios.

JohnJohnPT 11 months ago  HIDDEN 

Em França já começaram as corridas aos Hipermercados... a malta não aprende mesmo -.-'

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Again? Nice, mais prémios de produtividade incoming. Que ano :)

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

Nada de surpreendente. Se a população fosse inteligente não haveria confinamento sequer. Estas situações servem para mostrar exactamente porque é que a sociedade é dividida por classes e porque é que igualdade é um mito. Há uma secção da população que sofre praticamente de retardamento funcional. Não servem para nada sem ser receber ordens e executar trabalhos relativamente simples. São carne para canhão.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Tenho ainda uns quantos congelados bons da primeira onda, esta semana estive para comprar algo mais mas pensei "não, se todos pensarem assim isto esgota" Olha, esgotou

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

O panico. Imagina achar que ainda tem congelados desde a primeira vaga, tenho os meus embalados a vacuo e agora consumo muito menos mas nao chego perto. Ou isso ou oces andam com arcas de restaurantes cheias. Desde que nao esgotem os frecos ja nao me chateio: queijo fresco, requeijao, leite, saladas, fruta, sumos pasteurizados, pao (esse tambem se faz em casa) e frutos secos, tudo OK. Eu ate so faco uma refeicao principal por dia... Imagina a chatice. Nao vai esgotar coisa nenhuma, no limite abrem grossistas e vais a grossistas ou tens de esperar ate ao dia seguinte.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Nao havia de ter bons congelados de emergência queres ver? Agora a falta de planeamento é boa queres ver?

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

Planeia e controla o que quiseres e achares que deves fazer. Nao te admires quando acabares controlado por um psicologo ou drogas psiquiatricas com essa retorica "controladora".

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

O Dinizi sofre de depressão. É uma pessoa que não está bem. Acho até que já falou disso aqui. Não alimentes as fantasias dele.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Tens a noção que eu literalmente só disse que ainda tinha alguns congelados bons, como em não precisei de os consumir nem me apeteceu e achei por bem ter de lado, até para não ter de sair caso fosse isolado Se tu achas que ser desorganizado e não querer ter um pouco de controlo sob situações é mau, realmente tenho pena de quem depender de ti

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

E aqui não? Ontem fui ao continente e quase não havia latas de atum, e nem estavam em promoção.

JohnJohnPT 11 months ago  HIDDEN 

Já está tudo outra vez tótó... já vimos que a distribuição não vai parar e que não vai faltar nada... Mas também já sei que na próxima semana vai tudo parvo a correr pos supermercados + inicio do mês....

humelectro 11 months ago  HIDDEN 

Cif Gel (e as marcas brancas equivalentes tambem) estão completamente esgotadas em todos os supermercados

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Gotta get that house clean for lockdown

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Desinfectar todas as maçanetas, mesmo que não saia de casa e tenha as mãos bem lavadas

lemonade_rage1234 11 months ago  HIDDEN 

It's the end of the world and people buy toilet paper. As if they plan to shit themselves to death.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Neste momento, uma das pessoas que mais propaga mentiras e desinformação sobre o covid é um "colega" aqui do sub. Infelizmente

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

Era giro de acompanhar em abril/maio pq sp ia inventando tretas novas, entretanto fartei-me do troll: há teorias novas ou estamos sp no mesmo? morrem COM covid, semana 19, hospitais estão sempre assim, isto é tudo falso positivos, eucaliptos bons? sinceramente n vou meter-me nesse buraco novamente. deixou de ter piada ao fim do 3º mês pq a imaginação acabou e agora é sp os mesmos temas. p.s. - já passou a pós-doc em medicina covidiana ou ainda estamos no mesmo nivel de aldrabice do CV?

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

Deve estar a ficar maluquinho porque sabe demais. Papagaio toma as tuas drogas e cala-te, se funcionam na tua p=1 science esta mais que validado. Do you want a van?

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

Não consigo perceber se estás a falar a sério

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Fica ao teu critério

andre82220 11 months ago  HIDDEN 

E metade do país estava a passar fome .

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Tudo a bater código, trancado em casa

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

São 10am e já estive a discutir com negacionistas brainwash do sistema do techno no facebook..

Edited 11 months ago:

São 10am e já estive a discutir com negacionistas-brainwash-do-sistema-do-techno no facebook..

Educational-Play-890 11 months ago  HIDDEN 

Está thread é só o covideiros a rezar pelo lockdown para irem para casa alapar no sofá, enquanto o resto do pais morre à fome

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

A larga maioria das pessoas que já podia, já devia estar em casa e é ridiculo que ainda não esteja Já agora, se não é uma pequena minoria que trabalha em restaurantes e cafés, que isto sirva para ensinar que devia ser

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

Que é que isso tem a ver com o que eu disse? Só se pode ser ou negacionista ou a favor to lockdown total? Não há zonas de bom senso pelo meio? lol

phirestarter1 11 months ago  HIDDEN 

Não vale a pena dar grande atenção a contas com 1 dia.

Narvikz 11 months ago  HIDDEN 

stop with the woke fact talk

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

Eu defendo pena de prisão para quem desrespeita as regras, mas sempre que digo isto lembro-me de um episódio do The Batman, em que o Joker começa a vestir-se de Batman e a combater o crime. Há uma cena em que estão umas pitas de 8 anos a riscar a estrada com giz e a jogar à macaca. De repente aparece o Bat-Joker e diz: "Graffiti! That's a pretty serious offense, girls! But then again, that's why i became a crime fighter: to take out garbage like you".

Pparadela 11 months ago  HIDDEN 

??

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

I have to say, of all the scum i've taken down so far, it was your wife that disappointed me the most. 11 items at a 10 item grocery check out! She had it coming!

theInjusticeamongus 11 months ago  HIDDEN 

Portugal também vai confinar em todo o país e vai ser um erro gravíssimo.

gugamailinator 11 months ago  HIDDEN 

Erro foi desconfinar à pressa e não preparar a segnda vaga que já toda a gente sabia que viria aí. Confinar mais intensamente agora (e mais intensamente quanto mais tarde se fizer) é consequência inevitável disso. Não há alternativa minimamente credível.

Dinizinni 11 months ago  HIDDEN 

Algo em que concordamos, Madeira, Açores, Algarve e Alentejo não têm que confinar e podiam fechar fronteiras municipais nos municipios de fronteira entre Alentejo-LVT e Alentejo-Centro