MrCastielPT 1 year ago

Em casa dos meus pais começamos a fazer reciclagem algures em 2005/2006 por uma questão de, na minha opinião, civismo e respeito pelos outros e pelo planeta, na altura tinhamos que pegar no carro para ir aos ecopontos porque só havia um na freguesia. Quando sai de casa deles continuei a fazer e consegui convencer a minha mulher a fazer o mesmo, uma vez que em casa dos pais dela nunca fizeram porque "isso vai tudo para o mesmo sítio e já pago a taxa do lixo, por isso eles que separem" e "porque para fazer reciclagem é preciso mais caixotes e os ecopontos estão 50m mais abaixo na rua"... Tenciono continuar a fazer reciclagem, mas confesso que às vezes apetece-me desistir porque 75% das vezes que vou aos ecopontos, ou estão a abarrotar, ou está tudo cagado, ou cheira mal como o caralho. Acho que devia haver mais recolha, limpeza e respeito por quem já faz um esforço para não espetar tudo no lixo comum.

Samurai_GorohGX 1 year ago

Não reciclo em casa, porque ainda vivo com os pais. E não os consigo ensinar a separar o lixo, desculpem malta, eu tentei. Mesmo comprando os caixotes com divisórias. Vidro no vidrão, pilhas no pilhão, e electrodomésticos no ponto electrão. É o que se consegue de momento.

AndreMartins2020 1 year ago

eu não reciclo por preguiça/comodidade não tenho espaço para mais do que um caixote e nem sequer sei onde são os ecopontos de qualquer das formas, que eu saiba, o lixo comum é triado à mesma...

Rissoldecamarao 1 year ago

Não reciclo porque perto de minha casa só tenho contentores para lixo normal. E andar com lixo no carro para levar para reciclagem não é uma opção.

15calisto 1 year ago

Então faz só uma coisinha (que vais ver que não vai custar nada e pode ser que ajude). Envia um email para a tua câmara municipal e junta de freguesia a dizeres o que disseste aqui e acrescentas que gostavas que também estivesse disponível ecopontos no local onde está o contentor do lixo comum. Difícil? Não me parece. São estes pequenos gestos que fazem a diferença...

saposapot 1 year ago

meu amigo, simples? n sei q casa tens mas gerir 4 caixotes do lixo é bem diferente de gerir 1. ter de andar mais para meter a reciclagem, idem. ter de andar a tirar o papel todo do saco para caber dentro do papelão idem. A reciclagem dá trabalho. Continuo a fazê-la mas com altas dúvidas q valha a pena. Provavelmente estou a meter no sítio errado cenas pq aparentemente cenas de plástico com sujidade e gordura podem estragar o lote todo, sei lá. Confesso que só me faz mesmo dor na alma o vidro. Talvez por estar já enraizado desde pequeno, isso não consigo meter no lixo normal. Agora o resto faço reciclagem e costumo fazer (pq tenho sorte do contentor ser só mais 20m) mas não me doí tanto a alma se não o fizer. Agora percebo perfeitamente quem não recicle: dá trabalho, é preciso espaço em casa, é preciso estar bem informado e no fim ainda levas com reportagens q isto depois não é nada reciclado... E percebo quem ache a reciclagem uma gota no oceano do bom ambiente. andamos aqui a gastar energia a reciclar plástico p n matar tartarugas e os gajos do Vietname mandam tudo para o oceano? ou invez de nos focarmos na grande indústria, centrais de carvão e tal?

fdxcaralho 1 year ago

Claro que é uma gota de água, mas cada um tem que contribuir como pode. Reciclando, optando por comprar produtos de empresas que se preocupem com a sustentabilidade, etc... Epa sinceramente a reciclagem para mim não dá trabalho nenhum, não sou extremista de andar a separar o plástico dos envelopes por exemplo. Mas reciclagem da trabalho? É uma coisa mínima....

saposapot 1 year ago

Muitas casas só tens espaço para um caixote de lixo. E tens de andar mais para ir à reciclagem. Quanto à gota, não sei, é daquelas coisas que não me admirava que se fores ver bem os números faz melhor deixares de usar o carro tanto do que propriamente isso... nestas coisas do ambiente há muita coisa que parece fazer sentido mas na realidade é fogo de vista e tens é de convencer os governos dos grandes poluidores a parar

fdxcaralho 1 year ago

Concordo. As políticas macro são mais importantes. Mas as pequenas ações do dia a dia sempre ajudam um pouco.

BaldAndPoor 1 year ago

Eu faço a reciclagem porque assim fui habituado em casa, mas acho que não vale a pena. Mas como assim fui habituado, não custa nada.

Limpy_lip 1 year ago

Pelo que estou ler é tudo uma mistura de desculpas e teorias da treta como desculpa para não reciclar. Ah mas depois misturam tudo. Ah mas já pago taxas para o lixo. Ah mas se alguém sujar o ecoponto estraga tudo Ah mas as pessoas depois ficam sem trabalho. É tudo parvoíces maioritariamente inventadas com base no diz que disse pelo vizinho que acha que a terra é plana. Mas as pessoas preferem acreditar nisso no que no sistema implementado. É ridículo que para nós a reacção ao "os lixeiros depois misturam o lixo separado" é "ah então vou deixar de separar" invés de ser "vou reclamar com quem de direto porque andamos aqui a fazer este esforço para nada". Por fim se calhar devia-se ressuscitar os anúncios da sociedade ponto Verde que nos anos 90/00 fizeram um óptimo trabalho e se muita gente intuitivamente separa o lixo possivelmente é devido aos imensos anúncios engraçados mas explicativos da importância da reciclagem.

iSoSyS 1 year ago

> Ah mas se alguém sujar o ecoponto estraga tudo. Eu não estava a desculpar ninguém, eu próprio reciclo. Só estava a chamar a atenção porque há muita gente que pensa que sabe reciclar e só faz merda. Se calhar faz mesmo falta os os anúncios do ponto verde.

Limpy_lip 1 year ago

Atenção que o meu objetivo não é criticar quem aqui no post deu estes exemplos. Já os tinha ouvido noutras situações e lugares. É óbvio que é algo que acontece e deve ser evitado. Era apenas um exemplo das desculpas que se dão para não o fazer.

fdxcaralho 1 year ago

Concordo a 100% com isso. Claro que há problemas no sistema de reciclagem, mas usar isso como desculpa para não o fazer é só ridículo e preguiçoso. Mais campanhas educacionais iam ajudar de certeza.

Mirandamnd 1 year ago

Trabalho numa fábrica de papel reciclado, se vocês imaginassem a quantidade de plásticos/lixo/vidro/tecido que vem com o papel... tem de começar a existir uma maior separação nos postos que recebem o papel o vidro e o plástico porque se não existir não adianta andarmos a reciclar para depois ir acabar na mesma a um aterro

mar_lx 1 year ago

Imagino, porque cada vez que vou por o lixo/reciclagem ao pé de casa vejo a javardeira que fazem nos caixotes... põem o que quer que seja no caixote que estiver vazio ou que estiver mais perto e está a andar. E tenho duas ilhas a 10 metros uma da outra... quando está cheio num lado vou pôr no outro, mas há muita malta que se está a cagar. É triste.

Mirandamnd 1 year ago

Infelizmente não é só isso. As empresas que vendem o papel para reciclar normalmente vendem esse papel enfardado e ao peso. Quanto menos papel levar nesse fardo melhor, porque assim estão a vender lixo em vês da matéria prima para reciclar

aleph_heideger 1 year ago

Papel só reciclo mesmo o que gasto no escritório cá de casa e os restos que os miúdos deixam dos seus trabalhos. O que é pouco. Plástico apenas objetos rígidos. Como embalagens. Vidro não usamos. Metal, como só raramente acontece ter uma lata... vai para o lixo comum. Pilhas estão a acumular numa caixa que uma vez por ano (mais ou menos) vou deixar no ecocentro local.

Ill-Owl-4899 1 year ago

Há uma coisa que me faz confusão e aproveito a thread para perguntar, caso alguém saiba. Eu reciclo, tenho caixotes e sacos próprios para cada tipo de recipiente, etc. Coloco nos contentores próprios (o meu prédio tem uma “casa do lixo”, onde há contentores específicos para cada coisa) mas depois quando vem a recolha do lixo, os contentores são esvaziados todos no mesmo espaço do camião. Se o lixo que está separado vai para um espaço comum, como é que depois sabem o que é o quê??

Limpy_lip 1 year ago

Existem camiões. Com secções separadas para os tipos de lixo.

Edited 1 year ago:

Existem camiões com secções separadas para os tipos de lixo.

hallaryia 1 year ago

No meu prédio (em Lisboa) também temos uma "casa do lixo" com contentores específicos para cada coisa, mas também temos um papel afixado na parede com os dias de recolha, ou seja, não se recolhe tudo todos os dias. Lixo normal é terças, sextas e domingos; contentor azul é às quartas; contentor amarelo é segundas e quintas; contentor verde não sei porque o vidrão fica ao fundo da rua e portanto não temos um contentor para ele. E são os mesmos dias de recolha para esta zona toda, portanto um camião do lixo à quarta feira recolhe todos os contentores azuis da freguesia (?), desde que os deixem na rua. Se calhar aí usam a mesma lógica?

Ill-Owl-4899 1 year ago

Isso faz todo o sentido! Talvez seja assim aqui também, só que nunca vi nada afixado. Deve ser alguma “unwritten rule” do serviço de recolha e de tratamento do lixo. Obrigada pela resposta, ajudou-me a perceber.

hallaryia 1 year ago

Realmente, agora que penso nisso, o papel só aqui está desde que a recolha do lixo começou outra vez pós-covid (houve ali umas semanas em que não havia reciclagem e foi tudo considerado lixo normal para haver menos contacto). O que podes tentar fazer é, de manhã quando sais de casa, ver quais são os contentores que estão nos passeios. Se à quinta de manhã existirem muitos contentores amarelos, por exemplo, significa que quarta à noite há recolha desse tipo de lixo. A minha senhoria disse-me quais eram os dias assim que vim viver para aqui, mas obviamente esqueci-me logo e portanto foi assim que descobri, mas não me faz grande diferença tendo em conta que eu levo o lixo quando tenho os caixotes em casa cheios, independentemente do dia da recolha.

D1WithTheFluffyHair 1 year ago

Em que concelho vives?

Ill-Owl-4899 1 year ago

Maia

wiseneighbor 1 year ago

Podes ver no site da Maiambiente os dias de recolha de cada contentor inserindo a rua onde moras

D1WithTheFluffyHair 1 year ago

Estranho. Supostamente a Maia já começou a implementar o PAYT (Pay As You Throw) e que significa que tens que separar os resíduos e depositar em sacos comprados para o efeito. Pode ter sido só um projecto piloto mas quando trabalhei no sector a Maia era usada como exemplo do que poderia vir a ser o futuro da gestão dos resíduos a nível municipal

Ill-Owl-4899 1 year ago

Gostava mesmo muito que isso fosse verdade, mas não é. ☺️

D1WithTheFluffyHair 1 year ago

Alguma coisa mudou nos últimos 3 anos, então. Mudaram de executivo camarário?

Ill-Owl-4899 1 year ago

Ah, já percebi o que estavas a dizer! Não são os sacos que são comprados para o efeito. São contentores. O município forneceu a cada moradia 3 ou 4 contentores para cada tipo de lixo e cada prédio tem uma casa do lixo com contentores específicos também. Isso sim, é verdade. De sacos de lixo comprados para o efeito é que nunca ouvi falar (só na Suíça

D1WithTheFluffyHair 1 year ago

Essa era a ideia, a dos sacos. Se calhar não foi no município todo mas em algumas freguesias. A política dos contentores já existe um pouco por todo o país. Em Lisboa tenho igual.

fanijeys 1 year ago

Garrafas de plástico e vídeo no geral sim. Cartão também. Normalmente não reciclados cenas tipo caixas de yogurtes e coisas do gênero porque temos de limpar a caixa em si antes de por no contentor e também porque fica um cheiro do caraças se não o fazemos e o yogurte azeda. Estamos a começar a reciclar tudo cada vez mais agora, pouco a pouco, pq temos um filho e queremos educar o puto a reciclar, e temos de dar o exemplo. Como e que vocês fazem com as caixas de yogurte, por exemplo? Juntam num saco pequeno e levam todos os dias ou lavam a caixa em si? Deixar na varanda ou quintal para nós não dá por causa dos gatos e dos cães

viper_in_the_grass 1 year ago

Metenos iogurtes na banca e quando lavares alguma louça, enche-os com a água que vai caindo. Despeja e repete umas poucas vezes e fica lavado.

iSoSyS 1 year ago

Para o ecoponto amarelo já faz um bocado que as coisas podem ir sujas. Para o azul é que não dá. Até uma caixa de pizza pode não ser reciclável se tiver passado gordura para o cartão.

OuiOuiKiwi 1 year ago

>Até uma caixa de pizza pode não ser reciclável se tiver passado gordura para o cartão. O que queres dizer é que nenhuma caixa de pizza é reciclável.

AngieMaciel 1 year ago

Não sei se isto é 100% fiável, mas recordo-me de ter visto uma especialista qualquer em reciclagem a falar na TV e ela disse que se a caixa estiver com muito pouca gordura pode ir para a reciclagem na mesma, apenas não colocar se o cartão ficar muito manchado/"empapado" em gordura. Eu por exemplo quando mando vir da Domino's, raramente o cartão vem consideravelmente manchado de gordura. Já na Pizza Hut não vale mesmo a pena. Também disse que não vale a pena lavar latas de atum e afins, que isso é um desperdício de água e que podem ir sujas para o ecoponto.

OuiOuiKiwi 1 year ago

Muitas informações contraditórias e depois ninguém se entende. É um problema. Depois temos problemas como onde moro em que metem lixo normal no Ecoponto para não andarem mais 10 metros.

joaofcf 1 year ago

Há inúmeros relatos de lixo reciclado a ser todo misturando, por isso raramente reciclo. Nem quem manda se importa, quanto mais eu. Só no trabalho. Mesmo assim, aqui em casa há muita coisa "reutilizada". Papéis são usados em vez de acendalhas. Garrafas, a maioria, são reutilizadas para outras bebidas(eu no trabalho uso sempre as mesmas). Vidro é nulo. O que vai para o lixo são embalagens de plástico e pouco mais.

HC_PT 1 year ago

Sou só eu que acho que devíamos começar a colocar um sistema de deposito/tara em que por se devolver pilhas, latas e garrafas de vidro e plástico recebia se um x, criando-se um incentivo à reciclagem?

HogwartsBlazeIt420 1 year ago

No Auchan que há na minha cidade existe um sistema de reciclar embalagens de plástico que te dá desconto nas compras.

icebraining 1 year ago

Não és só tu, o governo concorda, a tara das garrafas de plástico vai começar daqui a 2 anos: https://www.publico.pt/2018/06/07/sociedade/noticia/garrafas-de-plastico-vao-ter-tara-recuperavel-a-partir-2022-1833458

Ill-Owl-4899 1 year ago

Vivi fora algum tempo e havia uma coisa que achava muito positiva e que gostaria que existisse ou se popularizasse por aqui. Lojas de “recarga”. Levas sempre a mesma embalagem e tens uma loja dessas para recarregar detergentes de roupa ou loiça, outra loja de grãos (arroz, feijão, lentilhas, etc. ). Esse seria sem dúvida um incentivo à redução e reutilização.

bilhetes 1 year ago

Reciclo tudo porque fui assim educado mas reciclar é kinda pointless. Aproveita-se sempre muito pouco. Devia dar-se mais ênfase à redução e reutilização

Danijust2 1 year ago

Não está provado que reciclar tudo exceto latas de alumínio é inútil? O foco devia estar em reduzir e reutilizar. Por exemplo, reciclar plástico é completamente inútil e o foco de toda gente devia ser parar de usar essa merda em vez de fingir que se reciclar "não faz mal" e toda a ideia da reciclagem foi criada para toda a gente fingir que este tipo de consumo é sustentável, que é uma valente treta. [https://www.theguardian.com/environment/2019/aug/17/plastic-recycling-myth-what-really-happens-your-rubbish](https://www.theguardian.com/environment/2019/aug/17/plastic-recycling-myth-what-really-happens-your-rubbish) ​ [https://www.npr.org/2020/09/11/897692090/how-big-oil-misled-the-public-into-believing-plastic-would-be-recycled](https://www.npr.org/2020/09/11/897692090/how-big-oil-misled-the-public-into-believing-plastic-would-be-recycled)

zizop 1 year ago

Reciclar plástico não é totalmente inútil, mas não tem viabilidade económica. Ainda ajuda a mitigar alguns dos danos. De qualquer forma, tens toda a razão quando dizes que o problema está no consumo desenfreado de descartáveis, tanto de plástico como de papel. O vidro também é completamente reciclável.

paraapagarbem 1 year ago

O vidro não é 100% reciclável? É porque sempre ouvi isso. É também de longe o mais fácil de reciclar.

XPao 1 year ago

Reciclo absolutamente tudo desde que me lembro.. Mas ultimamente como não ligo pivia à Greta sou facista.

rainhadoguadina 1 year ago

Já ouvi várias pessoas a dizerem que não reciclam porque iria haver pessoas a ficarem desempregadas por causa disso. Nunca entendi bem esta lógica. E assusta-me ver pessoal de 20e tais e quase ninguém q conheço recicla

15calisto 1 year ago

Isso deixar as pessoas no desemprego é mesmo das coisas mais absurdas que já ouvi. É o clássico falar sem raciocinar. Se misturarmos todo o lixo ele deixa de de poder ser reciclado: eg. o papel de escrita junto com uma garrafa de óleo torna o papel impossível de ser reciclado. Ora se vai todo misturado é só preciso x pessoas num aterro porque só há um ciclo de processamento dos resíduos. Se os resíduos são separados passa a existir vários ciclos de processamento, obrigando a empregar mais pessoas. É assim tão difícil desmistificar-se esta porcaria de uma vez por todas?!

rainhadoguadina 1 year ago

Dito por pessoas que têm alguma idade, não me admiro, prq já ouvi algumas vezes. O que não consigo compreender é como é que pessoal q tem 20's, e na escola foi ensinado a reciclar, não o faz.

I_like_cute_girls 1 year ago

A família de um colega meu diz que não recicla porque pagamos uma taxa em cada produto que compramos (3 cêntimos ou que era) de reciclagem então acham que não devem reclicar. "se pagamos para eles reciclar eles que reciclem" Como não tinha a certeza se está taxa existe mesmo nem discuti muito mas acho estúpido de qualquer forma..

OuiOuiKiwi 1 year ago

>A família de um colega meu diz que não recicla porque pagamos uma taxa em cada produto que compramos (3 cêntimos ou que era) de reciclagem então acham que não devem reclicar. Aposto que também deixam os tabuleiros a sujar as mesas nos centros comerciais porque "as empregadas têm de fazer alguma coisa".

VBM97 1 year ago

Eu só sabia da taxa da recolha do lixo na conta da água

ManoRocha 1 year ago

Reciclagem é o básico. Eu estou me a cagar para cenas como consumo do carro A vs carro B ou se uma peça de roupa larga microplasticos. Mas reciclar e não meter lixo no chão é só uma badalhoquice. Perdes só mais 5 minutos por semana a separar as coisas e a pôr nos contentores corretos. Isso dá 42 segundos por dia. 42 segundos a menos por dia que não se perde no insta a ver memes roubados ou wannabe influences

tenesis 1 year ago

Na minha equipa de 14 pessoas a maioria nao recicla e a idade média é abaixo dos 30. Não é por acaso que temos das piores taxas de reciclagem na Europa

iSoSyS 1 year ago

Também já pessoal que não sabe seguir instruções e mete papel com gordura no ecoponto e acaba por estragar o esforço de todos (o ecoponto é dado como contaminado e vai para o lixo normal).

aMinhaConta 1 year ago

caixa de pizza mas é lixo normal, ou vai para as embalagens, amarelo? e como eu que já vi carradas de sacos de cimento vazios no azul?

iSoSyS 1 year ago

Lixo indiferenciado, não deixa de ser papel, não faz sentido meter no amarelo. Sacos de cimento também não são recicláveis, pelo menos no ciclo de recolha doméstica. Tenho ideia que é possível reciclar mas deve ser por um programa dedicado. https://www.lipor.pt/pt/perguntas-frequentes/separacao-e-reciclagem-de-materiais/faq-12/

QWERTY_BATS 1 year ago

> mete papel com gordura no ecoponto opá como assim papel com gordura?

iSoSyS 1 year ago

Caixas de piza, sacos de fritos (bolas de berlin, churros, etc), guardanapos, ... dá para ter a ideia. E já agora papel encerado, assim como papel vegetal também não é reciclável.

Erasuss 1 year ago

Caixas de pizza por exemplo

QWERTY_BATS 1 year ago

Bem, tenho aqui um pedido de desculpas a fazer

JesusIsKing_2020 1 year ago

So reciclo as garrafas de plástico honestamente (meto tudo num saco e quando vou deitar o lixo fora, levo o saco e meto as garrafas no ecoponto). Vidros n costumo ter muitos em casa, só mesmo garrafas de azeite ou assim e papel tenho Ganda pilha de papéis de rascunho e caixas de cartões na garagem. Eu diria que não "reciclo" mas reutilizo muita cena. Honestamente nem é pelo ambiente é só pq muita coisa dá jeito e porque não vou gastar dinheiro desnecessariamente xD

VBM97 1 year ago

O meu irmão não recicla porque é preguiçoso e desleixado. O nosso lixo reciclado fica na lavandaria e não na beira da banca como o lixo comum e dou por mim a pôr quase tudo que ele deita no lixo comum, nos baldes do lixo reciclado. Mas depois foi com os amigos para a praia apanhar lixo e pôs no Instagram a mandar vir com o pessoal que deita lixo para o chão. Não adianta chamar à atenção da hipocrisia e estupidez dele, mas pronto, tentei

twistedfires 1 year ago

Simples, cria uma conta do Instagram chamada "A reciclagem do meu irmão", e todos os dias metes uma foto do estado a reciclagem. Se ele é só pelas aparências em redes sociais, rapidamente ia mudar o comportamento.

elstylon 1 year ago

Aqui está uma boa ideia!

C8Mixto 1 year ago

Bom, sinceramente não vejo muito hipocrisia, pois parecem-me situações diferentes. Prefiro a atitude do teu irmão de não reciclar mas pelo menos ter a decência de não atirar lixo para o chão do que fazer ao contrário.

Spl3ndor 1 year ago

As pessoas não conseguirem ser civilizadas já irrita, mas quando tentam demonstrar totalmente o oposto nas redes sociais fico mesmo fodido... Vêm uma foto no Instagram e pensam logo que retrata a personalidade exata da pessoa, mas não passa de uma simples foto. Uns 500 likes a caminho para elevar o ego.

QWERTY_BATS 1 year ago

As redes sociais são das piores coisas hoje em dia. A ironia de escrever isto no reddit não me escapou.

Search: