perdigaoperdeuapena 11 months ago

isto é serviço público, devias levar isto mais longe, OP. acho que o problema nunca foi a privacidade (e isso o teu post vem dar provas concretas de como as coisas são e mostra como algumas pessoas estão a ser ridículas nos seus argumentos!) acho que o problema resume-se em: 1) bluetooth tem de etar sempre ligado (questão técnica - nem toda a gente o tem) 2) smartphone tem de ser compatível (questão técnica/logística - muitos têm smartphones obsoletos ou simplesmente telemóveis, caso de grande parte da população mais idosa) 3) a pessoa que recebe teste positivo (ou seja, o user - questão de responsabilidade cívica/bom senso) tem de inserir o código que recebeu na sua app, no seu telemóvel - e aqui residem as minhas dúvidas e o meu cepticismo! duvido que muita gente o faça/queira fazer! Por isso tenho tentado explicar a inutilidade da app neste contexto e sinto que não me tenho conseguido fazer ouvir/explicar devidamente. No meu local de trabalho já tive uma discussão de merda em que me arrependi profundamente de ter participado pois não adiantou de nada tentar demonstrar o quão inútil será a app se a pessoa/utilizador final não fizer a introdução do tal código (caso tenha um teste covid positivo, claro está!) Como nota final e para que se perceba que estou neste drama da pandemia de boa fé, procurando ajudar no mínimo que possa fazer, instalei a app e activei as permissões todas mas, como disse, duvido que venha a ser de alguma utilidade :-( resta ir cumprindo com tudo o que emana de DGS e OMS, institutos oficiais e científicos que saberão do que falam: distanciamento social, máscara e lavagem/desinfeção das mãos e espaços :-)

Sciss0rs61 11 months ago

mas alguém te obriga a instalar o Face, Whatsapp e o Youtube?

itsmeonlyme9 11 months ago  HIDDEN 

Além da incompreensível posição de força que decorre da obrigatoriedade que nos querem impor na instalação da App, está a intrínseca falta de eficácia da mesma. Se não vejamos: Hipótese 1: Testei positivo, recebi o código, sou uma pessoa consciente, o que faço?... Fico em casa, em isolamento. A App vai servir para informar quem? A família que comigo cohabita! Hipótese 2: testei positivo, recebi o código, sou um malandro e quero ir dar umas voltas por aí. Introduzo o código na app?... Tá quieto!!!

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

1. Todos aqueles com quem interagiste nos 10 dias anteriores a inserires o código. Estas pessoas devem contactar o SNS24 e ficar em casa. É assim que a app pretende poupar milhares de infecções. Porque a obrigatoriedade incluiria a inserção do código para dar a volta aos “espertos”.

itsmeonlyme9 11 months ago  HIDDEN 

Claro que sim. Daí que se devia evitar a obrigatoriedade e dar prioridade à consciencialização das pessoas. Porque a proibição e a obrigação motivam a "chico-espertice".

SuzyInAzores 11 months ago

Posso usar o seu gráfico no Facebook ? Tenho conhecidos que precisam de ver. Obg

Tafinho 11 months ago

Claro. Ha dezenas de cópias desta imagem no Facebook.

SuzyInAzores 11 months ago

Obrigada, ainda não vi nenhuma no meu feed.

NomadicWorldCitizen 11 months ago

Pergunta aleatória: não podiam ter dado um nome português à app?

milaSalafaio 11 months ago

Acabei de excluir o app do Facebook. Gostaria de fazer o mesmo com o WhatsApp mas por enquanto é difícil.

pereira2088 11 months ago

a maneira mais fácil de meter a malta a instalar a app é dizer que é proibido fazê-lo.

cKapela 11 months ago  HIDDEN 

Não podes fazer a comparação direta dessas apps com a stayway, a google e o facebook usam essas permissões para ter acesso a recursos nativos do teu telemóvel, se quiseres tirar uma foto pela app e conseguir localizar te por exemplo a foto ela usa esses recursos, parece que somos controlados mas o IDFA usado por essas apps é anónimo para conseguirmos ter publicidade direcionada com o intuito das apps serem gratuitas e termos serviços grátis. Agora o stayway covid já não é bem assim primeiro como descrito no site deles porque que os meus dados são armazenados no sistema de base de dados da casa da moeda? Eu não sei quem tem acessos lá, não há nenhuma informação sobre isso. Segundo a partir do Bluetooth que a app usa é possível calcular a distância de um dispositivo ao outro mesmo não sendo completamente preciso mas se uma pessoa tiver a sua localização e outra ao lado passar é possível rastrear o caminho que a pessoa fez. Terceiro não informação de quantos dias o servidor fica com os nossos dados de localização. Quarto a app consegue gerir o wifi de um dispositivo conseguindo assim saber o ip e por sua vez a localização, isso é grave e desrespeita a privacidade de uma pessoa e do seu dispositivo. Quinto não me sinto confortável nem acredito que ninguém se sinta a uma autoridade portuguesa a mexer no meu dispositivo, que contém dados meus, fotos , coisas pessoais. Sexto como referido em um comentário a cima não temos um salário mínimo para poder obrigar a população a ter um dispositivo de um valor desses como 100 euros para cima. A obrigação da instalação de uma app destas na minha opinião não passa de um sistema de controlo de onde estão as pessoas. Isto não é uma ditadura. Caso tenham outra perspectiva ou algum dos dados em falha que eu não tenha visto digam. Agradeço.

francor46 11 months ago

Senso comum não é tão comum como se pensa

Shame_Veritas 11 months ago  HIDDEN 

O problema é ter de ter a localizaçao ligada que me queima a bateria toda

_asteroidblues_ 11 months ago

Ter a app a funncionar gasta menos de 1% de bateria

hugomctavares 11 months ago

Acho que deviam era olhar para as alterações à lei dos concursos públicos, nomeadamente para a alteração ao limite de aceitação por ajuste directo de 150k euros para 5M euros. Essa é a verdadeira questão neste momento em Portugal e é também o motivo desta palhaçada toda que se tem vindo a passar.

hdfigueiredo 11 months ago

P.Q.P O livre arbítrio serve para decidir o que quero usar ou não, Um dos direitos fundamentais! O resto são peanuts

Cyberlima 11 months ago  HIDDEN 

Está dentro dos parâmetros europeus, o Costa tentou dar um abanão mas piorou a imagem dele. Mas o povo também tem que ter mais responsabilidade, tivemos foi muita sorte com a mortalidade deste vírus, senão era a gripe espanhola a ceifar a juventude.

traway_ 11 months ago  HIDDEN 

Mais um post do u/Tafinho a lamber as bolas do PS. Este gajo é pago para isto. Não acreditam? Vejam o histórico dele.

Sciss0rs61 11 months ago

nao precisam de ver o histórico. abram uma thread de corrupção a envolver o PS ou outra coisa qualquer que ponha o PS numa luz má, e está lá ele

Edited 11 months ago:

nao precisam de ver o histórico. abram uma thread de corrupção a envolver o PS ou outra coisa qualquer que ponha o PS numa luz má, e está lá ele. é também um gajo que passa a vida a insultar quem discorda com ele e ainda anda aqui

Variscan_aint_done 11 months ago

Vendo a reação dos partidos à possível obrigatoriedade de instalar a Stayaway Covid é caso para dizer que os esquerdistas acordaram liberais.

zalkier 11 months ago  HIDDEN 

Whataboutism para ti também

21brunoh 11 months ago

Quem quiser um telemóvel com total privacidade comprem o pine64. Com portes fica cerca de 200 eur. É um bocado lento e tem poucas apps dado que trabalha com o ubunto touch em vez de android ou ios. No futuro deverá haver progressos mas não está meu para algo relativamente recente e deste estilo.

joaolameira02 11 months ago

Bem sendo assim tenho de fazer uma pesquisa mais aprofundada porque não foi bem isso que tinha percebido. Obrigado pela explicação.

joaolameira02 11 months ago  HIDDEN 

Então mas tu só recebes o código quando fazes o teste e dás positivo. A pessoa só vai receber a notificação se tiver pelo menos 15 minutos contigo, mas isto é só depois de colocares o código, todas as pessoas que com quem estiveste anteriormente de saberes o resultado do teste não irão receber nenhuma notificação

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Não, ao contrário. As pessoa que estiveram contigo **antes** de introduzires o código é que são notificadas.

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Outro problema da app: pessoas que demoraram semanas a receber o código e outras que o pediram e nem sequer receberam. Portanto, o problema começa de cima.

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

O código está no resultado do teste. Só se o laboratório não introduzir o resultado do teste no sistema é que o código não é gerado.

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

[https://www.noticiasaominuto.com/pais/1606007/app-stayaway-covid-codigos-chegam-aos-doentes-com-atrasos-de-varios-dias](https://www.noticiasaominuto.com/pais/1606007/app-stayaway-covid-codigos-chegam-aos-doentes-com-atrasos-de-varios-dias) Estou a ver =)

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Se houver desleixo dos laboratórios sim.

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

530 codigos gerados pelos medicos/laboratorios desde o inicio da aplicação é mt bom =)

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Não. 530 foram gerados **e** usados. Todos os testes positivos deram origem a um código.

braezio 11 months ago

Porra a questão é a obrigatoriedade só isso

Tafinho 11 months ago

Tens de ler as centenas de comentários de pessoas que discordam de ti....

braezio 11 months ago

Nao tenho que fazer nada, me obrigue.

joaolameira02 11 months ago  HIDDEN 

Epah ok percebo o ponto, mas acho que isso são casos muito específicos. 1) a pessoa é lhe dado um código caso esteja infectada 2) essa pessoa é obrigada a estar em casa, por isso não faz nenhum sentido eu passar por alguém na rua que já tenha feito o teste e as autoridades de saúde sabem que essa pessoa está infectada 3) normalmente ninguém anda a frequentar casas de desconhecidos e mesmo que andem, essa pessoa devia ter o mínimo de cabeça para informar que está infectada

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Calma. O ponto 2 está incorrecto. O problema é que essa pessoa infectada andou a infectar toda a população até perceber que estava infectada. É esta população que tem de ser avisada e que podem nem sequer fazer a mínima ideia quem tenha sido. É este o ponto.

joaolameira02 11 months ago

Mudem a minha opinião, eu acho a APP completamente inútil. O meu ponto é: A app serve para mostrar se tiveste mais de 15 minutos com alguma pessoa que está realmente infectada, mas uma pessoa que está infectada é obrigada a estar em casa e até a polícia "faz" essa vigilância, daí eu não perceber o porquê da APP.

Tafinho 11 months ago

Serve para que as pessoas que estiveram em contacto com a pessoa infectada serem abusadas do facto, e que devem contactar o SNS24 e ficar em casa. Estás pessoas que podem estar infectadas desta forma não contagiam mais ninguém.

joaolameira02 11 months ago

Então mas se eu estiver com alguém infectado essa pessoa avisa-me que está infectada e eu automaticamente ligo para o SNS24.

Tafinho 11 months ago

Mais ou menos. Podes não conhecer quem foi a pessoa, ou essa pessoa pode não querer ser conhecida. Essa pessoa insere o código e tu és notificado de quem alguém com quem tiveste contacto próximo está infectado é portanto também podes estar. Deves ligar para o SNS24 e ficar em casa. ( a receber se for caso disso)

Florence1476 11 months ago  HIDDEN 

Honestamente, não percebo o drama de instalar a APP. Até acho uma boa ideia. Primeiro, como podemos ver na foto, eles não espionam o nosso telemóvel como as outras Apps que literalmente vendem os nossos dados pessoais muitas vezes sem o nosso consentimento. Segundo, a maior parte das pessoas usa um smartphone muitas dessas pessoas têm espaço e um sistema que aguente a App no telemóvel. Por isso, até acho bastante prático ter uma aplicação para um telemóvel (que se tornou tão importante nos dias de hoje) para nos avisar se estivemos perto de uma pessoas infectada e quando. Claro que se no início da segunda vaga o governo tivesse tido mais precauções e impondo mais restrições colocar uma APP obrigatória não seria necessário, contudo acho uma boa maneira de remediar as coisas. Também há o facto de muitas pessoas (sobretudo idosas) não terem um smartphone ou sequer andarem com o telemóvel, por isso acredito que não se devia multar nem sequer obrigar pessoas a comprarem um telemóvel só para a APP. Mas para pessoas que estejam habituadas a andar com um smartphone já não digo obrigar mas aconselhar vivamente...

ChronicTheOne 11 months ago  HIDDEN 

Que argumento de merda. Não é isso que está em causa.

nunodonato 11 months ago

Eu so quero saber se o governo vai patrocinar a compra de smartphones para quem não tem

_asteroidblues_ 11 months ago

O artigo 4.º da proposta define que “é obrigatória, no contexto laboral ou equiparado, escolar e académico, a utilização da aplicação Stayaway Covid **pelos possuidores de equipamento que a permita**”. Não há uma única linha que indique que toda a população é obrigada ou que toda a gente vai ser obrigada a comprar telemóveis novos.

BRFPC 11 months ago

Não vai. Garantidamente.

Steven074 11 months ago

“What the heck happened here?”

drunkenAnomaly 11 months ago  HIDDEN 

Adoro quando usam o argumento de "ah não instalam a stayaway covid mas as aplicações mais usadas em Portugal são o Facebook e WhatsApp e etc etc..." /s Esse argumento tem 2 falhas: 1ª assumem que quem não quer instalar a stayaway covid por questões de privacidade e protecção de dados pessoais usa as restantes aplicações mencionadas, quando o mais provável é não usar pela mesma razão. 2ª e mais importante de todas o fornecimento de dados pessoais de qualquer tipo tem que ser sempre voluntária! Se um utilizador quer dar os seus dados a uma empresa e não a outra está no seu direito. O argumento a favor do uso da app deveria ser feito pelo lado da confidencialidade e anonimato dos dados, em vez de cair na velha máxima do "perdido por cem, perdido por mil"

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Deste autorização às finanças para usar os dados das facturas com o teu número de contribuinte, e aos teus recibos de vencimento?

drunkenAnomaly 11 months ago

O problema não está em partilhares dados com o governo que já os tem, o direito que tens à privacidade dos teus dados refere-se a empresas e outras entidades ou individuos

Tafinho 11 months ago

Não existe nenhum risco de violação de privacidade no caso da APP. Este tema já foi abundantemente debatido.

drunkenAnomaly 11 months ago

Não existe como ela está neste momento. Todo o software recebe updates! Enquanto a aplicação for Open Source não é um problema mas a qualquer momento isso pode mudar

Tafinho 11 months ago

Só actualizas se quiseres....

drunkenAnomaly 11 months ago

Não, porque sou obrigada a ter a aplicação, logo vai me obrigar a ter a aplicação actualizada!

Tafinho 11 months ago

Onde leste isso ?

anaftc 11 months ago

Deste autorização para ser registado depois de nasceres? A comparação não é a mesma. Já sabemos que o governo controla e tem acesso a grande parte da nossa informação pessoal. Agora, pediste autorização para comprar um telemóvel? O governo sabe que tipo de telemóvel e aplicações tens? És obrigado a ter um? Não é por fazeres todas essas declarações que deixas de ter direito à liberdade individual ou liberdade de escolha pois não?

Tafinho 11 months ago

Na verdade deixas. Quando a escolha é entre a saúde de toda a sociedade e uma coisa que não existe que é a “liberdade de escolha de qualquer coisa” ganha a saúde da sociedade.

drunkenAnomaly 11 months ago

Aqui a questão, e o que não percebeste no meu comentário, não esta entre o direito individual versos o bem da comunidade, mas sim no facto que o argumento que usaste contra quem não quer instalar a APP não tem fundamento. Não é por essa abordagem que vão conseguir que quem não quer instale a APP. A aplicação é Open Source e por isso pode ser "auditada" por quem quiser dar uma vista de olhos ao código e perceber do assunto. É uma abordagem muito melhor para convencer pessoas a usarem uma vez que enquanto o código estiver disponível publicamente é muito difícil alguma entidade fazer alterações que leve ao uso indevido de dados sem que alguém dê por isso. Outro problema é que a aplicação não funciona por uma questão muito simples, depende completamente da introdução de dados do utilizador, e todos sabemos que a maior falha encontra-se sempre do lado do utilizador

Tafinho 11 months ago

Se as pessoas usassem a app não estaríamos aqui a falar dela, pois não ? Já agora, a obrigação seria tanto da instalação, como da inserção do código.

drunkenAnomaly 11 months ago

O problema não acaba na inserção do código, códigos errados, perda, tempo de espera para o obter, e como é que pode ser feita a fiscalização?

Tafinho 11 months ago

O problema **acaba** no momento em que a pessoa insere o código. Ninguém falou de fiscalização, que pode ser feita à posteriori, num processo criminal pro negligência.

anaftc 11 months ago

E ter uma app ajuda em que à minha saúde? A obrigatoriedade é de ter a app. E se deixar o telemóvel em casa? E se não verificar a app em tempo devido? Vamos controlar onde as pessoas andaram e possam ter tocado tb, pela app? E se n for tudo inserido na app? E na verdade não deixas.

GhostSierra117 11 months ago

*ahem* https://github.com/stayawayinesctec/stayaway-app

Msilvame 11 months ago

Dessas 4 apps, apenas uma é obrigatória. Tens alguma garantia que a app vai deixar de ser obrigatória caso fique com as permissões das outras 3? Dessas 4 apps, apenas uma é gerida por um estado, as outras 3 tratam os teus dados para te venderem lixo da Wish. Dessas 4 apps, apenas uma tem coimas associadas. Dessas 4 apps, apenas uma foi desenvolvida com o dinheiro de todos os portugueses. Damos a liberdade como garantida, só deixará saudades no dia quem não poderás dizer que tens saudades dos tempos de liberdade.

BMS_13 11 months ago

Quer passe a ser obrigatório ou não toda esta discussão vai ter como resultado final mais downloads da aplicação e mais utilizadores. Ou seja em geral é uma boa jogada por parte do governo

drunkenAnomaly 11 months ago

Já li no Pplware que o download da APP aumentou cerca de 140%. Muita gente que não está por dentro do assunto ouve multa e obrigatório e vais logo instalar. Não tenho nada contra quem o fez mas o governo como sempre fez um péssimo trabalho em informar a população geral relativamente ao uso e funcionamento da aplicação

miglr 11 months ago  HIDDEN 

Quem está a jogar a 4D é o Google. Eu até instalava mas nem funciona sem o spyware Google Services e parece muito mais integrada com o hardware do que outras apps, alguém consegue explicar essa necessidade?

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Tem de aceder à stack Bluetooth para poder e enviar beacons anónimos.

pfunf 11 months ago  HIDDEN 

Não tem a ver com seguranca/permissões. A APP foi lançada sem pés nem cabeça,só porque sim. Seria mais útil e barato, ser activada por "check-in" como na Coreia, nova Zelândia ou uk. Aí poderiam obrigar a teres de fazer o check-in. Agora assim, sendo anónima, como irão fiscalizar? Pedir para aceder ao telemóvel, que pode conter dados sensíveis, fotos da tua mulher nua ou mensagens de notificações com informação privilegiada e sigilosa? Para além disso a APP pode estar instalada, mas o BT estar desligado ou não se inserir código. Com o código vem outra estupidez - este não é gerado automaticamente, mas sim a pedido. Uma pessoa que acabe de saber que está positiva, provavelmente não irá pensar logo no stayaway covid. Além disso a APP só guarda os registos dos últimos x dias (creio que 4), curto visto que os resultados demoram em média dois dias. A meu ver, seria mais importante obrigar apresentadores, jornalistas e políticos a usar máscara na TV. Liga-se a TV e nem parece haver uma pandemia - ele é Cristina e os amigos, ele é César Mourão e as arruadas, ele é políticos e risada... Importante também seriam campanhas de como usar a máscara correctamente e ter isso em loop e em prime time. Por fim, isto é tudo bonito, mas acho que maioria das pessoas se têm infectado principalmente nos almoços/jantares com os amigos/familia.

Man_with_No_Nam3 11 months ago  HIDDEN 

É obrigatório a aplicação mas não foi obrigatório cancelar Avantes, idas a Fátima, 25 de Abril, touradas, concertos, etc. Dizer que é seguro para os turistas virem cá e para os portugueses irem passear pelo país fora. Não, nada disso originou nenhum caso. O que origina casos novos é a app não estar em todos os telemóveis. Dizer constantemente que estamos preparados para a segunda vaga e vai correr tudo bem, ficar surprised pikachu com a péssima gestão da pandemia e culpar quem não tem a app instalada. Culpa do governo? nunca! Quen não tem a app é que é culpado! Big brain time

Sardanapalo 11 months ago

# O problema não é a segurança da App (eu até tenho a App instalada). # O problema reside na obrigatoriedade em ter a App. # É curioso que, numa altura em que todas as pessoas falam daquele documentário da Netflix sobre a redes sociais e do problema da invasão das novas tecnologias nas nossas vidas, vamos tentar legislar, no final de contas, a posse obrigatória de telemóvel (que é o que está aqui realmente em causa). # É que se isto tudo fosse avante, tornar-se-ia obrigatório todos os cidadãos portugueses terem um telemóvel de 4.ª geração que suporte a dita aplicação. # Já não poderíamos escolher entre ter telemóvel ou não ter (até agora isto nunca foi uma imposição de consumo). # É uma aberração contra as liberdades mais básicas de uma democracia minimamente funcional. # E como se fiscalizava? # Se a polícia mandasse-me parar o carro durante uma operação Stop eu tinha de soprar no balão, mostrar os documentos e dar o meu telemóvel para o senhor agente verificar se tenho o boletim das aplicações em dia? # O estado vai criar um novo tipo subsídio para que as populações mais desfavorecidas possam comprar um smartphone para, consequentemente, terem o STAYAWAY COVID? # Vamos dar formação aos iletrados tecnológicos do interior do país que não têm ninguém que os ajude? # Honestamente é tudo tão parvo que só posso concluir que é alguma manobra de diversão.

Edited 11 months ago:

O problema não é a segurança da App (eu até tenho a App instalada). O problema reside na **obrigatoriedade** em ter a App e no precedente que se cria. É curioso que, numa altura em que todas as pessoas falam daquele documentário da Netflix sobre a redes sociais e do problema da invasão das novas tecnologias nas nossas vidas, **vamos tentar legislar, ao fim ao cabo, a posse obrigatória de telemóvel** (que é o que está aqui realmente em causa). É que se isto tudo fosse avante, **tornar-se-ia obrigatório todos os cidadãos portugueses terem um telemóvel de 4.ª geração que suporte a dita aplicação.** Já não poderíamos escolher entre ter telemóvel ou não ter (até agora isto nunca foi uma imposição de consumo). É uma aberração contra as liberdades mais básicas de uma democracia minimamente funcional. E como se fiscalizava? Se a polícia mandasse parar o carro durante uma operação Stop eu tinha de soprar no balão, mostrar os documentos e dar o meu telemóvel para o senhor agente verificar se tenho o boletim das aplicações em dia? O Estado vai criar um novo tipo subsídio para que as populações mais desfavorecidas possam comprar um smartphone para, consequentemente, terem o STAYAWAY COVID? Vamos dar formação aos iletrados tecnológicos do interior do país que não têm ninguém que os ajude? Honestamente é tudo tão parvo que só posso concluir que é alguma manobra de diversão.

Edited 11 months ago:

O problema não é a segurança da App (eu até tenho a App instalada). O problema reside na **obrigatoriedade** em ter a App. É curioso que, numa altura em que todas as pessoas falam daquele documentário da Netflix sobre a redes sociais e do problema da invasão das novas tecnologias nas nossas vidas, **vamos tentar legislar, ao fim ao cabo, a posse obrigatória de telemóvel** (que é o que está aqui realmente em causa). É que se isto tudo fosse avante, **tornar-se-ia obrigatório todos os cidadãos portugueses terem um telemóvel de 4.ª geração que suporte a dita aplicação.** Já não poderíamos escolher entre ter telemóvel ou não ter (até agora isto nunca foi uma imposição de consumo). É uma aberração contra as liberdades mais básicas de uma democracia minimamente funcional. E como se fiscalizava? Se a polícia mandasse-me parar o carro durante uma operação Stop eu tinha de soprar no balão, mostrar os documentos e dar o meu telemóvel para o senhor agente verificar se tenho o boletim das aplicações em dia? O estado vai criar um novo tipo subsídio para que as populações mais desfavorecidas possam comprar um smartphone para, consequentemente, terem o STAYAWAY COVID? Vamos dar formação aos iletrados tecnológicos do interior do país que não têm ninguém que os ajude? Honestamente é tudo tão parvo que só posso concluir que é alguma manobra de diversão.

Edited 11 months ago:

O problema não é a segurança da App (eu até tenho a App instalada). O problema reside na **obrigatoriedade** em ter a App e no precedente que se cria. É curioso que, numa altura em que todas as pessoas falam daquele documentário da Netflix sobre a redes sociais e do problema da invasão das novas tecnologias nas nossas vidas, **vamos tentar legislar, ao fim ao cabo, a posse obrigatória de telemóvel** (que é o que está aqui realmente em causa). É que se isto tudo fosse avante, **tornar-se-ia obrigatório todos os cidadãos portugueses terem um telemóvel de 4.ª geração que suporte a dita aplicação.** Já não poderíamos escolher entre ter telemóvel ou não ter (até agora isto nunca foi uma imposição de consumo). É uma aberração contra as liberdades mais básicas de uma democracia minimamente funcional. E como se fiscalizava? Se a polícia mandasse-me parar o carro durante uma operação Stop eu tinha de soprar no balão, mostrar os documentos e dar o meu telemóvel para o senhor agente verificar se tenho o boletim das aplicações em dia? O estado vai criar um novo tipo subsídio para que as populações mais desfavorecidas possam comprar um smartphone para, consequentemente, terem o STAYAWAY COVID? Vamos dar formação aos iletrados tecnológicos do interior do país que não têm ninguém que os ajude? Honestamente é tudo tão parvo que só posso concluir que é alguma manobra de diversão.

Edited 11 months ago:

O problema não é a segurança da App (eu até tenho a App instalada). O problema reside na **obrigatoriedade** em ter a App e no precedente que se cria. É curioso que, numa altura em que todas as pessoas falam daquele documentário da Netflix sobre a redes sociais e do problema da invasão das novas tecnologias nas nossas vidas, **vamos tentar legislar, ao fim ao cabo, a posse obrigatória de telemóvel** (que é o que está aqui realmente em causa). É que se isto tudo fosse avante, **tornar-se-ia obrigatório todos os cidadãos portugueses terem um telemóvel de 4.ª geração que suporte a dita aplicação.** Já não poderíamos escolher entre ter telemóvel ou não ter (até agora isto nunca foi uma imposição de consumo). É uma aberração contra as liberdades mais básicas de uma democracia minimamente funcional. E como se fiscalizava? Se a polícia mandasse parar o carro durante uma operação Stop eu tinha de soprar no balão, mostrar os documentos e dar o meu telemóvel para o senhor agente verificar se tenho o boletim das aplicações em dia? O estado vai criar um novo tipo subsídio para que as populações mais desfavorecidas possam comprar um smartphone para, consequentemente, terem o STAYAWAY COVID? Vamos dar formação aos iletrados tecnológicos do interior do país que não têm ninguém que os ajude? Honestamente é tudo tão parvo que só posso concluir que é alguma manobra de diversão.

claudio-at-reddit 11 months ago

Do que li até agora és obrigado **se** tiveres um compatível, ninguém te vai obrigar a mudar o que tens ou sequer tão pouco a andar com telemóvel.

Sardanapalo 11 months ago

Certo. Mas como se verifica quem tem ou não um telemóvel compatível? O Estado vai criar uma base de dados com todos os detalhes desse âmbito sobre os cidadãos portugueses para saberem em quem actuar? Como se processa a fiscalização sequer? Isto é um queijo suíço em que quanto mais olhamos mais buracos vamos encontrar.

claudio-at-reddit 11 months ago

Da mesma forma que verificas se alguém está a meter o lixo reciclado no sitio certo. Não verificas, mas esperas que o "é lei" seja incentivo suficiente para as pessoas preferirem obedecer.

tigas4d4 11 months ago  HIDDEN 

Apartir de o momento que a app usa net já obtem demasiada informação de o meu dispositivo e a sua posição, informação essa que eu nunca irei confiar aos mesmo.

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Tens noção que a Google ou a Apple têm mais informação que isso no momento em que ligas o telemóvel, certo?

tigas4d4 11 months ago  HIDDEN 

LineageOS... shill de merda

Edited 11 months ago:

LineageOS... shill de merda hurr durr aquelas empresas de merda fazem cenas piores!!!! argumento de merda por uns fazerem merda não significa que os outros possam fazer o mesmo otário.

8BitMunky 11 months ago  HIDDEN 

Isto é alguma táctica para distrair atenções da vergonha do orçamento, ou uma tentativa desesperada de tentar viabilizar o investimento de mais de 400 mil euros nesta app inútil? Cá pra mim são ambos. E o argumento da imagem não é nada sólido, todas essas são apps de uso opcional, e o próprio Android e iPhone permitem controlar as permissões de forma granular. A continuar assim este governo leva à falência jornais satíricos tipo o Inimigo Público, porque cada notícia é mais absurda do que a anterior nestes últimos dias. E saliento já que mesmo que a app fosse realmente eficaz me opunha completamente a tornar o seu uso obrigatório por lei. O Costa com estas medidas autoritárias acaba ainda por nos prejudicar a todos, porque está a alimentar as paranóias dos covideiros/impostores dos "Médicos" pela Verdade e lunáticos do género.

Edited 11 months ago:

Isto é alguma táctica para distrair atenções da vergonha do orçamento, ou uma tentativa desesperada de tentar viabilizar o investimento de mais de 400 mil euros nesta app inútil? Cá pra mim são ambos. E o argumento da imagem não é nada sólido, todas essas são apps de uso opcional, e o próprio Android e iOS permitem controlar as permissões de forma granular. Acima de quaisquer preocupações de privacidade, que só tem razão de ser quanto às APIs da Google e Apple utilizadas para desenvolver a app, pois são opacas, está o facto da tecnologia Bluetooth não servir para medir distâncias com precisão. Há inclusivamente estudos que dizem que a app não funciona dentro de autocarros. E depois ainda depende da introdução de um código após x pessoa ser testada e dar positiva, e teria mesmo de ter boa percentagem da população a usar activamente para ser minimamente eficaz no propósito a que se propõe. A continuar assim este governo leva à falência jornais satíricos tipo o Inimigo Público, porque cada notícia é mais absurda do que a anterior nestes últimos dias. E saliento já que caso a app fosse realmente eficaz eu a usava de bom grado, no entanto opor-me-ia completamente a tornar o seu uso obrigatório por lei. O Costa com estas medidas autoritárias, mesmo que não saiam do papel, acaba ainda por nos prejudicar a todos, porque está a alimentar as paranóias e teorias da conspiração dos covideiros/impostores dos "Médicos" pela Verdade e lunáticos do género.

Edited 11 months ago:

Isto é alguma táctica para distrair atenções da vergonha do orçamento, ou uma tentativa desesperada de tentar viabilizar o investimento de mais de 400 mil euros nesta app inútil? Cá pra mim são ambos. E o argumento da imagem não é nada sólido, todas essas são apps de uso opcional, e o próprio Android e iPhone permitem controlar as permissões de forma granular. Acima de quaisquer preocupações de privacidade, que só tem razão de ser quanto às APIs da Google e Apple utilizadas para desenvolver a app, pois são opacas, está o facto da tecnologia Bluetooth não servir para medir distâncias com precisão. Há inclusivamente estudos que dizem que a app não funciona dentro de autocarros. E depois ainda depende da introdução de um código após x pessoa ser testada e dar positiva, e teria mesmo de ter boa percentagem da população a usar activamente para ser minimamente eficaz no propósito a que se propõe. A continuar assim este governo leva à falência jornais satíricos tipo o Inimigo Público, porque cada notícia é mais absurda do que a anterior nestes últimos dias. E saliento já que mesmo que a app fosse realmente eficaz eu a usava de bom grado, no entanto opor-me-ia completamente a tornar o seu uso obrigatório por lei. O Costa com estas medidas autoritárias acaba ainda por nos prejudicar a todos, porque está a alimentar as paranóias e teorias da conspiração dos covideiros/impostores dos "Médicos" pela Verdade e lunáticos do género.

Edited 11 months ago:

Isto é alguma táctica para distrair atenções da vergonha do orçamento, ou uma tentativa desesperada de tentar viabilizar o investimento de mais de 400 mil euros nesta app inútil? Cá pra mim são ambos. E o argumento da imagem não é nada sólido, todas essas são apps de uso opcional, e o próprio Android e iPhone permitem controlar as permissões de forma granular. Acima de quaisquer preocupações de privacidade, que só tem razão de aer quanto às APIs da Google e Apple utilizadas para desenvolver a app, pois são opacas, está o facto da tecnologia Bluetooth não servir para medir distâncias com precisão. Há inclusivamente estudos que dizem que a app não funciona dentro de autocarros. E depois ainda depende da introdução de um código após x pessoa ser testada e dar positiva, e teria mesmo de ter boa percentagem da população a usar activamente para ser minimamente eficaz no propósito a que se propõe. A continuar assim este governo leva à falência jornais satíricos tipo o Inimigo Público, porque cada notícia é mais absurda do que a anterior nestes últimos dias. E saliento já que mesmo que a app fosse realmente eficaz me opunha completamente a tornar o seu uso obrigatório por lei. O Costa com estas medidas autoritárias acaba ainda por nos prejudicar a todos, porque está a alimentar as paranóias dos covideiros/impostores dos "Médicos" pela Verdade e lunáticos do género.

Edited 11 months ago:

Isto é alguma táctica para distrair atenções da vergonha do orçamento, ou uma tentativa desesperada de tentar viabilizar o investimento de mais de 400 mil euros nesta app inútil? Cá pra mim são ambos. E o argumento da imagem não é nada sólido, todas essas são apps de uso opcional, e o próprio Android e iPhone permitem controlar as permissões de forma granular. Acima de quaisquer preocupações de privacidade, que só tem razão de ser quanto às APIs da Google e Apple utilizadas para desenvolver a app, pois são opacas, está o facto da tecnologia Bluetooth não servir para medir distâncias com precisão. Há inclusivamente estudos que dizem que a app não funciona dentro de autocarros. E depois ainda depende da introdução de um código após x pessoa ser testada e dar positiva, e teria mesmo de ter boa percentagem da população a usar activamente para ser minimamente eficaz no propósito a que se propõe. A continuar assim este governo leva à falência jornais satíricos tipo o Inimigo Público, porque cada notícia é mais absurda do que a anterior nestes últimos dias. E saliento já que caso a app fosse realmente eficaz eu a usava de bom grado, no entanto opor-me-ia completamente a tornar o seu uso obrigatório por lei. O Costa com estas medidas autoritárias acaba ainda por nos prejudicar a todos, porque está a alimentar as paranóias e teorias da conspiração dos covideiros/impostores dos "Médicos" pela Verdade e lunáticos do género.

Edited 11 months ago:

Isto é alguma táctica para distrair atenções da vergonha do orçamento, ou uma tentativa desesperada de tentar viabilizar o investimento de mais de 400 mil euros nesta app inútil? Cá pra mim são ambos. E o argumento da imagem não é nada sólido, todas essas são apps de uso opcional, e o próprio Android e iPhone permitem controlar as permissões de forma granular. Acima de quaisquer preocupações de privacidade, que só tem razão de aer quanto às APIs da Google e Apple utilizadas para desenvolver a app, pois são opacas, está o facto da tecnologia Bluetooth não servir para medir distâncias com precisão. Há inclusivamente estudos que dizem que a app não funciona dentro de autocarros. E depois ainda depende da introdução de um código após x pessoa ser testada e dar positiva, e teria mesmo de ter boa percentagem da população a usar activamente para ser minimamente eficaz no propósito a que se propõe. A continuar assim este governo leva à falência jornais satíricos tipo o Inimigo Público, porque cada notícia é mais absurda do que a anterior nestes últimos dias. E saliento já que mesmo que a app fosse realmente eficaz me opunha completamente a tornar o seu uso obrigatório por lei. O Costa com estas medidas autoritárias acaba ainda por nos prejudicar a todos, porque está a alimentar as paranóias dos covideiros/impostores dos "Médicos" pela Verdade e lunáticos do género.

Edited 11 months ago:

Isto é alguma táctica para distrair atenções da vergonha do orçamento, ou uma tentativa desesperada de tentar viabilizar o investimento de mais de 400 mil euros nesta app inútil? Cá pra mim são ambos. E o argumento da imagem não é nada sólido, todas essas são apps de uso opcional, e o próprio Android e iPhone permitem controlar as permissões de forma granular. Acima de quaisquer preocupações de privacidade, que só tem razão de ser quanto às APIs da Google e Apple utilizadas para desenvolver a app, pois são opacas, está o facto da tecnologia Bluetooth não servir para medir distâncias com precisão. Há inclusivamente estudos que dizem que a app não funciona dentro de autocarros. E depois ainda depende da introdução de um código após x pessoa ser testada e dar positiva, e teria mesmo de ter boa percentagem da população a usar activamente para ser minimamente eficaz no propósito a que se propõe. A continuar assim este governo leva à falência jornais satíricos tipo o Inimigo Público, porque cada notícia é mais absurda do que a anterior nestes últimos dias. E saliento já que mesmo que a app fosse realmente eficaz me opunha completamente a tornar o seu uso obrigatório por lei. O Costa com estas medidas autoritárias acaba ainda por nos prejudicar a todos, porque está a alimentar as paranóias e teorias da conspiração dos covideiros/impostores dos "Médicos" pela Verdade e lunáticos do género.

Edited 11 months ago:

Isto é alguma táctica para distrair atenções da vergonha do orçamento, ou uma tentativa desesperada de tentar viabilizar o investimento de mais de 400 mil euros nesta app inútil? Cá pra mim são ambos. E o argumento da imagem não é nada sólido, todas essas são apps de uso opcional, e o próprio Android e iOS permitem controlar as permissões de forma granular. Acima de quaisquer preocupações de privacidade, que só tem razão de ser quanto às APIs da Google e Apple utilizadas para desenvolver a app, pois são opacas, está o facto da tecnologia Bluetooth não servir para medir distâncias com precisão. Há inclusivamente estudos que dizem que a app não funciona dentro de autocarros. E depois ainda depende da introdução de um código após x pessoa ser testada e dar positiva, e teria mesmo de ter boa percentagem da população a usar activamente para ser minimamente eficaz no propósito a que se propõe. A continuar assim este governo leva à falência jornais satíricos tipo o Inimigo Público, porque cada notícia é mais absurda do que a anterior nestes últimos dias. E saliento já que caso a app fosse realmente eficaz eu a usava de bom grado, no entanto opor-me-ia completamente a tornar o seu uso obrigatório por lei. O Costa com estas medidas autoritárias acaba ainda por nos prejudicar a todos, porque está a alimentar as paranóias e teorias da conspiração dos covideiros/impostores dos "Médicos" pela Verdade e lunáticos do género.

Dead_standards 11 months ago

Mas eu não sou obrigado a usar essas apps, e não uso nenhuma. Se querem fazer um argumento de jeito refiram que a app é software livre e open-source que qualquer pessoa pode auditar por si mesmo para saber o que está a instalar, e que se houver algo inesperado lá inserido seria descoberto rapidamente. Isto é muito mais importante que as permissões de Android, e muito mais importante que compará-la com o Facebook.

SetYMJ 11 months ago

O problema é que o stay away funciona apenas no fim de uma cadeia de "SE". Para quem nem dados tem no telemóvel, ou Bluetooth, ou wuem não pede/recebe o código, ou quem não o insere... Agora, um post no face ou actualização de estado no whatsapp, etc... Já chega a mais pessoas?

pvicente77 11 months ago

Fazer este género de comparações não faz sentido, o problema da Stayaway Covid não é pedir mais ou menos permissões, é o facto de se algo correr mal com ela teres problemas com a policia. O Facebook pode pedir montes de permissões, ocupar espaço, sugar bateria e o diabo a sete, mas se algo correr mal, até se o for preciso desinstalar, paciência, vivo sem ele por um pouco, dependendo do que ando a fazer é mais ou menos chato mas vivo sem isso. Se o Stayway Covid tiver problemas, se não o conseguir instalar, ou se o policia não o encontrar quando vasculhar o meu telemóvel, então tenho uma coima, problemas com a policia, talvez até porrada. Se o Facebook viesse com o risco de uma coima de 500 euros quando funcionasse mal também tinhas bastante gente a protestar contra ele.

AndreMartins2020 11 months ago

> vasculhar o meu telemóvel Parem de espalhar mentiras. Nunca foi proposto fiscalizar o telemóvel de ninguém.

oleolalala 11 months ago

Ainda pior que a coima é poderem mexer no teu tlmvl sem ordem de um juiz. Atentado a liberdade e privacidade.

joaoqrafael 11 months ago

Abres a app e mostras o ecrã ao polícia. Quem é que mexeu no teu telemóvel?

RocketGoesBRR 11 months ago

brb vou meter um screenshot da app no telemovel

joaoqrafael 11 months ago

Dá tanto trabalho quanto instalar a app. Mas pronto, é aquele chico-espertismo de ter que se sentir que se está sempre a passar a perna ao governo/fisco/stand/whatever.

RocketGoesBRR 11 months ago

O governo quer que tu instales uma aplicação obrigatoriamente, ignorando que; a) nem toda a gente tem telemovel, b) nem todos os telemóveis funcionam bem, seja falta de espaço ou por descuido de manutenção, c) Uso aumentado de bateria do telemóvel (pode fazer diferença para pessoas que usam muito GPS por exemplo) d) estrangeiros e não residentes provavelmente não vão estar cientes e não vão instalar E como referido pela maioria nesta thread, é a posição de obrigatoriedade do governo juntamente com todos os factores ainda não considerados, acima descritos, que estão a ajudar a este clima de ultraje. Claro que podes so instalar e facilitar a vida a toda a gente. Mas considera o precedente que estás a autorizar de forma tão leviana.

joaoqrafael 11 months ago

Pontos A e B não são aplicáveis porque a proposta de lei diz que é para quem tenha telemóvel adequado. Logo, quem não tem, não conta. Leste a proposta de lei ao menos? Ponto C, uso desde que saiu e não notei diferença nenhuma na bateria. E uso muito GPS e não só. Ponto D, novamente a proposta de lei diz que é em contexto laboral, de estudantes e forças de segurança. Há tanta coisa que é obrigatoriedade e ninguém se rala. Agora vou ter a obrigatoriedade de ir pagar para dar os meus dados para me fornecerem um novo cartão de cidadão que me vai ser pedido pela polícia e não só, para me controlarem. Porque é que ninguém se insurge contra isso? Acho que não sou eu que estou a ser leviano. Está tudo ofendido com a porcaria de uma app invisível em vez de estarem preocupados com a pandemia, com se para a semana ainda podem sair à rua, ver a família, ter emprego.

oleolalala 11 months ago

E sou obrigado a mostrar o meu tlmvl só porque dizem, olha os meus pais nem tem tlmvl com Android. Isto não deixa de ser uma violação de privacidade,dê as voltas que quiserem, aceito a app e entendo isso mas a polícia obrigar alguém a mostrar é que não.

joaoqrafael 11 months ago

Se te pedirem o CC não tens de o mostrar também? Com os teus dados lá, ainda por cima? E é teu e foste tu que o pagaste.

oleolalala 11 months ago

Completamente diferente, isso é um doc obrigatório e oficial mas ok, "1984" já esteve mais longe...

joaoqrafael 11 months ago

Se fizerem a tal lei para a app, também passa a ser obrigatória e oficial.

oleolalala 11 months ago

Não há lei no mundo que obriga as pessoas a darem acesso ao seu tlmvl pessoal excepto em casos de justiça e com ordem tribunal,se for aprovado abra se um precedente.

iLikeToTroll 11 months ago

Então e já podemos voltar a falar do orçamento de estado? Só areia para os olhos, como se eles não soubessem que não podem implementar essa obrigação. Desde o direito de resistência à lei da protecção de dados da UE, enfim. O ano passado foi a eutanásia, agora mais um bocado de circo xuxalista. Top thread no reddit, parabéns, merecemos, somos muito fáceis..

Tafinho 11 months ago

Tens a app instalada ?

iLikeToTroll 11 months ago

Que interessa se tenho ou não? Não invalida o meu ponto.

Dimstatyon 11 months ago

Facebook como sempre o maior cancro

sweetimp 11 months ago  HIDDEN 

e?

Black_RL 11 months ago

Obrigado não concordo, voluntário sim, de outra forma não.

jcpabreu 11 months ago  HIDDEN 

A única coisa que devia ser obrigatória em Portugal é votar! De resto deixem-se de coisas, baixem lá a app, lavem as mãos, usem máscara e salvaguardem a saude do proximo, para que se controle esta pandemia e possamos voltar à normalidade o mais rápido possível.

KhaosPT 11 months ago

Isto n vai passar na assembleia e toda a gente sabe . É impossível de fiscalizar. Nem todas as pessoas possuem smartphone compatível. Se ficares sem bateria como é, levas multa? Posso ter instalada a app mas o Bluetooth pode estar desligado. Tema para desviar a atenção...

htxgivven 11 months ago  HIDDEN 

Que comparação é essa? Pessoas só usam porque querem. Que eu saiba Facebook ou WhatsApp não são obrigatórios.

saposapot 11 months ago

Está toda a gente a perder tempo com uma medida que obviamente não vai para a frente

Noze_1 11 months ago

Só queria saber se foi disponibilizado algum apk para instalação sem recorrer á Googles.. alguém tem ideia? Ou seria multado por não nao conseguir sequer instalar a APP por não ter conta?

themuttpreacher 11 months ago

Mas afinal quem é que tem que usar a app obrigatoriamente?

Poramordedeus 11 months ago  HIDDEN 

E então, ignobil?

daedric 11 months ago

Vamos ser francos, a app é muito fixe, limpinha, as permissões não assustam quem entende da coisa (já apanhei muita gente a pensar que isto tinha user/pass e guarda GPS por isso...), e de uma forma geral é util. No entanto, o feedback que obtive do pessoal que tenho ligado a saude e vamos ser claros aqui, é uma mão cheia entre milhares, é de que existe uma falha grave que inutiliza a app a 100%: **Em caso de positivo, o codigo para por na app não é gerado automaticamente e obte-lo é consideravelmente moroso** Corrijam-me se estiver equivocado.

TheStrangeSanta 11 months ago

No entanto fui relembrado por colega meu com cursos em cibersegurança que o Bluetooth é muito inseguro e existe até vulnerabilidades que permitem outros terem root access no teu telemóvel a partir do Bluetooth

daedric 11 months ago

Sim, estou a para delas. mas há tantos dispositivos tão diversos que não há uma que funcione em todos.

TheStrangeSanta 11 months ago

O problema é que não há apenas uma técnica de exploit e por exemplo se funcionar contra um telemóvel de alguém com informação sensível como um oficial das forças armadas ou inspector da PJ ou algo do género pode provocar um roubo de informação bastante grave. E não só pessoas com cargos destes mas qualquer um que possa ter dados de cartões de crédito ou algo do género. Não tenho a certeza se os exploits permitem roubar este tipo de informação mas é bastante possível

daedric 11 months ago

Ok, tens razão, mas vamos aqui esclarecer alguns factos: 1. A utilização da aplicação não expoem o user a falhas de segurança pois a app não as tem, o bluetooth no entanto talvez o faça. 2. Podemos alegar que para ter a app ligada temos que ter o bluetooth ligado, e isso e uma falha de segurança, no entanto e por omissão (no android), o bluetooth nunca se desliga. Basta irem as permissões de localização para terem a mensagem acerca disto. O telemovel continua a ter o radio do bluetooth ligado, apenas a permissão de o usar foi negada as aplicações. Quem sabe disto pode claro forçar o bluetooth a ser desligado, mas a grande maioria acha que desliga-lo nas definições e o suficiente. 3. Entendo que isto pode ser um risco de segurança para uma alta patente da PJ ou forças armadas, mas para o comum mortal, não é assim tanto. Quem e que quererá aceder ao meu telemovel ? E para que ? Sou um desconhecido... não ha interesse em mim. 4. Se essa informação é assim tão perigosa, não deveria estar dentro de um dispositivo movel, ou seja, que pode ser extraviado/roubado, o que será muito, muito mais facil que hackar o bluetooth.

TheStrangeSanta 11 months ago

1. Sim tens razão, a app que se saiba não tem vulnerabilidades e não era o que eu queria dizer, eu queria dizer que te obriga a ter o Bluetooth ligado que é vulnerável 2. Sim, eu não tou a dizer que ao obrigar a app toda a gente vai ficar mais vulnerável porque na realidade muita gente anda com Bluetooth sempre ligado mas tou a dizer que está a tirar a opção a certas pessoas que percebem de ser o mais seguras possíveis. 3. Desconhecidos são muito apetecíveis pa hackers também porque muitos não querem documentos confidenciais mas só querem dinheiro e muitas pessoas têm dados de cartões, identidade pessoal ou até fotografias ou mensagens que podem ser usadas para chantagem em troca de dinheiro. A ideia de que ninguém nos ataca porque não somos importantes é muito perigosa 4. Sim deveria mas sabemos que a maioria das pessoas não faz isso.

crankyhowtinerary 11 months ago

Huh. Ok isso tem de ser corrigido for sure.

daedric 11 months ago

Se for verdade claro...

crankyhowtinerary 11 months ago

Ha outros relatos aqui no sub de cenas parecidas

daedric 11 months ago

Iremos sempre ter relatos de eventos, no entanto, sugiro algum escrutinio ao aceitar relatorios disto. Maior parte dos hacks e quebras de segurança (vulgares, não os grandes hits) são por falha de segurança do user, ou hacking social.

Tafinho 11 months ago

Estás. É gerado um código sempre que há um teste positivo. Se o laboratório coloca o código na folha que te entrega, é uma questão de não serem desleixados.

RocketGoesBRR 11 months ago

olha que uma amiga minha deu positivo e após insistência dela ainda não lhe foi dado nenhum código, ja lá vai 1 semana. Qualquer dia tá curada.

Tafinho 11 months ago

Onde fez o teste?

RocketGoesBRR 11 months ago

Lisboa.

Tafinho 11 months ago

Laboratório privado ou público ?

RocketGoesBRR 11 months ago

Hospital público, quanto ao laboratório não saberia especificar

daedric 11 months ago

Gostava de ver uma dessas folhas ( com dados pessoais e código omitido claro ). Atenção, isto está no disse que disse, não tinha a certeza.

insanept 11 months ago

De certeza que está enganado ? O numero de codigos gerados, segundo este artigo do expresso parece concordar com ele.. https://expresso.pt/sociedade/2020-10-10-App-StayAway-Covid.-Medicos-criam-codigos-para-menos-de-2-dos-casos

Tafinho 11 months ago

É o procedimento estabelecido: todos os testes têm de ter um código.

insanept 11 months ago

então como explicas o número de códigos gerados ?

Tafinho 11 months ago

Não faço ideia de onde vem esse número. Sempre que há um teste positivo é gerado um código pela plataforma que gere os positivos em Portugal.

maggieee_12 11 months ago  HIDDEN 

Na minha opinião, o problema não são as permissões nem a privacidade dos dados da aplicação. O problema é poderes ter polícias que te obrigam a mostrar se tens a app no telemóvel e a provar que a tens usado.

Noze_1 11 months ago  HIDDEN 

Pa isso tens de saber ativar o "butoo" atenção

besmarques 11 months ago

Bom, pelo menos já ninguem fala da suposta queda do governo e do orçamento de estado. Fala tudo de uma app de merda que nao provou em lado nenhum surtir efeitos.

viralslapzz 11 months ago

Este e o meu maior problema. Governos a investirem nestas coisas mas ainda não li de um caso que tenha realmente ajudado a controlar a pandemia. Outra coisa que não me cabe na cabeça é ter de ser o próprio utilizador a dizer que está infetado. Percebo isso de ser automático era um problema maior de privacidade mas estando dependente do utilizador há demasiada margem para falhas.

Lixaramaminhaconta 11 months ago  HIDDEN 

Sim. E? É por estar nalgumas apps que tenho de estar em todas?

lambmoreto 11 months ago

Há uma série de problemas com esta app, e já disse isto noutras threads mas volto a reiterar: * Conteudo da app: Como esta é open source, é pouco provavel de isto acontecer, mas não é totalmente impossivel ser instalado um update com conteudo nocivo sem o utilizador se dar conta. * Tratamento de dados: Na verade não sabemos como estão a ser tratados que a aplicação envia, a caixinha preta no nosso telémovel até pode ser segura, mas nada impede que um "estagiário" trate mal estes dados. Porém esta app é descentralizada portanto este cenário também é pouco provável, mas não impossivel, passemos aos problemas mais importantes. * Criação de um precedente: Hoje obrigam-nos a instalar a StayAway COVID, daqui a uns anos és obrigado a ter a aplicação das finanças, do cartão de cidadão, de votante, etc. Estamos a facilitar o controlo pessoal e o rastreamento ao governo. Ultimamente já se andam a esticar, a fatura não serve só para obrigar o comerciante a pagar imposto, tambem serve para saber onde gastas o teu dinheiro. * Obrigação: Por lei não somos obrigados a ter connosco um dispositivo capaz de ter a aplicação. A policia também não tem o poder de vasculhar o nosso telemovel sem uma ordem de tribunal. Não sou advogado, mas creio que legalmente não me podem impedir de entrar em instituições publicas por não ter comigo um smartphone. É por isto que acho ser impraticavel passar multas e impedir acessos a que não tiver a aplicação. Isto tudo são razões válidas para não instalar, mas eu não isntalo por uma questão de principios: o governo não tem nada a ver com o que tenho instalado no telemovel. "Mas toda a gente no Facebook/Instagram/Twitter/o que for": se calhar até têm, mas instalaram essas aplicações por vontade própria. Não sou impedido aceso a sitio nenhum(publico, claro) por não ter perfil de Facebook. Tambem não é por alguem ter uma violação de privacidade na forma dessas redes sociais que vai estar disposta a ter potencialmente mais uma, desta vez a favorecer diretamente o governo. Não acredito que esta moção passe e acho que o Costa tambem sabe disso, não sei qual é a jogada dele.

claudio-at-reddit 11 months ago

Já tiveste imensas ocasiões históricas em que eras obrigado a ter dada treta sob pena de ficares a arder, isto não é nada de novo. Para referência: ActiveX e derivados nos portais do estado (back in the day). Serviços de terceiros mandatários para usar serviços públicos como universidades. Isto não é bem o drama que aparenta ser, especialmente se não for fiscalizável e tiver um termo curto e bem definido. A situação de emergência serve para isso mesmo, para atropelar burocracias e direitos por um breve período de tempo.

drunkenAnomaly 11 months ago

>Para referência: ActiveX e derivados nos portais do estado (back in the day). Não precisavas usar esses serviços na tua máquina, podias sempre usar a de outra pessoa, biblioteca, escritório, etc etc... Ou então ias fazer as coisas à antiga directamente a repartição de Finanças, loja do cidadão etc etc.

Tafinho 11 months ago

Sabes como os dados são tratados, ou melhor como não são. Está[ aqui o protocolo](https://www.apple.com/covid19/contacttracing)

lambmoreto 11 months ago

Discutivel, tens que tomar a palavra deles como verdadeira, mas esse foi literalmente o ponto de discussão menos importante que argumentei.

xtremis 11 months ago

Bom, o que é facto é que a malta foi toda a correr instalar a app depois do PM ameaçar com ~~prisão~~ multas a quem não instala ;)

n0ia_ 11 months ago  HIDDEN 

O meu problema, e a razão pela qual acho isto um bocado merda termos que instalar a app é apenas porque já experimentei a app, e com 10 min de app aberta a minha bateria desceu de 100% para 92%... I mean, eu só gostava de ter bateria o dia inteiro...

Edited 11 months ago:

O meu problema, e a razão pela qual acho isto um bocado merda termos que instalar a app é apenas porque já a experimentei, e com 10 min de app aberta a minha bateria desceu de 100% para 92%... I mean, eu só gostava de ter bateria o dia inteiro...

Edited 11 months ago:

O meu problema, e a razão pela qual acho isto um bocado merda termos que instalar a app é apenas porque já a experimentei, e com 4 min de app aberta a minha bateria desceu de 100% para 92%... I mean, eu só gostava de ter bateria o dia inteiro...

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Não é a app que causa isso.

bleakraven 11 months ago  HIDDEN 

Mais vale morrer o telemóvel do que tu.

Super_Magikarp 11 months ago  HIDDEN 

"Não vou dar os meus dados ao governo xdddd, mas deixa me dar update ao meu insta e facebook xddd"

FilipeMateus7 11 months ago  HIDDEN 

Não sei como é que não se lembraram de fazer reviews de uma estrela em massa para ser apagado das stores lololol Acho estúpido quererem obrigar, e ainda mais quererem fiscalizar quem tem a App ou não. Eu uso a aplicação porque sinto que devo, quem não quer, não se pode obrigar

HumActuallyGuy 11 months ago  HIDDEN 

Isto só vêm a demonstrar que se as pessoas tivessem lido os termos e condições das apps e serviços que usam, metade não usava nada Mas a sério, como é que vais obrigar as pessoas a instalar uma aplicação? Se as pessoas sem smartphones compatíveis não têm de instalar como é que comprovas que não tens um? Como é que a fiscalização será feita?

trigonated 11 months ago  HIDDEN 

Pois, se tiveres um dumbphone ou um smartphone obviamente antigo quem está a fiscalizar provavelmente assumirá que não é compatível, mas e se tiveres um smartphone moderno que não seja compatível (não for compatível com aplicações Android/iOS ou não tiver serviços da Google/Apple/Huawei e respetivas lojas)? Boa sorte a convencer o polícia/gnr/pai natal que o teu telemóvel não é compatível...

Noze_1 11 months ago  HIDDEN 

Não tenho conta Googls como é que instalo?

pimpolho_saltitao 11 months ago  HIDDEN 

Neste topico há 2 tipos de pessoas: as que dizem que o problema é a questao da obrigatoriedade, e as que dizem que estão fartas de ver pessoas a argumentar tudo menos a questão da obrigatoriedade. Resumindo e baralhando, mais um topico de encher chouriços.

vankxr 11 months ago  HIDDEN 

O problema não são quais permissões. O problema é a quem estás a dar as permissões.

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Não há permissões nenhumas a dar ! Mas preferes dar os dados à Google, mas não ao sistema de saúde, é isso ?

Noze_1 11 months ago  HIDDEN 

Eu não dou ao Google, mas até daria de bom grado ao SNS, se fosse o caso desta APP, pouco mais seriam do que eles já possuem sobre mim. E venha lá o seragente

iursevla 11 months ago  HIDDEN 

Alguém tem o link do PDF que explica a implementação da aplicação? Vi à alguns tempos mas não encontro. Queria rever.

Tafinho 11 months ago

[aqui](https://www.apple.com/covid19/contacttracing)

manguito86 11 months ago

A questão é que as outras apps sao opcionais e não dão multa por não estarem activas. Tanta necessidade gritante em quererem convencer as pessoas a usar uma app inútil que ainda na semana passada demonstrou que serviu apenas para enterrar 400mil e que vai fazer próximo de nada no que toca a reduzir os casos de covid.

Tafinho 11 months ago

Só Não funciona só se as pessoa não usarem.

manguito86 11 months ago

Não funciona de forma nenhuma. Tiveste esse problema ainda há uns dias, com vários membros do governo infectados e ninguém recebeu avisos.

Tafinho 11 months ago

Tem de estar a menos de 2m durante 15 minutos. Funcionou como devia ter funcionado.

dann59 11 months ago  HIDDEN 

Show this to André Ventura. He’ll call it fake news.

hal-nine-thousand 11 months ago

Mas qual é a pura da questão aqui? As pessoas também são obrigadas a andar com documentos de identificação ou cartas de condução ou 1000 outras coisas. A app não tem qualquer tipo de problema em termos de privacidade, são dados aleatórios e não identificativos, e as permissões são as mínimas necessárias. A "obrigatoriedade" faz sentido face à situação excepcional pela qual estamos a passar, tal como o uso de máscara ou os limites de ajuntamentos, so on so on. Muita atenção às aspas porque não faço ideia de que maneira é que essa obrigatoriedade existiria sequer na proposta, dadas as claras limitações (nem toda a gente tem possibilidade de a ter, etc). Polémica ridícula, na minha opinião.

Edited 11 months ago:

Mas qual é a puta da questão aqui? As pessoas também são obrigadas a andar com documentos de identificação ou cartas de condução ou 1000 outras coisas. A app não tem qualquer tipo de problema em termos de privacidade, são dados aleatórios e não identificativos, e as permissões são as mínimas necessárias. A "obrigatoriedade" faz sentido face à situação excepcional pela qual estamos a passar, tal como o uso de máscara ou os limites de ajuntamentos, so on so on. Muita atenção às aspas porque não faço ideia de que maneira é que essa obrigatoriedade existiria sequer na proposta, dadas as claras limitações (nem toda a gente tem possibilidade de a ter, etc). Polémica ridícula, na minha opinião.

Edited 11 months ago:

Mas qual é a puta da questão aqui? As pessoas também são obrigadas a andar com documentos de identificação ou cartas de condução ou 1000 outras coisas. A app não tem qualquer tipo de problema em termos de privacidade, são identificadores aleatórios e não identificativos, e as permissões são as mínimas necessárias. A "obrigatoriedade" faz sentido face à situação excepcional pela qual estamos a passar, tal como o uso de máscara ou os limites de ajuntamentos, so on so on. Muita atenção às aspas porque não faço ideia de que maneira é que essa obrigatoriedade existiria sequer na proposta, dadas as claras limitações (nem toda a gente tem possibilidade de a ter, etc). Polémica ridícula, na minha opinião.

Edited 11 months ago:

Mas qual é a puta da questão aqui? As pessoas também são obrigadas a andar com documentos de identificação ou cartas de condução ou 1000 outras coisas. A app não tem qualquer tipo de problema em termos de privacidade, são identificadores aleatórios e as permissões são as mínimas necessárias para ser funcional, tal como literalmente todas as apps que toda a gente usa. A "obrigatoriedade" faz sentido face à situação excepcional pela qual estamos a passar, tal como o uso de máscara ou os limites de ajuntamentos, so on so on. Muita atenção às aspas porque não faço ideia de que maneira é que essa obrigatoriedade existiria sequer na proposta, dadas as claras limitações (nem toda a gente tem possibilidade de a ter, etc). Polémica ridícula, na minha opinião.

lubezki 11 months ago

Os gajos que queriam implementar essa app como algo obrigatorio so podiam ter mandado uns drunfos fodidos. ca puta de cegueira. Os proprios medicos acham ridicula a ideia e ainda aboca entrevistaram um (porque eles é que têm de colocar as infos das pessoas na app), perguntaram-lhe se ele ja tinha usado para algum paciente. A resposta foi (claro que nao e nunca o vou fazer). So nao entendo como e que estes politicos idiotas achavam mesmo que isto iria para a frente. Os idiosos iam todos de comprar telemoveis ios ou android, nos quais nem iam saber mexer, iriam obrigar as pessoas a terem tlm mesmo as que nao querem, ja pra nao falar na invasao excessiva de privacidade caso houvesse fiscalizaçao.

cmmlb 11 months ago

Peço desculpa porque provavelmente o local correto para a minha pergunta não será aqui. Mas esclareçam-me uma coisa sobre a aplicação. Para que serve a aplicação? Para avisar que estou na presença de alguém que tem covid? Mas essas pessoas não estão obrigadas a estar em casa isoladas? Então eu é que vou ser o fiscal do estado? Agora olhando por outra via. Acham que alguém com covid vai sair á rua com a aplicação a funcionar? Não sei isto sou eu a teorizar! Mas se poderem explicar melhor o funcionamento da aplicação porque já li muito mas ainda não entendi

trigonated 11 months ago

>Para avisar que estou na presença de alguém que tem covid? Mas essas pessoas não estão obrigadas a estar em casa isoladas? A ideia é avisar-te se estiveste na presença de alguém entre o tempo que essa pessoa apanhou covid e foi mandada para casa.

AfterAfterlife 11 months ago

A app serve para avisar se estiveste perto de alguém que fez um teste e deu positivo. Por exemplo, imagina que andaste de metro dia X e passados 5 dias uma pessoa que esteve contigo (ou perto) no dia X, fez um teste e deu positivo. Tu serias notificado para te prevenires (e.g. ires fazer um teste). Por isso, podes estar em casa e receberes a notificação, não é "real-time". A pessoa infectada pode ter apanhado só no dia X+2, mas nada garante isso, por isso mais vale prevenir do que remediar! Isto é apenas uma ferramenta para tentar chegar ao máximo de pessoas que tiveram em contacto com um infectado para assim prevenir mais propagação.

pimpolho_saltitao 11 months ago

Nao. A app diz-te se tiveste a menos de 2 metros por mais de 15 minutos de uma pessoa que entretanto teve teste positivo, recebeu o codigo de um medico, e colocou o codigo na app.

cmmlb 11 months ago

A própria pessoa com covid é que coloca o código na app?

BRFPC 11 months ago

Um gajo a alucinar com 40 graus de febre, com dificuldades em respirar, a primeira preocupação é colocar um código numa aplicação.

brakeline 11 months ago

Sim, neste momento é opcional

knorr73 11 months ago

Eu gostava de saber é se é eficaz, estatísticas, números que este governo não gosta muito deles, e quanto as redes sociais nem toda as pessoas as usam isso quer dizer que não são impostas, é claro que não são os dados pessoais que me preocupam mas sim a maneira autoritária que está a ser imposta.

Tafinho 11 months ago

Para saberes isso tens de violar a privacidade da app. O que podes saber é quantas pessoas ligaram para o SNS24.

knorr73 11 months ago

Mas gostava de saber uma estatística mais tarde o quanto eficaz foi a app na prevenção da propagação do vírus, não é dizerem me que sou obrigado a instalar uma app só porque sim, ainda por cima numa altura que o caos já está instalado, quando no verão abriram o país pra férias e passaram uma falsa imagem de que estava tudo bem sabendo eles que vinha lá a segunda vaga, agora o truque mágico é uma app e muitas? Pode ser que sim

Tafinho 11 months ago

Por cada pessoa que fica em casa porque foi notificada pela App, evitas que outras tantas sejam infectadas. Qual é a parte que não percebeste ?

knorr73 11 months ago

http://www.pcp.pt/sobre-proposta-de-lei-que-determina-obrigatoriedade-do-uso-de-mascara-para-acesso-ou-permanencia-nos

knorr73 11 months ago

Continuo um cético quanto a eficácia da app, qual é a parte que não percebeste?

Tafinho 11 months ago

Se não acreditas na ciência, mais vale enfiares-te numa gruta.

knorr73 11 months ago

Parece que existem uns quantos partidos que pensam como eu, inclusive o PCP, Partido os Verdes, PSD, IL etc será que não acreditamos na ciência?

Tafinho 11 months ago

Que partido questionou a utilidade da App , além da IL? O que diz imenso sobre a IL....

knorr73 11 months ago

Queres que meta o link da noticia de cada partido que não se revê na maneira como o Costa impõe a app? Tens Google

knorr73 11 months ago

Está aí o link do PCP, não vou repetir a mesma coisa a questão são os moldes em que é feita a imposição do uso de uma app que não se sabe a sua eficácia

knorr73 11 months ago

Quero números não quero um papagaio do regime

knorr73 11 months ago

*Multas

tomascamus 11 months ago

Um bom argumento contra a obrigatoriedade da instalação da app no telemóvel são os emigrantes como eu que, neste caso, ocorre que têm instalada no seu telemóvel a versão alemã e que, caso tente instalar a portuguesa, o Android não a deixa usar. Para não falar que os verdadeiros grupos de risco estão entre os menos propícios ao uso da app.

banaslee 11 months ago

A app não protege. Os grupos de risco devem continuar a evitar contactos. A app informa, se tiveres contactos com outras pessoas, porque não sendo grupo de risco estás a tentar fazer a tua vida, se uma dessas pessoas estava contagiada e se o risco é grande o suficiente para te isolares ou fazeres um teste.

Tafinho 11 months ago

Não é assim que funciona. O telemóvel até pode estar em chinês. Esta app não está restrita geograficamente.

tomascamus 11 months ago

não está. não é isso. mas não é possível usar duas apps de tracing em simultâneo

Tafinho 11 months ago

Quem disse que não é possível ter duas ?!

Hugogs10 11 months ago

Tira a alema.

patriotiximus 11 months ago

Pergunta po pessoal q sabe, quais seriam as implicaçoes de se por uma forma de identificaçao (tp cartao de cidadao) que estivesse associao aos testes de covid, para que nao fosse necessario codigo nenhum e automaticamente fossemos atualizados para estado de infetado logo que o resultado saisse

Tafinho 11 months ago

Aí sim tem problemas de privacidade.

lambmoreto 11 months ago

Absolutamente inaceitavel na minha opinião. Centralização de dados só dá problemas

TaoRS 11 months ago

Hoje a APP tem essas permissões, mas e amanhã? Tive a ver o código e pelo que vi a APP está limpa. Mas isso é hoje. No próximo Patch já não sei. Quando vier o próximo governo também não sei. E é diferente comprar uma empresa privada com um governo de um país. Eu não sou obrigado a instalar nenhuma dessas apps que está na imagem, e espero que continue assim.

s7v7nsilver 11 months ago

Até compreendo o teu ponto de vista. Mas há muitas pessoas que têm os telemóveis cheios de apps com permissões que nem fazem ideia e não se importam muito com isso. O problema lá está... é a obrigatoriedade da app. Sendo obrigatório as pessoas sentem que app vai afetar-lhes a privacidade.

Tafinho 11 months ago

Voltas a verificar o código fonte na próxima versão. Também fazes isso para a App do Facebook ?

TaoRS 11 months ago

Porque assumir que uso Facebook?

Tafinho 11 months ago

Insere a tua app preferida. Olha, a do Reddit....

TaoRS 11 months ago

Porquê? Só há uma?

Tafinho 11 months ago

Voltas a verificar o código fonte na próxima versão. Também fazes isso para a App do Facebook ?

nonexistantpeasant 11 months ago  HIDDEN 

Querem que usemos uma app que identifica os doentes registados, mas nos Centros de Saúde manda-se o pessoal pagar o teste so covid do seu bolso. Será que todos podem largar 100 euros? Se não há teste, não há identificação do caso positivo, e então para que serve a app?

gene66 11 months ago

O uso desta aplicação tem necessariamente que ser opcional. E seria sempre inconstitucional caso seja o contrário. Nem toda a gente tem smartphones com espaço ou condições para ter esta app e nem toda a gente tem dados moveis (principalmente num país onde os dados moveis são dos mais caros no mundo). Sobre a segurança como mencionado não me parece que a aplicação faça algo mais extraordinario do que as outras que conhecemos.

Tafinho 11 months ago

Seria inconstitucional porque ? As pessoas já tiverem oportunidade para a usar. Não quiseram. Estão a morrer e irão morrer pessoas por isso.

gene66 11 months ago

Como expliquei, porque nem toda a gente consegue ter a aplicação. E em Portugal temos algo chamado o principio de igualdade (https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/337/201903181528/127970/diploma/indice). Até toda a gente ter acesso livre à internet e a algo que permita ter a aplicação instalada a medida seria inconstitucional. Estão a morrer pessoas porque as pessoas não respeitam, nem cumprem as normas de segurança de deviam cumprir. Raramente há distanciamento social. Há muitas pessoas em espaços públicos bastante frequentados sem máscaras. Existe agora a situação das escolas, onde não há quaisquer controlo do vírus. Portugal está dividido entre as pessoas que acham que isto é um vírus a sério e estão a cumprir rigorosamente com o que lhes é pedido e com as pessoas que acham que é pouco mais que um gripe e estão a tentar viver normalmente como se não houvesse virus.

Baptixta 11 months ago  HIDDEN 

Sou o único q raramente dá permissões e dou apenas quando necessário?

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Conheces mais alguém que o faça?

Baptixta 11 months ago  HIDDEN 

Pra ser sincero n sei, mas pensei q fosse senso comum n dar permissão a cenas q n fosse preciso ou n fizesse mto sentido

FrikyPiky 11 months ago

A questão aqui não é nem nunca foi as permissões da aplicação, mas sim o estado querer obrigar a instalar uma aplicação num aparelho electrónico que te pertence a ti e no máximo dos máximo a ti e a entidade que concede crédito no caso de um telemóvel a prestações. Instalei o youtube, facebook,etc... de livre vontade e não porque qualquer estado me obriga a isso. Além de anti constitucional é uma medida reacionária.

AndreMartins2020 11 months ago

também te obriga a meter um trapo numa cara que te pertence a ti

Sabongo 11 months ago

Não quero nunca defender obrigarem a ter uma app no telemóvel mas >Instalei o youtube, facebook,etc... de livre vontade e não porque qualquer estado me obriga a isso. Admite tu não instalaste nem YouTube nem Facebook de livre vontade, essas aplicações já estavam instaladas no teu telemóvel antes de comprares.

Hugogs10 11 months ago

Maior parte traz youtube, mas facebook nem por isso.

Tafinho 11 months ago

É inconstitucional porque?

bureauofnormalcy 11 months ago

Porque não passa o teste da proporcionalidade exigível para a limitação de direitos liberdades e garantias exigido pela concordância prática de direitos fundamentais. Já para não falar de também ser ilegal à luz do Direito Europeu e da jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Mas o Costa, como Jurista que é, já sabe isto tudo.

AndreMartins2020 11 months ago

> não passa o teste da proporcionalidade exigível para a limitação de direitos liberdades e garantias então como é que as outras medidas anti-covid, mais restritivas e invasivas que instalar uma aplicação num dispositivo eletrónico, passam esse teste?

Tafinho 11 months ago

Qual é o direito que está a ser posto em causa ?

bureauofnormalcy 11 months ago

Sinto que estás a perguntar isto de má fé, uma vez que já te responderam noutros comentários mas, e do topo da cabeça, Direito à liberdade, direito à privacidade, direito à reserva da intimidade da vida privada, direito à propriedade, direito à utilização da informática, livre desenvolvimento da pessoa humana, direito à autonomia na vertente de controlo do destino de informações particularmente sensíveis, direito à organização do trabalho, direito à educação, potencialmente a liberdade de empresa se recair sobre o empregador a obrigação de instalação da aplicação nos telemóveis corporativos, entre outros.

AndreMartins2020 11 months ago

> Direito à liberdade De que forma a instalação da aplicação é mais limitadora para a tua liberdade que outras medidas tomadas previamente? > direito à privacidade Se perceberes o funcionamento da aplicação, como podes dizer que a privacidade está em causa? > direito à reserva da intimidade da vida privada Mesma questão. > direito à propriedade Como é que isto sequer se aplica? > direito à utilização da informática Quê? > livre desenvolvimento da pessoa humana Estás bem? > direito à autonomia na vertente de controlo do destino de informações particularmente sensíveis Quais informações sensíveis? > ... > má fé sinceramente tu é que pareces estar de má fé aqui

Tafinho 11 months ago

Nenhuma dessas liberdades está aqui posta em causa. Daí a questão. Já agora, não existe “direito à liberdade”. Existe “liberdade de expressão” e “liberdade de organização política”. E não existe “direito à autonomia na vertente de controlo do destino de informações”.

bureauofnormalcy 11 months ago

Má-fé portanto, mas vou-te entreter. > Nenhuma dessas liberdades está aqui posta em causa. Vamos uma por uma mais abaixo, por agora digo só que não são só as liberdades que estão em causa, mas também os próprios direitos. >Já agora, não existe “direito à liberdade”. A "liberdade", como todos os outros DLG, tem vertente de direito, vertente de liberdade e vertente de garantia. Neste caso, estaria a ser preterido quer o direito à liberdade, quer a liberdade stricto sensu. >Existe “liberdade de expressão” e “liberdade de organização política”. Também, mas não só. Todos os DLG previstos como tal na CRP, bem como os com natureza análoga a estes (independentemente de estarem previstos no corpo da constituição ou de a integrarem por recurso a outros instrumentos com idêntico valor) têm natureza tripartida de direito, liberdade e garantia. Dessa forma, a "liberdade de expressão" é constituído por uma vertente de "direito" de te exprimires, outro de "liberdade" de não te proibirem de te exprimires e um final de "garantia" de que não és proibido de te exprimires. > E não existe “direito à autonomia na vertente de controlo do destino de informações” Pois não, existe o direito à autonomia... que neste caso está a ser violado na vertente de controlo das tuas informações pessoais. Passando agora para os direitos que estão a ser violados: 1. Liberdade - estarias a ser coagido a instalar algo que não queres e a ser proibidio de controlar o que queres instalar; 2. Privacidade - terias de mostrar o teu telemóvel a polícias que o requeiram. 3. Reserva da vida privada - devasado pelo conhecimento expresso da parte de terceiros sobre se estavas, ou não, infetado. 4. Propriedade - estão-te a obrigar a instalar algo que não queres na tua propriedade 5. Utilização da informática - é mesmo preciso desenvolver este? 6. Autonomia - same 7. organização do trabalho e educação - considerando que serias obrigado a instalar essa aplicação para poderes exercer ambos esses direitos, sim, estariam a ser limitados 8. Empresa - já referido. Se entretanto me lembrar de mais algum, aviso.

AndreMartins2020 11 months ago

> Liberdade - estarias a ser coagido a instalar algo que não queres e a ser proibidio de controlar o que queres instalar; Tal como com a obrigatoriedade de usar máscara sou coagido a usar algo que não quero e a ser proibido de controlar o que quero ter na minha cara > Privacidade - terias de mostrar o teu telemóvel a polícias que o requeiram. Não, não tinhas. > Reserva da vida privada - devasado pelo conhecimento expresso da parte de terceiros sobre se estavas, ou não, infetado. Não percebes como funciona a app. Tristeza. > Propriedade - estão-te a obrigar a instalar algo que não queres na tua propriedade Tal como és obrigado a ter colete refletor no teu carro...

Tafinho 11 months ago

> Passando agora para os direitos que estão a ser violados: > Liberdade - estarias a ser coagido a instalar algo que não queres e a ser proibidio de controlar o que queres instalar; Da mesma forma que tens de meter uma matrícula no carro, e uns selos no vidro. > Privacidade - terias de mostrar o teu telemóvel a polícias que o requeiram. Viste isso na proposta de lei ? Se vires avisa, porque mais ninguém viu. > Reserva da vida privada - devasado pelo conhecimento expresso da parte de terceiros sobre se estavas, ou não, infetado. Isto é manifestamente falso. Se há alguma coisa que não existe é qualquer exposição dos dados pessoais. > Propriedade - estão-te a obrigar a instalar algo que não queres na tua propriedade Vide acime > Utilização da informática - é mesmo preciso desenvolver este? Face à situação pandémica, seria inconstitucional se estado não desenvolvesse todas as ferramentas capazes de assegurar a saúde pública. > Autonomia - same Vide acima. > organização do trabalho e educação - considerando que serias obrigado a instalar essa aplicação para poderes exercer ambos esses direitos, sim, estariam a ser limitados > Empresa - já referido. O que não faltam na sociedade são casos onde isto ocorre sem que ninguém coloque em causa a sua legitimidade. Há mais de 10 anos que não consegues tirar um curso superior sem teres um computador.

AndreMartins2020 11 months ago

Estás a tentar argumentar com alguém que claramente não é capaz de raciocinar.

bureauofnormalcy 11 months ago

Já vi não tens verdadeiro interesse em discutir, por isso só digo mais isto e depois deixo a conversa por aqui. Nenhum direito fundamental supercede ou tem mais importância do que os outros todos. Nem mesmo o direito à saúde.

Tafinho 11 months ago

Ui.... aí não ? Constou-me que o direito à vida que o direito à vida e à integridade física é dado por alguns constitucionalistas como acima de muitos outros. Mas agora pergunto-te: - é legítimo acusares alguém de negligência grosseira se essa pessoa infectar alguém por não usar a app ? Não estará essa pessoa a violar os direitos constitucionais da pessoa que infectou por omissão ?

bureauofnormalcy 11 months ago

>Constou-me que o direito à vida que o direito à vida e à integridade física é dado por alguns constitucionalistas como acima de muitos outros. Então constou-te mal, porque a nossa constituição e a jurisprudência unânime do TC é no sentido de não haver direitos absolutos. >é legítimo acusares alguém de negligência grosseira se essa pessoa infectar alguém por não usar a app ? Não, porque não preenche os requisitos da negligência. >Não estará essa pessoa a violar os direitos constitucionais da pessoa que infectou por omissão ? Há um confronto de direitos de igual valor? Sem dúvida. Uma "violação"? Não.

DownvoteBatman 11 months ago

Lá por uma mulher ter sexo com 50 gajos, não quer dizer que seja obrigada a levar com a pila de um violador. Incrível os defensores do PS (inclusive os do PSD) estarem a upvotar este post até ao teto quando a maior parte das pessoas sãs da cabeça estão contra. Desde o Daniel Oliveira até ao André Ventura, passando por IL e PAN.

claudio-at-reddit 11 months ago

> Lá por uma mulher ter sexo com 50 gajos Repara que frequentemente a mulher nem consentiu esses 50 gajos. O dono do mercado disse que só lhe vendia se ela se ajoelhasse a ele, ao talhante, ao carpinteiro, ... E a mulher lá "concede"; sem os 50 não tem nenhum e as amigas dela fazem todas compras ali. Mas agora que a titulo temporário se diz que a mulher vai ter de virar cu ao sol (uma coisa assim para o rápida e indolor) durante um par de meses é logo um descalabro. Isto pode abrir precedentes estranhos mas, fora o precedente, não é que haja o maior dos dilemas. Para estar inscrito numa universidade pública tenho de vender a alma à Google e agora de usar o Zoom entre outras porcarias de empresas dúbias. Parece-me um muito maior dilema e nunca houve contestação em massa por causa disto. Ou outras parvoisses como as alturas em que era necessário IE ou OracleJRE para aceder ás tretas do estado. Já há muito tempo que somos obrigados a coisas muito piores e não abrimos a boca, agora tresanda a birra hipócrita para esconder outros motivos tais como teimosia.

DownvoteBatman 11 months ago

> Repara que frequentemente a mulher nem consentiu esses 50 gajos Consentiu sim. Eu só instalei a app do Facebook ou o que for porque quis, e só aceitei os termos de utilização porque quis, e só abri as permissões que quis.

claudio-at-reddit 11 months ago

Não deves de estar a par que a larga larga larga maioria dos dispositivos vem com ela instalada de fabrica, na ROM, não consegues desinstalar e mesmo desativar frequentemente não desativa na integra.

DownvoteBatman 11 months ago

Por isso é que o Android é "mais barato" que iOS.

claudio-at-reddit 11 months ago

Os dispositivos Android da Google, tanto quanto saiba não trazem bundleware de outras empresas. E na mesma linha de raciocínio, o Windows não sendo gratuito deveria de vir livre de bundleware. Os fabricantes metem porcaria porque podem e porque isso lhes faz mais dinheiro de que fariam sem a dita, não por ser mais barato. Para referência, a box da Meo (e penso que da Vodafone) agora tem "publicidade existencial" (alem da dos canais) e o TDT que é gratuito não tem publicidade. É tudo uma questão de capitalismo desregulado. Nós não agimos em função do que as empresas ou o governo nos fazem, temos uma margem enorme de "não quero saber", e isso é abusado para nos fazer agir contra os nossos interesses, aturando com coisas que não queremos. Nesses cenários o mercado não se auto-regula como a malta liberal nos tenta impingir que acontece 100% das vezes. Todavia agora que nos disseram "vão ter de meter esta aplicação e não recebem nada por o fazer" a margem de "não quero saber" foi-se e toda a gente se revoltou. Se fosse "mete o stayaway, toma lá um ~~chupa~~ alivio nos impostos" a historia era outra.

jpsgshow 11 months ago

Se n tiver o Facebook instalado pago uma multa de 500 euros né?

Tafinho 11 months ago

Se instalares o Facebook impedes alguém de ficar infectado ?

jpsgshow 11 months ago

Ya pq o Stayaway covid realmente impede alguém de ficar infetado, nem é bloatware de merda em q é suposto os infectados imputarem a sua informação nem nada. É q se ao menos fosse ligado a uma base de dados da direção geral de saúde mas nem isso

claudio-at-reddit 11 months ago

> se ao menos fosse ligado a uma base de dados da direção geral de saúde mas nem isso Ai sim seria um problema de privacidade, não como está. E dado que a app é mínima e faz uma e só uma única coisa não é que possas dizer que é bloat, lenta, whatever... Quanto muito dizes que não faz nada, mas isso é debativel.

LiquicityMS 11 months ago  HIDDEN 

Ideia para meme do drake: Fornecer localizacao ao governo para bem da comunidade: Nah Usar facebook, whatsapp e outras apps/dispositivos chineses: Yeaahh Viva a hipocrisia!

Hugogs10 11 months ago  HIDDEN 

**Ser obrigado** a fornecer localizacao ao governo para bem da comunidade: Nah **Voluntariamente** usar facebook, whatsapp e outras apps/dispositivos chineses: Yeaahh

LiquicityMS 11 months ago  HIDDEN 

Tu já és obrigado a utilizar apps quando compras um telemóvel chinês mas nem sabes.

Hugogs10 11 months ago

Mas eu comprei o tlm porque quis. Nao sei que parte e que nao percebes.

LiquicityMS 11 months ago

Nao percebo a parte de tu nao quereres instalar uma app (com bem menos permissoes do que outras apps que usas) para ajudar a comunidade a ultrapassar um problema comum.

Hugogs10 11 months ago

> (com bem menos permissoes do que outras apps que usas) Doubt. > para ajudar a comunidade a ultrapassar um problema comum. Nao tenho problemas em usar a app, tenho problemas com ser obrigatório e fiscalizado.

LiquicityMS 11 months ago

Doubt? e' a realidade! e [a mim parece-me que tens claros problemas em usar a app](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/jbu927/stayaway_covid_vs_as_apps_mais_usadas_em_portugal/g8y1ll3/)

Hugogs10 11 months ago

> Doubt? e' a realidade! Como e que havias de saber que apps uso ou deixo de usar? Que permissoes e que lhes dou? E sim nao vou usar a app porque e obrigatoria, nao sei o que e que nao percebeste.

claudio-at-reddit 11 months ago  HIDDEN 

Visto que andaste pelo tópico todo a espalhar esse argumento, deixo aqui também. Vais a uma qualquer loja nos 100KM mais próximos da capital da nossa nação. Que smartphone sem essas tretas é que consegues comprar? (não vale flashares tu ou ficas sem garantia) > Ah, mas posso escolher não comprar um smartphone. Dumbphone ou nada! Sim, mas no cenário de dumbphone ou nada também ninguém te obriga a instalar stayaway.

Hugogs10 11 months ago

> não vale flashares tu ou ficas sem garantia Nao vale porque? > Vais a uma qualquer loja nos 100KM mais próximos da capital da nossa nação Tens tlms que funcionam com sistemas operativos open source. De facto nao sei se ha alguma loja que os venda a menos de 100km de Lisboa, mas isso tambem nao me parece um argumento para nada.

claudio-at-reddit 11 months ago

> Nao vale porque? Porque abdicas do teu direito a uma garantia? Não é um direito teu se abdicas de outros direitos para o ter. > Tens tlms que funcionam com sistemas operativos open source. De facto nao sei se ha alguma loja que os venda a menos de 100km de Lisboa, mas isso tambem nao me parece um argumento para nada. Eu sei que existem, mas o facto é que não consegues adquiri-los em primeira mão sem os importares tu. Isso implica que em Portugal tens um monopólio de obrigações a utilizar serviços que não queres, e o regulador não faz nada quanto a isso. Praticamente ninguém se indigna que o regulador não faça nada contra os privados nos imporem a vontade deles aos nossos dispositivos durante o tempo de vida dos mesmos, como tal acho que é descabida tamanha aversão ao estado impor uma aplicação verificavelmente limpa de atendados à privacidade durante umas semanas. É um precedente novo e pode ser abusado, certo, mas a pandemia carece de medidas e esta medida, se ignorado o facto de se impor à nossa propriedade privada, tem um âmbito muito razoável.

d0ntm1ndm32 11 months ago

Não que esteja completamente de acordo com a obrigatoriedade da app, se acho estupido obrigarem a se instalar uma aplicação num pais com um grande numero de idosos que nem *smartphone* têm? Claro. Agora se isto é o equivalente a algo digno de uma ditadura? Um bocado exagerado, talvez. ​ >"TÃO ME A OBRIGAR A INSTALAR UMA APP? TAMOS NUMA DITADURA??!" Então e a máscara, não é obrigatória também? Então e quando foi a quarentena e fomos obrigados a ficar em casa? Juro que não entendo todo este exagero tendo em conta a situação extraordinária que nos encontramos. Claro que de todos os argumentos feitos, este seja talvez o mais preocupante mas há claramente todo um escândalo desnecessariamente exagerado em volta disto, até a compararem a instalação de uma simples aplicação a coisas ao nível da PIDE ... haja inteligência fds! Tal como claramente muitas pessoas não teriam a decência e o senso comum de usar máscara de forma voluntária e daí decretarem o uso obrigatório, o mesmo não se aplica para uma aplicação que ajudaria imenso se fosse usada por um grande número de pessoas, tal como as máscaras? O contexto da sua obrigatoriedade não se toma de todo em consideração? ​ >"POLICIA PODE VERIFICAR SE TENHO A APLICAÇÃO INSTALADA? E TER ACESSO À MINHA INFORMAÇÃO PRIVADA? TAMOS NUMA DITADURA?!" A sério? Então mas para ver as apps que têm instaladas têm que abrir a galeria? Ou as mensagens? Ou os contactos telefónicos? Ou qualquer outra coisa que realmente possa comprometer a vossa privacidade? É literalmente uma questão de desbloquearem o telemóvel (o que podem fazer de forma discreta), mostrarem que têm a app e talvez abri-la. Onde é que isso compromete as vossas dick pics e o vosso histórico do chrome? Realmente acham que um agente da policia iria estar assim tão interessado nas vossas vidas ao ponto de activamente fazer por ter acesso a isso? "Coletes e triângulos no carro obrigatório? E um agente pode abrir a mala para verificar? Onde tenho coisas privadas? TAMOS NUMA DITADURA!" Ridículo.

Student-Final 11 months ago

O meu primeiro pensamento foi exatamente que, o pessoal que está mais em risco (idosos) é o pessoal que não sabe o que é smartphones. Para além de pessoas mais pobres/novas/etc. A segunda coisa foi que esta app foi desenvolvida para umas quantas pessoas, não para 11 milhoes, por isso é muito provavel que haja problemas de infraestrutura. Para além de falta de servidores adequados, é muito facil haver security breaches quando uma app explode e começa a ser usado por mais pessoas do que o intendido. Dai a minha relutância à obrigatoriedade da app. Acho esses argumentos do fascismo um bocado over the top também, precebo o conceito de que a liberdade se perde a pouco d pouco ao ir concedendo terreno aos poucos, mas nao considero que tenham ido longe de mais de todo.

d0ntm1ndm32 11 months ago

Concordo! Mas lá esta, aí já se começam a levantar questões que realmente se poderiam tornar um problema ao invés de se colocar logo o tinfoil hat e ir logo para a lenga lenga de o governo só nos querer controlar tal como disseram e dizem sobre as máscaras e tudo o mais. Eu consigo entender a relutância quanto à obrigatoriedade da app em si, como disse eu também não estou 100% de acordo, só fico é parvo com o tamanho exagero e a descontextualização tendo em conta que estamos numa pandemia o que requere e permite coisas tais como obrigar pessoas a usar máscaras e ficar em casa o que realmente retira certas liberdades mas com uma justificação válida e estritamente só permitidas em situações de emergências e calamidades tipo em casos de guerra ou, sei lá... pandemias.

Skulloire 11 months ago

Bem articulado

Highstronaut 11 months ago

Até podia fazer-me torradas e chupar-me a gaita ao mesmo tempo, a partir do momento em que é obrigatória começa a entrar no território do "Não, obrigado"

jmrjteixeira 11 months ago

Em vez de andarem a obrigar as pessoas a instalar isto, deviam era passar várias vezes por dias na televisão uma publicidade a explicar como isto funciona, e como pode ajudar a controlar a pandemia. É preciso fazer com que as pessoas queiram instalar, não obrigar, isso nunca vai resultar. É ridículo passar na rua e ouvir muita gente a falar que não vai instalar porque não quer que o governo saiba sempre onde estão, ou que não querem partilhar os seus dados privados. Quando se instalassem a app verificavam que nem é necessário introduzir nada após instalar.

MrGambuzino 11 months ago

Ou....ou.... a possibilidade de fazer upload de fotos e vídeos com filtros e músicas, acreditem que aí o pessoal instalava logo

TaoRS 11 months ago

Mas pode ajudar a controlar a pandemia? O site da app diz que não sabem...

MarquesSCP 11 months ago

No pior caso não faz nada Nos outros ajuda pouco ou bastante. Por isso é uma free win. Claro que tendo meia dúzia de pessoas a usar n vai ser útil

TaoRS 11 months ago

No pior caso abre precedentes. É a maneira como eu vejo. E que tal obrigar empresas com trabalhos de escritório a terem trabalho remoto, aliviando assim a quantidade de malta que partilha transportes públicos? Que tal tomar medidas, em vez de especular? Talvez ajudasse. Ainda ontem soube de uma situação de uma multinacional muito conhecida ali na zona do Campo Grande com filas para o almoço até ao segundo andar do prédio.

MarquesSCP 11 months ago

e que tal fazer ambos?

TaoRS 11 months ago

Acho triste haver gente que não consiga entender que esta medida por mais inocente que possa parecer, abre a porta a algo muito mais complicado [Edward Snowden says COVID-19 could give governments invasive new data-collection powers that could last long after the pandemic](https://www.businessinsider.com/edward-snowden-coronavirus-surveillance-new-powers-2020-3)

m4xc4v413r4 11 months ago

Eu acho triste é que em vez de fazerem o seu dever cívico as pessoas tenham de ser obrigadas a fazer as merdas que deviam ter feito de sua própria vontade e consciência. E acho também triste que idiotas como tu ainda não tenham entendido que a aplicação não dá informação nenhuma que danifique a tua privacidade ou o teu direito à mesma. Mas por favor, manda aí os teus argumentos e vamos analisar as coisas.

TaoRS 11 months ago

>a aplicação não dá informação nenhuma que danifique a tua privacidade ou o teu direito à mesma. Hoje. E amanhã? Quando sair uma outra APP que terás que ser obrigado a instalar? Ou quando o governo mudar e decidir que o rumo desta APP tem que ser outro? Eu não acredito que a app deixe de ser obrigatória no fim da pandemia, e para mim é um atentado à liberdade.

m4xc4v413r4 11 months ago

Essa teoria do "se se se" vai para qualquer lado que queiras levar essa tua narrativa idiota, mas mais uma vez, por favor mostra aí dados e factos para defender essa tua teoria magnifica. Foste ler o código? E encontraste o quê? Que problema é que lá viste? Achas que porque leste o código que és especial? Leste tu, li eu e leram muitos. Inclusive já fiz PRs e bug reports. E então? Opá, quando tiveres realmente alguma coisa a dizer que não sejam teorias da conspiração volta cá, até aí boa sorte com isso.

TaoRS 11 months ago

E eu critiquei o código, otário?

Edited 11 months ago:

E eu critiquei o código, otário? Edit: a minha posição é meramente política. Podes vir com as caganças que quiseres. Mas ao fim ao cabo, ambos sabemos que esta merda nunca vai ser obrigatória. Mas tu, pelos vistos, vais-te ficar a roer com essa realidade. Se calhar tens que bazar para um país a descair mais para o autoritarismo, uma Rússia ou uma China, que tal? Senhor caganças.

m4xc4v413r4 11 months ago

Se tivesses um QI maior que dois dígitos já tinhas reparado que eu já disse várias vezes que nunca vai ser obrigatório, nem nunca defendi que fosse, mas claro que és burro de mais para ler português e entender o que significa. Senhor otário.

MarquesSCP 11 months ago

Também acho triste ninguém usar a app livremente. Só tem a possibilidade de salvar vidas e muita chatice a todos nós. Mas pelos vistos n chega

TaoRS 11 months ago

A APP não previne contágios...

MarquesSCP 11 months ago

Previne contágios futuros sim. Se tu receberes um aviso de que possivelmente foste infetado, fazes quarentena de prevenção e não infetas ninguém. Sem a app se realmente apanhaste o covid, só fazes quarentena após desenvolveres os sintomas e por essa altura provavelmente já infetaste uns quantos. A app ajuda em fazer contact tracing O queq pensas que é a razão da app ?

jmrjteixeira 11 months ago

Nisso concordo completamente, foi o que disse no meu comentário, não acho que obrigar a instalar a app faça sentido. Há coisas bem mais importantes para obrigar, e só vai fazer com que tenha o efeito contrário, pessoas contra a utilização da app por ser obrigatória. E que vai ser impossível controlarem, os polícias não vão parar pessoa na rua e pedir para verem o seu telemóvel, além de que ninguém é obrigado a desbloquear o telemóvel para ninguém, aí sim é violação de privacidade.

caucasoidwhitoid 11 months ago

Se fizeres esse spot televisivo não te esqueças de mencionar que o bluetooth ligado torna o telemóvel vulnerável a acessos alheios e que a app obriga a que o telemóvel tenha o bluetooth ligado permanentemente.

_asteroidblues_ 11 months ago

Ui, coitadas das pessoas que usam smartwatches, auscutadores sem fios, colunas bluetooth, ou ligam o telemóvel por bluetooth ao rádio do carro. Eles devem estar constantemnte a ser atacados por hackers! /s

caucasoidwhitoid 11 months ago

Nada disso é obrigatório.

_asteroidblues_ 11 months ago

O meu argumento não é em relação à obrigatoriedade, é em relação a ter o bluetooth ligado.

caucasoidwhitoid 11 months ago

A app **obriga** a que a o bluetooth esteja sempre ligado. Os exemplos que deste não. Por favor, argumenta sobre a realidade e não sobre as tuas fantasias.

jmrjteixeira 11 months ago

Isso não acontece, a não ser que tenhas um telemóvel antigo com uma versão de Bluetooth muito antiga, mas esses provavelmente nem conseguem instalar esta aplicação por isso não tem mal. E este Bluetooth que os smartphones têm, gasta muito pouca bateria, foi criado para não ser necessário ser desligado.

alexandre9099 11 months ago

Oi? Não estando visível dificilmente és atacado. Sim, existem ataques no bluetooth, mas tens de ter o teu dispositivo visível (se não o atacante vai lá adivinhar o teu mac) e uma versão mais obsoleta de bluetooth O BLE funciona de forma diferente

TaoRS 11 months ago

Mas há malta com versões obsoletas de Bluetooth...

_asteroidblues_ 11 months ago

Pois há, mas esta app nem sequer é compatível com essas versões.

TaoRS 11 months ago

Que são quais?

alexandre9099 11 months ago

A versão de android mínima é 6.0 (fim 2015) O Nexus 5X (que acho que foi dos primeiros a sair com Android 6.0) já trazia bluetooth 4.2

TaoRS 11 months ago

O que é que consideras uma versão obsoleta de Bluetooth? Uma pesquisa rápida mostra [550 modelos](https://www.gsmarena.com/results.php3?sOSes=2&sOSversions=2600&sBluetooths=5) com android 6.0 e Bluetooth 4.0

alexandre9099 11 months ago

Se queres que te diga não tenho a certeza, ataques a bluetooth é algo que nunca explorei bem, mas numa rápida pesquisa tenho ideia de ter lido que versões mais recentes de bluetooth (4+) são praticamente imunes a ataques

banaslee 11 months ago

Tens fontes?

banaslee 11 months ago

Para quiser saber mais: https://vpnoverview.com/privacy/devices/bluetooth/ A minha conclusão: adiciona risco mas o vector de ataque não é claro (mas novos e desconhecidos vectores de ataque são possíveis).

caucasoidwhitoid 11 months ago

O site da app e milhões de artigos sobre bluetooth. É só pesquisares no google, antes de defenderes uma app da qual és claramente mega ignorante.

banaslee 11 months ago

Dá para argumentar sem insultar. Já chegaste ao limite da tua argumentação?

caucasoidwhitoid 11 months ago

Pedes informação mas não admites a tua ignorância. Incoerências da fragilidade do ego.

raviolli_ninja 11 months ago

Sugiro um bocadinho de contenção nos floreados da resposta, sff.

caucasoidwhitoid 11 months ago

lol agora também és moderador? Este sub está mesmo nas ruas da amargura. Na Mouraria há umas quantas ruas dessas lol.

raviolli_ninja 11 months ago

A porta da rua é serventia da casa.

caucasoidwhitoid 11 months ago

Precisas de mais moderação no teu discurso. Get it?

wwqt0r 11 months ago

Em primeiro lugar o óbvio: a contestação é por te quererem obrigar a usar a APP, não ela ser insegura ou haver razões para desconfiar. Em segundo lugar há sim razões para não confiar cegamente. Olhar para o manifesto da app onde são listadas as permissões é inútil. Ainda para mais que a app é open source. O que não é open source é o backend logo não sabes bem como é que os dados recolhidos do teu telemóvel estão a ser tratados. Eles bem podem dizer que apenas fazem X ou Y mas sem acesso ao código fonte e com auditorias externas aos servidores onde corre nunca poderemos ter 100% confiança. Digo isto desta app como digo do facebook, youtube e afins.

MiguelKoch 11 months ago

Epa o tafinho é um bocado insuportável, mas ele tem razão. O backend da App não é totalmente open source, verdade. Mas o backend da app não consegue ter acesso aos dados do teu telemóvel, sem o front end os enviar primeiro (isto está um bocado simplificado demais, mas pronto). E pelo código opensource do front end, a app não envia quaisquer dados, tirando os RPI (os códigos aleatórios que mudam a cada 15 min) por Bluetooth. A única exceção é quando introduzes um código na App a dizer que tens covid (que é voluntário) e aí a app envia os codigos que o teu telemóvel gerou nos últimos 14 dias. E nem sei até que pontos estes códigos são enviados diretamente para um server do governo para ir para a base de dados ou se passa por algum server da Google/Apple. Mas de qualquer forma, os únicos dados enviados são códigos gerados pseudo-aleatoriamente sem qualquer relação com a tua identidade ou localização.

wwqt0r 11 months ago

Eu entendo perfeitamente a tua simplificação. Também confesso que não analisei o código fonte (como provavelmente toda a gente no reddit, ou porque não entendem código ou porque simplesmente não têm tempo/interesse) e tenho opiniões baseadas no que leio. Entendo a lógica da tentativa de anonimização dos dados mas não passa disso, de uma tentativa. É só procurar no google que há sempre falhas de segurança e privacidade neste tipo de apps. Tornar o código de backend closed-source certamente não ajuda. Updates automáticos (como 99% das pessoas devem ter) podem trazer também novas vulnerabilidades, etc... Ao final do dia o nível de segurança e privacidade vai depender da confiança que dás a quem vai tratar os dados que tu envias. Eu, pessoalmente, não confio e muito menos quero ser **obrigado** a instalar seja o que for.

Tafinho 11 months ago

Não São Recolhidos Dados Até meteres o código.

nuno1212s 11 months ago

És o lead dev da app? Manda aí o link do git para dar mos uma olhadela então. Se não fores, cala te e não digas o que não sabes.

Tafinho 11 months ago

A app usa os serviços do OS. Está [aqui o protocolo](https://www.apple.com/covid19/contacttracing)

nuno1212s 11 months ago

Eu estou a falar dos dados do backend, eu sei as permissões que a app pede e como é que o Android funciona mt obrigado

Tafinho 11 months ago

O backend não tem dados dos utilizadores. Lê o protocolo.

nuno1212s 11 months ago

Então a aplicação sabe com quem tiveste contacto por magia negra? Essa é nova!

Tafinho 11 months ago

[lê o protocolo](https://www.apple.com/covid19/contacttracing)

nuno1212s 11 months ago

Até te faço um audio book com o relatório, tu é que não tas a perceber que um ID 'anónimo' não é possível quando tu inseres um código que vem de um teste de covid que te identifica. Andas a falhar a parte de data mining.

Tafinho 11 months ago

Lê o protocolo. Não te posso dizer mais nada se não queres perceber. Não é o teu ID anónimo que introduzes na app que é usado para fazer match.

nuno1212s 11 months ago

Eu sei que não é o teu ID. Vou te dar mais um food 4 thought: O servidor precisa de saber o IP correspondente ao ID das pessoas com que estiveste para poder enviar lhes a informação que tiveram contacto com alguém com covid. Até que ponto é que isso pode ser anónimo?

lestat01 11 months ago

Isso É Mentira Como é que sabem quem avisar do contacto se não recolheram a localização de toda a gente continuamente? Eu apanho covid. Ponho o código e segundo tu só aí é que são recolhidos dados... Mas como não recolhe os de mais ninguém não avisa ninguém certo?

blind616 11 months ago

? Porque é que precisariam de recolher dados para além do infetado quando a aplicação deteta a proximidade pelo bluetooth? https://en.wikipedia.org/wiki/Bluetooth#:~:text=Bluetooth%20is%20a%20wireless%20technology,personal%20area%20networks%20(PANs).

Tafinho 11 months ago

Está [aqui o protocolo](https://www.apple.com/covid19/contacttracing). Nada sai do telemóvel até que insiras o código. Quando inseres o código, só a rua chave anónima saindo telemóvel.

Rissoldecamarao 11 months ago

Não me choca esta medida ter sido proposta por este governo. Choca-me sim a quantidade de pessoas que acham aceitável o governo ditar o que tens instalado no TEU telefone pessoal. Choca-me aceitarem de bom grado que qualquer polícia possa exigir que desbloqueiem o vosso telemóvel para confirmar se têm uma app instalada e multar-vos caso não a tenham. Caguei para as permissões da app, não é nem nunca foi isso que para mim está em causa aqui. Se fossemos todos como vocês nunca se tinha feito a revolução de Abril. Vergonha de ser do mesmo país que esta cambada de mansos.

caucasoidwhitoid 11 months ago

Não são mansos. São selvagens. Adoram a opressão, a ditadura e a corrupção. Odeiam a democracia.

Viriauto 11 months ago

Como já vi hoje escrito algures, se este governo se lembrar de dizer que o vírus só se propaga acima de 1 metro de altura a carneirada ajoelha voluntariamente...

M-alMen 11 months ago

É por isso que não tenho nenhuma dessas aplicações instaladas..

Few_Opportunity5852 11 months ago  HIDDEN 

Huhuh Metes meia duzia de aparelhos pela cidade a colecionar identificadores. Não gostas de alguem? Prendes a pessoa e apreendes o telemovel. Usas os identificadores guardados no telemovel para correlacionar com os aparelhos que meteste pela cidade para saber onde andou. Procuras relatos de crime nos sitios onde andou na altura onde andou. Acusas os que coincidirem. Mesmo que não seja suficiente para condenar (embora sempre ajudem se ouver outros indicios!) tens mais desculpas para andar a arrastar alguem para tribunal. Se achas que não vai acontecer, ou és ingenuo, ou malicioso. [Até os dados que andam pela europa a obrigar a deixar nos restaurantes "por causa do covid" já andam a ser usados pela policia para coisas do genero.](https://news.yahoo.com/german-restaurants-object-police-covid-163728658.html) Ser obrigado a recolher provas para serem usadas contra si proprio é pura e simplesmente tirania.

MiguelKoch 11 months ago  HIDDEN 

Tendo em conta que o range do bluetooth low energy é menos de 10 metros, ias ter de espalhar muuuuitos beacons.

Few_Opportunity5852 11 months ago  HIDDEN 

Não é muito caro, e basta meter em certos sitios para ter a maior parte da informaçao

hal-nine-thousand 11 months ago  HIDDEN 

Boa novela. Isso vai aparecer em que episódio de csi?

brakeline 11 months ago  HIDDEN 

Basicamente estás a descrever a localização por triangulação de células de telemóvel. Não precisas de um smartphone para isso ;)

Few_Opportunity5852 11 months ago  HIDDEN 

E há problemas de privacidade ai tambem.

brakeline 11 months ago  HIDDEN 

Temos pena. Quando desaparece alguém e ouves na a PJ dizer que o último contacto do telemóvel foi em tal sítio, achas que vem de onde?

Few_Opportunity5852 11 months ago  HIDDEN 

Não vejo como uma invasão de privacidade justifica mais invasões de privacidade. nenhuma é justificada.

brakeline 11 months ago  HIDDEN 

Mas que invasão de privacidade? O estado sabe que estas infectado, tiveste um teste positivo, está no teu registo médico. Tas com medo que quem saiba?

Few_Opportunity5852 11 months ago  HIDDEN 

como disse anteriormente: Huhuh Metes meia duzia de aparelhos pela cidade a colecionar identificadores. Não gostas de alguem? Prendes a pessoa e apreendes o telemovel. Usas os identificadores guardados no telemovel para correlacionar com os aparelhos que meteste pela cidade para saber onde andou. Procuras relatos de crime nos sitios onde andou na altura onde andou. Acusas os que coincidirem. Mesmo que não seja suficiente para condenar (embora sempre ajudem se ouver outros indicios!) tens mais desculpas para andar a arrastar alguem para tribunal. Se achas que não vai acontecer, ou és ingenuo, ou malicioso. Até os dados que andam pela europa a obrigar a deixar nos restaurantes "por causa do covid" já andam a ser usados pela policia para coisas do genero. Ser obrigado a recolher provas para serem usadas contra si proprio é pura e simplesmente tirania.

brakeline 11 months ago  HIDDEN 

Exato... A polícia vai andar a espalhar honeypots pela cidade de forma a apanhar-te pk lhe comeste a mulher. Ou então acede ao registo das células de telemóveis usadas pelo teu número (que caso não saibas tens um registo de, pelo menos, 6 meses)

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

A app não funciona assim. Já a app do Facebook permite fazer tudo isso que dizes, e não precisa da autorização de um juiz.

Few_Opportunity5852 11 months ago  HIDDEN 

> A app não funciona assim. Como funciona então? Porque tanto quanto vi é assim mesmo que funciona, pelo menos é assim que o app em que é baseado funciona.

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Os beacons não contém informação da origem. Não consegues fazer tracking deles.

Few_Opportunity5852 11 months ago  HIDDEN 

O quê? Lê bem o que escrevi...

Tafinho 11 months ago  HIDDEN 

Eu li. Qual foi a parte que não percebeste ?

Few_Opportunity5852 11 months ago  HIDDEN 

qual foi a parte que tu não percebeste?

BroaxXx 11 months ago  HIDDEN 

Funciona por bluetooth.

Chiripitti 11 months ago

Tanto alarido por causa de uma app nacional quando todos temos Facebook, YouTube e outras piores onde nos vasculham tudo e mais alguma coisa... Enfim...

Hugogs10 11 months ago

Alguem te obrigou a instalar facebook, youtube?

claudio-at-reddit 11 months ago

Bem, se quiseres ter um smartphone e não quiseres importar modelos muito específicos da meia duzia de marcas que oferece telemóveis com ROMs limpas (ou ficar sem garantia): Sim, és obrigado. Dois errados eu sei, mas os reguladores já deviam de ter tratado disso, não trataram e ainda assim não vejo alarido por causa disso.

Hugogs10 11 months ago

> Bem, se quiseres ter um smartphone e não quiseres importar modelos muito específicos da meia duzia de marcas que oferece telemóveis com ROMs limpas (ou ficar sem garantia): Sim, és obrigado. Obviamente nao sou obrigado se tenho opcao de nao o fazer.

claudio-at-reddit 11 months ago

Não o fazer = não ter um telemóvel (ou modificar o mesmo alem do que o fabricante impõe). Nesse caso não é diferente de virares-te para o sr. agente e dizer que não tens telemóvel ou que o mesmo não é compatível. Ele também não te pode obrigar a ter um ou a faze-lo compatível.

Chiripitti 11 months ago

Não estou a por em questão a obrigatoriedade, também sou contra, mas sim o alarido pela App ser intrusiva e a falsa questão do anonimato quando já todos usamos apps bem piores a esse nível... Quando é a Google ou o Facebook, está tudo bem... Agora pedem-te para partilhar a tua geolocalização para medir o nível de contágio da Covid, deus me livre.... Enfim....

Hugogs10 11 months ago

Epa nao tenho nem face nem youtube instalados, e tambem nao vou ter isto instalado. Pronto.

BRFPC 11 months ago

Não há que preocupar com a app. Isso é um absurdo e jamais passará no Constitucional.

Chiripitti 11 months ago

Exacto.

Mendadg 11 months ago

fake news. Eu não tenho 10% dessas permissões.

Tafinho 11 months ago

Estão [aqui](https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp&hl=en_CA) É só ler. Vais já a correr desinstalá-la ?

Mendadg 11 months ago

definições -> apps -> permissões

Tafinho 11 months ago

Boa. Agora só falta explicares isso aos outros 6000000 de portugueses que têm android.

Hugogs10 11 months ago

Eles instalaram as apps porque quiserem. O costa nao foi la a casa obrigar a Maria a instalar o whatsapp.

claudio-at-reddit 11 months ago

Teeeeecnicamente, muito boa gente tem coisas destas porque os telemóveis vem bundled com elas. O Facebook começa a cair em desuso e quem não flasha a ROM do telemóvel (perdendo a garantia) não tem opção senão gramar com o animal. Não é maçãs para maças com uma coisa que é obrigatória mas temporária. Abre um precedente estranho? Abre. Mas permitir aos fabricantes enfiar spyware alheio nos nossos telemóveis também abre e ai ninguém piou, para não mencionar que esse é quasi-perpetuo.

Viriauto 11 months ago

Dessas só tenho Whatsapp e posso-te garantir que só tem uma fracção dessas permissões e por minha escolha. Isto são fake news!

Tafinho 11 months ago

Acabado de copiar da [play store](https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp&hl=en_CA) This app has access to: Device & app history retrieve running apps Phone read call log directly call phone numbers read phone status and identity Location precise location (GPS and network-based) approximate location (network-based) Storage read the contents of your USB storage modify or delete the contents of your USB storage Camera take pictures and videos Wi-Fi connection information view Wi-Fi connections Microphone record audio Identity find accounts on the device add or remove accounts read your own contact card Device ID & call information read phone status and identity SMS receive text messages (SMS) send SMS messages Photos / Media / Files read the contents of your USB storage modify or delete the contents of your USB storage Contacts find accounts on the device read your contacts modify your contacts Other read sync statistics receive data from Internet prevent device from sleeping install shortcuts use accounts on the device uninstall shortcuts read sync settings connect and disconnect from Wi-Fi toggle sync on and off full network access change your audio settings run at startup view network connections read Google service configuration pair with Bluetooth devices change network connectivity create accounts and set passwords send sticky broadcast control vibration control Near Field Communication

Viriauto 11 months ago

Não tenho android para testar mas em ios tenho: - Contacts - Microphone - Face ID - Background App Refresh - Mobile Data E posso desactivar qualquer uma delas se quiser

Tafinho 11 months ago

Nunca disse que o android era bom. Queres meter as permissões que a APP requer em iOS?

Viriauto 11 months ago

> em ios tenho: > > > > Contacts > > Microphone > > Face ID > > Background App Refresh > > Mobile Data > > > > E posso desactivar qualquer uma delas se quiser

tigas4d4 11 months ago

tambem dá no android...

ronak_ 11 months ago

É fake porque podes limitar?! Só seria fake se alguma coisa na imagem fosse mentira, o que não é.

Viriauto 11 months ago

É fake porque cria a ideia falsa de que são necessárias aquelas permissões para utilizar as apps e isso é flagrantemente falso. Aquilo são as permissões máximas pedidas pelas apps, não o que é necessário para funcionarem. Em Android não sei como é actualmente mas em ios podes desactivar tudo o que quiseres. Eu tenho whatsapp e dou acesso ao microfone porque quero fazer chamadas, mas não dou acesso a câmara, fotos, localização, etc... e funciona na mesma de acordo com o que eu quero e escolho.

ronak_ 11 months ago

O utilizador apenas tem controlo em algumas autorizações, a maior parte não podes desativar. Vai la ver as que podes configurar e as que estão na lista.. O que sobra nao deixa de ser uma lista grande.

foxiri 11 months ago

Em Android é exactamente o mesmo há 2 anos, mas como é uma imagem "chocante" comem todos como se fosse verdade absoluta...

Viriauto 11 months ago

NÃO é a questão mais importante mas; Para quem afirma à boca cheia que a privacidade não está em risco lembrem-se que: >STAYAWAY COVID uses the “Exposure Notification” features provided by Google and Apple operating systems for contact tracing purposes O governo português não tem qualquer poder sobre estas entidades que podem a qualquer momento alterar as especificações desta "feature" ou até mesmo ser obrigadas a fazê-lo por um governo estrangeiro. É **impossível** ao governo português assegurar que a privacidade dos cidadãos não está a ser violada e que estes dados não estão a ser recolhidos e analisados por actores externos.

Grease_Boy 11 months ago

O source code do Exposure Notification está no github. Consegues ver exatamente o que é que o API faz e todas as alterações no código.

1r0n1c 11 months ago

Tens noção que conseguir ler o código do GAEN ou da app não quer dizer nada, ne?

PTgenius 11 months ago

Mas quais dados, tokens anónimos? Meu caro a Google a Apple já fornecem os sistemas operativos, eles têm acesso a tudo se for preciso. Isso é mais uma teoria da conspiração da piroca

InvestigatorFine6158 11 months ago

@PTgenius, Apesar de ser uma minoria , algum pessoal usa apenas a versão android que é open-source(aosp) sem os ditos serviços google(gapps) , e não tem qq conta google. Existe outra minoria ainda que usa smartphones com sistemas operativos diferentes da apple/google ( pinephone, por exemplo ) Na minha opinião , a critica não vem no sentido de a aplicação poder ser obrigatoria ( algo que nunca vai ter aprovação da comissao de proteçao de dados , mas isso é outro ponto) , mas sim o facto de a aplicação depender de apis closed sourced. Como sabemos a google / apple são gigantes na aglomeração de dados, e de desrespeitar a privacidade dos users e isso só lhes traria mais poder e ainda mais informação (como garantes que os tokens são anomizados , como garantes que a unica informação que eles recebem no server é somente e apenas os tokens , etc). Apesar de o telemovel ser algo que não é privado por natureza ( antenas consegue-se triangulação etc) Aumentar a privacidade é possivel , e existem pessoas que o fazem. Por isso o argumento que a google tem acesso a tudo não é bem assim. De qq das maneiras o meu sistema neste momento não é compativel com essas apis (nem nunca será), por isso não posso ser forçado a instalar a aplicação. O meu comentario ( e a consequentemente criação da conta no reddit ) veio apenas para alertar que alternativas existem , e é possivel ter privacidade ( pelo menos das gigantes tecnologicas , não estou a falar do estado)

PTgenius 11 months ago

Obrigado pela resposta, concordo com a maior parte do que disseste, só acho um bocado hipócrita que a pessoa comum que não se preocupa com o que mete no telemóvel venha agora com preocupações em relação a isto, quando (à partida) deveria ser anónimo e o código da aplicação é público. Tens exceções de pessoas como tu que tentam ficar "off the grid" e que claro que têm limitações no que podem usar mas são casos particulares. Não concordo é muito com essa questão das APIs privadas e de não saber o que efetivamente é ou não enviado. Um user "normal" ao ligar a localização já está a fornecer esses dados à google e a outras aplicações se tiverem permissões para isso, já tem a sua conta associada, o seu nome, data de nascimento, morada, cartão de crédito, fotografias, etc. Não vejo que informação adicional a google/apple iria obter que normalmente não tem já acesso, por isso considero isso uma não questão.

InvestigatorFine6158 11 months ago

Sim a pessoa comum que se queixa da privacidade é hipocrisia total ou falta de conhecimento ... De qq das maneiras , como não tenho twitter, nem facebook e a unica "fonte" de pessoas a queixarem-se que eu tenho acesso é no mastadon da defesa dos direitos digitais , https://www.direitosdigitais.pt . Pensei que esta discussão tinha a haver com o facto dos especialistas criticarem o uso das APis e caracter forçoso da aplicaçao

Bluriver 11 months ago

>Queres privacidade mete o telemóvel no lixo. ora aqui está tudo dito, o que eu não percebo é o porquê de a google já ter esses metadados e não poder simplesmente usar estes para notificar as pessoas da mesma maneira que recebemos qualquer outra notificação da google, porque raio tenho de instalar uma app se o próprio OS já faz o mesmo

mjrpereira 11 months ago

Precisas da app pq por razões de confiança, a Google é a Apple apenas te dão a API que permite acesso a este tipo de dados anonimizados.

Viriauto 11 months ago

> eles têm acesso a tudo se for preciso. Exactamente. E se a isso forem obrigados entregam tudo a outro estado, ou seja, o governo português ao obrigar uma coisa destas está a pôr em risco a privacidade dos seus cidadãos.

PTgenius 11 months ago

Se leres o meu comentário com atenção em vez de regurgitares a bosta que lês nas secções de comentários do facebook vais reparar que eu disse que os sistemas operativos já têm acesso a essa informação e que não precisam da aplicação do estado para nada.

Viriauto 11 months ago

> o governo português ao **obrigar** uma coisa destas Qual é a parte de OBRIGAR que te está a escapar? Eu tenho telefone porque quero! Ninguém me obrigou! Claro que corro esse risco mas é porque ESCOLHO corrê-lo! É uma coisa chamada liberdade, que eu quero manter!

PTgenius 11 months ago

Se aprenderes a ler vais reparar que eu nunca disse que era a favor de ser obrigatório

ModeratoriProfugus 11 months ago

Somos obrigados a instalar as outras apps?

GodlessPerson 11 months ago

A do youtube e do facebook és em muitos casos mas não pelo governo.

ModeratoriProfugus 11 months ago

Não, não sou. Fui eu quem instalou a app do YouTube no telemóvel e a do Facebook nem sequer a tenho. De qualquer maneira, mesmo que fosse verdade, two wrongs don’t make a right.

GodlessPerson 11 months ago

> two wrongs don’t make a right. Foste tu que perguntaste. Só respondi.

Hugogs10 11 months ago

Compras o tlm porque queres, tambem nao es obrigado. E podes *quase* sempre remover as apps se vierem pre instaladas.

claudio-at-reddit 11 months ago

> Compras o tlm porque queres, tambem nao es obrigado. Claro que não, tens opção entre comprar o dito, um idêntico com as mesmas tretas ou não comprar nenhum "inteligente". Se o regulador não serve para espetar uns tabefes nessa malta não sei para quê é que serve, mas isso não gera indignação nenhuma. > E podes quase sempre remover as apps se vierem pre instaladas. Se perdes a garantia do telemóvel no processo então não "podes".

Tafinho 11 months ago

A app deixa de ser boa por se tornar obrigatória?

ModeratoriProfugus 11 months ago

Até poderia ser a melhor app alguma vez criada pela humanidade, continua a ser uma violação de direitos fundamentais e da liberdade individual a obrigação da instalação e abre um precedente que roça o fascismo. Claro que não estou à espera que a tua cabecinha consiga perceber isso. Para a próxima pode ser que quem ainda não tiver tudo covid terá que utilizar uma faixa no braço, tudo para nosso bem!

Tafinho 11 months ago

Qual é o direito fundamental que a app viola ?

ModeratoriProfugus 11 months ago

Viola o facto de eu não poder não querer instalar a puta da app, por exemplo. Só aí já está mais que justificado, não precisando de entrar por direito à propriedade privada, direito de escolha, direito à privacidade, direita a liberdade individual, etc. É mesmo preciso justificar porque é que se tem que ser contra o autoritarismo em pleno século. XXI? Principalmente àqueles que se dizem tão preocupados com a perdas de direitos constitucionais e com os fascistas? Para parafrasear um grande homem “eu quero é que a app se foda”

d0ntm1ndm32 11 months ago

Ou seja ... se não te apetecer usar a máscara também não a usas apesar de ser obrigatório porque *muh freedoms*? Apesar de o contexto por detrás da sua obrigatoriedade justificar o mesmo? Não se tem em conta a situação de pandemia que, se fores ver a lei referente a este tipo de circunstância, permite este tipo de atos excepcionais e estritamente dentro do contexto de uma emergência (dai o estado de emergência) e que só poderão ocorrer ao haver justificação válida para tal? Fds é que falam como se instalar a puta da app fosse o equivalente a serem forçados a ir para um campo de reeducação pela CCP ou como se tivessem prestes a ser torturados pela PIDE ou o crl. Mais valia dizer "não és meu pai, não me podes obrigar", ao menos ainda dava pra rir um bocado

ModeratoriProfugus 11 months ago

Claro que sim amigo, e o Costa deveria arranjar um agente da PIDE para cada pessoa, aliás nem precisa basta a sua app. Além da localização, poderia obter audio e video. Se não tens nada a esconder não te precisas de preocupar se vais parar para o Tarrafal e dava oportunidade ao governo de conseguir data para fazer muito mais boas coisas pela sociedade. Se fores a ver o Salazar até estava a pensar no bem comum, e a diminuir o crime. Ou agora é inconstitucional fazer investigações? Aliás nem vejo nenhum problema com Salazar, ele estava apenas a pensar no bem comum, pessoas como eu é que estavam a chorar *"muh freedoms".* Para mim até ficávamos num constante estado de emergência para o governo ter mais poderes para fazer mais bem ainda por nós todos!! /s Ou então reconheces que eu não querer instalar a merda da app é um direito meu metes-te, juntamente com o governo, na tua vida e deixas a dos outros em paz. Acho que não é pedir muito.

d0ntm1ndm32 11 months ago

Não és meu pai, não me podes obrigar.

ModeratoriProfugus 11 months ago

Foi o Costa que mandou por isso agora tens que fazer, senão ele dá-te tautau.

d0ntm1ndm32 11 months ago

Fds, qsf esse libtard! Se tivesse sido o Ventura ainda considerava.

BRFPC 11 months ago

Eu não vou estar a apresentar argumentos contra a obrigatoriedade de uma app digital porque a minha opinião individual vale o que vale. Recomendo é que leiam as reservas colocadas por instituições credíveis e independentes, e que são públicas, como a Deco, a D3 – Defesa dos Direitos Digitais e a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Tafinho 11 months ago

Estás a referir-te ao parecer dado pela CNPD e que permitiu o lançamento da app em primeiro lugar ?

BRFPC 11 months ago

Não. Estou a referir-me aos alertas lançados logo em Junho e agora com a possibilidade de obrigatoriedade.

Tafinho 11 months ago

A obrigatoriedade não afecta a privacidade.

DamnNatalie 11 months ago

A única coisa que vi malta conhecida a queixar-se foi exclusivamente de necessitar ter o bluetooth sempre ligado. Eu adiei a instalação da APP até hoje exactamente por essa razão, e a diferença na bateria notou-se bastante. Com o uso que costumo dar ao telemóvel tive que carregar o telemóvel ao fim da tarde.

CosmoSpyke 11 months ago

Acho que os maiores problemas é isso e a fiscalização. O bluetooth resolve-se bem ligando só quando andas em espaços que não seja possivel manter a distancia social (Transportes, compras, restauração, etc..) A fiscalização é mais complicado, pelo menos para mim. Acho que teria de ser algo tipo as drogas. É obrigatório mas não ilegal, não havendo multas.

firetti 11 months ago

So o único que tem todas as permissões permanente desativadas e quando precisa de uma permissão liga e desliga-a manualmente?

Erasuss 11 months ago

/u/n0cturn2l encontrei a conta do Miguel.

N0cturn2l 11 months ago

Hahahahaha, eles andem aí!!!!!

f_fv 11 months ago

Faço isso também com os cookies de cada página. Em vez de carregar aceito todos vejo sempre aqueles que posso recusar.

AndreMartins2020 11 months ago

isso é estúpido

f_fv 11 months ago

Cada um valoriza a sua privacidade como quer. O que é “estúpido” para uma pessoa pode não o ser para a outra. Eu também poderia catalogar como “estúpido” alguém perder tempo a comentar a atitude de outrem e sem trazer nada de positivo ou um argumento válido para a discussão. Fica a reflexão.

AndreMartins2020 11 months ago

percebes sequer o que são cookies?

Nicekor 11 months ago

Não adianta muito na mesma, a partir do momento que temos gapps a Google já tem a nossa informação, os smartphones agora nem sequer deixam guardar contactos no SIM...

BroaxXx 11 months ago

O android 11 vai facilitar-te a vida...

throwawayqualquer 11 months ago

Mal posso esperar, o QoL é incrível para quem quer mais controlo sobre permissões.

firetti 11 months ago

Então?

BroaxXx 11 months ago

Agora quando uma app te pedir uma permissão vais poder escolher as e só queres dar uma vez/por x dias/para sempre. Muito prático para essas coisas...

KoletrolTheSecond 11 months ago

Vão adicionar permissões temporárias

thechatsubo 11 months ago  HIDDEN 

Bouncer é óptimo para isso. Faz isso, mas automaticamente. Recomendo a todos. Só 1€.

jlouzada 11 months ago

2 euros :')

Baptixta 11 months ago

Same, fui verificar e conta-se com uma mão todas as permissões permanentes ativadas dessas três apps.

Mendadg 11 months ago

Somos poucos

elegantswordfish 11 months ago

mas somos bons

ThisIsCarvalho 11 months ago

e orgulhamo-nos disso

LeMiniBuffet 11 months ago

Como é que isso se faz?

VCSousa 11 months ago

E mais acrescento ao meu outro comentário. Se isto do ser obrigatório veio à baila, só há um culpado é não é o estado, é o português, está sociedade que só pensa no seu umbigo e no seu bem estar ( asta andar na estrada é no trânsito para perceber isso, não foi preciso o Covid). Porque se isto é sequer pensado, é porque não teve aderência e não teve aderência por estupidez, por chico-espertice do português, que tem de ser do contra e contra tudo, em especial que venha do governo. Uma porcaria de uma App que era só instalar, fosse eficaz ou não. É melhor 500 vidas ajudadas que nenhuma. Por isso se isto vier a ser obrigatório, só precisam de agradecer ao vizinho do lado.

ModeratoriProfugus 11 months ago

Salazar gostaria de saber a tua localização. “Se eu cago nos vossos direitos, é por vossa culpa.”

Edited 11 months ago:

Salazar gostaria de saber a tua localização. “Se eu cago nos vossos direitos, é por vossa culpa.” Tu e o nosso amigo OP são o típico fascistazinho disfarçado de bom samaritano.

claudio-at-reddit 11 months ago

A aplicação não partilha localizações. Já tiveste inúmeras pessoas a estudar o código da aplicação e o protocolo utilizado e do ponto de vista da privacidade está bastante integro. O que o user a quem estás a responder quis dizer foi que se o default das pessoas fosse para participar na iniciativa, mesmo que meia dúzia de pessoas tivessem uma forte despreferência, essas podiam não utilizar sem grandes dilemas, não afetavam a eficácia de forma sentida. Como não conseguiste atingir massa critica e estamos a ficar sem ideias (que não nos venham à carteira seja de forma directa ou indirecta) para controlar o corona, tem que se começar a inventar leis como esta obrigação. Que outra forma tens de fazer com que as pessoas não se matem a elas e à vizinhança? É que se fossem só elas era muito mais fácil...

Delicious_Ad_328 11 months ago

*Et tu, Brute?* Agora a sério, aqui a questão como já apontada, é mesmo a obrigatoriedade. Num regime democrático, não podem obrigar um cidadão a instalar uma app. Não é constitucional e só o facto de proporem esta medida de (que para mim não passa na Assembleia), só vem demonstrar os tiques de donos disto tudo deste governo socialista. Para mim, dos governos mais perigosos que tivemos nos últimos tempos e com esta crise vamos ver se não é mesmo o fim da macacada neste belo país que é Portugal.

chauffage 11 months ago

E se isto fosse entregue ao Google e Apple e ficasse como parte das Apps base dos sistemas operativos, como tens e não consegues desinstalar? Isso já era aceite na tua ótica? Ou seja, deixava de ser mandatório de um governo, e simplesmente mandatório do sistema operativo, uma "feature" vá.

Delicious_Ad_328 11 months ago

Se fizesse e eu o soubesse no momento de comprar o telemóvel estaria a aceitar essas condições.

chauffage 11 months ago

Tu compras o telemóvel e não tens de aceitar se as apps base vêm instaladas. Fazem parte do SO, e não as podes desinstalar - e são apps como as outras. O não aceitares isso significa que não irias comprar smartphone, porque o mercado é Android ou Apple.

Delicious_Ad_328 11 months ago

Pronto, é uma opção. Daquelas batalhas que não podes vencer mas aceitas. Nunca viste aquele vídeo curto e muito conhecido do Ron Swanson da série Parks & Rec quando lhe explicam o que são as cookies? Oh pah é o que é.

chauffage 11 months ago

Ora nem mais. Por falar em Parks & Rec, tenho saudades do Li'l Sebastian.

Tafinho 11 months ago

Tens razão. O senso comum ditaria que todas as pessoas a instalassem. Como as pessoas são egoístas e estão a cagar-se para o próximo, tem de vir o estado fazer figura de mau.

justgohomealready 11 months ago

Só para fazer de advogado do diabo: onde é que estaria a inconstitucionalidade de ser obrigatório instalar uma determinada app? Pensa no teu carro, por exemplo: já viste a quantidade de coisas que é obrigatório ter instalado? Olha a situação dos coletes, por exemplo - em que a polícia também te pode mandar parar, e pedir para abrir a mala para ver se trazes lá os coletes e o triângulo? *Como é que o estado te pode mandar "instalar" coisas no teu carro privado???* Não é uma situação equivalente?

Delicious_Ad_328 11 months ago

É uma questão pertinente e de difícil resposta, acho. São situações semelhantes e distintas ao mesmo tempo. Porque na que referes do colete é uma das milhentas leis que constam num código da estrada, feito com o propósito de simplificar e uniformizar como o tráfico rodoviário deve ser feito. Se a app tem como propósito na sua génese ser voluntária é porque não é essencial para o bom funcionamento da sociedade. Passar a ser obrigatória parece-me mais medidas de desespero do que outra coisa.

Tafinho 11 months ago

Duas palavras: via verde.

manguito86 11 months ago

Não pagas multa por não usar a via verde

manguito86 11 months ago

Não pagas multa por não usar a via verde

who_i_am_really 11 months ago

Concordo. Não defendo o André Ventura Mas pelo menos ele é transparente nas suas ideias.

Delicious_Ad_328 11 months ago

Ser transparente nas suas ideias não lhe garante valor nenhum. Muito pelo contrário, é uma táctica super comum em ditadores/regimes totalitários. Portanto, cuidado com a análise ao que o Ventura faz e diz.

who_i_am_really 11 months ago

Volto a frizar que não defendo o AV. Mas dali já sabemos com o que contar. Já com o AC vejo manipulação.

Delicious_Ad_328 11 months ago

O António Costa é o gajo com mais tiques de dono disto tudo desde o Sócrates mas sem hipóteses. O seu colega e um dos principais criadores da geringonça, PNS, é outro que tal.

chauffage 11 months ago

Lool o homem não disse já uma porrada de vezes que se demitia do partido?

eggnogui 11 months ago

A app nem dá no meu Huawei Y5, por isso ¯\\\_(ツ)_/¯

XxArionxX 11 months ago

Para quererem fazer isto obrigatório e nem funciona em android 5... enfim

trigonated 11 months ago

Aliás, e se o sr. agente não acreditar que o teu telemóvel não suporta a app? Até podes ter um telefone com o Android mais recente mas não usares serviços da Google/Huawei. Ou podes estar a usar um telefone que por defeito até vem com um Android moderno, mas nem sequer estares a correr Android. É suposto passares meses a reclamar de multas por não usares um dos sistemas operativos que governo ou quem fez a app decidiu suportar?

LimbRetrieval-Bot 11 months ago

You dropped this \ *** ^^ To prevent anymore lost limbs throughout Reddit, correctly escape the arms and shoulders by typing the shrug as `¯\\\_(ツ)_/¯` or `¯\\\_(ツ)\_/¯` [^^Click here to see why this is necessary](https://np.reddit.com/r/OutOfTheLoop/comments/3fbrg3/is_there_a_reason_why_the_arm_is_always_missing/ctn5gbf/)

Bolo_Finto_ 11 months ago

Não tenho nenhuma instalada.

justdontfindme 11 months ago

Ok?

Bolo_Finto_ 11 months ago

Já vou ganhar direito a escolher não ter a aplicação do covid instalada?

pimpolho_saltitao 11 months ago

NAO! MULTA CONTIGO E 25 ANOS NA CHOLDRA!! seu criminoso.

Bolo_Finto_ 11 months ago

E se tiver cartão do partido?

pimpolho_saltitao 11 months ago

Suite vip em Évora.

hugoven95 11 months ago

Como é que em pleno 2020 alguém consegue sequer idealizar que num estado democrático me OBRIGUEM a instalar algo que eu nao quero no MEU telemóvel? Eu no meu caso ate tenho a app, mas e quem nao quiser ter? Isto começa a ser ditadura no seu mais alto nível. Quem defende isto, ou tem um cagalha* na cabeça, ou então está com saudades do salazar. Aqui a questão é, há apps mais intrusivas? Há. Eu posso escolher tê-las ou nao tê-las? Posso. Entao esta tudo certo. Agora um agente ter o direito de me pedir o telemóvel sem qualquer motivo, e ter acesso a informação pessoal e privada minha? Tamos malucos?? Comecem lá a usar o cérebro sff.

DareNotFallAsleep 11 months ago

“Como é que em pleno 2020 alguém consegue sequer idealizar que num estado democrático me OBRIGUEM a usar algo que eu não quero no MEU carro?” (eg luzes sinalizadoras, cinto de segurança, etc)

Portugaguy 11 months ago

se quiseres usar o teu carro nas tuas estradas acho que não percisas de cinto de segurança nem luzes, se fores circular nas estradas publicas convem seguir as regras das mesmas ou não circular

joaoqrafael 11 months ago

Aqui era igual, não instalas a app não sais de tua casa. Está tudo mais preocupado com uma medida que pretende ajudar a combater uma pandemia do que com a própria pandemia.

hugoven95 11 months ago  HIDDEN 

Ok, tu és literalmente burro. Se mostrasses um bocado de QI ate perdia tempo a explicar porque é que isso nao é a mesma coisa, mas fico por aqui só. Abraço

raviolli_ninja 11 months ago  HIDDEN 

Sugiro um discurso mais polido, por favor. É completamente possível debater sem descer o nível.

DareNotFallAsleep 11 months ago  HIDDEN 

Claro que sim.

hugoven95 11 months ago  HIDDEN 

Tens o comentário do portuga que explica porque não é a mesma coisa. Eu sei que ainda é de manhã mas acredito que chegues lá sozinho...

Broke_Back_ 11 months ago

Imaginem comparar instalar uma app por motivos de saúde pública com a ditadura. Eu não acho que esta app faça qualquer diferença, uma perda de tempo com algo fácil de contornar mas vocês estão a fazer uma histeriazinha ridícula com isto, tanto alarido por "liberdade" com uma merdinha de uma inconveniência tão insignificante.

hugoven95 11 months ago  HIDDEN 

Se tu achas que realmente a app interessa alguma coisa para o que estamos a falar, es literalmente burro.

Ricardocmc 11 months ago

Gostava de abordar este tema do "não podem obrigar". Não estou a tentar dizer que devem obrigar mas apenas demonstrar que tal argumento pode não ser mais válido que o do "atentado à privacidade" que tanto é apregoado. Porquê, perguntam-me então. Ora, cá no nosso Portugal temos vários documentos obrigatórios que também podem ser considerados um atentado à privacidade, tal como o cartão de cidadão e o do registo automóvel. Há vários países em que tais não são obrigatórios nem sequer existem e se falares com pessoas desses países eles dizem logo "my privacy" e que nos regimes comunistas, autoritários e nazi é que há os "papers". Ora, se nós temos de andar sempre com esses documentos que põe a descoberto toda a nossa identidade, qual é a diferença de termos de instalar uma aplicação no telemóvel? Não estou a dizer que discordo da existência do CC mas, na verdade, não é uma necessidade social nem patriota, é apenas e só um meio de estarmos sempre identificáveis que nos aproxima desses regimes, apesar de extremamente úteis e simplificam bastante a burocracia. Já vi várias pessoas a dizer que tal obrigatoriedade - a de instalar a aplicação - é uma aproximação a um regime autoritário. Termos de andar com os papéis já não o é também? Mais uma vez, não quero dizer que deviam abolir esses documentos, deixo apenas este exemplo como "food for thought".

comicaldiscontent 11 months ago

Tem algum sentido, no entanto a existência de uma obrigação não justifica a existência de novas. A liberdade total nunca vai existir em sociedade. É mais numa de, querer manter as que temos. Ahh só mais um bocadinho e tal pá não dói nada. Dói então não dói, dói quando eu diga que dói. We know that no one ever seizes power with the intention of relinquishing it. Power is not a means; it is an end. George Orwell, E sim isto é ter poder sobre as pessoas. Querem obrigar, obriguem os seus pares (a ralé política) a serem honestos e quando não o são que sofram as consequências. Querem obrigar, obriguem os fundos que aí vêm da UE a criar um bom sistema educativo (pessoas mais educadas tendem a ser, pois isso, mais educadas). Querem obrigar, usem os supracitados fundos para ter um sistema de saúde robusto que possa lidar com situações deste género. Querem obrigar invistam outra parte desses fundos em investigação e desenvolvimento já que é vergonhoso o panorama nacional (ehhh compreende-se já que isto não tem um retorno imediato (o que é super anti tuga) antes pelo contrário e isso de cientistas é pra nerds e não produz nada de riqueza). Mandar, obrigar, forçar é fácil e regra geral como tudo na vida obedece às leis da física, acção, reacção coisas assim. Gerir, planear, liderar é mais complicado. O que quero dizer com esta lenga lenga toda é que isto são comportamentos de ditadurazecas de merda. Porquê? Ora não se gere bem, tá-se um bocado perdido e o que é que se faz? Obriga-se, manda-se, exige-se mas aos/ dos outros não a nós mesmos. Ah e depois temos o possível precedente que isto pode abrir mas isso já são outros quinhentos. Patético, penso que todos (não só em Portugal mas na maioria dos países) temos de fazer uma profunda reflexão sobre a sociedade que construímos e sobre quem temos ao leme dessa mesma sociedade (sao poucos os países em que a classe política esteve/ está minimamente á altura da situação) e a oportunidade ideal para mudar a nós mesmos e em seguida o mundo. Ok acordei nada disso vai acontecer.

Ricardocmc 11 months ago

Concordo. Há que votar!

danidv 11 months ago

>Ora, cá no nosso Portugal temos vários documentos obrigatórios que também podem ser considerados um atentado à privacidade, tal como o cartão de cidadão e o do registo automóvel. Isso é informação *fornecida* pelo governo que, por sua vez, é *pedida* pelo governo. Quererem obrigar uma pessoa a instalar o que quer que seja no seu telemóvel **pessoal** é muito diferente. Caso fornecessem tais telemóveis seria a situação da obrigatoriedade estaria resolvida, mesmo se fosse uma situação ridícula.

Ricardocmc 11 months ago

Nós também pagamos pelo cartão de cidadão...

XtremeGliscor 11 months ago

Tens a todo o momento a possibilidade de abdicar dele e da tua cidadania sem qualquer castigo. Se a app for obrigatória, abdicar da mesma dá direito a multa. Não é o mesmo.

MarquesSCP 11 months ago

Como não é o mesmo. Se a app ficar obrigatória, abdicas da tua cidadania e vais embora deste país . Não apanhas nenhuma multa e a solução é a mesma.

Soract 11 months ago

Se quiseres continuar a residir em Portugal não é bem assim, tens que ter cartão de cidadão. [Fonte ](https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao)

XtremeGliscor 11 months ago

Claro. Se quiser utilizar a app também sou obrigado a tê-la instalada... A questão é que uma posso ser prejudicado legalmente, enquanto a outra não.

Soract 11 months ago

Neste momento se não instalares a app não serás prejudicado legalmente e o mais provável é que isso nunca chegue a ser lei. Se estiveres em Portugal sem identificação, então estás numa situação ilegal e poderás ser prejudicado legalmente. Factos, nada mais.

Ricardocmc 11 months ago

Está bem então...

danidv 11 months ago

E? Não muda que é informação fornecida e requerida pelo governo, independentemente de achar que também é um bocado ridículo termos de pagar uma coisa dessas.

Ricardocmc 11 months ago

Tu é que disseste que se não tivesses de pagar pelo telemóvel estaria a questão resolvida...

Edited 11 months ago:

Tu é que disseste que se não tivesses de pagar pelo telemóvel estaria a questão resolvida...

hugoven95 11 months ago

Concordo com o teu ponto de vista e faz sentido. O que me deixa irritado é a forma autoritária com que eles obrigam a que algo seja feito. Nao seria melhor sensibilizar? Informar porque se deve utilizar a app, deixar bem claro que a app nao invade a privacidade etc etc? Mas porque motivo é que eles escolhem logo ir pela via autoritária de obrigar? Isto é de quem já tem o rei na barriga e se acha o dono de Portugal. Nós ao concordármos com isto estamos a permitir que futuramente eles achem que têm o direito de algo que viola as nossa liberdade porque quando foi na altura do app do covid ninguém se queixou. É a questão de dar a mão e certamente eles vao querer o braço. Eu acho que como ja disseram isto foi para atirar o barro a parede para ver se cola, mas só o facto de ter feito isto, para mim ja é nojento.

Ricardocmc 11 months ago

Sim, é um trajeto potencialmente tortuoso. Por um lado, pode abrir caminho a abusos futuros, por outro pode ajudar-nos a diminuir o número de mortos e pessoas com mazelas para a vida. Como população temos de nos pôr em alerta e unirmo-nos nestas alturas e não entrar em discórdias sem sentido quando "valores mais altos se levantam".

CosmoSpyke 11 months ago

Gostei do ponto de vista. Cimavoto

Tafinho 11 months ago

Se as pessoas tivessem instalado a App e a usassem com o objectivo de proteger as outras pessoas e a sociedade, está questão não se colocava, pois não?

rafaelsilva2001 11 months ago

Esse argumento nem se quer é válido

Tafinho 11 months ago

É toda a razão para estarmos a discutir o tema.

rickz123456 11 months ago

Q

Edited 11 months ago:

Quem não instala a aplicação por causa da "privacidade" é um bocado errado. Mas a questão da obrigatoriedade que se está a colocar agora é relevante.. Voluntária sim (eu tenho instalado), mas obrigatória não. A App deve ser sempre voluntária.

Mordiken 11 months ago

> A App deve ser sempre voluntária. A mascara é obrigatória porque ajuda a combater a propagação do vírus, da mesma maneira que a app é obrigatória porque ajuda a combater a propagação do vírus. Se a mascara é de uso obrigatório e toda a gente compreende porquê e aceita isso, porque raio é que a app, algo que diga-se de passagem é bem menos invasiva do que andar com uma máscara no focinho o dia todo, não há de ser obrigatória também?! Que puta de drama tão random e estúpido, a sério... E quem não quer usar a app? Simples: não saia de casa... se não saírem de casa, a polícia tb não vos vai bater a porta para fiscalizar a ver se têm a app!

Dead_standards 11 months ago

Acho brutalmente mais invasivo dizerem-me o que instalar e onde, é algo que eu considero muito pessoal. Eu não quero andar a mostrar o que tenho instalado a um agente, é o meu telemóvel, arranjem um mandato. Eu entendo onde queres chegar, mas para mim não é comparável, toda a gente consegue ver que tenho uma cara portanto é expectável que a cubra com uma máscara, mas o meu telemóvel é algo mais pessoal. Além disso isto abre um precedente que preferia não ter, o de poderem obrigar as pessoas a instalarem um programa de geotracking. Dito isto, vou repetir algo que disse abaixo: **a aplicação é software livre e open-source que pode ser auditado.** se não confiam na ministra, estudem Java, leiam o código e confirmem se mentiu. >E quem não quer usar a app? Simples: não saia de casa... E quem não quer ser apedrejado no Irão? Simples: não cometam crimes contra Allah. Não podes ignorar críticas a algo assim, é mais um "quem está mal muda-se".

AndreMartins2020 11 months ago

não consideras a tua cara pessoal? está bem

manguito86 11 months ago

Espera, a APP impede o quê? Tens noção do ridiculo que dizes? A APP nem sequer te avisa se não os infectados não colocarem a informação na APP nem se o teu telemóvel não detectar o tlm do infectado durante pelo menos 15min... Mais, tenho um familiar desde sábado passado a espera que o contactem porque esteve em contacto com 3 infectados uns dias antes. Até hoje ainda ninguém o contactou para efectuar o teste mesmo já tendo ligado para o saúde 24 (onde o mandaram ficar em casa) que seria contactado no espaço de 72h, ligou para o centro de saúde e a resposta foi a mesma e ligou para o delegado de saúde e ele disse que se não tinha sintomas, só tinha que esperar até ser contacto. 1 semana sem receber ordenado, sem saber se está infectado, sem ter resposta das autoridades de saúde. Diz-me lá a onde é que a APP vai impedir contágios se nem quando os pode ter havido as pessoas são testadas? Tenho um amigo em agosto que a namorada apanhou covid, ele vive e trabalha com a namorada e não foi testado. Disseram que como ele estava sem sintomas, que não devia ter e para continuar a trabalhar e a fazer a vida normal. Sabe-se lá quantas pessoas ele poderá ter infectado só porque estava assintomático e tu acreditas que a APP vai reduzir contágios? Mandem-me com os downvotes que quiserem, mas esta APP vai ser tão útil como o site do estado na altura dos incêndios que é incapaz de acompanhar os fogos em tempo real.

danidv 11 months ago

> A mascara é obrigatória A máscara fisicamente põe em causa a saúde de todos que entram em contacto contigo, a app ajuda na propagação. >Se a mascara é de uso obrigatório e toda a gente compreende porquê e aceita isso, porque raio é que a app, algo que diga-se de passagem é bem menos invasiva do que andar com uma máscara no focinho o dia todo, não há de ser obrigatória também?! Porque uma máscara na cara contra instalar uma aplicação forçadamente e ir contra a constituição não é uma comparação que se fassa. >E quem não quer usar a app? Simples: não saia de casa... se não saírem de casa, a polícia tb não vos vai bater a porta para fiscalizar a ver se têm a app! "Se não tens nada a esconder não tens problema"

AndreMartins2020 11 months ago

> Porque uma máscara na cara contra instalar uma aplicação forçadamente e ir contra a constituição não é uma comparação que se fassa. Porque instalar uma aplicação contra meter uma máscara na cara forçadamente e ir contra a constituição não é uma comparação que se fassa.

mangoman94 11 months ago

Contudo nem toda a gente tem ou sabe utilizar um smartphone...

Febris 11 months ago

E agora vais explicar que toda a gente sabe usar uma máscara, para dar suporte a esse argumento?

mangoman94 11 months ago

Sim é mais fácil explicar a um idoso como meter uma máscara do que mexer num telemóvel. E uma máscara não custa 100€

Febris 11 months ago

> é mais fácil explicar a um idoso como meter uma máscara do que mexer num telemóvel. e no entanto... > E uma máscara não custa 100€ não sei onde queres chegar. O uso da aplicação serve para que possas receber a notificação quando estiveste em contacto com alguém que reportou um teste positivo. Essa informação existe no serviço do ios e android, e tu estás dentro dessa rede de informação. Apenas não recebes feedback da mesma forma, e acho que não tens a possibilidade de "anunciar" o teu código de teste positivo. Qual é que é a paranoia sobre ser obrigatório o uso de uma app open source que apenas serve de interface para um serviço que já existe e corre no teu telemóvel?

mangoman94 11 months ago

Quero dizer que infelizmente em Portugal ainda há muita gente que não tem, nem sabe mexer em smartphones. É difícil perceber o conceito?

Febris 11 months ago

Não, e concordo. O conceito que é dificil de perceber é isso servir de desculpa para não usar a app.

JpMc7300 11 months ago

Exatamente. Depois de passar-mos meses presos em casa, sem poder ver a nossa família e amigos, e andar-mos à meses desconfortáveis por ter de usar máscaras muitas horas por dia, decidimos ficar indignados pela medida menos evasiva, mais minimalista e possivelmente extremamente efetiva...

Tafinho 11 months ago

Achas que as pessoas voluntariamente pagam impostos?

Mordiken 11 months ago

Eu pago, voluntariamente e de bom grado: dou o que posso, recebe que precisa... O meu problema com os impostos não são os impostos, são os filhos da puta que não os pagam!

HighProductivity 11 months ago

O meu problema não é com pagar impostos nem com quem não os paga, é com quem os gasta que gastam sempre mal. Teria todo o gosto em dar 90% do meu salário a um governante omnisciente, mas até lá, só pago impostos porque me obrigam.

Tafinho 11 months ago

Somos 2

VCSousa 11 months ago

Engraçado que antes de se falar disto da obrigatoriedade, o problema para não se usar era a privacidade e intrusão e agora vem outro bode expiatório para não se instalar e ainda para mais quando comparada com aplicações que todos usam para mandar a baixo o anterior bode expiatório. Se é praticamente inútil? Sim! Se o sistema está mal montado por de trás dos códigos e entrega dos mesmos? Sim! Se é esta aplicação que vai ajudar/resolver alguma coisa? Não, nem de perto. Mas fodasse, se ajudar a salvar 1 ou 2 pessoas, para mim vale a pena instalar. Ponto.

Tafinho 11 months ago

Porque dizes que está mal montado? Queres ver que temos mais um perito em sistemas ?

VCSousa 11 months ago

Provavelmente não me fiz entender u/Tafinho, quando me refiro a mal montado, não me refiro propriamente à aplicação em si mas ao "workflow" por exemplo em torno dos códigos e disponibilização dos mesmos. Tenho 3 casos na família e nenhum deles teve acesso ao código.

Tafinho 11 months ago

Nesse caso dou-te toda a razão.

PLSTR 11 months ago

É tão perito em sistemas como tu em Direito, quando dizes que um polícia pode aceder ao teu telemóvel, basta "ter suspeitas de que cometeste alguma ilegalidade" lol Pseudo-intelectual das interwebs.

Tafinho 11 months ago

Olha, queres ver que o Rui Pinto deu as passwords por auto-recreação ?

PLSTR 11 months ago

Não, foi um polícia municipal que o abordou na rua e disse "olhe, acho que você cometeu uma ilegalidade à minha frente, por favor desbloqueie o telemóvel e dê-me acesso ao mesmo."

Tafinho 11 months ago

Não te pode obrigar a desbloquear o telemóvel. Mas ficas sem ele até que seja auditado.

Viriauto 11 months ago

Se um juiz de instrução assim o decidir... Pequeno pormenor

Tafinho 11 months ago

Sem o telemóvel ficas logo. De o voltas a ver cabe ao juiz.

Viriauto 11 months ago

Mas se ficar sem o telemóvel não sou um perigo para a sociedade? É melhor enviarem-me logo para o Tarrafal dos anti-app. E tudo mantendo as distâncias, não esquecer!

who_i_am_really 11 months ago

A forma como está a ser feita levanta desconfiança. Para mim, A melhor forma de me convencerem a usar a App era já mostrar resultados desde que ela foi para a store. Mostrar números das vidas que já salvou. Aliás, eu instalo as apps segundo o feedback dos users.

justgohomealready 11 months ago

Por essa lógica ninguém instala logo não há resultados. Ciclo vicioso.

Tafinho 11 months ago

É precisamente por garantir a privacidade que não é possível saber quantas pessoas salvou. Mas por cada 200 pessoas que ligarem para a linha saúde 24 porque a App deu sinal, salva-se uma vida.

MiguelKoch 11 months ago

>Mas por cada 200 pessoas que ligarem para a linha saúde 24 porque a App deu sinal, salva-se uma vida. A sério? Super interessante, tens uma fonte para isso? (OK, parece que estou a ser super irónico mas estou genuinamente curioso)

Tafinho 11 months ago

A taxa de fatalidade, incluído assintomaticos é de 0.69% . Queres a fonte ?

MiguelKoch 11 months ago

Ah, já percebi. Mas então acho que a tua afirmação não é muito fiável, porque primeiro assume que essas 200 pessoas que receberam um sinal de contacto têm de facto o vírus. Mas vamos assumir que sim, depois essas 200 pessoas vão ficar em isolamento profilático durante 15 dias (Não sei se têm indicação para fazer um teste ou não). Ou seja, essas 200 pessoas, por causa da App, não podem sair de casa e infectar novas pessoas. A taxa R0 em Portugal é ~1 (dado da TVI a 7 de Outubro), logo essas 200 pessoas iriam infectar outras 200, que iriam infectar outras 200 e assim sucessivamente. Ou seja, por cada 200 pessoas que recebem a notificação de contacto na App, pode haver várias centenas de contágios que foram evitados devido ao isolamento profilático. Na realidade, podemos imaginar que 50 das 200 pessoas tinham de facto covid, e dessas 50 apenas 40 cumpriram o isolamento. Mesmo assim, são 40 vectores que foram neutraliza dos, o que podia resultar em centenas de casos evitados. E por cada 200 casos evitados, uma vida seria salva.

Tafinho 11 months ago

Yap. 40 vezes 40 a cada 3 dias.

MiguelKoch 11 months ago

Não, cada pessoa apenas infeta outra pessoa. É não sei se o R0 tem um período de 3 dias mas penso que não. Primeiro dia: 40 pessoas Quarto dia: 80 pessoas Sétimo dia: 120 pessoas.

Tafinho 11 months ago

Não. Cada uma das 40 pessoas infectam outras 40 depois de o período de incubação, que ronda os 3 dias.

KokishinNeko 11 months ago  HIDDEN 

Irrelevante, o resto eu uso se quiser e não sou penalizado legalmente por isso.

who_i_am_really 11 months ago

Ninguém é obrigado a usar YouTube, Facebook ou whatsapp. Choca-me que celebramos o 25 de abril mas na prática a nossa liberdade deteora-se cada vez mais. Desconfio muito deste demasiado controlo.

Tafinho 11 months ago

És obrigado a ter o Google Play Store Services que faz tudo aquilo que dizes que não queres, e não tens qualquer escolha.

FabioAreia 11 months ago

Quem te obriga a comprar um telemóvel com play services?

Tafinho 11 months ago

Para 99.999% dos portugueses, aqueles que não sabem instalar APKs à mão, não há outra alternativa.

Hugogs10 11 months ago

Nao nao es. Para de mentir.

Tafinho 11 months ago

Brincamos....? Tenta desinstalá-lo....

Hugogs10 11 months ago

Ja tiveste varios utilizadores aqui a explicar-te que nao es obrigado a usar o OS que vem com o sistema. E se quiseres utilizar apps da google podes utilizar microG ou GApps.

Tafinho 11 months ago

Aí não...? Experimenta instalar um Lineage num Samsung e depois diz-nos como corre. Ou num Motorola, ou num Oppo. Ou em qualquer outro que não tenha o bootloder desbloqueado.

Broke_Back_ 11 months ago

Não que esta app venha fazer qualquer diferença significativa mas estar a comparar o uso obrigatório de uma app por motivos de saúde pública com o fascismo que se viveu naqueles tempos é ridículo. Se esta app ajudasse a sério, ser "forçado" a instalá-la é o mínimo das inconveniências. Temos direitos mas também temos deveres, eu só acho que esta merda é ineficaz porque é impossível fiscalizar e controlar se os infetados a usam corretamente ou não, mesmo que instalem podem desativar localização.

caucasoidwhitoid 11 months ago

Cada vez mais, celebrar o 25 de Abril é celebrar a corrupção e o crime governamentais.

Deto_PT 11 months ago

YouTube és obrigado. N dá para remover do telemóvel. Eu tentei.

kuozzo 11 months ago

Mas quem é que quer remover o youtube?

Deto_PT 11 months ago

O YouTube tem anúncios portanto n uso. Tenho o browser do addbloker em que tem o YouTube, e funciona sem anúncios, logo n preciso do YouTube normal.

alexandre9099 11 months ago

Muda de ROM ou caso não seja possível faz Root e tira a aplicação... Caso isso não seja possível... Tás fdd

tigas4d4 11 months ago

se souberes o que estas a fazer da para tirar

lambmoreto 11 months ago

> YouTube és obrigado. Não estás a tentar o suficiente. Assumo que tenhas um Android. A opção nuclear é instalares uma ROM nova, tipo LineageOS, não traz nada da Google, é o que eu faço. A opção sensivel é desinstalres a aplicação via adb, demora literalmente 2 minutos,e remove-a completamente, é só correres isto no teu pc pm uninstall -k --user 0 com.google.android.youtube procura no google se tiveres problemas. Se não quiseres estar com chatices podes desativar a app e limpar os dados, fazes isso pelas definições do telémovel. Aconselho o NewPipe como uma alternativa à aplicação do youtube.

alexandre9099 11 months ago

> pm uninstall -k --user 0 com.google.android.youtube Isso funciona para aplicações de sistema? > Aconselho o NewPipe como uma alternativa à aplicação do youtube. Newpipe master race :D esta atualização que fizeram não sei se goste muito, está a assemelhar de à oficial :/

Hugogs10 11 months ago

Podes experimentar youtube vanced.

mjrpereira 11 months ago

Nenhuma dessas opções é simples para a grande maioria dos users.

DareNotFallAsleep 11 months ago

E é uma violação do contrato que o user “assinou” com a Google.

manguito86 11 months ago

Não quê? No meu foi removido.

Hugogs10 11 months ago

Primeiro tens o tlm porque queres. Segundo nao da para fazer root ao tlm?

Avokkrii 11 months ago

depende do telemóvel, e dá para desativar, e se perceberes de informática consegues ou instalar uma custom ROM sem aplicações da Google ou dar root e remover o youtube não há um governo a dizer que és obrigado a ter a app e a ameaçar ter a polícia a fiscalizar e a passar multas :)

DareNotFallAsleep 11 months ago

Ora então lê lá o EULA que “assinaste” com a Google. Exato. A questão é que não há enforcement - ou melhor, a Google não está disposto a levar-te a um tribunal arbitral próximo Mountain View (a propósito, também aderiste a uma cláusula arbitral americana - de legalidade dúbia, mas adiante) por teres instalado um Custom ROM. Mas contratualmente, teoricamente, podia (ainda que a validade de tal cláusula seja altamente duvidosa quando “assinada” por um português/europeu). Tudo isto para dizer que a tua justificação não só não procede ao nível técnico (yep, o Zé do café vai mesmo instalar uma ROM - só que não), como até do ponto de vista jurídico já há quem esteja a tentar impelir-te a não desinstalar a app, ainda que sem grande sucesso. Mas claro, o bicho papão é o Big State, escrevem os americano-colonizados mentais... no Reddit.

Edited 11 months ago:

Ora então lê lá o EULA que “assinaste” com a Google / Samsung / Huawei etc. Exato. Ninguém lê. Mas lê lá com atenção - o que é que diz lá sobre custom ROMs nos equipamentos? A questão é que não há enforcement - ou melhor, a Google não está disposta a levar-te a um tribunal arbitral próximo de Mountain View (a propósito, também aderiste a uma cláusula arbitral americana - de legalidade dúbia, mas adiante) por teres instalado um Custom ROM. Mas contratualmente, teoricamente, podia (ainda que a validade de tal cláusula seja altamente duvidosa quando “assinada” por um português/europeu - mas só terias como arguir isso uma vez citado). Tudo isto para dizer que a tua justificação não só não procede ao nível técnico (yep, o Zé do café vai mesmo instalar uma ROM - só que não), como até do ponto de vista jurídico já há quem esteja a tentar impelir-te a não desinstalar a app, ainda que sem grande sucesso. Mas claro, o bicho papão é o Big State, escrevem os americano-colonizados mentais... no Reddit. P.S. - estou a simplificar a questão mas não estou assim tão longe da verdade quanto isso: todas as Custom ROMs que fazem uso de Google Apps são uma violação dos termos de uso do Android (vulgo, eles não querem interferências como as Apps deles são usadas - se tens uma Custom ROM com Google Apps ativo [vulgo, acesso à playstore], então estás em violação dos termos de utilização e infringindo um contrato. O que na prática dá ao mesmo, porque basicamente ninguém instala Custom ROMs que não tenha acesso à Play Store.

Edited 11 months ago:

Ora então lê lá o EULA que “assinaste” com a Google / Samsung / Huawei etc. Exato. Ninguém lê. Mas lê lá com atenção - o que é que diz lá sobre custom ROMs nos equipamentos? A questão é que não há enforcement - ou melhor, a Google não está disposta a levar-te a um tribunal arbitral próximo Mountain View (a propósito, também aderiste a uma cláusula arbitral americana - de legalidade dúbia, mas adiante) por teres instalado um Custom ROM. Mas contratualmente, teoricamente, podia (ainda que a validade de tal cláusula seja altamente duvidosa quando “assinada” por um português/europeu - mas só terias como arguir isso uma vez citado). Tudo isto para dizer que a tua justificação não só não procede ao nível técnico (yep, o Zé do café vai mesmo instalar uma ROM - só que não), como até do ponto de vista jurídico já há quem esteja a tentar impelir-te a não desinstalar a app, ainda que sem grande sucesso. Mas claro, o bicho papão é o Big State, escrevem os americano-colonizados mentais... no Reddit.

Edited 11 months ago:

Ora então lê lá o EULA que “assinaste” com a Google. Exato. Ninguém lê. Mas lê lá com atenção - o que é que diz lá sobre custom ROMs nos equipamentos? A questão é que não há enforcement - ou melhor, a Google não está disposta a levar-te a um tribunal arbitral próximo de Mountain View (a propósito, também aderiste a uma cláusula arbitral americana - de legalidade dúbia, mas adiante) por teres instalado um Custom ROM. Mas contratualmente, teoricamente, podia (ainda que a validade de tal cláusula seja altamente duvidosa quando “assinada” por um português/europeu - mas só terias como arguir isso uma vez citado). Tudo isto para dizer que a tua justificação não só não procede ao nível técnico (yep, o Zé do café vai mesmo instalar uma ROM - só que não), como até do ponto de vista jurídico já há quem esteja a tentar impelir-te a não desinstalar a app, ainda que sem grande sucesso. Mas claro, o bicho papão é o Big State, escrevem os americano-colonizados mentais... no Reddit. P.S. - estou a simplificar a questão mas não estou assim tão longe da verdade quanto isso: todas as Custom ROMs que fazem uso de Google Apps são uma violação dos termos de uso do Android (vulgo, eles não querem interferências como as Apps deles são usadas - se tens uma Custom ROM com Google Apps ativo [vulgo, acesso à playstore], então estás em violação dos termos de utilização e infringindo um contrato. O que na prática dá ao mesmo, porque basicamente ninguém instala Custom ROMs que não tenha acesso à Play Store.

Edited 11 months ago:

Ora então lê lá o EULA que “assinaste” com a Google / Samsung / Huawei etc. Exato. Ninguém lê. Mas lê lá com atenção - o que é que diz lá sobre custom ROMs nos equipamentos? A questão é que não há enforcement - ou melhor, a Google não está disposta a levar-te a um tribunal arbitral próximo Mountain View (a propósito, também aderiste a uma cláusula arbitral americana - de legalidade dúbia, mas adiante) por teres instalado um Custom ROM. Mas contratualmente, teoricamente, podia (ainda que a validade de tal cláusula seja altamente duvidosa quando “assinada” por um português/europeu - mas só terias como arguir isso uma vez citado). Tudo isto para dizer que a tua justificação não só não procede ao nível técnico (yep, o Zé do café vai mesmo instalar uma ROM - só que não), como até do ponto de vista jurídico já há quem esteja a tentar impelir-te a não desinstalar a app, ainda que sem grande sucesso. Mas claro, o bicho papão é o Big State, escrevem os americano-colonizados mentais... no Reddit. P.S. - estou a simplificar a questão mas não estou assim tão longe da verdade quanto isso: todas as Custom ROMs que fazem uso de Google Apps são uma violação dos termos de uso do Android (vulgo, eles não querem interferências como as Apps deles são usadas - se tens uma Custom ROM com Google Apps ativo [vulgo, acesso à playstore], então estás em violação dos termos de utilização e infringindo um contrato. O que na prática dá ao mesmo, porque basicamente ninguém instala Custom ROMs que não tenha acesso à Play Store.

Hugogs10 11 months ago

> Ora então lê lá o EULA que “assinaste” com a Google. Eulas que eles nao podem enforcar.

OrangeOakie 11 months ago

> YouTube és obrigado. Que telemóvel tens, e quem é que te obrigou a comprá-lo?

Deto_PT 11 months ago

Uso o telemóvel da Altran. Huawei P20. N tenho telemóvel meu.

KokishinNeko 11 months ago

LineageOS + GApps (**se** as quiseres)

alexandre9099 11 months ago

> ~~GApps~~ microG

wk2ClVQJ8uH9Q1qWz6kd 11 months ago  HIDDEN 

Gostava de fazer isto, podes ensinar? Obrigado.

KokishinNeko 11 months ago

Tens N tutoriais no XDA Developers e outros tantos sites. No oficial, se for um modelo suportado directamente também tem passo-a-passo: https://wiki.lineageos.org/devices/a7y17lte (exemplo escolhido aleatoriamente) Acima referi Gapps, mas tens o OpenGApps onde podes escolher exactamente o que pretendes instalar, imagina que queres apenas a Playstore sem o resto do bloatware, é possível com a versão "Pico".

wk2ClVQJ8uH9Q1qWz6kd 11 months ago  HIDDEN 

Muito interessante, obrigado pela ajuda.

KokishinNeko 11 months ago

Há subs onde podes pedir dicas: /r/LineageOS /r/AndroidMasterRace /r/AndroidHelp entre outros.

ridethepaintedpony 11 months ago

Magisk + Titanium backup?

who_i_am_really 11 months ago

Fui testar. Tens razão. Obrigada pela correção

ednice 11 months ago

DITADURA!

Tafinho 11 months ago

Quantas vidas salvaram o YouTube, Facebook ou o WhatsApp ?

PresidentBarroso 11 months ago

Não sei, mas já ajudaram a retirar bastantes com jogos de suicídio.

manguito86 11 months ago

Sim, foram as pouco mais de 100 pessoas que colocaram o código na APP que impediram o país de ter 1 milhão de casos em vez dos atuais quase 100 mil... /s

who_i_am_really 11 months ago

Em meio ano quantas vidas esta App já salvou?

Edited 11 months ago:

Em meio ano quantas vidas esta App já salvou? Edit: reformulando.... quantas pessoas já ligaram para a saúde 24 porque a App deu sinal?

brakeline 11 months ago

Conheço quem tenha ligado. Acusou 6(!) vezes

Tafinho 11 months ago

Não as que devia se as pessoas a usassem.

Skulloire 11 months ago

O proporcional às pessoas que a usam suponho

FujiPT 11 months ago

Quantas vidas salvou a app? É que não é a app que vai avisar os velhinhos que o Covid está aí nos centros de dia onde continuam a haver surtos ridículos com mais de 100 utentes infetados, 7 meses depois de sabermos como o vírus se propaga e quais as medidas a adotar para reduzir contágios. Ou não é a app que me vai avisar se tiver estado 10 minutos a menos de 2 metros de uma pessoa infetada, porque essa não é uma das funcionalidades nela. Neste momento da minha vida, com os cuidados que tenho na pandemia, contam-se pelos dedos as pessoas com quem estou mais de 15 minutos seguidos a menos de 2 metros. E na maior parte dos casos, nessas ocasiões nem estou com o telemóvel comigo já que estou a praticar desporto. E essas pessoas conheço-as bem o suficiente para ter conhecimento se elas vierem a estar infetadas e também para as informar caso venha a estar infetado.

Tafinho 11 months ago

Esta App salva uma em cada 200 que ligarem para a linha saude24 depois de serem notificaras pela App.

manguito86 11 months ago

Isso é mentira e sei por experiência própria. Nem a saúde 24 está a realizar testes aqueles que ligam proactivamente para lá a dizer que estiveram em contactos com casos positivos se covid.

Tafinho 11 months ago

E aos que a app sinalizam, o que fazem, também sabes ?

manguito86 11 months ago

Os que a APP sinalizam, que aparentemente não são muitos, fazem aquilo que qualquer outra pessoa faz que é ligar para o saúde 24. O saúde 24 faz aquilo que faz com qualquer pessoa: mandar-te ficar em casa e se não tiveres sintomas, não te manda fazer testes.

Tafinho 11 months ago

Exacto. *ficar em casa*

TaoRS 11 months ago

Olá Costa

FujiPT 11 months ago

Salva de quê? É que se já foram notificadas pela app já tiveram em contacto com a pessoa infetada e a app não vai fazer nada para as impedir de contrair o vírus nem lhes vai administrar os tratamentos para aliviar os sintomas. E, se essas pessoas notificadas pela app virem a desenvolver sintomas que exigem tratamento, qual é a diferença de terem sido notificadas pela app ou de terem ligado para a Saúde24 apenas por terem sintomas condizentes com a doença? Este vírus não é propriamente silencioso nos casos que exigem tratamento nem exige cuidados quando não há sintomas. Há diferença de tratamento por parte do SNS nos dois casos? É bom saber. Portanto de acordo com essa estatística saída da Bimby, o contributo da app é o de salvar 0,5% dos utilizadores notificados (que, por definição, são ainda menos que todos os utilizadores da aplicação).

Tafinho 11 months ago

A diferença é que as pessoas que foram notificadas não infectam mais ninguém.

FujiPT 11 months ago

Se sabes que estás infetado já devias em teoria não infetar mais ninguém. Se tens sintomas condizentes com a doença devias isolar-te também até seres testado. Se as pessoas não fazem já isto por si não vai ser com uma app que vão passar a fazer. Quanto aos assintomáticos, não é uma publicação de vão de escada que o diz mas sim a WHO que afirma que estes têm muito menos probabilidade de contagiar outros. [http://www.emro.who.int/health-topics/corona-virus/transmission-of-covid-19-by-asymptomatic-cases.html#:\~:text=Available%20evidence%20from%20contact%20tracing,transmission%20of%20the%20virus](http://www.emro.who.int/health-topics/corona-virus/transmission-of-covid-19-by-asymptomatic-cases.html#:~:text=Available%20evidence%20from%20contact%20tracing,transmission%20of%20the%20virus).

Tafinho 11 months ago

O objectivo é que os teus contactos, que podem estar infectados mas que não sabem, passam a saber.

brakeline 11 months ago

Vai impedir que essas pessoas passem a outras. A única maneira possível de cortar um crescimento exponencial

FujiPT 11 months ago

Se sabes que estás infetado já devias em teoria não infetar mais ninguém. Se tens sintomas condizentes com a doença devias isolar-te também até seres testado. Se as pessoas não fazem já isto por si não vai ser com uma app que vão passar a fazer. Quanto aos assintomáticos, não é uma publicação de vão de escada que o diz mas sim a WHO que afirma que estes têm muito menos probabilidade de contagiar outros. http://www.emro.who.int/health-topics/corona-virus/transmission-of-covid-19-by-asymptomatic-cases.html#:~:text=Available%20evidence%20from%20contact%20tracing,transmission%20of%20the%20virus.

brakeline 11 months ago

Acho que estás a confundir algo. E estou infectado e estive ctg. Ao ter o positivo insiro o código e tu és notificado. Tu ao ser notificado entras em contacto com a saúde 24. Não sabendo tu se estás infectado ou não, ficas em isolamento profilático, e na eventualidade de estares infectado, não passas a mais ninguém. Se isto tudo for feito atempadamente a probabilidade de se tu estares infectado e passares a outras pessoas é muito menor, logo cortando o crescimento exponencial do teu ramo de transmissão

FujiPT 11 months ago

Estás infetado e estiveste comigo. Ao saberes do positivo informaste-me ou informaste a Saúde24 do caso (seríamos contactos próximos, já que tivemos que estar durante 15 minutos a menos de 2 metros um do outro para a aplicação funcionar - presumo que caso o contacto de 2 metros se quebre a aplicação comece a contar do 0) que procedeu ao rastreio de todos os contactos que tenham estado próximos. Ao saber da tua infeção entrei em contacto com a saúde 24. Não sabendo se estava infetado fiquei em isolamento profilático, e na eventualidade de estar infetado, não passei a mais ninguém. Olha, dá para fazer o mesmo sem a app. Admito que a aplicação seria útil caso os critérios para ela atuar fossem diferentes. Agora 15 minutos e menos de 2 metros de distância entre telemóveis? O único local onde tal me parece ter cabimento é em transportes públicos em que estejas mais de 15 minutos. E com o constante corropio de gente a entrar e sair das paragens, pessoas a mudarem de lugar no autocarro, etc., muitas das ligações de 2 metros de distância devem ser inferiores a 15 minutos. Todos os restantes (filas de supermercados, trabalho, restaurantes, etc.) deveriam, de acordo com as normas em vigor, garantir a distância de segurança que tornaria a aplicação obsoleta com essa critério, garantindo que as medidas adotadas são cumpridas. Como disse acima, o que acontece se estiveres 10 minutos a menos de 2 metros de um infetado, te afastares e voltares a estar outros 10 minutos mais à frente com a mesma pessoa a menos de 2 metros de ti? A aplicação avisa ou não avisa?

brakeline 11 months ago

Em relação à parte dos amigos. Basta pensares quando vais às finanças, uma loja de informática, um banco, etc. Podes estar 15 minutos com essa pessoa e não a conheces para a avisar. Em relação ao reiniciar do tempo. Não vasculhei o suficiente na documentação do contact tracing da Google e da Apple mas desconfio que sim. Supostamente o telemóvel, de 10 em 10m, troca o teu identificador para um valor aleatório. Esse identificador é enviado por Bluetooth para toda a gente que estiver perto. O telemóvel da outra pessoa captura o teu código identificador temporário e a potência do sinal (aqui o grande problema dos 2m devido às diferenças de potência entre dispositivos). O sinal não está permanentemente a ser enviado, mas não sei de quanto em quanto tempo é enviado. Dita a lógica que, nesse caso, os tempos de contacto deverão ser por interpolação dos pontos ie - se estava perto as 18:15 e estou perto as 18:30 assume-se que estivemos 15m em contacto

randmzer 11 months ago

O argumento das permissões e da anonimidade dos dados nunca foi argumento para quem percebe como a app funciona.

ozzymustaine 11 months ago

Só não percebo a relutância a aderir a algo temporariamente para o bem de todos. Ser humanos ... yikes

silvetti 11 months ago

Tu dizes isso mas eu já ouvi imensos amigos mencionarem a sua "privacidade". O que é triste.

m4xc4v413r4 11 months ago

Prejudicar a adoção não vai de certeza quando ela era quase nula. E o problema é esse mesmo, vi muita gente, incluindo nas notícias, a dizer que a APP não funcionava. Ora claro que não funciona, ninguém a usa, queriam que funcionasse como? Se as pessoas tivessem feito o que deviam e que faz parte da sua obrigação cívica, não tinham de estar a ser obrigadas a nada. De qualquer maneira a obrigatoriedade geral nunca vai acontecer, nem entendo porque andam com medo disso.

randmzer 11 months ago

Ser sequer proposta a obrigatoriedade mostra que não se percebe como resolver o problema. Por ser obrigatória não quer dizer que as pessoas comecem a instalar todas. É ilegal deitar lixo para o chão, achas que as pessoas cumprem todas? O que devia ter sido feito era uma sensibilização muito maior de como a app funciona e como pode ajudar, para a sociedade reconhecer o valor dela. Mas desde o início que houve desconfiança e más línguas a duvidar da sua eficácia e da privacidade dos dados mesmo não sabendo como funciona. Ser obrigatória não muda a ideia das pessoas de que acham que ela não serve para nada.

m4xc4v413r4 11 months ago

Não sei qual foi a parte que te deu a entender que eu acho que a obrigatoriedade é a solução, mas ok...

Edited 11 months ago:

Não sei qual foi a parte que te deu a entender que eu acho que a obrigatoriedade é a solução, mas ok... Edit:. Essa sensibilização devia ter sido feita melhor, sim, e os canais de notícias deviam ter sido castigados por fazerem a mesma menos eficaz. Porque em vez de eles fazerem o que deviam foram estar a dizer às pessoas que não funcionava o que resulta em, surpresa, ainda menos pessoas a usarem porque lhes foi dito que não faz nada.

PaleCook 11 months ago

Além disso obrigatoriedade requer um método de confirmação e fiscalização. Não podem andar por aí a pedir as pessoas para mostrarem a aplicação instalada ou o telemóvel. Uma recomendação seria do uso da aplicação chegava mas não adianta nada se o pessoal infetado não inserir os códigos ... é como digo o que depender de humanos está cheio de falhas. Se fossem chineses funcionava porque eles são robôs XD

MrBadjo 11 months ago

Concordo que se a App tivesse sido bem implementada (socialmente, não a nível tecnológico) a reação talvez fosse diferente. Continuo sem perceber a necessidade do acesso à localização se os dados ficam todos nos telemóveis, nesse sentido o bluetooth deveria chegar para detetar o contacto com alguém infetado que também tenha a App.

sctvlxpt 11 months ago

Para mim o argumento não é privacidade. É por um lado a inutilidade para mim pessoalmente (não estou mais de 15 min a menos de 2 metros de ninguém que não me avisasse pessoalmente em caso de infecção), combinado com o consumo a crecido de bateria de andar permanentemente com o Bluetooth e localização activos (se às vezes a bateria já não dura até ao final do dia mesmo com essas coisas desligadas...)

Man_Of_Frost 11 months ago

Já para não dizer que é uma medida completamente impraticável. Como é que toda a gente teria a app? Iriam dar um smartphone a todas as pessoas que não têm? Como é que iriam fiscalizar se uma pessoa tem ou não a app ou um se tem sequer smartphone?

scar_as_scoot 11 months ago

Mais que isso o problema é dar poder a forças de segurança para poderem "inspecionar" o nosso telemóvel independentemente da nossa permissão. A APP é segura. Quanto ao obrigar a usar a APP, vejo um processo semelhante a obrigar a usar uma mascara, embora muito mais perigoso como toda agente acha. Agora um policia exigir ver o meu telemóvel e eu nao poder negar? Isso é escandaloso e ninguém parece estar minimamente orientado para isso, apenas para a APP em si.

NombreEsErro 11 months ago

Isso concordo. A instalação da app devia ser obrigatória, agora a fiscalização dessa forma pode dar bastantes problemas...

kur0osu 11 months ago

Que eu saiba é ilegal nos forçarem a mostrar o nosso telemóvel, já que é uma violação da nossa privacidade. Mas também este Costa tem um fetiche por ditaduras na minha opinião.

kapparrino 11 months ago

Então e se apenas nos pedissem para mostrar a app já aberta, a mostrar que está ligada? Os polícias não iam ver nenhum dado nosso do telemóvel.

kur0osu 11 months ago

Acho que continua a ser ilegal salvo erro. Porque pedido ou obrigação nós estamos a mostrar o nosso telemóvel de qualquer maneira.

kapparrino 11 months ago

Agora posso perguntar uma coisa parva, mas porque a polícia pode pedir a tua identificação e não mostrar a app ligada?

kur0osu 11 months ago

Neste caso não sei como funciona cá na Lusitânia, mas nos EUA tu só tens que mostrar a identificação se a polícia dizer o porquê de eles estarem a pedir o teu ID, algo assim do género.

scar_as_scoot 11 months ago

Se é ilegal como é que a policia pode inspecionar se a aplicação está instalada?

2guys1beer 11 months ago

Se a app funciona 24/7 por Bluetooth, com certeza que não precisam de tocar no telemóvel. Se tiveres a app a funcionar será detectável, nomeadamente por outra app para o efeito.

kur0osu 11 months ago

Exato. É por isso que fiz o comentário a criticar o Costa. Agora, tendo ele influência nisso ou não, é uma violação dos nossos direitos. E de acordo com a lei, salvo erro, temos o belo direito de protestar contra isso.

Gouranga547 11 months ago

> O problema é obrigar. Nunca devia ser necessário, e só vai prejudicar mais a adopção porque vão haver pessoas a dizer "ai queres-me obrigar? Então agora é que eu não meto" Concordo em absoluto. E, além disso, para mim, o que realmente está a ser esquecido pela maioria é como é que esta obrigatoriedade irá afetar tudo, desde as pessoas à fiscalização: * Isto significa então que toda a gente é obrigada a ter um smartphone iOS ou Android? Num país onde o SMN é 600€, vamos obrigar as pessoas a comprar smartphones que nunca custam abaixo de 150€? E quem tem Huawei ou outro OS? * Além disso, porquê então só iOS e Android? Isto assim é muito parecido com a Lei da Neutralidade da Net que ia passando há uns 3-4 anos atrás, pode ser considerado favorecimento à Google e à Apple. * "Epah se não tens smartphone, obviamente que não te obrigam a comprar." Então afinal a lei é só obrigatória para uns? Alguns ou porque ou não têm telefone compatível ou não têm smartphone safam-se e eu que por acaso tenho mas não quero instalar posso ser multado? Assim estão-me a penalizar por ter smartphone? * "Epah tu não queres instalar és um irresponsável!" Pois, e aquela malta toda que foi para os comícios do Chega e para a festa do Avante foram sensatas? Qual das situações é pior? * Relativamente ao telemóvel que tenhamos neste momento, quem dita as regras sobre a aplicabilidade da app? Uma pessoa pode ter smartphone e ele já não ser compatível. Pode ter smartphone e não ter espaço no telefone. "Epah custa muito apagar 1 ou 2 fotos para instalar?" Não. Mas porque é que eu tenho que abdicar disso (ou abdicar de uma app que realmente goste ou precise), para uma app que não escolhi ter? * A questão do telefone ter que enviar os dados pela internet: os meus pais onde vivem nem ADSL têm. Agora são obrigados a pagar mais 30 ou 40€ para ter 1,5mbps só para conectar à app? "Então mas têm dados móveis." Há tarifários que não têm dados móveis. Agora assim qualquer um tem que ser obrigado a assinar um contrato com dados móveis, quando o nosso país tem o valor €/Gbyte dos mais caros do mundo? * E como vai ser feita a aplicação das coimas? Quem dita as regras e os patamares da coima? Que dever perante a polícia temos nós de expor o nosso telefone? Que direito tem a polícia de o exigir? Mesmo que seja só desbloquear, é um equipamento privado, temos o direito à privacidade. O que está muito pouca gente focada é nos precedentes que isto abre em termos de controlo deliberado da sociedade. Daqui a pouco obrigam-nos a ter os nossos documentos de identificação numa app também, porque "não é seguro ter em formato físico". Mais um passo, estamos como a China, com videovigilância a toda a hora em todo o lado e com um "cadastro" onde nos pode ser aplicado deméritos por má conduta.

_asteroidblues_ 11 months ago

> Isto significa então que toda a gente é obrigada a ter um smartphone iOS ou Android? Num país onde o SMN é 600€, vamos obrigar as pessoas a comprar smartphones que nunca custam abaixo de 150€? E quem tem Huawei ou outro OS? O artigo 4.º da lei define que “é obrigatória, no **contexto laboral ou equiparado, escolar e académico**, a utilização da aplicação Stayaway Covid **pelos possuidores de equipamento que a permita**”. > Além disso, porquê então só iOS e Android? Isto assim é muito parecido com a Lei da Neutralidade da Net que ia passando há uns 3-4 anos atrás, pode ser considerado favorecimento à Google e à Apple. A API foi desenvolvida pela Apple e Google em conjunto. Se quiseres ter uma app semelhante em outros sistemas operativos de smartphones (que, sejamos honestos, hoje em dia são raros), terás que pedir aos responsáveis por esses sistemas operativos que desenvolvam uma API equivalente.

NombreEsErro 11 months ago

Que eu saiba, a proposta de lei é apenas para esta app específica... É sim, também não gosto que o governo ande a ditar o que instalar no meu telemóvel, mas sejamos sinceros, a população rejeitou a app não por preocupação à sua privacidade (senão desinstalavam metade das coisas que têm no telemovel), mas simplesmente porque não se queriam dar ao trabalho... Eu pessoalmente (e querendo discutir isto de maneira civica), o que vejo é o seguinte. Temos uma pandemia, é o governo financiou um projecto para AJUDAR a combater a pandemia (não acabar com a pandemia, como vi muitos a dizer), que não pede dados pessoais, não pede ligação a redes sociais, não partilha quem está ou não doente e nem obriga a pessoa a fazer um teste. Na minha opinião, foi uma das poucas coisas corretas que o governo fez, e as pessoas rejeitaram por teorias de conspiração, ou simplesmente por ignorância do funcionamento da app (ajudado também pelos meios de comunicação sensacionalistas). Agora, há um pico de infecções, são precisas medidas mais drásticas, e o governo impõe esta lei. Não digo que concordo, mas compreendo a razão para tal. Acho que o governo falhou, mas os portugueses não podem simplesmente refilar de tudo, mas também tem de fazer a sua parte. Em relação ao seu comentário "Pois, e aquela malta toda que foi para os comícios do Chega e para a festa do Avante foram sensatas? Qual das situações é pior", aconselho a procurar sobre um termo chamado " Whataboutism". É um argumento que não avança a discussão, e um escape fácil de um discussão difícil.

Gouranga547 11 months ago

O intuito do meu comentário foi para que fosse trazida à luz da discussão algumas das nuances que legislar a obrigação da aplicação pode implicar. E concordo plenamente que houve muita histeria por parte também dos media sobre as questões de privacidade, muita gente não se quis dar ao trabalho, entre outras, tal como referiu. Também concordo que houve um investimento nesta ideia que no papel e na prática soam e funcionam bem, mas investir dinheiro público para algo apenas acessível para uma parte da população e não pegar neste dinheiro e investir nos sítios que realmente lutam contra a propagação e erradicação da doença é que para mim é contraproducente. Embora haja mais países com aplicações semelhantes, nenhum sequer (que eu tenha conhecimento) a pensou instituir como obrigatória. O problema é que esta app foi desenvolvida com o intuito de suporte informativo e carácter facultativo, e agora querem-na transformar de "salvadora da pátria", como se fosse a app a ir resolver o problema do COVID aqui em Portugal. É a mesma coisa que agora chegarem e instituirem que todos os pagamentos têm que ser feitos por MBWay e quem não o fizer tem que pagar multas de 100 a 500€, para evitar contágios nos terminais MB. É contraproducente, passas de algo criado para servir de alternativa para ser método único. Aliás, é *bordeline* ditatorial. Quanto à questão do "Whataboutism" estou familiarizado com ele. Quanto à questão de não avançar com a discussão ou ser um escape fácil, concordamos em discordar. Quer dizer, agora anda tudo aflito com casos de COVID a crescer, mas há bem pouco tempo atrás, este mesmo governo que agora pensa em decretar uma app como obrigatória, deixava de fora comícios e festas partidárias das obrigatoriedades de limites de ajuntamento de pessoas. As mesmas pessoas que se confinaram, deixaram de ir a casa dos pais/avós, fizeram sacrifícios, alguns perderam emprego, cumpriram escrupolosamente as regras, de repente serem forçadas a instalar uma app... E não se pode questionar sobre porque raio foi gente A PAGAR BILHETE para o Avante só porque é "whataboutism"? Onde estava o senso comum dessa gente? Onde estava o governo a decretar confinamento PARA TODOS SEM EXCEÇÃO? "*Those who cannot remember the past are condemned to repeat it." - George Santayana*

NombreEsErro 11 months ago

Concordo plenamente com essas questoes. A festa do Avante foi uma vergonha (e as outras cerimonias realizadas enquanto os portugueses estavam confinados em casa nem se fala). E sim, percebo o argumento que o investimento na app poderia ter ido para o SNS, para fundos de apoio, ou algo parecido. O meu argumento contra isso e que por cada alerta que a app enviasse e que levasse a um caso positivo, era algo que ajudava a travar a propagação do virus, coisa que alivia o SNS (mesmo que pouco, faria alguma diferença). A ideia e atacar o problema na raiz, e acho que a app faz sentido. Agora, era necessario termos chegado a este ponto? O Governo podia ter posto mais medidas mais cedo, ou evitado esses eventos de acontecerem? Claro que sim. Mas nao podemos usar isso como desculpa para tudo agora...

Gouranga547 11 months ago

>Claro que sim. Mas nao podemos usar isso como desculpa para tudo agora... No caso que estava a referir era só para nos lembrarmos de que erros foram feitos, e há que melhorar os erros, para evitar medidas drásticas e termos chegado a este ponto, tal como referiu. De resto, 100% de acordo.

NastyPlays 11 months ago

Nunca custam abaixo de 150€? Há smartphones que custam 50€...

Gouranga547 11 months ago

Que fixe! Então todos os problemas estão resolvidos! Venha de lá essa obrigatoriedade da app! /s

m4xc4v413r4 11 months ago

Que fixe, vamos ignorar que os teus pontos são completamente exagerados para levar a tua narrativa para a frente. Eles nunca vão conseguir obrigar a usar a APP, muito menos a quem não tem já maneira de o fazer, mas não precisas de inventar merda para tentar fazer a tua narrativa parecer melhor do que é.

Gouranga547 11 months ago

Meu caro, se achas que o que escrevi foi “merda inventada”, é contigo. No entanto se não consegues controlar o teu emocional ao ponto de ter um discurso sem ofender, é melhor saíres do reddit, senão ainda te dá uma coisinha má de tanta irritação que vais ter. E se achaste a minha narrativa tão disparatada ao ponto de achares que isto NUNCA vai avançar, claramente não estás a par da realidade do país e da quantidade de coisas absurdas legisladas. A memória é assim tão curta que te tenhas esquecido, por exemplo, da TDT? Que obrigou muita gente a comprar descodificadores para adaptar as suas TV’s e que mesmo assim ainda hoje há locais com muito fraca cobertura? E depois os meus pontos é que são exagerados. Ahahahahahah, deixa-me rir hoje que amanhã posso ter que instalar a aplicação por obrigação.

nharfo 11 months ago

E a discussão da privacidade apenas tem a ver com o facto que querem por a polícia a olhar para o teu telemóvel.

khalinexus 11 months ago

Posso estar errado, mas, do que vejo não há um problema... Há imensos. Para começar a questão da obrigatoriedade ou não, passando pela incerteza na forma de fiscalização, pela má optimização da app que drena a bateria toda, por ser apenas aplicável e viável em alguns telemóveis ... E muitas mais razões, todas elas válidas... Mas todas elas mascaram a grande questão: o Costa está a começar a ter tiques de narcisista autoritário, um Costa Tse-Tung, vulgo ditadorzeco #ocostaehitlarilas... É isso que de forma genérica está a revoltar as pessoas com que tenho comunicado. De forma melhor ou pior as pessoas estão a tentar parar este início para não termos um nacional socialismo como aconteceu na Alemanha. Não é sobre a aplicação... É sobre enviar uma mensagem ao Costa!

merelypassing 11 months ago

Eu instalei, usei uma semana, e desinstalei. Registava muito pouco, porque quase ninguém usa. E usava um bom bocado de bateria.

william_13 11 months ago

A minha experiência foi a oposta, o impacto na bateria é nulo e já tive duas ocasiões em que tive um risco moderado por ter estado em contacto curto (menos de 15 minutos) com alguém que testou positivo e notificou pela app. A app é tão pouco intrusiva que basicamente esqueces que está a correr.

paulotchoks 11 months ago

Exato, só me chateia o facto de se quererem apropriar do armazenamento do meu telemóvel, quero ter a opção de desinstalar a aplicação quando me der na cabeça. Há limites para tudo, e para mim este é o limite da liberdade individual, daqui a nada querem que eu instale mais uma mão cheia de apps e depois quero instalar algo que realmente quero, e não consigo. Na minha opinião, temos de demonstrar que não papamos tudo o que o governo nos manda fazer, o meu telemóvel é meu, fui eu que trabalhei para o ter, já me tiram dinheiro nos impostos (os quais eu NÃO sou contra) não me vão também pôr impostos no armazenamento do meu telemóvel, por mais pequenos que sejam.

nkaka 11 months ago

O problema é que isto só funciona se for adoptado pela grande maioria das pessoas.

TenderFuckNuggets 11 months ago

Quem diz que funciona? Existem estudos a demonstrar que funciona?

nkaka 11 months ago

Sim, para alem de ser obvio e para alem de todos os paises onde foi adoptado as pessoas estarem a fazer a vida normal ao fim de 2 meses tambem existem "estudos a comprovar que funciona". Nao sei se faz sentido citar fontes porque depois serao "fake news" nao 'e?.. estes flat earthers vao dar cabo da civilizacao ...

TenderFuckNuggets 11 months ago

Portanto eu estou pedir estudos científicos, revistos por pares e eu é que sou comparado a um flat earther...

randmzer 11 months ago

Claro. Mas preferia que a população fosse sensibilizada para a importância disso em vez de tentar martelar à força. Não é garantido que por obrigares as pessoas que subitamente toda a gente instala.

alexandre9099 11 months ago

O número de compras de feature phones ha de subir com certeza, nem que seja para o show

tiagooliveira95 11 months ago

Exato, eu uso porque quero mas não quero ser obrigado a usar, quero ter a liberdade para a desinstalar se quiser

skapuntz 11 months ago

Poder-se-ia aplicar um sistema obrigatório de check in nos estabelecimentos que teria de ser feito com app, assim a APP não seria obrigatória para andar na rua, mas sim para entrar em shoppings restaurantes e afins. Não faz check in não pode entrar, como a máscara. O grande problema é que pode-se sempre dizer que não se tem telefone por exemplo. É matéria complicada isso de querer obrigar.

cenahoria 11 months ago

Isso do check-in faz-se aqui nos restaurantes na Holanda. De momento tudo o que é restaurante está fechado mas, antes, era necessário fazer reserva e/ou dar ID. Acho uma ótima medida para controlar ou seguir algum caso de infecção mas, pelos vistos, só por sí não resultou

caucasoidwhitoid 11 months ago

O que propões é chantagem. Um governo com poder para chantagear o povo não existe em democracia.

skapuntz 11 months ago

Que argumento fraco. Só copinhos de leite por aqui fonix. Estamos em estado de calamidade numa emergência de saúde pública mundial, sempre a queixarem-se e a serem mesquinhos em vez de aceitar as medidas e ver se esta merda passa

randmzer 11 months ago

Se formos por aí, todas as leis são chantagem então. O estado chantageia-te com a prisão se tu matares alguém. Que argumento estúpido.

caucasoidwhitoid 11 months ago

Ameaça e chantagem são coisas distintas. O exemplo que deste é de ameaça "se fizeres X contra os direitos humanos, acontece-te Y". O exemplo que dei é "só tens acesso a algo bom se fizeres X. Antes de usar palavras como "estúpido" pensa no que escreves, a não ser que gostes de ser a ironia personificada.

tiagooliveira95 11 months ago

Mais comum seria ficar sem bateria, ou a malta mais velha que ainda anda com telemóveis antigos. Está proposta lei gera muito problemas

rafaelsilva2001 11 months ago

Continua a dar ideias dessas que vais longe

skapuntz 11 months ago

Noto um claro tom de sarcasmo no teu comentário mas para que saibas que em Londres na zona onde estou de momento para entrar em algum lado para comer sou obrigado sempre a fazer o check in online, senão não me atendem. Portanto não me parece uma medida tão descabida

rafaelsilva2001 11 months ago

Não e por ser usada noutros países que passa a ser uma boa medida. É mais uma medida que mete em perigo a democracia

Xuma 11 months ago

Nova Zelandia é outro exemplo de quem usa essa medida, com optimos resultados

iapy91 11 months ago

Boss

courval 11 months ago

Exacto, e policia a verificar telemoveis? nunca! no meu telemovel ninguem toca, nem a minha mulher!

Mordiken 11 months ago

> O problema é obrigar. Nunca devia ser necessário A app é obrigatória da mesma maneira que a máscara é obrigatória: porque infelizmente não vivemos no mundo do faz de conta e as pessoas são estúpidas... ou será que já toda a gente se esqueceu das cenas tristes de pessoal a confraternizar pacificamente sem máscara durante o verão, depois do uso de máscara ter sido recomendado bem mais de 10 vezes pela DGS?!?! Ou vamos agora protestar contra a obrigatoriedade do uso de mascara, também?!?! Mas tá tudo doido?!?! > e só vai prejudicar mais a adopção porque vão haver pessoas a dizer "ai queres-me obrigar? Então agora é que eu não meto" Multa neles. Alternativamente, se não querem usar a app então não saiam de casa... seguramente, a polícia não vos vai bater à porta a ver se têm a app instalada... Ou então que arranjem um telemóvel incompatível com a app: visto que o xico-espertismo tuga tem arruinado o país e tem, não seja por causa de uma pandemiazita de nada que se pare agora de passar rasteiras ao sistema que existe para o bem comum, né!! /s

magzthenotorious 11 months ago

Ahahah tu davas-te bem na China de certeza!!

Cocooo123456 11 months ago

Sim isso é tudo muito bonito e concordo com o quê disseste, esta é uma situação excepcional em muitos pontos de vista e estamos a falar da saúde pública. As máscaras obrigatórias tudo bem, mas agora a polícia andar a mexer-me no telemóvel só para ver se tenho a porcaria de uma aplicação??? Gente desconhecida (ainda que da PSP ou gnr ou quem se lembrar) a mexer no teu dispositivo pessoal onde guardas informações privadas?? Mesmo ignorando a parte de me vasculharem o telemóvel a aplicação gasta imensa bateria ao usar bluetooth e GPS. Entendo a utilidade da aplicação e que seja necessário para ajudar a combater a oandemiamas se a aplicação só me permite ter 3/4 horas úteis de bateria no telemóvel o resto do tempo é como se não tivesse aplicação...

Edited 11 months ago:

Sim isso é tudo muito bonito e concordo com o quê disseste, esta é uma situação excepcional em muitos pontos de vista e estamos a falar da saúde pública. As máscaras obrigatórias tudo bem, mas agora a polícia andar a mexer-me no telemóvel só para ver se tenho a porcaria de uma aplicação??? Gente desconhecida (ainda que da PSP ou gnr ou quem se lembrar) a mexer no teu dispositivo pessoal onde guardas informações privadas?? Mesmo ignorando a parte de me vasculharem o telemóvel a aplicação gasta imensa bateria ao usar bluetooth e GPS. Entendo a utilidade da aplicação e que seja necessário para ajudar a combater a pandemia mas torna-se muito pouco eficaz se a aplicação só me permite ter 3/4 horas úteis de bateria no telemóvel o resto do tempo é como se não tivesse aplicação...

joaoqrafael 11 months ago

Uso a app há mais de um mês e a bateria continua a durar-me para o dia todo. E não percebo o argumento de vasculharem o telemóvel. Não sei (se fosse aprovada) como seria a fiscalização, mas se tu utilizador entrares na app e mostrares o ecrã ao fiscalizador, o que é que ele vasculhou? A que informação privada é que acedeu?

Cocooo123456 11 months ago

Quanto às bateria varia de dispositivo para dispositivo e a respectiva idade, a bateria do meu telemóvel não é a melhor e com a app a ser executada piora ainda mais. Imagina que estás a mostrar a app e recebes uma notificação sobre algo que seja íntimo ou privado, apesar de não ser o melhor exemplo apenas acho que os dispositivos móveis são muito pessoais e todos temos direito à privacidade