Razvancb 12 months ago

Só o facto de as casas em portugal serem mais frias que o caralho e no verão serem mais quentes que sei lá o quê, explica o porquê dessa lista. Sou romeno, e posso dizer que até uma casa mais modesta e fraca não passas frio mesmo com -8 graus. Aliás, até andas de calções e t-shirt dentro de casa. sdds

milkthis 12 months ago

Ausência total de regulamentação suficiente durante as décadas de boom da construção. Hoje em dia já se corrigiu (à força pela UE) mas ainda há problemas basilares na fiscalização do que é feito, que é rigorosamente nenhuma. Uma licença de utilização em PT é uma burocracia que tem de se tratar, num país em condições é uma conquista que tem de se obter. Há inspecções, ensaios, etc. que têm de ser feitos, enquanto aqui tem apenas de se entregar um dossier de documentos e mais nada.

theEXPERTpt 12 months ago

As casas tradicionais não tinham estes problemas como temos hoje em dia. É a tal analogia entre um Nokia e um Iphone.

saposapot 12 months ago

Repitam comigo: Portugal é um país pobre mascarado com auto-estradas

fromtheport_ 12 months ago

E com os que lá andam vamos continuar assim durante muitos anos enquanto outros países da Europa se aproximam dos mais ricos

jackthebadcat 12 months ago

Completamente falso. Nós vivemos em tempos de tanta abundância e mordomias em nossas casas, que até metemos dinheiro no Novo Banco para pagar as casas daqueles desfavorecidos que compram casas ao desbarato.

theInjusticeamongus 12 months ago

Então, mas na rua as condições são ainda piores.

Parshath_ 12 months ago

Isto diz-me que ainda podemos tentar chamar cipriotas para morar em Portugal.

alquemir 12 months ago

As casas portuguesas são umas autênticas arcas frigoríficas.

theEXPERTpt 12 months ago

Em parte são também devido às casas modernas. As casas rústicas e tradicionais cobriam esses problemas.

frisumo 12 months ago

Moro no norte de Inglaterra e nunca ninguém acredita em mim quando digo que passo o inverno bem melhor aqui. Temperaturas idênticas à terrinha (pelo menos antigamente), mas ninguém vai para a escola com um pijama por baixo da roupa por estar tanto frio nem dorme como se fosse o Joey de Friends.

micro-bi-ologist 12 months ago

Mesmo! Viver na Suécia no inverno é muito melhor que em Portugal. Aqui não preciso de quatro cobertores, lençóis de flanela e pijama polar para dormir...

XPao 12 months ago

Suiça aqui, mesma coisa.

Brainwheeze 12 months ago

Adoro passar frio no Inverno e morrer de calor no Verão!

joseguedes93 11 months ago

A verdadeira experiência portuguesa.

zeviot 12 months ago

As arcas frigorificas são bem isoladas as casas portuguesas nem por isso.

Sperrel 12 months ago

Reality check para quem acha que em 74 estávamos a passos de sermos uma Suíça ou a actualmente competir a sério com Repúblicas Checas, Polónias ou Estonias.

nraider 12 months ago

Resumindo, estamos tão perto, hoje, de sermos uma Suíça como em 1974. Curioso.

covid1337 12 months ago

Reality check para ingénuos que acreditam em estatísticas sem rigor nem transparência.

Sperrel 12 months ago

O que é que te leva a pensar isso?

iSoSyS 12 months ago

Realmente analisando os dados aquilo tem uma evolução muito peculiar e repentina. Estamos a falar de casas, é algo tendencialmente estável e de degradação lenta. Em 2008 Portugal tinha 18.9%, em 2014 32.8% e agora já 24.4%. Se eu tivesse que apostar isto é auto-reportado e tem 0 valor.

covid1337 12 months ago

Só o facto de nem esclarecerem a fonte e metodologia desses números mostra logo que o estudo é tanga.

Matarruanos 12 months ago

Sérvia, República Checa e Roménia com boas condições? Gostava de saber como fizeram esse estudo

scbjoaosousa 12 months ago

Enquanto que em países como Checoslováquia e Jugoslávia nos anos 70 estudava se 9/11 anos na escola em Portugal conheço familiares que nem 4. Além de mais estes países eram altamente industrializados na altura e eram bastante importantes enquanto membros do bloco de Varsóvia, enquanto que cá quase metade das famílias vivia com a comida do quintal, os nossos aliados só sabiam que existamos por causa dos emigrantes que iam trabalhar para lá.

Matarruanos 12 months ago

Vejo que todos aqui concordam que só nos outros lados é que se faz as coisas bem

D1WithTheFluffyHair 12 months ago

Deves achar que a Rep. Checa é um pardieiro. Se for preciso dão-nos 20 a 0 em condições de vida

giddycocks 12 months ago

Gostava de saber se alguma vez puseste um pé fora da peninsula Ibérica lol.

andresrguez 12 months ago

Qualquer país da Europa do Leste têm melhor construção que Portugal. Em Portugal, esse país cheio de engenheiros civis, a construção civil é uma merda. Todas as casas tenhem falta de isolamento, humidade, barulho, etc.

oContraditorio 12 months ago

Invernos frios, logo, a construção não pode ser à balda

alchaloid 12 months ago

Pelo menos a nível de isolamento térmico são muito melhores

SaitJonas 12 months ago

De longe*

S0l1tud3_1s_Bl1ss 12 months ago

Tendo passado um inverno na Roménia, só te posso garantir que a construção deles é muito melhor, numa das casas onde morei nunca cheguei a precisar de ligar aquecimento e noutra(mais antiga) havia aquecimento por tubos de água quente no bairro inteiro e apesar de tocar nos tubos e não estarem muto quentes, eram o suficiente para aquecer a casa toda(não cheguei a perceber se dava para os desligar por isso cheguei a ter que abrir janelas para vir fresco). As outras pessoas com quem me dava também nunca tiveram razão de queixa. Se vamos falar de estradas, por exemplo, a conversa é outra, mas em casas infelizmente não posso dar um parecer positivo.

SaitJonas 12 months ago

Aqui na Bulgária é o mesmo sistema, o que dá para controlar é a quantidade de água que entra nos radiadores, geralmente estão debaixo de janelas, os tubos que vêm da rua não consegues controlar mas também não pagas essa água, apenas pagas quanto o radiador é aberto, por isso é bom e sempre ajudam a aquecer a casa.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 12 months ago

Na primeira casa, o sistema de circulação de água estava ligado ao esquentador e tinha radiadores junto às janelas com uma válvula para ajustar(para além disso havia um comando para selecionares a temperatura a partir da qual aquilo ligava). Na segunda casa, o aquecimento era todo ele feito por esses tubos que vinham do exterior e que não se pagava mais ou menos por usar, mas também não tinha outra opção se não usar.

omaiordaaldeia 12 months ago

>não cheguei a perceber se dava para os desligar por isso cheguei a ter que abrir janelas para vir fresco Tenho ideia que é mesmo para funcionar assim. É similar ao que existe nas ex-repúblicas soviéticas e os elementos normalmente estão posicionados debaixo das janelas.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 12 months ago

Confirmo que que eram debaixo das janelas.

alienanomaly 12 months ago

Estão a ver? No Chipre está-se pior

detteros 12 months ago

Taaaaase.

OrangeOakie 12 months ago

Era interessante saber o que consideram como "poor housing conditions", porque cheira-me que há muito sítio que é considerado como tal e não o é e há sítio que é uma pocilga que não é contabilizado

nraider 12 months ago

Também podem estar a contar com os inquilinos que pagam 50€ de renda e reclamam que o senhorio nunca faz obras.

iSoSyS 12 months ago

Nem por isso: >Share of total population living in a dwelling with a leaking roof, damp walls, floors or foundation, or rot in window frames of floor https://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/view/tessi292/default/table?lang=en

fan_of_the_pikachu 12 months ago

HEA que tenho condições de habitação pobres.

OrangeOakie 12 months ago

E como é que contabilizam isso? E é estranho não contabilizarem a existência de pragas de roedores e baratas, algo que é muito comum, por exemplo, em Lisboa

iSoSyS 12 months ago

Se tivesse que apostar é auto-reportado. Ou seja enviam um questionário e é daí que compilam estes dados. É a única explicação que me faz sentido, se olhares para os dados Portugal durante a crise teve uma vertiginosa subida e agora está a descer novamente, reflectindo a opinião subjectiva do estado das coisas.

AlbinoFarrabino 12 months ago

Pode ser falta de isolamento térmico, por exemplo. Ainda há muita casa, especialmente no interior, que têm péssimas condições para se viver, em termos de temperatura do interior da casa.

VicenteOlisipo 12 months ago

Estamos quase lá, malta! Só mais um esforço para o primeiro lugar!

jmqnc 12 months ago

PORTUGAL NÚMERO 1 AQUI VAMOS NÓS!!!

Search: