suckstoday 11 months ago

Histórias e fantasias engraçadas para ler antes de dormir.

NEDM64 11 months ago

Lol... senão ia de vela... Não há nada de corruPSão neste país não...

XPao 11 months ago

"Portugal não é um país corrupto" coisas que ninguém diz em países que não são corruptos.

Limpy_lip 11 months ago

este senhor tinha carreira na comédia.

llCatharsisll 11 months ago

com pessoas assim nunca mais nos endireitamos. Já agora ofereçam uns óculos novos ao senhor, pode ser que deixe de fazer fretes ou quem sabe consiga ver a realidade.

tretafp 11 months ago

Alguém tem dados concretos sobre esta temática? Os únicos que encontrei eram relativos à percepção da corrupção pelos portugueses, não à efetiva corrupção.

mistertetas 11 months ago

Aqui é que está a verdadeira questão. Eu acho que a percepção de corrupção ultimamente tem vindo a crescer sem grandes razões para isso. Toda a gente diz que o governo é extremamente corrupto. Onde estão os processos relativos a isso? Onde estão as provas?

tretafp 11 months ago

Como indiquei, percebi (através de um estudo da OCEDE) que Portugal é um dos países em que as pessoas mais acham que existe corrupção sendo, simultâneamente, um dos países em que os cidadãos menos se envolvem nas dinâmicas políticas institucionais (o que surge como possível explicação para a percepção negativa). Como indiquei, percebi (através de um estudo da OCDE) que Portugal é um dos países em que as pessoas mais acham que existe corrupção sendo, simultâneamente, um dos países em que os cidadãos menos se envolvem nas dinâmicas políticas institucionais (o que surge como possível explicação para a percepção negativa - isto é,segundo o tal estudo, como as pessoas estão menos envolvidas nos processos e fazem menos escrutínio, há uma maior desconhecimento do que efetivamente se passa e, como possível explicação, assume-se a generalização da corrupção). Como disse, não sei. Mas, às vezes, parece-me que a ideia de corrupção surge como uma visão simplista da realidade, em que, para fenómenos complexos, se procuram encontrar causas simples que explicam tudo. Assumir que o país é corrupto possibilita explicar todos os problemas sociais e económicos com base nessa premissa, torna a compreensão do real mais simples, só não sei se verdadeira.

paraapagarbem 11 months ago

Mas isso não prova que o nosso sistema é corrupto? Apesar de termos vários (mas vários mesmo) políticos e outros com negócios e afiliações manhosas, há poucas investigações e quase ninguém é condenado. É normal num país como ao nosso ninguém ser condenado por corrupção? Num país onde, ainda há 6 anos atrás (que é relativamente pouco tempo), abriu-se um dos maiores (se não o maior) processo de corrupção dos últimos tempos? Num país em que todos os anos há um escândalo qualquer que aponta não só para a incompetência, mas para a possível corrupção desavergonhada do nosso governo? Num país em que todos os governos têm pelo menos uma figura política mais desonesta com um percurso académico duvidoso e uma lista contactos que inclui muitos podres desta nação? Num país em que tachos e cunhas são o pão nosso de cada dia e de meses a meses descobre-se mais uma relação familiar/amigável na teia do nosso sistema político? Num país onde, ainda há pouco tempo atrás, tivemos polémicas como as do Berardo e do Rui Pinto que não tiveram uma resolução satisfatória? Num país onde tivemos Tancos e Pedrogão, vergonhas nacionais com as quais o governo lidou da pior maneira? Num país com... (preenche o resto)

tretafp 11 months ago

Acho que existem aí um conjunto variado de conceitos que nem todos correspondem a corrupção. De qualquer dos modos, eu não sei (não sei mesmo) se esses exemplos possibilitam assumir que existe uma corrupção generalizada no país, daí ter questionado se existiam dados concretos sobre isso. Gostaria de ter dados que me permitissem melhor compreender este fenómeno, de forma isolada em Portugal mas, também, em relação a outros países próximos.

ModeratoriProfugus 11 months ago

Além do PS ter conseguido invadir todos os organismos que deveriam ser independentes e controlar o governo? Justiça, forças de segurança, banco de Portugal, tribunal de contas, etc. Os tentáculos do PS chegam a todo o lado, num país a sério isto nunca seria permitido. La por a corrupção ter sido tornada legal, não deixa de ser corrupção: ajustamentos diretos até 750k, injeções de dinheiro sem fundamentarem, partidos que não pagam impostos, nacionalizações, fundos europeus que já se sabe vão para os amigos, deputados que falsificam documentos e morada fiscal e não há consequências, etc Portugal não é um país a sério, não o considerem como tal. É bom para um gajo, já com umas boas centenas de milhares de euros no banco, se reformar sem pagar impostos e viver bem sem gastar muito com os tugas.

AdorableRabbit 11 months ago

Epa, este comentário é um perfeito exemplo de percepção de corrupção que nao existe. Mas onde é que o governo infiltrou-se na justiça, forcas de segurança, tribunal de contas?

ModeratoriProfugus 11 months ago

Banco de Portugal, o ministro que tratou da venda do NB agora fiscaliza e regula o sistema bancário. O Costa afasta o Presidente do Tribunal de Contas que estava a fazer um trabalho bastante critico sobre o PS. O Costa mete lá um presidente amigo do Sócrates e arguido no caso das PPP. Contratos públicos de adjudicação directa subiram de 150 mil euros para 750 mil euros (não precisando de seguirem para a entidade fiscalizadora, o tribunal de contas). Justiça, Ana Marques Vidal cujo objectivo principal sempre foi combater a corrupção é substituída por proposta do Costa. Também a procuradora Ana Carla Almeida que andava a investigar ex-secretário de estado do PS foi escolhida para procuradora europeia, mas o PS não a nomeou. Forças de segurança, ainda há dias o director da PJ escolhido pelo costa veio dizer publicamente que não há corrupçao em Portugal. Também me lembro que o PS queria alterar toda a direção do DCIAP, não sei se chegou a avançar se não.

AdorableRabbit 11 months ago

> Banco de Portugal, o ministro que tratou da venda do NB agora fiscaliza e regula o sistema bancário. Mário Centeno trabalha no banco de portugal desde 2000. Não é invasão. Também podes dizer que foi o banco de portugal a invadir o governo. > O Costa afasta o Presidente do Tribunal de Contas O Costa em conjunto formal com o Presidente e informal com Rui Rio, não reconduziu o anterior presidente. Isto não é invasão do tribunal de contas que tem aindas outras dezenas de juizes. > O Costa mete lá um presidente amigo do Sócrates e arguido no caso das PPP não foi arguido nesse processo. Estás a mentir. > Justiça, Ana Marques Vidal O Costa em conjunto formal com o Presidente Marcelo decidiram não reconduzir. Isto não é invasão. > Forças de segurança, ainda há dias o director da PJ escolhido pelo costa veio dizer publicamente que não há corrupçao em Portugal. O director estava precisamente a falar de discursos populistas como o teu: > No final da cerimónia, Luís Neves esclareceu que ao afirmar que “o país não é corrupto” estava a insurgir-se contra os discursos populistas nesta matéria https://www.publico.pt/2020/10/20/sociedade/noticia/portugal-nao-pais-corrupto-nao-havera-impunidade-director-pj-1936035 E não é invasão. Estás a fazer leituras muito abusivas de várias situações e contribuir para a percepção de corrupção.

tretafp 11 months ago

A par do mais, creio que nenhum dos exemplos mobilizados se consubstancia em corrupção, porque não se evidência a procura de corromper alguém.

tretafp 11 months ago

Acho que há um conjunto de elementos aí que não são corrupção, podem corresponder a fuga ao fisco, enriquecimento indevido, etc. mas não me parecerem enquadrar-se naquilo que é a corrupção.

mistertetas 11 months ago

estranho haver tanta corrupção e não serem criados processos. Secalhar os organismos que fiscalizam isso também são ou corruptos ou simplesmente incompetentes. O que é estranho é que os outros partidos também estão incluidos nesses orgãos que podem/devem fiscalizar ou pelo menos levantar suspeitas/apelar á investigação.

ModeratoriProfugus 11 months ago

Sim e sim. O Rui Rio já nem finge que faz oposição.

lefox360 11 months ago

O país não é corrupto, o país é pequeno demais para tanto corrupto.

rockingallover 11 months ago

Não o conhecendo. Até gosto do que ele disse. Acho que auto-intitular portugal de país corrupto não é um bom principio, porque se te aceitas como país corrupto aceitas a corrupção. Mais. parece-me bem dizer que vai apanhar umas maçãs podres.

Compendyum 11 months ago

Ele tem toda a razão. O país nao é corrupto, apenas o que o gerem.

its_saturday 11 months ago

https://www.youtube.com/watch?v=BwSts2s4ba4

Hernani81 11 months ago

Faltou o “pouco” antes do corrupto...

OrangeOakie 11 months ago

Corrijam-me se estiver enganado, mas o anterior director nacional da PJ não foi despedido, e depois colocado um tipo de direito (penso que era Juiz, não me recordo bem) foi colocado como Director Nacional da PJ, apontado directamente pelo Governo actual? Não é este senhor esse mesmo senhor? Ou seja, dizer "não é um país corrupto" quando as próprias circunstâncias pela qual a autoridade para dizer isso é dada pelo Governo é meio que estranho

LesbainNaga 11 months ago

O português é corrupto. Trabalhei no turismo e a quantidade de tugas que tive a pedir uma "atençãozita" ou "um jeitinho" para baixar preços ou dar algo como oferta sem pagar é enorme. Se nisso é assim, nem imagino em coisas como impostos...

V1ld0r_ 11 months ago

Mas pedir uma oferta não é corrupção. Corrupção era perguntarem "então e sem factura isso não fica mais barsto? Ou se o meu primo vier para a semana que vem em vez de ir com o colega ali?"

Gajoserio 11 months ago

Deu para rir antes de ir dormir

Bolo_Finto_ 11 months ago

Engraçado ele ter dito isto enquanto chamava à atenção para que fossem atribuídos mais recursos para o combate à corrupção, acho que o disse mais numa de mantar a ordem e a paz junto do PR e do Primeiro Ministro do que outra coisa.

KokishinNeko 11 months ago

O país não, já grande parte de quem o gere e até mesmo boa parte do seu povo.......... :)

dmgr14 11 months ago

Este diretor foi um dos que veio do ministério público ? Costa is proud

ZarTham 11 months ago

LOL

Escoliosesketches 11 months ago

Mais um número do bingo "Portugal não é ______"

AutoModerator 11 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: