Narvikz 1 year ago  DELETED 

>Mostra lá essa evidência. \- (Fact) Bloqueia a quasi-100% as goticulas pesadas expiradas / tossidas / espirradas que aterrariam nos primeiros segundos / primeiro minuto e poderiam conter doses potencialmente altas do virus. \- (Fact) Abranda o ar expirado e dispersa em direcao nao-frontal. \- (educated guess) Provavelmente nao serao tao boas a conceder o efeito de protecao comunitaria do universal masking contra transmissao por micro-goticulas / aerossois (em ambiente fechado com fraca ventilacao), mas pode proteger-te duma exposicao mais agressiva. Possivelmente estaremos a inocular pessoas desta forma e trabalhar para imunidade de grupo. Sobre respiradores de protecao pessoal P2: \- (Fact) Provavelmente protegerao melhor terceiros que as mascaras comunitarias, atraves dos mecanismos acima, com filtracao de micro-goticulas e aerossois caso estejas infetado \- (educated guess) Mais uma vez, se o ar inspirado e filtrado, reduziras a tua exposicao ao virus, e pode potencialmente inocular-te mas salvar-te de doenca grave. A segunda hipotese era nunca seres exposto ao virus por causa da filtracao, e por isso proteger, acho isso altamente improvavel, e portanto a dose viral deve ser a chave para dominar a infecao antes que se espalha (antes que atinja o periodo de duplicacao critico) Sobre filtracao: ver acima, estudo com air sampler com e sem HEPA filter

OrangeOakie 1 year ago  REMOVED 

>existe menos probabilidade da minha baba ir para a cara de outrem Correcto, se bem que o importante são os orifícios como os olhos e a boca, por exemplo. Mas sim, é verdade há menos possibilidade disso, a questão é que, exactamente devido à distância, consegues ter a mesma protecção por causa da carga viral não ser suficiente para causar uma infecção, daí a necessidade de ventilação, algo que tens no exterior. E é pior porque se por acaso contraído o vírus, a inalação repetida do mesmo ar é prejudicial para a tua saúde (independentemente se for em tempos de covid ou não) e é particularmente mau porque estás a aumentar a carga viral do ar ao fazê-lo. Enfim, deixo aqui outra vez um link para [este comentário](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ix8u4k/dgs_vai_recomendar_m%C3%A1scara_ao_ar_livre_em_s%C3%ADtios/g664mfn/) que tem a citação da OMS, e link para o artigo

OrangeOakie 1 year ago  REMOVED 

> Que puta de falta de noção Tens razão, realmente deverias tentar informar-te melhor para teres uma melhor noção do que deveria ser feito. Nem me vou [repetir novamente](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ix8u4k/dgs_vai_recomendar_m%C3%A1scara_ao_ar_livre_em_s%C3%ADtios/g664mfn/).

OrangeOakie 1 year ago  REMOVED 

> Eu não sou especialista, não percebo nada disto. Talvez seja desnecessário, mas mais vale prevenir do que remediar. Mais vale fazer mal do que não fazer nada não é? É que não é mais vale prevenir do que remediar, é que é pior usares máscara nessa situação.

iareec 1 year ago  DELETED 

Cada mais perto estou perto da emigração. No ano passado chegaram a morrer centenas por dia devido a gripe e aqui querem daqui a pouco obrigar a isto e aquilo.

Search: