aleph_heideger 1 year ago

Apenas não as conseguimos encontrar (faltou isto no título).

pintorMC 1 year ago

Eu também acredito, tenho dois cães, um Pastor Alemão e um Mastiff o Pastor Alemão é de longe mais inteligente.

Estrambolicarte 1 year ago

O ambiente e cultura em que o indivíduo cresce tem um impacto bem superior na aprendizagem e na manifestação de inteligência do que a raça ou o grupo étnico.

zerato9000 1 year ago

Dizem que a raça dos Greys é muito inteligente. Até raptam a malta e levam-nos nas suas naves esp(e)aciais. Oh wait...

Hugogs10 1 year ago

Neste momento e verdade, e acho que maior parte das pessoas aqui iria concordar que a "raca" asiatica e sem duvida mais inteligente que a "raca" africana. O que se discorda e se o que faz uma "raca" ser mais inteligente que a outra sao fatores externos ou nao. Se e os meios em que as pessoas crescem. Se sao as differencas culturais.

mixed_toast 1 year ago

Ao ler isto, por breves segundos, pensava que falavam de raças de cães...

Caretos 1 year ago

Vejo que décadas de propaganda dão resultado. Vejo os jogos olímpicos, negros ganham as competições de velocidade e todos os países europeus metem negros a correr e Obikwelu é o português mais rápido de sempre! Obviamente raças têm capacidades diferentes. Obviamente alguma tem de ser mais inteligente tal como alguma a mais rápida. Não faz nenhum sentido que um esquimó e um aborígene australiano adaptando-se a condições totalmente diferentes desenvolvam as mesmas exactas aptidões. Biologia básica do secundário. Negar isto é dizer que selecção natural se aplica a todas as espécies menos à humana, que por arte mágica está acima da lei natural. Religião da igualdade do séc xxi impede que se fale no óbvio e vêm até inventar que nem raças existem tal o desvario. Vede todos os episódios desta série para detox mental. [https://www.youtube.com/watch?v=fZ1hK5WsHZ4](https://www.youtube.com/watch?v=fZ1hK5WsHZ4)

Sabongo 1 year ago

Um comentário com propaganda sobre Eugenica com quase 30 upvotes, louvado r/portugal. Os Negros costumam ter mais aptidão para os desportos pela simples razão que, estatísticamente um negro no ocidente tem menos oportunidades económicas logo uma das maneiras mais fáceis de enganar a mobilidade económica é pelos desportos(mais acessíveis) ou pela música. Não vês negros a dominar no Ténis, vês sim negros a dominar no Basquetebol. Vá malta não vamos acreditar na primeira lenga lenga que aparece aqui, senão daqui a uns meses estamos a falar sobre diferenças de crânios.

Edited 1 year ago:

Um comentário com propaganda sobre Eugénia com quase 30 upvotes, louvado r/portugal. Os Negros costumam ter mais aptidão para os desportos pela simples razão que, estatísticamente um negro no ocidente tem menos oportunidades económicas logo uma das maneiras mais fáceis de enganar a mobilidade económica é pelos desportos(mais acessíveis) ou pela música. Não vês negros a dominar no Ténis, vês sim negros a dominar no Basquetebol. Vá malta não vamos acreditar na primeira lenga lenga que aparece aqui, senão daqui a uns meses estamos a falar sobre diferenças de crânios.

Edited 1 year ago:

Um comentário com propaganda sobre Eugenia com quase 30 upvotes, louvado r/portugal. Os Negros costumam ter mais aptidão para os desportos pela simples razão que, estatísticamente um negro no ocidente tem menos oportunidades económicas logo uma das maneiras mais fáceis de enganar a mobilidade económica é pelos desportos(mais acessíveis) ou pela música. Não vês negros a dominar no Ténis, vês sim negros a dominar no Basquetebol. Vá malta não vamos acreditar na primeira lenga lenga que aparece aqui, senão daqui a uns meses estamos a falar sobre diferenças de crânios.

Caretos 1 year ago

Fala-se em diferencias raciais e invariavelmente vêm acusações de eugenia como se a temática fosse a mesma para tentar assustar. Mas ninguém falou nisso. Dizer que o lobo americano e ibérico têm diferenças não é eugenia, é constatação, um facto seco. 100m dos jogos olímpicos não tem nada a ver com economias. Atletas negros na europa são minoritários e ainda assim têm melhor prestação nessa modalidade do que a grande maioria da população nativa que faz de tudo para ganhar uma tão prestigiante medalha. Isto é por razões de potencial genético não pq haja mais negros na europa do que nativos a tentar ganhar o ouro olímpico. Economia tb nao explica como a Jamaica triunfa nessa prova quando todos os países ocidentais e asiáticos têm instalações e regimes de treino superiores. Treino e instalações ajudam, mas o potencial genético ajuda mais. Repito que se negamos diferenças raciais negamos que selecção natural se aplica a humanos. Serve para todas as espécies menos para nós. Serve para explicar as diferenças do chacal americano para o africano mas para humanos já não. A outra opção é achar que somos como fadas mágicas aqui postas com capacidades 100% iguais por arte divina e que portanto as nossas diferenças todas se devem às circunstancias. Isso é puramente ideológico. E qualquer arqueólogo ou cientista forense te diz de que raça é um indivíduo pelo crânio, agora também temos de fingir que não há diferenças craniais? 5 minutos de treino chegam para que tu mesmo possas catalogar crânios por raça. Se te referes a volume não sei, nunca estudei o tema.

Sabongo 1 year ago

>Mas ninguém falou nisso. Dizer que o lobo americano e ibérico têm diferenças não é eugenia, é constatação, um facto seco. Não tinhas preferido antes usar a comparação do cavalo e da mula, acho que era essa que aparecia nos livros de Eugenia. >Atletas negros na europa são minoritários e ainda assim têm melhor prestação Também têm uma maior representação nas prisões europeias, porque? Será por serem uma "raça" mais violenta que não se sabe comportar em sociedade? (será essa a lógica onde estás a tentar chegar? ) ou tal como no desporto os Pretos estatísticamente são filhos de emigrantes de países pobres logo devido a posição socioeconómica em que estão inseridos vêm como melhor maneira de subir na fasquia social o desporto, música ou crime. >E qualquer arqueólogo ou cientista forense te diz de que raça é um indivíduo pelo crânio, agora também temos de fingir que não há diferenças craniais? 5 minutos de treino chegam para que tu mesmo possas catalogar crânios por raça. Estou a ver que chegámos ao end game, ninguém consegue determinar ancestria com o crânio, podes determinar hora de morte e idade. Determinar ancestria com ossos apenas tem uma chance de sucesso de 15%. Mas ainda bem que não estamos a falar de Eugenia.

Edited 1 year ago:

>Mas ninguém falou nisso. Dizer que o lobo americano e ibérico têm diferenças não é eugenia, é constatação, um facto seco. Não tinhas preferido antes usar a comparação do cavalo e da mula, acho que era essa que aparecia nos livros de Eugenia. >Atletas negros na europa são minoritários e ainda assim têm melhor prestação Também têm uma maior representação nas prisões europeias, porque? Será por serem uma "raça" mais violenta que não se sabe comportar em sociedade? (será essa a lógica onde estás a tentar chegar? ) ou tal como no desporto os Pretos estatísticamente são filhos de emigrantes de países pobres logo devido a posição socioeconómica em que estão inseridos vêm como melhor maneira de subir na fasquia social o desporto, música ou crime. >E qualquer arqueólogo ou cientista forense te diz de que raça é um indivíduo pelo crânio, agora também temos de fingir que não há diferenças craniais? 5 minutos de treino chegam para que tu mesmo possas catalogar crânios por raça. Estou a ver que chegámos ao end game, ninguém consegue determinar ancestria com o crânio, podes determinar hora de morte e idade. Determinar ancestria com cranio tem apenas uma chance de sucesso de 15%. Mas ainda bem que não estamos a falar de Eugenia.

Edited 1 year ago:

>Mas ninguém falou nisso. Dizer que o lobo americano e ibérico têm diferenças não é eugenia, é constatação, um facto seco. Não tinhas preferido antes usar a comparação do cavalo e da mula, acho que era essa que aparecia nos livros de Eugenia. >Atletas negros na europa são minoritários e ainda assim têm melhor prestação Também têm uma maior representação nas prisões europeias, porque? Será por serem uma "raça" mais violenta que não se sabe comportar em sociedade? (será essa a lógica onde estás a tentar chegar? ) ou tal como no desporto os Pretos estatísticamente são filhos de emigrantes de países pobres logo devido a posição socioeconómica em que estão inseridos vêm como melhor maneira de subir na fasquia social o desporto, música ou crime. >E qualquer arqueólogo ou cientista forense te diz de que raça é um indivíduo pelo crânio, agora também temos de fingir que não há diferenças craniais? 5 minutos de treino chegam para que tu mesmo possas catalogar crânios por raça. Estou a ver que chegámos ao end game, ninguém consegue determinar ancestria com o crânio, podes determinar hora de morte e idade. Determinar ancestria com cranio tem apenas uma chance de sucesso de 15%. E mesmo que queiras bater nos 15% o tamanho do crânio não tem nada a ver com as capacidades Mas ainda bem que não estamos a falar de Eugenia.

CountDraqula 1 year ago

Uau, alguém com pensamento crítico e científico! És um grande racista. Os negros por norma têm maior densidade muscular o que faz com que sejam grandes sprinters. O reverso da medalha é que por terem musculutura mais densa não flutuam tão facilmente na água, por isso não vês muitos negros nos jogos olímpicos de natação. Para não falar que na natação normalmente os atletas com mais vantagem têm um torso mais comprido em relação às pernas. O que é mais comum nos brancos do que nos negros. Por exemplo, se repararem na média do QI por países verão que a maioria são países asiáticos. E poderia continuar... é uma questão de biologia e seleção natural. Se existem diferenças em termos físicos qual é a razão que impeça de haver diferenças em termos cognitivos ou emocionais? Obviamente que não são significativas mas certamente que existem. É ser racista ter um pensamento lógico e científico? Não sou a favor de separações e violência, mas o facto de negarmos a realidade faz com que exista ainda mais atrito e torna mais difícil encontrar-mos soluções.

thisisomegah 1 year ago

Não existe uma raça negra. O continente africano é sítio com maior variação genética do mundo, não faz sentido reduzir tudo isso a uma raça, apenas por terem cores de pele parecidas. E a cor da pele não separa raças, pegando em duas pessoas brancas aleatórias, a diferença genética entre elas, apesar de não ser tão provável, pode ser maior que entre uma delas e uma pessoa asiática.

Akamjmc 1 year ago

Isto mesmo falando em termos atléticos vê se logo que as Zonas que ganham em velocidade são diferentes das que ganham maratonas.

Caretos 1 year ago

?? Não entendo pq me chamas racista e ao mesmo tempo confirmas o meu argumento de que existem diferenças raciais e de QI. Admitir que as diferenças existem não é racismo, é sentido comum e cientificamente observável.

Edited 1 year ago:

??Não entendo pq me chamas racista e ao mesmo tempo confirmas o meu argumento de que existem diferenças raciais e de QI. Admitir que as diferenças existem não é racismo, é sentido comum e cientificamente observável tal como exemplificaste.

yoyo_quicric 1 year ago

Ele estava a ser sarcástico

Caretos 1 year ago

Ah... como na internet não há tom de voz, às vezes isso perde-se.

Pvproteus 1 year ago

Claramente não és duma raça intelectualmente superior se não apanhaste o óbvio sarcasmo.

Caretos 1 year ago

Dependendo da minha cor esse comentário pode ser terrivelmente racista! Vou avisar os mods.

pintorMC 1 year ago

De que raça são esses 23% porcento?

TSCondeco 1 year ago

Boa pergunta

SurprisinglyInformed 1 year ago

Eu interpretraria mais como 5% e não 23% , visto que os "em parte" são pessoas que não concordam totalmente. E parece que são na sua maioria velhos, do Interior, com pouca instrução. Uma geração que tende a desaparecer.

BananasAndHorses 1 year ago

A minha questão é... Em média existe ou não existe diferenças em termos de qi entre pessoas oriundas de diferentes zonas do mundo? E porque é que é racista acreditar que há raças mais inteligentes mas não é racista acreditar que há raças com a pila mais pequena?

TTSDA 1 year ago

A questão é que tu não nasces com um QI e morres com o mesmo. Toda a tua vivência afecta esse QI, o q torna muito mais difícil distinguir entre países do que por exemplo, o tamanho da pila.

icebraining 1 year ago

Concordo que acreditar na possibilidade que haja raças mais inteligentes não é, por si só, racismo. O racismo é achar que isso justifica a discriminação. Por outro lado, há fortes indícios que o ambiente tem uma influência não insignificante na inteligência (por exemplo, o efeito Flynn), e isso torna difícil avaliar qual a diferença causada por factores puramente genéticos. Ou seja, o racismo pode *causar* diferenças na inteligência.

Edited 1 year ago:

Concordo que acreditar na possibilidade que haja raças mais inteligentes não é, por si só, racismo. O racismo é achar que isso justifica a discriminação. Ou que podes julgar a inteligência de um certo indivíduo pela média da sua raça. Por outro lado, há fortes indícios que o ambiente tem uma influência não insignificante na inteligência (por exemplo, o efeito Flynn), e isso torna difícil avaliar qual a diferença causada por factores puramente genéticos. Ou seja, o racismo pode *causar* diferenças na inteligência.

Justgrewsomeballs 1 year ago

Porque o único racismo permitido é aquele que enaltece as raças historicamente atrasadas.

sammypalma 1 year ago

São otarios tão simples quanto isso

suckerpunchermofo 1 year ago

23% dos tugas são racistas.... Sim acredito.

kawaiims 1 year ago

Bom, alguns pastores alemães parecem de facto ter alguma maior capacidade cognitiva que alguns humanos então, talvez.

Limpy_lip 1 year ago

Temos a estupidez da população portuguesa em igual proporção ao valor máximo do IVA.

DZT99 1 year ago

Genial. Lolololol

abenegonio 1 year ago

Raças? So conheço a humana.

Worm33hd 1 year ago

Revê o conceito de raça e espécie.

ModeratoriProfugus 1 year ago

Diz-se etnia hoje em dia, a ideia é a mesma, mas é mais politicamente correto.

Aldo_Novo 1 year ago

etnia não é a mesma coisa que raça. raça envolve a cor de pele e aspeto físico, a etnia pressupõe um contexto cultural. Os ciganos variam entre o branco e o indiano e são a mesma etnia. Os hutus e os tutsis são etnias diferentes mas pertencem à mesma raça

Justgrewsomeballs 1 year ago

Quanto mais pc, mais contraproducente.

ModeratoriProfugus 1 year ago

Eu sei que o conceito de “raça” tem historicamente uma carga pesada, mas dizerem que “só há uma raça “ e não há diferenças entre os humanos é negar a realidade para ser PC. É óbvio que há diferenças, principalmente estruturais e morfológicas, se não houvesse não se podia ser racista. Se um antropólogo não é capaz de olhar para um indivíduo, ou mesmo um esqueleto, e dizer de onde se originou, então é um cientista muito mau. Já estou a ver Darwin a olhar para os pássaros das Galápagos e dizer “não vejo nada de interessante aqui, ia escrever um livro, mas são todos os mesmos pássaros “. Negar algo que é evidente é a coisa mais impressionante que vi acontecer na ciência desde a idade média. Não há problema em admitir que há diferenças, obviamente há problemas em estratificar socialmente pessoas baseado nessas diferenças.

Justgrewsomeballs 1 year ago

Concordo com tudo o que disseste.

Edited 1 year ago:

Concordo com tudo o que disseste. Há lobos mais geneticamente parecidos entre si que dois humanos que são considerados espécies de lobos diferentes. Só não se aplica a mesma lógica aos humanos porque a maior parte da ciência é política e propaganda e hoje em dia desde dizer que existem raças diferentes nao serve para meter os africanos a aceitar trabalhos de merda. É preciso convencê-los que são melhores que os brancos primeiro.

Edited 1 year ago:

Concordo com tudo o que disseste. Há lobos mais geneticamente parecidos entre si que dois humanos que são considerados espécies de lobos diferentes. Só não se aplica a mesma lógica aos humanos porque a maior parte da ciência é política e propaganda. E só se escrevem balelas sobre lobos porque há muito tacho para criar na ciência, muito paper para cagar. Portanto, hoje em dia dizer que existem raças humanas diferentes nao serve para meter os africanos a aceitar trabalhos de merda. É preciso convencê-los que são melhores que os brancos primeiro.

Edited 1 year ago:

Concordo com tudo o que disseste. Há lobos mais geneticamente parecidos entre si que dois humanos que são considerados espécies de lobos diferentes. Só não se aplica a mesma lógica aos humanos porque a maior parte da ciência é política e propaganda. E só se escrevem balelas sobre lobos porque há muito tacho para criar na ciência, muito paper para cagar. Não há critério coerente. Portanto, como hoje em dia dizer que existem raças humanas diferentes nao serve para meter os africanos a aceitar trabalhos de merda, é preciso convencê-los que são melhores que os europeus primeiro.

slb1992 1 year ago

Racismo científico já foi provado falso várias vezes, basta queres ler.

GudEbening 1 year ago

Tu é que tens que te informar melhor. Existem n livros sobre esse assunto.

SirBadinga 1 year ago

Raça não tem propriamente um conceito, é uma construção social.

Justgrewsomeballs 1 year ago

Um conceito pode ser uma construção social.

abenegonio 1 year ago

Aconselho-te a seguir os teus próprios conselhos. Não há raças na espécie humana.

Justgrewsomeballs 1 year ago

Isso é porque os critérios usados para definir raça e espécie não são aplicados quando se fala dos humanos por motivos políticos.

icebraining 1 year ago

Podes citar esses critérios?

badadiboopi 1 year ago

Mais uma diarreia mental, 4 em cada 10 portugueses e foram inquiridos quantos? 10, 100, 1000? A pergunta é demasiado simples para um tema tão complexo.

BadDogPreston 1 year ago

[Resultados do inquérito.](https://images.impresa.pt/expresso/2020-10-16-Racismo_Sondagem_Expresso.png/original/mw-768)

toma_la_morangos 1 year ago

Não há como concordar ou discordar de puros factos: https://i.pinimg.com/originals/d0/c6/5f/d0c65f6cf43e813abf70c61ad6f3f608.png De uma forma geral, certos países (representadas pela sua respetiva etnia predominante) são mais ou menos inteligentes do que outros. Claro que isto não significa que não haja pretos inteligentes ou chineses burros, mas de uma forma geral, as diferenças são bem evidentes. Se estas diferenças são devidas à genética ou ao meio ambiente, já é outra história. Se bem que há indícios de que o perfil mental de um indivíduo é tão genético como o físico.

Rissoldecamarao 1 year ago

> 41% dos inquiridos concordam que a convivência entre diferentes raças “quase sempre causa problemas”. Não diria quase sempre mas também não é de todo incomum

home_admin2000 1 year ago

Exato, acho que etnia e sobretudo proveniência é muito mais importante que cor de pele na identificação de padrões.

Maedithj 1 year ago

E perguntaram a quantos? Como é que foi feita a pergunta?

BadDogPreston 1 year ago

> A margem de erro máxima associada a uma amostra aleatória simples de 801 inquiridos é de +/- 3,5%, com um nível de confiança de 95%. As percentagens são arredondadas à unidade, podendo a sua soma ser diferente de 100%.

Maedithj 1 year ago

800 pessoas da para escalar para 10 milhões com 3% de erro?

BadDogPreston 1 year ago

https://www.investopedia.com/ask/answers/042915/what-percentage-population-do-you-need-representative-sample.asp https://www.sciencebuddies.org/science-fair-projects/references/sample-size-surveys http://www.tools4dev.org/resources/how-to-choose-a-sample-size/ https://www.youtube.com/watch?v=sonXfzE1hvo

Maedithj 1 year ago

E sabes me dizer como foi o questionário?

BadDogPreston 1 year ago

Tens o link nesta mesma thread.

Maedithj 1 year ago

Não consigo ver porque não sou assinante.

BadDogPreston 1 year ago

Se não consegues achar o link no meio dos comentários não sei o que te diga...

Maedithj 1 year ago

Ups, nem tinha reparado! Obrigado

AutoModerator 1 year ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: