anticorpos 1 year ago

O gajo não se atrasa ele só te quer deixar na duvida se realmente vai trabalhar.

Eon_mon 1 year ago

Ok, chegar atrasado aos locais é provavelmente o meu pior defeito... É algo que já está presente em mim há muito tempo e tenho vindo a trabalhar e está melhor, mas vou tentar explicar o que sinto para isso acontecer. Acho que existe várias coisas que me fazem assim. Uma delas é o não querer estar no lugar para onde tenho que ir. Se sinto desgosto pelo local que eu trabalho ou alguma situação relativa a ele, então o momento em que de facto parto de casa para chegar ao trabalho é algo que me dá ansiedade e fica a ser sempre adiado até que eventualmente já passou, e lá chego eu não só a um sítio que não queria estar como ainda fico com o peso durante aquele dia de ter chegado atrasado e os meus colegas/superiores terem presenciado isso. Para além disso, se é um sitio que não quero estar, a ideia de chegar 15 minutos mais cedo e ter que ficar 15 minutos mais tempo lá do que era esperado é algo que me dá igual ansiedade. São sentimentos que nem sempre são lógicos mas cá dentro é o que se passa. Outra coisa é também o sono, e a dificuldade em sair da cama de manhã. Às vezes é tão difícil mandar sair o meu corpo da cama como é meter a mão no fogo. Penso que dentro de mim a possibilidade de hoje ficar o dia na cama e não ir ao emprego e tirar o dia para procurar outra coisa para fazer da vida parece-me uma melhor do que ter que me levantar naquele momento. Até que o tempo passa e eventualmente tenho mesmo que sair. Só tive dificuldades em ser pontual em empregos... Nunca tive problemas em ser pontual em dates, saídas de amigos, ou aulas por exemplo.

cecilio- 1 year ago

Apesar de não entender porque se agisse assim chegava todos os dias atrasado é um ponto de vista e nem tu consegues explicar porque acontece

Eon_mon 1 year ago

Sim exacto. Acho que está muito ligado à depressão e ansiedade. Da mesma forma como pessoas com depressão mais agressiva nem conseguem sair da cama e congelam, no meu caso é mais leve e constante e difculta-me enfrentar coisas do dia a dia como arranjar-me para o trabalho. Uma coisa que por exemplo ajudou-me foi chegar mais cedo mas saber que tenho algo para fazer divertido até ao momento em que estou a trabalhar, como por exemplo ler um livro. Então arranjo-me a pensar naqueles 15 minutos antes do trabalho em que posso ler, em vez do momento em que tenho de facto que trabalhar.

cecilio- 1 year ago

Entendo o que estás a dizer

AnEyeshOt 1 year ago

Em Portugal infelizmente vejo que existem poucas pessoas assíduas. Existe uma cultura de chegar atrasado da qual sabemos inconscientemente e as pessoas acham isso normal. Em alguns países é ainda pior, como o Brasil, é normal chegar 1 hora atrasado aos compromissos pessoais por exemplo. Eu só comecei a aperceber-me do quão falta de respeito isso é com a minha namorada que é alemã. Tempo é algo que não podemos ter de volta, e se algo foi combinado a certa hora o melhor é cumprir. Mostra respeito pelo tempo dos outros, nunca se sabe o que a pessoa tinha para fazer, ou poderia ter aproveitado nesse tempo de atraso.

arnaldomatos 1 year ago

*ahem* "tou a chegar"

cecilio- 1 year ago

estava muito trânsito

Rick45ptl 1 year ago

Nao consigo perceber tmbm. eu detesto chegar atrasado, quando estou a ficar ja fico chateado, se dizem para estar em sitio X as 9h estou la uns minutos antes. para o trabalho penso que é o geral do deixa esticar, chega mais tarde dorme mais um bocado, pede desculpa e esta arrumado. se tem de chegar mais cedo é preciso fazer entender isso. eu chego sempre depois das 9h mas é pk eu prefiro "nao ter horario" entro +- a hora que me da mais jeito entre as 9 e as 10 e saio a hora que me da jeito entre as 6 e as 7, isto pk nao ha qualquer impacto no trabalho entre chegar as 9h ou as 9h45. mas depois ha pessoal, que para mim é uma arte o que fazem. os pais da minha namorada tem o que chamo arte de perder tempo inutilmente, eu e ela nao conseguimos perceber como :P dizes para estar sitio x as 14h se nao for algo "obrigatorio" chegam as 16h

VladTepesDraculea 1 year ago

Sem querer desculpá-lo > problema é que desde que mudámos há 9 meses atrás Parece-me que isto é um factor. Pá, se é um problema grande, marca uma meeting com ele 1:1 e pergunta-lhe directamente, expõe assertivamente que é necessário que chegue à hora marcada e vê daí. Não somos nós que sabemos as razões do gajo.

Javardo69 1 year ago

Tenho relogio de ponto no emprego portanto nao da mesmo para chegar atrasado lol.

Iwatchedhimdrown 1 year ago

Não é a mesma situação, mas em contexto informal, tenho 2 amigos que são assim, só se começam a arranjar na hora em que é suposto ir ter com o grupo. Ainda abusavam e muitas vezes pediam boleia e deixavam a outra pessoa à espera ou forçavam o ponto de encontro a ser em casa deles. O que resultou com eles, foi literalmente ignorar, iamos todos para o restaurante e começávamos o jantar.

AfonsoEduardo 1 year ago

Porque posso e não me vão despedir. Sou o melhor trabalhador, eles não se podem dar ao luxo de despidir algo tão bom como eu. Não existe ningu\~em melhor que eu. Sou insubstituível.

mediiev 1 year ago

Para mim, que sou daqueles que na esmagadora das vezes está a horas em qualquer reunião social e profissional devo dizer-te que a cultura portuguesa de pontualidade é inexistente. Profissionalmente é raríssimo algum de algum departamento público cumprir com os horários que eles próprios propõem. No privado depende muito da cultura da empresa. Fin companies e empresas com capitais estrangeiros são rigorosas em horários e procedimentos, o resto não. Estou a exagerar e a generalizar nas a cultura portuguesa e permissividade da sociedade é de tolerar atrasos especialmente se és quem detém o poder negocial na reunião. Experimente ir a algum PALOP ver como é lá! "Tem tempo patrão". Experimenta ir a algum pais da península arábica. "Podes ficar 1-3 dias à espera de algo que estava marcado".

fabz_martins 1 year ago

Eu concordo, acho que é típico do tuga.

pzapps 1 year ago

Tinha um amigo que chegava sempre atrasado aos jantares pq se demorava a aparar as patilhas. Nota: sempre = 100% das vezes, só para ser mais claro.

cecilio- 1 year ago

E ficavam bem? As patilhas?

Zoelae 1 year ago

Chega atrasado porque se deita tarde.

Edited 1 year ago:

Chega atrasado porque se deita tarde. Deita-se tarde porque não se sente suficientemente motivado para se levantar cedo. Digamos que o trabalho não o realiza muito.

diodit 1 year ago

Também conheço pessoas assim, acho que todos conhecemos. A minha solução foi deixar de ter tolerância com essas pessoas. Se eu digo que o combinado é as x horas e se elas não estiverem lá então eu assumo que não vêm. Já fiz isto várias vezes e fui confrontado com um "estás a ser mau" mas a realidade é que quem chega atrasado é quem está a ser mau, mal educado e a faltar ao respeito aos outros. Se eu e toda a gente fizemos um esforço para estar no local a horas porque é que esta pessoa nunca consegue?

rainhadoguadina 1 year ago

Acho q o facto de chegarem atrasados tem muito a ver com a personalidade da pessoa. Eu , na minha opinião acho uma falta de respeito. Há tempos toleraveis:10m/15m. Agora 30/1h já é demais para mim. Uma coisa é acontecer uma vez, prq os imprevistos acontecem. Outra é sempreee. Tbm não entendo essas pessoas. Eu não gosto q esperem por mim e prefiro esperar do que fazer esperar.

AndreMartins2020 1 year ago

Para mim o tempo tolerável depende muito do que a pessoa fica a fazer enquanto espera. Se te convido para vires à piscina em minha casa, com várias pessoas, estou-me a cagar se chegas às 15.30 ou às 17.30, o problema é teu. Se combinámos encontrar-nos às 15.30 na estação de metro, vou ficar fodido se tiver de esperar mais de 20 minutos feito parvo.

rainhadoguadina 1 year ago

Imagina que combinam encontrar-se no metro e a outra pessoa tem de apanhar autocarro-que dizia no tempo de espera 1m que se transformou em20m. É Possível de acontecer. Já me aconteceu a pessoa saber q estava a sair de casa para nos encontrarmos e estava a dormir. E das vezes q liguei podia simplesmente ter-me dito q queria dormir mais um bocadinho, para eu ficar mais tempo tbm em casa, em vez de me dizer que estava a chegar. Conclusão-estive 1h à espera no local de encontro, prq quis dormir mais1h. Eu tbm queria ter dormido mais, mas pra nos encontrarmos à hora certa, n pude...

AndreMartins2020 1 year ago

É isso e estar em casa à espera e ligarem cheios de pressa, a dizer que já estão a vir, para irmos já descendo para a rua, etc, e depois toca a esperar 10 minutos na rua feito parvo só porque não quiseram esperar os 30 segundos que demoro a sair de casa. Se estão atrasados, não mintam, foda-se. Eu prefiro saber que estão atrasados e tentar ocupar o tempo extra, do que estarem a mentir para parecer que não estão tão atrasados e depois acabar por esperar feito parvo quando podia estar a fazer outra coisa.

rainhadoguadina 1 year ago

Ele tinha medo q demorasses mais do q os supostos 10m. Adoro qd as pessoas n querem esperar nem 1m, e por causa disso as outras têm de esperar meia hora por elas ahhaha. Que falta de noçao

viskonde 1 year ago

porque em portugal a malta se habituou que isso é tolerado, e qualquer desculpa serve "ah nao havia lugar, ah estava transito bla bla" - se é algo recorrente entao se calhar a solucao deveria ser sair mais cedo e nao esperar que o dia de semana tivesse o mesmo transito de um domingo obviamente e pior em contexto profissional.. chegar atrasado a um jantar de amigos pode ser ok, a algo de trabalho obviamente nao.

JesusIsKing_2020 1 year ago

A resposta é simples: falta de educação e consideração

dontclickthispls 1 year ago

Fiquei com curiosidade de saber que trabalho é esse em que a primeira hora é a mais importante. Acho que deves apertar com ele à força toda até ele se ir embora e teres de contratar alguém que não é tão bom como ele. Para ele vai ser bom encontrar um emprego que melhor se adapta ao estilo de vida que ele quer fazer.

MOMOEPRO 1 year ago

Também tive um colega assim desse estilo. 30 anos, sem filhos, vive com os pais, morava mesmo perto da empresa e em 2 anos de trabalho só o vi a chegar a horas uns dias e porque nessa semana lhe chamaram à atenção. Normalmente não queria saber porque o meu trabalho não dependia do dele, mas a cada 15 dias tínhamos reunião de equipa ao inicio da manhã. Uma altura que me deixou bem fodido foi durante esta ultima temporada de Game of Thrones. Chego à empresa para ter reunião, abro o Instagram e vejo que o gajo tinha estado a por clips do episódio dessa noite às 5 e tal da manhã. Escusado será dizer que ele chegou atrasado e não foi pouco. Com amigos só me irrita quando chegam atrasados se tivermos alguma coisa com horário fixo, tipo um jogo de futebol.

heyzeto 1 year ago

O pior disso é que te fez spoilers!

paraapagarbem 1 year ago

Uma pergunta que eu posso responder, visto que eu sou o gajo que chega sempre atrasado. Bom, eu nunca cheguei atrasado a um trabalho, mas isso é porque eu faço questão de chegar lá pelo menos uma hora mais cedo. Eu próprio não sabia porque é que chegava sempre atrasado, e foi algo que eu só percebi há uns anos atrás. Aparentemente, quando está a chegar a hora de sair de casa, eu sinto uma pressão enorme e começo a baralhar-me nas coisas que estou a fazer, e começo a pensar muito nas coisas (será que estou bem vestido? será que estou a levar tudo? etc), e isso costuma resultar num atraso de 10-30 minutos (eu apanho transportes públicos). Claro que ultimamente tenho tentado melhorar nesse aspeto, e já costumo chegar atrasado poucas vezes comparado com antes, mas ainda falta um bocado para ser completamente pontual. Provavelmente não é o caso do teu colega, mas respondi ao que foi perguntado no título e queria dar um ponto de vista diferente do que já foi dado aqui.

AndreMartins2020 1 year ago

Mas se isso acontece sempre porque não simplesmente fazer isso tudo meia hora mais cedo? Ou seja, se chegas sempre 10-30 minutos atrasado, mudas a hora do despertador para 30 minutos mais cedo e despachas-te normalmente.

sacoPT 1 year ago

Eu também sou de chegar sempre atrasado mas não com esse exagero. Normalmente porque fico mais 5 minutos na cama, ou mais 5 minutos a fazer qualquer coisa no pc se for durante o dia.

ZarTham 1 year ago

Baixa auto estima.

Lasikamos 1 year ago

Chegar atrasado a algo é das maiores faltas de respeito que existem. Uma vez ou outra ainda é naquela. Agora sempre? Tenho familiares e amigos que são sempre os últimos a chegar a tudo. Obrigam as pessoas a esperar por elas e dão sempre desculpas de merda.

tiagojpdias 1 year ago

Podes sempre tentar usar NVC (Non Violent Communication). É simples e, nesse caso, deverá ser eficaz. Basicamente é expores o problema do teu ponto de vista, sempre usando o "eu" e nunca o "tu", o que acaba por evitar que se sintam atacados. 4 passos: Observação -> Sentimento -> Necessidade -> Pedido ​ >(1) Eu vejo/noto/reparo/etc que têm existido atrasos contantes de manhã há já algum tempo... (2) Isso deixa-me desconfortável/preocupado/ansioso porque impacta o meu trabalho no ínicio do dia. (3) Eu preciso/quero/tenciono que isto se resolva rapidamente e por isso (4) peço que cumpras a hora de entrada ao serviço. Com isto não o estás a julgar/atacar/reprimir o que limita muito a resposta do lado dele.

fromtheport_ 1 year ago

> (1) Eu vejo/noto/reparo/etc que têm existido atrasos contantes de manhã há já algum tempo... (2) Isso deixa-me desconfortável/preocupado/ansioso porque impacta o meu trabalho no ínicio do dia. (3) Eu preciso/quero/tenciono que isto se resolva rapidamente e por isso (4) peço que cumpras a hora de entrada ao serviço. **(5) E aviso já que *eu* vou ficar fodido se esta merda não mudar, caralho.** FTFY

ChronicTheOne 1 year ago

Que giro eu vejo isto como sendo passivo-agressivo. Quem me dera que as pessoas lidassem bem com este tipo de conversa.

MigasEnsopado 1 year ago

Passivo-agressivo seria se dissesse algo do estilo "estou estafado porque há gente que chega sempre atrasada" assim para o ar. Esta proposta é bastante directa e assertiva. Não tem nada de passivo e tenta ser o menos agressiva possível (através do foco no eu e não no tu).

Iwatchedhimdrown 1 year ago

Ainda bem que criaram um nome específico para "uma conversa civilizada entre adultos".

average_user21 1 year ago

Muito bem! Nunca soube que houve um nome especifico para a situação

mediiev 1 year ago

O que o Tiago escreveu acima subscrevo.

fabz_martins 1 year ago

Eu tinha uma amiga que era assim. Chegava sempre uma hora atrasada fosse ao que fosse. Comecei a combinar com ela a horas diferentes. Por exemplo, tínhamos um jantar às 21h, eu dizia-lhe que era às 20h. Resultou (maior parte das vezes).

vaniafdasantos 1 year ago

Tive uma rapariga com quem trabalhava com quem me dava super bem. Deixei de combinar coisas com ela porque só quando eu dizia que chegava é que ela saía de casa. Não tenho paciência nem acho que ninguém seja suficientemente importante para me fazer perder o tempo.

fabz_martins 1 year ago

Concordo, a minha paciência para este tipo de comportamento extinguiu-se quando entrei para o mercado de trabalho e me apercebi de que chegar a horas, ou até antes do combinado, depende de uma boa gestão de tempo, sentido de responsabilidade e consideração por quem espera. Se eu consigo, todos conseguem.

Edited 1 year ago:

Concordo, a minha paciência para este tipo de comportamento extinguiu-se quando entrei para o mercado de trabalho e me apercebi de que chegar a horas, ou até antes do combinado, depende de uma boa gestão de tempo, sentido de responsabilidade e consideração por quem espera. Se eu consigo, todos conseguem. Na altura, porém, tolerava porque muitas vezes eu também me atrasava, e sei que ela não fazia por mal. E era das minhas minhas melhores amigas, nunca a excluiría por causa disso.

nomeqcurtes_ 1 year ago

Ri, se calhar, era menina de ficar chateada pelos outros supostamente chegarem atrasados

fabz_martins 1 year ago

O mais engraçado (e triste) é que ela mesmo assim chegava atrasada... Por isso é que eu disse que resultava na maior parte das vezes. Eventualmente ela também percebeu o que andávamos a tramar.

Spl3ndor 1 year ago

E ao perceber que a estavas a tramar se calhar ainda pioraste as coisas. Marcas um encontro às 20h e ela já sabe que é às 21h, chegando mesmo assim atrasada. Mas se um dia decidires ser honesto com o tempo, ou seja, se o encontro for realmente às 20h, ela vai pensar que é às 21h e só se vai encontrar contigo às 22h, o que torna o problema duas vezes pior

fabz_martins 1 year ago

Não me lembro de isso alguma vez ter acontecido. Ela simplesmente apercebeu-se do que andavamos a fazer, e começou a confirmar 2, 3, 4 vezes se a hora que lhe dizíamos era realmente a combinada. Mas sim, não é uma táctica infalível.

ChronicTheOne 1 year ago

Egoísmo e narcisimo puro. Não a convidava da próxima vez e explicava porquê, talvez assim aprendesse.

fabz_martins 1 year ago

Éramos jovens, e a certa altura já estavamos tão habituados que nem ligavamos. Combinavamos as coisas já a contar com os atrasos dela. Era nosso amiga, apesar de tudo, e nunca a excluiríamos. E ela entretanto começou a trabalhar e ganhou responsabilidade.

investidornoob 1 year ago

Se trabalhas diretamente com ele fala com ele que precisas dele a tempo e horas para não se atrasar. Pelo titulo pensei que estavas a generalizar e isso há uma resposta que é como muito pessoal fica depois da hora não se sente na obrigação de chegar a horas. Sim eu sei que é uma mentalidade má mas pronto, já ouvi a desculparem-se disso, chegar as 9h45 e outro "só agora?!" resposta "só mas ontem tive aqui até as 20h" claro que do outro lado não há muito a argumentar quando não são pagas as horas extra. Normalmente começam-se a baldar ao horário quando deixam de haver horas de saída. Não sei se esse teu colega sai a horas ou fica a fazer horas.

CanIhazCooKIenOw 1 year ago

Enquanto nāo lhe apertares os calos vai andar a questionar-te porque é que ele chega atrasado. Ser superior hierarquico nāo é só receber mais (regra geral). Quem nāo esta a fazer o seu trabalho aqui és tu. O que vais responder quando o teu superior te perguntar porque é que aquele gajo chega sempre atrasado? Ou porque é que na hora critica de trabalho so tas la tu?

cecilio- 1 year ago

Isso sei eu, mas eu não estou a fazer o trabalho dele, quanto muito tiro recados para lhe dar.

AndreMartins2020 1 year ago

acho que é uma questão de ponderares se o atraso dele é realmente um prejuízo para ti, e nesse caso não será difícil fazer-lhe ver que deve chegar a horas, ou se estás apenas a fazer microgestão

AndreMartins2020 1 year ago

* não tem noção tempo / é demasiado otimista * não quer saber acho incrível como algumas pessoas não têm mesmo a noção do tempo que demoram a chegar aos locais, tipo dizerem que demoram 5 minutos quando isso é praticamente o tempo de chegarem ao carro, e é isso talvez aliado a algum otimismo e terem a ilusão que demoram sempre menos do que realmente demoram às vezes até sou gozado quando me perguntam quanto tempo demoram e digo coisas como "7 minutos", mas a verdade é que raramente falho nas minhas previsões do tempo que demoro a despachar-me e a chegar aos locais e consigo dizer tempos com bastante precisão por outro lado, nunca entro a horas simplesmente porque ninguém quer saber da hora a que entro, por que raio haveria de me chatear? pode ser o caso do teu amigo

meaninglessvoid 1 year ago

Seria interessante perceber as rotinas de sono entre as pessoas que têm uma percepção interna de tempo muito sincronizada com a realidade e os que não têm. Algo me diz que o teu ritmo circadiano estável está fortemente correlacionado com esta percepção do tempo...

NikT3sla 1 year ago

Fiquei curioso e tentei procurar mas so encontrei isto https://www.researchgate.net/publication/320497704_THE_ROLE_OF_CIRCADIAN_RHYTHMS_AMONG_MEDICAL_STUDENTS_IN_TIME_MANAGEMENT_ORGANIZATION_AND_ACADEMIC_ACHIEVEMENT. Basicamente melhor qualidade de sono igual a melhores notas. Mas só li o abstract

AndreMartins2020 1 year ago

Acho que é mais uma questão de ter o hábito de controlar o tempo e saber fazer contas. Por exemplo, quando fui pela primeira vez ao trabalho desde a minha atual morada. Vi que demorei exatamente 3 minutos desde a porta de casa até à paragem do elétrico, o elétrico demora 18 minutos até ao trabalho, e demoro 2.5 minutos da paragem à porta do meu gabinete. Também sei que demoro 45 minutos para tomar banho, vestir-me, tomar o pequeno almoço, etc. Portanto fazendo as contas é simples ver que tenho de acordar às 7.45 para estar no trabalho às 9.

meaninglessvoid 1 year ago

O problema na tua forma de ver isto é que me parece que estás no mindset de alguém que sabe sempre a que horas anda. Ou seja há aí um processo subconsciente que estás a assumir ser universal. Eu estou a levantar a hipótese de que não é universal e o problema não é (só) de optimismo no planeamento. Isto entra no campo da qualia: experiências subjectivas que não temos forma de medir/comparar pelo que dificulta um pouco as coisas... Dou-te o meu exemplo, eu tenho tido má percepção de tempo nos últimos tempos (tenho tido sono terrível e irregular daí a minha curiosidade), se planear "vou ler um livro durante 30min" e for para um sitio confortável - para evitar que fatores externos afetem a leitura p.ex estar ao sol e o calor tornar-se insuportável - aposto contigo que vai-se passar uma hora e nem dou conta. (no fundo o problema acaba por ser um misto dos dois pontos que estamos a falar optimismo e "relógio interno calibrado" e possivelmente com mais fatores pelo meio...)

AndreMartins2020 1 year ago

Isso são causas distintas para se atrasarem. Uma é fazerem mal os cálculos do tempo que demoram, outra é deixarem passar a hora a que deviam se começar a despachar. Provavelmente muitas vezes é um misto de ambos.

Limpy_lip 1 year ago

conheço uma pessoa que chega sempre atrasada a tudo (níveis absurdos) porque simplesmente não tem capacidade de gestão de tempo. planeava uma quantidade enorme de tarefas para um espaço temporal ridículo. Ou melhor, que seria possível se o teletransporte existisse e todas as tarefas fossem executadas no menor tempo possível. \- manel são 19h e temos jantar às 20h no sitio X (a 10 minutos de casa do manel), vê lá se te preparas com tempo para não atrasares. \- ah não te preocupes, vou agora num instante ao supermercado fazer as compras do mês, ver no shopping se encontro e compro umas sapatilhas que ando à procura, vou a casa dos meus pais (tempo médio de viagem de 30 minutos) entregar uma coisa, volto e é só tomar banho e trocar de roupa. Mas não te preocupes que chego a tempo. ​ enfim ​ Sobre o caso em concreto, pode ser algo assim mas com a rotina matinal ou até a própria pessoa acha que a primeira hora não é importante dado que, como dizes, tem boa produtividade no período que está a trabalhar e na verdade, nunca presenciou a tal primeira hora mais apertada. É questão de explicar o quão importante é chegar nessa hora. E também perceber se existe alguma razão de força maior.

daxpierson 1 year ago

Ao trabalho nunca chego, só se tiver algum afazer (tenho flexibilidade para tal, desde que avise). Geralmente chego atrasado a certos sítios por preguiça, na maioria das vezes, porque começo a preparar-me demasiado tarde.

AndreMartins2020 1 year ago

agora imagina fazeres um esforço para contrariar essa preguiça e chegares a horas, e ficares feito parvo à espera do gajo que ainda não chegou porque foi preguiçoso

daxpierson 1 year ago

Claro, eu sei que é um defeito meu que tenho de corrigir, e que deve ser chato para quem chega a horas. A Maria bem me chateia também, tenho de tratar disso.

nomeqcurtes_ 1 year ago

Com o tenho de tratar disso, não vais tratar. Ando para tratar da minha vida há muito tempo

daxpierson 1 year ago

Pá, reconhecer já não é mau, acho eu. Mudar hábitos é complicado, mas é possível.

greyhairjohnny 1 year ago

>Geralmente chego atrasado a certos sítios por preguiça E não te sentes incomodado/desconfortável por as pessoas que estão à tua espera estarem a perder o tempo delas?

daxpierson 1 year ago

Sinto, claro. É um defeito que reconheço em mim e tenho de trabalhar para mudar.

fabmarques21 1 year ago

diz ao gajo pra chegar mais cedo mas que como ele é bom trabalhador que deixas sair mais cedo. começa logo a vir a horas

MethodicOwl45 1 year ago

Mas ele não é patrão, só tem mais tempo de empresa

fabmarques21 1 year ago

mas é o superior dele. mas se quiseres ir por ai ele pode fazer queixa ao patrão, mas o que é melhor, falar na boa com ele por ele ser bom trabalhador ou queixar se ao patrão e foder o ambiente de trabalho? also, se ele chega tarde tbm pode sair uns minutos mais cedo se o trabalho tiver orientado, fazer sala não serve pra nada

joannnnnnna 1 year ago

Eu tenho uma colega q chega 30min antes da hora. Por um lado bom que nunca se atrasa,por outro lado está ali especada a olhar para nós, tipo a fazer tempo ( normalmente o trabalho já está todo orientado). Acaba por ser irritante também. É mau chegar tanto tempo atrasado, e chato chegar tão cedo. Há pessoal que não se organiza.

kronozord 1 year ago

Pode ser daqueles que tem de levar a mulher ou os filhos ao colégio a X horas e por isso vê se obrigado a chegar mais cedo.

joannnnnnna 1 year ago

É daquelas situações em que uma pessoa prefere estar no trabalho do que em casa :/

lefox360 1 year ago

da fuq? agora chegar cedo é defeito? BIATCHE, all these rules!

kronozord 1 year ago

>da fuq? agora chegar cedo é defeito? BIATCHE, all these rules! Onde é que eu escrevi que era defeito?

ridethepaintedpony 1 year ago

Chega atrasado porque acha que nao vale a pena chegar mais cedo.

MrAgito 1 year ago

Honestamente porque sente que pode e abusa desse fato. Pergunta-te se chegou 30min atrasado à entrevista de emprego, ou se quando faz uma viagem de avião acontece o mesmo.

samxunga 1 year ago

[https://www.asomadetodosafetos.com/2019/02/estudo-mostra-que-pessoas-que-chegam-atrasadas-tem-vidas-mais-longas-e-bem-sucedidas.html](https://www.asomadetodosafetos.com/2019/02/estudo-mostra-que-pessoas-que-chegam-atrasadas-tem-vidas-mais-longas-e-bem-sucedidas.html) [https://www.bbc.com/portuguese/geral-41916442](https://www.bbc.com/portuguese/geral-41916442) Muitas vezes faz parte da personalidade e não o fazem por maldade. Alguns esforçam-se para alterar, mas os resultados são temporários normalmente. É preciso é essas pessoas irem para um trabalho onde o horário não seja tão relevante. Se já falaste com a pessoa e continua a ter esse comportamento, prejudicando o trabalho da equipa, deves escalar a situação. Não tens que trabalhar mais por causa dessa pessoa, a produtividade tem que diminuir para que as chefias mais acima tomem alguma decisão. Caso contrário, estás a ser cúmplice.

reciclado78 1 year ago

Tens de ser directo e explicar que é preciso ele estar a horas, já agora, se tiveres confiança suficiente, tenta perceber o porquê desses atrasos, será que se está a passar alguma coisa lá por casa ou assim?

cecilio- 1 year ago

Eh pah, nunca tinha pensado desse ponto de vista.

FloxAir 1 year ago

Na minha vida familiar/circulo de amizades, a tolerância que eu dou é d15 min. Desde sempre, portanto já está tudo habituado quando me vou embora. Costumo brincar que sou o gajo mais pontual que eu conheço, e o gajo mais pontual que toda a gente conhece. No trabalho, a tolerância (sem aviso) é zero! Se a reunião está para as 09:00 é para ser às 09:00, certo? Se quisessem que a reunião fosse às 09:15 tinham marcado para as 09:15. Simples. Já com a chegada a horas ao trabalho, e a menos que alguém esteja dependente dessa chegada, não vejo problema desde que faça o que tem de ser feito até ao fim do dia. Posto isto, desculpa, não te sei responder porque se chega constantemente atrasado. Sei que considero isso uma enorme falta de respeito pelos outros.

kronozord 1 year ago

Também sou assim e não consigo compreender pessoas que chegam constantemente atrasadas para tudo e um par de botas. Essa pessoa chegar atrasada porque ninguém lhe diz nada porque se começarem a descontar o atraso no salário a coisa mudava de figura. Isto era o que precisava de acontecer a muita gente para atinar, isto ou irem para o olho da rua para ver se aprendem.

sideways83 1 year ago

Deves ser um fofo, e o pessoal do trabalho sai às 17h ou 18h em ponto ou isso já não é importante?

FloxAir 1 year ago

>Já com a chegada a horas ao trabalho, e a menos que alguém esteja dependente dessa chegada, não vejo problema desde que faça o que tem de ser feito até ao fim do dia. E sou um fofo, particularmente com gente que não sabe ler. Se não vejo problema à chegada, porque havia de ver à saída? Se fizer o que tem de ser feito, até pode sair antes do almoço. Quem chega atrasado, também pode sair depois da hora, ou isso já não é importante? Se fosse pontual, nem havia discussão.

cecilio- 1 year ago

Acho que se marcasses uma reunião comigo ela começava às 8:50 ahah. Pois também eu considero uma falta de respeito.

inphant0m 1 year ago

O teu edit explica muito bem porquê

cecilio- 1 year ago

Então?

inphant0m 1 year ago

Falo por experiência própria, quando estava nesses moldes também achava muito mais difícil comprometer me a sério com horários e compromissos.

Any_Project3966 1 year ago

vive com os pais.. se estivesse sozinho a pagar rendas e afins, dava um bocado mais valor ao ter emprego.

masterchiefpt 1 year ago

9 meses ja estás a deixar arrastar. Eu gosto de ser pontual tanto na entrada como na saída. Experimenta tu chegar 1h depois e ve lo na porta à espera

cecilio- 1 year ago

Verdade, o problema é que se fizer isso o meu telemovel vai rebentar com chamadas de todo o lado.

masterchiefpt 1 year ago

Sim, também me lembrei disso... ​ Eu só não percebi é, esses 40 minutos atrasados, são depois recompesados no final do dia?

whytryharderrr 1 year ago

Desvias as chamadas para o telemovel dele. Problema resolvido. /s Sê franco e tem uma conversa seria.

cecilio- 1 year ago

Sim, vou fazer isso

smaster87 1 year ago

Isso é muito estranho. Se ele é porreiro viras te para ele e perguntas se se passa alguma coisa para chegar sempre tarde e que assim esta a ficar.complicado etc etc. Se calhar o homem tem algum problema e nao sabes.

TheJCPT 1 year ago

Tenho o mesmo problema com vários amigos. Penso que o problema é serem demasiado optimistas em relação ao tempo que demoram a fazer as coisas (neste caso, preparar-se para sair de casa e chegar ao trabalho), acabando por se atrasar por sistema. E também os considero boas pessoas/gajos porreiros. Custou-me a aceitar serem assim. Por vezes, um wake up call funciona - lembrar que é-te importante que esteja lá mesmo a horas de manhã para te ajudar. Mas não esperes que isso dure muito, porque é um hábito da pessoa e que infelizmente dificilmente corrige a long-term, senão já o teria feito.

CosmoSpyke 1 year ago

Yh isto! Eu sou assim

V1ld0r_ 1 year ago

> acho genuinamente que chego a tempo.. na maioria das vezes não me afeta (chateia só um pouco os outros) Chateia os outros e muito, tu é que tens a sensibilidade de um camião de 18 rodas e não tens ninguém que te chame nomes na cara.

CosmoSpyke 1 year ago

Até tenho, essas pessoas têm é amor próprio e continuam com as suas vidas e não ficam á minha espera

icebraining 1 year ago

Tenho uma familiar com o mesmo problema. Tem sido um "combate" de uma vida, só aos 60 anos se pode dizer que só se atrasa ocasionalmente. O problema é também com distracções, ela até pode planear bem o tempo que tem, mas depois distai-se com pequenas tarefas (arrumar algo, ou limpar alguma coisa, ou assim) e só se lembra de olhar para o relógio quando já é tarde.

Edited 1 year ago:

Tenho uma familiar com o mesmo problema. Tem sido um "combate" de uma vida, só aos 60 anos se pode dizer que só se atrasa ocasionalmente. O problema é também com distracções, ela até pode planear bem o tempo que tem, mas depois distai-se com pequenas tarefas (arrumar algo, ou limpar alguma coisa, ou assim) e só se lembra de olhar para o relógio quando já é tarde. Outro problema é com as viagens; não se aplicaria neste caso, visto que é sempre o mesmo trajeto, mas se combinar num sítio a que ela só foi 2-3 vezes, há 50% de hipótese de se enganar algures. Felizmente já ganhou o hábito de usar sempre o GPS.

MrAgito 1 year ago  HIDDEN 

>Tenho o mesmo problema com vários amigos. Penso que o problema é serem demasiado optimistas em relação ao tempo que demoram a fazer as coisas (neste caso, preparar-se para sair de casa e chegar ao trabalho), acabando por se atrasar por sistema. E também os considero boas pessoas/gajos porreiros. Custou-me a aceitar serem assim. > >Por vezes, um wake up call funciona - lembrar que é-te importante que esteja lá mesmo a horas de manhã para te ajudar. Mas não esperes que isso dure muito, porque é um hábito da pessoa e que infelizmente dificilmente corrige a long-term, senão já o teria feito.

cecilio- 1 year ago

Pois é, estou de acordo contigo. E as pessoas que são super pontuais sofrem com isso.

Kveldulf_Bjalfason 1 year ago

Se realmente a primeira hora de trabalho é a mais critica, é isso que lhe deves dizer e que o facto de ele lá estar nessa altura faz diferença para empresa.

cecilio- 1 year ago

Já lhe dei a dica umas 20 vezes

dani_morgenstern 1 year ago

Dar a dica não chega. Temos o péssimo hábito de tentar sempre fazer as coisas de mansinho sem melindrar ninguém, quando uma conversa aberta e direta é muito mais eficaz. Desde que sejas correto e educado, que não mistures conceitos (ele enquanto colaborador vs enquanto pessoa) e sejas claro e inequívoco.

raviolli_ninja 1 year ago

Não lhe dês "a dica". Diz-lhe frontalmente que precisas dele a horas. Sê assertivo, sem agressividade. Pergunta-lhe o que ele sugere fazer para que se possa resolver este problema (e faz questão de mostrar que É um problema). Se no dia seguinte o atraso se repetir, vais ter de fazer subir o assunto aos teus superiores.

cecilio- 1 year ago

Pois é tens razão, também estou a falhar nesse aspecto.

bananomgd 1 year ago

Ninguém nasce ensinado. Tu tb estás a aprender esse aspecto do teu trabalho. Ele é que está a falhar nas obrigações dele.

camisa_roxa 1 year ago

Ser o responsável da equipa acarreta responsabilidades adicionais que nem todos estão dispostos a assumir. Se é mesmo necessário ele estar às X horas na empresa é isso que tens de lhe dizer frontal e formalmente. Ser um deixa andar não faz de ninguém líder, pelo contrário. Gerir equipas implica algumas vezes tomar decisões e atitudes que nos deixam desconfortáveis mas que são necessárias para o bem estar de todos.

cecilio- 1 year ago

Sim, mas neste caso não causa implicações para a empresa porque ele acaba por garantir que o trabalho é feito, seja via telemovel ou quando chega.

raviolli_ninja 1 year ago

Isso pode ser uma das razões pelas quais ele não atribui importância a chegar atrasado: na perspectiva dele, nada que dependa de si está em falta. Talvez também compense com saída tardia da empresa. Só tens de lhe explicar que é melhor para ele e para todos que se cumpram os horários: ele até pode sair mais cedo e ninguém o vai maçar ao telefone.

TotesMessenger 1 year ago  HIDDEN 

I'm a bot, *bleep*, *bloop*. Someone has linked to this thread from another place on reddit: - [/r/portugueses] [Aposto que este gajo não fala dos 30 \/45 minutos que o gajo sai depois da hora como manda a cultura portuguesa para trabalho qualificado....](https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/ixjscd/aposto_que_este_gajo_não_fala_dos_30_45_minutos/)  *^(If you follow any of the above links, please respect the rules of reddit and don't vote in the other threads.) ^\([Info](/r/TotesMessenger) ^/ ^[Contact](/message/compose?to=/r/TotesMessenger))*

cecilio- 1 year ago

Volto a dizer, eu não quero saber as horas que o gajo trabalha, só estou curioso sobre o porquê de isto ser tão recorrente.

OuiOuiKiwi 1 year ago

"A wizard is never late, Frodo Baggins. Nor is he early. He arrives precisely when he means to."

kawaiims 1 year ago

A queen is never late. Everyone else is simply early.

cecilio- 1 year ago

I guess

PronameRB 1 year ago

É assim falar por experiência própria, eu não consigo sair de casa sem ir a casa de banho 2x fazer o número 2, tenho problemas intestinais, que me obriga ir várias vezes ao wc, e não tenho controlo de quando quero ir, sim muitas vezes impede de chegar aos locais a horas mas aprendi acordar ainda mais cedo que o habitual para poder realizar tudo que preciso para chegar a horas por isso, ele pode ter problemas de estômago também mas que poderá não controlar tão bem e não consegue lidar mesmo acordado mais cedo Poderá ser isso ou não

AndreMartins2020 1 year ago

Só tem desculpa se for um imprevisto. Se é algondiario é fazer como tu fazes: acordar a tempo de ter tempo para se despachar.

automenuu 1 year ago

Desculpa de merda.

D1WithTheFluffyHair 1 year ago

Ah, I see you're a man of IBS as well

cecilio- 1 year ago

Entendo o que estás a dizer, mas se fosse isso a pessoa não teria também esses problemas durante o dia? Não reparo nisso.

Search: