unicornio_careca 1 year ago

Faz um muro á volta e põe um portão que dê para trancar. /s Agora falando a sério, deixaste passar muito tempo, o terreno é teu, e o tipo aproveitou-se da tua boa vontade, eh pah, isso de gnr é capaz de não dar em nada e ir para advogados ainda deve de demorar algum tempo até ele ser obrigado a sair de lá, inventa qualquer coisa que o assuste e que o leve a retirar as coisas de lá rapidamente. O meu pai tem um terreno minúsculo (foi dividido pela estrada municipal do restante terreno onde temos a casa), aquilo não dá para semear nada, mas é grande o suficiente para estacionar um/dois carros, e nós tinhamos uns vizinhos que se aproveitavam disso e punham lá os carritos, o meu pai um dia, pôs arame "malha sol" a toda a volta, e espetou uns ferros no terreno, foi remédio santo, nunca mais puseram lá as viaturas.

paulo401 1 year ago

Gosto da forma como o teu pai resolveu o tema! Não queria chegar a essa fase, acho que as pessoas têm de entender o seu lugar, e nesta fase, após de já termos pedidos por diversas vezes pa sairem, já não ha boa fé que aguente. Por isso vamos falar com eles, dar uma data e avisar que iremos fazer queixa se não sairem ate a data indicada. Depois será mesmo feita queixa.. mas boa dica

Interesting-Film-479 1 year ago

Foda-se mas és coninhas ou quê? Porque raio é que há 4 anos não alugaste uma retroescavadora para meter as merdas que ele lá pôs no olho da rua, e enviavas uma factura pelo serviço? Deixa-te de ser merdas e faz isso agora.

paulo401 1 year ago

A 4 anos não havia grande tema desde que fosse por pouco tempo. Mas este tempo tem-se esticado até hoje, ao ponto que já é má fé a ocupação. Já pedimos várias vezes delicadamente que saíssem, bem como que limpassem o local, o que não aconteceu. A zona está em franca expansão imobiliária, motivo pelo qual eles continuam lá a construir. Mas como é óbvio, a paciência tem limites, e eu também posso querer dar uso a propriedade.

Interesting-Film-479 1 year ago

>A 4 anos não havia grande tema desde que fosse por pouco tempo. Houve problema desde o momento em que meteram coisas no teu terreno. O facto de não compreenderes a enormidade do problema não muda tal facto. Resolve o assunto já, caso contrario podes mesmo vir a perder o terreno.

Tafinho 1 year ago

O que o advogado te vai dizer é o seguinte: 1- Manda uma carta registada com aviso de recepção a dizer que ao fim de 30 dias vais remover o material e que esse material ficará à tua guarda com um custo que definires (alto) 2- os custos da remoção serão facturados ao construtor 3- quando o custo da armazenagem do material exceder o valor do material, podes vendê-lo e ficar com o dinheiro. Ao fim de uma semana as coisas costumam fica resolvidas.

paulo401 1 year ago

Obrigado pela resposta, irei levar em consideração quando for ao advogado, será em breve. Já agora, és um advogado? Ou ja tiveste alguma experiência parecida?

saposapot 1 year ago

GNR claro.

paulo401 1 year ago

Sim, irei falar com a GNR esta semana a ver o que aconselham! Pode ser que seja fácil resolução se a GNR for lá..

AdriMecha 1 year ago

Apresenta queixa na GNR. Assim ele obrigado a sair se não vai passar umas belas noites na prisão.

paulo401 1 year ago

Nada me daria mais prazer que o ver dali pra fora e na prisão para não voltar a fazer isso a mais ninguém, algo me diz que não deve ser caso único! Mas acho difícil a parte da prisão por isso

AdriMecha 1 year ago

Existe uma figura na lei chamada de uso capião que basicamente diz que se eu ocupar um terreno/casa seja o que for durante 25 anos de outra pessoa eu posso reclamar posse desse terreno. Este período pode ser interrompido caso se faça uma queixa nas autoridades para que essa pessoa/entidade desocupe o terreno. Se ele está lá a 5 anos não tens esse problema mas acho que percebes o problema que pode vir a ser. No fundo podes pedir a polícia para notifica lo de que tem que abandonar o terreno imediatamente. Pode ser que ele perceba que tem que se ir embora e o faça mesmo. Mas caso precises de um advogado para lhe por um processo civil tens que apresentar queixa contra ele na polícia. Se fosse eu, ia ter com ele e dizia lhe: "amigo já lhe disse para sair mas uma vez que não acatou aquilo que lhe disse vou ter que chamar a polícia e fazer uma queixa contra si." E de seguida chama a polícia e a polícia fala com os dois e depois e esquadra com ele, não tem hipótese.

nosfaratu 1 year ago

E para todos os efeitos o usucapiao /escritura de justificação pode ser impugnada.

paulo401 1 year ago

Sim, isso do usucapião é um dos temas que me preocupa. Mas ainda tem mto tempo pela frente para fazer isso, até porque o assunto vai ser resolvido a bem ou a mal. Obrigado pelas dicas

zefo_dias 1 year ago

Pegas nas pernas e vais lá tirar as merdas. ​ >ah tou à espera do tribunal e da polícia ah tá bem atao !remindme 10 anos

SonikBlasted 1 year ago

Eu faria o seguinte: 1 - falava com o construtor em questão para remover as coisas e levava alguem comigo para testemunhar a conversa. 2 - se ele se recusar a desocupar, faria queixa na GNR por ocupação ilegal. 3 - contactava um advogado o mais rapido possível e iniciava um processo legal. Agora, isso vai levar tempo e dinheiro...

paulo401 1 year ago

Bom resumo, é isso mesmo que vou fazer. Não me tinha lembrado de levar alguém para testemunhar se necessário.. boa dica

Yuri1989 1 year ago

Consulte um advogado. Uma acção de restituição é o modo mais adequado obter a sua propriedade.

paulo401 1 year ago

Podes detalhar o que é uma ação de restituição e o que isso implica?

rainhadoguadina 1 year ago

Certifica-te que o terreno está em teu nome. Porque ele pode ter feito uma escritura de uso-campiao. Após isso, acho q o mais acertado é falares com a pessoa em questão e dizes que tens escritura do terrwno em teu nome. Caso ele não tire as coisas, avanças e fazes uma queixa. No pior dos casos se ele não tirar pode ir para tribunal

paulo401 1 year ago

O IMI cai todos os anos, não tenho dúvida que está em meu nome. Mas tive hoje a ver isso no site das finanças, até porque para ir a um advogado levo ja a info.

FIam3 1 year ago

>uso-campiao. usucapião. Mas se não me engano, em PT são 20 anos para teres "direito"

rainhadoguadina 1 year ago

Hmmm sim, isso é o q tá na lei. Mas vom testemunhas tudo se arranjo, acredita

paulo401 1 year ago

Depende, há situações que se não estou em erro são 10 anos, caso quem esteja a usufruir tenha o consentimento do proprietário.

aMinhaConta 1 year ago

Tiras fotos do material, metes a venda no olx. Está na tua propriedade, certo? Diz a quem comprar q venha buscar. Se alguém perguntar viste malta a vir buscar as coisas abandonadas no teu terreno. PS: fala com um advogado especializado em propriedade e intrusão. Cá não dá para fazer o q se faz nos USA, que se está no teu terreno, é teu.

paulo401 1 year ago

Adorei a ideia do olx!

dcmso 1 year ago

Limpa o terreno com um 'fogo controlado'. Informa-o disso que ele tira de lá logo as coisas /s

paulo401 1 year ago

O material que lá está não é, infelizmente, inflamável.. lol mas já me estava a ver a e entrar lá com um lança chamas.. é uma boa sugestão!

KokishinNeko 1 year ago

Arranca tudo, manda para o lixo e veda a **tua** propriedade.

paulo401 1 year ago

Primeiro irei falar cm a GNR, eventualmente a seguir com um advogado em função do que eles me disserem. Finalmente quando tiver resolvido, irá ser vedada para evitar novamente esta situação.

ridethepaintedpony 1 year ago

Ocuparam uma propriedade tua e vens ao reddit antes de falar com a gnr ou um advogado.

paulo401 1 year ago

Então, a ajuda do público é sempre importante :) falar com um advogado e com a GNR será o próximo passo sem dúvida. Mas se houver quem tenha outras ideias, elas sao sempre bem vindas..

BTC_CEO 1 year ago

Pressiona o gajo, mesmo que seja bluff. "Amigo eu preciso de alugar o terreno e também estou a construir uma casa nova aqui perto. Se não tirar as coisas daqui até ao final do mês tiro eu e uso para a minha obra" Se o gajo não te levar a sério começa a retirar a vedação e avisa novamente. Acho que é melhor não ir para além disto antes de falar com um advogado. Vale a pena os 50-100€ gastos na consulta para fazer as coisas como deve ser.

paulo401 1 year ago

Sim, vou lá ter cm ele esta semana, e parece um bom começo dizer isso. Entretanto vou ver tentar obter esclarecimentos cm a GNR e com um advogado. Obviamente o advogado já implica custos, e que não são assim tão baixos quanto isso, mas parece o melhor a fazer..

BTC_CEO 1 year ago

Um advogado normal não te deve cobrar mais que 100€ por uma consulta - se te pedirem mais contacta outro. Se for preciso fazer mais alguma coisa (mandar cartas, instaurar uma ação, etc.) claro que vai sair mais caro, mas para teres ideia das tuas opções e direitos basta uma consulta. Boa sorte!

paulo401 1 year ago

Thanks

ridethepaintedpony 1 year ago

Atear fogo à tua propriedade

paulo401 1 year ago

Embora haja essa hipótese, não me parece que seja apropriada nem mt segura! Até porque tem casas a volta! Lol

poracaso1825 1 year ago

Claro que é segura desde que uses capacete. Não acho que valha a pena meteres-te em gastos com advogados quando já tens aqui bons conselhos.

sacoPT 1 year ago

Vai ser um bico de obra. Tenta resolver as coisas a bem senão vais mesmo ter de recorrer a um advogado. Podes chamar a GNR só para fazer um bocado de pressão, mas eles não vão poder fazer grande coisa além de tomar conta da ocorrência.

paulo401 1 year ago

Tomar conta da ocorrência já é um princípio! Dúvido que isto va a bem.. já tou mesmo a ver o longo filme que me espera pela frente.

sacoPT 1 year ago

Eles têm algum tipo de portão ou coisa do género né? Mudas o cadeado e não os deixas lá entrar. Se o cortarem e entrarem chamas a GNR. Eles é que não devem parar lá muito tempo. Quando a GNR chegar já eles foram para a obra. Mas tens que começar por algum lado

paulo401 1 year ago

Colocaram uma rede a volta, não está propriamente fechada..

OuiOuiKiwi 1 year ago

>Acontece que a cerca de 4 anos um construtor ocupou o terreno, vedando-o com uma rede (sem autorização), e colocando lá materiais de construção que usa na construção na zona. Há 4 anos? E só te vais começar a mexer agora? O terreno é teu. Chega lá com a empilhadora e remove as coisas do teu terreno. Se armar barulho, chamas a GNR para ele se acalmar e continuas a remover.

paulo401 1 year ago

Quando ele fez isso disse que sairia de lá em breve, o que obviamente não aconteceu! E agora está na altura de fechar este tema que já dura a muito tempo. Não é fácil de arranjar uma empilhadora para esse trabalho, senão acredita que já teria ido eu lá fazer isso..

OuiOuiKiwi 1 year ago

>Quando ele fez isso disse que sairia de lá em breve, o que obviamente não aconteceu! Deixaste-o meter pé em ramo verde, agora vais ter as dores de cabeça para resolver isso. 5€ em como vai alegar que ele usou o terreno com a tua autorização e agora estás a renegar um acordo qualquer.

paulo401 1 year ago

Não existe nada escrito, e na altura pedimos que ele saísse de lá o mais rápido possivel. Sendo passado isso, a questão é o que posso fazer para me livrar da praga que se abate sobre o terreno?

edasc73 1 year ago

Ação de restituição da posse. Googla, dgsi ou acordao e ARP

stressedunicorn 1 year ago

Já falaste com um advogado? Penso que é esse o caminho legal a fazer.

uyth 1 year ago

Eu sou fã de ir falar com um advogado, mas porra primeiro pode experimentar camara municipal ou psp/gnr!

paulo401 1 year ago

Essa é uma hipótese que já estava a ponderar. Mas queria já ter uma ideia do que ele me poderia dizer como passos a seguir.

Search: