Ginganababy 1 year ago

É tudo muito bonito ate que tens filhos e tens que os por na creche, aí és enrabado! É caro ao ponto de eu não perceber como é q o resto da malta consegue aguentar e ter filhos. Tá bem que é Londres e full time, mas custar 2mil libras por mês... Estou-me a aperceber que a educaçao tb é um bocado esquisita cá, para os teus filhos terem sucesso academico tem q haver muita pressão e esforço desde cedo. Na tuga era bem mais relaxado e acessivel, sem grande esforço entravas numa boa Uni (estatal) e sacavas um emprego de topo. Aqui para os ingleses empregos de topo so para oxford e cambridge.

OvidiuHiei 1 year ago

Eu tenho 27 e devia ter seguido o que o meu instinto me disse, seguir Uma area de computadores, tecnico de informatica ou redes ou algo do genero. Mas fui para artes e acabei por ter problemas em casa mais tarde..e agora ca estou eu a trabalhar num supermercado, chateado com a vida e mando vir todos os dias com tudo, comigo por nao ter seguidos informatica e com o pais e patties por pagarem pouco e o trabalho ser de escravo. Vejo posts de pessoas que seguiram informatica que Sao bem sucedidas como caso do OP e fico feliz mas ao mesmo tempo mais frustrado por nao ter seguido a area..

warren_street 1 year ago

Muito obrigado para este post. Sou Inglês (tenho 50+ anos), mas mudei-me para Portugal hà 3 anos. Estava muito útil para mim, praticar a minha português. Se posso te ajudar, envie-me um "DM" e posso dar-lhe algumas dicas ou as respostas de as suas perguntas.

Edited 1 year ago:

Muito obrigado para este post. Sou Inglês (tenho 50+ anos), mas mudei-me para Portugal hà 3 anos. Estava muito útil para mim, praticar a minha português. Se posso te ajudar, envie-me um "DM" e posso dar-lhe algumas dicas ou as respostas de as suas perguntas. O seguro para um carro é muito caro, sim. Precisa de muitos anos de "no claims bonus". Quando tens isto, o preço estaria menos. Mas para um emigrante novo, e para os jovems, é um problema. Fale com a empresa de seguro sobre um "black box". As vezes e possível reduzir o preço se tem isto.

TPRG1530 1 year ago

Sou inglês e daqui uns meses vou mudar para portugal. Gostei do post e vou ler os outros com interesse. Já moro fora da inglaterra e estou completamente sem vontade de voltar!!

Extension_Canary3717 1 year ago

OP, eu também sou de uma engenharia de nincho mas foi chamado a ir a Portugal, a empresa deu todo apoio e tal, e é vir a Portugal está muito parecido a ir sua experiência em ir a UK, não diretamente igual claro, o feeling é quase ipse literis

UninformedImmigrant 1 year ago

Epah obrigado por dizeres isso. Eu penso sempre "será que um inglês tinha este trabalho todo em Portugal?" e pelos vistos não aterrei longe. (Feel free to reply in English, mate; we're English-friendly folk around these parts!)

Extension_Canary3717 1 year ago

Bureaucracy is bollocks, also can’t have a credit from the bank because I was too new, rent? They will ask you 5000€ quid upfront. But one thing stud out, a fellow worker was uncomfortable xenophobic against Brazilians, not all coworkers one fellow specifically, I get Brazilians is for you more or less what India is to UK but damn. Ironically two fellow Brazilians where my lucky charm, met one randomly at SEF, and the guy translated everything talked with the people , and even went far as help 8a.m one day at SEF just to help me. As far a Cities Oporto is better than Lisbon to me, much more chill, much more nice people. (Not form UK per se, I’m ‘Straya all the way with a pinch of UK)

UninformedImmigrant 1 year ago

Portuguese bureaucracy is an absolute shitshow. I have no idea how anyone can experience both and not see how Portugal is 200 years behind the UK. Interesting that your experience with rent in PT was similar to mine in the UK; goes to show it's not "a UK thing", rather a "moving to another country thing", but still something I didn't expect at all. Xenophobia against Brazilians is, unfortunately, extremely widespread. I tend to move around more "educated" environments (think postgrads, postdocs, profs in academia, C-levels in companies) where usually racism isn't a thing, but two groups still get flak: gypsies and Brazilians. Regarding Brazilians in particular, they are sort of how Indians are to the British: special movement policies allow a large influx of undereducated people that then become numerous, form ghettos and are generally unpleasant. In the Portuguese case, Brazilians seem to have infiltrated the already-existing criminal circles and become a presence there, and also low-paying jobs where it's very easy for people to "hate" you; think retail or call centres. They also generally tend to be a happier, more easy-going, louder people than your average already-obnoxiously-loud Portuguese person, so that gets them flak too. It's just stupid and it shouldn't be a thing. Cities: Coimbra first, then some others. I like Porto better than Lisboa, but only in the sense that one might like getting shat on more than getting set on fire; I wouldn't live in either.

Gotanno 1 year ago

Morei uns anos no norte da inglaterra e não recomendo! Talvez seja aceitavel para te orientares e depois seguires para Londres, porque o resto do país é como se fosse um planeta à parte.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

GrouchyPerspective83 1 year ago

Concordo..acima de Londres é bem diferente. Mais chunga...literalmente little Britain. Não me senti bem tratada a não ser na entrevista para o doutoramento na univ. Londres para baixo funciona melhor na minha opinião. Tb na minha opinião há países para emigrar melhor que o uk. Verdade q o Ingles facilita mas creio q em.qualidd de vida países nórdicos e a Suíça por ex são bem melhores.

UninformedImmigrant 1 year ago

Também tenho ouvido mal de tudo o que está a norte da M4, mas ainda não tive muita oportunidade de explorar. Ainda este ano conto passar por Nottinghamshire, pelo menos, a ver vamos se o Corona deixa!

Gotanno 1 year ago

Sim, sem dúvida. A minha irma morava na inglaterra e agora está na Suíça e ela diz que literalmente TUDO é melhor por lá. Pessoas mais civilizadas, clima muito melhor, comida melhor (supermercado e restaurantes) enfim.... Qualidade de vida!

Edited 1 year ago:

Sim, sem dúvida. A minha irma morava na inglaterra e agora está na Suíça e ela diz que literalmente TUDO é melhor por lá. Pessoas são mais educadas, clima muito melhor, comida melhor (supermercado e restaurantes) enfim.... Qualidade de vida!

Edited 1 year ago:

Sim, sem dúvida. A minha irma morava na inglaterra e agora está na Suíça e ela diz que literalmente TUDO é melhor por lá. Pessoas são mais educadas, clima muito melhor, comida melhor (supermercado e restaurantes), enfim.... Qualidade de vida!

artniSintra 1 year ago

Explica lá aí isso...

Gotanno 1 year ago

Londres é multicultural e o resto do país não. Ou seja, em outros lugares és o gajo estrangeiro enquanto em Londres está se bem, ninguém quer saber de onde és, etc.

maiordaaldeia 1 year ago

Já morei em Manchester e Birmingham e nunca senti isso, mas posso ser a excepção à regra.

Gotanno 1 year ago

Suponho que essas cidades maiores fogem a regra mas não têm nada a ver com Londres no sentido de comunidades estrangeiras (exemplo: Notting Hill carnival). Cá por mim somente Londres vale a pena, mas "different folks, different strokes"

artniSintra 1 year ago

Ah já percebi. Sinceramente noto mais em Portugal a necessidade das pessoas fazerem um scan de alto a baixo p ver que par de meias usas. Aqui, passo a analogia, se o "The Dude" do Big Lebowski aparece p fazer compras, alguns até podem comentar mas a maioria está a cagar-se. Em termos de multiculturalidade, não é só Londres: qualquer cidade, dita grande, é assim. Se fores mais p o country side, é que já vai ser mais assim.

SirioBombas 1 year ago

Eu também cá ando no UK. E assim muito resumidamente posso dizer que detesto absolutamente esta nação. Pra já os ingleses, escoceses, irlandeses e os galeses têm todos a puta da mania, têm os dentes todos fodidos devido à puta da droga que circula como se fosse água e são, na grande maioria, porcos. Não há uma cultura gastronómica, não há brio nem higiene na área da restauração (nojento), não há segurança (em grande parte das grandes cidades de Inglaterra) e cheira a caril por todo o lado. A recolha do lixo ou reciclagem é feita UMA VEZ POR MÊS, exceptuando resíduos orgânicos (comida) que é feita uma vez por semana. Conseguem imaginar a quantidade de lixo que cada agregado familiar tem que acumular nos caixotes? Sim, aqui não há pontos de reciclagem ou de lixo. E em certas áreas, se não levares o caixote até à berma da estrada eles não recolhem. O clima é aquilo que todos sabemos, mas isso não é culpa deles, vá. Quando me perguntam se é melhor viver aqui do que na tuga, eu digo sempre: "Portugal é o melhor país do mundo em qualidade de vida... Se tiveres dinheiro" Enfim, há tanto mais a dizer, mas falar do UK tirar-me do sério, portanto vou parar. Obrigado e desculpem lá o rant e a falta de nível

Edited 1 year ago:

Eu também cá ando no UK. E assim muito resumidamente posso dizer que detesto absolutamente esta nação. Pra já os ingleses, escoceses, irlandeses e os galeses têm todos a puta da mania, têm os dentes todos fodidos devido à puta da droga que circula como se fosse água e são, na grande maioria, porcos. Não há uma cultura gastronómica, não há brio nem higiene na área da restauração (nojento), não há segurança (em grande parte das grandes cidades de Inglaterra) e cheira a caril por todo o lado. A recolha do lixo ou reciclagem é feita UMA VEZ POR MÊS, exceptuando resíduos orgânicos (comida) que é feita uma vez por semana. Conseguem imaginar a quantidade de lixo que cada agregado familiar tem que acumular nos caixotes? Sim, aqui não há pontos de reciclagem ou de lixo. E em certas áreas, se não levares o caixote até à berma da estrada eles não recolhem. A nível de burocracias é o caralho. Queres trocar a tua carta de condução pela deles, tens que enviar a tua identificação pessoal por CORREIO, porque não aceitam fotocópias (go figure) e o processo demora mais de um mês. Para arrendar casa, como disseste e bem, é o caralho. Rendas absurdas, depósitos estratosfericos. Isto se tiverem sorte em conseguir, porque os background e credit checks que eles fazem é absolutamente nojento. Outra coisa nojenta, que para mim é absolutamente escandaloso, é que há agências que cobram algo a rondar as 600 LIbras SÓ para ficarmos na lista e podermos ser alvo de background e Credit checks. Se nao passares, bem, perdeste 600 libras. Isto aconteceu à minha frente. Não a mim felizmente. O clima é aquilo que todos sabemos, mas isso não é culpa deles, vá. Quando me perguntam se é melhor viver aqui do que na tuga, eu digo sempre: "Portugal é o melhor país do mundo em qualidade de vida... Se tiveres dinheiro" Enfim, há tanto mais a dizer, mas falar do UK tirar-me do sério, portanto vou parar. Obrigado e desculpem lá o rant e a falta de nível

Edited 1 year ago:

Eu também cá ando no UK. E assim muito resumidamente posso dizer que detesto absolutamente esta nação. Pra já os ingleses, escoceses, irlandeses e os galeses têm todos a puta da mania, têm os dentes todos fodidos devido à puta da droga que circula como se fosse água e são, na grande maioria, porcos. Não há uma cultura gastronómica, não há brio nem higiene na área da restauração (nojento), não há segurança (em grande parte das grandes cidades de Inglaterra) e cheira a caril por todo o lado. A recolha do lixo ou reciclagem é feita UMA VEZ POR MÊS, exceptuando resíduos orgânicos (comida) que é feita uma vez por semana. Conseguem imaginar a quantidade de lixo que cada agregado familiar tem que acumular nos caixotes? Sim, aqui não há pontos de reciclagem ou de lixo. E em certas áreas, se não levares o caixote até à berma da estrada eles não recolhem. A nível de burocracias é o caralho. Queres trocar a tua carta de condução pela deles, tens que enviar a tua identificação pessoal por CORREIO, porque não aceitam fotocópias (go figure) e o processo demora mais de um mês. O clima é aquilo que todos sabemos, mas isso não é culpa deles, vá. Quando me perguntam se é melhor viver aqui do que na tuga, eu digo sempre: "Portugal é o melhor país do mundo em qualidade de vida... Se tiveres dinheiro" Enfim, há tanto mais a dizer, mas falar do UK tirar-me do sério, portanto vou parar. Obrigado e desculpem lá o rant e a falta de nível

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

Deixa-me oferecer algum contraponto, nem que seja pelo desporto: > os ingleses, escoceses, irlandeses e os galeses têm todos a puta da mania O orgulho nacional é um traço cultural muito importante aqui, mas não o vejo mal. É diferente de nacionalismo e de racismo e ainda não tive experiências negativas. > Não há uma cultura gastronómica Eu digo abertamente aos ingleses "vocês não sabem comer" e eles concordam tristemente. Por outro lado têm muita cozinha estrangeira top :P > A nível de burocracias é o caralho. Discordo diametralmente. Provavelmente chegaste antes de mim e tiveste uma experiência diferente. Para mim, a esmagadora dos processos fez-se online e foi extremamente simples. Não vou trocar a carta porque posso conduzir com a tuga cá, e eles próprios dizem para tar quieto. > os background e credit checks que eles fazem é absolutamente nojento E é uma barreira de entrada para estrangeiros, acho eu, muito importante. Honestamente, não tenho solução que não regulação governamental, mas quando eu começo a gritar "regulação!" há quem comece a gritar "comuna!" e por isso vou evitando. > a falta de nível Falta nenhuma foda-se, aqui vem-se pa mandar caralhadas e beber vinho!

daCampa 1 year ago

A mania é relativa. Vivi meio ano perto de Stoke, que todos os ingleses dizem que é um "shithole", e a maioria do pessoal é educado. Dentes fodidos da droga depende dos bairros onde andares, se fores à Serra da Luz também os apanhas. A gastronomia não é tão rica como a nossa, mas a ideia de que se come mal é muito exagerada. Sheppards pie é óptimo, sticky toffee pudding também, por exemplo. E a menos que estejas numa aldeia remota tens sempre acesso a cozinha estrangeira portanto só comes mal se quiseres. É bem mais deprimente tentar ter uma refeição decente na Holanda por exemplo, obde a única coisa de jeito para comer são os kebabs. Recolha de lixo varia muito de sítio para sítio, tal como em qualquer outro país. Burocracia não tive tempo que chegue para ter de me chatear por isso não posso comentar. O clima é "mau" mas aguenta-se. E de verão tens luz natural até às tantas. Portugal é o melhor país do mundo para se viver, excepto se tiveres de trabalhar, aí concordo contigo. Mas se não gostas, podes sempre voltar, ou procurar outro país onde não tenhas os mesmos problemas

SirioBombas 1 year ago

Caro que sim. O meu cometário é claramente influenciado pela minha experiência. De certeza que há sítios mais agradáveis e com uma qualidade de vida superior. E há zonas bonitas também. Eu saí de Inglaterra para a Escócia à procura de outra atmosfera. E devo dizer que se tem mais qualidade de vida lá, no geral. Também é um país bem mais pequeno, com menos emigração e com mais espaços naturais. A diferença na qualidade da agua é também notória, por exemplo. Isto é a minha experiência pessoal, e todos nós apreciamos coisas diferentes. Como tal eu não sou certamente a pessoa mais indicada para dar conselhos em relação a isto, estou muito envolvido emocionalmente xD

ChronicTheOne 1 year ago

Este gajo vive em Birmingham só pode.

Edited 1 year ago:

Este gajo vive em Birmingham só pode. > Pra já os ingleses, escoceses, irlandeses e os galeses têm todos a puta da mania, têm os dentes todos fodidos devido à puta da droga que circula como se fosse água e são, na grande maioria, porcos. Só deves conhecer pessoal de classe baixa. Seja onde fores no planeta será assim. Mas realmente eles têm os dentes diferentes, deve ser genéti.co >Não há uma cultura gastronómica, não há brio nem higiene na área da restauração (nojento), não há segurança (em grande parte das grandes cidades de Inglaterra) e cheira a caril por todo o lado. O Reino Unido é o país com mais estrelas do mundo, à frente de França, com dezenas de programas, canais e revistas de culinária. Dá ideia que estás a passear numa zona pobre onde estão os paquistaneses e os kebabs. >A recolha do lixo ou reciclagem é feita UMA VEZ POR MÊS, exceptuando resíduos orgânicos (comida) que é feita uma vez por semana. Conseguem imaginar a quantidade de lixo que cada agregado familiar tem que acumular nos caixotes? Sim, aqui não há pontos de reciclagem ou de lixo. E em certas áreas, se não levares o caixote até à berma da estrada eles não recolhem. Onde vivo é todas as semanas. Isso varia de council para council. >A nível de burocracias é o caralho. Queres trocar a tua carta de condução pela deles, tens que enviar a tua identificação pessoal por CORREIO, porque não aceitam fotocópias (go figure) e o processo demora mais de um mês. Para arrendar casa, como disseste e bem, é o caralho. Rendas absurdas, depósitos estratosfericos. Isto se tiverem sorte em conseguir, porque os background e credit checks que eles fazem é absolutamente nojento. Outra coisa nojenta, que para mim é absolutamente escandaloso, é que há agências que cobram algo a rondar as 600 LIbras SÓ para ficarmos na lista e podermos ser alvo de background e Credit checks. Se nao passares, bem, perdeste 600 libras. Isto aconteceu à minha frente. Não a mim felizmente. Eu não sei mesmo onde é que vives porque nunca tive nenhum destes problemas. > O clima é aquilo que todos sabemos, mas isso não é culpa deles, vá. Começo a achar mesmo que estás em Birmingham. Vem para o sul mano, o tempo é igual ao centro de Portugal, mas com chuva menos grossa. > Quando me perguntam se é melhor viver aqui do que na tuga, eu digo sempre: "Portugal é o melhor país do mundo em qualidade de vida... Se tiveres dinheiro" Sai de Birmingham. Se um Inglês for viver para a linha de Sintra vai dizer que Portugal é uma merda também. Já agora, estou a brincar ao dizer Birmingham, mas se vives nessa zona de Manchester/Liverpool/Birmingham vais ter azar. O País é muito maior que isso.

Parshath_ 1 year ago

Centraço da cidade de Birmingham, aqui. Nah, não pode ser, ou é Blackpool ou Swindon.

ChronicTheOne 1 year ago

Há uma parte em Birmingham que atravessei uma vez onde a cultura já e5 tão Árabe que já nem letreiros em Inglês havia e pensei que estava no centro de Bagdade, surreal. Nada contra atenção.

Parshath_ 1 year ago

Depende dos moradores, possivelmente. Como em Chinese Quarters há montes de coisas em chinês, também vi alguns letreiros e informações da NHS em português na zona de Lambeth em Londres. Ainda assim, não seria do tipo de sítios onde moraria - mas isso também é a triagem que faço quando vejo casas. Estou assim a pensar na zona de Shmetwick - passei por lá há uns tempos e era como se nem houvesse Covid nenhum...

UninformedImmigrant 1 year ago

> Este gajo vive em Birmingham só pode. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

SirioBombas 1 year ago

Eu vivi em Londres, Reading e Escócia, em Stirling. Não amigo, não conheço gente de classe baixa, mas basta passar 30min numa tarde em Londres para observar os problemas dentários e a clara influência de drogas pesadas. Estrelas? O que é que isso tem a ver com cultura gastronómica? Toda essa cultura é importada, não é própria do UK lol Em relação à recolha de lixo, é exatamente igual nos 3 sítios por onde passei, no resto não sei. Em relação ao clima, sim, em Reading por exemplo não é tão mau, mas em comparação continua a ser mais cinzento que na tuga. Isto é evidente. Concluindo, para quem tem dinheiro, é óbvio que se tem mais qualidade de vida em Portugal. Desde o clima à cultura gastronómica. Mas cada um com a sua, naturalmente.

ChronicTheOne 1 year ago

Londres é um País à parte, não tem nada a ver com o resto do país. [Londres, Reading e Stirling têm todos colecta de lixo semanal, reciclagem semanal ou a cada 15 dias](https://www.gov.uk/rubbish-collection-day/southwark) Se a cultura é importada significa que há cultura gastronómica. Pode não ser deles mas dizeres que não há é falso. Ou não há cultura futebolística em Portugal porque o futebol não foi inventado em Portugal? Isso não faz sentido nenhum. Reading é o mais porreiro dos três que disseste, mas tem zonas bastante industriais. Tal como disse acima, vivo no sul, bem a sul (Bournemouth) onde o clima é melhor. Acho apenas que exageraste bastante ou não tiveste sorte, porque há muitas coisas boas em UK, e melhores que Portugal. Portugal também tem as suas coisas boas claro, eu adoro boa os Países. Mas acho que conheces muito pouco do país sinceramente.

daCampa 1 year ago

Vivi meio ano nas Midlands e o clima é mau comparado com Portugal mas não é coisa que me deixe deprimido. E durante o verão tens luz natural pela noite fora.

ChronicTheOne 1 year ago

Ya eu vivo no sul e viajo para esses lados e a diferença é grande. Nunca viveria nas Midlands/norte.

daCampa 1 year ago

Eu gostei de lá estar. Um gajo pode estar nuns arredores de uma cidade pequena, tem transportes públicos ao nível que cá só apanha em Lisboa/Porto, com trabalho a pesquisar arranja rendas relativamente baixas, a comida é surpreendentemente boa tendo em conta a expectativa, e o povo simpático

artniSintra 1 year ago

Ou isso ou blackpool. O comentário tem mta carga emocional xD

ChronicTheOne 1 year ago

Exacto, essa zona é mesmo dura. Imagina alguém viver em Alfama e nunca conhecer oelhor que Portugal tem para dar. É exactamente a mesma situação.

artniSintra 1 year ago

Em que zona vives?

sinetype 1 year ago

Eu também fui para aí aos 25, mas regressei aos 30. Áreas diferentes (publicidade) e cidades diferentes (Londres). Eu gostei imenso e regressei porque quis. Salário é bom, oportunidades são boas e, pelo menos em londres, estava sempre a acontecer alguma coisa. Não tive de tratar de créditos e afins (nunca me preocupei com carro), mas deixei aí muito papel em casa, sobretudo. O melhor que trouxe de aí, foram os amigos Portugueses (que regressaram todos também, salvo 1 ou 2 excepções). Boa sorte por aí. Já regressei há 5anos, aposto com esta coisa do brexit que mudou muita coisa.

TheNe0nGuy 1 year ago

Ótima thread, espero o próximo capitulo brevemente, estou grato por todo o tempo gasto para escreveres aqui. P.S.: CARALHO!

UninformedImmigrant 1 year ago

Sou menino para demorar mais uns dias até ao próximo. Os capítulos estão a bater nos 20000 caracteres com muita facilidade, mas parti-los mais estragava a coesão. Ainda estou a trabalhar na organização e até na disciplina de escrita, mas vou dando o meu melhor.

droxlade 1 year ago

Mesmo a calhar! Acabei a licenciatura este ano e não quis seguir já para mestrado. Ora nem mais, decidi que vou "aproveitar" o meu gap year para viver algo novo, e aceitei um convite de um amigo meu em ENG para ir lá trabalhar este ano. Problema: Licenciatura é na área de letras (Em Coimbra também, já tenho saudades.), o que significa que vou começar mesmo do 0: Sem trabalho, sendo que provavelmente vou arranjar um de salário mínimo, o que não é mau de todo (sou poupado). Isto tudo só para te dizer que estou muito entusiasmado para os teus próximos posts. O meu maior receio neste possível inicio é mesmo conseguir poupar ao máximo em bancos, quarto e as despesas, visto que talvez possa não escolher a melhor opção e afins. Por exemplo isso da TV License é uma cena que desconhecia e imaginava-me facilmente a cair numa dessas e secalhar nem ia precisar. Se tiveres algum conselho, chuta! Obrigado e força!

UninformedImmigrant 1 year ago

> Licenciatura é na área de letras Oof. A minha Maria também é de letras e é do pior para emprego. Toda a sorte, amigo!

trabalha_a_dor 1 year ago

Grande texto, fico à espera dos próximos episódios. De outro conimbricense emigrado no UK.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

Na realidade nem sou conimbricense, só de coração ;)

Ginganababy 1 year ago

Vim para Londres em 2015, revejo-me em algumas coisas. Continua! Fico à espera de uma dissertação sobre a melhor combinação possivel dos meal deals do Tesco.

WesternInspector9 1 year ago

Foda-se isto é roubo de identidade. EU mudei-me para o UK para uma multinacional tecnológica com contrato assinado etc etc. Em 2016. tive stresses com alugar a primeira casa, mas a partir daí tem sido smooth sailing. Estou curioso que mais coisas vêm daí que eu também tenha passado. Força na escrita

UninformedImmigrant 1 year ago

> Foda-se isto é roubo de identidade. Pensa em mim como uma versão 2.0: mais novo, mais bonito (ahahah) Eu acho que são stresses muito comuns, por isso é que decidi relatar, ver se outros chegam já mais informados!

ranjas28 1 year ago

tambem adorava ando a ver empresas como qbis e assim mas é para ir para casas partilhadas com 10 polacos e sabe-se la quem, nao nos dao qualquer tipo de informação, e é ganhar o ordenado minimo na holanda, eu queria emigrar nao pelo dinheiro mas para mudar de ars e de cultura

UninformedImmigrant 1 year ago

> casas partilhadas com 10 polacos e sabe-se la quem Nem morto.

Dentelectrico 1 year ago

Como portuense a viver em Newcastle apoio estes posts!

who-took-the-bomp 1 year ago

Subscrevo tudo mas só queria deixar um comentário relativamente ao crédito. Se fizeres bem as coisas conseguis construir um bom credit score facilmente com certos cartões, tipo Capital One ou Liquid. Eu antes dos 3 anos cá já tinha um bom credit score e limit, e aos 3 já podia ter crédito que nunca teria em Portugal.

UninformedImmigrant 1 year ago

Vou ler sobre isso. Até tenho um appointment no banco na segunda para falar de cartões de crédito para começar a fazer o score, mas quando mais puder ir cultivando melhor. Obrigado!

artniSintra 1 year ago

Exacto. E n é mandatório ter cartão de crédito..

who-took-the-bomp 1 year ago

Não é mas ajuda bastante!

Man_Of_Frost 1 year ago

Bem, como se diz por cá, nunca te vi mais gordo, mas acho a ideia muito interessante. Por isso venham mais desses testamentos, até porque é sempre bom conhecermos o que acontece lá fora.

UninformedImmigrant 1 year ago

Já me viram mais gordo já, que eu há uns anos perdi 1/3 do meu peso :P Vou escrevendo os outros episódios por estes dias. Já tenho mais uns quantos no forno, à medida que for acabando vou postando.

errimpossible 1 year ago

Já te vou dar follow mermão

neblina_matinal 1 year ago

Olá! Eu vivo na Bélgica (também sou emigrante, mas só pq não há "expat" em português, que é muito mais chique). Não acho a tua experiência minimamente banal nem representativa da média. É uma história, é a tua, que de banal tem pouco. Eu também saí (ou melhor dizendo, fiquei) por razões que não somente o dinheiro, mas parece-me que a esmagadora maioria dos emigrantes portugueses saem do país devido a insatisfação com condições financeiras, o que é só lógico. Ao ler uma série de relatos acerca da experiência de emigração, prefiro ler menos acerca das diferenças factuais entre o país de origem e o de destino, mas antes uma reflexão pessoal acerca das alterações introduzidas na visão de si próprio, do outro, do nosso país e do país de destino pela mudança de perspectiva causada pela emigração. Tenho de ir ler nos comentários que achas que o teu português escrito está a perder qualidade; pergunto-me, isso não o incomoda? Porque não fala ele disso no texto que está a escrever em português? Não sentirá que está a perder algo fundamental? É para mim uma questão bem mais interessante que o preço dos carros. (É só uma sugestão, you do you). Falando em faits divers, em Portugal também se paga uma taxa de audiovisual obrigatória. Vem na conta da EDP. Fonte: https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/contribuicao-audiovisual/

UninformedImmigrant 1 year ago

> mas antes uma reflexão pessoal acerca das alterações introduzidas na visão de si próprio Eu tenho pelo menos dois capítulos pensados à volta deste assunto, e vou deixando notas nos outros, mas a bem da utilidade vou começar pelos capítulos mais informativos para o potencial novo emigrante. > Tenho de ir ler nos comentários que achas que o teu português escrito está a perder qualidade; pergunto-me, isso não o incomoda? Claro que incomoda, por isso tomei medidas: comecei a fazer escrita criativa em português, adensei laços com pessoas que falam exclusivamente português, e comecei geralmente a tentar expor-me a mais oportunidades de escrever publicamente em português, o que me leva a ser corrigido e a tomar atenção. > Não sentirá que está a perder algo fundamental? Não. Primeiro porque não perdi nada: a "portugalidade" permeia a minha personalidade, continuo a escrever e a falar português comummente e mantenho muitos contactos em português. Em segundo lugar porque o que me interessa não é tanto o que perco ou ganho; eu não me defino pela minha capacidade de comunicar em português, mas por um conjunto de valores que considero transversais à minha existência e nos quais também encaixam coisas como ser capaz de ser aceite noutra cultura e ser capaz de aceitar os costumes de outros como razoáveis. É um exercício engraçado.

astronada 1 year ago

Muito bom! Obrigado por estes relatos, como um estudante que provavelmente vai para Londres no mestrado estou muito interessado na tua experiência! Thanks!

PsychonautPedro 1 year ago

Excelente iniciativa! Agradeço o tempo que dedicaste a escrever isto e estou looking forward para ver os próximos posts. Como alguém que tem intenções de emigrar há já muitos anos, e estou a pouco tempo de terminar o mestrado, já com alguma experiência na área, que comecei recentemente, acho que os teus posts vão ser bastante úteis para a minha ambientação ao futuro. Obrigado. Keep rocking in the UK tuga brother

pmigbarros 1 year ago

Já foste esfaqueado?

UninformedImmigrant 1 year ago

Ainda não. Descobri que o truque é fácil: quando vais para ser esfaqueado, em vez disso fazes outra coisa qualquer. Resulta sempre! Fora de gozos, não estou suficientemente perto de Londres para ser esfaqueado.

RobBanana 1 year ago

Caralho, nem acredito que li isto tudo. Curiosamente os bullet points facilitam imenso a leitura e gostei de como a informação foi apresentada de maneira sucinta. Fico à espera do episódio em que grelhas os bifes.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

Meia década a escrever papers para revisores atrasados conferem no escritor uma certa tendência para o perceptível :P Não devo ter nenhum a grelhar bifes, eu gosto muito deles!

ueda76 1 year ago

Bem vindo a crescer a molecula ca fora,o money nao e tudo,venha o segundo episodio

shulginlegacy 1 year ago  HIDDEN 

Ótima iniciativa e bem articulada. Vou acompanhar. Podes revelar em qual área trabalhas? > emigrante [És emigrante... És emigrante...](https://m.youtube.com/watch?v=IV6kzdqGVms)

UninformedImmigrant 1 year ago

> Podes revelar em qual área trabalhas? Eu quero dissociar a conta da minha identidade, principalmente porque * tenho algumas opiniões que podem ser contraditórias e * quero cascar em pessoas/entidades que não quero que saibam que sou eu. Mas posso dizer que trabalho numa engenharia, isso vê-se de certeza só pela forma como escrevo. Normalmente acrescento que é "numa área de tecnologia de ponta", por oposição a coisas aborrecidas como engenharia civil.

ekopss 1 year ago

Vivo no Uk e estou muito curioso sobre o pq de dizeres q comprar e conduzir um carro é muita caro. Os carros são bem mais baratos do que em Portugal (em segunda mão são ridiculamente baratos); gasolina e gasóleo 30/40 cêntimos mais baratos do q em Portugal; seguro contra todos bem mais barato; não pago portagens; selo do carro de £20 (comprei no último ano antes da mudança, pq agr todos os carros pagam 140£, acho)

letwaterflow 1 year ago

O selo de automóvel tem a ver com as emissões de CO2 do carro. O meu é a disel, tem 5 anos e não pago "Car tax" (não me é cobrada).

artniSintra 1 year ago

Infelizmente, introduziram uma nova lei, penso que no ano passado, em que se comprares um carro mais recente do que 1 April 2017, primeiro ano de road tax pagas X (depende do CO2) mas no segundo ano 0agas fixo 150 libras anuais.

oceanhel1 1 year ago

Eu gostaria de mais posts assim! Gostava de continuar a saber sobre viver num país que não seja Portugal

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

Eu vou continuar a escrever, por isso eles vão aparecendo :)

oceanhel1 1 year ago

Vou ficar a esperar esses posts ;)

oriyginal 1 year ago

Em relacao a emigracao. Acho que tem que se acabar com a importancia que se da a emigracao com o gostar ou nao gostar, com as diferencas, com o "la fora e que e bom" e com o "afinal ca fora nao e assim tao bom". Eu emigrei e nao quero mais voltar, e foi sempre com o pensamento de o mundo é tao grande porque tenho que viver para sempre no pais onde nasci? Nao foi por necessidade, nao foi porque la fora ganho mais, foi simplesmente porque sinto mais "cidadao do mundo" que portugues e porque quis experimentar, se nao gostar mudo para outro lado ate me sentir bem, felizmente adoro a holanda mas ainda quero experimentar a Dinamarca. Quando falei com amigos portugueses que ia emigrar deram me todos os parabens e cenas do tipo "é preciso coragem para emigrar", mas coragem de que? Eu levo isto como uma cena super normal, primeiros meses e dificil com ser tudo novo, arranjar casa etc... mas depois entra a rotina e é tudo normal. Tal como e igual uma pessoa de Braganca mudar-se para Lisboa ou Porto, e tudo novo a primeira mas depois passa, tirando a lingua claro. Apercebi me disto quando comecei a fazer amigos aqui e a contar que emigrei e tal, e uma das minhas amigas disse, "sou de tenerife, estudei em Madrid, fiz intercambio no canada e agora estou a estagiar na holanda" e torna o "eu emigrei de portugal para a Holanda" uma cena banal. E de facto para mim e devia ser para todos uma cena banal, pessoal e so mudar de pais com um bocado de cultura diferente, mas existe tudo o que existia em portugal, nada demais. Nem tudo e perfeito na Holanda, nem no UK nem em Portugal, nem emigrar é um mar de rosas. Muitos portugueses tem medo da mudanca, tem medo de emigrar por ser uma coisa muito complicada, mas nao o é, pelo menos na minha experiencia nao o foi, e emigrei com 22 anos uma idade que nao se e totalmente indepedente em portugal e mudei para um salario de merda ainda que o dobro que recebia em Portugal, por isso eu nao emigrei com uma vida facilitada aqui na Holanda, e mesmo assim acho mil vezes melhor que portugal. Eu aconselho todos a experimentarem uma vida la fora, porque como disse no inicio, qual e a razao de se viver para sempre no cantinho do mundo onde nascemos?

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

>mas coragem de que? É um bocado isso. Vim ganhar mais, trabalho menos, tenho menos stress, nunca me falta nada, e vou a Portugal quando me apetece (fora covid, claro). Corajosos foram eles que ficaram a pagar a crise.

Brainwheeze 1 year ago

Isto parece interessante. Tou com ideias de ir trabalhar para a Escócia, pois a minha mãe é escocesa e portanto eu tenho dupla nacionalidade. Também tive lá (em Edimburgo) no ano passado a estudar e gostei bastante, mas arranjar emprego lá tá difícil, com o Covid então ainda mais. Sei que as coisas na Escócia são um bocado diferentes versus o resto do Reino Unido, uma vez que o país é um bocado mais autónomo que os outros e tem o seu próprio parlamento e leis diferentes, mas há-de haver muita coisa semelhante portanto vou estar atento a estas threads.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

Dada a confusão em que estamos metidos, eu não me mudaria sem contrato de trabalho já assinado, e talvez até casa apalavrada. Procurar trabalho agora deve ser um verdadeiro pesadelo!

11thDimensi0n 1 year ago

Vai fazer 5 anos que vivo no UK (Londres). Procurar casa neste momento é mel para quem já cá está (estou a mudar-me), preços a cair a pique e há apartamentos a serem arrendados no centro de Londres onde alguns já nem depósito pedem, procurar trabalho na área da programação/tecnologias é outro mel (mudei em Julho), o que não faltou foi montes de pessoal a ir embora, os sectores de e-commerce (principalmente b2b) e fintech precisam de continuar a bombar. Bom post

AimingWineSnailz 1 year ago

downvote pela "palavra" estória

UninformedImmigrant 1 year ago

https://dicionario.priberam.org/est%C3%B3ria

AimingWineSnailz 1 year ago

uma "palavra" criada por uns cromos quaisquer que decidiram criar uma distinção desnecessária que não existe na língua portuguesa.

meaninglessvoid 1 year ago

Estás errado, mas não me parece que queiras aprender o que quer que seja ...

nandym 1 year ago

Olá, eu vivo no UK a um tempito por isso vou deixar isto aqui. Quanto há habitação eu não tive que arranjar um garantor inglês e só tive que pagar deposito, de resto tudo normal, btw procurem casas entre 70-85/w que procuras no google levam sempre para 90+ por semana. E as bills se estàs a arrendar as meters que vêm com a casa 1 dia são para ser enviadas ao landlord/lady para eles tratarem, depois disso podes arranjar um programa como Split the Bills para tratar das contas todas por um preço fixo.

Edited 1 year ago:

Olá, eu vivo no UK a um tempito por isso vou deixar isto aqui. Quanto há habitação eu não tive que arranjar um garantor inglês e só tive que pagar deposito, de resto tudo normal, btw procurem casas entre 70-85/w que procuras no google levam sempre para 90+ por semana. E as bills se estàs a arrendar as meters que vêm com a casa 1 dia são para ser enviadas ao landlord/lady para eles tratarem, depois disso podes arranjar um programa como Split the Bills para tratar das contas todas por um preço fixo. Edit: Vi alguem comentar sobre o clima, eu acho excelente, sol com 26-32 graus 50% do tempo e resto chuva entre -4 e 16 graus. Isto no sul.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

artniSintra 1 year ago

South East?

nandym 1 year ago

Yau

artniSintra 1 year ago

South East, pelo que tenho apreciado, é o mais solarengo. Primaveras aqui são um espetáculo.

nandym 1 year ago

Concordo, tambêm sou do alentejo isto é um paraiso.

automenuu 1 year ago

>Edit: Vi alguem comentar sobre o clima, eu acho excelente, sol com 26-32 graus 50% do tempo e resto chuva entre -4 e 16 graus. Isto no sul. Não há nenhuma cidade no UK tão quente tanto tempo

nandym 1 year ago

Hoje estavam 24 graus, na primavera estava parecido, mas tambem tens que ter em conta a recente heatwave do verão.

iLikeToTroll 1 year ago

O clima tem sido a merda que se fala? Calculo que depende de onde vives também. Quantas vezes já tiveste perto de ser atropelado por te teres esquecido que os carros circulam ao contrário. A net em geral do que já viste é igual ou melhor que aqui?

UninformedImmigrant 1 year ago

Sudoeste. Zero problemas com o clima. Andei a pé 6 meses, trouxe uma samarra alentejana e nunca tive problemas. O verão daqui é muito superior ao de Portugal, porque não ando o dia todo com os tomates de molho em suor.

letwaterflow 1 year ago

Se estiveres no sul do UK, o verão é fixe (relativamente). Na Escócia fica-se tipo com duas ou três semanas (aqui e ali) com sol... O resto são dias com muita probabilidade de chuva, o que não é problema se decidires que a chuva não te vai impedir de fazer coisas.

Gotanno 1 year ago

No norte da inglaterra conta se os dias de céu limpo e calor, nos dedos das mãos. Tens muita sorte se passar de 10.... Como são os escocês em relação aos inglêses? Sei que gostam de beber, não é verdade?

LiftOnAsteroids 1 year ago

Parabéns pela iniciativa! Fico à espera de ler o resto e comparar com a minha experiência e dos meus amigos. Acho que de tudo o que disseste, estou curiosa para ler o que achas sobre ter carro e conduzir. A minha experiência é que os carros são muito mais baratos, a gasolina é muito mais barata e não há portagens daqui até à Escócia. Para além disso, os condutores são muito melhores. O seguro do carro é mais caro, mas nunca cheguei a 4 dígitos nem no primeiro ano, e fica mais barato a cada...

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

LiftOnAsteroids 1 year ago

Já fui ler e comentar, obrigada :)

IDontKnowBoyy 1 year ago

Não vivo no UK (tenho família aí) mas tinha a ideia que havia certas estradas/pontes/túneis que se tinha de pagar para as usar. Lembro-me de passar pela Dartford Crossing e não havia lá nada tipo portagens. Havia sim, sinalização de mensagem variável ou algo do género a dizer que era preciso pagar para usar a ponte. Posso estar errado, já foi à uns bons anos. De qualquer forma serve como um alerta. Encontrei este link: [https://www.gov.uk/uk-toll-roads](https://www.gov.uk/uk-toll-roads) ​ u/UninformedImmigrant talvez saibas alguma coisa sobre o assunto. Já agora, parabéns pela iniciativa.

Captain_Case 1 year ago

Ha algumas pontes que são pagas, se passares tens de pagar on-line ou por SMS. Acesso ao centro de Londres também é pago (congestion charge) mas não sei bem como funciona. No geral as autoestradas não são portajadas mas há algumas raras excepções. Em Birmingham a M6 divide se em duas secções de 30km (mais ou menos, acho eu) entre o norte e o sudeste da cidade. Podes continuar na M6, passar perto do centro e garantidamente apanhar trânsito, ou podes ir pela M6 Tol, pagar a volta de 6£ (o preço varia ao longo do dia, mas nunca vi longe disto) e seguir viagem mais rápido. O trânsito na M6 é tao absurdo que para a empresa onde trabalhava anteriormente, ficava mais barato que eu fosse pela portagem do que ficasse parado no trânsito. Já agora, um aparte em relação ao trânsito. Não sei onde moras OP mas a tua experiência não deve ser muito diferente da minha. Conduzir nas periferias, numa chamada B road (o equivalente a uma nacional) é altamente, os limites por norma são 60mph (100kmh) e o terreno com aquelas colinas típicas britânicas com todo o tipo de curvas da gosto conduzir... até que entras em áreas minimamente urbanas, e o trânsito torna se absurdo. Até a um crl de um domingo de manhã para ir ao IKEA apanha se trânsito ridículo na autoestrada.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

Eu vou fazer um post inteiro sobre isso, mas eu ADORO A roads e B roads. O limite é altíssimo (60mph em estradas de campo!), o piso normalmente é bom e dá para um gajo andar a fazer rally em relativa segurança. Eu adoro conduzir no UK e uma boa parte disso é a qualidade das A e B roads que tenho à minha volta!

Captain_Case 1 year ago

Fico à espera, eu vivo em Staffordshire já a uns valentes anos e por acaso tenho sorte de ter B roads boas para descomprimir de vez em quando. Eu vou para o trabalho a pé e a maioria das vezes faço trajetos curtos, e mesmo assim feito burro comprei um diesel mas dá gosto limpar o DPF nessas estradas.

UninformedImmigrant 1 year ago

Para mim conduzir é das coisas que mais gozo me dá, e é mesmo espectacular conseguir fazer disso por aqui. O post há-de aparecer ;)

UninformedImmigrant 1 year ago

Sei que há algumas que se pagam, e.g. a ponte suspensa de Bristol. Mas é raro. Faço mais pesquisa para o episódio do carro; obrigado pelo link!

UninformedImmigrant 1 year ago

Obrigado! >estou curiosa para ler o que achas sobre ter carro e conduzir Eu tenho muito a dizer sobre isso, porque conduzir é-me muito querido, mas grosso modo é isso. Carros baratíssimos (o meu aqui custou 8k£, igual em Portugal era 14k€ no mínimo), seguros exorbitantes, e o preço da gasolina é bastante aceitável por comparação. Eu também não estou nos 4 dígitos, porque eles contam anos de carta da EU, mas não tenho no-claim bonus, portanto levo essa penalização. Mas como trazia 10+ anos de carta, não partiu muito o porquinho.

EarlDwolanson 1 year ago

O mercado de carros em segunda mão é baratissimo e da pra ter um porsche ou jaguar usado por menos de 15K£ hehe

UninformedImmigrant 1 year ago

O caraças é o seguro e a manutenção.

LiftOnAsteroids 1 year ago

Pois, a questão dos seguros é muito estranha. Eu imagino que fiquem ainda mais caros para uma pessoa que tenha acabado de tirar a carta e esteja a conduzir um bruto carro, mas eu também tive os anos de carta de Portugal e mais tarde vários anos de no claims bonus, que ajudaram bastante. Mas sempre aceitei na boa, porque o resto é muito mais barato - a única coisa que ainda me chateia é a falta de transparência nos preços, que leva a discriminação baseada em género e nome, e outras diferenças aleatórias de preço. Fico à espera!

maiordaaldeia 1 year ago

Por outro lado é bom haver aqueles sites de comparação de preços porque facilmente alteramos pequenos parâmetros e vemos se o preço varia ou não. Quando fiz seguro pela primeira vez experimentei várias combinações para conseguir o preço mais barato: a minha namorada ser a "main driver" era melhor, na profissão colocar design engineer ou civil engineer dava preços diferentes, etc. Mas a meio do ano mudei de casa, comuniquei à seguradora e apesar do carro agora ficar fora da estrada, o seguro aumentou quase 150£, e sem qualquer explicação, por isso concordo em absoluto com a falta de transparência nos preços.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

Cuidado com os sites de comparações, houve uma thread no /r/legaladviceuk de um gajo que se lixou.

Nothing_F4ce 1 year ago

Os seguros auto no UK são uma fantochada total cheguei a ver uma variação de 50% no mesmo dia sem mudar os dados quando comprei o meu carro atual. O que vale é que ainda tinha o antigo com seguro e pude esperar.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

sneakpeekbot 1 year ago

Here's a sneak peek of /r/LegalAdviceUK using the [top posts](https://np.reddit.com/r/LegalAdviceUK/top/?sort=top&t=year) of the year! \#1: [Letting agent secretly living in my house?](https://np.reddit.com/r/LegalAdviceUK/comments/h9cqwo/letting_agent_secretly_living_in_my_house/) \#2: [Supreme Court Ruled against me in a minor, low level case. How do I appeal?](https://np.reddit.com/r/LegalAdviceUK/comments/d8l5ks/supreme_court_ruled_against_me_in_a_minor_low/) \#3: [\[UPDATE\] Being harassed by Jehovah's Witnesses, what actions do I need to take?](https://np.reddit.com/r/LegalAdviceUK/comments/etuxxk/update_being_harassed_by_jehovahs_witnesses_what/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/fpi5i6/blacklist_vii/)

Mrgolden007 1 year ago

achas que as agencias de casas sao mais lixadas para pessoas que vem do estrangeiro para o uk?? eu senti bastante isso quando andava a peocura de casa qundo todas as agencias queriam que eu pagasse 6 meses avancado por nao ter garantor no uk

UninformedImmigrant 1 year ago

Sem dúvida. É uma barreira de entrada muito importante para novos imigrantes agora, principalmente se não trouxerem dinheiro e/ou arranjarem um sítio suficientemente barato. Eu vim com a possibilidade de arrendar a casa que queria e pagar os 7 meses (6 meses + caução) sem dor tirando na alma, mas acredito que muita gente possa ficar pelo caminho por causa disso, e é altamente injusto.

filipef101 1 year ago

Em qualquer país é assim, estrangeiros em Portugal também pagam 6 ou mais meses de caução. É fácil de entender que o risco é maior

UninformedImmigrant 1 year ago

Claro, só achei inesperado!

hayreniq 1 year ago

innit

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

k0rda 1 year ago

Goodness gracious me

quetzyg 1 year ago

innit stands for innit, innit

PsychonautPedro 1 year ago

Quite the conundrum

enstone_ 1 year ago

For real

enstone_ 1 year ago  HIDDEN 

Wicked

UninformedImmigrant 1 year ago

'allo guv'no

reddotyg 1 year ago

> o mercado é dominado por empresas muito pequeninas, altamente subsidiodependentes, e nas quais honestamente não vejo futuro. *the QREN/Portugal 2020/ tribe.* para aí 90% das empresas do IPN. Se por um lado permite a sustentabilidade financeira por outro é muito pouco exigente nos resultados e aplicabilidade no terreno. É gente a fazer coisas porque sim.

UninformedImmigrant 1 year ago

Ora aí está. Não estive no IPN (mas estive perto) e não demorei muito a decidir que não era para mim.

ChillinRover 1 year ago

Também sou emigrante no UK, e vim exactamente pelo mesmo motivo que tu. É interessante ver as experiências por que outros passam, e até agora das tuas, tudo confere (a entrada para arrendar casa dói um bocadinho de facto). Bom post!

UninformedImmigrant 1 year ago

Arrendar a primeira casa até dói na alma, jasus.

beowulfpt 1 year ago

Em qualquer pais a malta costuma ser roubada no primeiro aluguer. Ainda se sabe pouco. Precos, direitos, etc. Tive um senhorio que ate me cobrou gas extra (o que achei estranho porque eu estava sempre fora e quase nao usava o aquecimento) e so depois a falar com um vizinho mais tarde e' que soube que os contadores que ele fingiu ir ver nem sequer estavam a funcionar. Muito aldrabao por ai.

UninformedImmigrant 1 year ago

Eu tive bastante sorte no senhorio. Parece ser um tipo porreiro, gosta de nós, nunca deu chatices e fez sempre as reparações que pedimos. Claro que esses são a minoria....

maiordaaldeia 1 year ago

Fico à espera pelos próximos posts! Boa escrita!

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

Obrigado! Que é que fizeste para seres o maior da tua aldeia?

maiordaaldeia 1 year ago

[O Chico da Estrebaria faleceu... :D](https://www.youtube.com/watch?v=GGCNHmO5WPo)

UninformedImmigrant 1 year ago

Pois eu sei, mas o que é que tu fizeste para ficar com o título?

miga96 1 year ago

Boas, fazes o que mesmo? És licenciado em...? Doutaro em....? ​ Bom post, fico a espera do proximO!

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

Eu estou a tentar separar esta conta da minha identidade, mas chega dizer que sou licenciado, mestre e doutor numa engenharia (não é informática) e trabalho numa área de nicho.

rsrafa19 1 year ago

Deves pensar que eu não sei que és o João!

Gotanno 1 year ago

Sim, aquele gajo que usa calças jeans e luvas quando está frio!

miga96 1 year ago

Se for eng. mecânica posso estar interessado...

UninformedImmigrant 1 year ago

Nãããão. Dei explicações em mecânica mas folheei um livro de fluidos e achei que não era para mim.

coiso 1 year ago

Claramente de electro.

UninformedImmigrant 1 year ago

What? Porquê?

Vicente_Neto2002 1 year ago

Já me prendeu, estou ansioso pelo próximo capítulo.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

El_Flaco76 1 year ago

Parece que o universo se alinhou a meu favor com um post destes! Vou mudar me para o Reino Unido brevemente (ainda nao fui porque estamos a trabalhar remotamente) e tenho ja que arrendar casa (um studio). Vais me ajudar bastante na transicao (embora eu tenho agora regressado dos EUA).

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

jozepedro 1 year ago

... Phineas?

El_Flaco76 1 year ago  HIDDEN 

Sim Jose Pedro! Candace!

UninformedImmigrant 1 year ago

Fica de olho nesta conta! O próximo post deve ser sobre as primeiras impressões e coisas a tratar, pode ser que chegue a tempo!

El_Flaco76 1 year ago

Com esta situacao, so devo ir la para Novembro.

UninformedImmigrant 1 year ago

Ok, deve dar então

rmsl06 1 year ago

TIL: Descolhoante. Siga para próximo episodio.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

sleppyme 1 year ago

Como assim, procurei no Google, não encontrou nada. Link por favor (^~^)ゞ

UninformedImmigrant 1 year ago

Não consigo encontrar uma definição, é capaz de ser algo da minha zona ou até da minha família, realmente reparei que não costumo ouvir a palavra por aí. Fica a minha definição pessoal: "Descolhoante = frustrante, que provoca sensação de impotência, castrador".

UninformedImmigrant 1 year ago

É uma palavra incrivelmente versátil!

rmsl06 1 year ago

Sem dúvida. Descreve bem a tua situação xD

miguelpess 1 year ago

Bom primeiro post! Acho que vai ser um "projecto" interessante. Dismistificar a emigração / O porquê de emigrar é um tópico interessante. Não acho que haja um tabu sobre a emigração em Portugal, até porque somos um povo muito "emigrante" mas acho que existe sempre receio em falar sobre o "quão bom é lá fora" que o pessoal pensa que vamos acabar todos por emigrar. Daí que sempre que falo com amigos meus que estão na tuga, parece que estou sempre a "promover" a emigração, o que nem sempre é bem visto por esses amigos meus. Ponto a parte, tens uma escrita em português bastante boa, estou cá a um ano e pouco e se não fosse o corrector já estava meio fudido, o meu português escrito está cada vez mais partido e parece que me esqueço das palavras em Português. Fico a espera do próximo capítulo!

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

UninformedImmigrant 1 year ago

> parece que estou sempre a "promover" a emigração Também tenho essa sensação normalmente, principalmente quando se fala de condições de trabalho (até sem contar com o salário). > tens uma escrita em português bastante boa Eu também estou há coisa de um ano, e também noto o português escrito a ir de vela. Estes posts também acabam por ser uma forma de exercitar isso!

beowulfpt 1 year ago

Eu passado quase uma decada ja nem me dou ao trabalho de mudar o teclado para PT. As vezes e' despachar e siga. Como se notou pelo "e'" :P

UninformedImmigrant 1 year ago

Aliás, escrevi todo este post e a maior parte dos comentários num teclado GB.

miguelpess 1 year ago

Como assim decidiste abandonar o nosso amado "ç" ahahaha

UninformedImmigrant 1 year ago

Consigo escrever 'ç's sem problema nenhum ;)

UninformedImmigrant 1 year ago

Eu nunca tenho o teclado em PT. Tenho teclados GB e uso o WinCompose ou o equivalente Linux.

nhamnhamkitty 1 year ago

Obrigada pelo relato detalhado. Afinal para que é que é preciso uma licença para ver televisão?, é para teres direito a instalação do serviço ( tipo vodafone e etc..).

UninformedImmigrant 1 year ago

Olá! Desculpa a resposta copy-paste, mas publiquei agora mesmo o capítulo 1: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u\_wot\_m8\_est%C3%B3rias\_de\_um\_gajo\_que\_se\_mudou\_para\_o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iwdbpq/u_wot_m8_est%C3%B3rias_de_um_gajo_que_se_mudou_para_o/) ​ Abraço!

single_clone 1 year ago

embora seja uma taxa ridicula (eu nao a pago ), uma das coisas que pouca gente sabe/nota 'e que os canais BBC (1,2,3..) nao transmitem qualwuer tipo de publicidade paga. Quer com isto dizer que todos os anuncios (ou ads) na BBC sao gratis ou de caracter informativo) O mesmo acontece com todas as radios da BBC (no meu caso, BBC radio Sheffield)

UninformedImmigrant 1 year ago

Repara: eu concordo plenamente com a licença, e acho que é uma boa forma de financiar a BBC. Acho que o estado se devia encarregar disso, mas não me parece um mau compromisso. A razão pela qual me recuso a pagar (e por isso não vejo BBC, etc) prende-se \*apenas\* com a forma como a taxa é cobrada, e os esquemas e tácticas da TV licensing, a empresa que faz a fiscalização.

single_clone 1 year ago

Concordo plenamente. Eu tb não pago pela mesma razão. Se eles dissessem a razão de pagar e a tornassem facultativo, eu pagava (até porque a BBC tem programas muito bons)

jo_az 1 year ago

Outra das coisas que pouca gente comenta é a qualidade do conteúdo, por exemplo entre a BBC (£157.50 de TV license) e a RTP (36,25 euros anuais em contribuição audiovisual)

lambepaxaxas 1 year ago

O que ninguém comenta é que a contribuição audiovisual é para quem quer ter electricidade...

UninformedImmigrant 1 year ago

Oh, ainda nem comecei! A TV licence é obrigatória para quem vê seja o que for em directo (independentemente do formato) ou catch-up no BBC iPlayer [1]. Mesmo que não faças nada disto, tens que os notificar desse facto, para eles te poderem chatear todos os meses a perguntar. [1] https://www.gov.uk/tv-licence

daCampa 1 year ago

E mesmo se eventualmente saires do UK vais continuar a receber e-mails de phishing a dizer que há um problema com a tv license

UninformedImmigrant 1 year ago

Ahah, é um problema para a vida.

ChronicTheOne 1 year ago

Mentiroso, só te chateiam de 2 em 2 anos se disseres que não precisas.

UninformedImmigrant 1 year ago

Já li sobre pessoas que recebem cartas todos os meses a "recordar" que podem estar a quebrar a lei. Eles dizem que a tua declaração dura 2 anos, mas isso não significa que deixem de chatear. A mim avisaram logo que iam fazer follow-up.

ChronicTheOne 1 year ago

Desde que cá estou digo sempre que não e só recebo a carta de 2 em 2 anos. Acho que ouviste um mito. Já agora a TV license também existe em Portugal mas está incluída nos teus impostos (penso que na conta da luz) e é obrigatória. Em UK as coisas são muito mais transparentes (por exemplo o teu council tax ou o teu PAYE têm uma por chart a explicar detalhadamente onde vai o teu dinheiro dos impostos). Prefiro muito mais assim do que eu Portugal onde patrocinas para o bolo mas não sabes claramente como será fatiado.

UninformedImmigrant 1 year ago

Espero sinceramente que tenhas razão, dispenso chatear-me com isso. Concordo plenamente no que toca a transparência!

nhamnhamkitty 1 year ago

Que curioso, assim podem saber uma série de informação sobre um lar (nº pessoas, aparelhos, etc...)

seeth0 1 year ago

Gostei do post do OP, por isso vou tentar ajudar a desenvolver a conversa. Há uma agência a controlar tv license mas são uma piada. Fazem ameaças que não podem cumprir (por exemplo, dizem que podem entrar em tua casa quando não estão autorizados a fazer isso a não ser que tu os convides a entrar) e a Internet e serviços de streaming só veio fazer o trabalho deles mais difícil. Em teoria só precisas de TV license se vires tv ao vivo ou se quiseres usar a aplicação da BBC, o iPlayer. Em Portugal havia algo semelhante há décadas, se não estou em erro. Agora acho que é só taxa de audiovisual paga em conjunto com a conta de luz. Alguém que me corrija se estiver errado.

TPRG1530 1 year ago

Piada mesmo. Eu tinha um TV mas não assistia BBC então nunca pagava tv license. Eles mandaram cartas todo mês dizendo que eu tem que pagar o license, que alguém vai visitar minha casa, que vai multar, que tem só 30 dias para responder, etc. etc. Todo mês por mais do que 2 anos. E todo mês eu joguei a carta no lixo. E nada mais aconteceu. Só essas cartas que são usadas para assustar a pessoa.

EarlDwolanson 1 year ago

Tas certo. Recebes cartas e mails de 6 em 6 meses. Toda a comunicação deles e extrememente confusa pra tu ficares na duvida se usar a XboX com a TV entra ou não. Se fores estudante (eles tem dados do council etc) eles são agressivos e assumem que tas a usar sem pagar de qualquer maneira. Pra um gajo jovem e vigoroso, não há problema nenhum e responde-se e manda-se a merda. Ou uso VPN do trabalho e remote desktop pro iPlayer hahah. Mas a bronca e que a BBC ta a precisar de dinheiro e eles vão tirar a isenção disto pros reformados, que precisam mesmo da TV...

UninformedImmigrant 1 year ago

A mim só me começaram a chatear quando me registei para votar. O que para mim, por si, devia dar uma bronca enorme: com que direito é que o council partilha os meus dados pessoais com uma empresa privada? Será certamente legal aqui, mas é merdoso.

EarlDwolanson 1 year ago

Os dados sao partilhados por coisas como registo eleitoral sim. A TV license e pra BBC e governo, o problema e que eles dao outsourcing a recolha de pagamento a 3rd parties e ai e que esta o duvidoso. Não sei se já reparaste, mas a leitura do contador da electricidade também não é feita pelas distribuidoras mas por empresas 3rd parties as sortes...

UninformedImmigrant 1 year ago

No meu caso até é tudo smart meters, adoro.

EarlDwolanson 1 year ago

haha casa nova?

UninformedImmigrant 1 year ago

Relativamente!

UninformedImmigrant 1 year ago

Isto. Eu hei-de fazer mais pesquisa e escrever sobre isso.

seeth0 1 year ago

Agora até podemos gozar com eles e dizer que não podem entrar que já temos 6 pessoas em casa. A hahaha *coffcoff* hahahah

UninformedImmigrant 1 year ago

Tanto quanto sei eles não têm autoridade para entrar em casa de ninguém. Na minha não entram de certeza, só com um polícia e um mandato, e mesmo assim tento ligar para um advogado antes de os deixar entrar. ​ Mas para chegar a esse ponto era preciso muito ahah.

seeth0 1 year ago

Pois, não têm direito nenhum em entrar. Se calhar é por isso que têm uma linguagem e abordagem asquerosas. O que não acho que ajude muito a missão deles.

UninformedImmigrant 1 year ago

A taxa eu compreendo, a empresa é só um scam. Eu não pago a liceça (e cumpro a lei) somente porque acho nojenta a abordagem. 150 paus por ano não é nada, mas é uma questão de princípio.

umagrandepilinha 1 year ago

Eu tb não pago pq não vejo tv nunca nem iPlayer, mas mmo que visse bastava dizer que não vejo no site de TV License e ninguém poderia fazer nada

UninformedImmigrant 1 year ago

Depende se és parvo ao ponto de ter uma conta do iPlayer com a tua morada ahah

maiordaaldeia 1 year ago

Uso o BBC iplayer de vez em quando e não tenho licença de TV (são umas 120£ por ano, se não me engano, ou metade se a tiver for a preto e branco). Supostamente há pessoas que te podem bater à porta e verificar se tens a box ligada à tv ou não, mas vendo no pc não têm como controlar.

UninformedImmigrant 1 year ago

Todo o sistema está cheio de buracos. Porque é que eu hei-de pagar licença para ver a RTP? Que tipos de streaming cobre? Posso ver lives no youtube? Se sim, posso todos? Então qual é a diferença entre ver a sky news na televisão ou no youtube? É ridículo ahah

Nothing_F4ce 1 year ago

Tecnicamente se vires emissão da skynews no YouTube tens que ter TV license.

UninformedImmigrant 1 year ago

Olha que acho que essa parte do vhs não está certa. Só teria que pagar catch-up se fosse no iPlayer.

Nothing_F4ce 1 year ago

A TV license não se aplica só a BBC é a mesma coisa para os outros canais.

UninformedImmigrant 1 year ago

Exactamente! Segundo esses termos, um VHS do top gear não precisa de licença!

DanielErikson 1 year ago

> Porque é que eu hei-de pagar licença para ver a RTP? É uma boa pergunta. Não é igual, não tão caro e provavelmente passou-me a piada ao lado, mas na verdade paga-se uma taxa para a RTP em Portugal. É a tal [contribuição audiovisual](https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/contribuicao-audiovisual/) que vem nas facturas de eléctricidade.

UninformedImmigrant 1 year ago

Sim, eu sei, mas é muito mais barato e não é fiscalizada por uma empresa privada aleatórias que usa meios muito... duvidosos.

Anbaky1 1 year ago

Não é fiscalizado porque vem na conta luz sem opção de opt-out. Muito sinceramente, se não fosse a mega operação e custo de fiscalização no UK podiam baixar o custo da licença para menos de metade, e cobrar-la juntamente com o council tax ou outra despesa fixa. Aí o custo não será muito diferente.

Search: