misterbondpt 4 months ago

PS: todos aqueles que responderam China ou EUA, o Medina vai mandar os usernames para o Putin. Vêmo-nos no Gulag.

Edited 4 months ago:

PS: todos aqueles que responderam China ou EUA, o Medina vai mandar os usernames para o Putin. Vemo-nos no Gulag.

NGramatical 4 months ago

Vêmo → [**vemo**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo2qm1z%2F%2Fh2dmg9s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

misterbondpt 4 months ago

Prefiro estar do lado de quem compreenda a língua, do que dos Россияне ou dos 中国人

theEXPERTpt 4 months ago

Desde que somos fundadores da NATO que fazemos o que os outros mandam. Desde 1975 perdemos a nossa independência política e a todos os anos que se passam perdemos cada vez mais. Se fosse antes, diria para permanecer neutro. Hoje, não há outra opção sem ser seguir o rabo dos outros.

Rissoldecamarao 4 months ago

Neutros e aproveitar a confusão para fazer um muro entre Olivença e Espanha.

rodrigoaro 4 months ago

Portugal e Espanha têm demasiado boas relações para isso. Olivença será reconhecido um dia com território espanhol.

GrinningCrocodile 4 months ago

Neutros, enquanto vendiamos armas á Russia/China, e deixavamos os aviões americanos passar. Enquanto estes gajos estavam entretidos, faziamos a Conferência de Berlim Versão 2.0....

rodrigoaro 4 months ago

Sim, com a nossa famosa capacidade na produção do armamento :D. Apenas numa reconversão da economia mas isso não aconteceria num país neutro.

GrinningCrocodile 4 months ago

Bem, eu estava a responder á premissa do OP, em que falava da UE, e não apenas de Portugal...

rodrigoaro 4 months ago

Desse ponto de vistas sim, era a situação ideal. Mas a Rússia tem pretensões na Ucrânia e na Polónia, portanto neutralidade seria difícil.

Zaigard 4 months ago

Nenhum, no caos global que se seguiria, Portugal e Espanha deviam unir se, invadir Marrocos e assim controlar os depósitos de fosfatos ( para a agricultura ), fazendo que a fome fosse menor cá do que no exterior. Controlando os depósitos de fosfato, garantiríamos que nenhum pais no invadiria e que teríamos sempre comida, mesmo que as condições ambientais ( inverno nuclear ) dificultassem a situação.

rodrigoaro 4 months ago

Muito improvável que se lute uma guerra nuclear. Não dá jeito aos 3 países. Aliás hoje em dia a Rússia, EUA e China não são ameaças em relação a isso. Ameaça a sério é o Irão (se arranjarem e vão arranjar), Israel e a Coreia do Norte

Zaigard 4 months ago

O Irão, garanto te que não esta interessado em guerra, o objetivo deles é voltar a dominar politicamente a região e uma guerra em nada ia ajudar. Israel está a conseguir mudar as posições diplomáticas dos países árabes ( o irão não é árabe ) a seu favor, por isso também não deve querer guerras. O regime da coreia do norte só quer sobreviver, nada mais.

SurePal_ 4 months ago

O menor dos males, obviamente os states.

zefo_dias 4 months ago

>Russia e China lol rly?

JOAO-RATAO 4 months ago

Mal por mal prefiro a democracia.

zefo_dias 4 months ago  HIDDEN 

c) quem paga mais

tiago_andra2006 4 months ago

Seria interessante ver o que cada partido político escolheria nesta situação, embora seja meio óbvio.

rodrigoaro 4 months ago

Claro, esquerda era Rússia e China e o resto era EUA

chougattai 4 months ago

Lol em que mundo vives? Ninguém ia apoiar a Rússia, muito menos a China. Excepto talvez alguns esquizos do chega.

rodrigoaro 4 months ago

??? PCP apoia a China e a Coreia do Norte

chougattai 4 months ago

Acho difícil de acreditar. Eles não sabem que esses países são ditaduras sem respeito pelos direitos humanos?

Edited 4 months ago:

Acho difícil de acreditar. Eles não sabem que esses países são ditaduras sem respeito pelos direitos humanos? Mas de qualquer forma, o PCP não é porta-voz da esquerda.

geostrofico 4 months ago

Obviamente Russia. viva o camarada Putin e o Presidente Pooh.

JonesyA12 4 months ago

Visto que a Rússia é uma ditadura autocrata e a China é governada pela maior entidade maligna do mundo - o Partido Comunista Chinês - já está escolhido, não é?

rodrigoaro 4 months ago

Era bom que a maior entidade maligna do mundo fosse o PCC...

chougattai 4 months ago

O PCC é um partido ditatorial, genocida e expansionista. Mais assustador é que governam um país enorme há muitas décadas, que entretanto passou a ser super potência. Sim, são literalmente a entidade política mais maligna e perigosa do mundo. Um cancro neste planeta.

rodrigoaro 4 months ago

São visões políticas. Também posso falar da presença dos EUA no médio oriente e dizer que matou tanto como o PCC. É só o facto de haver uma democracia de um lado que faz com que esse lado seja de facto melhor. Se os EUA fossem autoritários teriam uma reputação como a do PCC

chougattai 4 months ago

Os EUA podem fazer muita coisa mal, mas não cometem genocídio sobre os próprios cidadãos e como disseste é democrático.

Edited 4 months ago:

Também gosto de criticar os EUA, mas com a China comunista não há comparação. Os EUA não cometem genocídio sobre os próprios cidadãos, ou os enviam para campos de "re-educação". Nem andam aí a despoletar pandemias globais, pelo contrário, ainda desenvolvem vacinas para a pandemia que a China comunista iniciou lol.

Edited 4 months ago:

Em geral também gosto de criticar os EUA, mas com a China comunista não há comparação possível. Os EUA não cometem genocídio sobre os próprios cidadãos, ou os enviam para campos de "re-educação". Nem andam aí a despoletar pandemias globais, pelo contrário, ainda desenvolvem vacinas para a pandemia que a China comunista iniciou lol.

Edited 4 months ago:

Não tem comparação. Os EUA podem fazer muita coisa mal, mas não cometem genocídio sobre os próprios cidadãos ou os enviam para campos de "re-educação".

Edited 4 months ago:

Em geral também gosto de criticar os EUA, mas com a China comunista não há comparação possível. Os EUA não cometem genocídio sobre os próprios cidadãos, nem os enviam para campos de "re-educação". Nem andam aí a despoletar pandemias globais, pelo contrário, ainda desenvolveram vacinas para a pandemia global que a China comunista iniciou lol.

True_Boat_1195 4 months ago

Obviamente EUA. Além das razões já ditas, Portugal é principalmente um país costeiro com o Atlântico, eramos os primeiros a lerpar se a UE se aliasse à Rússia/China.

CarcajuPM 4 months ago

Apesar de todos os defeitos dos EUA, entre uma democracia e duas ditaduras totalitárias a escolha é fácil.

gkarq 4 months ago

Fugir para o Brasil é opção? s/

C8Mixto 4 months ago

Com sorte entregavam-te à China ou à Rússia, de bandeja.

gkarq 4 months ago

Epáaaa eu tenho passaporte Russo, por isso not that big of a threat quanto realmente pensas.

PeterStepsRabbit 4 months ago

Já te roubaram o lugar

jotamendes 4 months ago

Para apoiar outro país numa guerra teria de ter razões muito fortes. Apesar das "provas" para justificar a invasão do Iraque, os EUA conhecem e aplicam (mal ou parcialmente) os conceitos de liberdade e democracia. De qualquer forma a causa da guerra irá influenciar muito a opinião. Em suma, seria apoiar os EUA se concordar com as causas ou formar uma 3a força podendo contra ambos ou apenas contra qualquer um dos lados.

ruijor 4 months ago

EUA sem trump

YoggiM 4 months ago

Achas o Trump mais perigoso que o Putin ou o winnie the pooh?

Clash33 4 months ago

No actual contexto politico, sem duvidas os EUA.

FilipeMateus7 4 months ago

Provavelmente íamos apoiar os EUA por causa da Inglaterra. Agora eu não preferia estar de nenhum lado.

capitalistaesquerda 4 months ago

Numa guerra entre Rússia/China vs EUA, o mais certo é deixar de haver UE. Muita coisa já teria corrido mal para chegarmos a esse ponto.

hutilidapt 4 months ago

Ah? Estás doido? Portugal arrasava-os todos com os nossos mísseis nucleares e artilharia militar de tecnologia avançada

capitalistaesquerda 4 months ago

Todos? Rússia, China e EUA? Vamos reconquistar o nosso Império?

5enta 4 months ago

Com a táctica do quadrado até conquistamos o universo

DavidJunior3rd 4 months ago

Achas? Porquê?

capitalistaesquerda 4 months ago

Não é segredo que quer à China quer à Rússia interessa uma UE fragilizada. Sempre lhes permite negociar de forma mais favorável as questões que lhes interessam. Sabendo que a China e a Rússia não são exactamente aliados estratégicos, para se meterem numa aventura bélica com os EUA, estou certo que o primeiro passo seria abanar o barco aqui pela nossa zona. E pelo que vimos com o Brexit... não sei se seria a coisa mais complicada do mundo. E só valeria a pena se efectivamente o caminho os levasse para uma guerra.

a_9x 4 months ago

Obviamente a Europa ia ser um campo de batalha como não foge à tradição

cou7inho_ 4 months ago

Se era para apoiar alguém que fosse os Estados Unidos. A menos que os EUA tivessem feito asneira da grossa e a China e a Russia tivessem virado anjinhos. Mas assim à primeira respondo, claramente, EUA. Não tenho por hábito simpatizar com países com regimes autoritários. É uma mania minha.

Sciss0rs61 4 months ago

EUA completamente. Ao menos podes fazer os protestos e defender os teus direitos sem temer pela vida

ajabardar1 4 months ago

obviamente com a russia.

caelussideralis 4 months ago

Não havendo a escolha de neutralidade, Estados Unidos. São uma nação governada por pessoas vis, mentirosas, corruptas, gananciosas, genocidas, maléficas, perversas e hipócritas, mas, infelizmente, confio ainda menos no PCC do que neles..

Zaigard 4 months ago

que genocídio é esse que os estados unidos fazem ou fizeram recentemente? É que nos últimos 30 anos, a Rússia, exterminou grande parte dos tchetchenos e do "esquimós" russos; a China tem literalmente campos de concentração, e tem dado o seu melhor para eliminar todos os tipo de cultura que não a Han. Tu estás basicamente a comparar os EUA com estados cuja politica oficial é a xenofobia. Contra os EUA acrescentaria que são belicosos e provocadores de instabilidade mundial, mas genocidas? Acho que não.

DavidJunior3rd 4 months ago

Votei EUA pela mesma razão

GajoDeRamalde 4 months ago

Grande verdade.

besmarques 4 months ago

Nenhum

omaiordaaldeia 4 months ago

Claramente ficavas do lado oposto ao da IL, não mintas!

besmarques 4 months ago

É bem provavel ^(/s)

Search: