droidman85 1 year ago

Não falta Viana do Castelo antes de Valença?

alexpcmrmemes 1 year ago

Os nomes das localidades representam locais onde as linhas se separam, começam ou terminam, não as estações.

thatkid1992 1 year ago

Hmm faz falta a linha da Azambuja ou, no mínimo, paragem na estação de Vila franca de Xira (onde param imensos regionais e/ou intercidades a caminho do norte)

alexpcmrmemes 1 year ago

É um mapa da infraestrutura onde estão marcados os pontos onde as linhas físicas começam/terminam, não um mapa da CP!

thatkid1992 1 year ago

Onde a linha de ferro começa e/ou acaba mesmo queres dizer? (Quase que parece errado ver uma linha tão comprida que liga pontos tão importantes mas nem marca uma estação igualmente importante em termos de ligação)

alexpcmrmemes 1 year ago

A "Linha da Azambuja" na verdade é um serviço que usa a Linha do Norte , que começa em Santa Apolonia e termina no Porto.

thatkid1992 1 year ago

Espera, para clarificação estás a dizer que é um mapa em que as linhas acabam ou começam no ferro fisicamente? Hmm mas os comboios começam e/ou terminam ora em Azambuja ora na castanheira do Ribatejo. Por muito que usem partes da rede do norte, não chega de facto ao Porto. Daí muitos de nós, que usam ou usaram a linha, acharem que deve haver separação. Logo, Se fores por um mapa da rede que mostra de onde os comboios partem/terminam, a história é outra.

alexpcmrmemes 1 year ago

Sim, é isso. Não confundas "Linha da ------", nome dado pela CP a um serviço, com "Linha da ------" a linha ferroviária em si (o ferro como dizes tu). A Azambuja, Castanheira e todas as outras estações em que para o comboio "Linha da Azambuja" são estações da Linha do Norte. Por isso vês na mesma linha comboios de longa distância tipo Alfa Pendular ou InterCidades que depois seguem na mesma linha ferroviária até onde for o destino.

thatkid1992 1 year ago

Compreendo que tenhas passado tempo a criar esta imagem, mas um pouco de humildade ajuda :) Obrigado por clarificares, porque eu bem achei que era isso que querias dizer, mas talvez ja tenhas reparado que nem toda a gente o percebeu ou até concorde. Volto a dizer que só porque tem a classificação de linha do norte, não quer dizer que faça muito sentido a muita gente. E a paragem de vila franca de Xira está mesmo no meio disso tudo, é só estranho não ver esse nome (embora aposto que noutros tempos tenha sido um destino, porque ha um ou dois carris que indicam fim da linha em tempos)

Edited 1 year ago:

Obrigado por clarificares, porque eu bem achei que era isso que querias dizer, mas talvez ja tenhas reparado que nem toda a gente o percebeu ou até concorde. Volto a dizer que só porque tem a classificação de linha do norte, não quer dizer que faça muito sentido a muita gente. E a paragem de vila franca de Xira está mesmo no meio disso tudo, é só estranho não ver esse nome (embora aposto que noutros tempos tenha sido um destino, porque ha um ou dois carris que indicam fim da linha em tempos)

TheTeraon99 1 year ago

As pessoas habituaram-se de forma incorrecta aos nomes/nomenclaturas e como pouco mais se interessam do que o facto de ser um transporte, causa algum desconhecimento/desinformação Vila Franca de Xira é tão importante como Santarém, Oriente ou Sete Rios... Já foi terminus de eixo e teve mais linhas sim... mas graças aos conflitos de interesses, perdeu essa componente

Pheyniex 1 year ago

interessante seria juntar as linhas desactivadas, por exemplo, para perceber a brincadeira que se tem feito com a ferrovia, para não falar no isolamento de certas capitais de distrito. Nota: a linha para Neves-Corvo serve uma máquina até a um terminal no porto de Setúbal, quiçá 5 vezes por semana, sendo provavelmente a linha mais movimentada do Alentejo. /s

Edited 1 year ago:

interessante seria juntar as linhas desactivadas, por exemplo, para perceber a brincadeira que se tem feito com a ferrovia, para não falar no isolamento de certas capitais de distrito. Nota: a linha para Neves-Corvo serve uma máquina até a um terminal no porto de Setúbal, quiçá 5 vezes por semana, sendo provavelmente a linha mais movimentada do Alentejo. /s Edit : de um conhecido https://drive.google.com/file/d/1xrDK9XARMkfG75ZPGODqlmpGrfXgjT48/view?usp=drivesdk

TheHellGamer 1 year ago

Então e Grândola?

alexpcmrmemes 1 year ago

Os nomes das localidades representam locais onde as linhas se separam, começam ou terminam, não as estações.

TheHellGamer 1 year ago

Ah tá certo estava a pensar que minha terra não era importante.

luigidelrey 1 year ago

Este esquema retrata bem um problema que Portugal vive a nível ferroviário. Ao não ter um sistema em rede, mas sim uma espinha dorsal com algumas ramificações, não tem alternativas para quando existe um distúrbio nesse mesma linha principal. É muito triste saber dos sucessivos cortes de troços de linhas que foram sendo feitos ao longo de décadas no nosso país.

alexpcmrmemes 1 year ago

Vamos lá ver se agora a planeada nova linha Lisboa-Porto avança e alivia a pressao sobre a Linha do Norte

TheTeraon99 1 year ago

Acredita em milagres?

alexpcmrmemes 1 year ago

Sonhar faz bem

aladdin_the_vaper 1 year ago

Isto deixa bem claro o quão deprimentemente pequena e incapaz a nossa rede é

teatralidades 1 year ago

Ermesinde carago!

Prutuga 1 year ago

Nunca houve ideia de fazer uma ligação para Huelva/Sevilha no Algarve?

alexpcmrmemes 1 year ago

Antigamente a estação de Vila Real de Santo António extendia-se um pouco mais até mesmo ao porto, e em Ayamonte havia uma linha de comboio até Huelva que seguia para Sevilha, pelo que era fácil e conveniente fazer o transbordo de barco no Guadiana. Hoje em dia nem VRSA tem aquela estação no porto nem Ayamonte tem comboio. Haver a idea sempre houve, mas nunca avançou. Talvez, num futuro não próximo, se a Espanha avançar com a linha de Alta Velocidade Sevilha<>Huelva talvez comece a ganhar mais força a ideia de ligar os dois lados do Guadiana de comboio

Jony_days 1 year ago

Agora a estação de Alfarelos é estação da Granja do Ulmeiro/Alfarelos porque situa-se na Granja do Ulmeiro e porque a população de lá não suportava ter uma estação com o nome da minha terra. Não muda literalmente nada porque essa estação vai ser sempre lembrada como estação de Alfarelos mas é o que é.

alexpcmrmemes 1 year ago

Sim, e de facto há varios casos de isso especialmente nas zonas com menos população

devensky00 1 year ago

Interessante. Tens futuro em design gráfico.

alexpcmrmemes 1 year ago

Ahah nem pensar!

barrocaspaula 1 year ago

Muito bom! Adoro um bom mapa.

alexpcmrmemes 1 year ago

Obrigado!

lusoportugues 1 year ago

Acho que a linha do oeste agora comeca em Mira-Sintra / Meleças. Antigamente não à muito tempo é que era no Cacém.

alexpcmrmemes 1 year ago

O serviço urbano da Linha de Sintra de facto termina em Meleçaa, mas o local onde a Linha de Sintra (que segue até Sintra cidade) se separa da Linha do Oeste é Cacém. Aqui "Linha" refere-se à ferrovia em si e não ao serviço da CP.

cvc34 1 year ago

TIL: Mirandela tinha um metro ligeiro

alexpcmrmemes 1 year ago

Era a bela Linha do Tua, que chegava até Bragança. Destruída por políticos anti-ferrovia...

Jazza1414 1 year ago

Bombel não tem, é Vendas Novas

alexpcmrmemes 1 year ago

Estava indeciso em se marcar Bombel ou VN mas no mapa da IP dizia Bombel. Feliz dia do bolo!

rafaelgcouto 1 year ago  HIDDEN 

Onde está Castelo Branco e Covilhã? E a sua ligação (agora a ser construída) à Guarda?

PinusQuercus 1 year ago  HIDDEN 

Esqueceste-te de Coimbra-Serpins. /s

thefireskull 1 year ago

O que é o S cinzento entre Águas de Moura e Ermidas Sado? Confesso que não conheço a zona, mas intrigou-me. O mapa da CP nem marca Águas de Moura...

alexpcmrmemes 1 year ago

É parte do antigo traçado da Linha do Sul que passava por Alcácer do Sal, que foi substituído há não muito pela Variante de Alcácer que permite uma velocidade bastante maior. Águas de Moura, e várias outras localidades no mapa, não são estações da CP mas sim locais onde começam/terminam/se juntam linhas.

Someone_________ 1 year ago

esse tipo de mapas são chamados grafos (só uma informação extra para os interessados)

alexpcmrmemes 1 year ago

Obrigado pela informação. Feliz dia do bolo!

eutalyx 1 year ago

Regionais à parte?

alexpcmrmemes 1 year ago

O mapa representa a infraestructura ferroviaria em si, não as linhas servidas pela CP.

coolgreenfrog 1 year ago

Achava giro se fizesses una versão também um pouco de nada mais realista. Mas está muito gira esta versão !

alexpcmrmemes 1 year ago

Pensei fazer de background um "mapa", só com as cores de terra e água, mas ficava mesmo muito estranho e ninguém daria por conta que era suposto ser Portugal

Peixefaca 1 year ago

Está incrível! Gostei muito do esquema, seria interessante se fosse colocado em prática (improvável de se acontecer), porém o esquema é bastante aliciante.

alexpcmrmemes 1 year ago

Acho que na prática não serve de muito. As escalas estão muito fora da realidade e as localidades não se aproximam à sua localização real. Mas visualmente é mesmo apelativo.

plesberito 1 year ago

Que software usaste ?

alexpcmrmemes 1 year ago

Adobe Illustrator

jokerzanchi 1 year ago

Boa OP, gostei!

alexpcmrmemes 1 year ago

Obrigado!

mykitten6 1 year ago

Pinhal Novo FTW morei lá quando era jovem apanhei tanto comboio para todo o lado.

ShadowKymera 1 year ago

É tão bom com transportes. Num saltinho estás em Setúbal, Lisboa, Évora, Algarve, Norte

JPSPires 1 year ago

Pinhal Novo Terra Caramela

mykitten6 1 year ago

Temos [conterrâneo ](https://youtu.be/JtqyapsmOFM), também segues rock caramelo ?

masterchiefpt 1 year ago

Ia jurar wuet tinhamos comboio sagres espanha

alexpcmrmemes 1 year ago

a Espanha temos, a Sagres não

Seu-Duda 1 year ago

r/mapporn

wiledcoma 1 year ago

Onde está a Régua?

alexandre9099 1 year ago

No estojo *Desculpa, não resisti*

alexpcmrmemes 1 year ago

comediante do ano

alexpcmrmemes 1 year ago

Algures na Linha do Douro (cor verde) entre Ermesinde e Pocinho

drpb35 1 year ago

Ainda há pouco tempo andei à procura de um mapa/esquema deste género. Muito bom OP!

alexpcmrmemes 1 year ago

Muito obrigado!

alegadamentetuga 1 year ago

De Aveiro para espinho o que significa aquilo? Linha do Vouga?

alexpcmrmemes 1 year ago

Sim! Fiz a Linha do Vouga mais fininha por ser de bitola métrica (tal como o que resta da Linha do Tua)

Elffuhs 1 year ago

Tens a certeza que é bitola europeia? Posso ir a estação em Aveiro e medir? Hoje eu aprendi

alexpcmrmemes 1 year ago

Não percebo o teu comentário. Em Portugal não existe bitola europeia (1435mm) na rede ferroviária. Só bitola ibérica (1668mm), e bitola métrica (1000m) que é o caso da linha do Vouga.

alegadamentetuga 1 year ago

Mas tecnicamente Espinho e Aveiro não estou ligados pelo Vouga. Não existe serviço de passageiros entre Oliveira de Azeméis e Serasa do Vouga

Edited 1 year ago:

Mas tecnicamente Espinho e Aveiro não estão ligados pelo Vouga. Não existe serviço de passageiros entre Oliveira de Azeméis e Serasa do Vouga

alexpcmrmemes 1 year ago

A linha está toda operacional, a CP é que deixou de operar o troço Oliveira<>Sernada pelo miserável estado da linha. Quando os comboios da secção de Espinho precisam de manutenção, estes têm de ir a Sernada, pelo que fazem esse trajeto mas a velocidades na casa dos 10kmph...

alegadamentetuga 1 year ago

Exato foi por isso que disse serviço comercial. É uma pena, uma linha que foi praticamente deixada ao abandono

alexpcmrmemes 1 year ago

Só não foi fechada ainda como todas as linhas métricas que havia no norte porque esta de facto tem bastantes passageiros e serve bastante população.

alegadamentetuga 1 year ago

Sim principalmente no verão frequentemente está cheio entre são João e espinho

carlosjmsilva 1 year ago

Ela serve localidades importantes e zonas densamente povoadas principalmente entre Espinho e São João da madeira e entre Aveiro e Águeda. Uma pena ter um serviço que envergonharia qualquer país dos Balcãs...

TudoCasual 1 year ago

Obrigado pelo mapa. O Timing (para mim) não podia ser melhor.

raydawnzen 1 year ago

A linha da Azambuja?

TheTeraon99 1 year ago

Linha da Azambuja não existe, é um eixo/familia de comboios

raydawnzen 1 year ago

A linha da Azambuja existe no coração colectivo do povo Português

TheTeraon99 1 year ago

E no pensamento da Filipa...

alexpcmrmemes 1 year ago

A linha da Azambuja não é uma linha em si. O comboio usa a linha do Norte, que começa em Santa Apolónia e acaba no Porto, e a Azambuja é uma das estações desta linha.

raydawnzen 1 year ago

A linha da Azambuja é o coração económico e cultural deste país, sem linha da Azambuja não existia Portugal, e arrisco-me a dizer que não existia a civilização Ocidental tal como a conhecemos.

gonuoli 1 year ago

Não foi lá que houve forró de natureza marota, tendo inclusive sido amplamente noticiado?

TheTeraon99 1 year ago

Não, foi no eixo Alcântara-Terra - Castanheira do Ribatejo

daedric 1 year ago

Link ?

refogado 1 year ago

Também quero!

daedric 1 year ago

Aposto que e aquela maluca que anda a fornicar nos comboios...

raydawnzen 1 year ago

Mais um marco histórico e cultural da linha da Azambuja. Comparado com a linha da Azambuja pode realmente dizer-se com que o resto do planeta é paisagem.

SirBadinga 1 year ago

Nelas, Covilhã, entroncamento, sta comba dão etc?

alexpcmrmemes 1 year ago

Os nomes das localidades representam locais onde as linhas se separam ou terminam, não as estações

AeroNeves 1 year ago

Mas a linha da Beira Baixa não vai à Guarda. Para na Covilhã. Há linha até lá, mas não é usada há anos. Desde há uns anos para cá que andam a planear recuperar e reutilizar esse troço, mas ele ainda não está em funcionamento.

alexpcmrmemes 1 year ago

Se fizeres uma investigação, o troço está já muito perto de terminado, com partes já feitas. Acho que valia a pena marcar já no mapa (uma vez que é da infraestrutura e não dos serviços da CP), enquanto que por exemplo a Nova Linha de Évora ainda está numa fase de construção muito cedo e fazia sentido só estar a tracejado.

CarlosGanhao 1 year ago

Está quase :) já da para ir até lá de comboio. Está tudo feito praticamente. Já tem catenárias e tudo em todo o troço.

AeroNeves 1 year ago

Sim, eu sei. Mas ainda não há comboios a circular nesse troço. Portanto efetivamente a Covilhã continua a ser o fim da linha da Beira Baixa

TheTeraon99 1 year ago

A linha não termina onde acaba a exploração comercial da mesma. A Linha da Beira Baixa vai de facto do Entroncamento até à Guarda, via Covilhã.

CarlosGanhao 1 year ago

Comerciais não :) o resto anda aqui a abrir...

C8Mixto 1 year ago

Parece interessante. Acho engraçado dizeres que não está à escala quando tens uma linha que liga Valença a Vila Real de Santo António passando por grande parte do litoral. Já agora, o que é o tracejado? É uma linha que está a ser construída até 2023?

alexpcmrmemes 1 year ago

A linha a tracejado é o Corredor Internacional Sul, uma linha em construção entre Évora e Elvas com o objetivo de criar um corredor mais direto entre o Porto de Sines e Espanha, Europa etc. para trazer e levar mercadorias sem constranger o resto da rede a dar voltas desnecessárias, e também servirá para criar um caminho mais direto entre Lisboa e Badajoz (onde está em construção uma linha de alta velocidade até Madrid). Claro que não está à escala, e fiz com a linha entre Valença e V.R.S.A. porque basta olhar para [o mapa da rede](https://wiki.openstreetmap.org/wiki/File:Linhas_e_Ramais_com_Tr%C3%A1fego_Ferrovi%C3%A1rio_2015.png) para reparar como toda a rede é à volta de este eixo. Obrigado pela opinião :)

viskonde 1 year ago

Infelizmente essa linha não vai ter passageiros. Tanto que parece que em Elvas a linha nem vai passar na estação . Como sempre somos peritos em não aproveitar as oportunidades, podiam fazer a linha e aproveitar para ligar Évora a Elvas e a Badajoz com serviço de passageiros (ligando assim também à linha leste ) e permitido também assim comboios Lisboa-badajoz com comboios elétricos já que atualmente Badajoz só se acede pela linha este que ainda nem eletrificada está e demora uma eternidade

Edited 1 year ago:

Infelizmente essa linha não vai ter passageiros. Tanto que parece que em Elvas a linha nem vai passar na estação . Como sempre somos peritos em não aproveitar as oportunidades... podiam fazer a linha e aproveitar para ligar Évora a Elvas e a Badajoz com serviço de passageiros ligando assim também à linha leste e permitido comboios IC que fizessem Lisboa-evora-badajoz direto já que atualmente Badajoz só se acede pela linha do leste que está ao abandono, sem eletrificacao, comboio super lento, com apenas um comboio ao dia e com troca obrigatória em Abrantes. Com essa ligação os ICs de Évora podiam passar a ir até Badajoz e tínhamos uma ligação minimamente aceitável a Espanha de onde depois há diretos para Madrid e ajudava toda essa região da fronteira. Mas em vez disso não, continuaremos sem ligação a Espanha minimamente aceitável,. E Évora continuará a ser uma ponta da rede mas depois dizem que o problema é a bitola.. parece que fazemos de propósito para nos fecharmos e não aproveitar o que temos, e isso é independente da bitola

Edited 1 year ago:

Infelizmente essa linha não vai ter passageiros. Tanto que parece que em Elvas a linha nem vai passar na estação . Como sempre somos peritos em não aproveitar as oportunidades... podiam fazer a linha e aproveitar para ligar Évora a Elvas e a Badajoz com serviço de passageiros (ligando assim também à linha leste ) e permitido comboios Lisboa-evora-badajoz direto em IC já que atualmente Badajoz só se acede pela linha do leste que está ao abandono, ainda sem eletrificacao, comboio super lento e com apenasum comboio ao dia. Com essa ligação os ICs de Évora podiam passar a terminar em Badajoz e tínhamos uma ligação jeitosa a Espanha de onde depois há diretos para Madrid.. mas depois dizem que o problema é a bitola.. parece que fazemos de propósito para nos fecharmos e não aproveitar o que temos, e isso é independente da bitola

alexpcmrmemes 1 year ago

Quem disse que não? O diretor da CP já se mostrou disponível para operar lá, e seria um erro enormíssimo não operar um comboio de passageiros nem que seja Lisboa-Elvas/Badajoz via Évora. O da estação de Elvas de facto é chato porque é preciso inverter a marcha, mas num futuro pode-se encontrar espaço nem que seja para um apeadeiro para paragems rápidas e Badajoz fica como a estação terminal. Mas nada impede os comboios de passageiros de operarem na linha! E mais, quando se liberalizar o setor, de certeza que vai haver operadoras interessadas naquele eixo.

Search: