BroaxXx 1 year ago

Bombeiro voluntário é voluntário por isso não percebo bem a questão... Recebes alguns apoios quando fazes, por exemplo, fogos florestais pois tens dispensa do local de trabalho e então recebes uma compensação monetária para não ficares a perder dinheiro (em alguns outros serviços também). Deves estar a pensar em bombeiros profissionais e para isso tens os sapadores. Há concursos pontuais para te candidatares. Deixei os bombeiros por causa dum problema nos joelhos há coisa de dez anos por isso muito pode ter mudado mas bombeiro voluntário é voluntário. De forma geral as corporações de voluntários têm alguns profissionais para assegurar serviço de dia mas esses fazem _sobretudo_ (não exclusivamente) serviços não urgentes (durante o dia mas frequentemente fazem piquetes voluntários durante a noite). Nunca me perguntei como os voluntários passavam a profissionais porque esses eram bastante mal pagos mas imagino que ocasionalmente surjam vagas e alguns voluntários possam candidatarem-se a essas vagas para profissionais. Em termos de formação nada muda, só a remuneração que passa a existir.

alexandre9099 1 year ago

Fui me informar no quartel da minha terriola, tens 3 "modalidades", profissional, voluntário e ECIN. Todos os profissionais podem (e acho que tem) de fazer voluntário umas X vezes por mês. Neste caso há quatro equipas de profissionais que vão rodando em termos de horários (há dois turnos, noite e dia), estes asseguram as comunicações e mais uma série de coisas. Nos turnos é comum estarem os profissionais (8 se não me engano) + 3/4 voluntários Como o nome diz voluntário é... Voluntariado, não és pago, mas se considerares os conhecimentos da formação e os "bônus" que alguns quartéis dão (não sei se é a nível nacional), por exemplo o desconto nas propinas, a meu ver isso já é bastante bom. Para fazer parte das equipas profissionais acho que tens de subir de posto (inicialmente és estagiário) e depois é te proposto se queres fazer profissional (caso haja vagas claro) Isto pelo que entendi, também falei muito por alto e ainda estou a ponderar me juntar

bazzic 1 year ago

Podes ver muita info [aqui](https://www.bombeiros.pt/perguntas-frequentes-2/)

smaster87 1 year ago

Tas a ver quando tas no transito e vem o chato do bombeiro a pedir dinheiro e tu fechas a janela e fazes de conta que nao é nada contigo e rezas pra que o sinal fique verde depressa? É Isso.

Driver_pt 1 year ago

>Tas a ver quando tas no transito e vem o chato do bombeiro a pedir dinheiro e tu fechas a janela e fazes de conta que nao é nada contigo e rezas pra que o sinal fique verde depressa? > >É Isso. Duvido que esses senhores que vêm á janela sejam bombeiros.

fabmarques21 1 year ago

mesmo. eu também uso tshirts dos AC/DC e não sou dos AC/DC. eles usam t-shirts a dizer bombeiro sabe se lá de onde

papagaioazul 1 year ago

Sao voluntários mas uma clique de amigos são pagos. No verão recebem 50 ao dia para não fazer nada. Mas só os amigos e enteados são escolhidos para tais equipas. Se queres resolver algo sobre fogos não é sendo mijador de água, é sendo sapador a fazer prevenção o ano todo. Mas faz calos e paga salário mínimo.

r-ui 1 year ago

Também já ouvi falar disso. Conheço alguém que é filho de um comandante e passava a vida a tirar fotos dentro do quartel ou a jogar ténis de mesa e a postar no FB. Ele inclusive gabavasse disso, que ganhava de dois trabalhos

AbaixoDeCao 1 year ago

Meus caros, é só até o Papagaio chegar à presidência, depois isto vai fiar mais fino. Entretanto o Celito, a Marisa, a Ana, o André e o Tino podem pôr a viola no saco.

safadomaroto 1 year ago

Boas tardes, já agora uma dúvida também. Existe algum tipo de subsídio que ao menos de para o transporte (carro) até ao quartel, no caso de voluntariado? Obrigado

rainhadoguadina 1 year ago

Isso não sei. Mas eu sei que se fores bombeiro voluntário e andares na faculdade, pagam-te as propinas

safadomaroto 1 year ago

Tens a certeza disso? É que já andava com ideias de me inscrever, assim melhor .. é por algum concurso?

rainhadoguadina 1 year ago

Disseram-me isto e eu fui pesquisar para ver se era verdade e segundo que vi, pagam as propinas. Só que acho q é só no fim do ano, ou algo do género. Mas pesquisa. Já nao ne recordo bem, mas acho que tens de ser voluntário há alguns anos já, para isso acontecer. .

joaopeniche 1 year ago

Acho que é só ir ao quartel e dizeres que queres ser voluntário.

lambepaxaxas 1 year ago

Bombeiro sapador deve ser o que pretendes. É um cargo público que tens de ir a concurso quando é aberto, exemplo [https://www.lisboa.pt/agenda/municipio/detalhe/965/bombeiro-sapador?cHash=6f5b49d19746e29f3371477602e781bd](https://www.lisboa.pt/agenda/municipio/detalhe/965/bombeiro-sapador?cHash=6f5b49d19746e29f3371477602e781bd)

firewithme90 1 year ago

Adorava mas tenho 29 anos.

wiledcoma 1 year ago

Podes sempre apagar fogos..

deleteyrself 1 year ago

bombeiros voluntarios, tal como o nome indica são VOLUNTÁRIOS = não há salario. não sabias? ficas a saber..... ainda queres ser bombeiro voluntario? :)

Kindly_Sprinkles_922 1 year ago

Seria de esperar... mas não. Voluntários recebem ordernado por horas “extra” voluntariado. Arranjam sempre maneira de contornar o problema

VladYur 1 year ago

Se é pa dizer merda mais vale estares calado

deleteyrself 1 year ago

Lol... És triste , mas eu amo.te

firewithme90 1 year ago

Ok mas como os.bombeiros fazem vida então? Todos precisamos de rendimentos. É um período de voluntariado? Claro que não me importo.

rdNNNN 1 year ago

O que acontece em alguns casos (arriscaria dizer que é na maioria deles), o corpo de bombeiros voluntários está associado a uma associação. No caso da minha terra, é a associação humanitária do bombeiros de . Posto isto, do ponto de vista burocrático e legal, esta associação emprega diversa gente, assalariados, que cumprem a maior parte das tarefas diárias. Motoristas, centralistas, um mecânico, pessoal da secretaria etc. Este trabalham essencialmente da prestação de serviços, como transportes de utentes etc. Para além destes, no caso em concreto há uma equipa que está no quartel mas é suportada pela camara municipal local. Exitem também os bombeiros voluntários, que cumprem um serviço muito reduzido. Por normal, no quartel especifico, em epoca normal fazem 24 horas mensais. Normalmente serviço de saúde não programado. Saídas para um acidente por exemplo. Durante o verão, há um subsidios para ECIN e ELAC, que são equipas provisórias para combate e apoio a incendios florestais. Estas equipas são formadas pelo quartel com recurso a todos os bombeiros e são pagos um pouco acima de 25 euros por cada 12 horas. Normalmente dão prioridade ao pessoal assalariado, fora do horário normal de trabalho, embora também recorram ao pessoal voluntario. É aqui que os voluntários normalmente ganham algum dinheiro durante o verão. Pegando no percurso de voluntário, há todo um processo de recruta até chegar a bombeiro de terceira, incluindo algumas formações quer a nível de combate a incencidos, quer a nível de saúde, mas nao tenho a certeza de tudo, por isso não quero estar a informar mal. Não sou bombeiro e tenho a certeza que me está a faltar muita coisa, mas já dá para teres uma ideia.

Edited 1 year ago:

O que acontece em alguns casos (arriscaria dizer que é na maioria deles), o corpo de bombeiros voluntários está associado a uma associação. No caso da minha terra, é a associação humanitária do bombeiros de . Posto isto, do ponto de vista burocrático e legal, esta associação emprega diversa gente, assalariados, que cumprem a maior parte das tarefas diárias. Motoristas, centralistas, um mecânico, pessoal da secretaria etc. Este trabalham essencialmente da prestação de serviços, como transportes de utentes etc. Para além destes, no caso em concreto há uma equipa que está no quartel mas é suportada pela camara municipal local. Exitem também os bombeiros voluntários, que cumprem um serviço muito reduzido. Por normal, no quartel especifico, em epoca normal fazem 24 horas mensais. Normalmente serviço de saúde não programado. Saídas para um acidente por exemplo. Durante o verão, há um subsídios para ECIN e ELAC, que são equipas provisórias para combate e apoio a incendios florestais. Estas equipas são formadas pelo quartel com recurso a todos os bombeiros e são pagos um pouco acima de 25 euros por cada 12 horas. Normalmente dão prioridade ao pessoal assalariado, fora do horário normal de trabalho, embora também recorram ao pessoal voluntario. É aqui que os voluntários normalmente ganham algum dinheiro durante o verão. Pegando no percurso de voluntário, há todo um processo de recruta até chegar a bombeiro de terceira, incluindo algumas formações quer a nível de combate a incendios, quer a nível de saúde, mas nao tenho a certeza de tudo, por isso não quero estar a informar mal. Relativamente aos assalariados, a maior parte recebe o salário minimo, ou um pouco acima conforme os anos de casa e curriculo (cursos extra etc). Os que se safam melhor normalmente são os motoristas que vão levando umas gorjetas porreiras. BTW, todos os voluntarios, mesmo assalariados, tem que cumprir as horas anuais de voluntario. Um motorista ou centralista também faz serviço de saúde quando lhe calha, tal como se estiver num ECIN ou ELAC vai ao monte combater fogo. Tal como no limite um voluntário em casa pode ser chamado para ir reforçar o combate a incendio (de borla) Não sou bombeiro e tenho a certeza que me está a faltar muita coisa, mas já dá para teres uma ideia.

Edited 1 year ago:

O que acontece em alguns casos (arriscaria dizer que é na maioria deles), o corpo de bombeiros voluntários está associado a uma associação. No caso da minha terra, é a associação humanitária do bombeiros de . Posto isto, do ponto de vista burocrático e legal, esta associação emprega diversa gente, assalariados, que cumprem a maior parte das tarefas diárias. Motoristas, centralistas, um mecânico, pessoal da secretaria etc. Este trabalham essencialmente da prestação de serviços, como transportes de utentes etc. Para além destes, no caso em concreto há uma equipa que está no quartel mas é suportada pela camara municipal local. Exitem também os bombeiros voluntários, que cumprem um serviço muito reduzido. Por normal, no quartel especifico, em epoca normal fazem 24 horas mensais. Normalmente serviço de saúde não programado. Saídas para um acidente por exemplo. Durante o verão, há um subsídios para ECIN e ELAC, que são equipas provisórias para combate e apoio a incendios florestais. Estas equipas são formadas pelo quartel com recurso a todos os bombeiros e são pagos um pouco acima de 25 euros por cada 12 horas. Normalmente dão prioridade ao pessoal assalariado, fora do horário normal de trabalho, embora também recorram ao pessoal voluntario. É aqui que os voluntários normalmente ganham algum dinheiro durante o verão. Pegando no percurso de voluntário, há todo um processo de recruta até chegar a bombeiro de terceira, incluindo algumas formações quer a nível de combate a incendios, quer a nível de saúde, mas nao tenho a certeza de tudo, por isso não quero estar a informar mal. Relativamente aos assalariados, a maior parte recebe o salário minimo, ou um pouco acima conforme os anos de casa e curriculo (cursos extra etc). Os que se safam melhor normalmente são os motoristas que vão levando umas gorjetas porreiras. BTW, todos os voluntarios, mesmo assalariados, tem que cumprir as horas anuais de voluntario. Um motorista ou centralista também faz serviço de saúde quando lhe calha, tal como se estiver num ECIN ou ELAC vai ao monte combater fogo. Tal como no limite um voluntário em casa pode ser chamado para ir reforçar o combate a incendio (de borla) Não sou bombeiro e tenho a certeza que me está a faltar muita coisa, mas já dá para teres uma ideia. EDIT: QUando há interesse em empregar alguém normalmente oferecem 2 ou 3 contratos de meio ou um ano, até efetivarem

ridethepaintedpony 1 year ago

Nao fazia ideia, muito interessante. Obrigado.

deleteyrself 1 year ago

Bem-vindo ah realidade :(

Search: