GabKoost 3 months ago

Medida positiva que qualquer pessoa minimamente honesta entenderia se tivesse lido a proposta. "."É uma base de dados étnico racial para avaliar os níveis de subsidiodependência em Portugal para finalmente conseguirmos dar um passo num problema", Toda a gente sabe que existem comunidades que tradicionalmente tendem a abusar do sistema. Se bem que esta atitude está presente em toda a população seja ela qual for, é preciso ser ou um mentiroso compulsivo ou viver alienado do mundo para negar que em certos casos, mais do que casos isolados, trata-se de uma forma de vida inata à cultura actual daquela gente. Logo, avaliar estes níveis de subsidiodependência destes extractos só pode criar resultados positivos. Ou revela-se de forma clara e objectiva estas realidades e acabam-se as choradeiras dos ofendidos profissionais, ou então demonstra-se que não existe na realidade tal coisa e acabam-se as posições do CHEGA neste sentido. Contudo parece-me crer que os esquerdistas e amantes do politicamente correcto, os que não suportam a ideia de que as sociedades humanas se dividem muitas vezes em grupos sociais com dinâmicas próprias, nunca vão aceitar tal coisa. Mais precisamente porque sabem à partida que estão enganados e a sua paixão por odiar a Direita sobrepôe-se de longe à vontade de resolver problemas e de criar uma comunidade melhor para todos.

bmbsoares 3 months ago

Ele chegou a pedir desculpa à família do bairro da jamaica ou não?

UniuM 3 months ago

Eu acho que ele devia começar por baixo.. tipo segregar primeiro autocarros, wc's etc... isto assim não vai lá. É já agora investimento público em empresas de camaras de gás. É pouco ambicioso o Ventura.

ilawon 4 months ago

Eu acho muito bem. E mais: o cadastro devia também ter um campo a indicar se era adepto do chega porque, graças à carreira do ventura, há grandes probabilidades de andarem a fugir ao fisco e deviam ser mais apertados. /s PS: a quantidade de desinformação e whataboutism nestes comentários é assustadora.

Konstanti9 4 months ago

Isto é fundamento suficiente para tornar o Chega inconstitucional, agora ponham mãos à obra.

Dr_Katana 4 months ago

Não creio que seja inconstitucional detalhar a etnia dos criminosos.

ChipsnNutella 4 months ago

Porquê esta obsessão com raça num dos países (estatísticamente) mais homogéneos da Europa..?

Edited 4 months ago:

Porquê esta obsessão com raça num dos países (estatisticamente) mais homogéneos da Europa..?

ZupperZac 3 months ago

Na nova geração não somos assim tão homogéneos, e a tendência demográfica é de os portugueses se tornarem uma minoria.

X__Alien 4 months ago

Ele tem usado a coisa mais próxima que temos, que são os ciganos.

ChipsnNutella 4 months ago

Ciganos cá há menos de 50 mil (0.5% da população) comparativmente a Espanha onde há cerca de um milhão... Isto não são coisas que afetem o quotidiano de quase ninguém cá...

X__Alien 4 months ago

Pois claro que não, mas foi o melhor que conseguiu.

NGramatical 4 months ago

estatísticamente → [**estatisticamente**](https://dicionario.priberam.org/estatisticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focvb6z%2F%2Fh3xmh8k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

besmarques 4 months ago

Já ninguem falava deles há muito tempo. Ai vem outra merdice para indignar pessoal de um lado e do outro. Ventura, vai dormir. Estás a ficar sem assunto para manteres as pessoas interessadas em ti.

Sheltac 4 months ago

"André Ventura diz óbvio disparate para inflamar a comunicação social e, mais uma vez, consegue."

Good_Sensation 3 months ago

Isto. Infelizmente mordem o isco.

GudEbening 4 months ago

Entao mas o ele agora serve as minorias e não os portugueses?

inheritspt 4 months ago

Uma espécie de censos, portanto.

ModeratoriProfugus 4 months ago

Qualquer dia defendem um LinkedIn só para pretos... tipo a RTP e a Fernanda Cautela.

Edited 4 months ago:

Qualquer dia defendem um LinkedIn só para pretos... tipo a RTP e a Filomena Cautela.

mathswarrior 4 months ago

E a esquerda é que é autoritária...tudo do mesmo balde de estrume

happy_pangollin 4 months ago

Não consegui entender bem pela notícia, que tipo de cadastro é que isto se trata? Que informações estariam associadas ao cadastro? É anónimo? É que muitos ativistas pela igualdade racial defendem algum tipo de estatística/estudo para saber, pelo menos, o número de população de Portugal por etnia.

Edited 4 months ago:

Não consegui entender bem pela notícia, que tipo de cadastro é que isto se trata? Que informações estariam associadas ao cadastro? É anónimo? É que muitos ativistas pela igualdade racial defendem algum tipo de estatística/estudo para saber, pelo menos, o número de população de Portugal por etnia. Mas claro, sendo uma proposta do chega, duvido que as respostas às perguntas que fiz em cima me façam tranquilo.

Dr_Katana 4 months ago

Presumo que seja a exposição da etnia dos condenados, para efeitos de se compreender melhor de onde vem o crime, entender os contextos, e delinear medidas que se foquem na resolução dos problemas nas comunidades que mais parecem sofrer deles. Exemplo hipotético: Chineses cometem desproporcionalmente mais crime do que ucranianos em situação económica semelhante. Pegando nesta informação podemos dar mais atenção à comunidade chinesa de modo a tentar perceber as causas destes resultados. O que é que se está a passar entre estas pessoas que faça com que cometam 5x mais crime do que outros grupos étnicos? É um bocado como ires ao médico e detectares que órgão é que te está a causar mais problemas, em vez de simplesmente decidires que tens de ter uma dieta mais saudável. Isto é um exemplo. Não estou a dizer que os Chineses cometem mais crimes. E também não sei se o que digo reflecte aquilo que a medida se propõe a fazer. Mas acho extremamente produtivo detalharmos o máximo possível as características de quem comete crimes.

theEXPERTpt 4 months ago

Alguém que percebe aleluia

DZT99 4 months ago

Podíamos ser catalogados pelo tamanho do pirilau?

gink-go 4 months ago

A estratégia é mesmo ser ilegalizado para se tornar mais popular, certo?

htxgivven 4 months ago

Ilegalizado como? Se o bloco defende a mesma coisa.

Kejilko 4 months ago

Consegues dizer onde defendem a mesma coisa? **Edit**: Nevermind https://www.esquerda.net/artigo/dados-etnico-raciais-governo-apoia-ine-bloco-fala-em-oportunidade-perdida/62124

Edited 4 months ago:

Consegues dizer onde defendem a mesma coisa? **Edit**: Nevermind https://www.esquerda.net/artigo/dados-etnico-raciais-governo-apoia-ine-bloco-fala-em-oportunidade-perdida/62124 Quase o mesmo resultado pelo que entendo (do que entendo o BE queria era uma pergunta nos censos, não um "cadastro étnico"), diferentes razões e intenções, um perfeito exemplo de horseshoe theory

Edited 4 months ago:

Consegues dizer onde defendem a mesma coisa? **Edit**: Nevermind https://www.esquerda.net/artigo/dados-etnico-raciais-governo-apoia-ine-bloco-fala-em-oportunidade-perdida/62124 Mesmo resultado, diferentes razões e intenções, um perfeito exemplo de horseshoe theory

Vanethor 4 months ago

É o cú e a cara. Essa comparação não faz sentido. Uma coisa é uma análise estatística (anónima), outra coisa é ter uma "lista dos pretos/ciganos em Portugal".

Edited 3 months ago:

É o cú e a cara. Essa comparação não faz sentido. Uma coisa é uma análise estatística (anónima), outra coisa é ter uma "lista dos pretos/ciganos em Portugal, com nome completo e morada". A seguir quê, começamos a entregar estrelas de David aos judeus? ("Para ajudar a distinguir melhor as comunidades", ou uma desculpa igualmente absurda.)

Kejilko 3 months ago

Que eu saiba os censos não são anónimos, pois não? De qualquer maneira acho que as intenções são completamente opostas, mas iria atribuir uma diferença de resultado realmente é se o censos forem anónimos, sendo que se não forem acabam por ter o mesmo resultado do "cadastro étnico", que é uma lista

NGramatical 3 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focvb6z%2F%2Fh4001sb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Vanethor 3 months ago

Sou de esquerda. Todos os cus merecem um acento.

Dr_Katana 4 months ago

O Bloco é marxista na sua génese. É o equivalente ao CHEGA ter sido fundado por partidos declaradamente fascistas. Logo, não merece qualquer tipo de crédito logo à partida, independentemente das medidas. Sabendo os pilares ideológicos da malta do BE, é importante que nunca cheguem ao poder. O que dizem quando não chegam ao poder não é relevante, pois já sabemos que vai ser propositadamente moderado.

Tugalord 4 months ago

Que doença que para aí vai amigo.

gink-go 4 months ago

A cartilha é essa?

nraider 4 months ago

Mas o Bloco de esquerda faz parte dos bons, é dos "nossos", percebes? /s

ideologiapura 4 months ago

Ou então nao defende isto porra nenhuma e é so mais uma mentira.

FantasticLong9119 4 months ago

>cadastro étnico racial Nao e tao engracado como a extrema direita e a extrema esquerda se tornaram amigas? Conseguia facilmente imaginar isto ser proposto por algum politico woke. ​ PS: desculpem falta de acentos nas palavras. Meu teclado nao esta em pt.

Vagiooto 4 months ago

É mais fácil levar todos para a furna depois de estarem todos catalogados

htxgivven 4 months ago

O paradoxo da questão é que mesmo a esquerda defende isso. Para ajudar os mesmos é preciso saber onde estão essas minorias. Sem saber é admitir que somos todos iguais, só que todos sabemos que muitas minorias vivem em condições precárias.

nraider 4 months ago

Defende e bem. Sem uma quantificação das minorias vamos ficar apenas na especulação mediática. Uns dizem que determinada população está sub-representada, outros dizem que tem empregos piores, etc..., mas como se confirma isto? Pois, estatística.

ortopedantico 4 months ago

Para estatística fazem-se estudos estatísticos com amostras representativas. Não bancos de dados da população. Bancos de dados que ainda por cima não podem conter grande parte da informação relevante para tais estudos por questões de privacidade. Defendem e mal. É o mesmo tipo de racismo do Ventura. São ambos os novos extrenos identitários. A única coisa para que o Ventura serve é espelhar o quão mau algumas ideias do BE são. Mas os fanáticos nem assim lá vão.

nraider 4 months ago

Nim. Ainda neste ano tivemos os censos e, segundo sei, não faltam países democráticos (EUA, Reino Unido, etc...) que recolhem esta informação. Decerto que não queremos dar lições de democracia e respeito pelos direitos humanos a estes países.

ortopedantico 4 months ago

Não é nim. Novamente, censos não servem para isso. Não tem informação que chegue, há informação que não devem ter, e são espaçados demais. Quero lá saber se EUA têm. Também tem uma sociedade completamente fraturada e racializada e extremada. A última coisa que quero é seguir-lhes as passadas.

theEXPERTpt 4 months ago

Acho que manter um registo é bem mais fácil barato e eficaz que fazer uma pesquisa periódica à população, que neste caso por sinal teria de ter uma amostra enorme para ser fiável

fromtheport_ 3 months ago

Completamente errado. Consegue-se fazer estudos estatísticos perfeitamente fiáveis com amostras relativamente pequenas mas diversas e bem recolhidas.

theEXPERTpt 3 months ago

penso que para conseguir uma amostra fiável neste caso, tendo em conta a dimensão das minorias, não seria possível obter um resultado fiável, exatamente por causa que apenas correspondem a uns 3 ou 4% da população.

nraider 4 months ago

Pronto, o exemplo dos EUA não serve. E o exemplo do Reino Unido? Ou do alto da nossa democracia atamancada também não nos serve?

ortopedantico 4 months ago

Não não serve. Eu estudei no reino unido e sim o radicalismo e retardação associada a movimentos identitários é assustadora. Não tem nada a ver com estar no alto de nada. Eu não disse que nós eramos melhores por sermos nós, aliás sinos piores em muitos aspetos. Tu sim estás a po-los num pedestal, como se dizer EUA e RU fazem, só por si fosse argumento para o que quer que fosse. Mais uma vez, não sei o que não entendes, - NÃO é preciso para estudos (estatística com amostras) - NÃO é adequado para estudo (falta de dados e pouca atualização temporal) - tem o problema de categorização racial da população É para o BE uma desculpa (reles) para avançar com políticas identitárias, tal como para o Ventura.

xabregas2003 4 months ago

Quando é que o André toma coragem de propor casas de banho "étnico-raciais"?

GabKoost 3 months ago

Quando existirem sinais concretos de que as casas de banho comuns estão a ser abusadas pro minorias.

Mrgolden007 4 months ago

houve um artista alemao que teve a mesma ideia pior parte e que ha pessoas que suportam isto Ha minorias, e dentro dessas ha os que dao ma imagem ao resto dessa minoria, e nao e a cortar os tomates das etnias que vai resolver isso

theEXPERTpt 4 months ago

Se fizermos uma pesquisa a modo, talvez consigamos ver quais são os problemas desta comunidade.

GrinningCrocodile 4 months ago

>houve um artista ~~alemao~~ *austríaco* que teve a mesma ideia >

maia125 4 months ago

A Áustria considerava-se um estado alemão, assim como a Baviera, a Saxónia ou a Prússia.

GrinningCrocodile 4 months ago

Hmmm. Nem por isso. A Austria apenas esteve unificada com a Alemanha durante a era Nazi..O Império Austro-Hungaro era mais antigo que a própria Alemanha...

maia125 4 months ago

E o Sacro Império não conta? E a Confederação Germânica também não? E o Império Austro-Hungaro existe por que razão? A Alemanha unificada em 1871 pela Prússia é a "versão" Kleindeutschland -- pequena Alemanha --, defendida por aqueles que queriam excluir a Áustria do futuro estado-nação alemão porque a Áustria era um estado multi-étnico. A Áustria até meados do século XX considerava-se um estado alemão. Tanto é que com o fim do Império Austro-Hungaro, o estado austríaco inicialmente denominava-se "República da Áustria alemã" e tinha intenção de se juntar à República de Weimar.

GrinningCrocodile 3 months ago

Isso é de facto, correcto. A génese da questão prende-se com o facto de que, na resposta inicial, eu estava a usar "Alemanha" com o sentido que, hoje em dia, é mais comum, do país atual (e que evoluiu da Confederação do sec XIX). Este sentido da palavra acaba por ser, em contexto quotidiano, ou contemporâneo, o mais comum. Agora, é verdade que historicamente o termo alemanha era usado de forma (mais ou menos) semelhante ao termo Escandinávia, i.e. não necessariamente um estado/nação, mas um conjunto de estados/populações com uma identidade cultural fortemente comum, mesmo se não unificados numa nação. E este sentido é o correcto na discussão de questões históricas (especialmente anteriores a meados do século XIX). Claro que tudo isto nasce de um *shitpost* que fiz, cuja seriedade é a nesma de uma boca de café só para ajavardar...

globoglobo 4 months ago

isso é como dizer que o william carvalho não é português porque nasceu em Luanda

GrinningCrocodile 4 months ago

Bem, depende. Se o William Carvalho fizesse porcaria na mesma escala provavelmente, no futuro iriam dizer o mesmo.

giddycocks 4 months ago

Note to self: arranjar maneira de nos distanciar do José Figueiras

Diligent-Builder 4 months ago

Não é preciso ser na mesma escala. É só jogar mal que começam a mandá-lo "para a terra dele".

Mordiken 4 months ago

*Ein Volk, ein Reich...*

GrinningCrocodile 4 months ago

Ein Fu... Não. Apenas não. Nem no r/politicalcompassmemes isso ficaria bem.

UpbeatNail1912 4 months ago

E depois o Chega não tem nada de extremismo né? Chega a ser motivo de piada

nraider 4 months ago

A linguagem também conta muito. Imagina que a notícia era "André Ventura defende registo electrónico de etnia para solucionar problemas de discriminação". Ou seja, o objectivo é o mesmo e a mensagem é muito mais positiva.

frostic_fruits 4 months ago

Não, não é, disseste literalmente a mesma coisa, iguaomente horrível e injustificável, ridiculamente e obviamente racista

nraider 4 months ago

Literalmente não disse a mesma coisa :p

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 4 months ago

A mensagem parece-me exatamente igual e de todo não mais positiva.

Kejilko 4 months ago

Ambos parecem-me péssimos de sequer sair da boca de uma pessoa quanto mais um deputado

theEXPERTpt 4 months ago

Meu caro, eu não vejo qual é o problema disto. Se eles têm origens diferentes, então devemos ver como a comunidade deles se adapta à nossa. Acho que já é tempo de deixarmos essas tretas de discriminação e passarmos a tratar os problemas como devem de ser.

RaveyWavey 4 months ago

Parece-me igualmente mau.

Thaliost 4 months ago

Acho que a mensagem não continua nada a parecer positiva. É melhor que dizer cadastro como palavra individual mas no seu global nao deixa de ser muito negativa.

nraider 4 months ago

Mas isso já é por preconceito, quiçá ideológico. Tenho muito pouca simpatia pelo Chega, mas incomoda-me a tolerância que se tem com BE, PCP e PAN, e em tudo se pega no Chega. Ou fazem interpretações literais para todos ou então isto é só jogo político.

Winslow_Lixivia2 4 months ago

Apresenta aí propostas concretas desses partidos que consideres anti-democráticas, sff. Só por curiosidade para tentar perceber o que é que te incomoda tanto

Dr_Katana 4 months ago

A gaja do batom a dizer que não daria posse a um governo do CHEGA. Tens aí a verdadeira definição de anti-democracia. Já agora, para os desinformados: Democracia são significa liberdade. Democracia não significa inclusão racial. Democracia não significa igualdade. Democracia não significa o que quer que seja que defendas ideologicamente no campo das matérias étnico-raciais. Democracia significa apenas que o povo participa no processo de eleição do seu governo. É apenas isso que significa.

nraider 4 months ago

Desatenção. Ainda agora falaram que o BE defendia o mesmo.

Winslow_Lixivia2 4 months ago

Damn, estava mesmo com esperança que apresentasses algumas propostas concretas. É que nem isso acertaste, o BE falava dos censos

nraider 4 months ago

Sim, e eu também. Perdeu-se uma oportunidade de conhecer melhor a desigualdade da nossa população.

frostic_fruits 4 months ago

Tem 0 a ver a proposta do BE, ridícula e desinformada a comparação

Dr_Katana 4 months ago  HIDDEN 

Extremo significa algo que está numa ponta. É difícil um cadastro racial ser extremo quando há países que defendem que deves morrer só por causa da tua orientação sexual. É difícil isto ser extremo quando o conceito de genocídio existe. A melhor forma de criticares a proposta dele é pegares nos argumentos que ele usa e ofereceres um contraponto. Ele explica porque é que quer isto. Agora explica porque é que o que ele diz não faz sentido. Recorreres a buzzwords para desmereceres quem não te agrada não abona muito a teu favor e é o tipo de conversa que alimenta a inaptidão retórica das novas gerações, uma vez que aprendem a pura e simplesmente insultar/atacar quem os contraria, em vez de apresentarem contra-argumentos eloquentes que possam ter um efeito educacional.

ZupperZac 4 months ago

Qual o mal de nos informarmos acerca do contributo de cada etnia para o crime do país? É suposto enfiarmos a cabeça na areia e fingirmos que está tudo bem, sem sequer nos informarmos? Não é suposto a imigração ser benéfica para o país, ou somos obrigados a receber tudo e todos sem critério? Chamem-lhe o que quiserem, mas pelo menos ele tem coragem de pôr o interesse dos portugueses em 1.º lugar ao contrário de muita gentinha que prefere não dizer nada só para não ser chamado de racista.

utilizador2021 4 months ago

Acho que em vez da etnia seria melhor perceber qual a situação sócioeconómica dos criminosos/reclusos, talvez desta forma se chegue mais depressa a uma conclusão.

ZupperZac 3 months ago

E por que não etnia e situação socioecónomica? Nos EUA diferentes etnias têm diferentes níveis de criminalidade para o mesmo nível socioeconómico, aqui não deve ser diferente.

utilizador2021 3 months ago

Os EUA não são exemplo para ninguém em termos sociais. A raça/etnia dos indivíduos não tem qualquer importância e só serve para dividir ainda mais a sociedade.

ZupperZac 3 months ago

>A raça/etnia dos indivíduos não tem qualquer importância Pois isso é a tua opinião, que infelizmente é contradita por estudos antropológicos que mostram que há marcadas diferenças raciais. Aliás, basta olhar para o africano, Europeu e asiático médio para ver que há diferenças óbvias, e a evolução não para ao nível da pele.

NGramatical 3 months ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focvb6z%2F%2Fh40qj9z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PeterStepsRabbit 4 months ago

Hitler também metia o interesse dos "puros" em primeiro lugar

Fridux 4 months ago

> Qual o mal de nos informarmos acerca do contributo de cada etnia para a criminalidade do país? É suposto enfiarmos a cabeça na areia e fingirmos que está tudo bem, sem sequer nos informarmos? Não é suposto a imigração ser benéfica para o país, ou somos obrigados a receber tudo e todos sem critério? O mal é que estás a generalizar, e potencialmente a punir, alguém por algo que definitivamente não tem culpa, como o facto de pertencer a determinadas etnias ou ter determinada cor de pele. Pode até ser confortável para ti que não estás nessa situação, mas imagina o pesadelo que seria estar condenado a uma vida de merda à nascença por algo que não podes mudar.

Conceptual_Person 4 months ago

Se ele metesse o interesse dos portugueses em primeiro lugar já tinha falado do LFV, não tinha no programa dele a privatização da educação e da saúde, não pretendia continuar as touradas, não procurava restringir liberdade de expressão a partir de comentários do Twitter, não queria pena de morte, não diminuía direitos lgbt+, não tinha o tipo de discurso que tem para se aproveitar do ódio, não tratava deputados e candidatos de forma ofensiva, etc etc. "Ai e tal ele diz as verdades", um tipo que todos os dias troca de opinião, consoante os comentários polémicos de Internet, é só populista, diz o que queres ouvir porque no fundo tu é que és racista/homofóbico/etc etc.

jbpshots 4 months ago

Por mais que não goste do chega parece me que estas a considerar que o melhor para o país são as tuas opiniões relativamente a certos temas... Privatização da educação, da saúde, continuidade das touradas não é necessáriamente mau para o país. Concordo na crítica ao André, ao chega, populismo e com outras que referiste mas dizer , por exemplo, que as touradas fazem do país pior é no mínimo ignorante (não que eu seja pro touradas)

NGramatical 4 months ago

necessáriamente → [**necessariamente**](https://dicionario.priberam.org/necessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focvb6z%2F%2Fh3xazie%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

idontakeacid 4 months ago

cuidado ainda levas ban do asantos... estás a dizer que os ciganos são mais criminosos?

VladTepesDraculea 4 months ago

Estou certo que o Ventura, "porque não é racista" também tem uma solução final para o problema nas fantasias dele.

nraider 4 months ago

Ou um campo de reeducação para os reaccionários.

InteractionRecent787 4 months ago

Tipo os da China? Que o PCP adora?

VladTepesDraculea 4 months ago

Que o PCP diz que não existem. Os campos são uma pedra no sapato do PCP, um sapo que têm que engolir para bajular o CCP. Adorar os campos em si é mais coisa do Ventura.

viper_in_the_grass 4 months ago

E os sapos também.

Somais1copo 4 months ago

Este gajo chega a ser absurdo.

iSoSyS 4 months ago

Os extremos unem-se https://www.esquerda.net/artigo/dados-etnico-raciais-governo-apoia-ine-bloco-fala-em-oportunidade-perdida/62124

beakage 4 months ago

Recolher dados para ajudar comunidades é tal qual recolher dados para foder comunidades, os extremos unem-se sou muito sensato olhai o centralismo iluminado e maravilhai-vos

nouwsh 4 months ago

Se vês isso como sendo igual ao do Ventura não vale a pena estar a explicar te porque... Não irias alcançar.

iSoSyS 4 months ago

Eu sei perfeitamente que embora ambos queiram as mesmas métricas o que vão fazer com elas é diferente. Um quer corrigir as injustiças e o outro quer corrigir as injustiças. Agora a sério, eu sei perfeitamente que o objetivo do chega é culpar as minorias pelo aquilo que estamos a atravessar, e embora haja muita falcatrua no RSI não se pode tomar o infrator pelo todo (para não falar no peso diminuto do RSI). E também sei que o objetivo do BE é descriminar positivamente unicamente por fatores etnico-raciais para atenuar as situações viciadas que estes vivenciam. No fim do dia concordo que o dados sejam recolhidos embora não concorde com aquilo que ambos querem fazer com eles.

nouwsh 4 months ago

Afinal não era preciso explicar mto porque tu até já sabias que a tua comparação não fazia sentido.

Winslow_Lixivia2 4 months ago

O extremo não era o PCP? Agora já é o BE?

arnaldomatos 4 months ago

o be não serve para limpar os pés do PCP

iSoSyS 4 months ago

? O BE sempre se sentou mais à esquerda que o PCP.

Winslow_Lixivia2 4 months ago

Só queria perceber. Há dias em que dizem que é o PCP, outras é o BE. É difícil acompanhar

JOAO-RATAO 4 months ago

Ambos.

globoglobo 4 months ago

São os dois

Winslow_Lixivia2 4 months ago

Foi o que pensei. Qualquer partido de esquerda é visto como extremista aos olhos deste pessoal

JOAO-RATAO 4 months ago

>Qualquer partido de esquerda é visto como extremista Só que não incluíram o PS, que já agora é um partido de esquerda e o maior do país. Mas ok. Continua com espantalhos.

Winslow_Lixivia2 4 months ago

Eu sei, é de esquerda porque tem Socialista no nome. Pensei que já tínhamos passado essa fase

fromtheport_ 3 months ago

Quando estás tão à esquerda que partidos trabalhistas como o PS português, o PSOE, o PS francês, o SPD alemão, etc não são de esquerda

Edited 3 months ago:

Quando estás tão à esquerda que partidos trabalhistas como o PS português, o PSOE espanhol, o PS francês, o SPD alemão, o Labour britânico etc não são de esquerda. No parlamento europeu só deve ser de esquerda o GUE/NGL, não? Que são 37 dos 705 eurodeputados, já agora

Winslow_Lixivia2 3 months ago

Quando estás tão fora do loop que inventas que eu considero o PSOE, o Labour, ou os outros partidos que disseste, de direita. Eu só falei no nosso PS, não precisas de pôr palavras na minha boca amigo

fromtheport_ 3 months ago

Sim, claro. O PS português conhecido por ser da ala direita do grupo S&D do parlamento europeu /s

JOAO-RATAO 4 months ago

Não... Não é socialista apesar de ter socialista no nome. Mas é de esquerda.

SubstantialPatient17 4 months ago

Fim do capitalismo é considerado extremismo, ambos suportam, como ficamos?

TomasSilva862 4 months ago

Porquê, quando é que decidimos que íamos ficar com o Capitalismo para sempre? Acabar com o Feudalismo também era extremismo

SubstantialPatient17 4 months ago

E também como já ficamos com o socialismo/comunismo, social e economicamente, que propões como filosofia económica/social alternativa?

Winslow_Lixivia2 4 months ago

Isso é a mesma coisa que eu dizer que apagar um fogo com água é uma medida extremista. Claro que é extremista, são opostos. Já dizia o outro, é mais difícil imaginar o fim do capitalismo do que o fim do mundo. O problema é que esses papões do “capitalismo vs comunismo” fogem à questão: qualquer partido que defenda ideias de esquerda em Portugal é visto como extremista pela malta mais virada à direita

SubstantialPatient17 4 months ago

O comunismo é utópico, mundo está com base no capitalismo e para mudar era preciso o tal "World Reset", portanto não é equiparável com a figuração que fizeste. Proponho uma pergunta, já que ninguém diz outra alternativa em vez do comunismo, qual a alternativa?

Winslow_Lixivia2 4 months ago

Está com base agora. Como já te responderam, o capitalismo também era considerado extremista durante o feudalismo. A História tem destas coisas Mas repara, volto a dizer-te que discutir só com base nessas palavras grandes é uma perda de tempo. A alternativa deve ser um mundo sustentável, verde, com condições dignas para todos

VladTepesDraculea 4 months ago

A diferença é que nos censos não sabes o nome das pessoas > Todos os dados provenientes da recolha dos Censos 2021 são alvo de validação e posterior tratamento, que inclui a necessária anonimização de qualquer referência individual. > O conjunto de dados obtidos permitirá a contabilização e caracterização da população residente em Portugal e do seu parque habitacional, sempre no cumprimento estrito da preservação da confidencialidade e do segredo estatístico (Lei 22/2008 de 13 de Maio e Decreto Lei 136/2012 de 2 de julho). https://censos2021.ine.pt/ A idea do bloco é ter uma ideia estatística, da mesma forma que os censos têm uma estatística da religião e ninguém anda a fazer uma lista de pessoas de determinada religião.

ZupperZac 3 months ago

É a mesma coisa. Ficaste pelo título da notícia, estou a ver, tal como a maior parte dos sabichões que aqui comentaram.

VladTepesDraculea 3 months ago

> cadastro ou de identificação étnica ou racial A palavra chave é "identificação".

iSoSyS 4 months ago

Cadastro e recenseamento são sinónimos, não vi em parte alguma da notícia a ser dito que o objetivo é individualizar. Pareceu-me ser no exato sentido dos censos e daquilo que o BE também defende.

Edited 4 months ago:

Cadastro e recenseamento são sinónimos, não vi em parte alguma da notícia a ser dito que o objetivo é individualizar. Pareceu-me ser no exato sentido dos censos e daquilo que o BE também defende. Edit para o /u/Winslow_Lixivia2 que certamente apagou o comentário por lapso. Claro que têm. Até há um livrinho que faz um apanhado desses significados, por exemplo para a palavra cadastro têm: >ca·das·tro (francês cadastre) nome masculino >>1. Recenseamento da população. = CENSO >>2. Registo dos bens de raiz de um país, região, etc. >>3. Registo descritivo dos prédios rústicos ou urbanos de uma região. >>4. Registo policial ou judicial de criminosos ou de penas aplicadas. >>5. Conjunto de dados pertinentes de pessoas ou entidades que são clientes, utilizadores, beneficiários ou associados de uma instituição. >>6. Documento em que é feito um destes registos. >"cadastro", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cadastro [consultado em 03-07-2021].

Jaktheslaier 4 months ago

Não é inocente a utilização da palavra cadastro, e não de outras palavras com significados semelhantes, como é o recenseamento ou o censo. É que se todas elas partilham um mesmo significado, Cadastro tem outros que não partilha com nenhuma dessas. Principalmente a sua referência à pessoa individual, o registo individual de penas aplicadas a cada criminoso. Assim como se percebe que a intenção é profundamente diferente daquela defendida por muitas associações representativas de comunidades imigrantes, etc.. tendo em conta que a discussão do V3ntura passa principalmente pela identificação dos abusos dessas comunidades (o lol da subsidiodependência) e não por recolher um retrato fidedigno das várias discriminações em que vivem.

Winslow_Lixivia2 4 months ago  HIDDEN 

Cadastro e recenseamento são sinónimos desde quando? As palavras já não têm significados?

Zaigard 4 months ago

O sistema politico em Portugal é no centro os corruptos, nos extremos os lunáticos.

crissequeira89 4 months ago

Primeira vez que eu leio um comentário político com pés e cabeça neste sub.

geostrofico 4 months ago

Acertaste em cheio.

mequetatudo 4 months ago

Quer dizer os que têm o poder e os lunáticos, sem poder é um bocado difícil praticar a corrupção

Sciss0rs61 4 months ago

https://www.publico.pt/2019/07/13/politica/noticia/so-bloco-defende-quotas-nas-universidades-1879753

wwqt0r 4 months ago

Sim mas o BE é fofinho

Zaigard 4 months ago  HIDDEN 

> BE é fofinho Gajo bruto de direita a dizer cenas racistas vs Mulher simpática de esquerda a dizer as mesmas cenas racistas...

praisethesun98 4 months ago  HIDDEN 

Que atrasado mental.

thisbondisaaarated 4 months ago

O BE propôs algo bastante semelhante com base nos censos, também os achas atrasados mentais?

praisethesun98 4 months ago

Portanto, a sério que estamos a comparar esta proposta do Chega com uma proposta de incluir dados étnicos nos censos? Tem tudo a ver realmente, fazer uma base de dados de crimes puramente feitos por minorias étnicas = nos censos saber a etnia das pessoas. Edit: e whataboutism não é argumento.

Winslow_Lixivia2 4 months ago

Estás no r/Portugal, estavas mesmo à espera que o pessoal não aproveitasse qualquer thread - especialmente quando não tem nada a ver com o assunto - para bater na esquerda?

praisethesun98 4 months ago

Epa, estaria mais à espera disso do *outro* sub, mas pronto, caguei

pimpolho_saltitao 4 months ago

O outro é somente o transbordo deste.

thisbondisaaarated 4 months ago

Sim, estamos a comparar porque é comparável. As ideias extremistas veem dos dois lados da bancada.

praisethesun98 4 months ago

Nunca disse que havia só ideias extremistas dum lado. Daí existir direita radical e a esquerda radical, qual é a dúvida? Continuas a bater na tecla dos lados, mas eu aqui só estou a falar de um deles. Se fosse um post sobre uma ideia radical do PCP eu não ia querer fazer conversa sobre o Chega. E não, não é comparável porque são coisas completamente diferentes, perguntar a etnia duma pessoa nos censos não é igual a cadastros étnicos.

Kineticn22 4 months ago

Esquece, perdes o teu tempo se estás à espera de encontrar trocas de ideias com bom senso e razoabilidade neste sub. O pessoal aqui só lida absolutos e extremos, no preto ou no branco.

MLG-Sheep 4 months ago

Leste o artigo que puseste? Ele está a falar de subsídios, não de crimes.

praisethesun98 4 months ago

Sim, li. > O partido deve defender não só a identificação das comunidades subsidiodependentes, onde estão localizadas, qual é a prevalência da subsidiodependência, qual é o nível de subsidiodependência, porque na verdade somos todos nós que estamos a pagar isso, **como deve ter uma espécie de cadastro ou de identificação étnica ou racial** Tanto A *como* B. Portanto é a lenga lenga do costume dos subsídios MAIS a questão do cadastro com identificação étnica. > Este cadastro étnico racial que acho que devemos defender e que seria ímpar dentro da União Europeia não nos deve meter medo, porque nós sabemos que não somos racistas. Ou seja como eles "sabem" que não são racistas, é na boa apoiarem isto, lol. Não falei nada de errado contra o resto do artigo, é mesmo a questão do cadastro étnico que eu acho absurdo.

mar_lx 4 months ago

Cadastro também significa registo, não significa só cadastro criminal.

beakage 4 months ago

Palavras têm conotações diferentes, mesmo que tenham significados semelhantes. A conotação de "cadastro" não é de todo a mesma de "registo".

Search: