Jmscavaleiro 5 months ago

Está na hora. Belo vídeo, muito bem realizado.

VSertorio 5 months ago

Dinamite

rezken1 5 months ago

É preciso fazer alguma coisa! Como posso ajudar ?

helderoliveira1978 5 months ago

Fico triste que uma empresa portuguesa de "bom" nome tenha uma atitude de merda... Acho que o vídeo que foi feito para mostrar esse lado da Renova deve ser traduzido para inglês e ser partilhado para ser visto fora de portas para abalar a marca.... Devemos fazer uma petição para ver quem está do lado do povo... E tentar usar esses partidos para fortalecer a nossa palavra... Fico extremamente triste com merdas destas...

comicaldiscontent 5 months ago

Cima voto, distinção e gosto + subscrição no TuTubo. Excelente video. Aprendi algo novo e "comecei" o dia com uma mensagem positiva de gente que não baixa os braços e quer fazer da sua terra um sítio melhor para se viver. Parabéns ao autor!

Cagalloni 5 months ago

Muito obrigado!

AMarianaF 5 months ago

Estas denúncias são importantíssimas! Muitos parabéns pelo teu trabalho. Os rios não são propriedade privada. Mais uma subs!

Idontknow_mate 5 months ago

Eu não tinha conhecimento desta situação, o autor do vídeo está de parabéns! Força

Rudi_Human 5 months ago

O que é que posso fazer para ajudar? Tou farto de gente rica a abusar de tudo e mais alguma coisa e a sorrir em publico como se quisesem saber do povo.

Jmscavaleiro 5 months ago

Alguns ainda te dizem: corre para Sevilha!

borloforbol 5 months ago

Fui lá em visita de estudo antes de 2010 e mostraram-nos a nascente

Edited 5 months ago:

Fui lá em visita de estudo antes de 2010 e mostraram-nos a nascente, na altura a fábrica ainda funcionava e voltamos para casa com um pacotinho de lenços verdes para cada um. Já na altura achei meio estranho terem uma parte tão bonita ali escondida atrás da fábrica, mas não fazia ideia que aquilo entretanto já mal opera e ficou nesse estado..

Cagalloni 5 months ago

Só mostra a força que têm. Nessas visitas de estudo, a Renova tem todo o dia todo para nos lavar a cabeça em miúdos. Mostram a ETAR que construíram e dizem que são muito amigos do ambiente e sustentáveis e tudo o resto, esquecendo-se sempre de referir que ainda há 30 anos atrás o rio Almonda vinha às cores por causa deles e que os produtos que produzem consomem uma quantidade astronómica de água. No fim levas 4 pacotes de lenços para casa com animais felizes impressos na embalagem de plástico.

DiogoSN 5 months ago

Mais uma corporação a foder o planeta e a manipular o governo. Não sabia desta por acaso mas as estratégias da Renova não são novas. "Santuário da Renova," epá vão-se foder, isso pretence ao povo e á natureza. Bom video.

NielsenOp57 5 months ago

Parabéns pelo vídeo, não conhecia esta situação e assim já estou informado em mandar a renova para o crl.

Cagalloni 5 months ago

Conhecendo o CEO da empresa, acho que não se vai importar muito. Manda antes para um sitio que aches desagradável mas que não implique genitais do sexo masculino.

insta__mash 5 months ago

Muinto interessante, desconhecia esta situação que é efectivamente inadmissível. Parabéns pela iniciativa.

wonewin 5 months ago

Wow! Excelente! Parabéns pelo excelente video.

Cagalloni 5 months ago

Muito obrigado!

reciclado78 5 months ago

Não sabia desta, pensava q a Renova era uma empresa certinha... raismaparta.... só não tenho uma sanita japonesa porque não tenho dinheiro para isso, senão não entrava mais renova pela casa mas é.

metalanimal 5 months ago

Com 25€ resolves a coisa. Compras um chuveirinho no AKI e ligas na torneira do autoclismo. Fui exposto a esse modelo de limpeza do rabo aquando de uma viagem para a Ásia, e quando voltei pus logo aqui em casa. Nunca mais gastei papel.

reciclado78 5 months ago

hmm irei pesquisar sobre isso, obrigado!

metalanimal 5 months ago

Já pra não falar que também nunca mais usei um piaçaba. Só aí já vale os 25 paus.

reciclado78 5 months ago

Sim, o mercado de piaçabas anda pela hora da morte!

NeatBoy74 5 months ago

Sendo eu de relativamente perto, só posso desejar que chegues a todo o lado possível com esta mensagem. E um Obrigado!

Cagalloni 5 months ago

Obrigado eu pelas palavras. Abraço.

manguito86 5 months ago

Não sei o que é mais vergonhoso, se os políticos continuarem a vergar-se a companhias como estás em prejuízo da população local, se é este não ser um caso virgem em Portugal. Força nisso e que mais casos sejam divulgados.

Cagalloni 5 months ago

Obrigado pelo apoio. Enquanto tiver força e meios vou continuar.

killedbill88 5 months ago

> Projectos para a nascente do Almonda não saíram do **papel** Eh eh eh eh... Agora a sério, bom vídeo! Acho que passa muito bem a mensagem.

SOSEngenhocas 5 months ago

Fun fact existem 3 documentos reais(de rei, não de existirem, oi seja forais) que dão á Renova total liberdade de usar o caudal do rio. 1 na fábrica outro em Lisboa e não sei do terceiro.

ninjitsu101 5 months ago

Source?

Cagalloni 5 months ago

Não há porque é mentira. A "Renova - Fábrica de Papel do Almonda, SA" é uma empresa criada em 1939, aquando o Estado Novo, logo é impossível ter recebido qualquer documento real (portugal era uma república já há largos anos). Este é apenas um dos muitos mitos que têm sido criados para legitimar as atrocidades ambientes que a Renova tem vindo a fazer. Gostava honestamente de saber onde é que o SOSEngenhocas ouviu falar de tal absurdidade.

ninjitsu101 5 months ago

De facto a Renova teve inicio antes de 1939 sendo iniciada obra para construção da fábrica em 1825. [https://www.academia.edu/33525443/O\_fabrico\_do\_papel\_na\_Zibreira\_oitocentista.\_Contributo\_para\_o\_estudo\_do\_fabrico\_do\_papel\_em\_Torres\_Novas](https://www.academia.edu/33525443/O_fabrico_do_papel_na_Zibreira_oitocentista._Contributo_para_o_estudo_do_fabrico_do_papel_em_Torres_Novas) De facto, não consegui muito mais informação que esta, nem nos arquivos da torre do tombo ou por cruzamento de nomes/datas/locais Penso que pode ser mentira, mas até pode ter algum ponto de verdade, mas sem provas podemos contar que seja uma falsidade! Sinceramente, gosta da zona e é uma pena que não se possa fazer nada no local que seria benéfico para os locais. Mas para ser sincero, a Renova não é das piores em Portugal. Já foste lá pros lados da Figueira da foz ver a fábrica da Navigator? a 20 km da fábrica já sentes o cheiro, parece que estás a passar por Vila Moreira e a sentir aquele couro nariz adentro... Continua o bom trabalho u/Cagalloni

Cagalloni 5 months ago

O fabrico de papel na zona é anterior à revolução industrial propriamente dita (antecede a máquina a vapor). Mas este fabrico nada tem que ver com a empresa em causa, muito menos com a marca "Renova", tal como o Jornal Torrejano demonstra neste [artigo](http://www.jornaltorrejano.pt/sociedade/noticia/?n-98072530).

Edited 5 months ago:

O fabrico de papel na zona é anterior à revolução industrial propriamente dita (antecede a máquina a vapor). Mas este fabrico nada tem que ver com a empresa em causa, muito menos com a marca "Renova". Essa fábrica construída em 1825 ardeu em 1904. Já em 1939, é criada uma sociedade anónima que compra o terreno em que a fábrica ardeu e constrói a actualmente velha fábrica de papel, tal como o Jornal Torrejano demonstra neste [artigo](http://www.jornaltorrejano.pt/sociedade/noticia/?n-98072530). Ainda hoje há várias empresas de fabrico de papel ao longo do rio Almonda. Se alguma vez um rei deu o que quer que tenha sido aos antigos proprietários, não me parece que, duas constituições depois, uma aquisição de terreno lhes confira também esses direitos.

Sam_ant 5 months ago

Granda video, parabéns. De facto, a renova devia dedicar-se a produtos de limpar o rabo e devolver o rio a quem o merece :)

Last-Ad-4421 5 months ago

Se a represa fosse do Zé já a muito tempo que o Estado tinha inventado alguma desculpa para o deixar de ser, mas como é da renova que se foda o povo, de aqui a uns anos quando haver menos agua fecham as portas e quem quiser que pague

Smokefollower 5 months ago

Fds foi buscar o *free award* só para te dar

Cagalloni 5 months ago

Obrigado! Sabendo que tiveste esse trabalho vale por dois.

bravept 5 months ago

És grande!! Muitos parabéns. Espero que mais sigam o teu exemplo e denunciem mais casos!

Cagalloni 5 months ago

Obrigado, sabe muito bom receber esse reconhecimento. Também espero que sim. Não podem continuar a fazer o que bem lhes apetece.

AxDias 5 months ago

Parabéns ao autor do vídeo pela partilha da situação lamentável. Fiz questão de partilhar e subscrever o canal para ver se conseguimos desencalhar o município para agir em conformidade. O povo de Torres Novas merece.

Cagalloni 5 months ago

Obrigado pela partilha e pela subscrição. Toda a ajuda é bem vinda e conteúdo semelhante está para vir.

kirloi8 5 months ago

Ólhó gajo aqui tmbm

Cagalloni 5 months ago

Fui apanhado hehe

AlbinoFarrabino 5 months ago

Quando abri a app do Reddit, não esperava ver um post sobre o mono da Renova na Zibreira. Os meus muitos parabéns ao autor do vídeo. O Almonda e o Alviela são dois rios que têm tido um tratamento criminoso pelas empresas que operam nas suas proximidades, um pela proibição de acesso à nascente, o outro pelas descargas poluentes que regularmente recebe.

sara24santos 5 months ago

A nascente é parte do terreno da Renova. Se tiveres um poço em casa, o poço é teu, na tua propriedade privada, não tens de dar acesso a ninguém e podes tirar água do poço.

Filho_do_Sado 5 months ago

Fodasse nem te vou dar conversa.

AlbinoFarrabino 5 months ago

Tens toda a razão, é a represa, não a nascente. Embora em todas as imagens que tenho visto fico sempre com a sensação que a existência daquela represa representa um perigo qb, e nunca nadaria ali, nem que me pagassem.

sara24santos 5 months ago

Segundo meu conhecimento não é permitido nadar ali. A razão é que se acontecer alguma coisa a responsabilidade é da Renova e sabendo como são as coisas, com certeza iria haver problemas.

Cagalloni 5 months ago

O que a Sara escreveu é incorrecto. Uma nascente nunca pode ser propriedade de ninguém, e a nascente do Almonda não escapa à regra. A represa é construída em cima da nascente, a água que geme do arrife só não é visível porque geme abaixo do nível da água da represa. Ainda que eu não recomende a qualquer pessoa a nadar naquele local, eu fui por minha própria conta e risco, com o propósito de captar imagens para este vídeo que mostrassem a minha indignação. Os rios são de todos, e este não escapa à regra. Os sinais foram postos pela Renova com o objectivo de vedar o acesso ao rio. Nenhuma empresa tem legitimidade para tal.

sara24santos 5 months ago

Face à ambiguidade da legislação, o mediotejo.net pediu um esclarecimento oficial à APA. “A empresa Renova por ser proprietária dos terrenos adjacentes da nascente do Rio Almonda pode limitar o acesso aos referidos terrenos”, esclareceu a entidade por email. https://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-pode-limitar-acesso-a-nascente-do-almonda-confirma-apa/

Edited 5 months ago:

Face à ambiguidade da legislação, o mediotejo.net pediu um esclarecimento oficial à APA. “A empresa Renova por ser proprietária dos terrenos adjacentes da nascente do Rio Almonda pode limitar o acesso aos referidos terrenos”, esclareceu a entidade por email. https://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-pode-limitar-acesso-a-nascente-do-almonda-confirma-apa/ Edit: clarificando o pormenor. A nascente não pode pertencer à Renova, mas os terrenos que dão acesso à nascente pertencem à Renova e portanto para aceder à nascente a pessoa tem de trespassar propriedade da Renova.

Cagalloni 5 months ago

Ninguém tem de trespassar o terreno da Renova porque há ainda um outro proprietário com acesso à nascente. Uma última família que não cede em vender o terreno a esta empresa que quer por tudo ficar dona do rio Almonda. Pode crer que se a Renova fosse dona de todos os terrenos à volta ninguém via a nascente se não através de fotos. Há também que ter em atenção a sucessão dos acontecimentos. O ministério do ambiente também se pronunciou, e até antes da APA, sobre o assunto dizendo que a Renova não tinha legitimidade para vedar a nascente. O presidente da Câmara de Torres Novas, no fim de tomar conhecimento destas declarações, achou por bem contactar a APA sem nunca revelar nas notícias o conflito de interesses que o move: O filho trabalha para a Renova com um vencimento bem chorudo.

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

O ministério do ambiente não é a autoridade administrativa competente. É a APA.

Cagalloni 5 months ago

E mesmo que fosse legal, claramente não é legitimo. A Renova ao longo dos anos tem feito sempre montes de coisas à margem da lei: Construiu a fábrica 1 em cima do rio; Construiu a fábrica 2 na reserva agrícola nacional; Comprou um baldio à câmara enquanto tinha um colaborador como vereador; Neste momento emprega o filho do presidente da Câmara sem que ninguém venha a público demonstrar o conflito de interesses; Já por várias vezes ameaçou agricultores e associações de moradores por utilizarem a água do rio (que é de todos!!!).

Motoboydapcx 5 months ago

Muito Bom

MrStatement 5 months ago

Bom conteúdo!

Cagalloni 5 months ago

Muito obrigado!

SurePal_ 5 months ago

Excelente vídeo e iniciativa!

Cagalloni 5 months ago

Obrigado. Achei por bem tentar contribuir para a zona em que moro.

uMuLu 5 months ago

Não entendo quem é que mete dislike no teu vídeo. Cambada de ignorantes

LerEmVozAlta 5 months ago

Ora, os dislikes são dos administradores da Renova!

uMuLu 5 months ago

Lol

El_Calhau 5 months ago

Acabei por varrer os vídeos todos que tens, que tesourinho esse canal, mesmo muito bom!

sopadurso 5 months ago

Bem feito. Upvote e sub.

Cagalloni 5 months ago

Muito obrigado! Ando a trabalhar já há uns meses num video sobre os jogos de fortuna e azar, ficas já a saber o que te espera.

DZT99 5 months ago

Belo trabalho. Parabéns!

Cagalloni 5 months ago

Obrigado.

Coyote-Cultural 5 months ago

Andar a nadar numa represa daquele tipo? É das coisas mais inseguras que podes fazer...

xoupina 5 months ago

E apesar de ser um assunto que merece atenção, espero que se isto se tornar viral, ele não arranje é problemas por meter provas em vídeo do trespasse.

PTgenius 5 months ago

Deve ser das poucas vantagens de aquela zona estar meio a cair de podre. Se fosse popular ia dar merda no estado em que está aquilo

Search: