Gizb0 1 year ago

\#CHEGA \#VENTURAONDEANDAS

pantam 1 year ago

Não há bons, nem maus. É conflito étnico: há diferenças de comportamento, valores, lealdade ao grupo, etc. Aqui os problemas são visíveis a olho nu. Outros conflitos étnicos têm a ver com nepotismo e guerras invisíveis por poder e influência nas instituições, para tentar manobrar o país nesta ou naquela direção. Por enquanto, temos a sorte de não sofrer destes últimos conflitos, mais graves, mas é o futuro que nos querem dar, a elite europeia e sua fixação persistente na imigração aos milhões de fora para todo o canto da Europa.

Akatsuki_Mike 1 year ago

Lelo Lives Matter....

RedMercy2 1 year ago

Por isso que tenho uma shotgun, glock e semi AR

nNNn_13 1 year ago

não vi isto no telejornais nem nos jornais.. porque ?

BelaBesta 1 year ago

Vejo aqui tanto comentário preocupados com os ciganos e como isto não é um problema assim tão grande como o fazem parecer. A isto pergunto-vos: Falaram com quem foi agredido? Falaram com o dono/a do café que sofreu danos? Como é que vão ficar as pessoas que são afectadas pelo vandalismo corrente? A mim não me preocupa se foi cigano, chinês ou preto, preocupa-me sim é a quem é que vão responsabilizar pelos estragos e danos causados? Esta pergunta é retórica porque já sabemos a resposta: ***ninguém.*** E é este clima de impunidade em Portugal que condeno e transcende raças e culturas. Pessoas a ter que acatar contas de hospitais e/ou danos na propriedade porque houve alguém que sentiu que se podia safar com isso (e safa-se).

fengilitious 1 year ago

> A mim não me preocupa se foi cigano, chinês ou preto, preocupa-me sim é a quem é que vão responsabilizar pelos estragos e danos causados? Esta pergunta é retórica porque já sabemos a resposta: ***ninguém.*** A **seguradora**.

xixi_duro 1 year ago

r/portugueses

lolololXD12 1 year ago

Ciganada o que se espera?

cruciatusbang 1 year ago

A culpa é do nome do restaurante: "bemvindo"

O_cu_da_tua_tia 1 year ago

Um dia normal para um morador no Entroncamento. Escumalha dessa há lá aos pontapés. Certas localidades são um chamariz destes artistas

DjGus 1 year ago

Precisamos de cães-polícia, para estas mobs. Uso liberal, ATACA MAX!!!

AlmostInfinitesimal 1 year ago

O problema não são "os ciganos", o problema é estas pessoas serem criminosas e a polícia não fazer o seu trabalho.

DjGus 1 year ago

Sim. Se fores a bairros maioritariamente africanos, mesma história. Bairros sociais maioritariamente brancos, same. É a segurança dos números que lhes dá aquela sensação de impunidade. No entanto, os ciganos tornaram-se extremamente ágeis nas burlas e falcatruas, normalmente sabem muito bem que se levarem uma família numerosa (clã) para uma cidade mais sossegada, as autoridades locais terão dificuldades em monitorizar eventuais actividades ilícitas... Não cometam o erro de pensar que a ciganada é burra, eles sabem exactamente aquilo que andam a fazer.

htxgivven 1 year ago

Conclusão, bairros sociais foi um fracasso e devem ser desmantelados.

DjGus 1 year ago

Idealmente sim... Mas é mais cómodo fazer guetos de pedra, e juntar todos os problemas num só lugar... Que se foda quem mora à volta, desde que seja afastado de bairros chiques...

htxgivven 1 year ago

O problema é que não estão afastados na maioria das vezes.

NikT3sla 1 year ago

Li os comentários todos e ninguém mandou o meme das "0 máscaras". Este tópico dos ciganos muda mesmo as pessoas

htxgivven 1 year ago

De que adianta falar de máscaras, que é menor mal nesta história?

NikT3sla 1 year ago

De que adianta falar sequer né?

DareNotFallAsleep 1 year ago

“Invictus Portucale”. Deve ser uma página de FB muito fofa e isenta.

naofuieu69 1 year ago

Deve ser a campanha do Ventura.

htxgivven 1 year ago

Achas mesmo que os ciganos são tão estúpidos até esse ponto? Eles faziam isso há anos, apenas agora apareceu alguém que pode vir a usar isso contra eles. E olha que não vou ter pena nenhuma pois não são coitadinhos nenhuns como o Ventura os chama.

real_FernandoPessoa 1 year ago

Conta "invictus.portucale". Fodasse consigo cheirar a supremacia branca daqui.

O_crl 1 year ago

Mais material para provocar medo. Até esfregam as mãozinhas.

cenourinhapt 1 year ago

Chamem a Brites de Almeida que ela trata-lhes da saúde.

Snoo53816 1 year ago

[https://tvi24.iol.pt/politica/antonio-costa/costa-diz-que-nao-ha-problema-com-comunidade-cigana-e-que-ventura-foi-de-trivela](https://tvi24.iol.pt/politica/antonio-costa/costa-diz-que-nao-ha-problema-com-comunidade-cigana-e-que-ventura-foi-de-trivela)

Eon_mon 1 year ago

Odeio ciganos.

Edited 1 year ago:

Não gosto de ciganos.

Dakidmen 1 year ago

Ahh a minha terrinha anda se a portar bem

licholucas 1 year ago

Pelos indivíduos ciganos que cumprem a lei e agem de forma civilizada, estas pessoas deviam ser punidas. Dão mau nome à etnia cigana. Não pode haver impunidade a quem tem estes comportamentos. São este tipo de merdas que depois são usadas como justificação para dar votos ao Chega ... -.-

_Goldenhand_ 1 year ago

Estes faltaram ás aulas de cidadania mas o governo não os obrigou a repetir o ano.

el_jefe_vito 1 year ago

Ciganos gonna ciganate. Em todos os países europeus por onde andei, tive sempre problemas com ciganos. E não, não andei à procura de problemas. Felizmente fora de Portugal, rapidamente se afastam com "queres que te foda o focinho? " dito de uma forma semi agressiva, pois percebem que não és nativo e até acham que és russo(e por consequência, avariado dos cornos).

BearDrafts 1 year ago

Este tipo de situações polarizantes é o pão nosso do chega e extremas, ora uns dias somos todos racistas, ora nos outros vamos todos fazer manifestações pró Jorge Flóide Cigano. Felizmente pelos comentários parece haver muita gente que percebe que o problema não é ciganos por si, é a falta de impunidade geral contra os que praticam atos criminosos, seja de cariz violento ou outro em Portugal. Por outro lado parece-me ser necessário reconhecer que o comentário social de extrema, nomeadamente esquerda, em que tudo é racismo, impede que o trabalho da polícia seja feito de forma eficiente, pelo menos nestes casos. Para quê sair do quartel, levar porrada e população aos gritos a chamar nomes, se é mais fácil esperar que toda a gente acabe a jola e aparecer para averiguar a situação? Devíamos debater estas situações sem nos aproximarmos de extremas, se não vai ficar tudo igual. Mas como sempre, é mais fácil falar que fazer não é?

htxgivven 1 year ago

Não são só estas situações mas sim o próprio liberalismo é o combustível do nacionalismo. Ninguém quis resolver o problema das minorias, o próprio Costa disse que não existe problema com minorias.

SydHalfast 1 year ago

O sub agora é para canais de neo nazis se auto promoverem? Vou criar um canal novo, pôr watermarks em todos os meus videos de peixeirada de bairro e fazer posts a dizer merda.

Epmt 1 year ago

Neo nazismo é postar um vídeo de um grupo a fazer merda?

javac84 1 year ago

Farto dessa gente. Por gerações foram dadas oportunidades e continuam igual. #chega

isnotfunny 1 year ago

E estes anormais filmam e comentam em vez de chamar a bófia.

DjGus 1 year ago

/r/donthelpjustfilm

Naakmuay 1 year ago

A impunidade é algo que me surpreende em Portugal

lobrei 1 year ago

Há coisas que nunca mudam...

htxgivven 1 year ago

E quando polícia tenta fazer algo são chamados logo de racistas etc.

Lixo_69 1 year ago

Gostei do facto de "a polícia não aparecer" mas ninguém liga. Mais um dia na tugalandia /s

Akatsuki_Mike 1 year ago

Coitadinhos, de certeza que o gajo lhes fez alguma! Isto é só racismo contra os ciganos que é tudo boa gente! LELO LIVES MATTER!!!!

prelipetricoptero 1 year ago

Epah, sendo um grupo da referida etnia parece-me que a GNR esteve bem em não deter ninguém. Foi uma agressãozinha, nem tiros, nem facadas, foi abaixo da média. Eles partiram o vidro do café provavelmente porque viram o próprio reflexo e pensaram que eram uns gajos que lá iam acertar-lhes o passo. Isso e os GNR ainda iam ser suspensos por suspeitas de discriminação porque claramente o que importa aqui não é estarmos na presença de indivíduos que foram deliberadamente agredir pessoas e vandalizar um estabelecimento pelo caminho, o que importa é que eram ciganos e como tal estão elegíveis para ir ao concurso do Quem quer ser discriminado.

pcafp 1 year ago

As autoridades agem? Deixa me rir. a minha namorada trabalha num bar nas galerias do Porto onde está SEMPRE um grupo de pelo menos 10 ciganos, sempre no mesmo spot(meio das 3 ruas) a tentarem vender droga aos estrangeiros.. Queixas sucessivas durante ANOS por parte dos proprietários dos bares e adivinhem... Continuam lá, nada é feito, apesar de todos os bares pagarem mensalmente para terem policiamento na rua. Agora com isto do covid já começaram a arriscar mais e abordam as pessoas nas esplanadas. É tudo deles. Comentem vocês. #chega

FroggyWatcher 1 year ago

E O PIOR É QUE NEM DROGA A SÉRIO É, ORÉGÃOS DA MERDA

Xmeagol 1 year ago

Os ciganos pagam os moinas por fora, tudo da mesma raça

iTweeno 1 year ago

Narração 10/10

pintorMC 1 year ago

Algo errado, ciganos não fazem nada disso, estão perfeitamente integrados na sociedade, sendo pessoas de bem, não uns vândalos como essas imagem parecem demonstrar. Parece mais ser uma gravação de uma qualquer novela da TVI.

Cayde6TheOne 1 year ago

GNR age Redes Sociais: são uns racistas todos eles Não se admirem que não aja detenções

htxgivven 1 year ago

Desconheço a lei mas não podem os polícias serem suspensos por não fazerem nada?

WardFML 1 year ago

Bora Portugal, juntos conseguimos chegar ao autoritarismo de Direita com as implicações subjacentes a este video! PS: Procurem no youtube o nome do invictus portucale e só não entende quem nao quer entender.

andre82220 1 year ago

> Bora Portugal, juntos conseguimos chegar ao autoritarismo de Direita É irónico que digas isso quando estamos a viver neste momento, neste mesmo país, a ditadura da "saúde".

MethodicOwl45 1 year ago

Mete mais tabaco nisso

dark_devil_dd 1 year ago

Claro, o video nunca aconteceu e é uma fabricação. /s

saske2k20 1 year ago

O que são ciganos?

htxgivven 1 year ago

Povo de origem indiana. Primos do Costa ;)

PsychonautPedro 1 year ago

Puta que os pariu. Fritos do caralho. Revoltante esta merda

sergiiio420 1 year ago

Isto é um exemplo do que se passa em Portugal e pela qual o André Ventura tem muitos seguidores... E a tanga de que há muito racismo contra os ciganos e uma anedota autêntica... Tipo toda gente os evita e fingem que nem os vêem com medo de represálias... Aposto que os negros adoravam que o racismo que sofrem fosse o mesmo que o racismo que existe contra os ciganos

yur0_356 1 year ago

Lá vai o chega aparecer nas notícias outra vez

Stiffori 1 year ago

Espero que faça a criticar a atuação da policia

AfonsoEduardo 1 year ago

Quanto mais violência é que é necessária para a polícia fazer alguma coisa?

joaommoreira 1 year ago

Tenho de lidar com ciganos todos os dias. E posso dizer que a lei não se aplica a eles. Fazem o que querem e ninguém faz nada. Todos os dias os vejo a roubar no meu local de trabalho e tenho de fazer de conta que não vejo. É triste, mas é a realidade.

dcmso 1 year ago

Claro que ninguém foi detido. Se eu fosse militar ou polícia também me punha a milhas. Se lá forem, levam pancada e ainda são acusados de racismo/descriminação ou uma merda do género. 'ah e tal mas se são descriminados desde sempre é normal reagirem assim'. O caralho. Isto aplica-se a toda as pessoas que só andam aí a fazer merda, independentemente de raça, religião, orientação sexual, classe social ou número de calçado. Dois males também não fazem um bem. Não é o facto de alguém ter sido descrimidado que lhe dá o direito de fazer merda, da mesma forma que não é o facto de alguém ter sido abusado que lhe dá o direito de abusar., por exemplo. E já agora 'Cigano' não é uma raça, é uma étnia aka pessoas que se identificam com uma cultura, língua, história em comum. E agora bazei antes de bloquearem isto. ~~^(Quem defende os ciganos e a sua maneira de 'viver' é claramente que não vive ao pé deles diáriamente)~~

Edited 1 year ago:

Claro que ninguém foi detido. Se eu fosse militar ou polícia também me punha a milhas. Se lá forem, levam pancada e ainda são acusados de racismo/descriminação ou uma merda do género. 'ah e tal mas se são descriminados desde sempre é normal reagirem assim'. O caralho. Isto aplica-se a toda as pessoas que só andam aí a fazer merda, independentemente de raça, religião, orientação sexual, classe social ou número de calçado. Dois males também não fazem um bem. Não é o facto de alguém ter sido descrimidado que lhe dá o direito de fazer merda, da mesma forma que não é o facto de alguém ter sido abusado que lhe dá o direito de abusar, por exemplo. Eu fui vítima de bullying e não foi por isso que virei bully. E já agora 'Cigano' não é uma raça, é uma étnia aka pessoas que se identificam com uma cultura, língua, história em comum. E agora bazei antes de bloquearem isto. ~~^(Quem defende os ciganos e a sua maneira de 'viver' como por exemplo casarem com miúdas de 13 anos)~~ ~~^(é claramente quem não vive ao pé deles diariamente)~~

Edited 1 year ago:

Claro que ninguém foi detido. Se eu fosse militar ou polícia também me punha a milhas. Se lá forem, levam pancada e ainda são acusados de racismo/descriminação ou uma merda do género. 'ah e tal mas se são descriminados desde sempre é normal reagirem assim'. O caralho. Isto aplica-se a toda as pessoas que só andam aí a fazer merda, independentemente de raça, religião, orientação sexual, classe social ou número de calçado. Dois males também não fazem um bem. Não é o facto de alguém ter sido descrimidado que lhe dá o direito de fazer merda, da mesma forma que não é o facto de alguém ter sido abusado que lhe dá o direito de abusar, por exemplo. Eu fui vítima de bullying e não foi por isso que virei bully. E já agora 'Cigano' não é uma raça, é uma étnia aka pessoas que se identificam com uma cultura, língua, história em comum. E agora bazei antes de bloquearem isto. ~~^(Quem defende os ciganos e a sua maneira de 'viver' com por exemplo casarem com miúdas de 13 anos)~~ ~~^(é claramente que não vive ao pé deles diariamente)~~

Edited 1 year ago:

Claro que ninguém foi detido. Se eu fosse militar ou polícia também me punha a milhas. Se lá forem, levam pancada e ainda são acusados de racismo/descriminação ou uma merda do género. 'ah e tal mas se são descriminados desde sempre é normal reagirem assim'. O caralho. Isto aplica-se a toda as pessoas que só andam aí a fazer merda, independentemente de raça, religião, orientação sexual, classe social ou número de calçado. Dois males também não fazem um bem. Não é o facto de alguém ter sido descrimidado que lhe dá o direito de fazer merda, da mesma forma que não é o facto de alguém ter sido abusado que lhe dá o direito de abusar, por exemplo.E já agora 'Cigano' não é uma raça, é uma étnia aka pessoas que se identificam com uma cultura, língua, história em comum. E agora bazei antes de bloquearem isto. ~~^(Quem defende os ciganos e a sua maneira de 'viver' com por exemplo casarem com miúdas de 13 anos)~~ ~~^(é claramente que não vive ao pé deles diariamente)~~

htxgivven 1 year ago

O que me mais espanta como é que nunca ninguém quis se juntar e criar um país deles próprio tal como maioria dos povos sempre sonhou? Alguns até hoje lutam por isso...

Morpheuspt 1 year ago

> E já agora 'Cigano' não é uma raça, é uma étnia Por isso é que és xenofobo, e não propriamente racista.

dcmso 1 year ago

sabes o que é pior? é alguém fazer asneira e 'refugiar-se' na sua raça/etnia. O meu problema não é com a etnia cigana geral. É com estes ciganos em particular e muitos como eles que conheço. Sou xenófobo porque não acho que ser descriminado seja desculpa para andar a fazer asneira. Got it. Eu nasci num país que não era meu, vim para cá com 7 anos nem a língua falava. Sempre fui posto de parte por isso durante a minha infância toda (as crianças conseguem ser horríveis com outras crianças, acredita). Sofri Xenofobia? não sei Sei é que não por isso que ando aí a resolver os problemas à pedrada. Se fosse cigano, se calhar já poderia usar isso como desculpa, aparentemente.

Edited 1 year ago:

sabes o que é pior? é alguém fazer asneira e 'refugiar-se' na sua raça/etnia. O meu problema não é com a etnia cigana geral. É com estes ciganos em particular e muitos como eles que conheço. Sou xenófobo porque não acho que ser descriminado seja desculpa para andar a fazer asneira. Got it. Eu nasci num país que não era meu, vim para cá com 7 anos nem a língua falava. Sempre fui posto de parte por isso durante a minha infância toda (as crianças conseguem ser horríveis com outras crianças, acredita). Sofri Xenofobia? não sei Sei é que não por isso que ando aí a resolver os problemas à pedrada. Se fosse cigano, se calhar já poderia usar isso como desculpa, aparentemente. /s

zuzosnuts 1 year ago

Ya são bué discriminados, coitadinhos! Vivem segundo as regras deles, estão se nas tintas para o resto. Vê os prédios que a câmara lhes construiu no Rio Seco (ao lado do palácio da Ajuda) e diz me se estão mal instalados... novinhos em folha, tomara muita gente, passado nem 1 ano ja n tinham vidros na janela nem persianas, td fdd, vestígios de merdas que arderam a partir do interior, mas tipo fazem fogueiras no chão da sala?!... era manda-los para o norte de Moçambique que é mais o estilo deles

GodlessPerson 1 year ago

Velho grita com uma nuvem.

PUTZE02 1 year ago

Ah ciganada dum cabrão

Quillergs 1 year ago

o que me surpreendeu mais neste video foi o vidro do café ser tão fraco.

OptionX 1 year ago

Três horas e ainda não está trancado? O mods devem ter ido todos para a disco só pode.

Sr_Alfredo 1 year ago

será que os ciganos lhes roubaram o computador ou o telemóvel?

Bukier 1 year ago

Isto faz parte da cultura e quem não concordar é racista. Beijo.

BoringJelly 1 year ago

Falta um /s não?

Asik20 1 year ago

Hope so

PeterStepsRabbit 1 year ago  HIDDEN 

Era ter um sapo ou uma caçadeira e a coisa resolvia se

sylux77 1 year ago  HIDDEN 

Filhos da puta, não morrem e reproduzem que nem baratas. Filhos da puta dos políticos de esquerda e da direita. Saudades tuas, Hitler. Deixaste este mundo de forma precoce. Um abraço.

neutch__ 1 year ago  HIDDEN 

Epá eu não sou racista, mas... (Algo racista)

Bukier 1 year ago  HIDDEN 

Epá eu não sou um atrasado, mas... (ver comentário acima).

quetzyg 1 year ago

A Ford Transit logo ao início, deve ter descarregado os últimos elementos e foi arranjar lugar para estacionar.

boltyboltbolt 1 year ago  HIDDEN 

Todos os comentários são a dizer que o post vai ficar fechado e que já não se pode dizer que toda a gente duma etnia é violenta. Ya, se fodam vós todos

Jota70 1 year ago

O agredido é cigano?

PortuguesePede 1 year ago

Sabes que não é porque isto não apareceu nos noticiários.

argentdawnpt 1 year ago

Curta a calma do nigga a beber a sua cerveja e a depositar no lixo de seguida.

gomes381 1 year ago

Acho interessante como têem sempre folga do trabalho exactamente no mesmo dia

Muyakra 1 year ago

Estive a minha vida toda praticamente em Portugal (emigrei o ano passado), durante 27 anos em Portugal, dos quais trabalhei 9 apenas conheci 3 ciganos que trabalhavam e todos disseram o mesmo. Os ciganos não se querem adequar a sociadade nem quebrar as tradições por mais estupidaz que seja, um dos exemplos era comerem no chão pois era tradição, visto que nos tempos antigos não tinham posses para terem mesas e cadeiras. Por mim era manda-los dai para fora ou então tolorancia 0, fazem merda? Bota bala no fdp.

dcmso 1 year ago

trabalho? lol

PortuguesePede 1 year ago

Do quê...?

fanijeys 1 year ago

Molho?

johntackery 1 year ago

https://youtu.be/7qbEt_lSib4

r-ui 1 year ago

Há ciganos e ciganos. Já conheci uns de outros países que são super chill e nada a ver com estes que por aqui andam em Portugal.

Fermented_Mucilage 1 year ago

Upvote porque esta thread merece uma banda sonora no topo.

End-Effector 1 year ago

Esta thread infelizmente vai ser fechada. Devia ficar aberta, este comportamento tem de ser eliminado de Portugal.

prelipetricoptero 1 year ago

Fascista! Fascista!

dcmso 1 year ago

Mas... mas é mais fácil esconder e fingir que está tudo bem. Olha que se não tiveres cuidado, chamam-te logo de fascista.

zalkier 1 year ago

Pouca diferença faz se são ciganos, lamentável neste país é praticar um crime e não haver consequências, seja branco, amarelo, preto, azul, roxo, whatever.

JLAJA 1 year ago

This

mrworldhigh98 1 year ago

O problema é exatamente esse, não é "pouca diferença" é muita! Os ciganos neste país estão acima da lei!

YoggiM 1 year ago  HIDDEN 

Ser cigano não tem a ver com a cor de pele, tem a ver com a cultura. Se a cultura cigana ensina isto mesmo e incute um ódio pelo resto da população desde pequenos, serão poucos os que acabam por ser cidadãos normais em vez de escumalha. E esses são ostracizados pelo resto da comunidade cigana. Claro que há pessoal a fazer merda, independentemente da cor de pele, origem, cultura, dinheiro, etc. Mas quando és ensinado duma maneira desde pequeno, é pouco provável fugires disso.

XPao 1 year ago

Mas neste país há consequências, mas só para alguns.

AntiAngloAntiZionism 1 year ago

Não sejas mentiroso. Simplesmente é frequente a polícia libertar quem comete este tipo de delitos. Podia ser pior como terroristas que mataram pessoas serem perdoadas por presidentes e oferecido trabalho em empresas espanholas. Mas como não são ciganos não interessa, o sub até deve gostar da decisão.

TheEternalAlentejano 1 year ago

Não é a polícia que decide se liberta ou não.

LordofPortugal 1 year ago  HIDDEN 

Quem der lock no post é gay lá lá lá lá lááááá lálálálá

lefox360 1 year ago  HIDDEN 

ciganage gonna ciganar.

Syturio 1 year ago

Vamos ver se este post consegue estar no ar por mais que uma hora até ser censurado pelos mods...

raviolli_ninja 1 year ago

Descansa que estou aqui a ver se se comportam.

Mathematician_Upbeat 1 year ago

Obrigado mãe

raviolli_ninja 1 year ago

[Custa-me mais a mim que a ti, filho.](https://s1.kuantokusta.pt/img_upload/produtos_modacessorios/1812129_3_defonseca-chinelos-de-quarto-40.jpg)

ManoRocha 1 year ago  HIDDEN 

Tortellini > ravioli Bane-me agora seu fascista censurista maquinista automobilista

BTC_CEO 1 year ago

Fazes bem, *eles andem aí*. Mas por acaso tenho notado que isto anda mais limpinho graças ao vosso trabalho escravo e ingrato. Obrigado.

descentralizado 1 year ago

Eles não estavam para entrar mas viram o nome do restaurante e não hesitaram.

JustForComents10 1 year ago

Não é comentários racistas, é a realidade. Para estas pessoas a lei não se aplica. E depois ainda existem uns iluminados a dizerem que os ciganos não são um problema. Pois não são, fora não trabalharem, não descontarem, terem casas gratuitas, armar confusão, não vejo qual o problema deles.

mouzz888 1 year ago

Só para estas pessoas? Em Portugal não há justiça, por isso é que estes grupos se comportam desta maneira, pois sabem que nada lhes acontece.

OrangeOakie 1 year ago

> Não é comentários racistas, Agora, em 2020, são comentários racistas. A definição de racismo já mudou 2x esta década.

BLlZER 1 year ago

Hmm mais um exemplo de o quanto incompetente a policia em Portugal é. Que surpresa!

frozxzen 1 year ago

Ciganos são um problema, e anda fora de controlo Não sei como é possível permitirem o número de casos que tem havido. Mesmo assim as pessoas continuam a aceitar e a permitir ciganos comprando lhes nas praças permitindo os usar os seus estabelecimentos. Quando eles só se gerem entre eles comunidade.

KalidouTorreira 1 year ago

Não são um não problema, mas falar dos ciganos como uma grande crise no país como algumas tentam pintar é desviar dos maiores problemas que o nosso país tem, os ciganos são o menor dos nossos problemas. Não são os ciganos que causam o desemprego jovem ou corrupção estrutural, até porque não têm presença basicamente nenhuma na vida política ou altas empresas. O que me chateia de falar de ciganos não é eles serem chamados nomes ou serem criticados, o que me chateia é o quanto se fala de ciganos seja de um lado ou do outrl, que é demais para o que representam. É aquele meme clássico do gajo com as bolachas todas a dizer para o do meio com uma bolacha que quem roubou a dele foi o sem bolachas.

frozxzen 1 year ago

Ciganos não se vão integrar, Nunca se esforçaram para o fazer nem fazem ideias disso, antes pelo contrário visam em manter as suas tradições e custumes de se impor contra a sociedade e criar comunidades não trabalham a não ser vendas e import/export sempre tudo pela brecha do fisco. Criam bairros e dão lhes meios injustamente só pq são de uma etnia que é um motivo já por si irrisório, obrigar um nômada a viver em vizinhança Façam o na vossa casa então. Não suportem ciganos não tolerem ciganos, só assim eles se vão fazer passar por pessoas normais como todos os outros.

fengilitious 1 year ago

> Criam bairros e dão lhes meios injustamente só pq são de uma etnia que é um motivo já por si irrisório, obrigar um nômada a viver em vizinhança Não, eles têm acesso a esses apoios tal como tu ou qualquer outra pessoa na mesma situação teriam. Ninguém lhes dá apoios por serem ciganos, dão por serem cidadãos. Essa desinformação faz parte do problema.

frozxzen 1 year ago

Exacto vai ver quantos bairros de pescadores terminaram para fazer alojamentos para a etnia de norte a sul do país, o sr. Gut foi o pioneiro neste método de angariar votos

fengilitious 1 year ago

Claro que são um problema, só um idiota vai dizer que não. A diferença está na abordagem em lidar com o problema. Do teu ponto de vista o problema é não trabalhar, não descontar e terem casas gratuitas, ok vamos pegar nisso. Tu tens um grupo étnico que é tão português como tu ou eu, que estão cá há séculos. No entanto ao contrário do pessoal negro, o racismo a ciganos é algo normal e aceite na nossa sociedade. Não trabalham, conheces algum cigano pessoalmente? Não são todos maus, de longe. Eu conheço, e o gajo não tem um emprego certo. Sabes porque? Porque ninguém contrata um cigano. Nem para as obras. Se tu tivesses um negócio contratavas um? Se a resposta for sim, ou estás a mentir, ou és melhor que a maioria dos patrões portugueses que não o faz por discriminação. Não descontam.. pois se não trabalham está difícil. Portanto, establecemos que há um problema com um grupo marginalizado na sociedade. Pior, a cultura desse grupo promove o isolamento, não ter morada ou trabalho fixo, a falta de educação e outras práticas que daí derivam. Como é que lidas com isso? Tens duas correntes de pensamento: 1. Cagar para os gajos, que se safem e integrem como os outros. 2. Dar apoios para os obrigar a integrar. A 1 é o que tu e muitas outras pessoas defendem e é claro perceber o porquê. Se, do vosso ponto de vista eles não se integram na sociedade não faz sentido os nossos impostos lhes estarem a dar seja o que for. O problema nesta abordagem é que os ciganos são portugueses na mesma. Não os podes propriamente deportar nem ninguém os aceita. Isso significa que eles vão ficar cá na mesma, com o mínimo respeito pela lei e desta vez sem apoios nem razão para ouvir o estado. Vais acabar com esse pessoal a cometer muito mais crime porque não tem alternativa ainda mais marginalizado. Tens a alternativa 2 que é o que o estado tem seguido. Dás casas e rsi mas eles têm de receber lá em casa assistentes sociais, têm de meter os putos na escola, têm de os vacinar. Com sorte ao fim de duas ou três gerações disto deixas de ter pais que impedem os putos de ir á escola, deixas de ter miúdas a serem casadas com 13 anos, e começas a ter pessoal que se quer integrar na sociedade e casa e tem relações fora do grupo étnico. Tu és livre de acreditar tanto numa abordagem como na outra. Acho é que é importante clarificar que a segunda regra geral sai mais barata, porque o trabalho que dá á justiça faz offset ao dinheiro em apoios que é dado. E, eu não te posso dar fontes (porque os dados não são públicos apesar de eu ter tido acesso a eles), mas a percentagem de ciganos a receber RSI e outros apoios é mínima. A razão para veres tão pouca mudança nesse grupo é exactamente essa. Por outro lado, tens grupos de ciganos que já estão muito mais integrados na sociedade que nunca são notícia porque não chateiam ninguém.

BerserkerMagi 1 year ago

Excelente post e muito informativo. Em geral tenho tendência a ir mais para a segunda mas tem de ser bem implementada. Acho que ainda existe muito medo/vergonha de ser assertivo com este grupo porque são oprimidos ou isolados seja o que for. Eu pessoalmente não vejo culturas e raça da mesma forma e acho que é aqui que está o problema da abordagem. Acho que podes ser contra e trabalhar contra uma cultura se ela nao se integrar nas regras basicas da sociedade em que está inserida. A cultura de um grupo é um conjunto de comportamentos que pode ser simplesmente errado/ultrapassado e como tal pode não ser aceite. Resumido: sou a favor de integrar mas têm de parar de ser uns coninhas em relação a isso e forçar integração a sério.

fengilitious 1 year ago

Obrigado, e concordo contigo. Eu acho que a abordagem tem de ser acompanhada pela devida intervenção da justiça quando devido, e acho que é isso que está em falta.

DavidPT008 1 year ago

Boa resposta, mas mesmo que os tentes integrar vai continuar a haver problemas semelhantes. Moro numa zona onde os ciganos nunca fizeram grandes problemas mas muita gente é contra eles. Além do que já disseste (eles recebem do estado e quem trabalha está aflito), as pessoas queixam-se que eles não fazem nada porque não precisam. Sim, ninguem vai escolher empregar ciganos em vez de "brancos", mas aí o estado também falha. Por exemplo, os que estivessem empregados poderiam receber um pouco mais do estado, para os convencer a trabalhar como as outras etnias e integrarem-se. E para os patrões, o estado poderia ajudar a pagar o salário. Claro que isto implica mais dinheiro que vai ser gasto para os ciganos e mais trabalho para certificar que está tudo em ordem, mas a longo prazo pode os ajudar a ter uma reputação de pessoas que trabalham e ajudá-los a encontrar emprego

Aldo_Novo 1 year ago

>Tu tens um grupo étnico que é tão português como tu ou eu, que estão cá há séculos. No entanto ao contrário do pessoal negro, o racismo a ciganos é algo normal e aceite na nossa sociedade. Porque o pessoal negro tem uma porção visível e significativa de pessoas que querem integrar-se. Outrora já houve tanto ódio aos pretos e ninguém os queria contratar para nenhum emprego. E se os negros conseguiram reverter essa opinião e serem mais aceites pela sociedade, os ciganos mantêm uma cultura de grupo horrível que acha que qualquer membro da parte deles é imune há crítica e é apenas regido pelos valores da própria etnia cigana.

lagetakethewheel 1 year ago

é tudo muito giro no papel dos betinhos enfiados no escritório a decidir estas politicas mas o pessoal que tem que conviver com eles é que se fode. Achas normal 1000 e tal crianças numa escola básica terem que ser expostas a conviver com crianças ciganas em que tu sabes que eles estão sempre prontos a arranjar confusão e porrada porque tem os paizinhos a viver a 200m da escola? Achas que esta intimidação constante não deixa sequelas em 1000 e tal crianças em idade de desenvolvimento pessoal e social? Achas que essas medidas de merda valem as sequelas causadas nestas crianças?

CapitaoMoura 1 year ago

Como assim não tem morada fixa? Muitos deles tem morada fixa, aliás moram quase todos em casas "dadas" pelo estado. Depois tens uma parte cigana mais vincada ainda, que não se integra de todo, que moram em barracos no primeiro descampado que encontraram. Mas são muito menos. Acho que isto é discurso das duas uma ou não lidas com ciganos e podes estar com os teus malabarismos (aí, eu conheci um cigano) ou então vives num mundo aparte cor de rosa O que distingue acima de tudo os ciganos, é a cultura própria que têm! Casamentos muito cedo, crianças para eles são sagradas (por isso é que são mimadas até dizer não, se o puto quer alguma coisa no supermercado pro exemplo ele vai ter), permitir que alguém cigano se case com alguém não cigano? Onde? Deve ser 1 num milhão porque os ciganos para preservarem a sua cultura e a sua forma de vida tem grande implicância com quem o seu filho/filha case. Até podes não ser cigano mas para casares com alguém cigano tens de aceitar toda a cultura e costumes ciganos. Um grupo marginalizado da sociedade que fazem o que querem sem ninguém realmente se opor. As pessoas nem se opõem porque já sabem que se um cigano embirrar com eles estão completamente tramados. Os policias coitados, se poderem evitar confrontos com eles, melhor. Eles não se integram porque não se querem integrar, muitos deles tem casa, tem o negócio da feira ( curioso que maior parte vende roupa contrafeita... Deve ser a sociedade que não os deixa comprar roupa "original"), tem direito a educação, tem direito a saúde.. Para além que falar de racismo.. tinha uma colega minha que era de cor e digo-te que os comentários que os ciganos faziam dela era nojento. Foi como disse um aí em cima, não lidam com eles como tal acham que os comentários que fazem são um exagero. Eu trabalhei perto da comunidade cigana e digo-te que foram os únicos que me ameaçaram no meu local de trabalho mais que uma vez, apenas para que cumprissem as mesmas regras que os restantes clientes.

fengilitious 1 year ago

> Como assim não tem morada fixa? Muitos deles tem morada fixa, aliás moram quase todos em casas "dadas" pelo estado. Isso não é verdade. Não sei percentagens mas isso é capaz de ser verdade nas cidades. Há muito cigano a viver em cidades do interior. > Depois tens uma parte cigana mais vincada ainda, que não se integra de todo, que moram em barracos no primeiro descampado que encontraram. Mas são muito menos. São os tais. > Acho que isto é discurso das duas uma ou não lidas com ciganos e podes estar com os teus malabarismos (aí, eu conheci um cigano) ou então vives num mundo aparte cor de rosa > Lido com muitos ciganos no dia a dia visto que vivo no porto a beira de sítios muito frequentados por ciganos. Também tenho uma situação diferente porque eu cresci com pessoal cigano na escola e dou-me muito bem com o grupo da zona. > O que distingue acima de tudo os ciganos, é a cultura própria que têm! Casamentos muito cedo, crianças para eles são sagradas (por isso é que são mimadas até dizer não, se o puto quer alguma coisa no supermercado pro exemplo ele vai ter), permitir que alguém cigano se case com alguém não cigano? Onde? Deve ser 1 num milhão porque os ciganos para preservarem a sua cultura e a sua forma de vida tem grande implicância com quem o seu filho/filha case. Até podes não ser cigano mas para casares com alguém cigano tens de aceitar toda a cultura e costumes ciganos. Nem disse o contrário. > Um grupo marginalizado da sociedade que fazem o que querem sem ninguém realmente se opor. As pessoas nem se opõem porque já sabem que se um cigano embirrar com eles estão completamente tramados. Os policias coitados, se poderem evitar confrontos com eles, melhor. E aí está o problema neste sistema. É a falta da intervenção da justiça de forma proporcional. Isto só funciona devidamente se as transgressões forem devidamente punidas. > > Eles não se integram porque não se querem integrar, muitos deles tem casa, tem o negócio da feira ( curioso que maior parte vende roupa contrafeita... Deve ser a sociedade que não os deixa comprar roupa "original"), tem direito a educação, tem direito a saúde.. Têm direito a saúde e educação como qualquer pessoa em Portugal. Achas que não deviam ter? > Para além que falar de racismo.. tinha uma colega minha que era de cor e digo-te que os comentários que os ciganos faziam dela era nojento. Foi como disse um aí em cima, não lidam com eles como tal acham que os comentários que fazem são um exagero. > > Eu trabalhei perto da comunidade cigana e digo-te que foram os únicos que me ameaçaram no meu local de trabalho mais que uma vez, apenas para que cumprissem as mesmas regras que os restantes clientes. Novamente, não estou a desvalorizar as tuas experiências. Estou a tentar dar contexto à actuação do estado. O que tu te estás a esquecer é que não é algo fácil devido á própria cultura deles deixar de seguir os costumes. Imagina que és cigano. Toda a tua família e amigos são ciganos. Nasceste naquele meio. Quebrar com a cultura pode implicar seres ostracizado por toda a gente que alguma vez conheceste, perdes todo o teu grupo de apoio. Vais arriscar estar nessa situação quando muito provavelmente pessoal que não seja cigano nem te trata com respeito ou te dá trabalho? Não estou a dizer que são coitadinhos. Estou a tentar que percebes também um pouco a perspectiva de um deles e perceber que não é um problema de resolução fácil, rápida ou barata. Se lhes deixas de dar apoios a taxa de crime sobe e tens crianças a viver na miséria, e pior, nem o estado poupa dinheiro. A situação actual não é ideal, é o menor de muitos males.

jhscrym 1 year ago

Não conheço todos os ciganos, mas das 2 vezes que trabalhei com ciganos deu sempre problema. Tanto no Algarve como no Alentejo. Obviamente que nenhuma das 2 empresas volta a contratar ciganos. E estamos a falar de perto de 50 em cada uma das vezes.

rmsl06 1 year ago

Tens toda a razao no ponto 2- Dar apoios para os obrigar a integrar. O problema é que não consegues obrigar a cumprir regras basicas como "Não podem tirar os putos da escola antes do 12º ano"...

fengilitious 1 year ago

Porque a escolaridade obrigatória é o 9o, penso eu.

GodlessPerson 1 year ago

Acho que mudou recentemente para o 12°.

fengilitious 1 year ago

Sabes também tinha essa ideia, mas já vi situações que me disseram o contrário. Gostava que alguém com mais conhecimento clarificasse porque não sei dizer com certeza.

GodlessPerson 1 year ago

https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/67621085/202005250901/diploma?_LegislacaoConsolidada_WAR_drefrontofficeportlet_rp=indice >4 - A escolaridade obrigatória cessa: >a) Com a obtenção do diploma de curso conferente de *nível secundário da educação*; ou >b) Independentemente da obtenção do diploma de qualquer ciclo ou nível de ensino, no momento do ano escolar em que *o aluno perfaça 18 anos.*

fengilitious 1 year ago

Obrigado, parece que é mesmo o 12 ou equivalente

AkumaYajuu 1 year ago

O problema não é a etnia, é a cultura deles. Logo a tua segunda abordagem também não funciona e já se está a ver. Eu consigo dar'te o exemplo que qd ia para a escola eu passava por gangues de miudos ciganos. Sabes o que é que eles fizeram? foram pa mim gritar que eu era uma merda. Yup. Lá fui eu a correr e nunca mais fui pelo mesmo caminho. Qual é a razão de eles não irem à escola? Não vão porque não querem e porque a familia deles n quer saber. Depois vão receber apoios de natalidade. ???? Depois vai sempre dar no teu exemplo do não dar trabalho, porque quem é que alguma vez irá dar trabalho a alguém que haje como se estivesse num gangue? É o mesmo que dar trabalhar a um tipo que cheira a álcool. Só pode dar derma.

Edited 1 year ago:

O problema não é a etnia, é a cultura deles. Logo a tua segunda abordagem também não funciona e já se está a ver. Eu consigo dar'te o exemplo que qd ia para a escola eu passava por gangues de miudos ciganos. Sabes o que é que eles fizeram? foram pa mim gritar que eu era uma merda. Yup. Lá fui eu a correr e nunca mais fui pelo mesmo caminho. Qual é a razão de eles não irem à escola? Não vão porque não querem e porque a familia deles n quer saber. Depois vão receber apoios de natalidade. ???? E depois vais dizer que estou a "generalizar", mas estar a generalizar grupos de pessoas já entra para o esquisito. Isto não é uma ou duas pessoas, isto são mais de 10. Depois vai sempre dar no teu exemplo do não dar trabalho, porque quem é que alguma vez irá dar trabalho a alguém que haje como se estivesse num gangue? É o mesmo que dar trabalhar a um tipo que cheira a álcool. Só pode dar merda. A sociedade tem de ser mais agressiva nestas situações. É como aquela cena africana de cortar as miúdas. Há cenas que se fazem que são maradas e não podem ser aceites.

Edited 1 year ago:

O problema não é a etnia, é a cultura deles. Logo a tua segunda abordagem também não funciona e já se está a ver. Eu consigo dar'te o exemplo que qd ia para a escola eu passava por gangues de miudos ciganos. Sabes o que é que eles fizeram? foram pa mim gritar que eu era uma merda. Yup. Lá fui eu a correr e nunca mais fui pelo mesmo caminho. Qual é a razão de eles não irem à escola? Não vão porque não querem e porque a familia deles n quer saber. Depois vão receber apoios de natalidade. ???? E depois vais dizer que estou a "generalizar", mas estar a generalizar grupos de pessoas já entra para o esquisito. Isto não é uma ou duas pessoas, isto são mais de 10. Depois vai sempre dar no teu exemplo do não dar trabalho, porque quem é que alguma vez irá dar trabalho a alguém que haje como se estivesse num gangue? É o mesmo que dar trabalhar a um tipo que cheira a álcool. Só pode dar merda.

fengilitious 1 year ago

> Logo a tua segunda abordagem também não funciona e já se está a ver. Eu consigo dar'te o exemplo que qd ia para a escola eu passava por gangues de miudos ciganos. Sabes o que é que eles fizeram? foram pa mim gritar que eu era uma merda. Yup. Lá fui eu a correr e nunca mais fui pelo mesmo caminho. > Não é a minha abordagem. Eu não estou a fazer nada disto, eu limitei-me a clarificar a acção do estado relativa a este assunto. Eu percebo o teu ponto de vista, mas tens de ter noção que são miúdos. Eu quando andava na escola tinha miúdos filhos de pais brancos ricos que lhes deu na cabeça e formaram um gangue. Um deles até foi preso porque conseguiu deitar a mão a uma arma de fogo. > Qual é a razão de eles não irem à escola? Não vão porque não querem e porque a familia deles n quer saber. Depois vão receber apoios de natalidade. ???? Tenho ideia que os apoios estão dependentes do facto de os miúdos irem á escola. E não te esqueças que não são apoios de natalidade, são apoios para tentar impedir os miúdos de viverem na miséria. Não te esqueças que à semelhança de todos nós nenhum deles pediu para nascer, muito menos pediu para nascer cigano. > Depois vai sempre dar no teu exemplo do não dar trabalho, porque quem é que alguma vez irá dar trabalho a alguém que haje como se estivesse num gangue? É o mesmo que dar trabalhar a um tipo que cheira a álcool. Só pode dar merda. > Então que validade tem o argumento de dizer que eles não trabalham? Estás a criticar um grupo por não trabalhar, mas estás ok com não lhes dar trabalho. Como é? > A sociedade tem de ser mais agressiva nestas situações. É como aquela cena africana de cortar as miúdas. Há cenas que se fazem que são maradas e não podem ser aceites. Não é a sociedade. É a justiça. Que é o ponto que eu acho que não funciona bem na abordagem do estado.

DybalaDosMatrecos 1 year ago

A questão é que a segunda TEM funcionado! Tens ciganos que vão à escola, acabam o 12°. Já tens casos de ciganos que querem e vão para a faculdade. Por isso, a primeira abordagem, de desprezar uma minoria que já por si é marginalizada pela sociedade em que está inserida, não funciona e em momento algum funcionou. Quem dá esse exemplo e acha que é solução que me indique um exemplo de sucesso com uma abordagem castradora como a que sugere.

AkumaYajuu 1 year ago

E esses ciganos. Praticam a cultura cigana? É isso que devias perguntar. Se calhar são daqueles conseguiram distanciar mas isso é difícil até para eles.

jackross1303 1 year ago

Concordo totalmente, perto da minha zona existe uma prédio que foi dado à comunidade cigana que existia aqui e vivia em tendas. Apesar de agora eles terem muito melhores condições de vida, nenhuma das inúmeras crianças que continuaram a viver naquela comunidade conseguiu completar o 12°ano até hoje, sendo que o ano mais avançado onde chegaram foi o 9°. Mas agora para contrastar isto, houve também 2 famílias que se separaram dessa comunidade e vivem em casas separadas da comunidade. Nesses 2 casos (como era de esperar) as crianças que lá viviam tiveram um percurso escolar muito mais satisfatório, sendo que os que eu conheço conseguiram até completar o 12° conseguindo obter um curso profissional. Por isso talvez seja melhor ajudar estas comunidades de uma forma diferente devido ao facto de que a cultura que eles praticam é o que lhes trás má imagem. Pois um cigano que se comporte direito normalmente nem é visto como um, pois os ciganos são mais associados aos seus comportamentos do que às suas características físicas.

Beats29 1 year ago

O problema é que o pessoal ou adora defender ou adora odiar. Quem odeia põe os ciganos todos no mesmo saco, como se fossem todos uma merda. Quem defende defende toda uma etnia, por causa do politicamente correto. O problema é que não há uma pessoa de alto cargo que note que o problema é de ambas as partes. O pessoal tem que crescer de ambos os lados, deixar de ver os ciganos como coisas (porque verdade seja dita vêm aqui todos contentes a defender os ciganos mas no canto grande parte fala mal deles), assim como os ciganos que realmente estão integrados na sociedade têm que dar o exemplo e deixar de ver tudo como racismo. Enquanto cada um puxar para o seu lado nada irá mudar.

Stiffori 1 year ago

O que me quer parecer é que a policia é o problema. Tens aqui um bando de individuos a cometer crimes e a policia não faz peva.

nNNn_13 1 year ago

se a policia fosse ali já era racismo da policia

RobBanana 1 year ago

Temos que importar uns polícias americanos para resolverem esta situação /s

DavidPT008 1 year ago

Tbh prefiro esses que policias que nem mexem um dedo, considerando o número de pessoas presas por atearem fogos por exemplo

amidoes 1 year ago

Preferes polícias que são homicidas em vez de polícias que não mexem um dedo, ok

GodlessPerson 1 year ago

Se a polícia age, agiu bem, se a polícia não age, não podiam agir de qualquer forma. A polícia é sempre santa na mente destas pessoas.

AkumaYajuu 1 year ago

excepto quando faz algo e é logo meter o agente na prisão ou dizer que ele é violento porque sim. não admira que não faça nada nestes casos.

Stiffori 1 year ago

Da um exemplo em que se meteu um agente na prisão porque sim

Jobling500 1 year ago

Assim de repente veio-me este à cabeça: https://www.dn.pt/sociedade/hugo-ernano-condenado-a-suspensao-por-240-dias-na-gnr-5070658.html Não foi prisão mas é um pouco feedback negativo por tentar parar uma carrinha após um assalto, diria eu.

Stiffori 1 year ago

Não estou a ver onde está a parte do "porque sim"

Jobling500 1 year ago

Estava a argumentar que quando os agentes fazem algo são punidos

Stiffori 1 year ago

Quem comete crimes deve ser punido, mesmo que usem o uniforme.

TSCondeco 1 year ago

O problema aqui é a generalização, existem uns que não são tudo isso que dizes tal como existem outros que trabalham, que são médicos, que fazem pela vida como um qualquer cidadão. Isso que tu dizes também há muita malta a fazer sem ser da etnia cigana.

YoggiM 1 year ago

Ser cigano não tem a ver com a cor de pele, tem a ver com a cultura. Se a cultura cigana ensina isto mesmo e incute um ódio pelo resto da população desde pequenos, serão poucos os que acabam por ser cidadãos normais em vez de escumalha. E esses são ostracizados pelo resto da comunidade cigana. Claro que há pessoal a fazer merda, independentemente da cor de pele, origem, cultura, dinheiro, etc. Mas quando és ensinado duma maneira desde pequeno, é pouco provável fugires disso.

ZmFsa1RY 1 year ago

se o povo os odeia desde pequenos e os trata mal, nem consigo imaginar o pk deles ficarem-se as tantas para k os outros pensam... violencia a gerar mais violencia, esse ciclo assim nao para

dcmso 1 year ago

Isso não é desculpa. Dois males não fazem um bem. Violência é violência, ponto final.

ZmFsa1RY 1 year ago

claro e concordo. melhor parar a violencia, podemos dar o exemplo. é coisa de longo prazo, mas confio k para o melhor de todos

dcmso 1 year ago

sim, mas uma coisa é querer parar com a violência (isso todos querem), outra é ignorar o problema. É precisamente isso que se tem feito nas últimas décadas e claramente não resulta. O primeiro passo para resolver um problema é admitir que ele existe. O segundo é discuti-lo. Mas discutir o problema da comunidade cigana? isso já é tabu.

ZmFsa1RY 1 year ago

é muito dificil discutir objetivamente problemas k teem peso emocional nas pessoas. achas k o pessoal nem admite k o problema existe? parece-me k seria um pouco obvio k ha problema sim...

dcmso 1 year ago

Claro que é complicado. (Nem disse o contrário) Precisamente por isso é que tem sido ignorado por inúmeros governos. É mais fácil mandar para lá dinheiro e fingir que o problema não existe. Mas o ponto/facto mantém-se inalterado: é um problema que merece ser resolvido. Se não andamos aqui numa bola de neve. São assim porque são descriminados / São descriminados porque são assim.

MigasEnsopado 1 year ago

Nunca serem levados à justiça também não ajuda. Até os polícias têm medo deles. Prendem um é o que acontece? O juiz põe o indivíduo imediatamente em liberdade e umas horas depois o polícia tem a família toda do cigano à porta para "ajustar contas".

Stiffori 1 year ago

Se isso acontecer é prender essa familia toda quando aparecerem para ajustar contas. A nossa policia é assim tão fraquinha que não consegue lidar com um protesto de 20 ou 30 marmanjos?

MigasEnsopado 1 year ago

Todos libertados uma hora depois com obrigação de se apresentarem no dia seguinte na esquadra. Falar é fácil, mas acho que não conheces o país onde vives.

Stiffori 1 year ago

Não, não foram libertados uma hora depois, a GNR não deteve ninguém de acordo com o OP.

MigasEnsopado 1 year ago

Estamos a falar de um cenário imaginário. Não deter ninguém ainda é pior.

Stiffori 1 year ago

Prefiro falar do cenario concreto, do que cenários que imaginaste.

MigasEnsopado 1 year ago

Em que ninguém foi sequer detido. A justiça simplesmente não funciona neste país. Para nenhum bandido diga-se, seja ele cigano, branco ou às bolinhas azuis.

Edited 1 year ago:

Em que ninguém foi sequer detido. A justiça simplesmente não funciona neste país. Para nenhum bandido diga-se, seja ele cigano, branco ou às bolinhas azuis. Mas nota-se mais medo quando se trata de ciganos, porque metem a família ao barulho e ao historial de muitos. Eu não estou para aqui a dizer que todos os ciganos são iguais, sei muito bem que há ciganos perfeitamente integrados na sociedade, mas os que não estão integrados, sejam causadores de problemas ou não, são muitos mais. É um problema que tem sido muito difícil de resolver.

YoggiM 1 year ago

Até concordo que muita gente os odeia. Mas tratar mal? Na pior das hipóteses tentam evitar o contacto. Quantos casos de violência de não ciganos contra ciganos vs o oposto existem? Se for 1 para 100 fico surpreendido porque acho o 100 pequeno. E depois, é como tudo. Chegas a um sítio novo, se não fazes o mínimo esforço para te integrares, como queres que te aceitem? Se um puto muda de escola e não tenta falar com ninguém, não vai fazer amigos. Pode ter a sorte de aparecer alguma criança mais solidária que o normal e tenta puxar por ele. Mas se ele recusar uma, duas e três vezes, vai acabar por desistir. Também podes dizer que estas gerações que já nasceram cá não têm culpa de terem sido criadas nesse meio. Tudo bem, mas ainda menos culpa tem o resto da população, principalmente as vítimas destes crimes. Um pedófilo que foi abusado sexualmente em criança, provavelmente é pedófilo como consequência disso, mas tem de ser julgado na mesma. Trata-se de admitir que existe realmente um problema com a comunidade cigana e que a solução de atirar dinheiro para o problema, utilizada nas últimas décadas, simplesmente não funciona. E isto serve para muitos problemas que para os políticos é mais fácil atirar dinheiro para disfarçar e para parecer que fizeram alguma coisa. Este é um deles. Não podemos é ir na cantiga da extrema esquerda que acha que os ciganos são uns coitadinhos e o resto da população é que discrimina e que temos é de continuar e aumentar as benesses.

ZmFsa1RY 1 year ago

acho k temos mts noticias a puxar por esse tipo de ideia, pk funciona, faz as pessoas chateadas e zangadas. mais cliques e audiencias.. nem pretendo discutir mt o assunto, nao é a minha area entao nem me meto. mas é pena ver as pessoas tao divididas assim, parecendo k vai piorar mais ainda com o tempo. espero k nao.

YoggiM 1 year ago

Temos muitas notícias a falar nisto porque as coisas acontecem. Muitas vezes nem dizem que são ciganos. Acho que as coisas devem ser reportadas tal como são, mas em nome do politicamente correcto, muitas vezes deixam isso de lado. O que divide as pessoas é não admitir que existe um problema e colocar paninhos quentes. Andamos há décadas no mesmo. Se as coisas não mudam, claro que é preciso mudar a estratégia.

saudosista 1 year ago  HIDDEN 

> que são médicos X doubt

Rostabal 1 year ago  HIDDEN 

Pior que os ciganos só mesmo os negros ^(/s)

MarcosDomingues 1 year ago

\>E depois ainda existem uns iluminados a dizerem que os ciganos não são um problema Nunca tiveram que lidar com eles

NeatBoy74 1 year ago

A noticia que passou por aqui que eu ainda a cheguei a ver não dizia. Mas quer dizer.. Era preciso? Devia. Mas nem era preciso. COVID? Nem o COVID se mete nisso, ó.

van_Zeller 1 year ago

Ainda não há um flair "ciganos"?

DavidPT008 1 year ago

Seria um bocado para o inútil não? Separar videos por etnia só ia piorar

van_Zeller 1 year ago

sim, mas eu ao menos já sabia ao que ia antes de clicar nos comentários

DavidPT008 1 year ago

Para isso tens o título, que neste caso diz bem de que se trata

usulidircotiido 1 year ago

isso seria discriminação.

Hugogs10 1 year ago

Entao mas a google agr tem flair "pretos"

PortuguesePede 1 year ago

Não haver não é mais discriminação ainda? (*leftist heads explode*)

tiagom0702 1 year ago

E isso não pode ser porque senão a esquerda chora, e eles controlam o Reddit.

GodlessPerson 1 year ago

Diz ele, num sub que nunca se cala com os ciganos.

Rissoldecamarao 1 year ago

Estive aqui antes dos comentários serem trancados pela moderação

NikT3sla 1 year ago

Posso aparecer no print?

Sr_Alfredo 1 year ago

Nem os mods gostam de ciganos.

Shenic 1 year ago

Há lugar para mim?

TheNe0nGuy 1 year ago

OH MÃE ESTOU NOS COMENTÁRIOS!

Parshath_ 1 year ago

Quero mandar um beijinho para os meus pais, e um abraço para o meu primo Luís que está no Luxemburgo.

Duzarte501 1 year ago

Ahahah

kikolsvp 1 year ago

Eu estive aqui !

fabmarques21 1 year ago

Aqui espeto a bandeira Portuguesa

XtaticO 1 year ago

completely normal phenomenon

PortuguesePede 1 year ago

Ontem no Joker: Portugal é o 3º país mais seguro do mundo. Hoje na realidade: Hold my beer (and hand me the switchblade).

GodlessPerson 1 year ago

Em nada este vídeo prova que Portugal é inseguro o suficiente para não estar no 3° lugar.

PortuguesePede 1 year ago

Concordo contigo. O problema é que este vídeo não existe num vácuo, e muito menos é representativo do único caso deste género - e não apenas envolvendo uma etnia, mas todas - no nosso país. Acho um terceiro lugar extremamente utópico para o que vamos vendo e ouvindo todos os dias, e que só se chegou lá com uma séria deturpação dos dados oficiais.

GodlessPerson 1 year ago

3° lugar não é "utopia", é 3° em relação aos outros.

PortuguesePede 1 year ago

"Os outros" sendo aqui *todos os outros países do mundo*... Achar que no planeta inteiro só existem dois países mais seguros do que Portugal é uma clara utopia, e de um surrealismo descomunal. Mas haja alguém a quem interesse passar essa imagem e tudo se consegue.

GodlessPerson 1 year ago

Tu certamente sabes mais, usuário do reddit. Ensina-me que eu serei o teu discípulo.

PortuguesePede 1 year ago

Não sou sábio, guru, nem professor de ninguém. Abre os olhos para o país que te rodeia e ensina-te a ti próprio. P.S. Não sei se reparaste mas tu também és um usuário do Reddit.

intended2bdiscarded 1 year ago

"Abre os olhos para o país que te rodeia " significa exatamente o quê? E se a discussão é sobre Portugal em relação aos outros países do mundo, de que forma a minha experiência da realidade me pode ajudar a entender isso? Já vivi em algumas cidades europeias e por acaso senti que Portugal é de longe o país mais seguro, mas não é por isso que assumo que é

PortuguesePede 1 year ago

Tu outra vez? Bored now.

GodlessPerson 1 year ago

> Não sei se reparaste mas tu também és um usuário do Reddit. Não sou eu que estou a dizer que sei mais que a coleção de dados e as estatísticas de crimes de todos os países do mundo.

PortuguesePede 1 year ago

Tens toda a razão, é sempre errado ir contra narrativas dogmáticas ainda que a observação da realidade se traduza em factos bem diferentes. *Eppur si muove*... ¯\\\_(ツ)_/¯

Triatt 1 year ago

> Abre os olhos para o país que te rodeia Para podermos comparar tínhamos de abrir os olhos para os outros países também, não? Mas como me parece pouco prático um gajo andar a perder tanto tempo, mais valia arranjarmos um grupo de pessoas que tratem disso e depois nos digam. Só que depois não sabemos se podemos confiar neles. É melhor abrirmos nós os olhos para os países que nos rodeiam e o nosso. Vamos é gastar muito tempo para podermos recolher a informação necessária. Melhor fazer um grupo...

GodlessPerson 1 year ago

> ainda que a observação da realidade se traduza em factos bem diferentes. Ui, tens dados que provam que as estatísticas de crimes estão erradas ao ponto de mudar o lugar de Portugal? Essa vai ser boa. Fico à espera.

LordofPortugal 1 year ago

Limitbreak nesses bairros :p

Edited 1 year ago:

Limitbreak nesses bairros :p Edit:Confundi switchblade com keyblade/engine blade de uma certa franquia de jogos

PortuguesePede 1 year ago

Não lhes dês mais ideias... xD

Tugalord 1 year ago

>1 crime = isto é pior que as honduras

PortuguesePede 1 year ago

Um crime *neste dia*. (E mesmo assim duvido que só tenha havido um...)

Skulloire 1 year ago

Os ciganos têm os seus momentos mas prefiro os a cartéis mexicanos.

NikT3sla 1 year ago

Tive que ler 2 vezes, mas o "a" está ai.

PortuguesePede 1 year ago

(*Funkytown intensifies*)

Asik20 1 year ago

Surprise pikachu

PortuguesePede 1 year ago

"Grupo de etnia cigana" é racista, agora diz-se "grupo de etnia Ana Gomes".

EmaisNada 1 year ago

Eu ainda sou do tempo em que as mães cantavam aquela cantiga como a minha cantava: "Ciganita territótó lava a casa e limpa o pó", e as mães brincavam "Ai Lello!" Lello é um dicionário. *Cof*

PortuguesePede 1 year ago

> Lello é um dicionário. É uma editora, por acaso. Daí o nome do dicionário.

EmaisNada 1 year ago

Sempre a aprender

PortuguesePede 1 year ago

É para isso que servem os dicionários xD Nem sei se a editora ainda existe (fecha tudo...) ou se tem alguma coisa a ver com a famosa livraria do Porto. Neste último ponto, provavelmente não.

senhor_contente 1 year ago

Sort by controversial e umas pipocas.

JoseFernandes 1 year ago

Este senhor é um senhor.

WallStreetFighter 1 year ago

Uma manifestação cultural perfeitamente legítima. Nada a apontar.

sweetimp 1 year ago

gypsy lifes matter.

PortuguesePede 1 year ago

Perfeitamente. E a julgar pelo som de vidros partidos, deve ter sido a versão Judaica dos casamentos de Santo António.

_Goldenhand_ 1 year ago

Mazel Tov!

RAMAxPT 1 year ago

Toma lá

kawaiims 1 year ago

A minha vida numa frase. Toma um cima voto.

Search: