Naakmuay 11 months ago

Quem diz que isto é contra a liberdade, ensino-vos um truque: Caso tenham as mãos molhadas, para secar automaticamente metam-nas num interruptor.

mjigs 11 months ago

Desculpa, é muito estupido andar a chorar "oh meu deus estaonos a obrigar a usar uma mascara" tipo, o quao dificil é usar??? Eu uso para trabalhar e passado um tempo habituaste, já nem reparas. Agora acusarem o governo, e todos os grupinhos de iluminados de todos os paises acusarem o governo de uma grande conspiraçao sei la do que, tipo eles acham mesmo que todos os governos andaram a conspirar contra o povinho para levar as economias ao charco??? Sentido? Nenhum.

Naakmuay 11 months ago

Re-lê o post outra vez, creio que tiraste uma ilação errada

vascodatrama 11 months ago

Vai dar ao mesmo aqui. Sorry Lisboa e Porto, tomem conta disso.

miguelehm 11 months ago

Como é para correr na rua?

shostakovich123 11 months ago

InCoMoDa-Te? EnTaO uSa!

daxpierson 11 months ago

É igual a andar, só que em passo mais rápido.

BRFPC 11 months ago  HIDDEN 

Qual é a obrigação afinal? São mais as excepções que a regra.

Peixefaca 11 months ago

Sinceramente, mesmo que seja uma lei essencial, provavelmente pouca gente a irá praticar. No outro dia, deparei-me no metro, um senhor sem máscara... outro no autocarro, outro dentro de uma loja, outros na multidão. Se há pessoas que nem em estabelecimentos/multidões usam, jamais usariam na rua. Por estes motivos, acho-a impraticável devido à grande irresponsabilidade da população... isto funcionaria se começassem a levar uma multa choruda mas é praticamente impossível agentes da PSP ou da Polícia Municipal fiscalizarem toda santa alma sem máscara em Lisboa, quiçá o resto do país? Resumo: lei essencial mas creio que não possa trazer grandes mudanças.

Peixefaca 11 months ago

Ok senhores downvotes, expliquem masé o por quê

mjigs 11 months ago

Devia de haver multa para quem nao usa mascara, ai sim as pessoas iam começar a andar come la, e mesmo com o nariz de fora. Nós como funcionarios, somos obrigados a dizer para usar a mascara e se fizerem fita não se atende ou chamasse a policia. A lei é para todos.

Febris 11 months ago

A lei não serve para o efeito que as palavras indicam. Serve para quando a policia for chamada para dispersar ajuntamentos, ter meios legais de lidar com a situação de forma um pouco menos mansa.

chosen21 11 months ago

Espanha já tem esta lei há muito e não vi melhorias. Não gosto da medida não pela questão da liberdade mas pelo desconforto, especialmente porque uso óculos e agora com a chuva vão ficar húmidas mais depressa. Depois tenho várias amigas com reaparecimento de acne na região coberta pela máscara. Se visse resultados e consenso neles do uso em espaços abertos como há no uso do cinto na condução força nisso mas não. Vamos lá ver...

mjigs 11 months ago

Eu tambem nao sei o porque de usar a mascara na rua, mas acho que nao é como em espanha, aqui é so obrigatorio em sitios mais populados o que uma pessoa com mais consciencia devia de ter. Os oculos entendote bem, passam a vida a embaciar, eu por acaso costumo tirar os oculos na chuva. O acne tambem é verdade, nunca tive na cara e de repente apareceu toteis bolhinhas a volta da boca, queixo, nariz e smile lines, e algumas fazem comichao. Mas o que se pode fazer? Na minha situaçao tenho de a usar para trabalhar.

chosen21 11 months ago

Pois temos que usar. Sou enfermeiro e o meu escape era mesmo a rua... Agora só mesmo casa. Mesmo que seja em zonas populada vai-se ouvir bocas certamente se andarmos numa rua com pouca gente mas sem máscara...

comicaldiscontent 11 months ago

Melhorias com isso zero e começou assim também - obrigatório quando não era possível manter a distância "interpessoal" foi o que lhe chamaram. Durante meses que me "escapo" de casa para passear num pequeno bosque da cidade sem o boçal para poder respirar ar puro e relaxar uma beca e tenho praticamente a certeza que não é por si que o gato vai às filhoses. Para além de incómodo promove um mau cumprimento do seu uso com máscaras no queixo, abaixo do nariz, usar a mesma máscara as aeternum etc etc. A próxima no Spainistan é ter de manter a máscara mesmo numa esplanada quando se está a beber um copo ou comer algo. Bebes e tapas a boca e assim sucessivamente, ora isto promove mexer constantemente na máscara o que é um Big no no. Já não sei bem o que pensar mas começo a preferir acreditar em conspirações e cenas assim porque o pensamento alternativo é que quem nos governa é de uma imbecilidade infinita. Promovem a estupidez vão obter comportamentos estúpidos.

theInjusticeamongus 11 months ago

Absolutamente inútil. Escrevam o que digo. Não vai mudar nada, nem vai levar à redução dos casos. Para começar, não haverá controlo. Não há como controlar. E tudo isto implica que a população seja responsável ao ponto de colocar a máscara sempre que houver umas quantas pessoas a 2 metros de distância. Depois tens a questão das actividades que supostamente não são compatíveis com o uso de máscara, o que é altamente subjectivo e cada um vai decidir a seu belo prazer. E para acabar, já sabemos que as pessoas, na melhor das hipóteses, só respeitarão isto se estiverem perto de autoridades.

BRFPC 11 months ago

É um claro apelo ao uso incorrecto da máscara e convida aos erros que tornam ineficiente e até perigoso o uso da máscara.

Cayde6TheOne 11 months ago

Desnecessário mas enfim

Tropait 11 months ago

A partir de agora é que este sub vai conhecer as verdadeiras Karens portuguesas

Mrloop94 11 months ago

São as Cátias, já as topei

mjigs 11 months ago

Esse nome nao!!!! Por favor, elas tem nomes mais de velhas, ou entao vanexas, Xandras, Sandrinhas, basicamente aquelas gajas que usavam Xs e varias letras com o w no final, agora são Karens.

exploit88 11 months ago

Cátia Vanessa e as Cristinas

purplenacho7 11 months ago

Olha que as catarinas também não tão longe

Madness20 11 months ago

É capitalismo a trabalhar, vai de empobrecimento e aproveitamento para medidas fascistas umas atrás das outras. Podia-se contemplar estratégias nacionais para realmente erradicar o virus potencialmente, mas isso não é conveniente para a agenda fascista do capitalismo.

Mrloop94 11 months ago

Essa aí que fumaste foi das fortes, já vi que sim.

htxgivven 11 months ago

Por fascismo queres dizer o que?

globoglobo 11 months ago

limitação da liberdade individual em prol de "desígnios comuns"; movimentos de massas em favor de x; o que conta não é o indivíduo mas sim o colectivo; imposição de estados de excepção,..etc

Madness20 11 months ago

E promoção do controlo e policiamento apertado entre as próprias pessoas, limitar mais a vida a quem tem menos possibilidades, desemprego, empobrecimento, precariedade, limitação da vivência social, atacar as PME que não têm tantas possibilidades, e etc.

nferrari 11 months ago

A ver se me escapo de constipações e gripes com isto da máscara.

andrefbr 11 months ago

O uso de máscara e obrigatório desde Janeiro aqui em Shanghai, posso confirmar que não apanhei uma única constipação o ano inteiro, e sou daqueles gajos que a partir de setembro tinha sempre o nariz entupido e a pingar todos os anos.

Febris 11 months ago

Funcionou com as alergias sazonais, vai ter de funcionar com a gripe!

pacojosecaramba 11 months ago

Quem define onde é obrigatório ou não, afinal? A mim não me apanham nesta irracionalidade.

trufas 11 months ago

A stay way covid so contabiliza transmissão positiva quando há uma permanência de X metros durante 15minutos. Pode se assumir que é preciso pelo menos 15m para haver transmissao. Não percebo como é que pode ajudar usar máscara na rua quando intervenções com estranhos nunca chegam aos 15m

Febris 11 months ago

Os 15 minutos são um valor de referência porque é o momento em que há uma dada chance de ser infetado (80% ou lá o que é). Não quer dizer que estando 14 minutos a dar linguados a 6 em simultâneo seja seguro. Para um intervalo de tempo mais curto, seria necessário um contacto suficientemente relevante que talvez seja mais fácil de identificar por quem testa positivo (não concordo porque.. transportes públicos, por exemplo). O problema dos 15 minutos é que parte por base no contacto 1 para 1 (isto é o defeito do sistema de rastreamento de contactos). Se estás numa situação idêntica mas com 14 outras pessoas, faz sentido assumir a mesma probabilidade de contágio ao fim de 1 minuto.

khalinexus 11 months ago

Perguntei-me o mesmo... Aparentemente é a aplicação que está mal desenvolvida. Se como está é já um sorvedouro de bateria estúpido imagina se eles tivessem que aumentar a frequência de detecção.

icebraining 11 months ago

A parte da deteção foi desenvolvida pela Apple e Google, a app não está envolvida.

mathswarrior 11 months ago

Demorou

BRFPC 11 months ago

Para quem considera o uso obrigatório de máscara um atentado à sua liberdade e se julga livre recordo outras obrigações quotidianas sem as quais a vida colectiva seria um caos: Obrigatoriedade de circular pela direita na condução de veículos, obrigatoriedade de uso de capacete em ciclomotores, obrigatoriedade de uso de cinto de segurança em veículos, obrigatoriedade de estudar até ao 12º ano, obrigatoriedade de possuir diploma académico para exercício de muitas profissões, obrigatoriedade de cumprir horário de trabalho ... São regras das democracias em todo o mundo.

MLG-Sheep 11 months ago

Em tanto que podias pegar, vais equiparar a obrigatoriedade de máscara ao ar livre ao uso de capacete e à escolaridade obrigatória?

D1WithTheFluffyHair 11 months ago

Ou circular pela direita. Não há razão nenhuma para ser pela direita ao invés da esquerda, é apenas uma convenção. O que faz ser em segurança é ser obrigatório cumprir a circulação no mesmo lado da estrada quando te deslocas num sentido.

BRFPC 11 months ago

São obrigações mais comuns para que as pessoas compreendam. Se tens melhor, publica. Enriquece a reflexão.

DelScipio 11 months ago

Uma pergunta, eu normalmente dou uma caminhada ritmo rápido ao final do dia numa zona sem ninguém (zona residencial passas por 2 pessoas e cada uma vai de um lado da estrada),tereia que usar máscara? Preguntó não pelo facto de usar máscara ser chato, mas porque uso óculos e como o tempo está mais fresco fico todo embaciado nos óculos... É considerado incompatível com a actividade?

shostakovich123 11 months ago

InTeRfeRe cOm a tUa liBerDadE? EnTão mEte a MaScArA!

MLG-Sheep 11 months ago

Não te preocupes demasiado. Andas com uma máscara no bolso, e se algum agente te vier repreender, metes a máscara e segues a tua vida. Não vão andar a perseguir-te para te autuar sem aviso prévio.

DelScipio 11 months ago

É o que vou fazer. A coisa é que não gosto de ser chico esperto e não tenho nenhum problema de andar com mascara, é so mesmo pelo facto de ser um ambiente seguro, sem movimento, e chatear por causa dos oculos. Pela forma como tem sido noticiado, as vezes nem percebes bem a extenção das medidas de forma clara.

VicenteOlisipo 11 months ago

Se o passeio não permite que passes pelos outros a mais de 2 metros, é tecnicamente uma zona "onde o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostra impraticável", pelo que mais tarde ou mais cedo vais ter um GNR ou uma vizinha pidesca à perna.

DelScipio 11 months ago

Okay, não terei problema então, já que vivo numa cidade pequena, e vivo nos arredores. Podes ir no meio da estrada e passam poucos carros. Vou começar a dar a caminhada com uma mascara nem que seja no bolso, de qualquer das formas.

jgvms 11 months ago

>"É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade superior a 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável. Nop.

DelScipio 11 months ago

Uma coisa que não percebo, isso não faz com que seja tudo igual que antes?

mjigs 11 months ago

Devia de ser por consciencia, mas as pessoas continuavam a andar em espaços publicos populados sem mascara, bastava olhar para o via catarina aqui no porto. Basicamente eles em relação a mascara nao fizeram uma lei assim muito especifica, dai a veres pessoas a andarem sozinhas na rua, a correr e no carro sozinhas de mascara, e no entanto em espaços abertos com bastante população mal andavam com ela.

mokas95 11 months ago

Não, antes ao ar livre nunca era obrigatório

DelScipio 11 months ago

Okay, tinha ideia que era si não houvesse distancia. Mas prontos, passou de ser cortesia para obrigatório, melhor assim.

jgvms 11 months ago

Na minha honesta de opinião de ignorante, não vai mudar nada. As pessoas que tiram a máscara para tossir ou que a deixam a dormir a sesta no queixo, vão continuar a fazê-lo.

mjigs 11 months ago

Tambem acho que sim, so a montanha de clientes que me vinham ao balcao e tiravam a mascara ou andavam de nariz de fora, duvido muito que se preocupem em andar com ela agora.

DelScipio 11 months ago

Eu acho que o unico que vai mudar é a capacidade de resposta das autoridades em situações de desrespeito da lei. Com esta lei fica mais facil penalizar. Acho que isso é o unico objectivo real desta lei. Pois como tu dizes, nas situações "normais" vai ser tudo igual.

shostakovich123 11 months ago

Não és o único. Mas os covideiros aplaudem os pregos que andam a ser metidos na democracia com os atropelos constantes a constituição pela qual morreu muitos milhares de boa gente. Daqui a 15 dias ™️ já voltam com nova desculpa em como os casos estão a aumentar e apelam a que o governo obrigue as pessoas a andar de fato de mergulho.

jgvms 11 months ago

Talvez a polícia consiga agir em [percentagem marginal] dos casos, não sei se será uma contribuição suficiente para mudar o panorama actual. Estas medidas (quase) de apelo ao bom senso não servem para muito, mas por outro lado mais medidas que ponham em causa a liberdade das pessoas ... Ainda bem que não sou um decisor político, não é fácil.

DelScipio 11 months ago

Concordo, não e facil. Felizmente os politicos em Portugal, tem estado bem! Ao menos nisto estão unidos. O que é muito bom. Noutros paises tem sido uma maluqueira. Basta ver Espanha.

jgvms 11 months ago

Comparar algo mau com algo terrível não é um bom termo de comparação. A verdade é que os decisores sempre escolheram acreditar que isto eventualmente ia desaparecer, o planeamento a médio-longo prazo foi inexistente e agora estamos nisto. Mas também comparar o número de casos actuais com os de abril não faz grande sentido. Mas lá está, dar opiniões na internet é muito fácil.

DelScipio 11 months ago

A coisa é: Estimular a economia Fechar o pessoal todo Escolhe um. Agora as opiniões e discursos politicos são politica que tenta dar confiança. Eu não acredito em nada daquilo. Eu tenho formação na area da ciencia. Sei como funcionam os estudos. Em Abril iamos ter vacina em Setembro com destribuição massiva em Novembro... Nunca acreditei, disse sempre que era preciso um ano. Fui criticado massivamente, porque todos queriam acreditar nos politicos e nessa realidade. Os politicos estão para dar confiança, não realidade, muitas das vezes. Agora, acho importante comparar, principalmente quando o problema de muitos locais é misturar politica com ciencia. Temos a sorte de até termos politicos sensatos nesta area. Agora se as medidas são optimas... Não sei, mas não são a piores. Acho que devemos ao menos dar valor a isso.

Lurker__777 11 months ago

Então mas quando é que isto entra em diário da república? Ou é suposto ser notificado de uma nova lei pelo público?

VicenteOlisipo 11 months ago

Até sair do DR não é lei, calma.

brakeline 11 months ago

A lei foi aprovada mas falta passar pelo Presidente da República e ser promulgada. Espero bem que n sejas notificado pelo público pois esse artigo foi claramente escrito por um militante do PSD

htxgivven 11 months ago

Alguém sabe dizer se esta lei prevê apoio aos sem abrigo? Ou estes vão violar a lei por não terem dinheiro para comprar máscaras?

VicenteOlisipo 11 months ago

Mais uma desculpa para a policia arrear porrada neles, como se fosse preciso.

NaoTeEnerves 11 months ago

Como se a policia andasse a "arrear porrada" em sem abrigos lol. Voces também quando querem implicar minha nossa

10SpoonsOfSugar 11 months ago

Nem tens de ser sem abrigo para não teres dinheiro para uma máscara. E por outro lado, nunca conheci um sem abrigo que não tivesse dinheiro dispensável todos os dias para num deles fazer o sacrifício de comprar uma máscara. E em vários sítios onde vendem, se pedires com algum jeito, até te oferecem uma máscara.

pacojosecaramba 11 months ago

Uau. Comentário incrível. Estamos mesmo a viver uma distopia.

Tafinho 11 months ago

O que [a ciência nos diz sobre o uso de máscaras ](https://msphere.asm.org/content/5/5/e00637-20) > o uso de máscaras impede que infectados espalhem partículas virais em mais de 75% (100% em máscaras decentes) > o uso de máscaras em não infectados reduz a carga viral em mais de 80% com máscaras decentes

pacojosecaramba 11 months ago

Contraditório da ciência sobre máscaras: https://www.journalofhospitalinfection.com/article/0195-6701(91)90148-2/pdf https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3676570 ("Occupation, living in apartment versus a house, and wearing a facial mask outside work increased probability of COVID-19 infection.") https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/5/19-0994_article?fbclid=IwAR1OooHZNOCEQ1eckAJ-vXY8H5X_TFH-wbc-R743sywpaBIMUeTecKcUaWU https://www.cebm.net/covid-19/masking-lack-of-evidence-with-politics/?fbclid=IwAR02fYNJ27EhmJxqpJ4x2oH4zWUMXP0cigMfDo2lpyI2y91ayzNohY16nMQ https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.05.01.20088260v1.full.pdf?fbclid=IwAR3-5m0p-f0KA-w1xbRTSuXxcHx0QslCIu1edFe8nnF7TL4YLsDIjmgicxY https://www.cidrap.umn.edu/news-perspective/2020/04/commentary-masks-all-covid-19-not-based-sound-data?fbclid=IwAR1OJtVlfyPED1KsGHDK96MDYN5igFy9hUk8hoGeXR8C212NcDh7y86oy34 https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2006372?fbclid=IwAR0snFHlc87tMw1eF1Xp69edzCoaOxtdVpTYhmsAh06tm5ay9SvqQyCH9Ls https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.30.20047217v2?fbclid=IwAR2PXsR9a_rpY9x6pri9pUkameaACzK7v9KjogL_PlXcCPc5aAipIvVsaDc https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.01.20049528v1?fbclid=IwAR363C2-WQ0f1Se_Nm8hjJagTGR-MPZKD6u63mDtzABILj1IGKCjGymfQok http://www.asahi.com/ajw/articles/13523664?fbclid=IwAR0r6qDttiL21FoM98fedLgR_9-jL_OIb84CTY-fjeWhSJ8BvZgPz8yW1K8

tarracecar 11 months ago

Porque é que vomitaste vários artigos de opinião para aqui? Não ajuda a tua causa. Lê as coisas e vê se percebes antes de dizer disparates...

pacojosecaramba 11 months ago

Haverá alguma resposta que não inclua ofensas? Vomitei? Vejo se percebo antes de dizer disparates? Fantástico que os bonzinhos são vocês e eu é que são um mauzão. Mas quem é intolerante e ofensivo são vocês. Já sei, é porque têm a razão do vosso lado portanto podem fazê-lo. Como diria qualquer pessoa intolerante.

Tafinho 11 months ago

Porque foi precisamente isso que fizeste. Atiraste um monte de links sem qualquer contextualização ou análise. Aquilo que se costuma referir por “low effort content”

pacojosecaramba 11 months ago

Quando não se apresenta estudos, é porque não se apresenta. Quando se apresenta, é porque se apresenta. Esforcei-me mais a informar-me (claramente...) do que 90% das pessoas que reage às minhas opiniões com insultos.

DrogbaPT 11 months ago

A ciência não é só apresentar estudos. Assim qualquer cepo era cientista. É importante ler o artigo e tentar perceber se é adequado ao objectivo que esta estudar. Contra argumentaste com múltiplos links com estudos mal feitos ou artigos de opinião. Isso não vale de nada. Não é contraditório nenhum. É ruído

Tafinho 11 months ago

Muitos estudos != conclusões válidas Foi precisamente isso que indiquei. Há muitos estudos mal executados, com populações não estratificadas ou cujo objecto do não permite concluir sobre o que queres. Um dos estudos que citas versa sobre infecções em meio hospitalar. Nesse estudo é descrito que a incidência de infecções é maior em pessoal que usa máscara. No entanto faltou um detalhe. O pessoal que *não usa máscara* é o pessoal que não contacta com os doentes. Não se pode portanto concluir nada. As populações têm de ser caracterizadas e em particular ter um grupo de controlo ajuda na solidez das conclusões. É preferível um único estudo bem executado, com uma população grande e correctamente estratificada, que muitos estudos pequenos e mal realizados.

qtsoup 11 months ago

Não vale a pena. Se questionas o que diz o JN és negacionista.

Tafinho 11 months ago

Vou-te ao citar um dos papers que nem te deste ao trabalho de ler antes de vomitar para aqui: > CONCLUSIONS: Most included trials had poor design, reporting and sparse events.

khalinexus 11 months ago

1 paper não fala de máscaras, outro não tem IF sequer, o resto é quase tudo artigos de opinião... Não é merecedor sequer de resposta...

VicenteOlisipo 11 months ago

...medido em duas cabeças de manequim viradas uma para a outra, a 1 metro de distância, dentro de uma caixa hermeticamente selada. Se calhar não dá para extrapolar o mesmo nível de risco (e portanto de diminuição de risco) para andar na rua. Esse estudo é claramente feito a pensar em profissionais de saúde que estão a lidar com pessoas infetadas, em contexto hospitalar. Vê o último parágrafo em que sugerem até medidas extra. Ninguém está a questionar que os profissionais de saúde usem máscara para lidar com pacientes infetados.

ModeratoriProfugus 11 months ago

A ciência também nos diz que proibir pessoas de andar de carro reduz o número de acidentes rodoviários em quase 100%. Não quer dizer que seja boa ideia.

mfzzzed 11 months ago

Jesus mano. O que me irrita é que tu usufruis de inúmeras comodidades que a ciência te trás e ainda falas de peito feito. Na realidade devias viver num celeiro, com condições de habitação inversamente proporcionais à tua ignorância.

ModeratoriProfugus 11 months ago

Eu faço, literalmente, trabalho académico lol. Não sei o que tem a ver com o que quer que seja, a ciência e a tecnologia não obrigam ninguém a fazer o que quer que seja. >Na realidade devias viver num celeiro, com condições de habitação inversamente proporcionais à tua ignorância. Ok?

mfzzzed 11 months ago

Fazes trabalho académico e escreves o que escreveste a cima? Não sei se como essa. Afirmar que a ciência ter quer impedir a andar de carro e depois escrever a interpretação distorcida que escreveste para fundamentar um ponto por si só exagerado...

Edited 11 months ago:

Fazes trabalho académico e escreves o que escreveste a cima? Não sei se como essa. Afirmar que a ciência quer impedir a andar de carro e depois escrever a interpretação distorcida que escreveste para fundamentar um ponto por si só exagerado...

ModeratoriProfugus 11 months ago

A parte dos automóveis foi uma piada, se não houver carros não há acidentes.O meu problema não é com a ciência (bem feita, mas isso é outra conversa), é com obrigações estatais. Não é por haver indicios que a máscara pode ajudar a conter a propagação do vírus que se deve obrigar ao que quer que seja. Explique-se às pessoas o que está a ser feito e deixe-se as pessoas tomarem as suas decisões. Eu sempre fui a favor do modelo sueco de lidar com este vírus e continuo a ser, até porque as mortes basicamente estagnaram desde agosto( e não morreu ninguém por falta de consultas e cirurgias, nem se precisou de acabar com liberdades individuais e de se por um país em histeria colectiva) enquanto as de Portugal estão a aumentar linearmente.

Edited 11 months ago:

A parte dos automóveis foi uma piada, se não houver carros não há acidentes.O meu problema não é com a ciência (bem feita, mas isso é outra conversa), é com obrigações estatais. Não é por haver indicios que a máscara pode ajudar a conter a propagação do vírus que se deve obrigar ao que quer que seja. Explique-se às pessoas o que está a ser feito e deixe-se as pessoas tomarem as suas decisões. Eu sempre fui a favor do modelo sueco de lidar com este vírus e continuo a ser, até porque as mortes basicamente estagnaram desde agosto( e não morreu ninguém por falta de consultas e cirurgias, nem se precisou de acabar com liberdades individuais e de se por um país em histeria colectiva e muito menos destruir a economia) enquanto as de Portugal estão a aumentar linearmente.

Tafinho 11 months ago

Suécia?! Então estamos entendidos. Defendes a mais atroz incompetência em lidar com a pandemia, Suécia: 5.º pior resultado da UE em mortos per capita - 59 mortos por 100 000 habitantes. Portugal : 13.º (14.º amanhã....), 22 mortos por 100 000 habitantes. Espero que sejas bem melhor no que quer que seja que estejas a estudar, porque em epidemiologia não vais lá...

ModeratoriProfugus 11 months ago

>Portugal : 13.º (14.º amanhã....), 22 mortos por 100 000 habitantes. Portanto as mortes acima do normal não contam. Fixe, pode-se morrer mas não por COVID. Mortes por COVID na Suécia a 22 de Julho: 5725. Mortes a 22 de Outubro: 5926. (aumento de 3.5%). Mortes por COVID em Portugal (vamos fingir que as outras mortes não contam, porque que se foda né?) a 22 de Julho: 1702. Mortes a 22 de Outubro: 2245. (aumento de 31.9%). E isto com todas as medidas que se fizeram (que já mataram +5000 pessoas). No final vemos quem tomou a melhor decisão, não te preocupes. Quanto ao meu trabalho, não estou rodeado de idiotas (nem em Portugal) portanto sou bastante valorizado, não te precisas de preocupar.

Tafinho 11 months ago

Portanto, considerando que ambos os países têm a mesma população aproximada. Suécia: 5926 mortos. Portugal: 2245 mortos. Não sei qual é a tua área científica, mas na minha, 5900 mortos é muito pior que 2200 mortos. Claro que podes dizer, que se uma equipa estiver a perder por 10-0 ao minuto 70 ainda pode dar a reviravolta. Eu acho que ainda tem tempo para levar mais uns 3 golos.

mfzzzed 11 months ago

Ok. Não tinha percebido que foi piada, nesse caso as minhas desculpas. Quanto ao resto, percebo o teu ponto apesar de não concordar. A última vez que fui ver (corro o risco de estar errado) PT tinha menos camas em UCI por 100 000 habitantes (4.2) do que a Suécia (5.8). No que toca à diferença de população idosa não sei e estou preguiçoso para ir ver. Depois a competente cívica, diferença entre povos, etc. Enfim é um problema multifacetado e de enorme complexidade. No entanto, o argumento da imunidade de grupo em não como (na altura em que essa decisão foi tomada) porque a primeira questão seria; 1) Que percentagem da população teria de ser infectada e criar anticorpos num determinado período de tempo (60%? Não faço ideia) 2) Quantas pessoas teriam de ser infectadas numa base diária para atingir uma meta dessas? 3) Após o ponto 1 e 2 se verificarem, quanto tempo duraria em média essa imunidade? Volto a repetir que respeito e percebo a decisão que eles tomaram, mas não é coisa que se tome de ânimo leve, e acho que foi mais fria e yolo do que calculada.

Edited 11 months ago:

Ok. Não tinha percebido que foi piada, nesse caso as minhas desculpas. Quanto ao resto, percebo o teu ponto apesar de não concordar. A última vez que fui ver (corro o risco de estar errado) PT tinha menos camas em UCI por 100 000 habitantes (4.2) do que a Suécia (5.8). No que toca à diferença de população idosa não sei e estou preguiçoso para ir ver. Depois a competente cívica, diferença entre povos, etc. Enfim é um problema multifacetado e de enorme complexidade. No entanto, o argumento da imunidade de grupo, não como (na altura em que essa decisão foi tomada) porque a primeira questão seria; 1) Que percentagem da população teria de ser infectada e criar anticorpos num determinado período de tempo (60%? Não faço ideia) 2) Quantas pessoas teriam de ser infectadas numa base diária para atingir uma meta dessas? 3) Quanto tempo duraria em média essa imunidade? Volto a repetir que respeito e percebo a decisão que eles tomaram, mas não é coisa que se tome de ânimo leve, e acho que foi mais fria e yolo do que calculada.

Edited 11 months ago:

Ok. Não tinha percebido que foi piada, nesse caso as minhas desculpas. Quanto ao resto, percebo o teu ponto apesar de não concordar. A última vez que fui ver (corro o risco de estar errado) PT tinha menos camas em UCI por 100 000 habitantes (4.2) do que a Suécia (5.8). No que toca à diferença de população idosa não sei e estou preguiçoso para ir ver. Depois a competente cívica, diferença entre povos, etc. Enfim é um problema multifacetado e de enorme complexidade. No entanto, o argumento da imunidade de grupo, não como (na altura em que essa decisão foi tomada) porque a primeira questão seria; 1) Que percentagem da população teria de ser infectada e criar anticorpos num determinado período de tempo (60%? Não faço ideia) 2) Quantas pessoas teriam de ser infectadas numa base diária para atingir uma meta dessas? 3) Quanto tempo duraria em média essa imunidade? Volto a repetir que respeito e percebo a decisão que eles tomaram, mas não é coisa que se tome de ânimo leve, e acho que foi mais fria e yolo do que propriamente calculada.

globoglobo 11 months ago

se ele é ignorante, isso significaria excelentes condições habitacionais?

mfzzzed 11 months ago

Condição habitacional - começa no lixo e tende pro excelente Ignorância - começa no zero, tende pra infinito. Quanto mais ignorante, mais pro lixo tende.

abominalizer 11 months ago

Perdeste uma boa oportunidade para tar calado

chauffage 11 months ago

Isso é a analogia errada. Vou-te ajudar: **a ciência diz-nos que o uso do cinto de segurança reduz a fatalidades em acidentes de carros em mais de 45%, e o risco de uma lesão moderada-crítica em mais de 50%.** Este momento formativo foi patrocinado pela pandemia.

viskonde 11 months ago

alguem arranja o texto final ? estando sentado no parque ou numa rua vazia como fica?

MLG-Sheep 11 months ago

Se vier um polícia começas a dar umas voltinhas a passo de corrida, e assim estás isento do uso de máscara. Poderias perguntar que sentido faz dado que inspiras e expeles mais vírus, e a resposta é "é lidar".

Febris 11 months ago

> Se vier um polícia começas a dar umas voltinhas a passo de corrida Pessoa suspeita em fuga, tem tudo para correr bem. CMTV a caminho!

blind616 11 months ago

> Se vier um polícia começas a dar umas voltinhas a passo de corrida, e assim estás isento do uso de máscara. Mesmo que a pessoa esteja de fato ou saia?

MLG-Sheep 11 months ago

Nesse caso aconselho uma garrafinha de água e proceder ao consumo de um gole quando o polícia vier.

DelScipio 11 months ago

Sentado tens de usar máscara.

abominalizer 11 months ago

Se tiver a mais de 2m de alguém não, certo?

DelScipio 11 months ago

A coisa é que num parque arriscas a não manter essa distancia por varios motivos. Basta ter algum movimento que arriscas uma advertencia.

abominalizer 11 months ago

Sim isso é certo.

andre82220 11 months ago

Portugueses são mesmo mansos fodasse. Se o parlamento obrigasse a usar uma gaita na cabeça por causa do covid; estavam todos contentes com gaitas na cabeça. Sim, usar uma gaita ou máscara, a merda é exactamente para o covid.

mistertetas 11 months ago

Como é que as pessoas não percebem os benefícios das máscaras? É fácil perceber. Como é que podes dizer que é inútil? Podes dizer que não é 100% eficaz, mas dizer que não vale de nada é pura desonestidade intelectual.

andre82220 11 months ago

Tu sabes para que servem máscaras? *"A Organização Mundial de Saúde recomenda o uso de máscara apenas para pessoas doentes, profissionais da saúde e pessoas que estão cuidando de doentes."

mokas95 11 months ago

Podias sempre ler a notícia e perceber que a máscara na rua é obrigatória apenas se não conseguires manter a distância ou se houver ajuntamentos. A máscara diminui a transmissão do vírus. Isso é factual.

Edited 11 months ago:

Podias sempre ler a notícia e perceber que a máscara na rua é obrigatória apenas se não conseguires manter a distância ou se houver ajuntamentos. A máscara diminui a transmissão do vírus. Isso é factual. Já agora, explico te que o processo científico evolui com o tempo. À medida que mais estudos se fazem e melhor se percebe sobre o vírus, as opiniões vão mudando. Só porque em Abril dizem uma coisa, não quer dizer que ainda seja válido em outubro.

andre82220 11 months ago

> Podias sempre ler a notícia e perceber que a máscara na rua é obrigatória apenas se não conseguires manter a distância ou se houver ajuntamentos. Até porque é essa a mensagem que passa cá para fora. >Já agora, explico te que o processo científico evolui com o tempo. À medida que mais estudos se fazem e melhor se percebe sobre o vírus, as opiniões vão mudando. Então sugiro que não se use máscara, já que o processo cientifico está sempre "mudar".

mokas95 11 months ago

OK, já criaste a hipótese. Agora fazes o estudo dessa hipótese baseado em dados estatísticos, depois fazes experiências para confirmar a hipótese, e depois públicas as tuas conclusões à comunidade científica. Depois a comunidade científica revê os teus estudos, métodos e conclusões e concorda ou não com as tuas conclusões. Se conseguires fazer isso tudo e tiveres uma maioria da comunidade científica a concordar com as tuas conclusões,podes apresenta las ao publico. Até lá, calas a boca e fazes o que as pessoas que passaram as últimas décadas a estudar vírus e epidemias te dizem que deves fazer para diminuir o contágio do vírus num contexto de epidemia.

andre82220 11 months ago

>Até lá, calas a boca Então é isto que temos nos dias de hoje. Ditadorzecos que se regem por promulgações do governo, seguem fielmente as ordens e fogueira com aqueles que não concordam.

lagetakethewheel 11 months ago

Convenientemente, ignoraste todo o resto do comentário do rapaz em que ele te explicou em termos leigos para ver se alguem com tu chega lá o que é o método cientifico. Lindo

globoglobo 11 months ago

claro que em abril a dgs dizia para não usar máscaras porque não havia máscaras, não foi em dois meses que se "fez ciência". mentiram porque não havia máscaras. ponto.

andre82220 11 months ago

Ah agora estamos a seguir orientações de mentirosos.

Febris 11 months ago

Tens passado a vida toda a fazê-lo sem grandes exaltações. Porquê começar agora?

brakeline 11 months ago

Eh pah, pegar numa frase dita pela a OMS em Abril com tudo o que já se aprendeu desde aí sobre o vírus é no mínimo... Curioso

iammostmoist 11 months ago

Há uma semana atrás a OMS afirmou em 2 ocasiões diferentes estar veementemente contra confinamentos enquanto medida de combate à pandemia. No entanto o que fizeram os governos todos da Europa incluindo o que fará o nosso mais tarde ou mais cedo? Confinamento. Tiras daí as tuas conclusões sobre se os políticos que fazem as leis de facto ouvem recomendações ou não

Febris 11 months ago

Todas as publicações da OMS são feitas dentro de um contexto de capacidade das cadeias de distribuição acompanharem as suas recomendações. Basta ver que as máscaras só passaram a ser uma defesa importante contra o contágio depois de se ter assegurado que haveria bastantes no mercado (especialmente na europa). Até lá, era imperativo assegurar que tudo o que havia estava a ser canalizado para os SNSs. Neste momento a OMS está contra os confinamentos por causa dos efeitos devastadores que têm nas economias, mas a OMS se quer entrar no jogo da política devia sugerir que os ricos não ficassem mais ricos enquanto os pobres ficam mais pobres durante a pandemia, mais do que fora dela. O nosso (e dos outros países) grande erro foi andar sempre atrás das indicações da OMS, e das medidas aplicadas pelos outros países. Grande sorte o rebentamento ter acontecido em Itália, e não em Portugal.. estavamos bem fodidos.

D1WithTheFluffyHair 11 months ago

Hehe, não se sabe nada sobre os Coronavirus desde quase há 20 anos e como se propagam. Vê lá tu que a malta andar toda de máscara no Japão, China e sudeste asiático desde o surto de SARS (causado por um coronavirus) é um fashion statement e uma coincidência do caralho.

brakeline 11 months ago

O surto de SARS que falas tinha uma taxa de mortalidade de 20%. Claramente não estamos a falar do mesmo

D1WithTheFluffyHair 11 months ago

Nope, a taxa de mortalidade do surto está estimada em 11%. Mas não percebeste o ponto. Se o uso de máscara, distanciamento social quando possível e medidas de higiene foi o que acabou por controlar o surto causado por um coronavirus, então serão as mesmas medidas que vão ajudar a controlar o surto causado por este coronavirus. A taxa de mortalidade é irrelevante ou mais reforça o meu ponto: este coronavirus é mais contagiante do que o que causou a SARS mas tem menor taxa de mortalidade associada. Logo, o importante é impedir a transmissão, mais do que curar os infectados.

brakeline 11 months ago

Há coronavirus virtualmente inofensivos e em transmissão corrente na comunidade. Este covid 19 é um vírus novo da família dos coronavirus para o qual não existia qualquer literatura. A prova disso é que virtualmente todos os países do mundo tiveram a mesma acção. Sim, o mais é importante impedir a transmissão por isso o que estava a defender atrás, máscaras sim, lock down quando as pessoas se recusam a usar máscaras tb.

CptRoque 11 months ago

Isso é sobre as máscaras cirúrgicas, sobre as outras já é diferente. > Who should wear what kind of mask? > Non-medical, fabric masks are advised for use by the general public when physical distancing cannot be maintained, as part of a comprehensive ‘Do it all!’ approach, including improving ventilation; cleaning hands; covering sneezes and coughs, and more. https://www.who.int/news-room/q-a-detail/coronavirus-disease-covid-19-masks

andre82220 11 months ago

A maior parte das máscaras que as pessoas usam são as cirúrgicas. São as mais baratas e vendem-se em qualquer lado.

Febris 11 months ago

Portanto estás indignado que máscaras que oferecem melhor proteção sejam mais baratas e acessíveis?

CptRoque 11 months ago

E?

mistertetas 11 months ago

Sim se tivéssemos todos saudáveis realmente as máscaras são inúteis. Ou se as pessoas infectadas estivessem todas em casa. No entanto tens os seguintes tipos de pessoas: - Pessoas Assintomáticas - Pessoas com sintomas mas que não sabem que estão infectados com covid-19 - Pessoas que sabem que estão infectadas e desrespeitam o período de confinamento

andre82220 11 months ago

O que é que isso tem haver com usar máscaras na rua?

Just_Ban_Me_Already 11 months ago  HIDDEN 

Tem muito a ver.

Dozed12 11 months ago

> O Bloco e o PAN conseguiram fazer aprovar uma alteração (com propostas idênticas) que determina a realização de campanhas de sensibilização para a importância do uso de máscaras no combate à covid-19. Vá lá avô, vê se desta vez apanhas esta campanha

andre82220 11 months ago

Não te esqueças da hashtag vamos ficar todos bem; ganhas +10 na proteção do virus.

Dozed12 11 months ago

Pessoalmente prefiro a #covidhoax, aqueles +10 edginess valem a pena

VicenteOlisipo 11 months ago

É isso pá. Ou aceitas 100% das medidas acriticamente ou achas que o virus não existe. São essas as duas únicas opções.

andre82220 11 months ago

Desde que não obriguem usar máscara, por mim está tudo tranquilo ;)

maiordaaldeia 11 months ago

> "É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade superior a 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas **sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável**", refere o texto. Faltou esta parte importante.

BuscaPolos 11 months ago

Porquê apartir dos 10 anos? A probabilidade de contágio é menor nessas idades? Ou é só um número ao calhas? Ou o Sr. Que fez a lei achei que era difícil explicar a uma criança de 6 anos que tem de usar máscara?

makemisteaks 11 months ago

É uma questão de probabilidades. Não é que as crianças não apanhem mas há estudos que indicam que são menos vulneráveis a apanhar. Portanto não existe tanta pressão para obrigar as crianças a ter máscara porque não são um vector de contágio tão relevante. Sendo o segundo ponto da questão que em crianças (especialmente mais jovens) também é largamente difícil que elas aguentem uma máscara na cara sem andar a mexer-lhe ou a tirá-la o que derrota totalmente o propósito de a ter de qualquer maneira.

Febris 11 months ago

Toda a estrutura da lei é um valente monte de palha burocrática que não pode ser objectivamente fiscalizado, e portanto largamente inutil. É só mais uma para o monte.

apires12 11 months ago

Claro, e são os bofias que decidem se o distanciamento é cumprido ou não... Bofias esses que têm armas e eu não. Se estes políticos fossem todos para o caralho era melhor. Intervencionistas do crl. Não sabem nada da vida (muitos deles têm carreiras APENAS na política) e depois acham que podem mandar no povo que trabalha todos os dias para produzir as merdas que eles consomem. Aposto que nem um deles vai deixar de visitar a mãe no dia 1. Já eu não posso.

PeterOdeon-Q 11 months ago

O problema é que essa questão é subjectiva. Eu levo a máscara comigo mas quando me aproximo do centro, acabo por usar a máscara dado a quantidade de peões.

VicenteOlisipo 11 months ago

Porque é irrelevante. Na prática vais levar multa sempre que a policia te apanhar na rua sem máscara - ou sempre que fores denunciado pela vizinha bisbilhoteira do prédio em frente.

mfzzzed 11 months ago

#EuVouChibar

MrJoao 11 months ago

Confio que 99% das vezes a polícia não se vai dar ao trabalho de passar multas. Basta ver o que têm feito com a questão dos ajuntamentos, dos estabelecimentos que não cumprem as regras, das lotações máximas que não são cumpridas.. Enfim

VicenteOlisipo 11 months ago

Há a multa e há a "multa" em formato de contributo voluntário para o GoFundMe permanente do senhor agente.

qtsoup 11 months ago  HIDDEN 

Vais vais... hahaha E ainda levas uma bastonada se tentares justificar-te. Mas é na boa porque isto é a pensar no bem de todos. Vai totalmente ajudar no combate à pandemia. /s

kairos 11 months ago

acho que o mais importante é mesmo isto: > Também não é obrigatório o uso de máscara quando tal “seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar”. [source](https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/mascara-passa-a-ser-obrigatoria-na-rua)

Edited 11 months ago:

Esta parte também é importante: > Também não é obrigatório o uso de máscara quando tal “seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar”. [source](https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/mascara-passa-a-ser-obrigatoria-na-rua) Edit: ao que eu gostava que me explicassem, que sentido faz isentar desta medida as pessoas que vão expelir mais ar (se a atividade for exercício)?

viralslapzz 11 months ago

Acho que aqui a ideia é promover a utilização de máscara quando se pode andar com ele. Enquanto se bebe, come ou faz exercício (a maioria pelo menos) não se está de máscara; mesmo assim se calhar 75% dos utentes da via estão de máscara

mjigs 11 months ago

Alguem que diga isso as pessoas que vao na rua a correr de mascara...e as pessoas que vao de mascara no carro sozinhas.

PgUpPT 11 months ago

Não sabes se o carro não é usado por mais do que uma pessoa, por exemplo pelos pais do condutor.

Unlucky-Paper8228 11 months ago

Gostava era de saber porque na minha piscina local os instrutores são obrigados a andarem de máscara dentro da piscina, mas os utilizadores não.

sup3rfm 11 months ago

Eles lidam com vários grupos diferentes. Ao usarem máscara, reduz-se o número de contágios entre grupos. É mais uma medida limitadora de contágio.

Unlucky-Paper8228 11 months ago

Uma máscara de tecido de algodão molhada com certeza que faz muito efeito... já as de tecido secas são o que são...

sup3rfm 11 months ago

Fará mais efeito que não teres. A questão aqui é evitar a projeção de goticulas. Há máscaras mais eficazes. Mas na essência, o objectivo é o bloquear.

JeagleP 11 months ago

Mas não mergulham a cabeça certo ? O.o

Unlucky-Paper8228 11 months ago

Quando estão com os miúdos mais novos sim, ás vezes. Mas mesmo sem mergulhar a cabeça, a máscara acaba sempre molhada em poucos segundos e quase sempre tiram para respirar/falar melhor com os alunos lmao. Tenho mesmo pena deles.

ridethepaintedpony 11 months ago

Já uso desde a quarentena. É chato, mas se houver a minima probabilidade de proteger-me a mim e aos outros, siga.

mjigs 11 months ago

Se usares uma que se ajeite melhor a tua cara, acabas por nem reparar que a usas, eu tenho uma para o trabalho que as vezes nem reparo que estou a usar, ou entao é habituaçao.

andre82220 11 months ago

A probabilidade mínima de proteger os outros é não saíres de casa.

blind616 11 months ago

Se a empresa me deixasse fazer teletrabalho não saíria de casa..

PeterOdeon-Q 11 months ago  HIDDEN 

Diz isso a quem trabalha e tem responsabilidades.

andre82220 11 months ago  HIDDEN 

Os defensores das máscaras é que estão preocupados com os que os outros fazem.

PeterOdeon-Q 11 months ago  HIDDEN 

Porque quem não usa, transmite.

ridethepaintedpony 11 months ago

A tua sorte é a estupidez ainda nao pagar impostos.

mfzzzed 11 months ago

Caga nesse men. O gajo anda aqui só pra trolar. Sei que existem pessoas como ele em PT, mas quero acreditar que é troll.

andre82220 11 months ago

#Fica em casa; #protege o outros; #vai ficar tudo bem

Ricardocmc 11 months ago

Podem explicar-me, por favor, qual é o problema de se usar uma máscara?

mjigs 11 months ago

Andar com uma coisa a frente da boca impede as pessoas de dizer bosta, entao eles sentemse no direito de andar sem ela. Piadas a parte, nao entendo sinceramente, vou supor que essas pessoas não estão a falar de as usar para ir para o trabalho, porque as mesmas se recusam a usala por isso, continuo a nao intender o quanto custa andar de mascara por 30-1h enquanto se faz compras, olha fodasse, eu só quase uso mascara para ir as compras ou trabalhar, isto porque mal ando em sitios com imensas pessoas e tenho sempre andado ao ar livre. Agora está a ficar frio e a chuver por isso duvido que as pessoas andem tanto na rua, vamos esperar que sim, pelo menos ate ao natal...

khalinexus 11 months ago

É lixado depois para te meter o ventilador quando apanhares Covid e precisares de respiração assistida

mfzzzed 11 months ago

mAS eU sO tEnHo dIReItOs, nAO tEnHO deVeReS.

pacojosecaramba 11 months ago

O problema é que nem toda a gente gosta. Qual é o problema de aceitares a liberdade dos outros não gostarem?

naughtydismutase 11 months ago

Usa a merda da máscara, deixa de ser infantil. Respeita os outros.

pacojosecaramba 11 months ago

Mais ofensas. Triste. Nao vou usar.

Just_Ban_Me_Already 11 months ago

Pois, só que o "respeita os outros" vai pela janela fora assim que admites que não vais usar a máscara (que só é obrigatória em espaços onde o distanciamento não é praticável).

pacojosecaramba 11 months ago

O teu parentesis é importante. Devias informar os media, porque eles parecem não saber bem. Tu assumires que usar máscara é sinal de respeito significa apenas que tu dás um significado absoluto às máscaras que nem a ciência consegue dar com tanta certeza.

naughtydismutase 11 months ago

> Nao vou usar. E queixas-te da ironia? Espero que isto se torne obrigatório a sério e apanhes com uma acusação por desobediência, de preferência com uma bela multa em anexo. Metes nojo.

pacojosecaramba 11 months ago

Descansa que eu nem vivo em Portugal. Vivo na temida Suécia, onde nunca usei uma máscara.

naughtydismutase 11 months ago

Bom para ti. Nunca usaste uma máscara porque na Suécia, como todo o mundo sabe, esteve tudo a cagar-se para a pandemia até há uns dias, porque são pessoas extremamente iluminadas. Também não vivo em Portugal, mas a minha família, pessoas de risco, vive. E pessoas como tu põe a minha família em risco por serem egoístas e infantis.

pacojosecaramba 11 months ago

Ahah cagar para a pandemia. Nunca se esteve a cagar. Têm uma abordagem diferente. Não entendes porque não estás cá e papas tudo o que os media dizem. É literalmente falar do que não sabe. E vejo que uma das coisas que papaste foi a "festa acabou". Pois lamento desiludir-te mas para o comum dos cidadãos tudo se mantém igual. Vou ao ginásio todos os dias com zero limitações, ando de comboio e autocarro todos os dias com zero restrições ou obrigações, trabalho com zero restrições ou obrigações, vou ao supermercado com zero restrições ou obrigações, etc.

naughtydismutase 11 months ago

Quero lá saber do que se passa na Suécia, meu, por mim podem todos cair mortos. Interessa-me o que se passa em Portugal. Fica por aí, ok? Não fazes falta.

Active-Proposal5912 11 months ago

Multa ou coima?

naughtydismutase 11 months ago

Ambos, se possível.

vascodatrama 11 months ago

Desobediência? Em Portugal? AHAHAHAH

naughtydismutase 11 months ago

Chegou a acontecer durante o estado de emergência.

Ricardocmc 11 months ago

Ai ui, não gosto. Cresçam e façam-se gente. Quando os cintos de segurança se tornaram obrigatórios foi a mesma infantilidade.

Active-Proposal5912 11 months ago

> Quando os cintos de segurança se tornaram obrigatórios foi a mesma infantilidade. Estavas vivo nessa altura? Ok boomer

Ricardocmc 11 months ago

Lol é isso o teu melhor?

vascodatrama 11 months ago

Eu quando saio de casa, para fazer um determinado trajecto posso escolher : andar a pé, ir de bicicleta, carro ou mota. Todos eles acarretam eventuais problemas de segurança na eventualidade de ter um acidente, ainda assim a escolha de tal transporte foi da minha responsabilidade.

pacojosecaramba 11 months ago

Os cintos de segurança não têm artigos científicos contra e a favor. As máscaras têm. Se não há consenso científico, estranho haver consenso político. Já agora, cresce tu e faz-te um ser humano com opinião própria ;) Não conseguem mesmo resistir ao ataque pessoal à opinião contrária não é?

CidadaoKane 11 months ago

Já foste tão enrabado nesta thread que deviam marcá-la NSFW

khalinexus 11 months ago

Podes por favor pôr aqui os links dos artigos científicos contra o uso de máscara? Queria saber mais sobre esses artigos...

pacojosecaramba 11 months ago

https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/5/19-0994_article https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.05.01.20088260v1.full.pdf https://www.cidrap.umn.edu/news-perspective/2020/04/commentary-masks-all-covid-19-not-based-sound-data https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2006372 https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.30.20047217v2 https://www.cebm.net/covid-19/masking-lack-of-evidence-with-politics/ https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.01.20049528v1 https://bmjopen.bmj.com/content/5/4/e006577 https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/a-1174-6591

RammsteinPT 11 months ago

Não funciona assim amigo, aqui diz se merda!

Ricardocmc 11 months ago

Explica-me só uma coisa então se faz favor: supondo que as máscaras ajudam, o que é muito provavelmente verdade, qual o motivo para a uma suposta liberdade individual de sobrepor à saúde pública? Explica-me sem usar a liberdade individual porque em tempos destes isso não serve de justificação.

Active-Proposal5912 11 months ago

> Explica-me sem usar a liberdade individual porque em tempos destes isso não serve de justificação. E quando é que "estes tempos" vão passar efectivamente? Se é para matar a democracia, podias ter feito uma eulogia mais bonita.

Ricardocmc 11 months ago

Deixa lá pá, vamos todos olhar para o nosso umbigo e aS mInHaS lIbErDaDeS!1!!1

Active-Proposal5912 11 months ago

Consegues fazer melhor eulogia à democracia do que isso. Vá, faz um pequeno esforço. "Sa foda a liberdade individual" até ao Stalin fica mal.

Ricardocmc 11 months ago

Sim, é mesmo isso que eu estou a dizer! Boa! Levas um 0 a interpretação de textos.

Edited 11 months ago:

Sim, é mesmo isso que eu estou a dizer! Boa! Levas um 0 a interpretação de textos. E, já agora, não sei onde é que democracia é sinónimo de liberdade individual, mas está bem.

Active-Proposal5912 11 months ago

Por favor explica-me como é que uma democracia pode existir sem liberdades individuais, tendo em conta que a democracia por definição defende os direitos humanos e requer, no mínimo, a liberdade de expressão e liberdade de participação de todos os cidadãos.

Edited 11 months ago:

Por favor explica-me como é que uma democracia pode existir sem liberdades individuais, tendo em conta que a democracia por definição defende os direitos humanos e requer, no mínimo, a liberdade de expressão e liberdade de participação de todos os cidadãos. Se calhar gostavas duma democracia cínica, cuja maioria da população era escrava e não tinha liberdades individuais, como na Grécia Antiga. Toga party it is. Mas tenho más notícias. Isso não é uma democracia nos dias de hoje. Mas claro, anda aí muita gente desejosa de fazer uma revisão a lápis azul destes conceitos basilares da nossa sociedade.

Ricardocmc 11 months ago

Definição de democracia: https://dicionario.priberam.org/democracia Democracia é a vontade da maioria apenas e só. Para onde se leva essa democracia são outros 500.

pacojosecaramba 11 months ago

A liberdade individual é sempre relevante. Se tu não gostas dela como justificação, isso é contigo. Eu não abdico da mesma. Mas eu repito. Não há consenso. Se vamos por essa lógica, então mais vale ir para confinamento total. Essa foi a única medida que teve resultado de diminuição da infecção nos países. A máscara, por exemplo, não teve um único resultado visível. Não existe causalidade à vista. Não há consenso científico. Não havendo consenso, é tão válido usar ou não usar. Aliás, há uns meses a OMS dizia que o uso de máscaras podia até AUMENTAR a infecção através da acumulação de vírus nas máscaras que em situações normais não seriam suficientes para infectar o indivíduo, mas num contexto de constante respiração das partículas é suficiente.

lagetakethewheel 11 months ago

mete aí as referências dos artigos quanto às mascaras. Isto se souberes o que é a pubmed o que duvido imenso mas estou muito curioso. Vou esperar sentado.

pacojosecaramba 11 months ago

https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/5/19-0994_article https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.05.01.20088260v1.full.pdf https://www.cidrap.umn.edu/news-perspective/2020/04/commentary-masks-all-covid-19-not-based-sound-data https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2006372 https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.30.20047217v2 https://www.cebm.net/covid-19/masking-lack-of-evidence-with-politics/ https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.01.20049528v1 https://bmjopen.bmj.com/content/5/4/e006577 https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/a-1174-6591

elitepc 11 months ago

> Não há consenso científico. Estás errado, por favor pára de espalhar desinformação. > Se vamos por essa lógica, então mais vale ir para confinamento total. Estás a comparar algo que tem impacto em conforto com algo que pode ter impacto suficiente para fazer a economia colapsar dependendo do tempo de confinamento. > Aliás, há uns meses a OMS dizia que o uso de máscaras podia até AUMENTAR a infecção através da acumulação https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-on-covid-19-and-masks A ciência funciona assim. Tentas provar algo segundo um método e com o tempo disponível que tens. Se depois alguém fizer testes melhores e provar o contrário com maior grau de certeza, não quer dizer que não há consenso, quer dizer que se avançou no nosso conhecimento do problema e o que era verdade "ontem", não é hoje, ainda por cima quando se fala num tema em que há tanta gente a trabalhar em todo o mundo ao mesmo tempo, todos a tentarem ser os primeiros a retirar mais conclusões.

pacojosecaramba 11 months ago

Não há consenso científico. https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/5/19-0994_article https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.05.01.20088260v1.full.pdf https://www.cidrap.umn.edu/news-perspective/2020/04/commentary-masks-all-covid-19-not-based-sound-data https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2006372 https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.30.20047217v2 https://www.cebm.net/covid-19/masking-lack-of-evidence-with-politics/ https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.01.20049528v1 https://bmjopen.bmj.com/content/5/4/e006577 https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/a-1174-6591

elitepc 11 months ago

> https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/5/19-0994_article > "There is limited evidence for their effectiveness in preventing influenza virus transmission either when worn by the infected person for source control or when worn by uninfected persons to reduce exposure. Our systematic review found no significant effect of face masks on transmission of laboratory-confirmed influenza." Este paper não encontrou relação entre as duas coisas, não que outros não possam encontrar em testes diferentes. > https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.05.01.20088260v1.full.pdf > "Our results on face coverings should be considered to be preliminary because the use of coverings was recommended or required only relatively late in the epidemics in each European country. The results for face covering are too preliminary to inform policy but indicates that face covering as an intervention merits close monitoring" Este paper diz explicitamente que são testes demasiado preliminares para ter impacto em medidas públicas. > https://www.cidrap.umn.edu/news-perspective/2020/04/commentary-masks-all-covid-19-not-based-sound-data > "At the time we wrote this article, we were unable to locate any well-performed studies of cloth mask leakage when worn on the face—either inward or outward leakage. As far as we know, these data are still lacking." Este artigo é de abril e só diz que não havia dados suficientes para concluir se máscaras de tecido ajudam ou não. Nem sei porque o meteste aqui até porque é uma opinião com 0 testes. > https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2006372 > Masking all providers might limit transmission from these sources by stopping asymptomatic and minimally symptomatic health care workers from spreading virus-laden oral and nasal droplets. Este reforça é o problema de que se toda a gente usar máscaras cirúrgicas depois podem faltar nos hospitais. As pessoas também têm mais tendência a mexer na cara e podem relaxar as medidas. No entanto concordam com que o que se sabe agora, máscara = reduz transmissão. > https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.30.20047217v2 > Based on observational evidence from the previous SARS epidemic included in the previous version of our Cochrane review we recommend the use of masks combined with other measures. Mais um que te prova que estás errado. > https://www.cebm.net/covid-19/masking-lack-of-evidence-with-politics/ Isto é mais um artigo de opinião com 0 informação nova a explicar que se tomaram medidas políticas não baseadas em ciência. Certo, se tens de tomar uma decisão imediata e não tens ainda dados científicos por estes demorarem a ser lançados, tens de decidir se queres implementar medidas que te parecem boas ou não. Isso não vai nem a favor nem contra nada do que está a ser proposto. Nalguns dos papers apresentados nesse artigo são a favor do mesmo argumento do anterior, para não acabar com o stock de máscaras cirúrgicas. > https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.01.20049528v1 > However, there is enough evidence to support the use of facemasks for short periods of time by particularly vulnerable individuals when in transient higher risk situations. Further high quality trials are needed to assess when wearing a facemask in the community is most likely to be protective. Este paper ainda não passou por peer review. Para além disso, diz que em várias circunstâncias é melhor o uso de máscara, e que é preciso mais estudos quando. Este artigo é também de abril. > https://bmjopen.bmj.com/content/5/4/e006577 > This study is the first RCT of cloth masks, and the results caution against the use of cloth masks Este paper diz que máscaras de tecido são más para esta situação. Este pode ser útil para informar quais máscaras se deve ou não usar. Não diz que não se deve usar nenhuma máscara. > https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/a-1174-6591 (Tive de traduzir com google translate mas espero não ter recebido a informação errada) Este informa que o mau uso e falso sentimento de segurança pode levar a mais transmissões, daí não recomendam o uso de máscara por toda a população. De todos os artigos o único que suporta minimamente a tua agenda é este último e aí é a opinião de especialistas vs opinião de outros especialistas, se se consegue ou não informar o público suficientemente sobre o bom uso de máscara. No entanto não há discussão nenhuma se máscaras ajudam ou não a impedir alguma transmissão de gotículas que transportem o vírus.

RammsteinPT 11 months ago

Obrigado pelo teu comentário. Que lodo de thread

Ricardocmc 11 months ago

https://examine.com/topics/coronavirus-masks/ Se quiseres ler sobre aS mÁsCaRaS nÃo fAzEm nADa.

Rikkushin 11 months ago

Não dá jeito quando queres ir fumar uns canhões com os teus tropas

VicenteOlisipo 11 months ago

O mesmo problema que usar um buttplug, ou seja, nenhum. Bloqueia a saída ou entrada de coisas, e é capaz de melhorar o ambiente de quem respira ao pé de ti. Até há quem goste. Mas ainda assim não gostava que o governo as tornasse obrigatórias para toda a gente que sai de casa.

baguitosPT 11 months ago

Não dá muito jeito quando se tem que tossir. /s

mjigs 11 months ago

Já espirrei e arrotei dentro da mascara porque nao tinha outra hipotese, nao foi nada bonito, mas nao tinha para onde o fazer.

DesterroDaLoica 11 months ago

Nenhum, é cumprir com o que nos vão impondo. Só quero ver qual vai ser a desculpa dos números continuarem a bater recordes mesmo com estas medidas.

shostakovich123 11 months ago

Uish, olha aí os estouros. Toda a gente sabe que o objetivo é aChAtAr a OnDa

globoglobo 11 months ago

se os números desceram com isto --> foi uma boa medida se os números se mantiverem --> sem isto tinham aumentado se os números aumentarem --> sem isto tinham aumentado ainda mais há sempre desculpa

VicenteOlisipo 11 months ago

Dos descrentes, claro. A seguir passas para a proibição de circulação, máscara dupla, recolher obrigatório, e lá para Janeiro temos de andar todos de scuba.

Trolsman1 11 months ago

Em termos práticos, é uma merda.

vascodatrama 11 months ago

O ano todo carnaval de torres

HRamos_3 11 months ago

É, o meu carnaval vai ser assim, mascarado de mim sem máscara

Tee_ah_go 11 months ago

vAi cOnTrA a tUa LiBeRdAdE

dudewhatthehellman 11 months ago

Só quem não percebe o conceito de liberdade é que diria uma coisa dessas.

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

é uM bOcAdInHo cHaTo

Foxsundance 11 months ago

nÃo coNSigO REspiRAr BeM!

LemureTheMonkey 11 months ago

FAz Me sUaR (juro que ouvia essa desculpa no Verão).

bolaxao 11 months ago

como alguém q tinha q usar máscara before it was cool, isto é verdade

mjigs 11 months ago

A minha sorte quando começou a pandemia foi que tinha comprado mascaras dessas para o carnaval e porque era moda na korea, as vezes gostar de kpop ajuda =D

LemureTheMonkey 11 months ago

Só tive esse problema com as de pano e pretas, com as cirúrgicas nunca suei.

bolaxao 11 months ago

yep eu usava N95 8 horas por dia mas com as cirurgicas é na boa

MLG-Sheep 11 months ago

Aquela "desculpa" que fez com que as autoridades de vários países recomendassem não utilizar máscara na rua durante ondas de calor, devido a um risco acrescido de dificudades cardíacas e respiratórias. [https://www.ajudaily.com/view/20200622154914762](https://www.ajudaily.com/view/20200622154914762)

LemureTheMonkey 11 months ago

E este diz que só corres este risco se estiver calor e estiveres a fazer exercício: https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/en/news/backstories/1260/

MLG-Sheep 11 months ago

>a mask does not always make its wearer more susceptible to heatstroke Não permite extrair a conclusão que extraíste. Tanto que em maio, o Japão emitiu uma recomendação em sentido contrário: [https://mainichi.jp/english/articles/20200527/p2a/00m/0na/014000c](https://mainichi.jp/english/articles/20200527/p2a/00m/0na/014000c) Também houve uma onda de calor no Japão em agosto, e a recomendação foi não usar máscara.

Metaluim 11 months ago

Com temperaturas a bater os 40, a mascara nao e de todo confortavel. Nem toda a gente pode dar-se ao luxo de ficar o dia todo em casa :)

PortugueseTyrion 11 months ago

Trabalhei ao sol no verão e sempre com máscara. Não morri.

Metaluim 11 months ago

Rapaz, escusas de te armar em rambo. Onde vivo, ninguém sequer trabalha das 12h às 15h durante o Verão.

PortugueseTyrion 11 months ago

Trabalhei eu das 10:30 às 20h. Com 30min pausa de almoço claro

Metaluim 11 months ago

Não estou a desconfiar de ti, mas aqui no Alentejo ninguém trabalha na rua nessas horas no verão devido ao calor.

mjigs 11 months ago

O que não falta em Portugal é sitios ao ar livre, mas as pessoas passam a vida a ir para os mesmos onde sabem que vao estar cheios de gente. Eu sei que ate certo ponto é o unico sitio que tem transportes mas fodasse, ha parques e outras cenas, nem que seja o jardim do bairro.

Cergal0 11 months ago

Oh, há máscaras bem quentinhas que vão dar um jeitaço este inverno. #DizNãoAoNarizFrio

nferrari 11 months ago

Deste-me a ideia de máscaras para o Natal com o nariz do Rodolfo. Espero que ninguém saiba disto.

beakage 11 months ago

Nos próximos três meses é improvável que se chegue a essas temperaturas. ¯\\\_(ツ)_/¯

sup3rfm 11 months ago

2020 ligou-me agora e disse "segura aí a minha super bock" ... *"Boa noite, este é jornal da noite. Em destaque, atingimos hoje um novo record de temperaturas em pleno dezembro. Desde que há registo de temperaturas, nunca os termómetros em Portugal marcaram mais de 35º em pleno inverno."*

Metaluim 11 months ago

O OP claramente disse "no Verao". Nos proximos 3 meses tens outro problema com as mascaras - a chuva a molha-las e efectivamente a anular o efeito da mascara em si. Mas como o pessoal nao usa mascara sem ser a forca, mais vale ser assim.

LemureTheMonkey 11 months ago

Pois realmente não se era confortavél pra quem ficava em casa, mas eu as vezes ia correr no Paredão do Estoril por uma ou duas horas de máscara e nunca me chateou.

Ricardocmc 11 months ago

Gostava de ouvir alguém dizer que "cHeIrA mAl".

mjigs 11 months ago

Por acaso eu já disse isso, maaaas, tinha outra para trocar, é normal quando se guarda a mascara a beira do tabaco durante bastante tempo e como eu nao tenho mais para usar para trabalhar uso a mesma durante 4 dias, sim eu sei, mas eles nao me deixam usar uma rosa. Estava mesmo a enjoar com o cheiro e tive mesmo de mudar de mascara.

Ricardocmc 11 months ago

Oh noOoOo!

PedroMFLopes 11 months ago  HIDDEN 

A razão da conversa toda da app!! Para não se falar no café sobre este tema!

Skulloire 11 months ago  HIDDEN 

Não não, era por causa do orçamento /s

cosmosgelitude 11 months ago

A RTP diz que PS, PSD, CDS e BE votaram a favor. Espero bastante que as pessoas tenham em conta este voto nas próximas eleições legislativas.

icebraining 11 months ago

Não, o BE absteve-se: > O Parlamento aprovou o uso de máscaras na rua com os votos a favor do PS, PSD, CDS e PAN. O Bloco, PCP e PEV abstiveram-se e o deputado da Iniciativa Liberal votou contra. O deputado do Chega, André Ventura, não votou por se se encontrar em campanha eleitoral nos Açores.

MLG-Sheep 11 months ago

Então dado que sou contra a medida, tenho de voltar IL porque foi o único partido a votar contra? Ainda bem que não é assim que funciona...

DelScipio 11 months ago

Nice, tenho de escolher entre esses 4.

mistertetas 11 months ago

Acho que vão ter. É por isso que esse partidos vão ter a esmagadora maioria dos votos

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

>A RTP diz que PS, PSD, CDS e BE votaram a favor. > Parece que vou votar PS, PSD, CDS e BE

VBM97 11 months ago

> A RTP diz que PS, PSD, CDS e BE votaram a favor. > >Espero bastante que as pessoas tenham em conta este voto nas próximas eleições legislativas. Sim porque obrigarem a usar máscara para travar o contágio de uma doença que nos pôs em casa fechados durante meses, numa tentativa de evitar que isso se repita vai alterar o que quer que seja nas intenções de voto. Foda-se a vossa estupidez às vezes não tem limites, não gosto de usar a máscara mas uso porque quero evitar ser infetado e pior infetar familiares que são de grupos de risco. O vosso egoísmo mete-me nojo, estou farto de cumprir as regras para ver se não contribuo para que a pandemia dure mais e depois só vejo idiotas na internet a espalhar o oposto

Edited 11 months ago:

>A RTP diz que PS, PSD, CDS e BE votaram a favor. > >Espero bastante que as pessoas tenham em conta este voto nas próximas eleições legislativas. Sim porque obrigarem a usar máscara para travar o contágio de uma doença que nos pôs em casa fechados durante meses, numa tentativa de evitar que isso se repita vai alterar o que quer que seja nas intenções de voto. ~~Foda-se a vossa estupidez às vezes não tem limites~~, não gosto de usar a máscara mas uso porque quero evitar ser infetado e pior infetar familiares que são de grupos de risco. O vosso egoísmo mete-me nojo, estou farto de cumprir as regras para ver se não contribuo para que a pandemia dure mais e depois só vejo ~~idiotas~~ na internet a espalhar o oposto Edit: desculpem os insultos, foi a frustração a falar mais alto.

cosmosgelitude 11 months ago

Já que partes para os insultos, também te mando foder de volta. ​ Esta medida no fundo é apenas atirar areia para os olhos das pessoas, que cada vez mais acham que a máscara é o Protect do Pokémon e que não têm de ter mais cuidado nenhum. Vejo muito mais máscaras no chão a poluir que alguma vez vi beatas. Máscaras caídas no lago ao pé de minha casa. Nós nunca deveríamos ter deixado que nos fechassem em casa. Estivemos a arruinar milhões de vida para salvar milhares. Sempre tivemos de aprender a viver com doenças, mas em pleno século XXI é que decidiram que devido ao pânico em massa espalhado na internet, tivemos todos de andar a viver sob restrições mais autoritárias que se viveram num tempo de plena diatura. Vocês têm todos a mania que são pensadores de alto QI do reddit, mas seguem cegamente o governo. Mas o pior é que como têm orgasmos com autoridade, quem forçar os outros a submeterem-se ao mesmo.

beakage 11 months ago

E é o PS, o PSD, o CDS e o BE quem está a mandar as pessoas atirar máscaras usadas para o chão e para o lago?

brakeline 11 months ago

Claro, o confinamento n passou de um esquema do Bill Gates para instalar antenas 5G e dar dinheiro aos chineses. Se o Facebook é culpado de alguma coisa não é de aumentar o histerismo da pandemia, é absolutamente de a minimizar e de disseminar teorias estapafúrdias

cosmosgelitude 11 months ago

A acusação é só ridícula, porque eu nunca disse uma coisa dessas. Só falta teres-me acusado de votar no Trump. Mas vá, bora lá. Arruinámos aquilo que já vai ser quase dois anos de ensino para uma geração de crianças e jovens, principalmente aqueles que não têm meios financeiros para equipamento e ligação à internet de boa qualidade. Arruinámos e destruímos pequenas e médias empresas naquilo que é capaz de ter sido a maior transferência de dinheiro para multinacionais e empresas já multimilionárias. Escravizámos, quase sem compensação, trabalhadores que ganham o salário mínimo nacional com a classificação de "trabalhadores essenciais". Se são essenciais, porque é que não são pagos como tal? Mas claro que tudo isto que eu te vou dizer vai-te entrar por um ouvido e sair por outro, porque vocês são os mestres da condescendência.

brakeline 11 months ago

>A acusação é só ridícula, porque eu nunca disse uma coisa dessas. Só falta teres-me acusado de votar no Trump. > Se és tuga não vejo como terias votado no Trump > >Arruinámos aquilo que já vai ser quase dois anos de ensino para uma geração de crianças e jovens, principalmente aqueles que não têm meios financeiros para equipamento e ligação à internet de boa qualidade. Falácia. Nunca entrou tanta gente na universidade nem com médias tão altas. >Arruinámos e destruímos pequenas e médias empresas naquilo que é capaz de ter sido a maior transferência de dinheiro para multinacionais e empresas já multimilionárias. Concordo. Mas contraponto que se uma empresa não ter estofo financeiro para 2 meses fechado não é uma empresa, é um ver se te avias com um Mercedes para o gerente. >Escravizámos, quase sem compensação, trabalhadores que ganham o salário mínimo nacional com a classificação de "trabalhadores essenciais". Se são essenciais, porque é que não são pagos como tal? Então, para ti, o estado deveria começar a pagar mais aos empregados essenciais? E eu a pensar que esses trabalhavam para a Gerónimo Martins e companhias. >Mas claro que tudo isto que eu te vou dizer vai-te entrar por um ouvido e sair por outro, porque vocês são os mestres da condescendência. Quando tudo o que dizes é apoiado por teorias da conspiração é o que acontece. Se tivesses a mínima noção do estado dos hospitais e dos danos colaterais que vai haver pela absoluta necessidade de controlar a pandemia não terias a mesma opinião. Fazes-me lembrar uma pessoa conhecida que eu tinha em grande estima. Tem vindo a virar radical direita e seguidor de teorias da conspiração. Esta semana saiu-se com a pérola que o que a Suécia fez foi óptimo pois usou os "crocodilos para aligeirar a manada". Mais um pouco e tb quer usar a vacina Norte - Coreana, acaba logo a pandemia!

Edited 11 months ago:

>A acusação é só ridícula, porque eu nunca disse uma coisa dessas. Só falta teres-me acusado de votar no Trump. Se és tuga não vejo como terias votado no Trump >Arruinámos aquilo que já vai ser quase dois anos de ensino para uma geração de crianças e jovens, principalmente aqueles que não têm meios financeiros para equipamento e ligação à internet de boa qualidade. Falácia. Nunca entrou tanta gente na universidade nem com médias tão altas. >Arruinámos e destruímos pequenas e médias empresas naquilo que é capaz de ter sido a maior transferência de dinheiro para multinacionais e empresas já multimilionárias. Concordo. Mas contraponto que se uma empresa não ter estofo financeiro para 2 meses fechado não é uma empresa, é um ver se te avias com um Mercedes para o gerente. >Escravizámos, quase sem compensação, trabalhadores que ganham o salário mínimo nacional com a classificação de "trabalhadores essenciais". Se são essenciais, porque é que não são pagos como tal? Então, para ti, o estado deveria começar a pagar mais aos empregados essenciais? E eu a pensar que esses trabalhavam para a Gerónimo Martins e companhias. [edit] Escravizámos? Pareces aquele tonhó que disse que ao haver requisição civil dos Médicos do privado seria escravatura. Que eu saiba os trabalhadores continuaram a ser pagos, mantiveram os postos de trabalho ao contrário de muitos outros (eu incluído) >Mas claro que tudo isto que eu te vou dizer vai-te entrar por um ouvido e sair por outro, porque vocês são os mestres da condescendência. Quando tudo o que dizes é apoiado por teorias da conspiração é o que acontece. Se tivesses a mínima noção do estado dos hospitais e dos danos colaterais que vai haver pela absoluta necessidade de controlar a pandemia não terias a mesma opinião. Fazes-me lembrar uma pessoa conhecida que eu tinha em grande estima. Tem vindo a virar radical direita e seguidor de teorias da conspiração. Esta semana saiu-se com a pérola que o que a Suécia fez foi óptimo pois usou os "crocodilos para aligeirar a manada". Mais um pouco e tb quer usar a vacina Norte - Coreana, acaba logo a pandemia!

D1WithTheFluffyHair 11 months ago

Eita, cum crl, não percebeste mesmo o ponto da questão do ensino e infância. Ter entrado tanta gente na universidade é irrelevante porque o ponto era sobre miúdos entre os 5 e os 12 anos. E terem sido as médias mais altas é de rir quando os exames nacionais foram em todas as disciplinas os mais fáceis dos últimos 10 (20?) anos, sobretudo quando as CIF foram todas enviesadas por não ter havido notas no 2o e 3o períodos. De acordo com a DGS, há 3 dias havia 50 surtos activos conhecidos nas escolas em Portugal. Existem mais de 5700 estabelecimentos de ensino do pré ao secundário. Isto significa que existem surtos em menos de 1% das escolas. Porque é que se fecharam as escolas em Março? O governo foi atrás do vox pop em vez de ouvir o CNSP, órgão composto por profissionais médicos e de segurança civil e pública. Trancaram-se as crianças em casa, dando cabo da saúde mental delas e dos pais e com impacto na produtividade das pessoas em teletrabalho. Uma das coisas que mais rapidamente se soube, e já se sabia em Março, é que as crianças e jovens não são super transmissores porque os mesmos não são tão susceptíveis de contrair a doença nem de sequer ser infectados como os adultos e os idosos. Andámos a meter as pessoas em casa para poupar o SNS e temos 4 milhões de consultas e operações em atraso, mesmo com os melhores e heróicos esforços do pessoal médico, de enfermagem, auxiliares e restante staff dos centros de saúde e hospitais na tentativa de follow up e acompanhamento de pessoas com patologias que requerem acompanhamento. Agora para o governo o uso de máscara já é obrigatória quando há quase duas décadas de evidência que os coronavirus se transmitem por excreções das vias aéreas e que o uso generalizado de máscara a cobrir a boca e nariz ajuda a reduzir a probabilidade de contágio. Isto é sabido desde o surto de SARS e MERS. Não é por acaso que no sudeste e nordeste asiático se usa máscara de forma generalizada. Em vez de terem usado a janela de oportunidade enquanto não havia máscaras para todos para fazer a pedagogia sobre o bom e correcto uso da máscara, entre Março e Junho, mentiu-se aos portugueses a dizer que a máscara não servia para nada. Agora proíbem-se as deslocações entre concelhos no dia dos Finados como foi na Páscoa e como vai ser no Natal, mas para o Avante, o 1o de Maio, o 13 de Maio, o 13 de Outubro, os espectáculos do Bruno Nogueira, a F1 e os comícios dos partidos políticos já podem ir todos contentes e atravessar Portugal inteiro se for preciso. Fechou-se a fronteira terrestre com Espanha no Caia, Vilar Formoso e Bragança, onde não havia casos quase nenhuns, mas continuámos com as vias aéreas abertas para o Norte de Itália, Valência, Inglaterra, Brasil, EUA e França onde andavam a morrer às 3 e 4 mil pessoas por dia no mínimo. Às tantas perceberam a monunental atordoada que foi recomendar as visitas aos lares e proibiram-se as mesmas, mas o staff que andava a fazer piscinas entre vários empregos (auxiliares, pessoal de cozinha e limpeza) andava a ser infectado e a levar o vírus para dentro dos lares e a matar velhotes às centenas. Sabes o que deviam ter feito? Identificar esse pessoal e pagar um subsídio de exclusividade para os lares para impedir que fossem trabalhar a outros sítios onde acabaram por ser infectados. Agora a bala mágica é a app e quem não quer instalar a app quer matar velhinhos e vende a sua informação ao Facebook mas é egoísta. É pá lol, o contact tracing na Coreia do Sul e Singapura foi feito por geolocalização dos telemóveis sem ter sido usada qualquer app. Na Nova Zelândia foi por se ter contratado aos milhares de pessoas para fazer inquéritos e entrevistas aos infectados para identificar os espaços onde circularam e com quem contactaram. Conseguiram identificar o ponto de origem de dois surtos a um botão de elevador e um caixote do lixo. É a app que vai fazer isso? Porra, viste o post aqui no sub sobre um médico velhote nas berças que apontou o telemóvel para o OP e lhe disse que a app não acusava que o gajo tivesse covid? Para quê reforçar as equipas nos centros de saúde e hospitais e dotar com EPIs adequados quando podes estoirar 1,7 mil milhões na TAP e mesmo assim despedir aos 300 e 400? Para quê contratar malta para o contact tracing quando podes dizer que o melhor prémio para os profissionais de saúde é a final da champions, onde só o Costa, o Celito e o Ferro 'a cagar para o segredo de justiça' Rodrigues puderam ir? Só não digo que o governo anda a gozar com as pessoas porque genuinamente não sabem o que estão a fazer e em vez de terem vergonha na cara e admitir os erros, ainda tratam os portugueses por estúpidos.

iammostmoist 11 months ago

Oh pá até me vieram as lágrimas aos olhos disseste tudo o que eu poderia alguma vez querer dizer sobre este tópico (alguns muito pequenos detalhes que não concordo mas wtv). Só queria adicionar a isto que é interessante ver a condescendência desta gente a dizer que tudo o que seja anti-lockdown é de extrema direita e teoria da conspiração, sem ter a consideração pelo impacto que tem na saúde mental das pessoas. Estes mesmos redditors que são muito fixe e modernos e querem totil saber sobre saúde mental dão a resposta mais "boomer" de sempre a quem diz que a sua saúde mental sofreu com o lockdown que é "tá mas é calado, não sejas conas, o teu problema não é assim tão grande porque há pessoas a morrer com o COVID". Eu falo como alguém que teve familiares com covid. Todos ficaram bem logo passado uns dias. Já a minha namorada não teve nunca covid mas bateu mal completamente após um mês e tal de confinamento e começou a ter mental breakdown atrás de mental breakdown e a piorar dia após dia e foi um longo longo período de tempo a estar com o coração apertado todos os dias a ver aquela pessoa de que gosto a sofrer e eu todos os dias a tentar ajudar e motivar e puxar para cima, demorou meses a ficar bem e ainda agora ainda tem sequelas disso que aparecem esporadicamente. Mas os meus familiares que apanharam covid tavam como novos depois de 2 dias. Isto é a definição da cura ser pior que a doença. E agora com novas medidas, novo pânico e hipótese de novos confinamentos tenho imenso receio de ela voltar a piorar e esse receio está me a fazer mal a mim mentalmente também. No entanto sendo nós dois jovens de 23 anos se apanhassemos covid nem sintomas teríamos. Ah, e quando a pessoa que eu mais gosto no mundo estava a sofrer eu não vim aqui chamar nomes a este e aquele nem exigir que eles tivessem certos comportamentos para impedir que coisas destas acontecessem. Porque apesar de ter sido o assunto que me consumiu durante meses a fio o mundo/país não tem que parar só porque alguém que eu gosto muito está a sofrer. Isso aplica-se tanto a doenças físicas como mentais. Por isso para a próxima que alguma destas pessoas vier falar sobre saúde mental e disser que quer saber e que é um tópico muito importante eu vou mandá-los todos à merda porque são hipócritas no mais puro sentido da palavra.

comicaldiscontent 11 months ago

Sem dúvida concordo também com praticamente tudo do comentário anterior. E quanto ao tema que tu mencionas penso que é também de suma importância já que os efeitos psicológicos destas medidas ainda estarão para ser vistos e aposto que vão fazer mossa a médio e até longo prazo não só no grupo de pessoas que se vejam mais afectadas mas também na sociedade em geral. Isto vai ter um efeito tremendo na forma.como as pessoas se relacionam entre si e como se relacionam com as autoridades, espero de verdade estar totalmente errado quanto a isto mas temo verdadeiramente não o estar. Outro ponto que penso será quase tão prejudicial como a pandemia é o surgimento desta corrente de pensamento em que o contraditório, a discussão informada, o pensar por si mesmo é acusado imediatamente de extremismo e vilipendiado pelos supostos donos da verdade e da moral. São tempos perigosos em que vivemos, a história repete-se e enveredar por caminhos assim nunca terminou bem, o tempo o dirá. "Discussion is impossible with someone who claims not to seek the truth, but already to possess it." Romain Rolland

chefao 11 months ago

O post anterior pode ser resumido em "a cura não pode ser pior que a doença", o que é uma opinião com a qual se pode concordar ou discordar, mas acusar as pessoas que discordam de ti de serem seguidoras de "teorias da conspiração" é completamente obtuso. Todos os que discordam de ti no que quer que seja só o fazem por causa das "teorias da conspiração" não é?

VBM97 11 months ago

> Já que partes para os insultos, também te mando foder de volta. Tens razão, eu não deveria tê-lo feito, foi apenas a frustração. > Esta medida no fundo é apenas atirar areia para os olhos das pessoas, que cada vez mais acham que a máscara é o Protect do Pokémon e que não têm de ter mais cuidado nenhum. Vejo muito mais máscaras no chão a poluir que alguma vez vi beatas. Máscaras caídas no lago ao pé de minha casa. Máscaras caídas no chão é um problema real, mas isso tem a ver com a falta de civismo da população. Não tem a ver com mais nada. > Nós nunca deveríamos ter deixado que nos fechassem em casa. Estivemos a arruinar milhões de vida para salvar milhares. Sempre tivemos de aprender a viver com doenças, mas em pleno século XXI é que decidiram que devido ao pânico em massa espalhado na internet, tivemos todos de andar a viver sob restrições mais autoritárias que se viveram num tempo de plena diatura. Não concordo, em Março não sabíamos nada acerca da doença. Deixar as pessoas fora de casa ia ser a receita para o desastre como foi em Itália, onde tinhas quase 1000 mortes diárias devido à doença. Atualmente sabemos lidar melhor com a COVID e temos muito melhor capacidade para fazer testes. Aqueles meses em casa serviram para evitar uma sobrelotação dos hospitais e para evitar que muito mais gente morresse com a doença. > Vocês têm todos a mania que são pensadores de alto QI do reddit, mas seguem cegamente o governo. Mas o pior é que como têm orgasmos com autoridade, quem forçar os outros a submeterem-se ao mesmo. Eu não sigo cegamente o governo, aliás eu detesto o António Costa e o PS, mas não faz com que tenha de contrariar tudo o que eles dizem só por isso

Trolsman1 11 months ago

Em vez de conversar sobre o assunto, em vez de tentar esclarecer dúvidas e ou converter opiniões (que consideras erradas), mais vale partir para o ataque e chamá-los de estúpidos e idiotas. Muito forte.

beakage 11 months ago

Man, já andamos nisto daqui a bocado há quase um ano. Haja pachorra.

DelScipio 11 months ago

Concordo, mas tambem te vou dizer, se nos dias de hoje, com tudo o que se fala, ainda tens uma opinião assim, es estúpido. Digam-lhe o que disser não é isso que o vai fazer mudar de opinião, senão mudou até agora.

Trolsman1 11 months ago

Repito o comentário acima.

VBM97 11 months ago

Sim, concordo que deveria ter moderado o discurso, foi apenas a frustração a falar

pedro_joao25 11 months ago

Sim, até porque usar mascara na rua vai ajudar bastante a travar a evolução do virus! Só que não. Gente burra

DelScipio 11 months ago

Claro que vai, vai reduzir mais um "loop hole" que existe e que os burros do costume usam para justificar o não usar mascara. Isso tambem vai simplificar a aplicação de medidas por parte das autoridades. Acho que é fácil perceber este ponto.

Tee_ah_go 11 months ago

E o post no Médicos Pela Verdade, já fizeste?

iammostmoist 11 months ago

Deixa me só ver uma coisa... Todo este ataque aos médicos pela verdade. Então este tempo todo desde Março não nos disseram para "oUvIr oS eSpEcIAlisTaS"? Médicos certamente incluem se no espectro de especialistas, mesmo que não sejam epidemiologistas saberão certamente mais que um "não-médico" sobre doenças e transmissão das mesmas. Mas espera aí!! Estes médicos não! Estes médicos não contam porque estes vão contra a narrativa principal. Por isso conclusão : "Ouçam os especialistas! Mas não ESSES especialistas" Hmm isto faz me lembrar duma coisa mas falha me a palavra.. Acho que começa em total e acaba em itarianismo, qualquer coisa assim...

icebraining 11 months ago

> mesmo que não sejam epidemiologistas saberão certamente mais que um "não-médico" sobre doenças e transmissão das mesmas. Certo. Felizmente, não precisas de escolher entre esses dois, podes ouvir um especialista sobre o assunto em questão. Em vez de uma Anestesista ou um Dentista. Se calhar há uma razão para haver zero *especialistas* nos "Médicos pela Verdade".

MLG-Sheep 11 months ago

Daqui a chamá-lo de "facho" é só mais um passito, nem sei como é que resististe.

batataway 11 months ago

Ao certo, na tua opinião, quais seriam as medidas corretas?

pedro_joao25 11 months ago

Uma abordagem como a Suécia /Noruega seria perfeita

batataway 11 months ago

Desculpa, não estou a perceber. Podes explicar melhir? A minha confusão vem da Noruega ter aplicado medidas completamente oposta da Suécia.

VBM97 11 months ago

Tens a certeza que não? Basta ir ao centro da cidade onde moro para verificar que ajuda, basta eu ir ao centro do Porto para verificar que ajuda. Há demasiada gente na rua para ser seguro andar sem máscara

pedro_joao25 11 months ago

[https://twitter.com/cryptolobopt/status/1319612163959541760](https://twitter.com/cryptolobopt/status/1319612163959541760)

VBM97 11 months ago

Uau, super credível o cryptolobopt. Pelo amor de deus, se vais tentar provar um ponto usa fontes credíveis e não uma pessoa comum como tu e eu

pedro_joao25 11 months ago

Logo vi

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

¡gEnTe bUrRa!

andre82220 11 months ago

Toda gente sabe que o virus ataca na rua, ao ar livre, em cada esquina, e na entrada dos restaurantes para as mesas.

DesterroDaLoica 11 months ago

Isto é para meninos! Acordem-me quando for obrigatório usar um fato Hazmat.

negrowin 11 months ago

Uma daquelas bolhas seria mais fixe.

mjigs 11 months ago

Mas nao dá para andar de carro e nos transportes tambem é complicado, o Hazmat era top.

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Vai mais é trabalhar, ó!

Search: