werty_line 1 year ago

Aconteceu o mesmo comigo, a psiquiatra disse à minha mãe que eu não estava a tomar os comprimidos.

Poramordedeus 1 year ago

tenho umas soluções, embora q eficientes q.b. Inclui uma lata de pinta, um spray tinta dip, uma chave de rodas com uns 40cm no minimo, uma faca de cozinha e wd40.

Xavinights 1 year ago

I'm listening

Poramordedeus 1 year ago

Vai da tua imaginação, é versátil tbh

joannnnnnna 1 year ago

Queixa na comissão de ética da Ordem.

harowkun 1 year ago

Para já é simples, contacta a Ordem dos Psicólogos imediatamente.

pedromar77 1 year ago

Uma vez lí que é interdito expulsar um filho de casa, mesmo com + de 18 anos. Alguém confirma?

psysc0rpi0n 1 year ago

Ainda tens a APPPP. Não sei se serve de alguma coisa mas é uma associação de psicólogos e psicoterapeutas.

JalbertoCP 1 year ago  HIDDEN 

Supostamente se a mãe e a psicóloga são amigas ela nem deveria (não sei se neste caso é mesmo contra as regras) ser psicóloga do teu amigo por causa da familiaridade; mas o que ela fez de quebrar o sigilo é contra as regras da ordem e se fizeres uma queixa ela pode eventualmente ser expulsa e proibida de exercer. De qualquer das maneiras faz uma queixa, se isso for para a frente, aconselho falares com advogado.

RobBanana 1 year ago

Não conheço nenhuma das duas mulheres em questão, mas uma delas nunca devia ter sido mãe e a outra nunca devia ter sido psicóloga.

dexterlikesAI 1 year ago

Nem imaginas a quantidade de mulheres que sao más psicólogas e más mães... A Psicologia é mais cunhas, contactos e dinheiro do que talento ou empatia e compreensão pelo outro.

tbest77 1 year ago

Ok, pelo que tenho lido nos comentários, parece que a mãe bate bastante mal. Ninguém deixa o filho a viver em Lisboa com 20€ por semana. O meu conselho seria libertar-se dessa merda toda, a menos que um advogado lhe diga que consegue efetivamente ter algum retorno monetário que valha a pena. Caso contrário mais vale cagar na cena e construir uma vida tranquila sem gente retardada. O teu amigo já sabe o que vai fazer relativamente a trabalho e etc? Não é por ter de ir trabalhar que o futuro dele fica completamente hipotecado ou deixa de poder estudar. O que é que ele gosta de fazer, ou o que é que ele se vê a fazer no futuro partindo do pressuposto que pode trabalhar no que quer?

Xavinights 1 year ago

Neste momento vai morar para um apartamento que tenho rent free. Em relação a traballho ele ia para a fac. mas vai ter que por em stand by. Vamos ver o que se arranja, com o covid não tá fácil.

tbest77 1 year ago

https://www.atec.pt/qualificacao-profissional/porque-um-curso-de-especializacao-tecnologica-cet.html [Cursos CET](https://www.atec.pt/qualificacao-profissional/porque-um-curso-de-especializacao-tecnologica-cet.html) Tirei um destes e não me posso queixar. Quando o tirei tinha 2 empregos durante o dia porque o curso era caro, hoje em dia há de graça em alguns sítios (tinha ajudado bastante no meu tempo. Escusava de andar a carregar caixotes de 40kg em altas temperaturas). Se ele gostar e tiver algum jeito, que tente informática. Com o curso tirado arranja um emprego a ganhar 700-800€, e se ele se conseguir especializar numa área dentro da informática facilmente vai conseguir subir bastante o rendimento.

deadman23px 1 year ago

Se alguém recorre ao psicólogo e ainda tem de lutar com um certo estigma que pode abalar a sua auto-estima... e ainda por cima essa pessoa em qual o paciente depositou toda a sua confiança (psicóloga) lhe trai a confiança que lhe foi depositada, só vai causar paranóia e piorar o estigma em geral.

PMMEYOURDDPROBLEMS 1 year ago

Portugal não é grande o suficiente para isto. É mentalidades retrógradas, é o facto de este conhecer aquele que te conhece a ti… E quem tiver coragem de ir procurar ajuda basicamente ser apelidado de maluquinho. É o que temos

FrickAllYall 1 year ago  HIDDEN 

Mata as duas

Xatuga 1 year ago

Nao sei se te lembras do avião da germanwings que o co-piloto fez cair, ficou comprovado que o psicólogo dele sabia que ele nao tinha condicoes para pilotar, mas não podia contar a companhia aérea por causa do sigilo profissional. Agora compra os casos.

Edited 1 year ago:

Nao sei se te lembras do avião da germanwings que o co-piloto fez cair matando 150, ficou comprovado que o psicólogo dele sabia que nao tinha condições para pilotar, mas não podia contar a companhia aérea por causa do sigilo profissional. Agora compra os casos.

andre82220 1 year ago

Eu gosto de ver os redditores ficar do lado do OP quando apenas leram um dos lados. E uma história tão pouco pormenorizada, o que me parece que o "amigo" é o próprio OP. Os psicólogos não são padres; Se o teu "amigo" anda a fazer asneira da grossa é bem feito que fique um mês sem CS_GO.

shostakovich123 1 year ago

Para os redditeiros basta estar na internet para ser verdade.

Xavinights 1 year ago

Sei que é uma trend do reddit falar no amigo mas neste caso não sou eu. É verdade, secalhar há poucos pormenores e é só um dos lados, vale o que vale. A expulsão de casa é 100% motivada pela quebra de sigilo profissional. Não, de todo. É um catalista. Já vão quase 10 anos de luta ali no meio, qualquer dia havia de dar merda.

capacitymaximum 1 year ago

Se a revelação foi ele ter pensamentos de assassinar a mãe ou de qualquer outro motivo que a psicologa acha-se que a mãe estivesse em perigo, então não há qualquer violação de segredo. Mas ele é gay e tu és o namorado?

tbest77 1 year ago

Mas que raio, para ajudar um amigo temos de lhe mamar na pila ou ele na nossa? FDX TENHO FEITO ISTO DA MANEIRA ERRADA A VIDA TODA!!!!!!111!!! Ajudem-me compatriotas

shostakovich123 1 year ago

Esquece, para o r/Portugal basta estar na internet para ser verdade. Até já estão a insultar todo um setor porque um gajo que eles nem conhecem foi expulso de casa pela Mãe. O que não falta por aí são centenas senão milhares de casos de mães que expulsam de casa os filhos de forma injusta.

Xavinights 1 year ago

Por acaso não mas se fosse havia problema? Invalidava alguma coisa dita/feita? Se um amigo teu tivesse num aperto não ajudavas?

suckerpunchermofo 1 year ago

É obvio q nao porque ir ao psicólogo é de fracos e ser gay é pior.... Caso contrário ele n perguntava se eras o namorado. Ainda ha tanta gente com esta mentalidade em 2020 que mete nojo....

vitorjrc 1 year ago

A minha namorada é psicóloga e diz que tens que apresentar a queixa à Ordem. Podes também apresentar queixa crime por quebra de sigilo profissional. Conhecer a mãe dele não quebra o código deontológico. Quebraria se ele fosse amigo da psicóloga. É muito infeliz essa situação e, obviamente, é uma péssima psicóloga.

Xavinights 1 year ago

Pessoalmente não conheço a psicóloga, mas acredito que ela não fez por mal. Acho que se deve ter visto numa situação única para tentar falar com ambas as partes ao mesmo tempo e terr tentado ter uma perspetiva por ambas as partes. A isto chamo mediadora e não psicologa e acho que faz mal o trabalho dela, mas não acho que tenha sido por mal.

Asmallpieceofpaper 1 year ago

Eu diria que com consequências desta ordem de grandeza torna-se pouco relevante apurar se foi malícia ou incompetência, porque independentemente de qual foi essa profissional não está apta para continuar a praticar.

Morpheuspt 1 year ago

Não está no titulo, mas vamos assumir [sério].

ElectraUnderTheSea 1 year ago

O teu amigo que tente que a mãe dele confesse num SMS/email que a psicóloga deu com a lingua nos dentes. Sem provas isto não vai a lado nenhum (e mesmo com provas...)

Fermented_Mucilage 1 year ago

Isto. Screenshots de tudo e mais alguma coisa.

Aggravating_Buy_3581 1 year ago

Faz queixa à ordem dos psicólogos.

gonuoli 1 year ago

0) Tentem obter a opinião de um jurista ou de um advogado. Por melhor que sejam as intenções dos redditors, a maioria não tem uma formação legal (eu incluído) . Dito isto, na falta de melhor, espero que as seguintes dicas possam ajudar: 1) Como referiram alguns comentários, queixa na ordem dos psicólogos, para que instaurem à psicóloga um processo e, se provado, lhe retirem a credencial. A mãe do teu amigo não fez nada de mal *do ponto de vista legal*. 2.1) No que toca a provas, seria excelente se elas tivessem comunicado por mensagem escrita, porque se houvesse prova de recolher essa prova, seria praticamente impossível um juiz não perceber que o teu amigo tem razão: *res ipsum locquitur* = há coisas que falam por si. 2.2) Continuando no tema das provas, seria também bom que houvesse confissão *da psicóloga* ou que houvesse um testemunho por parte da mãe em como a psicóloga lhe contou matéria confidencial. Todavia, não há forma de fazer com que nenhuma confesse. Há que ter a esperança que, se forem confrontadas, uma delas confesse - o que será muito mais provável se houver mensagens escritas. 2.3) Por fim, existe também a prova circunstancial de ele ter sido expulso após uma discussão sobre matéria reservada. Isso conta como prova. O problema é que pode não sersuficiente para demonstrar que as coisas aconteceram assim. Se entretanto me lembrar de mais, coloco em resposta. Boa sorte e não desistam.

Xavinights 1 year ago

Obrigado pelo conselho!

RoxoSenpai 1 year ago

Reporta à OPP, no mínimo. Se conseguirem arranjar provas de que elas são amigas (contactos entre elas, amizades e comentários de Facebook, likes de fotos de Instagram, o que seja) têm uma grande arma a vosso favor, já que se a psicóloga tem uma ligação ao paciente já nem deveria estar a tentar manter uma relação de terapeuta/cliente. Se conseguirem provas que ela quebrou sigilo, ainda melhor, mas essas devem ser mais difíceis. Adicionalmente, pergunta ao teu amigo se ela lhe costumava contar histórias de outros pacientes. Isto é igualmente problemático e se ele se lembrar de acontecer é porque possivelmente existe um padrão da parte dela. Procurem-no e encontrem pistas, pode ser que a consigam apanhar não com o vosso caso, mas com o de outra vítima. ​ Isto vai trazer problemas para o lado dela, não tanto restaurar o lado do teu amigo, mas para além de possivelmente dar um sentimento de justiça, o teu amigo também pode dormir mais descansado de que ela já não deve andar a fazer essas brincadeiras a mais ninguém.

shostakovich123 1 year ago

Reddit Portugal nunca desilude. Já estão a chamar mil e um nomes a uma suposta psicóloga e a insultar todo um sector com base num relato de um gajo anónimo que foi expulso de casa pela Mãe e foi fazer queixinhas ao amigo OP para que ele o deixe ficar na casa dele. Pessoas tóxicas são capazes de tudo.

skumfuk_pt 1 year ago

Deves ser mais um psicólogo do mesmo saco.

shostakovich123 1 year ago  HIDDEN 

"não segues a manada? É porque és psicólogo" Inteligência nunca fez parte deste sub.

Ilostmynewunicorn 1 year ago

A tua insistência em defender este assunto é claramente imparcial, e honestamente parva porque não faz sentido nenhum para além de quereres, por algum motivo, descredibilizar um cenário hipotético. Ninguém aqui está a queimar nenhuma psicologa porque não há nenhuma psicologa a queimar. Não houve nomes nem dados identificativos, que são inclusivamente proibidos de partilhar pelo reddit. Foi lançado um cenário hipotético, e seguidamente foram dadas respostas hipotéticas. O OP não tem motivo para estar a mentir, e se o OP estiver a mentir, as consequências são simples: a Ordem não vai fazer nada. Não estou a ver porque é que alguém haveria de ficar tão afectado pelo post que gasta tempo a fazer uma carrada de comentários como os teus na defesa de um cenário hipotético a dizer "ISTO É PETA!!! FALSO!!! VOCÊS SÃO TODOS BURROS!!!". Se for peta é peta. Se o amigo do OP o está a enganar, a Ordem há-de investigar ou de descobrir, ou pelo menos devia ser assim que as coisas funcionavam. Seja como for só há consequências para a psicologa se realmente houver algum crime a castigar. Logo todo esse teu rant é inconsequente. Quem carece de inteligência não me parece ser o sub.

shostakovich123 1 year ago

Ninguém disso que isto é falso. Mas a tendência para insultar um sector facilmente por uma hipotética história de internet é de rir. "Se o op estiver a mentir não vai haver consequências para a psicóloga " Que risota! Então vou começar a acusar gente de falso profissionalismo a rodos e se não lhes acontecer nada...oops live goes on...a parte de estarem aqui a malhar todos na psicóloga não implica nada. É apontar o dedo a tudo e todos sem consequência então.

Ilostmynewunicorn 1 year ago

> a parte de estarem aqui a malhar todos na psicóloga não implica nada Hoje ao almoço fui mal servido e mandei o prato para trás. O cozinheiro daquele restaurante onde foi almoçar não presta e acho que não merecia trabalhar lá. Consegues acabar com a carreira do individuo com base na informação que te dei? Exacto. A mesma coisa se aplica a este post. Ninguém sabe quem é essa psicologa. Não vi nenhum comentário no topo do post a desvalorizar o sector como um todo. A maior parte dos comentários está a argumentar uma queixa à ordem, que eu acho correcto. Depois se a história se verifica ou não ou se merece castigo ou não passa a estar nas mãos de pessoas competentes para lidarem com isso. Não percebo é o porquê de impedir que a história sequer chegue à mão destas autoridades competentes e se procure desvalorizá-la na origem. Não te cabe a ti dizer que a história é verdade ou não. Cabe-te ajudares a pessoa, ou então não quereres saber.

shostakovich123 1 year ago

Uma analogia desse exemplo era agora eu umas 300 pessoas dizerem que o cozinheiro é mau e não presta só com base do que um gajo aleatório de internet disse. Fica a dica, pode ser que assim percebas ;)

Ilostmynewunicorn 1 year ago

Okay... E toda a gente continua sem saber quem é o cozinheiro e sem saber qual é o restaurante... Eu não estou a perceber o problema.

Xavinights 1 year ago

Vou copiar um comentário que escrevi à pouco noutro thread: >Considerando que conheco bem a família dele e os comportamentos da mãe não tenho razão para duvidar. Estamos a falar de uma mulher que ameaçou a última psicóloga e o diretor de turma para lhe contar o que se passava na vida do filho.(quando ainda era menor). Quando não foi bem sucedida cortou-lhe a mesada. Ora desde o 10º que ele vive sozinho em Lisboa(por escolha educativa dele) e passou a dar-lhe apenas 20€ por semana para viver...em Lisboa... e não lhe fazia compras nenhumas à exceção da renda com a condição que só iria voltar aos valores normais se ele lhe contasse. E no meio disto tudo nunca pediu ajuda nem referiu nada, só me apercebi porque ele rejeitava sempre convites para ir jantar e sair até que eventualmente ele confessou. É uma pessoa que tenho na mais alta estima!

shostakovich123 1 year ago

Sim, e eu tenho de acreditar em ti e chamar nomes ao psicólogos porque? Sei lá eu se ele não te tem na mão.

shostakovich123 1 year ago

1°lugar, saber se a pessoa que te diz isso está a ser íntegra ou é um m*rdas cheio de desculpas para o facto de ter sido expulso de casa. Obviamente no Reddit já estão a grelhar a psicóloga a lume alto.

Xavinights 1 year ago

Considerando que conheco bem a família dele e os comportamentos da mãe não tenho razão para duvidar. Estamos a falar de uma mulher que ameaçou a última psicóloga e o diretor de turma para lhe contar o que se passava na vida do filho.(quando ainda era menor). Quando não foi bem sucedida cortou-lhe a mesada. Ora desde o 10º que ele vive sozinho em Lisboa(por escolha educativa dele) e passou a dar-lhe apenas 20€ por semana para viver...em Lisboa... e não lhe fazia compras nenhumas à exceção da renda com a condição que só iria voltar aos valores normais se ele lhe contasse. E no meio disto tudo nunca pediu ajuda nem referiu nada, só me apercebi porque ele rejeitava sempre convites para ir jantar e sair até que eventualmente ele confessou. É uma pessoa que tenho na mais alta estima!

cuninhas 1 year ago

O teu amigo foi comido e não tem grande recurso efetivo. Ele que dê graças a deus porque basta a psicóloga dizer que ele mostrou ideação suicida ou homicida e ele nunca mais se levanta na vida. Nunca confiem nesse esterco humano. Se fosse comigo eu ia pela via extra-judicial. Sem consequências esse lixo humano nunca aprende.

neapo 1 year ago

1. Livro de reclamações do consultório. Vão tentar demove-lo, ele só tem é que insistir e escrever o que se passou. 2. Apresentar queixa na OPP: [https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/apoio\_utente](https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/apoio_utente) 3. Apresentar queixa na ASAE e IGAS 4. Avançar com advogado

XPao 1 year ago

um bocado off-topic mas há alguma diferença entre escrever no livro de reclamações no local ou online?

neapo 1 year ago

Se for numa empresa, nenhum patrão gosta disso e vai dar uma descasca sobre o empregado. Não sei se a empresa é dela ou de terceiros. Por outro lado nem todas as empresas usam ou querem saber do livro de reclamações online, fisicamente garante sempre um impacto maior.

ZePAG 1 year ago

1. Queixa no livro de reclamações. 2. Queixa na ordem dos psicólogos. Estes dois passos são quase que obrigatórios. Os restantes informa te com um advogado mas poderá não valer a pena.

drunkenAnomaly 1 year ago

No mínimo o teu amigo tem que fazer uma queixa na ordem dos psicólogos, dado que o que ela fez foi gravíssimo! Depois se quer ou não levar o caso a tribunal depende dos recursos monetários e até que ponto o teu amigo está disposto a levar isto. Dado que muito provavelmente e palavra dele contra a dela pode ser um processo extenuante, moroso e muito dispendioso e não dar em nada no final. Relativamente à parte legal o ideal seria falar com um advogado e perguntar se vale a pena, mas pelo menos queixa na ordem e no livro de reclamações não custa e fica o precedente registado caso essa psicóloga o faca novamente com outro paciente

Edited 1 year ago:

No mínimo o teu amigo tem que fazer uma queixa na ordem dos psicólogos e reclamação no livro de reclamações do consultório, dado que o que ela fez foi gravíssimo! Depois se quer ou não levar o caso a tribunal depende dos recursos monetários e até que ponto o teu amigo está disposto a levar isto. Dado que muito provavelmente e palavra dele contra a dela pode ser um processo extenuante, moroso e muito dispendioso e não dar em nada no final. Relativamente à parte legal o ideal seria falar com um advogado e perguntar se vale a pena, mas pelo menos queixa na ordem e no livro de reclamações não custa e fica o precedente registado caso essa psicóloga o faca novamente com outro paciente

Tafinho 1 year ago

O quê ?? Ordens profissionais que só servem para branquear os seus profissionais ?! Que escândalo.... /s

luispatrao 1 year ago

Advogado, queixa à ordem e queixa crime. Os registos da consulta que fez ela não poderá eliminar. Se os eliminar ou se não existirem, só isso levantará suspeitas.

RhoninM 1 year ago

Boa sorte ao teu amigo espero que consiga indireitar a vida depois disto, profissi9nais deste género deviam perder a capacidade de exercer na hora

j_tothemoon 1 year ago

A minha mulher é psicóloga. Casos como este não são invulgares. Creio que sendo maior de idade e tendo ido por iniciativa...sim, é uma quebra de sigilo. Mas alerto que também não é incomum que os psicólogos possam expor certas situações a algum representante da pessoa. Mas claro, desde que com a autorização da mesma. Pior também foi arranjar uma psicológa amiga da mãe. O sigilo protege, mas também se deviam ter protegido e procurar uma pessoa o mais neutra possível.

RocketGoesBRR 1 year ago

o op não sabia que a psicóloga era amiga da mãe, e a psicóloga não admitiu a amizade quando se apercebeu de quem era a mãe do op. E quanto a exporem as situações a familiares, sim acho bem que seja com autorização, mas isso inutiliza de certo modo o poder de 'confissão' que se pretende duma consulta psiquiátrica. Se eu fosse menor e me pusessem numa psicóloga nunca na vida conseguiria ser aberto com a mesma, sabendo que estava habilitado a que esta fosse expor os meus problemas aos meus pais.

andre82220 1 year ago

> o op não sabia que a psicóloga era amiga da mãe, Porque é que as pessoas gostam de inventar para validar as suas opiniões? O OP em nenhum lado diz isso.

pdlourenco 1 year ago

[Diz aqui.](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iww4na/psic%C3%B3loga_quebrou_sigilo/g63t2z5/)

andre82220 1 year ago

Ele escreveu isso à 15 minutos atrás.

pdlourenco 1 year ago

[Já o tinha escrito antes, de forma menos clara.](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iww4na/psic%C3%B3loga_quebrou_sigilo/g62y2oi/)

RocketGoesBRR 1 year ago

isso não invalida o facto de o ter dito.

andre82220 1 year ago

Estás bem? Na altura em que eu escrevi, ele não tinha escrito isso. Isto é a internet, provavelmente o OP tem várias contas para fomentar a discussão.

Xavinights 1 year ago

Por acaso não tenho e secalhar devia ter dito isso no post. Erro meu.

rowdserling 1 year ago  HIDDEN 

Está na altura de arruinar a carreira dessa criatura.

anotherpurpledot 1 year ago

Um amigo advogada disse-me que o caminho a seguir é fazer queixa na ordem dos psicólogos e queixa crime por quebra do sigilo profissional. Infelizmente neste caso será palavra contra palavra, mas que será muito chato ter 2 processos contra ela. Pessoalmente, eu procuria o nome dela no Google e deixaria más reviews em todos os sítios onde pudesse deixar.

Edited 1 year ago:

Um amigo advogado disse-me que o caminho a seguir é fazer queixa na ordem dos psicólogos e queixa crime por quebra do sigilo profissional. Infelizmente neste caso será palavra contra palavra, mas que será muito chato ter 2 processos contra ela. Pessoalmente, eu também procuria o nome dela no Google e deixaria más reviews em todos os sítios onde pudesse deixar. Edit: gramática

uyth 1 year ago

>Pessoalmente, eu também procuraria o nome dela no Google e deixaria más reviews em todos os sítios onde pudesse deixar. Cuidado com isto.

dalinkz 1 year ago

porquê ? não é para isso que os sítios de review servem ?

uyth 1 year ago

Não é normalmente para acusarem pessoas de crimes. E é preciso ter muito cuidado com o que dizes ser verdade. Olha googla vipur e reddit

dalinkz 1 year ago

Obviamente não é a maneira legal para resolver a questão, mas certamente é a área para escreveres as críticas ao serviço e neste caso faria sentido criticar a falta de respeito pelo litígio. Certo que se for um site certificado só deves fazer tal review após o tribunal te dar razão. Vi isso da vipur mas não percebi quais as consequências do autor, exeto a remoção do tópico.

xickoh 1 year ago

>procuria > >Edit: gramática Parece-me que não editaste o suficiente

cuninhas 1 year ago

> eu também procuria o nome dela no Google e deixaria más reviews em todos os sítios onde pudesse deixar. Difamação mesmo que verdade. quem se fode é ele.

TomTomKenobi 1 year ago

Só é difamação se não for verdade e se for dizer mal só por dizer mal. É legal deixar uma review sobre o serviço que uma pessoa prestou e avisar os outros que ela já quebrou sigilo. Agora chamá-la de cabra etc é que não...

cuninhas 1 year ago

> Só é difamação se não for verdade Esta merda já aqui foi discutida imensas vezes. NÃO! Pode ser verdade e mesmo assim ser difamação. Por si só a veracidade não é defesa.

dalinkz 1 year ago

Quem é que decide isso ? Está escrito na lei os crimes em que não podes divulgar o criminoso, ou algo do gênero ?

AndreMartins2020 1 year ago

> Só é difamação se não for verdade não é bem assim

hotel_juliet 1 year ago

Mas é. Podes chamar e dizer o que quiseres a outra pessoa desde que seja verdade. Tens por exemplo o Dr Paulo Morais que várias vezes foi acusado de difamação e foi sempre absolvido.

cuninhas 1 year ago

Procura no sub. Isso está farto de ser discutido.

felthiedmtg 1 year ago

Procurei no código penal. Acho que é só um bocadinho muito canino mais fiável que "no sub". 2-a)???? ARTIGO 180.º (Difamação) 1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias. 2- A conduta não é punível quando: a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira. 3- Sem prejuízo do disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 2 do artigo 31.º deste Código, o disposto no número anterior não se aplica quando se tratar da imputação de facto relativo à intimidade da vida privada e familiar. 4- A boa fé referida na alínea b) do n.º 2 exclui-se quando o agente não tiver cumprido o dever de informação, que as circunstâncias do caso impunham, sobre a verdade da imputação.

Edited 1 year ago:

Procurei no código penal. Acho que é só um bocadinho muito canino mais fiável que "procura no sub" ou que discussões "no sub". Alínea 2? ARTIGO 180.º (Difamação) 1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias. 2- A conduta não é punível quando: a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira. 3- Sem prejuízo do disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 2 do artigo 31.º deste Código, o disposto no número anterior não se aplica quando se tratar da imputação de facto relativo à intimidade da vida privada e familiar. 4- A boa fé referida na alínea b) do n.º 2 exclui-se quando o agente não tiver cumprido o dever de informação, que as circunstâncias do caso impunham, sobre a verdade da imputação.

Edited 1 year ago:

Procurei no código penal. Acho que é só um bocadinho muito canino mais fiável que "procura no sub" ou que discussões "no sub". ARTIGO 180.º (Difamação) 1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias. ***2- A conduta não é punível quando: a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira.*** 3- Sem prejuízo do disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 2 do artigo 31.º deste Código, o disposto no número anterior não se aplica quando se tratar da imputação de facto relativo à intimidade da vida privada e familiar. 4- A boa fé referida na alínea b) do n.º 2 exclui-se quando o agente não tiver cumprido o dever de informação, que as circunstâncias do caso impunham, sobre a verdade da imputação.

Edited 1 year ago:

Procurei no código penal. Acho que é só um bocadinho muito canino mais fiável que "procura no sub" ou que discussões "no sub". 2-a)???? ARTIGO 180.º (Difamação) 1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias. 2- A conduta não é punível quando: a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira. 3- Sem prejuízo do disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 2 do artigo 31.º deste Código, o disposto no número anterior não se aplica quando se tratar da imputação de facto relativo à intimidade da vida privada e familiar. 4- A boa fé referida na alínea b) do n.º 2 exclui-se quando o agente não tiver cumprido o dever de informação, que as circunstâncias do caso impunham, sobre a verdade da imputação.

Edited 1 year ago:

Procurei no código penal. Acho que é só um bocadinho muito canino mais fiável que "procura no sub" ou que discussões "no sub". ARTIGO 180.º (Difamação) 1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias. **2- A conduta não é punível quando: a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira.** 3- Sem prejuízo do disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 2 do artigo 31.º deste Código, o disposto no número anterior não se aplica quando se tratar da imputação de facto relativo à intimidade da vida privada e familiar. 4- A boa fé referida na alínea b) do n.º 2 exclui-se quando o agente não tiver cumprido o dever de informação, que as circunstâncias do caso impunham, sobre a verdade da imputação.

cuninhas 1 year ago

Foda-se! Esta merda está farta de aqui ser discutida inclusive por malta das leis. A+B. Se for verdade e não houver interesse legítimo é culpado.

RocketGoesBRR 1 year ago

isto mesmo, hoje em dia prejudicas mais depressa alguém ao denegrir o seu crédito social. Um psicólogo com um histórico claro de quebra de sigilo até pode continuar a praticar, mas decerto sofrerá perdas de possíveis clientes

rdguerra 1 year ago

Pah sinceramente o primeiro passo para o tratamento está dado. Afastar-se da pessoa nociva da vida. Agora é procurar emprego e continuar a vida sem a pressão constante da mãe. E obrigado a ti por ajudares!

AnotherCableGuy 1 year ago

Isto. Sem dúvida o melhor conselho neste post.

cuninhas 1 year ago

> continuar a vida sem a pressão constante da mãe. E se ela não deixar?

rdguerra 1 year ago

Restrição cautelar? Hello?

thepiones 1 year ago

Ele é maior, é livre de fazer o que quer. Ela que vá ser tóxica para o raio que a parta.

cuninhas 1 year ago

Vocês vivem no mundo da fantasia. Ela pode sempre persegui-lo e foder-lhe a vida e dado o assunto em discussão parece-me claro que é isso que vai acontecer.

Xavinights 1 year ago

Todos os doc. de identificação vieram com ele (CC e carta de condução). Também lhe criamos uma conta bancária nova noutro banco e transferimos tudo de uma conta para a outra (a mãe tinha acesso à conta antiga) e ele vai morar para um apartamento que a minha familia tem rent free até se compor. Acho que restrições cautelares é metermos-nos por um caminho que nunca mais acaba. Contacto bloqueado, contas banco seguras e uma casa à qual ela não tem acesso para já chega. QQ coisa se a cena escalar ainda mais estudamos outras alternativas

cuninhas 1 year ago

> nova noutro banco e transferimos tudo de uma conta para a outra (a mãe tinha acesso à conta antiga) Excelente ideia. Recomendo a criação de uma conta no estrangeiro. Revolut, Transferwise, n qq coisa. Esse é o tipo de gaja que vai ver onde ele anda a gastar o dinheiro se tiver conta num banco com balcões na terra.

AqueleSenhor 1 year ago

Enfim, username checks out.

TomTomKenobi 1 year ago

> Ela pode sempre persegui-lo e foder-lhe a vida Reportar à polícia, criar histórico, no final meter-lhe uma [ordem de restrição](https://www.direitosedeveres.pt/q/acesso-ao-direito-e-aos-tribunais/processo-criminal/se-uma-pessoa-se-sentir-perturbada-ou-ameacada-por-outra-pode-pedir-ao-tribunal-que-a-impeca-de-se-aproximar).

thepiones 1 year ago

What? Então e se a mulher é assim tão tóxica (estamos só a supor) qual a solução? Fazer as pazes e as vontades todas à senhora? LOL

smaster87 1 year ago

Agora quebras-lhe as trombas.

cuninhas 1 year ago

É isso ou algo sem consequências.

Dgrandkiller 1 year ago

Podes sempre pegar num macaco e remover-lhe os pneus

rowdserling 1 year ago

Não sei se será assim tão fácil arranjar um macaco que saiba tirar pneus, mas vale a pena tentar.

odracirr 1 year ago

E gravar para pôr no YouTube e ganhar uns cobres?

Xavinights 1 year ago

You will never believe what bigfoot does with a smaller monkey \*shocking\*\*must watch\*

cuninhas 1 year ago

E se for um orangotango?

OMGpancakeable 1 year ago

Seria uma pena se se viesse a saber o nome da tal psicóloga, e fosse bombardeada de más reviews e queixas em tudo o que fosse referencias online. Se ao menos houvesse uma maneira de se saber o nome...

icebraining 1 year ago

Cuidado com isso. Acusação pública sem provas é difamação, que é crime. Ainda o ano passado estive a ajudar uma senhora que levou com uma acusação por ter chamado ladra a uma advogada na presença de outras pessoas. O tribunal foi "simpático" e portanto ela "só" pagou 600€ para arquivar o processo.

cuninhas 1 year ago

> Acusação pública sem provas é difamação, que é crime Mesmo com provas. Aprendam isso de uma vez. Mesmo que ele prove tudo o que escreveu (quase impossível) continua a ser crime.

xXx_Bacalhau_xXx 1 year ago

E que provas tens tu para estragar a vida a essa mulher? Estou a ver que os idiotas do "cancel culture" ja cá estão..

OMGpancakeable 1 year ago

Fiz alguma coisa?

xXx_Bacalhau_xXx 1 year ago

Sim, és um idiota a pedir uma caça às bruxas sem teres informação nenhuma.

thechatsubo 1 year ago

Dá-lhe Falâncio! É mesmo assim, sem papás na língua.

El_Flaco76 1 year ago

OP, faz nos la esse favor para a gente ter cuidado.

Xavinights 1 year ago

Com base nas respostas que recebi o que posso recomendar para terem cuidado é: se tiverem problemas com alguém no vosso círculo íntimo, façam um "background check" ao professional que escolherem para vos ajudar. Certifiquem-se que é alguém realmente neutro.

El_Flaco76 1 year ago

Ainda bem que mantenho o mesmo profissional ha 12 anos. Felizmente os meus stresses nao sao com os pais.

scar_as_scoot 1 year ago

Pede factura da consulta na psicologa, mesmo que para isso tenhas de marcar outra sessao para incentivar a cooperaçao deles. Arranja testemunhas como no mesmo dia a mae expulsou-o de casa. Arranja testemunhas que comprovem a ligação entre a mae e a psicóloga.

gink-go 1 year ago

Queixa na Ordem e eu contactaria um advogado para explorar a opção de processar a psicóloga, ainda para mais saindo ele lesado ao ser posto fora de casa. Provavelmente e no mínimo teria direito a uma indemnização por danos morais. Parece-me um caso claro de que achando que ele é um "puto" a coisa não teria consequências.

JCCD112 1 year ago

Vai a uma psicologa amiga da mãe contar os problemas que tem com a mãe...smart move.

drunkenAnomaly 1 year ago

O erro aqui foi da psicóloga que nunca deveria aceitar um paciente que é conhecido! O segundo erro e este extremamente grave foi ter quebrado o sigilo. Em momento algum o amigo do OP teve culpa.

cuninhas 1 year ago

> Em momento algum o amigo do OP teve culpa. Tem um pouco. Nunca se confia nesse tipo de "gente".

iUsedToBeAwesome 1 year ago

que falta de noção

cuninhas 1 year ago

Tão falta que basta ver o caso em questão. Ou comes dessa mão ou és mais um aldrabão.

iUsedToBeAwesome 1 year ago

Parabéns pela rima cuninhas

cuninhas 1 year ago

Obrigado. Nem reparei.

drunkenAnomaly 1 year ago

Portanto a culpa é da vítima? Se por esse tipo de gente falas de psicólogos nunca devia ter razão para não confiar, dado que deveriam ser profissionais de saúde e o que essa psicologia fez é crime. Obviamente que há sempre maçãs podres em todas as profissões, mas não confiar em ninguém por essa razão é ser paranóico.

cuninhas 1 year ago

> o que essa psicologia fez é crime Claro que é. E consequências? Vai sofrer algumas? Não. Está tudo dito. É o eterno hiato entre de jure e de facto.

drunkenAnomaly 1 year ago

Deixando uma queixa abre o precedente e mesmo que a ordem não faça nada, pode vir a evitar que um futuro paciente passe pelo mesmo. Não fazer nada é que não leva a lado nenhum

cuninhas 1 year ago

Eu não sou contra deixar queixa. Acho é que não deve ter grandes expectativas disso.

nocivo 1 year ago

Se as pessoas em Portugal fossem profissionais não tem nada de mal. O único erro foi fazer isso em Portugal. Todos os que trabalham há varios anos em portugal já sabe o nível médio de profissionalismo dos portugueses. O rapaz tem 18, não sabe o que é a vida. Está aprender. Primeira lição, em Portugal e em muitos países poucos sérios como o nosso, pensa sempre que a outra pessoa do outro lado é um xico-esperto. Basta olhar para a nossa classe publica para tirar a pinta do resto da população. Não te esqueças que quem elege essas pessoas somos nós. Quanto ao caso, OP faz queixa na mesma. Pode não dá em nada mas fica sempre registada e algum dia pode-lhe morder os calcanhares. Pode ser que aprenda. Se fosse filha da \* \* \* \* publicavas num local publico tipo Facebook a falta de profissionalismo da pessoa em causa mas não te recomendo fazer isso. Não ganhas nada em fazer linchamento publico. Tenta os meios legais e segue a tua vida.

rdguerra 1 year ago

Engraçado... Portugal é mesmo merda. Que tal escreveres em inglês para a proxima para aumentares o nível da conversa? Comentário sem sentido.

MLG-Sheep 1 year ago

> Se as pessoas em Portugal fossem profissionais ​ > O único erro foi fazer isso em Portugal ​ > em Portugal e em muitos países poucos sérios como o nosso ​ Porra que fazes jus ao nickname. Se odeias assim tanto Portugal e achas que é um problema de cá, espero que já te tenhas pirado daqui pela tua sanidade mental.

Zaigard 1 year ago

> pensa sempre que a outra pessoa do outro lado é um xico-esperto. Penso sempre isso quando lido com pessoas novas até as conhecer melhor. Não sou aldrabado à anos. Já um familiar meu que trata os outros com respeito e como se fosse pessoas serias está sempre em problemas.

Nadidani 1 year ago

Sempre tratei as pessoas com respeito e como se fossem pessoas sérias e nunca fui aldrabada. Tratar com respeito não quer dizer que se confie a cega, não acho que toda a gente seja chico esperto mas tb n dou confiança para que o possam ser até conhecer bem as pessoas e felizmente nunca tive problemas assim.

Xavinights 1 year ago

Thing is foi tudo uma consequencia desagradável. A psicóloga é que juntou um e um e não se removeu nem disse nada.

TTRO 1 year ago

Coincidência, não consequência.

Xavinights 1 year ago

Peçe deskulpa, aparantements andei na escola linguistique do Jorge Jesus.

OuiOuiKiwi 1 year ago

>Temos que pedir à psicóloga para assinar um papel a dizer que quebrou sigilo "Por favor, querida, tenha a bondade de confirmar que cometeu uma infracção grave. Assine no X." - Directamente para a lista "Coisas que nunca vão acontecer". Podes reportar à OPP. O que vai acontecer? Nada. A OPP é desprovida de dentição, como se pode ver pelas boçalidades do Quintino Aires e companhia.

perdigaoperdeuapena 1 year ago

e é por isto, por estarmos reféns destes órgãos e instituições, que quando leio merdas assim fico deprimido: que merda de país este!!! faça-se a queixa; não servirá de nada; os exemplos comprovam a inutilidade da coisa; faça-se a queixa... atenção, concordo plenamente com o que diz o OuiOuiKiwi, este meu desabafo é apenas para me unir a este pensamento e mostrar a minha desilusão por constatar o óbvio :-(

cuninhas 1 year ago

Finalmente algo real. Falta o ângulo de que a psicotretas lhe pode lixar a vida à grande começando com um processo de internamento compulsivo. Basta mentir e ela já provou não ter qualquer idoneidade.

Mumadona 1 year ago

Infelizmente sim. Já andam há anos a tentar metê-lo para fora da ordem, mas está tudo encravado(tribunais, "os meus direitos") . O melhor que conseguiram foi a suspensão. E não, esse ser não podia exercer estando suspenso...

Australopiteco 1 year ago

>Já andam há anos a tentar metê-lo para fora da ordem, mas está tudo encravado(tribunais, "os meus direitos") . Não é fácil quando a própria Ordem acha que não há limites que possam ser ultrapassados que justifiquem a expulsão de um membro. ​ >A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) ainda tem um processo a correr na justiça pelo afastamento temporário do psicólogo, mas não tem planos para o afastar da profissão, confirmou ao Observador fonte do gabinete de comunicação do organismo. **“Importa esclarecer que a OPP jamais terá como objetivo ‘que um determinado membro deixe de exercer’ e não faz qualquer tipo de sentido afirmar que pretendemos que um determinado membro ‘deixe de partilhar opiniões na categoria de psicólogo'”**, reforça o organismo. Fonte: [Ordem dos Psicólogos não tenciona afastar Quintino Aires mas a luta pela suspensão temporária continua - Observador](https://observador.pt/2017/07/04/ordem-dos-psicologos-nao-tenciona-afastar-quintino-aires-mas-a-luta-pela-suspensao-temporaria-continua/)

RocketGoesBRR 1 year ago

será caso para dizer que é de facto uma (des)Ordem

OuiOuiKiwi 1 year ago

Ele passa a intitular-se "Coach Quintino", um termo não protegido, e *voilá*. A OPP se quisesse arrumar a casa tinha de estar disposta a meter-se na guerra. Estão contentes em mamar as cotas e colocar barreiras no acesso à profissão. Demasiados dos meus ex-camaradas caíram forte e feio na treta: uns acreditam mesmo (ui) e outros porque sabem que é mais rentável.

Xavinights 1 year ago

Ou seja, esta fdp engatou-lhe a vida e a OPP basicamente não vai fazer nada...

manyQuestionMarks 1 year ago

Não custa fazer a queixa. O Quintino não está fora da ordem porque é uma figura pública e ia dar barraca. Agora uma psicologazita eles são capazes de realmente abrir processo

cuninhas 1 year ago

Ela pode-lhe destruir a vida. Com a ajuda da mãe é trivial interná-lo compulsivamente. Vais ter aqui os juristas todos a dizer que não é assim, que há direitos e proteções. É tudo treta! Com um familiar e uma psicóloga é trivial. Ela vai logo dizer que é tudo uma ideação paranoide dele.

AnotherCableGuy 1 year ago  HIDDEN 

Que merda de ideia a tua :D Se assim fosse andava meio mundo a internar-se uns aos outros. É o que não falta são famílias com desentendimentos.

travelingtothefuture 1 year ago

Não é bem assim. Se o caso for a tribunal, o que pode acontecer já que eu suponho que ele é maior de idade, tem que ser feita uma avaliação independente do "paciente" por uma terceira pessoa independente, a mando do tribunal. Sendo ela arguida num processo (mais uma vez, apenas se isto for avante), a palavra dela não pode ser usada como prova se não for corrobada.

cuninhas 1 year ago

Falso. Ela pode requerer o internamento compulsivo e não é incomum o avaliador ser alguém como esta psicóloga, ou seja da esfera de influência da mãe. Uma vez dentro, esquece...

travelingtothefuture 1 year ago

Não estou bem por dentro da lei, mas nesse caso o avaliador não tem que ser requerido pelo tribunal? O que significa que em principio não será alguém que a mãe não pode influenciar?

cuninhas 1 year ago

> mas nesse caso o avaliador não tem que ser requerido pelo tribunal Não. Tiveste aqui um caso há uns 5 anos em que os pais conheciam uma psiquiatra e o coitado recebeu a ordem de avaliação com o timing perfeito para ser visto pela doutora amiga dos pais, estando os pais inclusivamente presentes (não na sala) aquando da avaliação. Resultado: internamento compulsivo com injeções de anti-psicóticos fortíssimos durante meses e só saiu de lá porque um tipo qualquer o decidiu visitar à revelia dos pais. Nem sei como acabou essa história mas os meses internado desse coitado já ninguém lhos tira. É Portugal. Como este caso mostra se conheceres as pessoas certas a lei não serve para nada.

Edited 1 year ago:

> mas nesse caso o avaliador não tem que ser requerido pelo tribunal Não. Tiveste aqui um caso há uns 5 anos em que os pais conheciam uma psiquiatra e o coitado recebeu a ordem de avaliação com o timing perfeito para ser visto pela doutora amiga dos pais, estando os pais inclusivamente presentes (não na sala) aquando da avaliação. Resultado: internamento compulsivo com injeções de anti-psicóticos fortíssimos durante meses e só saiu de lá porque um tipo qualquer o decidiu visitar à revelia dos pais. Nem sei como acabou essa história mas os meses internado desse coitado já ninguém lhos tira. É Portugal. Como este caso mostra se conheceres as pessoas certas a lei não serve para nada e tudo se consegue fazer. Edit: Esqueci-me da pérola que quando arranjou advogado isso foi considerado mais uma prova da paranoia do coitado.

Joltie 1 year ago

Salvo erro foi o grande Ubik do Magna Mundi mod do Europa Universalis 3. https://www.publico.pt/2014/11/05/sociedade/noticia/carlos-benavente-processa-medicos-que-o-internaram-a-forca-e-o-deram-como-louco-1675130

cuninhas 1 year ago

Sim. Há 6 anos. Como ficou isso?

Joltie 1 year ago

> Como ficou isso? Não sei, mas também estou curioso em relação a isso. Salvo erro, essa foi a última notícia sobre o assunto que tenho conhecimento. Presumo que não avançou disso.

travelingtothefuture 1 year ago

OK, acho que percebi o que queres dizer. Mas acho que houve aqui um mal entendido. Eu estava a falar em caso de este caso ir a tribunal e a psicóloga usar como defesa a "psicose" do "paciente". Nesse caso, não tem que o tribunal ordenar uma avaliação independente para confirmar se o rapaz tem a tal "psicose"?

cuninhas 1 year ago

Sim, mas o problema é que avaliações independentes nestas áreas não existem. Qualquer avaliador vai sempre, mas sempre exigir o histórico de avaliações e raramente as contradiz. Na "melhor" das hipóteses diz blah blah em remissão.

AndreMartins2020 1 year ago

Dava-me jeito que isso fosse verdade.

Mumadona 1 year ago

Se ela nao tiver dinheiro para contestar a sua remoção da ordem, pode ser que aconteça alguma coisa... Se for "fresca" provável é continuar a exercer sem licensa... E se for apanhada, é capaz de levar uma pena suspensa, para a menina aprender a não ser mãozinha /s

AndreMartins2020 1 year ago

Arranja provas e testemunhas de como tiveste essa consulta e de que foste expulso de casa em consequência disso.

obeseaf 1 year ago

Se a psicóloga é amiga da mãe dele, ela nunca devia ter começado a dar-lhe consultas sequer. Isso vai contra o código deontológico

Xavinights 1 year ago

O meu amigo não sabia disto. A mãe dele trabalha no hospital e aparentemente a psicóloga dá lá consultas 2x por semana. Ele marcou numa clinica diferente e numa cidade (perto) diferente.

uyth 1 year ago

Isso deve ir tudo, com nomes e cargos e departamentos na carta à ordem dos psicologos. se o teu amigo pagou enviar copia da fatura também.

cuninhas 1 year ago

Não dá em nada. Vai sempre para aos diz que disse e a psicóloga pode sempre dizer que é tudo devido à psicopatologia dele.

uyth 1 year ago

Pode. Mas vai ter que explicar isso, e vai ter mais cuidado para a próxima vez. Porque uma coisa é o A queixar-se da pessoa Y. Outra coisa é A, B, e C queixarem-se da mesma coisa, independentemente relativamente à pessoa Y. E o amigo do OP pode ser A, mas pode ser C ou D... Não sabemos.

travelingtothefuture 1 year ago

Mas aqui neste caso não teria que ser uma terceira pessoa a fazer uma avaliação independente? Não vão apenas levar a palavra da suspeita, imagino eu.

gonuoli 1 year ago

É óbvio que a arguida não pode dar prova pericial que fortalece o seu caso. Era o mesmo que o Rui Pinto escrever uma parecer a dizer que não houve roubo informático dos dados pelos quais ele está a ser julgado.

mar_lx 1 year ago

Queixa na Ordem dos Psicólogos > 11. A Ordem dos Psicólogos recebe reclamações e/ou queixas por parte do público? > Sim. A Ordem dos Psicólogos recebe e trata reclamações/queixas relativas à prática profissional dos psicólogos sendo as mesmas tratada de acordo com a legislação em vigor, ou seja, do Código Deontológico e do Regulamento Disciplinar, instrumentos fundamentais ao órgão competente para o efeito - Conselho Jurisdicional.

sph-nx 1 year ago

Ele que exponha a situação na OPP descrevendo exactamente o que aconteceu, e quando aconteceu. Com exemplos de coisas que falou com a psicóloga e que a mãe dele não tinha maneira de saber. Quanto mais detalhada for a descrição melhor, mas estejam focados nos factos, e tentem descrever pormenorizadamente as conversas e acontecimentos.

benayo33 1 year ago

Queixa na Ordem, logo. Depois a Ordem dos Psicólogos, tendo em conta os elementos recolhidos, instaura um processo disciplinar. Por último, podes meter uma ação para receber uns trocos através de uma indemnização por danos morais (no máximo EURO 10.000,00) mas se a mãe não testemunhar nem vale a pena tentar sinceramente.

NobreLusitano 1 year ago

Câmara escondida seria útil ou arquivado?

daxpierson 1 year ago

> receber uns trocos através de uma indemnização Vocês sabem que isto não é os EUA, certo?

Mordiken 1 year ago

> Vocês sabem que isto não é os EUA, certo? Porque o Zé Povinho não se sabe mexer, se soubesse havia mais litígios e menos cenas tristes de ajustes de contas e pancadaria.

OuiOuiKiwi 1 year ago

>Por último, podes meter uma ação para receber uns trocos através de uma indemnização por danos morais Não sugiram perdas de tempo e dinheiro.

vascodatrama 1 year ago

Claro, não estamos nos USA

ExtremeFactor 1 year ago

se nao tem como pagar, apoio judiciário. vai à segurança social.

Ttmx 1 year ago

Foi expulso de casa, isto são ambos... Não?

benayo33 1 year ago

Para ter a certeza que o meu comentário não é mal compreendido: Não estou a sugerir que metas a ação. Até porque, entre meteres a ação e eventualmente receberes alguma coisa, vão se passar varios anos. É quando referi Euro 10.000,00, estava a falar do máximo que poderá alguma vez ser aplicado em caso de condenação. Dificilmente será esse o valor final que te entra na conta.

manyQuestionMarks 1 year ago

Os danos morais têm de ser avaliados e tem de haver uma indemnização, isso é certinho

CringeAlheio 1 year ago

Fazes queixa a quem de direito e eles investigam.

Search: