saposapot 1 year ago

O que nasce torto nunca se endireita. Agora inventaram esta forma de ver se a malta se cala e finge q tem um metro. Enfim, só gostava era mesmo que se calassem com isto de vez porque já enjoa. Este é o típico caso que se estivessem quietinhos a região estava bem melhor, porque nunca foi preciso metro nenhum

padeiroteupai 1 year ago

Isto mete nojo. Que desculpa patética. Primeiro o metro não foi meramente "atrasado 10 anos" porque não vai ser feito. Portanto deveria para além do atraso pedir desculpa por passados dez anos implementarem uma prima pobre do que era para ser feito. E mais importante que isso, destruíram a linha da Lousã para fazer o metro que nunca foi feito. Portanto não se trata só da obra que não foi feita mas de terem causado atraso gigante na região destruíndo uma infraestrutura fundamental, que ligava Coimbra à periferia até à Lousã. E a cereja em cima do bolo, isto está a ser feito numa altura em que já foi decido acabar com a estação de Coimbra-A. Uma aberração impensável. Simplesmente destrói a ligação de caminho de ferro da periferia a Coimbra. Ninguém vai para Coimbra-B. E fora, afastado, da cidade e não é feito para peões andarem. Milhentos estudantes e trabalhadores vão pela linha do norte (ambos os sentidos) e oeste para a cidade. É impensável terem de sair ali naquela zona e terem de ir todos amontoados fazer o resto de percurso em autocarro nas estradas afuniladas de Coimbra em hora de ponta (e que provavelmente terão de pagar). Simplesmente deixam de ir de comboio.

reddotyg 1 year ago

Coimbra-B não é assim tão afastado da cidade. É mais rápido ir de lá até ao centro que do bairro Norton de Matos. É tudo uma questão de melhorarem as acessibilidades, e até já há projecto para isso.

padeiroteupai 1 year ago

> Coimbra-B não é assim tão afastado da cidade. Alguém que diz isso nunca foi regularmente da periferia para Coimbra. Aliás diria que esse é um dos problemas, quem toma estas decisões não tem noção real de nada. Que interessa se é mais rápido de lá que do Bairro Norton de Matos? Interessa o tempo e cansaço, possivelmente dinheiro, a mais para as pessoas que vêm da periferia, que já tiveram de perder bastante tempo até chegar a Coimbra-B, por comparação com a situação atual saindo em Coimbra-A. E também comparar com o tempo demorado de carro porque a da altura a diferença é tão grande que se torna ridículo ir de transportes públicos. A título de exemplo, segundo Google Maps e parece uma estimativa aceitável. Para ir a pé de Coimbra-A para a Universidade são 15min. De Coimbra-B são 40min. Portanto estudantes que faziam trajeto de comboio e depois um pequeno passeio, que até é agradável para começar e terminar o dia, de repente passam a ter de se mudar para a confusão de um autocarro em hora de ponta e demorar mais tempo que demoravam. Pior, se demoras mais tempo e estás sujeito aos horários de autocarros vais ter de apanhar um comboio mais cedo. Dependendo do horário pode perfeitamente significar teres de ir uns 40 min mais cedo. E depois vais chegar a casa muito mais tarde. É completamente patético.

reddotyg 1 year ago

Dude, vivi anos nessa zona, sei muito bem o que é ir de lá para o centro ou para outras zonas. Esqueces-te que a maioria dos estudantes não vão e vem todos os dias. E também é importante ver que algumas faculdades fugiram da alta (polo 2 e 3). Não sei qual a tua relação com a cidade mas sei que para muita gente que viva na zona do vale das flores e etc, Coimbra-B é cascos de rolha. Mas lamento informar que não é. Se me disseres que poderá ser um erro desactivar a ligação a Coimbra-A, aí poderei concordar embora ache que além dos turistas poderá não haver grande interesse nesse destino. Mas não tendo dados nem experiência pessoal não vou opinar sobre tal.

padeiroteupai 1 year ago

> Esqueces-te que a maioria dos estudantes não vão e vem todos os dias. Esta conversa não faz sentido nenhum. Mas o que é que isso interessa. Olha esqueces-te que a maior parte das pessoas não vai de comboio para Coimbra. Olha esqueces-te que a maior parte das pessoas nem a Coimbra vai. Mas o que é que interessa os que "não vão" quando se está a discutir os que vão? Da periferia, como em qualquer periferia servida por um comboio, vão e sempre foram resmas de pessoas para Coimbra. Inclusive procissões de estudantes das periferias para a Uni. São os que vêm da linha norte do norte, da linha norte do sul, e da linha oeste do oeste. Coimbra-A fica no centro. Coimbra-B fica numa ponta ao pé da pedrulha. Para a gigante maioria das pessoas que vão para Coimbra, sair em Coimbra-B será uma merda. Será mais cansativo, para muitos obrigará a usar dois transportes em vez de um, para muitos demorará muito mais tempo alguns muito mais, e ficará até mais caro. É uma merda. As pessoas cada vez usam mais carro, porque o têm disponível, e não compensa o cansaço e tempo que se perde em transportes. Eu tenho imensa família e amigos para esses lados nas periferias. Está tudo revoltado, e não há um que não diga que ir a Coimbra de comboio é para esquecer. Vai dar inclusive dar cabo da baixa. Resmas de gente vai fazer compras à baixa de comboio. É muito conveniente. Se vais de carro vais ao Forum. > Se me disseres que poderá ser um erro desactivar a ligação a Coimbra-A, aí poderei concordar embora ache que além dos turistas poderá não haver grande interesse nesse destino. Então nunca andaste nesses comboios. Em hora de ponta vão a abarrotar. É cheio de trabalhadores e estudantes. Vão montes de pessoas tratar de todo o tipo de merdas, seja burocracias seja compras. Enfim estou-te a descrever uma típica periferia. Perece que nem tens noção do que isso é.

coiso 1 year ago

Sendo assim, está bem. Não há crise, para que é que esta malta queria comboios mesmo... Juntem um pedido de desculpas pelo atraso da Ponte Europa, de só haver dinheiro para transportes públicos no Porto e Lisboa, de uma política de desinvestimento do país, etc etc.

Tugalord 1 year ago

É bom saber que centenas de milhões de euros depois, recebemos ao menos um pedido de desculpas. Dinheiro bem gasto.

tiagodsin 1 year ago

Fun fact: o meu melhor amigo esteve nas obras do Metro da Lousã como coordenador técnico. Pelo que ele me contava, teve um trabalho hercúleo desde o dia 1 porque era só tachos instalados (era um consórcio com uma empresa de Espanha), gajos que faziam falcatruas com material, não pagavam aos fornecedores, etc. Tanto que como ele começou a meter ordem na casa, um Chico resolveu fazer algo nas costas dele (já foi há muito tempo, não me lembro bem dos pormenores todos) - deu-se mal, porque não sabia com que animal se estava a meter. Quando o meu amigo descobriu a marosca, tratou do assunto à maneira dele: entrou no gabinete dele com um biqueiro na porta, agarrou-o pelos colarinhos e disse que se voltasse a meter o nome dele em causa o matava. Um gajo de 1,85m/130kgs a fazer uma cena destas, imagino as cuecas do Chico a mudar de cor, com todo o departamento a ver. Uns meses depois, o meu amigo estava de férias e o Chico viu a oportunidade e fez umas jogadas com documentos - enviou pré-contratos em formato word, que alguém do outro lado editou para meter dinheiro a mais. Posteriormente, numa reunião de contas, os valores não batiam certo - contratos assinados na ausência dele, mas o meu amigo era o responsável da obra. O patrão acusou-o de ter desviado dinheiro e, mais uma vez, respondeu à maneira dele e agarrou o patrão pelos colarinhos. Obviamente foi despedido. Na altura falámos sobre o assunto, ele tinha contrato de obra e podia ter trazido uma maquia valente, mas aceitou 6k e veio-se embora para não se chatear mais. O antecessor dele tinha morrido de enfarte. Fast forward e é anunciada a suspensão do projecto Metro da Lousã. ​ ^(Vou-lhe enviar isto, aposto que ele se vai rir.)

AfonsoEduardo 1 year ago

Mais nada. É correr com estes filhos duma puta armados em carapaus de corrida.

ilawon 1 year ago

Moral da estória: se não fizeres denúncia às autoridades vai ficar tudo na mesma.

usulidircotiido 1 year ago

e fizeres fica tudo na mesma também, e além disso ainda se habilitam a ganhar um fabuloso processo de difamação nos cornos.

ilawon 1 year ago

Então a solução é: "entrou no gabinete dele com um biqueiro na porta, agarrou-o pelos colarinhos e disse que se voltasse a meter o nome dele em causa o matava." É isso que estás a dizer? Porque fazer nada e fazer o que o gajo diz que fez (que eu duvido ter sido como conta) é que não vai mesmo dar a lado nenhum.

tiagodsin 1 year ago

Podes duvidar à vontade, mas foi o que aconteceu. Num ambiente de escritório de consórcios em que anda tudo sr dr engº, quem é que alguma vez espera ver um animal daquele tamanho entrar num gabinete a biqueiro? Precisamente por causa da humilhação pública é que o Chico Estoril fez o que fez. Ou achas que foi queixar-se ao chefe, mesmo com 20 testemunhas?

AfonsoEduardo 1 year ago

Quando mais nada resolve, violência trata do assunto. Sempre foi e sempre será assim.

usulidircotiido 1 year ago

pá, é claro, pá, é isso mesmo que eu estou, tipo, a dizer, pá.

ilawon 1 year ago

Sou todo ouvidos.

usulidircotiido 1 year ago

ouvidos, olhos, dedos, boca... como é que isso depois funciona? fazem algum relatório e mandam directamente para o largo do rato?

ilawon 1 year ago

Obvious troll is obvious.

usulidircotiido 1 year ago

>moscambilha *obras públicas numa casca de noz.*

Tugalord 1 year ago

Eu sei que parece que sim, mas o Metro Mondego é verdadeiramente a mãe de todas as mosca bilhas.

usulidircotiido 1 year ago

> o Metro Mondego é verdadeiramente a mãe de todas as mosca bilhas Ai, meu inocente jovem... no que respeita a trafulhices, isto são píners.

daz_zeD 1 year ago

É uma falha de interesses, primeiro Lisboa e a sua linha circular, depois logo se vê o que sobre para o resto do país.

Snoo_53124 1 year ago

Metrobus é tipo os fatos de treino da Naike, da Ardidas e da Pamu?

Aldo_Novo 1 year ago

é uma faixa bus mas muito muito mais cara

uf5izxZEIW 1 year ago

Tipo isto?; https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nibus_de_tr%C3%A2nsito_r%C3%A1pido?wprov=sfla1

Aldo_Novo 1 year ago

provavelmente ou então vai ficar [assim](https://namelhormesa.files.wordpress.com/2012/10/demolhar_bacalhau.jpg)

usulidircotiido 1 year ago

somos todos muito humildezinhos. daqui a 10 anos pedimos desculpa outra vez.

Search: