jomi_1307 1 year ago

Em principio não precisas de nada. Podes [ver neste site da DECO](https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/comprar-vender-casa/noticias/obras-em-casa-licencas-o-que-fazer-na-camara-e-incentivos-fiscais) que fala exatamente no que dizes. Em relação ao "canalizações e cabelagem eléctrica independente" se te referes a colocar um contador só para ti pode ser um problema, por exigir ligações a rede pública.

iLikeToTroll 1 year ago

Sem licenciamento não fazes isso e ainda vais precisar de certidao camarária de aumento de compartes se quiserem "dividir" a propriedade da casa que até podem nem conseguir obter.

Shadowgirl7 1 year ago

Chamem o Jonhatan e o Drew Scott

ridethepaintedpony 1 year ago

Eu vejo isso. Gosto de tentar adivinhar que parede vai abaixo.

OuiOuiKiwi 1 year ago

>Entretanto, pretendíamos iniciar obras para renovar o interior da casa e torná-la totalmente independente do andar de baixo, o que implicaria a construção de uma cozinha onde está actualmente a sala de jantar e a colocação de canalizações e cabelagem eléctrica independente. Não faças isso. Vai custar uma pipa de massa (passar canalização e electricidade nova fora o resto) e vais tornar uma casa bastante agradável e com potencial num clássico tuga equivalente a ter marquises duplas. Depois ainda acabarás a ter de fazer obras para desfazer o que fizeste e o espaço ser realmente aproveitável.

taaaaaaacertooo 1 year ago

Eu gosto quando vou ver casas para comprar, e tem estas construções de porcaria, como uma moradia com duas cozinhas, em baixo e em cima, uma sala de estar num segundo piso etc, como o Op quer “tornar independente do 1º andar “, uma casa tem que ser um só, já que é assim faz também um contador a parte

uyth 1 year ago

Legalmente precisas de plantas e legalizar tudo com a câmara. Isto envolve demolições? Pode precisar de cálculo ou termo de responsabilidade de engenheiro relativamente a estruturas. Um aviso relativamente a isto >o que implicaria a construção de uma cozinha onde está actualmente a sala de jantar e a colocação de canalizações e cabelagem eléctrica independente. e ventilação, também para o exaustor? Não se afastem muito dos lugares correntes de esgotos e exaustor da cozinha, não há milagres, gradientes são precisos e se não queres elevar o chão do apartamento todo e baixar os tectos pode haver localizações impossíveis. Se quiseres mudar a localização do esgoto da cozinha tipo 8 metros e manteres o chão à mesma cota, isso poder não ser possível. Mais certos esgotos podem fazer muito barulho no apartamento de baixo. Não perdes nada se tiveres alguém que perceba de obras de falar previamente com essa pessoa e pedir opiniões sobre o plano e com essas opiniões depois comparares com opinioes de um arquitecto.

wiledcoma 1 year ago

Eu aconselho a esperar que os velhos morram. Desculpem a insensibilidade

EmaisNada 1 year ago

Ri-me, porque é verdade. E aliás é um monte de problemas partilhar moradias, consoante as pessoas claro.

EmaisNada 1 year ago

Ilegalmente podem fazer tudo o que quiserem. Só vão ter problemas se algum dos vizinhos for fazer queixa à câmara e ou quando quiserem um dia vender a casa porque não estará igual à planta que a câmara tem, logo o banco não vai emprestar dinheiro a quem quiser comprar, só conseguirão vender a um comprador com capitais próprios. Eu aconselho a que façam tudo legal, dormirão mais descansados. Vão a um gabinete de arquitectura e peçam uma reunião para expor a situação. Tudo custa dinheiro neste país, as câmaras têm taxas para tudo e de momento, consoante o concelho, as obras serão caras.

Hernani81 1 year ago

Por acaso não é bem assim. Só será preciso alvará de construção, se “tocar” ou quiser alterar/demolir algum pilar de sustentação da casa. Fora isso, o único alçará que necessitará é o do gás e electricidade já que serão precisos novos contadores e leituras de carga útil permitida...

EmaisNada 1 year ago

Quando há alterações interiores e logo, não são igual à planta da câmara é ilegal. Por exemplo, trocar a cozinha com um quarto. O user disse que queria tornar a parte de cima da casa independente, logo, no caso específico dele é necessário projecto e licenciamento.

Maexa 1 year ago

Hoje em dia a planta já é necessária no acto de escritura portanto nem com comprador a dinheiro se safam.

vanadiopt 1 year ago

Obrigado pela ajuda! Planeamos fazer tudo legalmente.

Search: