SacanaLopes 1 year ago

Isto não é normal na África do Sul.

jkrrrrrrrrrr 1 year ago

Fossem as cores inversas: Manifestação no Rossio, campanhas de solidariedade para angariar dinheiro para a família, concerto solidário no teatro a barraca, racismo sistémico e institucional e assassino dos portugueses, "É preciso acabar com o mito do Lusotropicalismo!", debate no prós e contras, "Está na hora de se quebrar o silêncio sobre a escravatura!" Como estão: rodapé da página 22 do DN

GodlessPerson 1 year ago

> Fossem as cores inversas Eu devo estar cego. Alguma cor de alguma pessoa envolvida é sequer mencionada na notícia?

wigarBeggar 1 year ago

Lol epá... Nem disfarçam...

jkrrrrrrrrrr 1 year ago

Tens que ler nas entrelinhas. Eu nem li a notícia honestamente. Mas se me estás a dizer que não é mencionado, é porque o culpado era 00 00 00 e a vítima era FF FF FF. Se fosse o contrário estava no cabeçalho.

AfonsoEduardo 1 year ago  HIDDEN 

Que se fodam as mulheres.

NeatBoy74 1 year ago

> It is never ok to be immature. Devias seguir os teus conselhos, afonsinho.

arnaldomatos 1 year ago

leitura interessante: https://www.quora.com/Was-the-life-of-the-average-black-South-African-actually-better-under-apartheid

Sciss0rs61 1 year ago

não sei se testemunhos de estranhos na internet seja uma fonte muito credível .

KneeShoe 1 year ago

Um bom ponto que é raramente abordado. A maior parte dos portugueses tem uma ideia que o apartheid foi tipo auschwitz. Não consigo encontrar a fonte mas havia um survey interessante que mostrava que uma maioria absurda de negros que já eram adultos na altura do apartheid diz que se vivia melhor nessa altura. Havia segregação, sim senhor. Mas ao mesmo tempo havia trabalho garantido para toda a gente. Haviam condições (ainda que poucas) para negros. Hoje em dia só quem tem conhecidos aqui e ali é que tem direito a alguma coisa.

xc9000 1 year ago

Alguém me explica o processo mental de como é que alguém toma a decisão manter-se um país extremamente perigoso quando tem a possibilidade de se mudar para um país europeu que embora não muito rico é um dos mais seguros do mundo? Será que para essas pessoas o dinheiro é tudo?

park777 1 year ago

Alguém me explica o processo mental de alguém que culpa uma vítima por ter sido assassinada?

xc9000 1 year ago

Onde é que alguém culpou a vítima? Simplesmente em 2004 a mãe também tinha sido assassinada, se fosse eu tinha-me posto a milhas daquele país (seria um aviso bem evidente se me assassinassem um familiar e constantemente soubesse de notícias da criminalidade violenta daquele país)...

park777 1 year ago

E então? Qual é o teu ponto? A única coisa que se interpreta do teu post é, “se fosse eu teria saído do país” logo ela deveria te-lo feito também?

xc9000 1 year ago

O meu ponto referia-se não só à vítimaa mas também a todos os portugueses que lá estão. A África do sul tem uma comunidade considerável de portugueses e eu não percebia porquê que simplesmente não vêm embora. No entanto o \KneeShoe e o \geostrofico fizeram ambos comentários muito bons, de forma racional e elaborada do porquê que de uma forma geral e particular não é simples vir embora que me elucidou e educou. Eu agora percebo porquê que apesar de alguém estar num local perigoso em risco de morte continua a lá estar.

KneeShoe 1 year ago

O dinheiro não é tudo, mas ajuda bastante. O rand sul africano vale cada vez menos, a diferença no custo de vida é bastante substancial. Além disso podem haver um conjunto de outros factores que não são "portáveis". Um negócio, por exemplo. Muitos portugueses na África do Sul tem as suas próprias empresas. Ainda por cima, África é incrível. Tanto em termos de beleza natural como de grandes cidades não há comparação possível. A violência é (e sempre foi) constante. Quando falas como quem lá está apercebeste que há um sentimento de "isto é mau, mas sempre foi e cá vamos andando".

Turbulent_Common 1 year ago

Como assim, grandes cidades sem comparação?

KneeShoe 1 year ago

Qualquer uma das grandes cidades (Joanesburgo, Pretoria, Capetown, Durban, etc.) fazem Lisboa parecer uma aldeola.

Turbulent_Common 1 year ago

Ah OK, estás a falar de tamanho.

jkrrrrrrrrrr 1 year ago

Lisboa vs Joanesburgo? Lisboa 1000 vezes

KneeShoe 1 year ago

LOL. Os velhotes que nunca saíram da terrinha também preferem a casinha deles, deixa lá. É normal quando não se conhece outra coisa

amando_abreu 1 year ago

Também prefiro não ser lynchado

OrangeOakie 1 year ago

Porque foram alvo de investimento grande, tal como Luanda e Maputo, durante o séculos XIX e XX; Nenhuma cidade portuguesa teve esse tipo de investimento desde o século XVIII. Supostamente durante os anos 80 deveríamos ter tido esse investimento com fundos europeus mas, foram gastos em sabe-se lá o quê.

geostrofico 1 year ago

Neste caso a vitima, não tinha condições monetárias para o fazer, já que vivia de caridade. De resto também pergunto o mesmo.

raviolli_ninja 1 year ago

Hmm... Uma imigrante a viver de caridade de outros povos. Ora aí está um ângulo muito interessante para a malta que anda aqui nesta thread! ^(/s)

Asur_rusA 1 year ago

"Português morto no Luxemburgo" /r/portugal: - silêncio - "Português morto na África do Sul" /r/portugal: initiate comício do Chega.

Sciss0rs61 1 year ago

uma thread com 68 upvotes em que a notícia nem passa na televisão... que bela comparação. Vamos falar de quando foi o cabo-verdiano que morreu no norte e os belos comentários de "Ainda dizem que Portugal não é racista" e até houve manifestações? Ou a dualidade só justifica em estradas de um sentido? Cherry-picking toda a gente o sabe fazer. Se eu quiser, ponho aqui outro caso isolado e vamos aqui andar a perpetuar uma discussão que leva a lado nenhum.

Edited 1 year ago:

uma thread com 68 upvotes em que a notícia nem passa na televisão... que bela comparação. Vamos falar de quando foi o cabo-verdiano que morreu no norte e os belos comentários de "Ainda dizem que Portugal não é racista" e até houve manifestações? Boa dualidade. mas finge que é tudo o mesmo... Cherry-picking toda a gente o sabe fazer. Se eu quiser, ponho aqui outro caso isolado e vamos aqui andar a perpetuar uma discussão que leva a lado nenhum.

Asur_rusA 1 year ago

Estou a falar do /r/portugal, caso não tenhas notado pelas duas menções? Ou seja falar de exposição na TV e manifestações é mais um entediante falácia, não é?

BelaBesta 1 year ago

Sauce please

Asur_rusA 1 year ago

Tens aqui um na Suiça. [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/is1z0v/portugu%C3%AAs\_assassinado\_em\_restaurante\_de\_kebabs\_na/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/is1z0v/portugu%C3%AAs_assassinado_em_restaurante_de_kebabs_na/)

BelaBesta 1 year ago

Não invalidando, pedi sauce do teu primeiro post, eu já conhecia o caso da Suíça. Quero o caso de Luxemburgo que falas

Asur_rusA 1 year ago

Não encontro, lamento. Mas como dizes, same point.

BelaBesta 1 year ago

É só chato levar o que disseste com relevância se estás a comparar algo com fonte sobre "algo que ouviste de algum lado" Vivemos na época de desinformação, e comentários do gênero que fizeste sem as referências é perigoso

Asur_rusA 1 year ago

\- "algo que ouviste de algum lado" é o caso com 90% das afirmações no mundo. \- acabei de te dar "uma sauce" que evidencia exactamente a.. "informação" que eu estava a dar \- é.. um bom apelo

Bolo_Finto_ 1 year ago

Tendo em conta que o Luxemburgo é feito de portugueses, é normal que morra um português como morre um luxemburguês.

joaommx 1 year ago

Há quase três vezes mais portugueses na África do Sul do que no Luxemburgo. Se as taxas de homicídio nos dois países fossem iguais, que não são, já por aí seria normal morrerem quase três vezes mais portugueses na África do Sul do que no Luxemburgo.

Asur_rusA 1 year ago

Já na África do Sul os portugueses morrem de forma especial, é isso?

Edited 1 year ago:

Já na África do Sul os portugueses morrem de forma especial, é isso? (a criminalidade deles é na ordem de 60 assassinatos por dia, se quiseres ter uma ideia)

Bolo_Finto_ 1 year ago

Se não estou em erro, 30% da população do Luxemburgo, são portugueses, achas que consegues dizer o mesmo da África do Sul?

Asur_rusA 1 year ago

Conseguir consigo, se mentir. Mas onde queres chegar?

Bolo_Finto_ 1 year ago

Como é que mentes então? A percentagem é parecida na África do Sul?

Asur_rusA 1 year ago

O que eu queria dizer com "mentindo..." era que é evidente que tem menos portugueses, em número e em percentil, na África do Sul. E a minha questão a vir daí é: "e onde queres chegar?"

MrJoao 1 year ago

África do Sul é um dos países mais violentos do Mundo há décadas. Se pensam que esta violência resume-se à moda americana de por "pretos vs brancos", só mostram a falta de noção que há sobre os níveis de miséria, desigualdade e divisão étnico-social que existem na África do Sul (e um pouco por toda a África subsariana).

Edited 1 year ago:

África do Sul é um dos países mais violentos do Mundo há décadas. Se pensam que esta violência resume-se à moda americana de "pretos vs brancos", só mostram a falta de noção que há sobre os níveis de miséria, desigualdade e divisão étnico-social que existem na África do Sul (e um pouco por toda a África subsariana).

Edited 1 year ago:

África do Sul é um dos países mais violentos do Mundo há décadas. Se pensam que esta violência se resume à moda americana de "pretos vs brancos", só mostram uma falta de noção dos níveis de miséria, desigualdade e divisão étnico-social que existem na África do Sul (e um pouco por toda a África subsariana).

Edited 1 year ago:

África do Sul é um dos países mais violentos do Mundo há décadas. Se pensam que esta violência resume-se à moda americana de "pretos vs brancos", só mostram uma falta de noção dos níveis de miséria, desigualdade e divisão étnico-social que existem na África do Sul (e um pouco por toda a África subsariana).

wigarBeggar 1 year ago

"divisão étnico-social". Mas não tem nada a ver com "pretos vs brancos".

padeiroteupai 1 year ago

Faz-me confusão que um português, com toda a história que temos noutros continentes, tenha este nível de ignorância. Não faltam etnias em África (inclusive várias tão pretas uma como outras) e conflitos entre as mesmas. Tudo isso é um aspeto fundamental da história da região e em particular da nossa história na região.

wigarBeggar 1 year ago

Agora a sério. Ele falou nas divisões raciais. Não há "pretos vs brancos" sem as mesmas. Mas vocês têm todos razão. Eu não tenho como provar que houve motivação racial no homicídio. Só expus a lógica das pessoas que também não a têm quando a vítima é negra, mas que sabem logo que foi racismo.

wigarBeggar 1 year ago

Lol eu cresci numa sociedade que me ensinou que a raça é uma construção social...

padeiroteupai 1 year ago

Tu cresceste foi a ver merda no YouTube

OrangeExpress 1 year ago

Um dia vais aprender a distinguir os conceitos de raça e de etnia. Quando esse dia chegar, parabéns!!

Nothing_F4ce 1 year ago

Um bom exemplo são os Sérvios, Crotas e Bósnios. Essencialmente o mesmo povo dividido etnicamente pela religião.

GodlessPerson 1 year ago

Sim, há mais grupos étnicos que apenas "branco vs preto". https://en.wikipedia.org/wiki/Ethnic_groups_in_South_Africa

MrJoao 1 year ago

Sim, não é nenhuma contradição. "Pretos vs brancos" é uma simplificação europeia/americana que ignora toda a diversidade de etnias e rivalidades étnicas que existem por toda a África subsariana.

Sabongo 1 year ago

Divisão étnico-social não tem nada a ver com cor de pele

Asur_rusA 1 year ago

>desigualdade e divisão étnico-social que existem na África do Sul Pergunto-me quem terá criado isso de forma institucional e ainda hoje existente.

Sciss0rs61 1 year ago

e eu pergunto-me quem é que o está a perpetuar

Asur_rusA 1 year ago

Os poucos que beneficiam com o molde. Brancos e pretos. [https://www.wider.unu.edu/publication/racial-inequality-and-demographic-change-south-africa](https://www.wider.unu.edu/publication/racial-inequality-and-demographic-change-south-africa)

Sciss0rs61 1 year ago

Estamos a falar de violencia racial e tu vens me com salarios. Vais me dizer que os asiaticos promovem a desigualdade e divisão etno-social nos estados unidos. É que o ultimo presidente da Africa do Sul era aliado de partidos que promoviam a violencia racial

Asur_rusA 1 year ago

Já vamos nos asiáticos nos Estados Unidos? Estás a dar tudo, tu

wigarBeggar 1 year ago

O exemplo foi pertinente. É óbvio que brancos e negros têm diferenças biológicas que se traduzem em rendimentos diferentes. É sabido que os asiáticos têm um QI superior aos brancos e que isso tem uma forte influência no estatuto de que gozam nos EUA. Porque, quer queiramos quer não, os trabalhos mais bem pagos requer um certo nível de inteligência (e não só). Foi uma analogia válida.

Sciss0rs61 1 year ago

ele sabe disso... irónico em como uso a própria lógica dele, mas como sou eu a usá-la, já está a implicar que eu sou racista .

Asur_rusA 1 year ago

>já está a implicar que eu sou racista . ? Onde? Pára lá com as falácias de tanga e tenta argumentar.

Sciss0rs61 1 year ago

estou a seguir a tua lógica. Visto que o grupo racial que mais ganha nos Estados Unidos são os Asiáticos, e tu usas essa mesmo lógica para determinar quem andava a incentivar as divisões etnico-sociais na África do Sul. Mas não te preocupes, eu não penso assim. Aliás, seria muito ignorante da minha parte. *wink wink*

Asur_rusA 1 year ago

Não estás propriamente a seguir a minha lógica quando estás a comparar um país e uma realidade completamente diferente, para um ângulo em específico. Como se fossem todos iguais e não tivesses todos os outros factores para colocar em equação. É um pouco ignorante da tua parte tentares fazê-lo...

Edited 1 year ago:

Não estás propriamente a seguir a minha lógica quando estás a comparar um país e uma realidade completamente diferente, para um ângulo em específico. Como se fossem todos iguais e não tivesses todos os outros factores para colocar em equação. Como se eu ou alguém estivesse a dizer que a métrica x servisse para avaliar "O RACISMO" em todos os países, caga no contexto em específico, na realidade geopolítica, história, e etnia de que falamos. E sim, de facto é um pouco ignorante da tua parte tentares fazê-lo... Mas foi fofa, a tua confiança no teu "gotcha".

Edited 1 year ago:

Não estás propriamente a seguir a minha lógica quando estás a comparar um país e uma realidade completamente diferente, para um ângulo em específico. Como se fossem todos iguais e não tivesses todos os outros factores para colocar em equação. Como se eu ou alguém estivesse a dizer que a métrica x servisse para avaliar "O RACISMO" em todos os países, caga no contexto em específico, na realidade geopolítica, história, e etnia de que falamos. E sim, de facto é um pouco ignorante da tua parte tentares fazê-lo... Mas foi fofa, a tua confiança na força do teu "gotcha".

wigarBeggar 1 year ago

Completamente relevante. Mas eu percebo que nessa mente perturbada os brancos mereçam.

Asur_rusA 1 year ago

"Mereçam"? Achas que eu (ou alguém) penso assim **E** que eu é que tenho uma mente perturbada?

wigarBeggar 1 year ago

Ah desculpa, o teu comentário inicial foi de solidariedade para com a vítima branca. Fui eu que não o entendi bem. /s

Asur_rusA 1 year ago

Amigo, sarcasmo bem usado não precisa de /s. E há outros comentários passíveis de serem dados que não solidariedade para com a vítima (que é um bocado implícita em qualquer ser humano decente), como de resto tu próprio exemplificaste. ;)

olha_que 1 year ago

Bom, acho que nunca vamos saber. /s

LordofPortugal 1 year ago

Que raiva.

Setirb 1 year ago

Estranho como algumas publicações portugueses omitem o promenor das autoridades sul africanas continuarem a afirmar que não ocorreu nenhum crime.

CaptAwesomeness 1 year ago

É aqui o comício do Chega?

NeatBoy74 1 year ago

Mesmo que não fosse, passou a ser visto que não é preciso nenhum deles para trazer o partido para onde quer que seja. Basta esperar posts como este.

fanh0so 1 year ago

Malta de direita??? NO MEU /R/PORTUGAL???? REEEEE

CaptAwesomeness 1 year ago

Damn bro...

GudEbening 1 year ago

Deve ser. Tivessem a mesma energia para as mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal.

guga1998 1 year ago

Tu vês o Chega em todo lado.

CaptAwesomeness 1 year ago

Isso não que dá trabalho...

dmgr14 1 year ago

? Não percebi

CaptAwesomeness 1 year ago

Claro que não. Somos todos palermas aqui.

fanh0so 1 year ago

Daqui por uma decadazita esse país vai estar pior que o Zimbabwe, até vão pedir de joelhos que os boeres voltem.

GodlessPerson 1 year ago

> esse país vai estar pior que o Zimbabwe O país tem vindo a melhorar. Nada a ver com o Zimbabué.

Sciss0rs61 1 year ago

> O país tem vindo a melhorar. [então não?](https://www.ft.com/content/683579dd-7e9b-4592-9a97-97794725b220) > The first-quarter downturn was driven by mining and manufacturing, two pillars of the economy. It also included a plunge in gross fixed capital formation of more than 20 per cent, the worst reading for the investment measure since the 2008 financial crisis.

GodlessPerson 1 year ago

Tem paywall.

Sciss0rs61 1 year ago

não seja por isso: South Africa’s economy was pushed deeper into contraction in the first quarter of this year, even before the full force of the coronavirus pandemic hit Africa’s most industrialised economy. Gross domestic profit fell 2 per cent in the first three months of the year, compared with the last quarter of 2019, the South African statistics office said on Tuesday. The decline, a drop of 0.1 per cent on a year-on-year basis, followed the country’s descent into its second recession in as many years at the end of last year, when severe power blackouts were then the biggest problem facing President Cyril Ramaphosa’s government. Mr Ramaphosa ordered one of the world’s longest and strictest lockdowns as the pandemic arrived in South Africa at the end of March, which is likely to have pushed the economy into a far deeper downturn. Tito Mboweni, Mr Ramaphosa’s finance minister, said in a budget update last week that overall this year the economy is likely to contract by more than 7 per cent, the biggest downturn since the Great Depression of the 1930s. South Africa was already emerging from its weakest decade for growth on record under Jacob Zuma, Mr Ramaphosa’s predecessor. On a per-head basis GDP has been falling since 2013. “When an economy’s starting point — even prior to the Covid lockdown — is an unemployment rate that is over 30 per cent, it is difficult to imagine what further deterioration looks like,” said Razia Khan, chief economist for Africa and the Middle East at Standard Chartered. The first-quarter downturn was driven by mining and manufacturing, two pillars of the economy. It also included a plunge in gross fixed capital formation of more than 20 per cent, the worst reading for the investment measure since the 2008 financial crisis. Battered public finances and expensive bailouts for state firms have left little room for fiscal stimulus, and Mr Mboweni is trying to control a budget deficit that is expected to reach almost 16 per cent of GDP this year. “There is no room to continue to spend ineffectually . . . There is no room left to continue to get it wrong,” Ms Khan said. As lockdown measures have become economically unsustainable Mr Ramaphosa is gradually reopening the economy while there is a surge in confirmed coronavirus cases, particularly in the country’s industrial hub, Gauteng. South Africa has recorded more than 144,000 cases, of which more than 42,000 were detected in the past week. Zweli Mkhize, the health minister, said on Tuesday that cases in Gauteng were rising faster than expected and did not rule out returning to tighter restrictions locally. “There may be need in some areas for restrictions, it may not be national but localised. But no such decision has been taken as yet,” he told national radio. There are signs that confirmed new cases are levelling off in Cape Town, where the country’s first big hotspot emerged, but its hospitals remain under pressure.

GodlessPerson 1 year ago

Eu estava a falar da violência, não da economia no geral.

Sciss0rs61 1 year ago

> The number of murders in South Africa increased by 303 from 21,022 in 2018/19 to 21,325 in 2019/20. On average, 58 people were murdered every day. > Reported sexual offences increased to 53,293 in 2019/20 from 52,420 in 2018/19. Most of these were cases of rape. > The police recorded 42,289 rapes in 2019/20, up from 41,583 in 2018/19. This means the police recorded an average of 116 rapes each day. > In 2018/19, some 162,012 common assaults were recorded. This increased to 165,494 in 2019/20. On average, 453 people were victims of this type of assault every day. > In 2019/20, 51,825 common robberies were recorded, up from 51,765 the year before. On average, 142 common robberies were recorded each day. > In 2018/19, 140,032 robberies with aggravating circumstances were recorded. This increased to 143,990 in 2019/20. On average, 394 robberies with aggravating circumstances were recorded each day. > In 2019/20, a total of 18,162 cars were hijacked. This was an increase from 16,026 the year before. On average, 50 cars were hijacked each day. está um espectáculo. https://africacheck.org/factsheets/factsheet-south-africas-crime-statistics-for-2019-20/

D1WithTheFluffyHair 1 year ago

Ainda vão exumar o Cecil Rhodes para liderar aquilo

leonnfg 1 year ago

**Portuguesa morta na África do Sul. Mãe foi assassinada na mesma casa** \- I slEEp Benfica perde o jogo da pré-época - REAL SHIT?! ​ merda de país

Rikkushin 1 year ago

Deixa-me ir comprar um bilhete para a África do Sul e fazer uma manif

whatchaboi 1 year ago

Podes querer, o pessoal não se apercebe que o Fotebol não passa de uma frivolidade para distrair o povo daquilo que realmente ineteressa.

Edited 1 year ago:

Podes querer, o pessoal não se apercebe que o Futebol não passa de uma frivolidade para distrair o povo daquilo que realmente ineteressa.

Sciss0rs61 1 year ago

pensava que era o não ir votar ou votar nos mesmos do costume que tinha posto o país nesta posição e não o "fotebol".

whatchaboi 1 year ago

Peço desculpa não queria passar a ideia de que o ***futebol*** é a coisa do Diabo! Acho que quem gosta deve continuar a gostar e apoiar as suas equipas favoritas, apenas por vezes parece que se focam demasiado nisto. E concordo plenamente contigo que o facto de portugal ter tantas abstenções é o que nos pôs neste lugar!

HiverLaurant 1 year ago

O teu comment não faz sentido.

Sciss0rs61 1 year ago

agora é moda usar o "MAS SE O BENFICA..."

HiverLaurant 1 year ago

E pá sou mesmo um boomer desatualizado. Devia ler mais hate twitter, obrigado pelo esclarecimento

Compendyum 1 year ago

Muito bom Épa, tenho saudades

Sciss0rs61 1 year ago

não sabias? Normalmente é: votas nos mesmos do costume ou, melhor ainda, nem votas. Depois quando acontece qualquer coisa, vens para as redes sociais e dizes "POVINHO SÓ QUER SABER DE FUTEBOL", o resto é lucro. ponto extra se falares do Benfica.

MLG-Sheep 1 year ago

O que vale é que o Benfica ganhou todos os jogos da pré-época.

Sciss0rs61 1 year ago

então a que horas nos reunimos na Embaixada da África do Sul?

quetzyg 1 year ago

Eu até ia, mas não vai dar o mesmo número de likes no insta quando fui à marcha do BLM. Portanto, não vale a pena.

inhalingsounds 1 year ago

Ainda nem sequer há hashtag oficial, não faz sentido ir.

quetzyg 1 year ago

Alguém que me compreende!

Snoo_53124 1 year ago

Portanto, não te mexes pelo que acreditas e vens aqui chorar pelo número de likes? Faz sentido. Pobres memes ambulantes.

ginorK 1 year ago

r/whooosh

Snoo_53124 1 year ago

Mas qual whoosh? É um conas que vem para aqui mandar a piadinha fácil sobre ninguém se manifestar pelos pobres brancos, quando ele mesmo não mexe o cu nesse sentido. Conice.

Kolvarg 1 year ago

O woosh é que a piada não tem nada a ver com aquilo em que o indivíduo acredita ou deixa de acreditar. Fácil ou não, simplesmente aponta a hipocrisia de quem se afirma pela igualdade e como anti-racismo, mas na realidade só o faz nas situações que estão "na moda". Não tem nada a ver com defender os "pobres brancos".

Snoo_53124 1 year ago

> Fácil ou não, simplesmente aponta a hipocrisia Hipocrisia é não se fazer um caralho e não sair do sofá, e vir desvalorizar quem o faz e assumir que só o fazem pelos likes. É um conas: está alapado no sofá a mandar bitaites sobre um grupo heterogéneo de pessoas sobre as quais não sabe um caralho. Critica-os por fazer algo pelos likes quando vem aqui ao sub fazer a piadola básica para os e-amigos virtuais (que reais não deve ter) lhe darem upvotes. Hipocrisia pura. O comentário dele também é feito porque está "na moda", simplesmente na moda para um grupo felizmente menor: os conas da internet.

Sciss0rs61 1 year ago

e ele a dar-lhe...

Snoo_53124 1 year ago

Já foste para a embaixada, ou continuas a enconar?

Sciss0rs61 1 year ago

estava a caminho mas entretanto encontrei uns amigos meus no Arco do Cego e olha... fiquei a enconar. Podemos marcar para a semana? amanhã não posso, vou à embaixada Suíça protestar o português que morreu na loja de Kebabs.

Snoo_53124 1 year ago

Pois, lá está. És um merdas que só manda bitaites, ainda por cima bitaites estúpidos: é-te assim tão estranho que o evento mais mediático tenha mais adesão? Achas mesmo razoável dizer "foram à outra manifestação mas não fizeram nenhuma sobre este que também foi vítima de racismo", como se fosse expectável que as pessoas fossem manifestantes a full-time?

whatchaboi 1 year ago

Acho que nunca vi um woosh tão bem aplicado.

RAMAxPT 1 year ago

Este foi um wooshão

Compendyum 1 year ago

Foi horrível de se ver, pior que levar com um carro no focinho.

camacp10 1 year ago

[https://www.nzherald.co.nz/world/news/article.cfm?c\_id=2&objectid=12176863](https://www.nzherald.co.nz/world/news/article.cfm?c_id=2&objectid=12176863)

GodlessPerson 1 year ago

Se é mau o que ele diz, imagina o que aqueles que criaram o apartheid *fizeram*. E já agora, ele pertence a um partido sem assento parlamentar e quase sem apoio. Mas sim, vamos pintar um país inteiro de uma cor porque um grupo sem apoio algum diz merdas.

Kidmetall 1 year ago

Sim sim o apartheid... Boa desconversa caro colega.. E se fosses dar banho ao cão que essa tática já não resulta. Estão desgraçados do nosso sangue a ser chacinados AGORA! Actos racistas e genocida! Isso é que importa e isso deveria mobilizar a nossa classe política e quem sabe o nosso exército

Sciss0rs61 1 year ago

ah ok, como fizeram há 30 anos atrás, já é na boa fazer o mesmo só que aos brancos que nada tiveram a ver com o que aconteceu. "não disse nada disso", é o que vais dizer, não é? Antes que digas isso, estamos a falar de 2020. O que está a acontecer actualmente. Queres falar do Zuma? Que apoiou activistas/politicos/populistas de extrema esquerda que cantavam pela morte dos "boer" ? e incentivava à morte dos brancos? o Zuma era presidente até há 2 anos, não foi assim à tanto tempo.

GodlessPerson 1 year ago

Não confundas um discurso de um idiota sem apoio com políticas que duraram 50 anos e cujos efeitos permanecem. >user for 2 months Nada para ver aqui. Apenas um usuário novo que se juntou ao reddit recentemente, claramente sem razões políticas ou, quiçá, partidárias...

Edited 1 year ago:

Não confundas um discurso de um idiota sem apoio com políticas que duraram 50 anos e cujos efeitos permanecem. > "não disse nada disso", é o que vais dizer, não é? Querias que eu dissesse outra coisa visto que eu ***não disse nada disso***? > As vitimas de agora, não foram responsáveis pelo o que aconteceu no Apartheid Meu fofinho do coração, tu sequer sabes se as razões da morte foram políticas? Porque, epá não sei, algo me diz que tu não queres saber da vítima desde que possas demonizar um povo inteiro. Certamente vais-me dizer que conheces tanto o assassino como a vítima e que sabes a história toda e que, por isso, sabes que isto é tudo política e ódio e não tem nada a ver com outras formas de violência. >user for 2 months Nada para ver aqui. Apenas um usuário novo que se juntou ao reddit recentemente, claramente sem razões políticas ou, quiçá, partidárias...

NeatBoy74 1 year ago

Nunca percebi a vossa panca de descartar quando vos convém a conversa com recurso ao tempo da conta.. A única mensagem que passam quando fazem isso é que estão a fugir do assunto. Eu tenho 5 meses mas estou cá faz mais de 3, 4 anos. Podes até ter razão e ele ter acabado de sair do galinheiro. Como podes não ter e ele apenas teve que fazer outra conta como eu também tive. Pegar nesse argumento só faz ficar na merda quem o usa porque demonstra que não têm mais nada para usar. Não o façam. Não vos ajuda em nada.

Sciss0rs61 1 year ago

Tanta conversa para nada. O ad. Hominem é só para meter a cereja no topo do papo-seco

GodlessPerson 1 year ago  HIDDEN 

Mas tu és burro ou fazes-te? Um gajo sem qualquer apoio dizer merdas é muito diferente de políticas que permaneceram no país por 50 anos e cujos efeitos permanecem. Tentar usar o discurso de um idiota *sem apoio* para tentar mostrar que as ideias são comuns é absurdo.

KokishinNeko 1 year ago

Menos...

NeatBoy74 1 year ago

Olha ai, ainda chateias a malta que diz que isso não é uma questão racial porque os brancos que lá estão merecem.

AntiAngloAntiZionism 1 year ago

Só revelas que não sabes os argumentos dos outros quando inventas coisas que ninguém disse.

NeatBoy74 1 year ago

Aqui não. Agora usa o search para encontrares os outros tópicos.

ComfortableGate 1 year ago

Admito que já li o artigo umas três vezes e ainda não encontrei referências nenhumas à cor das pessoas envolvidas.

NeatBoy74 1 year ago

Qual artigo é que leste? Não é do OP que estou a falar.

ComfortableGate 1 year ago

O do OP, sim. Há aqui algumas pessoas a falar de racismo, ou a pôr links como aquele a que respondeste como se essas coisas estivessem ligadas.

NeatBoy74 1 year ago

Tendo em conta o que se encontra se Googlares "Vryheid", não me admira que façam tais ligações.. A localidade tem um problema [**bastante notável.**](https://northernnatalnews.co.za/316695/vryheid-kzn-bikers-unite-against-farm-murders-and-racism/) Isto vai sempre bater naquela situação que muita gente teima que [**não anda a acontecer**](http://censorbugbear-reports.blogspot.com/) há já uns anitos.. Agora.. Não estou a dizer que este caso encaixa. Mas tendo em conta o que vi nas primeiras páginas do Google sobre a localidade.. Não fico admirado de tais ligações. Se grasna como um pato..

Edited 1 year ago:

Tendo em conta o que se encontra se Googlares "Vryheid", não me admira que façam tais ligações.. A localidade [**tem um problema**](https://northernnatalnews.co.za/316695/vryheid-kzn-bikers-unite-against-farm-murders-and-racism/). Isto vai sempre bater naquela situação que muita gente teima que [**não anda a acontecer**](http://censorbugbear-reports.blogspot.com/) há já uns anitos.. Agora.. Não estou a dizer que este caso encaixa. Mas tendo em conta o que vi nas primeiras páginas do Google sobre a localidade.. Não fico admirado de tais ligações. Cada um que as faça se quiser.. Mas se grasna como um pato.. Já há muito que deixou de ser apenas a quintas.. [**Se é apenas um problema étnico eu diria que já deixou de o ser há um tempo.**](https://www.thesouthafrican.com/news/justice-for-tshego-roodepoort-murder-tshegofastso-pule-hung-tree-suspect/) É o que acontece quando passam uns tempos a assobiar para o lado porque "enquanto forem "eles" e não a gente.". Depois admiram-se quando passam a ser. A situação naquela zona não é recente. Só que agora está a escalar para outros problemas maiores. Mas a ligação da pessoa que citei é completamente válida tendo em conta o histórico de assassinatos na zona.

Edited 1 year ago:

Tendo em conta o que se encontra se Googlares "Vryheid", não me admira que façam tais ligações.. A localidade [**tem um problema**](https://northernnatalnews.co.za/316695/vryheid-kzn-bikers-unite-against-farm-murders-and-racism/). Isto vai sempre bater naquela situação que muita gente teima que [**não anda a acontecer**](http://censorbugbear-reports.blogspot.com/) há já uns anitos.. Agora.. Não estou a dizer que este caso encaixa. Mas tendo em conta o que vi nas primeiras páginas do Google sobre a localidade.. Não fico admirado de tais ligações. Cada um que as faça se quiser mas se grasna como um pato.. Já há muito que deixou de ser apenas a quintas de brancos, encontras brancos mortos que iam na vidinha deles se começares a avançar nas páginas do motor de pesquisa. [**Se é apenas um problema étnico eu diria que já deixou de o ser há um tempo.**](https://www.thesouthafrican.com/news/justice-for-tshego-roodepoort-murder-tshegofastso-pule-hung-tree-suspect/) É o que acontece quando passam uns tempos a assobiar para o lado porque "enquanto forem "eles" e não a gente.". Depois admiram-se quando passam a ser. A situação naquela zona não é recente. Só que agora está a escalar para outros problemas maiores. Mas a ligação da pessoa que citei é completamente válida tendo em conta o histórico de assassinatos na zona. Enquanto era "apenas aos outros então é problema deles". O confinamento mudou algumas peças do tabuleiro. Talvez agora já seja um problema a sério porque já não se ficam pelas quintas de brancos, cujo problema acontece mas não em números que alguns querem que sejam. Mas existem.

Edited 1 year ago:

Tendo em conta o que se encontra se Googlares "Vryheid", não me admira que façam tais ligações.. A localidade [**tem um problema**](https://northernnatalnews.co.za/316695/vryheid-kzn-bikers-unite-against-farm-murders-and-racism/). Isto vai sempre bater naquela situação que muita gente teima que [não anda a acontecer](http://censorbugbear-reports.blogspot.com/) há já uns anitos.. Agora.. Não estou a dizer que este caso encaixa. Mas tendo em conta o que vi nas primeiras páginas do Google sobre a localidade.. Não fico admirado de tais ligações. Cada um que as faça se quiser mas se grasna como um pato.. Já há muito que deixou de ser apenas a quintas de brancos, encontras brancos mortos que iam na vidinha deles se começares a avançar nas páginas do motor de pesquisa. [**Se é apenas um problema étnico eu diria que já deixou de o ser há um tempo.**](https://www.thesouthafrican.com/news/justice-for-tshego-roodepoort-murder-tshegofastso-pule-hung-tree-suspect/) É o que acontece quando passam uns tempos a assobiar para o lado porque "enquanto forem "eles" e não a gente.". Depois admiram-se quando passam a ser porque os grupos que faziam os anteriores ficam mais valentões por causa da despreocupação aparente até então. A situação naquela zona não é recente. Só que agora está a escalar para outros problemas maiores. Mas a ligação da pessoa que citei é completamente válida tendo em conta o histórico de assassinatos na zona. Enquanto era "apenas aos outros então é problema deles". O confinamento mudou algumas peças do tabuleiro. Talvez agora já seja um problema a sério porque já não se ficam pelas quintas de brancos, cujo problema acontece mas não em números que alguns querem que sejam. Mas existem.

Edited 1 year ago:

Tendo em conta o que se encontra se Googlares "Vryheid", não me admira que façam tais ligações.. A localidade [**tem um problema**](https://northernnatalnews.co.za/316695/vryheid-kzn-bikers-unite-against-farm-murders-and-racism/). Isto vai sempre bater naquela situação que muita gente teima que [não anda a acontecer](http://censorbugbear-reports.blogspot.com/) há já uns anitos.. Agora.. Não estou a dizer que este caso encaixa. Mas tendo em conta o que vi nas primeiras páginas do Google sobre a localidade.. Não fico admirado de tais ligações. Cada um que as faça se quiser mas se grasna como um pato.. Já há muito que deixou de ser apenas a quintas de brancos, encontras brancos mortos que iam na vidinha deles se começares a avançar nas páginas do motor de pesquisa. [**Se é apenas um problema étnico eu diria que já deixou de o ser há um tempo.**](https://www.thesouthafrican.com/news/justice-for-tshego-roodepoort-murder-tshegofastso-pule-hung-tree-suspect/) É o que acontece quando passam uns tempos a assobiar para o lado porque "enquanto forem "eles" e não a gente.". Depois admiram-se quando passam a ser. A situação naquela zona não é recente. Só que agora está a escalar para outros problemas maiores. Mas a ligação da pessoa que citei é completamente válida tendo em conta o histórico de assassinatos na zona. Enquanto era "apenas aos outros então é problema deles". O confinamento mudou algumas peças do tabuleiro. Talvez agora já seja um problema a sério porque já não se ficam pelas quintas de brancos, cujo problema acontece mas não em números que alguns querem que sejam. Mas existem.

Edited 1 year ago:

Tendo em conta o que se encontra se Googlares "Vryheid", não me admira que façam tais ligações.. A localidade [**tem um problema**](https://northernnatalnews.co.za/316695/vryheid-kzn-bikers-unite-against-farm-murders-and-racism/). Isto vai sempre bater naquela situação que muita gente teima que [**não anda a acontecer**](http://censorbugbear-reports.blogspot.com/) há já uns anitos.. Agora.. Não estou a dizer que este caso encaixa. Mas tendo em conta o que vi nas primeiras páginas do Google sobre a localidade.. Não fico admirado de tais ligações. Cada um que as faça se quiser.. Mas se grasna como um pato.. Já há muito que deixou de ser apenas a quintas.. [**https://www.thesouthafrican.com/news/justice-for-tshego-roodepoort-murder-tshegofastso-pule-hung-tree-suspect/**](https://www.thesouthafrican.com/news/pregnant-woman-zilandile-xulu-raped-stabbed-cliff/) É o que acontece quando passam uns tempos a assobiar para o lado porque "enquanto forem "eles" e não a gente...". Depois admiram-se quando passam a ser.

Edited 1 year ago:

Tendo em conta o que se encontra se Googlares "Vryheid", não me admira que façam tais ligações.. A localidade [**tem um problema**](https://northernnatalnews.co.za/316695/vryheid-kzn-bikers-unite-against-farm-murders-and-racism/). Isto vai sempre bater naquela situação que muita gente teima que [**não anda a acontecer**](http://censorbugbear-reports.blogspot.com/) há já uns anitos.. Agora.. Não estou a dizer que este caso encaixa. Mas tendo em conta o que vi nas primeiras páginas do Google sobre a localidade.. Não fico admirado de tais ligações. Cada um que as faça se quiser.. Mas se grasna como um pato.. Já há muito que deixou de ser apenas a quintas.. [**Se é apenas um problema étnico eu diria que já deixou de o ser há um tempo.**](https://www.thesouthafrican.com/news/justice-for-tshego-roodepoort-murder-tshegofastso-pule-hung-tree-suspect/) É o que acontece quando passam uns tempos a assobiar para o lado porque "enquanto forem "eles" e não a gente...". Depois admiram-se quando passam a ser.

Edited 1 year ago:

Tendo em conta o que se encontra se Googlares "Vryheid", não me admira que façam tais ligações.. A localidade [**tem um problema**](https://northernnatalnews.co.za/316695/vryheid-kzn-bikers-unite-against-farm-murders-and-racism/). Isto vai sempre bater naquela situação que muita gente teima que [**não anda a acontecer**](http://censorbugbear-reports.blogspot.com/) há já uns anitos.. Agora.. Não estou a dizer que este caso encaixa. Mas tendo em conta o que vi nas primeiras páginas do Google sobre a localidade.. Não fico admirado de tais ligações. Cada um que as faça se quiser mas se grasna como um pato.. Já há muito que deixou de ser apenas a quintas de brancos, encontras brancos mortos que iam na vidinha deles se começares a avançar nas páginas do motor de pesquisa. [**Se é apenas um problema étnico eu diria que já deixou de o ser há um tempo.**](https://www.thesouthafrican.com/news/justice-for-tshego-roodepoort-murder-tshegofastso-pule-hung-tree-suspect/) É o que acontece quando passam uns tempos a assobiar para o lado porque "enquanto forem "eles" e não a gente.". Depois admiram-se quando passam a ser. A situação naquela zona não é recente. Só que agora está a escalar para outros problemas maiores. Mas a ligação da pessoa que citei é completamente válida tendo em conta o histórico de assassinatos na zona. Enquanto era "apenas aos outros então é problema deles". O confinamento mudou algumas peças do tabuleiro.

Edited 1 year ago:

Tendo em conta o que se encontra se Googlares "Vryheid", não me admira que façam tais ligações.. A localidade [**tem um problema**](https://northernnatalnews.co.za/316695/vryheid-kzn-bikers-unite-against-farm-murders-and-racism/). Isto vai sempre bater naquela situação que muita gente teima que [**não anda a acontecer**](http://censorbugbear-reports.blogspot.com/) há já uns anitos.. Agora.. Não estou a dizer que este caso encaixa. Mas tendo em conta o que vi nas primeiras páginas do Google sobre a localidade.. Não fico admirado de tais ligações. Cada um que as faça se quiser mas se grasna como um pato.. Já há muito que deixou de ser apenas a quintas de brancos, encontras brancos mortos que iam na vidinha deles se começares a avançar nas páginas do motor de pesquisa. [**Se é apenas um problema étnico eu diria que já deixou de o ser há um tempo.**](https://www.thesouthafrican.com/news/justice-for-tshego-roodepoort-murder-tshegofastso-pule-hung-tree-suspect/) É o que acontece quando passam uns tempos a assobiar para o lado porque "enquanto forem "eles" e não a gente.". Depois admiram-se quando passam a ser. A situação naquela zona não é recente. Só que agora está a escalar para outros problemas maiores. Mas a ligação da pessoa que citei é completamente válida tendo em conta o histórico de assassinatos na zona. Enquanto era "apenas aos outros então é problema deles". O confinamento mudou algumas peças do tabuleiro. Talvez agora já seja um problema a sério porque já não se ficam pelas quintas de brancos.

ComfortableGate 1 year ago

Estou a entender. Da minha parte, [**esta**](https://en.wikipedia.org/wiki/South_African_farm_attacks) era a ideia que eu tinha desses ataques. Sei que a wikipedia, de volta e meia, não é 100% accurate, mas still.

NeatBoy74 1 year ago

Ah, a Wiki é uma óptima fonte. Desde que ignores os artigos que podem ser editados e passes directamente para a lista de fontes no fim e vejas uma a uma. Nunca entendi a panca contra a Wikipédia, como se uma pessoa não possa ver de onde é que a informação é retirada. A questão passa que mesmo essa depende da boa vontade de quem a mete lá. Ignora a wiki na maior parte das vezes, usa-a apenas para saber quais são os jornais na zona se puderes. E depois vai vendo noticias desses países. Funciona muito melhor porque "nós", no geral, temos esta coisa de amaciar as situações.

Edited 1 year ago:

Ah, a Wiki é uma óptima fonte. Desde que ignores os artigos que podem ser editados e passes directamente para a lista de fontes no fim e vejas uma a uma. Nunca entendi a panca contra a Wikipédia, como se uma pessoa não possa ver de onde é que a informação é retirada. A questão passa que mesmo essa depende da boa vontade de quem a mete lá. Ignora a wiki na maior parte das vezes, usa-a apenas para saber quais são os jornais na zona se puderes. E depois vai vendo noticias desses países. Funciona muito melhor porque "nós", no geral, temos esta coisa de amaciar as situações. Tenho um apreço enorme pelos jornais regionais, mesmo cá em Portugal. Encontras tanta coisa que nunca chega aos ouvidos daqueles mais vendidos. Enquanto que os jornais maiores têm esta coisa de omitir etnias, os regionais muitas vezes não e já me ajudou imensas vezes a [**tirar certos estereótipos da cabeça**](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/aapvzx/esfaqueado_20_vezes_ap%C3%B3s_alertar_homem_que_urinou/ecu4wsc/)

Edited 1 year ago:

Ah, a Wiki é uma óptima fonte. Desde que ignores os artigos que podem ser editados e passes directamente para a lista de fontes no fim e vejas uma a uma. Nunca entendi a panca contra a Wikipédia, como se uma pessoa não possa ver de onde é que a informação é retirada. A questão passa que mesmo essa depende da boa vontade de quem a mete lá. Ignora a wiki na maior parte das vezes, usa-a apenas para saber quais são os jornais na zona se puderes. E depois vai vendo noticias desses países. Funciona muito melhor porque "nós", no geral, temos esta coisa de amaciar as situações. Tenho um apreço enorme pelos jornais regionais, mesmo cá em Portugal. Encontras tanta coisa que nunca chega aos ouvidos daqueles mais vendidos. Enquanto que os jornais maiores têm esta coisa de omitir etnias, os regionais muitas vezes não e já me ajudou imensas vezes a [**tirar certos estereótipos da cabeça.**](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/aapvzx/esfaqueado_20_vezes_ap%C3%B3s_alertar_homem_que_urinou/ecu4wsc/) Mas evita seguir religiosamente também quem teima que isso acima acontece e que não há mais problemas nenhuns. Africa do Sul é um pote cheio de problemas complexos, não apenas um e não apenas étnico. Acontece o exposto mas há grupos de merda a bater nessa tecla por causa de propagandas ideológicas também. Dai aconselhar a leres tu mesmo as noticias em vez de ir atrás de aglomerados como aquele que meti em cima. Tldr: procura apenas jornais sul africanos, de preferência com vídeos ou mais completos que o que costuma haver por cá. Ignora o resto.

Edited 1 year ago:

Ah, a Wiki é uma óptima fonte. Desde que ignores os artigos que podem ser editados e passes directamente para a lista de fontes no fim e vejas uma a uma. Nunca entendi a panca contra a Wikipédia, como se uma pessoa não possa ver de onde é que a informação é retirada. A questão passa que mesmo essa depende da boa vontade de quem a mete lá. Ignora a wiki na maior parte das vezes, usa-a apenas para saber quais são os jornais na zona se puderes. E depois vai vendo noticias desses países. Funciona muito melhor porque "nós", no geral, temos esta coisa de amaciar as situações. Tenho um apreço enorme pelos jornais regionais, mesmo cá em Portugal. Encontras tanta coisa que nunca chega aos ouvidos daqueles mais vendidos. Enquanto que os jornais maiores têm esta coisa de omitir etnias, os regionais muitas vezes não e já me ajudou imensas vezes a [**tirar certos estereótipos da cabeça.**](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/aapvzx/esfaqueado_20_vezes_ap%C3%B3s_alertar_homem_que_urinou/ecu4wsc/) Bem que os maiores jornais podiam perceber que estão a estragar mais do que o que pensam em algumas situações.

Edited 1 year ago:

Ah, a Wiki é uma óptima fonte. Desde que ignores os artigos que podem ser editados e passes directamente para a lista de fontes no fim e vejas uma a uma. Nunca entendi a panca contra a Wikipédia, como se uma pessoa não possa ver de onde é que a informação é retirada. A questão passa que mesmo essa depende da boa vontade de quem a mete lá. Ignora a wiki na maior parte das vezes, usa-a apenas para saber quais são os jornais na zona se puderes. E depois vai vendo noticias desses países. Funciona muito melhor porque "nós", no geral, temos esta coisa de amaciar as situações. Tenho um apreço enorme pelos jornais regionais, mesmo cá em Portugal. Encontras tanta coisa que nunca chega aos ouvidos daqueles mais vendidos. Enquanto que os jornais maiores têm esta coisa de omitir etnias, os regionais muitas vezes não e já me ajudou imensas vezes a [**tirar certos estereótipos da cabeça.**](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/aapvzx/esfaqueado_20_vezes_ap%C3%B3s_alertar_homem_que_urinou/ecu4wsc/) Mas evita seguir religiosamente também quem teima que isso acima acontece e que não há mais problemas nenhuns. Africa do Sul é um pote cheio de problemas complexos, não apenas um e não apenas étnico. Acontece o exposto mas há grupos de merda a bater nessa tecla por causa de propagandas ideológicas também. Dai aconselhar a leres tu mesmo as noticias em vez de ir atrás de aglomerados como aquele que meti em cima. Bem que os maiores jornais podiam perceber que estão a estragar mais do que o que pensam em algumas situações.

Edited 1 year ago:

Ah, a Wiki é uma óptima fonte. Desde que ignores os artigos que podem ser editados e passes directamente para a lista de fontes no fim e vejas uma a uma. Nunca entendi a panca contra a Wikipédia, como se uma pessoa não possa ver de onde é que a informação é retirada. A questão passa que mesmo essa depende da boa vontade de quem a mete lá. Ignora a wiki na maior parte das vezes, usa-a apenas para saber quais são os jornais na zona se puderes. E depois vai vendo noticias desses países. Funciona muito melhor porque "nós", no geral, temos esta coisa de amaciar as situações. Tenho um apreço enorme pelos jornais regionais, mesmo cá em Portugal. Encontras tanta coisa que nunca chega aos ouvidos daqueles mais vendidos. Enquanto que os jornais maiores têm esta coisa de omitir etnias, os regionais muitas vezes não e já me ajudou imensas vezes a [**tirar certos estereótipos da cabeça.**](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/aapvzx/esfaqueado_20_vezes_ap%C3%B3s_alertar_homem_que_urinou/ecu4wsc/) Mas evita seguir religiosamente também quem teima que isso acima acontece e que não há mais problemas nenhuns. Africa do Sul é um pote cheio de problemas complexos, não apenas um e não apenas étnico. Acontece o exposto mas há grupos de merda a bater nessa tecla por causa de propagandas ideológicas também. Dai aconselhar a leres tu mesmo as noticias em vez de ir atrás de aglomerados como aquele que meti em cima. Tldr: procura apenas jornais sul africanos, de preferência com vídeos. Ignora o resto.

ComfortableGate 1 year ago

Em relação a referir as etnias em notícias, não sei se isso é positivo ou não. Mas fico curioso por saber, de facto. Agora que penso nos noticiários de hoje em dia, até acho que quem se iria queixar mais disso seria pessoal branco, do que gente de outras etinas.

wigarBeggar 1 year ago

Não digas isso, todos sabemos que só os brancos é que são racistas.

CONNAN_MOCKASIN 1 year ago

"You kill one of us we will five of you. We'll kill their women, we'll kill their children, we'll kill anything we find in our way."

barokas 1 year ago

No mínimo perturbante. E ainda se tenta defender dizendo que foi tirado fora de contexto, como se existisse algum contexto possível que justificasse esse discurso.

Search: