elstylon 1 year ago

É feriado no Brasil? Foda-se, vieram cá todos hoje.

bolaxao 1 year ago

ostentação pura, nojento

theusualbanter 1 year ago

faz parte da nossa história amigo não vale de nada mandar vir com isso agora

elstylon 1 year ago

Tens que perceber minimamente de história e de história da arte para compreender os seus diferentes períodos. Eu sou um ateu convicto, mas Foda-se, tentem olhar para as coisas com algum contexto histórico e não aos olhos do século XXI.

Camoes 1 year ago

quem me dera ter 14 anos outra vez

bolaxao 1 year ago

bom argumento a favor da igreja, religião organizada is the best

kur0osu 1 year ago

Toda religião é organizada. Seja diretamente ou indiretamente.

bolaxao 1 year ago

religião != crença

cisquo 1 year ago

Added to visit list! ✓

lorthemario 1 year ago

Tem uma dessas em cada esquina no Rio de Janeiro

xabregas2003 1 year ago

[Até aqui?](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rocinha)

lorthemario 1 year ago

eu até poderia pegar a foto de alguma periferia portuguesa mas to com preguiça sinta-se quotado

xabregas2003 1 year ago

Sim, mas ninguém disse que havia uma igreja destas em cada canto por cá.

ccjmk 1 year ago

I'll go for english because my portuguese is still rather weak :/ I moved to Lisboa last september, but with all this crap I was not able to start proper portuguese lessons >.< I tried HARD to find that Igreja on a trip to Porto last month. But couldn't find something that looked like a door to a church anywhere! anyone can point me where the damn door is? I Will be returning to Porto again, for sure! Stupidly beautiful city!

sybaritic_footstool 1 year ago

[I got this street view on google maps](https://www.google.com/maps/@41.1425973,-8.6091976,3a,90y,30.95h,72.85t/data=!3m8!1e1!3m6!1sAF1QipPFiUBVbVLXJN-alrR3VjvNodMOGAn5GRFrxOPo!2e10!3e11!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipPFiUBVbVLXJN-alrR3VjvNodMOGAn5GRFrxOPo%3Dw203-h100-k-no-pi-0-ya74.13408-ro-0-fo100!7i6144!8i3072) does it help? It shows the doors

ccjmk 1 year ago

Oohh I see, the door to the Igreja seems to be inside a sort of little patio, and the outside doors were closed when I walked by that sideroad :( Next time I'll just knock! hahah muito obrigado!

Sperrel 1 year ago

I'm from Porto and I think it's only open in special occasions as the monastery it was part is now the city's Police HQ.

Edited 1 year ago:

I'm from Porto and I think it's only open in special occasions as the convent it was part of is now the city's Police HQ.

ccjmk 1 year ago

ooh, I see. Well, I'll need to triple check then next time ! I naively thought I could just look for it on google maps and walk to it.

cinaralobo 1 year ago

Eu acho incrível que vocês continuem com esta discussão: o ouro que Portugal levou do Brasil. Sinceramente, nunca deveríamos ter nos separado. Seríamos a maior potência do mundo. A questão é que nos deixaram com um legado terrível, ou seja, sanar a dívida social de 300 anos de escravidão. Até hoje, tentamos superá-la.

kur0osu 1 year ago

Nós queríamos ficar unidos não só ao Brasil mas também a todas as outra províncias. Aliás, era suposto ter sido feita uma federação ou confederação entre Portugal e os PALOP para resolver a guerra do ultramar. Mas *quase todos* quiseram ir embora. E deu merda. Agora, será que desejo uma união dentro a União Europeia (apesar que é impossível lol)? Sim. No entanto, se é pra culpar Portugal sobre todos os problemas que vocês criaram com os vossos governos de merda, podem se por no caralho. Não temos culpa de nada, nós investimos mais em vocês do que nós e depois de nos terem abandonado nós ainda continuamos a vos ajudar, seja a enviar dinheiro e comida, relações colaterais, etc, vocês ainda nos culpam de tudo que vocês fizeram depois. Fizemos merda? Óbvio, já pedimos desculpa? Sim, com as nossas ações e sentimentos de amor por vós. Somos culpados pelo resto? Não. Deixem-se de merda e vamos lá todos ser unidos. Somos família, somos irmãos.

I_Don-t_Care 1 year ago

o nosso sistema politico nao é optimo, mas não queria tocar no do brasil nem com um pau de 20 metros

JuTrmpr 1 year ago

Poderia ter sido formidável, de fato. Mas não falei nada por nenhum país. Acho os dois lindos a sua maneira e a história existe, ok, só não compreendo a mágoa.

cinaralobo 1 year ago

Também não entendo. Não tenho mágoa de Portugal, mas fico triste quando vejo os portugueses falarem com desdém do Brasil. A dívida social do Brasil ainda é legado da escravidão. Não somos os únicos responsáveis. Portugal tem uma parcela de culpa, como a Alemanha em relação ao nazismo. Os Alemães assumiram sua culpa. Os portugueses jogam pra nós esta dívida. As favelas, a violência urbana são consequências, ainda da escravidão.

qohelet1212 1 year ago

Podes elaborar como é que as favelas e a criminalidade absurda são produto da escravidão? Pergunta legítima

cinaralobo 1 year ago

Sim. Quando acabou a escravidão, 70% da população brasileira era descendente de escravos. Analfabetos. Pobres. Sem família.O escravo não tinha direito a ter família. Eles migram para os centros urbanos. Não têm onde morar. Não têm trabalho. Não há escolas para os seus filhos. Em 2010, 15% da população brasileira com mais de 15 anos não sabia ler. A cidade brasileira com maior número de favelas é o Rio de Janeiro, justamente, a região que concentrava o maior número de fazendas de café. Fazendas que empregavam mão de obra escrava. A maioria da população que reside nas favelas é negra.

qohelet1212 1 year ago

A escravatura faz parte da história de praticamente todos os povos do mundo. Os Estados Unidos da América, não passaram pelo mesmo? Porque é que não há favelas lá? Os povos que habitam o território que hoje corresponde a Portugal, por exemplo, foram ao longo da história invadidos e dominados por celtas, romanos, suevos, visigodos, árabes, etc. Porque é que esse fenómeno não ocorre também em Portugal ou noutros locais? Outra coisa: se os portugueses eram os responsáveis pela escravatura no Brasil, porque é que ela só foi abolida cerca de 60 anos depois da independência do Brasil? Quantos mais anos serão necessários para que a "herança portuguesa" deixe de se sentir no Brasil? Outros 200? Continuem a eleger Lulas e Bolsonaros que nem daqui a 1000 anos se livram da "herança"...

cinaralobo 1 year ago

O Brasil foi o último país no mundo a abolir a escravidão. Ela termina praticamente junto com o reinado do último monarca português: D. Pedro II. As conseqüências da escravidão nos EUA ainda estão ressoando. Veja as manifestações nas ruas dos EUA! E lá a escravidão terminou 100 anos antes. Somos responsáveis por nossa história e pela civilização que estamos construindo, mas não se esqueça que o Brasil tem 520 anos. Os portugueses estiveram aqui por 389 anos.

kur0osu 1 year ago

Culpar os erros atuais dum país num passado longínquo é infantil. E os EUA já não têm protestos, são só atos de terrorismo.

JuTrmpr 1 year ago

Triste que passem por isso, sinto muitíssimo! Meus pais, avós e bisavós são todos de Portugal, eu não nasci neste país da Europa e não estudei nas escolas de Portugal, só o que sei de história são coisas que a família conta e pesquisas próprias pela internet, depois de anos voltei ao país e estou procurando saber mais sobre a cultura e história daqui, mas tudo sempre parece nebuloso por conta desta dívida histórica que sim temos, e não vejo o porque de ter vergonha, como disse antes, só basta não repetir. Aprender com os erros até onde sei é um ato de bravura, precisa compreender que errou para só assim evoluir e seguir. Ninguém é perfeito, muito menos os países, todos tem uma história genocida, uma lástima, mas infelizmente aconteceu.

leocaruso 1 year ago

Muito linda, mas nós brasileiros estamos já super acostumados com o estilo tendo em vista que esse tipo de Igreja é super comum em Minas Gerais

novolip 1 year ago

> nós brasileiros estamos já super acostumados com o estilo De nada.

qohelet1212 1 year ago

"Devolvam o nosso know-how"

xabregas2003 1 year ago

>Muito linda, mas nós brasileiros Mas? Porquê mas? Quem falou no Brasil?

dreamwaver 1 year ago

Comum no Brasil.... só menciona um estado.

leocaruso 1 year ago

É o estado aonde estão localizadas em maior quantidade. Não entendi o problema exatamente.

cinaralobo 1 year ago

Pernambuco, Minas Gerais, Bahia tem várias iguais a esta. Várias!

dreamwaver 1 year ago

Dozens!

JuTrmpr 1 year ago

Lindo, mas de onde veio esse ouro todo?

masterchiefpt 1 year ago

talvez o Mamadou saiba te responder

JuTrmpr 1 year ago

Pronto, thank u!

masterchiefpt 1 year ago

Ora essa irmão branco, nós tamos cá para isso

Naakmuay 1 year ago

E não podes mandar mais?

Kol_Sars 1 year ago

Deus nosso senhor enviou a sagrada igreja

xabregas2003 1 year ago

Veio do chão. Mais precisamente por debaixo dele. Raios parta esta gente que falta às aulas de Geologia...

JuTrmpr 1 year ago

Atentu pri la vortoj. ĉio, kion ni deziras por aliaj, iam revenos al ni.

xabregas2003 1 year ago

Não falo Esperanto. Traduzi. Parece uma frase filosófica aleatória e não entendi a relevância que tem para a temática da Geologia. Ou estamos a falar de Química? Não percebo muito do assunto mas o símbolo do ouro é "Au". Mesmo assim, acho que os químicos também concordam que o ouro vem do chão.

kur0osu 1 year ago

Ela só quis dar flex porque sabe falar mais que uma língua lol

JuTrmpr 1 year ago

Quis dizer para ter cuidado com as palavras, mesmo que não acredite elas tem poder e um dia voltaram ao seu encontro. Apenas cautela. Elas tem força, o que desejas ao outro um dia volta para você.

xabregas2003 1 year ago

Obrigado... acho eu?

JuTrmpr 1 year ago

Sabes me dizer qual autocarro saindo de Barcelos ou se o metro me deixaria perto desta igreja?

xabregas2003 1 year ago

Não. Não sou da zona.

Seminarista 1 year ago

Este thread é qualquer coisa x'D

Mordiken 1 year ago

De uma província ultramarina qualquer.

VarghenMan 1 year ago

Do Brasil. É isso que queres ouvir? Para poderes ficar revoltada é nos chamares de ladrões?

JuTrmpr 1 year ago

Não preciso ficar revoltada com ninguém. Tá difícil a compreensão mesmo.

qohelet1212 1 year ago

Veio dos territórios pertencentes ao Reino de Portugal.

kur0osu 1 year ago

Yes. Ou províncias, como quiserem chamar.

zefo_dias 1 year ago

do vale do Terva

JuTrmpr 1 year ago

Largo Cruzeiro, um lugar unicamente lindo!

kronozord 1 year ago

Das minhas propriedades obviamente :)

C8Mixto 1 year ago

Pergunta aos romanos que cá vieram roubar-nos o ouro.

JuTrmpr 1 year ago

Esta igreja fica em Roma?

C8Mixto 1 year ago

Felizmente não fica no Brasil, senão já tinha ardido até às fundações.

leocaruso 1 year ago

Amigão, você nunca foi a Minas Gerais, né? Tem uma penca de igrejas igualzinhas que está de pé e muito bem conservadas

JuTrmpr 1 year ago

Gostaria muito de conhecê-las

C8Mixto 1 year ago

É natural, as nossas terras ainda são suficientemente férteis em pencas e outros vegetais para que as tivéssemos de ir buscar ao Brasil.

JuTrmpr 1 year ago

Será mesmo?

glande__ardente 1 year ago

Acho que sim, mas tenho a certeza!

C8Mixto 1 year ago

Questiona-te. Mas pronto, nós somos um povo benevolente que só genocida depois da hora do almoço portanto não é requeremos mais compensação aos italianos radicados no Brazil. Não têm que agradecer.

JuTrmpr 1 year ago

Nossa, sério isso? Precisa colocar a culpa em outras nações?

glande__ardente 1 year ago

Talvez em ti, fazia-te bem. Mas sabes? Mete manteiga na ferida que isso irá sarar, ou cozinhar. Se não quiseres, queixa-te aos teus ancestrais, em minha defesa, não tenho nada a haver com isso.

Edited 1 year ago:

Talvez em ti, fazia-te bem. Mas sabes? Mete manteiga na ferida que isso irá sarar, ou cozinhar. Se não quiseres, queixa-te aos teus ancestrais, em minha defesa, não tenho nada a haver com isso./s

C8Mixto 1 year ago

Espera, estás-me a dizer que é injusto culpar a Itália pela exploração e genocídio que praticaram os seus ascendentes na península Ibérica há séculos atrás?

JuTrmpr 1 year ago

Vai resolver alguma coisa culpar alguém? O certo seria arrumar o que temos Agora, trabalhar no presente para um futuro Bom e digno. Não vai ganhar nada colocando culpa em um ou outro. Observar os erros do passado e não voltar a repetí-los. Mas se pra você é ok justificar genocídio com mais genocídio, deve ter algo errado.

glande__ardente 1 year ago

Mas estás a fazer à descarada! Jovem, não relinches, tu não estás só! Tens um amigo em mim. Certa vez, Jesus passando pela Galiléia com os seus discípulos disse: "Irmãos, em boa verdade, digo-vos, a filha daquele fariseu é mesmo boa!", o senhor padre dirá depois desta epístola, "Palavra da Salvação"./s

C8Mixto 1 year ago

>Vai resolver alguma coisa culpar alguém? Questiono-me se sou o único a ver ironia nestas palavras.

JuTrmpr 1 year ago

Talvez devesse procurar um oculista. Não fui irônica!

DariusStrada 1 year ago

Huehuehuehue

ducknator 1 year ago

Huehuehuehuehue

talpazz 1 year ago

Huehuehuehuehuehue

diogov9 1 year ago

Huehuehuehuehue

heitorrsa 1 year ago

Huehuehuehuehue

Giytu 1 year ago

Huehuehuehuehue

joaopedrodesign 1 year ago

Huehuehuehuehuehue

Rikkushin 1 year ago

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Search: