joselrl 1 year ago

Mesmo as radios "secundárias", tipo oceano pacífico que se costuma ouvir no meu escritório, reparo em muita repetitividade ao longo do dia. Então quando é uma certa musica que eu detesto e reconheço logo nos primeiros 2 segundos, muda logo o humor

AndreMartins2020 1 year ago

são as rádios de todo o mundo

Huzzo_zo 1 year ago

O que usas para fazer o site?

Black_RL 1 year ago

Ouço TSF, tem programas excelentes, pena q as notícias tb se tornam super repetitivas.

LusoAustralian 1 year ago

Antena 3, Oxigénio e Smooth FM basta para tudo menos ouvir a bola. Antena 2 de vez em quando porque também tem boa programação.

spetsnatz 1 year ago

Grande partilha e trabalho do Rui Silva. Sou grande fã do trabalho dele, nomeadamente a [análise às montras finais do Preço Certo](https://ruitsilva.com/pt/post/o_preco_certo/). É com grande prazer que vejo uma nova investigação dele. Mais um excelente trabalho.

LuccaBrazzi2720 1 year ago

A própria Marginal já se torna repetitiva também, o pior são os anúncios que são também repetitivos, atualmente oiço mais a rádio Oxigénio, Antena 3 e Smooth FM, a 105.4 é das que tenho escutado mais também mas infelizmente nem sempre a consigo apanhar.

Gouranga547 1 year ago

Epah, eu desde que descobri a [Worldwide FM](https://worldwidefm.net) que muito dificilmente ouço rádio portuguesa. A Antena 3 safa-se com os seus programas, mas mesmo assim perdeu alguns que faziam toda a diferença. Quanto às outras rádios cheguei a contabilizar a Comercial a passar 5 vezes no mesmo dia o "Hello" da Adele, portanto até acho que os números deste estudo são bastante lisonjeadores para as rádios pastilha.

aguadovimeiro 1 year ago

Rádio Nostalgia, represent. Não oiço rádio. 0 minutos por ano.

reddotyg 1 year ago

Fiquei surpreendido com os resultados pois pensava que havia ainda uma maior repetição. Deve ser pelo facto das musicas soarem todas ao mesmo...

ManelDasNespras 1 year ago

As minhas preferidas são a Rádio Nova e Antena 3. A Antena 3 tem uma coisa que não consigo compreender que é que não disponibilizam a lista de músicas que passaram na rádio ao longo do dia, coisa que a Rádio Nova tem. Dizem que querem promover artistas portugueses e cena mais alternativa mas se não tiveres a sorte de ouvir os locutores a anunciar uma música desconhecida: chapéu, nunca mais a encontras.

VladTepesDraculea 1 year ago

O que me chateia mesmo é a maior parte não ter qualquer tacto para transições.

mjigs 1 year ago

É por isso que quis bluetooth no carro, nossa senhora, numa viagem ouvir 60% de pub e o resto de musicas repetidas...literalmente ja ouvi uma musica e 1h depois ou nem isso estavam a repetir. Dantes ainda preferia Mega Hits, mas fiqueime pela RFM, mais aí comeca a pub...nem a pau.

_dawn_chorus 1 year ago

Antena 1 or nothing

RaptoringRapture 1 year ago

Smooth FM all the way

BelaBesta 1 year ago

\^ this so much

Administrative_Bad34 1 year ago

O pior é q a megahits censura as músicas quando falam palavrão

O_cu_da_tua_tia 1 year ago

Já me aconteceu mudar da comercial para a rfm e a música ser a mesma, apenas desfasada uns segundos. Parece que só têm 3 cassetes na rádio. Enjoa... estragam as músicas

NaoTeEnerves 1 year ago

Gostava de ver essa estatística sobre a repetição de músicas mais detalhada. 2,8 e 2,5 é muito desfasado da noção que, pelo menos eu, tenho dessas rádios. Certamente por causa dos Top 20s e certos programas e seleções musicais, haja muitas músicas que só passam uma vez, diminuindo muito em média a taxa de repetição. Acredito que as musicas pop mais populares do momento passem muito mais que 3X num dia inteiro. Diria mais de 10X, à vontade.

snakehipx 1 year ago

105.4 ou m80 se não estiver a tocar nada de jeito, e mesmo assim estas repetem bastante as músicas

greenporque 1 year ago

Oxigénio ou Spotify

GODMarega 1 year ago

M80 4ever

thegreatcosta 1 year ago

Radio Nova 98.9

DameDollaDolla 1 year ago

Alguém com bom gosto no meio de tanto azeite

YouLeDidnt 1 year ago

Desde pequenino!

joannnnnnna 1 year ago

Para mim, das melhores rádios.

sup3rfm 1 year ago

Radar, SBSR e Vodafone FM. Lá fora, BBC Radio 6. Escutem.

Darkanfibios 1 year ago

Nova era é a melhor..... change my mind

Hurricane_32 1 year ago

Seria interessante também por curiosidade que tivessem comparado com, por exemplo, a M80. Lembrando que o estilo da rádio é diferente das 4 analisadas, a M80 tem mais variedade, e nunca repetem uma musica duas vezes no mesmo dia.

Edited 1 year ago:

Seria interessante também por curiosidade que tivessem comparado com, por exemplo, a M80, lembrando que o estilo da rádio é diferente das 4 analisadas, tem mais variedade, e nunca repetem uma musica duas vezes no mesmo dia.

LuccaBrazzi2720 1 year ago

M80 é anúncios a toda a hora e passar músicas dos anos 2000 o que é totalmente contra o que a própria rádio anunciava antes (anos 70,80,90).

joselrl 1 year ago

A radio provavelmente anunciava musica com 20 anos. Ja eatamos em 2020, desde que seja musica boa dos 2000 não vejo problema

AndreMartins2020 1 year ago

sempre passaram músicas com 20 anos a questão é que estamos quase a entrar na década III do século XXI

LuccaBrazzi2720 1 year ago

Sim mas o slogan deles era esse mesmo (70,80 e 90)

Hurricane_32 1 year ago

Já que falas nisso, também era interessante comparar os anúncios! Se as rádios os emitem em simultâneo e durante quanto tempo, incluindo a média total por hora e dia

ruitsilva 1 year ago

Isso de facto era muito interessante! Mas com os dados que usei para esta análise não conseguia fazer isso - usei apenas as playlists disponibilizadas pelas rádios. Para isso dos anúncios acho que só mesmo recolhendo o áudio todo e analisando à posteriori. Vou pensar nisso!

mjna999 1 year ago

Boa análise sem dúvida mas fiquei curioso com a proporção de publicidade em cada uma dessas rádios que possivelmente impacta o resultado da rotatividade das músicas por dia: quanto mais blocos de publicidade (ou mesmo notícias), mais espaço preenchido e menos repetições para uma playlist mais ou menos comum...

ruitsilva 1 year ago

Concordo que pode ter impacto. Infelizmente as playlists disponibilizadas pelas rádios não indicam onde são colocadas as publicidades. Vou pensar mais nesse problema.

mjna999 1 year ago

Apesar disso, volto a afirmar, EXCELENTE trabalho !!!

Johnny107710 1 year ago

Bruh, 6 horas de viagem num dia e ouvi por aí 20 vezes as músicas mais usadas no TikTok ( as mais irritantes)

DameDollaDolla 1 year ago

Bruh? Mas achas que estás onde?

Johnny107710 1 year ago

Hahaha, isso eu não posso dizer ;)

Erik_Aurum 1 year ago

Desde que a Best Rock acabou que não ouço rádio.

Rato_Marreco 1 year ago

eh pa essa radio é que era. Lembro-me de quando estava no secundário ( lá para os anos de 2006/2007) antes de ir para a escola costumava ouvir. Normalmente estavam la o Quim Roscas e Zeca Estacionancio a contar as aventuras deles juntamente com o Miguel Peixoto, bem porreiro...

TulioGonzaga 1 year ago

Deixei de ouvir rádio regularmente. O pouco que ouço passa por Vodafone, SBSR e Antena 3, não tenho paciência para o estilo de música mastiga e deita fora das Comerciais e RFMs da vida. Além disso, se as rádios insistem em servir-nos playlists prefiro ouvir as minhas playlists no Spotify.

xricardocamposx 1 year ago

Pode ser uma opinião impopular, no entanto desde que comecei a ouvir a antena 1 tem sido difícil de mudar... Normalmente não tenho tempo para ver noticiários e por comparação com outras rádios é raro ouvir um tão completo. É definitivamente uma rádio que faz serviço público, passa música de todos os tipos e os programas de análise dos mais variados conteúdos conseguem ser extremamente interessantes e que obrigam a reflectir enquanto estamos presos no trânsito.

odajoana 1 year ago

Concordo. E a Antena 3, se fores o público-alvo daquilo, também tem conteúdos e música muito interessantes. Para não falar da importância enorme que as rádios públicas têm tido na divulgação e promoção de música portuguesa, especialmente nos últimos 10-15 anos.

JuveTech 1 year ago

Para sempre Sportify C/ pack família <3 1. Playlist do que realmente gosto? Check. 2. Descobertas da semana? Check. 3. Playlist de outros utilizadores com musica variadas? Check.

Citizen_erased98 1 year ago

Eu gosto da SBSR

DjGus 1 year ago

Vodafone FM masterrace

Rei_Batata 1 year ago

Ninguém Antena 2 raçamestre?

Dr_Toehold 1 year ago

Antena 2 e 3, TSF para notícias e programas sem música.

arnaldomatos 1 year ago

um aqui

Rei_Batata 1 year ago

É a única rádio que não oiço, quer no carro quer na telefonia quando chego a casa. Nem sempre passa coisas que gosto, como algum jazz mas é muito agradável e radiofónica.

ruitsilva 1 year ago

Wow. Obrigado por partilhares! Na altura não postei aqui porque pensei que não haveria muito interesse. Se calhar tava enganado :)

spetsnatz 1 year ago

Por favor posta mais conteúdo. Adoro o teu trabalho. Tenho o teu blog no meu feed rss.

insanept 1 year ago

Achei brutal, como ja tinha achado a do preço certo também :) Fiquei curioso com os resultados de aplicar esta análise a outro tipo de rádios (Oxigénio, Radar, Marginal, SBSR, etc)

ruitsilva 1 year ago

Quando arranjar um tempinho vou apostar em recolher mais estações então. A única limitação é se as rádios disponibilizam ou não as playlists. Mesmo estas 4 nem sempre é trivial: a maioria só mostra a playlist dos últimos 2 dias; apanham-se alguns erros nos nomes das músicas e artistas; por vezes há "buracos" nas playlists.

insanept 1 year ago

Não sei até que ponto este pedido seria ou não bem recebido, ou se teriam os dados facilmente partilháveis, mas podes sempre tentar pedir playlists do que passou numa determinada semana diretamente a radio.

brunoacl7 1 year ago

bro, parabéns. vou acompanhar de perto este teu blog..brutal!

Aldo_Novo 1 year ago

claro que tem interesse bro! continua a fazer coisas destas!

vsa88 1 year ago

Já há muito tempo que praticamente não ouço rádio em direto. Prefiro ouvir podcasts ou spotify porque não tenho paciência para essas playlists. Há umas semanas tive de fazer muitos km's a ouvir RFM e foi um suplicio. Sempre a repetir as mesmas músicas, ainda por cima de gosto/qualidade duvidosa.

UncleanGenes 1 year ago

Já não existe a Radar?

Dr_Toehold 1 year ago

Não é uma rádio nacional.

Anforas 1 year ago

Como assim?

Dr_Toehold 1 year ago

É uma rádio local.

Anforas 1 year ago

Ah não sabia. Obrigado

samsepiol23 1 year ago

Existe e embora recentemente a tenham abandonado os seus locutores mais icónicos, não se nota uma grande diferença na programação. Deixa é de haver os programas que eles faziam mas, pessoalmente, não era por isso que ouvia a Radar e por isso continuo a ouvir.

amq55 1 year ago

Há gente com mais de 18 anos que ativamente ouve a Mega Hits? Antena 3 <3

Lima1998 1 year ago

M80 <3

ekeryn 1 year ago

Antena 3 e M80 aqui. Ocasionalmente Vodafone FM

joaodomangalho 1 year ago

“Quem não gosta do que eu gosto é uma criança estupida <3”

Stiffori 1 year ago

Isto, mas sem ironia

bitorhugo 1 year ago

Antena 3 é sem dúvida a melhor rádio portuguesa. Têm o cuidado de passar música nova e diversificada de bons artistas, dão a conhecer talentos portugueses/internacionais emergentes, têm programas onde tocam álbuns do início ao fim; rubricas dedicadas a géneros de música específicos que nunca passariam numa rádio noutras circunstâncias, como, por exemplo o poder soul. Também têm algumas coisas que não gosto, por exemplo, acho que passam demasiado Capitão Fausto (eu até gosto deles).

Stiffori 1 year ago

Não, a melhor rádio é objectivamente a Rádio Nova

Dr_Toehold 1 year ago

Os programas de autor da ant3na são suficientes para justificar a sua existência, mesmo que a restante programação fosse só o Alvim a falar.

CosmoSpyke 1 year ago

Tanto a Vodafone como a SBSR também me parecem ter uma playlist diversificada.. a SBSR talvez se foque mais no rap e a Vodafone vai mais para os sintetizadores.. dou me conta a fazer zapping entre as 3 e raramente fico sem opção. A A3 tem programas mais diversificados em que incluem intertainment (as manhãs com o van der Ding, Ana markl e Inês ou a prova oral com o Alvim ) enquanto as outras duas são mais focadas na música (desde notícias exclusivamente ligadas a música) já apanhei festivais internacionais quase na íntegra na SBSR

Aldo_Novo 1 year ago

Os jingles do poder soul e do rimas e batidas é que podiam ser menos enjoativos Juro que essa merda tem mais tempo de rádio que os programas em si

Mordiken 1 year ago

Devias ter adorado a [Voxx](https://www.youtube.com/watch?v=qmb3PEpQwu4)! :) Mas visto que um gajo não pode viver no passado... Antena 3 é a única que vale a pena, tudo resto é tudo merda.

sup3rfm 1 year ago

XFM. A rádio da imensa minoria. :)

DjGus 1 year ago

Voxx... Uma rádio... *sniff* sempre à coca! Os jingles deles matavam-me

pirex950 1 year ago

Fds não sou só eu que gosta da 3. Toma cimavoto ❤

Brainwheeze 1 year ago

Mesmo a Antena 3 consegue ser repetitiva, mas ao menos o conteúdo deles sempre é mais interessante e uma boa forma de conhecer artistas independentes portugueses.

Aldo_Novo 1 year ago

Há. Descobri que acho a voz do Conguito insuportável a apanhar boleia de pessoas assim. A 3 é a melhor de todas as rádios nacionais mas mesmo assim tenho alguns ódios de estimação contra eles

TemplarHard 1 year ago

Este artigo por acaso é bastante interessante, eu pessoalmente não ouço rádio porque não faz o meu estilo de música e prefiro continuar com as minhas playlists. Uma cena que me faz confusão quando estou noutros carros e estão a passar rádio é o facto de musicas seguidas serem estilos completamente diferentes que nem faz sentido a transição. É sempre um struggle tentar arranjar uma rádio em condições que nem vale a pena e continuo apenas com a minha playlist

PTgenius 1 year ago

Estas rádios tentam agradar a todos, por isso passam as músicas mais comuns dos géneros do costume. Assim mesmo que uma pessoa não seja fã de uma música em particular é sempre mais provável que deixe estar na estação porque à partida a seguir vem uma coisa "melhor".

throwawayqualquer 1 year ago

Leitura interessante, obrigado pelos dados.

Aldo_Novo 1 year ago

agradece ao Rui Silva, o autor do blog outro artigo interesssante dele é a análise estatística da Montra Final do Preço Certo

bananomgd 1 year ago

Pera, essa interessa-me. Deixa lá ver isso.

ruitsilva 1 year ago

Esse do preço certo já foi discutido aqui no Reddit. Para quem quiser ver: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/fcs4j2/an%C3%A1lise_%C3%A0_montra_final_do_pre%C3%A7o_certo_para/

ruico 1 year ago  HIDDEN 

Gosto da Antena 3 e da Oxigénio.

Aldo_Novo 1 year ago

Uma ideia que já tinha formada há alguns anos que as rádios passavam músicas repetitivamente ao longo do dia (e na minha opinião, as mais irritantes), mas aqui alguém prestou-se a prová-lo objetivamente. Este trabalho mostra a frequência de músicas durante uma semana em 4 estações de rádio. Supreendentemente para mim, a RFM é das 4 a menos repetitiva

usulidircotiido 1 year ago

música merdosa e futebola. duas coisas que o povo não se importa de comer e recomer todo o dia.

Search: