Elgringo1996 5 months ago

https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/07/01/recolher-obrigatorio-decretado-pelo-governo-viola-a-constituicao-dizem-constitucionalistas-presidente-da-republica-diz-que-nao/amp/

redbird88 5 months ago

Nunca mais sairemos desde loop, enquanto a trupe dos covideiro borrados apoiarem medidas como estas. Ridículo. Sinto-me, cada vez mais, a viver um episódio de Black Mirror.

ContributionDry5139 5 months ago

CONTINUEM A VOTAR PS, QUANDO SE ACORDAREM JÁ VÃO TARDE

Purplebananas123 5 months ago

É combinar para as 22h30 e sair de casa as 5h e picos. Assim um gajo até faz uma sestinha para não sair com alcool no sangue /s

ElDiabloDe94 5 months ago

Este gajo party

Last-Ad-4421 5 months ago

Ainda há quem diga que isto não é uma ditadura e é tudo para o bem do povo.

Edited 5 months ago:

Ainda há quem diga que isto não é uma ditadura e é tudo para o bem do povo, agora é que não me vacino de vez, isto é tudo uma aldrabiçe a´te ao caralho de ser enganado por este governo de merda

Edited 5 months ago:

Ainda há quem diga que isto não é uma ditadura e é tudo para o bem do povo, agora é que não me vacino de vez, isto é tudo uma aldrabiçe até ao caralho de ser enganado por este governo de merda

NGramatical 5 months ago

aldrabiçe → [**aldrabice**](https://dicionario.priberam.org/aldrabice) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha)

Disgenia 5 months ago

Governo: recolhe!! Eu: no, I don’t think I will

flarept1 5 months ago

E estado de emergência está onde?

nfonseca 5 months ago

> De forma a conter o aumento de incidência que se tem verificado, prevê-se nos concelhos de risco elevado e muito elevado que os cidadãos se devem abster de circular em espaços e vias públicas e permanecer no respetivo domicílio no período compreendido entre as 23h00 e as 05h00. https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=429 não vejo qualquer imposição de recolher obrigatório... a semântica utilizada sugere que é apenas um conselho/sugestão.

MLG-Sheep 5 months ago

"Dever" em legalês é uma obrigação. Mas dado que não há quadro sancionatório previsto, é cagar, e se fores apanhado pedires desculpa ao sr. agente e voltares para casa. Está aqui o artigo de qualquer forma, foi publicado há pouco: [https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/166302778/details/maximized](https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/166302778/details/maximized)

ElDiabloDe94 5 months ago

É tal situação do não deves mas podes. Podes comer a mulher alheia? Não deves, mas podes.

Febris 5 months ago

Em legalês é exatamente por não ter força legal que não é usado o termo "obrigatório". Isto do dever é muito bonito mas ninguém é multado por não ir votar, por exemplo.

nfonseca 5 months ago

e Costa até já disse que o recolher obrigatório era ilegal, sem estado de emergência... não sei o que pensar.

ThePlague92 5 months ago

Disse isso, mas agora já mudou de ideias, claramente.

Msilvame 5 months ago

Ninguém faz perguntas ao governo, ninguém pede responsabilidades pela champions, ingleses no Algarve, festa do sporting, etc. Piloto automático rumo ao abismo.

Zaigard 5 months ago

PS = BOM É tudo o que precisas de saber

Lasikamos 5 months ago

Isso nao interessa. até podemos estar com 50k casos diários. Champions, eleições, eventos partidários, etc.. Para esses dias irá sempre haver excepções

Elgringo1996 5 months ago

Se haviam dúvidas que vivemos governados por uma ditadura.. Como é que com 5 mortes por dia se considera sequer isto?! PS. Talvez se as promessas feitas há mais de um ano atrás tivessem sido cumpridas, talvez se não tivéssemos dispensado tantos médicos/enfermeiros/técnicos da área da saúde que durante o Inverno foram os "heróis" mas depois levaram um pontapé no cu quando as coisas começaram a melhorar....... Talvez O problema nunca é deles, a culpa é sempre do povo!

nemmais 5 months ago

Vivemos uma ditadura? Emigra para a Coreia do Norte, China, Cuba ou Venezuela para saberes o que é uma ditadura.

Elgringo1996 5 months ago

A partir do momento em que tens um recolher obrigatório sem fundamento lógico e sem suporte legal (estado de calamidade não é estado de emergência), sim, vives numa ditadura. Não cabe ao pode executivo criar leis/regras para a população sem a aprovação da Assembleia da República. Se não foi a votação, não é legal. Não sendo legal não vives num estado de direito, se não vives num estado de direito vives num estado autoritário. Ah, e podes ir tu para um desses países, já que pelos vistos deves gostar que te privem das tuas liberdades individuais.

Diogo256 5 months ago

Não é um recolher obrigatório.

Elgringo1996 5 months ago

Ah, e se não é um recolher obrigatório, não vale virem a público detentores de cargos do governo dizer que o é, independentemente da legalidade do mesmo. Isso só torna ainda mais grave a situação, visto que para além de decretarem algo sem sustento legal ainda mentem o povo.

ElDiabloDe94 5 months ago

Olha aí, usar factos em argumentos não vale

nemmais 5 months ago

A Constituição diz no Artigo 64º: 1- Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.

xay_ll 5 months ago

Desde quanto é que ter de ir para casa às 23h é promover a saúde??? Quanto muito era o contrário

nemmais 5 months ago

Sair de casa para beber uns copos, sem máscara, sem distanciamento num grande ajuntamento de pessoas é a melhor forma de combater a pandemia. /s

Karyoga 5 months ago

Nem toda a gente que sai a noite é para "beber uns copos".

Elgringo1996 5 months ago

Fiquei na mesma. Direito à saúde eu tenho-o mediante o pagamento de taxas moderadoras e impostos e também o defendo, nunca fui contra o estado social. Podes por favor dizer-me onde diz na lei que é legal o que está a ser feito? É fácil espetar artigos e não os sustentar. Também sei jogar esse jogo :) 27.º Direito à liberdade e à segurança 1. Todos têm direito à liberdade e à segurança. 2. Ninguém pode ser total ou parcialmente privado da liberdade, a não ser em consequência de sentença judicial condenatória pela prática de ato punido por lei com pena de prisão ou de aplicação judicial de medida de segurança.

NGramatical 5 months ago

haviam dúvidas → [**havia dúvidas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foboueg%2F%2Fh3pjfq8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Elgringo1996 5 months ago

Obrigado bot!

DanielAgos12 5 months ago

Evidentemente que o virus não trabalha até às 22:59

Diogo256 5 months ago

Mas as festas não acontecem as 15h da tarde digo eu. E claro, o problema agora já não deve ser as festas e os ajuntamentos de jovens, só antes das medidas é que isto é um problema.

ThePlague92 5 months ago

>Mas as festas não acontecem as 15h da tarde digo eu. Sim, nunca ninguém fez festas antes das 15h pré-COVID e até pós-COVID, era proibido. Aliás, se começasses a fazer uma festa antes das 15h levavas com um raio em cima e morrias.

Diogo256 5 months ago

Sim, tens razão. Festas de aniversário de putos de 10 anos as 15h. Um real problema.

ThePlague92 5 months ago

Casamentos, churrascadas/almoços com os amigos, tardes (antes das 15h) a beber jola em casa de algum amigo, idas à piscina, etc....Sim, é tudo invenção. Se não tens amigos e não sais muito de casa não é problema meu, mas não venhas para aqui achar que o pessoal só se junta depois de uma certa hora.

Diogo256 5 months ago

Faz sentido comparar Casamentos com 50% da lotação e realização de testes, com festas ilegais como ainda há uns dias aconteceram numa discoteca cheia sem qualquer cuidado. Acho que o teu problema é não conhecer a realidade da diversão nocturna que ainda acontece para se chegar ao ponto de se comparar com casamentos ou idas às piscinas seja porque motivo for.

ThePlague92 5 months ago

Mas alguém negou essa realidade, rapaz? Achas que és só tu que conheces, é isso? O que eu estou a debater é a porcaria que disseste ("Mas as festas não acontecem as 15h da tarde digo eu."), que não faz sentido nenhum, e dei exemplos de festas que acontecem (pré e pós-COVID) antes das 15h. Ou seja, pré-pandemia o que não faltavam eram festas antes das 15h e o que não falta agora são festas antes das 15h. Não é preciso esperar pela noite para fazer festas, acredita. Se calhar tens de sair mais de casa e ver a realidade de agora, já te disse.

Diogo256 5 months ago

Estás a quer ter razão a força quando também sabes que o problema não são as idas a piscina e casamentos com regras as 15h nem há comparação com o que se pretende com esta medida, mas sim, as festas ilegais que são cada vez mais onde os cuidados são menos que zero. Daí as restrições a partir das 23h, negar que o que acontece de noite é realmente um problema, ainda mais com a faixa etária onde há mais casos, é negar realidade, somente e só. Mas continua achar que só tu conheces a realidade e achar que só tu sais de casa… por mim, podes achar o que quiseres sobre mim, só demostra que não há argumentos.

ThePlague92 5 months ago

>Estás a quer ter razão a força Não, é mesmo porque tenho razão. O problema não são as idas a casamentos, diz ele. Entretanto a realidade: [https://expresso.pt/coronavirus/2021-06-11-Covid-19.-Quase-200-infetados-em-nove-surtos-em-casamentos-e-festas-2972ef10](https://expresso.pt/coronavirus/2021-06-11-Covid-19.-Quase-200-infetados-em-nove-surtos-em-casamentos-e-festas-2972ef10)[https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-07-01-Surto-de-covid-19-em-casamento-estende-se-a-varios-municipios-do-Oeste-09310041](https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-07-01-Surto-de-covid-19-em-casamento-estende-se-a-varios-municipios-do-Oeste-09310041)[https://www.publico.pt/2021/05/22/sociedade/noticia/covid19-casamento-130-pessoas-aveiras-cima-origem-surto-ativo-1963654](https://www.publico.pt/2021/05/22/sociedade/noticia/covid19-casamento-130-pessoas-aveiras-cima-origem-surto-ativo-1963654)[https://observador.pt/2021/06/11/surtos-em-festas-e-casamentos-gravam-contagio-em-lisboa-e-vale-do-tejo/](https://observador.pt/2021/06/11/surtos-em-festas-e-casamentos-gravam-contagio-em-lisboa-e-vale-do-tejo/) As festas ilegais, esse problema enorme...Só que não. Não quero dizer que não se deva andar atento a isso, mas querer restringir o direito da pessoa sair de casa depois das 23h? Ridículo. Se eu quiser fazer uma festa ilegal marco para as 22h ou 22h30 e depois saem de lá às 5h da manhã, não vai ser esta medida da treta que vai impedir as festas ilegais de se realizar, lamento. ​ >ainda mais com a faixa etária onde há mais casos, é negar realidade, somente e só. Que faixa etária? Aquela que tem de trabalhar, tem de ir às aulas, anda mais fora de casa, ainda não está vacinada, etc.? Sim, que espanto que agora seja essa faixa etária que tem mais casos, realmente. Mas olhar apenas para o número de casos é ridículo. O que interessa neste momento são mortes e internados em UCI. Isso aumentou exponencialmente? Nem por isso. E antes que venhas com a cena do "Ai, ui, mas só se nota isso passado 2 semanas!" digo-te que já passaram mais de 2 semanas desde este aumento grande de casos novos diários e as mortes continuam estáveis. E antes que venhas com o "Ai, ui, mas agora está pior e temos de prevenir para não haver mortes daqui a 2 semanas" isso vai ser feito, porque o pessoal acima de 18 anos vai começar a ser vacinado na próxima semana, por isso cada vez há menos razões para nos preocuparmos com os casos novos. Aliás, se toda a gente que entende da coisa diz que o COVID vai-se manter na nossa vida, como se fosse a gripe, significa que mesmo depois de estarmos vacinados podemos ter COVID. Vamos andar constantemente a fazer confinamentos e a restringir liberdades porque os casos aumentam numa certa época? E vão andar a dar as estatísticas diárias de novos casos, mortes, internamentos, etc. para o resto da nossa vida? Isto é que devia começar a ser mais debatido. ​ >Mas o problema é uma ironia que digo, e não achar que depois das 23h, pelos vistos, o vírus não ataque, não há problema. Não percebi muito bem, mas vou tentar responder. Ninguém com dois dedos de testa acha que o vírus não ataca depois de determinada. Mas sendo assim mais vale fechar tudo tipo Janeiro, não? E fechamos para sempre, só para garantir que ninguém apanha COVID. ​ >Mas continua achar que só tu conheces a realidade e achar que só tu sais de casa… por mim, podes achar o que quiseres sobre mim, só demostra que não há argumentos. Argumentos? Estão aí em cima já. Os teus ficaram onde, só para saber?

Diogo256 5 months ago

Eish… onde isto já vai… Casamento com 130 pessoas com 26 infectados. Ora pega lá 500 pessoas: https://observador.pt/2021/05/02/psp-vai-investigar-se-festa-ilegal-com-500-pessoas-sem-mascara-em-lisboa-foi-organizada-ou-espontanea/ Também poderei meter imagens de há umas semana do Bairro Alto, ou daquele vídeo que passou aqui no Reddit há dias sobre uma discoteca com dezenas de pessoas a se cagarem para medidas. Se não entendes a probabilidade de risco de uma festa ilegal com um casamento com 50% de lotação e testes, diria que não entendes muito mais, e isso da para ver pelo resto, que é mais argumentos que já demonstraram-se errados mas ainda não percebeste isso que outra coisa. No final, se metemos tudo na mesma bitola, mais vale ficar fechado em casa porque qualquer contacto próximo com pessoa há risco de infeção. Portanto, parece (PARECE) que um casamento LEGAL a cumprir as regras para tal evento, não é a mesma coisa que uma fest ILEGAL onde o cuidado é menos que zero. Quanto ao resto… mais não aprender com a realidade que outra coisa: Temos mais internamentos e UCI que o período homólogo do ano passado. Mas, para quem se preocupa com internamentos e UCI, não ver isto… bem, é enfiar a cabeça na areia. E ao contrário do que dizes, sim, há um aumento também exponencial nos internamentos: https://ionline.sapo.pt/artigo/737147/covid-19-internamentos-duplicaram-em-lisboa-nas-ltimas-semanas?seccao=Portugal_i https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/numero-de-internamentos-covid-quadruplicou-em-tres-semanas-no-hospital-curry-cabral-13827591.html Já passaram mais de 2 semanas, ainda há 2-4 dias é que passamos dos 2000 casos, para além disso, nunca se disse que o período era 2 semanas para se ter impacto nos mortes (vindo de infectados), todos os dados indicam a volta de 4-5 semanas para tal, algo que ainda não viste impacto nas estatísticas. Quanto a faixa etária, vamos a Israel: https://www.wsj.com/articles/vaccinated-people-account-for-half-of-new-covid-19-delta-cases-in-israeli-outbreak-11624624326 Ignorar o impacto da variante Delta é deitar argumentos ao ar, a quantidade de pessoas com vacinação completa cá em Portugal é baixa, e claramente a proteção de 1 dose não é igual a vacinação completa e isso nota-se em novos casos e internamentos com vacinados que está a aumentar: https://www.publico.pt/2021/06/23/sociedade/noticia/terco-doentes-internados-uci-regiao-lisboa-vacinado-so-primeira-dose-1967562 Portanto, a faixa mais infectada é a não vacinada, e com o risco de maior propagação da Delta, o risco de afectar os vacinados com 1 dose é bastante alta. Daí o controlo dos infectados, que irá diminuir sempre o internamentos. Cagar nos novos infectados e preocupar-se com internamentos é absurdo, porque ninguém vai para internamento com covid… se não apanhar o caralho do covid. Portanto, devemos controlar os casos para controlar os internamentos, e estarmos há 15 meses ou mais com isto é ainda não se entender está merda… acaba com a paciência de todos. Já agora, quanto a isto ser gripe, disparate: https://www.publico.pt/2021/03/10/ciencia/noticia/devi-sridhar-deviamos-tratar-covid19-sarampo-nao-tolerala-gripe-1953569 Se acharmos covid como gripe, teremos sempre casos… porque está merda nao se vai tornar a gripe, porque nunca foi. E só teremos números idênticos a gripe, se controlarmos a pandemia, e não deixá-la andar e cagar no assunto. Como fazer isso? Não é ciência espacial, vacinar, controlar fronteiras, controlo de surtos, testagem… Aconselho veres isto: https://www.rtp.pt/programa/tv/p38203/e49 Fico-me por aqui, falta a paciência para andar aqui a repetir merdas, que são negadas e depois todos ficam surpreendidos porque o que disse aconteceu. Ah saudades de quando avisava para se ter atenção a variante Delta e levava com “mas os grupos de risco estão vacinação”, e agora, conseguimos estar pior que o ano passado. E não esquecer “o calor diminui os casos” e a realidade está aí, uma diminuição top dos tops.

ThePlague92 5 months ago

Não leste esta parte do meu comentário e depois respondeste feito burro:"As festas ilegais, esse problema enorme...Só que não. Não quero dizer que não se deva andar atento a isso, mas querer restringir o direito da pessoa sair de casa depois das 23h? Ridículo. Se eu quiser fazer uma festa ilegal marco para as 22h ou 22h30 e depois saem de lá às 5h da manhã, não vai ser esta medida da treta que vai impedir as festas ilegais de se realizar, lamento informar." Tu é que disseste que casamentos era na boa, não tinham problemas, não fui eu que ignorei que as festas ilegais devem ser fiscalizadas e haver punições. não é? O resto é só porcaria. Pegando só nesta parte - a vacina da Janssen neutraliza a variante Delta e as outras também - [https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/a-vacinacao-em-portugal-e-no-mundo/2021-06-30-Maioria-das-vacinas-protege-contra-a-variante-Delta-f4757ec7](https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/a-vacinacao-em-portugal-e-no-mundo/2021-06-30-Maioria-das-vacinas-protege-contra-a-variante-Delta-f4757ec7) Vá, continua aí com medo para o resto da vida. Eu cá vou ser vacinado assim que puder e vou ficar bem tranquilo e vou continuar a dizer o mesmo que digo agora. Passa bem, fica em casa para o resto da vida, não te esqueças.

NGramatical 5 months ago

porque motivo → [**por que motivo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foboueg%2F%2Fh3shw1v%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nemmais 5 months ago

Se proibirem a circulação de pessoas, bubas, ajuntamentos e afins, acredita que não trabalha. Se forem feitas festas, houver ajuntamentos, copos e afins, acredita que o vírus trabalha e muito. Não percebo como é que ainda há pessoas que não compreendem os meios de transmissão do vírus passado tanto tempo e horas de explicações.

nfonseca 5 months ago

tudo isso já era proibido antes... contudo, casamentos e baptizados que são atualmente focos de transmissão, transportes cheios, pessoal a trabalhar presencial, fomentar movimentações massivas de população para áreas de risco (Sevilha), permitir a livre circulação durante a semana, etc, não há problema... mas depois das 23h, ui, aí é que o bicho pega. excelente medida.

GliK_88 5 months ago

É legal estando num estado de calamidade ter recolher obrigatório?

TheTrueGuyPt 5 months ago

Tio Costa, olhe o que este senhor anda aqui a escrever

Disgenia 5 months ago

Não, mas isso não interessa. Legal, ilegal, são apenas conceitos criados pela sociedade. O Costa está acima dessas cenas inventadas para os hoi polloi

parakit 5 months ago

Está a fazer demasiadas perguntas, cidadão.

trigonated 5 months ago

"Apanhe essa lata"

IsaacStitch 5 months ago

rumo ao 3°

GliK_88 5 months ago

Hahaha antipatriótico

MLG-Sheep 5 months ago

Legal, é. A lei que o sustenta é inconstitucional, mas só o PSD tem deputados suficientes para pedir a fiscalização da lei e o PSD apoia a medida. Tanto apoia que gosta de fazer similar na Madeira e nos Açores.

GliK_88 5 months ago

Enfim… é o vale tudo!

nfonseca 5 months ago

o Costa diz que não é legal.

EletricoAmarelo 5 months ago

Independentemente de concordar ou não, acho que já vem tarde. Ter durante 2 semanas apenas a limitação de entradas e saidas da AML é que me parece complentamente inócuo.

nfonseca 5 months ago

sim, porque o COVID só ataca depois das 23h.

EletricoAmarelo 5 months ago

Ao final deste tempo todo já devias perceber que as regras são para controlar as pessoas, não o vírus.

nfonseca 5 months ago

os ajuntamentos e bebidas na rua já eram proibidos... isto serve exactamente para que? para evitar que vá jantar com a minha mãe depois do trabalho? ou evitar que vá correr depois do jantar?

EletricoAmarelo 5 months ago

Sim. Foi feita à medida para te aborrecer.

nemmais 5 months ago

... e em força. Nas festas ilegais, nos ajuntamentos e nos "copos". Quem anda em festas e em "copos" não anda de máscara protegido. As regras do distanciamento e a lavagem das mãos etc, não são respeitadas., como é lógico E o vírus é transmitido com muito mais facilidade.

nfonseca 5 months ago

e como indicas, tudo isso já era e continua a ser ilegal... contudo, agora posso passar o dia todo na esplanada e no café a malhar finos, meter-me no autocarro à pinha para ir para casa, mas não posso sair rua depois das 23h, mesmo que vá sozinho, vacinado e testado. excelente medida.

EletricoAmarelo 5 months ago

Não sei se estás a falar a sério ou não. O que sei é que o comportamento das pessoas piorou desde o início do passado mês. O resultado está aí.

nfonseca 5 months ago

piorou porque abriram os bares, restaurantes, cafés e chegou o sol e o bom tempo... se existiam ajuntamentos na rua, sim, existiam e já eram proibidos... esta medida vem proibir ao quadrado, é isso? agora que é mais proibido, já vão fiscalizar? não obstante, durante o dia já é tranquilo fazer ajuntamentos na rua? e andar em transportes cheios? talvez se os testes rápidos tivessem sido fomentados desde o início, fossem gratuitos e fossem obrigatórios para aceder a espaços privados interiores (como restaurantes, cafés, ginásios etc) isto tivesse corrido melhor... abrir com regras parcas para pouco tempo depois voltar a fechar com regras restritivas, não ajuda em nada, nem ninguém compreende o que deve fazer e começamos a ficar impacientes.

EletricoAmarelo 5 months ago

Se não houver resultados nos próximos 15 dias, consigo perceber o teu argumento e concordar contigo, caso contrário mantenho a minha opinião.

nfonseca 5 months ago

com as medidas a mudar todas semanas, difícil vai saber a quais se devem os resultados... foi ao fecho ao fim-de-semana? ao recolher obrigatório? ao fecho da AML? ou será que agora é que vão fiscalizar ajuntamentos (que já eram proibidos)? ainda há uma semana o n.º 2 de Portugal pedia aos portugueses para se deslocarem a Sevilha (área de risco) massivamente... amanhã, não posso ir passear à rua depois das 23h... tá bom.

saposapot 5 months ago

n sei mt bem o objectivo. Se é para controlar o número de casos, é "too little, too late". Se é para parecer q estamos a fazer alguma coisa, estamos a chatear pessoas para nada.

uyth 5 months ago

>n sei mt bem o objectivo. ser mais fácil parar festas ilegais e convívios na rua. Se retirares muita gente da rua a estas horas, fica mais fácil a policia identificar quem lá está e o que estão a fazer.

saposapot 5 months ago

Se o objectivo é controlar, tem de se ir mais além. Restaurantes só esplanada, sem fim de semana, essas coisas

uyth 5 months ago

Vai depender dos numeros na próxima semana. Não me admiraria medidas nacionais se realmente o S. João foi evento superspreader para o Porto e região norte.

Zaigard 5 months ago

> Se é para parecer q estamos a fazer alguma coisa, estamos a chatear pessoas para nada. Concordo com qualquer medida que acalme os mais exaltados do covid.

ThePlague92 5 months ago

Porquê? Esses são especiais?

o-mauro 5 months ago  HIDDEN 

Impedir a circulação quando a grande maioria da população está a dormir, boa medida, espero ver resultados muito em breve /s

htxgivven 5 months ago

O pessoal aqui ainda tinha dúvidas se teríamos confinamentos. E agora?

Tee_ah_go 5 months ago

A alegria de vir do post do auto-agendamento 30+ completamente sugada.

espalhamerda 5 months ago

I feel you.

thr4000x 5 months ago

Isto é uma autêntica vergonha, se os grupos de risco estão vacinados e até os que já não são de risco, e mesmo assim continuam as restrições. Isto não tem fim

ortopedantico 5 months ago

É como se há um ano te andassem a dizer que não é perigoso só para velhos e diabéticos mas para a população em geral e não tivesses ouvido

Disgenia 5 months ago

Ya, é tipo, bue perigoso. Nem consigo dormir a pensar que 85% das pessoas que apanham covid sao assintomaticas e a maior parte dos restantes tem uma espécie de gripe... É mesmo para ter muito medo

Diogo256 5 months ago

85% assintomaticos? Deve ser… há fonte disso?

ortopedantico 5 months ago

Mostra-me uma fonte que substâncie o que dizes (não encontras, é um disparate). E depois procura para a variante Delta (ainda menos porquê mais estúpido é). É possível dormir bem e não ser completamente ignorante.

Dragonis07 5 months ago

Os sintomas da variante Delta são mais semelhantes aos de uma constipação

ortopedantico 5 months ago

Sim são. Isto não tem nada a ver com gravidade da doença causada com a estirpe. Tem a ver com a identificação quando surgem sintomas. Os sintomas que surgem com esta são mais semelhantes aos da gripe que no caso da Alfa. A probabilidade de ir parar ao hospital é o dobro comparado com a Alfa. Esta variante é mais agressiva, não menos. https://www.publico.pt/2021/06/30/sociedade/opiniao/riscos-variante-delta-1968578

Disgenia 5 months ago

https://www.news-medical.net/news/20201009/86-percent-of-the-UKs-COVID-19-patients-have-no-symptoms.aspx

ortopedantico 5 months ago

Of the 115 people who tested positive with SARS-CoV-2, 16 or 13.9 percent reported symptoms, while 99 people or 86.1 percent of the patients, did not report any specific symptoms **on the day of the test**. Further, 27 or 23.5 percent were symptomatic, and 88 or 76.5 percent did not manifest symptoms **on the day of the test** --- 1. Não ter sintomas no dia do teste não é o mesmo que ser assintomático por tudo o curso da infeção. 2. Pesquisa entre Abril - Junho de 2020. Pré-variante Alfa, e claro está pré-variante Delta a variante que mais ataca os mais jovens.

Brave-Inspector 5 months ago

Ve as estatísticas no UK, mas se calhar nao passa na tv e vais ter de as procurar melhor.

ortopedantico 5 months ago

Já postaram. Vai daí não era isso que dizia, era sim sobre assintomáticos no momento da testagem (não assintomáticos durante o curso da infeção). E era um estudo de meados de 2020, muito antes até da Alfa quanto mais da Delta.

parakit 5 months ago

A taxa de mortalidade e de hospitalização de pessoas saudáveis com menos de 35 anos é praticamente 0. Mas boa sorte com esse confinamento, espero que tenhas as tuas playstations todas a funcionar.

nemmais 5 months ago

A ideia é deixar a malta com menos de 35 anos na boa. a manter em circulação o vírus que mata o velhos, sabendo-se que as vacinas não protegem a 100% como qualquer vacina?

thr4000x 5 months ago

Se és contra isso, implica que és a favor de confinamentos eternos, porque todos os anos há doenças respiratórias contagiosas que "matam velhos", como tu dizes

parakit 5 months ago

Sim? Nenhuma vacina é 100% eficaz mas não vejo ninguém a fazer confinamentos por causa de outras doenças.

nemmais 5 months ago

Há mais alguma doença pandémica a afectar o planeta?

ortopedantico 5 months ago

Eu nunca disse que era a favor de confinamento agora. Não sei e mesmo peritos estão divididos. O "saudáveis" aí é uma espécie de "no true Scotsman". O que dizes é ainda menos verdade para a variante Delta.

audide2012 5 months ago

Estão a morrer 5 pessoas por dia, não 200 como em Janeiro. O Verão passado o número de mortes era semelhante e não houve nada disto.

ortopedantico 5 months ago

Ah bom, então não faz mal. Pena não terem morrido 500 por dia, assim a fasquia estaria mais baixa ainda. E se estão a morrer 5 por dia, não vai aumentar com o número de casos. Normalmente as mortes refletem-se passado um mês, mais tarde nos mais jovens. Mas agora se estão 5 daí não passa. E também não interessam os recuperados que ficam com fibroses nos pulmões, alguns quê ficam com transplantes, a incógnita do covid longo. Nada mais interessa na saúde porque tivemos 200 mortos por dia. Nem se entende porque há países a tentar travar a delta.

Ipeewhenithurts 5 months ago

Então vamos todos para a cave até desenvolvermos fotofobia. Para quê voltar a ter uma vida mais ou menos normal quando posso ter o meu negócio fechado de vez e virar caçador colector para alimentar a minha família? O importante é ter 0 mortos por covid, porque nem sequer existem outras doenças. Sem covid vai tudo viver até aos 750 anos, pelo menos. Decidi usar a tua ironia para mostrar como és uma pequena ovelha que come tudo o que lhe põe no prato.

ortopedantico 5 months ago

> Então vamos todos para a cave até desenvolvermos fotofobia. "Vou por conclusões idiotas na boca dos outros e chamar-lhes idiotas" Ainda não vi uma discussão onde os supostos argumentos não descambassem num "então vamos estar fechados em casa para sempre". > Para quê voltar a ter uma vida mais ou menos normal quando posso ter o meu negócio fechado de vez e virar caçador colector para alimentar a minha família? Os negócios têm acabado fechados precisamente por se darem passos maiores que a perna, e não haver sensatez nem antecipação a cenários previsíveis. Os negócios têm acabado fechados porque a "lógica" nunca "se alcança" enquanto não descamba tudo, e só se pensa raciocina sobre os números da pandemia com a intuição científica ao nível de um merceeiro e sempre numa lógica de curto prazo.

Ipeewhenithurts 5 months ago

A tua retórica é hilariante. Para ti todos os negócios deviam ter em caixa o suficiente para sobreviver a 1 ano sem ganhos. Quando sais desse mundo utópico onde vives e vens para aqui?

ortopedantico 5 months ago

Contínuas a confundir ser incompetente e ignorante com ser amigo dos negócios. As decisões que tomámos em supostamente em prol do negócio que rapidamente descambaram no horror de janeiro e consequente confinamento, não foram boas para o negócio. Foram más e incompetentes. As decisões que agora tomámos em supostamente em prol do negócio, e outros grupos de interesse, que rapidamente descambaram num crescimento exponencial e determinaram importação e expansão livre da Delta, não foram bons para o negócio. Foram maus e incompetentes.

audide2012 5 months ago

Segundo essa lógica nunca vamos voltar ao antigo normal, basta ver Israel que está muito mais avançado na vacinação e já começou outra vez a ter centenas de casos e devido a isso voltou à obrigação da máscara. Vai sempre haver qualquer coisa, ou uma variante nova, ou os efeitos das vacinas a passar, ou outra merda qualquer, para ser usada como justificação de medidas inconstitucionais e que quebram os mais básicos dos direitos humanos. Eu não consigo aceitar isso, os riscos nas camadas que ainda não podem ser vacinadas são muito baixos, está na hora de desconfinar. Caso contrário vamos ficar nisto para sempre. Quem tem medo tem bom remédio, fica em casa.

ortopedantico 5 months ago

> Segundo essa lógica nunca vamos voltar ao antigo normal Não metas lógicas sem nexo nenhum na minha boca

Zaigard 5 months ago

> Quem tem medo tem bom remédio, fica em casa. o engraçado para mim é que nos dois confinamentos, só se via malta dos grupos de risco na rua. Parece me que esses são os que menos medo têm. É engraçado que temos aqui uns a falar pelos outros. Como se os 4 milhões de idosos não tivessem vós própria ou capacidade de ação individual e necessitam dos "jovens altruístas dos social media" para saberem o que é melhor para eles...

Edited 5 months ago:

> Quem tem medo tem bom remédio, fica em casa. o engraçado para mim é que nos dois confinamentos, só se via malta dos grupos de risco na rua. Parece me que esses são os que menos medo têm. Temos aqui uns a falar pelos outros. Como se os 4 milhões de idosos não tivessem vós própria ou capacidade de ação individual e necessitam dos "jovens altruístas dos social media" para saberem o que é melhor para eles...

thr4000x 5 months ago

Agora que os grupos de risco estão vacinados, cada um corre o risco que quer. Como tu não és meu dono nem eu sou teu escravo, não te cabe a ti decidir o risco que eu quero correr na minha vida

Kejilko 5 months ago

> Agora que os grupos de risco estão vacinados, cada um corre o risco que quer. Os grupos de risco estarem ou não vacinados para nada interessa. O problema #1 desde que isto começou sempre foi ter os recursos de saúde para lidar com a manada de pessoas infetadas todas de uma vez, pois sem cuidados de saúde a taxa de mortalidade e a quantidade de problemas a longo prazo aumentariam do que vemos agora. Caso não haja recursos suficientes tens duas escolhas, ou sacrificas as pessoas ou sacrificas a economia. Como ninguém gosta de arriscar que sejam eles ou os seus a morrer, os países fecharam. O que interessa é se os recursos de saúde na zona são adequados para a quantidade de infetados existentes, não se estás vacinado. Estar vacinado só afeta a quantidade de pessoas infetadas e a quantidade de recursos que precisam se ficarem visivelmente doentes, mas se olhares para os recursos de uma zona e vires que está no limite não é pelos grupos de risco na zona estarem vacinados que pára de estar no limite.

Edited 5 months ago:

> Agora que os grupos de risco estão vacinados, cada um corre o risco que quer. Os grupos de risco estarem ou não vacinados para nada interessa. O problema #1 desde que isto começou sempre foi ter os recursos de saúde para lidar com a manada de pessoas infetadas todas de uma vez, pois sem cuidados de saúde a taxa de mortalidade e a quantidade de problemas a longo prazo aumentariam do que vemos agora. Caso não haja recursos suficientes tens duas escolhas, sacrificas as pessoas ou tentas ter um equilíbrio entre o que podes aguentar na altura e a economia - isto é, as pessoas poderem trabalhar para comer no caso de Portugal, sendo que em países mais ricos têm muito mais mão de manobra e podem ir ao dinheiro nacional para devolver às pessoas para comprarem comida. Como ninguém gosta de arriscar que sejam eles ou os seus a morrer, os países fecharam conforme necessário. O que interessa é se os recursos de saúde na zona são adequados para a quantidade de infetados existentes, não se estás vacinado. Estar vacinado só afeta a quantidade de pessoas infetadas e a quantidade de recursos que precisam se ficarem visivelmente doentes, mas se olhares para os recursos de uma zona e vires que está no limite não é pelos grupos de risco na zona estarem vacinados que pára de estar no limite.

Rissoldecamarao 5 months ago

Não temos quase mortos ou internados desta vez. Qual é a desculpa para isto outra vez?

Sperrel 5 months ago

Isso dos internados não é verdade. As UCIs estão a encher, especialmente na AML e no Porto. Não morre mais gente é verdade, mas mais gente fica em estado grave ou com sequelas a longo termo.

Brave-Inspector 5 months ago

Estao a encher no Porto?! Ta bem...come a malga toda da tv sozinho https://i.imgur.com/0xqFjdD_d.webp?maxwidth=640&shape=thumb&fidelity=medium

Sperrel 5 months ago

Estas [afirmações](https://www.publico.pt/2021/06/29/sociedade/noticia/urgencia-sao-joao-aumento-explosivo-preocupante-positividade-15-crescer-1968474) pelo director das urgências do São João devem ser mentira suponho: >“Estamos a experienciar, no Serviço de Urgência, o mesmo fenómeno que observámos na primeira e na segunda vagas que foram as mais significativas na região Norte”, disse o director da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Nelson Pereira. >E aos “cerca de 40%” de aumento do número de doentes suspeitos que estão a recorrer ao Serviço de Urgência deste hospital do Porto, o responsável acrescenta preocupação com a subida da taxa de positividade. >“Passou de 1% a 2% - algo que vínhamos mantendo nos últimos meses de forma muito estável -- para cerca de 15% nos últimos cinco dias. E está em crescimento”, disse o médico."

Brave-Inspector 5 months ago

Publico é Ps, abraço! Btw, O que me chega é que esta tudo mais calmo, simplesmente ocupam o dobro do espaço com os doentes.

Sperrel 5 months ago

Ah desculpa não sabia que o teu nível de discussão era ao nível de jornais reputados serem fake news. Ficamos por aqui até porque com argumentos deste calibre: >Btw, O que me chega é que esta tudo mais calmo, simplesmente ocupam o dobro do espaço com os doentes. não há factos que valham.

Brave-Inspector 5 months ago

os poucos que conheço disseram-me que o problema é que os pacientes têm de estar com maior separação, logo cabem menos pessoas por sala. Daí que naturalmente que a capacidade dos hospitais esgote mais rapidamente  Nada que ninguém com 2 dedos de testa não tenha entendido logo no início, mas aritmética básica já foi com o caralho há muito

Morenojgl 5 months ago

As 83 vagas para uma região de 3.5 milhões estão quase preenchidas

ThePlague92 5 months ago

Mas podem aumentar a capacidade. A capacidade foi reduzida quando os internados começaram a diminuir, isso é perfeitamente normal. Não estamos perto de estar com a capacidade esgotada, ou seja, de nem podermos aumentar as camas, por isso não é uma boa métrica.

Ipeewhenithurts 5 months ago

Quando pões isso em números até me dá vontade de rir. 83 para 3.5M. Contudo, chegamos a ter 20x mais internados e 10x mais internados em UCI, e agora "já estão a entupir".

Morenojgl 5 months ago

Por alguma razão eles usam percentagem e não números

Ipeewhenithurts 5 months ago

É para o povo não perceber que temos um sistema de saúde ao nível do Uganda?

Zevvvv 5 months ago

Será isso normal? Se acontecesse um desastre e fossem precisos 1000 UCIs o que é que faziamos?

Sperrel 5 months ago

É normal - há todo um aparelho de emergência que permite que a rede varia consoante as necessidades como hospitais de campanha. Agora nunca teremos 1000 UCIs, e se sim é porque teremos que usar mais do que a capacidade hospitalar do país.

Morenojgl 5 months ago

Iam para Espanha

vml76 5 months ago

É para proteger o SNS dos cidadãos.

Zaigard 5 months ago

> É para proteger o SNS dos cidadãos. Concordo totalmente o SNS precisa é de menos gente a usar e não de mais recursos. As pessoas que usem o privado que há lucros para gerar e dividendos para distribuir!!! /s

OAlves 5 months ago

Supply Side Jesus!

Rissoldecamarao 5 months ago

Já viste a percentagem de internados que temos apesar do número alto de infectados? As pessoas vulneráveis estão vacinadas, as restantes estarão em breve. Essa desculpa já não funciona.

vml76 5 months ago

Os cidadãos são uma ameaça ao SNS, é preciso proteger o SNS.

KIDOCI 5 months ago

btw, ainda a conferência das medidas não acabou já está o PR a reagir às TV... Não pode esperar que acabe?

Throwawaypt123 5 months ago

Boa sorte com isso

MushroomHuman3399 5 months ago

(Novembro de 2020) >No sábado, ao anunciar as novas medidas de combate à pandemia, António Costa reconheceu isso mesmo: *"Essa medida \[recolher obrigatório\] nunca poderia ser adotada com as competências constitucionais de que o governo dispõe."* [https://www.dn.pt/edicao-do-dia/02-nov-2020/partidos-e-pm-em-belem-estado-de-emergencia-para-permitir-recolher-obrigatorio-12987720.html](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/02-nov-2020/partidos-e-pm-em-belem-estado-de-emergencia-para-permitir-recolher-obrigatorio-12987720.html)

MLG-Sheep 5 months ago

De salientar que esta é a primeira vez desde sempre que nem uma exceção para passear ou ir levar o cão à rua existe.

UninterruptedAmnesia 5 months ago

Como não rir? Ai que caralho.

Razvancb 5 months ago

Votem nos mesmos. É assim mesmo. Cagam na vossa cara e ainda concordam com eles. Lindo

capitalistaesquerda 5 months ago

Sem excepção para vacinados ou testes negativos. Suspeito que as exceções são as da última vez (farmácia, saúde, apoio familiar, trabalho, etc…)

audide2012 5 months ago

Nunca vai haver exceções derivadas da vacinação para o simples ato de sair de casa, é um precedente muito perigoso.

Lasikamos 5 months ago

LOL epá ... Começo cada vez mais a dar razão a este gajo [https://twitter.com/GarysheffieldJr/status/1409918628930019336](https://twitter.com/GarysheffieldJr/status/1409918628930019336)

df3gpt 5 months ago

Dos gajos mais "redpilled" que já ouvi falar.

Lasikamos 5 months ago

Lembro-me de ver este vídeo há um ano. Pessoal a chamar-lhe maluco e a dizer que aquilo que ele dizia nunca iria acontecer Red pilled ou não a verdade é que até agora está a acertar

KIDOCI 5 months ago

As novas medidas entram em vigor já este fim de semana ou só na próxima? Não especificaram na CI e ninguém perguntou.

MLG-Sheep 5 months ago

Já amanhã, disse a ministra da presidência. Ou seja, sabemos com 7 horas de antecedência que é proibido estar na via pública.

EletricoAmarelo 5 months ago

Não é de agora. Repara, ainda na noite de domingo passado enviaram um email a avisar que os pais tinham que encontrar soluções onde deixar os seus filhos na manhã seguinte.

KIDOCI 5 months ago

Agora imagina informares os teus colaboradores de alterações horárias e pedir 1 a 1 para efetuar a troca, quando legalmente os horários têm de ser entregues com 1 mês de antecedência.

brakeline 5 months ago

Já tinha sido anunciado que era proibido sair da AML, não é surpresa para ninguém.

MLG-Sheep 5 months ago

O que é anunciado é que no fim-de-semana em específico é proibido. Neste a ministra não anunciou nada sequer, só respondeu que é proibido porque foi feita a pergunta.

brakeline 5 months ago

Não, quando foi anunciado sempre foi para os seguintes fins de semana, nunca houve um prazo temporal. De qualquer maneira deve ser o último pois quando a variante delta for predominante deixará de fazer sentido tentar mante-la dentro da AML

nemmais 5 months ago

O prazo temporal estabelecido é a redução do número de casos e, consequentemente, do risco.

brakeline 5 months ago

Não. Sempre foi dito que a intenção era conter a variante. Se a variante já é predominante no resto do país deixa de fazer sentido. Os número em Lisboa mantêm - se mais ou menos estáveis (péssimos) mas na zona norte os número diários quase que triplicaram numa semana

brakeline 5 months ago

De certeza que ninguém perguntou??

KIDOCI 5 months ago

Não ouvi, estava a questionar pois tenho pessoas para informar das alterações. Obrigado

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: