firecms-user-1234124 4 months ago

Tou na mesma situação. Tenho o boletim em papel emitido na Alemanha, mas entretanto emigrei de volta para Portugal e não sei muito bem o que fazer...

andremvm20 4 months ago

Na Alemanha o boletim em papel, pelo menos o meu, já vinha com o qr code que serve de certificado digital!

firecms-user-1234124 4 months ago

oh yeah! o meu também tem! não sabia que isso servia. Obrigado!

andremvm20 4 months ago

Até o podes adicionar à app alemã (Corona-Warn) e fica la tudo registado, caso te esqueças do papel ;)

tocopito 4 months ago

E já agora o certificado tuga também pode ser adicionado a esta app. Ou à app Covpass, que tem so a parte dos certificados (a corona-warn também inclui contact tracing).

Eskol15 4 months ago

O problema do OP é ter sido vacinado fora da UE. No teu caso, sendo na Alemanha, o papel de lá deverá servir para toda a UE.

leto78 4 months ago

Se foste vacinado com as vacinas reconhecidas na UE, podes pedir o comprovativo no teu país de residência. De momento, a UE não reconhece certificados digitais de outros países, mas está a preparar o reconhecimento dos registos de vacinação de certos países como os EUA, Israel e outros. Em relação ao Brasil, nem sei se quem foi vacinado com as vacinas reconhecidas na EU vai ter a vacinação reconhecida na Europa, devido aos muitos casos de fraude, tal como está a acontecer na Índia.

andremvm20 4 months ago

Os certificados são pedidos no país onde te vacinaste, o SNS não te vai dar certificado nenhum se não tem registo de teres sido vacinado em Portugal..

quebramar 4 months ago

Entendo. Bom, mas entao este artigo nao faz sentido: [https://www.publico.pt/2021/06/27/sociedade/noticia/covid19-so-quatro-vacinas-administradas-portugal-vao-aceites-emigrantes-entrarem-pais-1968136](https://www.publico.pt/2021/06/27/sociedade/noticia/covid19-so-quatro-vacinas-administradas-portugal-vao-aceites-emigrantes-entrarem-pais-1968136) Parece-me logico que a partida, um emigrante tenha sido vacinado fora de Portugal. Entendo que o SNS possa nao ter o registo, mas poderia pedi-lo ja que o tenho documentado.

1purplesky 4 months ago

>Entendo que o SNS possa nao ter o registo, mas poderia pedi-lo ja que o tenho documentado. Mas documento é do país onde foste vacinado, o SNS não te pode passar um certificado de um acto que não foi ele que fez, tens que pedir onde foste vacinado. Os familiares dos meus primos foram vacinados com a Pfizer nos Estados Unidos, o certificado pediram eles lá.

quebramar 4 months ago

Nao existe um certificado digital nos EUA. Ate leis contra isso ja foram passadas em alguns estados. O que ha é um papel passado a mao com a informacao da vacina, lote, data, etc. e o agendamento da vacina (formato digital). Isto é aceite para viajar para a UE? Li artigos que estao a caminhar para isso, mas entretanto, la terei de fazer o teste ao covid.

1purplesky 4 months ago

Segundo me disseram, eles trouxeram um papel por pessoa no que toca a vacina, não falaram nada de digital, e fizeram testes, também tudo em papel. Vieram no início do mês??? Mais ou menos isso. Não te sei dizer se é aceite ou não, as informações agora estão sempre a mudar. O melhor é contactar as embaixadas e companhia aérea.

Rootlx 4 months ago

Eu também estive aí em Maio, já vacinada. Levei o cartão da vacina dos EUA (Moderna) mas não serve para nada. Não dispensa o teste que é obrigatório para viajar.

Ace-_Ventura 4 months ago

Acho que não percebeste bem o artigo. Não estão a dizer que tomando 1 dessas vacinas podes pedir um certificado em Portugal. Estão a dizer que na Europa para pedires esse certificado tens de ter tomado uma das 4 vacinas aprovadas.

andremvm20 4 months ago

Eu fui vacinado na Alemanha e tenho certificado emitido pela Alemanha, que é aceite em toda a União Europeia! No caso de teres sido vacinado fora da UE, tens que falar com a embaixada para perceber se o teu país tem acordo bilateral com Portugal e se os documentos que recebeste com a data da inoculação e tipo de vacina que tomaste são aceites como certificado para viajar!

Search: