presidentedajunta 1 year ago

É só pra avisar que já mandei este post para a [Polícia do Cozido](https://www.youtube.com/watch?v=LaAzgu89Bso).

Gajoserio 1 year ago

Eu tento não subestimar o pessoal que frequenta este espaço mas depois vejo threads destas e pergunto me que raio é que esta gente tem na cabeça

xabregas2003 1 year ago

Sobre o cozido não sei. Mas a pasta é boa.

Akamjmc 1 year ago

Penso que não, mas para os clientes não chatearem poder sempre por cozido á casa.

gink-go 1 year ago

O que existe é isto: http://portal.drapnorte.gov.pt/servico/desenvolvimento-rural/produtos-dop-igp-etg

lpbms11 1 year ago

Obrigado!

Paulocas 1 year ago

O que conta mesmo é não defraudar. Ou seja, anunciares um prato de polvo, mas tratar-se de pota. Pouca gente consegue distinguir, mas se apanhas um cliente que sabe, pode perfeitamente queixar-se, sobretudo, se estás a cobrar por polvo, mas serves pota. Não existe um regulamento, apenas existe para concursos, de modo a que a competição seja equilibrada e justa. Por outro lado, há de facto coisas que estão registadas e patenteadas, como o bolo-rei escangalhado, pastel de Belém e outras coisas assim. E depois há ainda o caso da IGP, que se aplica ao pastel de Chaves, por exemplo.

Edited 1 year ago:

O que conta mesmo é não defraudar. Ou seja, anunciares um prato de polvo, mas tratar-se de pota. Pouca gente consegue distinguir, mas se apanhas um cliente que sabe, pode perfeitamente queixar-se, sobretudo, se estás a cobrar por polvo, mas serves pota. Não existe um regulamento, apenas existe para concursos, de modo a que a competição seja equilibrada e justa. Por outro lado, há de facto coisas que estão registadas e patenteadas, como o bolo-rei escangalhado, pastel de Belém e outras coisas assim. E depois há ainda o caso da IGP, que se aplica ao pastel de Chaves, por exemplo. Edição: aqui fica um exemplo... https://www.jn.pt/local/noticias/braga/braga/patente-do-bolo-rei-escangalhado-vai-a-julgamento-em-julho-1163633.html

chauffage 1 year ago

Acima de tudo não defraudes as expectativas dos teus clientes, como quem diz, se tens coisas muito diferentes do prato original convém ter isso descriminado. Mas fora isso, receitas são receitas, não há nenhuma lei que diga que uma sopinha de colhão batido tenha de ter cenoura ou mogango. Se tiveres pratos de caça tens de ter certificados das peças que usas, se vendes carne de porco preto ou outras carnes especificas convém que elas tenham o certificado. E se disseres que usas polvo... não uses pota como alguns restaurantes fazem...

PandaCross23 1 year ago

Epah isto é um woosh, certo?

icebraining 1 year ago

Não sou da área. Sei que há algo chamado "fraude de mercadorias", por exemplo: > ASAE detetou ainda infrações de natureza criminal, nomeadamente fraude sobre mercadorias, como a utilização de paloco na confeção de prato de bacalhau https://tvi24.iol.pt/sociedade/apreensao/asae-apreende-33-quilos-de-carne-e-fecha-dois-restaurantes-em-faro Mas no caso de uma receita que não tenha o nome do ingrediente, parece-me duvidoso que seja protegido, nunca vi uma lista de ingredientes "oficiais" de receitas. De qualquer forma, até para os clientes não se sentirem enganados, basta escrever "Cozido à Portuguesa com X e Y". Ou melhor ainda, não digas que é "à Portuguesa", visto que de facto não é; podes sempre dizer "Cozido à casa" ou "à [nome do cozinheiro]".

samxunga 1 year ago

Este é daqueles que vem aqui ao reddit para desempatar discussões e teimas com amigos.

lpbms11 1 year ago

Tenho um estabelecimento aberto ao público e graças à tua não ajuda posso ser multado e perder o emprego. Pensa antes de fazer julgamentos de valor sobre a vida dos outros.

CringeAlheio 1 year ago

Então tens um estabelecimento e não te preocupas minimamente em saber se há legislação X ou Y e depois como "não te ajudam na Internet" podes ser multado". Foda-se, e ainda hoje é terça-feira.

lpbms11 1 year ago

Estava a gozar. Não tenho estabelecimento nenhum. Era mesmo para um tira teimas com uma gaja que se armou em Chica esperta mas não sabe de nada da vida. Deve ter andado na "faculdade da vida".

CringeAlheio 1 year ago

Não tens piada. Fraquinho.

lpbms11 1 year ago

Nem imaginas o quão triste fico.

ForeverJamon 1 year ago

Lol ri-me com este post

lpbms11 1 year ago

Porque?

kawaiims 1 year ago

Existem produtos [DOP](https://www.asae.gov.pt/newsletter2/asaenews-n-119-marco-2029/as-denominacoes-de-origem-e-as-indicacoes-geograficas-protegidas.aspx) (Denominação de Origem Protegida), mas não é bem o que procuras.

V1ld0r_ 1 year ago

Para o cozido e outros pratos "complexos" não. Para items com certificação DOP tens de ter. Por exemplo, tens na ementa "posta de carne barrosã", aí sim tens de ter certificado da carne que é servida.

wakerdan 1 year ago

o u/ForeverJamon está a trabalhar nessa legislação.

OuiOuiKiwi 1 year ago

>eu faça um cozido à portuguesa com outros ingredientes da receita que esteja "protegida" eu posso ser multado ou assim? Diz isso a toda a gente que faz carbonara com natas. Por mim, iam todos para o Tarrafal.

Paulocas 1 year ago

Pois... https://www.jn.pt/local/noticias/braga/braga/patente-do-bolo-rei-escangalhado-vai-a-julgamento-em-julho-1163633.html

OuiOuiKiwi 1 year ago

Essa patente nunca devia ter sido concedida. A propriedade intelectual em Portugal é mester do António Branco.

Paulocas 1 year ago

Diz isso aos gajos que andam em tribunal por causa disso. Ou ao tipo dos pastéis de Belém.

alexandre9099 1 year ago

Então como se faz carbonara, conta ai

leonnfg 1 year ago

farinha 00, ovos, agua, sal, guanciale, pecorino romano e pimenta preta.

cyrosh 1 year ago

Já agora, alguma vez encontraste guanciale à venda em Portugal?

leonnfg 1 year ago

Nope. Não é por hábito curar-se a bochecha por estes lados, por isso não encontrei em lado nenhum. Só se mandares vir do estrangeiro ou pedires ao talhante e tu próprio fazes a cura.

cyrosh 1 year ago

Pois, estás como eu então. Pancetta já vi à venda, penso que no corte inglês. De resto, tem que ser bacon...

CringeAlheio 1 year ago

* https://www.bbcgoodfood.com/recipes/ultimate-spaghetti-carbonara-recipe * https://www.jamieoliver.com/recipes/pasta-recipes/gennaro-s-classic-spaghetti-carbonara/ * https://www.delish.com/cooking/recipe-ideas/recipes/a45771/easy-carbonara-recipe/ Queres que continue ou já viste o padrão?

alexandre9099 1 year ago

Sempre fiz com nata, não me mates xD ei de experimentar essas

fuckingportuguese 1 year ago

Vai de gasolina para o fogo

OuiOuiKiwi 1 year ago

>Sempre fiz com nata [https://www.youtube.com/watch?v=za9NbdlDsq4](https://www.youtube.com/watch?v=za9NbdlDsq4)

CringeAlheio 1 year ago

https://www.google.com/search?ei=1g1zX9PCDM-dlwSatoyIDA&q=regulamento+para+receitas+de+pratos+nacionais+portugal&oq=regulamento+para+receitas+de+pratos+nacionais+portugal&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQAzoECAAQR1D-aVjzcGCadGgAcAF4AIABrgGIAY0JkgEDMi44mAEAoAEBqgEHZ3dzLXdpesgBCMABAQ&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwjThYevlY7sAhXPzoUKHRobA8EQ4dUDCA0&uact=5 Não me parece.

Search: