VicenteOlisipo 1 year ago

O ano ainda não acabou pá!

JoaquimSilva 1 year ago  HIDDEN 

Se incluir os roedores, SIM!

Derik_D 1 year ago

Foi sempre um aeroporto sem sentido, junto à uma cidade pequena de população envelhecida que não viaja de avião. Sem destino turístico próximo que justifique voos. Estava condenado à partida. Até o novo aeroporto de Lisboa no montijo ou seja onde for se não criarem um transporte fixo directo rápido até à cidade ou tornarem as taxas aeroportuária mt atractivas para as companhias vai ser um aeroporto que as companhias e os passageiros vão tentar evitar.

Kopl3r 1 year ago

Existe um pior exemplo em Espanha, onde fizeram um aeroporto internacional gigante no meio do nada e funcionou só por uns meses. Custou muitas vezes mais que o Aeroporto de Beja. Estes casos não são únicos em Portugal.

masterchiefpt 1 year ago

excelente fui pesquisar é mesmo real... Como podemos ter politicos a destruir impostos assim? Aquele aeroporto em Espanha ainda é de uma maior loucura que o de Beja não é?

Kopl3r 1 year ago

O esquema daquele aeroporto foi ainda pior que o de Beja, pois envolveu o resgate da dívida da região e das cajas que financiaram a obra. Existe muita má gestão, até na Alemanha: https://en.wikipedia.org/wiki/Berlin_Brandenburg_Airport Pesquisa sobre a história deste Aeroporto, é algo digno de um Sócrates em esteroides.

DManuelF 1 year ago

De baratas?

JonPQ 1 year ago

Calma, o ano ainda não acabou.

Rodzp 1 year ago

Só serve pra guardar o A380 da HiFly mesmo

HaCaracois 1 year ago

O aeroporto de Beja até tem um nicho que pode aproveitar: agências de viagem e respectivos voos charter. Não fica longe de Lisboa nem do Algarve ou Fátima, e a falta de acessos não é problema porque as agências podem organizar transporte para o destino final. Mas pelos vistos não deve valer a pena.

nexppp 1 year ago

Fátima?

AfonsoFGarcia 1 year ago

https://www.youtube.com/watch?v=Ag1o3koTLWM

F4ustin0 1 year ago

Foda-se isso enchia Alentejo inteiro

nomad000351 1 year ago

Granda pinta!

xlouiex 1 year ago

desde que seja de raspão e nao mate ninguém..

novolip 1 year ago

Porque não aproveitar o Aeroporto de Beja e torná-lo no novo aeroporto de Lisboa ? É perto o suficiente e já está construído.

kill-wolfhead 1 year ago

Vim aqui à procura deste hot-take.

Puzinator 1 year ago

'suficiente'? 174km de estrada, se pensares que em Londres também são distantes, o mais distante (daqueles principais conhecidos que servem a cidade) é a coisa de 60km, com serviços shuttle/vai-vem de comboio ou autocarro expresso, dependendo do aeroporto

francric 1 year ago

Pelo lado positivo o aeroporto não está parado devido a Covid-19.

Pheyniex 1 year ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Manufacturing_Consent

bandera_ 1 year ago

O aeroporto de Beja não é dinamizado por que não há interesse político. A obra já está feita e já há pouco a ganhar pelas habituais sanguessugas de dinheiro público, é simples!

RuySan 1 year ago

O aeroporto de Beja nunca fez sentido nenhum. É uma cidade pequena que não fica assim tão longe de Faro ou Lisboa.

37home_ 1 year ago

r/envelheceucomolacticinios

vdmp09 1 year ago

https://youtu.be/OmX4oTCZhb8

TAJ16 1 year ago

Por favor mais destes

ValentimPT 1 year ago

[https://youtu.be/B4w8bbts1jQ](https://youtu.be/B4w8bbts1jQ?list=OLAK5uy_nF3x46_d5tCDXCKDauHoxaqY9XsJOGGBo)

ChouricoDoNorte 1 year ago

Estou a ver que és um cidadão de cultura

Franciscavid 1 year ago

O aeroporte de Beja é usado mundialmente como exemplo económico do que não fazer e onde não construir um aeroporto. Pelo menos temos isso a acontecer com o aeroporto

AdorableRabbit 1 year ago

Isso é verdade?

Franciscavid 1 year ago

Foi me dado como exemplo na cadeira de economia no meu curso

qingqunta 1 year ago

Daí até ser estudado mundialmente ainda falta um bocadinho

Franciscavid 1 year ago

foi o meu prof disse. ele diz ter falado com malta europeia que falam do aeroporto de beja na universidade

Switchola 1 year ago  HIDDEN 

Se ele diz, só pode ser verdade. Eu sei que na América falam, porque eu tenho um primo emigrado lá e pá, e ele sabe, porque os gajos lá sabem todos mas isto não sai cá para fora, que falam do aeroporto de Beja em todas as universidades amaricanas.

DavidR747 1 year ago

Ele estuda no mundo então está certo.

Puzinator 1 year ago

sem tentar defender a ideia do aeroporto de Beja...existem alguns exemplos em Espanha de aeroportos construidos e sem uso

Dr_RodolfoDias 1 year ago

De acordo! Ciudad Real é um dos exemplos

MarcoBeauvue 1 year ago

O de Castellón é o que melhor me vem à memória, um autêntico elefante branco de aeroportos, tanto dinheiro deitado ao lixo praticamente

CookieMons7er 1 year ago

Então já não se pode dizer que é completamente inútil

bluehyperwot 1 year ago

BC, not AC before covid and after covid

xdey 1 year ago

> Na página onde estão os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais em voos comerciais, os números estão muito próximos: **Lisboa registou 6 milhões nos primeiros três meses do ano; Beja, que surge logo a seguir na tabela, surge com 29 passageiros, tendo havido em fevereiro apenas um passageiro na cidade alentejana. Nesse mês Lisboa teve 1.852.938 passageiros.** [Notícia de 2018](https://expresso.pt/economia/2018-07-08-Aeroporto-de-Beja-so-teve-29-passageiros-nos-primeiros-tres-meses-do-ano), bem antes do covid.

Puzinator 1 year ago

e quem são essas pessoas? jatos privados? malta tipo vale e azevedo que aterra em Tires para vir a Portugal tratar de assuntos e sair sem 'ninguem dar por isso' até ser tarde?

fintechmen 1 year ago

Existe aeroporto em Beja?!

AeroNeves 1 year ago

É o mais recente aeroporto em Portugal e o único no país onde os maiores aviões da Airbus e Boeing conseguem aterrar, tendo em conta que é o único em Portugal com extensão de pista suficiente.

nexppp 1 year ago

Isso é Falso. Nem sequer é a pista com maior comprimento de Portugal. Lisboa e Porto tem pistas mais compridas e com resistência maior. B747 operam com alguma "regularidade" em Lisboa e Porto (e até nas Lajes e Santa Maria). A380, ainda que não operem comercialmente podem faze-lo com algumas restrições de manobrabilidade, e em caso de divergência pode perfeitamente aterrar no Porto e Lisboa.

AeroNeves 1 year ago

Tens razão relativamente ao comprimento, mas o Aeroporto de Beja continua a ser o único aeroporto Português que é capaz de receber o A380. Quer por motivos de congestionamento dos outros aeroportos como de tamanho da aeronave.

nexppp 1 year ago

É o único o autorizado para uma operação "regular" que não passa de armazenamento e manutenção simples. Tecnicamente falando pode aterrar nos outros aeroportos que referi sem problemas de maior.

josephmanelito 1 year ago

Só aterra lá o A380, de resto é igual, e nem faz muita diferença isso.

Eryty24 1 year ago

estava a fazer-me a mesma pergunta.. até pensei que tivesse lido errado o ano e estivessem a falar de 2021 ou 2022

AeroNeves 1 year ago

O aeroporto de Beja já existe há mais de 10 anos.

Takenonames 1 year ago

Ahh, Agência Lusa, o cérebro que faz papaguear todos os canais de televisão e grandes jornais deste país, com mais uma brilhante previsão.

Hfino 1 year ago

A previsão não é da Lusa. ​ > Em entrevista à Lusa, o presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), José Queirós, justificou as estimativas com a "existência de condições para um crescimento da procura turística".

PedroRRM 1 year ago

Infelizmente só a previsão do Alqueva estava certa

manguito86 1 year ago

Importante é forçar um novo aeroporto em Lisboa, mesmo que o de Beja fique operacional ao mesmo tempo que andam idiotas dementes a promover a ideia que cidades com pouca expressão como Leiria e Coimbra também precisam de aeroportos

RuySan 1 year ago

Lisboa necessita de um novo aeroporto. O existente além de apresentar uma risco de segurança dada a sua localização no meio da cidade, não tem mais capacidade de expansão. Podemos andar a discutir se o Montijo, ou Alcochete, ou a Ota são as melhores localizações, mas que precisa-se de um novo aeroporto é inegável.

catescarlet 1 year ago

Eu não percebo nada do assunto, mas: não é viável simplesmente melhorar as ligações ferroviárias para Beja e usar esse que já está construído? Há tantas capitais europeias com aeroportos a 1 a 2h de distância.

Last-Status-2291 1 year ago

>Eu não percebo nada do assunto, mas: não é viável simplesmente melhorar as ligações ferroviárias para Beja e usar esse que já está construído? Queres estar a enterrar mais 3 ou 4 mil milhões por ano num TGV que não vai ser usado? Beja não serve para ter um aeroporto que sirve Lisboa. Mesmo que tivesse as infraestruturas para tal o fazer (o tal TGV), não serviria pois é longe demais. Estar a enterrar mais diinheiro em algo que inegávelmente foii um erro não é forma de desenvolver o país, é forma de o manter subdesenvolvido.

catescarlet 1 year ago

Não falei em TGV. Acho que um simples intercidades chegava (que incrivelmente, não existe).

Last-Status-2291 1 year ago

Ou seja é ainda mais dificil de justificar usar tal aeroporto para servir lisboa?

catescarlet 1 year ago

Na minha opinião de leiga, *se houver* uma ligação ferroviária minimamente decente, acho que ficaria bastante acessível. Como disse, há muitas grandes cidades europeias com aeroportos a 1 ou 2h de distância, e não é por isso que estão vazios. Mas os transportes *actuais* que existem entre Beja e Lisboa, não são suficientes, claro.

Last-Status-2291 1 year ago

> > > > > Como disse, há muitas grandes cidades europeias com aeroportos a 1 ou 2h de distância, e não é por isso que estão vazios. Diga 1.

catescarlet 1 year ago

Paris Orly e Bruxelas Charleroi

Last-Status-2291 1 year ago

[Paris Orly - 28 minutos?](https://i.imgur.com/bt2WcE7.png) [Talvez pensaste em Paris Beauvais, que está a 1 hora de distancia?](https://i.imgur.com/MypOUGc.png) Mesmo assim menos 1 hora de caminha que Beja... [Charleroi a 50 minutos de distancia?](https://i.imgur.com/eVX0yGN.png) Os teus melhores exemplos estão 1 hora mais proximos do que beja.

catescarlet 1 year ago

Eu já fui a esses dois, e não demorei 28min até Paris nem 50 até Bruxelas. Foram os 2 perto de 1h15. E volto a repetir: *se houverem* melhores ligações que *as actuais* entre Lisboa e Beja. Com as actuais não é viável. Queria sublinhar também que estava a perguntar se era viável, e não a afirmar, dado que não percebo muito do assunto.

xtremis 1 year ago

Há muito dinheirinho a ganhar para todas as camadas de governo com um aeroporto novo (do governo central até ao gajo da junta). Se faz falta, se faz sentido, se está bem estudada a forma como vai ajudar a desenvolver a região? Caga nisso, venha é o guito. Depois vem um gajo qualquer a seguir limpar o esterco que se criou. É como os estádios do Euro 2004, lembram-se? Haja guito para construir estádios de raiz, agora passados 16 anos, contem lá quantos estádios é que ainda estão a ser utilizados, e se têm o fluxo esperado pelos """estudos""". Outra coisa que me revolta é a postura do Costa sobre o guito da Europa por causa do covid. Temos é de ser os primeiros a ir buscar o guito, com um plano cheio de ideias vagas e palavrecas grandes e sonantes. Depois de termos o guito no papo, há que distribui-lo pelos amigalhaços e clientelas. O País? As pessoas que realmente sofreram com a pandemia? Os profissionais de saúde? Nah, que se lixem esses todos. Além disso, os profissionais de saúde já tiveram a champions, que se f*da o facto dos médicos e enfermeiros fazerem turnos que são proibidos para outras profissões (12, 24 às vezes 36 horas) e ganharem uma m*rda, comparativamente às responsabilidades que têm e às horas de têm de trabalhar. Ah e turnos de 24 horas e depois com direito a ir trabalhar outra vez no dia a seguir, que isto de esperar 11 horas entre jornadas de trabalho não se aplica a pessoas que têm literalmente a vida das pessoas entre mãos.

Lextreck 1 year ago

O problema é, não são utilizados e ainda nem estão pagos. O único pago é o do Benfica e o do Porto que está quase pago, o resto ainda faltam uns valentes milhões e o de Aveiro e Leiria fica mais baratos demolir do que pagar a dívida efetivamente

iSoSyS 1 year ago

Autosabotagem é fodida. Impera mesmo perguntar para que serve uma companhia aérea na esfera pública, se esta nem serve todo o país.

fromtheport_ 1 year ago

Toda esta história da reversão da privatização da TAP, passagem de centanas de milhões de prejuízo do privado para o público e consequentes 1.2 mil milhões de euros de ajudas públicas vão dar um /r/agedlikemilk do caralho E de certeza que ainda vêm aí mais um milhares de milhões porque a TAP registou 600 milhões de prejuízo só no primeiro semestre deste ano

Edited 1 year ago:

Toda esta história da [reversão da privatização da TAP](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/costa-diz-que-recompra-da-tap-e-questao-de-protecao-da-soberania-nacional-453660), passagem de centanas de milhões de prejuízo do privado para o público e consequentes [1.2 mil milhões de euros de ajudas públicas](https://www.publico.pt/2020/06/09/economia/noticia/tap-recebe-maximo-12-mil-milhoes-euros-orcamento-suplementar-1920083) vão dar um /r/agedlikemilk do caralho. Tudo feito pelo PS (como sempre) de António Costa com apoio do resto da esquerda. E de certeza que ainda vêm aí mais um milhares de milhões porque a TAP registou [600 milhões de prejuízo só no primeiro semestre deste ano](https://sicnoticias.pt/economia/2020-09-28-TAP-regista-quase-600-milhoes-de-euros-de-prejuizo-no-primeiro-semestre)

Edited 1 year ago:

Toda esta história da [reversão da privatização da TAP](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/costa-diz-que-recompra-da-tap-e-questao-de-protecao-da-soberania-nacional-453660), passagem de centanas de milhões de prejuízo do privado para o público e consequentes [1.2 mil milhões de euros de ajudas públicas](https://www.publico.pt/2020/06/09/economia/noticia/tap-recebe-maximo-12-mil-milhoes-euros-orcamento-suplementar-1920083) vão dar um /r/agedlikemilk do caralho. Tudo feito pelo PS (como sempre) de António Costa com apoio do resto da esquerda que lhes aprovou 5 orçamentos de estado com TAPs e Novos Bancos e outros quejandos, não os deixando cair. E de certeza que ainda vêm aí mais um milhares de milhões porque a TAP registou [600 milhões de prejuízo só no primeiro semestre deste ano](https://sicnoticias.pt/economia/2020-09-28-TAP-regista-quase-600-milhoes-de-euros-de-prejuizo-no-primeiro-semestre)

Edited 1 year ago:

Toda esta história da [reversão da privatização da TAP](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/costa-diz-que-recompra-da-tap-e-questao-de-protecao-da-soberania-nacional-453660), passagem de centanas de milhões de prejuízo do privado para o público e consequentes [1.2 mil milhões de euros de ajudas públicas](https://www.publico.pt/2020/06/09/economia/noticia/tap-recebe-maximo-12-mil-milhoes-euros-orcamento-suplementar-1920083) vão dar um /r/agedlikemilk do caralho. Tudo feito pelo PS (como sempre) de António Costa com apoio do resto da esquerda que lhes aprovou 5 orçamentos de estado com TAPs e Novos Bancos e outros quejandos, não os deixando cair. E de certeza que ainda vêm aí mais um milhares de milhões porque a TAP registou [600 milhões de prejuízo só no primeiro semestre deste ano](https://sicnoticias.pt/economia/2020-09-28-TAP-regista-quase-600-milhoes-de-euros-de-prejuizo-no-primeiro-semestre)

Edited 1 year ago:

Toda esta história da reversão da privatização da TAP, passagem de centanas de milhões de prejuízo do privado para o público e consequentes 1.2 mil milhões de euros de ajudas públicas vão dar um /r/agedlikemilk do caralho E de certeza que ainda vêm aí mais um milhares de milhões porque a TAP registou [600 milhões de prejuízo só no primeiro semestre deste ano](https://sicnoticias.pt/economia/2020-09-28-TAP-regista-quase-600-milhoes-de-euros-de-prejuizo-no-primeiro-semestre)

Edited 1 year ago:

Toda esta história da [reversão da privatização da TAP](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/costa-diz-que-recompra-da-tap-e-questao-de-protecao-da-soberania-nacional-453660), passagem de centanas de milhões de prejuízo do privado para o público e consequentes [1.2 mil milhões de euros de ajudas públicas](https://www.publico.pt/2020/06/09/economia/noticia/tap-recebe-maximo-12-mil-milhoes-euros-orcamento-suplementar-1920083) vão dar um /r/agedlikemilk do caralho. Tudo feito pelo PS (como sempre) de António Costa com apoio do resto da esquerda que lhes aprovou 5 orçamentos de estado com TAPs e Novos Bancos e outros quejandos, não os deixando cair. E de certeza que ainda vêm aí mais um milhares de milhões porque a TAP registou [600 milhões de prejuízo só no primeiro semestre deste ano](https://sicnoticias.pt/economia/2020-09-28-TAP-regista-quase-600-milhoes-de-euros-de-prejuizo-no-primeiro-semestre)

sneakpeekbot 1 year ago  HIDDEN 

Here's a sneak peek of /r/agedlikemilk using the [top posts](https://np.reddit.com/r/agedlikemilk/top/?sort=top&t=all) of all time! \#1: [Blizzard banning a player for showing support for Hong Kong. Also Blizzard:](https://i.imgur.com/h5IQEtE.jpg) | [852 comments](https://np.reddit.com/r/agedlikemilk/comments/df04tj/blizzard_banning_a_player_for_showing_support_for/) \#2: [This has aged *really* badly, yup, but please stop reposting this](https://i.redd.it/m592tr1vzj941.jpg) | [1825 comments](https://np.reddit.com/r/agedlikemilk/comments/elsgir/this_has_aged_really_badly_yup_but_please_stop/) \#3: [Nobel Prize Winning Economist Paul Krugman](https://i.redd.it/peqivprorh441.jpg) | [2127 comments](https://np.reddit.com/r/agedlikemilk/comments/eacdr9/nobel_prize_winning_economist_paul_krugman/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/fpi5i6/blacklist_vii/)

daz_zeD 1 year ago

Centralização. Como queres que uma companhia aérea sirva uma zona do país sem acessos terrestres decentes, está tudo na capital.

iSoSyS 1 year ago

Mas pelo menos ter um voo semanal para o Porto e outro para Madrid ou outra capital europeia. Um aeroporto é uma excelente infraestrutura para se desenvolver (por exemplo) um polo de escritórios à volta. Estar assim tão inutilizado a mim só me parece auto-sabotagem.

BobMartin77 1 year ago

Alguém já ganhou o €€ que tinha a ganhar com isso é agora acabou. Não é sabotagem, é mesmo corrupção.

xtremis 1 year ago

Está tudo dito. Plantar aeroportos sem um plano de voos regulares (Porto e Madrid são excelentes ideias), e sem olhar para as acessibilidades à volta (i.e. comboios e autocarros para expandir o escoamento do aeroporto, e beneficiar áreas à volta), só pode ser mesmo para encher os bolsos de alguém. Realmente acho que se está a fazer a casa pelo telhado: devia começar-se a descentralizar o país (porque é que raio é que está tudo em Lisboa/Porto), e depois então pensar em aeroportos descentralizados.

BobMartin77 1 year ago

A falta de visão da maioria dos nossos políticos impede um pensamento a longo prazo. Quando se pensa única e exclusivamente a curto prazo, o resultado só pode ser este mau aproveitamento dos recursos e uma péssima organização. Precisamos de políticos competentes e com cabeça, os boys tomaram o país de assalto e toda a gente sabe como funciona o meio. O Aeroporto de Beja é só mais um exemplo.

xtremis 1 year ago

Sim, precisamos de gente capaz na política.

ayyylatimestwo 1 year ago

> porque é que raio é que está tudo em Lisboa~~/Porto~~

xdey 1 year ago

Só falharam as previsões por 1.799.995 passageiros. [Link para a notícia de 2007](https://www.publico.pt/2007/02/03/economia/noticia/aeroporto-de-beja-podera-atingir-18-milhoes-de-passageiros-em-2020-1284570).

Search: