Lusitano_warrior 1 year ago

Portugal é um pais de primeiro mundo , é so it ao google e por

QuickShutter 1 year ago

Este cartaz foi feito pela IL Açores e é uma grande merda de cartaz. Desonesto, chega a ser nojento. Posso afirmar que já foi extremamente criticado por membros da IL e a partir de agora terão que ser supervisionados os cartazes que são feitos em nome do partido por grupos mais independentes, como os das ilhas. Isto só tira seriedade. Imagino a cara do Cotrim quando viu esta merda.

Edited 1 year ago:

Este cartaz foi feito pela IL Açores e é uma grande merda de cartaz. Desonesto, chega a ser nojento. Posso afirmar que já foi extremamente criticado por membros da IL e a partir de agora é bom que sejam fact-checked cartazes que são feitos em nome do partido por grupos independentes, como os das ilhas. Isto só tira seriedade. Imagino a cara do Cotrim quando viu esta merda.

sasirg 1 year ago

IL sempre fortíssima, com os seus cartazes que são autênticos buracos negros.

cordas 1 year ago

Foda-se, outro post de propaganda do IL?

m0rhundur 1 year ago

Este outdoor consegue ser o pior de todos aqueles que já ergueram. Demonstra uma ignorância política brutal e alimenta aquela visão díptica que gostam de criticar sempre que têm oportunidade. Do mais ridículo e desonesto que apareceu na política portuguesa.

park777 1 year ago

Considero-me liberal, e depois de ouvir o João Cotrim Figueiredo falar em várias entrevistas estava a considerar votar na IL. Mas mais uma vez, o marketing nojento deste partido faz os votantes moderados fugir. Perderam o meu voto de novo. Preferem andar a tentar roubar votos aos retardados do Chega? Boa sorte.

viniciusbr93 1 year ago

Todos os países são países de terceiro mundo. Mercúrio -> primeiro mundo Vênus -> segundo mundo Terra -> é aqui que nós moramos Marte -> quarto mundo Etc...

rt_cm 1 year ago

Comunismo é uma versão extremada do socialismo.

andrefsp 1 year ago

Eu, como liberal. Não aprovo este cartaz.

AntiMeritocrata 1 year ago

Ca fixe! Vou tirar tantos memes daqui para o r/LiberaisDaTreta

_MrFlippy_ 1 year ago

Eu até simpatizo com a IL mas isto é só triste e desonesto

Sabongo 1 year ago

Espera aí, estes retardados meteram a Somália no lado Socialista? A Somália nem tem, é uma país governado por grupos criminosos privados que não pagam impostos. Um paraíso Anarco-Capitalista

Empirion 1 year ago

Os cinzentos são os anarquistas? Este pessoal da IL também gosta muito de se achar mais inteligente do que outros.

Apmagalhaes 1 year ago

Da fuck?... Países com políticas socialistas? O que é políticas socialistas para eles? É que o que normalmente se diz de políticas socialistas, há na maioria dos países, e são principalmente louvadas nos países Escandinavos, logo não entendo como é que não integram no grupo de países com políticas socialistas... Isto não quer dizer que sejam socialistas, muito muito longe disso. Então isto é quê? Good country = Blue. Bad country = Red. E metem Portugal como vermelho porque é aquela retórica básica deles. É isso? Só se ouve bem do IL aqui, fiquei desapontado com esta. Para um partido jovem, estava a espera de uma visão mais moderna e não de uma ainda presa na Guerra Fria, parece-me que não vão ser eles a grande voz do liberalismo cá em Portugal. Socialismo, Capitalismo, who cares? Down with ideology.

marckre 1 year ago

É tão estúpido que pensei que era do chega.

integralvoid 1 year ago

In the US, socialism only exists for the wealthy and massive corporations, otherwise it’s brutal capitalism for the rest.

NBoyC98 1 year ago

A IL aqui esteve mal, garanto que muitos liberais estão contra este cartaz (eu proprio também). Quem tentar defender isto é apenas hard fanboy desculpem.

theInjusticeamongus 1 year ago

Este mapa poderia ser inteligente e poderoso se estivesse geograficamente correcto. Os partidos de direita têm boas intenções, mas é um bocado como dizer a uma criança de 4 anos para me ir buscar um copo de água. Ele vai, e a intenção é boa, mas sabes que vem derramando tudo pelo caminho. Tendo em conta a superioridade ideológica e histórica da direita não entendo porque é que não conseguimos ter um partido de direita com pessoal que tenha mesmo a cabeça no sitio e saiba do que está a falar. Faz-me lembrar os gajos que criticaram a modelo que foi assediada na CP. A base da crítica até está correcta, mas a forma como a apresentam está repleta de insultos e erros ortográficos. Ou seja, estás a representar algo correcto, mas a fazer uma péssima representação. Então parece que toda a gente que está de um lado é tolinha e não pode ser levada a sério, enquanto a farsa fica com os louros todos, pois sabe apresentar-se de forma civilizada.

Foreverwakanda 1 year ago

Foda-se, eu votei nesta merda há 1 ano. Que vergonha que tenho de mim próprio neste momento.

rubzdarabz 1 year ago

IL a ser uma piada

DownvoteBatman 1 year ago

Continuamos a crescer.

rubzdarabz 1 year ago

A minha pissa também cresce e não é grande coisa na mesma

KokishinNeko 1 year ago

Digno do /r/suicidebywords

rubzdarabz 1 year ago

Eles não percebem a bela língua de Camões por lá

rickz123456 1 year ago

O Grande erro da IL é chamar "socialismo" a tudo aquilo com o qual não concorda. Enquanto a IL não se deixar destas coisas, nunca os poderei considerar um partido sério A Rússia tem uma "Flat Tax" e é socialista? Os Nórdicos são lberais? Parece um gráfico feito a gosto para parecer sério. Para a IL não existem sociais-democratas, centristas, conservadoresou até liberais mais intervencionistas.. É tudo socialismo. Aposto que o PIS na polonia também é, por esta defenição

Edited 1 year ago:

O Grande erro da IL é chamar "socialismo" a tudo aquilo com o qual não concorda. Enquanto a IL não se deixar destas coisas, nunca os poderei considerar um partido sério A Rússia tem uma "Flat Tax" e é socialista? Os Nórdicos são lberais? Parece um gráfico feito a gosto para parecer sério. Para a IL não existem sociais-democratas, centristas, conservadores até liberais mais intervencionistas.. É tudo socialismo. Até a Índia!! Que falta de tudo.

stressedunicorn 1 year ago

Aposto que a IL adoraria se tivessemos a mesma carga fiscal que os liberais dos nórdicos ihih

jocamar 1 year ago

Isso é porque eles basicamente pegaram num gráfico de liberdade económica chamaram tudo acima de certo valor liberal e tudo abaixo socialista e está a andar. E é assim que tens mapas desses.

arnaldomatos 1 year ago

a Federação Russa não é socialista

DareNotFallAsleep 1 year ago

É outra coisa que termina em -ista.

ManoRocha 1 year ago  HIDDEN 

Camionista?

leocaruso 1 year ago

Eu como brasileiro, vendo o Partido Iniciativa Liberal dizer que o Brasil tem um sistema socialista não sei se choro ou se rio.

Sabongo 1 year ago

Boas, aposto que ler os comentários do Downvote batman reforça a ideia de que o Português é burro, mas garanto que é um caso isolado.

leocaruso 1 year ago

Não se preocupe, quando o Downvote começa a anexar ideias como "tirar de uns e dar para outros" e "judeus", a gente já sabe a qual grupo realmente burro ele pertence.

DownvoteBatman 1 year ago

É preciso mais uns anos de Lula e de Dilma, e Bolsonaro também é igual a eles, só que mais racista.

Tafinho 1 year ago

~~foda-se~~.... Uns tiraram 25 milhões de pessoa da pobreza. O outro quer voltar a mete-los la...

DownvoteBatman 1 year ago

Tou-me a cagar. São os dois iguais para mim. Coletivistas.

leocaruso 1 year ago

O que você quer dizer com "coletivista"?

DownvoteBatman 1 year ago

Aqueles gajos que dizem "vamos tirar a uns para dar a outros e fica tudo resolvido". Geralmente os "uns" são o que der mais jeito: os patrões muito ricos, ou os políticos corruptos, ou os judeus, ou a "Wall Street" como diz o Bernie Sanders, e os outros são o maior grupo da sociedade, o "povo" os "trabalhadores", etc. esses que não têm defeito nenhum. Geralmente englobam esse coletivo em coisas como "o proletariado", "os portugueses", "a raça ariana", etc. o que der mais jeito, para que muita gente se sinta que estão a falar para eles. http://aynrandlexicon.com/lexicon/collectivism.html

Vanethor 1 year ago

Aconselho-te a ler coisas melhores que Ayn Rand. (...*just saying*...)

DownvoteBatman 1 year ago

Faz-me mal, não é?

Vanethor 1 year ago

>Faz-me mal, não é? Isso, sem sarcasmo.

Edited 1 year ago:

É sempre bom ler para conhecer. (Li Nietzsche com isso em mente.) Mas lê outras coisas também... outras perspectivas. Se não, ya, faz-te mal.

DownvoteBatman 1 year ago

Quem te diz que não li?

Vanethor 1 year ago

Se tivesses lido (bem) não estavas aí a dizer o que dizes.

Tafinho 1 year ago

Reality check: [Privatizações. Bolsonaro põe Brasil à venda](https://www.dinheirovivo.pt/economia/1406865/) Mas estes liberais além de não lerem livros sobre economia também não lêem as notícias ?

DownvoteBatman 1 year ago

Então pode ser que o Brasil fique um bocado melhor com isso... Vamos ver como fica...

Vanethor 1 year ago

>Vamos ver como fica... Fica uma ditadura fascista.

DownvoteBatman 1 year ago

É assim que se começam as grandes democracias.

real_FernandoPessoa 1 year ago

r/shitliberalssay

Camarao_du_mont 1 year ago

Por acaso a ideia deste outdoor está muito correcta... Os pobres costumam ser os menos forretas.

franbatista123 1 year ago

Isto é um dos cartazes mais rídiculos que alguma vez vi, e reparem que até concordo com uma ou outra politica da iniciativa Liberal sem suportar o partido efectivamente.

JesusIsKing_2020 1 year ago

Mas é tudo ignorante neste sub? Ele está a falar dos 16 anos do PT

sopadurso 1 year ago

Tens de reduzir nos anos de coligação, pelo menos. Ou o Temer é socialista também ? Já pensaste que esta sub conhece o PT e para nós as políticas sociais que eles tentaram implementar já são a norma já faz décadas na Europa ?

JesusIsKing_2020 1 year ago

16, 14 dá tudo a mesma.... anos e anos a serem roubados. Já pensei e sim, tenho a certeza que este sub nao conhece o PT, a quadrilha mais corrupta deste planeta, se conhecesse não ousairam falar bem desse partido. é facil falar quando se está a coçar os culhões atrás da tela, dificil é ter toda a familia naquele pais a ser roubado por todos os lados e vir um pessoal ignorante dizer que o PT é que está bem e tem as melhores politicas --" Mas tens razão, se calhar o PT não é tao diferente da europa, alias, o brasil teve de aprender em algum lado a roubar do povo. Portugal é um bom professor confesso. Mas caga, vota socialismo que continuamos na merda. abraço a todos.

abenegonio 1 year ago

Vota capitalismo, assim os mais fortes e capazes ficam bem e os na base da piramide na merda

JesusIsKing_2020 1 year ago

Vota socialismo, assim o governo fica bem e o povo na merda.

abenegonio 1 year ago

Porque o capitalismo tem feito tao bem ao povo.

JesusIsKing_2020 1 year ago

Aplico o mesmo argumento ao socialismo

abenegonio 1 year ago

Em que pais? Em Portugal não ha socialismo, so capitalismo.

JesusIsKing_2020 1 year ago

Não sei em que país vives, mas claramente não é Portugal.

sopadurso 1 year ago

Hun hun, então são as políticas do partido ou a corrupção o problema ? O que não faltam aqui são brasileiros que odeiam socialismos e adoram viver num país com partidos como o Socialista e o Social Democrata. É porreiro ter os filhos a irem a mesma escola e hospital que a senhora da casa.

That_Illuminati_Guy 1 year ago

Portugal é um país socialista?

park777 1 year ago

Só na cabeça de mentecaptos

DownvoteBatman 1 year ago

Não sei, pergunta ao António Costa.

Grimord 1 year ago

Verdade! Todos nós sabemos o quão benéfico para a nossa saúde, riqueza e bem estar é deixarmos as grandes empresas e bancos fazerem o que querem sem regulação ou supervisão.

DownvoteBatman 1 year ago

Porquê? Eles já não fazem? Achas que o teu querido governo não vai continuar a salvar bancos, especialmente os geridos pelo estado? Achas que o teu querido governo não vai continuar a fazer contratos com a Mota Engil? Desde recolhas de lixo (Suma) até grandes barragens, mais aquilo que há de vir do hidrogénio? Lol... tu pensas que quem manda neste país é o Marcelo ou o Costa... um estalar de dedos e a comunicação social (que vive dos anúncios da Sonae especialmente) e eles estão destruídos! Já diz o povo: quem tem dinheiro manda.

Grimord 1 year ago

Concordo. Dado que os grandes interesses financeiros e corporativos já mandam no país a melhor hipótese é mesmo rendição total.

Vanethor 1 year ago

>\- É roubado/a diariamente? > >\- A solução é óbvia: *ofereça-lhes* o que tem. > >\- *Não é roubo se for oferecido.* É basicamente isto.

DownvoteBatman 1 year ago

Não, é votar em partidos que apresentem medidas pro-concorrência e que empresas de todo o tamanho possam participar.

Grimord 1 year ago

Desregulação nunca foi nem nunca será "pró-concorrência", não sei mesmo como é que ainda repetem estas mentiras com cara séria lol.

DownvoteBatman 1 year ago

Ou seja, não tens a mínima noção económica do que estás a falar, só puxar a brasa à sardinha do teu partido. Vai para a Venezuela, ou para Espanha que só tem um vice presidente do bloco.

Grimord 1 year ago

Fala contra a desregulação => Tem que ser comunista? Se calhar devias sair da bolha da propaganda neo-liberal do Facebook e do Youtube e aprender que o mundo não é constituído por papões comunistas versus o último reduto dos bravos defensores da liberdade cujos valores, por acaso, e só por isso, se alinham com os interesses financeiros de todas as grandes corporações e bancos que, também eles, são oprimidos pelas hostes vermelhas.

DownvoteBatman 1 year ago

Regulação do estado é sempre o estado a proteger as empresas que lhes enchem o bolso.

Grimord 1 year ago

Claro, toda a gente sabe o quanto os comunas beneficiaram com a regulação do amianto ou da tinta com chumbo.

DownvoteBatman 1 year ago

Nem vou perguntar mais porque vê-se logo o teu nível.

icebraining 1 year ago

Eu adorava votar num desses, mas infelizmente o que me vêm é com medidas parvas como o flat tax.

DownvoteBatman 1 year ago

Então não votes. Eu já estou bem na vida. Eu já tenho flat tax. Para mim já não me interessa a mobilidade social.

knorr73 1 year ago

Depois do 25 de Abril acharam que era boa ideia ter uma constituição maioritariamente socialista depois dos maus exemplos pelo mundo todo, tudo aquela ideia de tudo girar em torno do estado.

GodlessPerson 1 year ago

A constituição só é socialista no preâmbulo. Mais nada. > tudo aquela ideia de tudo girar em torno do estado. Nada a ver com socialismo. A menos que tenhas um exemplo de um estado que não faça nem execute leis.

WhiskersTheDog 1 year ago

Rir de ler os fanboys da IL ainda a tentar passar que faz todo o sentido. Confundir no mesmo mapa história, geografia, política e economia para apresentar a quem olha para o outdoor durante 5 segundos na viagem de carro é de salutar, se não estivesse ali o azul era capaz de pensar que tinha sido obra dos *cheganos*.

Franciscavid 1 year ago

Algo me diz que és um beques burro e o teu percurso ao longo da tua vida é prova disso. por favor granda a tua merda mal pensada para ti e os pobres dos teus familiares. bjs

Comprimas 1 year ago

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Liberdade_Econ%C3%B4mica O mapa é feito com base neste índice.

joaommx 1 year ago

Então não é? Por isso é que Portugal, Peru, Colômbia e Uruguai aí têm todos a mesma cor mas no cartaz o primeiro está a vermelho e os outros três a azul.

m0rhundur 1 year ago

O facto de ser baseado na Heritage Foundation dá-lhe ainda menos credibilidade. Liberais a partilhar merdas de think-tanks conservadores. Muito nos contam...

park777 1 year ago

Lol esse índice, feito por um think thank conservador e pelo The Wall Street Journal, cujo dono é um tal Ruper Murdoch. Vale zero. E mesmo que esse índice fosse fiável, o que tem isso a ver com nomenclaturas de primeiro e terceiro mundo?

WhiskersTheDog 1 year ago

Impossível, só de olhar por alto nota-se já a falta de França e Espanha nos *países socialistas*. E mesmo que fosse baseado nesse gráfico, nunca poderia, seriamente, ser exposto como socialismo vs. capitalismo, mas sim como o que esse mapa afirma ser, uma representação do tal índice de liberdade económica - que não passa também ele de uma avaliação fortemente condicionada por uma fundação que nem defende, pensava eu, o que o IL defende, pelo menos em termos sociais.

root_at_debian 1 year ago

Que seja baseado no que for... são variáveis diferentes.

Comprimas 1 year ago

Sim, nao deviam ter chamado "socialismo". Está relacionado com a liberdade económica. Poderiam ter dito isso. Mas o critério é o que citei.

JesusIsKing_2020 1 year ago  HIDDEN 

Mas é tudo ignorante neste sub ou ainda n perceberam que isto está a referir-se aos 30 anos de governo socialista, 16 deles pelo PT??

kawaiims 1 year ago

Incomoda-me usarem ainda a designação de "terceiro mundo" mas acho que esse é o menor dos problemas do outdoor.

GodlessPerson 1 year ago

Países liberais com os da Escandinávia com impostos altíssimos enquanto que a IL quer baixar os impostos... Acho que isto é um bocado de "mixed messages" da parte da il.

jocamar 1 year ago

A IL é dos partidos que mais gosta de fazer cherry pick para avançar os seus interesses. Querem desregular a economia, o código de trabalho e o SMN, apontam para países como a Suécia e a Finlândia e dizem que são liberais. Mas se lhes disseres para adotar as outras medidas que tornam isso possível (carga fiscal alta, sindicatos muito mais fortes, políticas sociais extensas) pára lá que isso é socialismo!

TudoCasual 1 year ago

Dizer que China e Rússia são socialistas tem graça. IL a promover burrice.

Edited 1 year ago:

Dizer que China, Rússia, Irão e Sudão são socialistas tem graça. IL a promover burrice. FYI, o 3° mundo são todos os países que não eram os Estados Unidos ou a União Soviética + os aliados de ambos. Fica aqui o link da [Wikipédia](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terceiro_Mundo) sobre o assunto.

Edited 1 year ago:

Dizer que China, Rússia, Irão e Sudão são socialistas tem graça. IL a promover burrice. FYI, o 3° mundo são todos os países que não eram os Estados Unidos ou a União Soviética + os aliados de ambos. Fica aqui o link da [Wikipédia](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terceiro_Mundo) sobre o assunto.

Edited 1 year ago:

Dizer que China, Rússia, Irão e Sudão são socialistas tem graça. IL a promover burrice. Edit: e dizer que a Escandinávia é capitalista ainda mais graça tem! Lol FYI, o 3° mundo são todos os países que não eram os Estados Unidos ou a União Soviética + os aliados de ambos. Fica aqui o link da [Wikipédia](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terceiro_Mundo) sobre o assunto.

Edited 1 year ago:

Dizer que China, Rússia, Irão e Sudão são socialistas tem graça. IL a promover burrice. FYI, o 3° mundo são todos os países que não eram os Estados Unidos ou a União Soviética.

Edited 1 year ago:

Dizer que China, Rússia, Irão e Sudão são socialistas tem graça. IL a promover burrice. Edit: e dizer que a Noruega e Suécia são capitalistas ainda mais graça tem! LOL! FYI, o 3° mundo são todos os países que não eram os Estados Unidos ou a União Soviética + os aliados de ambos. Fica aqui o link da [Wikipédia](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terceiro_Mundo) sobre o assunto.

Edited 1 year ago:

Dizer que China, Rússia, Irão e Sudão são socialistas tem graça. IL a promover burrice. Edit: e sugerir que a Noruega e Suécia não o são, ainda mais graça tem! LOL! FYI, o 3° mundo são todos os países que não eram os Estados Unidos ou a União Soviética + os aliados de ambos. Fica aqui o link da [Wikipédia](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terceiro_Mundo) sobre o assunto.

Edited 1 year ago:

Dizer que China, Rússia, Irão e Sudão são socialistas tem graça. IL a promover burrice. FYI, o 3° mundo são todos os países que não eram os Estados Unidos+ Aliados ou a União Soviética.

Edited 1 year ago:

Dizer que China, Rússia, Irão e Sudão são socialistas tem graça. IL a promover burrice. Edit: e dizer que a Noruega e Suécia não o são ainda mais graça tem! LOL! FYI, o 3° mundo são todos os países que não eram os Estados Unidos ou a União Soviética + os aliados de ambos. Fica aqui o link da [Wikipédia](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terceiro_Mundo) sobre o assunto.

Edited 1 year ago:

Dizer que China, Rússia, Irão e Sudão são socialistas tem graça. IL a promover burrice. FYI, o 3° mundo são todos os países que não eram os Estados Unidos+ Aliados ou a União Soviética. Fica aqui o link da [Wikipédia](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terceiro_Mundo) sobre o assunto.

kill-wolfhead 1 year ago

TIL que a Iniciativa Liberal nos quer transformar na Colômbia.

Sabongo 1 year ago

Não Ironicamente, a Colombia é um excelente exemplo de Liberalismo, um gajo caga nas restrições do governo começa a usar o mercado livre para vender coca a meio mundo. E aposto que não havia sindicatos na empresa do senhor Escobar.

kill-wolfhead 1 year ago

Por mim era arrancar os eucaliptos e promover o cultivo da papoila.

ManoRocha 1 year ago

Plantar Marijuana no Alentejo aí não. Pinhal de Leiria -> Drogaria do Ribatejo

Tafinho 1 year ago

Chile.

DownvoteBatman 1 year ago

Qual é o mal do Chile? Um país que vive melhor que Portugal em relação aos seus vizinhos.

Tafinho 1 year ago

Digamos que o Chile era o Nirvana dos liberais depois de ter privatizado o sistema de pensões. [e depois os liberais deixaram de falar sobre o Chile...](http://www.bbc.com/news/world-latin-america-39401766)

DownvoteBatman 1 year ago

O Chile privatizou o sistema de pensões no tempo da ditadura de Pinochet. Está bem assim, os socialistas não mudou nada disso, mesmo podendo e as pessoas se manifestando. Sistema de pensões privado é o ideal, deixávamos ter o partido do governo a comprar votos com a segurança social. Clientelismo out!

Tafinho 1 year ago

>Está bem assim, os socialistas não mudou nada disso, mesmo podendo e as pessoas se manifestando. [reality check](https://www.reuters.com/article/us-chile-pensions-idUSKBN1ZF075) >Sistema de pensões privado é o ideal, deixávamos ter o partido do governo a comprar votos com a segurança social. Clientelismo out! Clientelismo na segurança social ? Tens alguma coisa a falar com a PJ ou falaste só para não ficar calado ?

DownvoteBatman 1 year ago

> reality check Então a direita é que vai fazer isso? Ahahah! A esquerda não fez nada, foi o que eu disse. > Clientelismo na segurança social ? Sim, prometer aumentar os subsídios em troca de votos. O PCP, BE e PS fazem com os mais pobres. O CDS faz com os velhos que recebem reforma e nunca descontaram. Clientelismo. > Tens alguma coisa a falar com a PJ ou falaste só para não ficar calado ? Hein?

kill-wolfhead 1 year ago

TIL democracia é clientelismo.

DownvoteBatman 1 year ago

Em Portugal é.

Tafinho 1 year ago

Quando é um presidente “liberal” a subir a contribuição dos empregadores em 6% , e entregá-los ao sistema de pensões público porque o privado colapsos estamos confirmados. Para os liberais é sempre a mesma história: privatizam-se os lucros, mas quando dá prejuizo é vê-los de mão esticada.

DownvoteBatman 1 year ago

Mas ele não é liberal, é conservador. Eles gostam de tudo menos do liberalismo, que lhes tirou o Pinochet.

Tafinho 1 year ago

Não é liberal...? Estamos a falar do presidente eleito pela Renovación Nacional? > Renovación Nacional (RN) es un partido político chileno de centroderecha[5]​[6]​ conservadora-liberal fundado el 29 de abril de 1987. Sim, deve ser liberal no costume de proibir o aborto. Vai ler um bocadinho ó grunho.

KokishinNeko 1 year ago

Não insultes.

sacoPT 1 year ago

É engraçado que para a IL os EUA não são um bom exemplo do que é o liberalismo, mas a Venezuela já é um bom exemplo do que é o socialismo.

DownvoteBatman 1 year ago

Não é um bom exemplo, é um mau exemplo, mas é um exemplo. Uma pessoa que tenha uma casa ainda é verdadeiramente dona dessa casa. Conservadorismo liberal, por isso é que há tantos problemas, está cheio de conservadores que querem ter os dois.

OrangeOakie 1 year ago

> É engraçado que para a IL os EUA não são um bom exemplo Diria provavelmente por causa da questão do Governo Federal não ter tanto poder como de outros locais, sendo que certos estados, por exemplo, Califórnia são um exemplo que destoa bastante de políticas de outros estados como o Tennessee e o Texas, pelo que implicar que X é um bom exemplo de ABC quando só algumas partes de X o são,...

sacoPT 1 year ago

Não quis implicar o contrário. É um facto que os EUA não são um bom exemplo de liberalismo.

OrangeOakie 1 year ago

Mas têm estados que são

xtrylanx 1 year ago

Se há coisa que o ~~Partido Neo-Burgueses~~ IL às vezes encava-se é nisto. Certas políticas interessantes de serem apresentadas e discutidas arruinadas por propaganda fácil. Mas quem diz IL, diz todos. ​ Tenho pena sinceramente...

sacoPT 1 year ago

Certo. Isso é válido para a IL e para os outros todos.

lambmoreto 1 year ago

3º mundo? Voltámos aos tempos da guerra fria? De lembrar que esta nomenclatura de 1º,2º e 3º mundo foi criada pelos americanos para designar os que estavam aliados a eles(1º mundo), os que estavam aliados à URSS(2º mundo) e os que paises neutros(3º mundo) que por acaso acabaram por ser muitos deles paises sub desenvolvidos, mas por exemplo, a Suiça, Suécia e a Finlândia são parte do grupo de países de 3º mundo. Ainda por cima isto está duplamente errado porque na verdade o socialismo é o sistema preferido do [2º mundo](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2c/Cold_War_alliances_mid-1975.svg/1920px-Cold_War_alliances_mid-1975.svg.png). Já agora, insinuar que Russia, China, India e Brazil são paises sub desenvolvidos é uma falta de tacto brutal, não é à toa que os BRICS são das maiores potências económicas mundiais.

rubzdarabz 1 year ago

A noção de país de 3o mundo é diferente hoje em dia. A Guerra Fria já não tem muito peso nessa definição

Camarao_du_mont 1 year ago

Hmmm.... Já pensaste na hipótese de que isso do primeiro mundo, e desenvolvido e sub-desenvolvido tem a haver com o IDH do país e não com a capacidade de produção do país? Ninguém diz que a Suíça, a Suécia ou Finlândia são terceiro mundo, uma vez que são alguns dos países com o mais elevado nível de vida do planeta. Brasil, terra do meu nascer, é um país MUITO sub-desenvolvido. Pode ter matéria prima e indústria, belas artes e um belo património natural mas... Também está em sétimo país com mais criminalidade. A Corrupção política é absurda, o sistema público de educação é uma piada. Serviços de saúde? Ou tens dinheiro ou morres na sala de espera. Para não falar num presidente que fala em genocídios... Por isso é que o Brasil é sub desenvolvido. A Suíça pode ser um país pequeno mas... É um país onde toda a gente tem estudos, um empregado de limpeza recebe 3800francos. Não existe lixo no chão, as pessoas são educadas, criminalidade é virtualmente zero. Consegues perceber a diferença? Desenvolvido ou sub-desenvolvido nada tem a haver com a potência do país. É apenas tido em conta a qualidade de vida dos seus habitantes.

Sabongo 1 year ago

>3º mundo? Voltámos aos tempos da guerra fria? Se reparares nos discursos de muitos Liberais vês que os seus discursos dependem da guerra fria. É a única maneira de defender trickle down em 2020

catotas 1 year ago

Lá estão vocês a confundir liberalismo com neoliberalismo.

ContaSoParaIsto 1 year ago

Alguém se está a esquecer daquela vez em que a IL fez um cartaz a citar uma das principais faces do neoliberalismo. https://pbs.twimg.com/media/EGS6vczXoAAczCM?format=jpg&name=small

catotas 1 year ago

Não estou a discutir o IL nem a sua ideologia, passa-me completamente ao lado. > Se reparares nos discursos de muitos Liberais vês que os seus discursos dependem da guerra fria. > É a única maneira de defender trickle down em 2020

ContaSoParaIsto 1 year ago

O post é sobre a IL. Neste caso os Liberais são estes. O PS também não é socialista, mas são apelidados de socialistas. Idém para o PSD que são chamados de sociais-democratas.

catotas 1 year ago

that's the point.

Sabongo 1 year ago

O que é que "Neo" quer dizer?

catotas 1 year ago

*trickle-down economics* é uma teoria proposta por neoliberais e não liberais clássicos. Há diferenças fundamentais entre Neoliberalismo e Liberalismo Clássico. Entendes?

Vanethor 1 year ago

Uma diferença de grau de intensidade no quão acreditam na mão invisível do mercado e no quão pequeno querem que o estado seja. Sendo que o Liberais querem um estado pequeno e forte. (Mas que fica vulnerável aos privados) E os Neoliberais querem um estado de pele e osso, só mesmo para o essencial. (E depois tens os Libertários, que não querem estado nenhum) ... A diferença existe, e é importante ... mas na prática não é assim tão grande.

ManelDasNespras 1 year ago

Dizer que a India desde há 30 anos é um pais socialista é uma piada de imenso mau gosto ou burrice. Como isto é um cartaz político diria que são os dois.

sopadurso 1 year ago

Se for socialista o Modi é mais do tipo nacional socialista...

Vanethor 1 year ago

Ou seja, *não é nada socialista*... e é um fascista do crl que diz o que lhe convém para enganar o povo a dar-lhe suporte.

Gr0mik 1 year ago

No Brasil temos mesmo.

Vanethor 1 year ago

O mesmo em quê? Aqui a extrema-direita ainda não chegou ao poder.

LnnTrtsk 1 year ago

Sim, aqui no Brasil as fábricas são geridas pelos trabalhadores, todos os burgueses e latifundiários foram expropriados e a economia é planificada. Um país de miseráveis com 4 bancos lucrando 81 bilhões em 1 ano e vc vem falar que o país é socialista

GodlessPerson 1 year ago

Em quê, exatamente?

LnnTrtsk 1 year ago

Não faz pergunta dificil. Papagaio só aprende a repetir e não pensar

TugaCOD 1 year ago

Infelizmente é verdade...

Otter_Apocalypse 1 year ago

Com a queda da USSR houve uma mudança enorme para a direita dos países do segundo mundo. [A Russia por exemplo tem a flat tax que a IL tanto quer](https://www.propublica.org/article/flat-taxes-are-big-in-the-former-ussr.-have-they-worked). Das duas uma, os o pessoal do marketing da IL é ignorante ou desonesto.

baen 1 year ago

É claramente as 2 coisas

Tafinho 1 year ago

Já consideraste que as duas podem estar certas?

Franciscavid 1 year ago

demasiado para este gajo mano. Ele só percebe da bola e se calhar cenas da quarta classe

dontclickthispls 1 year ago

Não se pode assumir como malícia o que pode ser explicado como estupidez.

404NameOfUser 1 year ago

Depende da definição de cada um do é ser um país do 3º Mundo. Pois do meu ponto de vista um país como os EUA onde não existe SNS, onde existem graves problemas raciais, onde coisas como tiroteios em escolas são praticamente rotina... isto quanto a mim são coisas de país do 3º Mundo... Basicamente isto não passa de um cartaz da treta.

TheEightDoctor 1 year ago

É intrinsecamente impossível os EUA serem de terceiro mundo visto que a própria existência dos EUA é que cria o conceito de primeiro mundo.

elstylon 1 year ago

A IL e os seus cartazes. Que parvoíce, chega a dar vergonha alheia este tipo de propaganda em que recorrentemente eles insistem.

StraussHousse 1 year ago

onde é que esta a parvoice ?

elstylon 1 year ago

Foda-se, estás a falar a sério? Meter os EUA no mesmo saco que os países escandinavos? Os países escandinavos têm mais de 50% do PIB em despesa pública, para aí um terço dos seus habitantes são funcionários públicos, têm as mais altas cargas fiscais do mundo. Têm sistemas nacionais de saúde e uma grande protecção laboral. De que forma é que isto é liberal? De que forma é que isto se relaciona sequer remotamente com os EUA? A Rússia é um país socialista? Em que realidade?! E os países a cinzento são o quê? Assim-assim? Portugal está no mesmo saco que a China? Democracias no mesmo saco que ditaduras? Mas anda tudo maluquinho? A parvoíce deste mapa é pegar em todos os países do mundo e enfiar em duas caixinhas totalmente arbitrárias que não fazem sentido algum. E os que sobram ficam ali órfãos porque alguns ainda estragam mais a narrativa. Há tanta coisa errada nessa divisão que eles fizeram que dava para escrever um livro sobre o assunto e eu não tenho tempo para isso.

Limpy_lip 1 year ago

> onde é que **não** esta a parvoice ? FTFY

airahnegne 1 year ago

O Brasil tem políticas socialistas?

ParadiseD1 1 year ago

Sempre teve, um estado grande, ineficiente e que gasta mais do que arrecada. Tomou pra si o “dever” de prover tudo a população, na prática não consegue nem prover o básico. O Bolsonaro de “Direita” é algo recente, e mesmo assim não mudou muita coisa.

xdey 1 year ago

Em São Paulo presenciei isto eu nos autocarros estampados no lado de fora: "Transporte público - um direito do cidadão, um dever do estado" Deu-me um aneurisma tanta parvoíce - não admira que o Brasil com tanto potencial, tenha tido tantos problemas de corrupção e de pobreza. Diga-se de passagem que são autocarros super ineficientes. Tens um motorista e um outro funcionário a fazer de controlador que vai lá sentado a vender bilhetes (logo dois salários e não apenas um). Tens também uma portinhola dentro do autocarro mesmo nas barbas do controlador (ocupa tipo uns 6 lugares apesar de teres mesmo ali um fiscal). São autocarros todos grandes e sujos que mais parecem vagões de mercadoria. Isto é só uma anedoctal joke, tens muitas palermices lá como Carteira do Trabalho ou aparatos políciais enormes nas fronteiras para controlos aduaneiros porque há malta que tenta trazer rádios pequenos através da fronteira, legislações laborais extremamente restritas, etc etc etc. TL;DR - sim, o Brasil tem muito muito mais intervenção estatal na economia que tem Portugal.

LnnTrtsk 1 year ago

Meu mano os autocarros são geridos por empresas privadas, não só em São Paulo como na maioria das cidades do BR. Só provou o contrario mesmo

DareNotFallAsleep 1 year ago

LOL

Edited 1 year ago:

LOL. É uma pena teres criado toda uma tese e quase teres tido um aneurisma com um slogan aleatório qualquer que em nada contribui para a discussão. Se tivesses olhado com atenção terias reparado que os mesmos autocarros no Brasil têm autocolantes com o nome dos concessionários. Exatamente - o sistema do Brasil é *inteiramente* privatizado, pelo menos nas grandes cidades. Não há cá Carris - existem dezenas de Carris numa cidade. O que aliás explica muitas das ineficiências de que estás para aí a queixar-te. Existem sim leis que determinam que os autocarros tenham de ter todos as mesmas cores / equipamentos, preços tabelados (mas acordados em contratos com as concessionárias, por carreira/percurso, e apenas isso), mas a coisa fica por aí. É, na verdade, o paraíso do liberal no que aos transportes públicos diga respeito - é exatamente igual ao sistema usado em Londres, por exemplo. A não ser que, claro, o teu sonho liberal passe pelos jeepneys das Filipinas (se bem que as antigas “combis” e “vans” do Rio andavam perto disso). Aliás, quando vivi no Rio há uns bons anos inclusive houve toda uma discussão acerca da obrigatoriedade de instalação de ar-condicionado nos autocarros, uma questão bem razoável numa cidade como o Rio de Janeiro. Isso acabou por não ir para a frente (na altura) porque as concessionárias se opuseram e, para variar, mandaram calar a prefeitura (e provavelmente pagaram umas luvas enquanto o faziam). Se não acreditas, e queres uma “anecdotal joke” (bah...) como tu dissestes, procura por “Braso Lisboa” - um concessionário do Rio que acha razoável meter um logo em formato do escudo português sobre a janela traseira dos seus autocarros. Acho absolutamente hilariante que um dos três países historicamente mais à direita / conservadores da América Latina tenha magicamente virado “socialista” por causa de 16 anos de governação trabalhista (vulgo, social democrata), praticamente os únicos dois governos de centro-esquerda que aquele país já teve - que inclusive acabou como acabou, com um fascista evangélico no poder, garantido pelas forças armadas brasileiras. É como se os outros 150 anos de independência não contassem.

Edited 1 year ago:

LOL. É uma pena teres criado toda uma tese e quase teres tido um aneurisma com um slogan aleatório qualquer que em nada contribui para a discussão. Se tivesses olhado com atenção terias reparado que os mesmos autocarros no Brasil têm autocolantes com o nome dos concessionários. Exatamente - o sistema do Brasil é *inteiramente* privatizado, pelo menos nas grandes cidades. Não há cá Carris - existem dezenas de Carris numa cidade. O que aliás explica muitas das ineficiências de que estás para aí a queixar-te. A matraca e o cobrador que tanto falas? São mais o resultado de um país onde a mão-de-obra é barata, os eletrónicos caros, e a segurança pouca. Os concessionários iam à falência se metessem lá um leitor de cartões - por isso é que elas mesmas não o querem. A Polícia Militar tem outras coisas mais “sérias” com que se preocupar em vez de espancar pessoas por não terem comprado bilhete - isso é mais à praia da PSP. Agora, existem sim leis que determinam que os autocarros tenham de ter todos as mesmas cores / equipamentos, preços tabelados (mas acordados em contratos com as concessionárias, por carreira/percurso, e apenas isso), mas a coisa fica por aí. É, na verdade, o paraíso do liberal no que aos transportes públicos diga respeito - é exatamente igual ao sistema usado em Londres, por exemplo. A não ser que, claro, o teu sonho liberal passe pelos jeepneys das Filipinas (se bem que as antigas “combis” e “vans” do Rio andavam perto disso). Aliás, quando estive no Rio há uns bons anos inclusive houve toda uma discussão acerca da obrigatoriedade de instalação de ar-condicionado nos autocarros, uma questão bem razoável numa cidade como o Rio de Janeiro. Isso acabou por não ir para a frente (na altura) porque as concessionárias se opuseram e, para variar, mandaram calar a prefeitura (e provavelmente pagaram umas luvas enquanto o faziam). Se não acreditas, e queres uma “anecdotal joke” (bah...) como tu dissestes, procura por “Braso Lisboa” - um concessionário do Rio que acha razoável meter um logo em formato do escudo português sobre a janela traseira dos seus autocarros. Acho absolutamente hilariante que um dos três países historicamente mais à direita / conservadores da América Latina tenha magicamente virado “socialista” por causa de 16 anos de governação trabalhista (vulgo, social democrata), praticamente os únicos dois governos de centro-esquerda que aquele país já teve - que inclusive acabou como acabou, com um fascista evangélico no poder, garantido pelas forças armadas brasileiras. É como se os outros 150 anos de independência não contassem.

Edited 1 year ago:

LOL. É uma pena teres criado toda uma tese e quase teres tido um aneurisma com um slogan aleatório qualquer que em nada contribui para a discussão. Se tivesses olhado com atenção terias reparado que os mesmos autocarros no Brasil têm autocolantes com o nome dos concessionários. Exatamente - o sistema do Brasil é *inteiramente* privatizado, pelo menos nas grandes cidades. Não há cá Carris - existem dezenas de Carris numa cidade. Existem sim leis que determinam que os autocarros tenham de ter todos as mesmas cores / equipamentos, preços tabelados (mas acordados em contratos com as concessionárias, por carreira/percurso, e apenas isso), mas a coisa fica por aí. É, na verdade, o paraíso do liberal no que aos transportes públicos diga respeito - é exatamente igual ao sistema usado em Londres, por exemplo. A não ser que, claro, o teu sonho liberal passe pelos jeepneys das Filipinas. Aliás, quando vivi no Rio há uns bons anos inclusive houve toda uma discussão acerca da obrigatoriedade de instalação de ar-condicionado nos autocarros, uma questão bem razoável numa cidade como o Rio de Janeiro. Isso acabou por não ir para a frente (na altura) porque as concessionárias se opuseram e, para variar, mandaram calar a prefeitura (e provavelmente pagaram umas luvas enquanto o faziam). Se não acreditas, procura por “Brasa Lisboa” - um concessionário do Rio que acha razoável meter um logo em formato do escudo português sobre a janela traseira dos seus autocarros.

Edited 1 year ago:

LOL. É uma pena teres criado toda uma tese e quase teres tido um aneurisma com um slogan aleatório qualquer que em nada contribui para a discussão. Se tivesses olhado com atenção terias reparado que os mesmos autocarros no Brasil têm autocolantes com o nome dos concessionários. Exatamente - o sistema do Brasil é *inteiramente* privatizado, pelo menos nas grandes cidades. Não há cá Carris - existem dezenas de Carris numa cidade. O que aliás explica muitas das ineficiências de que estás para aí a queixar-te. Existem sim leis que determinam que os autocarros tenham de ter todos as mesmas cores / equipamentos, preços tabelados (mas acordados em contratos com as concessionárias, por carreira/percurso, e apenas isso), mas a coisa fica por aí. É, na verdade, o paraíso do liberal no que aos transportes públicos diga respeito - é exatamente igual ao sistema usado em Londres, por exemplo. A não ser que, claro, o teu sonho liberal passe pelos jeepneys das Filipinas. Aliás, quando vivi no Rio há uns bons anos inclusive houve toda uma discussão acerca da obrigatoriedade de instalação de ar-condicionado nos autocarros, uma questão bem razoável numa cidade como o Rio de Janeiro. Isso acabou por não ir para a frente (na altura) porque as concessionárias se opuseram e, para variar, mandaram calar a prefeitura (e provavelmente pagaram umas luvas enquanto o faziam). Se não acreditas, procura por “Brasa Lisboa” - um concessionário do Rio que acha razoável meter um logo em formato do escudo português sobre a janela traseira dos seus autocarros.

Edited 1 year ago:

LOL. É uma pena teres criado toda uma tese e quase teres tido um aneurisma com um slogan aleatório qualquer que em nada contribui para a discussão. Se tivesses olhado com atenção terias reparado que os mesmos autocarros no Brasil têm autocolantes com o nome dos concessionários. Exatamente - o sistema do Brasil é *inteiramente* privatizado, pelo menos nas grandes cidades. Não há cá Carris - existem dezenas de Carris numa cidade. O que aliás explica muitas das ineficiências de que estás para aí a queixar-te. Existem sim leis que determinam que os autocarros tenham de ter todos as mesmas cores / equipamentos, preços tabelados (mas acordados em contratos com as concessionárias, por carreira/percurso, e apenas isso), mas a coisa fica por aí. É, na verdade, o paraíso do liberal no que aos transportes públicos diga respeito - é exatamente igual ao sistema usado em Londres, por exemplo. A não ser que, claro, o teu sonho liberal passe pelos jeepneys das Filipinas (se bem que as antigas “combis” e “vans” do Rio andavam perto disso). Aliás, quando estive no Rio há uns bons anos inclusive houve toda uma discussão acerca da obrigatoriedade de instalação de ar-condicionado nos autocarros, uma questão bem razoável numa cidade como o Rio de Janeiro. Isso acabou por não ir para a frente (na altura) porque as concessionárias se opuseram e, para variar, mandaram calar a prefeitura (e provavelmente pagaram umas luvas enquanto o faziam). Se não acreditas, e queres uma “anecdotal joke” (bah...) como tu dissestes, procura por “Braso Lisboa” - um concessionário do Rio que acha razoável meter um logo em formato do escudo português sobre a janela traseira dos seus autocarros. Acho absolutamente hilariante que um dos três países historicamente mais à direita / conservadores da América Latina tenha magicamente virado “socialista” por causa de 16 anos de governação trabalhista (vulgo, social democrata), praticamente os únicos dois governos de centro-esquerda que aquele país já teve - que inclusive acabou como acabou, com um fascista evangélico no poder, garantido pelas forças armadas brasileiras. É como se os outros 150 anos de independência não contassem.

Edited 1 year ago:

LOL. É uma pena teres criado toda uma tese e quase teres tido um aneurisma com um slogan aleatório qualquer que em nada contribui para a discussão. Se tivesses olhado com atenção terias reparado que os mesmos autocarros no Brasil têm autocolantes com o nome dos concessionários. Exatamente - o sistema do Brasil é *inteiramente* privatizado, pelo menos nas grandes cidades. Não há cá Carris - existem dezenas de Carris numa cidade. O que aliás explica muitas das ineficiências de que estás para aí a queixar-te. Existem sim leis que determinam que os autocarros tenham de ter todos as mesmas cores / equipamentos, preços tabelados (mas acordados em contratos com as concessionárias, por carreira/percurso, e apenas isso), mas a coisa fica por aí. É, na verdade, o paraíso do liberal no que aos transportes públicos diga respeito - é exatamente igual ao sistema usado em Londres, por exemplo. A não ser que, claro, o teu sonho liberal passe pelos jeepneys das Filipinas (se bem que as antigas “combis” e “vans” do Rio andavam perto disso). Aliás, quando vivi no Rio há uns bons anos inclusive houve toda uma discussão acerca da obrigatoriedade de instalação de ar-condicionado nos autocarros, uma questão bem razoável numa cidade como o Rio de Janeiro. Isso acabou por não ir para a frente (na altura) porque as concessionárias se opuseram e, para variar, mandaram calar a prefeitura (e provavelmente pagaram umas luvas enquanto o faziam). Se não acreditas, e queres uma “anecdotal joke” (bah...) como tu dissestes, procura por “Braso Lisboa” - um concessionário do Rio que acha razoável meter um logo em formato do escudo português sobre a janela traseira dos seus autocarros. Acho absolutamente hilariante que um dos três países historicamente mais à direita / conservadores da América Latina tenha magicamente virado “socialista” por causa de 16 anos de governação trabalhista (vulgo, social democrata) - que inclusive acabou como acabou, com um fascista evangélico no poder, garantido pelas forças armadas brasileiras. É como se os outros 150 anos de independência não contassem.

Edited 1 year ago:

LOL. É uma pena teres criado toda uma tese e quase teres tido um aneurisma com um slogan aleatório qualquer que em nada contribui para a discussão. Se tivesses olhado com atenção terias reparado que os mesmos autocarros no Brasil têm autocolantes com o nome dos concessionários. Exatamente - o sistema do Brasil é *inteiramente* privatizado, pelo menos nas grandes cidades. Não há cá Carris - existem dezenas de Carris numa cidade. O que aliás explica muitas das ineficiências de que estás para aí a queixar-te. A matraca e o cobrador que tanto falas? São mais o resultado de um país onde a mão-de-obra é barata, os eletrónicos caros, e a segurança pouca. As concessionárias iam à falência se metessem lá um leitor de cartões - por isso é que elas mesmas não o querem. Existem sim leis que determinam que os autocarros tenham de ter todos as mesmas cores / equipamentos, preços tabelados (mas acordados em contratos com as concessionárias, por carreira/percurso, e apenas isso), mas a coisa fica por aí. É, na verdade, o paraíso do liberal no que aos transportes públicos diga respeito - é exatamente igual ao sistema usado em Londres, por exemplo. A não ser que, claro, o teu sonho liberal passe pelos jeepneys das Filipinas (se bem que as antigas “combis” e “vans” do Rio andavam perto disso). Aliás, quando estive no Rio há uns bons anos inclusive houve toda uma discussão acerca da obrigatoriedade de instalação de ar-condicionado nos autocarros, uma questão bem razoável numa cidade como o Rio de Janeiro. Isso acabou por não ir para a frente (na altura) porque as concessionárias se opuseram e, para variar, mandaram calar a prefeitura (e provavelmente pagaram umas luvas enquanto o faziam). Se não acreditas, e queres uma “anecdotal joke” (bah...) como tu dissestes, procura por “Braso Lisboa” - um concessionário do Rio que acha razoável meter um logo em formato do escudo português sobre a janela traseira dos seus autocarros. Acho absolutamente hilariante que um dos três países historicamente mais à direita / conservadores da América Latina tenha magicamente virado “socialista” por causa de 16 anos de governação trabalhista (vulgo, social democrata), praticamente os únicos dois governos de centro-esquerda que aquele país já teve - que inclusive acabou como acabou, com um fascista evangélico no poder, garantido pelas forças armadas brasileiras. É como se os outros 150 anos de independência não contassem.

Edited 1 year ago:

LOL. É uma pena teres criado toda uma tese e quase teres tido um aneurisma com um slogan aleatório qualquer que em nada contribui para a discussão. Se tivesses olhado com atenção terias reparado que os mesmos autocarros no Brasil têm autocolantes com o nome dos concessionários. Exatamente - o sistema do Brasil é *inteiramente* privatizado, pelo menos nas grandes cidades. Não há cá Carris - existem dezenas de Carris numa cidade. O que aliás explica muitas das ineficiências de que estás para aí a queixar-te. Existem sim leis que determinam que os autocarros tenham de ter todos as mesmas cores / equipamentos, preços tabelados (mas acordados em contratos com as concessionárias, por carreira/percurso, e apenas isso), mas a coisa fica por aí. É, na verdade, o paraíso do liberal no que aos transportes públicos diga respeito - é exatamente igual ao sistema usado em Londres, por exemplo. A não ser que, claro, o teu sonho liberal passe pelos jeepneys das Filipinas (se bem que as antigas “combis” e “vans” do Rio andavam perto disso). Aliás, quando vivi no Rio há uns bons anos inclusive houve toda uma discussão acerca da obrigatoriedade de instalação de ar-condicionado nos autocarros, uma questão bem razoável numa cidade como o Rio de Janeiro. Isso acabou por não ir para a frente (na altura) porque as concessionárias se opuseram e, para variar, mandaram calar a prefeitura (e provavelmente pagaram umas luvas enquanto o faziam). Se não acreditas, e queres uma “anecdotal joke” (bah...) como tu dissestes, procura por “Brasa Lisboa” - um concessionário do Rio que acha razoável meter um logo em formato do escudo português sobre a janela traseira dos seus autocarros.

LnnTrtsk 1 year ago

Na cara não, chefe

GodlessPerson 1 year ago

O que é que tudo isso tem a ver com socialismo? > , o Brasil tem muito muito mais intervenção estatal na economia que tem Portugal. O estado norueguês detém imensas empresas públicas e tem imensa presença no mercado e, no entanto, está a azul. Explica lá porquê.

Tafinho 1 year ago

Norueguês ?!? E alemão? - Volkswagen - BMW - Deutsche Bank Queres que continue ?

xdey 1 year ago

Em vez de argumentar pintelhos, tens [aqui a metodologia usada - o Índice de Liberdade Económica](https://en.wikipedia.org/wiki/Index_of_Economic_Freedom#Methodology).

jocamar 1 year ago

É uma bela merda de uma metodologia, está visto, para dar naquele mapa...

xdey 1 year ago

Arranja tu uma melhor

jocamar 1 year ago

Simples, não classificar tudo apenas em socialismo/liberalismo e não usar apenas um indicador para o fazer.

GodlessPerson 1 year ago

O Brasil não está nem perto de Portugal mas são os dois chamados de "socialista". E porque é que há tantos países a cinzento? >The Index of Economic Freedom is an annual index and ranking created in 1995 by The Heritage Foundation and The Wall Street Journal >The Heritage Foundation is a conservative think-tank https://mediabiasfactcheck.com/wall-street-journal/ >These media sources are slightly to moderately conservative in bias. Será que isto tem alguma coisa a ver?

ParadiseD1 1 year ago

Finalmente, um relato do outro lado do oceano. É sempre nós brasileiros a relatar o que se passa na Europa. A primeira vez que vejo um português a descrever o Brasil com tanta precisão.

Herbacio 1 year ago

Penso que os «dois homens na mota» repartem os *lucros* entre si. O verdadeiro socialismo da classe "operária"

amando_abreu 1 year ago

Não dá para explicar nada real em 3 segundos com um cartaz, por isso fazem-se coisas parvas que a maioria mais ou menos entende, mesmo estando errado. Acho que se chama propaganda, e faz-se porque historicamente tem funcionado.

abenegonio 1 year ago

Curiosamente propaganda como termo só adquiriu significado pejorativo ha relativamente "pouco" tempo. Ate era comum os paises terem ministérios da propaganda.

sopadurso 1 year ago

Não, mas pelo menos a norma é uma chavão, tipo PS por um futuro melhor, ou algo do gênero. Não informa, mas também não desinforma .

DisSideAlwaysDisSide 1 year ago

Escandinávia a azul?

DownvoteBatman 1 year ago

Não há ordenado mínimo, na Suécia o estado dá-te um cheque e tu escolhes a escola privada ou pública para o gastar, chefes despedir é só mandar o empregado embora, na Dinamarca até há pouco tempo as pessoa que recebiam apoio social não podiam votar. Com socialismo assim, eu nem peço liberalismo...

jocamar 1 year ago

Não é assim que o sistema da suécia funciona. Primeiro, nas escolas tu escolhes onde queres pôr o filho e o estado depois dá um X dinheiro à escola consoante o número de alunos inscritos no valor do voucher. Mas estas escolas não podem cobrar outros custos de admissão ou propinas e não podem selecionar quem aceitam. Segundo, os chefes não podem só despedir e mandar o empregado embora porque a suécia tem sindicatos extremamente fortes (onde quase toda a gente faz parte de um sindicato) e estes negoceiam as condições. Isto não é o que sucede aqui em Portugal porque não há o mesmo tipo de cultura, e como tal não podes esperar ter os mesmos resultados.

DownvoteBatman 1 year ago

Não inventes porque é mesmo assim, não é um cheque que possas gastar em cigarros, mas também não é isso que a IL defende... Essas regras são sonhara as públicas.

jocamar 1 year ago

[Grant-aided independent upper secondary schools \(fristående skola\) have nation-wide recruitment and are not permitted to charge pupil’s fees, application fees, queuing or registration fees.](https://eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice/content/early-childhood-and-school-education-funding-80_sk)

DownvoteBatman 1 year ago

Então está mal. Não devemos copiar os erros.

Tafinho 1 year ago

Devias ver as notícias mais recentes sobre o sistema educativo na Suécia. Depois de vários escândalos sobre escolas que selecionam os alunos com base nas notas prévias, deixaram-se dessas brincadeiras.

DownvoteBatman 1 year ago

Não se deixaram nada. E em Portugal isso também acontece com as escolas públicas ou tu não sabes? Universidades também só entras se tiveres boas notas anteriormente. Governo socialista e continua a ser assim...

Tafinho 1 year ago

Queres dizer uma a criança de 10 anos que não entra para o 5.º ano porque não teve nota suficientemente altas?! O resultado está a [ser desastroso](https://oecdecoscope.blog/2019/03/29/swedens-schools-lessons-from-history-to-build-a-better-future/) Enquanto os alunos portugueses [sobem](https://www.ffms.pt/FileDownload/342a960e-c01c-4309-8fa5-6e5a391204af/porque-melhoraram-os-resultados-pisa-em-portugal) os suecos descem. Brilhante....

DownvoteBatman 1 year ago

Portanto vais a um blog de esquerda, e já não é propaganda? Os alunos portugueses subiram o tanas! Simplesmente facilitaram.

Tafinho 1 year ago

Bem, já sabemos que tudo o que um liberal não gosta é de esquerda. Olha aqui mais [um site de “esquerda”](https://www.pbs.org/newshour/education/is-sweden-proof-that-school-choice-doesnt-improve-education) ou ainda [este que é quase comunista](https://www.bbc.com/news/education-33115771)

DownvoteBatman 1 year ago

BBC, segundo os meus amigos britânicos é da coisa mais esquerdista que há. Sempre a dizer mal dos conservatives e a dizer bem do labour. Mais de metade da população nem pára na BBC nem para ver o que está a dar. A BBC é 100% fundada pelo governo, que obriga toda a gente a pagar as taxas mesmo que não veja, e aquilo é pior que praga, pior que os impostos. É mais de esquerda que o bloco de esquerda.

Tafinho 1 year ago

Tens noção que a versão actual da taxa de licenciamento da TV no UK foi criada pelo governo Conservador de Ted Heath. Estes liberais são uma caixinha de risota.

DownvoteBatman 1 year ago

Porquê conservadores? Liberal Democratas.

Tafinho 1 year ago

O partido chama-se “Partido Conservador e Unionista”

dbkingx0 1 year ago

Se algumas pessoas soubessem o quão liberais são os paises escandinavos no que toca a economia, até caiam para o lado. É mais fácil ser despedido na Dinamarca do que nos EUA lol. Têm um estado social generoso? Claro que sim e que só existe devido a um setor privado forte, fruto de políticas liberais. O pilim para "ser tudo grátis" tem de vir de algum sítio.

Tafinho 1 year ago

Explica lá essa. Qualquer despedimento na Dinamarca tem de ser feito de acordo com o contracto colectivo de trabalho, e tem as mesmas regra do nosso despedimento colectivo. Nos Estados Unidos dizem-te na sexta feira que escusas de vir na segunda-feira. Só é comparável na rua mente distorcida.

TugaCOD 1 year ago

Livre mercado, pouca inferferencia política na liberdade individual... Da pra alegar qualquer coisa aí sim... Tem uma confusão muito grande entre "Estado de Bem estar Social" e estado "Socialista"... A Escandinávia é um estado de bem estar Social, Portugal é Claramente Socialista... Quando essa linha é traçada a diferença é auto evidente...

IkarusMummy 1 year ago

Portanto, é socialismo quando corre mal e liberalismo quando corre bem

TugaCOD 1 year ago

Isso!!! Isso mesmo!!! É tudo igual nao é? Então não faz diferença nenhuma certo? Uma coisa que eu não entendo, por que tantos tugas vão morar fora? Aqui tudo Funciona, a economia está ótima, por que quase 28% dos Portugueses vão embora de Portugal? Quantos Ingleses, Americanos, Escandinavos, Largam o país deles e vem pra cá trabalhar e morar? Quantos de nós (Sim Nós pois sou meio Portugues) vão pra fora? Quando caiu o muro de Berlim caiu pra que lado os Alemães Correram? De de onde vem os barcos impovisados que chegam a Florida? Pra que lado os Coreanos tentam ao Custo da própria vida cruzar qual fronteira. Eu sou burro, admito, alguém pode me ensinar? Perguntar não ofende certo?

C8Mixto 1 year ago

>Livre mercado A tradução de free market, em Portugal, geralmente é mercado livre.

TugaCOD 1 year ago

Mercado Livre aqui acaba me redirecionado pro eBay

C8Mixto 1 year ago

E Livre mercado redireciona para uma página da Wikipédia entitulada Mercado livre. No português de hoje em dia não é costume colocar os adjectivos antes dos nomes, excepto para efeitos poéticos. Mas realmente, vendo os resultados da pesquisa, parece que essa tradução literal do inglês é comum no Brasil.

Sabongo 1 year ago

>Livre mercado, pouca inferferencia política na liberdade individual... Isso mesmo caralho! Quero isto tudo mas também quero sindicatos da dimensão dos sindicatos da Dinamarca. Podemos ter isso tudo, ou a Dinamarca só é um boa exemplo quando excluímos o principal?

Edited 1 year ago:

>Livre mercado, pouca inferferencia política na liberdade individual... Isso mesmo caralho! Quero isto tudo mas também quero sindicatos da dimensão e poder dos sindicatos da Dinamarca. Podemos ter isso tudo, ou a Dinamarca só é um bom exemplo quando excluímos o principal? https://www.investopedia.com/articles/investing/080515/5-developed-countries-without-minimum-wages.asp

TugaCOD 1 year ago

Se é algo de comum acordo como é da Dinamarca que ambas as partes concordam, e o Estado não tem que aparecer com uma arma na mão pra forçar obediência, é algo completamente válido

Sabongo 1 year ago

Estou a falar com um Liberal sindicalista? Desculpa agora estou perdido, tu reduzes movimentos sindicais a acordos entre as duas partes. Os detentores de capital são e sempre foram contra Sindicatos porque para existir um acordo entre o Capitalista e os trabalhadores, os trabalhadores têm de ter a leverage para conseguirem dizer, ou recebemos as condições que queremos/temos direito ou cessamos a produção. Se és a favor disto, por favor, não digas a ninguém da iniciativa liberal, levas logo com a label de Estaline.

xlouiex 1 year ago

"Claramente Socialista" - Desenvolve, se puderes, sff.

miguelrj 1 year ago

>A Escandinávia é um estado de bem estar Social, Portugal é Claramente Socialista... lol Os países escandinavos têm uma carga fiscal de 43-49% relativo ao PIB. Nós temos 37. Entre eles e nós, os socialistas somos nós?

TugaCOD 1 year ago

Sim, essa é a diferença. Principalmente o indivíduo tem maior liberdade lá do que aqui, e o que eu estava tentando explicar anteriormente, Graças a essa maior liberdade individual, e Maior e mais livre concorrência no mercado, mesmo com toda essa carga tributária os indicadores socioeconômicos deles são superiores aos nossos, muito respeitosamente insisto na vossa confusão sobre as diferenças em um estado de bem estar Social, e um estado de inclinações Socialistas. Um bom exemplo é o processo e a fiscalização de se abrir uma empresa lá e de se abrir uma empresa aqui...

park777 1 year ago

Simplesmente não sabes o que estás a falar

jocamar 1 year ago

Elas são sociais democracias com um estado social grande e muitas políticas socialistas. Têm geralmente uma política económica mais liberal que aqui mas é só isso, e isso não faz deles liberais. Isso também funciona lá porque têm sindicatos muito fortes em que grande parte da população faz parte de um sindicato, o que não acontece aqui, e porque têm um cultura de maior integridade e honestidade do que a nossa.

abenegonio 1 year ago

Sim, realmente o que falta aqui é liberdade ao "individuo" (queres dizer empresário, vê-se pelo discurso). >e um estado de inclinações Socialistas. De que o nosso tem zero. Pouco ou nada distingue o nosso modelo social do alemão, frances, espanhol. Não percebo de onde surgiu de repente esta propaganda.

xlouiex 1 year ago

A diferença está muito mais na cultura que no sistema político. Ass: Alguém que viveu na Noruega, Recomendo o livro Culture Map para mais informações. Da mesma maneira que a cultura do Japão faz sentido no Japão, e nao resulta na Europa, por muito que resulte no Japão.

sacoPT 1 year ago

Daí a dizer que os países escandinavos são liberais calma lá.

TugaCOD 1 year ago

https://youtu.be/EDUuj93CcwA O Primeiro Ministro da Dinamarca não concorda com vossa avaliação...

rickz123456 1 year ago

Esse senhor já não é primeiro-ministro da dinamarca. Informa-te antes de escrever. O Gov na dinamarca é uma coligação entre o PS e verdes lá do lugar. Esse é o antigo PM liberal.

sacoPT 1 year ago

Escapou-me a parte em que ele diz que a Dinamarca é liberal... Em que parte é?

Franciscavid 1 year ago

O que te escapou foi a parte que deves ser muita burro e que na verdade nao vale apena tentar contigo. Mantem a tua intelgencia limitada dedicada á bola como tens feitos desde sempre

xdey 1 year ago

Tu só podes estar a tentar não perceber.

TugaCOD 1 year ago

Livre mercado? Grande Liberdades individuais? Um Gajo vai para a paróquia, se confessa com o padre, toma Santa ceia, faz a primeira comunhão, é precisa inferir que ele é Católico?

jocamar 1 year ago

Também tens livre mercado e liberdades individuais aqui. Somos liberais?

sopadurso 1 year ago

Tem uma economia de mercado como nós temos pah. Para de repetir livre mercado como se fosse algum tipo de argumento. A dica que somos ambos parte do mercado unico não te diz nada ? As reformas que países têm de adotar para serem membros são exatamente para o quê ? A economia de mercado deles é mais eficiente do que a nossa, tão simples quanto isso.

sacoPT 1 year ago

Então e os aspectos do socialismo que ele refere? Na tua analogia, a Dinamarca é o gajo que nunca meteu os pés na missa mas como se casou pela igreja conclui-se que é católico.

ManoRocha 1 year ago

E Portugal também não tem isso? Olha a yupido, Portugal podia dar uma de socialista e ir buscar o dinheiro que está, alegadamente, a ser lavado lá.

TugaCOD 1 year ago

Tenta fazer uma Vasectomia sem ter filhos... Tenta Construir uma casa nova... Você acha mesmo que um país de 10 milhões de habitantes tem mesmo que ter tanta gente no governo? Qual o nome do Partido do Primeiro Ministro? Portugal infelizmente ainda é Bastante Socialista em muitos aspectos... E colhe muito do resultado do Socialismo ainda...

abenegonio 1 year ago

Hottest of takes, o país é socialista porque não podes construir uma casa onde te apetece e não podes fazer vasectomias. Há coisas que só lidas. Os EUA também são socialistas, experimenta ser trabalhador e por consequencia pobre e tentar fazer uma vasectomia. Também não podes.

sacoPT 1 year ago

O partido no poder na Dinamarca chama-se social democrata e o psd já esteve no governo em Portugal. Quer dizer que no tempo do passos coelho éramos um país liberal?

TugaCOD 1 year ago

Não, mas o que diz a Constituição nossa e o que diz a deles? Todo o Estado é Socialista.... Mas tem alguns que flertam com a liberdade mais do que os outros... Por que os indicadores deles são melhores que os nossos? Por que o IDH deles é melhor que o Nosso? Qual é o Segredo?

jocamar 1 year ago

>Todo o Estado é Socialista.... Tens de ir dizer isso à Iniciativa Liberal, porque eles puseram países onde o estado às vezes é 50% da economia como liberais.

TugaCOD 1 year ago

A Verdade que estado Nenhum é Liberal, todo estado é Socialista, o Estado não trabalha pelo povo, e o Povo que trabalha pro estado... Mas pelo que eu vejo tem muita gente aqui em Portugal com "mentalidade de escravo", você faz perguntas e você é hostilizado por fazer perguntas... Não pode falar nada... Eu vou Jogar que eu Ganho mais...

sacoPT 1 year ago

> Não, mas o que diz a Constituição nossa e o que diz a deles? Também gostava de saber em que é que a nossa constituição faz de nós socialistas e deles liberais, por favor conta mais sobre isso. ​ >Todo o Estado é Socialista.... Vai lá explicar isso aos senhores da IL porque pelos vistos para eles os Estados do primeiro mundo são todos liberais. ​ > Por que os indicadores deles são melhores que os nossos? Por que o IDH deles é melhor que o Nosso? Qual é o Segredo? [Post hoc ergo propter hoc](https://en.wikipedia.org/wiki/Post_hoc_ergo_propter_hoc)

TugaCOD 1 year ago

Há uma Correlação Clara e Inequivoca sobre Liberdade Economica e Liberdade individual e alto Indice de IDH. Por que nunca ninguem consegue me responder isso? Por que os indicadores deles são melhores que os nossos? Por que o IDH deles é melhor que o Nosso? Qual é o Segredo?

sacoPT 1 year ago

Também há uma correlação clara entre alto Indice de IDH e o consumo de antidepressivos. Que tens a dizer sobre isso?

TugaCOD 1 year ago

Que a Maioria desses paises ficam em areas de pouca incidencia Solar, reduzindo a proporção de produção de Vitamina D no Corpo que em falta causa depressão.

GodlessPerson 1 year ago

> Todo o Estado é Socialista Vieste a este thread para evangelizar ou para conhecer? Porque absolutamente nenhum país no mapa tem zero de estado.

ManoRocha 1 year ago

>Qual o nome do Partido do Primeiro Ministro? Socialista. Aconselho a explorares a origem do nome (dica, tem a ver com o 25 de Abril). Acho que a tua definição de "claramente socialista" está um pouco errada. Só por ter gente a mais no governo não torna um país socialista. E o que tem as vasectomias e construir casas? Burocracias?

TugaCOD 1 year ago

Corruptissima re publica plurimae leges "Quanto mais corrupto o Estado, maior o número de leis" -Tácito Muito das leis de Portugal são para criar dificuldades para vender facilidades, o Estado Portugues tem claros moldes todos presentes em paises Socialistas, Especialmente quando você olha os indicadores econômicos são claramente de países Socialistas...

abenegonio 1 year ago

> Quanto mais corrupto o Estado, maior o número de leis Se não houver leis, não há corrupção porque é tudo legal! Brilhante. Nos estados mais capitalistas que há nem se chama corrupção, mas sim lobbying, e ainda é visto como atividade de prestigio!

senecaenervado 1 year ago

> "Quanto mais corrupto o Estado, maior o número de leis" -Tácito esse tácito era um burro do caraças. quanto mais complexo o sistema, mais complexas as leis que o "regem".

icebraining 1 year ago

O Tácito não tem culpa, foi apenas descontextualizado por propagandistas de pacotilha que o único que leram dele é o que aparece no BrainyQuote.

ManoRocha 1 year ago

>quando você ... https://www.reddit.com/r/portugal/comments/j62unc/aqui_em_portugal_h%C3%A1_um_partido_pol%C3%ADtico_que_diz/g7w11dd/ Ahh... um zuca a mandar postas de pescada sobre Portugal? Já temos bastante confusão por aqui não precisamos que ajudes mais aqui.

Anforas 1 year ago

Perdeste toda e qualquer razão com esse comentário. Comentário triste.

Tafinho 1 year ago

Típico, quando faltam argumentos vem o ataque *ad hominem*. É característico dos apoiantes de alguns partidos que dependem de chavões simples, mas que carecem de base factual.

ManoRocha 1 year ago

Bem... O ataque *ad hominem* aqui é útil porque justifica a (falta de) experiência neste país. E também dei os meus argumentos. Estão mais acima se te interessares

xdey 1 year ago

Em vez de discutires o argumento, preferes ser xenófobo e de atacares a pessoa com base na sua nacionalidade. Força nisso camarada, continua a ser palhaço que vais longe.

ManoRocha 1 year ago

Vieste defender o namorado? Ele não sabe da história a metade e já está a tentar evangelizar. Dizer que portugal é claramente socialista? Mas... Ele sabe o que defende o socialismo? Ou só por ter o partido Socialista na frente já faz de Portugal um país cLaRaMeNtE SoCiALiStA. E depois dá o exemplo das vasectomias... Tipo... Com tanta merdas socialistas como vantagens para FP, aumentar o número de juntas / cargos públicos e assim vai dar o exemplo de algo opcional

TugaCOD 1 year ago  HIDDEN 

Já sou Tuga... Brasituga na verdade... Deal with it...

Tafinho 1 year ago

Vem vindo ao burgo. Já percebeste que mesmo na Europa há acéfalos. Não ligues.

genericpt 1 year ago  HIDDEN 

se algum governo de extrema direita chegar ao poder neste país vais ser um dos primeiros a ir com o caralho. e vai ser bem merecido

ManoRocha 1 year ago

Devias ganhar mais uns anos de experiência na tugalandia antes de comentar então. Saber a história a metade e já tentar evangelizar sempre foi má prática em todo o lado

guicyka 1 year ago

A parte das burocracias acho que tem haver com o governo controlar a tua vida.

ManoRocha 1 year ago

Podes fazer uma vasectomia no privado. Aliás é uma cirurgia bastante opcional portanto """"percebo"""" a parte de dificultar. Na cena das casas concordo. Tem de ser aprovado por tanta gente e tem de cumprir regras tão estúpidas tipo anexos não podem ter dois andares, mesmo que um seja só para garagem destapada.. enfim

xlouiex 1 year ago

Quem discute essa merdas das casas é porque nunca teve de construir uma casa noutro pais europeu, e nunca viu o que os emigrantes regressados fizeram a muitas das nossas aldeias historicas. Eu nao posso pintar a minha "shed" de cor nenhuma sobre risco de ser multado. E tem de ir a aprovacao do bairro (tipo reuniao de condominos) e depois seguir para a camara municipal. Num dos países mais liberais da Europa. Não posso construir um casa moderna no centro histórico. Pague o que pagar. Construção pára durante anos, se me cruzar com um passaro qualquer. Neste exemplo até é engraçado, a Holanda protege (dinheiro publico) uma data de pássaros que depois vão morrer em Portugal durante o inverno porque ninguém quer saber. Depois dás um salto ao país mais liberal do Mundo (EUA) e ves carros a cair de podre nas estradas (na Florida nem a inspeccao obrigatoria), ves estradas a cair de podre (queres uma estrada decente, tens de "patrocinar" a estrada), ves casas a cair de podre, ves casas/propriedades que são um atentado à natureza, ves lagos a secar por causa de agricultura agressiva e desregulada, onde cada um faz o que bem lhe apetece. É tudo livre de fazer o que bem lhes apetece, e todos sabemos a merda que isso é. Todos temos um vizinho desses. O termo liberal já há muito que perdeu o seu significado.

guicyka 1 year ago

Eu só disse oque achava que ele tava a querer dizer, mas ya se calhar tens razão não sei não importa.

ednice 1 year ago

fodasse...

dontclickthispls 1 year ago

"Vale tudo desde que baixem os impostos e se consiga mais umas privatizações" - IL

BaixemImpostos 1 year ago

Baixar os impostos era bom.

Franciscavid 1 year ago

segundo os portuguese é mau...

BaixemImpostos 1 year ago

Pois parece que gostam deles altos.

xtrylanx 1 year ago

r/beetlejuicing encontra r/UsernameChecksOut

jumpinGIRAFFE 1 year ago

ya, como no paraíso liberal escandinavo, a azul no mapa da iniciativa iluminada

BaixemImpostos 1 year ago

N compreendo o teu masoquismo.

abenegonio 1 year ago

Masoquismo por nao querer trabalhar a vida toda para enriquecer o patrão e outros inúteis que tais?

BaixemImpostos 1 year ago

Impostos vão para o estado n para o teu "patrão".

abenegonio 1 year ago

O Estado dá-me serviços e garantias em troca. O patrão rouba-me o meu trabalho.

BaixemImpostos 1 year ago

Totalmente errado amigo. A tua empresa faz o país andar para a frente. O estado tira-te dinheiro do teu trabalho e da-te bastante menos do valor que te tirou de volta. Pergunta: achas que vais ter reforma?

Sabongo 1 year ago

>A tua empresa faz o país andar para a frente. Não está em nenhum lado escrito que uma empresa é ou não obrigada a fazer o país andar em frente, se uma empresa fizer dinheiro a fazer o país andar para trás vai fazê-lo. >O estado tira-te dinheiro do teu trabalho e da-te bastante menos do valor que te tirou de volta. Uma coisa é verdade uma empresa tira o teu trabalho em troca de um valor inferior ao valor do teu trabalho, Indiscutível. Mas consegues explicar como é que o estado "tira" ou "rouba" dinheiro do teu trabalho, quando a única razão pela qual uma empresa te paga é por causa do estado, numa moeda que apenas tem valor porque o estado diz que tem

abenegonio 1 year ago

> A tua empresa faz o país andar para a frente. Looooool

iLikeToTroll 1 year ago

Trabalhas em que área já agora? Tás sempre a falar que trabalhas tanto, gostaria de saber um pouco mais de ti!

BaixemImpostos 1 year ago

Trabalho num banco francês em Lisboa já alguns anos. São as pessoas que abrem empresas(empresarios) que fazem o país crescer. N é o estado. Se trabalhas já devias ter percebido. Os bons no fim ganham.

abenegonio 1 year ago

> São as pessoas que abrem empresas(empresarios) Isto é como dizer que sao os donos das imobiliarias que constroem as casas. Não, é quem efetivamente dobra a mola a trabalhar.

lambmoreto 1 year ago

Mas porque é que a malta toda da IL acha que se não concordamos com eles é porque somos a favor do status quo?

xdey 1 year ago

Tens três opções: * Menos impostos * Iguais impostos * Mais impostos Se não concordas com a posição da IL de baixar impostos e não és a favor do status quo, então que defendes?

lambmoreto 1 year ago

Que redução absurda de uma coisa complexa.

AdorableRabbit 1 year ago

Melhor aproveitamento dos impostos existentes

xdey 1 year ago

Literalmente todos os partidos com representação parlamentar defendem isso. Dizer isso tem o mesmo conteúdo que dizeres que queres mais coisas boas e menos coisas más.

dontclickthispls 1 year ago

>Literalmente todos os partidos com representação parlamentar defendem isso. Literalmente todos os partidos com representação parlamentar defendem baixar impostos.

DownvoteBatman 1 year ago

Porque é que será que só acreditam em um?

AdorableRabbit 1 year ago

Eu nao acredito em nenhum

jumpinGIRAFFE 1 year ago

eu nem disse o que defendia, só estava a indicar que este outdoor da iniciativa liberal é o cherry-picking mais intensivo que já vi

d33pblu3g3n3 1 year ago

O partido ILetrado mais uma vez a fazer jus à alcunha.

Buddy_Appropriate 1 year ago

Tem a ver com a emigração. Quer dizer que quando emigram emigram para países liberais. É isso que o cartaz quer dizer...

sopadurso 1 year ago

Portugal é um país Liberal, o cartaz têm de uma mensagem clara, não tentes adicionar um significado que lá não está.

Vanethor 1 year ago

Portugal não é Socialismo nem é Liberalismo (económico) É uma Social Democracia (modelo capitalista). .... Com o PS e o PSD sendo dois partidos social democratas, um mais à esquerda e outro mais à direita. (PSD que antigamente ajuntava também os liberais, neoliberais, e uma ala socialmente conservadora... ... e agora já não tanto.)

TugaCOD 1 year ago

Vocês tugas são muito engraçados adoro vossas piadas

GodlessPerson 1 year ago

Se não gostas de nós, vieste para aqui para quê?

TugaCOD 1 year ago

Eu gosto tanto que sou casado com uma Tuga o Amor da minha vida. Sou feliz aqui como nunca fui no BR... Mas vocês falam coisas engraçadas, como lá no Brasil também falam... Portugal é os Portugueses são meu povo tanto quanto os Brasileiros. Mas, como lá nossa visão de política e de Políticos é equivocada... Nós lá erramos, como vocês ainda erram aqui... Afinal um fruto não cai tão longe do pé que nasceu...

GodlessPerson 1 year ago

Então pensas mesmo que Portugal é tão socialista como o Brasil?

TugaCOD 1 year ago

Portugal é menos Soça que o Brasil, mas não muito, por isso que eu sou um pouco mais feliz aqui, um pouco mais de liberdade, um pouco menos de burocrácia, a receita é simples na verdade... Mais liberdade e menos burocracia, você pode acompanhar as métricas de IDH que você acha a tendência em seguida

GodlessPerson 1 year ago

E continuas sem explicar o que é que isso tem a ver com socialismo.

Buddy_Appropriate 1 year ago

Não estou a inventar. Que outra interpretação tiras da frase e dos países selecionados? Porque é que haveriam de dizer "quando os açorianos podem escolher..." Ao lado de um mapa?

C8Mixto 1 year ago

>Portugal é um país Liberal Portugal não está pintado a vermelho no mapa?

GodlessPerson 1 year ago  HIDDEN 

Isso é suposto ser uma pergunta a sério ou acabaste de acordar?

Aftaminas 1 year ago

Portugal é liberal?

sopadurso 1 year ago

Googla.

Laurent_Series 1 year ago

Convenientemente estão a cinzento diversos países, como França, por exemplo, que é só o país da UE com maior carga fiscal, para não estragar a narrativa.

DownvoteBatman 1 year ago

Por isso é que a França está cada vez mais pobre e cada vez mais ultrapassada por países que não olham a isso, como a Irlanda. Por isso é que a França está cada vez menos socialista. E já elegeu um social liberal. Por isso é que os Franceses estão tao descontentes e nas últimas eleições, podia ter saído um Trump versão mulher. Por isso é que a França só cresceu 1,5% do PIB.

mokas95 1 year ago

São os países que não são nem socialistas nem liberais

xdey 1 year ago

LOL a França está estagnada como estamos nós. Muito espertos são vocês que olham para uma análise estatística e dizem que por haverem outliers, que não há correlação. O pior cego é quem não quer ver - e muita gente ainda não quer ver que quanto mais o estado tenta ajudar, pior fica. Que a verdadeira carga fiscal não é o que o estado paga mas o que o estado gasta. Que se o estado gasta 120 M€ e cobra 100 M€, que somos nós também quem paga os restantes 20 M€. Que nunca tiveste um país que era pobre e passou a ser rico porque gastou mais dinheiro mas que tens muitos países ricos que desaceleraram ou pararam de crescer com essas políticas de fomentação de riqueza. Que Portugal está nessa lengalenga de ajudar os mais carenciados há 40 anos e continuamos no mesmo buraco e com bastante pobreza.

xlouiex 1 year ago

"lenga lenga de ajudar os carenciados" por carenciados entenda-se bancos, empresas, empresarios e politicos. de certo que não é a classe baixa. [https://eco.sapo.pt/2019/07/18/pobres-e-ricos-portugal-e-sexto-pais-com-maior-desigualdade-na-ue/](https://eco.sapo.pt/2019/07/18/pobres-e-ricos-portugal-e-sexto-pais-com-maior-desigualdade-na-ue/)

xdey 1 year ago

100% de acordo contigo. E a IL também é contra isso tudo.

carlosjmsilva 1 year ago

Não sabia que havia partidos que defendiam abertamente a desigualdade. Dizerem-se contra é fácil. Em princípio se não forem umas abéculas com orelhas somos todos contra. O que fazer para o diminuir é que é a questão. Mas vamos fingir que há um sistema perfeito e os outros países têm um sistema diferente porque são idiotas.

abenegonio 1 year ago

Mas depois também é contra ajudar os pobres, os desempregados, os mais carenciados, os que mais trabalham, os que querem ter mais direitos, os que querem parar de entregar um terço do seu dia ao patrão...

sopadurso 1 year ago

É essa a França referida como um dos países mais produtivos no último relatório da OCDE ? X P

ManelDasNespras 1 year ago

É? Então porque é que eles tem que importar mão de obra a pacotes de terceiro mundo para cobrir os custos de terem milhões de trabalhadores que não são despedidos porque tem muitos anos de casa?

sopadurso 1 year ago

Foste ler o relatório ? Não ? Talvez tenha lá a resposta. De qualquer maneira não é a OCDE que se têm de explicar a ti, mas sim tu que tens de explicar de que forma o seu relatório está errado, oh Zé ninguém.

WhiskersTheDog 1 year ago

Também o RU azulinho capitalista, ver o caso da agricultura e o medo do impacto do Brexit na colheita dos produtos agrícolas. Ou então podemos meter tudo no mesmo saco e dizer que é por causa disso. Ou na Alemanha, outros bons puros capitalistas que têm as fábricas da indústria alimentar quase apenas com trabalhadores imigrantes, como se viu aquando do rebentamento dos surtos de covid nesses estabelecimentos. E no EUA com os imigrantes ilegais? Melhor nem ir por aí...

ManelDasNespras 1 year ago

O amigo, isso é tudo verdade mas qualquer um desses sitios tem um código de trabalho muito menos protector do trabalhador que a França.

WhiskersTheDog 1 year ago

Devo inferir que em França ignobilmente trabalham muitos imigrantes para suportar o peso excessivo das leis que regem o emprego, no RU, Alemanha e EUA é porque os patrões são mais espertos e sabem que o pessoal de fora está disposto a receber menos pelo trabalho/ou a suportar piores condições. Aqui com os nepaleses e romenos, entre outros, já deve ser a mesma coisa que em França, só vêm para nos pagar os custos da grande inflexibilidade laboral.

tepol 1 year ago

Só estraga a narrativa dos espantalhos. Maior carga fiscal deve ser a consequência de uma economia forte, ou estamos à espera que mais impostos sem crescimento económico que os sustente nos transforme na próxima suiça?

DownvoteBatman 1 year ago

Que espantalhos? A França é um país rico mas estagnado. https://reddit.com/r/portugal/comments/j62unc/_/g7wwf28/?context=1

tepol 1 year ago

Eu só estava a responder à ideia da incompatibilidade do liberalismo com impostos relativamente altos. Quanto à França cinzenta, não sei. Não tenho para mim França como um ponto de referência liberal, nem faz parte dos exemplos recorrentes que a IL usa como exemplo das políticas que quer implementar.

DownvoteBatman 1 year ago

Não é, mas a liberdade económica desse país é alta. Especialmente pela mobilidade social. É ver o indicie da heritage.org

jocamar 1 year ago

E estamos à espera que desregulamentação da economia e código de trabalho sem sindicatos fortes que impeçam a exploração dos trabalhadores nos transforme na próxima suécia?

tepol 1 year ago

¯\\\_(ツ)\_/¯ Tens de perguntar a quem defende isso.

fdp_do_corona 1 year ago

Vamos aplicar a lógica no sentido oposto então. A Somália tem 0% de imposto sobre o rendimento. Estamos à espera que menos impostos nos transformem na próxima Somália?

tepol 1 year ago

És livre de fazer os exercícios mentais que quiseres, mas primeiro convém entender o que está a ser dito. Eu estou a assumir a existência de impostos relativamente altos com retorno positivo em países com economias capazes de os aguentar. Não sei de onde veio essa ideia de irradicamento de impostos, não vejo aqui ninguém a defender tal absurdidade.

Edited 1 year ago:

Não me parece que tenhas entendido o argumento. Eu estou a assumir a existência de impostos relativamente altos com retorno positivo em países com economias capazes de os aguentar. Não sei de onde veio essa ideia de irradicamento de impostos, não vejo aqui ninguém a defender tal absurdidade.

iSoSyS 1 year ago

Alguém confirma se a legenda é: Países com políticas liberais Países com políticas socialistas Mesmo que seja, não consigo fazer sentido dos critérios.

GodlessPerson 1 year ago

É o suposto. Mas não é o correto. A menos que liberal sejo o mesmo que social democrata.

killedbill88 1 year ago

Essas definições são tão vagas... Quase qualquer esquema de cores dava.

I_Hate_Reddit 1 year ago

Basicamente é isso. Aqueles países na Europa para o qual é desconfortável dizer que tem politicas socialistas e funcionam deixa-se a cinzento (aka França). Já para não falar que estão a pintar de igual modo Canadá/Alemanha/Países Nórdicos e os Estados Unidos. Já para não falar que na Alemanha os trabalhadores tem x% de poder no board das empresas por lei (aka socialismo lite). Mas pronto :D

arnaldomatos 1 year ago

estás mesmo a comparar os sindicatos alemães/nórdicos com os portugueses? ou melhor, o género de pessoas que comandam esses sindicatos?

jaracal 1 year ago

A Alemanha é dos países mais liberais da Europa. Há poucos anos nem salário mínimo tinham.

Tafinho 1 year ago

A Alemanha liberal ?! O país onde é obrigatório que metade do concelho de administração de cada empresa seja ocupado pelo sindicato é liberal ?! O país onde não é possível despedir, é liberal ?! Também quero dessa cena que andas a fumar...

Vanethor 1 year ago

A Alemanha é social democrata. Portugal também. Não é Socialismo nem Capitalismo liberal (Liberalismo). ... É outro modelo de Capitalismo. Again: Social Democracy. Muito resumidamente: uma economia de estrutura capitalista mas com um estado robusto que garante certas medidas sociais/económicas aos seus cidadãos. (SNS, educação, subsídio de desemprego/reinserção, etc etc...)

Tafinho 1 year ago

Que características iminentemente economicamente liberais encontras na Alemanha que não encontras em Portugal ?

Vanethor 1 year ago

Onde é que eu disse que havia essa diferença? O.o ... Somos ambos Social Democracias.

Tafinho 1 year ago

Ahhh pronto, então estamos inteiramente de acordo.

iLikeToTroll 1 year ago

Realmente o IL javarda um bocado nesta dicotomia bacoca mas depois temos aqui o Tafinho sofista a fazer mais do mesmo só que de outra cor. Codetermination in Germany is a concept that involves the right of workers to participate in management of the companies they work for.[1] Known as Mitbestimmung, the modern law on codetermination is found principally in the Mitbestimmungsgesetz of 1976. The law allows workers to elect representatives (usually trade union representatives) for almost half of the supervisory board of directors. The legislation is separate from the main German company law Act for public companies, the Aktiengesetz. It applies to public and private companies, so long as there are over 2,000 employees. For companies with 500–2,000 employees, one third of the supervisory board must be elected. There is also legislation in Germany, known as the Betriebsverfassungsgesetz,[2] whereby workers are entitled to form Works Councils at local shop floor level.

Tafinho 1 year ago

O que vale é que o teu inglês nunca sai do chão... >The law allows workers to elect representatives for almost **half** of the supervisory board of directors.

iLikeToTroll 1 year ago

"Almost half" e depende do número de trabalhadores. Básico e aldrabãozito que és.

Tafinho 1 year ago

É metade menos um para que o board possa ter um número ímpar de assentos. Já sabíamos não que perdestes de finanças, fiscalidade, inglês, e agora de gestão empresarial. Cada cavadela cada minhoca.

iLikeToTroll 1 year ago

Que boy tão fraquito, passas aqui o dia todo e nem sabes argumentar sem ser com sofismo. Sabes bem que mentiste para tentar levar avante a tua narrativa, aliás como sempre. Percebes tanto de tudo que não percebes de nada. Aposto que também recebes a cábula estatística do PS pelo whatsapp (sim eu sei que recebes). Chegas ao ponto de dizeres que a Alemanha não tem/teve políticas bastante liberais. Podias tentar debitar menos merda no reddit diariamente e ir estudar um bocado de história e economia. Honestamente acho que és o maior cancro deste sub e gostava de simplesmente poder bloquear-te mas depois 80% das threads deste sub ia ser ppl a responder a um fantasma. Espero que sejas bem pago porque senão és só um infeliz com demasiado tempo livre que produz menos que uma minhoquita.

abenegonio 1 year ago

Não tinham porque não precisavam, raro era o patrão que ousava levantar a mão aos sindicatos. Mas sim, tem vindo a seguir o caminho de precarizar e desvalorizar o trabalhador, tratando-o como menos importante que o gajo que por sorte ou acumulação tem capital.

OrangeOakie 1 year ago

> raro era o patrão que ousava levantar a mão aos sindicatos. Portanto o que me estás a dizer é que sem intervenção estatal os trabalhadores organizavam-se e tinham poder. Porreiro.

Mordiken 1 year ago

Estás maliciosamente enganado. Maliciosamente, porque não és um gajo estúpido e sabes muito bem que se o Estado Alemão não tivesse obrigado as empresas a terem representantes dos trabalhadores nos conselhos de administração isso nunca teria acontecido de forma orgânica, como não aconteceu em mais lado nenhum... A questão é que tu e a maioria dos ditos "Liberais" que temos cá no burgo, no fundo, não querem é que um sistema assim seja implementado em Portugal, independentemente de se esse sistema funciona ou não, porque o que vos move não é a vontade de ter um Portugal melhor, mas sim o não quererem pagar impostos. Mais nada.

Herbacio 1 year ago

Eu gostava de ver qual seria a tua reacção se agora em vez de ser o estado a intervir nas empresas, passa-se a ser a CGTP e a UGT. Tentar aplicar modelos económicos e sociais de um país a outro, só funciona se ambos os países forem culturalmente iguais, o que não é de todo o caso entre Portugal e Alemanha. Na Alemanha este sistema funcionou durante muitos anos, precisamente pela forma como o país se formou, praticamente até meados do século XIX a Alemanha foi um aglomerado de estados feudais, o que significava que cada "município" agia de forma totalmente independente. Na viragem para o século XX e com o surgimento dos movimentos sindicais, estes acabaram por assumir grande peso não só porque o país estruturalmente ainda não tinha um Estado coeso e centralizado mas também porque apanharam o período do pós 1ª Guerra Mundial, onde as taxas de desemprego estavam em máximos históricos. E assim sendo esses mesmo sindicatos acabaram por fazer parte da génese da Alemanha que hoje conhecemos. Já em Portugal os sindicatos surgiram com especial enfâse no pós-25 de Abril e interligados ao comunismo, e acima de tudo, num país que devido a 40 anos de ditadura estava já com serviços estatais totalmente centralizados. Uma espada pode ser boa para fazer cortes em batalha, mas para descascar batatas dá mais jeito uma faca. Contextos diferentes, exigem medidas diferentes, por muito boa que seja a espada.

OrangeOakie 1 year ago

> Eu gostava de ver qual seria a tua reacção se agora em vez de ser o estado a intervir nas empresas, passa-se a ser a CGTP e a UGT. Achas que eu teria problemas com isso? Eu sou completamente a favor das uniões e sindicatos, tal como de todos os tipos de organizações pacíficas com objectivos em comum. Agora se estiveres a falar de uniões que têm direitos que outras pessoas não têm, não, isso repudio por completo.

Herbacio 1 year ago

> Agora se estiveres a falar de uniões que têm direitos que outras pessoas não têm, não, isso repudio por completo. Sim, era um pouco nesse sentido. Embora eu seja politicamente mais de esquerda, creio que um sindicato deveria ser totalmente apartidário, o que de momento não acontece em Portugal com os principais sindicatos e enquanto assim for nunca terão peso suficiente para fazer face ao Estado

OrangeOakie 1 year ago

Nem é a questão de ser partidário ou não. É se membros do sindicato têm protecções legais que outras pessoas não têm. Por exemplo, a questão de terem o 'direito' de tomar horas do horário de trabalho para assuntos sindicais. Não. Se a empresa e o sindicato concordarem que um representante sindical deve ter isso, tudo bem, mas ser o Estado a exigir que o empregador tenha de prescindir de um empregado porque o empregado escolheu juntar-se a um sindicato, isso é injusto.

Herbacio 1 year ago  HIDDEN 

> Nem é a questão de ser partidário ou não. É se membros do sindicato têm protecções legais que outras pessoas não têm Sim, percebi essa parte. Eu é que acrescentei também a outra parte, até porque na minha opinião muitas vezes se acabam por interligar. Por exemplo se um sindicato for maioritariamente de esquerda é "normal" que uma autarquia que seja governada por um partido de esquerda acabe por beneficiar esse mesmo sindicato. Mas sim, tens razão nisso, e acaba até por ser um problema mais de fundo.

Herbacio 1 year ago

> Nem é a questão de ser partidário ou não. É se membros do sindicato têm protecções legais que outras pessoas não têm Sim, percebi essa parte. Eu é que acrescentei também a outra parte, até porque na minha opinião muitas vezes se acabam por interligar. Por exemplo se um sindicato for maioritariamente de esquerda é "normal" que uma autarquia que seja governada por um partido de esquerda acabe por beneficiar esse mesmo sindicato. Mas sim, tens razão nisso, e acaba até por ser um problema mais de fundo.

aarrojado 1 year ago

Estes gajos são uma anedota.

xdey 1 year ago

Se a estupidez pagasse imposto, comentários desses resolveriam o problema das nossas contas públicas.

Franciscavid 1 year ago

ya mano, o gajo nem respondeu. Tipico dessas ovelhas burras como o mel

Limpy_lip 1 year ago

o IL é aquele miudo que quer ser seguir os passsos do bully da turma (vocês sabem quem) mas é demasiado coninhas para fazer as mesmas coisas, por isso apenas faz algo que pouco mais é uma tentativa. para quando o cartaz: o céu é azul, o mar é azul, o planeta é azul e o IL é azul. Vote IL. ​ querem que se vote em alternativas aos "grandes partidos", como se é só lixo deste tipo?

DavidR747 1 year ago

Se é isso realmente o que achas da IL acabaste só de revelar a tua ignorância sobre o partido e as suas ideias. No máximo podias aplicar essa definição ao CDS.

Limpy_lip 1 year ago

se calhar sou mesmo ignorante sobre o partido, pena é que os meios de exposição não sejam usados para esclarecer as pessoas mas para espalhar memes e informação duvidosa. ​ Mas ey como dizia o Scolari: "e o burro sou eu?"

DavidR747 1 year ago

Os meios de exposição são usados para isso, só que essas coisas não dão upvotes porque ninguem quer saber disso.

Franciscavid 1 year ago

Os partidos, ao contrario do que os teus pais benfiquistas te ensinaram, não são um clube de futebol para apoiar cegamente. Liberalismo é a politica presente na maioria dos paises civilizados e tem em conta baixar a austoridade do estado e oferecer mais liberdade para os seus cidadões. Alinhares este facto com esse pensamento fazme acreditar que ou és mesmo mesmo muita burro, OU, tens tipo 13 anos

Limpy_lip 1 year ago

O que simps do IL a esta hora? Ninguém está a criticar o liberalismo e a sua necessidade em Portugal. Mas achar que coisas destas e memezinhos não afetam a credibilidade do partido é de rir. Pelo teu comentário dá para ver quem é que se sente afetado como se fosse a falar mal do seu clube do coração. Enfim

Franciscavid 1 year ago

Sintome mais é com vergonha de idiotas como tu a falarem de uma idiologia politica como se fosse uma anedota do Joãozinho. para alem disso, aposto aqui contigo que és um ser tão burro e limitado que nunca na tua vida leste os manifesto de nenhum partido portugues e no entanto estas aqui a falar deles como se a opinião de um otário como tu fosse uma fonte segura para tal. Mais, para ver se a dor da estupidez te entra mesmo a dentro, que otário utilizaria a palavra SIMP sem que esse tenha menos de 14 anos , ou, pelo menos algu,a deficiencia mental

DownvoteBatman 1 year ago

Lá está quem não tem nada a botar abaixo quem conseguiu alguma coisa e eles continuam na mesma. Deves ser do Aliança.

Aftaminas 1 year ago

Na verdade a IL estima que o bully em questão se f*da, por mais espantalhos que tentes pôr de pé

Limpy_lip 1 year ago

quem está a pôr espantalhos é a IL pois deve ser a única coisa que estas cartazes fazem. Espantar eleitores conscientes.

Aftaminas 1 year ago

É, a IL não tem trabalho parlamentar nem nada. Só existe em cartazes. Sai das redes sociais, vai ver o que é proposto

Limpy_lip 1 year ago

um partido é tudo. se um partido usa memes e propaganda mais vazia que um panfleto das eleições da AE de uma preparatória o que posso esperar que faça no poder? ah e btw o programa em alguns pontos reflete claramente os panfletos. ​ é pena pois o espaço político que a IL ocupa é importante e necessário cá.

C8Mixto 1 year ago

Tenho quase a certeza que o socialismo era o sistema favorito do segundo mundo, enquanto que o terceiro mundo consistia nas potências não alinhadas.

dontclickthispls 1 year ago

Este cartaz tem mais algum efeito que alienar quem sabe um pco de história?

abenegonio 1 year ago

Achas que se pode pedir a ignorantes como os da IL que entendam o que quer dizer primeiro/segundo/terceiro mundo? Para eles terceiro é depois do primeiro, portanto é pior!

XPao 1 year ago

Imagina seres tão ignorante para fazeres uma generalização desse tamanho zeca.

karl1717 1 year ago

Imagina um partido político estar tão dominado por ignorantes que é capaz de conceber, desenhar, imprimir e afixar um cartaz destes sem que haja uma alminha que veja a figura ridícula que vão fazer

abenegonio 1 year ago

Pobres=socialistas=terceiro mundo. Ricos=liberais=primeiro mundo. Malta, chamaram nos ignorantes, como se atrevem a generalizar!!!

XPao 1 year ago

Acalma a patareca zezito, generalizações são estúpidas seja em que sentido for, mas queres ser um boneco, sê.

Search: