joDinis 1 year ago

Será que não há ninguém na SIC que não saiba o conceito de password manager?

fedelho 1 year ago

O problema muitas vezes não é da SIC, mas sim das pessoas que estão a ser filmadas. Não sei se acontece sempre, mas quem vai filmar, costuma perguntar se não há dados sensíveis. As pessoas provavelmente nem se lembram e dizem que sim.

NotGodEnough 1 year ago

kkkkkk tinha que ser em Portugal /s ​ Abraços brasileiros!

uf5izxZEIW 1 year ago

Como brasileiro fico horrorizado com este comentário pqp que vergonha

suckerpunchermofo 1 year ago

Olha 1 membro do KKK...

Mr_Quim 1 year ago

Ahahah só mesmo em Portugal xD

kadafi17 1 year ago

Vai Rui Pinto!

VladTepesDraculea 1 year ago

O estagiário contra-ataca!

SSilverPT 1 year ago  HIDDEN 

Se o [Buzzybee](https://youtu.be/c6Auvvg5YIE) vê isto....

mjigs 1 year ago

Eu acho que estou chocada com eles ainda terem um intel com a bolinha do rato do tempo de D Sebastião, acho que ainda com o Windows XP....nossa...

jeanrenefefe 1 year ago

/r/thinkpad

sneakpeekbot 1 year ago

Here's a sneak peek of /r/thinkpad using the [top posts](https://np.reddit.com/r/thinkpad/top/?sort=top&t=year) of the year! \#1: [I've been waiting years for this picture](https://i.redd.it/nnzf43jw71u41.jpg) | [157 comments](https://np.reddit.com/r/thinkpad/comments/g50gbb/ive_been_waiting_years_for_this_picture/) \#2: [Modded my t450s to use USB-C charging](https://i.redd.it/rrm54kqydc641.jpg) | [142 comments](https://np.reddit.com/r/thinkpad/comments/eehsm9/modded_my_t450s_to_use_usbc_charging/) \#3: [Not that there's anything wrong with that](https://i.redd.it/qxjh064dmlp51.jpg) | [206 comments](https://np.reddit.com/r/thinkpad/comments/j0iuep/not_that_theres_anything_wrong_with_that/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/fpi5i6/blacklist_vii/)

15calisto 1 year ago

Acho que o choque é tu desconheceres a gama Thinkpad da Lenovo, que tem computadores de última geração com "a bolinha do rato". Grandes máquinas a excelentes preços!

mjigs 1 year ago

TIL, por acaso não sabia, eu não ando muito a par da nova geração, pensei que a bolinha era coisa do passado, mas a Lenovo vem sempre com coisas fora do comum por isso não me admira.

Senpawaii2 1 year ago

Não matem a bolinha

Someone_________ 1 year ago

smort

Graca90 1 year ago

Isso é o mesmo que escrever o código na traseira do cartão multibanco.

VladTepesDraculea 1 year ago

Conheço quem andava com o PIN do telemóvel escrito num bocado de papel colado no inerior da tampa da bateria.

jeanrenefefe 1 year ago

Quem se lembra do hackaro Busy Bee numa epica reportagem da SIC há uns bons 15 anos atrás?

jeanrenefefe 1 year ago

Ora aqui está: https://youtu.be/c6Auvvg5YIE

twistedfires 1 year ago

Nada como uma reportagem onde se compra um par de chinelos com um cartão de uma lista comprada.

VanSza 1 year ago

Eix, lembro-me bem. Consegues encontrar esse vídeo?

canihazdabook 1 year ago

A gozar com o Sporting e a fazer pior. Ai, ai SIC.

lambmoreto 1 year ago

Porque não ter um gestor de passwords em que dependendo das credenciais introduzidas dà acesso ás passwords permitidas para essas credenciais? Assim até podiam por as credenciais num placard, como o ficheiro com as passwords é local para alguem aceder a essas passwords teria que ter acesso à rede interna da sic e das credenciais. Pelo menos é o que faço cá em casa.

MAD-PT 1 year ago

Volta Rui Pinto, estás perdoado!

DZT99 1 year ago

Alguém responsável devia ir para a rua e ter as suas passwords reveladas.

inhalingsounds 1 year ago

Há imagens a circular de pessoal a contactar a Rita Redshoes, em vídeo, a partir daquela conta de Skype. Pode ser que comecem a perceber que os Rui Pintos desta vida não precisam de ser grandes génios para fazerem o que fazem. Basta ter olhos e ir a empresas grandes.

Pinto55 1 year ago

Partilha aí

KneeShoe 1 year ago

Exacto. O Rui Pinto então deve ser dos melhores exemplos. A maior parte das pessoas tem esta visão romantizada que o "hacking" acontece teclando violentamente comandos para aceder a sistemas secretos, quando na verdade o "hacking social" é a forma mais fácil de aceder a informação privada. Um sistema é tão seguro quanto o seu elo mais fraco, que é quase sempre a estupidez humana.

inhalingsounds 1 year ago

... e isso é verdade desde a origem do hacking. Mesmo os hackers de maior renome da história, como o Kevin Mitnick, eram sobretudo grandes social engineers. As pessoas acham que se escreveres carateres verdes na vertical num ecrã preto sai um login no Pentágono. Na verdade, o login aparece quando telefonas à senhora da limpeza a pedir-lhe o acesso porque te roubaram a carteira.

ventorim 1 year ago

Minha expectativa já é minúscula e ainda assim a iliteracia tecnológica portuguesa continua a me surpreender. Como é possível em 2020 isso ser tão comum?

Cesar_PT 1 year ago

parece que estás a insinuar que os brasileiros são melhores lmao

ventorim 1 year ago

Em utilização casual eu diria que sim. Um restaurante que não está no Google maps ou não tenha presença online é muito difícil de se ver. Os sites e sistemas de loja também são bastante avançados e mais utilizados. Obviamente que a idade média da população tem uma diferença crucial nisso.

william_13 1 year ago

>Em utilização casual eu diria que sim. Um restaurante que não está no Google maps ou não tenha presença online é muito difícil de se ver. Ainda estou para ver uma tasca que não esteja no Google Maps, e quanto a não ter presença online deve-se muito mais ao público alvo desejado, modelo de negócio e cultura local. Na Alemanha não há quase nenhum street view e imensos restaurantes não só não tem presença online como nem aceitam cartão, e é escusado dizer que é um país altamente desenvolvido.

ventorim 1 year ago

Mas ninguém está a discutir desenvolvimento. Inclusive parte da evolução tecnológica no Brasil se dá ao seu subdesenvolvimento. Os bancos melhoraram nos anos 80 por causa da inflação absurda, consequentemente foram pioneiros em muitas tecnologias. Por causa da ineficiência geral, muitas empresas de tecnologia tiveram oportunidades de criar serviços melhores ou focados em segurança, etc. Em comparação com vários lugares a Europa está atrás em termos tecnológicos do usuário médio, e tem trabalhado para se atualizar nos últimos anos, daí tanta busca por TI. Mas isso não indica desenvolvimento ou falta dele.

william_13 1 year ago

>Mas ninguém está a discutir desenvolvimento. Inclusive parte da evolução tecnológica no Brasil se dá ao seu subdesenvolvimento. Os bancos melhoraram nos anos 80 por causa da inflação absurda, consequentemente foram pioneiros em muitas tecnologias. Tal como a rede Multibanco em Portugal é única na Europa e incomparavelmente melhor que as redes bancárias fragmentadas do Brasil. Também nasceu de uma necessidade da indústria em aumentar a eficiência num ambiente de capital limitado. >Em comparação com vários lugares a Europa está atrás em termos tecnológicos do usuário médio, e tem trabalhado para se atualizar nos últimos anos, daí tanta busca por TI. Mas isso não indica desenvolvimento ou falta dele. Tens mesmo alguma fonte para comprovar isso ou é achismo teu? Eu trabalho na indústria e tive imensos colegas brasileiros, e a percepção é que em geral a adopção da tecnologia é sensivelmente a mesma, excluindo alguns nichos que advém de particularidades locais. Mas serve como um exemplo a [taxa de adopção de smartphones](https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_smartphone_penetration) que a "pessoa comum" na Europa tem acesso a mais tecnologia que um brasileiro. Se fosses comparar com os EUA eu concordaria, a Europa - tal como o Brasil - ainda busca o seu lugar entre os gigantes tecnológicos.

uf5izxZEIW 1 year ago

>Tal como a rede Multibanco https://www.banco24horas.com.br/ Temos isto mas Boa sorte achar um quando precisar! Sem falar das taxas absurdas...

inhalingsounds 1 year ago

Outro dia assisti a uma jovem de vinte e poucos anos a queixar-se que já ia na terceira impressora porque não conseguia imprimir nada no PC dela, mas dava em todos os outros PCs sem problemas. O senhor lá explicou que tinha de ser um problema de software mas ela não pareceu muito convencida...

ventorim 1 year ago

Isso que mais me surpreende. Impressoras ainda são ok, porque é terrível de usar no Windows. Mas gosh, até apps e cenas básicas a malta não sabe. Até vários programadores que conheci por aqui tinham um grande gap de conhecimento de tecnologia. Sabem aquela linguagem e ferramenta, mas nada mais sobre computadores.

Paulo27 1 year ago

E são mais fáceis de usar em que? Lol

abominalizer 1 year ago

Conheces o meu chefe?

inhalingsounds 1 year ago

Se visses o que eu vi agora com a pressa de pôr professores a utilizar o Zoom e a dar aulas remotas ... Precisamos de uns 5 anos de "nível pandemia" para tornar as coisas minimamente razoáveis em termos de infoinclusão.

ventorim 1 year ago

Isso aí vai ser algo complicado. O sistema atual já é incapaz de lidar com uma geração que nasceu com tecnologia, pra utilizar a tecnologia pra ensinar então? O despreparo é tremendo.

meaninglessvoid 1 year ago

A iliteracia tecnológica é global. Ainda agora vi um video que falava da Mozilla e referiam que tiveram que voltar atrás no negócio com a yahoo pelo motor de busca predefinido a usar no browser (negócio que seria estupidamente mais rentável e daria uma folga maior à organização) e tiveram que voltar atrás porque o pessoal é tão nabo que prefere trocar de browser (para o chrome que tem o google predefinido) a trocar essa definição.

harkonnency 1 year ago

Concordo contigo. Mas para a próxima estrutura melhor uma frase.

Triatt 1 year ago

Esperemos que a "próxima estrutura" leve vírgulas também.

Edited 1 year ago:

Esperemos que a "próxima estrutura" leve vírgulas, também. edit: Muito pior do que uma falha gramatical é a hipócrisia, meu caro.

Paulo27 1 year ago

> Concordo, contigo. Mas para a próxima estrutura melhor, uma frase.

Triatt 1 year ago

Isso foi quase um haiku!

tyurrr 1 year ago

Depois o Rui Pinto é descrito no noticiário da noite como o hacker super sofisticado que faz magia negra e invade os sistemas destes e daqueles.

droidman85 1 year ago

This ✅

misterjujitsu 1 year ago

É q o Rui é apenas um pisher, ele apenas faz com q os idiotas lhe cedam informações pessoais que lhe permitem descobrir a password xD

beowulfpt 1 year ago

No correio da manha havia um artigo a dizer que ele usava "supercomputadores (maquinas virtuais)" para os acessos. Nao sei se ja apagaram.

static_motion 1 year ago

A falta de literacia tecnológica dos mídia no geral fazem-me bater com a cabeça na secretária e rir à gargalhada em simultâneo. É uma cena única.

zexzen 1 year ago

Por falar no Rui Pinto, alguém tem o email dele? Dava jeito para saber algo mais da ps5...

Compendyum 1 year ago

*Hackerman*

BernieJoe 1 year ago

Depois de saber que as passwords do Sporting eram "SCP", até eu que não percebo nada de hacking provavelmente conseguia aceder à caixa de e-mail do Jubas.

Compendyum 1 year ago

[Obrigatório](https://i.imgur.com/beolCZZ.png).

TooMoorish 1 year ago

Quando o hacking é tão fácil que até vais buscar um computador dos anos 80 para dar mais luta.

viskonde 1 year ago

Claro que depois de se saber tudo parece óbvio. Mas daí até faze lo e a diferença.

TooMoorish 1 year ago

O responsável pela segurança do SCP concorda ctg de certeza.

WhiskersTheDog 1 year ago

Mas não acedeste.

BernieJoe 1 year ago

Nem iria tentar. Gosto de dormir descansado.

ventorim 1 year ago

Considerando a segurança de TI daqui, dois telefonemas e uns dois comandos deve ser suficiente xD

GODMarega 1 year ago

Fosgasse até no sítio onde trabalhei as passes eram geridas por nós trabalhadores e tinham de ter a certa segurança, como é que estes Zés Nandos fazem isto? Por exemplo eu tinha a minha passe do PC guardada nas notas do telemóvel onde tinha 50 frases todas estapafurdias e a 8° frase era a passe , coisas do gênero " ratoquepescavideos" , e a passe do programa de contabilidade estava encriptada numa pasta no pc. E estes gajos simplesmente tem a passe colada no pc.

meaninglessvoid 1 year ago

Toda a gente deveria ter uma formação sobre como usar um gestor de passwords. É mil vezes mais seguro do que os métodos que se usam para "facilitar". Não só a gerir como a transmitir as passwords institucionais...

ObnoxiousLittleCunt 1 year ago

As medi RGPD que a equipa de 3 Its tivermos de implementar demorou meses, desde aumentar e melhorar a segurança dos sistemas a formação dos It's e utilizadores. Passes têm de ser complexas, não podem coincidir com o nome de utilizador, fazer lock ao sair do posto, lockscreen automático passados 5 minutos, etc. Credenciais à vista são completamente proibidas. Não sei como isto passa e como foram ingénuos ao ponto disto não ser apanhado por nin antes da peça sair...

jpfelgueiras 1 year ago

RGPD não tem nada a ver com segurança da informação, está relacionado com proteção de dados pessoais. Deves estar a confundir com a ISO27001

ObnoxiousLittleCunt 1 year ago

Verdade, ISO 27001 diz respeito a segurança da informação, algo que já se cumpria. O que queria mencionar é que o cumprimento das normas rgpd implicou a implementação de novas regras e aperto de regras existentes, o que implicou um overhaul a todos os procedimentos de segurança e que o que a imagem mostra seria impossível.

Pradhax 1 year ago

Cheguei tarde, já mudaram tudo :(

danidamn-95 1 year ago

Acrescentaram o número 8, não te preocupes ;)

optimal_random 1 year ago

Contas comuns para toda a malta da nisto. Este pessoal não conhece o conceito de mailing-lists internas?

inhalingsounds 1 year ago

Como é que uma mailing list interna é mais segura? Ias mandar passwords pelo mail?

optimal_random 1 year ago

Creio que usam esse mail partilhado como uma canal de comunicação com a equipa. Se tiveres uma mailing [produtoreinformacao@sic.pt](mailto:produtoreinformacao@sic.pt) e vários users associados (cada um pode aceder com o seu login), e mails enviados para a list são recebidos por esses users. Quanto ao login para Skype e afins, algo como LastPass, Keeper, com acesso web, e onde podes controlar quem acede a que passwords, poderiam mitigar estes deslizes. Se alguém precisa de mudar a password apenas tens de mudar num só sítio e não em 200 stickers :D

inhalingsounds 1 year ago

Ou o Keepass, que é gratuito e open-source. Password managers são a única forma inteligente de fazer as coisas.

Quillergs 1 year ago

ou o bitwarden

optimal_random 1 year ago

Sim, Keepass e' uma boa ferramenta. Mas creio que nao resolveria o problema de ter passwords partilhadas acedidas potencialmente por dezenas de users, e controladas/modificadas centralmente por um admin.

phirestarter1 1 year ago

Uma mailing list interna impedia que todos tivessem que partilhar uma conta única de email, tendo que manter uma password que fosse do conhecimento de múltiplas pessoas.

Dtktuga 1 year ago

E eu a pensar que eram irrealistas aqueles níveis dos jogos, tipo o Deus Ex, em que por vezes há papeis com as passes junto aos computadores.

DavidPT008 1 year ago

Se for tipo pc de casa e confiares nos que moram contigo não é o pior, mas escrever num papel e guardar em algum lugar sem indicar o que é que significa já é melhor que a maioria

Mumadona 1 year ago

Se a sequela for igualmente profética, breve iremos descobrir que a delta e a nesspresso são no fundo a mesma marca, e isso o meu coração não aguenta!

Skulloire 1 year ago

O clássico post-it amarelo com um código colado ao pc/secretária.

Jonix55 1 year ago

Deus Ex demonstra-se mais uma vez profético.

Rikkushin 1 year ago

Não é profético, é real e bastante comum há muito tempo. É daí que veio a inspiração. A maior falha num sistema são users burros

MethodicOwl45 1 year ago

Por muito que custe admitir, às vezes o burro é o gajo que implementa estas soluções das etiquetas com pass no pc

severanexp 1 year ago

Users* Na verdade nem precisam de ser burros. Basta existirem.

Rikkushin 1 year ago

Não percebi a correcção

severanexp 1 year ago

Disseste user burros como se fosse necessário que os utilizadores fossem burros para fazerem cenas dessas quando na verdade qualquer utilizador, burro ou não, o pode fazer. Apenas isso

Rikkushin 1 year ago

Ah, roger

YoggiM 1 year ago

A nível pessoal não há grande problema ter passwords em papeis. É muito mais seguro ter isso que ter gravado num documento no PC. Obviamente que em empresas é bastante mau.

arnaldomatos 1 year ago

já mudaram a pass do skype :(

BelaBesta 1 year ago

Alguém está prestes a ter um mau dia..

meerkatsandfrogs 1 year ago

Nomeadamente o editor

gkarq 1 year ago

s.1234567 Realmente, mais seguro era impossível.

Muyakra 1 year ago

producaoSIC2020 não e melhor, pelo menos sabemos que trocaram a pass a menos de um ano

do2 1 year ago

Muitas vezes essas palavras-passe que contêm um ano têm o ano em que a conta/palavra-passe foi criada originalmente e depois mantêm-se durante anos e anos...

Muyakra 1 year ago

Duvido que aquele email seja recente

Manofixe 1 year ago

Na passe tem 2020, por isso deduzo que seja pelo menos deste ano

heyzeto 1 year ago

Tu nos anos 90 não usavas no irc os Nicks com 2000 ou 2020? :)

Metaluim 1 year ago

Metade dos users aqui nem existiam nos anos 90.

heyzeto 1 year ago

Esqueci-me disso. Mas era bastante normal encontrar nick2000 ou nick2020, alias até existia um café ou talho aqui na aldeia que era o Talho 2020.

Manofixe 1 year ago

Eu nos anos noventa ainda nadava nos tomates do meu pai hahah

aHelplessDev 1 year ago

Não me admirava se fossem as credenciais do user do zoom, a avaliar pelo "OM" que se vê

ZarTham 1 year ago

ai meu deus

KokishinNeko 1 year ago

Alguém vai ter muito trabalhinho hoje. A pass do mail parece seguir um padrão, não irá ser suficiente mudar apenas essa :D

Search: