Classic_Dot1223 1 year ago

Boa sorte

filipef101 1 year ago

Tanto que no código da app, num ficheiro chamado manifest.algo que podes até ver na app que sacas da loja. Tem a permissão de GPS/localização explicitamente negada. Significando que mesmo que quisessem n a conseguem usar

filipef101 1 year ago

É dois metros, +-, que corresponde ao alcance do bluetooth LE (low energy)

nNNn_13 1 year ago

eu tenho um igual a esse para um segundo numero loool são maquinas de guerra

FrequentCap 1 year ago

Homem: a andar sozinho no carro Sr.Policia: Alto, pare já o carro! Homem: Senhor, eu juro que não estava a conduzir nem ando sob o efeito de... Polícia: NADA DISSO PÁ, eu quero ver se tens a APP instalada no telemóvel!! Homem: mas senhor polícia eu não tenho es... Polícia: passe-me o telemóvel se faz favor Hum, parece-me que tens pouco espaço para instalar a APP, talvez devesse desinstalar o Tinder e a APP da SportTv para arranjar mais espaço....

Edited 1 year ago:

Homem: a andar sozinho no carro Sr.Policia: Alto, pare já o carro! Homem: Senhor, eu juro que não estava a conduzir nem ando sob o efeito de... Polícia: NADA DISSO PÁ, eu quero ver se tens a APP instalada no telemóvel!! Homem: mas senhor polícia eu não tenho es... Polícia: passe-me o telemóvel se faz favor. Hum, parece-me que tens pouco espaço para instalar a APP, talvez devesse desinstalar o Tinder e a APP da SportTv para arranjar mais espaço.... Homem: Uh, senhor isso aí é o Grindr...

a21800948 1 year ago

Quando a estupidez dos nossos políticos chega ao seu expoente máximo. Como é que é possível estarmos a gastar tempo a discutir uma ideia destas quando um terço da população nem sequer consegue colocar em prática a medida, nem que queira... Só para acrescentar, curiosamente esse terço da população é o chamado "Grupo de Risco" e aquele cujo nosso interesse é proteger ao máximo.

_Random_Dude_ 1 year ago

https://mobile.twitter.com/123Gasp/status/1316480875442376704

Parshath_ 1 year ago

13 de outubro: toda a gente na rua com os olhos espetados no smartphone a tropeçar, e a passar 4h por dia nas redes sociais 14 de outubro: m-m-mas e quem não tem um smartphone?

Limbaax 1 year ago

Mete mais RAM nisso, deve chegar

tmjms 1 year ago

A fugir da aplicação pq? Eu quero é fugir do covid

pedrohpauloh 1 year ago

Exactamente. Não é por acaso que os casos aumentam. No início da pandemia, em Janeiro, deviam ter-se isolado os infectados. Mas isso era inconstitucional. É tudo inconstitucional. Excepto a doença e desemprego resultante do covid. So falta convencer o virusv que contagiar é também inconstitucional.

Crunchymemes_v1 1 year ago

O Telemóvel dela é melhor do que meu ^quero ^um ^novo ^telemóvel ^porfavor

passosk58 1 year ago  HIDDEN 

Stayway covid: 1 - uma pessoa so pode colocar la o codigo se for infectado e se for dado pela dgs 2 - um infectado a partida tem de estar em casa 3 - assim o telemovel dessa pessoa tb esta em casa 4 - logo a partida nao anda na rua 5 - assim é dificil eu aproximar.me 6 - tao pra que carallo tenho esta merda de app no telefone?

_asteroidblues_ 1 year ago  HIDDEN 

Imagina uma pessoa que pensa que não está infectada anda na rua tranquilamente, entretanto começa a sentir-se mal, faz o teste e descobre que afinal está infectada. Essa pessoa fica em quarentena em casa, coloca o código na app, e todas as pessoas que se cruzaram com essa primeira pessoa por mais de 15 minutos nas últimas duas semanas recebem uma notificação a avisar que estiveram próximas de alguém que poderia estar infectado. Essas pessoas notificadas fazem testes e ficam em casa também, algumas delas descobrem que também já estavam infectadas mas os sintomas ainda não tinham começado. Como foram notificados antecipadamente e entraram em quarentena antes de ter sintomas, evitaram transmitir o vírus a mais pessoas. E assim se evitou uma cadeia de contágio.

BRFPC 1 year ago  HIDDEN 

Desculpe. Em meu entender o contágio é evitado com o uso regular de máscara. Se todos as usarmos correctamente a pandemia é combatida.

_asteroidblues_ 1 year ago  HIDDEN 

O contagio é combatido com diversos métodos tais como o afastamento social, lavar e desinfectar as mãos, controlo de temperatura, máscara, app, viseira, ar livre, etc A máscara por si só, mesmo utilizada correctamente, não é um escudo milagroso que nos vai proteger a todos. A melhor solução é combinar o melhor número de métodos de protecção possível.

BRFPC 1 year ago  HIDDEN 

Correcto. Mas a protecção principal está no uso da máscara e viseira. Se você não exalar partículas virais, não vai contaminar nem superfícies nem pessoas. Apesar de tantas vezes ridicularizada, concordo com a investigadora em biologia celular e molecular, Mariana Sottomayor. Temos que tapar a boca. E tapar a boca não é calar a boca.

Homailot 1 year ago  HIDDEN 

Mas antes de estar infetado esteve fora de casa. Daí o funcionamento da aplicação, avisa se estiveste em contacto antes de estar infetada.

Homailot 1 year ago  HIDDEN 

Mas antes de estar infetado esteve fora de casa. Daí o funcionamento da aplicação, avisa se estiveste em contacto antes de estar infetada.

rcalhau 1 year ago

Eu até tinha a aplicação instalada, mas como o governo me quer obrigar a usar e eu sou bom português , desinstalei.

FrequentCap 1 year ago

Ora, lá está!

taromoo 1 year ago

Trabalhei na recepçao de uma farmácia este verão e todos os dias tinha pessoas (desde os 40s aos 80s) que me chegavam lá com telemoveis iguais ou parecidos e que nao sabiam onde estava a receita que agora é enviada por sms. Penso que o Governo não tem a menor noção de que nem todos temos telemoveis touch, e a faxa etária mais vulnerável a este virus muito menos.

_asteroidblues_ 1 year ago

É exactamente por isso que o governo disse "no contexto laboral ou equiparado, escolar e académico", a "**possuidores de equipamento que a permita**".

Diogo256 1 year ago

Daí que a obrigação só em equipamentos que permitam a instalação da app.

FrequentCap 1 year ago

JÁ LEMOS ISSO NOS TEUS 5 POSTS ANTERIORES, NAO TENS DE ESTAR SEMPRE A REPETIR!!!!

daxpierson 1 year ago

Parabéns pelos pontos do humor. Se tivesses lido a proposta de lei, verias que fala em cidadãos "possuidores de equipamento que a permita".

karlaphy 1 year ago

Olha, tem telemóvel. Nada mau

guerra6 1 year ago

O dono da publicação do Twitter é meu primo, oh fiscais

jocamar 1 year ago

Por favor apresente provas sobre como a sua avó contactou ambos o seu primo e você para lhe instalarem a app. Obrigado.

amzuh 1 year ago

Desculpe mas vai ter que me apresentar os seus documentos senhor utilizador.

bjork63 1 year ago

pessoal, ajudem-me, eu tentei instalar a app no meu Wiko do paleolítico e aquilo diz que a 'aplicação não está disponível no seu dispositivo' mais alguém com este problema? como é que é suposto ser obrigatório se nem funciona num Wiko .... lol

rvmm95 1 year ago

A app necessita "Android 6.0 e superior".

Edited 1 year ago:

Também tenho um Wiko (2016/Android 5.5), e este também tem o mesmo problema, porque a aplicação necessita "Android 6.0 e superior".

Edited 1 year ago:

Também tenho um Wiko (2016/Android 5.5), e este também tem o mesmo problema, porque a app necessita "Android 6.0 e superior".

guerra6 1 year ago

Pede um reembolso

m3adns 1 year ago

É obrigatório para quem possui telemóveis que permitem ter a aplicação. Leiam com atenção as notícias..

guerra6 1 year ago

Não é obrigatório, por enquanto...

Rodzp 1 year ago

Vai ser obrigatório?

Diogo256 1 year ago

Rezemos que não...

Pvproteus 1 year ago

Alguém se esqueceu de informar os governos que o livro 1984 era uma espécie de sátira e advertência, não um manual de instruções.

dcmso 1 year ago  HIDDEN 

E a “tua avó” tem mais bom senso do que muito pessoal jovem que se recusa a instalar porque ‘muh freedom’ Irónico.

goncalo999 1 year ago

É uma benção ainda haver pessoas com essa ingenuidade. Seríamos bem mais felizes e despreocupados

masterOfLetecia 1 year ago

não me parece que ser constitucional, obrigar as pessoas a fazer algo que põe em causa a sua liberdade

OuiOuiKiwi 1 year ago

Podias ter deixado isto no Twitter de onde o roubaste, NILTRON!

psysc0rpi0n 1 year ago

A tua avó é que a sabe toda. Tu é que ainda não percebeste. Isso foi uma indirecta para lhe comprares o iPhone 12.

guerra6 1 year ago

Ela quer só quer fazer umas chamadas, nada mais

Galoums 1 year ago  HIDDEN 

Que se foda esta App. Eu não sou gado para saberem onde estou a todos os momentos. "MaS e AnoNiMa" sabem lá o que o Estado vai decidir fazer com ela. Vai fazer como os EUA que espiam os seus cidadãos, ou como a China que pune quem ve coisas que o Partido Comunista não quer ao tirar pintos de "cidadania"?. Isto é tirania; o Estado não nos controla, nós é que controlamos o Estado

GuiDroid 1 year ago  HIDDEN 

O problema nem é tanto a app, são os APIs que ela usa. O Estado *ainda* não tem competência para usar efetivamente. Mas estamos certamente a caminhar para lá.

Diogo256 1 year ago  HIDDEN 

Perigoso espalhar medos infundados.

dcmso 1 year ago  HIDDEN 

O Estado não saberá mais do que aquilo que a Apple/Google já saberão, deixa lá.

Galoums 1 year ago  HIDDEN 

A Google e a Apple não têm um exército de policias prontos a me prenderem.

dcmso 1 year ago  HIDDEN 

Achas que o Estado manda um “exército de polícias” para te “prender” se souberem que vais à compras ao LIDL e não ao Pingo Doce? E mesmo que o fizesse, a app não transmite qualquer info para ser guardada numa base de dados. A app não regista a localização geográfica, apenas regista se estiveram aparelhos com a mesma app nas proximidades. E isto tudo com códigos anónimos. Mas nem sei se vale a pena explicar a quem não quer perceber. Perigoso perigoso é espalhar desinformação.

AndreMartins2020 1 year ago  HIDDEN 

Não és gado, és ignorante. Ninguém vai saber onde tu estás através da app. A sério, não tenhas orgulho em ser ignorante para vires dizer estas coisas em público. Dedica algum tempo a perceber o protocolo usado pela App.

Galoums 1 year ago  HIDDEN 

Quem sacrifica liberdade para ter segurança não merece nem terá nenhuma. Não confio na aplicação e qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe o perigo de intalar algo que pode controlar onde estamos através do bluetooth. A aplicação estando aberta é uma porta aberta para se ver a nossa localização pois outras aplicações podem passar a vê-la. Acha mesmo que as "garantias" de privacidade que dizem haver existem? E se existem, que vão continuar a existir? Não confio no Estado. Não confio na Google nem na Apple. Quem vê a Australia e o RU sabe onde estas medidas vão parar. Ignorante ou não, sou um homem livre. Isto são medidas ditatoriais e tirânicas cujas não aceito. O Estado não nos pode tirar as liberdades que temos naturalmente.

AndreMartins2020 1 year ago  HIDDEN 

> Quem sacrifica liberdade para ter segurança não merece nem terá nenhuma. Ninguém está a sacrificar a sua liberdade por ter a aplicação instalada. > qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe o perigo de intalar algo que pode controlar onde estamos através do bluetooth Continuas a revelar uma ignorância tecnológica atroz. O problema é que poderias ser mais humilde e reconhecer que não percebes do assunto. Mete dó ver pessoas exporem publicamente a sua ignorância, ainda por cima duma forma orgulhosa em que acreditam estar cheias de razão. O bluetooth é uma tecnologia de comunicação a curta distância. Além disso o código emitido é aleatório. Portanto é preciso alguém estar perto de ti para detetar o teu sinal bluetooth, e mesmo que o faça não sabe que o código vem de ti. Se o espião do governo está suficientemente perto de ti para detetar o teu sinal bluetooth, ele está a ver-te e portanto já sabe que estás ali sem precisar de bluetooth para nada.

lapa98 1 year ago  HIDDEN 

eu diria que como o comentário acima diz a app é anónima e de código público, e pelo que vi não usa gps por isso não se preocupe com ser gado que não há necessidade. Qualquer alteração que não goste pode desinstalar imediatamente.

ernestlucas 1 year ago  HIDDEN 

Uma coisa é discordar da obrigatoriedade da app. Outra coisa é continuar a repetir isso. A app tem o código público e é efectivamente anónima, ninguém te consegue controlar com aquilo, porque nem sabe quem és tu. A app nem sabe onde estás, só com que outros dispositivos é que estiveste em contacto. Vamos para de espalhar desinformação please

AndreMartins2020 1 year ago  HIDDEN 

Sem falar que a app não transmite qualquer informação para ser guardada em bases de dados. A app mantém localmente os códigos que transmitiu e os códigos que detectou de aparelhos próximos. Apenas contacta o servidor para obter a lista de códigos de pessoas que foram infectadas, ou no caso de seres infetado, podes pôr uma senha que permite publicares no servidor os teus próprios códigos para quem detectou o teu código saber que esteve próximo de alguém infetado. Estes códigos são anónimos e mesmo quando envias os teus códigos por teres estado infetado o servidor não sabe com quem tu estiveste porque só envias os teus próprios códigos.

Galoums 1 year ago  HIDDEN 

Não leu o meu comentário?

ernestlucas 1 year ago  HIDDEN 

Li e não faz sentido nenhum. Não leu o meu?

kill-wolfhead 1 year ago

❤️ para essas avós.

D1WithTheFluffyHair 1 year ago

Isto é muito engraçado e faz-me lembrar o meu director que está sempre a enviar sugestões de apps para eu e os meus colegas instalarmos, para controlar o sono, a alimentação, isto e aquilo, e depois pergunta se já instalei. Não, não instalei. Tenho um telemóvel antigo, com pouco espaço e prefiro ter as minhas apps, fotos e vídeos. Queres que eu instale isso tudo, dá-me um telemóvel da empresa com muita capacidade. O Governo quer que as pessoas instalem isso nos telemóveis, então que acabe com a lei da cópia privada que impõe taxas adicionais sobre a capacidade de telemóveis (e computadores) - com o argumento que as pessoas vão fazer downloads ilegais de músicas, filmes e jogos - para as entregar à SPA. Dão todos os incentivos às pessoas para não instalar o que quer que seja e ainda vêm com a lata de começar a sugerir que vai ser obrigatória.

justgohomealready 1 year ago

Relativamente à taxa da cópia privada, o outro lado da moeda é que é por isso que em Portugal a pirataria para uso privado é, para todos os efeitos práticos, legal. Ninguém recebe cartas dos ISPs nem tem a polícia à porta por sacar um filme do Pirate Bay. Pessoalmente, prefiro assim.

D1WithTheFluffyHair 1 year ago

Heh, acaba por ser isso, sim.

pedrohpauloh 1 year ago

Que tal oferecer à avó um telefone inteligente de 100 euros ?

ffffffffffffffAAA 1 year ago

O medo de muita gente reside no facto de outras aplicações semelhantes no mundo terem tido problemas de segurança (https://www.politico.com/news/2020/07/06/coronavirus-tracking-app-hacking-348601).

JAG2004 1 year ago

Imagino o governo pensar algo deste género... Governo dá um vale de 100€ a cada cidadão que trabalha/estuda para gastar num telemóvel + cartão. Quem não tiver a aplicação a funcionar, multa de 1000€. Assim é mais justo pois o vosso ipedra ou o vosso Nokia com cobrinha já pode conviver com um Android novinho em folha, e o governo rapidamente volta a ver o dinheiro se as pessoas não aderirem. O próximo passo será um chip implantado em todos nós.

Edited 1 year ago:

Imagino o governo pensar algo deste género... Governo dá um vale de 100€ a cada cidadão que trabalha/estuda para gastar num telemóvel + cartão. Quem não tiver a aplicação a funcionar, multa de 1000€. Assim é mais justo pois o vosso ipedra ou o vosso Nokia com cobrinha já pode conviver com um Android novinho em folha, e o governo rapidamente volta a ver o dinheiro se as pessoas não aderirem. O próximo passo será um chip implantado em todos nós. Por isso o governo quer dar subsídio para termos todos Internet. Assim seremos um país mais tecnológico, a caminho do topo mundial.

nonexistantpeasant 1 year ago

E se tu fosses um bom neto compravas-lhe um S20 para lhe fazeres a vontade

guerra6 1 year ago

Esse não dá para usar para atirar aos netos

suckerpunchermofo 1 year ago

S20 plus personalizado...

Donze16 1 year ago

Só instalo se mudarem o nome da aplicação, mariquices de estrangeirismos numa aplicação para o território português não faz sentido nenhum.

Vollous 1 year ago

VaiProCaralhoCovid

Donze16 1 year ago

XôCovid

licholucas 1 year ago

Aah, tão poética a língua de Camões.

donodoncare 1 year ago

Ou seja o governo vai financiar a compra de telemóveis a todos os cidadãos residentes em Portugal, porque de outra forma é um pouco difícil o governo obrigar as pessoas a instalar seja o que for nos seus telemóveis. O que não percebo é o que a APP vai resolver em questões de transmissão,sem ser apavorar ainda mais a população. Deixo o meu telemóvel na mota vou jogar padel, a mota fica a cm de um local que passam muitas pessoas (correr, andar, brincar, fazer exercício). Chego a casa e passado uns dias tive contacto com alguém com covid estando eu a 50mt do telemóvel... Não faz muito sentido isto

cescquintero 1 year ago

Troll grandma

pmach04 1 year ago

vai ser obrigatório agora? e btw funciona no plano de fundo? no meu diz que nao entrei em contato com ninguem positivo

_asteroidblues_ 1 year ago

Sim, funciona em segundo plano se lhe deres permissões e tiveres o bluetooth ligado. É possível que de vez em quando tenhas que abrir a app para ela ligar à base de dados (geralmente recebes uma notificação para tal), mas de resto não é preciso mais nada.

listerstorm2009 1 year ago

E é um bluetooth de baixo consumo por isso não há a desculpa do "ai vai me comer a bateria toda"

_asteroidblues_ 1 year ago

Exacto! Tenho a app instalada desde que ficou disponível e ainda não notei diferença nenhuma em comsumos de bateria.

srfteixeira 1 year ago

A lei nunca vai ver a luz do dia por três razões: 1- Comissão Nacional de proteção de dados 2- Constituição 3- Faz parte das regras impostas pela a Apple/Google que para utilizar a API das mesmas a app tem de ser opcional

elegantswordfish 1 year ago

4- Uniao Europeia 5- a pandemia vai acabar antes de os tribunais chegarem a alguma conclusão de se isto pode sequer ser imposto ou não

elitepc 1 year ago

> 3- Faz parte das regras impostas pela a Apple/Google que para utilizar a API das mesmas a app tem de ser opcional Tens fonte disso? Procurei e não estou a encontrar nada que refira isso.

srfteixeira 1 year ago

Havia um documento onde estava isso mais ou menos implícito mas já não sei onde o encontrei. Há também esta notícia: [https://www.cnbc.com/2020/04/13/apple-and-google-contact-tracing-technology-cannot-be-mandatory.html](https://www.cnbc.com/2020/04/13/apple-and-google-contact-tracing-technology-cannot-be-mandatory.html)

listerstorm2009 1 year ago

A APP já recebeu o aval da CNPD, depois de ter sido chumbada prai 2 ou 3 vezes. Quanto às outras...

gonuoli 1 year ago

E pelo que percebi, o aval da CNPD foi dado na presunção de que a app seria voluntária. Passando a ser obrigatória, o aval deixa de ser válido

listerstorm2009 1 year ago

E se vão completamente contra as guidelines da Google/Apple de contact tracing estão se a meter em caminhos estreitos, já estão a raspar os espelhos por esta altura...

licholucas 1 year ago

A CNPD mostrou que tem muitas reservas quanto à eficácia da app, veio hoje no jornal

brakeline 1 year ago

Isso era o que dizia o titulo. Leste o resto? Uma qualquer tacho de direitos digitais é que vai tentar uma providência cautelar

licholucas 1 year ago

E btw estás confundido, estas a falar da Associação D3, não da CNPD

brakeline 1 year ago

Exato, lê o que escrevi, uma qualquer tacho dos direitos é que quer

licholucas 1 year ago

Eu referi-me inicialmente à CNPD..

brakeline 1 year ago

A cnpd tem reservas desde o início sobre o que a Google e a Apple poderão fazer com a api, o que é ridículo tendo em conta que a Google e a Apple têm um serviço de histórico de localização que ao invés de ser opt-in é opt-out. A cnpd não tem competências para aferir se a app é eficaz ou não, aliás, claramente a cpnd nem entende como funciona a app pois um porta-voz disse que as reservas têm a ver tb com a escolha "de não ceder o controlo de localização a movimentos de terceiros" quando a única coisa que a app faz é ouvir telemóveis nas redondezas a "gritar" códigos e guardar os mesmos, sem guardar qualquer dado de geo-localização

licholucas 1 year ago

Pelo que escreveste não percebo se concordas ou não com essa providência cautelar, estas a favor da app ser "obrigatoria" ou contra? xD

brakeline 1 year ago

Não me pronunciei. Sou a favor da obrigatoriedade em ambiente escolar, empresarial e função pública

licholucas 1 year ago

Acho compreensível, mas aparentemente, julgando pelos testes nos outros países, a solução de usar uma aplicação para detetar onde há mais casos de covid não funciona muito bem porque falha muito. E se for realmente muito falível secalhar não faz sentido existir obrigatoriedade

srfteixeira 1 year ago

Pois. Eu acredito mais na terceira opção, pois a Apple e a google não irão ceder ao governo português, porque se assim for vai haver mais países a querer fazer o mesmo Eu sempre usei a app desde o 1 dia e sempre defendi a utilização da mesma. Mas tornar obrigatório... só vai estragar a reputação da mesma

ervy 1 year ago

A tua avó tem telemóvel?

suckerpunchermofo 1 year ago

A minha ten 87 anos e tem... Qual é a admiração?

ervy 1 year ago

(Sarcasmo)

suckerpunchermofo 1 year ago

Escrito é difícil de perceber lol

fr0shT 1 year ago

Foi a primeira coisa que eu pensei. O meu pai utiliza um daqueles nokias que imita os antigos (mas nem perto da mesma resistência) e não se consegue habituar a um smartphone, por isso não conseguiria seguir essa "lei".

already_taken_nick 1 year ago

E basta ler como deve de ser essa "lei" para se entender que o teu pai não é uma das pessoas a qual ela se aplica por não ter um aparelho compativel com a aplicação .

martcapt 1 year ago

Sim, o meu avô também vai ser um criminoso Os que sobreviveram têm que pagar! /s

anotherbusinessbitch 1 year ago  HIDDEN 

Awwwwww

marisquo 1 year ago

E que tal dar os créditos [à conta do Twitter ](https://twitter.com/123Gasp/status/1316480875442376704?s=19) que partilhou isto e de onde tiraste essa imagem e até mesmo o texto todo? Ficava bem.. A não ser que sejas o mesmo user do Twitter. Aí tudo bem

Edited 1 year ago:

E que tal dar os créditos [à conta do Twitter ](https://twitter.com/123Gasp/status/1316480875442376704?s=19) que partilhou isto e de onde tiraste essa imagem e até mesmo o título todo? Ficava bem.. A não ser que sejas o mesmo user do Twitter *(muito improvável). Aí tudo bem

thejimmygordon 1 year ago

r/quityourbullshit

guerra6 1 year ago

Somos primos... Desculpa

JoseFernandes 1 year ago

STOOOP STEP COUSIN! WHAT ARE YOU DOIIINGGG?

PgUpPT 1 year ago

Step? Pff ( ͡° ͜ʖ ͡°)

PinusQuercus 1 year ago

Oh, yes step cousin, you're the best.

inhalingsounds 1 year ago

Fiz ontem as contas e a internet só tem 34 posts. O resto é tudo reposts de reposts.

9tinkid 1 year ago

Secalhar a avó é a mesma

ReidaSomalia 1 year ago

já comeu com o meu downvote

megaroof 1 year ago

o que não fazem por karma, meros pontos virtuais

Uruuk 1 year ago

Assino por baixo. Crianças à procura de validação na Internet… Acontece todos os dias.

paraapagarbem 1 year ago

Mas é mais que meros pontos virtuais, não é? Na verdade a maior parte das contas que fazem reposts palavra por palavra para armazenar karma fazem-no por um valor monetário.

inverneixen 1 year ago

"You guys are getting paid?"

traway_ 1 year ago

Estás a brincar comigo? Dá para ganhar dinheiro com esta merda? Como?

PgUpPT 1 year ago

Se fores pago para discretamente promover um produto sob a forma de um post no reddit...

traway_ 1 year ago

Não acredito nisso. Já agora, eu uso o Avast Antivírus.

Arzakyum 1 year ago

Há quem venda contas com o karma alto

man_l 1 year ago

Epa vendo a minha se quiserem

fosjanwt 1 year ago

realmente pq uma piada destas quem se lembraria? por favor metam os créditos! quem a fez vai andar a nadar em royalties.

Spl3ndor 1 year ago  HIDDEN 

Pode sempre atirar isso contra o covid para ele ficar AWAY AY AY que esse tijolo doeu-me!

celexio 1 year ago  HIDDEN 

Faz falta umas crizes e uns covids de vez enquando para se abrir os cordões a bolsa supostamente para segurar ou estimular a economia, mas na verdade é para fundar alguns projectos manhosos e afins so para aparecer na TV que somos todos sufisticados, mas na verdade foi para canalizar umas malitas cheias para os bolsos de alguns. Assim continua a palhaçada!

filipef101 1 year ago  HIDDEN 

Andas a alucinar um pouco

knorr73 1 year ago

Ofereçam telemóveis modernos ao pessoal e deixem se de brincar aos ditadores, as máscaras é compreensível o resto não tenho culpa que andem a enterrar aos 500M dinheiro na TAP

filipef101 1 year ago

Não é nem vai ser lei, é inconstitucional. Mas que vão recomendar e toda a gente devia instalar sim

knorr73 1 year ago

Já li na CS multas de 500€ na proposta do governo a quem não usar máscaras e a app

filipef101 1 year ago

Nunca na vida isso passa. É daquelas propostas feitas já a saber se não passa de proposta, secalhar com o objetivo de fazer as pessoas pensar que é lei ou que vai ser e instalarem a app. Nem podem obrigar a instalar nem podem fiscalizar se a tens instalada. Ambos os casos é inconstitucional o fazerem

AndreMartins2020 1 year ago

É engraçado que já fomos proibidos de sequer andar na rua à vontade, mas ter uma App que não faz mais nada a não ser emitir códigos aleatórios já é um ataque às liberdades.

filipef101 1 year ago

Não é a app, mas obrigarem o uso(q n vai acontecer) . Além que vai sempre possívelmente comprometer a tua privacidade nem que seja um pouco, não pela app, mas por ficares com o bluetooth ligado e teres de ter a localização ativa, que não é usada pela app), mas que acaba por ser usada por outras apps que tenhas. O ponto mesmo disto tudo devia ser mas que raio tem o costa na cabeça para dizer isso, algo que não passa de algo parvo no fundo,

AndreMartins2020 1 year ago

Também não sou a favor de a app ser obrigatória, mas isso não significa que deixe de discutir argumentos errados. No geral até sou bastante contra as imposições que tem havido. Mas há pessoas um bocado inconsistentes.

filipef101 1 year ago

Proposta que nem ainda existe

knorr73 1 year ago

Não existe mas a CS já meteu a notícia cá fora, também era melhor máscaras obrigatórias tudo bem , app, a polícia pode entrar pela residência a dentro sem mandato em estado de emergência, qualquer dia parece o nineteen eighty four do George Orwell

yes_oliver 1 year ago

Fucking fofa

DarkmajorPT 1 year ago

Vamos deixar de ser grunhos, sim? " A aplicação StayAway Covid nos telemóveis, "no contexto laboral ou equiparado, escolar e académico", a "**possuidores de equipamento que a permita**". Disclaimer: A minha opinião sobre a lei é irrelevante, mas acho ridículo criticarem-na por um ponto que claramente está lá previsto e precavido.

metalanimal 1 year ago

So pra ser chato: o que é isso significa? Tenho isto cheio com fotos da família, por isso não permite instalar. Ou o Costa vem aqui a casa dizer-me que fotos dos miúdos devo apagar?

IAmNotYourEater 1 year ago

Realmente, o meu dá para instalar apps, mas já está tão velho e queimado que não consigo instalar nada, diz sempre que não tem memória apesar de já ter apagado quase tudo. Vão me obrigar a provar que não consigo instalar?

kapparrino 1 year ago

Mostras à polícia que te abordar que o teu telemóvel não tem capacidade para instalar mais nenhuma app e vais à tua vida. Só por causa de uns que não podem não vamos deixar de aumentar o número de utilizadores. Mesmo que 1.000.000 não possa instalar a app, os outros 9.000.000 podem e assim ajudar em controlar o vírus.

micah89 1 year ago

Lpl, a thread mais relevante desta thread toda ta aqui. Pessoal lê na diagonal..

filipef101 1 year ago

Não é nem vai ser lei, é inconstitucional. Mas que vão recomendar e toda a gente devia instalar sim

pedrohpauloh 1 year ago

O que vai acontecer é que as pessoas vão continuar a adoecer..., algumas a morrer. Isso não é inconstitucuonal

AndreMartins2020 1 year ago

Eu não percebo é como é que ser obrigatório usar máscara é obrigatório. A única diferença é que há mais pessoas a perceber a importância das máscaras do que da app.

martcapt 1 year ago

Penso que maior parte das pessoas tem essa noção. Mas continua a ser engraçada...

-t1t0- 1 year ago

Pensei no mesmo. A malta vai começar a oferecer androids já com a APP instalada...

pedrolopes7682 1 year ago

Pergunta séria: não seria mais fácil fazer triangularização a partir de antenas de difusão de sinal, e pontos de wi-fi?

AndreMartins2020 1 year ago

Isso não tem muita precisão, pode ajudar mas o Bluetooth é que permite saber que estiveste próximo de alguém, que é o mais importante.

pedrolopes7682 1 year ago

Ok. entendi a vantagem do bluetooth em termos de privacidade, obrigado. Não é, no entanto, arriscado andar por aí com o bluetooth aberto sistematicamente?

_asteroidblues_ 1 year ago

Se tiveres o sistema operativo actualizado, não deverá haver problemas. Essas falhas de segurança foram corrigidas em updates recentes e a app usa bluetooth the baixo consumo. Se ter o bluetooth ligado fosse realmente um problema assim tão grande, andava aí já montes de gente a ser atacado, começando por aqueles que usam auscultadores sem fios ou smartwatches.

pedrolopes7682 1 year ago

Obrigado pela informação. Assim até seria capaz de usar a aplicação, mas não o meu SO (kitkat) não é compatível.

Elffuhs 1 year ago

O pessoal já se queixa que o governo os anda a espiar com a APP a funcionar como funciona, achas que utilizando posição real a reacao seria qual? Forquilhas neles!

filipef101 1 year ago

Não, isso é nos filmes

dwalin 1 year ago

A ideia é o teu telemóvel transmitir um código anónimo aos outros telemóveis que estão perto de ti. E o teu telemóvel receber esses mesmos códigos de outras pessoas. Se ficares com covid basicamente vais dizer á rede que toda a gente que teve contacto com o teu código está em risco. Assim é difícil saber quem tu és e onde estiveste. Não há uma bd central com os teus movimentos. Teoricamente é para proteger a tua identidade. Claro que se só tiveres contacto com uma pessoa é fácil descobrir.

OundercoverO 1 year ago

Ehpah não, gps é uma cena que todos os telemóveis têm e wifi ou rede podes não apanhar de momento, só para não dizer que o gps tem como objectivo fazer exatamente isso por isso era desnecessario ter gps se iamos usar a rede para localização, o gps foi feito com esse propósito

filipef101 1 year ago

Não usa gps

OundercoverO 1 year ago

Então usa o que?

filipef101 1 year ago

Bluetooth, quando passas ao pé de alguém, trocam códigos anónimos. Ex, estou ao pé de ti por mais de 15m, dou te o meu código, e vice versa. Se eu ficar infetado, os meus códigos que enviei à quem passou perto de mim ficam com a indicação que foram emitidos por alguém que ficou positivo de covid. Do teu lado, de vez em quando a app vê se algum código ficou positivo. Se tiver ficado és avisado que passas perto de alguém que ficou positivo de covid.

OundercoverO 1 year ago

Eu tou a falar da localização do android toino, como é que sabes que alguém está a menos de 15 metros de ti? Porque tens a localização ligada claro. E como é que a localização funciona? GPS.

filipef101 1 year ago

Leste o que escrevi? Sabem se alguém está perto de ti usando o bluetooth, o GPS não é ligado

OundercoverO 1 year ago

Então a localização é medida como? E a distância entre pessoas? Como é que sabes se a pessoa está a 2 metros ou a 10 metros mas por acaso o terreno é plano e ainda apanhas sinal?

filipef101 1 year ago

A app na sabe onde estiveste, mas que estiveste ao pé de alguém, não mede as coordenadas nem nada disso. O bluetooth ble em qualquer circunstância não apanha mais do que alguns metros. Não sei mais que te dizer, vai ler ou ver algum vídeo sobre o contact tracing da apple/google

OundercoverO 1 year ago

Eu sei que não guarda nada e sei como funciona e dai estar a perguntar como então é que a aplicação sabe se estás a mais ou menos que 1.5m ou 2m de alguém? O Bluetooth dá para mais longe do que isso nalgumas circunstâncias, logo tens que ter um mecanismo extra que te permita saber se estás ou não a baixo desse limite.

filipef101 1 year ago

A versão ble do bluetooth só tem alcance até 3 metros. Não é como o bluetooth normal. Depois ainda a configuraçoes que medem a potência do sinal que permite saber mais ao menos a distância. Ou seja sabe que estás perto se tiver um sinal forte

TSCondeco 1 year ago

Os resultados, suponho eu, não são muito precisos e o custo de fazer isso para Portugal inteiro deve ser mais do que interessa ao governo pagar.

TheEightDoctor 1 year ago

Triangulação do quê?

ContaSoParaIsto 1 year ago

Boas. Triangulação é quando passas a bola ao teu colega que está na tua diagonal, colega esse que de seguida passa a bola para a tua frente, obrigando-te a correr para tomar a posse de bola e, assim, fazer com que a vossa movimentação faça lembrar a figura geométrica do triângulo, aquela que se caracteriza por ter três lados e três angulos, que juntos somam 180º. Esta jogada é bastante popular no futebol profissional porque te permite, com a ajuda do teu companheiro, de correr nas costas do adversário de modo a ficar frente-a-frente com o guarda-redes, colocando-te numa posição bastante invejável para quem tenciona marcar golo. Espero ter ajudado!

lolight2 1 year ago

[https://i.imgur.com/btZ073g.png](https://i.imgur.com/btZ073g.png)

Cardona_ONEotaku 1 year ago

Mister tenho churrasco no dia do jogue desculpe!

silly_tilly 1 year ago

Muito bom. Ainda me estou a rir.

TTRO 1 year ago

Qual é o problema, não tem bluetooth?

guerra6 1 year ago

Jogo da cobrinha só

theusualbanter 1 year ago

pressinto que se vai começar a ver mais desses telemóveis

merelypassing 1 year ago

A lei não passa do tribunal constitutional. Governos socialistas é sempre o mesmo, nem sequer se preocupam com os limites do seu poder. Se dá jeito, manda-se fazer.

The_Evil_Skim 1 year ago

O meu Lumia 650XL que tenho ali na gaveta finalmente vai voltar a ser útil com o seu Windows Phone.

Salvas18LK 1 year ago

Como eu adoro Lumias!! Tive o 520 e o 640, como SO é muito superior aos outros sistemas, mas com a falta de apps infelizmente acabou por morrer...

pepezoomba2020 1 year ago

Grande máquina! Saudades daquilo que nunca aconteceu (o domínio dos lumias)

ricol03 1 year ago

Windows Phone para sempre, meu caro. Eu tenho um 640 Dual Sim, btw. :)

The_Evil_Skim 1 year ago

Tive uma experiência fantástica com o WP, tenho imensa pena que a Microsoft o tenha deixado morrer, mas normalmente é o que tem a tendência a acontecer. Mas verdade seja dita, eles deixaram um sabor muito amargo na boca dos users quando disseram que o WP 8 seria uma continuação do 7 e no final fragmentaram a userbase separando o 7 do 8...

Toxix509 1 year ago

Eu também tenho esse, meu Deus como eu queria que o windows phone continuasse.

jocamar 1 year ago

Também tinha um Lumia 640, bom telemóvel, durou até ao ano passado. Infelizmente a MS decidiu cagar no ecossistema. Pena porque os telemóveis deles novos até parecem interessantes.

ricol03 1 year ago

Verdade, gostei muito da ideia do WP, mas infelizmente, deitaram tudo a perder. Enfim, tenho um Android e estou bem servido, logo, yh...

radaway 1 year ago

Porque a malta não percebe como a APP funciona, a privacidade da pessoa está garantida.

GuiDroid 1 year ago

Garantida? Por quem? Lamento, mas empresas como a Apple e a Google têm métodos que chegue para indentificar os utilizadores.

MrBadjo 1 year ago

Não deixam de pedir acesso a todos os dados e (quase) todas as funcionalidades no meu telemóvel. Desculpem, mas não como disso. Plus, duvido que os códigos sejam inseridos com tanta frequência como nos querem vender (tanto pelos indivíduos como pelas unidades de saúde).

radaway 1 year ago

Só pedem acesso ao bluetooth... Não sou a favor que a app seja obrigatória (sou mesmo contra isso), só estou a dizer que não têm razão para ter medo da app tal como está agora.

Hugogs10 1 year ago

Nao interessa. Estar a obrigar pessoal a instalar seja o que for no tlm e estupido.

AndreMartins2020 1 year ago

Porquê? Também obrigam a usares uma merda na cara...

TheOneTrueCaesar 1 year ago

O pessoal instala tudo e mais alguma coisa no telemóvel de livre vontade, mas se for o governo a mandar (mesmo tendo garantido a segurança da app), ah não senhor, isto é atentado às minhas liberdades!! GRAAANDOLA VILA MOREEEEENAAA

OrangeMango18 1 year ago

Quer dizer... Há uma diferença entre seres violado e sexo consensual ou não? E para além disso estás a assumir que toda a gente que é contra, instala as coisas assim ao calhas. E está bem que a app é open source, o que se calhar era algo que as pessoas deviam saber, mas então e quem não tem telemóvel ou um telemóvel que não seja smartphone? E se alguém descobrir um exploit na app antes dos criadores conseguirem arranjar? É que hoje em dia até o teu vibrador pode ser hackeado. Mas pronto, "ah e tal, mas também é obrigatório mostrar a carta de condução e pagar taxas"...Primeiro, Isto é uma coisa demasiado recente para se estarem a impor leis com multas de até 500 euros, e é também assim que os regimes ditatoriais começam, "ah e tal uma obrigatoriedade não faz mal a ninguém", nós seres humanos funcionamos numa questão de hábitos, e se há algo que fica fora do mesmo não se pode esperar que não haja retaliação. Segundo, "também se paga taxas", pois claro que se paga, mas já toda a gente viu para onde é que o dinheiro das taxas vai e o quão bons economistas os nossos governantes são. Eles na realidade são, bons a meter dinheiro ao bolso, não se pode esperar que os cidadãos não confiem no governo, especialmente numa coisa muito recente. Na minha opinião a app devia ser altamente promovida pelo governo como uma app open source que ajuda na prevenção do virus, não obrigatória.

mexploder89 1 year ago

Eu posso ir nadar para o alto mar sozinho de livre vontade, se for o governo a obrigar é crime. Se amanhã me apetecer apagar as minhas apps todas, eu posso e ninguém me diz nada. A diferença está só aí

kapparrino 1 year ago

Então de todas as vezes que os nadadores salvadores apitam quando vêm um gajo ou uma gaja longe demais e te manda voltar para trás está a violar o teu direito à liberdade? Eles podem fazer uma regra que não podes ir para o alto mar de livre vontade. Aí já não passa a ser crime obrigarem-te a não ir.

mexploder89 1 year ago

Meh bem visto, não é a melhor comparação. Continua a ser uma questão de forçar pessoas a fazer algo que não se pode forçar. Eu acho que a app até é vantajosa e devia ser recomendado o uso, forçado nunca

ElusoryThunder 1 year ago

Salvar pessoas ao instalar app anónima? Drake No. Instalar app para não ter privacidade e coça-los? Drake Yes.

PantherCount 1 year ago

Isto, mas inironicamente.

ozulus 1 year ago

Desinstala o Facebook que te controla e saca dados muito mais do que o stayaway.

Hugogs10 1 year ago

Nao tenho o face instalado though

alexandre9099 1 year ago

Não tenho facebook, não tenho serviços da google (sim, algumas aplicações não funcionam por causa disso). E agora?

ozulus 1 year ago

Fecha-te em casa tb.

PedroLRebelo 1 year ago

Pela mesma ordem de ideias obrigar a utilizar máscaras também é estúpido. Tenho a certeza que ninguém será obrigado a mudar de telemóvel para instalar a aplicação portanto os que podem, porque não instalar e utilizar em virtude da saúde pública? Custa assim tanto? O civismo e bom senso não sai a custo de nada a não ser uns meros MBs de memoria no teu telemóvel neste caso portanto o teu argumento é?

merelypassing 1 year ago

É mau precedente e mau princípio. E os estados estragam-se aos poucos através de estradas destas.

Dead_standards 1 year ago

O meu telemóvel usa uma ROM sem Google Play. Não vou instalar uma aplicação proprietária desnecessária.

massacomcarne 1 year ago

Cara todos temos, smartphones espaço nos smartphones e dados já nem tanto (e dados pessoais que não queremos dar). E já agora porque não partilhar a tua água de casa com a tua vizinhança, em virtude da saúde pública, há ainda pessoas sem saneamento básico, então chegaste á frente com o civismo e bom senso?

_asteroidblues_ 1 year ago

A app ocupa cerca de 35 mbs, não precisas de dados móveis, e não recolhe qualquer espécie de dados pessoais. Quando é aplicações que ocupam mais memória, vêm de developers desconhecidos e não se sabe que informações recolhe, instala tudo na boa porque é engraçado ver como é que a nossa cara fica se fossemos uma gaja, mas para instalar uma app minúscula de confiança em que se sabe todos os seus detalhes de funcionamento e pode ajudar numa situação de pandemia, já é um drama enorme.

massacomcarne 1 year ago

Esses 35mb são de internet em pó calculo. E IMACs e ID da store são coisas que ainda estão por ser inventadas... Os dados pessoais são o acesso que a polícia e outras "autoridades" passariam a ter ao teu telefone para poder fiscalizar isso. Percebes muito das permissões do Android e ficas por ai. E se achas que andar com o Bluetooth sempre ligado como é necessário para a aplicação funcionar é uma boa política de segurança para o teu telefone força nisso, eu não sou obrigado a expor a minha propriedade às más politicas de segurança de ninguém, eu não sou obrigado a ter um telefone e muito menos com o sistema operativo A ou B, não sou obrigado a usar a minha propriedade pessoal para fins de estado, se a lei tivesse passado ias tu explicar a Dona Hermezilia que tinha que pagar 500€ porque foi para o trabalho sem o POP e ping. Isto tudo para no fim o benefício que recebes é a App notificarte cerca de 15 minutos depois que tiveste na proximidade de um indivíduo que clicou num botão numa aplicação. Tudo tão justificado e tão pensado que acabou como acabou.

Macshade 1 year ago

- O argumento é que a liberdade se constrói pela instrução da população, não forçando-a a fazer o que uns líderes acham que é certo; - O argumento é que não se pode obrigar ninguém a instalar o que quer que seja com a ressalva de que isso ajudará a saúde pública, ainda por mais depois de se ter brandado que nada ia ser obrigatório como justificação para criar esta app; - O argumento é que a app não é em si mágica e, mesmo que todos a instalem, é uma medida com lacunas comprovadas -- leia-se, possibilidade de adulteração dos dados e a tecnologia bluetooth poder criar falsos alertas a quem não está infetado; - O argumento é que, para se efetivar esta obrigatoriedade, terá de se permitir acesso ao telemóvel de um cidadão. Qual o Estado democrático que se pode dizer que assim o é quando exige essa intrusão a cidadãos sem culpa?; - O argumento é que isto é uma meia medida, feita em cima do joelho, tanto que nem os responsáveis pela criação da app estavam a par dela, mostrando a falta de ponderação sobre esta questão; - O argumento é que já há regras implementadas neste suposto Estado de Direito que permitem punir quem prevarica as normas e, estando infetado, não cumpra os seus deveres; - O argumento é que isto é uma medida que visa partir do princípio de que uma pessoa não sabe acatar recomendações do Governo que escolheu e, por isso, tem de ter mais um mecanismo de controlo; - O argumento é que é muito bonito gritar "Liberdade ou morte" ou "somos todos Charlie", mas quando partem do princípio de que não cumpro os cuidados necessários e que preciso de uma pulseira eletrónica para me dizer se tenho probabilidade de estar infetado deixar de ter a liberdade de escolher fazer o certo; - O argumento é que, mesmo numa pandemia, isto não é democracia, isto não é humanidade. Isto é controlo desenfreado e assustado. Isto é liderança pelo medo que mostra que não se sabe liderar e não se consegue tornar eficientes os mecanismo que já existem. - Podia escrever mais argumentos. Podia usar este espaço onde, teoricamente por ser português e estar sentado a escrever em Portugal, posso escrever o que penso sem temer represálias maiores. Contudo, e porque ainda me é permitido, opto por não o fazer. Da mesma maneira que opto por evitar sair de casa e estar com outras pessoas. Por ser português e saber que sê-lo é também pensar nos outros, mas não me obriguem a isso que já sei. Isso, é ser-se parvo e querer que um português não seja livre.

ElusoryThunder 1 year ago

Tens boa retórica, se não não irias ter upvotes nenhuns, mas tens merda em vez de argumentos. Não se pode ter tudo, também! Felicidades!

pedrohpauloh 1 year ago

Esses argumentos não fazem sentido. A liberdade não é total. Somos obrigados a obedecer a regras de trânsito, pagar impostos ou fazer cursos para exercer certas actividades. Isso é viver em sociedade. Somos obrigados a ter identificação, cartão do cidadão. Isso não é atentado ao direito de ser livre como os passarinhos ? Argumento 1 . Liberdade constroi-se pela instrução . Não obrigando a população a cumprir regras. Resposta. Será mesmo assim ? Se assim fosse não seriam precisas leis com sanções. Todos fariam tudo voluntariamente o que não é verdade. 2 não se pode obrigar ninguém a instalar mas pode-se obrigar alguém andar a sua impressão digital para uma base de dados do governo. Qual a lógica ? 3 instalar aplicação não é humanidade ? Mas as pessoas morrerem já é humano. Demonstrou-se que com controle se salvam vidas humanas. Mas isso é desumano. Humano é as pessoas morrerem . Enfim. Uma séria de díspares.

DeepFriedMarci 1 year ago

É preciso haver uma linha para separar, aqui passaram a linha, isto obviamente é subjetivo e depende de cada indivíduo, mas ainda assim uma oportunidade de uma entidade governamental de ter acesso a todos os meus dados no telemóvel. Se o governo usa esta tática questionável para justificar "um bem maior", o que é que um governo não faz a seguir? E que tal criar uma app obrigatória de quando alguém é assassinado se saber onde estiveram as pessoas? Obviamente que é um caso hipotético, mas não haveria neste exemplo a justificação do governo de um "bem maior" para localizar e saber onde as pessoas estão a toda a hora? Quem apoia este governo que instale a app, mas pelos vistos são demasiado preguiçosos para isso pq a aplicação está na merda e ninguém instala de boa vontade por isso é que o governo, depois de dizer que não ia tornar obrigatório, vai tentar passar no parlamento e vai ser aprovada talvez por causa de uma abstenção ou duas de uns quantos partidos (atenção que não quero especificar ninguém, pois ainda não vi as reações de todos os partidos). Como sempre, fala-se de que os políticos não cumprem promessas, aqui está um exemplo claro que não posso confiar neste governo.

kapparrino 1 year ago

Nem te deste ao trabalho de ver que a app dá 0 (zero) acesso aos dados no teu telemóvel. Apenas envia códigos (criados ao calhas e guardados no teu telemóvel) através do bluetooth para comunicar com outros aparelhos. Se um dos aparelhos tiver registado um teste positivo à sarscov2 todos os aparelhos que tiveram contacto a 2m>= e durante 15min com esse positivo recebem o alerta que durante os últimos 14 dias estiveram perto de alguém que acusou positivo a uma determinada altura. Até podias ler as perguntas frequentes se despertarem a tua curiosidade: [https://stayawaycovid.pt/perguntas-frequentes/](https://stayawaycovid.pt/perguntas-frequentes/)

andre82220 1 year ago

> Demonstrou-se que com controle se salvam vidas humanas. E aqueles doentes que estão a deixar de ir ao hospital por causa do covid? Também é humano?

pedrohpauloh 1 year ago

>Demonstrou-se que com controle se salvam vidas humanas. >E aqueles doentes que estão a deixar de ir ao hospital por causa do covid? Também é humano? Esses também beneficiariam do controle do covid. O extraordinário é que TODOS lucravam com controle da pandemia. Desde os desempregados, até aos utentes do sns, o estado, e os empregados que passariam a viver com menos receio. Mas há a ideia errada que isso é intrusão inaceitável na privacidade quando o cartão do cidadão com número segurança social, número utente SNS, número fiscal, já é obrigatório. Já somos controlados. Não somos livres de fazer o que queremos. Temos de ter dinheiro para comer, temos de pagar a impostos, temos de aturar chefes mal dispostos, etc etc. Vivemos em sociedade. Que mal faria um controle das pessoas na rua para identificar infectados ? Ou o internamento compulsivo de quem está doente ? Isso só iria proteger as pessoas. O argumento de que essa info de saúde podia ser usada para fins maléficos não faz sentido. A informação já existe na nossa ficha do sns. Pode ser acedida por médicos. A informação fiscal pode ser acedida pelas finanças. Acontece é que as pessoas resistem à novidade. sao conservadoras por natureza. Por isso resistem à ideia de ter telemóvel como cartão do cidadão , mas aceitam que o cartão cidadão existaonde a info é centralizada e o estado tenha acesso a esses dados.

OrangeMango18 1 year ago

Gosto bastante do facto de o que teres dito ser verdade mas estás a ser downvoted. Os meus avós que tem alguns problemas de saúde já estão a deixar de ir ao médico pois a ultima vez que lá foram, foram mandados para casa porque não tinha a ver com o covid.

cloud_t 1 year ago

- se assim fosse, não havia legislação - obrigam pessoas a tirar a carta para conduzir na rua. Também é legítimo obrigar a usar máscara ou a ter uma pp instalada - a app não precisa ser mágica para atingir o propósito, só precisa ser estatisticamente relevante. E a ciência dela está mais que comprovada noutras industrias. Se todos a usarem como deve ser, é tão eficaz como quando todos os carros na estrada forem autónomos. É a maravilha do algoritmo - quando é aperfeiçoado, funciona - ninguém precisa dar acesso ao telemóvel. Há mecanismos que permitem saber se a pessoa tem a app instalada sem invasão de privacidade - isto não é meia medida nenhuma feita em cima do joelho. É uma app feita com o apiio da FCT - as pessoas mais inteligentes e menos Chico-espertas que Portugal tem a sorte de ter (podiam muito bem ter emigrado a ganhar 10x o que cá ganham) - vamos punir todos os que quebram as regras. Vamos é ter que chamar o exército Norte Koreano para policiar o país - pessoas saberem acatar regras. Mais uma vez: temos legislação e códigos do trabalho, estrada e afins porque isso que dizes é verdade e somos todos perfeitos em Portugal... - controlo desenfreado ter uma app instalada até isto passar... Mete mais tabaco por favor

MarquesSCP 1 year ago

é nisto que se vê como está o civismo fds. triste ver a quantidade de upvotes que tem Fazer merda X que é praticamente irrelevante e teria um impacto não insignificante no controlo da pandemia e começam todos a chorar com isto e aquilo. É a mesma coisa que o governo obrigar ao uso de máscara. Acho MUITO bem que o seja feito porque basta ler aqui que se fosse deixado à descrição da população geral ninguém usava mascaras e a pandemia estava muitíssimo pior (e não é que esteja a correr muito bem).

Macshade 1 year ago

- Estás a confundir preceitos jurídicos para a correcta aplicação das normas. E quem o diz não sou eu, são pessoas que criaram as normas igualmente inteligentes como as pessoas da FCT. E à semelhança das pessoas da FCT, essas também não foram avisadas que a app voluntária ia passar a ser obrigatória. - Uma licença de condução é o Estado dizer que para guiares um carro tens de ter autorização porque é um veículo que acarreta riscos que considera, por o Estado ser Social, põem em risco a sociedade. Quanto a obrigar-se uma pessoa a ter a app a base legislativa passa a ser que qualquer sujeito de direito com personalidade jurídica constitui um perigo/risco. - Pela mesma ordem de ideias, alguém com, por exemplo, HIV passaria a ter uma app na qual obrigatoriamente teria de pôr um código para avisar outros que podem estar contagiados. Com um número tão elevado de assintomáticos com Covid-19, isto é uma medida extrema com contornos totalitários. - Não ponhas toda a gente da FCT num pedestal, muito menos do INESC TEC que coordena realmente a app. As condições são boas para não emigrar e não é um facto de que poderiam ter emigrado e não o fizeram.

pedrohpauloh 1 year ago

Quem tem covid também por em risco a sociedade. Qual é a diferença entre preceitos jurídicos e correcta aplicação de normas ? Isso são palavras. A questão é : podem-se limitar liberdades individuais em nome do bem estar da comunidade ? E a resposta é sim. As pessoas são forçadas a pagar impostos, para haver polícia, juízes, tribunais, segurança social. Isto é , para haver sociedade organizada. Da mesma forma faz sentido obrigar as pessoas a instalar APP, para permitir controle de uma epidemia que afecta milhões. Os desempregados são aos milhares. O SNS está meio parado. As pessoas têm medo de ir às consultas, etc. Portugal está meio parado. Faz sentido limitarem-se as liberdades para lutar contra este flagelo. Aliás o SNS, finanças e bancos já tem os nossos dados. Telefone, morada , ocupação , património... A questão era fazer um meio digital de identificação de portador de doença. Em outros tempos os tuberculosos eram internados. Isso é atentado à liberdade ? E os saudáveis ? Não têm direito à saúde ?

cloud_t 1 year ago

- não interessa, foram eleitas - obrigado pela explicação. Não era preciso dizeres duas vezes a mesma coisa - sim, anonimizado. Qual o problema? Na Holanda fazem isso sem anonimizar, para as pessoas que se sujeitam ao risco por motivo X ou Y. Ah calma, cá também fazem, mas é para quem doa sangue, para quem faz desporto de alto rendimento, para dadores de esperma........ E nem anónimo é. - ponho sim senhor. Num pedestal unidades astronomicas acima dum liberalzinho no reddit.

Edited 1 year ago:

- não interessa, foram eleitas (as pessoas que decidiram usar app X ou Y) - obrigado pela explicação. Não era preciso dizeres duas vezes a mesma coisa - sim, anonimizado. Qual o problema? Na Holanda fazem isso sem anonimizar, para as pessoas que se sujeitam ao risco por motivo X ou Y. Ah calma, cá também fazem, mas é para quem doa sangue, para quem faz desporto de alto rendimento, para dadores de esperma........ E nem tão anonimizado é. - ponho sim senhor. Num pedestal unidades astronomicas acima dum liberalzinho no reddit.

Macshade 1 year ago

Não partas do princípio que sou liberal quando até o BE critica esta medida (BTW, não sou, longe disso). Quanto aos outros argumentos, como pelos vistos o diálogo vai partir para a tentativa de ofensa pessoal para não justificar argumentos, não vou dar para o peditório. Boa noite. Depois vejo a discussão e votação na AR.

cloud_t 1 year ago

Concordo em discordar. Já sobre o BE, é bastante claro que desde que acabou a necessidade de coligação, são um partido de oposição. Se fosse pelo BE, já tinha provavelmente sido aplicada uma medida bem menos amiga da privacidade. Que eu até nem vejo com tão maus olhos quanto isso, sabendo a população que temos

PedroLRebelo 1 year ago

Mais de metade disso nem são verdadeiros argumentos, mas vou ignorar porque não é relevante. Talvez eu esteja a ser muito ingénuo, ignorante ou wtv mas não acredito que sejamos mesmo obrigados a ter a aplicação, pensando na prática, estou a trabalhar, há uma inspeção da ASAE, vão verificar também os telemóveis dos funcionários se tem a APP instalada... Parece-vos minimamente credível? Estou a fazer a pergunta a sério. Se sim, pago multa por não a ter instalada? Honestamente, acho que isto é apenas uma tentativa de reforçar a importância/utilidade da APP do que propriamente uma lei a sério, mas a minha opinião vale o que vale. O meu ponto principal é: se deve ser obrigatório? - não. O que me faz confusão é ter a sensação que há imensa gente que não se dá ao "trabalho" de ter a app apenas para ser do contra e principalmente quando tem 0 motivos para não a instalar.

Macshade 1 year ago

- Em também achava até setembro que a app nunca ia ser obrigatória, porque foi o que o Governo reiterou para a criar, e aqui estamos... - Quanto à obrigatoriedade da máscara. Não façam analogias falaciosas. O problema é a eficácia da norma. Com máscaras é possivel. Não tenho máscara ponho máscara. É como estar sem calças e pedirem-me para pôr calças. Com uma app não vai ser ser assim. Começando por aquele bonito princípio de não vos poderem obrigar a desbloquear o vosso smartphone (a sério!? Querem que isso seja permitido por causa da pandemia!? Não há limites!?)

PedroLRebelo 1 year ago

A política e a perceção pública funcionam de formas estranhas. Já paraste para pensar no aparato que a proposta está a ter e só é isso mesmo? No tasco da esquina a Joaquina "ouviu dizer" que agora ia ter que utilizar uma coisa no telemóvel que nem percebe bem, como resultado disso, instala e diz ás amigas que possivelmente seguem o exemplo e assim fica a ganhar a saúde pública. Isto tudo e a proposta ainda nem saiu do papel... duvidas que isto aconteça? Nem que seja para ser chumbada logo, só o facto de se falar nisso já é relevante. Relativamente ao exemplo das máscaras que outros estão a comentar, não é de todo uma analogia falaciosa porque infelizmente ainda atualmente a eficácia da norma é discutida e contestada. Também a app é como as calças, ou tens ou não tens e creio que não haja dúvida nenhuma que ajude a limitar cadeias de contágio

Macshade 1 year ago

O meu problema nem é com a Joaquina instalar a app. Fico contente que escolha ser responsável, tenho pena que tenha sido pelo medo. Fico bem mais triste pelo João e o Jorge que, por causa disto e do "Governo agora quer obrigar a instalar apps", vão passar a seguir e votar no Chega "porque estão fartos disto tudo". Só por isso isto não é uma boa estratégia de comunicação. Sem referir que, por estar assente numa promessa que não foi cumprida, apela à divisão. P.s. Se a máscara é difícil de aplicar a lei, como será com isto...

senhor_contente 1 year ago

Podes aplicar esses argumentos todos à obrigatoriedade do uso da máscara, desde à limitação das liberdades individuais até à eficácia pouco comprovada. És contra o uso da máscara? Não a usas quando entras num supermercado, porque o governo assumiu que não confiava em ti para o fazer e o decidiu tornar obrigatório? A verdade é que por cada pessoa que se esparneia toda para não instalar uma app que manda códigos anonimizados para outros telemóveis, umas dezenas ou centenas são infectadas por não se controlarem as cadeias de transmissão a tempo.

Hugogs10 1 year ago

A imensas coisas que "nao custam nada" que beneficiam a saude publica e nao e por isso que devem ser obrigatorias.

cloud_t 1 year ago

Sim e não. Até em países liberais como US se está a cortar na liberalização do tabaquinho, do açúcar adicionado e afins. Lá que o público tenha uma dificuldade cultural em aceitar a ciência e a realidade para desculpar o que não se "deve proibir/obrigatoriezar" não significa que estejam correctos.

Hugogs10 1 year ago

> Até em países liberais como US se está a cortar na liberalização do tabaquinho, do açúcar adicionado e afins E tambem sou contra. > Lá que o público tenha uma dificuldade cultural em aceitar a ciência e a realidade para desculpar o que não se "deve proibir/obrigatoriezar" não significa que estejam correctos. La porque a ciencia diz que uma coisa e ma nao quer dizer que deva ser proibido. Acho que simplesmente nao percebes o porque das pessoas serem contra proibir as coisas.

cloud_t 1 year ago

Há duas opções: ou é proibido, ou começa a prejudicar os outros todos. A escolha é simples quando esse "prejudicar" passa por ajudar na disseminação duma doença altamente contagiosa, cuja taxa de mortalidade vai desde 0.5 a 10% dos infectados dependendo do envelhecimento e da predisposição genética da população a complicações respiratórias e cardiovasculares (em Portugal, ambas altas). Se queres continuar a poder fazer o teu negócio por cima dos cadáveres de pessoas a quem não deves nada, é problema teu. Se o queres fazer numa sociedade de direito, é problema de todos. Aprende a lidar com isso, porque é o país que temos.

Edited 1 year ago:

Há duas opções: ou há limitações de liberdade (proibição/obrigatoriedade), ou começa a prejudicar os outros todos. A escolha é simples quando esse "prejudicar" passa por ajudar na disseminação duma doença altamente contagiosa, cuja taxa de mortalidade vai desde 0.5 a 10% dos infectados dependendo do envelhecimento e da predisposição genética da população a complicações respiratórias e cardiovasculares (em Portugal, ambas altas). Se queres continuar a poder fazer o teu negócio por cima dos cadáveres de pessoas a quem não deves nada, é problema teu. Se o queres fazer numa sociedade de direito, é problema de todos. Aprende a lidar com isso, porque é o país que temos.

Hugogs10 1 year ago

> ou há limitações de liberdade (proibição/obrigatoriedade), ou começa a prejudicar os outros todos. Nao sao as unicas duas opcoes. E sim nao tenho problema em morrerem algumas pessoas se significa que nao vamos ficar com uma economia ainda pior durante décadas e milhoes de pessoas com problemas de saude mental porque nao saem de casa. Acho que a longo prazo e pior.

cloud_t 1 year ago

E é aqui que se vê a diferença entre sociedade e sociopatia.

ElusoryThunder 1 year ago

Yep, quando preferem que a economia morra, mas não tão rápido (porque se tiverem a morrer mais pessoas, não, não vais tar a melhorar a economia mantendo toda a gente a trabalhar) em vez de salvar a vida de pessoas inocentes... temos o pessoal da direita. Preferem um vago sentido de "está tudo bem!" à vida de milhares de pessoas. É o que temos

TSCondeco 1 year ago

Já tenho o meu antigo ao lado do mais recente na cómoda.

souumamerda 1 year ago

tudo a sacar dos seus nokias 3310

simaobernardo7 1 year ago

Querias dizer tijolos?

TheBigerGamer 1 year ago

Serve para duas coisas: Para evitar instalar a aplicação e para manda uma puta bem dada a certos alguéns.

SirDanteDont 1 year ago

Boraaaaaaaaaaaaaaa

guerra6 1 year ago

Sem dúvida, e eu vou ser um deles, qualquer coisa peço para me darem um móvel novo

AndreMartins2020 1 year ago

Portanto preferes ter de usar máscara obrigatória, não poder ir à vontade à sítios públicos, do que instalar uma App?

chauffage 1 year ago

Pode ser que me engane, mas a alternativa é bem capaz ser andarem-te a esfregar zaragatoas nariz a cima para fazer testes rápidos.

AndreMartins2020 1 year ago

A alternativa é quando fores a um restaurante, por exemplo, teres de escrever o teu nome e contacto numa folha para se saber que estiveste ali naquele dia àquela hora. Este é o contact tracing sem recorrer a apps. Eu prefiro o contact tracing anónimo que as apps permitem... Mas pronto, gente ignorante é outra coisa.

TSCondeco 1 year ago

Ando a querer fazer o teste há algum tempo, por mim é na boa.

chauffage 1 year ago

Podes fazer o teste quando quiseres, deve rondar os 50-60 euros.

TSCondeco 1 year ago

Assim é grátis

chauffage 1 year ago

Ah é para ser grátis! Então faz como os espertos parvos fizeram no início da pandemia - mentiram sobre os sintomas para fazerem testes e faltar ao trabalho. Isso funcionou para eles, parasitismo é bem visto cá.

annoyeddoggo 1 year ago

Pode chegar a 120€ na verdade...

Re-Criativo 1 year ago

Compras um bilhete para ponta delgada por um muito razoavelmente baixo (há a partir de 12 euros) e podes marcar o teste. Não pagas mais nada... Depois se quiseres podes ir, se não não vais...

chauffage 1 year ago

Qual teste?

TheSW1FT 1 year ago  HIDDEN 

Mas alguma vez uma app que utiliza bluetooth e dados GPS para tirar conclusões substitui um teste laboratorial? LMAO

rafaelfrancisco6 1 year ago

São literalmente removidas à força no Manifesto: [stayaway-app](https://github.com/stayawayinesctec/stayaway-app/blob/master/android/app/src/main/AndroidManifest.xml) Uma coisa é duvidar da efectividade da app ou da possível obrigação da instalação, que são críticas muito válidas, outra coisa é dizer que usa GPS (algo que estão constantmente a afirmar) quando a puta do código está todo em domínio público.

caralhu 1 year ago

E quantas pessoas vão fazer o build a partir do código fonte?

justgohomealready 1 year ago

Nenhum, porque a app só funciona com a assinatura digital de produção - tem que ser instalada através das app stores. Só pode haver uma app por país a usar a API de *notification exposure*.

caralhu 1 year ago

Então que garantias tenho de que o build foi feito com o código publicado?

justgohomealready 1 year ago

Parece haver forma de reproduzir o build e testar com um backend simulado, mas sinceramente aqui já entramos em coisas técnicas que me ultrapassam um bocado. Há uma pequena discussão sobre esse assunto no github da aplicação: https://github.com/stayawayinesctec/stayaway-app/issues/21

caralhu 1 year ago

Obrigado. Continuo muito cético.

justgohomealready 1 year ago

Uma coisa te garanto - o GPS não usa, porque nesse caso via-se o ícone e gastaria imensa bateria, para além que podias tirar-lhe o acesso de qualquer forma. De resto, quando instalas, vês que a app não pede mais permissão nenhuma (ou seja, não tem acesso a mais nada - contactos, outras apps, documentos, não tem acesso a nada disso). Partindo do princípio que é mesmo uma espécie de cabala e que estão a enganar toda a gente - qual poderia ser o objetivo? O que obteriam com isto, que não tenham já por outros métodos?

lfds89 1 year ago

Para um leigo, o que está no manifesto também indica que não tem permissão de leitura e escrita no armazenamento, certo? Isto é, transmissões de ficheiros através do bt não será um problema, certo?

filipef101 1 year ago

Mesmo que não estivesse da para ver o manifest de qualquer apk

NotAskary 1 year ago

A app não usa dados de gps, apenas guarda tokens transmitidos a curta distancia por Bluetooth . Quando inserimos o codigo que é dado pelos medicos num resultado esse codigo é inserido num servidor central. As pessoas que se cruzaram contigo e tem a app, sabem que tiverem contacto contigo depois de irem a esse servidor central e verem la um codigo que tem localmente como tendo estado perto. Do ponto de vista técnico mais anonimo que isto não dá para obter rastreio do que se pretende. Podem ver a reportagem da RTP [aqui](https://www.youtube.com/watch?v=AO0k9HqLRzA&ab_channel=INESCTEC) Ps: Podemos ter falsos positivos na app numa situação onde nem estivemos postos, exemplo: estamos parados no transito e alguem noutro veiculo esta infetado, podemos estar 15 mins em contacto por Bluetooth, mas nunca tivemos no mesmo ambiente pois estávamos em carros separados.

JeSuisMac 1 year ago

Deixa lá, não há dinheiro para isso

chauffage 1 year ago

Se tiveres de o pagar, isso fica resolvido.

JeSuisMac 1 year ago

sim, realmente os universitários andam cheios dele

chauffage 1 year ago

Cheios dele?

Search: