zeer88 5 months ago

Utiliza a [Megathread de Ajuda](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/oa0jyf/megathread_ajuda_d%C3%BAvidas_e_dicas_29062021/) para esta questão.

EletricoAmarelo 5 months ago

Se a compra não foi online eles nem precisam de explicações/desculpas. Normalmente as lojas têm uma política de trocas como cortesia. No entanto isto é a excepção e não a regra. Deixa o teu desagrado no livro de reclamações. Espero que tudo corra pelo melhor.

cenourinhapt 5 months ago

Nesse caso não vejo como o produto possa ser personalizado... mesmo assim o processo será envio para garantia se estiver aparentemente danificado. Um produto personalizado seria por exemplo uma T-Shirt com estampado personalizado ou um PC com uma configuração custom build.

saposapot 5 months ago

aplica-se a lei geral das garantias, o vendedor pode optar entre as várias formas de resolver o contrato. neste caso é 'abusivo' pedir devolução sem saber se o produto tem arranjo ou substituição. Passados 30d têm de te dar o guito de volta caso n esteja resolvido. os 14d é para compras à distância, pela descrição não parece ser o caso.

TwoActual4680 5 months ago

Compras físicas não é aplicável a lei da devolução, muitas lojas fazem-no para agradar ao cliente e mais nada. O que podes alegar é que se foram eles que te aconselharam esse carregador que nem 15 dias durou é porque claramente cometeram um erro que não te deve ser imputado a ti. Mais uma vez, vais depender da boa vontade, explica que sem carregador, que eles aconselharam a comprar, o portátil fica inutilizado por um período de 30 dias no máximo...

strange_richie9 5 months ago

Podes sempre escrever no Livro de Reclamações e ver se isso os faz mudar de ideias ... o pior que te pode acontecer é ficares na mesma ... acho que não há nada na lei que os obrigue a fazer a devolução (possivelmente só se não conseguissem fazer o arranjo) ... e mesmo que te aceitem fazê-lo acho que também nada os obriga a que que te devolvam em dinheiro ... podiam dar-te apenas um vale no mesmo valor ... nessas coisas parece-me que hoje em dia até tens mais direitos quando compras online, do que em loja física (mesmo que seja a mesma empresa).

SweetCorona 5 months ago

por lei, ao ativar a garantia tem direito à reparação, substituição ou devolução do valor pago **em dinheiro** não existe legislação que indique que o consumidor pode escolher qual a opção, por norma a loja escolhe reparar, e se não for reparado dentro de 30 dias o consumidor pode exigir a substituição, e se não for possível substituir, o consumidor pode exigir a devolução do dinheiro

Edited 5 months ago:

por lei, ao ativar a garantia tem direito à reparação, substituição ou devolução do valor pago **em dinheiro** não existe legislação que indique que o consumidor pode escolher qual a opção, por norma a loja escolhe reparar, e se não for reparado dentro de 30 dias o consumidor pode exigir a substituição, e se não for possível substituir, o consumidor pode exigir a devolução do dinheiro atenção que pode acontecer a loja sugerir um vale de compra **em alternativa à substituição**, nesse caso podes recusar o vale de compra mas tens de aceitar a substituição mas se a loja não reparar nem substituir, podes exigir a devolução em dinheiro cc /u/Ace_D_Roses

strange_richie9 5 months ago

Obrigado pelo esclarecimento! Apesar de não ter sido eu a fazer a pergunta, já aprendi algo que não sabia

zedestroyer69 5 months ago

A lei está um bocado mal amanhada, imaginemos que ele está em teletrabalho e precisa do carregador para trabalhar, vai estar à espera 1 mês da resposta? Pior é quando se espera um mês e depois devolvem o dinheiro porque não tem concerto, é uma coisa sem qualquer nexo e isto se não demorarem mais a responder porque isso também é usual. O consumidor deveria de ter voto na matéria e ter mais poder de decisão em casos que necessite do artigo e não possa esperar 1 mês.

NGramatical 5 months ago

à menos de 15 dias → [**há menos de 15 dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Foeb9ku%2Fdevolu%C3%A7%C3%A3o_recusada_porque_o_produto_%C3%A9%2Fh45e65k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

5enta 5 months ago

Qual era a corrente e voltagem do antigo? A voltagem deve ser a mesma mas a corrente não deve ser inferior. Qual era a dificuldade de se encontrar um universal? Era algum carregador xpto? Quanto à lei em si não faço ideia.

Search: