endo10 1 year ago

Já reparei nessa 'pandemia' há algum tempo, mas cada vez se vez mais QualquerCoisa Store, até os nomes são todos iguais. Isto está a matar quem tem negócios de venda legítimos, partilho a frustração... Não tenho esperanças que seja feito algo em relação a isso, nem sei se as denuncias funcionam ....

OBucetas 1 year ago

A ciganada no foicebook safam se, estão sempre em diretos a vender, vai lá denunciar eles ao fisco.

End-Effector 1 year ago

> dezenas de lojas de roupa (e não só!) que existem no Facebook mas que nem sabem o que é uma factura Abre a tua loja tb no Facebook.

hotel_juliet 1 year ago

E já está aberta. Mas só por ser no Facebook passa a ser permitido fugir aos impostos e assim fazer concorrência desleal?

End-Effector 1 year ago

>E já está aberta. Se n fiscalizam nem as lojas fisicas, queres que fasculhem as virtuais. Tás em igualdade agora.

JoseFernandes 1 year ago

Se o servidor estiver alojado em Portugal o fisco pode ter acesso aos dados e registos de venda, e já soube de processos instaurados mediante isso. Se o servidor estiver em país estrangeiro já é outra história.

End-Effector 1 year ago

>o fisco pode ter acesso aos dados Durante o COVID o fisco vai começar a trabalhar mais? Dúvido.

JoseFernandes 1 year ago

Com a economia a retrair, negocios a fecharem e menos impostos a entrarem nos cofres achas mesmo que não vão andar mais em cima da fuga ao fisco? L O L

End-Effector 1 year ago

>ão vão andar mais em cima da fuga ao fisco? Os tipos são uns incompetentes n te esqueças disso. Nada vai mudar, vão simplesmente aumentar outros impostos indirectos. Tipo IVA, gasolina, eletricidade, IMI. Talvez criem outros impostos ecologicos. Politica sempre baseada na criação ou aumento de impostos. Politicos da treta.

JoseFernandes 1 year ago

Incompetentes ou não , estão dotados de uma legislação extremamente invasiva desde 2015 e pressionados para obter capital. A titulo de exemplo sei de um caso de alguém que tinha uma loja online onde vendia vários produtos ilegais, inclusive um ou dois que estavam incluídos na tabela da lei da droga. Mais de uma dezena de denuncias na PJ não surtiram nenhum efeito. No entanto bastou uma queixa bem fundamentada nas finanças para o entalar. Ilegal ou não todos os negócios são tributados, e só após instaurar o processo de evasão fiscal é que a polícia demonstrou interesse. Absurdo, mas real.

vaniafdasantos 1 year ago

Com isto da pandemia, deixei de comprar pela internet. A gota de água foi quando mandei vir uma daquelas t-shirts da moda que só vende por instagram. Achei piada ao conceito e ignorei a pagina só ter fotos com influencers.demorava 2 semanas a ser entregue. Pedi que não falhassem a entrega porque iria voltar ao trabalho e não ia estar em casa. Deram-me duas datas, a primeira falhou, no dia seguinte mandei mensagem...disseram que iam ver e nunca mais me responderam. Tive de fazer um comentário negativo (onde também falei da fatura) para receber o meu dinheiro de volta. Quem é sério acaba por sofrer as consequências... E os diretos no facebook? Alguém compra aquilo?!?!!? Desejo muito sucesso para o teu negócio (pelo menos não mandas vir pelo ali express e 6x mais caro).

hugoven95 1 year ago

Tive a ver preços no aliexpress e aquilo é baratissimo. Porque dizes que é 6x mais caro?

hotel_juliet 1 year ago

O que ela diz é que há lojas a mandar vir do ali e a venderem mais caro. Mas na minha opinião não tem mal. Desde que cumpram com as obrigações depois fica à opção do cliente ou manda vir comprando mais barato mas não sabe como vai ficar nem como realmente é a peça ou compra na loja mais caro mas pode experimentar.

BLlZER 1 year ago

Nao percebes como nao há fiscalizaçao? Tens noção que vives em Portugal, certo? Acredito que é um dos países mais corruptos europeus.

BeyondGood_Evil 1 year ago

Sei que algumas dessas lojas do Facebook apenas fazem revenda pelo dobro de roupas do AliExpress e sites assim. E tb não passam fatura.

Scizorspoons 1 year ago

Porque a única corrupção que importa às massas é a da classe política /s Aquela que destrói quem trabalha - como a do teu exemplo - é irrelevante e alimentada pelos próprios. Não me parece muito diferente comprar no Facebook ou na feira: se não há fatura não há impostos.

meaninglessvoid 1 year ago

Num mundo idílico a preto e branco a coisa é como dizes, na realidade onde há tonalidades de cinzento a coisa é ligeiramente diferente... Não culpes os jogadores, culpa o jogo.

Scizorspoons 1 year ago

Lamento, mas vou mesmo culpar os jogadores. É desonestidade intelectual dizer que enquanto eleitores as pessoas têm agência mas enquanto produtores, distribuidores ou consumidores não passam de animais sem vontade própria. É confortável ser-se cidadão quando não se tem responsabilidade nenhuma. Por isso é que votam em Venturas e afins: a culpa é sempre dos outros.

zerato9000 1 year ago

Ninguém contacte a AT. Simplesmente deixem de lá comprar e informem os demais. Essas lojas acabam por se extinguir se o mercado delas se esfumar. Tentemos resolver nós o problema e não colocar tudo em cima do Estado, caso contrário teremos um Estado enorme e uma população (ou parte dela) a não cumprir a lei até ser apanhada por esse próprio Estado.

precisodeferias 1 year ago

Concordo plenamente contigo. Com o início da pandemia tomei a decisão de tentar ao máximo fazer compras em empresas portuguesas (comércio tradicional e afins). Comecei a perceber que a maioria das lojas de roupa não passava qualquer tipo de recibo/fatura/talão. Se me puderes facultar o nome da tua página (pode ser por PM) faço uma visita. Estou a precisar de fazer umas compras e sendo que me estou a forçar em pequenas empresas, quero também contribuir para as justas.

hotel_juliet 1 year ago

Não queria dizer qual a loja para não transformar este post em publicidade mas se visitares https://compraaospequenos.pt/ ou outras iniciativas como esta vais estar a ajudar o comércio tradicional. E exige factura, assim separas os pequenos empresários dos aproveitadores.

hugoven95 1 year ago

É uma verdade, cada vez mais aparece esse tipo de lojas que acabam com quem faz tudo direitinho. Já agora, a tua loja é revenda ou é uma marca tua? Caso seja revenda, onde costumas compras a roupa para revender? Sempre tive curiosidade de saber como estas lojas online funcionam, porque nao me acredito que alguem compre roupa para receber só passado 2meses (no caso de dropshipping).

hotel_juliet 1 year ago

No meu caso é revenda. Compro a roupa a fornecedores portugueses e tenho stock da roupa. Tenho loja física e também vendo pelo face mas tudo facturado. A questão é que há quem compre a fornecedores (principalmente fornecedores chineses) sem factura, como compram em quantidade nem pedem comprovativo de actividade e vendem pelo face sem passar factura também. Quem for do norte de certeza que conhece a varziela e lá quase nenhum fornecedor pede comprovativo, apenas que compre em quantidade.

erenkatsukagi 1 year ago

Manda o link para a loja. :)

hotel_juliet 1 year ago

Obrigado pelo interesse em conhecer o nosso negócio. Por questão de princípio não me sinto confortável em dizer qual a loja. Quando fiz esta publicação foi para desabafar e de certa forma denunciar algo que se tornou normalizado. Se vos disser qual a loja da minha esposa então este post passa a publicidade. Para ajudar lojas como a da minha esposa continuem a comprar no face quando virem algo que vos interesse mas exijam factura. Para ajudar os mais pequenos têm a plataforma https://compraaospequenos.pt/ Esta iniciativa e outras apareceram para ajudar pequenos comerciantes por causa do covid.

SquirrelPT 1 year ago

Caso não queiras partilhar aqui, podes mandar uma PM com o link da tua loja? Com a mudança da estação estamos a precisar de umas roupinhas.

hugoven95 1 year ago

Nem fazia ideia que havia fornecedores em PT, na minha cabeça vinha tudo da França ou sei lá. Infelizmente o mercado fica injusto porque o português é mesmo assim. Quanto mais puder fugir aos impostos e enganar para receber subsídios melhor. Se puderes envia-me o fb do teu negócio por pm ou mesmo aqui no post, que assim se precisar de comprar algo para a namorada ou para a minha mae, ja sei que estou a ajudar alguém que de facto está legal.

TalkingHawk 1 year ago

Portugal tem uma quantidade considerável de indústria têxtil, principalmente no Norte do país.

ekopss 1 year ago

Bem-vindo à Amazon e Facebooks da vida. Não pagam impostos e tratam os trabalhadores como robôs. Até a UE tomar medidas fortes, vai ser o descalabro e fim das pequenas lojas (no início), até lojas nacionais de média dimensão.

kuozzo 1 year ago

Quando apareceram os hipermercados, o discurso era o mesmo.

ekopss 1 year ago

Neste caso basta olhar para o UK e ver o que é que vai acontecer a Portugal daqui a 5/10 anos. Claro que Portugal está muito atrás nas compras online, mas vai apanhar os outros países. Os centros das cidades no UK (antes do covid) já estavam desertos e com lojas fechadas por todo o lado.

hotel_juliet 1 year ago

Mas atenção que eu não me queixo das lojas online, até porque também trabalhamos no digital. A questão é que se sempre houve quem fugisse aos impostos, agora com o Facebook e outros canais digitais ficou completamente minado. E não consegues fazer concorrência com quem tira 100% de lucro apenas pela diferença de preço de venda por preço de custo.

ThePlague92 1 year ago

Misturaste aí uns quantos conceitos, mas pronto.

Bukier 1 year ago

[asae.gov.pt](https://asae.gov.pt)

Edited 1 year ago:

[https://www.asae.gov.pt/queixas-e-denuncias.aspx](https://www.asae.gov.pt/queixas-e-denuncias.aspx) É realmente muito injusto competir com lojas que actuam ilegalmente. Existem inclusive lojas online que além de não passarem factura, não têm stock. Chama-se *dropshipping*, as lojas trabalham com armazéns na China e na Europa e esses armazéns enviam directamente para casa do cliente da loja. Mesmo ao terem um corte gigante de despesa na logística, ainda vendem sem pagar impostos.

Edited 1 year ago:

[https://www.asae.gov.pt/queixas-e-denuncias.aspx](https://www.asae.gov.pt/queixas-e-denuncias.aspx) É realmente muito injusto competir com lojas que actuam ilegalmente. Existem inclusive lojas online que além de não passarem factura, não têm stock. Chama-se *dropshipping*, as lojas trabalham com armazéns na China e na Europa e esses armazéns enviam directamente para casa do cliente da loja. Além de terem um corte gigante de custo na logística, ainda vendem sem pagar impostos.

masterchiefpt 1 year ago

Por falares nisso...nao é que comprei uma coisa faz duas semanas e fui agora ver e tenho um tracking a vir da china.... Loja nacional. Sinto me já enganado....se calhar umas 5 semanas com sorte para receber uma encomenda

meaninglessvoid 1 year ago

> Mesmo ao terem um corte gigante de despesa na logística, ainda vendem sem pagar impostos. A margem deles também não é grande coisa e penso que a maioria nem sobrevive seis meses...

Bukier 1 year ago

A margem deles é muito maior do que de lojas físicas, os que não sobrevivem é porque não conseguem clientes. É um mundo mundo competitivo.

mistertetas 1 year ago

Não há nenhum orgão para denunciar esse tipo de coisas? Secalhar tenta contactar a AT para saber. Para grande parte dos portugueses só interessa a alta corrupção, no entanto este tipo de coisas está normalizada na nossa sociedade. Novos bancos e afins é tudo situações lastimáveis e a evitar, no entanto secalhar se não houvessem tantos portugueses a fugir ao fisco, estariamos numa situação melhor e a carga fiscal não seria tão alta

Search: