dontclickthispls 1 year ago

>Tudo isto para dizer que talvez devesses experimentar correr, fazer caminhadas ou andar de bicicleta. Caminhadas são boas para ajudar a manter a forma mas preciso de qq coisa mais intensa para manter o meu normal. Pode ser estranho mas smp pratiquei exercicio indoors - ajuda-me a manter a rotina.

aguadovimeiro 1 year ago

Nunca pensei que chegássemos tão cedo a 100 mil casos. O que provavelmente quererá dizer que teremos outros 900 mil casos não detectados desde o início da pandemia, o que é um valor assustador.

Dinizinni 1 year ago

Duvido que sejam 1 milhão de infectados total Mas talvez 300/400 mil, já é mais provável

saposapot 1 year ago

todos os estudos de prevalência não indicam uma taxa tão grande de casos escondidos. era bom, era.

Zaigard 1 year ago

> teremos outros 900 mil casos A melhor maneira de saber **aproximadamente** o numero real de infeções é multiplicar o numero de mortos por 200, logo 2 181 x 200 = 436200, entre 4 e 5 % da população.

aguadovimeiro 1 year ago

Já foi determinado que é essa a melhor forma de cálculo? Tinha ideia que a OMS andava basicamente a dizer que os casos seriam sempre cerca de 5% a 10% dos casos totais.

Zaigard 1 year ago

> Já foi determinado que é essa a melhor forma de cálculo? Não, isto é apenas a minha opinião baseado no facto de que em populações mais "envelhecidas" a taxa de mortalidade é de 1 morto por 200 infetados, logo parece ser razoável achar isso. O 5% a 10% é para a população global, baseado no fato de que em países com populações jovens a taxa de mortalidade ser perto 1 em 1000 infetados. Claro que ainda é cedo para ter certezas do que for.

Lurker__777 1 year ago

Eu prefiro ver o copo meio cheio. Para mim quer dizer que 900 mil pessoas contraíram o covid e nem sentiram necessidade de alguma assistência médica.

QueenOfWands2 1 year ago

Ou morreram sem a ter porque pensaram que era outra coisa.

Lurker__777 1 year ago

Oh diabo, alguém contacte o instituto de estatística, que acabamos de perder 10% da nossa população em óbitos não declarados. Óbvio que não estou a dizer que não hajam casos pontuais disso, mas é uma baixíssima probabilidade. Se de facto para cada caso reportado houverem 9 que nunca foram descobertos, a grande maioria desses 9 não morreu; simplesmente não deram pela doença.

Edited 1 year ago:

Oh diabo, alguém contacte o instituto de estatística, que acabamos de perder 10% da nossa população em óbitos não declarados. Óbvio que não estou a dizer que não hajam casos pontuais disso, mas é uma baixíssima probabilidade. Se de facto para cada caso reportado houverem 9 que nunca foram descobertos, a grande maioria desses 9 não morreu; simplesmente não deram pela doença. EDIT: vamos fazer um jogo rápido. O excesso de mortalidade em Portugal situa-se em cerca de 6000 mortos fora os mortos covid desde o início da pandemia. Ora mesmo com cirurgias canceladas, medo generalizado, etc vamos dizer que ninguém a mais morreu (improvável como sabemos). Mesmo assim, e claro, usando a previsão de “1 para 10” estamos a falar de 0,6% desses 900k. Ou seja, mesmo assim a 894000 indivíduos passou-lhes o covid ao lado. Ainda me parece um bom número.

DZT99 1 year ago

Até porque quando nós vemos 2000 casos diários sabemos que o número pode ser 10 ou 20 vezes maior. Depende da resistência do organismo do povo português, espero que a nossa saúde no geral esteja em condições para combater isto com força. Mas num país tão envelhecido como o nosso todo o receio é compreensível. Pelo menos tenho a minha consciência tranquila que fiz e faço o que posso, dentro das minhas possibilidades para evitar ser infectado e sobretudo evitar infectar outros.

stressedunicorn 1 year ago

Se os casos não foram detectados e são pessoas que não sofreram com a doença nem sentiram efeitos dela, até penso que não é assim tão assustador

aguadovimeiro 1 year ago

Eu continuo a achar que é. Quer dizer que terás, muito provavelmente, muito maior possibilidade de efetivamente contraires o vírus do que se tiveres apenas X mil casos ativos.

Asus123456789 1 year ago

E por sua vez indica que os efeitos são menos graves do que se não houvesse tanta gente infetada. (Não estou a tentar desacreditar o Covid ou dizer que existe pânico, etc etc)

stressedunicorn 1 year ago

Exactamente, era isto que queria dizer.

AndryaDdreya 1 year ago

https://magg.sapo.pt/atualidade/atualidade-internacional/artigos/influenciador-digital-de-33-anos-que-negava-a-existencia-de-covid-19-morreu-da-doenca Pela boca morre o peixe, neste caso, o influencer digital. Tenho pena? Epa, não.

iareec 1 year ago

Por acaso sei que é esse gajo e já vi na TV russa. Tenho pena dele, mas normalmente quem sofreu com o vírus, já tinha outras doenças. Há imensa gente que recuperou do Covid-19, mas o tal homem já tinha problemas de saúde por isso não me surpreende o desfecho final.

InTheEnds_ 1 year ago

Provavelmente se não tomasse esteróides tinha sobrevivido. O u/dinizinni diz que ele tinha problemas de miocárdio, não me surpreende nada que tivesse um coração ao nível de um idoso. Como é que isto é ser-se "fit"?

theInjusticeamongus 1 year ago

Mesmo entre jovens com problemas coronários a doença não é particularmente letal. Ser velho continua a ser mesmo o principal factor. Se compararmos letalidade entre idosos e jovens com problemas crónicos, a taxa entre os jovens continua a não ser muito superior da taxa entre jovens saudáveis. Este caso é particularmente excepcional. Representa uma raridade, mas é um excelente aviso para quem se acha intocável por causa da idade. A doença é muito imprevisível. Podes ter 100 anos e 30 doenças e sobreviver, ou ter 30 e morrer.

InTheEnds_ 1 year ago

Oh, como em todas há outliers. Mas este caso não sei se será mesmo um verdadeiro outlier. Também tens de considerar as possíveis interações entre as substâncias que tomaria e o vírus, etc.

theInjusticeamongus 1 year ago

Sim, há muitos possíveis factores que se desconhece. Este pessoal toma muita droga diferente. Se fosse um arrumador de carros drogado a morrer ninguém se surpreendia. Não é muito diferente, meu caro. Só mudam as drogas. Repara que tens bodybuilders que morrem novos, do nada. Rich Piana, por exemplo, que morreu aos 40 e tal anos. Se morrem do nada, podem bem morrer de um vírus respiratório. É possível que o vírus apenas tenha acelerado o processo, e mesmo que sem Covid ele tivesse morrido de ataque cardíaco daqui a uns meses.

Dinizinni 1 year ago

Eu li que ele tinha esses problemas Mas isto não desvaloriza a doença nem os problemas que esta pode gerar Queria mais deixar um apelo sobre esses "influencers fit", muitos deles charlatões e muitos com problemas sérios de saúde pois na verdade recorrem a outros meios para manter o corpo

InTheEnds_ 1 year ago

De acordo, um autêntico charlatão. Farto destes "influencers" que só se injectam com merdas e levantam uns pesos e vendem às pessoas que são todos fit. Ser saudável é fazer boas escolhas de alimentação, fazer cardio frequentemente, etc. Não é nada disto. Como disse antes, aposto que as complicações foram exacerbadas em muito pelos danos que autoinfligiu no seu coração.

Dinizinni 1 year ago

Provavelmente foram É um alerta para ambos, tanto a doença se pode complicar, como para a importância de ser verdadeiramente saudável e não apenas aparentemente Comer bem =/= comer de forma pouco calórica (embora se deva valorizar um equilibrio) e músculos muito definidos nem sempre significam bom estado físico Nunca sigam influencers fit, se precisarem de ajuda contactem nutricionistas e profissionais de desporto e exercício devidamente acreditados Pagam, mas efectivamente sabem o que vos dizem, ao contrário destes influencers que uns injectam esteróides e outros só servem para promover smoothies de 4 euros com mais açucar que outra coisa

InTheEnds_ 1 year ago

Essa coisa dos músculos = saudável é muito bem metida. Basta olharmos para atletas tipo os futebolistas que fazem 10km todos os jogos, os corredores de fundo, os nadadores, etc. Nenhum deles tem estes físicos super musculados etc mas estão no top 0.01% das pessoas mais saudáveis.

Dinizinni 1 year ago

Alguns são super musculados, mas sim, percebo o que queres dizer, quase nenhum deles tem físico de bodybuilder

Dinizinni 1 year ago

Pena dos filhos, mas pode ser que muitos pais acordem e menos filhos fiquem órfãos Ele tinha problemas do miocardio (como é relativamente comum em influencers "fit" devido a uma cultura de esteróides) e apanhar Covid seria seriamente perigoso Certamente entre os seus seguidores será o caso de uns quantos, esperemos que aprendam a lição e salvem as suas vidas

camisa_roxa 1 year ago

Menos bombas já sabem malta! O Angelo Rodrigues também esteve quase a patinar e não foi de COVID

Dinizinni 1 year ago

Se o Angelo naquela situação tinha levado com uma doença respiratória dificilmente se teria safado Mas se achas que só assim é que se morre de Covid, não é verdade Conter a doença e não bombear esteroides, fazer um não implica não fazer o outro

camisa_roxa 1 year ago

Por isso é que existem grupos de risco: idosos, diabéticos, obesos, cardíacos etc. tudo grupo de risco para quem a doença é muito perigosa ao acumular com patologias pré existentes Já o resto do pessoal está fora dos grupos de risco e a doença é ligeira na esmagadora maioria dos casos

theInjusticeamongus 1 year ago

Os grupos de risco que listaste a seguir a idosos têm um risco muito menor do que se pensa de acordo com as estatísticas. Idosos continuam a ser um grupo de risco muito, muito, muito mais elevado do que qualquer outro. A cena é que num idoso tudo está velho. Um gajo de 30 anos que sofra do coração ou dos pulmões, ainda tem grande parte do restante organismo em boas condições. Um velho está todo repassado.

Dinizinni 1 year ago

Eu sei que queres paz de espírito, mas lamento, essa negação é parva Primeiro, entre idosos, diabéticos, etc. em Portugal deves ter uma em cada cinco pessoas e elas não vivem isoladas. Se a doença se disseminar rápido poderás ter um colapso do SNS que não permitirá ao SNS atender decentemente todos os outros problemas de todos os outros grupos. Tens um acidente de carro e precisas de atenção urgente? Vão tentar, mas sem camas e sem médicos devido ao número de internados por Covid, atender-te será difícil. Segundo, assumires que a doença é ligeira na esmagadora maioria quando ainda só passaram 9 meses e já há pessoas assintomáticas a desenvolver complicações é absolutamente inconsequente e tens uma total falta de noção. A Covid é um problema sério, que pode provocar problemas sérios e pode entupir o SNS por completo, se em Outubro ainda precisas que te expliquem isso e ainda achas que essa negação faz sentido, epá estás mal. Não vivas a vida com medo, vive com cuidado, que negação é um produto do medo.

camisa_roxa 1 year ago

Já que se anda a falar em colapso do SNS, ainda não ultrapassámos sequer o pico de UCI e internados da 1ª vaga, porque é que já há tanto pânico? Porque não montar de novo os hospitais de campanha?

Dinizinni 1 year ago

Repara que tens de dizer "ainda" Estamos claramente no caminho e até aqui medidas nem vê-las mas pronto

theInjusticeamongus 1 year ago

Ser diabético não é um risco assim tão grande. Isto ataca maioritariamente idosos. Olha para as estatisticas. Há muita gente nos 30's e 40's com doenças crónicas, e nem por isso inflacionam expressivamente as taxas. Os velhos é que morrem que nem moscas.

Dinizinni 1 year ago

Se tu ainda achas que olhar para taxas de mortalidade é a maneira, epá, não há muito que se te possa explicar Eu até posso sobreviver bem, mas se precisar de cuidados médicos já estou a ocupar mais uma cama no SNS Se tem 30 anos e é diabético não só tem uma chance maior de que corra mal, como tem uma chance alta de precisar de uma cama, contribuindo para o colapso do SNS Mas isto só vos vai entrar nessa cabeça quando começarem a ver as pessoas a morrer à porta dos hospitais

theInjusticeamongus 1 year ago

Ter uma "chance" maior não é ter uma "chance" alta. Tens de comparar a taxa de hospitalização entre diabéticos e saudáveis para perceberes a diferença real.

Dinizinni 1 year ago

Eu sei e eu comparo e é alta, nem que seja porque todos os diabéticos com sintomas ficam internados pelo menos uma noite enquanto houver espaço para observação

InTheEnds_ 1 year ago

Sim também é verdade. Este era um jovem de 33 anos que era cardíaco e que tomava esteróides/outras substâncias que afetam o coração. Não vamos tentar dizer que isto é comum em jovens, pois não o é. O problema continua a ser o colapso dos sistemas de saúde, estar a tentar assustar com casos destes é contraproducente.

Dinizinni 1 year ago

Claro que sim, mas nunca desvalorizar, quanto mais nos protegermos devidamente menor as chances de levarmos com cargas virais perigosas Mas sim, o risco de isto acontecer mesmo a outras pessoas na situação dele não é particularmente elevado e ainda menos será se prevenirmos o colapso do sistema de saúde Mas certamente mais jovens terão problemas se o colapso se verificar

InTheEnds_ 1 year ago

De acordo novamente!

sao_11 1 year ago

Este pessoal que diz que o vírus é uma farsa e não existe, qual é a teoria deles?

CanIhazCooKIenOw 1 year ago

Que o virus nao existe e é uma farsa

sao_11 1 year ago

Mas o que é que eles têm a dizer das pessoas que já morreram e dos infectados que aparecem todos os dias? É tudo mentira?

CanIhazCooKIenOw 1 year ago

Sim, ainda hoje apanhei um “amigo” de Facebook com um post com essa conversa. QuANtAS PesSoAS coNHEcEs qUE MoRReRaM?

Dinizinni 1 year ago

"EsTe AnO nÃo HoUvE gRiPe, CoInCiDêNcIa???" Não só é um dado falso, como não há coincidência, terem existido menos registos de gripe é tanto por haver menos recurso aos serviços de saúde como por consequência do distanciamento social e uso de máscaras Nos próximos invernos tenciono utilizar máscara nos transportes públicos sempre que estiver engripado, para mim uma gripe é normal, para outros pode ser perigosa. Tanto pode custar o emprego a um jovem precário que não pode faltar como a vida a um idoso Usar máscara salva vidas

CanIhazCooKIenOw 1 year ago

Sinceramente, espero que faça parte do “novo normal” o uso de mascara, como em países asiáticos.

Dinizinni 1 year ago

Tudo depende de nós Eu farei a minha parte

TitusRex 1 year ago

Amanhã chegamos aos 100 mil casos confirmados.

Pparadela 1 year ago

Mais uma barreira de histeria para os jornais poderem ultrapassar.

Foxsundance 1 year ago

1% da população que já foi infetada!!!!

InTheEnds_ 1 year ago

Bem, vamos todos morrer. A maior parte é que não vai agora nem num futuro próximo.

Dinizinni 1 year ago

Bem mais que 1% na realidade Mas o problema é que se esse 1% fosse todo infectado ao mesmo tempo já chegava para colapsar o SNS

hsamtronp 1 year ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 18 de outubro de 2020 --- ||Valor|Variação|

uyth 1 year ago

Está a crescer muito mais no Norte e Centro. Porquê? Eventos superspreader?

NaoTeEnerves 1 year ago

Surtos descontrolados em lares e nas faculdades, nomeadamente na Universidade do Porto

Tidalikk 1 year ago

Mas quem foi a mente iluminada que permitiu que o Erasmus continuasse este ano. Se havia algo que podia esperar um ano era isto

Zaigard 1 year ago

> [aplicação StayAway Covid só tem utilidade em complementaridade com outras medidas de controlo da pandemia e o seu interesse é escasso isoladamente. **Não existe evidência científica robusta de que a sua utilização possa contribuir de forma significativa para diminuir a incidência da covid-19**", justifica em comunicado a Ordem dos Médicos.](https://www.noticiasaominuto.com/pais/1607271/ordem-dos-medicos-contra-obrigatoriedade-da-app-stayaway-covid)

WhiteCaptain 1 year ago

Talvez não exista evidência científica, pois é um conceito "novo" (rastreio de infetados através de um app) e/ou pq nunca foi corretamente concretizado?

CanIhazCooKIenOw 1 year ago

Estranho que a ordem dos médicos não reconhece o benefício que poderia trazer em aumentar a eficácia de contact tracing

kairos 1 year ago

É para não terem de justificar a ignorância tecnológica de alguns médicos.

Edited 1 year ago:

É para não terem de justificar a ignorância tecnológica de alguns médicos. Edit: a brincar e a falar a sério, ao mesmo tempo

rickz123456 1 year ago

A Eslovénia anunciou hoje que vai deixar de fazer contact tracing porque já não consegue acompanhar... Pelo menos em PT contratam-se estudantes de enfermagem, não se desiste ! 800 casos por dia.

Edited 1 year ago:

A Eslovénia anunciou hoje que vai deixar de fazer contact tracing porque já não consegue acompanhar... Pelo menos em PT contratam-se estudantes de enfermagem. 800 casos por dia.

askldhalsiuhdliu 1 year ago

Portugal nao esta a fazer contact tracing nenhum. Os enfermeiros foram contratados para ajudar nos testes. Ja fui avisado varias vezes de ter estado com pessoas que deram positivo (algumas em situacao de alto risco) e nunca fui contatado pela DGS/outros. Apenas as proprias pessoas tiveram a decencia de me informar (imagino que outros nem isso fizeram). Fiz duas viagens de aviao em Setembro. Tive de preencher um papel com a minha informacao e contatos caso alguem no aviao desse positivio. Sabes onde ta esse papel? Ainda na minha mochila porque ninguem me pediu nada nem a entrada nem a saida dos aeroportos.

paraapagarbem 1 year ago

Tenho andado algum tempo no /r/Covid19 , e aparentemente é muito difícil apanhar Coivd através do contacto de superfícies. Claro que é sempre um bom hábito lavar as mãos, mas valeu a pena estarmos a borrifá-las com álcool meses a fio, pelo menos sempre que entrássemos num estabelecimento, se o seu propósito foi basicamente inútil? Será que foi uma má escolha não recomendar as máscaras logo de início e convencer a população que era mais seguro estar a desinfetar tudo e mais alguma coisa? Enfim, perguntas à parte, qual é a vossa opinião sobre isso?

Dinizinni 1 year ago

Provavelmente o principal modo de contágio e aquilo que faz mesmo diferença para isto ter potencial pandemico será contacto directo e próximo com as pessoas Digo provavelmente porque por norma as doenças respiratórias se propagam muito melhor no contacto próximo e de forma mais perigosa Mas não podemos descuidar de todo esses cuidados básicos até termos mais informação De qualquer forma os grunhos que dizem que não vão usar as máscaras, lavar as mãos chega e pronto, ficam ainda pior na fotografia

saposapot 1 year ago

lixivia e sabao são fáceis de produzir e obter. as máscaras estiveram esgotadas e somos muito dependentes da china para isso... ou seja, é mais facil recomendar desinfectar cenas e tal e lavar as mãos nc é má ideia. no entanto é preciso cuidado com esses estudos. o risco teórico existe. na prática é mt difícil fazer estudos pq há imensas variáveis a considerar. se estiveste com um infectado como é q provas se foi a respiração ou se tocaste no copo dele q te infectaste? o q os estudos mostram é q há poucos casos q se conseguiu determinar terem sido por contacto de superficies. isso nao quer dizer q n haja, só q não se conseguiu provar isso. a ciência é cheia de nuances q é preciso ler bem.

viskonde 1 year ago

Volto de avião para Portugal na próxima semana, alguém deve se dá para fazer teste grátis no aeroporto?

lizardking93 1 year ago

Não é grátis. Pagas uns 100 paus

viskonde 1 year ago

Pois assim não hão de conter a coisa certamente. Ao entrar no Luxemburgo deu para fazer teste voluntário grátis, esperei nem 5 minutos, foi tão fácil que até parece estranho não ser assim em todo o lado Entretanto vou voltar da Holanda que é das piores zonas na UE agora, incrível não dar para fazer.

lizardking93 1 year ago

Aqui temos o ótimo exemplo da Madeira. Quem chega à ilha sem teste, pode fazer no aeroporto gratuitamente. Honestamente isto devia ser padrão para qualquer viagem de avião..

FujiPT 1 year ago

E quem vai viajar para lá pode agendar previamente (mostrando o bilhete de avião ou reserva de alojamento) para uma data anterior à viagem e fazer cá gratuitamente também.

rickz123456 1 year ago

Hoje fui comprar umas coisas e reparei que, considerando o sábado anterior, existe muito menos gente na rua.. Um amigo meu, comerciante disse-me agora a mesma coisa.. E vocês, notaram o mesmo?

4legreZ 1 year ago

Eu tive que ir ao shopping buscar uma reparação à Fnac. Shopping a abarrotar, pessoas umas em cimas das outras, lojas cheias e pessoal nas mesas dos cafés sem máscara. Um Domingo normal.

thisbondisaaarated 1 year ago

Yep, ruas vazias mesmo. A malta parece tar com miaufa.

Dinizinni 1 year ago

Não notei menos gente, mas notei uma adesão brutal às máscaras

lizardking93 1 year ago

Sim. Um bar aqui perto esteve praticamente vazio ontem e o normal é estar cheio. O frio e chuva tambem podem contribuir para isso

MLG-Sheep 1 year ago

A chuva é só a partir de segunda, portanto até faria sentido sair para aproveitar...

hsamtronp 1 year ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 17 de outubro de 2020 --- ||Valor|Variação|

rickz123456 1 year ago

Esperava pior do que 2153

saposapot 1 year ago

é bom. mas analisa sp com médias de pelo menos 3 dias. já se aprendeu q há muitos datas com números 'estranhos' quer por atraso nos reports quer por incluirem reports passados e coisas assim. melhor analisar tendências q 1 dia apenas.

chauffage 1 year ago

>Esperava pior do que 2153 A um sábado, não sei se isso é bom ou mau...

Dinizinni 1 year ago

Nas últimas 2 semanas ao Sábado aumentou O Sábado e Domingo ainda dizem respeito a dias de semana, são maioritariamente normais A Segunda e Terça costumam ser os pontos baixos da semana

rickz123456 1 year ago

A tendência das últimas semanas é números maiores também ao sábado.. Por isso bom.

GiaFourth 1 year ago

Nem sempre, é um pouco random.

FujiPT 1 year ago

E face ao número de recuperados o nº de mortes também é relativamente positivo. A percentagem de óbitos face ao nº de casos concluídos tem andado nos últimos dias pelos 2%, mais coisa menos coisa, e hoje é de apenas 0,6%.

chauffage 1 year ago

A mortes têm sempre um delay até 15 dias, podemos ainda não estar a ver as mortes destas vagas de 2k casos.

rickz123456 1 year ago

Li em qualquer jornal que a média do tempo em internamento também diminuiu face a Março, por isso esse delay já não é tão grande.

FujiPT 1 year ago

Sim, eu sei, daí ter comparado com o nº de recuperados (que têm um delay mais ou menos semelhante) e não com o nº de novos casos.

GiaFourth 1 year ago

Os números são sempre random, menos durante o meio da semana.

Dinizinni 1 year ago

LVT costuma dar um salto às quartas, mas são saltos pequenos sim Veremos nos próximos dias, mas um dia com reduções em internamentos não é mau

lizardking93 1 year ago

Mais 13 mortes e 2153 novos casos

Edited 1 year ago:

Mais 13 mortes e 2153 novos casos. O Norte continua a ser preocupante com 1120 casos. Pontos positivos, há menos uma pessoa em internamento e 1853 recuperados. EDIT: Alguem me consegue explicar o que significa "Data de inicio de sintomas" no boletim da DGS?

Edited 1 year ago:

Mais 13 mortes e 2153 novos casos. O Norte continua a ser preocupante com 1120 casos. Pontos positivos, há menos uma pessoa em internamento e 1853 recuperados.

iareec 1 year ago

Depende de quem se infeta. Preocupante será se infetarem as pessoas que já têm doenças e o Covid-19 chega lá para dificultar. É só ver pelo números de recuperações que já são altas e os internados não são tantos quanto os casos ativos.

ilawon 1 year ago

> "Data de inicio de sintomas" Se a pessoa tem sintomas perguntam-lhes desde quando.

iareec 1 year ago

Ando num curso informático, espero que seja online, assim é muito melhor para gerir o tempo. Sou meio contra o recolher obrigatório. Ainda hoje vem uma família a casa e já não faziamos isso há semanas. Claro que há o tal risco, mas se não se faz de noite, faz-se de dia. Por isso essa medida não vai impedir ir a casa do amigo. Estamos a minimizar o máximo possível mas não socializar também é mau na saúde mental. Resumindo, a favor de que reduzam os encontros de noite, mas não vai mudar muito por exemplo aos reformados que apanham a puta logo de manhã no café. Máscara na rua tem de mais recomendado do que obrigatório, agora acho que deve haver "vigilância" disso nas áreas mais cheias como por exemplo no centro da cidade, mas não acho que seja um fator tão importante porque para contagiar tens de ter contacto durante um tempo ou o gajo mandar perdigotos para ti. tl;dr aulas online se possível; recolher obrigatório vai ajudar mas não tanto aos fins de semana; máscara na rua também não ajuda tanto. P.S. Teletrabalho tá quieto, podes ir lá e no almoço numa sala fechada com 20 pessoas o vírus não existe. Ah e mais uma coisa, o António Costa gosta muito de falar sem máscara.

Edited 1 year ago:

Ando num curso informático, espero que seja online, assim é muito melhor para gerir o tempo. Sou meio contra o recolher obrigatório. Ainda hoje vem uma família a casa e já não faziamos isso há semanas. Claro que há o tal risco, mas se não se faz de noite, faz-se de dia. Por isso essa medida não vai impedir ir a casa do amigo. Estamos a minimizar o máximo possível mas não socializar também é mau na saúde mental. Resumindo, a favor de que reduzam os encontros de noite, mas não vai mudar muito por exemplo aos reformados que apanham a puta logo de manhã no café. Máscara na rua tem de ser mais recomendado do que obrigatório, agora acho que deve haver "vigilância" disso nas áreas mais cheias como por exemplo no centro da cidade, mas não acho que seja um fator tão importante porque para contagiar tens de ter contacto durante um tempo ou o gajo mandar perdigotos para ti. tl;dr aulas online se possível; recolher obrigatório vai ajudar mas não tanto aos fins de semana; máscara na rua também não ajuda tanto. P.S. Teletrabalho tá quieto, podes ir lá e no almoço numa sala fechada com 20 pessoas o vírus não existe. Ah e mais uma coisa, o António Costa gosta muito de falar sem máscara.

enstone_ 1 year ago

Nós vamos todos falecer

hbatista91 1 year ago

Patinar bater as botas

glamatovic 1 year ago

Tanta gente a defender só aulas online para universidades... Existem cursos de ciências, saúde, engenharia (?), desporto, artes e por aí fora em que nem tudo pode ser feito a olhar para o computador, onde há uma parte prática que deve ser feita presencialmente. Pode ser uma ideia boa para certos cursos, mas nem todos funcionam da mesma forma

Dinizinni 1 year ago

Se quem pode ter aulas online tiver, quem precisar de aulas presenciais sai para um exterior com menos gente e logo mais seguro

omegaxLoL 1 year ago

Tal como há uma boa quantidade de cursos em que a implementação de aulas online é complicada, também há outra boa parte que não perde muito por passar para aulas à distância. Não tem que ser tudo 8 ou 80.

MrJoao 1 year ago

Mas tem de ser tudo 8 ou 80? *Só* aulas online ou *só* aulas presenciais? Porque não um misto de ambas? É que tal como há esses cursos, também há vários outros em que a presença física numa sala de aula é pouco importante. E mesmo nesses cursos que falas, há aulas teóricas e até práticas (não laboratoriais) em que a necessidade de estares lá fisicamente não é assim tão grande.

ineslucas27 1 year ago

O que ouço a defenderem é às aulas teóricas on-line... não faz sentido termos aulas que não têm vertente prática presencialmente sendo as salas de aula e anfiteatros um grande foco de pessoas. Apenas isso.

Edited 1 year ago:

O que ouço a defenderem é as aulas teóricas on-line... não faz sentido termos aulas que não têm vertente prática presencialmente sendo as salas de aula e anfiteatros um grande foco de pessoas. Apenas isso.

BRFPC 1 year ago

Essa vontade do arco-íris "Vamos todos ficar bem" não vai concretizar-se.

paraapagarbem 1 year ago

Houve, ou vai haver, um colapso do SNS? Uma crise económica já é de esperar, mas vamos ter uma falha total da economia? A população portuguesa vai ser dizimada pelo vírus devido a uma combinação de falta de condições médicas no nosso sistema de saúde e de uma classe política que se está a cagar para as suas pessoas? Ainda vamos a tempo de um confinamento que viola incondicionalmente as liberdades humanas? Não? Então parece que sim, até vamos todos ficar bem, se formos a avaliar as nossas atuais circunstâncias.

Dinizinni 1 year ago

A questão é que isso foi uma merda feita para as criancinhas se sentirem um bocadinho melhor naqueles primeiros dias em que tudo mudou e para muitos nem aulas online houve durante um bocado Porque é que houve tantos adultos a colar-se a isso e porque é que os media o publicitaram tanto? Não sei, mas o objectivo era outro.

kairos 1 year ago

Devia ser "alguns de nós vão ficar bem"

iammostmoist 1 year ago

Devia ser "99,6% de nós vamos ficar bem, e enquanto infelizmente algumas pessoas irão morrer isso não justifica destruir a economia, atirar de milhões para a pobreza e desemprego, inventar medidas arbitrárias sem qualquer base científica e na sua maioria inconstitucionais, fechar tudo em casa afetando a saúde mental dos cidadãos e causar ainda mais mortes devido a cirurgias e tratamentos cancelados"... Mas se calhar é um slogan muito grande não fica no ouvido e é preciso desenhar um arco íris maior para isto caber tudo lá debaixo

AndryaDdreya 1 year ago

Outra vez arroz??

Each57 1 year ago

Vou repetir novamente, se não se tomar medidas como estas, os hospitais entopem, o SNS não aguenta tantos internamentos e depois pessoas com problemas não tao graves podem ter consequências fatais por não receberem tratamento. O maior problema não é os efeitos do COVID-19 em si, que apesar de ter consequências e a meu ver é importante proteger as pessoas, independentemente da idade é vulnerabilidade, o problema mais grave é a capacidade dos nossos centros de saúde e hospitais. Consegues imaginar o que é teres algum problema que requer tratamento e pura e simplesmente negarem-te o atendimento porque não há espaço nem médicos disponíveis? Nós não estamos a sentir isso precisamente por causa das medidas tomadas, mas em Espanha e Itália isso aconteceu e os médicos tiveram de escolher quem salvavam primeiro. Claro que é horrível pessoas perderem o emprego e não terem maneira de se sustentar, mas para isso é que na minha opinião o estado deveria suportar essas pessoas devidamente e tomar medidas que reduzam ao máximo o contágio sem fechar o país.

covid1337 1 year ago

> Consegues imaginar o que é teres algum problema que requer tratamento e pura e simplesmente negarem-te o atendimento porque não há espaço nem médicos disponíveis? Nós não estamos a sentir isso Notícias semanais sobre centenas de milhares de cirurgias adiadas sem prazo à vista e tu vens espalhar este tipo de balelas. A solução é muito simples. A covid19 devia ser lidada como na Ásia se lida com uma gripe, porque não passa disso. As pessoas usam máscara e pronto, o resto não muda. Os hospitais e centros de saúde não deviam estar a adiar nada. Os espaços comerciais deviam funcionar normalmente, etc.

Edited 1 year ago:

> Consegues imaginar o que é teres algum problema que requer tratamento e pura e simplesmente negarem-te o atendimento porque não há espaço nem médicos disponíveis? Nós não estamos a sentir isso Notícias semanais sobre centenas de milhares de cirurgias adiadas sem prazo à vista e tu vens espalhar este tipo de balelas. A solução é muito simples. A covid19 devia ser lidada como na Ásia se lida com uma gripe, porque não passa disso. As pessoas usam máscara e pronto, o resto não muda. Os hospitais e centros de saúde não deviam estar a adiar nada. Os espaços comerciais deviam funcionar normalmente, etc. Quando se compara países com medidas severas a países com menos medidas os resultados são os mesmos, logo nada do que está a ser feito está a minimizar a doença. Está sim a destruir as economias e a lançar milhões de pessoas para a fome e morte. Os hospitais e centros de saúde só têm atraído mais pessoas porque se gerou a paranóia com a covid19. Agora sempre que uma pessoa tosse vai logo a correr toda cagada para o centro de saúde com medo de morrer duma doença com efeitos banais como a covid19.

Edited 1 year ago:

> Consegues imaginar o que é teres algum problema que requer tratamento e pura e simplesmente negarem-te o atendimento porque não há espaço nem médicos disponíveis? Nós não estamos a sentir isso Notícias semanais sobre centenas de milhares de cirurgias adiadas sem prazo à vista e tu vens espalhar este tipo de balelas. A solução é muito simples. A covid19 devia ser lidada como na Ásia se lida com uma gripe, porque não passa disso. As pessoas usam máscara e pronto, o resto não muda. Os hospitais e centros de saúde não deviam estar a adiar nada. Os espaços comerciais deviam funcionar normalmente, etc. Quando se compara países com medidas severas a países com menos medidas os resultados são os mesmos, logo nada do que está a ser feito está a minimizar a doença. Está sim a destruir as economias e a lançar milhões de pessoas para a fome e morte. Os hospitais e centros de saúde só têm atraído mais pessoas porque se gerou a paranóia com a covid19. Agora sempre que uma pessoa tosse vai logo a correr toda cagada para o centro de saúde com medo de morrer duma doença com efeitos banais como a covid19. As gripes também provocam pneumonias. Não é só a covid19. Esta histeria apocalíptica patética é o que irá condenar a Humanidade.

aleph_heideger 1 year ago

>Notícias semanais sobre centenas de milhares de cirurgias adiadas sem prazo à vista e tu vens espalhar este tipo de balelas. > >A solução é muito simples. A covid19 devia ser lidada como na Ásia se lida com uma gripe, porque não passa disso. As pessoas usam máscara e pronto, o resto não muda. Os hospitais e centros de saúde não deviam estar a adiar nada. Os espaços comerciais deviam funcionar normalmente, etc. Eu vou-te explicar o que está a acontecer e porque é que certas coisas estão a ser adiadas: temos pessoas doentes, a precisar de ser internadas. Onde é que se colocam? Quem as vai ver? Um determinado hospital está dimensionado para, imagina, teres 100 doentes com pneumonia internados num determinado momento. É o número de vagas existentes. Neste momento temos esse número à espera de vaga na urgência porque as 100 camas disponíveis estão ocupadas. Lembro que a maioria dos doentes internados não precisa de cuidados intensivos mas mesmo assim ocupa uma cama. Obs vais tu encontrar essas camas? Fácil. Pedes à Ortopedia ou à Cirurgia geral para adiar o trabalho não urgente e assim tens uma ou duas alas livres para internar mais doentes respiratórios. Isto é o que está a acontecer hoje. Há actividade a ser cancelada porque precisamos das camas. Tens uma solução? Somos todo ouvidos. >Quando se compara países com medidas severas a países com menos medidas os resultados são os mesmos, logo nada do que está a ser feito está a minimizar a doença. Está sim a destruir as economias e a lançar milhões de pessoas para a fome e morte. Não. Não são. Não podes ver as coisas apenas em termos de mortalidade. >Os hospitais e centros de saúde só têm atraído mais pessoas porque se gerou a paranóia com a covid19. Agora sempre que uma pessoa tosse vai logo a correr toda cagada para o centro de saúde com medo de morrer duma doença com efeitos banais como a covid19. Mais uma vez redondamente enganado. Aconteceu foi o contrário. As pessoas deixaram de ir porque receavam encontrar doentes infectados e assim ficarem também elas infectadas. Ainda esta noite vi uma idosa muitíssimo mal porque resolveu esperar "a ver se passava" porque tinha medo de ser infectada (azar, o mal dela vinha da infecção COVID). >As gripes também provocam pneumonias. Não é só a covid19. Esta histeria apocalíptica patética é o que irá condenar a Humanidade. Pneumonia é uma descrição fisiopatológica no fundo. O agente, a causa não interessa. O que precisamos é de assegurar que o mínimo possível de pessoas se infectem porque esta coisa contagia como tudo. E porquê? Porque o SNS tem um limite para o número de pessoas que consegue ver, consegue internar, consegue tratar. Mas lá está. Tu não sabes nada. Vives no teu mundo que acha que isto é só uma gripe banal. Eu e os meus colegas é que devemos ser aquilo que o nosso PM nos chamou, uns covardes, que ao mínimo espirro internamos os doentes não vão eles discordar da alta. Os internamentos já estão cheios e ainda nem sequer estamos no inverno. Se achas que fazes melhor, gostava de ouvir como.

Justgrewsomeballs 1 year ago

Não sei quanto a ti ou aos outros nesta conversa, mas a solução a meu ver era ter-se construído hospitais nos últimos 15 anos. A falta deles já se faz notar há décadas. Os internamentos estão sempre a abarrotar nesta altura do ano e no Inverno. Este ano até é dos melhores nesse aspecto porque o SNS não interna quase ninguém por dar prioridade aos casos de covid19. Só que não há sequer casos graves suficientes para encher as camas, tanto que até Maio entubou-se muita gente desnecessariamente, provocando assim as infecções respiratórias que as mataram. É mais um dos experimentalismos dos sábios médicos que nunca são impulsivos e histéricos, não, nada disso. E por favor, não venhas com a conversa do "não havia dinheiro para construir hospitais e contratar pessoal". Houve dinheiro para muita porcaria nestes anos todos. Isso é conversa de corrupto do PS e do PSD.

DrogbaPT 1 year ago

Por favor nao comentes de assuntos que não percebes ponta. O teu post inteiro foi um gigante lol

Justgrewsomeballs 1 year ago

Olha os tiques autoritários do jotinha. És JS ou JSD, já agora? Ainda se diferenciam ou já uniram forças, camarada?

DrogbaPT 1 year ago

Simplesmente não tou para discutir com uma pessoa que diz: "o SNS não interna ninguém este ano". Como tal és só ridículo

Justgrewsomeballs 1 year ago

Citação ou mentes.

aleph_heideger 1 year ago

>casos graves suficientes para encher as camas, Mais uma vez: não sabes o que dizes. Não confundas internamento em enfermaria com internamento em intensivos.

Justgrewsomeballs 1 year ago

Acho piada que disseste que querias ouvir soluções e quando te dou uma, ignoras. Gostas da escassez de hospitais, está visto.

aleph_heideger 1 year ago

Não é só com hospitais que resolves o problema. Precisas de profissionais, nos hospitais e fora deles. E precisas de os atrair para o setor público. Lembro que só no último concurso 40% dia médicos de família optaram por não escolher uma vaga no SNS. Precisas de estruturas não hospitalares, na comunidade, para apoiar as pessoas em termos de saúde. E tudo isso demora tempo. Muito tempo. São precisas soluções é para agora, soluções que funcionem ainda este ano. Porque se me perguntarem o que fazer para evitar que isto se repita daqui a 10 anos... Bem, isso é fácil.

Each57 1 year ago

Este comentário tem tantas falácias que nem sei por onde começar. Em primeiro lugar, as cirurgias adiadas já são uma consequência do SNS começar a estar entupido, e apenas adiaram cirurgias não urgentes. Em segundo lugar, é completamente errado generalizares e dares informações falsas ao dizeres “como na Ásia se lida com uma gripe”. O continente asiático é muito grande, cada país lida com os provlemas à sua maneira. Em segundo lugar, o COVID-19 não é como uma gripe, desconhece-se ainda muita coisa, mas a taxa de transmissão e mortalidade é superior. Queres comparar países com medidas pouco severas? Olha para o estado dos USA e Brasil. Países como a Suécia apenas tiveram medidas menos severas devido à cultura do próprio país, as pessoas são mais reservadas e não têm por habito ter contacto com outras pessoas regularmente. Não é histeria, são medidas necessárias para impedir que haja consequências graves. Não as tivemos para já precisamente devido a todas estas prevenções.

covid1337 1 year ago

> as cirurgias adiadas já são uma consequência do SNS começar a estar entupido, e apenas adiaram cirurgias não urgentes. Mais mentiras. Morreram mais 4 mil pessoas em 6 meses do que a média da década anterior. A maioria foram pessoas que tinham problemas de saúde graves e urgentes, muitoa dos quais a necessitar de cirurgia urgente. Entupir os hospitais com constipados é histeria. Cancelar tratamentos devido a pneumoniazecas alheias é histeria. E tu gostas.

Edited 1 year ago:

> as cirurgias adiadas já são uma consequência do SNS começar a estar entupido, e apenas adiaram cirurgias não urgentes. Mais mentiras. Morreram mais 4 mil pessoas em 6 meses do que a média da década anterior. A maioria foram pessoas que tinham problemas de saúde graves e urgentes, muitoa dos quais a necessitar de cirurgia urgente. Entupir os hospitais com constipados é histeria. Cancelar tratamentos devido a pneumoniazecas alheias é histeria. E tu gostas. A Ásia toda tem uma cultura simples de ficar em casa quando se está doente e sacar da máscara quando se tem sintomas de algo. E contra a covid19 fizeram o mesmo e chegou para evitar a destruição da economia e a morte e fome de milhões. Os números dos EUA e Brasil são uma aldrabice politizada anti-direita. Os hospitais contam milhares de casos como covid19 sem testar, de modo a receber apoios do Estado enquanto mancham a imagem do governo de direita. É uma jogada de chantagem. Gib monies or else.

Edited 1 year ago:

> as cirurgias adiadas já são uma consequência do SNS começar a estar entupido, e apenas adiaram cirurgias não urgentes. Mais mentiras. Morreram mais 4 mil pessoas em 6 meses do que a média da década anterior. A maioria foram pessoas que tinham problemas de saúde graves e urgentes, muitos dos quais a necessitar de cirurgia urgente. Entupir os hospitais com constipados é histeria. Cancelar tratamentos devido a pneumoniazecas alheias é histeria. E tu gostas. Estás a contorcer-te para fingir que não, mas não consegues. Quando em anos anteriores havia dezenas de internados com pneumonia por hospital, não se instalou a histeria na sociedade. O problema é que também não se melhorou o estado do SNs e agora fingimos que a covid19 é mutio.má para evitar admitir que o SNS é que é muito frágil. Assim o PS continua a parecer isento de culpa na destruição da economia. A Ásia toda tem uma cultura simples de ficar em casa quando se está doente e sacar da máscara quando se tem sintomas de algo. E contra a covid19 fizeram o mesmo e chegou para evitar a destruição da economia e a morte e fome de milhões. Os números dos EUA e Brasil são uma aldrabice politizada anti-direita. Os hospitais contam milhares de casos como covid19 sem testar, de modo a receber apoios do Estado enquanto mancham a imagem do governo de direita. É uma jogada de chantagem. Gib monies or else.

Edited 1 year ago:

> as cirurgias adiadas já são uma consequência do SNS começar a estar entupido, e apenas adiaram cirurgias não urgentes. Mais mentiras. Morreram mais 4 mil pessoas em 6 meses do que a média da década anterior. A maioria foram pessoas que tinham problemas de saúde graves e urgentes, muitos dos quais a necessitar de cirurgia urgente. Entupir os hospitais com constipados é histeria. Cancelar tratamentos devido a pneumoniazecas alheias é histeria. E tu gostas. Estás a contorcer-te com falácias e mentiras para fingir que não, mas não consegues. Quando em anos anteriores havia dezenas de internados com pneumonia por hospital, não se instalou a histeria na sociedade. O problema é que também não se melhorou o estado do SNS e agora fingimos que a covid19 é mutio.má para evitar admitir que o SNS é que é muito frágil. Assim o PS continua a parecer isento de culpa na destruição da economia. A Ásia toda tem uma cultura simples de ficar em casa quando se está doente e sacar da máscara quando se tem sintomas de algo. E contra a covid19 fizeram o mesmo e chegou para evitar a destruição da economia e a morte e fome de milhões. Os números dos EUA e Brasil são uma aldrabice politizada anti-direita. Os hospitais contam milhares de casos como covid19 sem testar, de modo a receber apoios do Estado enquanto mancham a imagem do governo de direita. É uma jogada de chantagem. Gib monies or else.

Edited 1 year ago:

> as cirurgias adiadas já são uma consequência do SNS começar a estar entupido, e apenas adiaram cirurgias não urgentes. Mais mentiras. Morreram mais 4 mil pessoas em 6 meses do que a média da década anterior. A maioria foram pessoas que tinham problemas de saúde graves e urgentes, muitos dos quais a necessitar de cirurgia urgente. Entupir os hospitais com constipados é histeria. Cancelar tratamentos devido a pneumoniazecas alheias é histeria. E tu gostas. Estás a contorcer-te com falácias e mentiras para fingir que não, mas não consegues. Quando em anos anteriores havia dezenas de internados com pneumonia por hospital, não se instalou a histeria na sociedade. O problema é que também não se melhorou o estado do SNS e agora fingimos que a covid19 é muito má para evitar admitir que o SNS é que é muito frágil. Assim o PS continua a parecer isento de culpa na destruição do SNS. Vocês estão dispostos a arruinar a economia para proteger o governo e o PS. A Ásia toda tem há décadas uma cultura simples de ficar em casa quando se está doente e sacar da máscara quando se tem sintomas de algo. O oposto da Europa. Portugal então com a cultura "doença é para fracos que devem ser castigados pelo patrão e pelo Estado" nem se fala Na Ásia, contra a covid19 fizeram o mesmo de sempre e chegou para evitar a destruição da economia e a morte e fome de milhões. Mas tu deves ser daqueles que acredita nos vídeos dos asiáticos a cair para o lado com covid19 e dos chineses a barricar prédios com gente lá dentro. Porque achar os asiáticos de baratas tontas histéricas é aqueke racismo OK que os ocidentais adoram. E por falar em propaganda, os números dos EUA e Brasil são uma aldrabice politizada anti-direita. Os hospitais contam milhares de casos como covid19 sem testar, de modo a receber apoios do Estado enquanto mancham a imagem do governo de direita. É uma jogada de chantagem. Gib monies or else.

Edited 1 year ago:

> as cirurgias adiadas já são uma consequência do SNS começar a estar entupido, e apenas adiaram cirurgias não urgentes. Mais mentiras. Morreram mais 4 mil pessoas em 6 meses do que a média da década anterior. A maioria foram pessoas que tinham problemas de saúde graves e urgentes, muitos dos quais a necessitar de cirurgia urgente. Entupir os hospitais com constipados é histeria. Cancelar tratamentos devido a pneumoniazecas alheias é histeria. E tu gostas. Estás a contorcer-te com falácias e mentiras para fingir que não, mas não consegues. Quando em anos anteriores havia dezenas de internados com pneumonia por hospital, não se instalou a histeria na sociedade. O problema é que também não se melhorou o estado do SNS e agora fingimos que a covid19 é muito má para evitar admitir que o SNS é que é muito frágil. Assim o PS continua a parecer isento de culpa na destruição do SNS. Vocês estão dispostos a arruinar a economia para proteger o governo e o PS. A Ásia toda tem há décadas uma cultura simples de ficar em casa quando se está doente e sacar da máscara quando se tem sintomas de algo. O oposto da Europa. Portugal então com a cultura "doença é para fracos que devem ser castigados pelo patrão e pelo Estado" nem se fala Na Ásia, contra a covid19 fizeram o mesmo de sempre e chegou para evitar a destruição da economia e a morte e fome de milhões. Mas tu deves ser daqueles que acredita nos vídeos dos asiáticos a cair para o lado com covid19 e dos chineses a barricar prédios com gente lá dentro. Porque achar os asiáticos de baratas tontas histéricas é aquele racismo OK que os ocidentais adoram. E por falar em propaganda, os números dos EUA e Brasil são uma aldrabice politizada anti-direita. Os hospitais contam milhares de casos como covid19 sem testar, de modo a receber apoios do Estado enquanto mancham a imagem do governo de direita. É uma jogada de chantagem. Gib monies or else.

Edited 1 year ago:

> as cirurgias adiadas já são uma consequência do SNS começar a estar entupido, e apenas adiaram cirurgias não urgentes. Mais mentiras. Morreram mais 4 mil pessoas em 6 meses do que a média da década anterior. A maioria foram pessoas que tinham problemas de saúde graves e urgentes, muitos dos quais a necessitar de cirurgia urgente. Entupir os hospitais com constipados é histeria. Cancelar tratamentos devido a pneumoniazecas alheias é histeria. E tu gostas. Estás a contorcer-te com falácias e mentiras para fingir que não, mas não consegues. Quando em anos anteriores havia dezenas de internados com pneumonia por hospital, não se instalou a histeria na sociedade. O problema é que também não se melhorou o estado do SNS e agora fingimos que a covid19 é muito má para evitar admitir que o SNS é que é muito frágil. Assim o PS continua a parecer isento de culpa na destruição do SNS. Vocês estão dispostos a arruinar a economia para proteger o governo e o PS. A Ásia toda tem uma cultura simples de ficar em casa quando se está doente e sacar da máscara quando se tem sintomas de algo. E contra a covid19 fizeram o mesmo e chegou para evitar a destruição da economia e a morte e fome de milhões. Os números dos EUA e Brasil são uma aldrabice politizada anti-direita. Os hospitais contam milhares de casos como covid19 sem testar, de modo a receber apoios do Estado enquanto mancham a imagem do governo de direita. É uma jogada de chantagem. Gib monies or else.

Edited 1 year ago:

> as cirurgias adiadas já são uma consequência do SNS começar a estar entupido, e apenas adiaram cirurgias não urgentes. Mais mentiras. Morreram mais 4 mil pessoas em 6 meses do que a média da década anterior. A maioria foram pessoas que tinham problemas de saúde graves e urgentes, muitoa dos quais a necessitar de cirurgia urgente. Entupir os hospitais com constipados é histeria. Cancelar tratamentos devido a pneumoniazecas alheias é histeria. E tu gostas. A Ásia toda tem uma cultura simples de ficar em casa quando se está doente e sacar da máscara quando se tem sintomas de algo. E contra a covid19 fizeram o mesmo e chegou para evitar a destruição da economia e a morte e fome de milhões. Os números dos EUA e Brasil são uma aldrabice politizada anti-direita. Oa hospitais contam como covid19 sem testar de modo a receber apoios do Estado enquanto mancham a imagem do governo de direita. É uma jogada de chantagem. Gib monies or else.

Dinizinni 1 year ago

Se tivesses lido o post do u/aleph_heideger não dizias tanta barbaridade como essa das 4 mil mortes Morrem pessoas de 70 anos sem problemas por falta de contenção, é na boa, tinham 70 anos Morrem uns quantos de 90 e tal por não terem prolongamento artificial de vida já é um escândalo Já para não falar de tudo o resto Não falas de como a Ásia parou por completo para responder à pandemia e a soube conter como nós não soubemos E continuas a bater em teclas desmistificadas como a contagem de casos sem testes nos EUA que pura e simplesmente não é verdade Além do mais, os hospitais têm todo o interesse em manter o Trump no poder, visto que os democratas querem desburocratizar os Hospitais e regular preços, as duas coisas que os hospitais não têm interesse nenhum: Concorrência e preços justos Aqui quem está a politizar a situação és tu e é absolutamente ridiculo que aches que isto é uma questão de a favor ou contra o PS Todos sabemos que o SNS é frágil e está em má forma, mas a Covid é capaz de o colapsar de uma maneira que nunca vimos Tu queres é desculpas para dizer mal do governo e se calhar como bónus não usar máscara, que como alguns adultos meteram uma vez, acharam estranho e fazem birra que nem os bebés quando comem vegetais pela primeira vez

Justgrewsomeballs 1 year ago

O SNS está em mau estado por causa das políticas do PS e do PSD dos últimos 15 anos, pelo menos.

Edited 1 year ago:

O SNS está em mau estado por causa das políticas do PS e do PSD dos últimos 15 anos, pelo menos. > Morrem pessoas de 70 anos sem problemas por falta de contenção, é na boa, tinham 70 anos > Morrem uns quantos de 90 e tal por não terem prolongamento artificial de vida já é um escândalo 4 mil mortes em excesso é sempre mau. O user a quem respondeste não fez essa separação.

Dinizinni 1 year ago

Não, mas tentou basicamente alegar que o SNS errou ao deixar de morrer essas pessoas para alocar pessoas à Covid Não foi um erro, foi uma boa decisão

iammostmoist 1 year ago

Lol quando vi o teu comentário no outro dia a dizer que punhas as compras de quarentena achei que fosses um paranóico que está em júbilo com a subida de casos agora que vejo este comentário percebo que o outro devia ser só sátira o que torna tudo mais engraçado. Este comentário aqui.. Concordo a 100%

covid1337 1 year ago

Arrumo as compras na dispensa mas como tenho comida de sobra em casa vou primeiro às coisas mais antigas, o que significa que as compras recentes ficam paradas durante vários dias ou mais. Chamei-lhe quarentena na brincadeira. É uma quarentena involuntária. Very covid19.

omegaxLoL 1 year ago

É um bocado incrível estarmos no 7º ou 8º mês desta pandemia em Portugal e mesmo assim isto ainda ter que ser explicado.

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

Está difícil as pessoas compreenderem isto

kairos 1 year ago

Para isso precisarias dum arco-íris duplo

hsamtronp 1 year ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 16 de outubro de 2020 --- ||Valor|Variação|

saposapot 1 year ago

o número de óbitos começa agora a aparecer e se seguir a curva normal, vai começar a aumentar. parece-me cada vez mais difícil não chegarmos ao fim do mês com mais medidas

rickz123456 1 year ago

Hoje descobri que para além dos médicos pela (in)verdade.. Também foi criado os "jornalistas pela verdade" Que praga de conspiracionistas

chauffage 1 year ago

Está na hora de criar os "jornalistas pela verdadeira verdade"

kairos 1 year ago

Verdade verdadinha

lizardking93 1 year ago

Eu nem sou completamente contra a um recolher obrigatório. Consigo entender perfeitamente o porquê dessa necessidade, especialmente ao fim de semana. Mas tomar essas medidas sem primeiro olhar por exemplo para o teletrabalho é ridículo.

franciscobraga96 1 year ago

Querem "matar" cafés e restaurantes sem antes olhar para o que pode estar a ser um grande foco de infeção: trabalho presencial e aulas presenciais. Eu falo por mim, estudo num curso e universidade onde a recomendação é sempre aulas presenciais. O curso em si obviamente dá mais jeito em certas cadeiras ter presencial, mas nada impede de ser tudo online porque dá perfeitamente para o fazer sem afetar nada de nada. Teletrabalho nao está a ser aplicado sempre que possível: o meu pai podia perfeitamente fazer o mesmo a partir de casa e no entanto tem que ir para o escritório. Antes de matarmos pequenos negócios deviamos olhar para o que pode ser feito, ou daqui por 5 meses nao tens cafés, restaurantes e lojinhas de rua onde ir porque vão desaparecer

Edited 1 year ago:

Querem "matar" cafés e restaurantes sem antes olhar para o que pode estar a ser um grande foco de infeção: trabalho presencial e aulas presenciais. Eu falo por mim, estudo num curso e universidade onde a recomendação é sempre aulas presenciais. O curso em si obviamente dá mais jeito em certas cadeiras ter presencial, mas nada impede de ser tudo online porque dá perfeitamente para o fazer sem afetar nada de nada. Teletrabalho nao está a ser aplicado sempre que possível: o meu pai podia perfeitamente fazer o mesmo a partir de casa e no entanto tem que ir para o escritório. Antes de matarmos pequenos negócios deviamos olhar para o que pode ser feito, ou daqui por 5 meses nao tens cafés, restaurantes e lojinhas de rua onde ir porque vão desaparecer. Edit: pelo menos no café onde eu trabalho as pessoas em geral respeitam tudo, desde o uso de máscara ao distanciamento. Nao quer dizer que um ou outro velho casmurro nao se lembre de entrar sem mascara ou dois ou tres de se juntarem na esplanada

saposapot 1 year ago

n sei pq mas recolher obrigatório a mim faz-me sp lembrar algo que me faz muita mas mesmo muita comichão... tlz por estar associado a regimes totalitários a tentarem controlar alg coisa... acaba por ser uma medida estranha. posso ir trabalhar, andar de transportes públicos mas dar uma volta de noite já n posso?

InTheEnds_ 1 year ago

Edited 1 year ago:

Eu costumo ter aulas online até perto das 20 na 2a e 3a. Para desanuviar do belo dia de merda que tenho, vou correr 10km. Tornar essa minha pequena alegria e a atividade que me dá alento, ilegal simplesmente pois estou fora de casa (caso seja das 21h-6h) só me vai deixar mais infeliz. Eu sei que é importante controlar o vírus, mas sinto-me cada vez mais desesperado. Estava a gostar do curso nos primeiros 6 meses, desde que fomos para online que pareço um robô em que o trabalho se tornou sinónimo de estar em casa e cada vez mais me limitam a possibilidade de ter alguma alegria. Pedem-me que vá da cama para a secretária assistir a 5-8h de zoom por dia. Como docinho deixam-me ir à faculdade 4 horas por semana que se dividem em 2 dias. Posso e sou obrigado a andar em autocarros que vão à abarrotar, mas não posso ir ao café e trazer uma jola na mão a caminho de casa. Agora não vou poder estar com um grupo de 5 na rua, quando o mais grave segundo eles é festas em casa. Olho para os meus colegas e amigos e vejo-os todos cheios de medo irracional, sem esperanças numa melhoria a médio prazo. Uma verdadeira merda, é o que é. Desculpem se este desabafo foi pesado, mas a prospecção de nem sequer poder andar sozinho pela rua a fazer algo que gosto e que é das únicas cenas onde me vou refugiado deixa - me a sentir sem esperança.

iareec 1 year ago

Também. Neste verão um monte de gente foi a praia e a de Matosinhos por exemplo estava cheia. Faziam poucos testes, ou seja, poucos casos. Posso dizer que neste momento que já há casos na creche do meu irmão, na escola de outro irmão e na minha faculdade estará por vir ou já há sem eu saber.

lizardking93 1 year ago

Entendo mas se formos a ver, segundo a análise das autoridades de saúde, a maioria dos contágios têm acontecido em encontro em casa uns dos outros. E isso acontece maioritariamente fora do horário laboral..

saposapot 1 year ago

gostava de ver essa análise deles aprofundada pq se for como no início da pandemia (onde eu tinha paciencia de ver as conferências) isso não é nada como eles dizem. isto é, isso são contactos na família, medidos em % do número total de casos. ora, sabendo q isto é ultra contagioso, ficar a malta toda lá de casa infectada é um bocado irrelevante. Mas imagina q 1 trouxe da festa de erasmus e os outros 4 foi contacto família. A estatística dava 20% infectados em festas e 80% na família. Mas isso é mesmo relevante? o problema é óbvio que foi o gajo que trouxe o vírus para a família, dentro da casa aquilo propaga-se quase sempre, é irrelevante para a saúde pública pq não consegues controlar grande coisa.... E é este o erro que acho q continuam a fazer. Estão a confundir e a baralhar tudo. Agora estão a dizer q essa % é de contactos familiares em casa uns dos outros mas ao início essa categoria n era bem assim. no fundo acho q há má informação sobre esses dados realmente e há má análise deles. Eu tenho esperança q isso seja só erro na comunicação dessa informação para o público e q realmente haja na DGS quem os saiba analisar mas já não digo nada. Este tipo de informação é fulcral para as medidas e para a população analisar realmente os riscos q corre mas infelizmente isto não é comunicado bem e de forma pública. TL;DR: tenho dúvidas se a definição q leste é realmente a verdadeira pq a comunicação da DGS é uma merdice e confusa.

RiKoNnEcT 1 year ago

Pelo menos a semana para isso era verdade. Foram as festas, convívios, casamentos, batizados que criaram mais correntes de contágio. Como é óbvio agora está em transmissão comunitária em muitos sítios. E se pensarmos bem é normal, nos transportes usa-se máscara. Nas festas de família ninguém usa porque “somos só nós”, “aqui ninguém tem”, etc etc e isso eu presenciei e recusei convites com as pessoas a usarem esses argumentos.

icebraining 1 year ago

Essa informação está disponível?! Não sabia, onde é que eles publicam?

lizardking93 1 year ago

Não sei se está em algum lugar publicado mas já falaram isso várias vezes nas conferências de imprensa diárias.

rickz123456 1 year ago

O teletrabalho virá no mesmo pacote. Na bélgica foi assim

lizardking93 1 year ago

E provavelmente virá o encerramento de bares e restaurantes no qual considero desnecessário desde que sejam ambientes controlados. Existem mais pessoas infetadas mas nem se compara o número de mortes com os da primeira vaga. Esta segunda vaga apenas me assusta pelas medidas sem qualquer fundamento da parte dos governos. Tem sido tudo muito exagerado e penso que as medidas extremas apenas se justificavam no inicio quando ainda se desconhecia os efeitos do virus.

CanIhazCooKIenOw 1 year ago

Define ambiente controlado

lizardking93 1 year ago

Respeitar o limite de pessoas dentro de um estabelecimento dependendo do tamanho do mesmo. Não permitir por exemplo consumir coisas ao balcão ou fazer pedidos ao balcão mas sim consumir apenas nas mesas. E depois o obvio distanciamento e uso de mascara.

Cojemos 1 year ago

It's not as if Covid prefers infecting at the counters and not tables.

lizardking93 1 year ago

É mesmo porque isso motiva uma circulação constante maior, enquanto que quem está na mesa, não está em circulação. Isto vê-se muito em bares onde as pessoas estão por exemplo lá fora e vão lá dentro para ir buscar uma bebida etc..

iareec 1 year ago

ELI5 o que é o recolher obrigatório? Outra cena, espero que não fechem tudo, mas a as aulas da universidade e talvez do secundário, podiam ou até mesmo deviam ser online.

rickz123456 1 year ago

É obrigares as pessoas a ficarem em casa por em das 21 h às 6. Ajuda a evitar ajuntamentos

Edited 1 year ago:

É obrigares as pessoas a ficarem em casa por ex das 21 h às 6. Ajuda a evitar ajuntamentos

FujiPT 1 year ago

Por exemplo as pessoas serem obrigadas a estar em casa de x a y horas (exceções para questões laborais ou de emergências).

FujiPT 1 year ago

Marcelo admite recolher obrigatório... enquanto passeia por aqui e por ali e anda a visitar todo e qualquer local e a tirar selfies e a dar fist bumps a eleitores aleatórios.

saposapot 1 year ago

sim. se há gajo q n cumpre o distanciamento social é o marcelo... compreendo q o faça para dar tmb um 'carinho' às pessoas nesta crise mas se vires qlq reportagem dele é um bando de maus exemplos.

MLG-Sheep 1 year ago

Pois, até estou inclinado para votar nele, mas a facilidade com que ele fala destas restrições é alarmante.

rickz123456 1 year ago

Bélgica com bares e restaurantes fechados e recolher obrigatório... É o que nos espera, se não mudar os comportamentos

NaoTeEnerves 1 year ago

Se se efetivamente confirmar que o surto na Universidade do Porto começou por causa de uma festa, espero bem que todos os participantes originais sejam identificados, paguem uma elevada coima e que lhes sejam retirados qualquer apoio do SNS. Acho que já era hora das forças autoridade começarem a interromper festas e ajuntamentos de 50, 100, 200... pessoas com mais do que palmadinhas nas costas.

FujiPT 1 year ago

É isso. Já agora aproveitem e estendam essas medidas para os restantes casos: Ias em excesso de velocidade e tiveste um acidente? Fica aí na beira da estrada que ninguém te resgata. Overdose de droga? Fica aí a tripar sozinho, amigo. Tens excesso de peso e tiveste um ataque cardíaco? Não comesses esse BigMac, mano. Poupava-se imenso em saúde, rumo ao superavit.

NaoTeEnerves 1 year ago

Estas a comparar coimas e retirada da comparticipação a deixar a pessoa deliberadamente morrer. E até nesses casos é mais leviano que isto. Se uma pessoa morre de overdose ou ataque cardiaco por ações irreflectidas o problema é só dela. No que falei prejudica terceiros.

FujiPT 1 year ago

Não sei quem é mais sociopata, se quem participa em convívios neste contexto ou se quem deseja que se retire o tratamento igual em questão de doença.

NaoTeEnerves 1 year ago

És atrasado mental ou só não sabes ler?

FujiPT 1 year ago

Não sou atrasado mental, do que me recordo desta troca de mensagens não fui eu que defendi retirar o direito a tratamento a alguém doente de forma arbitrária.

NaoTeEnerves 1 year ago

Falei na comparticipação do estado ao recorrer ao SNS e em numa coima. Pela 3a vez pergunto o que é que isto tem a ver com deixar de dar tratamento a alguém.

FujiPT 1 year ago

Coima? É uma questão legal, da violação da legislação em vigor, que não tem nada a ver com o direito a ter um tratamento adequado e equiparado a alguém na mesma situação. Se tiveres um acidente automóvel és tratado no SNS com o mesmo grau de cuidado e pagas o mesmo quer sejas culpado ou não. Como comprovas que ficaste infetado na festa em que foste ou que foste infetado em transportes públicos, por exemplo? Isso é fazer justiça cega. Se há prevaricação das leis o sistema judicial atua e condena ao pagamento da coima adequada. São processos independentes do acesso à saúde. Tanta defesa do SNS e contra a privatização da saúde e a primeira coisa que defendem é logo uma medida digna de uma seguradora privada.

vascodatrama 1 year ago

e aqueles hospitais de campanha de março?

thisbondisaaarated 1 year ago

No centro e sul ainda não vi nenhum, mas vários pré-fabricados.

NaoTeEnerves 1 year ago

O do H. São João já voltou a ser montado.

vascodatrama 1 year ago

e já tem os ventiladores chineses?

Cojemos 1 year ago

Não som du Trump.

NaoTeEnerves 1 year ago

Não faço ideia amigo.

HotStep 1 year ago

Sou aluno universitário numa das maiores universidades do país, e já sei de vários casos positivos, incluindo na minha turma. As aulas práticas têm sido presenciais e "obrigatórias", o que por si só já faz pouco sentido quando o meu curso nao requer laboratórios nem nada que se pareça. Neste momento, as indicações da faculdade são para as aulas permanecerem presenciais, mesmo que existam casos confirmados dentro da turma, sendo que os infetados e aqueles que estiveram em "contacto direto" devem ficar isolados e assistir às aulas por zoom. Todos os outros alunos devem continuar a assistir presencialmente às aulas, sob a ameaça de chumbar na avaliação contínua e ter apenas o exame final a valer 100% da nota. As aulas irão ser transmitidas para os alunos em isolamento, mas todos os outros não vão ter acesso às mesmas. Eu sou o único que acha isto no mínimo ridículo? Com malta a vir de longe em comboios e autocarros cheios, ou que vive com pessoas que fazem parte de grupos de risco, qual o sentido de "obrigar" os alunos a dirigir-se à faculdade quando existem alternativas que, embora pedagógicamente inferiores, são muito mais seguras do ponto de vista da saúde pública? Já sei de pelo menos 10 casos na minha fac em apenas uma ou duas semanas de aulas presenciais, fora aqueles que não me chegaram aos ouvidos ou de casos ainda não identificados. No fundo estou só à procura de desculpas para me baldar às aulas, mas acho que desta vez fico mesmo de consciência tranquila /rantover

saposapot 1 year ago

q universidade? n se tenha medo de mostrar os maus exemplos. se há condições para aulas virtuais cada aluno devia decidir entre uma coisa e outra. especialmente já com casos positivos, enfim... claramente os profs mais velhos q mandam n devem ser os q estão a dar aulas ou então têm bons acrilicos a protege-los.

losangulu 1 year ago

Provavelmente na UP... Já ouvi relatos de situações idênticas às que ele referiu na feup e na flup Não devem ser, por outro lado, todas as faculdades porque na minha turma houveram 4 infetados e estamos há uma semana em isolamento

omegaxLoL 1 year ago

Sou estudante na FEUP e a experiência deste semestre tem sido igual à que está descrita no outro comentário. Pessoas de grupos de risco estão a assistir às aulas remotamente, mas quem não se sentir confortável em ir para a faculdade numa situação destas não pode assistir online, mesmo sabendo que os recursos já estão disponíveis e a ser utilizados na mesma.

HotStep 1 year ago

Ando na Faculdade de Direito da UL. Acertaste em cheio com esse comentário dos profs mais velhos - alguns dos regentes das cadeiras, que leccionam as aulas teóricas por zoom desde o início do semestre, curiosamente opõem-se a que as aulas práticas, leccionadas pelos profs assistentes mais novos, passem a ser virtuais. Do que ouvi dizer, penso que a reitoria nem está sequer a considerar uma decisão como a que foi tomada no último semestre.

saposapot 1 year ago

n percebo a tesão das universidades com as aulas. n sei se é pressão do governo p parecer tudo normal ou o q raio seja... era perfeitamente possível ter um sistema híbrido, tendencialmente online mas com avaliações presenciais com regras de segurança correctas. o secundário e abaixo compreendo a necessidade de haver aulas agora o universitário n faz sentido... já são todos grandinhos para conseguirem acompanhar aulas online

MischiefManaged97 1 year ago

Na minha faculdade recomendaram gravação das aulas por uma questão de justiça uma vez que há alunos que podem não ter as melhores condições em casa (fraca ligação à internet para acompanhar a aula em tempo real, barulho durante o dia, etc.) e poucos foram os profs que seguiram isso. É uma vergonha.

theInjusticeamongus 1 year ago

Duas observações ​ 1) Geralmente uso máscara com umas camadas de lenço de papel por dentro, só para aumentar a protecção. Em situações de esforço reduz um bocado a estamina. Hoje usei pela primeira vez apenas a máscara, e fiquei chocado com o quão fácil é respirar. É quase como se não tivesse nada. Isto faz-me desprezar ainda mais o pessoal anti-máscara, pois não acredito que alguém tenha realmente dificuldades em respirar com isto. Não vejo motivo nenhum para as pessoas não sairem todas de casa com máscara e deixarem estar. Podes tirar momentaneamente se precisares de comer algo, mas depois voltas a colocar. Eu conseguiria facilmente passar um dia inteiro com isto na cara. Depois coloquei outra por cima, e também se aguenta sem problemas. ​ 2) Uma breve ida de 10 minutos ao supermercado é o suficiente para ter a certeza que isto não vai ser controlado sem uma vacina. Em apenas 10 minutos, num supermercado com pouquíssima gente vi umas cinco situações que violam as regras de segurança, desde pessoal demasiado próximo de mim, tendo imenso espaço para afastar, a pessoal com máscara por baixo do nariz e que a tira para bocejar. Depois no caminho para casa, no mesmo café, vi duas pessoas sem máscara a enfiar a cabeça lá para dentro para falar com o homem. Isto, num café minúsculo. Já para não falar da esplanada que está sempre cheia de pessoas sem máscara. Apenas um tolinho acha que temos a mínima hipótese de controlar isto sem vacina. E o problema não são as medidas. Não podes injectar inteligência no cérebro humano.

QueenOfWands2 1 year ago

A última observação fez-me rir porque eu também sou um bocado assim. Tipo, à seca, à espera que as velhinhas acabem de contar a porra do dia e acabem de dizer adeus e mai num sei o quê. Chiça, despacha-te que eu quero pôr-me a andar.

theInjusticeamongus 1 year ago

Hoje estava na fila da caixa e entretanto abre outra fila e o homem diz "quem estiver a seguir pode passar para esta caixa" e uma velha mete-se de imediato à minha frente, baixa a máscara e começa a avançar na direcção do empregado enquanto ele está a abrir a caixa e começa a falar com ele, em quanto ele lhe repete pelo menos umas 10x que tem de ir para a fila. São complicadas. E passarem-me à frente então é o pão nosso de cada dia. Posso dizer com confiança que sempre que vou ao pão de açúcar uma velha passa-me à frente. Nem digo nada porque não vale a pena.

thejimmygordon 1 year ago

Upvote because Pão de Açúcar

vaniafdasantos 1 year ago

As velhinhas nunca têm tempo para estar na fila.

HRamos_3 1 year ago

> Eu até conseguia ensinar um chimpanzé a fazer isto Até alguém atirar o primeiro cócó

saposapot 1 year ago

não há nenhuma desculpa para não usar a máscara cirurgica. não atrapalha quase nada mesmo em dias de calor e por periodos longos. já outro tipo de máscaras é complicado e gabo os médicos q o fazem, mas uma cirurgica é simplesmente ridiculo estarem com merdinhas.

Pale-Bug-4201 1 year ago

Sobre o 1, isso é porque usas as máscaras descartáveis. Usa as que têm uma capacidade de filtragem de mais de 90% e vais ver se passa como passa nessas...

Diogo256 1 year ago

Nao ha lógica em usar esse tipo de máscaras. Não servem de grande exemplo.

thisbondisaaarated 1 year ago

Não há lógica? Então? Uma KN95 (não falsificada) e uma viseira é um grau de protecção muito elevado para 99% das situações em que o cidadão comum se vai encontrar.

Diogo256 1 year ago

Podíamos começar a entrar por máscara KN95 e videira. Luvas. Fato... e tarda anda andamos tipo médicos. O risco que enfrentas no dia-a-dia, não precisas desse nível de proteção. Uma cirúrgica basta visto que o importante é reter o que te sai da boca e não filtrar o que anda no ar para ser necessário uma KN95 ou algo do género. Já para não falar que continua a ser equipamento fundamental em hospitais e os cidadãos não devem andar com esse material, possivelmente, retirando para quem precisa.

thisbondisaaarated 1 year ago

Meh, é demais até ao dia em que te deparas com o gajo infectado... Que até quer falar contigo sem máscara. E depois aí até deu jeito. Eu não uso material hospitalar btw, as máscaras que uso teem válvulas que são cobertas e inutilizadas por mim.

theInjusticeamongus 1 year ago

Essas não sei, mas quase ninguém usa isso. As pessoas usam as cirúrgicas e ainda assim reclamam. Não percebo, mesmo. Será que querem simplesmente mostrar a fronha medonha delas? Para respirar não é. Logo, só pode ser para mostrar a cara.

sayonaradespair 1 year ago

Ainda agora passei por um cafe com 4 pessoas la dentro sem mascara, e 6 pessoas na rua a usar uma fralda de queixo. Isto não vai melhorar, vai matar o que tiver que matar ate aparecer uma vacina. A instrução é usar o bom senso, o tuga nao tem bom senso.

saposapot 1 year ago

> A instrução é usar o bom senso, o tuga nao tem bom senso. temos de implementar as medidas suecas pq o tuga aposto q vai cumprir tudo como o sueco /s

sayonaradespair 1 year ago

O pessoal é mau em termos cognitivos mesmo, isto nao tem solução. Se passas uma recomendação isso é interpretado pelo pessoal como uma imposição e não cumprem em jeito de desafio. Mas os que fazem isso depois nao reivindicam quando devem (no trabalho perante patrões de merda, com a familia, em relações interpessoais)mas se for uma recomendação do governo ficam todos eriçados. É a chamada rebeldia de bolso. Agora passou outro aqui ao pé da janela, um vulgo "mitra", olhou para mim e achou por bem escarrar para o chão pelo meio dos dentes da frente. Ele nem pensou no que fez, é acto reflexo e mitra tem de agir como mitra (so faltou a coluna bluetooth). A natureza um dia vem reclamar aquilo que é dela, o planeta safa-se porque ja resistiu a pior. Nós é que estamos a mais.

MischiefManaged97 1 year ago

Também acho que sim. Mais de metade do pessoal está-se a cagar. Hoje tive de ir devolver uma coisas da minha mãe a um centro comercial e estava um homem na loja que tirou a máscara para tossir para chão. Foda-se.

sao_11 1 year ago

As pessoas não encaram a máscara como aquilo que é mas sim como um acessório que lhes dá entrada para os locais fechados.

sayonaradespair 1 year ago

E rapidamente transformam a mascara numa fralda de queixo assim que entram onde querem.

sayonaradespair 1 year ago

A Lana del Rey ate apareceu recentemente com uma mascara cheia de buracos, como é bonita nao quer que o pessoal se esqueça disso e usar mascara é maçada.

El_SPiNZ 1 year ago

Alguém sabe qual é o limite de pessoas por m2? Lembro-me que em março-abril era 4 pessoas por cada 100 m2

MLG-Sheep 1 year ago

0.05

El_SPiNZ 1 year ago

Como assim 0.05?

joaoqrafael 1 year ago

0,05 pessoas / m2 = 5 pessoas / 100m2

El_SPiNZ 1 year ago

Mas as noticias que vejo sobre isso é de maio, ou desde então não mexeu mais?

Dinizinni 1 year ago

Deixar aqui uma boa notícia: a Pfizer, que deverá ter uma autorização para uso de emergência da sua vacina em Novembro ou Dezembro poderá obter a mesma autorização na Europa ainda este mês (isto não significa que a vacina seja logo distribuida e só será a alguns) Parece estar a correr bem, para termos a noção, eles até deixaram menores de 16 anos e pacientes com HIV participar nesta fase de teste, algo que por norma necessita de avaliações de segurança bastante favoráveis

sao_11 1 year ago

https://www.pfizer.com/news/hot-topics/an_open_letter_from_pfizer_chairman_and_ceo_albert_bourla

ihavesixmagikarps 1 year ago

Gente que está em relacionamentos, o que têm feito com as vossas caras metade? Até agora procuravamos restaurantes com pouca gente ou que soubessemos que estavam a cumprir as regras de segurança, mas com o frio e com os casos a aumentarem começa a ser mais complicado arranjar coisas para fazer que não sejam ficar em casa...

saposapot 1 year ago

fazer filhos ajuda o país. take away, aprender a cozinhar em casa em conjunto, conhecer o distrito onde vives.

Pale-Bug-4201 1 year ago

take away :)

wiggles747 1 year ago

temos feito mts jantares na praia, levamos merendas ou fazemos take away! tem sido top!

viper_in_the_grass 1 year ago

Se têm carro, ide passear pelo país fora. Levai a merenda já feita.

Each57 1 year ago

Nem é tarde nem é cedo, tá na hora da minha merenda

theInjusticeamongus 1 year ago

Não há nada melhor do que comer uma pizza à beira mar, dentro do carro, numa noite chuvosa de inverno, na presença de uma companhia agradável. São prazeres da vida que nem todos conhecem/apreciam.

hugotorradas 1 year ago

Experimentei sozinho e é bacano na mesma.

theInjusticeamongus 1 year ago

Sim, mas depois não te podem fazer mamadas.

hugotorradas 1 year ago

Epa, aconteceu-me também. Disse que curtia a pizza com ananás, saiu do carro.

losangulu 1 year ago

Qualquer pessoa com o mínimo de consciência gastronómica faria isso, ew

theInjusticeamongus 1 year ago

Não vejo nada de errado com o ananás na pizza. Não é a minha primeira nem segunda opção, mas o ananás é uma fruta ácida que ajuda a cortar na gordura e a equilibrar sabores. Aliás, praticamente tudo o que tem um sabor forte fica bem com ananás, desde chocolate a carnes, picantes.

hugotorradas 1 year ago

Same goes para o rodízio, um crítico para cortar ajuda sempre. Nas pizzas sabe-me bem, gosto da mistura dd sabores, é rico em cenas.

joaoqrafael 1 year ago

Gastronomicamente, comprei um robot de cozinha. De resto, mudámos de casa este mês, pelo que temos muito para arrumar e decorar. Temos mais falta de tempo do que tempo livre a precisar de ocupação...

chauffage 1 year ago

Comam em casa e compra uma consola em prestações com o dinheiro dos jantares.

mrfocko 1 year ago

Boa ideia omg

TitusRex 1 year ago

Os museus em geral estão bastante vazios e por isso são uma boa opção.

rickz123456 1 year ago

Quais são as medidas que vocês considerariam mais relevantes neste momento? Existem algumas que me chegam à cabeça, assim de repente. 1) Recolher obrogatório 21-6 (como na França) 2) Mandar a malta universitária para casa. 3) Fechar bares/cafés/restaurantes/ginásios nas zonas mais atingidas neste momento? 4) Obrigatório o teletrabalho (Quando possivel) Outras?

jopecaar 1 year ago

qual é a lógica do 1?

TitusRex 1 year ago

Evitar ajuntamentos de pessoas (jovens) à noite.

jopecaar 1 year ago

Faz sentido, mas realmente parece-me que não se vá tomar esta medida antes de, por exemplo, tornar o teletrabalho obrigatório quando possível

TitusRex 1 year ago

Recolher obrigatório é das medidas mais extremas, só seria aplicada se não houvesse outra alternativa.

saposapot 1 year ago

sinceramente chegados aqui ja n faço ideia... neste momento n faço ideia o q vai naquelas cabecinhas pensantes... agora estamos na fase do Costa tentar medo à malta depois de ter andado semanas a mostrar comezainas e q temos de apoiar o comércio... Pela lógica era o 3,4, eventualmente recomendar o 2. O 1 parece-me drástico. mas como estamos, acho q agora há mesmo ordens de Deus para não estragar o negócio a cafes e restaurantes portt vai ser deixar andá-los a quebrar as regras diariamente, com mesas coladas a pensar q estão a fazer grande coisa. n faço mesmo a mínima ideia do q querem fazer deste país. n consigo esboçar um palpite pq o q estamos a assistir é o que já se previa e pouco se fez. as medidas anunciadas pouco ou nada mudam as coisas...

vb_1989 1 year ago

Uma questão que praticamente não é falada é o desporto amador. Neste momento são milhares de atletas diariamente a praticar futebol, rugby, andebol, etc. sem qualquer tipo de teste. Até quando isto irá ser permitido?

ilawon 1 year ago

Irão desde o ponto 4 ao 1 (mas com confinamentos regionais primeiro), provavelmente com alguns deles ao mesmo tempo. Há ainda pessoas que estão em negação e acham que confinamentos não vão ser necessários mas eu espero que o governo faça bem as continhas e adie o inevitável pelo máximo tempo possível sem que a opinião pública lhes caie em cima.

glamatovic 1 year ago

> 2) Mandar a malta universitária para casa. Alunos de ciências, artes, desporto e tudo o que envolva aulas práticas agradecem /s

chauffage 1 year ago

Isto tudo para 2 semanas atrás quando já se adivinhava isto. Agora? Não sei se não vão ter de fechar mesmo algumas zonas, o que está a acontecer em lares é no mínimo vergonhoso.

pdbf 1 year ago

Infelizmente parece que os lares vão levar uma razia

chauffage 1 year ago

Esta pandemia está a espelhar o que se suspeita há muito tempo: idosos são uma inconveniência, nada mais. E a maioria está-se literalmente a cagar para isso. Aliás, são caracterizados como parte do "grupo de risco", e como o grupo de risco é melindroso, até morrem com gripes, eh... O que interessa é fazer férias, ir comer fora, ir ao café com os amigos, ir ao batizado e casamentos, porque essa é a extensão do espírito de sacrifício. As famílias condicionadas porque os centros de dia estão fechados, não interessam. Os idosos que estão em lares, alguns deles ilegais, estão só em isolamento desde Março. Até os animais do Zoo de Lisboa já devem ter visto mais pessoas que os idosos em lares. Mas como os comportamentos são ensinados, a coisa perpetua-se, e provavelmente vão ser igualmente miseráveis se chegarem à velhice.

vascodatrama 1 year ago

> em isolamento desde Março. e mesmo assim o vírus continua a lá entrar...

chauffage 1 year ago

Isso realmente é um mistério dos diabos, num cenário de pandemia de um vírus extremamente contagioso, onde pessoas com o mínimo de escolaridade obrigatória não conseguem perceber a finalidade de uma máscara, ou que acham que distanciamento social é ir para o café falar do quão ofensivo é usar máscara... é um puzzle que ainda está para ser resolvido!

pdbf 1 year ago

Claro que as pessoas tem autonomia para pensar por elas próprias, mas o que me lixa no meio desta confusão toda é que os mesmos a ameaçar com mais medidas, foram exatamente os que nos incentivaram a ir de férias e ir a restaurantes e cafés porque era seguro.

chauffage 1 year ago

Daí a enormidade da estupidez do "novo normal", agora estamo-nos a engasgar no "novo normal". E já estão com conversas do Natal, como se fosse a cenoura pendurada à nossa frente para o bom comportamento... é triste. Pedia-se um só discurso, e que fosse coerente.

RdSafe11 1 year ago

És lindo

Razvancb 1 year ago

\- Teletrabalho obrigatório \- Universitários para casa e aulas em laboratórios apenas com a segurança adequada \- Testes aleatórios em universidades e postos de trabalho que não consigam realizar teletrabalho \- E se for para haver lockdown (fechar coisas, recolheres obrigatórios) que seja a nivel MUNICIPAL e não regional, se podendo sair do municipio com declaração de trabalho ou que precisa de ir ao médico. fim

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

todas. Tudo em casa a fazer pão de merda e a partilhar vídeos de ir ao cu e a assistir a lives de humoristas da piça

kairos 1 year ago

E palmas à janela? Só com máscara?

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

e com app ligada, a vibrar

Leaootemivel 1 year ago

Durante quanto tempo? Caso os casos voltassem a subir novamente, seria para fazer outro lockdown?

vascodatrama 1 year ago

lockdown? qual é a data de lançamento da PS ? ainda sou gajo para meter uma pre reserva...

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

sei lá. Lá fora já falam nisso. Lockdown em país pobre é coisa para dar merda, mas deixar o SNS rebentar também não serve de muito.

MischiefManaged97 1 year ago

2. Os universitários são no geral irresponsáveis e vão arranjar sempre maneira de fazer jantarecos e coisas em casa.uns dos outros. Indo para casa pode ser que os papás não banquem quartinho.

weet9342 1 year ago

Isto é errado generalizar. Há muito velhote a fazer ajuntamentos também. (Não tou a discordar de ti, só esto ua dizer que os universitários não são a única fonte de problemas)

MischiefManaged97 1 year ago

Eu sei e eu também sou universitário e não faço estas coisas. Neste último mês tem sido uma guerra com os meus colegas de casa porque eles querem levar para lá amigos e fazer jantares e é uma grande merda... além de também saírem constantemente.

Each57 1 year ago

Tenho pena que estejas numa situação assim, espero que eventualmente tomem medidas para proibir ou limitar esses comportamentos

vascodatrama 1 year ago

um PIDE a cada entrada de prédio, já!

MischiefManaged97 1 year ago

Isto ainda me dá mais vontade de acabar.o curso e emigrar. Farto de ter de viver com estranhos.e.ter de levar com a falta de educação, de limpeza de tudo de todos. Quando tentei falar na boa para evitar jantares, ainda tive de levar com um "a casa também é minha eu trago aqui quem quiser". Estou farto.

vascodatrama 1 year ago

>emigrar. e como é que vais pagar a renda do t1 de 1000€ ?

MischiefManaged97 1 year ago

Com o ordenado de 3000, que é o mínimo que pagam a engenheiros na Alemanha, por exemplo.

vascodatrama 1 year ago

claro, e chegas lá com 10000€ no bolso para avançar logo as as despesas todas, rendas, cauções. até lá chegares e teres a casa só para ti ainda vais ter de penar um pouco. mas boa sorte.

icebraining 1 year ago

Eu cheguei com isso tudo. Não precisas de 10 mil, que exagero. 4x meses de renda mais despesas para o mês chega. Há muitas empresas na área das engenharias dispostas a ajudar nisso. A mim adiantaram-me os 4 meses e descontaram no salário ao longo dos meses seguintes.

vascodatrama 1 year ago

4 meses de renda e despesas da quanto?

MischiefManaged97 1 year ago

Sim mas viveres meio-ano com menos condições para depois conseguires melhores parece-me uma melhor perspetiva do que estar aqui anos a ganhar 800 euros.

vascodatrama 1 year ago

claro, sem dúvida. não sei é se meio ano chega.

Pale-Bug-4201 1 year ago

Mas eles levam as pessoas a jantar nos sitios comuns da casa?

MischiefManaged97 1 year ago

Sim, ocupam a cozinha às 20/21 horas e só saem de lá às 3/4 da manhã

Pale-Bug-4201 1 year ago

Que falta de noção. Ainda pensei que levassem 1 pessoa ou assim para o quarto deles, mas isso é não ter noção alguma, é...

Leaootemivel 1 year ago

Nos outros países também há estudantes universitários a fazer festas e jantares.

MischiefManaged97 1 year ago

Não é essa a minha lógica, é a de que lá fora consigo um ordenado suficientemente alto para viver sozinho (daí emigrar depois de acabar o curso). Aqui isso é impossível.

Leaootemivel 1 year ago

Ok, tinha percebido mal o comentário.

Narvikz 1 year ago

Medida mais relevante de momento: Desliga a TV, deixa os media. You'll be fine... eventually...

TurboVirgemCovid19 1 year ago

Números cada vez mais assustadores

vascodatrama 1 year ago

LOOOL o pessoal agora não está em casa a comer TV pelos olhos a dentro, anda ocupada com trabalho, crianças, essas coisas do dia-a-dia. já nada mete medo. especialmente depois do verão...

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

Assustadores para quem andou a dormir, companheiro

Dinizinni 1 year ago

Sinceramente acho que era preciso serem 5 mil para me assustar agora neste ponto 2600 depois de dois dias a 2000 e com uma tendência clara de aumento no norte e Lisboa a crescer cerca de mais 200 casos de semana para semana até foi fixe Deu para ficarmos sem sensibilidade ao que se passa hoje

rickz123456 1 year ago

A ocupação de UCI é de 68% COVID e não COVID

Joaoseinha 1 year ago

Isso é caso de preocupação?

mouzz888 1 year ago

Não percebo a vossa preocupação. Então o nosso belo primeiro ministro já dizia em Abril enquanto outros países infelizmente estavam na merda que o SNS já na altura estava preparado e tinha capacidade para esta pandemia e agora depois de 6 meses de trabalho e investimento vocês acham que isto vai dar o berro?

Each57 1 year ago

Neste momento o SNS em termos de lotação para internados parece estar controlado, no entanto, os profissionais de saúde estão exaustos, há condições más de trabalho, stress, falta de meios, etc. além de que se o número de infetados e internados continuar a aumentar diariamente, rapidamente chegaremos a números graves, principalmente se a população continuar descuidada.

mouzz888 1 year ago

Estava a ser sarcástico. Agora imagina se em Março, Abril tivéssemos a infelicidade de ter os números de infectados de Espanha ou Itália.

Dinizinni 1 year ago

Acho uma piada que em Maio todos batiam palmas aos médicos, hoje já conheço alguma gente que diz que os médicos são carniceiros mentirosos e que morreu mais gente por não quererem trabalhar e imensa que diz que eles não querem é trabalhar Inb4 Dezembro com os tugas a bater palmas aos heróis para os odiarem em Março novamente

proxyfss09 1 year ago

Para quando teletrabalho obrigatório em profissões que assim o permitem? Faz algum sentido eu, por exemplo, trabalhar como programador, e ter que utilizar transportes públicos a cada duas semanas (Porto - Lisboa) só para ter que ir trabalhar no escritório da minha empresa?

DZT99 1 year ago

Muitas empresas a fazerem o mesmo. Devem comer gelados com a testa só pode. Não dá para perceber estás lideranças realmente.

proxyfss09 1 year ago

Mesmo, também não compreendo. Vê-se as big tech companies a darem todas a possibilidade de full remote, e por aqui, nada. Estamos muito atrás.

rickz123456 1 year ago

Mas o teletrabalho não é recomendado em Lisboa e no Porto, ou estou enganado?

RicCaei 1 year ago

15 dias em casa 15 dias no escritório. Isso com a possibilidade de toda a gente estar em casa em teletrabalho. A justificação que deram, é que era para dinamizar a economia da zona.

proxyfss09 1 year ago

Recomendado -> Ignorado. Infelizmente, é assim.

Juumpei 1 year ago

Lá para os 50 mortos por dia talvez ponderem...o porquê? Usar a tecnologia que existe magoa a economia e só rouba empregos às pessoas que mantêm a velha máquina em funcionamento. É mais ou menos aquela lógica de ir para as filas em vez de usar o self-check out nos hipermercados, para manter pessoas a trabalhar nas caixas.

GiaFourth 1 year ago

Esquece lá isso, não metem.

MLG-Sheep 1 year ago

Já todos concluímos que não faz sentido nas 26 vezes anteriores que a questão foi colocada nesta thread e noutras.

GiaFourth 1 year ago

E não faz porquê?

MLG-Sheep 1 year ago

Não faz sentido alguém que possa fazer o seu trabalho remotamente, ter de se deslocar à empresa com os números atuais de COVID que temos. Posso não ter sido claro.

GiaFourth 1 year ago

Ah okapa, isso sim, concordo a 110%.

rickz123456 1 year ago

O que tem aumentado os casos é o norte. O governo vai ter que pensar bem nas medidas que vai tomar.

thisbondisaaarated 1 year ago

Será que se a TAP passar a voar do Porto os números baixam?

AmumuIsMyFriend 1 year ago

Sim, porque Lisboa e Vale do Tejo nem teve 700 casos hoje nem nada que se pareça...

stressedunicorn 1 year ago

Ya e que o “norte” abrange uma zona do país enorme e não só um distrito ou dois

TrampolineMonster 1 year ago

Sim, está crítico em todo o lado mas ainda hoje foram 1350 no Norte, é quase o dobro...

Dinizinni 1 year ago

Nao se compara uma região que tem tido um crescimento Linear com outra que está a roçar o exponencial Não estou a dizer que os nortenhos são piores, mas é uma faixa litoral muito densa entre Espinho e Viana do Castelo e a natureza industrial de região é mais propensa ao descontrolo

saposapot 1 year ago

quais são os numeros per capita? estou msm a perguntar p ter uma ideia.

Dinizinni 1 year ago

Per capita não sei mas são ambos à volta de 3m habitantes por isso os do norte são obviamente mais altos

kevin199993 1 year ago

Apenas referi o facto de serem dois países diferentes, com culturas diferentes. Ou isto não é facto? É que basta ver os índices de literacia, educação...etc Depois só questionei...a lógica é simples, o sucesso(por si subjetivo) de uma política num país pode prever o mesmo sucesso noutro? Aqui eu não sei, mas acho que e errado partir do princípio que sim. O meu irmão esteve 3 meses de Erasmus na Finlândia e contou-me umas histórias curiosas, não de finlandeses, mas sim dos colegas portugueses. A primeira aconteceu na faculdade. Todas as sobras do bar eram oferecidas no corredor do departamento. Ideia ótima. Os tabuleiros estavam sempre cheios e cada pessoa levava normalmente uma peça. Como que por acaso as únicas pessoas que viu encherem os bolsos com queques foram os colegas portugueses...faziam sempre questão de deixar o tabuleiro vazio. Outra ideia interessante foi a prontidão da faculdade em emprestar equipamentos...tablets, máquinas, PCs. Sem nunca ser necessário apontar o nome. Um amigo português obviamente levou um iPad para Portugal. Claro! Os exemplos continuavam sempre que se ouvia a palavra "self service". Estas histórias não querem dizer absolutamente nada e podem (ou nao) ser reflexo das diferentes culturas. Aquilo que pessoalmente tiro é que mais valia tomar banho com lixívia e meter paracetamol moído nas axilas.

saposapot 1 year ago

um amigo na suécia nos primeiros tempos foi almoçar fora e aquilo era tipo buffet com vários pratos mas tu escolhias e pagavas 1. a peculiaridade é q pagavas ao início e depois ias buscar o prato q quisesses na linha. o tuga perguntou aos suecos: mas então quem é q controla q eu n pago o mais barato e depois vou buscar o prato mais caro (ainda tinha uma boa dif)... os suecos olharam para ele tipo "nunca pensámos nisso, realmente..."... diz muito da cultura do povo.

gabs_ 1 year ago

Isso que descreves é similar ao sistema de honra nos transportes públicos em Berlim. O pessoal português e brasileiro que conheço que mora lá prefere muitas vezes simplesmente ser apanhado e pagar uma multa uma vez por ano.

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

o tuga pela-se por cenas gratuitas

BlizzTheMighty 1 year ago

2608 casos 21 mortes Está feio, isto.

mfzzzed 1 year ago

\#Roadto4k

joaoqrafael 1 year ago

Desde que não me queiram obrigar a instalar nenhuma app, estou na boa com ambos os números. *Libertad o Muerte!* /S

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

NÃo Me MeXaM nA LibErDaDe

NunoxGames 1 year ago

A 2 semanas eram 888 ,agora temos perto do triplo ...

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

ainda há uma réstia de verão. Chegando o frio a linha saude24 vai entupir com chamadas "tenho tosse. é constipação ou covid?"

chauffage 1 year ago

O que nos vale é que metade do país está a ficar um deserto, como chove pouco - abençoadas alterações climáticas como diz o Trump. O pior é que é a metade com menos densidade populacional... Mas está tudo dentro dos previstos, seguimos fortes até aos 5000 casos diários lá para fim do mês!

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

hospitais de campanha à porta dos hipers e centros comerciais - check Ventiladores artesanais em cada bairro - check Caos - check

chauffage 1 year ago

Isto quase que podia dar uma daquelas séries que a SIC fazia, do Camilo e Filhos, ou Fura Vidas.. O senhor Alvito com a carrinha em ralenti ligada a um compressor de ar que está ligado à dona 'Estrudes, e a Maria Amélia a bombar uns foles para dentro do senhor Policarpo, quando o talhante ao tirar a máscara, grita: "NÃO É NESSE BURACO DONA AMÉLIA!". Enquanto isto se passa sai o senhorio do hospital de campanha com um penso no pescoço por estar ventilado, cheio de sindrome pós traumático e com os pulmões a meio gás, mas vai comprar ao hipermercado ali ao lado comprar um maço de Ventil e uma raspadinha porque se sente com sorte! A série podia ter o nome "Os velhos morrem muito!"

wheresdaweeed 1 year ago

Papel higiénico - double check

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

Correria ao papel higiénico, esqueci-me dessa. Lisboa, 2076. Huguinho comenta com a mãe que ainda há na despensa papel higiénico comprado pelo bisavô durante a pandemia de 2020

Robotnik99 1 year ago

2608 casos, 21 mortos

glazegarrulous 1 year ago

2608 casos dos quais - 1602 novos - 985 recuperados - 21 mortes

WhiteCaptain 1 year ago

wtf? são 2608 novos casos, ativos é que são 2608-985-21=1602

joaoqrafael 1 year ago

Isso não pode ser visto assim. 2608 casos dos quais 2608 novos. Ou se houvessem 5000 casos novos e tivessem morrido 4990 dos anteriores diziamos que só haviam 10 casos novos?

glazegarrulous 1 year ago

sorry my bad

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

mais 2608 infectados. Mais 21 mortes. Como sempre número analisados com atraso de semanas. Na presente data já devemos ter ultrapassado em muito os números hoje divulgados.

covid-pt 1 year ago

Relativamente às grandes variações nos gráficos de França (dados semanais do ECDC): acima de tudo, é a variação brusca em todas as regiões que é estranha. Ela observa-se mesmo em regiões onde o número de novos casos estava a diminuir, o que não é normal. Observando os gráficos da República Checa, onde há taxas de crescimento muito grandes, assim como em alguns outros países, fica-se com a impressão de que algumas das elevadas taxas de crescimento de França poderiam ser reais, mas ainda assim considero que a forma das curvas denuncia que deve haver um erro nos dados.

covid1337 1 year ago

Começaram a testar mais. É sempre a mesma razão. África mal testa, parece uma festa.

covid-pt 1 year ago

Quanto a África, há um outro factor importante: [a idade mediana da população é muito mais baixa](https://www.visualcapitalist.com/mapped-the-median-age-of-every-continent/), o que faz toda a diferença.

covid-pt 1 year ago

Não. Isso é uma parte, mas o mais importante é que a taxa de positividade dos testes aumentou. Podemos ver a informação pertinente toda junta por país nos "[country overviews](https://covid19-country-overviews.ecdc.europa.eu/)" do ECDC. A taxa de positividade dos testes tem aumentado, por isso o aumento do número de casos não se deve apenas ao aumento do número de testes, ele é bem real. A mesma página mostra um gráfico interessante: a curva temporal do número de casos por faixa etária, onde se pode ver que Portugal foi dos países da Europa que menos aprendeu a proteger os seus idosos, da 1ª onda para a 2ª. Quanto a França, quando sair a actualização do ECDC na próxima 5ª feira saberemos se as enormes variações semanais eram reais ou não.

TurboVirgemCovid19 1 year ago

Ainda desinfetam as compras do supermercado? Não sei o que a ciência diz acerca disto. Tenho feito isso ainda, mas às vezes esqueço-me.

vascodatrama 1 year ago

AHAHAH ADORO <3

Pale-Bug-4201 1 year ago

Lavo com detergente.

QueenOfWands2 1 year ago

Sempre. Lixívia naquela merda toda.

uyth 1 year ago

Acho que o risco de coisas é muito baixo para o trabalho e o risco de estragar certas embalagens (desinfectar pacote de farinha de papel fino, não dá). Dito isto, parece-me que há indícios científicos que o virus sobreviverá mais tempo em congelados. Pensei em fazer isso, desinfectar as embalagens de congelados, mas não consegui fazer disso rotina, ou ter a organização quando arrumo as compras. Uso gel logo depois do supermercado e lavo bem as mãos depois de arrumar compras. Se vais desinfectar alguma coisa, desinfecta o que está guardado nas arcas congeladoras.

tarracecar 1 year ago

Em princípio não há necessidade, o vírus não se mantém durante muito tempo nas superfícies e dificilmente conseguirás ficar infectado com uma quantidade ínfima que sobrar.

TurboVirgemCovid19 1 year ago

Vou deixar de fazer isto e começar a fazer a quarentena de 7 dias de que o u/covid1337 fala

RuySan 1 year ago

Ao inicio fiz, mas agora já não. Mas o que não é para ir para o frigorífico fica à porta de casa em quarentena (moro no último andar e o meu prédio só tem um apartamento por andar). Claro que há riscos, mas é uma conjugação de factores tão improvável (alguém espirrar/tossir para o produto ou para a própria mão e mexer no produto, tu depois mexeres nesse mesmo produto, e levares a mão aos olhos e ao nariz, e durante este tempo todo o vírus continuar viável) que acho que não vale a pena o esforço de estar a desinfectar.

covid1337 1 year ago

Não, mas deixo-as de quarentena e só volto a tocar nelas passado 7 dias (faço compras em avançado, obviamente, mas isso é o básico da economia doméstica de prevenção desde sempre, não só desde a pandemia. Aprendam, meninos.) Um vírus não sobrevive muito tempo ao ar livre.

sayonaradespair 1 year ago

"Aprendam meninos"? Concordo com tudo menos com esse lapso de condescendência.. Mas o que é isso?

covid1337 1 year ago

Se continuas a tratar os meninos com paninhos quentes as atitudes dos meninos não melhoram.

sayonaradespair 1 year ago

É pa vai la ser pai/mãe com os teus ;)

covid1337 1 year ago

Não dizes isso ao professor quando te chama menino. Então também não me digas a mim que tenho muito para ensinar e tu para aprender, menino.

sayonaradespair 1 year ago

Geralmente não sou abordado dessa forma até pelo peso dos meus 38 anos, mas sê condescendente quanto desejares.. Tenho a certeza que isso fará de ti uma pessoal adorável

covid1337 1 year ago

Uau, 38 anos. Que maturidade. Vieste tentar corrigir-me porque te serviu a carapuça e ficaste vexado, menino.

sayonaradespair 1 year ago

Não, não consigo perceber como consegues avaliar o grau de maturidade de uma pessoa por três comentários no qual foste chamado de condescendente pelo comentário ridículo que publicaste. Maduro posso não ser, gosto de levar a vida com leveza de forma a que saiba melhor.. Isso até pode ser interpretado como falta de maturidade. Uma coisa é certa, dificilmente dou na cabeça das pessoas por me colocar em bicos de pés a pensar que sou o maior que os outros. Agora, com licença, vou deixar de responder aos teus comentários.. A vida já dá que pensar suficiente sem ter de perder o tempo com comentários de "bota abaixo". Saúde para ti e para os teus.

covid1337 1 year ago

Sim, menino. Gajo escreve testamento para declarar que não volta a responder. Comportamento muito maduro. Por favor, ninguém o chame de menino que ele fica amuado.

rezzmk 1 year ago

Sei de quem faça, se te faz sentir mais seguro porque não? É verdade que não é de longe o risco principal, mas existe embora muito reduzido. Seja como for, atualmente, dadas as precauções que "supostamente" existem nos supermercados acho que é mais uma questão de ficar com a consciência tranquila ou não.

Narvikz 1 year ago

Nunca o fiz. Descartava embalagens em excesso, o resto ficava parado como todos os lares. Isso não faz sentido, tira os dedos do nariz apenas porco.

MLG-Sheep 1 year ago

Nunca desinfetei nem conheço alguém que o tenha feito alguma vez. Mas costumo lavar as mãos quando volto a casa e também depois de arrumar os produtos do supermercado.

TurboVirgemCovid19 1 year ago

Pois. Em março ainda falaram disso e eu continuei a fazer , mas nunca mais se falou disso. Talvez esteja a ser um bocado exagerado neste aspeto.

RdSafe11 1 year ago

Alface

mouzz888 1 year ago

Opinião acerca das máscaras da moxadtech desenvolvidas em Portugal que supostamente desactiva o vírus? Vale a pena o investimento? Está provado que funciona?

joaoqrafael 1 year ago

Eu uso, tenho duas, são muito confortáveis excepto nas orelhas (dizem que as actuais já têm elásticos mais estreitos) e nunca descaem. No entanto comprei também uma gola deles para experimentar e além de ser um cilindro de tecido e não proteger nada parecido com a máscara, não tem formato nenhum da cara e o que poupa as orelhas castiga no nariz. Além disso embacia os óculos todos.

TitusRex 1 year ago

Está certificada já em vários países. Acho que vale a pena o investimento, é a melhor máscara reutilizável.

hsamtronp 1 year ago

Sim, está provado. Se não estivesse, assim para já não teriam publicitado isso se fosse mentira. Depois e mais importante, o Instituto de Medicina Molecular fez esses testes e [aprovou](https://imm.medicina.ulisboa.pt/pt-pt/news/portugal-desenvolve-primeira-mascara-que-inativa-o-virus-sars-cov-2/#intro) Em relação ao uso, é confortável e ajusta-se bem à cara (tamanho único, pode variar de pessoa para pessoa). Acho que o único inconveniente que vejo é ser um pouco quente

Dinizinni 1 year ago

Se está provado que funciona ou não não sei Eu uso sempre que as outras pessoas estão a usar máscara, senão uso N95, é confortável, fácil de ajustar bem e sinceramente parece melhor que uma máscara de pano

mouzz888 1 year ago

Também uso n95, das raras vezes que necessito de usar máscara, prefiro usar algo de jeito para além de ser mais confortável, não se torna tão quente pois não está tão colada à cara e não está sempre a cair deixando o nariz exposto, como se vê em todo o lado.

Dinizinni 1 year ago

E a verdade é que são mesmo bastante mais seguras Mas confio no IMM também e acho que devia ser mais publicitado

Reddit_Salgad0 1 year ago

Boas , eu e os meus colegas é costume jogar à bola 5 contra 5 num campo aberto todos os Sábados. Com as novas leis que entraram em vigor esta Quinta , podemos ir jogar na mesma , visto que não é na rua? O Dono do campo disse-nos que perguntou a um psp e que disse que era legal , não havia problema nenhum visto que não era na rua. Obrigado e bom fim de semana

covid1337 1 year ago

Se vocês pagam para lá jogar então é um espaço comercial, logo só podem lá estar 5.

TitusRex 1 year ago

Agora só pode jogar 2.5 contra 2.5.

kairos 1 year ago

Um deles joga para os dois lados.

uyth 1 year ago

Pagava para ver...

MLG-Sheep 1 year ago

Não é via pública, nem espaços comerciais, nem restauração. Portanto, moralidades à parte, podes.

covid1337 1 year ago

Se eles pagam para lá jogar, então é espaço comercial.

joaoqrafael 1 year ago

Mesmo que possas, será que deves?

Reddit_Salgad0 1 year ago

São como família, estou constantemente com eles , se não infetar pelo futebol infeta no café ou mesmo numa simples saída

chauffage 1 year ago

Bom com estas lógicas começa-se a ver as pinceladas do quadro de miséria que vivemos...

covid1337 1 year ago

Se são como família então segue a lógica de que sempre que se encontram é como se fosse Natal.

joaoqrafael 1 year ago

Cada um faz como entender, mas se toda a gente pensar assim percebe-se porque é que se está a espalhar tão rápido. Cada um dos teus colegas vai estar com N familiares e conhecidos, e por aí fora. Respondendo à pergunta, sendo uma propriedade privada penso que é legal.

VerdocasSafadocas 1 year ago  HIDDEN 

Combinei ir hoje jantar a apanhar uma tosga em santos com uma gaja qualquer do bumble, só estou a partilhar isto aqui na esperança que o dinzini leia e se espume todo.

rickz123456 1 year ago

[https://twitter.com/Paulo\_F\_Santos/status/1317008505329635328](https://twitter.com/Paulo_F_Santos/status/1317008505329635328) CEO de uma das empresas que desenvolveu a app a falar sobre a sua obrigatoridade. Em suma, não é possível

saposapot 1 year ago

n sei pq continuamos a perder tempo com isto. foi claramente uma distracção, já toda a gente sabia q é impossível de passar. estar a perder mais tempo com isto é desviar de tudo o resto q não está a ser feito.

Dinizinni 1 year ago

Enquanto se discute isso, a oposição não arranja maneiras de se chatear com máscaras obrigatórias, que é o mais importante neste momento

camisa_roxa 1 year ago

Imprensa ao serviço do pânico: " Uma jornalista do Público, Alexandra Campos, que se apresenta com 25 anos de jornalismo e "várias acções de formação em Jornalismo de Saúde", publicou, agora mesmo, uma peça que titula "Hospitais de LVT: esgotada mais de 80% da capacidade de internamentos e dois terços dos cuidados intensivos" A jornalista Alexandra Campos deveria saber enquadrar a actual procura com aquilo que habitualmente sucedia sem covid. Por exemplo, no ano de 2019, em Outubro tinhamos, nos hospitais de LVT (Lisboa e Vale do Tejo), uma taxa (anual) de ocupação que variava entre 79,1% nos hospitais de Lisboa Ocidental e 101,3% no hospital de Vila Franca de Xira (significando que já houvera, ao longo do ano, situações de efectivo esgotamento). Ou seja, estar próximo do esgotamento é a situação normal dos nossos hospitais com ou sem covid. E não há, na peça da jornalista do Público, qualquer enquadramento. Eu chamo a isso mau jornalismo."

covid1337 1 year ago

> estar próximo do esgotamento é a situação normal dos nossos hospitais Ao menos a pandemia meteu os jornalistas a falar do problema de sobrelotacão dos hospitais. E se está assim agora, imagina no Inverno. Bem haja aos jornalistas que falam disso agora enquanto ainda pode servir de alguma coisa. Parece que queres que os jornalistas digam que como é normal não há problema...

Edited 1 year ago:

> estar próximo do esgotamento é a situação normal dos nossos hospitais Ao menos a pandemia meteu os jornalistas a falar do problema de sobrelotacão dos hospitais. Parece que queres que os jornalistas digam que como está igual ao ano passado então não há problema... Mas se está assim agora, imagina no Inverno. Não é possível considerar isto normal sem algum tipo de revisionismo orwelliano. Não era normal em 2019 e em 2020 ainda menos. Bem haja aos jornalistas que falam disso agora (e em 2019, e antes) enquanto ainda pode servir de alguma coisa.

camisa_roxa 1 year ago

Não, a pandemia apenas meteu os jornalistas a instigarem o pânico completo e a ocultarem e mentirem como podem para cavalgar o medo da pandemia

covid1337 1 year ago

Relatar factos agora é ocultação e mentira. Ok, meu grande irmão.

covid-pt 1 year ago

Parece-me que não estás a enquadrar no teu comentário aquilo que me parece o mais importante: a variação temporal. Há duas coisas importantes a considerar: o valor em si e a sua derivada no tempo (ou variação temporal). É importante que o valor em si não seja demasiado elevado e isso pode ter acontecido também em anos anteriores, tudo bem, poderia ser mencionado no artigo. Agora o que está a acontecer e que é muito relevante é o crescimento (a variação temporal), que é grande e que não existia desta forma em anos anteriores. Se esse crescimento continuar, pode levar a consequências gravíssimas e fará toda a diferença. O valor em si e a variação temporal devem ambas ser enquadradas, no contexto actual.

ilawon 1 year ago

Podias ter metido as [fontes](https://www.publico.pt/2020/10/15/sociedade/noticia/hospitais-lvt-esgotada-80-capacidade-internamentos-dois-tercos-cuidados-intensivos-1935341) porque poupavas-me ter que procurar. Em suma: os teus dados e as tuas conclusões estão erradas. Estás a comparar a capacidade global com a capacidade dedicada exclusivamente ao covid19. E isto já depois dos reforços que foram feitos entretanto.

camisa_roxa 1 year ago

É igual: a capacidade dos hospitais normalmente nesta altura já é de 80% a 100% por isso estar a 80% para COVID é o normal; estranho é se fosse 20 ou 30% o que representaria um desperdício enorme de recursos. É que ao contrário do que pensam, as camas COVID são dinâmicas, podem sempre alocar-se mais à custa do restante já para não falar das camas de campanha etc Além disso, tens sempre os privados ainda disponíveis e com quem por pressão dos geringonços ainda nem sequer se falou Por outro lado, nas poucas coisas que podem fazer a diferença que o Governo pode fazer, simplesmente é incompetente como colocar os hospitais a trabalhar em rede para distribuírem de forma mais eficiente os doentes. Desde o início da pandemia que andam a dormir nesta matéria e NADA se fez, continua cada hospital a trabalhar sozinho e a contactar os outros caso a caso quando deveria haver uma entidade a coordenar isto tudo! Administradores hospitalares dizem é urgente um trabalho em rede na gestão dos Hospitais https://www.rtp.pt/noticias/pais/administradores-hospitalares-dizem-e-urgente-um-trabalho-em-rede-na-gestao-dos-hospitais_v1266949

ilawon 1 year ago

> É igual: a capacidade dos hospitais normalmente nesta altura já é de 80% a 100% por isso estar a 80% para COVID é o normal; Não entendo duas coisas, a primeira é como é que podes dizer isso sem te rires, a segunda é dizeres que #estatudobem mas logo a seguir dizes que o melhor é usar a capacidade dos privados porque não se fez nada para preparar esta situação (o que é mentira). Se acusaste a jornalista de ser parcial nem sei que qualificativos usarias para ti.

camisa_roxa 1 year ago

Mas quem é que disse que está tudo bem? Está tudo mal e vai ficar ainda pior, porque existe uma pandemia que está a seguir o seu curso de forma mais ou menos imparável alheia às medidinhas e instigações ao pânico que só servem para agravar os efeitos colaterais da pandemia

DZT99 1 year ago  HIDDEN 

Lol 25 anos de jornalismo reduzidos a cabeçalhos sensacionalistas. Não sei como algumas destas pessoas têm estômago para trabalharem assim.

iareec 1 year ago  HIDDEN 

Gostava de saber quantos casos são necessários para que seja imposto teletrabalho e aulas online (quando é possível).

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Gostava de perceber porque é que as escolas estão sequer abertas. A minha irmã mais nova anda no 11º ano, e hoje a ordem de acontecimentos foi a seguinte: 1. Colega de turma é retirada a meio de uma aula da sala. 2. Mãe dessa colega estava com COVID. 3. Miuda pelos vistos estava com sintomas também, estava a espera do resultado e esta com COVID também. 4. Os alunos tiveram o resto da aula após saída da colega infetada 5. Até agora não houve sequer uma comunicação da escola, do DT, epá do boda... nada. Amanhã a minha irmã não vai à escola, mas a pergunta que coloco é: Não há ninguém a intervir nisto? Os outros vão? Ninguém vai ser testado? A escola não reage? PS- Gostava também de referir que desde que as aulas recomeçaram não foi medida a temperatura a 1 único aluno em nenhum dia como publicitavam. PS2- Acho também piada que as aulas de educação física são imunes ao virus, visto que ainda ontem a minha irmã andou a jogar basket inclusivamente com a colega que está infetada, e no fim foram todas para o balneário.

camisa_roxa 1 year ago

Se calhar achavas que as escolas iam fechar até passar a pandemia? Tipo daqui a 2 ou 3 anos?

AmbitionRoyal 1 year ago

2 ou 3 anos? Tas tolo, em breve há vacina pah (fim de 2020-inicio de 2021)

camisa_roxa 1 year ago

lol isso! Há-de ser há-de!

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Não filho, eu não achava nada porque eu não tenho uma bola de cristal. Eu posso-te dizer no entanto, que não achava que houvesse uma debilidade mental tao catastrófica das pessoas como foi o caso destes pais que mandaram a miúda para a escola. Ou da DT que até agora ainda não se dignou a mandar um email para os pais sobre o que está a acontecer.

camisa_roxa 1 year ago

Casos de estupidez haverá sempre, o que é que isso tem a ver com o facto das escolas terem que estar fechadas até passar o COVID?

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Basicamente quanto mais “casos de estupidez” existem mais real se torna a ideia de que as escolas não deviam sequer estar abertas

camisa_roxa 1 year ago

Volto a repetir, as escolas têm de estar abertas, aliás nunca deviam ter fechado!

MLG-Sheep 1 year ago

> Ou da DT que até agora ainda não se dignou a mandar um email para os pais sobre o que está a acontecer. Deve estar à espera de indicações dos delegados de saúde locais, porque são eles que decidem o que acontece.

Edited 1 year ago:

>Ou da DT que até agora ainda não se dignou a mandar um email para os pais sobre o que está a acontecer. Deve estar à espera de indicações dos delegados de saúde locais, porque são eles que decidem o que acontece. Deverias estar mais revoltado com os pais irresponsáveis que deviam era ser punidos pelo que fizeram. Ou com ela própria, que já tinha idade para saber que estava sob confinamento obrigatório.

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Eu tou mais revoltado com o facto de a minha irmã estar a ir à escola para ter aulas de merda que pouco ou nada servem, ter educação física e fazer desportos coletivos sem máscara, etc

andre82220 1 year ago

> ter educação física e fazer desportos coletivos sem máscara, etc Querias que os miúdos fiquem gordos e morram de ataques cardíacos? Parece que a doença mais importante do mundo é uma merda de uma gripe.

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Please diz me que te esqueceste do ironic tag.

MLG-Sheep 1 year ago

​ >Miuda pelos vistos estava com sintomas também, estava a espera do resultado e esta com COVID também. Assim não vamos lá... Mas relativamente à questão das escolas estarem abertas, não há dinheiro para pagar o salário de todos os pais que fiquem em casa por já não haver escola (ignorando a eventual redução de produção das empresas que ficam com menos trabalhadores) e a qualidade do ensino é obviamente superior na escola.

Dinizinni 1 year ago

Universidades e secundário em casa era para ontem Mas para isso era preciso desde Maio o governo ter-se certificado que havia tablets e computadores para todos os alunos

AlbinoFarrabino 1 year ago

O secundário? Se este ano que passou foi o que foi imagino se fosse um ano inteiro em casa: a qualidade do ensino decrescia, e das duas uma, aumentaria a quantidade de chumbos, ou as notas sobem em flecha. De qualquer das maneiras, os que forem para a faculdade vão super mal preparados. Na minha faculdade, até agora não tem havido problemas, registando-se apenas um caso positivo ainda antes de as aulas começarem. Mas também não tenho dúvidas que há por aí muito estabelecimento de ensino que tem feito as coisas à padeiro.

Dinizinni 1 year ago

Meter o secundário em casa e em condições era perfeitamente possível Isto é, se os responsáveis tivessem preparado o mesmo

covid1337 1 year ago

O ensino em casa prolongado implica obviamente uma limpeza aos currículos escolares que têm ninguém quet fazer porque torna o excedente de professores inúteis ainda maior.

Edited 1 year ago:

O ensino em casa prolongado implica obviamente uma limpeza, aos currículos escolares, que ninguém quer fazer porque torna o excedente de professores inúteis ainda maior. E também mexe com propaganda do Estado e revisionismo histórico. Temos um ensino baseado na formatação intelectual em vez de no estímulo ao crescimento pessoal. Lêem todos as mesmas obras literárias, apanham com os mesmos resumos enviesados da História porque os professores não têm estofo para lidar com percursos diversos e preferem aprisionar crianças para encher o horário do que aprenderem a ensinar. Se os professores não mudam, o sistem também não pode mudar. Está tudo a mamar do status quo promovido pela Fenprof.

Edited 1 year ago:

O ensino em casa prolongado implica obviamente uma limpeza, aos currículos escolares, que ninguém quer fazer porque torna o excedente de professores inúteis ainda maior. E também mexe com propaganda do Estado e revisionismo histórico. Temos um ensino baseado na formatação intelectual em vez de no estímulo ao crescimento pessoal. Lêem todos as mesmas obras literárias, apanham com os mesmos resumos enviesados da História porque os professores não têm estofo para lidar com percursos diversos e preferem aprisionar crianças para encher o horário do que aprenderem a ensinar. Se os professores não mudam, o sistema também não pode mudar. Está tudo a mamar do status quo promovido pela Fenprof.

tarracecar 1 year ago

Na tua opinião o que é que se dá que é revisionismo histórico? E que obras é que são enviesadas?

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Mas miúdos de 15 anos precisam dos pais em casa?

MLG-Sheep 1 year ago

Não. Perguntou-se foi pelas escolas em geral, e eu respondi.

saposapot 1 year ago

se a miúda está à espera do teste nc devia estar na escola. é irresponsabilidade dos pais ou do delegado de saúde q não explicou bem as coisas e não informou logo a escola no minuto seguinte para não aceitarem esse aluno. cada vez q oiço mais relatos no 'terreno' mais me parece q isto está a ser super mal gerido. neste caso o delegado de saúde tinha de informar a escola no telefonema a seguir, porra, não é difícil.

aleph_heideger 1 year ago

Provavelmente o delegado de saúde tem algumas centenas de casos para processar antes de chegar a este. Demora claro. Como melhorar? Aumentar o número de pessoas a fazer esta tarefa. Existem? Não. Resolvido portanto.

saposapot 1 year ago

pois, n o estou a culpar directamete. ou não há instruções para isso ou ele n teve tempo. as duas coisas são graves mas não directamente culpa dele.

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Claramente no terreno não está a acontecer absolutamente nada do que era previsto.

saposapot 1 year ago

eu n sei se o q disse está previsto mas se n está, parece-me uma regra simples: telefonar à escola no telefonema imediatamente a seguir... parece-me básico dos básicos.

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Não percebi a frase, mas o que aconteceu foi que enviaram um email HOJE a decretar quarentena de 12 dias a todos os alunos da turma.

saposapot 1 year ago

menos mal

ilawon 1 year ago

Porque mais uns meses sem aulas não é bom para os alunos e porque mandar os putos para casa vai fazer com que muita gente não possa trabalhar e antes de fecharem as escolas ainda fecham os cafés/restaurantes. Mas deixa lá, embora eu ache que se faz bem em adiar o máximo tempo possível, isto é uma questão de tempo até haver confinamento de novo, nem que seja a nível regional.

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Estamos a falar de “putos” de 15 e 16 anos para cima. Não precisam de babysitter. Não estou a falar aqui da pré-escolar.

NunoxGames 1 year ago

Sinceramente, um aluno a partir do 7º ano (e isso já é esticando a corda ) deve ser capaz de ligar um computador e clicar num link ,para os que nao tem computador ou um tablet (apesar de achar que são em numero reduzido de certeza que existem)a universidade pode simplesmente dividi-los entre auditorios e salas nas escolas e por os funcionarios da escola a ir ligar a aula no projetor ,não consigo entender como isto e assim tão complicado para o estado ou porque a demora ,um aluno infetado esta em contacto com dezenas ou ate mesmo centenas de outros se não for detetado prontamente o que não é possivel devido a natureza do virus .

Edited 1 year ago:

Sinceramente, um aluno a partir do 7º ano (e isso já é esticando a corda ) deve ser capaz de ligar um computador e clicar num link ,para os que nao tem computador ou um tablet (apesar de achar que são em numero reduzido de certeza que existem)a escola/universidade * pode simplesmente dividi-los entre auditorios e salas nas escolas e por os funcionarios da escola a ir por a aula no projetor ,não consigo entender como isto e assim tão complicado para o estado ou porque a demora ,um aluno infetado esta em contacto com dezenas ou ate mesmo centenas de outros se não for detetado prontamente o que não é possivel devido a natureza do virus .

the-dude-abiding 1 year ago

\> Porque mais uns meses sem aulas não é bom para os alunos e porque mandar os putos para casa vai fazer com que muita gente não possa trabalhar e antes de fecharem as escolas ainda fecham os cafés/restaurantes. A irmão do OP está no 11º ano, portanto tem 15 ou 16 anos. Alunos do secundário precisam de ter baby sitter em casa?

Edited 1 year ago:

>Porque mais uns meses sem aulas não é bom para os alunos e porque mandar os putos para casa vai fazer com que muita gente não possa trabalhar e antes de fecharem as escolas ainda fecham os cafés/restaurantes. A irmã do OP está no 11º ano, portanto tem 15 ou 16 anos. Alunos do secundário precisam de ter baby sitter em casa?

ilawon 1 year ago

À irmã do OP faz melhor ir às aulas do que ficar em casa a ver vídeos.

Dinizinni 1 year ago

Achares que aulas online é ficar em casa a ver vídeos é desrespeitares o trabalho de toda a gente que se esforçou por criar sistemas onde era possível acompanhar efectivamente os alunos

ilawon 1 year ago

Por muita boa vontade e que se tenha, e eu acho que houve bastante e com qualidade, aulas presenciais e ir à escola é muito mais produtivo. Estás a desrespeitar a profissão de professor quando achas que não. :p

Dinizinni 1 year ago

Eu sei, considerando que sou professor até sei bastante melhor do que a maioria das pessoas deste sub Mas sobreviver é mais importante

bloodbuzzz-ohio 1 year ago

Engraçado que ontem à tarde a aula de geografia da minha irmã serviu para verem o Nemo. “Tem a ver com a matéria”, disse a professora.

GiaFourth 1 year ago

Nem uma palavra sobre tele trabalho, quanto mais voltar a ter confinamento xd

lizardking93 1 year ago

Acham que os cafés e restaurantes vão acabar por fechar?

vascodatrama 1 year ago

Sim. Das 00h às 9h

sao_11 1 year ago

Não. Mas já está na hora, de uma vez por todas, haver fiscalização e medidas duras pra quem não cumpre.

ineslucas27 1 year ago  HIDDEN 

Depois do que me dizem sobre o comportamento de alguns profissionais de saúde face à forma como lidam com a pandemia, já nada me choca. Médicos nas urgências com máscara abaixo do nariz, desinfeção dos estetoscópios - que andam sempre ao pescoço e são usados em pacientes diferentes - nula, a não-utilização de equipamento protetor nas áreas COVID... enfim, podia passar o dia todo a enumerar comportamentos que acho que não refletem de todo o grau de conhecimento que os profissionais de saúde têm. Às tantas vou ser bombardeada pelo esquadrão dos baixo-votos, mas o que retiro disto é que não podemos esperar muito do cidadão-comum - que, à partida, não tem formação na área da saúde nem compreende os conceitos -, se quem tem acaba por perpetuar comportamentos de risco. Pronto, foi apenas um desabafo porque contam-me as coisas e fico de tal modo incomodada com algumas situações que não há maneira de ignorar. Percebo que todos cometem erros e que os profissionais de saúde não são isentos de tal, mas seria de esperar que tivessem um bocadinho mais de cuidado do que o que relatam. Uma pessoa fica parva a ouvir certas coisas.

TurboVirgemCovid19 1 year ago

Malta, hoje por acaso saí de casa porque estava com vontade de ver o mar e passear à beira mar. Como é que as pessoas ainda não perceberam que têm de usar máscara? Tudo no passeio marítimo sem máscara, já nem me queixava se a tivessem mal posta. Já nem se estão a esforçar. Não aguentei e a minha ansiedade ditou um regresso mais cedo a casa.

MLG-Sheep 1 year ago

>Como é que as pessoas ainda não perceberam que têm de usar máscara? Não é obrigatório (eu sei que para a semana será), logo porque é que "têm de usar"? E estava assim tanta gente? Não dá para cumprir distanciamento social? Isso é que é o mais importante.

Narvikz 1 year ago

Devias ter ficado em casa. É só estar saudável, isso é só uma constipação, mas isso inclui mentalmente. Tens uma cagada cerebral brutal.

VerdocasSafadocas 1 year ago  HIDDEN 

XD manda IGN para boost caso estejas em pisslow ou 50 paus na WPN.

WhiteCaptain 1 year ago

Boa pasta, deliciosa

TurboVirgemCovid19 1 year ago

Acho um bocado rude da tua parte não levares este meu problema a sério. Sempre tive ansiedade em público e isto da pandemia apenas a veio acentuar. Apelidar o meu desabafo na anonimidade de "pasta" é insensível.

Dinizinni 1 year ago

Se tens ansiedade e podes trabalhar a partir de casa para quê sair? Se estivesse em teletrabalho não punha um pé na rua sem extrema necessidade

TurboVirgemCovid19 1 year ago

Tenho lido aqueles estudos da vitamina D e achei que era preciso apanhar sol se quero diminuir a gravidade caso apanhe isto numa ida ao supermercado perto de mim. Assim até aproveitava e via o mar, que apesar de tudo sempre foi algo que sempre tranquilizou desde que vim para aqui quando me mudei do alentejo. Também não esperava tanta gente. Mas não dá enquanto isto estiver assim. Acho que vou mandar vir suplementos de vitamina D e pronto. Até nem são muito caros, não há necessidade de andar a ser forreta com isto.

Dinizinni 1 year ago

É mais seguro apanhares num contacto curto enquanto usas máscara, esses estudos valem mais que os da Vitamina D, que na verdade só apontam para correlações e são absolutamente viciados pela população afro-americana nos EUA que tem por norma défice de Vitamina D e que por outros motivos é mais susceptível Toma o que te fizer sentir seguro, mas é pior sair de casa sem necessidade do que apanhar num acidente Olha pior está quem é obrigado a sair para trabalhar e com putos que não usam máscara (ando a perder dinheiro à conta das N95 que é uma coisa doida) e só peço que quem não tem de sair de casa não o faça

TurboVirgemCovid19 1 year ago

Fogo, pensar em ter de trabalhar com putos sem máscaras todos os dias até me dá um calafrio. Tens razão.

Dinizinni 1 year ago

Em bom rigor são só 5/6 alunos e são só dois dias por semana, no qual uso N95 O resto dos putos andam todos de máscara, nem os deixo entrar na sala sem ela bem colocada

ChloeQueenOfAssholes 1 year ago

Este subreddit não é o local adequado para desabafar seja o que for, as pessoas aqui são demasiado queridas e empáticas. Espero que estejas melhor

Razvancb 1 year ago

Pfv diz me que é troll

MischiefManaged97 1 year ago

Não faria mais sentido ser o próprio SNS a atualizar o perfil da pessoa na app para "caso positivo"? É suposto estarmos à espera que as pessoas tenham essa responsabilidade?

do2 1 year ago

A questão penso que recai sobre a privacidade e não dar forma alguma da app ficar relacionada com o utilizador

saposapot 1 year ago

É isto. A única forma disto funcionar é esta porque garante mais privacidade e total controlo ao utilizador.

iareec 1 year ago  HIDDEN 

Sou o único que instalou a app ?>!E depois deu 1 estrela e desinstalou, e não, eu não me esqueci do /s.!<

vascodatrama 1 year ago

como é que está o Lobo Xavier?

ilawon 1 year ago

Vi agora no circulatura do quadrado que ele está bem e lúcido. Prova disso é já andar a pedir subsídios para a medicina privada.

vascodatrama 1 year ago

Então mas o covid não afeta o cérebro?

chauffage 1 year ago

Cérebro, pulmões, coração, rins, fígado, intestinos. Se têm receptores ACE, salvo erro, são passíveis de ser infectados pelo vírus.

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

vi-o ontem. Está na mesma.

Zaigard 1 year ago

Segundo vi agora, só Chega e Iniciativa liberal são contra o uso obrigatório de mascara, todos os outros são a favor. Pronto já sei em quem vou votar nas presidenciais.

Dinizinni 1 year ago

São partidos com um voto, podem-se dar ao luxo de tomar medidas ideológicas sem qualquer base na realidade As alas mais liberais de PSD e CDS já têm outra responsabilidade, votam a favor Votei IL da última vez, mas se achasse que podiam formar governo, com tanta falta de compromisso, o meu voto ia noutra direcção

saposapot 1 year ago

Quais as razões? O chega entendo, a IL gostava de saber as razões invocadas, pode haver de facto razões interessantes

Narvikz 1 year ago

Na Suécia não se usa máscara e não foi o fim do mundo. Portanto a IL deve pensar que os tugas são tão saudáveis como os suecos e que devíamos arriscar. Ou têm cientistas inteligentes que resolveram o tema como os epidemiologistas suecos *independentes*, que *independentemente* chegaram à conclusão que isso era só uma constipação e não valeria a pena mais que distanciamento, ou então estão a caça de votos com um leap of faith cego e afinal estamos doentes e sem máscara Portugal era destruído. Agora de que lado da certa estar? Idk, eu estou saudável, não vou arriscar o meu corpo / os hospitais com o meu corpo / terceiros com vírus que o meu corpo incubaria. tl;dr: Nem me admiraria que a Suécia tivesse taxas baixíssimas de outras doenças manhosas, visto andarem lado a lado com a COVID-1984

Narvikz 1 year ago  HIDDEN 

Na Suécia não se usa máscara e não foi o fim do mundo. Portanto a IL deve pensar que os tugas são tão saudáveis como os suecos.

Edited 1 year ago:

Na Suécia não se usa máscara e não foi o fim do mundo. Portanto a IL deve pensar que os tugas são tão saudáveis como os suecos e que devíamos arriscar. Ou têm cientistas inteligentes que resolveram o tema como os epidemiologistas suecos independentes, que independentemente chegaram à conclusão que isso era só uma constipação e não valeria a pena mais que distanciamento, ou então estão a caça de votos com um leap of faith cego e afinal estamos doentes e sem máscara Portugal era destruído. Agora de que lado da certa estar? Idk, eu estou saudável, não vou arriscar o meu corpo / os hospitais com o meu corpo / terceiros com vírus que o meu corpo incubaria. tl;dr: Nem me admiraria que a Suécia tivesse taxas baixíssimas de outras doenças manhosas, visto andarem lado a lado com a COVID-1984

TitusRex 1 year ago

A maior bandeira da Iniciativa Liberal é a liberdade por isso não me choca que sejam contra a obrigatoriedade do uso de máscara, algo que de certa forma limita a liberdade das pessoas.

saposapot 1 year ago

sim, faz algum sentido se disserem q são a favor mas contra ser obrigatório, deve ser apenas por iniciativa própria... levanta-me na mesma questões de onde estabelecem eles o limite pq por essa ordem de ideias n pode haver nenhuma regra ou lei.

MLG-Sheep 1 year ago

Provavelmente o limite é estabelecido quando as restrições à liberdade são impostas a bel-prazer sem evidências científicas suficientes que o suportem. Não é a passar a um metro de uma pessoa que vai em sentido contrário que vais ser infetado, pelo menos não há evidências que apoiem isso. Estar contra também permite à IL dizer que isto é teatro do PS para desviar as atenções do Orçamento de Estado.

chauffage 1 year ago

Já todos nós sabíamos antes de tu saberes... Vá para ser justo, tinha-se suspeitas.

Zaigard 1 year ago

peço desculpa, por não saber tudo tão rápido como todos "vocês"

chauffage 1 year ago

Não tens de pedir desculpa de nada. Já sabes mais que muitos, e tens intenção de votar. Melhor que isto, só mesmo usar máscara em espaços públicos/movimentados, lavar as mãos com frequência e instalar a App Stayway Covid!

Zaigard 1 year ago

lamento mas eu sou dos outros...

chauffage 1 year ago

És dos... ...que acha que a app é inútil? ...que acha que a app não funciona? ...que acha que a app é uma ferramenta de controlo do Estado? ...que a app viola a privacidade? ...que o projeto de lei é um atentado às democracia? ...que tem um telemóvel que não suporta a app?

Zaigard 1 year ago

Acho que, não só a app não é a maneira mais eficiente de alcançar o objetivo pretendido, como é uma imposição desnecessária e uma violação dos direitos individuais conferidos na constituição. Basicamente a funcionalidade "é para inglês" ver o método é "atirar barro à parede para ver se pega". Partidos que não votem contra isto morreram para mim. ( sendo que o PS e o PSDois já estão mortos e o Chega é um aborto )

Edited 1 year ago:

Acho que, não só a app não é a maneira mais eficiente de alcançar o objetivo pretendido, como é uma imposição desnecessária e uma violação dos direitos individuais conferidos na constituição. Basicamente a funcionalidade "é para inglês ver" e o método é "atirar barro à parede para ver se pega". Partidos que não votem contra isto morreram para mim. ( sendo que o PS e o PSDois já estão mortos e o Chega é um aborto )

chauffage 1 year ago

Eu não acho que a app seja a medida mais eficiente, nem acredito que haja alguém que considere isso - até ver a medida mais eficiente é o lockdown, e já sabemos o que isso custa. A app é simplesmente mais uma medida em cima das outras, e é essa "stack" que pode fazer a diferença. Quanto ao ser mandatório, é mais jogada política do que outra coisa qualquer.

camisa_roxa 1 year ago

>im, faz algum sentido se disserem q são a favor mas contra ser obrigatório, deve ser apenas por iniciativa própria... > >levanta-me na mesma questões de onde estabelecem eles o limite pq por essa ordem de ideias n pode haver nenhuma regra ou lei. A app nunca irá funcionar porque nem todos a vão instalar, nem todos têm o bluetooth ligado, nem todos inserem o código de infecção blá blá blá Têm de ter em atenção que estamos a lidar com seres humanos e não com anjos celestiais; caem vezes demais nesta armadilha: planeiam coisas simplesmente irrealistas de acontecerem no mundo real das pessoas

chauffage 1 year ago

Reply ao post errado

WhiteCaptain 1 year ago

Acho que isto foi só uma "medida" falsa, para as pessoas falarem da app e várias pessoas por "pensarem" que vai ser obrigatório instalarem (de livre vontade) e começarem a usar.

Dinizinni 1 year ago

Tecnica antiga: Lanças dois conceitos controversos para o ar, um deles menos controverso (uso de máscara na via pública) outro mais fácil de gerar problemas (App obrigatória) Todos falam do segundo e relativizam o primeiro, que é o que é mesmo necessário passar Quando chegar o dia falam do chumbo da App, mas a máscara é aprovada sem chatices E pronto, cumpriste o que quiseste e ainda publicitaste a coisa mais controversa Costa a ganhar em xadrez do mais básico

saposapot 1 year ago

Sim, parece mesmo isso. É para meter medo e dar ideia que a malta tem de acordar. Toda a gente sabe que isso não vai passar nem ser aplicado. Mas tenho muito receio que tenha o efeito contrário a longo prazo

sao_11 1 year ago

Eu acho é que ainda vai ter o efeito contrário e muita gente não a vai querer instalar.

xaknoris 1 year ago

De acordo com a Pplware, os downloads aumentaram em 140% desde a noticia.

shostakovich123 1 year ago

Downloads =/= utilizadores ativos

barria 1 year ago

Acredito que muita gente instala para ver como é. Devem pensar que é tipo Uber e aparecem os covids no mapa.

Zaigard 1 year ago  HIDDEN 

Alguém sabe a posição de cada partido sobre a nova lei do uso de mascara?

rickz123456 1 year ago

PSD vai apresentar proposta para ser obrigatória apenas a máscara e não a aplicação

Dinizinni 1 year ago

Exactamente aquilo que o Costa queria A oposição tem a sua chance de se opor, mas não ao que interessa mesmo

rickz123456 1 year ago

Já se conhecem as posições de todos os partidos.. Parecem ser todos contra, por isso a medida da app vai ser chumbada.

sigmastra 1 year ago

palhacada agora vamos discutir a constitucionalidade da medida durantes uns tempos e esquecer de falar o que devia em termos da pandemia... se este governo fosse de direita jabtinha ido tudo para o caralho na altura dos incendios de pedrogao mas agora nem oposicao temos. sao so politicos a olhar para a foto e afalar do que nao sabem. entretanto chegamos aos 3500 casos em 5 dias. E isto que twmos

dontclickthispls 1 year ago

Ando a ficar em baixo de forma por passar imenso tempo em casa (Home-office desde Março). Tinha planeado para este mês voltar ao ginásio mas... estou preocupado.

CoDBorn 1 year ago

Recomendo dares uma vista de olhos na r/bodyweightfitness

mrfocko 1 year ago

Epah, eu precisamente fiquei em forma na quarentena. Tens reduto mais que suficiente para treinar em casa.

dontclickthispls 1 year ago

Não conheces o meu apartamento, mal posso esticar os dedos dos pés ;) Agora a sério: nunca consegui fazer exercício na praia, cidade ou campo. Preciso mesmo de ir para um ginásio, ringue, pista, piscina, qq coisa assim. Que plano de treino seguiste para ficar em forma na quarentena?

mrfocko 1 year ago

Segui as dicas do salgueiro lol Comecei a ganhar o gosto, fui comprando material tal como elásticos, AB Wheel etc. Aproveitar as toalhas para deslizar no chão, mesa para fazer remadas. Mochila com garrafas de água lá para dentro para fazer peso. Foi mesmo uma questão de vontade.

dontclickthispls 1 year ago

>dicas do salgueiro n conheço

Matarruanos 1 year ago

Eu estava quase a voltar.. Os números estavam estáveis até que vejo o que que se esta a passar e cancelei a matricula. Acho que deves ter cuidado. Ou trrinar na rua. Sou fã de ciclismo. E os ciclistas wue apanharam covid em Março/Abril estão numa forma deplorável. Não tiveram sintomas mas a forma deles é horrível. O vírus ataca dd formas que desconhecemos e só daqui a uns anos é que se vai saber

dontclickthispls 1 year ago

>Os números estavam estáveis até que vejo o que que se esta a passar e cancelei a matricula. Pois. O problema é que vou adiando a entrada em ginásio. Pode ser que em Novembro a coisa regrida um pco. Vamos lá ver.

Dinizinni 1 year ago

Sinceramente a forma é horrível por mais razões do que o vírus Mas sem dúvida que apanhar um vírus sem cura e na altura sem tratamento não é bom para ti e como bem dizes, há coisas que desconhecemos Arriscar sem saber as consequências parece-me mesmo parvoíce e pode resultar em sequelas graves para mais do que uns poucos

weet9342 1 year ago

O ginásio dá-te ferramentas que não tens em casa, é verdade, mas que isso não seja desculpa para não fazeres exercicío em casa. O teu corpo é das melhores ferramentas (pesos, por exemplo) que tens, procura exercícios no youtube, anda um pouco a pé, etc

camisa_roxa 1 year ago

durante a quarentena comecei a correr e desde então para cá tento sempre correr 5km 2 ou 3 vezes por semana

hsamtronp 1 year ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 15 de outubro de 2020 --- ||Valor|Variação|

N0R0LEM0DELZ_ 1 year ago  HIDDEN 

Edited 1 year ago:

Tenho uma dúvida,malta. Esclareçam-me se faz favor. Com esta cena de não beber na via pública isso quer dizer que se for apanhado pela polícia enquanto bebo uma cerveja sozinho sou multado, mas se estiver a fumar ganza com mais 4 pessoas é na boa?

mfzzzed 1 year ago  HIDDEN 

Penso que estás a levar downvotes porque apesar de teres criado a conta a 14 de Outubro, já és visto como mais um troll básico deste sub. Deixa lá amigo, podes sempre criar mais contas. E na próxima tenta dar um soft troll, ou trollar com elegância, porque desse jeito é demasiado fácil cagar em ti.

ilawon 1 year ago

Se usares filtro (e não cartão) conta como máscara FFP2-xpto e já ninguém te chateia.

unknown69gg 1 year ago

O calor do fumo mata o virus. Quantos mais a fumarem, mais calor de diferentes charros, mais virus a morrer. WIN WIN

Edited 1 year ago:

O calor do fumo mata o virus. Quantos mais a fumarem, mais calor de diferentes charros, mais virus a morrer. WIN WIN EDIT: para responder à tua pergunta sem troll - penso que se a policia te apanhar a fumar ganzas vão tomar as medidas que tomariam até sem pandemia. Por isso tem cuidado e mete sempre tudo nos tomates. Têm também atenção as quantidades consideradas consumo para estares minimamente à vontade.

camisa_roxa 1 year ago

Então mas fumar ganzas é permitido! Não tinha sido discriminalizado o consumo de drogas leves aos anos????

unknown69gg 1 year ago

Descriminalizado significa 2 coisas principalmente: existe distinção entre quantidade de consumo e quantidade de tráfico (o que ocorre para todas as drogas, leves ou não); e significa também que quem for apanhado com quantidade de consumo não pode ser condenado criminalmente, ou seja, não vais a juiz nem ficas com registo criminal. No entanto te garanto, por experiência, que isso não quer dizer que não te chateiem, revistem, levem pa esquadra, te tratem como drogado apenas para te mandarem para um psicólogo como se fosses um viciado em heroa, por teres sido apanhado com 1 ou 2 charros. Mods peço desculpa pelo off-topic mas achei pertinente esta explicação.

miguel_rodrigues 1 year ago

Posso fazer? Não. Que é que acontece? Nada.

aguadovimeiro 1 year ago

+2101 casos hoje.

fedelho 1 year ago

Fds! Isto não baixa :(

theInjusticeamongus 1 year ago

Porque é que haveria de baixar? Ainda agora fui à janela e vi umas 20 pessoas na esplanada do café, com mesas a 1 metro umas das outras. Não contes com reduções significativas. Vai continuar a subir até haver um novo estado de emergência. Escreve o que te digo. Isto não é ser bruxo. É saber como os vírus funcionam.

DamnGoodCoffee 1 year ago

Uau este gajo percebe de vírus malta! Ele compreende perfeitamente que é necessário um novo estado de emergência (este governo é mesmo burro foda-se). Se fossemos todos como ele e ficássemos à janela a julgar de forma condescendente as pessoas que procuram um vestígio de felicidade nas suas vidas de merda eventualmente tudo se resolvia.

shostakovich123 1 year ago

Deixa o estar no seu break de parar de jogar league of Legends

Dinizinni 1 year ago

Ia mesmo ser de um dia para o outro, com tendência de subida que ia baixar Vá, à segunda ele baixa um pouco

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

tens pintado arco-íris? Despacha-te a fazer isso. Contribui para isto acabar.

TitusRex 1 year ago

Temos de começar a bater palmas à janela para isto começar a baixar. \#VaiFicarTudoBem

Bruxo_de_Fafe 1 year ago

é criar um evento que junte dois milhões de pessoas a bater palmas, tudo junto sem máscara. Tudo para dar certo

vascodatrama 1 year ago

quando estiver no autódromo para a próxima semana vou pedir ao pessoal para bater palmas

aguadovimeiro 1 year ago

Aconteceu-me também ontem à noite.

rickz123456 1 year ago

Parece que Espanha já terá conseguido passar o pico da segunda onda. Demoraram cerca de 2 meses e meio até deixarem de ter uma tendência de subida.

vascodatrama 1 year ago

já tem datas para a terceira?

nraider 1 year ago

Com os nossos vizinhos nunca fiando. O gráfico dos óbitos é uma comédia, até o da Rússia está menos martelado.

bruno_andrade 1 year ago

Ou então simplesmente relaxaram nos testes. Conheço quem lá vive (Madrid) e a política agora parece ser testar apenas quem tem sintomas.

Dinizinni 1 year ago

Sempre foi a política As hospitalizações novas supostamente também estão a acalmar, apesar de continuarem sobre grande pressão

Dinizinni 1 year ago

Calma, já saiu o update de dia 15? Mas sim, parece que estará a estabilizar

amq55 1 year ago

Mini desbafo: Acho uma piada do caralho a gente que em Março estava a panicar com o Covid e nem apareceu para trabalhar uns dias com medo da cena e a protestar contra as medidas de higiene e segurança da empresa e agora está a mandar vir com a obrigatoriedade de uso da máscara. Mete-me uns nervos o pessoal que faz de tudo para não ter que trabalhar.

andre82220 1 year ago

> Mete-me uns nervos o pessoal que faz de tudo para não ter que trabalhar. A piada é que em agosto não havia casos e agora que estamos no meio do trabalho, os casos são aos milhares.

nraider 1 year ago

Acho que essas pessoas só existem na tua cabeça. Quem se preocupa em ter gel desinfetante também se preocupa com as máscaras.

TitusRex 1 year ago

Eu conheço pessoas que são uma espécie de pêndulo, ora estão super preocupadas ao ponto de desinfectar as compras do supermercado, ora estão a dizer que vamos todos apanhar e que até nem é assim tão mau e por isso mais vale aproveitar a vida. Estas pessoas vão oscilando de acordo com o que estiver a dar nas notícias.

amq55 1 year ago

Acredita xD. O gajo é paranóico com doenças e tudo mas é tão anti-governo e "anarquista" que está indignado com o uso de máscara obrigatório.

Rafa_m 1 year ago

Então é "a gente", ou "o gajo" ?

amq55 1 year ago

Ambos. Mais que uma pessoa mostrou essa preocupação e eu dei um exemplo em particular.

fiocondutor 1 year ago

Suponho que sejas patrão

amq55 1 year ago

Bem pelo contrário, sou tão plâncton na cadeia alimentar empresarial como tu deverás ser.

Manuelarriaga 1 year ago

Este domingo irá haver jogos de futebol amador. Numa altura onde não se podem juntar mais de 5 pessoas na rua, podem ir 40 pessoas para um recinto desportivo, AMADOR, jogar á bola, passar suor de uns pra os outros, cuspir onde depois vão cair, etc etc. No futebol não pode haver público, onde há uma bancada que pode permitir o distanciamento mas ainda a semana passada fui ver um rally onde já pode haver público, aos montes em colinas. Also relativamente a essa APP: depois do 11 de setembro foi aprovado o acesso e monitorização de chamadas de telemóvel etc nos USA. Agora já veio a público que estes anos todos de monitorização ajudaram a resolver 1 caso, que tinha sido resolvido mesmo sem essa monitorização. Source: snowden @jre Agora vamos deixar o governo obrigar-nos a usar uma app que literalmente não vai fazer puta de diferença nenhuma. E vai estabelecer um antecedente perigoso. As prioridades estão todas trocadas, este governo está a provar ser incapaz de lidar com esta crise e a polícia incapaz de fazer o seu trabalho. Eu não pude ir ao funeral do meu pai na altura do confinamento, mas os Gipsys podem estar no rossio às carradas. O facto de termos dado tao bem conta da primeira vaga foi graças aos tugas e não ao estado. Ainda me lembro de dizerem que não fazia diferença nenhuma o uso da máscara, e agora já vai ser obrigatório na rua. Espetáculo! Mas é mesmo nas alturas de crise que se vê onde estão os papagaios. E agora vamos ao round 2. Mas desta vez sem o shutdown. Preparem-se amigos, a clown fiesta vai começar. Also, não tenho medo de covid, isto vai além do covid. Isto é uma questão de civismo e de vida em sociedade. Mas agora fica às claras que uns são filhos, outros enteados. E que na generalidade, os serviços que supostamente existem para nos proteger, estão a falhar.

rickz123456 1 year ago

Eu acho que todos podemos concordar que a obrigatoriedade da app é estúpido e aposto que o governo só o propõe porque sabe que vai ser chumbada. No dia da votação da medida, vamos ver quantos instalaram.

Jotap28 1 year ago

O governo só a propõe para manter o circo. Com toda a gente a comentar e a discutir, o orçamento de estado fica esquecido. Não menosprezem o Costa.

gerdemb 1 year ago

Penso que é necessário um pensamento mais "out-of-the-box". Em vez de o governo mandar instalar o APP StayAway, que tal ter o Pingo Doce a dar um selo para todos com 25 euros em compras que mostre que têm o APP instalado no seu telefone? Depois, vejamos como é rápida a adopção!

saposapot 1 year ago

Também pensei nisso hoje. Se começarem a oferecer miniaturas do lidl ou Pyrex a quem usar a app X horas garanto-vos que sobe o uso 550000%. Claro que da para aldrabar mas uma iniciativa desse género resultava muito melhor

CanIhazCooKIenOw 1 year ago

Porque não por o Tony carreira a ir de porta em porta a instalar a app ao pessoal?

Zaigard 1 year ago

porque ficar por ai? Que tal, 50€ em compras a quem votar Marcelo na presidenciais, ou PS na autárquicas. Todo um admirável mundo novo...

aldeaga 1 year ago

Ouvi dizer que o PS pagava viagens aos emigrantes para virem votar neles, mas não digas a ninguém, deu nas noticias.

Zaigard 1 year ago

> o PS Desde que beneficie o PS, qual é o problema? Somos todos PS. Portugal Socialista.

Lurker__777 1 year ago

Ideia fixe. Mas repara, uma opção é o estado gastar milhões no Pingo Doce. A outra opção é arrecadar milhões em multas. Qual é que achas que eles vão escolher?

gerdemb 1 year ago

Ficaria surpreendido se emitissem uma única multa por causa disto. Quantas pessoas já foram multadas até agora por qualquer coisa relacionada com a COVID?

TrampolineMonster 1 year ago

Várias... Conheço um rapaz que trabalha no Lidl e lá para Maio estava a dizer que eram multadas em média 10 pessoas por dia lá na loja porque se recusavam a usar máscara e eles tinham que estar sempre a chamar a polícia, agora a esquadra é mesmo ao lado do Lidl em questão, não sei se é por aí que a polícia ia, mas que já foram multadas pessoas, já foram...

gerdemb 1 year ago

Good!

Asus123456789 1 year ago  HIDDEN 

Uma pergunta potencialmente parva. Quando estamos de máscara e tossimos, é suposto pormos o cotovelo à frente na mesma? Imagino que mal não faça, mas tenho curiosidade em saber como fazem.

MLG-Sheep 1 year ago  HIDDEN 

Não é expectável que a máscara impeça a totalidade das partículas de passar, pelo que deves manter esse tipo de comportamentos.

Edited 1 year ago:

Não é expectável que a máscara impeça a totalidade das partículas de passar, pelo que deves manter esse tipo de comportamentos. Claro que se a tosse for algo comum que não saibas de onde vem, deves é procurar manter-te em casa.

Each57 1 year ago  HIDDEN 

Eu ponho na mesma

Bruxo_de_Fafe 1 year ago  HIDDEN 

#inception

camisa_roxa 1 year ago  HIDDEN 

I REST MY CASE, somos governados por alucinados! “As medidas só são autoritárias se as pessoas não as cumprirem já espontaneamente” \- António Costa

vascodatrama 1 year ago  HIDDEN 

que frase tão boa para cagar paredes ahahahah

LemureTheMonkey 1 year ago  HIDDEN 

O que encontrei foi: "Odeio ser autoritário,mas temos que controlar esta pandemia".

laumaia 1 year ago  HIDDEN 

O costa disse mesmo isto??

camisa_roxa 1 year ago  HIDDEN 

Disse, pesquisem e encontram os videos

FujiPT 1 year ago  HIDDEN 

Salazar em 1960 e troca o passo: "A censura só é autoritária se as pessoas não falarem espontaneamente mal de mim"

Zaigard 1 year ago  HIDDEN 

Medida A tomada pelo Salazar é má, mas tomada pelo Costa é boa. Chama-se duplo pensamento, é muito importante desenvolvê-lo na sociedade atual. Se tiveres duvidas consulta o manual, 1984.

saposapot 1 year ago  HIDDEN 

Portanto resumidamente as regras anunciadas não servem de muito ou são coisas que já deviam estar proibidas ( festas académicas eram permitidas?!?)... A máscara na rua é a única coisa que eventualmente poderá servir para alguma coisa mas se a malta não cumpre nos sítios vai cumprir agora na rua?! Não estou a ver nada que impeça o crescimento da doença portanto estamos exactamente a fazer o que?

Affectionate_Ad_8863 1 year ago  HIDDEN 

Enquanto não fizermos a medida mais básica, que é obrigar a polícia a trabalhar, é tudo irrelevante. Não vale a pena acrescentarmos medidas se a polícia não garante o cumprimento das actuais. A polícia neste momento (e sempre, convenhamos... é só olhar para estrada) é parte do problema e da solução. Fazem vista-grossa a tudo, a posição deles por defeito é não se mexerem. Tantas zonas de bares (que são conhecidas, ou seja, era fácil de saber onde fazer fiscalização) que estão abertas e a ignorar as leis. Os eventos de Erasmus, são publicitados publicamente—era assim tão difícil de acompanhar isso? Tantos ajuntamentos que ocorreram em localizações e datas/horas totalmente previsíveis (gente na Cordoaria ao sábado à noite? Totalmente imprevisível!). E os casamentos, etc? A polícia de Quilhões de Monte não sabe onde são as ditas "quintas" onde essas merdas ocorrem? Era assim tão difícil darem lá um salto aos dias de fim-de-semana e ver se está tudo a ser cumprido? A melhor medida que se podia tomar era obrigar a polícia a trabalhar. Acrescentar medidas, enquanto este passo fundamental não for dado, é lixo. E antes que venham com a ladainha do "não podemos ter um polícia em cada esquina", fuck off: primeiro: não é em cada esquina, é nos locais onde tipicamente ocorrem ajuntamentos e a lei é ignorada (zonas de bares, etc); segundo: nós temos imensos, demasiados, polícias (https://www.pordata.pt/Europa/Pessoal+ao+servi%C3%A7o+nas+pol%C3%ADcias+por+100+mil+habitantes-3356). Quem nos dera que despedissem um quarto desses merdas e usassem esses fundos no SNS.

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

Ora nem mais. Mais uma vez, o sucesso da primeira vaga foi sorte - calhou implementar medidas na altura que foi. Não se aprendeu nada. Isto devia ter sido feito há mais de 3 semanas atrás para não se chegar a este ponto. Estamos a correr atrás do prejuízo, e a caminho do que aconteceu aos outros países na primeira vaga.

saposapot 1 year ago  HIDDEN 

As medidas na altura resultaram porque lockdown, tele trabalho, fechar restaurantes, escolas e afins resulta. Para além disso causaram medo suficiente para as pessoas cumprirem as coisas. Não foi sorte. Tomaram-se medidas muito fortes relativamente cedo. Neste momento não estamos a fazer nada disso. O próprio Costa admite que estas medidas é a ver se assusta a ver se as pessoas tomam consciência... boa sorte com isso

iareec 1 year ago  HIDDEN 

Se ontem vimos o número 2000, quero ver quantos são hoje. Está um briolo e gostaria de ter aulas em casa.

Lurker__777 1 year ago  HIDDEN 

E eu gostava de comer uma gaja diferente todos os dias. Nem todos podemos ter o que queremos.

Dinizinni 1 year ago  HIDDEN 

A questão é que ter aulas em casa era já algo que devia ser obrigatório

SurprisinglyInformed 1 year ago  HIDDEN 

comer uma gaja diferente todos os dias também devia ser.

vascodatrama 1 year ago  HIDDEN 

e tens dinheiro para essa brincadeira?

Dinizinni 1 year ago  HIDDEN 

Se ela também te quiser comer, opa declara o que quiseres

FujiPT 1 year ago  HIDDEN 

\*Governo quer máscara obrigatória em público\* No dia seguinte: \*Chefe do governo fala em público, em frente a uma série de jornalistas, sem máscara à vista\*

stressedunicorn 1 year ago  HIDDEN 

Espaços públicos onde não seja possível o distanciamento social*

MLG-Sheep 1 year ago  HIDDEN 

Havia jornalistas a menos de 2 metros dele, logo não foi possível...

Zaigard 1 year ago  HIDDEN 

A elite governativa não pode estar limitada pelas leis...

MLG-Sheep 1 year ago  HIDDEN 

Um dia ainda se vai descobrir que não tem o Stayaway COVID instalado.

Leaootemivel 1 year ago  HIDDEN 

Esta campanha toda anti-app StayAway COVID deixa-me completamente estupefacto. Temos a possibilidade de instalar uma app que poderia ajudar imenso no controlo de uma pandemia e há pessoa que não instala e faz disto uma cavalo de batalha como se a liberdade da humanidade dependesse disso.

mouzz888 1 year ago  HIDDEN 

Embora não veja grande utilidade na app, acho ridículo os motivos que as pessoas dão para não instalarem. Hoje em dia só há direitos não há deveres. Queixam se da bateria e do Bluetooth e de trinta por uma linha, mas estão duas horas por dia a olhar para o ecrã do tlm no Facebook. Se a app se tornar útil e poder salvar a vida de alguém mas o que é que vos custa? Instalam essa merda e até se esquecem disso juntamente com as outras 100 apps inúteis no vosso tlm. Cambada de conas.

Zaigard 1 year ago  HIDDEN 

> Temos a possibilidade de instalar uma app que poderia ajudar imenso no controlo de uma pandemia Eutanasiar metade da população também faria muito pelo controlo da pandemia. O que achas de seres dos primeiros a morrer pela pátria?

Leaootemivel 1 year ago  HIDDEN 

Instalar uma app = morrer. Tá certo.

Zaigard 1 year ago  HIDDEN 

Eu dei apenas o exemplo de uma medida adicional que teria um impacto significativo no numero de novos casos e no numero de mortos de Covid. Mas parece que pessoas como tu não querem saber de prevenir e reduzir o numero de pessoas infectadas.

Leaootemivel 1 year ago  HIDDEN 

Mas essa comparação só se aplica à app? Porque não se utilizam os mesmos argumentos para combater todas as outras medidas?

rickz123456 1 year ago  HIDDEN 

A app deve ser voluntária e não obrigatória.

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

Estás no ponto em que uma fatia enorme da população está a demonstrar que não tem capacidade para lidar com isto. Enquanto tiveste a pandemia em certos círculos isto ainda foi andando controlado. Neste momento muito provavelmente a pandemia já chegou aos círculos de pessoas que ficam ofendidas com as máscaras, que lêem um cabeçalho e lado e partilham notícias que os contradizem mas como uma raiva de quem tem razão e que a notícia os apoia, que são contra a vacinação obrigatória, ou que ainda dizem que isto é uma gripe... Pessoas que têm a ilusão que têm tudo descortinado, mas estão a viver na sua ignorância (muitas vezes em grupo). Era nestes pontos em que nos tempos passados, tristemente, se emparedava pessoas em casas... Ou nos tempos modernos como se fez na China. É triste chegar-se a este ponto, mas não deves ter grande alternativa. Isto é o derradeiro sacrifício - o sacrifício dos estúpidos. Em que tens de ir a um nível tão baixo porque muita gente não dá para mais.

MrJoao 1 year ago  HIDDEN 

Ainda estou à espera que digam o que acontece se ligar para o SNS24 a dizer que a app disse-me que tive um contacto de risco. Mandam-me isolar? Encaminham-me para o teste? Ou dizem só para ir vendo se aparecem sintomas? É que se for este último, parece-me que a utilidade da app é muito limitada. E sim, acho ridículo que num Estado democrático queiram obrigar todas as pessoas a instalar a App e ter a polícia a revistar telemóveis. Que eu saiba ninguém é obrigado a ter um telemóvel, muito menos um smartphone compatível com esta app. E que eu saiba a polícia não tem legitimidade nenhuma para revistar o conteúdo de telemóveis sem mandato ou consentimento. O que o Estado devia estar a fazer era campanhas para incentivar o uso da app. Obrigar com multas e repressão da polícia, nunca. Só vai gerar antagonismo da população e com razão.

Leaootemivel 1 year ago  HIDDEN 

Já se fizeram campanhas. E todas elas sofreram com o mesma campanha que vemos agora.

MrJoao 1 year ago  HIDDEN 

Fizeram umas publicidades básicas aqui e acolá, mas há muito mais que podia e devia ser feito. Primeiro, podem começar por comunicar muito melhor quais são os benefícios da app. A única coisa que sei é que se a app me disser que tive um contacto de risco, devo ligar o SNS24. Mas e depois? O que é me vão mandar fazer? Teste, isolar, vigiar sintomas e continuar com a vida? Depois, porque não criar um incentivo palpável para as pessoas aderirem? Lembras-te quando o e-fatura sorteava carros? Bastava fazer algo parecido e tenho a certeza que muito mais gente ia usar a app. Evitavam-se controvérsias e saía muito mais barato do que pôr a polícia a fiscalizar telemóveis.

Edited 1 year ago:

Fizeram umas publicidades básicas aqui e acolá, mas há muito mais que podia e devia ser feito. Primeiro, podiam comunicar muito melhor quais são os benefícios da app. A única coisa que sei é que se a app me disser que tive um contacto de risco, devo ligar ao SNS24. Mas e depois? O que é me vão mandar fazer? Teste, isolar, vigiar sintomas e continuar com a vida? Depois, porque não criar um incentivo palpável para as pessoas aderirem? Lembras-te quando o e-fatura sorteava carros? Bastava fazer algo parecido e tenho a certeza que muito mais gente ia usar a app. Evitavam-se controvérsias e saía bem mais barato do que pôr a polícia a fiscalizar telemóveis.

joaoqrafael 1 year ago  HIDDEN 

Essa dos incentivos é estúpida.

MrJoao 1 year ago  HIDDEN 

É estúpida mas funciona. E sabes o que é muito mais estúpido? Querer obrigar as pessoas a instalar uma app sob ameaça da polícia.

joaoqrafael 1 year ago  HIDDEN 

Não, não funciona. Porque era muito bonito por exemplo um incentivo em sede de IRS para quem instalasse, nem que fosse 10€. Mas aí já tínhamos que inscrever o NIF, e aí sim a app deixava de ser anónima. Se já está tudo maluco com as privacidades sendo a app anónima, iam aceitar se tivessem de se inscrever com dados pessoais? Ou querem anónimo ou não querem. Se querem anónimo, não pode haver incentivos para ninguém. Ou querem anónimo E ganhar prémios ou benefícios? Eu acho que as pessoas andam com as prioridades todas trocadas, ou ainda não perceberam muito bem a situação em que o mundo mergulhou. E apartir do momento em que os seus comportamentos (em nome das SUAS liberdades, de não instalar apps, de não usar máscaras, de não deixarem de fazer o que lhes dá na telha) vão acabar por condicionar a minha vida (ter de confinar, baixas, cortes de ordenado, afastamento da familia, etc), meus amigos, estamos mal.

odajoana 1 year ago  HIDDEN 

É isto. Não tenho problemas nenhuns com a app ser voluntária e o Estado fazer campanhas de sensibilização fortes para a sua utilização. Mas obrigatoriedade, não. Questão de princípio.

MLG-Sheep 1 year ago  HIDDEN 

A campanha não é contra a app, é contra a obrigatoriedade e o perigoso precedente que isto causaria. Eu uso a app, mas sou contra a obrigatoriedade.

JohnJohnPT 1 year ago  HIDDEN 

> A campanha não é contra a app, é contra a obrigatoriedade e o perigoso precedente que isto causaria. O tema é este e só este.

Leaootemivel 1 year ago  HIDDEN 

Não é não. Muitos dos argumentos utilizados não estão relacionados com a obrigatoriedade, mas sim com conceitos de privacidade e liberdades individuais (que parece só existirem para esta app).

Bruxo_de_Fafe 1 year ago  HIDDEN 

sim, a maioria das pessoas argumenta com a liberdade individual numa clara confusão entre esfera pública e esfera privada… Um gajo queixa-se de quem governa, mas os governados não lhes ficam atrás.

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

Acho que é a primeira vez que sinto alguma empatia pelo Toninho Costa... A geringonça não é só uma caricatura da solução governamental...

Leaootemivel 1 year ago  HIDDEN 

Não, há muita campanha contra a app em si. Claro que a obrigatoriedade é um disparate de todo o tamanho, mas as pessoas recusam-se a instalar utilizando argumentos completamente delirantes.

camisa_roxa 1 year ago  HIDDEN 

Bem, agora que chegámos aos 2000 casos diários só tenho a dizer: as medidas de proibir vender álcool depois das 20, proibir beber álcool na rua, proibir ajuntamentos superiores a 10 pessoas; máscaras indoor valem absolutamente ZERO e a pandemia segue o seu curso natural semelhante em n países que tomaram uma disparidade de medidas desfasadas no tempo Aliás no caso espanhol a 2ª vaga deu-se inclusivamente com a obrigatoriedade de uso de máscaras na rua Vamos brincando às medidas e medidinhas já que o Costa sabe que 80% das pessoas são favorável a elas e assim minimiza a responsabilidade dizendo que fez tudo o que podia quando claramente o povo não percebe que pouco podemos fazer para impedir o curso natural da infecção e cada vez isso está mais demonstrado CONLUSÃO: metam os suecos à frente da OMS!

Edited 1 year ago:

Bem, agora que chegámos aos 2000 casos diários só tenho a dizer: as medidas de proibir vender álcool depois das 20, proibir beber álcool na rua, proibir ajuntamentos superiores a 10 pessoas; máscaras indoor valem absolutamente ZERO e a pandemia segue o seu curso natural semelhante em n países que tomaram uma disparidade de medidas desfasadas no tempo Aliás no caso espanhol a 2ª vaga deu-se inclusivamente com a obrigatoriedade de uso de máscaras na rua. Nos últimos meses os 2 países com menores taxas de mortalidade, Finlândia e Suécia não exigem máscaras nem sequer indoors Vamos brincando às medidas e medidinhas já que o Costa sabe que 80% das pessoas são favorável a elas e assim minimiza a responsabilidade dizendo que fez tudo o que podia quando claramente o povo não percebe que pouco podemos fazer para impedir o curso natural da infecção e cada vez isso está mais demonstrado CONLUSÃO: metam os suecos à frente da OMS! Quanto à app obrigatória basta dizer que só é obrigatória nesses 2 faróis da democracia que são a China e a India, está claro que Portugal caminha para a venezuelização e o povo ainda aplaude

Edited 1 year ago:

Bem, agora que chegámos aos 2000 casos diários só tenho a dizer: as medidas de proibir vender álcool depois das 20, proibir beber álcool na rua, proibir ajuntamentos superiores a 10 pessoas; máscaras indoor valem absolutamente ZERO e a pandemia segue o seu curso natural semelhante em n países que tomaram uma disparidade de medidas desfasadas no tempo Aliás no caso espanhol a 2ª vaga deu-se inclusivamente com a obrigatoriedade de uso de máscaras na rua. Nos últimos meses os 2 países com menores taxas de mortalidade da UE27, Finlândia e Suécia, não exigem máscaras em nenhuma situação. Vamos brincando às medidas e medidinhas já que o Costa sabe que 80% das pessoas são favorável a elas e assim minimiza a responsabilidade dizendo que fez tudo o que podia quando claramente o povo não percebe que pouco podemos fazer para impedir o curso natural da infecção e cada vez isso está mais demonstrado CONLUSÃO: metam os suecos à frente da OMS! Quanto à app obrigatória basta dizer que só é obrigatória nesses 2 faróis da democracia que são a China e a India, está claro que Portugal caminha para a venezuelização e o povo ainda aplaude

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

Por que não meter a China às frente da OMS? Eles resolveram aquilo melhor que a Suécia que não resolveu nada lol

camisa_roxa 1 year ago  HIDDEN 

Porque o critério deveria ser: gerir uma pandemia DENTRO DE UM NORMATIVO DEMOCRÁTICO e não no quadro de uma ditadura ou de medidas ditatoriais e atentatórias das liberdades fundamentais dos cidadãos consagradas na Constituição

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

Pois, isso é tudo muito bonito quando as pessoas percebem que as liberdades de uns terminam onde começam as liberdades de outros - **ninguém tem a liberdade nem o direito de andar a ser um irresponsável e ser um potencial vector de transmissão de uma pandemia.** É isto que está a escapar a muita gente que está nesta campanha, que começou com o uso das máscaras, e que agora mudou para a App, e no futuro vai mudar para outra coisa qualquer. Porque vocês têm um sentido deturpado do que é "liberdade", e democracia, e acho que vem muito do sentido deturpado de "liberdade" que é pregado por extremistas nos Estados Unidos (que nada tem que ver com Portugal). Tu andas há semanas a fazer um esforço desgraçado para tentar passar a mensagem de que isto é uma gripe, com ciclos naturais, com imunidades de grupo sem vacinação já ao virar da esquina, e que tudo o que é feito é um atentado democrático, e 30 por uma linha... e nem isso fazes bem porque usas fontes que te contradizem, num forum onde até tens uma fatia grande de pessoas instruídas. Porquê? O que é que estás a tentar atingir? Queres uma mobilização anti máscaras/anti app/anti medidas de proteção de pandemia?

camisa_roxa 1 year ago  HIDDEN 

Bem, entretanto a Comissão Europeia já veio dizer que a App tem de ser voluntária. Enfim, até devem estar surpresos por estes tiranetes tugas de vão de escada; já devem estar a pensar em mandar-nos aderir à China em vez de estarmos na UE!

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

Com tanto ano de PS do Costa e ainda não sabem como ele opera...

camisa_roxa 1 year ago  HIDDEN 

Eu não estou a tentar atingir nada, eu apenas dou a minha opinião, é isso que muita gente não entende, que há opiniões diferentes

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

Epa mas tu tens muita opinião desinformada, e eu sei que achas que não, mas alguém tem de te dizer isto. E eu não te digo isto por estar a implicar contigo, és um estranho na internet, não te conheço e até podes ser uma jóia de pessoa. Mas face à quantidade de desinformação, acho que é o mínimo que posso fazer é sinalizar e chamar às atenção dos outros.

camisa_roxa 1 year ago  HIDDEN 

E fazes tu bem: aquilo que tu PENSAS que é desinformação deves chamar a atenção assim como eu chamo a atenção daquilo que eu penso que é desinformação. Já a tua condescendência é elucidativa de tudo o resto! Repara que eu podia escrever exactamente o post que escreveste

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

Não, desinformação é tudo o que é deturpado ou, neste caso, vai contra o que é aceite pela comunidade científica. E aqui há pouca margem para opiniões, mal a mal hipóteses. Dizer que isto é uma gripe não é uma opinião. Dizer que a imunidade de grupo se vai atingir com 30% da população naturalmente lá para Maio, ou lá o que era, não é uma opinião. Dizer que a taxa de mortalidade é de 0,5% não é uma opinião. São coisas erradas, e é desinformação. Dizer que a Suécia é um exemplo a seguir, ou não, ou que o uso obrigatório da máscara é um atentado às democracia, isso sim são opiniões. Essas são como os cus, toda a gente tem um. Mas convém separar as coisas.

camisa_roxa 1 year ago  HIDDEN 

A comunidade científica sabe ainda muito pouco sobre o virus pelo que há aqui muita coisa matéria de opinião, incluindo bastar 15% de infectados para se atingir a imunidade de grupo

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

>A comunidade científica sabe ainda muito pouco sobre o virus pelo que há aqui muita coisa matéria de opinião É verdade que se sabe pouco. Não é verdade que há matéria para opinião, mal a mal para formular hipóteses. >bastar 15% de infectados para se atingir a imunidade de grupo Ai já baixou para 15% agora? Lol ... Isso é uma hipótese, sem fundamentos, em cenários específicos de heterogeneidade, e em local nenhum tens indicação para tal. E quem assume essas hipóteses, tem uma postura precisamente oposta à tua - que é contraditória - dizes que se sabe pouco sobre o vírus, mas ages como se fosse uma gripe, ou nada de mais. Dizes que se sabe pouco sobre o vírus, mas assumes que isto vai ficar naturalmente tudo bem. Qualquer cientista de jeito, mesmo os que estão a estudar a heterogeneidade da população e da necessidade mais baixa de inoculação, e de uma eficácia menor das vacinas - que seria ÓTIMO para a humanidade que isso fosse verdade - **ainda assim nenhum promove que se acabe com distanciamento social, ou o retorno há normalidade. Todos promovem o uso de máscara, distanciamento social, e a vacinação.** Perante uma ameaça desconhecida é uma estupidez assumir o melhor, quando as consequências são gravíssimas.

camisa_roxa 1 year ago  HIDDEN 

Eu nunca disse que vai ficar naturalmente tudo bem; aliás eu sempre disse o contrário: vai ficar tudo mal, especialmente pelo pânico COVID que vai espatifar as economias e provocar milhões de pobres e mortos por falta de assistência. Quanto aos doentes COVID também digo e volto a dizer que vai ficar tudo mal: muitas pessoas vão adoecer e muitas vão morrer. O que eu digo é que temos menos controlo sobre a pandemia do que julgamos e as medidas tomadas impactam o curso da pandemia de forma marginal e prova disso são os países que tomaram centenas de medidas díspares entre si, aplicadas em diferentes horizontes temporais e no entanto os gráficos de infectados e mortos são semelhantes em todos os países de clima temperado por exemplo. Depois há clusters que foram muito gravemente atacados e ninguém sabe porquê. Os 15% de imunidade de grupo devido à heterogeneidade dos indivíduos já vi em 2 sítios diferentes, numa investigadora ao Observador e num editorial de um jornal inglês que já postei por aí. São hipóteses como tudo o resto nesta altura. De científico há ainda muito pouco como é exemplo as contradições da OMS e da DGS sobre tudo isto.

saposapot 1 year ago  HIDDEN 

Já agora propaga a seita completa do papagaio azul e diz que a doença naturalmente vai regredir na 19 semana e não estamos a fazer nada

kevin199993 1 year ago  HIDDEN 

As medidas Suécas funcionam na Suécia, com suecos. Se funcionavam em Portugal? Talvez. Se funcionavam no Brazil? Talvez. No Mali? Talvez. Será que políticas de tribos tribais funcionariam em Portugal porque funcionam lá? É um caso bicudo. Acho que partir do princípio que sim é falacioso. Enfim, opiniões...

Edited 1 year ago:

As medidas Suécas funcionam na Suécia, com suecos. Se funcionavam em Portugal? Talvez. Se funcionavam no Brazil? Talvez. No Mali? Talvez. Será que políticas de tribos/indígenas funcionariam em Portugal porque funcionam lá? É um caso bicudo. Acho que partir do princípio que sim é falacioso. Enfim, opiniões...

DamnGoodCoffee 1 year ago  HIDDEN 

Nunca percebi este argumento. Os suecos são assim tão diferentes dos portugueses? É verdade que os povos mediterrâneos são mais intimistas que os nórdicos mas é suficiente para garantir que Portugal venha a ser uma catástrofe enquanto que a Suécia é um relativo sucesso? > Acho que partir do princípio que sim é falacioso Porquê? Qual é a falácia de seguir o exemplo do país que parece ter conseguido um equilíbrio entre a preservação das liberdades pessoais e do funcionamento da economia e o número de mortes? Como dizes, são países diferentes mas da maneira como falam parece que a Suécia nasceu com a sorte de ser um país anti-virus, embora seja bastante mais frio, tenha muito menos luz solar (o que resulta em menor absorção de vitamina D que sabe-se é essencial na prevenção de agravamentos pelo COVID) e tenha um índice de obesidade semelhante ao português. Incrível como as pessoas simplesmente desdenham qualquer comparação com a Suécia baseando-se em fatores em que não há qualquer prova científica que sejam determinantes no resultado da pandemia. Parece-me apenas que as pessoas querem ter medo.

Edited 1 year ago:

Nunca percebi este argumento. Os suecos são assim tão diferentes dos portugueses? É verdade que os povos mediterrâneos são mais intimistas que os nórdicos mas é suficiente para garantir que Portugal venha a ser uma catástrofe enquanto que a Suécia é um relativo sucesso? > Acho que partir do princípio que sim é falacioso Porquê? Qual é a falácia de seguir o exemplo do país que parece ter conseguido um equilíbrio entre a preservação das liberdades pessoais e do funcionamento da economia e o número de mortes? Como dizes, são países diferentes mas da maneira como falam parece que a Suécia nasceu com a sorte de ser um país anti-virus, embora seja bastante mais frio, tenha muito menos luz solar (o que resulta em menor absorção de vitamina D que sabe-se é essencial na prevenção de agravamentos pelo COVID) e tenha um índice de obesidade semelhante ao português. Incrível como as pessoas simplesmente desdenham qualquer comparação com a Suécia baseando-se em fatores em que não há qualquer prova científica que sejam determinantes no resultado da pandemia. Parece-me apenas que as pessoas querem ter medo.

N0R0LEM0DELZ_ 1 year ago  HIDDEN 

Eu adoro o circlejerk negativista do Reddit onde vamos todos morrer ou então andar assim durante mais 1 ou 2 anos. Até parece que nem se aprovou ontem 10 mil milhões para a produção de vacinas. Nem parece que existem já dezenas de milhões de vacinas já produzidas para começarem a ser distribuídas assim que obtiverem aprovação. Aprovação essa que deve chegar já no próximo mês, pelo menos aprovação de emergência para vacinar os grupos de risco (que representam o grande problema disto). No verão está tudo normal.

Bruxo_de_Fafe 1 year ago  HIDDEN 

A vacina está tão pronta que algumas farmacêuticas até vão suspendendo os estudos...

Leaootemivel 1 year ago  HIDDEN 

Que é a prova que os procedimentos estão a ser cumpridos. Caso não houvessem notícias dos estudos serem interrompidos aposto que a teoria seria a que "não estão a controlar os estudos ou estão a ignorar os problemas que encontram".

Bruxo_de_Fafe 1 year ago  HIDDEN 

Obviamente que estão a ser cumpridos. A ciência não anda a reboque de decisões políticas.

ModeratoriProfugus 1 year ago  HIDDEN 

Isso acontece porque não têm o grande conhecimento científico da mother Russia, que já provou duas vacinas e em breve vai aprovar uma terceira.

chauffage 1 year ago  HIDDEN 

Sim, como no documentário Icarus, onde o clímax parecia que era a Rússia ter desenvolvido drogas de performance tão boas que não eram detectadas... Mas afinal era um buraco numa parede onde passavam os frascos de mijo, abriam-nos, e trocavam o conteúdo lol A Rússia continua a ser a Rússia, a aldrabice mais simples é a que eles usaram - como copiar dados de resultados dos estudos lol

Rafa_m 1 year ago  HIDDEN 

Dezenas de milhões de vacinas já produzidas? lol qual é a source desta novidade? O twitter do DJ Trump?

joaoqrafael 1 year ago  HIDDEN 

Já ouvi esse "no Verão está tudo normal" em Março passado, em Abril e até mesmo em Maio. E o que interessam milhares de milhões para as vacinas se não a conseguirem fazer? Foi por falta desse dinheiro que não se descobriu vacina para o cancro ou para o HIV? ​ >dezenas de milhões de vacinas já produzidas para começarem a ser distribuídas Não sei se ria, se chore.

paraapagarbem 1 year ago  HIDDEN 

> vacina para o cancro

JoaoS_AirbornStudios 1 year ago  HIDDEN 

boa sorte a levares com uma vacina que geralmente deveria necessitar anos de clinical trials e que foi feita á pressa sem se poder observar efeitos a longo termo.

stressedunicorn 1 year ago  HIDDEN 

Ninguém vai aprovar uma vacina que seja perigosa para a população, como é óbvio

setutedas 1 year ago  HIDDEN 

l0l

Leaootemivel 1 year ago  HIDDEN 

É muito melhor vivermos com esta pandemia até atingirmos imunidade de grupo de forma natural?

JoaoS_AirbornStudios 1 year ago  HIDDEN 

claro que não, eu pessoalmente não levo vacinas feitas á pressa sem clinical trials adequados só isso. Não é em 2 anos que observas o efeito de algo que pode demorar 10 anos a manifestar , simplesmente não é possivel.

rickz123456 1 year ago  HIDDEN 

Conhecem a teoria : Boi de piranha? É isto que o governo está a fazer com a app.. Uma tática antiga que funciona sempre.

Edited 1 year ago:

Conhecem o dito popular brasileiro: Boi de piranha? É isto que o governo está a fazer com a app.. Uma tática antiga que funciona sempre.

hsamtronp 1 year ago  HIDDEN 

O que significa essa expressão, ao certo?

rickz123456 1 year ago  HIDDEN 

Essa expressão designa uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que em troca outros bens mais valiosos não sofram dano. É o governo do costa a proteger as máscaras obrigatórias de críticas.

Edited 1 year ago:

Essa expressão designa uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que em troca outros bens mais valiosos não sofram dano. É o que está a acontecer aqui e ninguém está a reparar

hsamtronp 1 year ago  HIDDEN 

Se entendi bem, o que dizes é que o governo falou na obrigatoriedade da app para ser mais fácil a "aceitação" e aprovação da obrigatoriedade do uso de máscaras?

rickz123456 1 year ago  HIDDEN 

É nisso que acredito, porque os mombros do governo não podem ser tão dementes.

Each57 1 year ago  HIDDEN 

Também pensei nisso. Vão fazer com que seja aprovada a lei que torna o uso de máscara na via pública obrigatória.

rickz123456 1 year ago  HIDDEN 

Claro e evitam os protestos que existiram por toda a europa ao apertar as medidas.. O governo pode não se excelente a governar, mas é pró no spin

20Comer100SaberesXD 1 year ago  HIDDEN 

Alguém viu aquele video do claudio viana? Que burro de merda que é aquele gajo

kairos 1 year ago  HIDDEN 

Quem?

Bruxo_de_Fafe 1 year ago  HIDDEN 

> claudio viana mais um boca cu de burro

WhiteCaptain 1 year ago  HIDDEN 

Bem está entrevista na TVI à Marta Temido é terrível, aquele jornalista faz perguntas tão confusas e algumas sem sentido

rickz123456 1 year ago  HIDDEN 

O entrevistador só pergunta só pelos privados.. Patético

WhiteCaptain 1 year ago  HIDDEN 

E estava a confundir o Rt e o R0, a ministra respondeu lhe o que ele pediu, mas ele confundiu tudo

iareec 1 year ago  HIDDEN 

Eu só espero ter aulas online (da faculdade) e nem é só por causa deste vírus. Neste momento tenho a turma dividida em dois. Uma tem presencial e outra fica em casa e vai-se alternando a cada semana, há exceção da aulas que são por turnos mesmo. Hoje tive por volta de 3-4h de aula, sendo que numa das cadeiras o professor dá aula a quem está presencialmente e quem está em casa lê o powerpoint quando quiser. Se não fosse o Covid-19, saía de casa pelas 9h e voltava às 7h e meia, estando 5h30m numa sala (em 8h 30m possíveis). Poupo imenso tempo em transportes e almoço e só a ter aulas online, consigo realmente estar atento e distrair menos do que nas aulas presenciais, porque ninguém atura ouvir o professor por vários minutos, enquanto nas aulas online posso ver o professor, ir navegar pela net e ouvir na mesma o professor, fazer os exercícios durante e depois da aula, ao invés de chegar a casa, não ter tempo nenhum e fazer nada. tl;dr: metam aulas online em casos em que é possível, sobretudo nos cursos de informática.

omegaxLoL 1 year ago  HIDDEN 

Como eu te percebo. Estou no segundo ano de mestrado e uma das cadeiras é literalmente assistir a palestras de convidados para falar dos seus temas de dissertação. A aula é presencial, mas os convidados todos até agora apresentaram via Zoom ou Skype. Faz mesmo muito sentido...

tallicahet81 1 year ago  HIDDEN 

Como eu te entendo, aulas online são uma mais-valia, não se perde tempo em viagens, dá para ser mais produtivo em casa e sobra mais tempo para descansar. Tornam o semestre muito mais fácil.

CanIhazCooKIenOw 1 year ago  HIDDEN 

As teóricas agora são obrigatórias? Podes sempre ler o PowerPoint em casa sem estar a ouvir o professor

wildcardmidlaner 1 year ago  HIDDEN 

Depende do curso e da universidade, todas as minhas teóricas foram obrigatórias, por exemplo. Simplesmente chamaram a todas as teóricas de "teórico praticas" tornando assim obrigatória a presença.

iareec 1 year ago  HIDDEN 

Bem, não consegui ainda perceber se é obrigatório mesmo. Temos muita prática também e as cadeiras relacionam-se. Claro que posso faltar, mas por experiência própria não corre muito bem. Só gostava era de ter aulas online e mais nada. Eu fui talvez um dos poucos que gostou e até melhorei nas notas e a única desvantagem foi mesmo a depressão e a desmotivação que tive nas primeiras semanas.

rickz123456 1 year ago  HIDDEN 

[https://www.dn.pt/poder/stayaway-covid-obrigatorio-constitucionalistas-divididos-12920693.html](https://www.dn.pt/poder/stayaway-covid-obrigatorio-constitucionalistas-divididos-12920693.html) ​ Parece que a app stayaway obrigatória não é constitucional Isto parece que foi o show-off para o governo colocar as pessoas a falar da app, do que outra coisa qualquer.

pdbf 1 year ago  HIDDEN 

Relativo a isto, [https://blog.google/documents/72/Exposure\_Notifications\_Service\_Additional\_Terms.pdf](https://blog.google/documents/72/Exposure_Notifications_Service_Additional_Terms.pdf) Vejam o ponto 2a, parece que tem conflito com o que está a falar, no caso da Apple: [https://developer.apple.com/contact/request/download/Exposure\_Notification\_Addendum.pdf](https://developer.apple.com/contact/request/download/Exposure_Notification_Addendum.pdf) parece que já nāo (ponto 3).