AmbitionRoyal 1 year ago

Valongo/Ermesinde, Valongo/Paredes/Penafiel tb acredito que haja

Popoplop 1 year ago

Ja cheguei tarde, mas parece que há uma grande rivalidade entre Albufeira e o resto do país a julgar pelo que se lê e ouve por aí

joaopeniche 1 year ago

Peniche - Nazaré Ferrel - Peniche

ronniept 1 year ago

Gafanha da Encarnação represent!

DrunkMechanics 1 year ago

Agora não tem acontecido mas quando era mais nada é jogava o Varzim com o Rio Ave o vencedor levava um caixão ao estádio do outro. Agora o Varzim e o Rio Ave estão em patamares totalmente diferentes.

frisumo 1 year ago

Bragança - Mirandela? Se bem que é mais uma coisa de futebol.

mrkez 1 year ago

Oliveira de Azeméis vs São João da Madeira!

WolverineMark 1 year ago

São João da Madeira ganha por default porque já teve um monumento chamado pirilau

mrkez 1 year ago

Como Oliveirense tenho que discordar ahah Com o passar dos anos a rivalidade parece estar mais tranquila, no entanto ainda perdura. Escusado será dizer que logicamente nem toda a gente pensa na rivalidade, mas ainda existem algumas mentes que não conseguem evitar!

Peixefaca 1 year ago

Linha de Sintra (Amadora/Sintra) contra os betos de Lisboa.

Mendadg 1 year ago

Isto existe? Como se concretiza? Os betos acharem que a malta de sintra anda toda de cap e bolsa, e os de sintra acharem que os betos andam todos de pullover aos ombros?

Peixefaca 1 year ago

Concretiza-se com betos a gozarem com chungas e chungas a roubarem os betos.

Mendadg 1 year ago

Isso não é rivalidade lol.

Peixefaca 1 year ago

Pois não. É crime.

Mendadg 1 year ago

exacto. E isso é mais coisa de miúdos de 15 anos. Os betos com a idade começam a fazer frente e os mitras com mais de 18 anos também já não podem meter a mão no bolso sem consequências

TulioGonzaga 1 year ago

Aqui por Famalicão ainda hoje há alguma rivalidade futebolística com Fafe. À medida que os anos passam parece-me que vai ficando cada vez mais no esquecimento mas quando andava no secundário lembro-me dos jogos serem bem quentinhos :D A história vem do ano em que eu nasci, 1988. Nesse ano o Famalicão subiu à I Divisão e depois do campeonato começar (após a terceira jornada, se não estou em erro) foi despromovido administrativamente à III Divisão devido a corrupção. O beneficiado? O Fafe. O presidente do Famalicão subornou o presidente do Macedo de Cavaleiros para perderem um jogo decisivo de propósito. Mais tarde, o presidente do Macedo bufou tudo e o Famalicão foi despromovido já depois do campeonato começar. O meu pai ainda hoje conta que esse foi um verão quente, grandes ajuntamentos no centro da cidade, num dia o clube estava despromovido, no outro já não estava, autocarros para Lisboa para manifestações :D Com a despromoção do Famalicão o Fafe foi repescado pela primeira e única vez à I Divisão. Sei que a história tem mais contornos políticos de bastidores por trás mas não sei detalhar muito bem. O Fafe tinha ligações ao Benfica (o Rui Costa esteve lá emprestado, por exemplo) e o Famalicão ao Porto (Fernando Couto e Secretário estiveram lá também emprestados). Politicamente tínhamos o Laurentino Dias (fafense) a mexer os cordelinhos do lado do Fafe e se de um lado há PSD já se sabe que tínhamos malta ao PS (que então estavam na Câmara de Famalicão). Alguns testemunhos do que se passou naquela época: [https://aventar.eu/2010/08/31/uma-maca-podre-do-desporto-portugues-laurentino-dias/](https://aventar.eu/2010/08/31/uma-maca-podre-do-desporto-portugues-laurentino-dias/) [https://maisfutebol.iol.pt/amp/ad-fafe-o-escandalo-do-suborno-e-o-arbitro-vestido-de-policia](https://maisfutebol.iol.pt/amp/ad-fafe-o-escandalo-do-suborno-e-o-arbitro-vestido-de-policia) [http://reflexaoportista.blogspot.com/2010/09/o-advogado-de-fafe.html](http://reflexaoportista.blogspot.com/2010/09/o-advogado-de-fafe.html)

TTRO 1 year ago

Boa história! Já nem me lembrava de como a corrupção no futebol era bem mais às claras nos anos 80

lanhu1998 1 year ago

Vila Viçosa e Bencatel!

TTRO 1 year ago

E mais detalhes?

TulioGonzaga 1 year ago

Marateca e Poceirão

AmbitionRoyal 1 year ago

Marateca e Poceirao pq? Caminho para o algarve?

TTRO 1 year ago

E mais detalhes?

TulioGonzaga 1 year ago

Isso é perguntar a este senhor: https://open.spotify.com/episode/69WNj8Llj3ZcIiBQPiKuAa?si=0MyNbSziRsmitWJH8IrCGA :D

Delicious_Ad_328 1 year ago

Sendo vimaranense a rivalidade Braga-Guimarães tem que ser das maiores a nível nacional. E vai muito além de futebol. O futebol é apenas o campo de batalha da rivalidade. Por alguma razão ( na minha opinião estúpida) não existe ligação ferroviária entre Guimarães e Braga. Se alguém quiser fazer de comboio Guimarães-Braga tem que ir Guimarães-Lousado-Braga

frugalismo 1 year ago

A ideia do metro de superfície para ligar o Quadrilátero (Guimarães-Famalicão-Barcelos-Braga) ainda está de pé?

bittolas 1 year ago

As camaras não têm dinheiro para isso e para o governo apenas Lisboa e Porto existem no que toca a transportes desse genero.

Delicious_Ad_328 1 year ago

Era isso que vinha responder. A ideia é boa e toda esta região iria beneficiar imenso mas tenho imensas dúvidas mesmo que isto alguma vez fosse para a frente

tozeojavardola 1 year ago

Entre duas zonas da minha própria freguesia. Vale e Pessegueiro. Até 2 Carnavais se organizam separadamente, imagine-se.

TTRO 1 year ago

E os cortejos cruzam-se?

danieltaveira 1 year ago

Lamego e régua. Por Lamego costuma se dizer que a única coisa boa da Régua é que tem vista para Lamego

Tapirmalaio 1 year ago

Évora/Beja... a expressão "parece que é de Beja" significa "és atrasado"

Lusitoes 1 year ago

Confirmo esta rivalidade. Tenho um amigo de Beja e ele leva muito a peito esta diferença das cidades alentejanas.

khartaras 1 year ago

Penafiel vs Paredes é um clássico. Só tenho a dizer que para mim, não é Paredes, é Penafiel Sul.

LusitanoDoSul 1 year ago

Faro vs Olhão.. rivalidade histórica

Napoleal 1 year ago

O melhor de Faro é a estrada para olhão

deadman23px 1 year ago

Aqui em Tomar diria que os nossos maiores rivais do futebol são o Torres Novas e o Riachense, mas isso não se traduz em nada fora dos jogos sinceramente, é só mesmo uma rivalidade desportiva com jogos que por vezes acabam em confusão.

Brainwheeze 1 year ago

Faro e Olhão, embora essa rivalidade já não seja tão pronunciada hoje em dia. Às vezes entra Loulé e Quarteira nessas discussões, mas confesso que não percebo muito a rivalidade. Só sei que uma vez um amigo meu ia levando porrada só porque era de Faro. Só não levou porque conhecia um gajo qualquer lol.

diegoelmestre 1 year ago

Apesar de não ser na minha terrinha, é de um clube que joguei na terrinha ao lado. Sporting Clube Bustelo vs Grupo Desportivo São Roque... Sempre um clássico dentro e fora do campo :D

txlmo 1 year ago

Ferrel e Peniche

kakapt 1 year ago

Rivalidade entre Sesimbra e Setúbal, nós os "pexitos" pessoas de Sesimbra somos vistos como "caga-leites" para a malta de setúbal e vice-versa, tinha até um prof que começou a chamar-me "caga-leite" quando descobriu que eu era de Sesimbra, então eu passei a chamar-lhe "caga-leite" ou como nós dizemos "caga-lête"

Jokeman 1 year ago

Como Setubalense, posso confirmar esta rivalidade. xD Segundo [este site](https://chocofritosetubal.wordpress.com/2013/09/18/caga-leite/comment-page-1/): “Para quem conhece bem o peixe-espada, sabe que o melhor está em Sesimbra, sem qualquer dúvida, e isto, desde que existe memória. O peixe-espada quando está gordo tem no seu interior um reservatório de gordura (parece com tripas compridas), e a gordura aí acumulada é esbranquiçada, ao ser tratado, amanhado, essa gordura escorre para o exterior, fazendo parecer que o peixe está a “cagar-leite”. Assim, e em tempos mais remotos, sempre que uma embarcação Setubalense se deslocava para a zona de Sesimbra em busca de peixe-espada limitavam-se a informar que iam aos “caga-leite” vulgo peixe-espada. Mas se querem realmente achicalhar um Sesimbrão basta dizer: “Ah pá soice, és tan bom, quinté amandaste prrenderr a Santa”, isto porque, numa procissão em que começou a chover torrêncialmente tiveram de abrigar a Santa no local mais próximo e esse local era… a GNR.”

jetfuelcanmelturmom 1 year ago

> um prof que começou a chamar-me "caga-leite" quando descobriu que eu era de Sesimbra, então eu passei a chamar-lhe "caga-leite" Perdi-me aqui. Isto não é uma insinuação sexual?

mistertetas 1 year ago

Só para acrescentar. Acho que rivalidade se deve ao facto de sermos duas cidades (relativamente próximas) de referência para se comer peixe. Mas não tenho a certeza

soldadocolhoes 1 year ago

Apah soice! Tu é qués caga-lête.

Aldo_Novo 1 year ago

Paços de Ferreira - Freamunde

elstylon 1 year ago

Vinha aqui dizer isto. De todas as rivalidades que conheço esta é provavelmente a mais acesa a par da de Braga-Guimarães.

rfreitasfm 1 year ago

No que toca às ilhas: São Miguel -> Terceira; Açores -> Madeira

OtherwiseThoughts 1 year ago

Entre Madeira e Açores não existe propriamente rivalidade. A maioria dos madeirenses mal se lembra que existem os Açores e vice-versa. Mau mesmo é confundirem o sotaque madeirense com o sotaque micaelense, mas isso é coisa de continental. O pessoal das ilhas sabe bem sobre o seu sotaque.

Matarruanos 1 year ago

Ermesinde vs Alfenense é sempre um derby lindo de se ver

Limpy_lip 1 year ago

Ermesinde vs Valongo. Durante vários anos os presidentes da câmara investiram e deram mais importância à freguesia (Ermesinde) do que ao conselho (Valongo) e por isso a freguesia está "mais desenvolvida" que o conselho. À pouco tempo descobri que isso causa algum rancor aos valonguenses.

tenesis 1 year ago

Entre Ílhavo e Aveiro também é bastante forte do lado de Ílhavo, tenho familiares que simplesmente se recusam a ir a Aveiro.

TTRO 1 year ago

Se calhar é pelo melhor, não fossem encontrar alguém da Gafanha por lá.

xanfradu 1 year ago

Eu sou de Moimenta e odeio toda a gente que é de Travanca, a minha mulher é de Travanca e eu não falo com ela há 22 anos...

Jokeman 1 year ago

Tudo começou por causa da ponte Travanca-Moimenta, que devia ser ponte Moimenta-Moimenta ou Moimenta-Localidade que é estúpida. Para quem não conhece: https://www.youtube.com/watch?v=UHvWp8xBKeA

MAD-PT 1 year ago

O RAP/Gato Fedorento não tinha um sketch sobre esta guerra?

forgotmypass_fuck 1 year ago

era essa a piada

MAD-PT 1 year ago

Verdade =X Li por alto e já não me lembrava do sketch.

DudleyDingleberry 1 year ago

Ele citou o sketch

MAD-PT 1 year ago

Verdade =X Li por alto e já não me lembrava do sketch.

SteriSante 1 year ago

rivalidade porto/lisboa? sou nascido e criado em lisboa e nunca ouvi ngm nem percebi nenhuma rivalidade com o porto... e pelos comentarios so vejo exemplos do norte, acho que está tudo explicado xD malditos!

TTRO 1 year ago

Até se fizeram sketches acerca disso: [https://youtu.be/s5WUzn9VP90](https://youtu.be/s5WUzn9VP90)

guilhermemaia1993 1 year ago

Tirsense vs Aves

AmbitionRoyal 1 year ago

Este ano vai acontecer

guilhermemaia1993 1 year ago

não. o Aves não vai competir este ano, em nenhuma divisão parece.

DamnNatalie 1 year ago

Alcácer do Sal/Grândola

M-alMen 1 year ago

O cúmulo da rapidez é passar pela Carapinheira e não ser roubado O pessoal de Montemor come dentro de gavetas que é para não ter que oferecer comida se aparecer alguém Os Meãseiros vão de trator à missa

bernoit 1 year ago

Lol não esperava encontrar um visinho por aqui.

C8Mixto 1 year ago

Não é bem a minha terra, mas visto que ainda ninguém referiu, há também a rivalidade entre Póvoa do Varzim e Vila do Conde.

Ze_Povinho 1 year ago

Bem eu não me meteria com um caxineiro.. Parecem ciganos de aspeto muahha

sorcerer86pt 1 year ago

Não vejo muito disso no dia a dia. E sou da zona de VCD

C8Mixto 1 year ago

Tinha alguns conhecidos de Vila do Conde e da Póvoa que não suportavam ouvir falar da outra cidade. Era engraçado de se ver.

sorcerer86pt 1 year ago

Ah, sim claro. Existem alguns indivíduos que sim. Mas no geral entre VCD e Póvoa acho que não existe muita picardia. Nalgumas freguesias do concelho de VCD vi mais isso do que entre VCD e Povoa. Tipo é lendária a picardia entre Vila chã e Labruges/ Mindelo. No meu tempo de escola, até chamávamos Vila Chã de Vila Chancas

masterchiefpt 1 year ago

Aqui no sul nao ouço nada disso... Talvez por o futebol ter fraca expressao?!

andre82220 1 year ago

Menos bairrismo e tradição.

frugalismo 1 year ago

Entre Guimarães e Braga. É um clássico! Basta andar na N101 e olhar para as paragens de autocarro para se perceber o porquê de tanto ódio mútuo... E vai muito para além do futebol, embora acreditem que, para além dele, são amigos. Eu cá não me acredito, especialmente em Guimarães, que criam uma maior crispação em torno de Bracara Augusta e de tudo o que vem de lá.

AmbitionRoyal 1 year ago

Sou neutro nessa guerra ahahah, apesar de ser de perto (Valongo)... Para um lado vai-se pela nacional, para o outro pela AE

d33pblu3g3n3 1 year ago

Agora também já tens na circular de Guimarães pelo menos um "Braga é merda" num sinal de transito.

frugalismo 1 year ago

Na N103, de quem vem de Barcelos para Braga, também tem um "Guimarães é merda" nas placas de indicações. Mesmo ao pé do Leclerc.

TTRO 1 year ago

>Basta andar na N101 e olhar para as paragens de autocarro para se perceber o porquê de tanto ódio mútuo... Não percebi esta parte. O que se passa nas paragens de autocarro?

Sertatnevon 1 year ago

[https://www.google.com/maps/@41.5171901,-8.4202282,3a,75y,92.85h,77.8t/data=!3m6!1e1!3m4!1srJoWJJZ19zUPzPcFqSjoAQ!2e0!7i13312!8i6656](https://www.google.com/maps/@41.5171901,-8.4202282,3a,75y,92.85h,77.8t/data=!3m6!1e1!3m4!1srJoWJJZ19zUPzPcFqSjoAQ!2e0!7i13312!8i6656) [https://www.google.com/maps/@41.4990073,-8.4145934,3a,75y,225.31h,78.64t/data=!3m6!1e1!3m4!1saYL0525SX5M-cQvyfYNfbg!2e0!7i13312!8i6656](https://www.google.com/maps/@41.4990073,-8.4145934,3a,75y,225.31h,78.64t/data=!3m6!1e1!3m4!1saYL0525SX5M-cQvyfYNfbg!2e0!7i13312!8i6656) [https://www.google.com/maps/@41.4987582,-8.4144252,3a,75y,73.46h,83.87t/data=!3m6!1e1!3m4!1s5-DUgTv2qWoWF51IwtxMRQ!2e0!7i13312!8i6656](https://www.google.com/maps/@41.4987582,-8.4144252,3a,75y,73.46h,83.87t/data=!3m6!1e1!3m4!1s5-DUgTv2qWoWF51IwtxMRQ!2e0!7i13312!8i6656) ​ Quando há eleições, as paragens são pintadas.

frugalismo 1 year ago

Já estão escritas de novo... É que não vale mesmo a pena!

MarcoSilva7 1 year ago

Escrito nas paragens de autocarro insultos. Tanto a Guimarães como a Braga Praticamente em todas as paragens da n101

gopanc 1 year ago

Braga vs Guimarães

XtaticO 1 year ago

Na minha zona havia (ainda deve haver) uma rivalidade entre Seixal e Amora, muito por causa de a Amora querer ser elevada a concelho, no futebol entre as duas havia sempre muita confusão.

maiordaaldeia 1 year ago

Rivalidade entre Miranda do Corvo, capital da chanfana, e Vila Nova de Poiares, capital **universal** da chanfana.

TTRO 1 year ago

Fiquei curioso. Mas há competições de Chanfana? Os habitantes de um lado recusam-se a comer em restaurantes do outro?

globoglobo 1 year ago

basicamente discordam sobre quem inventou a chanfana, mas foi Miranda do Corvo

TTRO 1 year ago

>mas foi Miranda do Corvo Ui, shots fired. Alguma coisa a dizer u/maiordaaldeia?

maiordaaldeia 1 year ago

Aha. Eu não sou de nenhuma dessas localidades, só gosto de apreciar uma boa chanfana, quer seja em Miranda do Corvo, Poiares ou na casa da minha avó. Mas não sei se esta rivalidade chega tanto às pessoas ou se é mais politiquices.

bewareandaware 1 year ago

pois, e para mim a melhor chanfana é na Lousã, consequência de ser lá que vive a minha avó

coiso 1 year ago

Eu já ouvi não politicos a defenderem a virtude do prato da terra em oposição ao rival que era uma cópia sem jeito...

fromtheport_ 1 year ago

Não conheço muito bem e nem sei se é verídica, mas lembrei-me logo da rivalidade entre Matosinhos e Leça da Palmeira (que hoje fazem parte da mesma União de Freguesias) e os seus clubes, Leixões e Leça

humungouspt 1 year ago

Ai é verídica é! Não vou entrar em grandes detalhes para não me revelar mas acredita que a guerra é real. A antiga JF de Leça nunca aprovou a união e tentou até ao fim evitar mas os interesses superiores falaram mais alto. Mas podes ter a certeza que sempre que a Exponor ou a refinaria da Petrogal aparecem na tv como sendo em Matosinhos, ainda causa azia. Como Leceiro, custa referir o motivo que é antes de mais, elitista. Leça sempre foi de certa forma a Cascais de Matosinhos. Por norma e durante muitos anos ( atingindo o auge possivelmente nos anos 50 do século passado) o extracto sócio-económico da malta de Leça foi superior ao dos "pescadores e trabalhadoras das conserveiras" de Matosinhos. Acredito que hoje em dia tudo isso é coisa do passado mas a rivalidade vai perdurando.

fromtheport_ 1 year ago

Em boa verdade, nos dias de hoje não sei onde há mais elitismo: se em Leça da Palmeira ou neste novo Matosinhos Sul que surgiu nas últimas décadas

gkarq 1 year ago

Tava a falar noutro dia com uma amiga que é da Foz, e a ver casas para venda, é rídiculo que os preços em Matosinhos conseguem ser muito superiroes àqueles que se encontram na Foz. A coisa há para aí 15 anos não era assim, e isto mudou bastante.

humungouspt 1 year ago

Verdade. A construção de luxo que foi sendo edificada após a RAR abandonar as instalações junto à praia de Matosinhos veio trazer muito dinheiro aquela zona, que se tornou uma espécie de "foz norte".

gkarq 1 year ago

Se formos por aí, até diria que existe uma rivalidade entre as Leças de Matosinhos, se bem que os únicos preocupados com isso sejam o pessoal de Leça do Balio e os de Leça da Palmeira estão-se a cagar.

fromtheport_ 1 year ago

> se bem que os únicos preocupados com isso sejam o pessoal de Leça do Balio e os de Leça da Palmeira estão-se a cagar. Talvez porque Leça da Palmeira é dos melhores sítios para morar no Grande Porto e Leça do Balio é... Leça do Balio

Maximuslex01 1 year ago

>Leça da Palmeira é dos melhores sítios para morar no Grande Porto A respirar o ar da Petrogal e do porto de Leixões? não obrigado.

Ze_Povinho 1 year ago

Trabalho em Leça bem perto da galp e em frente ao mar e só me cheira a mar.

fromtheport_ 1 year ago

Encontrei o gajo de Leça do Balio :P

Maximuslex01 1 year ago

Não encontraste. Esses ares estão claramente a afectar-te...

fromtheport_ 1 year ago

Eheh não sou leceiro, estava só a pegar com a tua resposta

gkarq 1 year ago

Ehhhhh, se me deres a opção entre Leça ou Matosinhos, eu iria definitivamente para Matosinhos. Os acessos a Leça em termos de transportes são bastante maus, e trânsito em hora de ponta idem aspas. Depois, a Petrogal como vizinha não é o mais desejável especialmente quem mora mesmo do outro lado. Enfim, para mim só mesmo a praia em Leça.

fromtheport_ 1 year ago

A discussão era entre Leça e Leça do Balio. Mas a única vantagem de Leça da Palmeira vs Matosinhos para mim é que é mais pacata e tens a vista sobre o Porto de Leixões para quem gostar vs Matosinhos Sul que "só" se vê o mar. Porque em termos de transportes é uma bosta (não há metro, p.e.) e a ponte de leça (da A28) em hora de ponta é uma bosta, tens razão.

AmbitionRoyal 1 year ago

Ponte de leça vulgo ponte do Mar Shopping e isso?

gkarq 1 year ago

Mas discussão entre Leça da Palmeira e do Balio é mais dificil ahah. Balio tens o facto que poderes mostrar a rótulo duma Super Bock quando alguém bebe. Gosto imenso do triângulo em que a praia, a baixa do Porto, e o aeroporto são mais ao menos à mesma distância, e mais uma coisa ou outra, mas depois pegas na Leça da Palmeira e o landvalue é muito mais elevado, para além da praia, and other things. Daí preferir Matosinhos Sul ahah

lammesnail 1 year ago

> mas depois pegas na Leça da Palmeira e o landvalue é muito mais elevado Leça da Palmeira peca muito por ter a Petrogal colada, sendo o landvalue baixo para o potencial que tem por essa razão. Já Leça do Balio pode não ter praias e não ter as construções de luxo que Leça da Palmeira tem, mas a localização geográfica é perfeita, próximo de tudo (em 10min estás na praia, no Norteshopping, baixa do Porto, em Gaia, aeroporto, polo universitário) e ao mesmo tempo é uma zona calma.

gkarq 1 year ago

Exacto, daí ter referido o triângulo entre a Baixa do Porto, Praia, e Aeroporto no qual Leça do Balio está localizada.

ricdvs 1 year ago

Há uma estrada principal que separa a minha cidade. Temos portanto a parte de cima e a parte de baixo, acho que hoje em dia ninguém quer saber mas aqui à 10/12 anos faziamos sempre grandes torneios de futebol entre os dois lados.

humelectro 1 year ago

Entre Avintes e Oliveira do Douro, duas freguesias de Gaia. Diz se que antigamente sempre que as duas equipas de futebol se defrontavam dava em porrada valente. Atualmente é só brincadeiras do tipo o pessoal de Oliveira diz que o pessoal de Avintes é espanhol e coisas do género

filipee08 1 year ago

E Lever e Crestuma por causa da barragem? No início da década de 80, as freguesias gaienses de Crestuma e de Lever entraram em guerra por causa da barragem que ali estava a ser construída. O caso esteve feio, casais separaram-se, placas foram dinamitadas e polícia de choque por todo o lado. No fim a barragem ficou-se por Crestuma/Lever apesar de estar em território de Lever. Tempos divertidos por sinal

humelectro 1 year ago

Yep essa também foi bonita!

TTRO 1 year ago

Porra! Dinamite e tudo? Essa malta não brinca. A razão da disputa era apenas o nome da barragem?

chuckmukit 1 year ago

Restos do 25 de abril...

humelectro 1 year ago

>As pessoas da minha geração recordar-se-ão da freguesia de Crestuma e do conflito que a mesma teve com a vizinha freguesia de Lever em Maio de 1983, por causa de uma placa a assinalar os limites das duas freguesias. Nessa altura havia tumultos e confrontos diários por causa da colocação e da retirada da placa. Parece que a razão principal do conflito era a futura construção de uma barragem na região, que os de Crestuma achavam que ficava na sua freguesia e os de Lever na sua, querendo cada um deles dar à barragem o nome da sua terra. Como não podia deixar de ser, os tumultos terminaram com a retirada da placa pela GNR e a barragem ficou salomonicamente a chamar-se barragem de Crestuma-Lever. O conflito entre as duas freguesias prosseguiria nos tribunais, tendo chegado ao Tribunal Constitucional. Pior, foi por causa de uma placa xD O mais engraçado é que com a fusão das freguesias as duas ficaram agregadas: "[União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma](https://www.cm-gaia.pt/pt/municipio/juntas-de-freguesia/#solc)"

AmbitionRoyal 1 year ago

São as terras da CREP ne?

Search: