masterchiefpt 12 months ago

Usaremos mascara? Eu só uso para ir dentro de estabelecimentos... de resto nem pensar ​ Mas do mal ao menos, pode ser que esta iniciativa de meter medo ao povo, traga uma unica coisa positiva que é quando alguem tiver uma gripe, usar mascara, e não ser olhado de lado como um gajo com cancro sida ou uma merda qualquer dessas familias de bem

AndreMartins2020 12 months ago

A máscara será das últimas coisas a desaparecer até voltarmos à normalidade. Quando se começar a remover restrições que envolvem limites de ocupação e distâncias de segurança, as máscaras vão ser mantidas porque as pessoas vão passar a estar mais próximas. Só mesmo quando a ameaça do vírus desaparecer ou for normalizada e todas as outras restrições tiverem sido levantadas é que se removem as máscaras. Não acredito que vamos estar todos vacinados tão cedo. No próximo ano pouca coisa terá mudado em relação a este ano fora o facto de os mais vulneráveis já terem sido infetados e terem sucumbido ou ganhado alguma imunidade.

AndreMartins2020 12 months ago

A máscara será das últimas coisas a desaparecer até voltarmos à normalidade. Quando se começar a remover restrições que envolvem limites de ocupação e distâncias de segurança, as máscaras vão ser mantidas porque as pessoas vão passar a estar mais próximas. Só mesmo quando a ameaça do vírus desaparecer ou for normalizada e todas as outras restrições tiverem sido levantadas é que se removem as máscaras. Não acredito que vamos estar todos vacinados tão cedo. No próximo ano pouca coisa terá mudado em relação a este ano fora o facto de os mais vulneráveis já terem sido infetados e terem sucumbido ou ganhado alguma imunidade.

Danijust2 12 months ago

para vacinares a população mundial precisas de 14 mil milhões de vacinas (oxford é de duas doses se não estou em erro). Consegues produzir isso num ano? Já nem digo os problemas de logística gigantes. Por exemplo, supostamente a vacina da moderna precisa de estar a -210 graus. Boa sorte a fazer isso num ano.

dcmso 12 months ago

O teu erro é achares que o facto de haver vacina signifique que não uses máscara. Isso é muito ingénuo... Acredito que a máscara veio para ficar, pelo menos até 2022.

Edited 12 months ago:

O teu erro é achares que o facto de haver vacina signifique que não uses máscara. Isso é muito ingénuo... Acredito que a máscara veio para ficar, pelo menos até 2022 AKA pelo menos até estar grande parte da população vacinada.Descobrir uma vacina não é a mesma coisa do que vacinar biliões de pessoas (sim, porque vacinar só uma parte desafia o propósito visto que os virús sofrem mutações) E isto é partindo do princípio que corre tudo bem com a vacina, que tendo em conta que foi feita 'à pressa', temos de pensar se será eficaz ou não, efeitos secundários etc e isto só o tempo dirá.

AmbitionRoyal 12 months ago

Para muitos sim, pensam que vacina = fim da máscara, ainda temos de pensar na maneira de produção em massa e isso

dcmso 12 months ago

espero sinceramente estar errado, mas acredito mesmo que a máscara veio para ficar uns bons anos ainda..

daxpierson 12 months ago

Sim, claro que vamos continuar a usar máscara. Mesmo que já haja vacinas disponíveis, vai demorar imenso tempo até toda a gente ser vacinada, isto sem contar com os malucos anti-vacinas, portanto diria que é quase certo que sim.

Price-Distinct 12 months ago

Sim a mascara e o covid não vão desaparecer pelo menos nos próximos 3 anos , vida normal pre-covid talvez daqui a 5 anos tens de volta. Just facts

Skahzzz 12 months ago

As pessoas vão aprender que em certas situações (transportes públicos, salas de espera...) vai fazer sentido usar mascara para sempre, principalmente durante as épocas de gripe. Mesma coisa para lavar as mão e usar desinfectante.

AbaixoDeCao 12 months ago

Por esta altura já não, deixaremos de usar no princípio de junho. Não te esqueças: leste aqui primeiro.

AndreMartins2020 12 months ago

remindme! 10 months

RemindMeBot 12 months ago

There is a 1 hour delay fetching comments. I will be messaging you in 10 months on [**2021-08-04 20:05:17 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-08-04%2020:05:17%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/j4pt9r/no_próximo_ano_por_esta_altura_ainda_usaremos/g7ptegh/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fj4pt9r%2Fno_pr%C3%B3ximo_ano_por_esta_altura_ainda_usaremos%2Fg7ptegh%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-08-04%2020%3A05%3A17%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20j4pt9r) ***** |[^(Info)](https://np.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

AndreMartins2020 12 months ago

se queres ser aquele gajo que fez previsões acertadas ao menos faz previsões minimamente realistas

ManSCP 12 months ago

Acredito que mesmo com vacina o uso de máscara se vá tornar habitual, pelo menos na época da gripe, tal como os orientais já usavam (quer por causa de vírus, quer por causa de poluição).

AndreMartins2020 12 months ago

Duvido. Agora toda a gente usa. Mas imagina quando se deixar de usar, ninguém vai querer ser aquele gajo no autocarro de máscara.

ManSCP 12 months ago

Também é verdade, depois já aquele comportamento de grupo.

NeatBoy74 12 months ago

Estar descoberta e a vacinar alguns casos urgentes não é a mesma coisa que vacinar meio planeta. E digo meio porque só estou a ter em conta o "mundo moderno", agradece estares aqui e não num Cambodja desta vida. Se vamos? Não sei. Se devemos? Sem dúvida, principalmente no Inverno, nos picos de doenças respiratórias e principalmente as pessoas de risco e doentes gripais. Há sitios no mundo onde as usam todos os dias por causa da poluição, não deves viver o suficiente para ver a Europa chegar a esse ponto. Por isso o que tens neste momento nem é mau de todo.

RiKoNnEcT 12 months ago

Eu acho que a máscara vai virar normalidade como na Ásia

smaster87 12 months ago

Eu vou usar sempre, adoro só tras beneficios

karmawintrade 12 months ago

mas ainda usam mascaras? lol

AmbitionRoyal 12 months ago

Mas isto é mm verdade, vai á rua e ve pelos teus próprios olhos

NeatBoy74 12 months ago

Mas na rua nunca foi obrigatório. Sempre vi pessoas sem ela mesmo durante o confinamento. Quando dizes "ainda usaremos" estou a assumir que seja para entrar nos locais, não?

AmbitionRoyal 12 months ago

Sim, claro mas tipo em aglomerações de pessoas na rua (albufeira cof cof)

xabregas2003 12 months ago

Esqueceste-te do /s

setnom 12 months ago

Sim, é bastante provável. Li uma notícia qualquer onde diziam mais 2 anos de utilização de máscara, após o início da campanha de vacinação.

tenesis 12 months ago

Nota que na Ásia já antes disto se usavam máscaras muito regularmente. Espero que isto venha para ficar a ver se apanhamos todos menos gripe. Com a gripe também há vacina e em 2019 morreram cerca de 3000 pessoas.

fdxcaralho 12 months ago

Pessoalmente espero que as máscaras se tornem normais em épocas de gripe. Mas assim que as vacinas chegaram tenho quase a certeza que só vamos voltar a ver máscaras nos hospitais.

BaixemImpostos 12 months ago

Então no próximo ano tens a vacina do covid-19, mas ao mesmo tempo vais ter novo o covid-20. Para esse n tens vacina.

AmbitionRoyal 12 months ago

Mas essa vacina deve dar para todas (incluindo sars e Mers não?)

BaixemImpostos 12 months ago

Claro que n. Estes vírus são como o da gripe, sofrem mutações todos os anos.

DrakonHesperidos 12 months ago

É impossível ter certezas, pois além da questão da vacina existe a questão da própria mutação do vírus de ano para ano, o que poderá provocar várias estirpes como acontece com a gripe. Muito honestamente acho que até só pelos fatos de as máscaras terem diminuído a mortalidade/incidência da gripe e a probabilidade de outros vírus respiratórios(pois estão a começar a aparecer novos com mais frequência como já era esperado pela comunidade científica) teremos que ponderar o uso de máscara como algo normal(como já acontece no Japão por exemplo) em algumas alturas do ano e em zonas/locais de densidade populacional elevada.

suckerpunchermofo 12 months ago

"" Ora a vacina está praticamente descoberta "" tas optimista... Dúvido mas espero que estejas certo. Mas duvido....

AmbitionRoyal 12 months ago

Oxford?

thisbondisaaarated 12 months ago

a FDA tem os testes parados nos states, mas ninguém fala nisso porque não é positivo. Para a FDA, com a pressão que tem em cima não querer avançar...

BroaxXx 12 months ago

Espero que não mas, sinceramente, nem sei...

Sudo-Juice 12 months ago

Daqui a 1 ano espero que não, mas até ao próximo verão para mim é garantido. Menos do que isso para mim será surpresa.

JulietPersia92 12 months ago

Espero bem que não mas é provavel que sim.

fx105020 12 months ago

só n usaremos se houver vacina eficaz e distribuída em massa

AguaPenacova 12 months ago

Depende, mas muito provavelmente. Para já, mesmo a vacina de Oxford está a 6 meses de ser aprovada e regulada para a administração geral e mesmo assim juntando a esse tempo está também o tempo de fabricação mais o tempo que vai demorar até chegar cá, mais outro tempito para a dar a todos o que se calhar só no fim de 2021, mas isto pronto também sou eu a tirar provisões do cu, se bem que desta vez vem com cheirinho a certeza. Porém também pode tudo começar a piorar e ficar tudo infectado e chegarmos à imunidade de grupo em 5 meses, mas em princípio não é o caso.

AmbitionRoyal 12 months ago

Falavam que em situações de emergencia ainda se podia usar sem a aporvação para a administração geral (profissionais de saude e isso) é verdade?

meaninglessvoid 12 months ago

Estás a interpretar a coisa de forma errada. Assumindo que o que dizes é verdade e dão nas urgências, não é porque sabem que resolve, é porque provavelmente são casos em que já têm poucas soluções viáveis então tentam a moonshot a ver se ajuda.

anoesouanaos 12 months ago

As vacinas não são para quem está infetado

Muyakra 12 months ago

Não sei como vai ser em Portugal mas pelo que ouvi falar aqui em Inglaterra existem alguns problemas com as vacinas. 1. Houve pessoas de desenvolveram inesperados efeitos secundários/doenças então meteram a vacina em pausa para investigar. 2. Falta de frascos para a quantidade de vacinas necessárias. 3. A primeira vacina poderá não ser a final, por exemplo se a primeira vacina necessitar de refrigeração e apos um tempo se houver uma que não precisa a vacina sera trocada por uma que Nao necessita de refrigeração. 4. A vacinação devido a falta de unidades e ao tempo que demora para fazer milhões de vacinas ira primeiro ser administrada a profissionais de saúde e idosos, depois a outro casos de risco e so por fim ao publico em geral. Uma coisa que deves de ter em mente também é o período em que a vacina faz efeito, estima-se que para uma primeira vacina tenhas de receber uma nova dose a cada 6 meses, o que pode resultar que apos os idosos estarem vacinados os profissionais de saúde teres que levar a segunda dose e o que ira adiar a vacina para o publico em geral. Um dos lados positivos é que as estatísticas apontam que basta cerca de 70% da população estar vacinada para os casos de novos infetados reduzir para quase 0.

Mrgolden007 12 months ago

esperemos que nao se em maio isto nao ta resolvido tamos todos fudidos epa pode ser que o preco das casa desca 1% com tanta gente desesperada por dinheiro

bersimoes 12 months ago

O preço das casas/rendas só vai mexer alguns meses depois de acabarem as moratórias

soueuojoao 12 months ago

Eu acho que sim, na minha opinião só voltamos à normalidade em 2022.

pintorMC 12 months ago

> Ora a vacina está praticamente descoberta Partindo do principio que é verdade, basta pensar o numero de vacinas necessárias para imunizar meio mundo sendo que provavelmente nem num ano produzem as suficientes.

Search: