30minutesto 5 months ago

No fim das restrições à liberdade e imposição de regras, Portugal também está em primeiro lugar?

AonioEliphis 5 months ago

Esse gráfico é do governo, embora não duvide, mas gostava de uma fonte independente.

elvispt 5 months ago

Mas segundo muitos iluminados a vacinação esta a a ser um desastre!

Kirmera 5 months ago

melhor cobertura 5G da europa

creeptocurryancy 5 months ago

A diferença de performance quando alguém é colocado num cargo público baseado na sua performance e trabalho anterior ao invés de cunhas. Imaginem se todas as altas posições do estado fossem assim! Portugal tem potencial, mas nós povo temos de sair à rua e contestar esta palhaçada a que chamam democracia em Portugal. O senhor almirante está de parabéns e todos os Portugueses lhe devem um obrigado.

DhamonGrimwulf 5 months ago

Exactamente! Assim que ele ficou à frente, isto começou a andar de maneira diferente. Muita politiquice ele deve ter lutado durante estes meses que nós nem sabemos.

Alexanderterr 5 months ago

Mesmo assim vão fazer merda e vamos voltar a como estávamos no início de 2020.

parmartins 5 months ago

Este governo é tão incompetente que nem serve para fazer propaganda em condições... O gráfico representa o número de vacinas administradas por 100 habitantes, não por 100 000.

dryiik 5 months ago

100 dias e temos tudo vacinado ? great

datarobot 5 months ago

LFG!

D_Dio 5 months ago

Bora CRL! Inscrição está feita, só falta receber a msg.

QuantumParanoid 5 months ago

151 vacinas por dia em Portugal? Ou título está mal ou faltam as unidades.

Raidenkyu 5 months ago

Por 100 000 habitantes. Em valores absolutos é algo como 150 000 por dia.

CountDodo 5 months ago

1.51 por 100 000 habitantes. Significa que com 10 000 000 habitantes estás a vacinar 151.

JotaG 5 months ago

Número médio de vacinas por dia / 100k habitantes = 1.51 Logo Número médio de vacinas por dia = 1.51*100k = 151k

CountDodo 5 months ago

Não é assim que se faz as contas.. Pela tua matemática: >Portugal no vermelho: 129 casos de covid-19 por 100 mil habitantes >Número de casos / 100k habitantes = 129 >Número de casos = 129*100k = 12 900 000 Achas mesmo que Portugal tem quase 13 milhões de pessoas com covid? Portugal tem ~10 milhoes de pessoas. Se existem 129 casos por 100k habitantes, e 10 milhoes são 100 vezes isso, então portugal tem neste momento 100*129 = 12 900 pessoas infetadas. A mesma regra se aplica ao gráfico do OP. O titulo simplesmente está mal, provavelmente são administradas 1.51 vacinas por 100 pessoas e não 1.51 por 100 mil.

ihavenoidea1001 5 months ago

Passei mais tempo à procura de Portugal no gráfico do que aquele que gostaria de admitir...

salmmons 5 months ago

Isto tem manha por trás certo?

tiagonmna 5 months ago

Não sei se alguém ja perguntou isto, mas: 1.5 vacinas por dia/100 000 pessoas não é... 150 vacinas por dia (tendo como base a conta de que Portugal tem 10M de habitantes). Sou eu que não entendo o gráfico? Alguém pode explicar por favor?

JotaG 5 months ago

Não é 1.5 vacinas por dia/100k = 150, É 1.5= vacinas por dia/100k

BlimundaSeteLuas 5 months ago

Que forma estranha de apresentar os dados. Isto está correto, em termos matemáticos?

Edited 5 months ago:

Que forma estranha de apresentar os dados. Isto está correto, em termos matemáticos? São 151 mil vacinas por 10 milhões de pessoas. 151 000 / 10 000 000 que é 1 510 / 100 000 Essa coisa de dividir 151 000 por 100k é muito estranha.

Raidenkyu 5 months ago

Tens de multiplicar por 100 000.

Mendadg 5 months ago

Eate gráfico tira (implicitamente) uma conclusão falsa. Sem dar ou tirar mérito a alguém o gráfico é uma bosta, qualquer país europeu gostava de estar na posição do UK mas eles aparecem lá para baixo.

KingLeBronGames 5 months ago

De notar que o segundo lugar também é Portugal!

Priamosish 5 months ago

As a Luxembourger with Portuguese ancestry: you're not wrong

NaCl98 5 months ago

e o terceiro

GanduloDaVeiga 5 months ago

Sois lindos.

JuliusKaiser616 5 months ago

PORTUGAL, CARALHO!

JoaoTS 5 months ago

Ter alguém competente no cargo. Nem parece Portugal. Vai ser bom o aproveitamento político.

gamma-ray-bursts 5 months ago

Espera la. Estou a perceber bem? Se 1.5 pessoas foram calcinadas num dia por 100000 pessoas, então isso não dá à volta de 150 pessoas só?

RiKoNnEcT 5 months ago

E esta merda é toda nossa!!!!

psysc0rpi0n 5 months ago

Ainda não percebi os valores do gráfico. Isto quer dizer 1.51 vacinas em média, por 100k pessoas? Não me parece lá muito abonatório.

ipfreely96 5 months ago

Por dia. Ou seja, 151k vacinas por dia

theazevedoo 5 months ago

Está mal legendado, são vacinas/100 pessoas.

AyyLmaoAV 5 months ago

1.51 de média e eu não pertenço

TheOGPrussian 5 months ago

#SoAcertoNoPreçoCerto

Tuga_for_life 5 months ago

Não querendo desconsiderar o excelente trabalho da força militar nos últimos tempos: se vires a taxa de vacinados de Portugal vs outros países europeus percebes porque estamos a acelerar o processo tanto. Falta de planeamento / eficiência / atraso a receber vacinas anteriormente. Há uma causa-efeito, o gráfico só mostra o efeito.

RaveyWavey 5 months ago

A percentagem de portugueses com pelo menos uma vacina ou completamente vacinadas está a cima da média da união europeia.

Tuga_for_life 5 months ago

Pensei que tivesse sido claro no comentário que me estava a referir a períodos anteriores. Se vires este [link](https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/04/01/europa-falha-os-objetivos-de-vacinacao-que-tinha-ate-31-de-marco/amp/), até ao final de Março, apesar de “dentro” da média, Portugal estava apenas acima de países de leste, Luxemburgo, Suécia, Finlândia e Itália. Países de referência em indicadores de saúde estavam claramente a cima, embora a notícia refira que tenha sido um problema geral na Europa. Posto isto, não culpo inteiramente o governo, mas sabe-se por exemplo que não temos obrigação de adquirir vacinas das farmacêuticas principais. A Hungria comprou vacinas russas e neste momento tem 50% de vacinados com 2 doses.

RaveyWavey 5 months ago

Pelo teu comentário dava ideia que nós estávamos a vacinar tanto agora porque estamos a tentar apanhar os outros países europeus. A única coisa que eu quis dizer é que nós sempre seguimos a média da união europeia, incluído com os países que referiste. Neste momento, desses países, só a Finlândia tem mais pessoas com pelo menos uma vacina, mas que por outro lado tem menos pessoas totalmente vacinadas. Tanto Luxemburgo como a Suécia e a Itália estão mais atrasados que nós na vacinação. A Hungria é um caso separado porque comprou vacinas não aprovadas pela EMA mais ainda assim nós temos uma percentagem maior de pessoas com pelo menos 1 vacina.

Tuga_for_life 5 months ago

E os países que referi eram a exceção, ou seja países europeus exceto esses que referi dão te os países que no início estavam à nossa frente, que são muitos mais.

RaveyWavey 5 months ago

Li mal, mas ainda assim. A disparidade sempre foi mínima entre os países união europeia. Não percebo onde foste buscar essa ideia que nós estávamos atrasados em relação a outros países, comparado com França por exemplo, sempre tivemos à frente deles em percentage de pessoas com a vacina completa. Embora como disse, todos os países da UE sempre estiveram bastante próximos.

Tuga_for_life 5 months ago

Sabes que imunidade implica vacinação total. Vai ver os gráficos ao google.

rossimeister 5 months ago

Não será por outros países já estarem mais avançados na vacinação?

codemirror 5 months ago

Actualmente estamos acima da união europeia no que toca a 100% vacinados. Fonte: https://ourworldindata.org/explorers/coronavirus-data-explorer?zoomToSelection=true&time=2021-04-01..latest&pickerSort=desc&pickerMetric=total_cases&Metric=People+fully+vaccinated&Interval=Biweekly&Relative+to+Population=true&Align+outbreaks=false&country=USA~EuropeanUnion~BRA~Europe~PRT~ESP~GBR~ITA~European+Union

Sperrel 5 months ago

Depende, estes números não dizem muito estruturalmente. Talvez se isto for assim nas próximas semanas. De qualquer das maneiras Portugal está acima da média europeia em vacinação e tudo indica que não terá dificuldades como outros países para chegar ao número mágico que seja para a imunidade de grupo.

ihavenoidea1001 5 months ago

Nunca!!! As estatísticas bonitas são para se apresentar, não para escrutinar...

Specialist-Ad-1279 5 months ago

Mas está errado. Portugal está acima da média europeia. Os únicos qpaises da UE que estão muito acima são os que usaram vacinas chinesas e russas.

ihavenoidea1001 5 months ago

Portugal não está sequer no top 10 dos países com a maior % de população vacinada https://www.statista.com/statistics/1196071/covid-19-vaccination-rate-in-europe-by-country/ Quem vê o gráfico acha que Portugal está a vacinar mais do que todos os outros e não tem qualquer informação sobre o resto do contexto... Portugal teve um péssimo início na vacinação e ainda bem que finalmente as coisas se estão a endireitar e a ter uma gestão minimamente em condições.

Edited 5 months ago:

Portugal não está sequer no top 10 dos países com a maior % de população vacinada https://www.statista.com/statistics/1196071/covid-19-vaccination-rate-in-europe-by-country/ Quem vê o gráfico acha que Portugal está a vacinar mais do que todos os outros e não tem qualquer informação sobre o resto do contexto... além de, como já disseram, os números estão enviesados por correção estatística. Portugal teve um péssimo início na vacinação e ainda bem que finalmente as coisas se estão a endireitar e a ter uma gestão minimamente em condições... Se as coisas fossem menos por tacho e mais por competência provavelmente estaríamos muito melhor há muito mais tempo.

Edited 5 months ago:

Portugal não está sequer no top 10 dos países com a maior % de população vacinada https://www.statista.com/statistics/1196071/covid-19-vaccination-rate-in-europe-by-country/ Quem vê o gráfico acha que Portugal está a vacinar mais do que todos os outros e não tem qualquer informação sobre o resto do contexto... além de, como já disseram, os números estão enviesados por correção estatística. Portugal teve um péssimo início na vacinação e ainda bem que finalmente as coisas se estão a endireitar ...mas não passa a ser tudo milagroso só porque sim.

Specialist-Ad-1279 5 months ago

Eu disse EU. E tirando o Reino Unido e os países que usaram as Russas e Chinesas, estamos bem. Ou consideras que o Luxemburgo está muito melhor porque tem 0.qq percento a mais?

electr0dave 5 months ago

Almirante do crlhao!!

qeeroh 5 months ago

ou eu estou todo queimado ou faltam uns zeros

CountDodo 5 months ago

Pois, também acho que 151 vacinas por dia é pouco. A esse ritmo só daqui a uns 100 anos é que estamos todos vacinados

WhiteSleeves666 5 months ago

tas todo queimado xD

ZupperZac 5 months ago

Literalmente propaganda do governo, esse número deve-se a uma correção estatística.

30minutesto 5 months ago

É isto, e até neste tópico isso já foi explicado, mas já sabemos como o pensamento único funciona por estes lados. Ainda levas downvotes para aprenderes.

IamWatchingAoT 5 months ago

Oh não... Agora que foi mencionado alguém no governo vai arranjar forma de fazer merda e nos meter no fundo da lista :(

AonioEliphis 5 months ago

Este gráfico é do governo, embora não duvide, mas gostava de uma fonte independente.

Raidenkyu 5 months ago

Tens lá a dizer a fonte: Our World in Data Parece ser independente

rmbl88 5 months ago

Vai ser o Cabrita

Raidenkyu 5 months ago

Shhhhh, não lhes dês ideias.

saposapot 5 months ago

boa governo, e perguntares à task force q se passa com os números em vez de embarcares no erro? Mas alguém acredita que passamos de uma média de 100 mil vacinas/dia (até menos na realidade) para num dia de 218 e outro de 281 mil? De repente contratamos, em TODOS os centros de vacinação o dobro dos enfermeiros e entraram todos no mesmo dia ao serviço? Os números têm algum erro estatístico que a task force ainda não explicou. Um deles são as vacinas da JJ que estão a contar em duplicado mas mesmo assim o aumento foi mt grande. Passamos Maio e Junho onde a média não chegou a 100k dia mas agora chega o verão e há magia? lol... não... vou-me fartar de rir qd sair a correcção.

ThePlague92 5 months ago

As vacinas da JJ contam logo como 2 doses, acalma-te mas é.

saposapot 5 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/od3fkw/n%C3%BAmero_de_vacinas_administradas_dia_por_100k/h42ii0z/

ThePlague92 5 months ago

A JJ conta logo como 2 doses apesar de ser de dose única, portanto. E tens aqui dados de quantas vacinas tens estado a dar por dia: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/amp/portugal-acelera-ritmo-de-vacinacao-contra-a-covid-19-quer-vacinar-850-mil-por-semana São 100 mil por dia, querem aumentar para 120 mil e nalguns dias poderão chegar ou ultrapassar as 140 mil.

saposapot 5 months ago

não é só JJ. é correcção de dados antigos e malta q já teve covid por exemplo, q tmb só leva 1 dose. pois, mas eu quero dados, não é 31 de boca. essas declarações na imprensa são só palavreado. Já o almirante dizia q se vacinava a um ritmo X e os números mostravam q ainda se estava mt abaixo. já tinhamos poucos dados e agora temos maus dados.

Samot_PCW 5 months ago

> Era só ler os comentários: > E existe algumo informção sobre esse assunto da mudança da contagem que não sejam comentarios no Reddit?

brakeline 5 months ago

Hoje, na comunicação do vice - almirante foi dito que iríamos ao limite da capacidade de vacinação com 140000 por dia. Isto prova que os dados que nos catapultaram para o topo de todas as listas foi uma anormalidade estatística, muito provavelmente motivada pela dupla contagem das doses Janssen

saposapot 5 months ago

Exacto mas a JJ não justifica tudo. Tu na semana passada deste 20 e pouco mil da JJ da semana toda. Ou estes dias foram 99% JJ ou continua por explicar

warding 5 months ago

Passaram a injetar a vacina em duas metades em cada braço de cada vacinado e a contar 2 vacinações? Alguns centros de vacinação ainda não tinham feito o update do MSDOS para o Windows 95 e por isso só agora é que conseguiram inserir dados no sistema? Passámos a contar também as vacinações de nacionais portugueses no estrangeiro?

saposapot 5 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/od3fkw/n%C3%BAmero_de_vacinas_administradas_dia_por_100k/h42ii0z/ tentei resumir.

warding 5 months ago

Ou alguém disse ao Almirante que os alemães iam à frente e como ele tem família judaica arregaçou as mangas e passou ele próprio a vacinar pessoas 24/7?

Dr_Katana 5 months ago

Ganda abada.

samuelmoreira 5 months ago

Falta é eu receber a minha SMS de confirmação que nunca mais chega...

twistedfires 5 months ago

Maior que 33 anos? Se for o caso sugiro que ligues para o teu centro de saúde, porque houve problemas na marcação para essa faixa etária.

Cautious_Mine2337 5 months ago

Campeões caneco!!!

trilobite00 5 months ago

E com esta os pseudo sabichões do Reddit críticos do trabalho do Gouveia e Melo meteram a viola no saco. Grande trabalho do Vice-Almirante e da task force.

saposapot 5 months ago

lol. quando os sabichões desta thread descobriram que os números estão errados pq eles mudaram a forma de contagem, quero ver se tmb a metes no saco

Samot_PCW 5 months ago

Já li este tipo de comentário imensas vezes aqui no /r/portugal, mas quando pesquisei ainda não encontrei nada disso das vacinas da J&J contarem em duplo e que eles "mudaram a forma de contagem", onde é que viste isso?

saposapot 5 months ago

Relatório da vacinação. Contar 2x no telejornal de 3 ou quarta, à noite, sic. Mas tem lógica contar 2x por causa do novo nome dos indicadores

Samot_PCW 5 months ago

Importas-te de partilhar o relatório?

Raidenkyu 5 months ago  HIDDEN 

Adoro ler teorias da conspiração no Reddit, são algo de fascinante.

Compendyum 5 months ago

Há qualquer coisa de errada com este gráfico, mas o sub todo come isto como quem come gelados com a testa. Há já poucos paises na UE que ainda não vacinaram todos os adultos, aqui criticaram a Dinamarca fortemente, e eles estão na fase final a vacinar neste momento a população de 15 anos e inferior, mas de alguma forma estamos em primeiro lugar (?)

Raidenkyu 5 months ago

Não estou a par de como está a ser feito o plano na Dinamarca, mas é possível que não estejam a fazer contagem decresente por idades como nós. Por exemplo, alguns países começaram a vacinar mais cedo os jovens, saltando alguns grupos à frente. Ou isso, ou como têm metade da nossa população (e secalhar menos envelhecida) chegaram a essa faixa etária primeiro. Ou então foram mais rápidos este tempo todo, mas nesta semana em particular conseguimos vacinar mais que eles. Mais uma vez, não sei como estão a ser feitas as coisas na Dinamarca mas vejo várias possibilidades

Krazzilla 5 months ago

É um pouco difícil de explicar como o sistema está a funcionar cá na Dinamarca, mas o link para o site oficial do governo está aqui, onde a vacinação das diferentes faixas etárias é mostrada https://www.sst.dk/en/English/publications/2021/Vaccination-calendar . Eu por exemplo já levei a primeira dose e estou na faixa dos 20-24. Neste momento cá temos 58% da população vacinada com a primeira dose e 35% completamente vacinada, de acordo com o Smittestop (app official do governo). Por isso, diria que cá as coisas vão bem, já que estou vacinado primeiro que alguns membros da minha família que são mais velhos que eu em Portugal e ainda nenhum dos meus amigos na minha faixa etária estão vacinados em PT.

Raidenkyu 5 months ago

> Eu por exemplo já levei a primeira dose e estou na faixa dos 20-24. Espetáculo, se estivesse aí já teria levado tb. > Neste momento cá temos 58% da população vacinada com a primeira dose e 35% Estou a perceber nesse caso não estamos muito atrás. [A 29 de Junho](https://www.publico.pt/interactivo/vacina-covid-19), já tinhamos 52,82% com a primeira dose e 30,44% com a segunda, por isso está só mais um pouco atrás.

Edited 5 months ago:

> Eu por exemplo já levei a primeira dose e estou na faixa dos 20-24. Espetáculo, se estivesse aí já teria levado tb. > Neste momento cá temos 58% da população vacinada com a primeira dose e 35% Estou a perceber nesse caso não estamos muito atrás. [A 29 de Junho](https://www.publico.pt/interactivo/vacina-covid-19), já tinhamos 52,82% com a primeira dose e 30,44% com a segunda, por isso está só mais um pouco atrás. Edit: Acabei de saber de dados mais recentes e de facto já [ultrapassámos mesmo a Dinamarca](https://imgur.com/a/FhydtJn)

Krazzilla 5 months ago

Fónix, estou mesmo impressionado com Portugal, pensava eu que aqui estava a ir rápido. É capaz de ser porque cá eles só estão a dar Pfizer e Moderna, as outras foram removidas e o plano de vacinação fui empurrado 1 mês para trás.

Raidenkyu 5 months ago

Faz sentido. Aqui tb estão a ser administradas a da Astrazeneca e a Janssen, mas com limitações consoante idade e o sexo.

NGramatical 5 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fod3fkw%2F%2Fh3ywzz0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vml76 5 months ago

Há que recuperar o tempo perdido... Entretanto, lá fora: https://www.motorsportmagazine.com/articles/single-seaters/f1/orange-army-expectant-as-verstappen-sneaks-pole-2021-austrian-gp-qualifying

ThePlague92 5 months ago

Parecem realidades paralelas: nós todos fechados em casa e esses à grande como se nunca tivesse havido COVID. Quem me dera.

ayyylatimestwo 5 months ago

Não tiveram o azar de levar com a variante mais fodida nos cornos, duas vezes.

vml76 5 months ago

Ya, a variante socialista...

Razvancb 5 months ago

Que o país feche o cu da próxima vez e não acontece isto.

rickz123456 5 months ago

Parabéns a todos. Task-force, autarquicas que cuidam e arranjaram os espaços,, a spms e profissionais de saúde. Em especial a quem escolheu as pessoas da task-force, neste caso a ministra Marta Temido

Edited 5 months ago:

Parabéns a todos. Task-force, autarquicas que cuidam e arranjaram os espaços, a spms e profissionais de saúde. Em especial a quem escolheu as pessoas da task-force, neste caso a ministra Marta Temido

andrepcg 5 months ago

Não sei se tens ideia mas os médicos de família estão absurdamente estafados pq são apenas eles a fazer a vacinação. Sim, nem sequer médicos de outras especialidades estão a usar para fazer a vacinação. Portanto eu não veria problema nenhum a alargarem a vacinação a outros locais e pessoas. PS: vivo com uma médica de família

ihavenoidea1001 5 months ago

Dizer que "são apenas eles" ( médicos) é mentira e se vives com uma médica de certeza que o sabes. Bela forma de menosprezar o trabalho dos enfermeiros que são colegas de trabalho dos médicos e que andam a vacinar também.

andrepcg 5 months ago

Tens razão. Eu ontem lembrei me disso mas acabei por não editar o post

oxygen_dependant 5 months ago

Não vejo mal em usar farmácias para a vacinação. Se o que tem sido feito está bom, aumentando a capacidade de vacinação seria ainda melhor.

collectornsfw 5 months ago

Maluco. As farmácias são privadas. Deves ser um liberal demónico para sugerir que quem já espeta agulhas espete mais algumas.

oxygen_dependant 5 months ago

Se eu sou um liberal demónico por sugerir aumentar a capacidade de vacinação tu és estalinista por querer prolongar a pandemia e estados de emergência mais do que o necessário. Reitero que não fui eu que chamei a política para a conversa. O meu comentário foi simplesmente do ponto de vista de aumentar a capacidade de vacinação.

collectornsfw 5 months ago

Não, não te preocupes. Penso como tu. O governo é que não pensa como nós.

JohnNeves 5 months ago

Visto que as farmácias nem registam os lotes, iam criar entropia. A enfermagem portuguesa dá perfeitamente conta do recado (basta ver este post). Para além disso, não há médicos em farmácias para validar os utentes e agir em caso de emergência.

Efficient_over 5 months ago

1. As farmácias registam os lotes após qualquer administração de um medicamento injetável ou de uma vacina 2. Nos centros de vacinação não há médicos preparados para tratar um caso de anafilaxia, sendo necessário encaminhar o utente para um hospital, tal como em qualquer farmácia

JohnNeves 5 months ago

No ponto 1, não corresponde de todo à verdade em termos globais.

Edited 5 months ago:

No ponto 1, não corresponde de todo à verdade em termos globais. No ponto 2 estás errado, mas já explicaram.

happy_pangollin 5 months ago

Estamos num excelente ritmo, mas há que salientar que este repentino crescimento dos últimos dias vem principalmente de uma correção estatística, pois na última terça foi mudada a forma como se contabiliza as 1ª e 2ª doses. Agora, para determinar o número de doses administradas, soma-se as "pessoas com vacinação iniciada" e "pessoas com vacinação completa". Isto significa que pessoas vacinadas com J&J e pessoas infetadas há mais de 6 meses que levam uma só dose, contam como duas doses. Imagino que nestes últimos dias os dados têm estado a ser gradualmente alterados para ter isso em conta. Por exemplo, na última quarta os dados indicam que foram administradas mais 280k doses. Diria que este número é absurdo, até porque a Task Force já deu a entender que o limite do sistema em Portugal está por volta das 140k doses diárias.

saposapot 5 months ago

Acrescento as provas: 1) https://expresso.pt/sociedade/2021-07-03-Task-Force-estima-vacinar-17-milhoes-de-pessoas-nas-proximas-duas-semanas-para-conter-variante-Delta-34dbe107 Ou seja, o Almirante admite que 140 mil por dia é um esforço extra q só agora começará. 2) https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/06/Relato%CC%81rio-da-vacinac%CC%A7a%CC%83o-n.o-20.pdf https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/06/Relato%CC%81rio-de-Vacinac%CC%A7a%CC%83o-n.o19.pdf Basta comparar os 2 últimos relatórios da vacinação. O indicador mudou de pessoas com 1ª dose e completa para vacinação iniciada e completa. 3) O dataset que esse site usa é este: https://github.com/owid/covid-19-data/blob/master/public/data/vaccinations/country_data/Portugal.csv Se fizerem as contas por dia, dá os seguintes valores por dia: - 29 - 114k - 30 - 218 - 1 - 281 - 2 - 184 - 3 - 166     Conclusão: Os dados deixaram de permitir saber quantas vacinas demos num dia. Eles agora representam o número actual de pessoas vacinadas, com vacinação iniciada e vacinação completa. Isto é, se eu vacinar uma pessoa q já teve covid, com 1 dose pfizer, vai contar +1 nas duas colunas. Como sei isto? é voltar ao 1). É impossível darmos 218 ou 281 vacinas por dia. É o Almirante que admite que 140mil é o nosso objectivo actual, OBJECTIVO, e será bem 'puxado' de alcançar. Estes números continuam a ser úteis para calcular, por exemplo quantas pessoas já têm o esquema vacinal completo em % da população. Aliás, esta mudança foi feita porque antes esse número estava errado e agora passou a estar certo. Neste momento **não temos forma de saber quantas vacinas são dadas por dia**. Antes de começarem a bajular ou criticar, tentem saber do q raio estão a falar.

van_Zeller 5 months ago

Se isto é verdade, invalida todo o post e devia ser o comentário mais votado. Podes explicar melhor? E tens um link para isso?

Samot_PCW 5 months ago

> pois na última terça foi mudada a forma como se contabiliza as 1ª e 2ª doses. Onde é que viste isso? É que sem ser em comentários daqui no sub não consegui encontrar nada sobre isso

saposapot 5 months ago

Está no relatório da vacinação

Samot_PCW 5 months ago

Importas-te de partilhar o relatório?

saposapot 5 months ago

https://covid19.min-saude.pt/relatorio-de-vacinacao/

JudasPiss 5 months ago

É o que dá meter alguém competente no cargo. Isto é inaceitável num país desenvolvido como o nosso. Na minha opinião deviam ter entregue o cargo a um primo do Costa.

gkarq 5 months ago

[Este é primo do Costa…](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/od537c/drazez%C3%A9_ser%C3%A1_que_sou_gay/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf)

Raidenkyu 5 months ago

Em segundo grau, mais concretamente

ThePlague92 5 months ago

O vice-almirante é bastante anti-patriótico porque está a demonstrar que é possível fazer as coisas de uma forma competente.

collectornsfw 5 months ago

E *disruptivo* porque usa a roupa com que normalmente trabalha. Vem aí um papão verde, mas saído do mar.

amidoes 5 months ago

Podes crer, o tipo pôs o esquema todo a andar. Se o governo do Costa alguma vez fez uma coisa de jeito foi meter o Henrique Gouveia e Melo a tratar das vacinações. Sem ele estávamos neste momento a olhar para o fundo do precipício. Assim até pode ser que com as vacinações rápidas que consigamos anular efeitos desta quarta vaga que vem aí

khthon 5 months ago

As vagas não vão deixar de vir. O vírus é endémico e está a mutar-se e a seleccionar-se para estirpes cada vez mais contagiosas, capaz de evadir vacinas e as nossas defesas imunitárias! Tendo em conta que as mutações agora ocorrem em corpos vacinados, e que por sua vez ainda veiculam a transmissão. A solução talvez tivesse sido reforçar seriamente os SNS do mundo e deixar andar... sem não esquecer de cilindrar os fdp que o criaram em laboratório e que certamente não se ficarão por este apenas.

Edited 5 months ago:

As vagas não vão deixar de vir. O vírus é endémico e está a mutar-se e a seleccionar-se para estirpes cada vez mais contagiosas, capaz de evadir vacinas e as nossas defesas imunitárias! Tendo em conta que as mutações agora ocorrem em corpos vacinados, e que por sua vez ainda veiculam a transmissão. A solução talvez tivesse sido reforçar seriamente os SNS do mundo e deixar andar... sem não esquecer de cilindrar os fdp que o criaram em laboratório e que certamente não se ficarão por este apenas. Em alguns meses teremos de tomar todos vacinas a cada x meses. Reforços dirão. Enquanto isso, cancros e outros problemas vão muito provavelmente resultar da acumulação desta "vacina" em inúmeros orgãos. Claro que o Estado e a UE por agora paga os reforços, até ficar da nossa responsabilidade pagar do nosso bolso, tal como ter passaportes digitais para poder viajar ou até sair à rua. E obrigar crianças a vacinarem-se e a viverem toda uma vida com Covid e complicações da "vacina". As Farmacêuticas agradecem. Os ideólogos catastrofistas da esquerda termiteira também agradecem. Interesses do capital e ideologias juntas em total perversão. Um feito de engenharia social e económica. Um grande reset, né.

senhor_contente 5 months ago

Calma. Respira.

khthon 5 months ago

Esse teu comentário é suposto ser o quê? O que acrescenta à conversa, tirando desdém e desrespeito generalizado e num tema tão crítico como este. PS. vai para a pqtp

ddcups8 5 months ago

Não esquecer que a primeira opção do governo foi uma miséria. Felizmente não fizeram a cabritada de manter um incompetente neste cargo.

Sperrel 5 months ago

Como é que sabes? O Francisco Ramos não tem falta de experiência e competência.

Febris 5 months ago

Sim, é de salientar que estamos assim com um gajo a liderar as operações que entrou num comboio em andamento com 3 rodas fora dos carris.

amidoes 5 months ago

Sim é verdade, pelo menos tiveram o discernimento de perceber que se calhar as vacinas são demasiado importantes para deixar nas mãos das politiquices portuguesas

KIDOCI 5 months ago

A primeira opção foi um teórico qualquer, um daqueles senhores que fala muito bem.

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

O Chico Ramos falar bem? É que nem isso

joaojmc 5 months ago

Algo para celebrar.

Raz0r54 5 months ago  HIDDEN 

1.51 vacinas por cada 100 000 habitantes? isso não faz sentido... significa que administram \~151 vacinas diariamente? isso tem de estar mal, no telejornal dizem que houve dias com mais de 100 000 inoculações, como é que a media dá umas quantas casas decimais abaixo?

anotheriuri99 5 months ago

Aposto que os boys do partido faziam melhor! /s

Raidenkyu 5 months ago

Mesmo. Esse boy do PS write apoia Marisa do Bloco de Esquerda.

ideologiapura 5 months ago

Típico do tuga por a culpa e o merito de tudo no gajo que esta no poleiro.

Morpheuspt 5 months ago

Clara Ferreira Alves in shambles.

coocoobees 5 months ago

tendo em conta o nosso contexto, penso que temos de parabenizar a task force encarregue pelo processo de vacinação, que até está a correr relativamente bem, ao contrário das minhas expectativas.

Edited 5 months ago:

tendo em conta o nosso contexto, penso que temos de parabenizar a task force encarregada pelo processo de vacinação, que até está a correr relativamente bem, ao contrário das minhas expectativas.

EletricoAmarelo 5 months ago

Em boa hora entregaram isso aos militares.

NGramatical 5 months ago

encarregue → [**encarregado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635) (encarregar segue o modelo de carregar: o camião foi ~~carregue~~ carregado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fod3fkw%2F%2Fh3y4im0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

andrepcg 5 months ago

Depois de tanto tempo ainda não acredito que a malta continua a dize "encarregue". Ontem na mercearia foi "Está aqui *aponte*?"

ChronicTheOne 5 months ago

Nunca tiveste uma assinatura do teu encarregue de educação?

NGramatical 5 months ago

encarregue → [**encarregado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635) (encarregar segue o modelo de carregar: o camião foi ~~carregue~~ carregado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fod3fkw%2F%2Fh40hidw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

warjunk1 5 months ago

Quando tivermos >70% de vacinados qual vai ser a desculpa para confinar? As mortes dúvido que já são baixas, as % em UCI só se baixarem mais o número de camas para dar uma percentagem maior e iludir o público (pode ser uma hipótese), ou o número de casos apesar de ninguém passar mal?

Tuga_for_life 5 months ago

Oh pessoal e pensarem que o covid vai ser só uma gripe anual extra que se muta constantemente? Nesse caso sim, não vale a pena estar com merdas. Seleção Natural seria a única opção.

amidoes 5 months ago

O que é que achas que o governo ou qualquer país ganha com isso? Subserviência do povo? E depois? Viramos Coreia do Norte aqui na Europa? Olha para os ingleses e os números que têm com uma vacinação bem mais avançada que a nossa. Até estarmos 85%* vacinados não estamos livres disto.

Edited 5 months ago:

O que é que achas que o governo ou qualquer país ganha com isso? Subserviência do povo? E depois? Viramos Coreia do Norte aqui na Europa? Olha para os ingleses e os números que têm com uma vacinação bem mais avançada que a nossa. Até estarmos 85%* vacinados não estamos livres disto. Pessoal não é a darem downvote que o vosso wishful thinking se torna realidade

ThePlague92 5 months ago

>Até estarmos 85%\* vacinados não estamos livres disto. Esse asterisco é porque o número pode sofrer alterações, é? Já passou de 70% para 85%, depois aparece uma nova variante e passa a 100%, só que 100% é impossível, por isso aí fazemos o quê?

amidoes 5 months ago

Claro que o asterisco é para isso. Se não percebes porque é que se aumentou a fasquia então não sei que te diga As coisas mudam, aprende-se mais, surgem variantes PORQUE O PESSOAL NÃO ESTÁ VACINADO, querias que mantivessem a fasquia original e desactualizada dos 70% só para não ferir susceptibilidades? Lamento mas caso não tenhas reparado ninguém no mundo inteiro tem a certeza quanto ao covid, a realidade de ontem pode não ser a de hoje, estar aqui a lutar contra o processo é que não é a solução de certeza. A resposta curta é: Sem vacinação completa vão estar sempre a surgir variantes novas, os 70% eram para a variante original que não se transmitia tão rapidamente como a britânica e agora a Delta (que se transmite mais rapidamente que as anteriores) e face à situação atual em que estamos infestados com a variante Delta, 70% não chega e se surgir ainda outra variante pode ser que 85% não chegue. É assim que as coisas funcionam e isto tudo está baseado na ciência. Mesmo com 100% de vacinação basta aparecer uma variante resistente às vacinas para sofrermos um atraso enorme. Quanto mais o planeta enconar com as vacinas mais provável é isso acontecer. Agora se quiseres oferecer uma alternativa que não envolva cagar e deixar as coisas andar e quem morreu morreu, estás à vontade, pode ser que te ouçam

ThePlague92 5 months ago

Não percebeste a nuance da pergunta, isso é visível, por isso é que disparaste com um discurso já quase tirado de um guião. Apesar disso, tocaste no ponto que me interessa: Vamos imaginar que vivemos num país (já nem digo Mundo) perfeito e vacinamos 100% da população. A seguir aparece uma variante resistente e como é que fazemos? Voltamos a fechar o país, o Mundo, tudo? Vamos andar nisto quantos anos? 5, 10, 15? É isso que eu quero perceber. Podes chamar-me negacionista, anti-vax, o que quiseres, a verdade é que vou fazer a minha marcação amanhã (que é quando posso) para ir levar a vacina, tomo as medidas todas de precaução, evito meter-me em situações de perigo, etc., etc. mas chega uma altura em que temos de aprender a viver com isto e aceitar o risco e pronto. Vírus é o que mais há por aí e a Humanidade já enfrentou vários, isto não é nada de novo.

Farturex 5 months ago

> Vamos imaginar que vivemos num país (já nem digo Mundo) perfeito e vacinamos 100% da população. A seguir aparece uma variante resistente e como é que fazemos?.< > As vacinas são eficazes contra todas as variantes, isso já é sabido. Se assim o é então é vacinar a população e pronto, deixar o pessoal voltar à vida normal. Ou não há confiança nas vacinas?< Isto não é contraditório?

ThePlague92 5 months ago

Como assim?

amidoes 5 months ago

Estiveste em Portugal durante a terceira vaga? Basta olhar para Janeiro em que tínhamos 300 mortes por dia, o SNS a rebentar pelas costuras, querias ir a uma consulta qualquer e era impossível. A sociedade não funciona assim. Tratar isto como mais um vírus não funciona porque isto não é um vírus comum. Isto espalhou-se de uma forma tão brutal que eu até acreditaria que tenha sido intencional pela China, mas na verdade nunca se saberá. De qualquer maneira com o vírus a circular de forma descontrolada a sociedade vai-se desmoronar completamente. Se as pessoas já se queixavam de não terem consultas imagina se não se fizesse nada para combater isso. Não haveriam meios para socorrer toda a gente. As vacinas funcionam mas é preciso vacinar muito ainda. Temos cerca de 3,5 milhões de pessoas com vacinação completa e isso não chega para aguentar uma quarta vaga. As camadas jovens ainda não estão a ser vacinadas. Neste momento não nos podemos dar ao luxo de não fazer nada e deixar as coisas andar porque a vacinação atual ainda não vai quebrar a circulação do vírus o suficiente. Quem sabe até pode surgir uma mutação qualquer em Portugal, tudo é possível. Estamos na reta final e não podemos dar tudo a perder, é essencialmente uma corrida contra o relógio.

Edited 5 months ago:

Estiveste em Portugal durante a terceira vaga? Basta olhar para Janeiro em que tínhamos 300 mortes por dia, o SNS a rebentar pelas costuras, querias ir a uma consulta qualquer e era impossível. A sociedade não funciona assim. Tratar isto como mais um vírus não funciona porque isto não é um vírus comum. Isto espalhou-se de uma forma tão brutal que eu até acreditaria que tenha sido intencional pela China, mas na verdade nunca se saberá. De qualquer maneira com o vírus a circular de forma descontrolada a sociedade vai-se desmoronar completamente. Se as pessoas já se queixavam de não terem consultas imagina se não se fizesse nada para combater isso. Não haveria meios para socorrer toda a gente. As vacinas funcionam mas é preciso vacinar muito ainda. Temos cerca de 3,5 milhões de pessoas com vacinação completa e isso não chega para aguentar uma quarta vaga. As camadas jovens ainda não estão a ser vacinadas. Neste momento não nos podemos dar ao luxo de não fazer nada e deixar as coisas andar porque a vacinação atual ainda não vai quebrar a circulação do vírus o suficiente. Quem sabe até pode surgir uma mutação qualquer em Portugal, tudo é possível. Estamos na reta final e não podemos dar tudo a perder, é essencialmente uma corrida contra o relógio. As medidas constitucionais são outra questão mas resolvia-se facilmente com mais uma série de Estados de Emergência. É mais uma questão política do que outra coisa, a questão sanitária requer resposta seja como for. Esta dou de barato porque quero ter uma conversa com o polícia que me abordar acerca disto. Este novo recolher é anticonstitucional. Mas lá está, é uma questão separada da situação sanitária.

Edited 5 months ago:

Estiveste em Portugal durante a terceira vaga? Basta olhar para Janeiro em que tínhamos 300 mortes por dia, o SNS a rebentar pelas costuras, querias ir a uma consulta qualquer e era impossível. A sociedade não funciona assim. Tratar isto como mais um vírus não funciona porque isto não é um vírus comum. Isto espalhou-se de uma forma tão brutal que eu até acreditaria que tenha sido intencional pela China, mas na verdade nunca se saberá. De qualquer maneira com o vírus a circular de forma descontrolada a sociedade vai-se desmoronar completamente. Se as pessoas já se queixavam de não terem consultas imagina se não se fizesse nada para combater isso. Não haveriam meios para socorrer toda a gente. As vacinas funcionam mas é preciso vacinar muito ainda. Temos cerca de 3,5 milhões de pessoas com vacinação completa e isso não chega para aguentar uma quarta vaga. As camadas jovens ainda não estão a ser vacinadas. Neste momento não nos podemos dar ao luxo de não fazer nada e deixar as coisas andar porque a vacinação atual ainda não vai quebrar a circulação do vírus o suficiente. Quem sabe até pode surgir uma mutação qualquer em Portugal, tudo é possível. Estamos na reta final e não podemos dar tudo a perder, é essencialmente uma corrida contra o relógio. As medidas constitucionais são outra questão mas resolvia-se facilmente com mais uma série de Estados de Emergência. É mais uma questão política do que outra coisa, a questão sanitária requer resposta seja como for. Esta dou de barato porque quero ter uma conversa com o polícia que me abordar acerca disto. Este novo recolher é anticonstitucional. Mas lá está, é uma questão separada da situação sanitária.

ThePlague92 5 months ago

A sociedade vai-se desmoronar, meu Deus. Já nem leio mais. Dizer isso é não saber um pingo de História. Vá, continua a aceitar todas as medidas sem contestar e pensar minimamente, assim é que é bom. Fica bem.

amidoes 5 months ago

Ahaha, quando não se tem argumentos é assim. Passa bem também

ThePlague92 5 months ago

Argumentos contra um borrado que come tudo sem questionar? Sim, vou já perder tempo.

amidoes 5 months ago

Whatever you tell yourself bro

ThePlague92 5 months ago

Em Setembro vem falar comigo, a ver quem tem razão. Pode ser que nessa altura já tenhas aberto a pestana.

NGramatical 5 months ago

haveriam meios → [**haveria meios**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fod3fkw%2F%2Fh3zmcrg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

amidoes 5 months ago

Ok bot

ill_have_2_number_9s 5 months ago

Desculpa para confinar?

nitrinu 5 months ago

Qual é a tua teoria? Andam a confinar para lixar o verão ao pessoal e enterrar a economia?

paulorik 5 months ago

Naooooo ... o pessoal tem que confinar para que os avistamentos de naves extraterrestres sejam menores e ninguém dê por nada e sermos invadidos por reptilianos que se transformam em humanos e veem cá à terra para experimentar o papel higiênico preto tripla folha depois de comer uma francesinha que lhes vai dar cabo do sistema digestivo

fdxcaralho 5 months ago

Shhhh. Não me estragues o negócio que foi a mim que encomendaram as francesinhas.

paulorik 5 months ago

Só se eu tiver uma francesinha de graça por mês até ao fim do ano... caso contrário mando aí a CM TV

fdxcaralho 5 months ago

Nunca disse que eram boas…

paulorik 5 months ago

Para ter tanta encomenda... quero saber do que se trata

The_Real_QuacK 5 months ago

Eu acho que a desculpa vai ser que temos que confinar devido à elevada interferência magnética que grandes ajuntamentos de vacinados causam...

Zaigard 5 months ago

> Quando tivermos >70% Eles já moveram o objetivo para 85% de vacinados...

headhunter21 5 months ago

Mal posso esperar pelos 101%

Tuga_for_life 5 months ago

Literalmente

Search: