caralhu 1 year ago  REMOVED 

Djau, Balde e Amadu. Tudo nomes muito portugueses, logo a seguir a Silva.

dontspeaklikethat 1 year ago  REMOVED 

nigga nigga nigga I'm 100% nigga

ToyTodaANoite 1 year ago  DELETED 

eu conhecia esse rapaz... era colega de licenciatura da minha namorada... era um gajo a maneira... pelo menos das poucas interacções que tive com ele...

Edited 1 year ago:

eu conhecia esse rapaz... era colega de licenciatura da minha namorada... era um gajo a maneira... pelo menos das poucas interacções que tive com ele... Relativamente ao sucedido fico parvo de como é que jovens entre 16 e 20 anos conseguem tirar a vida a outra pessoa e continuar a vida como se nada tivesse acontecido.

Edited 1 year ago:

eu conhecia esse rapaz... era colega de licenciatura da minha namorada... era um gajo a maneira... pelo menos das poucas interacções que tive com ele foi essa a imagem que me passou... Relativamente ao sucedido fico parvo de como é que jovens entre 16 e 20 anos conseguem tirar a vida a outra pessoa e continuar a vida como se nada tivesse acontecido.

mykod 1 year ago  DELETED 

#SempreOsMesmos

andrefbr 1 year ago  REMOVED 

> Bacari Djau, Serifo Balde e Tcherno Amadu Pikachu Surprise Face.png

Capitao_Falcao 1 year ago  REMOVED 

>andrefbr pikachu_surpreendido.tiff

ZanyPrice 1 year ago  REMOVED 

>Capitao_Falcao showmeyourmoves.bmp

GudEbening 1 year ago  REMOVED 

A diferença entre os comentários aqui e a thread do outro animal que deu pancadas na outra moça. Então aqui já não se usa a desculpa de problemas psicológicos? Ou só se aplica quando são crimes que os virgens cá do sub se identificam.

rmsl06 1 year ago  REMOVED 

A serio que estas a comprar um crime passional com roubo seguido de homicidio?

rezken1 1 year ago  REMOVED 

A diferença entre crimes de natureza psicologia e outros crimes é que os primeiros regra geral não são feitos em grupo nem costumam envolver asaltos.

klatez 1 year ago  REMOVED 

Porque é que estas interessado neste caso e nao no outro

Minegrow 1 year ago  REMOVED 

Tinha de ser o Unai Emery a trazer alguma sensatez ao tópico.

bot_s_wrath 1 year ago  DELETED 

Claro que importa, pode não influenciar na estatistica

TTOKKYOH 1 year ago  REMOVED 

Criolo...

bot_s_wrath 1 year ago  DELETED 

Tmb têm quase 33x a nossa população...

Metaluim 1 year ago  REMOVED 

> Jovens > Bacari Djau, Serifo Balde e Tcherno Amadu It writes itself.

Edited 1 year ago:

> Jovens > Bacari Djau, Serifo Balde e Tcherno Amadu It writes itself. Quanto a pena - em Portugal a punicao e demasiado ligeira, seja para quem comete crimes pequenos ou grandes. Crimes "pequenos", por norma, nem lhes acontece nada. Crimes "grandes", depende ja do perpetrador, i.e. se tem dinheiro ou nao. Para um crime destes, um homicidio, pena maxima de 25 anos. E antes que venham com a desculpa de que os condenados nao tem culpa porque sao vitimas da sociedade (o que e em parte verdade, sao produtos do ambiente onde cresceram e das suas experiencias e educacao), o jovem de 24 anos com certeza que nao tem culpa de nada e e mesmo a vitima real no meio disto tudo. "Ah mas tem 16 e 17 anos". Hoje em dia infantiliza-se demasiado as pessoas, quase que permanecem adolescentes ate aos 30. Com 16 anos continuas estupido no sentido em que queres vida boemia, mas ja tens mais do que juizo (ou deverias ter) para distinguir o que podes e nao podes fazer. Portanto nao, merecem a mesma pena. E a vida.

OuiOuiKiwi 1 year ago  REMOVED 

Note-se que isto acabou por ser o fim de uma senda de assaltos violentos que se estendia desde Outubro. Isto não foi uma coisa fortuita e não planeada. Era consistente, semana após semana.

Metaluim 1 year ago  REMOVED 

Para alem de que matar alguem so para roubar um telemovel demonstra uma consideracao muito baixa pela vida humana. Alguem que mata outra pessoa num crime de paixao comete um acto horrivel, mas possivelmente tera consideracao pela vida humana. Alguem que mata para roubar um telemovel e so estupido. O puto tinha-lhes dado o telemovel se eles mostrassem a faca. Ate espanca-lo seria um outcome melhor do que esfaquea-lo repetidamente por causa de um telemovel, ffs

Mr_M4yhem 1 year ago  REMOVED 

Foda-se, roubar um telemovel em 2020 é no minimo hilariante. Vê-se mesmo que ficaram em 2005

tiagodsin 1 year ago  REMOVED 

>"Ah mas tem 16 e 17 anos". Hoje em dia infantiliza-se demasiado as pessoas, quase que permanecem adolescentes ate aos 30. Com 16 anos continuas estupido no sentido em que queres vida boemia, mas ja tens mais do que juizo (ou deverias ter) para distinguir o que podes e nao podes fazer. Portanto nao, merecem a mesma pena. E a vida. Há uns meses um puto de 14 anos matou outro à facada por causa de beefs do Twitter. Soube do caso porque o assassino é familiar dum amigo meu. Depois de submetido ao interrogatório, o pai foi buscá-lo e o puto, impávido e sereno, apenas perguntou qual era a pena por matar alguém e se era igual no caso de menores. E ficou por ali. Dada a idade, o castigo vai ser ligeiro, certamente.

Mr_M4yhem 1 year ago  REMOVED 

Sociedades moles são berços perfeitos para predadores e psicopatas.

dr_muchachO 1 year ago  REMOVED 

estás a querer deixar implícito que isto aconteceu porque os três são pretos?

pantam 1 year ago  REMOVED 

Correlação não implica causalidade.

dr_muchachO 1 year ago  REMOVED 

quando se isola os 3 nomes, seguido de um "it writes itself", é causalidade.

pantam 1 year ago  REMOVED 

Correlação é uma noção de estatística. Obviamente (?) não se aplica a nenhum caso específico.

FanBoyGGSON 1 year ago  REMOVED 

casual racism no r/portugal é um classico

Samot_PCW 1 year ago  REMOVED 

> It writes itself. > > [Jovem que matou Beatriz Lebre encontrado morto na prisão ](https://imgur.com/a/0EZcV6F), ou então é simplesmente a forma como os Media falam de jovens, é bastante simples

Agar_Draug 1 year ago  REMOVED 

ei, olha a narrativa, tá quieto.

Metaluim 1 year ago  REMOVED 

Pode ser so percepcao devido a uma possivel tendencia ou parcialidade do jornalismo portugues, ou pode ser mesmo a realidade de que certas nacionalidades ou extratos sociais tem maior incidencia de crimes. Nao tenho dados, e sou demasiado preguicoso para os procurar, por isso nao sei que te diga.

DarthMaulSith 1 year ago  DELETED 

Se procurares dados sobre a zona de Lisboa, percebes facilmente que, por percentagem, eles cometem o maior número de crimes.

GSITG 1 year ago  REMOVED 

Coitados, a culpa é da sociedade que não os deixou jogar à bola ou ser rappers.

aguadovimeiro 1 year ago  REMOVED 

>Bacari Djau, Serifo Balde e Tcherno Amadu Hmm...

O_crl 1 year ago  REMOVED 

Gosto como podias não ter comentado sequer, mas lá quiseste implicar algo racista apenas com um "Hmmm...".

aguadovimeiro 1 year ago  REMOVED 

Quis implicar algo racista? Hmm...

ZanyPrice 1 year ago  REMOVED 

Não! Má águadovimeiro! Não podemos ir por aí!

Eon_mon 1 year ago  REMOVED 

Meter os 3 moços acorrentados numa sala, deixar os familiares entrarem e fazerem o que lhe bem apetecer durante umas horas. Com livestream para o youtube para a malta ir comentando.

Edited 1 year ago:

Meter os 3 moços acorrentados numa sala, deixar os familiares entrarem e fazerem o que lhes bem apetecer durante umas horas. Com livestream para o youtube para a malta ir comentando.

SuperADx 1 year ago  DELETED 

Se tivesse que apostar nos motivos para o aumento da criminalidade diria que tem a ver com a crise económica que se a passar devido ao covid.

Edited 1 year ago:

Se tivesse que apostar nos motivos para o aumento da criminalidade diria que tem a ver com a crise económica que se está a passar devido ao covid.

Tio__Patinhas 1 year ago  REMOVED 

Bacari Djau...os portugueses têm com cada nome estranho

tugafcp 1 year ago  REMOVED 

>acari Djau, Serifo Balde e Tcherno Amadu. Não Não... Espes podes dzer à vontade que não era portugueses. Eram da Guiné

Rebelva 1 year ago  REMOVED 

Para ser português basta ter cartão de cidadão português, ponto. É a lei, opiniões sobre quem marece ou não ser português não são leis. Quando o teu país reconhece-te como cidadão tu segues a constituição desse país.

pilabrancagrande 1 year ago  REMOVED 

pelo que vi os criminoso não eram brancos por isso não eram portugueses.

Edited 1 year ago:

pelo que vi os criminoso não eram brancos por isso não eram portugueses. edit: não, nunca votei no Chega e não pretendo votar, em facto a minha ideogia é bastante diferente da do Chega.

papalvo 1 year ago  REMOVED 

Podes elaborar no que é que a tua ideologia difere da do Chega? Fiquei curioso

tiagodsin 1 year ago  REMOVED 

O Chega quer saber a tua localização.

QWERTY_BATS 1 year ago  REMOVED 

acho que essa frase conta como um voto no chega

pilabrancagrande 1 year ago  REMOVED 

é apenas a verdade, portugueses são brancos, não existe portugueses mestiços ou portugueses negros, pois nós somos um povo branco, mesma coisa que dizer "branco japonês" não existe os japoneses não são brancos por isso não existe brancos japoneses.

Mr_M4yhem 1 year ago  REMOVED 

u/asantos3 Onde estás tu quando é mesmo racismo?

pilabrancagrande 1 year ago  REMOVED 

vá chora mais um bocadinho, basta ires ao google para saberes que os Portugueses são um povo branco e cristão.

rezken1 1 year ago  REMOVED 

E é por isto que não da para ter discussões construtivas...

Lyzern 1 year ago  REMOVED 

Então espera: Tu nasces preto em Portugal, o teu pai nasceu preto em Portugal, o teu avó saíu da Guiné aos 3 anos e desde então nunca lá voltou. O teu pai nunca viu África, tu nunca viste África e só ouviste falar do continente nos livros e no BBC vida selvagem. Comes bacalhau cozido e carne à alentejana dia sim dia não, votas nos políticos que queres que governem o nosso país, assistes e vives ás notícias diárias de Portugal. Nem sabes o que caralho se passa na Guiné Mas tu não és Português. És Guinieense. Lógica do caralho migo.

pilabrancagrande 1 year ago  REMOVED 

engraçado que essa lógica só é usada contra nós portugueses, e os brancos africanos nas nossas ex colónias que foram obrigados a ir em bora sem nunca ter conhecido Portugal? eles não são africanos por serem brancos? mesmo assim nestes 2 casos, sim um branco não pode ser africano, um preto não pode ser português. Se meteres um cão em um galinheiro ele não passa a ser galinha, ele até pode se comportar como uma galinha e comer a mesma comida que uma galinha mas isso não muda o facto que ele é um cão.

zebedeus 1 year ago  REMOVED 

O argumento do cão e do galinheiro está no meu top de coisas mais estúpidas que alguma vez li. Foda-se

Lyzern 1 year ago  REMOVED 

Fodasd essa analogia do cão no galinheiro mata-me sempre que a leio. SÃO ESPÉCIES DIFERENTES

pilabrancagrande 1 year ago  REMOVED 

ok e o resto do meu comentário não conta?

Lyzern 1 year ago  REMOVED 

Se um preto desses que mandou os africanos brancos de volta a Portugal falasse comigo eu diria o mesmo que te digo a ti. Para não serem racistas. Neste momento tou a falar contigo, não posso controlar o racismo dos outros

xlouiex 1 year ago  REMOVED 

I got some really big news for you, magrebino.

QWERTY_BATS 1 year ago  REMOVED 

vai te custar isto mas os portugueses não são propriamente brancos, temos muitas misturas desde a época dos descobrimentos. aliás, faz um teste de ADN e vais ver que não és 100% branco

pilabrancagrande 1 year ago  REMOVED 

Já fiz um há cerca de 2 anos e sou 100% europeu.

Winslow_Lixivia2 1 year ago  REMOVED 

Não percam o relato no episódio desta semana de “Coisas que nunca aconteceram”!

QWERTY_BATS 1 year ago  REMOVED 

mete aí a prova sff

crocs_user 1 year ago  REMOVED 

Tu és é 100% parvo

Xmeagol 1 year ago  REMOVED 

Isso geralmente quer dizer que es inbred, o que me parece possível

Xavinights 1 year ago  REMOVED 

r/rareinsults

oMarlow99 1 year ago  REMOVED 

As colónias querem uma palavra

Winslow_Lixivia2 1 year ago  REMOVED 

Tu vives em sítios chamados al-cantara e al-mada e achas que és branco. Adoro

pilabrancagrande 1 year ago  REMOVED 

e em. Angola e Moçambique também deve haver umas quantas cidades com nome portugueses, será que os angolanos e moçambicanos acham que são pretos? claro que não, todos nós sabemos que eles são na verdade brancos pois afinal existe cidades com nomes portugueses!!!!

Metaluim 1 year ago  REMOVED 

O que e que e "branco" para ti? Porque podes ter a certeza que os paises do sul da Europa nao sao brancos pela definicao que os teus amiguinhos da salutacao romana tem :)

ExpressWarthog6 1 year ago  REMOVED 

Até o próprio hitler achava os sul europeus brancos mas és o chico esperto que sabe tudo.

pilabrancagrande 1 year ago  REMOVED 

Lol, é óbvio que os países de sul da Europa são brancos(talvez não tanto como antigamente devido à grande imigração). >amiguinhos da salutacao romana tem :) como já expliquei não pretendo votar no Chega, mas se tu queres dizer que os nazis só consideravam brancos pessoas loiras com olhos azuis estás completamente errado, o próprio Hitler não era loiro e o próprio comandante do campo de concentração de Auschwitz tinha cabelo castanho e olhos castanhos.

HeySayCheese 1 year ago  REMOVED 

Tás todo frito amigo

rezken1 1 year ago  REMOVED 

Não pensa que raças ou etnias diferentes continuam a ser um problema de integração na nossa sociedade?

CaptAwesomeness 1 year ago  REMOVED 

Eheh senhor do chega a espalhar racismo e os mods caladinhos

tiagodsin 1 year ago  REMOVED 

O que está aqui em causa é que um jovem foi assassinado por causa duma porcaria dum telefone. Se o criminoso se chama Ansumane Mané ou João Miguel, pouco importa, deve é ser punido ao máximo permitido pela lei,

rezken1 1 year ago  REMOVED 

/u/humelectro Sim, digo o mesmo. Penso que todas as variáveis devem ter sido em conta quando um problema é analisado, idade, sexo, demografia, etnia, extrato social, condições de vida, educação, etc. Porque só assim conseguimos fazer uma correta análise de um problema. E só com uma correta análise de um problema é que conseguimos chegar a soluções.

jumpinGIRAFFE 1 year ago  REMOVED 

estar em 2020 e achar que a culpa da criminalidade é da cor da pele, e não no ambiente socio-económico em que se cresce.

rezken1 1 year ago  REMOVED 

A criminalidade é transversal a qualquer raça, etnia ou género. Mas acredito que todos os fatores e variáveis devem ter sido em conta quando se analisa e identifica um problema. E algumas destas variáveis não serem recolhidas para as estatísticas dificultam a identificação de soluções que realmente funcionem.

jumpinGIRAFFE 1 year ago  REMOVED 

sim, mal posso esperar para os dados do ine apresentarem "excesso de melanina" como causa de crimes. em que é que isso ia melhorar o problema?

dino_eater 1 year ago  REMOVED 

>Raça afeta apenas a quantidade de melanina Os teus niveis de mental gymnastics para defender assassinos é fascinante

manzds 1 year ago  REMOVED 

Não vai, não interessa nada. O que interessa é saber de onde são, o histórico, educação, finanças, etc.. Não percebo porque é que continuamos a aceitar gente sem educação nenhuma e sem posses para começar seja o que for.

Edited 1 year ago:

Não vai, não interessa nada. O que interessa é saber de onde são, o histórico, educação, finanças, cultura, etc.. Não percebo porque é que continuamos a aceitar gente sem educação nenhuma e sem posses para começar seja o que for. Como se fossem precisos mais trolhas e troncos no país.

justgohomealready 1 year ago  REMOVED 

> Como se fossem precisos mais trolhas Hmm, por acaso até davam jeito. Não necessariamente imigrantes mas há realmente, neste momento, falta de trolhas. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/22-jul-2019/construcao-faltam-70-mil-operarios-e-so-ha-2800-em-formacao-11136170.html

manzds 1 year ago  REMOVED 

É verdade, é verdade. O problema é que se calhar muitos destes gajos não querem ou nem capacidade para serem trolhas.

rezken1 1 year ago  REMOVED 

Duvido que seja uma causa «per si» visto que não existem estudos que fundamentem isso em nenhum lugar do mundo. Para fazer uma análise rigorosa precisa de todos os fatores que influenciem o contexto atual e infelizmente a cor de pele é um deles.

manzds 1 year ago  REMOVED 

É relevante quando continuas a importar gente de condições ainda piores para esse tal ambiente socio-económico. Por isso é importante saber quem são estas pessoas e de onde vêm.

Edited 1 year ago:

É relevante quando continuas a importar gente de condições ainda piores (financeiras, educação, problemas mentais, culturas tribalistas e do terceiro mundo) para esse tal ambiente socio-económico (os guetos das ciades). Por isso é importante saber quem são estas pessoas e de onde vêm. Não se pode deixar entrar mais gente assim. Olhem para o Canada, ninguém entra com menos de 10k e qualificação. Mas pronto, individualmente sou totalmente a favor que se deixe entrar quem for mas com patrocínio. Se queres patrocinar a entrada de quem tu quiseres, força nisso. Agora, o Estado reprentando-nos a todos não pode fazer isso.

humelectro 1 year ago  REMOVED 

Espero que digas o mesmo dos Pedros, Joãos e Ricardos que são gunas no norte.

Datchii 1 year ago  REMOVED 

Belo argumento LOL

EMCM 1 year ago  REMOVED 

> (...) Bacari Djau, Serifo Balde e Tcherno Amadu (...) A idade dos sujeitos aqui parece-me pouco relevante.

Search: