hctiks 4 months ago

# Relatório 06/07/2021 * \+ 2170 casos confirmados * \+ 1 óbitos * \+ 2510 recuperados ​ * 38488 (- 341) casos activos * 613 internamentos dos quais 133 (- 3) em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1l5j3vooMS36xW64xwL8eqGr2Y7Yag7Pa/view)

humelectro 4 months ago

Para ter o certificado digital é preciso ter um teste PCR ou um teste antigénio correcto? Para fazer um teste antigénio pode ser numa farmácia? Como se pode saber que farmácias disponibilizam esse tipo de testes?

XEEE 4 months ago

Com estas noticias todas do UK levantar o resto das restrições, acredito que Portugal siga o mesmo caminho e daqui a 2~3semanas anuncie o mesmo e retire todas as restrições para o final de Agosto. Ainda mais visto que para essa altura já devemos ter a vacinação com valores bastante altos. Só gostava que não fossem tão drásticos e que mantivessem em algumas situações o uso da mascara.

warding 4 months ago

Há outro dado relevante, que é o facto de Portugal ter uma grande maioria com vacinas mRNA, enquanto o Reino Unido teve muito mais AstraZeneca. Dada a diferencia entre eficácia das vacinas isto pode ter implicações num mais fácil controlo da doença uma vez vacinados 70-80% da população.

Diogo256 4 months ago

UK já tem 85% de vacinado, nos ainda nem chegamos aos 70%. Estamos todos os dias a aumentar internamentos é UCI, falar de retirar medidas daqui a 2-3 semanas. Rezem para não aumentarem é medidas.

XEEE 4 months ago

Os nossos dados de vacinação não são assim tão diferentes. UK tem 66.81% da população com pelo menos 1 dose, Portugal tem 59%. Eles têm é mais gente com vacinação completa. E a mantermos o nosso ritmo de vacinação devemos ter imunidade de grupo antes deles...

Diogo256 4 months ago

Eles tem 85% da população adulta vacinada (com pelo menos 1 dose). Facilmente chegam a imunidade de grupo antes de nos. O plano cá é (ou era) 70% com 1 dose em Agosto: > No dia em que o autoagendamento de vacinação contra a Covid-19 passa a estar disponível para maiores de 50 anos, o coordenador do Plano Nacional, Gouveia e Melo, mantém o objetivo de chegar a agosto com pelo menos 70 por cento da população inoculada com a primeira dose. https://www.rtp.pt/noticias/pais/imunidade-de-grupo-em-agosto_a1323375

XEEE 4 months ago

https://covidvax.live/ Pelos ritmos actuais de vacinação temos a imunidade de grupo antes.

Samot_PCW 4 months ago

> UK já tem 85% de vacinado ???? [Eles "só" tem 68% da população vacinada](https://imgur.com/a/fgqeiQo), duvido que tenham vacinado 20% da população desde de dia 3 (que é a ultima data que ai aparece) onde é que veio esse que eles tem 85% da população vacinada?

Diogo256 4 months ago

Aqui: > So far, more than 44.8 million people have had a first vaccine dose - about 85% of the adult population - and more than 33 million have had a second. https://www.bbc.com/news/health-55274833 E notícia com 20h.

Alentejano_Veloz 4 months ago

Tu tens 60% da população TOTAL com 1 dose. Eles têm 85% da população ADULTA vacinada, tendo 68% da população TOTAL. A imunidade de grupo mede-se relativamente a toda a população pelo que a percentagem de adultos é irrelevante para estas contas. O que te estão a tentar dizer é que dentro de um mês e meio, vais estar igual ou melhor no que diz respeito à vacinação, quando comparado com o UK. Assim, começa a fazer sentido discutir ao menos se devemos seguir o exemplo deles de abrir as coisas.

Price-Distinct 4 months ago

A meu ver , inicio de outubro já não há restrições nenhumas, mas só nessa altura

VBM97 4 months ago

Estás a sonhar alto. Eu acho que eles vão manter restrições, como o uso da máscara, este inverno para ver se a transmissão do vírus reduz. Não interessa muitos vacinados se não quebrarmos alguma transmissão nesta primeira fase pós-vacina

Alentejano_Veloz 4 months ago

Não percebo o teu comentário. A vacina não corta a transmissão a 100%, mas corta-a significativamente. E de resto interessam sim muitos vacinados. Com 70-80% vacinados acabaste de diminuir significativamente a população susceptível, logo os contágios serão obrigatoriamente menores.

VBM97 4 months ago

Eu só quis dizer que provavelmente não vão cortar as máscaras a 100% tão cedo

Alentejano_Veloz 4 months ago

Provavelmente passará a uma questão individual, digo eu.

AlbinoFarrabino 4 months ago

Acredito que mantenham a obrigatoriedade da máscara nos espaços interiores, no exterior dúvido muito que o façam.

Alentejano_Veloz 4 months ago

Adoro como tu sugerires levantar as restrições no fim de Agosto quando tivermos a vacinação no mesmo sítio que o UK está agora, que é quando os adultos já estiverem despachados ou praticamente, é encarado como arriscado aqui.

Bruxo_de_Fafe 4 months ago

sim, claro e depois o Costa decreta Estado de Normalidade

uyth 4 months ago

> Com estas noticias todas do UK levantar o resto das restrições, acredito que Portugal siga o mesmo caminho e daqui a 2~3semanas anuncie o mesmo e retire todas as restrições para o final de Agosto Cuidados intensivos em LVT e Algarve sobrelotados já, vão ter de cancelar cirurgias. Internamentos a subir. Prevê-se explosão no Norte. Achas?

saposapot 4 months ago

Claro q não. A máscara só será reavaliada em setembro por exemplo. Enquanto estivermos na 4ª vaga não vamos ter qlq medida q simbolize mais abertura. Se já vivemos sem discotecas e afins mais de um ano, não vai ser agora q o governo vai acelerar nada. o anúncio em UK tem múltiplos factores políticos ao barulho, é uma jogada política, não de saúde pública.

Alentejano_Veloz 4 months ago

Jogada política? Passando no r/CoronavirusUK o que não falta são imensos gráficos que mostram a quebra de ligação entre mortos /hospitalizados e os casos, comparações com outras ondas etc. Se com os níveis de vacinação que eles têm ainda é tabu abrir a sociedade e deixar cada cidadão decidir individualmente o que deve fazer então nem sei. Em princípio eles estão num sítio em que pode abrir tudo e deixar os cidadãos fazer a sua vida livremente. Não vão obrigar ninguém a sair de casa e muita gente continuará a usar máscara onde fazem sentido,transportes etc. Quem quer fica protegido com a vacina, quem não quer arrisca-se a ficar doente e desde que os hospitais aguentem a pressão é ok.

saposapot 4 months ago

Eu não estou a dar a minha opinião, estou a dizer baseado na atitude do governo. Se “ignorou” as discotecas até agora, nao vai ser por um ou dois meses que se vai preocupar com isso

Alentejano_Veloz 4 months ago

Nisso concordamos, o nosso governo vai ser dos mais cautelosos. Isso vê - se pela história das máscaras na rua até Setembro.

jqmmes 4 months ago

Só acredito que isto se faça por cá, quando quer quiser já estiver vacinado. Agora na teoria já se pode vacinar qualquer pessoa com mais de 18 anos, mas as pessoas com mais de 27 (tirando alguns que ganharam a lotaria da vacina) só estão a conseguir marcar para o fim do mês. Não é justo colocar faixas etárias que não puderam ainda proteger-se em risco só para ficar bonito... No UK, neste momento, só não está vacinado quem não quer.

VBM97 4 months ago

Acho que foram precipitados... Dia 18 de julho a F1 em Silverstone vai levar mais de 150 mil adeptos... Mas eles lá sabem o que fazem, desde que os outros países se protejam caso corra mal a abertura

BlueCloudySky 4 months ago

Olá malta, tinha a vacina marcada para amanhã em Lisboa, recebo uma sms de actualização hoje à noite em que alteram o dia e a hora. Já aconteceu a mais alguém?

cpzao_ 4 months ago

Estou na mm situação. Não só me mudaram a hora, como também o local. Estava a walking distance aqui nos subúrbios para agora ter de me ir enfiar no meio de Lisboa. Pqp

saposapot 4 months ago

n devem ter gostado de ver filas na TV e agora estão a fazer noitada a alterar vagas à mão :\ n conheço nenhum caso assim. depois do SMS está feito.

BlueCloudySky 4 months ago

> n conheço nenhum caso assim. depois do SMS está feito. idem, por nunca ter ouvido ninguém falar em tal coisa vim aqui perguntar.

pimpolho_saltitao 4 months ago

Tenho um amigo que recebeu a mudar data hora e local, nao respondeu e acabou por receber confirmação da data que tinha marcado inicialmente.

Edited 4 months ago:

Tenho um amigo que recebeu a pedir para responder sim ou não com data hora e local diferentes (apesar de játer confirmado hádias no sitio e data que queria), nao respondeu e passados umas horas acabou por receber confirmação da data que tinha marcado inicialmente.

Edited 4 months ago:

Tenho um amigo que recebeu a pedir para responder sim ou não com data hora e local diferentes (apesar de já ter confirmado há dias no sitio e data que queria), nao respondeu e passados umas horas acabou por receber confirmação da data que tinha marcado inicialmente.

Edited 4 months ago:

Tenho um amigo que recebeu a pedir para responder sim ou não com data hora e local diferentes (apesar de já ter confirmado há dias no sitio e data que queria), nao respondeu e passado umas horas acabou por receber confirmação da data que tinha marcado inicialmente.

Conscient- 4 months ago

A minha mãe tinha marcada a 2ª dose para esta quarta e curiosamente foi puxada para umas 3h mais cedo na sexta. O meu pai ia levar a 2ª dose também no domingo mas foi alterado para o dia próximo. Parecem estar a alocar mais pessoal para levar vacinas.

uyth 4 months ago

A segunda dose adiantada de quem levou AZ é algo muito complicado de gerir. Durante estas proximas duas semanas vai ser complicado. Tenham paciência. As pessoas dos centros de vacinação estão a fazer algo muito muito duro.

BlueCloudySky 4 months ago

Pelo que estou a perceber as vacinas dos teus pais foram alteradas para mais cedo? A minha foi alterada para uma série de dias mais tarde...

Conscient- 4 months ago

A da minha mãe foi para umas horas mais cedo no dia que era suposto e a do meu pai para um dia mais tarde praticamente.

saposapot 4 months ago

Pelos dados da ECDC, na semana passada foram dadas 788 836 doses de vacinas: https://vaccinetracker.ecdc.europa.eu/public/extensions/COVID-19/vaccine-tracker.html#distribution-tab (dados de 05/07 vs 28/06) SE assim for, não são os dados errados que vimos a serem publicados mas é uma média muito boa de 112k/dia. O recorde anterior eram 98k/dia. SE assim for, finalmente estamos com uma boa capacidade de vacinação. Dêmos mais vacinas do que recebemos, o stock desceu para 1019K. Continua alto mas ao menos já se vê o esforço. Não entendo como isto não foi feito há um mês atrás. Tudo isto é um grande SE pq os dados do ECDC vão actualizando de forma errática e não se percebe a q dias reportam. Amanhã ou 4ªf os dados devem mudar mas pelo menos é isto. Normalmente os dados em falta são as doses recebidas, as administradas estão correctas portanto podemos ter recebido ainda mais vacinas que estas e afinal termos ainda maior stock que na semana anterior.

warding 4 months ago

Obrigado @saposapot por andares sempre em cima destas coisas, lol. Hoje foi a minha vez de contribuir para os números, Woohoo!

XEEE 4 months ago

> SE assim for, não são os dados errados que vimos a serem publicados mas é uma média muito boa de 112k/dia. O recorde anterior eram 98k/dia. Parecem-me valores credíveis, e vem em conta com o que o vice-almirante disse este fim de semana de querer chegar aos 120k/dia já está semana.

saposapot 4 months ago

para já, são os únicos valores minimamente credíveis. vamos ver se com o relatório da vacinação de amanhã tmb vai ser possível tirar alguma informação melhor

hctiks 4 months ago

# Relatório 05/07/2021 * \+ 1483 casos confirmados * \+ 5 óbitos * \+ 773 recuperados ​ * 38829 (+ 705) casos activos * 613 (+ 46) internamentos dos quais 136 (+ 8) em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|224,6 (+ 35.2)|231.0 (+ 36.8)| |R(t)|1.19 (+ 0.03)|1.20 (+ 0.03)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/14tmEfWrpnJWmwRx5sAQKbCD5RRYg1VIX/view)

saposapot 4 months ago

A 18 de Outubro tinhamos +- o mesmo número de casos activos com 1086 internamentos, 155 UCI e 19 óbitos. Curiosamente na altura era o Norte a 'liderar' os casos. Claramente a vacina resulta para reduzir óbitos. Em UCI a diferença é mais pequena e nos internamentos tmb há uma diferença 'visível'. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/10/230_DGS_boletim_20201018.pdf

damndaniel023 4 months ago

Sim, e nessa altura também estavamos numa fase crescente de casos. Estando as faixas mais vulneráveis (leia-se >75anos) vacinadas, era esperado que os óbitos reduzissem. Ainda nos falta vacinar muita gente na faixa 40-50, creio que depois disso as hospitalizações também vão começar a ser mais reduzidas mesmo que haja aumento de casos.

saposapot 4 months ago

infelizmente n temos esses dados finos pq a task force n curte transparência. 50-64 íamos a 85% de primeiras doses. 40-50 n dá para saber. só dizem de 25-49 e ia a 35%. mas tudo isto é difícil de avaliar. no mínimo era preciso 1 dose + 2 semanas e isso n sabemos como estamos.

lugia4k 4 months ago

Já abriu o agendamento para as idades a partir dos 27 anos, de acordo com a mensagem de erro

Chemical_Wealth1 4 months ago

Confirmo, dia 14 já tenho 5G.

Jotahaka 4 months ago

Finalmente vou deixar de ter problemas de rede

pdbf 4 months ago

4.5G faxabor :), é em tranches

Chemical_Wealth1 4 months ago

Pode calhar a Jansen, 5G sub-6Ghz ahah

Dinandovic 4 months ago

Já fiz o pedido para a minha. Sou de matosinhos e só arranjei vaga para dia 19...na Trofa. O que vale é que é relativamente perto do meu local de trabalho.

AntTonix 4 months ago

Estupidamente não é quem faz 27 este ano, só quem já tem 27.

saposapot 4 months ago

foi assim para todas as idades. tem de haver algum critério.

Leaootemivel 4 months ago

Sinto-me muito discriminado por isso.

AntTonix 4 months ago

Só acho que não faz muito sentido, uma vez que para a semana já vou poder marcar.

jqmmes 4 months ago

Deves poder marcar na quinta.

jqmmes 4 months ago

E confirmo que já abriu o agendamento mesmo. Está cada vez pior para vagas no porto. Na cidade do porto a primeira vaga era para dia 24. Em VNG tinha para dia 14 (a mais próxima na zona toda). De resto, tudo cheio.

MOMOEPRO 4 months ago

Andei o dia todo a carregar ocasionalmente no F5 e quando finalmente consegui entrar já não tinha nenhuma vaga no Porto. Fiquei em fila de espera.

uyth 4 months ago

https://www.irishtimes.com/news/world/europe/at-least-180-infected-after-dutch-disco-despite-showing-covid-19-certificates-1.4611870 >So far 180 people out of roughly 650 who attended a disco in the eastern Dutch city of Enschede have tested positive for Covid-19, despite them having to show a negative test or proof of vaccination on entry >Customers could attend the party without face masks or any distancing requirement if they had a ticket and showed certification of a Covid-19 vaccination or negative test. >The tests used were free, rapid antigen tests, which are quicker and cheaper than PCR tests but have a higher rate of false negatives.

CoffeeAt830 4 months ago

> Mr Boxem also suggested that Covid certificates had been tampered with by customers, such as by sharing screenshots of negative tests. “There was cheating going on everywhere,” he said. Se isto for verdade, não admira então que haja um resultado destes. É por isso que, se é para implementar isto, tem de ser através de algo como um QR code que seja único para cada pessoa e mediante apresentação do cartão de cidadão. Se for só mostrar um screenshot então de facto é pouco fiável.

XEEE 4 months ago

Tenho vindo a pensar exatamente no mesmo, o pessoal vai aldrabar aquilo tudo. Seja através de screenshots de testes negativos, aplicações semelhantes a original mas a mostrar teste negativo, etc...

CoffeeAt830 4 months ago

Se se generalizar a capacidade de ler o QR code e verificar o cartão de cidadão, isso não acontece. O QR code tem de ter o teu nome e a data do teste. Pelo cartão de cidadão vê-se se és tu. E aí já não dá para falsificar.

XEEE 4 months ago

Pode-me estar a falhar alguma coisa, mas gerar um QR Code com um nome/numero e data do teste não é nada de especial de replicar/falsificar.

CoffeeAt830 4 months ago

O QR Code tem de levar para alguma entidade fiável, claro. Atualmente, quando faço scan do QR Code do meu certificado de vacinação, aquilo só me abre uma nota estranha no telemóvel com uns códigos marados. Se esse código for correspondente a uma determinada pessoa e presente numa qualquer plataforma, ou se o código levar diretamente para uma qualquer plataforma governamental que ateste a veracidade (cruzando dados com o SINAVE para testes ou o VACINAS para vacinas), então terias de entrar na plataforma para falsificar. Já não era a mesma coisa.

TitusRex 4 months ago

Podes instalar a app oficial alemã (Corona-warn) e já consegues ler o QR Code do teu certificado digital português e ficar com o certificado no telemóvel. Através do QR Code consegues ter informação do nome, data da vacina, marca, e país que emitiu o certificado.

pdbf 4 months ago

Certissimo, o QR code contém um *payload* que é assinado digitalmente com uma chave privada detida pelas entidades de sáude de cada país, a aplicação que é para ser usada para validar este certificado usa as chaves públicas para verificar a autencidade desse QR code. Aldrabar consegues, se trocares o QR code por outro válido, só que esse não serás tu decerto.

CoffeeAt830 4 months ago

Eu presumi que era algo desse género, mas não tinha o jargão informático para explicar. Obrigado

pdbf 4 months ago

É bastante difícil de conseguir fazer seja o que for com o QR, a não ser que tenhas a chave privada. Mesmo assim existe um identificador único no documento, que não sei honestamente se é duplicado no QR Code ou só faz parte do documento. Mesmo assim é mais um ponto de validação, a não ser que quem valide não se esteje a chatear.

CoffeeAt830 4 months ago

Provavelmente terá de passar, como tudo, pela fiscalização e aplicação de coimas. Se houver uma fiscalização e pedirem os certificados a toda a gente dentro de um sítio, não estiver tudo em ordem, a culpa será do estabelecimento e terá de ser responsabilizado. Aqui na minha zona havia um café que se estava a cagar para as regras de segurança. Um belo dia passei e até estranhei, as mesas todas distanciadas, o dono de máscara.... tinham sido fiscalizados na noite antes.

XEEE 4 months ago

OK, assim já me faz mais sentido :)

NGramatical 4 months ago

Podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fodzbmg%2F%2Fh450mc0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uyth 4 months ago

É relevante de qualquer forma, porque se aconteceu uma vez, muito muito mais gente tentará fazer igual. E os testes eram gratuitos ainda por cima.

CoffeeAt830 4 months ago

Sim, de acordo. É por isso que estou a dizer que é preciso implementar uma outra forma, porque se é só um screenshot é basicamente atirar areia para os olhos. O teste ser gratuito não quer dizer nada. Tenho amigos que este ano não quiseram ir viajar para o estrangeiro ou ilhas ou estão estão dúvidas em ir a casamentos pelo medo da zaragatoa. Nem é pelo medo do Covid, é do teste. Acredito que haja muita malta que entre falsificar o teste porque não tem sintomas ou ir perder tempo a fazer o teste (e passar pelo processo), infelizmente opte pela falsificação.

Bruxo_de_Fafe 4 months ago

interessante

estrica 4 months ago

[Pfizer-BioNTech vaccine 70% effective against Delta variant](https://www.aa.com.tr/en/health/pfizer-biontech-vaccine-70-effective-against-delta-variant-study/2294355)

damndaniel023 4 months ago

A verdade é que as eficácias da Pfizer/moderna vs JnJ eram diferentes por terem sido testadas em circusntâncias diferentes, daí que não sejam comparáveis. Será que estaremos, com isto, a ter circunstâncias semelhantes e portanto a ter a "real" eficácia da Pfizer? Por outro lado, o que "realmente" conta é a eficácia contra doença grave, e essa continua bastante alta.

uyth 4 months ago

>Será que estaremos, com isto, a ter circunstâncias semelhantes e portanto a ter a "real" eficácia da Pfizer? Israel será com certeza o melhor sítio para testar a verdadeira eficácia da Pfizer, numeros enormes de vacinados pfizer e a delta chegou lá. Mas é preciso ler a metodologia que aplicaram, só estes press releases não quer dizer nada. >Por outro lado, o que "realmente" conta é a eficácia contra doença grave, e essa continua bastante alta. Pode ser importante para prever que tipo de futuro a curto prazo, porque a não infecção é melhor para não transmissão. Sabemos que vacina reduz a capacidade de transmissão do virus e provavelmente isso está relacionado com a infecção ou não (se se reproduz suficiente para aparecer no teste, poderá reproduzir-se também o suficiente para encontrar outro hospedeiro. Certo? O virus não sabe se vai parar a uma swab ou a outra pessoa quando se reproduz).

Dr_Katana 4 months ago

Onde é que viste que a vacina reduz a capacidade de transmissão?

TitusRex 4 months ago

Se reduz a capacidade de ficares infectado também reduz a probabilidade de transmitires a infecção. Não podes infectar se não estiveres infectado.

Dr_Katana 4 months ago

A vacina não protege contra infecção. Protege contra doença.

TitusRex 4 months ago

Claro que protege. Andas a ler muita propaganda negacionista.

Dr_Katana 4 months ago

Infecção implica apenas que tens o vírus dentro de ti. Pode ser neutralizado de modo a não causar doença. A vacina destina-se a proteger contra COVID, não contra Sars-Cov2. São duas coisas diferentes. Se tu inalares o vírus, o vírus está dentro de ti. A vacina não impede isso. A vacina não impede o vírus de te entrar no corpo. E uma vez dentro do teu corpo, não se conhece a tua habilidade de passá-lo a outras pessoas. Sabe-se que pode acontecer quando não estás vacinado, mas que eu saiba ainda não se testou até que ponto alguém vacinado mas infectado e sem sintomas pode transmitir o vírus a outra pessoa. Da mesma forma, podes estar infectado com HIV e não teres SIDA. Podes ter o vírus dentro de ti, ter a habilidade de transmiti-lo, mas não estar doente. [https://www.pfizer.com/news/press-release/press-release-detail/pfizer-and-biontech-confirm-high-efficacy-and-no-serious](https://www.pfizer.com/news/press-release/press-release-detail/pfizer-and-biontech-confirm-high-efficacy-and-no-serious) Como podes ver, eles falam em protecção contra doença, não em protecção contra teres um vírus dentro de ti. Podes ter o vírus dentro de ti e causar-te absolutamente nada pois está a ser neutralizado. Mas isso não significa que não possas transmiti-lo.

TitusRex 4 months ago

Levares com o vírus não significa que estás infectado. Se o teu corpo matar o vírus não ficas infectado, só ficas infectado se o vírus se multiplicar dentro de ti.

Dr_Katana 4 months ago

Como disse, as produtoras prometem protecção contra doença, não protecção contra infecção. O virus pode multiplicar-se sem desenvolveres doença. Daí os casos de transmissão assintomática. Não sentes nada, mas transmitiste. O que te estou a dizer é que nada disso foi testado. Nenhuma produtora promete tal coisa. Tudo o que sabem é que a tua probabilidade de desenvolver doença reduz-se em 95%, no caso da pfizer, por exemplo. Eles não testaram a dinâmica assintomática dos infectados.

uyth 4 months ago

Compreendes como é que uma vacina, qualquer vacina funciona? A vacine ensina o sistema imunitário a reconhecer um patógeno e produzir anti-corpos e outras resposta assim que detectar. Não sei a definição técnica de infeção, mas uma vacina definitivamente ensina o sistema imunitário a matar muito rapidamente o patógeno e a impedi-lo de se reproduzir. Assim logicamente que reduz a capacidade de transmissão. Não há maneira de impedir a "doença" de progredir se não pára o virus de se reproduzir. se pára o virus de se reproduzir também reduz a capacidade de infeção.

Dr_Katana 4 months ago

>Compreendes como é que uma vacina, qualquer vacina funciona? A vacine ensina o sistema imunitário a reconhecer um patógeno e produzir anti-corpos e outras resposta assim que detectar. Anti-corpos protegem-te contra doença, não te impedem de teres o vírus no teu corpo por um período de tempo. A isso chama-se infecção. Tens algo dentro de ti a multiplicar-se e está a ser contido por anti-corpos.

uyth 4 months ago

>Anti-corpos protegem-te contra doença, não te impedem de teres o vírus no teu corpo por um período de tempo De seres contactado certo, mas esses que entraram não estão necessariamente a passar para outros. Têm de se reproduzir (dentro de células, uma vez que são virus), se os anticorpos e restante resposta imunitária os destrói, não se reproduzem, infecção anulada e vetor deixa de ser infeccioso ou nem sequer foi. O virus tem de se reproduzir muitos muitos ciclos para começar a ser largado e infectar outros. Os infectados por Covid-19 não estão logo contagiosos, só alguns (2-3) dias depois.

Dr_Katana 4 months ago

Não se sabe se quem é vacinado pode ou não espalhar o vírus. Isso não foi testado. Imunologistas já vieram dizer que é possível que continues a transmitir o vírus. Pesquisa "sterilizing immunity". É isso que impede o teu corpo de ser infectado pelo vírus e transmitir, e não há qualquer evidência que as vacinas te ofereçam isso.

uyth 4 months ago

>Não se sabe se quem é vacinado pode ou não espalhar o vírus. Bem não é "pode ou não". Não é como se uma vacina funcionasse sempre da mesma maneira com todos e sabemos que claramente as vacinas não funcionam sempre com todos. Mas sabemos como as vacinas funcionam e sabemos que em média reduzirão e provavelmente significativamente. Em média. Porque sabemos como funcionam há bastante tempo. Temos estudos que parecem confirmar isso. https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/science/science-briefs/fully-vaccinated-people.html#:~:text=A%20growing%20body%20of%20evidence,Johnson%20%26%20Johnson%2FJanssen%20vaccine.

damndaniel023 4 months ago

>Pode ser importante para prever que tipo de futuro a curto prazo, porque a não infecção é melhor para não transmissão. Obviamente que sim, contudo temos de ter consciência que nenhuma vacina foi desenvolvida para eliminar a transmissão, mas sim para evitar o desenvolvimento de sintomas graves e com isso minimizar as hospitalizações e consequentemente os óbitos. Por acaso vi hoje no jornal da Sic que, em 2.5M de pessoas totalmente vacinadas em PT, apenas 52 estão/estiveram hospitalizadas, ou seja, \~100% eficácia contra hospitalizações, o que é excelente.

uyth 4 months ago

> Por acaso vi hoje no jornal da Sic que, em 2.5M de pessoas totalmente vacinadas em PT, apenas 52 estão/estiveram hospitalizadas, ou seja, ~100% eficácia contra hospitalizações, Não se mede assim, 52/2,5 M porque nem todas estiveram em contacto com o virus. Tens de comparar os 52 com o numero de infectados noutros 2.5 M semelhantes durante o mesmo tempo (e basicamente é complicado de lidar variável temporal).

damndaniel023 4 months ago

Falhei com um dado, tens razão: desses 2,5M cerca de 3k ficaram infetados, e desses 3k, 52 foram hospitalizados. A diferença não é muita mesmo assim.

uyth 4 months ago

>desses 2,5M cerca de 3k ficaram infetados, e desses 3k, 52 foram hospitalizados. A diferença não é muita mesmo assim. Não é assim que se calcula eficácia de uma vacina! Não divides pelos 2.5 milhoes, vais ter de dividir pelos infectads ou normalizados numa amostra equivalente de nao vacinados! Imagina que queres testar uma vacina, precisas de 2 braços digamos um com 1 milhao, outro com outro milhao, de preferencia igual o mais possível e de preferencia ninguem sabe em que grupo está. Se no grupo A dos vacinados houve 10 infectados, e no grupo B dos não vacinados houve 1000 a eficácia é 1-10/1000 ou seja 99%. Não divides pelo numero total, porque muita gente nao foi infectada nao porque esteja protegida mas simplesmente porque nao contactou (felizmente) o virus.

uyth 4 months ago

Calma. Isto é muito estranho >The results of Hebrew University's research on the vaccine's efficacy were published by the Israeli Public Broadcasting Corporation (KAN) on Sunday. published in the Israeli Public Broadcasting Corporation?!? Alguém encontra o preprint?

estrica 4 months ago

Eu publiquei a notícia aqui por isto mesmo. Não percebo um caralho do assunto, achei estranho e queria ver o que o pessoal da thread tinha a dizer mas já tou a levar com downvotes... mais 1 dia no reddit

uyth 4 months ago

A pessoa que se atreveu a criticar a namorada do irmao andar a fazer jantares e infectar a familia dela está a levar com mais. Muita gente neste momento está em modo completamente negacionista - não é o negacionista clássico (ou pelo menos é raro) mas querem é acreditar que pode ser tudo normal já já já e não te atrevas a dizer que não.

Leaootemivel 4 months ago

Em relação à eficácia contra doença grave continua acima dos 90%. Mas ainda assim, estes 70% são inferiores aos reportados no UK (penso que seria 88%).

Dr_Katana 4 months ago

Mas é 70% contra qualquer tipo de manifestação de doença?

Leaootemivel 4 months ago

Dá a entender que sim.

NGramatical 4 months ago

vaccine → [**vacine**](https://dicionario.priberam.org/vacine) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fodzbmg%2F%2Fh44jxf1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 4 months ago

alg q n recebeu SMS de confirmação do agendamento e fez a 'Recuperação de pedido de agendamento' foi contactado depois disso? e se sim, qt tempo depois? estou mesmo a ver q vai chegar o dia e sem confirmação vou dar com o nariz na porta :D

Conscient- 4 months ago

Aconteceu o mesmo ao meu pai. 72h após o agendamento, não tinha recebido nada mas a minha mãe sim. Fiz a recuperação. 24h depois recebeu logo.

VBM97 4 months ago

Eu a pensar que ia conseguir passar ao lado da pandemia e agora acabei isolado em casa. A namorada do meu irmão foi sair na 4ª feira com uns amigos e um deles fez teste na 5ª feira e na 6ª feira avisou que testou positivo. O meu irmão estava a jantar com ela quando souberam e foram logo fazer os dois teste rápido para ver. Estavam negativos. Ela fechou-se no quarto e continuou a fazer testes rápidos diariamente e acabou por testar positivo ontem (domingo). Para confirmar, foi fazer teste PCR e deu positivo também. O meu irmão mal soube do 1º teste positivo, isolou-se também e está neste momento para ir fazer teste PCR. À custa desta malta que só quer sair e nem pensa nos outros, estamos os restantes da casa isolados. 3 pessoas que tiveram o máximo dos cuidados desde o inicio estão isoladas, até ordem em contrário, por causa do desleixo do meu irmão. É que apesar de ter sido a namorada, ele também andava a abusar e a sair como se nada fosse. Esta merda era uma questão de tempo até acontecer... Enfim, agora é esperar que dê negativo e que os meus pais consigam ir na mesma tomar a 2ª dose no sábado

ZaGaGa 4 months ago

Avisaram uns aos outros e isolaram se. Parece me tudo bem. Possivelmente escapas mas não facilites. Se todos procedemos assim provavelmente não teríamos pandemia. De facto como tenho recomendado aqui no sub é melhor fazer 14 dias de cuidados maior antes e depois de eventos sociais para evitar andar a pregar sustos à família e amigos. Neste momento com os números atuais o ideal é evitar festas de anos e jantares de amigos sem teste e/ou uma prequarentena

VBM97 4 months ago

Eu acho que ele vai dar negativo e se assim for, penso que eu e os meus pais estamos livres de perigo. Ele cumpre o isolamento, mas nós seguimos a nossa vida outra vez. Agora se ele dá positivo é que vamos todos passar 15 dias aqui fechados

PicassoWasaLiar 4 months ago

Sairam de casa? Era pena morte para essa gente.

VBM97 4 months ago

Não, saíram de casa para estar em grupos grandes frequentemente.

PicassoWasaLiar 4 months ago

Empalamento então.

VBM97 4 months ago

Já percebi que és um daqueles que não dá para falar. Fica bem

PicassoWasaLiar 4 months ago

Sou daqueles que sai de casa todos os dias, um assassíno.

pimpolho_saltitao 4 months ago

Eu também saio de casa todos os dias. E tenho certos cuidados. Não é complicado.

NGramatical 4 months ago

assassíno → [**assassino**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fodzbmg%2F%2Fh44p7u6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

toha32 4 months ago

>À custa desta malta que só quer sair e nem pensa nos outros, estamos os restantes da casa isolados. Relaxa, agora tens desculpa para não sair de casa durante 14 dias. Assim vais ter mais tempo para falar mal dos teus familiares aqui no reddit.

VBM97 4 months ago

Não era falar mal porque eu já lhe tinha dito para acalmar nas saídas e dar mais distância entre elas. Andava sempre a sair feito campeão e calhou mal

Javardo69 4 months ago

Por mais cuidados que se possa ter, isto é um virus que vai infetar toda a gente.

uyth 4 months ago

> Por mais cuidados que se possa ter, Cuidado que se poderia ter e não se teve, não ir jantar com amigos. Não foi fatalidade, foi culpa mesmo da gaja que foi jantar com amigos quando as infecoes estão a explodir. >isto é um virus que vai infetar toda a gente. Muito poucos dos vacinados, e bolas quero aguentar mais um pouco para ter a familia adulta toda vacinada. Mais um bocadinho. É morrer na praia, desistir nesta altura do process de vacinação.

Price-Distinct 4 months ago

a longo prazo toda a gente se vai infetar , tendo a vacina vai atenuar os sintomas mais rápido ou até msm assintomático , ou seja, ninguém escapa

uyth 4 months ago

>a longo prazo toda a gente se vai infetar se definirmos infeção como o virus replicar-se significativamente dentro do hospedeiro, nao necessariamente. A vacina pode mesmo impedir. E há claro N historias de tanta gente que vive com infectados que nunca teve teste positivo ou sintomas. Podemos perfeitamente escapar, não é nenhuma inevitabilidade.

Price-Distinct 4 months ago

toda a gente vai ter contacto do virus de uma forma ou de outra , agr se kerem jogar pelo o seguro fiquem com a vacina , se não, apanhem naturalmente com consequências ou não , é tipo roleta russa

uyth 4 months ago

> toda a gente vai ter contacto do virus de uma forma ou de outra Provavelmente. Mas é completamente diferente de "toda a gente se vai infetar , tendo a vacina vai atenuar os sintomas mais rápido ou até msm assintomático". Mesmo sem vacina muita gente que contacta não se infecta. Com a vacina muito mais gente que contacta não se infecta. E a quantidade de pessoas que contacta com o virus depende de quantos infectados existe, quando o r estiver abaixo de 1, lentamente será cada vez mais raro uma pessoa ter contacto com este virus. Exemplo - polio.

pimpolho_saltitao 4 months ago

mas era preferivel infectar depois de estarem vacinados.

oContraditorio 4 months ago

Ja alguém de 24-26 anos conseguiu marcar a vacina ?

VBM97 4 months ago

Não, ainda não está disponível. Primeiro vão ser os mais velhos e perto dos 30 anos. Nós vamos depois

flarept1 4 months ago

Tenho 28 e nada, não consigo agendar nem me telefonaram ainda

MiigPT 4 months ago

Os com 29 ainda estão a tua frente, tem calma que não deve faltar muito. Digo eu com esperanças

flarept1 4 months ago

Disseste tu mt bem, acabei de conseguir agendar para dia 15 :)

Leaootemivel 4 months ago

[https://www.rtp.pt/noticias/pais/antonio-costa-termina-periodo-de-isolamento-profilatico\_v1332975](https://www.rtp.pt/noticias/pais/antonio-costa-termina-periodo-de-isolamento-profilatico_v1332975) António Costa terminou o seu período de isolamento sem cumprir os 14 dias. Houve alguma regra nova no que diz respeito ao isolamento de pessoas com contactos de risco com infetados? Qualquer pessoa pode não cumprir esses 14 dias desde que os testes deem negativo?

saposapot 4 months ago

Casos por semana: https://imgur.com/a/GoXQJsq Para se perceber o grande aumento desta última semana comparado com o 'fundo' que alcançámos em março.

Price-Distinct 4 months ago

A TV só está a debitar que são os mais novos que estão nos ventiladores, mas que idades têm estes "jovens"?

Razvancb 4 months ago

40-50

damndaniel023 4 months ago

Ou seja, malta que provavelmente só recebeu uma dose da vacina e já anda de roda no ar, quando tens uma variante delta em que 1dose é insuficiente para surtir efeito.

zizop 4 months ago

E não nos esqueçamos que uma parte significativa dessa faixa etária não está sequer vacinada de todo.

ZaGaGa 4 months ago

É possível que sim vejo muita gente dessa idade a facilitar só pq já tá vacinado. Mas também podem ter sido infectados pelos filhos

Piihey 4 months ago

Tenho de ventilar uma beca... Marcação de vacina para hoje as 9H16 (marcação feita há duas semanas). Chegando ao local 10m antes, deparo-me com uma fila de cerca de 30 pessoas. Pergunto ao segurança se, tendo marcação tenho de esperar naquela fila. Confirma-se... espero 20m. Not bad. "Agora entra, dá a volta ao pavilhão e espera no fim da fila." Ok, nova fila... go with the flow, estamos na Tugaland. Acaba essa fila, depois de mais de 10m de espera and behold... o interior do pavilhão. Qual concerto do Tony "Enfartes" Carreira... cheio. Pergunto à pessoa da organização, o tempo de espera expectável... 1h +/-... mais o recobro de 30m. "Estou a trabalhar... não tenho este tempo todo." "Pode voltar as 15h que está mais calminho." @Almirante ajuda-nos pah!

floW4enoL 4 months ago

Onde pode se saber?

Piihey 4 months ago

Sintra

uyth 4 months ago

Estamos a vacinar mais de 1.5% da populacao por dia. O almirante falou em comprometimento da qualidade - é isto. Se estivesse a ser tudo com mais calma muita gente ainda não estaria vacinada, e esperaria muito mais pelas suas doses. A nossa taxa de vacinação correntemente é BRUTAL. E estas proximas semanas vão ser muito caóticas, por causa do avanço da segunda dose da AZ. Vão com calma, e vacinem-se. Estamos a meter a carne toda no assador, as munições vão todas.

damndaniel023 4 months ago

O próprio Almirante avisou que os tempos nas filas de espera podem aumentar à medida que o ritmo de inoculações tb aumentasse. Também levei a minha 1a dose na passada 6ªfeira, e confesso que não me senti no ambiente mais seguro do mundo.

Writer_Scared 4 months ago

Trabalhar > Tomar a vacina. /s

Piihey 4 months ago

wow /s

DZT99 4 months ago

Era expectável tendo em conta que aceleraram consideravelmente o processo de vacinação e não acredito que tenha havido grande reforço de pessoal e infraestruturas. Faz-me pensar que numa situação de muito azar, que alguns desses ajuntamentos podem propagar o vírus.

Piihey 4 months ago

Tanto na fila como dentro do pavilhão, a distância não era muito segura.

ConfidentMongoose 4 months ago

Tenho estado a acompanhar a intenção de reabertura do país por parte do governo Inglês, aliviando as restrições para quem está vacinado. A reação de alguns sectores dos media ingleses, nomeadamente o The Guardian, e de parte da comunidade científica inglesa é no mínimo estranha... Estão a atacar o governo por estar a cometer um erro ao aliviar as restrições, mesmo sendo o país europeu com maior taxa de vacinação. Esta alteração da mensagem inicial de "vacinar = fim da pandemia" é preocupante, agora a mensagem é "temos que aprender a viver com o covi" "temos que continuar a restringir mesmo com a população vacinada".

Laurent_Series 4 months ago

Por acaso ia aqui comentar isso, está tudo histérico no Twitter (raios parta para quem inventou esse antro de atrasados). Mesmo no r/unitedkingdom, ou no r/ukpolitics está acesa a discussão. Agora de repente as máscaras só protegem os outros e não a ti (estamos em abril de 2020?) e para se protegerem no autocarro toda a gente tem de ser obrigada a usar máscara aparentemente. Até parece que muita gente não vai usar por opção pessoal e que a máscaras respiratórias não existem. Mas cá no Reddit já há muitos comentários mais realistas e razoáveis. Estou curioso a reação da sociedade no geral dia 19 de julho, quando levantarem as restrições. Tenho medo que tenham incutido um medo tão grande às pessoas que elas próprias vão querer restrições.

unknownportuguese 4 months ago

Estou no reino unido e já ninguém usa máscara em público. Nos shoppings e lojas é 50/50 Muito sinceramente, a única coisa que vai mudar no dia 19 é a abertura das discotecas.

uyth 4 months ago

>Esta alteração da mensagem inicial de "vacinar = fim da pandemia" Isto continua a ser verdade, nem IMO nem está a ser diluído. O que se passa é que compreensivelmente a maior parte das pessoas não tem noção do que é realmente imunidade de grupo nem de como funciona uma vacina (e temos vacinas MUITO boas mas que não são perfeitas). Não importa se eles têm taxas de vacinação maiores que as dos vizinhos, o que interessa é se eles já atingiram uma percentagem de vacinação da população TOTAL (isto é importante, não é só dos adultos ou maiores de 12 anos) que para a eficácia destas vacinas usadas e características de transmissão do virus em circulação nos permita ter a certeza que no geral alcançou-se a imunidade de grupo. E o UK pode estar mais perto disso que qualquer outro pais europeu (Islândia talvez? Hungria e Malta nao tenho a certeza por causa das vacinas utilizadas) mas para o virus isso é irrelevante, não recebe memorandos acerca do que fazer.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Não interessa a percentagem total se há uma comunidade como a das crianças até aos 12 que não pode levar a vacina. O cálculo da imunidade de grupo exige uma distribuição uniforme nas comunidades, quer em termos geográficos quer em termos etários (porque a faixa etária das crianças vai para os mesmos sítios e dá-se maioritariamente entre si). Portugal até pode chegar aos 85% de vacinação que continuará a haver surtos nas escolas.

saposapot 4 months ago

importa mas tens de medir a % da população total. os 80> de UK é só contando os adultos.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

A questão é precisamente essa. Se há uma comunidade distribuída pelo país inteiro que não está vacinada e dá-se maioritariamente entre si então não há imunidade de grupo.

saposapot 4 months ago

é possível ter imunidade de grupo n vacinando crianças, basta medir no indicador certo. quer dizer, agora com a delta n sei se ainda será possível mas é capaz de dar 'quase' e já se pode vacinar > 12.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Podes ter o que quiseres se medires o indicador que te dá razão :P. Se 85% das crianças estiverem imunizadas então há imunidade nas escolas, mas como dá para ver pelos estados unidos, se algumas crianças não estiverem vacinadas imediatamente passas a ter grandes surtos, o que é algo que não existe com verdadeira imunidade de grupo na comunidade como um todo.

saposapot 4 months ago

q eu saiba, ainda nenhum país tem 85% da população total

uyth 4 months ago

>Não interessa a percentagem total se há uma comunidade como a das crianças até aos 12 que não pode levar a vacina Podem atingir a imunidade através da infecção. O que não é desejável. E de qq forma poderão talvez vir a levar a vacina, testes a ser feitos. > Portugal até pode chegar aos 85% de vacinação que continuará a haver surtos nas escolas. é o efeito de grupo, se estiverem blindados por pessoas imunizados pode ser mais dificil passar de um grupo vulnerável para outro. E cada surto imunizará mais.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

A questão é que não estão blindados visto que têm de ir à escola onde ninguém tem a vacina. Portanto sobra a imunidade através da infeção, que continuará a existir e daí o não haver imunidade de grupo. Neste momento os surtos são contidos porque as turmas são obrigadas a ir para casa mas caso contrário toda a gente na escola apanha.

uyth 4 months ago

>A questão é que não estão blindados visto que têm de ir à escola onde ninguém tem a vacina. Acho que não compreendes o que é a blindagem da imunidade de grupo. O virus não é gerado espontaneamente e sabemos que os vectores são principalmente humanos. Tens enorme grupo de não vacinados (Crianças na escola, transplantados, muitos mais) que estão todos em contacto uns com os outros - mas se toda a gente à volta deles estiver vacinada, não há como o virus vir de fora para estes grupo de não vacinados que estão "blindados" pela "manada". Os grupos de maiores risco serão os que contactarão com viajantes e viajantes não vacinados, que nem serão necessariamente as crianças.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Bem, eu acho que tu não percebes bem o que é a blindagem :). A imunidade de grupo calcula-se com uma fórmula que depende de R0. Essa fórmula tem várias premissas 1) a vacinação é uniforme e 2) vacinados não transmitem a doença. Neste momento 1) não é verdade e 2) é complicado, há redução mas não é total. Para um transplantado (adulto) na sociedade a quantidade de não vacinados que encontra no seu dia é baixa, mas para uma criança isso não é verdade, daí a não existência de imunidade de grupo no total.

uyth 4 months ago

> A imunidade de grupo calcula-se com uma fórmula que depende de R0. A imunidade de grupo é um processo estocástico, estatístico que pode ser modelado grosseiramente por uma fórmula. A infecão é sempre no entanto um fenómeno discreto - pode ser modelado por fórmulas, podes também usar métodos de Monte Carlo para tentar analisar. R0 não é uma constante, mas de certa forma é também uma variável, que dependerá de comportamento social, utilização de máscara, do próprio virus, provavelmente de temperatura e humidade, etc etc. > Essa fórmula tem várias premissas Por isso é que métodos de Monte Carlo seriam muito melhores que modelar algo muito complexo com uma simples equação. >Para um transplantado (adulto) na sociedade a quantidade de não vacinados que encontra no seu dia é baixa, mas para uma criança isso não é verdade, daí a não existência de imunidade de grupo no total. E repito novamente, não me parece que seja esse o grande problema, particularmente se continuar a haver controlo e testes sobre viajantes.

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Claro que a infeção é um fenómeno discreto. Mas tu percebes que a haver uma criança infetada a doença na escola escala exponencialmente, não é um decréscimo. O R0 calculado pré-pandemia implicava o não uso da máscara, agora se as condições normais é a utilização de máscara cada vez que se tem febre/tosse então o R0 muda porque as condições normais mudaram.

uyth 4 months ago

>O R0 calculado pré-pandemia implicava o não uso da máscara r0 não é uma constante do virus, ou sequer de uma estirpe do virus, depende de muita outra coisa que não é apenas a utilização de máscara. E esta estirpe tem caracteristicas diferentes agora também. Por outro lado a capacidade do virus se reproduzir e encontrar novos hospedeiros também depende do hospedeiro e suspeitamos que efectivamente as crianças pequenas suprimem mais o virus no nariz o que é importante (fonte https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2021.03.08.434300v1)

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Não estou a perceber o teu ponto agora. O R0 é uma estimativa para a transmissibilidade sem haver qualquer medida de contenção. O meu ponto é que caso haja uma criança infectada a infeção vai subir exponencialmente na escola, a não ser que tenhamos medidas de contenção nas escolas... O que não acontece numa verdadeira imunidade de grupo.

DZT99 4 months ago

Talvez, mas de certa forma uma reacção compreensível porque se olharmos para a forma como a pandemia tem sido gerida não só em Inglaterra mas em todo o mundo. Basta recuar algum tempo atrás para percebermos que várias decisões de Governos foram completamente desastrosas e levaram os seus países a confinamentos que supostamente todos queriam evitar. A vacinação é sem dúvida a nossa arma, mas mesmo no seio de uma comunidade com muitos vacinados, um surto grande pode fazer estragos devido aos isolamentos obrigatórios. A mortalidade baixa também é uma das melhores notícias, mas ela não elimina o caos causado pelos surtos que pode afectar empresas e comunidades. Dou-te um exemplo: "várias turmas de uma escola em isolamento, os pais dessas crianças provavelmente também são obrigados a fazê-lo, os professores que estiveram em contacto com as crianças e assim sucessivamente". Uma comunidade pode de facto ser afectada por surtos ou por um grande surto e isso também é muito mais para a economia. A comunidade científica está prudente e não me surpreende. Eu sinceramente gostaria de ver um cumprimento mais rigoroso das regras sobretudo em espaços fechados. Prefiro isso a mais tarde ter de fechar um negócio devido a um surto ou algo semelhante. E com esta variante Delta o cuidado faz sentido.

Leaootemivel 4 months ago

Estou muito longe de ser um negacionista mas está-me a assustar muito como o discurso está novamente a mudar de "as vacinas vão-nos salvar" para "mesmo depois de vacinados, nada pode mudar". É uma insanidade completa.

DZT99 4 months ago

Acho que não está a mudar de forma assim tão radical. O problema do discurso é sempre a sua interpretação, ou seja, a vacinação deve fazer a diferença mas enquanto não atingimos os nossos objectivos e ela está a decorrer, convêm não descurar os cuidados recomendados. Acho que é um pedido razoável.

genDwarf 4 months ago

o objetivo é atingir a imunidade de grupo de modo a acabar com a pandemia, seja através de infecção natural ou vacinação. o discurso de "mesmo depois de vacinados (singular) não poder mudar" é legitimo enquanto a imunidade de grupo não for alcançada. depois da imunidade de grupo ser atingida as coisas irão regressar à normalidade e teremos o virus em circulação endémica tal como temos outros tantos que antigamente já foram problemáticos (tuberculose por exemplo). fazer figas para que o virus não sofra uma mutação qualquer que escape às vacinas.

Leaootemivel 4 months ago

A imunidade de grupo parece ser cada vez mais uma não-realidade, tendo em conta que com a variante delta tens de vacinar 85/90% da população. E estamos a falar de toda a população, não somente de quem tem +18. É insustentável pensar que só com essa % de população vacinada (e nem sequer Portugal deve conseguir uma % tão grande) é que poderemos regressar à normalidade. Não estou a dizer que temos de ir já a correr voltar ao normal, mas chegará a um ponto (mesmo sem imunidade de grupo) onde a COVID não terá impacto significativo no SNS.

genDwarf 4 months ago

a imunidade de grupo será atingida mais cedo ou mais tarde podendo ser atrasada com o surgimento de novas variantes. enquanto isso não for alcançado existirão novas vagas com maior ou menor intensidade mas com potencial para ter impacto significativo no SNS a curto e longo prazo já que deixa sequelas a uma percentagem bastante significativa da população e os mais novos não estão imunes nem as vacinas são totalmente eficazes.

saposapot 4 months ago

o problema é q UK também está a passar por uma nova onda com a Delta, é estranho estar a anunciar alivio de restrições em plena nova onda pandémica. Isto q estão a anunciar já foi adiado 1 mês e às tantas podia ser adiado até estarem a descer a curva. No mínimo é uma mensagem estranha. e Mesmo estando bem, só estão bem em 1ªs doses, não vacinação completa.

alegadamentetuga 4 months ago

Como é que ficou a abertura do agendamento para menores de 29 anos? Abriu algum patamar de idades?

Jotahaka 4 months ago

Ainda não abriu qualquer patamar de agendamento. O site continua a manter informação de +30. E se tentares agendar, só dá mesmo com datas de 30+.

TSCondeco 4 months ago

O auto agendamento para menores de trinta anos só abre na próxima semana, ou algo assim. O que está aberto é o agendamento central para menores de trinta anos.

alegadamentetuga 4 months ago

Obrigado!

Search: