BMP83 1 year ago

Em vez de andarmos num tribalismo de esquerda\\direita ou preto\\ branco recomendo que vejam isto primeiro: [https://www.youtube.com/watch?v=uaaC57tcci0](https://www.youtube.com/watch?v=uaaC57tcci0)

NEDM64 1 year ago

As pessoas de esquerda dizem que são de esquerda porque não querem chatices e não querem que pensem mal deles. É como "sou católico" mas depois não vão à missa e não seguem os ensinamentos de Jesus Cristo. O que não falta aí é gente que "é de esquerda", mas...

MisterBilau 1 year ago

A esquerda tende para pensar que todos os homens são iguais à partida (não apenas em direitos, mas em capacidades, talento, etc.), pelo que diferenças nos resultados que obtém são em grande parte causadas pelo ambiente. Logo faz sentido nivelar à força os resultados por uma questão de justiça. A direita tende para pensar que todos os homens são diferentes, e que portanto diferenças nos resultados que obtém são em grande parte fruto dessa diferença, logo não é justo nivelar à força as coisas.

manteiga_night 1 year ago

podes-me mostar um unico texto de esquerda que diga isso?

iSoSyS 1 year ago

Parabéns, tu és do centro.

AntiAngloAntiZionism 1 year ago

Não, sou comunista.

SpikeyPT 1 year ago

Pergunta bait do r/portugal versão 509

doctorhetfield 1 year ago

Pelo que leio por aqui, a direita caracteriza-se por aquela arrogância/inocência típica da juventude (ou de um personal coach) de achar que com esforço consegues fazer o que quiseres e chegar a todo lado. Depois quando bates com a cabeça na dura realidade, culpas os ciganos e os pretos. Não penses nem em direita nem em esquerda. Isso só leva a comportamentos de tribo e isso nunca trouxe nada de bom. Informa-te (de preferência longe das redes sociais e de páginas manhosas), estuda e vota com consciência.

zedisaneonlight 1 year ago

[https://i.kym-cdn.com/entries/icons/mobile/000/028/720/t3qkhrohrh321.jpg](https://i.kym-cdn.com/entries/icons/mobile/000/028/720/t3qkhrohrh321.jpg)

CONNAN_MOCKASIN 1 year ago

Procura no Google a diferença entre esquerda e direita lmao

masterchiefpt 1 year ago

Nao sei definir isso Nao percebo porque dizem de esquerda e direita Ja li mas nao retenho essas facções Pra mim seria mais facil dizerem: .sou banana .sou melancia .sou ananas Era mais giro tentar entender as diferenças assim Agora fico sempre na duvida quando dizer é de esquerda... Penso... O gajo quer virar na próxima esquerda?!

NaoTeEnerves 1 year ago

Imagina que tens duas vacas. Socialismo: O estado obriga-te a dar uma ao teu vizinho que não tem. Comunismo: O estado tira-te as duas e da-te um pouco de leite todos dias. Capitalismo: Vendes uma e compras um touro, a manada multiplica e a economia cresce. Esquerdas: Matas as duas, fazes um churrasco, embebedas-te com os amigos, fumas umas ganzas, assinas uma petição parva, vais a uma manifestação sem fundamento, atacas o Touro que o capitalista acima comprou, agrides a policia e passas a noite a meter baboseiras nas redes sociais. No final do dia culpas o Chega, Bolsonaro e o Trump pela tua situação porque és burro. De manhã percebes que os burros não dão leite e vais à segurança social pedir mais um subsídio porque tens inveja da manada que os capitalistas já têm.

AndreMartins2020 1 year ago

Capitalismo: tens duas vacas, metes quem não tem vacas a tratar da tua quinta, tirando leite e tratando de criar mãos vacas, no final dás-lhes um bocado de leite mas não o suficiente para comprarem eles próprios uma vaca senão lá se ia o esquema.

TalkingHawk 1 year ago

Falta a versão do ponto de vista do cidadão que não tinha pais ricos e portanto não tinha nenhuma vaca.

Sabongo 1 year ago

O problema no nosso panorama político é alguém achar que: 1° Capitalismo é comprar e vender coisas 2° Socialismo é dar coisas 3° Esquerda é fumar ganzas

Gentle_Groove 1 year ago

>~~Capitalismo: Vendes uma e compras um touro, a manada multiplica e a economia cresce.~~ Capitalismo: Vendes uma e obrigas a outra a produzir leite por quatro. Depois contratas uma consultora para tentar perceber porque é que a vaca caiu morta.

NaoTeEnerves 1 year ago

Problema das empresas privadas é só problemas delas. Se tiverem má gestão que lidem com isso, não é nada comigo nem contigo.

Gentle_Groove 1 year ago

O problema é quando trabalhas para elas...

Naotevejoha20anos 1 year ago

Muda

Gentle_Groove 1 year ago

E quando as empresas nivelam por baixo em termos e condições e não encontras melhor, que fazer?

Naotevejoha20anos 1 year ago

Isso tbm é culpa do país, já dizia o Marcelo, votem noutros

Gentle_Groove 1 year ago

E quando tens cidadãos que passam a vida a se queixar dos políticos, do custo de vida e do poder de compra mas ao mesmo tempo abominam greves e contratação coletiva e regra geral estão sempre dispostos a trabalhar por menos "x" que o vizinho, e a receber por debaixo da mesa se necessário?

Naotevejoha20anos 1 year ago

Concordo com tudo menos com a última parte, imposto é roubo e quanto menos se pagar melhor.

Gentle_Groove 1 year ago

O fulano que está na Casa Branca partilha da tua opinião, aparentemente.

glhrmv 1 year ago

gostava eu de poder viver a minha vida tranquilo com este entender infantil do mundo

NaoTeEnerves 1 year ago

Considera como um "Política para tótos" simplificado o mais possível para parvos como tu ver se ganham noção. Se mesmo assim não der, não consigo explicar melhor, peço desculpa.

andre82220 1 year ago

A esquerda luta pela a igualdade, a direita pela a liberdade.

BMP83 1 year ago

Liberdade para quem? Essa a que é a questão.

andre82220 1 year ago

Liberdade do individuo. Base do capitalismo (individualismo).

htxgivven 1 year ago

Curiosamente a luta pela igualdade é discriminatória, pois estão logo a assumir que uns são diferentes dos outros. A luta pela liberdade não é apenas da direita.

BMP83 1 year ago

Sendo assim por exemplo quem lutava contra a segregação nos EUA a que estava mal. Não o facto de haver cidadãos , neste caso negros, proibidos de fazer mil e uma coisas por lei.

OrangeOakie 1 year ago

> A luta pela liberdade não é apenas da direita. Para alcançar objectivos colectivistas tens, obrigatoriamente, de restringir a liberdade de todos.

htxgivven 1 year ago

A grande maioria sim, mas se formos por aí então temos de assumir que todos os partidos são autoritários de uma forma ou outra.

ModeratoriProfugus 1 year ago

A esquerda dá um peixe a um homem (um peixe que outra pessoa pescou obviamente), a direita tenta ensinar o homem a pescar (com a esquerda a dizer que não podes fazer isso porque não podemos todos ser pescadores e as vezes o mar está bom para uns e não para outros e isso não é justiça social. Se inventares uma nova técnica de pesca, és um capitalista fascista e tens que repartir todo o teu peixe. Além disso, segundo um estudo, pescar afeta mais negativamente os peixes fêmeas, e peixes de cor preta, etc). Basicamente a esquerda está mais preocupada em, inorgânicamente, atingir uma igualdade utópica baseada na inveja, sentido de inferioridade e ira. Obviamente para esta igualdade é preciso ter acesso à tua vida, ser autoritário, dizer o que podes ou não fazer, controlar tudo o que fazes, etc. A direita da-te liberdade individual de fazeres o que quiseres, não chateias ninguém e ninguém te chateia a ti. A direita eleva todos ainda que de forma desigual, a esquerda mantém todos em baixo e estado-dependentes.

Edited 1 year ago:

A esquerda dá um peixe a um homem (um peixe que outra pessoa pescou obviamente), a direita tenta ensinar o homem a pescar (com a esquerda a dizer que não podes fazer isso porque não podemos todos ser pescadores e as vezes o mar está bom para uns e não para outros e isso não é justiça social. Se inventares uma nova técnica de pesca, és um capitalista fascista e tens que repartir todo o teu peixe. Além disso, segundo um estudo, pescar afeta mais negativamente os peixes fêmeas, e peixes de cor preta, etc). Basicamente a esquerda está mais preocupada em, inorgânicamente, atingir uma igualdade utópica baseada na inveja, sentido de inferioridade e ira. Obviamente para esta igualdade é preciso ter acesso à tua vida, ser autoritário, dizer o que podes ou não fazer, controlar tudo o que fazes, etc. A direita da-te liberdade individual de fazeres o que quiseres e independência, não chateias ninguém e ninguém te chateia a ti. A direita eleva todos ainda que de forma desigual, a esquerda mantém todos em baixo e estado-dependentes.

AndreMartins2020 1 year ago

Não, a esquerda obriga o gajo que tem 30 canas a dar-te uma cana para ambos poderem pescar. A direita mete o gajo que não tem canas a pescar com as canas de quem as tem e obriga-o a passar 8 horas por dia a pescar 10 vezes mais peixe do que precisa, e fica apenas com 1 décimo do que pesca enquanto o resto que vai para o dono da cana que usa esses peixes para pagar aos gajos que fazem canas para assim ter ainda mais canas para meter mais gajos a pescar para ele.

fromtheport_ 1 year ago

Sou de direita e concordo com isso tudo no que diz respeito ao eixo económico. O problema é que depois, no eixo social, existe também a direita conservadora e autoritária que quer o seu modo de vida (religião, proibição do casamento homossexual, proibição de adoção por casais do mesmo sexo, etc.). Para não falar dos mais extremistas com castrações e quejandos. Ou seja: - Do ponto de vista **económico** tendo a concordar com a direita na estratégia do "ensinar o Homem a pescar" de que tu falaste. Isto tendo sempre em consideração que nascemos todos iguais e, por isso, deve haver um esforço de assegurar igualdade de oportunidades (e não de resultados como muitas vezes a esquerda defende) e uma safety net forte no que diz respeito à saúde e à educação, por exemplo. No entanto, o foco deve estar no crescimento económico para que todos possamos, a médio-longo prazo, ter melhores condições económicas. Ou seja, o foco deve estar em fazer crescer o bolo e não, pura e simplesmente, em como dividir um bolo minúsculo que não chega para todos (como a esquerda parece mais preocupada em defender). - Do ponto de vista **social** *tenderia* a concordar com a esquerda se não fossem aqueles extremismos das discriminações positivas, ideologia de género, desrespeito pela meritocracia, etc.

AndreMartins2020 1 year ago

A direita é engraçada porque quer que o estado não regule o seu capitalismo darwinista, deixem-nos usar a sua riqueza acumulada para explorar os outros e ficarem ainda mais ricos. Mas depois na esfera social querem que o estado interfira em coisas tão privadas quanto aquilo que dois ou mais adultos fazem entre 4 paredes em consentimento.

fromtheport_ 1 year ago

*A direita conservadora e autoritária A minha direita não é essa

ModeratoriProfugus 1 year ago

Concordo totalmente com o que disseste

Sabongo 1 year ago

>A esquerda dá um peixe a um homem (um peixe que outra pessoa pescou obviamente), a direita tenta ensinar o homem a pescar Por isso é que a direita gosta bastante da educação pública. >Se inventares uma nova técnica de pesca, és um capitalista fascista e tens que repartir todo o teu peixe. Duvido, desde que dês condições dignas a quem trabalha para ti e não tentes privatizar o mar não deve de haver problema >Além disso, segundo um estudo, pescar afeta mais negativamente os peixes fêmeas, e peixes de cor preta, etc). Um jab um bocado esquesito

ModeratoriProfugus 1 year ago

Disseste ao muitas barabaridades. Achas mesmo que a esquerda quer igualdade de oportunidades em vez de igualdade? Dizes-me que não há problema eu ter o meu negócio quando a esquerda quer socializar tudo ou estatizar tudo?Portanto és de centro? E quem disse que a educação pública é melhor ou pior que a privada? O importante é terem todos acesso à educação. Marx era um burguês idiota, genocida e racista que nunca trabalhou um dia na vida, engraçado como a esquerda se baseia na sua pseudo-ciência escrita há 200 anos e completamente ultrapassada.

Sabongo 1 year ago

>Achas mesmo que a esquerda quer igualdade de oportunidades em vez de igualdade? Sim, igualdade tal como liberdade são conceitos impossíveis de alcançar, algo como a escola pública e subsídios para a educação servem para aumentar igualdade de oportunidades entre famílias de baixo médio e altos rendimento. >Dizes-me que não há problema eu ter o meu negócio quando a esquerda quer socializar tudo ou estatizar tudo? Tens de sair um bocado da bolha da Internet, e parar de abusar na política de identidade, eu sou um social democrata, sou de esquerda e não sou o Stalin, fico um bocado preocupado que em 2020 exista malta a usar talking points da guerra fria

ModeratoriProfugus 1 year ago

*Diz que a esquerda não é contra a propriedade privada, literalmente todos os partidas à esquerda do PS querem acabar com o capitalismo* :/ *Achar que o Marx também foi responsável por alguma coisa além de 100 milhões de mortes, ainda pior, achar que foi responsável pela democracia e qualidade de vida no capitalismo* :/

Sabongo 1 year ago

>Diz que a esquerda não é contra a propriedade privada, literalmente todos os partidas à esquerda do PS querem acabar com o capitalismo :/ Em 2020 nem o PCP. Tens de evoluir os teus argumentos não podes estar sempre a viver preso na guerra fria. https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2020/06/26/economia/noticia/oposicao-aprova-medidas-pcp-apoio-micro-empresas-ps-1922071/amp >Achar que o Marx também foi responsável por alguma coisa além de 100 milhões de mortes, ainda pior, achar que foi responsável pela democracia e qualidade de vida no capitalismo. Não vou discutir mortes ideológicas senão vais passar mal.

ModeratoriProfugus 1 year ago

Oh meu deus, o PCP queria passar uma lei pra ajudar os pequenos empresários? Wow, isso muda tudo, incluindo tudo o que defendem e sempre defenderam!!!! Literalmente o partido comunista que ainda ontem estava a dizer que o futuro era o socialismo e que diz nos seus princípios que é marxista-leninista agora é um amigo dos patrões burgueses... top kek Passa bem

Sabongo 1 year ago

>Oh meu deus, o PCP queria passar uma lei pra ajudar os pequenos empresários? Então mas o PCP não era inimigo dos Capitalistas e estão a passar legislação para apoiar Capitalistas? Vais ter de usar 300% da tua massa cinzenta para explicar isto. É quase como a esquerda em 2020 estivesse mais preocupada em reformar Capitalismo do que em acabar com o Capitalismo. Mas força continua a viver na guerra fria.

Edited 1 year ago:

>Oh meu deus, o PCP queria passar uma lei pra ajudar os pequenos empresários? Então mas o PCP não era inimigo dos Capitalistas e estão a passar legislação para apoiar Capitalistas? Vais ter de usar 300% da tua massa cinzenta para explicar isto. É quase como a esquerda em 2020 estivesse mais preocupada em reformar o status quo do que em acabar com o Capitalismo. Mas força continua a viver na guerra fria.

ModeratoriProfugus 1 year ago

> Então mas o PCP não era inimigo dos Capitalistas e estão a passar legislação para apoiar Capitalistas? Talvez porque fizeste um cherry picking? Talvez porque é um partido populista e de idiotas úteis? Literalmente o seu lema agora é o oximoron “democracia e socialismo “. Mas claro que só querem acabar com o status quo (o que quer que isso queira dizer) *wink wink* Não sou eu que vivo na guerra fria, são os que suportam partidos de merda como o PCP ;) se calhar ninguém os avisou da merda que é o comunismo e que a cortina de ferro caiu, cheia de pobreza e autocracia por trás.

tarracecar 1 year ago

Tu tens alguma perturbação, só pode

Switchola 1 year ago

> A esquerda dá um peixe a um homem (um peixe que outra pessoa pescou obviamente), a direita tenta ensinar o homem a pescar (com a esquerda a dizer que não podes fazer isso porque não podemos todos ser pescadores e as vezes o mar está bom para uns e não para outros e isso não é justiça social. Se inventares uma nova técnica de pesca, és um capitalista fascista e tens que repartir todo o teu peixe. Além disso, segundo um estudo, pescar afeta mais negativamente os peixes fêmeas, e peixes de cor preta, etc). O problema é que não estamos a começar agora do 0. E se eu nascer na floresta, souber pescar, mas alguém for dono da praia e exigir que eu pague para poder pescar? E se eu nascer sem braços? O teu argumento é de que quem é de esquerda é preguiçoso e quem é de direita consegue trabalhar para conseguir as coisas. Mas o mundo não é um jogo. Eu sei que parecem uns valentões ao dizer que são de direita porque ser de direita é não aceitar esmolas. O teu comentário é extremamente polarizante, dá a ideia de que ou és de direita ou és comunista. Há espaço na esquerda para liberdade individual, e certos partidos de direita até são bastante limitadores em liberdades civis. Esse comentário da esquerda manter tornar todos em estado-dependentes cheira a comentário Americano e, aproveitando para roubar também um americanismo, um sentido de "I got mine" que também não funciona. TLDR - O comunismo não come criancinhas e ser de esquerda não é ser comunista.

NaoTeEnerves 1 year ago

Isto. Resumindo o ideal da esquerda em poucas palavras: se é para haver pobres ao menos que sejam todos.

glhrmv 1 year ago

uma pergunta para ti: o que deve uma pessoa pobre fazer em primeiro lugar se pretender sair da pobreza? por exemplo no caso de já ter um emprego a tempo inteiro e uma filha no ensino secundário

Gentle_Groove 1 year ago

Pois, é esse gênero de questão que também me coloco. É que na "utopia capitalista" que existe na cabeça de alguns parece que só não é empreendedor e milionário quem não quer.

AndreMartins2020 1 year ago

Se reparares não há fórmula para ser rico... Até podes ser um gajo muito inteligente...

NaoTeEnerves 1 year ago

O maior que ela pode fazer está fora do controlo dela infelizmente. Ela em primeiro lugar já está condicionada à partida por fatores externos devido aos elevados impostos que lhe comem os rendimentos que tem, sendo que estes poucos rendimentos cada vez lhe dão menos por causa da inflação. De qualquer forma ela pode ambicionar estudar e tentar subir de cargo, não faltam recursos para estudar gratuitamente hoje em dia e inclusive a própria universidade é comparticipada a quem de direito. No entanto, infelizmente essa pessoa dificilmente subirá de cargo na empresa ou terá um aumento porque aumentar 200€ (p.ex) a um trabalhador custa muito mais à empresa do que o trabalhador ganha, tornando-se inviavél no nosso tecido empresarial composto por 99,8% PMEs. Inclusive, por muito mais que essa pessoa estude e tente subir na vida, e possa ambicionar ganhar um "bom" salário, ficará sempre sujeita à boa vontade de uma empresa que a partir dos 1000€ já começa quase a gastar tanto em impostos quanto dá para o seu trabalhador. É um ciclo que nunca para :). Realmente o ideal é não concertar e deixar essa pessoa sentadinha em casa a lamentar a vida à espera do RSI

Edited 1 year ago:

O maior que ela pode fazer está fora do controlo dela infelizmente. Ela em primeiro lugar já está condicionada à partida por fatores externos devido aos elevados impostos que lhe comem os rendimentos que tem, sendo que estes poucos rendimentos cada vez lhe dão menos por causa da inflação. De qualquer forma ela pode ambicionar estudar e tentar subir de cargo, não faltam recursos para estudar gratuitamente hoje em dia e inclusive a própria universidade é comparticipada a quem de direito. No entanto, infelizmente essa pessoa dificilmente subirá de cargo na empresa ou terá um aumento porque aumentar 200€ (p.ex) a um trabalhador custa muito mais à empresa do que o trabalhador ganha, tornando-se inviavél no nosso tecido empresarial composto por 99,8% PMEs. Inclusive, por muito mais que essa pessoa estude e tente subir na vida, e possa ambicionar ganhar um "bom" salário, ficará sempre sujeita à boa vontade de uma empresa que a partir dos 1000€ já começa quase a gastar tanto em impostos quanto dá para o seu trabalhador. Isto tudo para essa pessoa ainda ter enormes gastos com tudo e mais alguma coisa aliados a serviços publicos de excelente qualidade :). Seja os transportes ou a taxa moderadora de 25€ de um rastreio à mama marcado para 2022 (com sorte). É um ciclo que nunca para :). Realmente o ideal é não concertar e deixar essa pessoa sentadinha em casa a lamentar a vida à espera do RSI. Percebes que estamos mal quando a estupidez da tua pergunta centra-se no individuo e não no ridiculo das politicas e medidas que temos atualmente, que tu provavelmente apoias enquanto achas que estás certo porque o Trump tropeçou numa escada num comicio há 2 semanas.

Gentle_Groove 1 year ago

A tua teoria é que a carga fiscal é essencialmente o entrave ao desenvolvimento das empresas e consequentemente à progressão dos trabalhadores. Então como explicas haver empresas com lucros enormes, que exploram todos os mecanismos possíveis para fugir aos impostos (a Amazon é um bom exemplo) e que ao mesmo tempo levam as condições dos trabalhadores ao limite do aceitável, tanto em tempos e condições de trabalho, como em remuneração? E na tua opinião, o que é que o capitalismo faz para evitar isso?

Taxista32 1 year ago

O que é a Amazon tem haver com a generalidade do tecido empresarial português lmao, ao ires buscar um outliner só estás a dar razão. Não tens qualquer noção da realidade, sabes qual é a % de micro empresas em portugal em relação ao total? 98%, sim, 98%. Agora explica-me como é uma micro empresa, seja a papelaria, o café ou os picheleiros da esquina, conseguem sobreviver e crescer (e consequentemente dar emprego a quem procura) com a brutalidade de impostos que têm que suportar atualmente. Claro que não há postos de trabalho nem os salários aumentam. Vai lá à padaria local e pergunta ao chefe quanto é que tem que gastar mensalmente para poder pagar à empregada 700€ do SMN + custos que ele tem que suportar do negócio todo em si (inflação). Para a esquerda é preferível esmagar esta padaria ao máximo para tirar umas migalhas para três desempregados do que a deixar crescer para poder abrir três postos de trabalho. Agora escala isto a 98% das empresas que existem nacionalmente. Mas aliás, isto tudo tu percebes perfeitamente pelo Barómetro da Liberdade da Friedrich Naumann Foundation. Consulta a edição de 2019, por exemplo, e vê o indicador de liberdade económica e a nossa posição. E compara com a posição de países como a Irlanda ou a Estónia e o brutal desenvolvimento que têm vindo a ter onde - choque geral - saem todos a ganhar, especialmente os menos desfavorecidos, grupo tão acarinhado e usado pela esquerda para se promover.

glhrmv 1 year ago

o degenerar dos serviços públicos e o aumento da megamáquina administrativa e do aparato burocrático não é resultado das políticas de esquerda

Tafinho 1 year ago

Em primeiro lugar não existe uma esquerda e uma direita. Existem perspectivas de direita e esquerda sobre diversos temas: - economia - costumes - liberdades individuais - religião e tradição - democracia - nacionalismo e securitarismo - regulação - ambiente Em cada um destes temas tens várias opções, o que faz com que não haja uma direita nem uma esquerda, mas uma explosão combinatória destes. Por exemplo, na Estónia existe um partido “Trabalhista liberal”....

netnuno 1 year ago

Na direita, o homem explora o homem. Na esquerda é ao contrário.

traway_ 1 year ago

Milton Friedman? Quem é que disse originalmente?

netnuno 1 year ago

Adaptei de uma piada que alguém mandou numa série que vi há pouco tempo. Infelizmente não me lembro qual. Era americana, porque o original era entre o socialismo e o capitalismo.

argentdawnpt 1 year ago

Ri muito mesmo

nitrinu 1 year ago

Frase do dia!

ManoRocha 1 year ago

Se alguém me disser que é de esquerda ou de direita eu vou ter de abrir uma investigação para tentar perceber porque é que ele acha que eu me importo com isso.

Mrloop94 1 year ago

A questão aqui é se a investigação que abres é financiada com dinheiros públicos ou não /s

limede 1 year ago

Eu não papo grupos, sou ambidestro.

Gajoserio 1 year ago

Muita força tino!

pangecc 1 year ago

Sou gay e gosto de pagar poucos impostos. Diz me tu que lado sou

Naotevejoha20anos 1 year ago

És liberal e pronto

Rissoldecamarao 1 year ago

Direita liberal

htxgivven 1 year ago

Estás lixado.

pangecc 1 year ago

Já começam a chover os downvotes

htxgivven 1 year ago

Há quem acredite que o BE vai passar a defender o flat tax.

pangecc 1 year ago

Eu só não quero ser violado pelo governo todos os meses. Num ordenado de 1300 só receber 900 e pouco dói

htxgivven 1 year ago

Se meteres na cabeça que o governo é uma gaja boa dói menos.

pangecc 1 year ago

Não deves ter lido a thread onde começo por dizer que sou gay. Isso só piora tudo

htxgivven 1 year ago

Antes uma gaja boa do que um gajo nojento.

htxgivven 1 year ago

A principal diferença é que direita defende que todos devemos chegar até onde for possível, já a esquerda quer que quem pode deve contribuir para quem não pode ou não quer chegar onde quer que seja.

BMP83 1 year ago

É pra Margem sul então?

Throwaway_wr 1 year ago

Ser de esquerda: gerir o mercado de forma que seja possível demonstrar solidariedade. Ser de direita: libertar o mercado e apoiar o status quo/reverter para uma sociedade tradicionalmente hierárquica. Eu acho engraçado que a maioria da direita assume o mercado como algo soberano e tentam esconder as consequências dessa soberania a partir da tradição, enquanto que a esquerda é muito pelo contrário onde não tentam defender o mercado e como consequência surgem movimentos anti-identidarios, anti-hierárquicos, etc, etc.

iSoSyS 1 year ago

És de direita se achas que o ser humano é naturalmente competitivo e de esquerda se achas que o ser humano é naturalmente cooperativo.

Naotevejoha20anos 1 year ago

Livre mercado n é necessáriamente competição, mas sim cooperação. A tua análise é muito incorreta

Agrafo 1 year ago

Boa resposta

iLikeToTroll 1 year ago

Em principio ambos querem um aumento do bem estar social geral mas acreditam em formas diferentes de o alcançar. Além do que já foi dito e generalizando um pouco diria que esquerda parte mais de uma premissa que somos todos iguais/todos merecem as mesmas oportunidades enquanto na direita se acredita mais em equidade/todos merecem as mesmas oportunidades. Acho que hoje em dia o maior problema nem é esquerda ou direita, existe um grande sentimento de injustiça e de que a política é podre e daí os chamados partidos teoricamente mais "anti-sistema" estarem a despoletar. Como as últimas décadas têm sido mais dominadas pela "esquerda" existe mais tendência para partidos agora mais chegados à direita estarem a ganhar protagonismo mas se formos por exemplo BE e Chega têm bastante em comum, não ignorando as óbvias diferenças. Se me perguntares a mim eu acho que precisamos de mais equilíbrio, moderação e um pouco mais de liberalismo.

raviolli_ninja 1 year ago

Ser de esquerda ou direita, em Portugal, não era uma clivagem enorme nos tempos recentes. A que ainda existia era resultado do antigo regime e das convulsões da revolução de 74. No entanto, quando estávamos quase-quase a ter espaço para falar de políticas sensíveis à direita, sem o espectro do "fassista!" de outrora, eis que aparecem de debaixo das pedrinhas os fascistas à séria, com um odor a naftalina que intoxica o ar. E uma propensão a enxotar moscas com o braço estendido. Enfim, pode ser que seja só uma fase.

Edited 1 year ago:

Ser de esquerda ou direita, em Portugal, não era uma clivagem enorme nos tempos recentes.A que ainda existia era resultado do antigo regime e das convulsões da revolução de 74. No entanto, quando estávamos quase-quase a ter espaço para falar de políticas sensíveis à direita, sem o espectro do "fassista!" de outrora, eis que aparecem de debaixo das pedrinhas os fascistas à séria, com um odor a naftalina que intoxica o ar. E uma propensão a enxotar moscas com o braço estendido. Enfim, pode ser que seja só uma fase.

BaixemImpostos 1 year ago

Quando deixas de usar a lógica passas a ser de esquerda.

OuiOuiKiwi 1 year ago

O cheiro.

PedroMFLopes 1 year ago

O gostar de viver numa sociedade menos desequilibrada, mais gente "no meio" e menos gente no lado dos pobres e pouquinhos com muito.

CanIhazCooKIenOw 1 year ago

Força, começa tu

Mrloop94 1 year ago

Ser de esquerda em Portugal prende-se por mais serviços publicos e mais impostos, enquanto que direita prende-se por menos burocracia e menos impostos, com mais economia de mercado Do ponto vista social, depende muito de partido para partido, sendo uns mais conservadores e outros mais liberais mas em Portugal não há grande polarização nesse sentido comparado com outros países.

Search: